Números 24
Argumento
Este capítulo continua e conclui a história da derrota dos conselhos de Balaque e de Balaão contra Israel, não por força, nem por poder, mas pelo Espírito do Senhor dos Exércitos; e é um exemplo tão grande do poder de Deus sobre os filhos dos homens, e do seu favor para com os seus próprios filhos, quanto qualquer das vitórias registradas no livro das guerras do Senhor.
O preparo que se fez pela terceira vez para a maldição de Israel, lemos a respeito no fim do capítulo anterior. Neste capítulo nos é dito:
I. Qual foi a bênção em que aquela maldição planejada se converteu, vv. 1-9.
II. Como Balaque, com isso, despediu Balaão do seu serviço, vv. 10-13.
III. As predições que Balaão deixou atrás de si a respeito de Israel e de algumas das nações vizinhas, v. 14, etc.
Versículo 1
Balaão Abençoa Israel pela Terceira Vez. (a.C. 1452.)
A bênção que Balaão aqui pronuncia sobre Israel é muito parecida com as duas que tivemos no capítulo anterior; mas a introdução a ela é diferente.
I. O método de proceder aqui varia muito em diversos pontos:
- Balaão deixou de lado os encantamentos de que até então dependera, não usou feitiços, nem sortilégios, nem artes mágicas, achando que não lhe prestavam serviço algum; era inútil tratar com o diabo por uma maldição, quando era evidente que Deus estava determinado, de modo inabalável, a abençoar, v. 1.
Cedo ou tarde Deus convencerá os homens da sua loucura em buscar vaidades enganosas, que não podem trazer proveito.
Com que propósito buscaria ele encantamento? Sabia que Deus estava fora do alcance deles.
Agora não se retirou para um lugar solitário como antes, mas voltou o rosto diretamente para o deserto onde Israel estava acampado; e, já que não há remédio, e eles têm de ser abençoados, não intentará outra coisa, mas se submeterá por compulsão.
Agora o Espírito de Deus veio sobre ele, isto é, o Espírito de profecia, como veio sobre Saul para impedi-lo de prender Davi, 1 Samuel 19:23. Não falou o seu próprio parecer, mas a linguagem do Espírito que veio sobre ele.
Agora usou um prefácio diferente do que usara antes (v. 3, 4), muito parecido com o de Davi (2 Samuel 23:1-3), porém com forte sabor (como alguns pensam) de orgulho e vanglória, tomando para si todo o louvor desta profecia e engrandecendo-se como membro do conselho de gabinete do céu.
Ele se gaba de duas coisas:
(1.) O favor que Deus lhe fez ao dar-se a conhecer a ele. Ouviu as palavras de Deus e viu a visão do Todo-Poderoso. O próprio Deus tinha se encontrado com ele e lhe falado (Números 23:16), e com isso ele ficou muito inchado.
Paulo fala com humildade das suas visões e revelações (2 Coríntios 12:1), mas Balaão fala das suas com orgulho.
(2.) O seu próprio poder de receber e suportar aquelas revelações. Caiu de fato em transe, como fizeram outros profetas, mas tinha os olhos abertos. Isto ele menciona duas vezes; mas as palavras no original não são as mesmas.
O homem que tinha os olhos fechados, alguns pensam que assim se pode ler (vv. 3-9), mas agora com os olhos abertos, v. 4.
Quando tentou amaldiçoar Israel, ele reconhece, estava enganado, mas agora começou a ver o seu erro, e contudo continuava cegado pela cobiça e pela ambição, aquelas concupiscências insensatas e nocivas. Repare:
[1.] Os que se opõem a Deus e ao seu povo serão levados, cedo ou tarde, a ver-se miseravelmente enganados.
[2.] Muitos têm os olhos abertos sem ter o coração aberto, são iluminados, mas não santificados; e aquele conhecimento que incha os homens de orgulho só servirá para lhes iluminar o caminho até o inferno, aonde muitos vão de olhos abertos.
II. Contudo a bênção é, quanto à substância, a mesma das anteriores. Diversas coisas ele admira em Israel:
- A sua beleza (v. 5): “Quão formosas são as tuas tendas, ó Jacó!” Embora não habitassem em palácios suntuosos, mas em tendas grosseiras e humildes, e estas, sem dúvida, tristemente castigadas pelo tempo, ainda assim Balaão vê uma beleza naquelas tendas, por causa da sua ordem admirável, segundo as suas tribos, v. 2.
Nada recomenda mais a religião à boa opinião dos que a veem de longe do que a unidade e a harmonia dos que a professam, Salmos 133:1.
A amabilidade deste povo, e a grande reputação que ganhariam entre os seus vizinhos, são comparadas (v. 6) à beleza e à doçura de vales frutíferos e belos jardins, árvores florescentes e especiarias fragrantes.
Repare: os que têm os olhos abertos veem os santos na terra como excelentes, e por isso o seu prazer está neles. O justo é, sem dúvida, mais excelente do que o seu vizinho.
São árvores que o Senhor plantou; essa é a sua excelência. Os ramos da justiça são a plantação do Senhor. Veja Oseias 14:5-7.
- A sua fecundidade e o seu crescimento. Isto pode estar indicado por aquelas semelhanças (v. 6) dos vales, jardins e árvores, bem como por aquelas expressões (v. 7): “Ele derramará a água dos seus baldes”; isto é, Deus os regará com a sua bênção como chuva do céu, e então “a sua semente estará em muitas águas”.
Compare Oseias 2:23, “Eu a semearei para mim na terra.” E águas são postas nas Escrituras por povos, e multidões, e nações. Isto se cumpriu no maravilhoso crescimento daquela nação e na sua vasta multidão, mesmo na sua dispersão.
- A sua honra e o seu engrandecimento. Assim como a multidão do povo é a honra do príncipe, assim a magnificência do príncipe é a honra do povo; Balaão prediz, portanto, que o rei deles será mais alto do que Agague.
Agague, é provável, era o monarca mais poderoso naquelas partes; Balaão não conhecia ninguém mais importante do que ele; erguia-se acima do resto dos seus vizinhos.
Mas Balaão prediz que o principal comandante de Israel, que, depois de Moisés, foi Josué, seria maior e mais honrado do que jamais foi Agague, e faria uma figura muito melhor na história. Saul, o seu primeiro rei, triunfou sobre Agague, embora, diz-se, ele tenha vindo delicadamente.
- O seu poder e a sua vitória, v. 8:
(1.) Ele olha para trás, para o que tinham feito, ou melhor, para o que tinha sido feito em favor deles: Deus os fez sair do Egito; disto ele já tinha falado antes, Números 23:22.
As maravilhas que acompanharam a sua libertação do Egito contribuíram mais para a sua honra e para o terror dos seus adversários do que qualquer outra coisa, Josué 2:10. Aquele que os fez sair do Egito não deixará de fazê-los entrar em Canaã, pois, quanto a Deus, a sua obra é perfeita.
(2.) Ele considera a força presente deles. Israel tem, por assim dizer, a força de um unicórnio, do qual se diz (Jó 39:9, 10): “Quererá ele servir-te, ou ficar junto da tua manjedoura? Poderás atá-lo com a sua correia no rego?” “Não: Israel é poderoso demais para ser detido ou contido pelas minhas maldições ou pelos teus exércitos.”
(3.) Ele olha adiante, para as suas conquistas futuras: “Ele comerá as nações, suas inimigas”; isto é, “ele não só as destruirá e devorará tão facilmente e tão irresistivelmente quanto faz um leão com a sua presa, mas ele mesmo será fortalecido, e engordado, e enriquecido, pelos despojos delas.”
- A sua coragem e a sua segurança: “Ele se deitou como um leão, como um grande leão”, v. 9. Agora ele faz assim nas planícies de Moabe, e não pede licença ao rei de Moabe, nem tem medo dele; em breve o fará em Canaã.
Quando tiver despedaçado a sua presa, tomará o seu repouso, sossegado do temor do mal, e desafiará todos os seus vizinhos; pois quem despertará um leão adormecido?
Observa-se dos leões (como o erudito bispo Patrick repara aqui) que não se recolhem em lugares de abrigo para dormir, mas se deitam em qualquer parte, sabendo que ninguém ousa meter-se com eles: assim seguro estava Israel em Canaã, principalmente nos dias de Davi e Salomão.
E assim o justo é ousado como um leão (Provérbios 28:1), não para agredir os outros, mas para descansar, porque Deus os faz habitar em segurança, Salmos 4:8.
- O seu crédito e a sua influência sobre os vizinhos. Os amigos deles, e os que estavam em aliança com eles, eram felizes: “Bendito é aquele que te abençoa”; os que lhes fazem qualquer bondade certamente se sairão melhor por isso.
Mas os seus inimigos, e os que estavam em armas contra eles, eram certamente miseráveis: “Maldito é aquele que te amaldiçoa”; os que lhes fazem qualquer injúria a fazem por sua conta e risco; pois Deus toma o que lhes é feito, seja bem, seja mal, como feito a si mesmo.
Assim ele confirma a bênção de Abraão (Gênesis 12:3), e fala como se, por isso, abençoasse Israel nesta ocasião, e não os amaldiçoasse, porque desejava participar da bênção dos amigos de Israel e temia a maldição sobre os inimigos de Israel.
Versículo 10
O Protesto de Balaque. (a.C. 1452.)
Temos aqui a conclusão desta vã tentativa de amaldiçoar Israel e o seu total abandono.
- Balaque tirou o pior partido disso. Explodiu em fúria contra Balaão (v. 10), exprimindo, tanto em palavras quanto em gestos, o mais alto grau de vexação com a frustração; bateu as mãos uma na outra, de indignação, ao ver todas as suas medidas assim desfeitas e o seu projeto malogrado.
Acusou Balaão de lhe fazer a mais baixa afronta e embuste imaginável: “Chamei-te para amaldiçoares os meus inimigos, e tu te mostraste em pacto com eles, e nos interesses deles, pois os abençoaste estas três vezes, embora, ao mandares construir os altares e oferecer os sacrifícios, me fizesses crer que certamente os amaldiçoarias.”
Diante disso proibiu-o de comparecer à sua presença, expulsou-o do seu país e censurou-o, lembrando-lhe as honras que tinha tencionado conceder-lhe, mas agora não concederia (v. 11): “O Senhor te manteve afastado da honra. Vê o que ganhas ao agradar ao Senhor, em vez de me agradar a mim; com isso impediste a tua promoção.”
Assim, os que de algum modo saem perdendo por causa do seu dever são comumente repreendidos por isso, como tolos, por o preferirem ao seu interesse no mundo.
Ao passo que, se Balaão tivesse sido voluntário e sincero na sua adesão à palavra do Senhor, embora perdesse por isso a honra que Balaque tencionava dar-lhe, Deus lhe teria compensado abundantemente essa perda, em proveito dele.
- Balaão tirou o melhor partido disso:
(1.) Esforça-se por desculpar a frustração. E tem para isso uma excelente desculpa: que Deus o refreou de dizer o que teria dito, e o constrangeu a dizer o que não quis; e que isto era algo com que Balaque não devia desagradar-se, não só porque ele não podia evitá-lo, mas porque tinha dito antes a Balaque com o que devia contar, v. 12, 13.
Balaque não podia dizer que ele lhe tinha aplicado um embuste, visto que lhe tinha dado aviso claro do freio sob o qual se achava.
(2.) Esforça-se por reparar isso, v. 14. Embora não possa fazer o que Balaque queria que ele fizesse, ainda assim:
[1.] Ele saciará a curiosidade dele com algumas predições sobre as nações em torno dele. É natural em nós nos agradarmos da profecia, e com isto ele espera aplacar o príncipe irado.
[2.] Ele o satisfará com uma garantia de que, o que quer que este povo temível viesse a fazer ao seu povo, isso não seria senão nos últimos dias; de modo que ele, quanto a si, não precisava temer nenhum dano ou moléstia da parte deles; a visão era para daqui a muito tempo, mas nos dias dele haveria paz.
[3.] Ele lhe indicará um modo de causar dano a Israel sem as cerimônias de encantamento e execração. Isto parece estar implícito naquela palavra: “Eu te avisarei”; pois ela propriamente significa: “Eu te aconselharei.”
Qual foi o conselho não está registrado aqui, porque foi dado em particular, mas depois nos é dito qual foi, Números 31:16. Ele o aconselhou a aliciar os israelitas à idolatria, Apocalipse 2:14.
Já que não podia obter licença de Deus para amaldiçoá-los, ele o põe no caminho de conseguir ajuda do diabo para tentá-los. Flectere si nequeo superos, Acheronta movebo — Se não posso mover o céu, solicitarei o inferno.
Versículo 15
A Profecia de Balaão. (a.C. 1452.)
O ofício dos profetas era tanto abençoar quanto profetizar em nome do Senhor. Balaão, como profeta, tinha abençoado Israel à força; aqui ele prediz acontecimentos futuros.
I. O seu prefácio é muito semelhante àquele, v. 3, 4. Ele representa um verdadeiro profeta admiravelmente bem, concedendo-lhe Deus fazê-lo e dirigindo-o a isso, porque, fosse ele o que fosse, a profecia em si era uma verdadeira profecia. Ele se gaba:
Que os seus olhos estão abertos (v. 15), porque os profetas eram chamados antigamente videntes (1 Samuel 9:9), porque deviam falar o que tinham visto, e por isso, antes de abrirem os lábios, era necessário que tivessem os olhos abertos.
Que ouviu as palavras de Deus, o que fazem muitos que não lhes dão atenção nem ouvem a Deus nelas.
Que possui o conhecimento do Altíssimo; isto é acrescentado aqui. Um homem pode estar cheio do conhecimento de Deus e contudo inteiramente destituído da graça de Deus, pode receber a verdade quanto à luz que ela traz e contudo ser estranho ao amor por ela.
Que viu a visão do Todo-Poderoso, mas não de modo a ser transformado na mesma imagem. Chama a Deus o Altíssimo e o Todo-Poderoso; nenhum homem poderia falar mais honrosamente dele, nem parecer dar maior valor à sua familiaridade com ele, e contudo não tinha nenhum verdadeiro temor dele, amor por ele ou fé nele, tão longe pode um homem ir em direção ao céu, e contudo ficar aquém.
II. Aqui está a sua profecia a respeito daquele que seria a coroa e a glória do seu povo Israel, o qual é:
- Davi no tipo, que não agora, não logo, mas com o passar do tempo, feriria os cantos de Moabe (v. 17), e tomaria posse do monte Seir, e sob quem as forças de Israel agiriam valorosamente, v. 18.
Isto se cumpriu quando Davi feriu Moabe e os mediu com um cordel, de modo que os moabitas se tornaram servos de Davi, 2 Samuel 8:2. E ao mesmo tempo os edomitas também foram trazidos à obediência a Israel, 2 Samuel 8:14.
- Mas nosso Senhor Jesus, o Messias prometido, é principalmente apontado no antítipo, e dele esta é uma ilustre profecia; foi vontade de Deus que assim se desse notícia da sua vinda, muito tempo antes, não só ao povo dos judeus, mas a outras nações, porque o seu evangelho e o seu reino deviam estender-se tanto além das fronteiras da terra de Israel.
É aqui predito:
(1.) Que isso ainda demorará: “Eu o verei, mas não agora; eu de fato o vejo em visão, mas a uma distância muito grande, através do prazo interposto de 1500 anos, pelo menos.”
Ou entenda isto assim: Balaão, um homem ímpio, verá Cristo, mas não o verá de perto, nem o verá como Jó, que o viu como seu Redentor e o viu por si mesmo, Jó 19:25, 27. Quando ele vier nas nuvens, todo olho o verá, mas muitos o verão (como o rico no inferno viu Abraão) de longe.
(2.) Que ele sairá de Jacó e de Israel como uma estrela e um cetro: a primeira denota a sua glória e o seu esplendor, a estrela brilhante da manhã; o segundo, o seu poder e a sua autoridade. É ele quem terá domínio.
Talvez esta profecia de Balaão (um dos filhos do oriente) a respeito de uma estrela que surgiria de Jacó, como indício de um cetro que se levantaria em Israel, sendo preservada por uma tradição daquele país, tenha dado ocasião aos sábios, que também eram do oriente, à vista de uma estrela incomum sobre a terra da Judeia, de perguntar por aquele que era nascido rei dos judeus, Mateus 2:2.
(3.) Que o seu reino será universal e vitorioso sobre toda oposição, o que foi prefigurado pelas vitórias de Davi sobre Moabe e Edom.
Mas o Messias destruirá, ou, como alguns leem, dominará sobre todos os filhos de Sete (v. 17), isto é, todos os filhos dos homens, que descendem de Sete, filho de Adão, tendo sido eliminados pelo dilúvio os descendentes dos demais filhos de Adão.
Cristo será rei, não só de Jacó e de Israel, mas de todo o mundo; de modo que todos os filhos de Sete serão ou governados pelo seu cetro de ouro ou despedaçados pela sua vara de ferro.
Ele estabelecerá uma regência, autoridade e poder universais, seus próprios, e suprimirá toda regência que se lhe opuser, 1 Coríntios 15:24.
Ele derrubará os muros de todos os filhos de Sete; assim leem alguns. Derrubará todas as suas defesas e confianças carnais, de modo que ou admitirão o seu governo ou ficarão expostos aos seus juízos.
(4.) Que o seu Israel agirá valorosamente; os súditos de Cristo, animados pela sua força, travarão uma guerra espiritual contra os poderes das trevas e serão mais que vencedores. “O povo que conhece o seu Deus será forte e fará façanhas”, Daniel 11:32.
III. Aqui está a sua profecia a respeito dos amalequitas e dos queneus, parte de cujo país, é provável, ele tinha agora à vista.
- Os amalequitas eram agora os principais das nações (v. 20), por isso se falou de Agague (v. 7) como um príncipe eminente, e foram eles os primeiros que travaram combate com Israel quando saíram do Egito; mas virá o tempo em que aquela nação, por maior que hoje pareça, será totalmente arruinada e desarraigada: “O seu fim derradeiro será que ele pereça para sempre.”
Aqui Balaão confirma aquela condenação de Amaleque que Moisés tinha lido (Êxodo 17:14, 16), onde Deus tinha jurado que teria guerra perpétua com Amaleque.
Repare: aqueles com quem Deus está em guerra certamente perecerão para sempre; pois, quando Deus julga, vencerá.
- Os queneus eram agora os mais seguros das nações; a situação deles era tal que a natureza era o engenheiro deles e os tinha fortificado com força: “Tu pões o teu ninho (como a águia) numa rocha, v. 21. Julgas-te seguro, e contudo os queneus serão devastados (v. 22) e gradualmente levados à decadência, até que sejam levados cativos pelos assírios”, o que foi feito no cativeiro das dez tribos.
Repare: os corpos políticos, assim como os corpos naturais, embora das mais fortes constituições, decairão gradualmente e chegarão por fim à ruína; até um ninho numa rocha não será segurança perpétua.
IV. Aqui está uma profecia que olha tão longe adiante quanto os gregos e os romanos, pois se supõe que a deles seja a significada pela costa de Quitim, v. 24.
- A introdução a esta parábola; este artigo da sua profecia é muito digno de observação (v. 23): “Ai! quem viverá quando Deus faz isto?” Aqui ele reconhece que todas as revoluções dos estados e reinos são obra do Senhor: “Deus faz isto”; sejam quem forem os instrumentos, ele é o supremo diretor.
Mas ele fala com pesar a respeito deles, e tem uma perspectiva muito melancólica desses acontecimentos: “Quem viverá?” Ou:
(1.) Estes acontecimentos estão tão distantes, e são de um futuro tão remoto, que é difícil dizer quem viverá até que cheguem; mas, quem quer que venha a viver para vê-los, haverá reviravoltas espantosas.
Ou, (2.) Serão tão funestos e farão tais desolações que quase ninguém escapará ou será deixado vivo; quem viverá quando a morte cavalga em triunfo? Apocalipse 6:8.
Os que viverem então serão como tições tirados do fogo e terão a vida dada a eles como um despojo. Que Deus nos prepare para os piores dos tempos!
- A própria profecia é digna de observação. Tanto a Grécia quanto a Itália ficam muito debruçadas sobre o mar, e por isso os seus exércitos eram enviados na maior parte em navios. Ora, ele parece aqui predizer:
(1.) Que as forças dos gregos humilhariam e abateriam os assírios, que estavam unidos com os persas, o que se cumpriu quando o país oriental foi vencido, ou antes invadido, por Alexandre.
(2.) Que as forças deles e as dos romanos afligiriam os hebreus, ou judeus, que eram chamados os filhos de Héber; isto se cumpriu em parte quando o império grego foi opressivo para a nação judaica, mas principalmente quando o império romano a arruinou e lhe pôs fim.
(3.) Mas que Quitim, isto é, o império romano, no qual o grego foi finalmente engolido, ele próprio pereceria para sempre, quando a pedra cortada do monte sem mãos consumir todos estes reinos, e particularmente os pés de ferro e barro, Daniel 2:34.
Assim (diz o Dr. Lightfoot) Balaão, em vez de amaldiçoar a igreja, amaldiçoa Amaleque, o primeiro, e Roma, o último, inimigo da igreja. E assim pereçam todos os seus inimigos, ó Senhor!