Números 27
Argumento
Aqui está:
I. O caso das filhas de Zelofeade determinado, vv. 1-11.
II. Notícia dada a Moisés da sua morte próxima, vv. 12-14.
III. Provisão feita de um sucessor no governo:
Pela oração de Moisés, vv. 15-17.
Por designação de Deus, v. 18, etc.
Versículos 1 a 11
As Filhas de Zelofeade. (a.C. 1452.)
Faz-se menção do caso destas filhas de Zelofeade no capítulo anterior, v. 33. Parece, pela atenção particular que se deu a ele, que era um caso singular e que nada semelhante ocorria nesta época em todo Israel: que o chefe de uma família não tivesse filhos, mas somente filhas.
O caso delas é debatido de novo (Números 36) quanto a outro artigo dele; e, conforme os julgamentos dados no caso delas, vemo-las postas na posse, Josué 17:3, 4. Suporia-se que o caráter pessoal delas era tal que dava peso ao caso delas e fazia com que se reparasse nele tantas vezes. Aqui está:
I. O caso delas, exposto por elas mesmas, e a sua petição a respeito dele apresentada ao mais alto tribunal de judicatura, que consistia em Moisés como rei, os príncipes como lordes, e a congregação, ou anciãos do povo que foram escolhidos como seus representantes, como os comuns, v. 2.
Esta augusta assembleia se reunia junto à porta do tabernáculo, para que em casos difíceis pudessem consultar o oráculo. A ela essas jovens damas fizeram o seu requerimento; pois é dever dos magistrados defender os órfãos, Salmos 82:3.
Não encontramos que elas tivessem algum advogado para falar por elas, mas conduziram a sua própria causa com bastante engenho, o que podiam fazer tanto melhor porque ela era simples e honesta, e falava por si mesma. Agora observe:
- O que peticionam: que pudessem ter uma possessão na terra de Canaã, entre os irmãos do pai delas, v. 4. O que Deus tinha dito a Moisés (Números 26:53) ele tinha dado a conhecer fielmente ao povo: que a terra de Canaã devia ser dividida entre os que agora eram numerados.
Estas filhas sabiam que não estavam numeradas e que, portanto, por esta regra, não deviam esperar herança alguma, e que a família do pai delas devia ser tida por extinta e registrada como sem filhos, embora ele tivesse todas estas filhas: isto elas acharam duro, e por isso rogaram ser admitidas como herdeiras do pai e ter uma herança por direito dele.
Se tivessem tido um irmão, não teriam requerido a Moisés (como alguém fez a Cristo, Lucas 12:13) uma ordem para herdar com ele. Mas, não tendo irmão, suplicam uma possessão. Nisto revelaram:
(1.) Uma forte fé no poder e na promessa de Deus quanto à entrega da terra de Canaã a Israel. Embora ainda estivesse por conquistar, intocada e na plena posse dos nativos, ainda assim peticionam a sua parte nela como se já fosse toda a sua própria. Veja Salmos 60:6, 7: Deus falou na sua santidade, e o Gileade é meu, Manassés é meu.
(2.) Um desejo ardente de um lugar e de um nome na terra da promessa, que era um tipo do céu; e se elas tinham, como alguns pensam, os olhos nisso, e por esta reivindicação tomaram posse da vida eterna, eram de fato cinco virgens prudentes.
E o exemplo delas deveria nos estimular, com toda a diligência possível, a garantir o nosso título à herança celestial, em cujo dispor, pela aliança da graça, não se faz distinção entre homem e mulher, Gálatas 3:28.
(3.) Um verdadeiro respeito e honra pelo pai delas, cujo nome lhes era caro e precioso agora que ele se fora, e por isso estavam ansiosas para que não fosse eliminado do meio da família dele.
Há uma dívida que os filhos têm para com a memória dos pais, exigida pelo quinto mandamento: “Honra teu pai e mãe.”
- Qual é o apelo delas: que o pai delas não morreu sob nenhuma proscrição que se pudesse pensar ter corrompido o seu sangue e feito perder o seu patrimônio, mas que morreu no seu próprio pecado (v. 3), não engajado em nenhum motim ou rebelião contra Moisés, particularmente não naquela de Coré e da sua companhia, nem de modo algum envolvido nos pecados de outros.
Mas era acusável apenas das iniquidades comuns da humanidade, pelas quais, para o seu próprio Senhor, devia ficar de pé ou cair, mas não se expôs a nenhum processo judicial diante de Moisés e dos príncipes.
Nunca foi declarado culpado de coisa alguma que pudesse ser um impedimento à reivindicação dos filhos dele. É um conforto para os pais, quando chegam a morrer, se, embora eles mesmos sofram pelo seu próprio pecado, ainda assim não têm consciência, em si mesmos, de nenhuma daquelas iniquidades que Deus visita sobre os filhos.
II. O caso delas determinado pelo oráculo divino. Moisés não presumiu dar ele mesmo o julgamento, porque, embora as pretensões delas parecessem justas e razoáveis, ainda assim as suas ordens expressas eram dividir a terra entre os que foram numerados, que eram somente os homens.
Por isso leva a causa delas perante o Senhor e aguarda a decisão dele (v. 5), e o próprio Deus dá o julgamento sobre ela. Ele toma conhecimento dos assuntos, não só das nações, mas das famílias particulares, e os regula em julgamento, segundo o conselho da sua própria vontade.
A petição é concedida (v. 7): elas falam com retidão, dá-lhes uma possessão. Os que buscam uma herança na terra da promessa terão o que buscam, e outras coisas lhes serão acrescentadas. São reivindicações que Deus apoiará e coroará.
A questão é resolvida para todas as ocasiões futuras. Estas filhas de Zelofeade olharam, não só pelo seu próprio conforto e pelo crédito da sua família, mas também pela honra e pela felicidade do seu sexo.
Pois nesta ocasião particular se fez uma lei geral de que, no caso de um homem não ter filho, o seu patrimônio iria para as filhas dele (v. 8); não para a mais velha, como o filho mais velho, mas para todas elas em copropriedade, em partes iguais.
Os que num caso assim privam as suas filhas do direito delas, puramente para manter o nome da família, a menos que lhes concedam uma compensação adequada, podem tornar mais segura a vinculação das suas terras do que a vinculação de uma bênção junto a eles.
Dão-se instruções ulteriores para o dispor das heranças, vv. 9-11. Se um homem não tiver descendência alguma, o seu patrimônio irá para os seus irmãos; se não tiver irmãos, então para os irmãos do seu pai; e, se não houver tais, então para o seu parente mais próximo. Com isto as regras da nossa lei concordam exatamente.
E embora os doutores judeus queiram aqui que se entenda que, se um homem não tiver filhos, o seu patrimônio irá para o pai, se vivo, antes dos irmãos dele, ainda assim não há nada disso na lei.
E a nossa lei comum tem uma regra expressa contra isso: que um patrimônio não pode ascender em linha direta; de modo que, se uma pessoa comprar terras em plena propriedade e morrer sem descendência em vida do pai dela, o pai dela não pode ser o seu herdeiro. Veja como Deus faz herdeiros, e no dispor dele devemos aquiescer.
Versículos 12 a 14
Moisés Avisado da Sua Morte. (a.C. 1452.)
Aqui:
- Deus fala a Moisés da sua falta, o seu falar irrefletidamente com os seus lábios nas águas da contenda, onde não exprimiu, tão cuidadosamente quanto devia tê-lo feito, consideração pela honra tanto de Deus quanto de Israel, v. 14.
Embora Moisés fosse um servo do Senhor, um servo fiel, ainda assim uma vez se rebelou contra o mandamento de Deus e falhou no seu dever; e embora fosse um servo muito honrado e altamente favorecido, ainda assim ouvirá falar do seu mau proceder, e todo o mundo também ouvirá falar dele, repetidas vezes.
Pois Deus mostrará o seu desagrado contra o pecado, mesmo naqueles que lhe são mais próximos e mais caros. Os que gozam de reputação de sabedoria e honra precisam ser constantemente cuidadosos com as suas palavras e os seus caminhos, para que jamais digam ou façam aquilo que possa ser uma diminuição do seu conforto, ou do seu crédito, ou de ambos, muito tempo depois.
- Ele fala a Moisés da sua morte. A morte dele foi o castigo do seu pecado, e mesmo assim lhe é dada notícia dela de um modo que possa servir melhor para adoçar e abrandar a sentença e reconciliá-lo com ela.
(1.) Moisés deve morrer, mas antes terá a satisfação de ver a terra da promessa, v. 12. Deus não se propôs, com esta visão de Canaã, atormentá-lo, nem repreendê-lo pela sua loucura ao fazer aquilo que o deixou aquém dela, nem ela teve sobre ele nenhuma impressão dessa espécie.
Mas Deus a designou e Moisés a aceitou como um favor, sendo a sua visão (temos razão para pensar) maravilhosamente fortalecida e ampliada para tomar dela uma vista tão plena e distinta que gratificou abundantemente a sua curiosidade inocente.
Esta visão de Canaã significava a sua perspectiva, pela fé, da melhor pátria, isto é, a celestial, o que é muito reconfortante para santos moribundos.
(2.) Moisés deve morrer, mas a morte não o aniquila; ela apenas o ajunta ao seu povo, leva-o a repousar com os santos patriarcas que tinham ido antes dele. Abraão, Isaque e Jacó eram o seu povo, o povo da sua escolha e do seu amor, e a eles a morte o ajuntou.
(3.) Moisés deve morrer, mas apenas como Arão morreu antes dele, v. 13. E Moisés tinha visto com que facilidade e de bom grado Arão se despira primeiro do sacerdócio e depois do corpo; que Moisés, portanto, não tenha medo de morrer; era apenas ser ajuntado ao seu povo, como Arão foi ajuntado.
Assim a morte dos nossos parentes próximos e queridos deve ser aproveitada por nós:
[1.] Como estímulo a pensar com frequência em morrer. Não somos melhores do que os nossos pais ou irmãos; se eles se foram, nós estamos indo; se eles já foram ajuntados, nós devemos ser ajuntados muito em breve.
[2.] Como um ânimo para nós de pensar na morte sem terror, e até de nos comprazer com os pensamentos sobre ela. Não é senão morrer como fulano e sicrano morreram, se vivermos como eles viveram; e o fim deles foi paz, terminaram a sua carreira com alegria; por que, então, temeríamos algum mal naquele vale melancólico?
Versículos 15 a 23
Josué Nomeado Sucessor de Moisés. (a.C. 1452.)
Aqui:
I. Moisés ora por um sucessor. Quando Deus lhe disse que devia morrer, embora conste em outro lugar que ele solicitou um adiamento para si mesmo (Deuteronômio 3:24, 25), ainda assim, quando isto não pôde ser obtido, rogou com ardor que a obra de Deus fosse levada adiante, ainda que ele não tivesse a honra de terminá-la.
Os espíritos invejosos não amam os seus sucessores, mas Moisés não era um destes. Devemos nos preocupar, tanto nas nossas orações quanto nos nossos esforços, com a geração que desponta, para que a religião floresça e os interesses do reino de Deus entre os homens sejam mantidos e avançados, quando estivermos nas nossas sepulturas. Nesta oração Moisés exprime:
- Uma terna preocupação pelo povo de Israel: “Que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor.” O nosso Salvador usa esta comparação nas suas compaixões pelo povo quando lhes faltavam bons ministros, Mateus 9:36.
Magistrados e ministros são os pastores de um povo; se estes faltam, ou não são como deveriam ser, as pessoas tendem a vaguear e a ser espalhadas, estão expostas a inimigos e em perigo de lhes faltar alimento e de se ferirem umas às outras, como ovelhas sem pastor.
- Uma dependência de fé em Deus, como o Deus dos espíritos de toda a carne. Ele é tanto o formador quanto o sondador dos espíritos, e por isso pode ou achar homens aptos ou torná-los aptos para servir aos seus propósitos, para o bem da sua igreja.
Moisés ora a Deus, não para que envie um anjo, mas para que ponha um homem sobre a congregação, isto é, para que indique e designe alguém a quem qualifique e reconheça como governante do seu povo Israel.
Antes de Deus dar esta bênção a Israel, moveu Moisés a orar por ela: assim Cristo, antes de enviar os seus apóstolos, chamou os que estavam ao seu redor para que orassem ao Senhor da seara que enviasse obreiros para a sua seara, Mateus 9:38.
II. Deus, em resposta à oração dele, designa-lhe um sucessor, a saber, Josué, que havia muito se tinha assinalado pela sua coragem ao combater Amaleque, pela sua humildade ao ministrar a Moisés e pela sua fé e sinceridade ao testemunhar contra o relato dos espiões maus.
Este é o homem em quem Deus fixa a escolha para suceder a Moisés: um homem em quem está o Espírito, o Espírito de graça (é um homem bom, que teme a Deus e odeia a avareza, e age por princípio), o espírito de governo (está apto a fazer a obra e a desempenhar os encargos do seu posto), um espírito de liderança e coragem.
E tinha também o espírito de profecia, pois o Senhor muitas vezes lhe falou, Josué 4:1; 6:2; 7:10. Ora, aqui:
- Deus orienta Moisés quanto ao modo de assegurar a Josué a sucessão:
(1.) Ele deve ordená-lo: “Coloca a tua mão sobre ele”, v. 18. Isto se fez em sinal de Moisés lhe transferir o governo, assim como o colocar as mãos sobre o sacrifício punha a oferta no lugar e na vez do ofertante; também em sinal de Deus lhe conferir a bênção do Espírito, que Moisés obteve por oração.
Diz-se (Deuteronômio 34:9): “Josué estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés tinha colocado as mãos sobre ele.”
Este rito de impor as mãos vemos usado no Novo Testamento na separação de ministros do evangelho, denotando uma destinação solene deles ao ofício e um desejo ardente de que Deus os qualifique para ele e os reconheça nele. É a oferta deles a Cristo e à sua igreja como sacrifícios vivos.
(2.) Ele deve apresentá-lo a Eleazar e ao povo, pô-lo diante deles, para que saibam ser ele destinado por Deus a este grande encargo e anuam a essa destinação.
(3.) Ele deve dar-lhe uma incumbência, v. 19. Ele deve ser incumbido do povo de Israel, os quais foram entregues à sua mão como ovelhas à mão de um pastor, e pelos quais deve prestar contas.
Ele deve ser estritamente incumbido de cumprir o seu dever para com eles; embora estivessem sob o seu comando, ele estava sob o comando de Deus, e dele devia receber incumbência. Os mais altos devem saber que há um mais alto do que eles.
Esta incumbência deve ser dada a ele à vista deles, para que seja mais comovente para Josué, e para que o povo, vendo a obra e o cuidado do seu príncipe, seja mais levado a auxiliá-lo e animá-lo.
(4.) Ele deve pôr sobre Josué parte da sua honra, v. 20. Josué, no máximo, teve apenas parte da honra de Moisés, e em muitos casos ficou aquém dele; mas isto parece referir-se a tomá-lo agora, enquanto vivia, em sociedade consigo no governo e admiti-lo a agir com autoridade como seu auxiliar.
É uma honra ser empregado por Deus e pela sua igreja; parte desta honra deve ser posta sobre Josué, para que o povo, habituado a obedecer-lhe enquanto Moisés vivia, o faça depois mais de bom grado.
(5.) Ele deve designar Eleazar, o sumo sacerdote, com este peitoral do juízo, para ser o seu conselheiro particular (v. 21): “Ele estará de pé diante de Eleazar”, para por meio dele consultar o oráculo, pronto para receber e observar todas as instruções que lhe fossem dadas pelo oráculo.
Isto era uma orientação para Josué. Embora estivesse cheio do Espírito e tivesse toda esta honra posta sobre ele, ainda assim não devia fazer nada sem pedir conselho a Deus, não se apoiando no seu próprio entendimento. Era também um grande ânimo para ele.
Governar Israel e conquistar Canaã eram duas tarefas árduas, mas Deus lhe assegura que em ambas estaria sob uma condução divina; e em todo caso difícil Deus o aconselharia quanto ao que fosse o melhor.
Moisés recorria ao próprio oráculo de Deus, mas Josué e os juízes que lhe sucederam deviam usar o ministério do sumo sacerdote e consultar o juízo do Urim, o qual, dizem os judeus, só podia ser indagado pelo rei ou pelo chefe do sinédrio, ou pelo agente ou representante do povo, em favor deles e em nome deles.
Assim o governo de Israel era agora puramente divino, pois tanto a destinação quanto a orientação dos seus príncipes eram inteiramente divinas.
À palavra do sacerdote, segundo o juízo do Urim, Josué e todo Israel deviam sair e entrar; e sem dúvida Deus, que assim os guiava, preservaria tanto a saída deles quanto a entrada deles. Estão seguros, e podem estar tranquilos, os que seguem a Deus e em todos os seus caminhos o reconhecem.
- Moisés faz conforme estas orientações, v. 22, 23. Ele ordenou Josué de bom grado:
(1.) Ainda que isso diminuísse de imediato a sua própria autoridade e equivalesse quase a uma renúncia ao governo. Ele estava muito disposto a que o povo desviasse os olhos dele e fitasse o sol nascente.
(2.) Ainda que pudesse parecer uma mancha perpétua sobre a sua família. Não teria sido tanto o louvor dele se tivesse assim renunciado à sua honra em favor de um filho seu próprio.
Mas ordenar com as suas próprias mãos primeiro Eleazar sumo sacerdote, e depois Josué, de outra tribo, governante supremo, enquanto os seus próprios filhos não tinham cargo algum, mas foram deixados na fileira dos levitas comuns, isto foi um exemplo de abnegação e de submissão à vontade de Deus tal que era mais a sua glória do que o mais alto avanço da sua família teria sido.
Pois confirma o seu caráter como o homem mais manso sobre a terra, e fiel àquele que o constituiu em toda a sua casa.
Isto (diz o excelente bispo Patrick) mostra que ele tinha um princípio que o elevava acima de todos os outros legisladores, que sempre tinham o cuidado de estabelecer as suas famílias em alguma parte daquela grandeza que eles mesmos possuíam; mas por isto ficou evidente que Moisés não agia por conta própria, porque não agia para si mesmo.