Números 23
Argumento
Neste capítulo temos Balaque e Balaão ocupados em fazer dano a Israel e, pelo que parece, nem Moisés nem os anciãos de Israel sabem coisa alguma do assunto, nem estão em condições de romper o laço; mas Deus, que guarda Israel e não tosqueneja nem dorme, desconcerta a tentativa, sem qualquer intercessão ou plano da parte deles. Aqui está:
I. A primeira tentativa de amaldiçoar Israel:
O preparo feito para ela por meio de sacrifício, vv. 1-3.
A instrução contrária que Deus deu a Balaão, v. 4, 5.
A bênção que Balaão foi compelido a pronunciar sobre Israel, em vez de uma maldição, vv. 7-10.
A grande frustração de Balaque, v. 11, 12.
II. A segunda tentativa, feita da mesma maneira e da mesma maneira baldada, vv. 13-26.
III. Preparativos feitos para uma terceira tentativa (vv. 27-30), cujo desfecho temos no capítulo seguinte.
Balaão Obrigado a Abençoar Israel; A Bênção Pronunciada sobre Israel. (a.C. 1452.)
Versículo 1
Aqui está:
I. Grande preparo feito para a maldição de Israel. O que se visava era levar o Deus de Israel a abandoná-los e, ou a ficar do lado de Moabe, ou a manter-se neutro.
Ó, a estupidez da superstição, imaginar que Deus estará ao aceno dos homens! Balaão e Balaque pensam em subornar a Deus com altares e sacrifícios, oferecidos sem qualquer autorização ou instituição dele: como se ele fosse comer a carne de touros ou beber o sangue de bodes.
Absurdo ridículo, pensar que estes agradariam a Deus e lhe granjeariam o favor, quando neles não podia haver nenhum exercício, nem de fé nem de obediência! Contudo, ao que parece, ofereceram estes sacrifícios ao Deus do céu, o supremo Numen — a Divindade, e não a qualquer das suas deidades locais.
Mas a multiplicação de altares era um exemplo da sua degeneração da religião dos seus antepassados e da sua apostasia para a idolatria; pois os que multiplicavam altares multiplicavam deuses. “Efraim fez muitos altares para pecar”, Oseias 8:11.
Assim não lhes agradou reter Deus no seu conhecimento, mas se tornaram vãos nas suas imaginações; e contudo esperavam presunçosamente, com isso, ganhar Deus para o lado deles, tirando-o de Israel, que tinha o seu santuário no meio deles e o seu altar ungido. Observe aqui:
- Como Balaão era muito imperioso, orgulhoso de ter o comando de um rei e de dar leis a príncipes. Tal é o espírito daquele iníquo que se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou que é adorado.
Com que autoridade Balaão dá ordens! Edifica-me aqui (no lugar que escolhi) sete altares, de pedra ou de relva. Assim ele encobre a sua malícia contra Israel com uma aparência de devoção, mas o seu sacrifício era uma abominação, por ser trazido com uma mente ímpia, Provérbios 21:27.
O que ele visava não era honrar a Deus com os sacrifícios de justiça, mas enriquecer-se com o salário da injustiça.
- Como Balaque era muito servil. Os altares foram imediatamente construídos, e os sacrifícios preparados, o melhor da espécie, sete novilhos e sete carneiros.
Balaque não faz objeção alguma à despesa, nem torce o nariz a ela, nem acha que seja ou canseira ou desdouro ficar junto do seu holocausto como Balaão lhe ordenou.
II. A transformação da maldição em bênção, pelo poder de Deus, que se sobrepõe, por amor a Israel, que é o relato que Moisés dá disso, Deuteronômio 23:5:
- Deus põe a bênção na boca de Balaão. Enquanto os sacrifícios queimavam, Balaão se retirou; foi sozinho, para algum bosque escuro no topo do lugar alto, v. 3, na margem.
Isto ele sabia: que a solidão dá boa oportunidade para a comunhão com Deus; os que querem encontrar-se com ele devem retirar-se do mundo, dos seus negócios e do convívio com ele, e gostar de ficar reservados, considerando-se nunca menos sós do que quando sós, porque o Pai está com eles.
Entre, portanto, no seu aposento, e feche a porta, e tenha certeza de que Deus se encontrará com você se você o buscar na devida ordem.
Mas Balaão se retirou apenas com um porventura, tendo alguns pensamentos de que Deus poderia encontrar-se com ele; mas, consciente de culpa em si mesmo e sabendo que Deus se tinha encontrado com ele havia pouco em ira, tinha razão para falar com dúvida: “Porventura o Senhor virá ao meu encontro”, v. 3.
Mas não pense um homem assim que receberá algum favor da parte de Deus. Ou melhor, ao que parece, embora alegasse ir encontrar-se com Deus, na verdade tinha o desígnio de usar encantamentos; veja Números 24:1.
Mas, fosse o que fosse que ele tencionasse, Deus tinha o desígnio de servir à sua própria glória por meio dele, e por isso encontrou-se com Balaão, v. 4. Que comunhão tem a luz com as trevas? Nenhuma comunhão amistosa, podemos ter certeza.
O caminho de Balaão continuava perverso, e Deus continuava sendo adversário dele; mas, tendo Balaque o escolhido como seu oráculo, Deus o obrigaria a proferir tal confissão, para a honra de Deus e de Israel, que tornasse para sempre indesculpáveis os que aparecessem em armas contra eles.
Quando Balaão percebeu que Deus se encontrava com ele, provavelmente por meio de um anjo, gabou-se dos seus feitos: “Preparei sete altares, e ofereci sobre cada altar um novilho e um carneiro.” Como o tinha feito? Não lhe custou nada; foi feito à custa de Balaque; contudo:
(1.) Gaba-se disso, como se tivesse feito algo poderoso. Os atos de devoção que se fazem por hipocrisia costumam ser recordados com orgulho e vanglória. Assim o fariseu subiu ao templo para gabar-se da sua religião, Lucas 18:11, 12.
(2.) Insiste nisso como razão para que Deus o atenda no seu desejo de amaldiçoar Israel, como se agora tivesse feito de Deus o seu devedor e pudesse sacar contra ele o que quisesse.
Acha que Deus lhe está tão em dívida por estes sacrifícios que o mínimo que pode fazer em recompensa por eles é sacrificar o seu Israel à malícia do rei de Moabe.
Repare: é um embuste comum que os ímpios aplicam a si mesmos, pensar que, pelas aparências de piedade, podem conseguir que Deus os apoie e faça vista grossa a eles nas suas maiores imoralidades, especialmente na perseguição, Isaías 66:5.
Contudo, embora o sacrifício fosse uma abominação, Deus tomou a ocasião da expectativa de Balaão para pôr uma palavra na sua boca (v. 5); pois a resposta da língua vem do Senhor, e assim mostraria como se enganam os que dizem: Com a nossa língua prevaleceremos, os nossos lábios são nossos, Salmos 12:4.
Aquele que fez a boca do homem sabe manejá-la e servir aos seus próprios propósitos por meio dela. Isto fala de terror para pecadores audaciosos, que põem a sua boca contra os céus. Deus pode fazer as suas próprias línguas caírem sobre eles, Salmos 64:8.
E fala conforto às testemunhas de Deus, a quem em qualquer momento ele chama para comparecerem em favor dele; se Deus pôs uma palavra na boca de Balaão, que teria desafiado a Deus e a Israel, certamente não lhes faltará aos que desejam glorificar a Deus e edificar o seu povo pelo seu testemunho, mas lhes será dado naquela mesma hora o que devem falar.
- Balaão pronuncia a bênção aos ouvidos de Balaque. Encontrou-o em pé junto do seu sacrifício queimado (v. 6), acompanhando-o de perto e esperando ansiosamente o êxito.
Os que querem ter uma resposta de paz da parte de Deus devem permanecer junto ao sacrifício e aplicar-se ao Senhor sem distração, sem se cansarem de fazer o bem.
Balaão, tendo se posto no lugar designado para lançar maldições contra Israel, as quais talvez tivesse redigido em forma, prontas para serem proferidas, profere a sua parábola, e esta se revela uma bênção, v. 7. Ele declara Israel seguro e feliz, e assim os abençoa.
(1.) Declara-os seguros, e fora do alcance dos seus dardos envenenados.
[1.] Reconhece que o desígnio era amaldiçoá-los, que Balaque mandou chamá-lo do seu próprio país, e que ele veio com esse intento, v. 7. A mensagem que lhe foi enviada era: “Vem, amaldiçoa-me Jacó, e vem, desafia Israel.”
Balaque tencionava fazer guerra contra eles, e queria que Balaão abençoasse as suas armas e profetizasse e orasse pela ruína de Israel.
[2.] Reconhece o desígnio malogrado e a sua própria incapacidade de levá-lo a cabo. Não podia sequer lhes dar uma palavra má ou um voto mau: Como amaldiçoarei aqueles a quem Deus não amaldiçoou? v. 8.
Não que por isso não quisesse fazê-lo, mas por isso não podia fazê-lo. Esta é uma confissão honesta:
Em primeiro lugar, da fraqueza e da impotência da sua própria arte mágica, pela qual os outros o estimavam tanto, e sem dúvida ele próprio não o estimava menos. Era o homem mais célebre dessa profissão, e contudo reconhece-se desconcertado.
Deus tinha avisado os israelitas para que não usassem adivinhação (Levítico 19:31), e esta providência lhes deu uma razão para aquela lei, mostrando-lhes a fraqueza e a loucura dela.
Assim como tinham visto os magos do Egito feitos de tolos, assim, aqui, o grande conjurador do Oriente. Veja Isaías 47:12-14.
Em segundo lugar, é uma confissão da soberania e do domínio do poder divino. Reconhece que não podia fazer mais do que Deus lhe permitisse fazer, pois Deus podia sobrepor-se a todos os seus propósitos e precipitar os seus conselhos.
Em terceiro lugar, é uma confissão da segurança inviolável do povo de Deus. Repare:
Os do Israel de Deus são reconhecidos e abençoados por ele. Ele não os amaldiçoou, pois foram livrados da maldição da lei; não os desafiou, nem os rejeitou ou abandonou, embora humildes e vis.
Os que têm a boa vontade do Céu têm a má vontade do inferno; a serpente e esta semente têm inimizade contra eles.
Embora os inimigos do povo de Deus possam prevalecer muito contra eles, contudo não podem amaldiçoá-los; isto é, não podem lhes fazer nenhum dano real, muito menos um dano ruinoso, pois não podem separá-los do amor de Deus, Romanos 8:39.
(2.) Declara-os felizes em três coisas:
[1.] Felizes na sua peculiaridade e na distinção em relação ao resto das nações: Do topo da rocha o vejo, v. 9.
E parece ter sido uma grande surpresa para ele que, ao passo que, é provável, lhe tinham sido representados como uma ralé rude e desordenada, que infestava os países ao redor em bandos errantes, ele visse neles um arraial regular e constituído em corpo, no qual apareciam todas as marcas de disciplina e boa ordem.
Viu-os como um povo que habita só, e previu que continuariam assim, e que a sua singularidade seria a sua honra indizível.
As pessoas de qualidade chamamos pessoas de distinção; este era o louvor de Israel, embora os seus inimigos o voltassem contra eles como afronta: que se distinguiam de todas as nações vizinhas, não só na sua religião e nos seus ritos sagrados, mas no seu regime alimentar, no seu vestuário e nos seus usos comuns, como um povo chamado para fora do mundo e que não devia conformar-se a ele.
Nunca perderam a sua reputação até se mesclarem entre os pagãos, Salmos 106:35.
Repare: é o dever e a honra dos que são dedicados a Deus separar-se do mundo e não andar conforme o curso e o costume dele.
Os que fazem de deveres peculiares uma questão de consciência podem tomar o consolo de privilégios peculiares, os quais é provável que Balaão tenha em vista aqui. O Israel de Deus não se porá no mesmo nível das outras nações, mas será dignificado acima de todas elas, como um povo perto de Deus e separado para ele.
[2.] Felizes no seu número, não tão poucos e desprezíveis como lhe tinham sido representados, mas uma companhia inumerável, o que os tornava tanto honrados quanto temíveis (v. 10): “Quem poderá contar o pó de Jacó?”
O número do povo era aquilo com que Balaque se vexava (Números 22:3): Moabe tinha medo deles, porque eram muitos; e Deus aqui, por meio de Balaão, promove esse medo e vexação, predizendo o seu ulterior crescimento.
Balaque queria que ele visse “a parte extrema do povo” (Números 22:41), esperando que quanto mais visse deles mais se exasperaria contra eles, e lançaria as suas maldições com mais ardor e fúria; mas resultou completamente o contrário: em vez de se irritar com o número deles, ele os admirou.
Quanto mais familiarizados estamos com o povo de Deus, melhor opinião temos deles.
Ele repara no número, em primeiro lugar, do pó de Jacó; isto é, do povo de Jacó, a respeito de quem foi predito que seriam como o pó em número, Gênesis 28:14.
Assim ele reconhece o cumprimento da promessa feita aos pais, e espera que ela venha a realizar-se ainda mais. Talvez tenha sido parte da falta de Davi ao numerar o povo o fato de ter se proposto a contar o pó de Jacó, que Deus tinha dito que seria inumerável.
Em segundo lugar, da quarta parte de Israel, aludindo à forma do seu arraial, que estava repartido em quatro esquadrões, sob quatro estandartes.
Repare: os do Israel de Deus formam um corpo muito grande, os do seu Israel espiritual também, e assim aparecerão quando todos forem reunidos a ele no grande dia, Apocalipse 7:9.
[3.] Felizes no seu fim: que eu morra a morte dos justos israelitas, que estão em aliança com Deus, e que o meu último fim, ou estado futuro, seja como o deles, ou a minha recompensa, isto é, no outro mundo.
Aqui, em primeiro lugar, dá-se por certo que a morte é o fim de todos os homens; os próprios justos devem morrer; e é bom pensarmos nisto com aplicação, como o próprio Balaão o faz aqui, falando da sua própria morte.
Em segundo lugar, ele parte da suposição da imortalidade da alma e de um estado diferente do outro lado da morte, do que este é um nobre testemunho e uma evidência de ter sido conhecida e crida antigamente.
Pois como poderia a morte dos justos ser mais desejável do que a morte dos ímpios por qualquer outra razão que não a de envolver felicidade em outro mundo, visto que no modo e nas circunstâncias do morrer vemos todas as coisas virem igualmente a todos?
Em terceiro lugar, declara os justos verdadeiramente abençoados, não só enquanto vivem, mas quando morrem, o que torna a sua morte não só mais desejável que a morte dos outros, mas até mais desejável que a própria vida; pois nesse sentido o seu voto pode ser entendido.
Não só: quando eu morrer, que eu morra a morte dos justos; mas: eu poderia até agora estar disposto a morrer, com a condição de poder morrer a morte dos justos e chegar ao meu fim neste momento, contanto que fosse como o dele.
Bem perto do lugar onde Balaão agora estava, num dos montes de Moabe, não muito depois disto, Moisés morreu; e a isso talvez Deus, que pôs esta palavra na boca dele, tivesse o desígnio de que ela tivesse referência, para que por ela Moisés fosse animado a subir e morrer uma morte como a que o próprio Balaão queria morrer.
Em quarto lugar, mostra que a sua opinião sobre a religião é melhor que a sua resolução; há muitos que desejam morrer a morte dos justos, mas não se esforçam para viver a vida dos justos.
De bom grado teriam o seu fim como o deles, mas não o seu caminho. Seriam santos no céu, mas não santos na terra. Este é o desejo do preguiçoso, que o mata, porque as suas mãos se recusam a trabalhar.
Este de Balaão é apenas um voto, não uma oração, e é um voto vão, sendo só um voto pelo fim, sem nenhum cuidado com os meios. Até aqui vai esta bênção, até a morte, e além dela, até o último fim. Agora:
III. Nos é dito:
- Como Balaque se agastou com isso, v. 11. Alegava honrar o Senhor com os seus sacrifícios e aguardar a resposta que Deus lhe enviaria; e contudo, quando ela não se mostrou conforme o seu parecer, esqueceu-se de Deus e teve um grande acesso de fúria contra Balaão, como se fosse unicamente obra dele:
Que me fizeste! Como me frustraste! Às vezes Deus faz dos inimigos da sua igreja uma vexação uns para os outros, ao passo que aquele que habita nos céus se ri deles e dos esforços da sua malícia impotente.
- Como Balaão foi forçado a conformar-se com isso. Submete-se porque não pode evitá-lo, e contudo acomoda a situação com não pouca destreza, como se fosse particularmente escrupuloso, respondendo a Balaque com a gravidade de um profeta: “Não devo eu ter cuidado de falar aquilo que o Senhor pôs na minha boca?” v. 12.
Assim uma confissão do poder de Deus, que se sobrepõe, é arrancada de um profeta ímpio, para a ulterior confusão de um príncipe ímpio.
Versículo 13
Balaão Abençoa Israel de Novo. (a.C. 1452.)
Aqui está:
I. Preparo feito pela segunda vez, como antes, para a maldição de Israel:
- O lugar é mudado, v. 13. Balaque imaginou que Balaão, tendo uma vista tão completa de todo o arraial de Israel, do topo das rochas (v. 9), ou estava tão enamorado da beleza dele que não queria amaldiçoá-los, ou tão aterrado com o terror dele que não ousava.
E por isso Balaque o levaria a outro lugar, de onde poderia ver apenas alguma parte deles, que pareceria mais desprezível, e aquela parte, ao menos, que ficaria à vista, ele esperava poder obter licença para amaldiçoar.
E assim, aos poucos, ganharia terreno contra eles, tencionando, sem dúvida, se tivesse conseguido este ponto, atacar aquela parte do arraial de Israel que Balaão agora tinha sob os olhos, e sobre a qual devia lançar as bolas de fogo das suas maldições.
Veja como os inimigos da igreja são inquietos e incansáveis nas suas tentativas maliciosas de arruiná-la; não deixam pedra sem revirar, nenhum projeto sem tentar, para alcançar isso. Ó, se estivéssemos nós tão cheios de maquinação e resolução em levar adiante bons desígnios para a glória de Deus!
- Os sacrifícios são repetidos, novos altares são construídos, um novilho e um carneiro são oferecidos em cada altar, e Balaque acompanha o seu sacrifício tão de perto como sempre, v. 14, 15.
Se fôssemos tão fervorosos em obter a bênção quanto Balaque foi em conseguir uma maldição (de propósito sobre Israel, mas na realidade sobre si mesmo e sobre o seu povo), não regatearíamos o retorno tanto da despesa quanto do trabalho dos exercícios religiosos.
- Balaão renova o seu comparecimento diante de Deus, e Deus se encontra com ele pela segunda vez, e põe outra palavra na sua boca, não para reverter a anterior, mas para ratificá-la, v. 16, 17.
Se Deus não disse a Balaão: “Busca em vão”, muito menos o dirá a qualquer da semente de Jacó, que certamente o encontrará, não só como Balaão, seu instrutor e oráculo, mas seu generoso recompensador.
Quando Balaão voltou, Balaque estava impaciente para saber que mensagem ele trazia: “Que falou o Senhor?” Há ainda alguma notícia melhor, alguma esperança de se dar bem? Esta deveria ser a nossa indagação quando vamos ouvir a palavra de Deus. Veja Jeremias 23:35.
II. Uma segunda conversão da maldição em bênção pelo poder de Deus, que se sobrepõe; e esta bênção é mais extensa e mais forte que a anterior, e corta de todo as esperanças de alterá-la:
Tendo Balaque sido tão pressuroso em perguntar o que o Senhor tinha falado (v. 17), Balaão agora se dirige particularmente a ele (v. 18): “Levanta-te, Balaque, e ouve.”
Era uma mensagem de Deus que ele tinha de entregar, e exige-se de Balaque, embora rei, que preste atenção (ouça e dê ouvidos, com aplicação atenta da mente, sem deixar escapar uma palavra), e também que preste atenção com reverência: “Levanta-te e ouve.” O seu sucessor Eglom, quando ia receber uma mensagem da parte de Deus, levantou-se do seu assento, Juízes 3:20.
- Duas coisas de que Balaão, neste discurso, informa Balaque, para a sua profunda dor e frustração:
(1.) Que ele não tinha razão para esperar que arruinaria Israel.
[1.] Seria inútil tentar arruiná-los, e ele enganaria a si mesmo se o esperasse, por três razões:
Em primeiro lugar, porque Deus é imutável: “Deus não é um homem, para que minta”, v. 19.
Os homens mudam de ideia e por isso quebram as suas palavras; mentem porque se arrependem. Mas Deus não faz nem uma coisa nem outra. Ele nunca muda de ideia e por isso nunca retira a sua promessa.
Balaão tinha reconhecido (v. 8) que não podia alterar o conselho de Deus, e daí infere aqui que o próprio Deus não o alteraria; tal é a imperfeição do homem, e tal a perfeição de Deus. É impossível que Deus minta, Hebreus 6:18.
E, quando nas Escrituras se diz que ele se arrepende, isso não se entende de qualquer mudança de ideia (pois ele é de uma só ideia, e quem o pode desviar?), mas apenas da mudança do seu caminho. Esta é uma grande verdade: que em Deus não há variação nem sombra de mudança. Agora, aqui:
- Ele apela ao próprio Balaque a respeito disso: “Disse ele, e não o fará?” Disse-o no seu propósito, e não o executará na sua providência, segundo o conselho da sua vontade? Falou na sua palavra, na sua promessa, e não o cumprirá?
Podemos pensar de outro modo de Deus senão que ele é imutavelmente uno consigo mesmo e fiel à sua palavra? Todos os seus decretos são inalteráveis, e todas as suas promessas invioláveis.
- Aplica esta verdade geral ao caso em questão (v. 20): “Ele abençoou, e eu não posso revertê-la”, isto é, não posso conseguir que ele a reverta.
Israel era de há muito um povo abençoado, uma semente que o Senhor tinha abençoado; a bênção de Abraão veio sobre eles; nasceram sob a bênção da aliança e nasceram para a bênção de Canaã, e por isso não podiam ser amaldiçoados, a menos que você pudesse supor que o Deus da verdade eterna quebrasse a sua palavra e se tornasse falso para consigo mesmo e para com o seu povo.
Em segundo lugar, porque Israel é, no momento, irrepreensível: “Não contemplou iniquidade em Jacó”, v. 21. Não que não houvesse iniquidade em Jacó, e Deus a via; mas:
Não havia tal grau de iniquidade que pudesse provocar Deus a abandoná-los e entregá-los à ruína. Por piores que fossem, não eram tão maus a esse ponto.
Não havia idolatria entre eles, a qual é chamada de modo particular iniquidade e perversidade; não encontramos nada desse tipo em Israel desde o bezerro de ouro, e por isso, embora fossem em outros casos muito provocantes, contudo Deus não quis rejeitá-los.
Balaão sabia que nada faria separação entre eles e Deus senão o pecado. Enquanto Deus não via pecado reinante entre eles, não enviaria maldição destruidora entre eles; e por isso, enquanto se mantinham bem com Deus, ele desesperava de algum dia lhes fazer algum dano.
Repare: enquanto nos guardamos do pecado, nos guardamos do prejuízo.
Alguns dão outro sentido a essas palavras; leem assim: ele não viu agravo feito a Jacó, nem verá ofensa alguma feita a Israel, isto é, ele não o tolerou nem o tolerará, ou o consentirá; não verá Israel injuriado, mas lhe fará justiça e vingará a sua desavença.
Repare: Deus não suportará ver injúria alguma feita à sua igreja e ao seu povo; pois o que é feito contra eles ele toma como feito contra si mesmo, e acertará as contas por isso em conformidade.
Em terceiro lugar, porque o poder de ambos era irresistível. Mostra a Balaque que não havia como contender com eles, que era inútil tentá-lo; pois:
Tinham a presença de Deus com eles: O Senhor seu Deus está com ele de modo particular, e não é provocado a retirar-se dele.
Tinham a alegria dessa presença, e eram sempre levados a triunfar nela: O grito ou o alarme de um rei está entre eles. Gritam contra os seus inimigos, seguros da vitória e do êxito, gloriando-se continuamente em Deus como o seu Rei e conquistador em favor deles.
Tinham tido a experiência do benefício da presença de Deus com eles e do poder dele empenhado em favor deles; pois “Deus os fez sair do Egito”, v. 22.
O poder que tinha feito aquilo nunca poderia ser contido, nunca resistido; e, tendo começado tão gloriosamente, sem dúvida terminaria gloriosamente.
- Enquanto tinham a presença de Deus com eles, tinham a força de um unicórnio, capazes de fazer frente a todos os que se lhes opunham. Veja Números 24:8. Tal é a força que o Deus de Israel dá ao seu povo.
[2.] De tudo isso ele infere que era inútil ele pensar em lhes fazer algum dano por todas as artes que pudesse usar, v. 23.
Em primeiro lugar, reconhece-se desconcertado. “Certamente não há encantamento contra Jacó”, de modo a prevalecer. As maldições do inferno nunca podem acontecer contra as bênçãos do céu.
Não que tentativas desse tipo não fossem feitas, mas certamente seriam infrutíferas e ineficazes.
Alguns observam que Jacó denota a igreja rebaixada e aflita, e Israel a denota próspera e elevada; mas esteja a igreja alta ou baixa, sejam os seus amigos poucos ou muitos, sorriam ou franzam o cenho as causas segundas, dá tudo no mesmo: nenhuma arma forjada contra ela prosperará.
Repare: Deus facilmente pode, e certamente vai, desconcertar e frustrar todos os artifícios e desígnios dos poderes das trevas contra a sua igreja, de modo que não consigam destruí-la.
Em segundo lugar, prevê que isto seria lembrado nos tempos vindouros. “Segundo este tempo”, isto é, com referência ao que estamos agora tratando, dir-se-á a respeito de Jacó e de Israel, e por eles: “Que fez Deus!” Que grandes coisas Deus fez em favor do seu povo!
Será dito com admiração, alegria e gratidão, e com um desafio às nações vizinhas para que apresentem quaisquer exemplos semelhantes do cuidado dos seus deuses por elas.
Repare: o malogro dos desígnios dos inimigos da igreja deve ser tido em lembrança eterna para a glória de Deus. Não há ninguém como o Deus de Jesurum.
O que Balaão diz aqui a respeito da preeminência do Deus de Israel acima de todos os deuses dos gentios talvez seja aquilo a que Moisés se refere quando diz (Deuteronômio 32:31): “A rocha deles não é como a nossa rocha, sendo até os nossos próprios inimigos juízes”, Balaão em particular. Balaque, portanto, não tem esperança de arruinar Israel. Mas:
(2.) Balaão lhe mostra que ele tinha mais razão para temer ser arruinado por eles, pois era provável que fizessem trabalho sangrento entre os seus vizinhos; e, se ele e o seu país escapassem, não seria por ser grande demais para eles se meterem com ele, mas por não cair dentro da incumbência deles, v. 24.
Contemple, e trema; o povo que agora se mantém há algum tempo acampado em bloco não faz senão repousar por um tempo como um leão deitado, mas em breve se levantará “como um grande leão”, um leão rampante, que “não se deitará até que coma da presa e beba o sangue dos mortos”.
Isto parece apontar para as vitórias que ele previa que obteriam sobre os cananeus, que nunca deporiam as armas até terem feito a conquista completa da terra que agora tinham à vista; e, quando a casa do seu vizinho estava em chamas, ele tinha razão para pensar que a sua própria estava em perigo.
- Ora, qual foi o desfecho desta frustração?
(1.) Balaque e Balaão estavam, ambos, fartos da causa.
[1.] Balaque agora está disposto a ter o seu conjurador silenciado. Já que não pode dizer o que ele queria que dissesse, quer que não diga nada:
“Não os amaldiçoes de modo algum, nem os abençoes de modo algum”, v. 25. Se não podes amaldiçoá-los, rogo-te que não os abençoes. Se não podes auxiliar e animar as minhas forças, contudo não te oponhas a elas nem as desalentes.
Repare: Deus pode fazer com que os que se afastam dele se cansem da multidão dos seus conselhos, Isaías 47:13; 57:10.
[2.] Balaão continua disposto a reconhecer-se contrariado, e apela ao que tinha dito no início desta empresa (Números 22:38): “Tudo o que o Senhor fala, isso devo fazer”, v. 26.
Isto mostra, em primeiro lugar, em geral, que o caminho do homem não está em si mesmo; há muitos artifícios no coração do homem, mas os conselhos de Deus permanecerão.
Em segundo lugar, em particular, que, assim como nenhuma arma forjada contra a igreja prosperará, assim toda língua que se levanta contra ela em juízo Deus refreará e condenará, Isaías 54:17.
(2.) Contudo resolvem fazer outra tentativa. Acham vergonhoso serem desconcertados, e por isso prosseguem o desígnio, embora seja apenas para a ulterior confusão deles. E agora, pela terceira vez:
[1.] Mudam o lugar. Balaque está finalmente convencido de que não é culpa de Balaão, sobre quem antes ele tinha lançado a culpa, mas de que na verdade ele estava sob um freio divino, e por isso agora espera levá-lo a um lugar de onde Deus ao menos lhe conceda amaldiçoá-los, v. 27.
Provavelmente ele e Balaão foram mais animados a repetir assim a sua tentativa porque Deus, pela segunda vez, tinha consentido que Balaão fosse, embora antes o tivesse proibido. Como por tentativas repetidas tinham ganhado aquele ponto, esperam da mesma maneira ganhar este.
Assim, porque os pecadores são suportados, e a sentença contra as suas obras más não é executada prontamente, o coração deles se inclina ainda mais resolutamente a fazer o mal.
O lugar a que Balaque agora levou Balaão era o topo de Peor, o mais eminente lugar alto em todo o seu país, onde, é provável, Baal era adorado, e dali foi chamado Baal-Peor.
Escolheu este lugar com uma esperança, ou, em primeiro lugar, de que, sendo ele a residência (como imaginava) de Baal, o deus de Moabe, Jeová, o Deus de Israel, não viria, ou não poderia vir, até aqui para impedir a operação; ou, em segundo lugar, de que, sendo um lugar aceitável ao seu deus, o seria também ao Senhor, e ali ele seria posto de bom humor.
Tais ideias fúteis têm os homens tolos acerca de Deus, e tão vãs são as suas imaginações a respeito dele. Assim os sírios imaginaram que o Senhor fosse “Deus dos montes, mas não dos vales” (1 Reis 20:28), como se ele fosse mais poderoso num lugar do que é em todo lugar.
[2.] Repetem o seu sacrifício, sete novilhos e sete carneiros, sobre sete altares, v. 29, 30. Assim perseveram nas suas oblações dispendiosas, embora não tivessem promessa alguma sobre a qual fundar as suas esperanças de se darem bem.
Não nos deixemos desanimar, portanto, nós que temos a promessa de que a visão no fim falará e não mentirá, por causa das demoras, mas continuemos perseverantes na oração, e não desfaleçamos, Lucas 18:1.