Números 30
Argumento
Neste capítulo temos uma lei a respeito de votos, que havia sido mencionada no fim do capítulo anterior:
I. Aqui se estabelece uma regra geral de que todos os votos devem ser cumpridos com cuidado, v. 1, 2.
II. Algumas exceções particulares a esta regra. 1. Que os votos das filhas não deviam ser vinculantes, a menos que consentidos pelo pai, vv. 3-5.
- Tampouco os votos das esposas seriam vinculantes, a menos que o marido os aprovasse, v. 6, etc.
Versículos 1 a 2
Acerca dos Votos. (a.C. 1452.)
Esta lei foi entregue aos chefes das tribos para que instruíssem os que estavam a seu cargo, lhes explicassem a lei, lhes dessem as cautelas necessárias e os chamassem a contas, se houvesse ocasião, pela quebra dos seus votos.
Talvez os chefes das tribos tivessem, numa emergência desse tipo, consultado Moisés e desejado saber por meio dele a mente de Deus, e aqui isso lhes é dito: Esta é a coisa que o Senhor ordenou a respeito dos votos, e é uma ordem ainda em vigor.
- O caso suposto é que uma pessoa faz um voto ao Senhor, tornando Deus parte da promessa e tendo por desígnio nela a honra e a glória dele.
Supõe-se que a matéria do voto seja algo lícito: nenhum homem pode ser vinculado, pela sua própria promessa, a fazer aquilo que já lhe é proibido fazer por preceito divino. Contudo, supõe-se que seja algo que, em tais e tais medidas e graus, não era um dever necessário anterior ao voto.
Uma pessoa podia fazer voto de trazer tais e tais sacrifícios em certos tempos, de dar tal soma ou tal proporção em esmolas, de abster-se de tais alimentos e bebidas que a lei consentia, de jejuar e afligir a alma (o que se especifica no v. 13) em outros tempos além do dia da expiação.
E muitos votos semelhantes podiam ser feitos num calor extraordinário de santo zelo, em humilhação por algum pecado cometido ou para a prevenção do pecado, na busca de alguma misericórdia desejada ou em gratidão por alguma misericórdia recebida. É de grande utilidade fazer votos como estes, contanto que sejam feitos com sinceridade e com a devida cautela.
Os votos (dizem os doutores judeus) são a sebe da separação, isto é, uma cerca para a religião. Diz-se aqui que aquele que faz voto vincula a sua alma com um vínculo.
É um voto a Deus, que é espírito, e a ele a alma, com todas as suas faculdades, deve ficar vinculada. Uma promessa ao homem é um vínculo sobre o patrimônio, mas uma promessa a Deus é um vínculo sobre a alma.
Os nossos votos sacramentais, pelos quais não somos vinculados a nada além do que antes já era o nosso dever, e que nem pai nem marido podem anular, são vínculos sobre a alma, e por meio deles devemos nos reconhecer obrigados a afastar-nos de todo pecado e a cumprir toda a vontade de Deus.
Os nossos votos ocasionais, a respeito daquilo que antes estava em nosso próprio poder (Atos 5:4), quando são feitos, são igualmente vínculos sobre a alma.
- A ordem dada é que estes votos sejam cumpridos conscienciosamente: ele não quebrará a sua palavra, ainda que depois possa mudar de ideia, mas fará conforme o que disse. Na margem, “Ele não profanará a sua palavra.”
Fazer votos é uma ordenança de Deus; se fazemos voto com hipocrisia, profanamos essa ordenança: está claramente determinado que é melhor não fazer voto do que fazer voto e não pagar, Eclesiastes 5:5. Não se engane, de Deus não se zomba. As promessas dele para conosco são sim e amém, que as nossas para com ele não sejam sim e não.
Versículos 3 a 15
Aqui se toma por certo que todas as pessoas que são sui juris — à sua própria disposição — e são igualmente de entendimento e memória sãos estão vinculadas a cumprir tudo o que votam que seja lícito e possível; mas, se a pessoa que faz o voto estiver sob o domínio e à disposição de outra, o caso é diferente.
Dois casos muito parecidos são aqui postos e decididos:
I. O caso de uma filha na casa do pai: e alguns pensam, com bastante probabilidade, que se estende também a um filho, enquanto ele está em casa com o pai e sob tutores e governadores.
Se a exceção pode ser assim estendida, não posso dizer. Non est distinguendum, ubi lex non distinguit — não nos é consentido fazer distinções que a lei não faz. A regra é geral: se um homem faz voto, deve pagar.
Mas para a filha é expresso: o voto dela é inoperante ou fica em suspenso até que o pai o saiba e (supõe-se) o saiba por ela; pois, quando chega ao conhecimento dele, está em seu poder ou ratificá-lo ou invalidá-lo.
Mas em favor do voto, 1. Até o silêncio dele bastará para ratificá-lo: se ele se calar, os votos dela permanecerão, v. 4. Qui tacet, consentire videtur — o silêncio dá anuência. Com isso ele permite à filha a liberdade que ela tomou, e, enquanto ele não disser nada contra o voto dela, ela ficará vinculada por ele.
Mas, 2. O protesto dele contra o voto o anulará perfeitamente, porque é possível que tal voto seja prejudicial aos assuntos da família, transtorne as medidas do pai, embarace a provisão feita para a sua mesa, se o voto dissesse respeito a alimentos, ou diminua a provisão feita para os seus filhos, se o voto fosse mais dispendioso do que o seu patrimônio suportaria.
No entanto, era certo que era uma infração da autoridade dele sobre a sua filha, e por isso, se ele rejeitar o voto, ela está dispensada, e o Senhor lhe perdoará, isto é, ela não será acusada da culpa de violar o seu voto.
Ela mostrou a sua boa vontade ao fazer o voto e, se as suas intenções nisso eram sinceras, será tida por melhor do que sacrifício. Isto mostra que grande deferência os filhos devem aos pais, e quanto devem honrá-los e ser obedientes a eles.
É do interesse do público que a autoridade paterna seja amparada; pois, quando os filhos são respaldados na sua desobediência aos pais (como eram pela tradição dos anciãos, Mateus 15:5, 6), logo se tornam, em outras coisas, filhos de Belial.
Se esta lei não deve ser estendida ao casamento dos filhos sem a anuência dos pais, a ponto de pôr em poder dos pais desfazer o casamento e dissolver a obrigação (como alguns pensaram que faz).
Contudo, certamente ela prova a pecaminosidade disso e obriga os filhos que assim agiram insensatamente a se arrependerem e se humilharem diante de Deus e dos pais.
II. O caso de uma esposa é praticamente o mesmo. Quanto à mulher que é viúva ou divorciada, ela não tem pai nem marido que a controle, de modo que, quaisquer votos com que vincula a sua alma, eles permanecerão contra ela (v. 9), é por sua conta e risco se ela voltar atrás.
Mas uma esposa, que não tem nada que possa chamar estritamente de seu, senão com a concessão do marido, não pode, sem isso, fazer voto algum desse tipo.
- A lei é clara no caso de uma esposa que permanece casada por muito tempo depois de fazer o voto. Se o marido aprovar o voto dela, ainda que só pelo silêncio, ele deve permanecer, v. 6, 7.
Se ele o rejeitar, visto que a obrigação dela para com aquilo que tinha votado surgiu puramente do seu próprio ato, e não de alguma ordem anterior de Deus, a obrigação dela para com o marido terá precedência sobre aquela, pois a ele ela deve estar em sujeição como ao Senhor.
E agora está tão longe de ser dever dela levar a termo o seu voto que seria pecado dela desobedecer ao marido, cuja anuência talvez devesse ter pedido antes de fazer o voto; por isso ela precisa de perdão, v. 8.
- A lei é a mesma no caso de uma esposa que logo depois se torna viúva ou é repudiada. Embora, se ela voltar à casa do pai, nem por isso torne a ficar sob a autoridade dele a ponto de ele ter poder para anular os votos dela (v. 9).
Ainda assim, se o voto foi feito enquanto ela estava na casa do marido, e o marido o rejeitou, foi tornado nulo e sem efeito para sempre, e ela não volta a ficar sob a lei do seu voto quando é solta da lei do marido.
Este parece ser o sentido distinto dos vv. 10-14, que de outro modo seriam só uma repetição dos vv. 6-8. Mas acrescenta-se (v. 15) que, se o marido tornar nulos os votos da esposa, ele levará a iniquidade dela.
Isto é, se a coisa que ela tinha votado era realmente boa, para a honra de Deus e a prosperidade da sua própria alma, e o marido não a consentiu por cobiça, ou por capricho, ou para mostrar a sua autoridade, embora ela esteja dispensada da obrigação do seu voto, ainda assim ele terá muito que responder.
Ora, aqui é muito digno de nota com que cuidado a lei divina olha pela boa ordem das famílias e preserva o poder das relações superiores, e o dever e a reverência dos inferiores. É conveniente que todo homem governe na sua própria casa e tenha a sua esposa e os seus filhos em sujeição com toda a gravidade.
E antes que esta grande regra se quebrasse, ou se desse algum ânimo às relações inferiores para quebrar aqueles vínculos em pedaços, o próprio Deus abriria mão do seu direito e liberaria as obrigações até mesmo de um voto solene.
A religião fortalece de tal modo os laços de todas as relações e assegura o bem-estar de todas as sociedades que, nela, as famílias da terra são abençoadas.