Oseias 1
Argumento
Oseias
UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DO LIVRO DO PROFETA OSEIAS.
I. Temos agora diante de nós os doze profetas menores. Alguns dos antigos, ao enumerar os livros do Antigo Testamento, reuniam todos eles e os contavam como um só livro.
São chamados profetas menores não porque seus escritos tenham menos autoridade ou utilidade que os dos profetas maiores, nem como se esses profetas fossem menos importantes aos olhos de Deus, ou pudessem sê-lo aos nossos, que os outros, mas apenas porque seus escritos são mais curtos e menos volumosos que os dos outros.
Temos motivo para pensar que esses profetas pregaram tanto quanto os outros, mas escreveram menos, e menos de sua pregação ficou registrado. Muitos profetas excelentes nada escreveram, e outros escreveram apenas pouco, embora ainda assim fossem muito úteis em seu tempo.
Da mesma maneira, na igreja cristã houve muitas luzes que ardiam e brilhavam, desconhecidas da posteridade por seus escritos, mas em nada inferiores, quanto a dons, graças e utilidade para sua geração, àquelas que são conhecidas. Alguns que deixaram pouco e não ocupam posição de destaque entre os autores foram tão valiosos quanto escritores de obras mais extensas.
Segundo Josefo, os homens da grande sinagoga reuniram esses doze pequenos profetas num só volume no tempo de Esdras. Supõe-se que os três últimos desses profetas pertenceram, eles próprios, a esse grupo de homens eruditos e piedosos.
Esses escritos são o que restou dos fragmentos dispersos da escrita inspirada. Os estudiosos das antiguidades valorizam os fragmenta veterum — fragmentos da antiguidade. Estes são os fragmentos da profecia, cuidadosamente reunidos pela Providência divina e pelo zelo da igreja para que nada se perdesse, como as epístolas curtas de São Paulo depois das longas.
O filho de Sirac fala desses doze profetas com honra, como homens que fortaleceram Jacó, Eclesiástico 49:10. Nove deles profetizaram antes do cativeiro; os três últimos, após o retorno dos judeus à própria terra.
Há alguma diferença na ordem desses livros. Nós os dispomos como faziam os antigos hebreus, e todos concordam em pôr Oseias primeiro; mas a ordem antiga não é essencial. Se quisermos organizá-los segundo sua antiguidade, quanto a alguns deles não encontraremos certeza.
II. Temos diante de nós a profecia de Oseias, o primeiro de todos os profetas que deixaram escritos, chamado pouco antes do tempo de Isaías. Dizem os antigos que era de Bete-Semes, da tribo de Issacar.
Permaneceu profeta por muito tempo: os judeus calculavam que profetizara durante quase noventa anos. Como observa Jerônimo, profetizou a destruição do reino das dez tribos quando ainda estava muito distante e viveu para vê-la, lamentá-la e aproveitá-la, depois de ocorrida, como aviso ao reino irmão.
O propósito de sua profecia é expor o pecado e anunciar os juízos de Deus contra um povo que não queria corrigir-se. Seu estilo é muito mais conciso e sentencioso que o de qualquer outro profeta. Em algumas passagens, parece ser como o livro de Provérbios, sem conexão, e seria mais adequado chamar seus escritos de ditos de Oseias do que de sermões de Oseias.
Um provérbio de peso às vezes pode prestar mais serviço que um discurso elaborado. Huetius observa que muitas passagens das profecias de Jeremias e Ezequiel parecem referir-se às de Oseias e ter sido tomadas desse profeta, que escreveu muito antes deles.
Assim, Jeremias 7:34; 16:9; 25:10 e Ezequiel 26:13 dizem o mesmo que Oseias 2:11. Também Ezequiel 16:16 e seguintes foi tirado de Oseias 2:8. E Oseias já havia anunciado em Oseias 3:5 a promessa de que serviriam ao Senhor, seu Deus, e a Davi, seu rei, apresentada em Jeremias 30:8-9 e Ezequiel 34:23. Ezequiel 19:12 foi tirado de Oseias 13:15.
Desse modo, um profeta confirma e reforça o outro; e todas essas coisas são obra de um só e mesmo Espírito.
O pensamento de Deus é revelado a esse profeta e, por seu intermédio, ao povo, nos três primeiros capítulos por sinais e figuras; depois, somente por discurso. Neste capítulo temos:
I. O título geral do livro inteiro, v. 1.
II. Algumas instruções específicas que ele foi encarregado de dar ao povo de Deus:
Ele deve convencê-los de seu pecado de prostituir-se, afastando-se de Deus, ao casar-se com uma mulher de prostituições, v. 2, 3.
Deve predizer a ruína que viria sobre eles por seu pecado, nos nomes de seus filhos, que significavam que Deus os repudiava e abandonava, vv. 4-6, 8, 9.
Deve falar palavras de consolo ao reino de Judá, que ainda preservava o culto puro a Deus, e assegurar-lhe a salvação do Senhor, v. 7.
Deve dar uma indicação da grande misericórdia que Deus reservava tanto a Israel quanto a Judá nos últimos dias (v. 10, 11), pois nesta profecia muitas promessas preciosas de misericórdia se misturam às ameaças de cólera.
Versículo 1
A Época da Profecia de Oseias. (a.C. 768.)
- Aqui estão o nome e o sobrenome do profeta. Como outros profetas, ele próprio os coloca no início de sua profecia para assegurar a todos que está pronto a atestar que aquilo que escreve vem de Deus. Põe sua assinatura como alguém disposto a sustentar o que escreveu.
Seu nome, Oseias — o mesmo que o nome original de Josué —, significa um salvador. Os profetas eram instrumentos de salvação para o povo de Deus, assim como os ministros fiéis são: ajudam a salvar muitas almas da morte, salvando-as do pecado.
Seu sobrenome era Ben-Beeri, ou filho de Beeri. Como entre nós hoje, assim entre eles naquele tempo, alguns recebiam sobrenome do lugar de origem, como Miquéias, o morastita, e Naum, o elcosita; outros, dos pais, como Joel, filho de Petuel, e aqui Oseias, filho de Beeri.
Talvez usassem essa distinção quando a importância dos pais lhes traria honra. Mas não tem fundamento a ideia dos judeus de que, quando se nomeia o pai de um profeta, ele também era profeta. Beeri significa poço, o que pode nos lembrar da fonte da vida e das águas vivas da qual os profetas são tirados e da qual devem tirar água continuamente.
- Aqui estão sua autoridade e sua comissão: a palavra do Senhor veio a ele. Era para ele; veio a ele com poder e eficácia; foi-lhe revelada como realidade, não como fantasia ou imaginação sua, de algum dos modos pelos quais Deus então se manifestava a seus servos, os profetas.
O que ele disse e escreveu veio por inspiração divina; foi “pela palavra do Senhor”, como fala São Paulo a respeito daquilo que recebera puramente por revelação, 1 Tessalonicenses 4:15.
Por isso, esse livro sempre foi recebido entre os livros canônicos do Antigo Testamento, o que se confirma pelas citações dele no Novo Testamento: Mateus 2:15; 9:13; 12:7; Romanos 9:25, 26; 1 Pedro 2:10. Pois a palavra do Senhor permanece para sempre.
- Aqui está um relato específico da época em que profetizou: nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. Temos apenas essa data geral de sua profecia, sem a data de qualquer parte particular dela, como ocorre antes em Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, e depois em Ageu e Zacarias.
Apenas um rei de Israel é mencionado aqui, embora houvesse muitos outros nesse período. Depois de nomear os reis de Judá, não havia necessidade de citar os demais; além disso, sendo todos perversos, Oseias não tinha prazer em nomeá-los nem queria dar-lhes tal honra.
O relato dos diversos reinados em que Oseias profetizou — e parece que, ao longo de todos eles, a palavra do Senhor continuou a vir-lhe, mais ou menos, de tempos em tempos — mostra:
(1.) Que profetizou por muito tempo. Começou muito jovem, o que lhe deu a vantagem da força e da vivacidade, e continuou a trabalhar até a velhice avançada, o que lhe deu a vantagem da experiência e da autoridade.
Foi grande honra para ele ser empregado durante tanto tempo numa obra tão boa, e grande misericórdia para o povo ter entre si por tantos anos um ministro que conhecia tão bem sua condição e dela cuidava naturalmente. Há muito estavam acostumados a ele; por isso, era ainda mais provável que lhes fosse útil.
Contudo, pelo que se pode ver, fez-lhes pouco bem. Quanto mais tempo desfrutavam de sua presença, menos consideração lhe davam. Primeiro desprezaram sua juventude; depois, sua velhice.
(2.) Que passou por condições variadas. Alguns desses reis eram muito bons e, provavelmente, o apoiaram e animaram; outros eram muito maus e, podemos supor, o olhavam com desaprovação e o desanimavam. Apesar disso, ele permaneceu o mesmo.
Os ministros de Deus devem esperar passar pela honra e pela desonra, pela má fama e pela boa fama, e decidir, em ambas as situações, conservar sua integridade e manter-se fiéis à sua obra.
(3.) Que começou a profetizar quando os juízos de Deus estavam por toda parte, quando o próprio Deus contendia de maneira mais direta com aquele povo pecador. Eles caíram nas mãos do Senhor antes de ser entregues às mãos dos homens.
Nos dias de Uzias e de Jeroboão, contemporâneo de Uzias, ocorreu o terrível terremoto mencionado em Zacarias 14:5 e Amós 1:1. Naquele tempo houve a praga de gafanhotos, Joel 1:2-4; Amós 7:1; Oseias 4:3.
A vara de Deus é enviada para reforçar a palavra, e a palavra de Deus é enviada para explicar a vara. Contudo, nenhuma das duas prevalece até que Deus, por seu Espírito, abra os ouvidos à instrução e à disciplina.
(4.) Que começou a profetizar em Israel quando o reino se encontrava próspero e florescente, como ocorreu no reinado de Jeroboão II. Encontramos em 2 Reis 14:25: “Ele restaurou os limites de Israel”, e Deus os salvou por sua mão. Mesmo assim, Oseias lhes expôs corajosamente os pecados e predisse sua destruição.
As pessoas não devem ser aduladas em seus caminhos pecaminosos porque prosperam no mundo. Mesmo então, devem ser censuradas fielmente e ouvir com clareza que sua prosperidade não lhes dará segurança nem durará muito se continuarem em suas transgressões.
O Casamento do Profeta; Ameaças contra Israel; Indicação de Misericórdia para Judá. (a.C. 768.)
Versículos 2 a 7
Estas palavras, “O princípio da palavra do Senhor por Oseias”, podem referir-se ou, 1. Àquele grupo ilustre de profetas levantado por volta desse tempo. Nessa época viveram e profetizaram Joel, Amós, Miquéias, Jonas, Obadias e Isaías. Mas Oseias foi o primeiro entre eles a predizer a destruição de Israel: o princípio dessa palavra do Senhor veio por seu intermédio.
Lemos na história de Jeroboão, aqui mencionado (2 Reis 14:27), que o Senhor ainda não dissera que apagaria o nome de Israel. Pouco depois, porém, disse que o faria, e Oseias foi o homem que começou a anunciá-lo. Isso lhe tornou a tarefa muito mais difícil: foi o primeiro a levar uma mensagem desagradável, algum tempo antes de outros serem levantados para apoiá-lo.
Ou, antes, 2. Essas palavras se referem às profecias do próprio Oseias. Esta foi a primeira mensagem para a qual Deus o enviou àquele povo: dizer-lhe que era uma geração má e adúltera. Poderia ter desejado ser dispensado de tratá-lo tão duramente até conquistar autoridade e reputação e algum lugar no afeto do povo.
Não: devia começar por isso, para que soubessem o que esperar de um profeta do Senhor. Ou melhor, não devia apenas lhes pregar a mensagem, mas também escrevê-la, publicá-la e deixá-la registrada como testemunha contra eles. Agora, temos aqui:
I. O profeta deve, como num espelho, mostrar-lhes seu pecado e como ele é extremamente pecaminoso e extremamente detestável. Recebe a ordem de tomar para si “uma mulher de prostituições e filhos de prostituições”, v. 2. Assim o fez, v. 3.
Casou-se com uma mulher de má fama, Gômer, filha de Diblaim. Não era mulher que se casara e cometera adultério, pois então teria de ter sido morta, mas alguém que vivera escandalosamente quando solteira.
Casar-se com alguém assim não era malum in se — mal em si mesmo —, mas apenas malum per accidens — um mal acidental —: não era prudente, decoroso nem conveniente.
Por isso, era proibido aos sacerdotes. Se o casamento tivesse realmente ocorrido, seria aflição para o profeta — foi ameaçado como maldição contra Amazias que sua mulher se tornaria prostituta, Amós 7:17 —, mas não seria pecado quando Deus o ordenava para um fim santo.
Ou melhor, se Deus o ordenara, era dever de Oseias, que precisava confiar a ele sua reputação. A maioria dos comentaristas, porém, pensa que tudo aconteceu em visão ou não passa de uma parábola. Esse modo de ensinar era comum entre os antigos, sobretudo entre os profetas: figuradamente transferiam para si o que queriam dizer acerca dos outros, como fala São Paulo, 1 Coríntios 4:6.
Deve tomar uma mulher de prostituições e ter com ela filhos que todos suspeitariam, embora nascidos no casamento, ser filhos de prostituições, gerados em adultério. É muito comum que quem viveu de modo libertino enquanto solteiro não viva melhor depois de casado.
Agora, diz Deus, Oseias, este povo me causa tanta desonra, dor e aflição quanto uma mulher de prostituições e filhos de prostituições causariam a você. Pois a terra cometeu grandes prostituições. Em todas as formas de perversidade, afastaram-se do Senhor; especialmente a idolatria é a prostituição de que são acusados aqui.
Dar a qualquer criatura a glória devida somente a Deus é injúria e afronta para ele, como seria para o marido sua mulher abraçar o peito de um estranho. Isso é especialmente verdadeiro no caso dos que professaram uma religião e foram recebidos em aliança com Deus. É romper o vínculo do casamento: pecado grave e detestável que, tanto quanto qualquer outro, embrutece a mente e arrebata o coração.
A idolatria é grande prostituição, pior que qualquer outra. É afastar-se do Senhor, a quem devemos mais do que qualquer mulher deve ou pode dever a seu marido. A terra cometeu prostituição: não é uma pessoa aqui e outra ali que são culpadas de idolatria, mas toda a terra está contaminada. O pecado tornou-se nacional; a doença, epidêmica.
Como seria detestável que o profeta, homem santo, tivesse uma mulher prostituta e filhos tão prostitutos quanto ela! Que prova para sua paciência! Se ela persistisse nisso, o que se esperaria dele senão que lhe desse carta de divórcio?
Não é, então, muito mais ofensivo ao Deus santo ter um povo assim, chamado por seu nome e admitido em sua casa? Como é grande sua paciência com eles! E como é justo que os repudie!
Era como se Oseias se casasse com Gômer, filha de Diblaim, que provavelmente era então prostituta conhecida. A terra de Israel era como Gômer, filha de Diblaim. Gômer significa corrupção; Diblaim significa dois bolos ou massas de figos. Isso indica que Israel estava perto da ruína e que seu luxo e sua sensualidade eram a causa dela.
Eram como os figos ruins que não podiam ser comidos, tão ruins eram. Isso sugere que o pecado é filho da abundância, e a destruição, filha do abuso da abundância.
Alguns dão o seguinte sentido à ordem recebida pelo profeta: “Vá, tome para si uma mulher de prostituições; pois, se procurar uma mulher honesta e recatada, não encontrará nenhuma, porque toda a terra e todos os seus habitantes se entregaram à prostituição, que costuma acompanhar a idolatria”.
II. O profeta deve, como que por uma luneta, mostrar-lhes sua ruína. Faz isso por meio dos nomes dados aos filhos nascidos dessa adúltera. Assim como a concupiscência, após conceber, dá à luz o pecado, também o pecado, quando consumado, dá à luz a morte.
- Prediz a queda da família real no nome que deve dar a seu primeiro filho, um menino: “Dá-lhe o nome de Jezreel”, v. 4. Vemos que o profeta Isaías deu nomes proféticos a seus filhos (Isaías 7:3; 8:3); este profeta faz o mesmo aqui.
Jezreel significa semente de Deus, como eles deveriam ter sido; mas também significa dispersos por Deus. Serão como ovelhas nas montanhas que não têm pastores. Não os chamem Israel, nome que significa domínio, pois perderam toda a honra dele; chamem-nos Jezreel, que significa dispersão, porque os que se afastam do Senhor vagarão sem fim.
Até agora foram espalhados como semente; sejam agora espalhados como palha. Jezreel era o nome de uma das sedes reais dos reis de Israel, bela cidade situada num vale agradável. É em alusão a ela que essa criança recebe o nome Jezreel: “Daqui a pouco vingarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú”, de Jeú, do qual o rei atual, Jeroboão, descendia em linha direta.
A casa de Jeú sofreu pelos pecados dele, pois Deus muitas vezes reserva a iniquidade dos homens para seus filhos e a visita sobre eles. O reino da casa de Israel pode significar tanto a família real daquele tempo, a de Jeú, à qual Deus logo pôs fim — Zacarias, filho de Jeroboão, reinou apenas seis meses e foi o último da linhagem de Jeú — quanto o reino inteiro em geral.
Este continuou corrupto e perverso e teve fim no reinado de Oseias, cerca de setenta anos depois; para Deus isso é apenas pouco tempo. Repare: nem a pompa dos reis nem o poder dos reinos os protegem dos juízos destruidores de Deus, se persistirem em rebelar-se contra ele.
(2.) Qual é o fundamento dessa contenda: “Vingarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú”, o sangue que Jeú derramou em Jezreel ao destruir por completo, por comissão de Deus e em obediência à sua ordem, a casa de Acabe, todos os seus aliados e todos os adoradores de Baal.
Deus aprovou o que ele fez (2 Reis 10:30): “Fizeste bem em executar o que é reto aos meus olhos”. Ainda assim, Deus vingará esse sangue sobre a casa de Jeú quando terminar o prazo durante o qual prometera que sua família reinaria, até a quarta geração.
Como, porém, a mesma ação pode ser recompensada e punida? Com toda justiça. Seu conteúdo era bom: executava uma sentença justa proferida contra a casa de Acabe, e por isso foi recompensada. Mas Jeú não a realizou da maneira correta: visava ao seu próprio engrandecimento, não à glória de Deus, e mesclou seus próprios ressentimentos à execução da justiça divina.
Agiu com malícia contra os pecadores, mas sem qualquer aversão ao pecado, pois preservou o culto aos bezerros de ouro e não teve cuidado de andar na lei de Deus, 2 Reis 10:31.
Por isso, quando a medida da iniquidade de sua casa se completou e Deus veio acertar contas com eles, o primeiro item da conta — e, por ser o primeiro, representa todos os demais — foi o sangue da casa de Acabe, chamado aqui de sangue de Jezreel.
Da mesma forma, a casa de Baasa foi extirpada porque Baasa agiu como a casa de Jeroboão e porque o matou, 1 Reis 16:7. Repare: os encarregados de administrar a justiça devem cuidar para fazê-lo por princípio correto e com intenção correta. Não devem viver nos pecados que punem nos outros, para que até suas execuções justas não sejam consideradas, um dia, pouco menos que homicídios.
(3.) Até onde prosseguirá essa contenda: não será correção, mas destruição. Alguns entendem as palavras “Visitarei”, ou “farei recair”, “o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú” como referência não à vingança daquele derramamento de sangue, segundo a nossa leitura, mas à repetição dele:
“Punirei a casa de Jeú como puni a casa de Acabe, porque Jeú não tomou aviso do castigo de seus predecessores, mas seguiu os passos da idolatria deles. Depois de destruir a casa de Jeú, farei cessar o reino da casa de Israel; começarei a derrubá-lo, embora agora floresça.”
Após a morte de Zacarias, o último da casa de Jeú, o reino das dez tribos entrou em decadência e diminuiu visivelmente. Para sua ruína, anuncia-se (v. 5): “Quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel”; segundo o caldeu, isso significa a força dos guerreiros de Israel.
Deus os incapacitará de se defender ou de resistir a seus inimigos. Assim como o arco que permanece forte e se renova na mão indica poder crescente, sua quebra indica poder em declínio e ruína.
O arco será quebrado no vale de Jezreel, onde provavelmente ficava o arsenal. Ou talvez naquele vale tenha sido travada uma batalha na qual o reino de Israel foi muito enfraquecido. Repare: não há defesa contra a contenda de Deus. Quando ele se levanta contra um povo, seus arcos fortes logo se quebram e suas fortalezas são derrubadas.
No vale de Jezreel derramaram o sangue que o Deus justo vingaria naquele mesmo lugar. É como quando criminosos notórios são enforcados em correntes exatamente onde cometeram o crime pelo qual são punidos, para que o castigo corresponda ao pecado.
- Prediz o abandono de toda a nação por Deus no nome que dá à segunda criança. Era uma menina, como o primeiro fora menino, para indicar que tanto filhos quanto filhas haviam corrompido seu caminho. Alguns entendem que isso significa que Israel se tornou efeminado e, por isso, debilitado e fraco.
“Dá a esta filha o nome de Lo-Ruama” — não amada, conforme a tradução em Romanos 9:25, ou alguém que não alcançou misericórdia, conforme 1 Pedro 2:10. Tudo significa o mesmo. Esse nome anuncia a condenação da casa de Israel: “Não terei mais misericórdia deles”.
Isso indica que Deus lhes demonstrara grande misericórdia, mas eles haviam abusado dos favores dele e os perdido; agora ele não mais lhes mostraria favor. Repare: os que abandonam suas próprias misericórdias por vaidades mentirosas têm motivo para esperar que suas próprias misericórdias os abandonem e que fiquem entregues às suas vaidades mentirosas, Jonas 2:8.
O pecado afasta a misericórdia de Deus até da casa de Israel, seu povo que professa pertencer a ele. Sua condição é de fato triste quando Deus diz que não mais terá misericórdia deles.
Em seguida vem: “Eu os tirarei por completo”; “os removerei inteiramente”, segundo alguns, ou “os arrancarei totalmente”, segundo outros. Repare: quando os riachos da misericórdia são interrompidos, só podemos esperar que se abram as taças da cólera.
Aqueles de quem Deus não mais terá misericórdia serão levados por completo, como escória e esterco. A palavra traduzida por tirar às vezes significa perdoar o pecado, e alguns a entendem assim aqui: “Não terei mais misericórdia deles, embora antes os tenha perdoado com perdão”.
Embora Deus tenha suportado por muito tempo um povo que odeia ser corrigido, não o suportará para sempre. Ou: “Não terei mais misericórdia deles a ponto de perdoá-los de qualquer modo”, ou, como se lê à margem de nossa Bíblia, “a ponto de perdoá-los por completo”.
Se lhes for negada a misericórdia do perdão, nenhuma outra poderá ser esperada, pois ela abre a porta para todas as demais. Alguns interpretam essa passagem como consolo: “Não terei mais misericórdia deles até perdoá-los com perdão”, isto é, até que o Redentor venha a Sião para afastar a impiedade de Jacó.
O caldeu diz: “Mas, se se arrependerem, eu os perdoarei com perdão”. Até os maiores pecadores, se refletirem a tempo e voltarem, descobrirão que há perdão junto de Deus.
III. Deve mostrar-lhes a misericórdia que Deus reservava para a casa de Judá ao mesmo tempo em que contendia com a casa de Israel (v. 7): “Mas terei misericórdia da casa de Judá”. Repare: embora alguns sejam justamente rejeitados por sua desobediência, ainda assim Deus sempre preservará para si um remanescente que será composto de vasos e monumentos da misericórdia.
Quando a justiça divina é glorificada em alguns, ainda assim há outros em quem a graça gratuita é glorificada. E, embora alguns sejam cortados por causa da incredulidade, ainda assim Deus terá uma igreja neste mundo até o fim dos tempos.
A misericórdia de Deus para com Judá, e não com Israel, agrava a rejeição deste. Também engrandece a misericórdia para com Judá: embora seus habitantes igualmente tenham agido perversamente, ainda assim Deus não os rejeitou como rejeitou Israel. “Terei misericórdia deles e os salvarei.” Repare: nossa salvação se deve exclusivamente à misericórdia de Deus, não a qualquer mérito nosso. Agora:
- Isso, sem dúvida, se refere às salvações temporais que Deus realizou de modo especial em favor de Judá, favores concedidos a esse povo e não a Israel. Quando os exércitos assírios destruíram Samaria e levaram as dez tribos para o cativeiro, prosseguiram até cercar Jerusalém.
Deus, porém, teve misericórdia da casa de Judá e os salvou por meio da grande matança que um anjo realizou numa só noite no acampamento assírio. Naquela ocasião, foram salvos pelo Senhor, seu Deus, sem mediação, e não por espada ou arco.
Enquanto as dez tribos continuavam no cativeiro e outros ocupavam sua terra, depois de terem sido completamente removidas, Deus teve misericórdia da casa de Judá e os salvou. Após setenta anos, trouxe-os de volta não por força nem por poder, mas pelo Espírito do Senhor dos Exércitos, Zacarias 4:6.
“Eu os salvarei pelo Senhor, seu Deus”, isto é, por mim mesmo. Deus será exaltado por sua própria força e tomará a obra nas suas próprias mãos. É certa a salvação cuja autoria ele assume, pois, se ele agir, ninguém o impedirá. A salvação que ele realiza por si mesmo é a mais agradável. Assim, somente o Senhor o conduziu.
Quanto menos há do homem em qualquer salvação e quanto mais há de Deus, mais brilhante ela resplandece e mais doce é seu sabor. “Eu os salvarei pela palavra do Senhor”, segundo o caldeu, por causa de Cristo, a palavra eterna, e por seu poder.
“Eu os salvarei, não por arco nem por espada”, isto é:
(1.) Serão salvos quando chegarem a situação tão precária que não terão arco nem espada para se defender, Juízes 5:8; 1 Samuel 13:22.
(2.) Serão salvos pelo Senhor quando deixarem de confiar na própria força e nas armas de guerra, Salmos 44:6.
(3.) Serão salvos facilmente, sem o esforço da espada e do arco, v. 7; Isaías 9:5.
“Eu os salvarei pelo Senhor, seu Deus.” Ao chamá-lo de Deus deles, ele repreende as dez tribos que o rejeitaram como seu Deus; por isso as rejeitou. Também indica o verdadeiro motivo pelo qual teve misericórdia especial da casa de Judá e os salvou: cumpria sua aliança com eles como Senhor, seu Deus, e recompensava sua fidelidade a ele, à sua palavra e a seu culto. Mas:
- Isso também pode referir-se à salvação de Judá da idolatria, que os habilitou e preparou para suas outras salvações. É, de fato, salvação pelo Senhor, seu Deus: é realizada somente pelo poder de sua graça; espada e arco jamais o podem.
Justamente quando o reino de Israel foi inteiramente removido sob Oseias, o reino de Judá passou por gloriosa reforma sob Ezequias e, por isso, foi preservado. Na Babilônia, Deus os salvou primeiro da idolatria e depois do cativeiro.
- Alguns entendem que essa promessa aponta para a grande salvação que, na plenitude dos tempos, seria realizada pelo Senhor, nosso Deus, Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar seu povo de seus pecados.
Versículos 8 a 11
A Rejeição Temporária de Israel; Promessas de Misericórdia. (a.C. 768.)
Temos aqui uma predição:
I. Da rejeição de Israel por algum tempo, simbolizada pelo nome de outra criança que Oseias teve com sua esposa adúltera, v. 8, 9. Devemos observar ainda que todos os filhos cujos nomes traziam presságios tão terríveis para Israel eram filhos de prostituições (v. 2), todos nascidos da prostituta com quem Oseias se casou.
Isso indica que a ruína de Israel foi consequência natural de seu pecado. Se não tivessem primeiro se rebelado contra Deus, ele jamais os teria rejeitado. Deus nunca abandona ninguém antes que essa pessoa o abandone.
Aqui está: 1. O nascimento da criança: depois de desmamar a filha, ela concebeu e deu à luz um filho. A demora desse nascimento é mencionada porque o nome da criança traria um presságio certo de sua rejeição completa. Isso mostra a paciência de Deus com eles e sua relutância em chegar ao extremo.
Alguns entendem que o nascimento de mais um filho significa que o povo persistia na perversidade. A concupiscência continuava a conceber e dar à luz o pecado. Continuavam a fazer o mal, segundo a explicação da paráfrase caldeia; eram velhos na prática do adultério e obstinados.
- O nome que recebeu: “Chama-o Lo-Ami” — não meu povo. Quando lhes disseram que Deus não mais teria misericórdia deles, não deram importância. Animaram-se, porém, com a ideia de que eram povo de Deus e de que ele não poderia deixar de ter misericórdia deles.
Por isso, Deus lhes retira esse apoio e renega toda relação com eles: “Vocês não são meu povo, e eu não serei seu Deus”. “Não serei de vocês” — assim diz a palavra —; “não terei relação alguma com vocês nem nada a ver com vocês; não serei seu Rei, seu Pai, seu patrono nem seu protetor”.
É apropriado completar a frase com o que inclui tudo: “Não serei seu Deus. Não serei para vocês o que fui, nem o que esperam em vão que eu seja, nem o que teria sido se tivessem permanecido junto de mim”. Observe:
“Vocês não são meu povo. Não agem como convém ao meu povo; não me respeitam nem me obedecem como meu povo deveria fazer. Não são meu povo, mas povo desta ou daquela divindade de monturo. Por isso não os reconhecerei como meu povo, não os protegerei nem reivindicarei direito algum sobre vocês”.
“Não os reclamarei nem os livrarei das mãos dos que os capturaram. Que eles os levem; vocês não são meus. Não querem que eu seja seu Deus, mas prestam homenagem aos que alegam ser deuses. Portanto, não serei seu Deus; vocês não terão parte em mim nem esperarão benefício algum de mim.”
Repare: nossa admissão na aliança com Deus se deve somente a ele e à sua graça, pois começa da parte dele: “Serei para eles um Deus”; então, “eles serão para mim um povo”. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
Nossa expulsão da aliança, porém, deve-se inteiramente a nós e à nossa própria insensatez. A ruptura ocorre do lado humano: “Vocês não são meu povo”; por isso, “não serei seu Deus”. Se Deus odeia alguém, é porque primeiro o odiaram.
Isso se cumpriu em Israel quando os levaram por completo para a terra da Assíria, e o lugar deles já não os conhecia. Já não eram povo de Deus, pois perderam o conhecimento e o culto dele. Não lhes foram enviados profetas nem feitas promessas, como às duas tribos durante seu cativeiro.
Ou melhor, já nem sequer eram um povo: pelo que se pode ver, mesclaram-se às nações para as quais foram levados e se perderam entre elas.
II. Da recondução e restauração de Israel na plenitude dos tempos. Aqui, como antes, a misericórdia é lembrada em meio à cólera. Assim como a rejeição não será total, também não será definitiva (v. 10, 11): “Contudo, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar”.
Veja como a mesma mão que feriu se estende para curar e como aquele que dilacerou ata as feridas com ternura. Embora Deus cause dor por suas ameaças, ainda assim terá compaixão e reunirá com bondade eterna. São promessas muito preciosas as que se fazem aqui acerca do Israel de Deus, e elas podem nos ser úteis agora.
- Alguns entendem que essas promessas se cumpriram no retorno dos judeus do cativeiro babilônico, quando muitos das dez tribos se uniram a Judá e aproveitaram a liberdade proclamada por Ciro. Vieram em grande número dos diversos países pelos quais estavam dispersos para a própria terra, designaram Zorobabel como chefe e se uniram num só povo, quando antes eram duas nações distintas.
Na própria terra, onde Deus os havia renegado e rejeitado por meio de seus profetas como quem não lhe pertencia, ele os reconheceria como seus filhos por meio dos profetas e se manifestaria em favor deles. De todas as partes do país subiriam ao templo para adorar.
Temos motivo para pensar que, embora essa promessa tenha referência ulterior, ainda assim visava, pela graça de Deus, a sustentar e consolar os cativos na Babilônia. Eles a aproveitaram piedosamente como garantia geral da misericórdia que Deus reservava para eles e sua terra. Sua nação não podia ser destruída enquanto essa bênção estivesse nela, reservada para ela.
- Alguns entendem que essas promessas não se cumprirão, ao menos não plenamente, até a conversão geral dos judeus nos últimos dias, ainda esperada. Então o número vasto e incrível dos judeus, hoje dispersos como a areia do mar, será levado a abraçar a fé de Cristo e a incorporar-se à igreja do evangelho.
Então, e só então, Deus os reconhecerá como seu povo e seus filhos, até onde estiveram sob os tristes sinais de sua rejeição. Os doutores judeus consideram que essa promessa ainda não se cumpriu. Mas:
- É certo que essa promessa se cumpriu no estabelecimento do reino de Cristo, pela pregação do evangelho e pela entrada tanto de judeus quanto de gentios nele. São Paulo aplica a esse reino estas palavras (Romanos 9:25, 26), assim como São Pedro, ao escrever aos judeus da dispersão, 1 Pedro 2:10.
Israel aqui é a igreja do evangelho, o Israel espiritual (Gálatas 6:16): todos os crentes que seguem os passos do fiel Abraão e herdam sua bênção. Ele é pai de todos os que creem, judeus ou gentios, Romanos 4:11, 12. Vejamos agora o que se promete a esse Israel:
(1.) Que se multiplicará muito e crescerá em número: será como a areia do mar, que não se pode medir nem contar. Embora o Israel segundo a carne diminua e se torne pequeno, o Israel espiritual será numeroso, incontável.
Nas imensas multidões trazidas a Cristo pela pregação do evangelho, tanto nos primeiros séculos do cristianismo quanto desde então, essa promessa se cumpre. São milhares de cada tribo de Israel e de outras nações, uma multidão que ninguém pode contar, Apocalipse 7:4, 9; Gálatas 4:27.
Assim se cumpriu plenamente a promessa feita a Abraão, quando Deus lhe deu esse nome, que significa pai elevado de uma multidão (Gênesis 17:5), e a promessa de Gênesis 22:17.
Alguns observam que a comparação com a areia do mar não diz respeito apenas ao número. Assim como a areia serve de limite às águas para que não cubram a terra, os verdadeiros israelitas são muralha de defesa dos lugares onde vivem e afastam deles os juízos. Deus nada pode fazer contra Sodoma enquanto Ló estiver ali.
(2.) Que Deus renovará sua aliança com o Israel do evangelho e o constituirá como igreja para si por uma carta tão plena e ampla quanto aquela pela qual constituiu a igreja do Antigo Testamento. Ou melhor, seus privilégios serão muito maiores:
“No lugar onde lhes foi dito: ‘Vocês não são meu povo’, ali vocês serão admitidos outra vez na aliança e reconhecidos como meu povo.” Os gentios abandonados nos lugares onde vivem e os judeus rejeitados nos seus serão favorecidos e abençoados.
Ali onde os pais foram rejeitados por sua incredulidade, os filhos, ao crer, serão recebidos. É uma bendita ressurreição: fazer povo de Deus aqueles que não eram povo.
Ou melhor, o privilégio é ampliado. Agora não é apenas “Vocês são meu povo”, como antes, mas “Vocês são filhos do Deus vivo”, quer por nascimento sejam judeus, quer gentios. Sob a lei, Israel era filho de Deus, seu primogênito, mas viviam como filhos menores de idade. Agora, sob o evangelho, cresceram tanto em compreensão quanto em liberdade, Gálatas 4:1, 2. Repare:
[1.] É privilégio indizível de todos os crentes ter o Deus vivo, o Deus que vive para sempre, como Pai e poder considerar-se seus filhos pela graça e adoção.
[2.] A condição de filhos dos crentes será reconhecida e declarada. Para consolo e satisfação deles, lhes será dito: “Vocês são filhos do Deus vivo”. Ou melhor, isso será dito em sua honra perante o mundo.
Que os santos não se inquietem e que os outros não os desprezem. Cedo ou tarde, os filhos de Deus serão manifestados, e o mundo inteiro conhecerá sua excelência e o apreço que Deus tem por eles.
[3.] Seu consolo aumentará muito, e sua honra, muitíssimo, quando receberem os sinais do favor de Deus no mesmo lugar onde estiveram durante muito tempo sob os sinais de seu desagrado.
Isso consola os gentios crentes: não precisam subir a Jerusalém para ser recebidos e reconhecidos como filhos de Deus. Não: podem permanecer onde estão, ainda que no recanto mais remoto da terra.
Naquele mesmo lugar em que estavam distantes e lhes disseram “Vocês não são povo de Deus”, mas estão separados do povo dele (Isaías 56:3, 6), ali, sem deixar seu país nem seus parentes, podem receber pela fé o Espírito de adoção, que testifica com os espíritos deles que são filhos de Deus.
(3.) Que os que estavam em desavença serão felizmente reunidos (v. 11): “Então os filhos de Judá e os filhos de Israel se ajuntarão”. A união de Judá e Israel, dois reinos que agora se hostilizavam tanto, mordendo e devorando um ao outro, é mencionada apenas como amostra ou exemplo do feliz efeito do estabelecimento do reino de Cristo no mundo.
Os que nutriam maior inimizade uns pelos outros passariam a compreender-se e a ter afeto mútuo. Isso se cumpriu literalmente quando os galileus, habitantes da região que pertencera às dez tribos e provavelmente descendentes delas em sua maioria, se uniram de coração aos que provavelmente eram chamados judeus, os da Judeia, para seguir Cristo e abraçar seu evangelho.
Os primeiros discípulos de Cristo eram em parte judeus e em parte galileus. Os primeiros a receber a luz do evangelho eram da terra de Zebulom e Naftali (Mateus 4:15). Embora não houvesse boa vontade alguma entre judeus e galileus, ainda assim, ao crer em Cristo uniram-se felizmente, sem restar a antiga aversão de uns pelos outros.
Ou melhor, quando os samaritanos creram, apesar da inimizade ainda maior entre eles e os judeus, ainda assim houve unanimidade perfeita em Cristo, Atos 8:14. Assim Judá e Israel foram reunidos; contudo, isso era apenas figura da união muito mais celebrada entre judeus e gentios, quando a morte de Cristo derrubou a parede divisória da lei cerimonial. Veja Efésios 2:14-16.
Cristo morreu para reunir num só todos os filhos de Deus que estavam dispersos, João 11:52; Efésios 1:10.
(4.) Que Jesus Cristo será o centro de união de todo o Israel espiritual de Deus. Todos concordarão em designar para si uma só cabeça, que só pode ser aquele que Deus designou: Cristo. Repare: Jesus Cristo é a cabeça da igreja, sua única cabeça, não apenas de governo, como a de um corpo político, mas de influência vital, como a de um corpo natural.
Crer em Cristo é designá-lo para nós como nossa cabeça, isto é, anuir à designação de Deus e entregar-nos voluntariamente à direção e ao governo de Cristo. Fazemos isso em concordância e comunhão com todos os bons cristãos que o fazem sua cabeça. Assim, embora sejam muitos, ainda assim nele são um só e, desse modo, tornam-se um uns com os outros.
Qui conveniunt in aliquo tertio inter se conveniunt — os que concordam com um terceiro concordam uns com os outros.
(5.) Que, após designar Cristo como cabeça, subirão da terra. Pessoas de toda espécie virão de todas as partes para unir-se à igreja, assim como, sob a organização judaica, subiam de todos os cantos da terra de Israel a Jerusalém para adorar (Salmos 122:4): “Para lá sobem as tribos”.
Há clara alusão a isso na profecia da entrada dos gentios na igreja (Isaías 2:3): “Vinde, e subamos ao monte do Senhor”.
Isso não indica mudança de lugar, pois se diz que permanecem no mesmo lugar, v. 10, mas mudança de mente: ascensão espiritual até Cristo. “Subirão da terra”, conforme outra leitura. Aqueles que se entregaram a Cristo como cabeça retiram seus afetos desta terra e de suas coisas para fixá-los nas coisas do alto (Colossenses 3:1, 2).
Não são do mundo (João 15:19), mas sua conduta está no céu. Subirão da terra, embora seja a terra natal. Em seus afetos, sairão dela para que possam seguir o Cordeiro aonde quer que vá. É assim que entende o erudito doutor Pocock.
(6.) Que, quando tudo isso acontecer, grande será o dia de Jezreel. Embora grande seja o dia da aflição de Jezreel, segundo alguns, ainda assim grande será o dia de sua glória. Este será o dia de Israel: depois de seus inimigos terem tido seu dia por tanto tempo, o dia será deles próprios.
Israel é aqui chamado Jezreel, a semente de Deus, a semente santa (Isaías 6:13), a substância da terra. Essa semente agora é lançada na terra e enterrada sob os torrões; mas grande será o seu dia quando vier a colheita.
Grande foi o dia da igreja quando todos os dias se acrescentavam a ela os que seriam salvos; então o Todo-Poderoso fez grandes coisas por ela.