Matthew Henry

Números 22

Argumento

Neste capítulo começa a famosa história de Balaque e Balaão, da tentativa deles de amaldiçoar Israel e da frustração dessa tentativa; muito tempo depois, é dito ao povo de Deus que se lembrem do que Balaque, rei de Moabe, deliberou, e do que Balaão, filho de Beor, lhe respondeu, para que conheçam a justiça do Senhor, Miquéias 6:5. Neste capítulo temos:

I. O medo que Balaque tinha de Israel e a trama que ele tinha para conseguir que fossem amaldiçoados, vv. 1-4.

II. A embaixada que ele enviou a Balaão, um feiticeiro, para buscá-lo com esse fim, e a decepção que ele teve na primeira embaixada, vv. 5-14.

III. A vinda de Balaão até ele por ocasião da segunda mensagem de Balaque, vv. 15-21.

IV. A oposição que Balaão encontrou pelo caminho, vv. 22-35.

V. O encontro, por fim, entre Balaque e Balaão, v. 36, etc.

Versículos 1 a 14

Balaque Manda Chamar Balaão. (a.C. 1452.)

Os filhos de Israel finalmente concluíram as suas andanças pelo deserto, do qual subiram (Números 21:18), e agora estão acampados nas planícies de Moabe, junto ao Jordão, onde permaneceram até atravessarem o Jordão sob Josué, depois da morte de Moisés. Agora temos aqui:

I. O pavor em que os moabitas ficaram com a aproximação de Israel, vv. 2-4.

Não precisavam temer prejuízo algum da parte de Israel se soubessem (e é provável que Moisés os tenha feito saber) das ordens que Deus tinha dado a Israel, de não contender com os moabitas nem empregar hostilidade alguma contra eles, Deuteronômio 2:9.

Mas, se tinham alguma notícia disso, desconfiavam de que aquilo não passava de um fingimento, para deixá-los seguros, a fim de serem conquistados com mais facilidade. Apesar da antiga amizade entre Abraão e Ló, os moabitas resolveram arruinar Israel se pudessem, e por isso darão por certo, sem fundamento algum para a suspeita, que Israel resolve arruiná-los.

Assim é comum que os que planejam dano aleguem que dano é planejado contra eles; e as suas desconfianças infundadas devem servir de pretexto para a sua malícia sem causa. Ouvem falar dos triunfos de Israel sobre os amorreus (v. 2) e pensam que a sua própria casa está em perigo quando a do seu vizinho está em chamas.

Observam as suas multidões (v. 3): “Eram muitos”; e daí inferem com que facilidade Israel conquistaria o seu país, e tudo ao redor deles, se não se tomasse algum rumo rápido e eficaz para deter o progresso das suas armas vitoriosas:

“Eles nos lamberão ou devorarão, a nós e a tudo o que está em redor de nós, tão depressa e tão irresistivelmente quanto o boi come toda a erva” (v. 4), reconhecendo-se um páreo desigual para um inimigo tão temível.

Por isso ficaram muito temerosos e se angustiaram; assim os ímpios estiveram “em grande temor onde não havia temor”, Salmos 53:5. Esses temores eles comunicaram aos seus vizinhos, os anciãos de Midiã, para que se concertassem entre eles algumas medidas para a segurança comum deles; pois, se o reino de Moabe cair, a república de Midiã não pode subsistir por muito tempo.

Os moabitas, se tivessem querido, poderiam ter feito bom uso dos avanços de Israel e dos sucessos deles contra os amorreus. Tinham motivo para se alegrar e para dar graças a Deus e a Israel por libertá-los do poder ameaçador de Seom, rei dos amorreus, que lhes tomara parte do seu país e provavelmente invadiria o resto.

Tinham motivo também para cortejar a amizade de Israel e para vir em auxílio deles; mas, tendo abandonado a religião do seu pai Ló e afundado na idolatria, odiavam o povo do Deus de Abraão, e foram justamente desnorteados nos seus conselhos e entregues à angústia.

II. O projeto que o rei de Moabe formou para conseguir que o povo de Israel fosse amaldiçoado, isto é, para pôr contra eles Deus, que, ele percebia, até então lutava em favor deles.

Confiava mais nas suas artes do que nas suas armas e tinha a noção de que, se ao menos conseguisse algum profeta ou outro, com os seus poderosos encantos, para imprecar o mal sobre eles e pronunciar uma bênção sobre Balaque e as forças dele, então, embora de resto fraco demais, poderia lidar com eles. Essa noção nasceu:

  1. Dos restos de alguma religião; pois reconhece uma dependência de certos poderes soberanos visíveis que governam os assuntos dos filhos dos homens e os determinam, e uma obrigação nossa de recorrer a esses poderes.

  2. Das ruínas da verdadeira religião; pois, se os midianitas e os moabitas não tivessem degenerado miseravelmente da fé e do culto dos seus piedosos antepassados, Abraão e Ló, não teriam podido imaginar que fosse possível fazer dano algum com as suas maldições a um povo que era o único a aderir ao serviço do Deus verdadeiro, de cujo serviço eles mesmos tinham se revoltado.

III. O cortejo que ele fez a Balaão, filho de Beor, um famoso feiticeiro, para empenhá-lo em amaldiçoar Israel.

Balaão morava muito longe, naquele país de onde Abraão viera e onde morava Labão.

Mas, embora fosse provável que houvesse muitos mais perto de casa que alegavam praticar a adivinhação, contudo nenhum tinha tão grande reputação de sucesso como Balaão, e Balaque empregará o melhor de que possa ter notícia, ainda que mande buscá-lo muito longe, tão fixo está o seu coração neste projeto. E, para conquistá-lo:

  1. Ele o faz seu amigo, queixando-se a ele, como a seu confidente, do perigo em que estava por causa do número e da vizinhança do acampamento de Israel: “Eles cobrem a face da terra, e permanecem defronte de mim”, v. 5.

  2. Na prática ele o faz seu deus, pelo grande poder que atribui à palavra dele: “Aquele a quem tu abençoas é abençoado, e aquele a quem tu amaldiçoas é amaldiçoado”, v. 6.

O erudito bispo Patrick inclina-se a pensar, com muitos dos escritores judeus, que Balaão tinha sido um grande profeta que, pelo cumprimento das suas predições e pelas respostas às suas orações, tanto para o bem quanto para o mal, fora tido com justiça como homem de grande influência junto a Deus.

Mas que, tornando-se Balaão orgulhoso e cobiçoso, Deus se afastou dele, e então Balaão recorreu a artes diabólicas para sustentar o seu crédito em declínio.

Ele é chamado profeta (2 Pedro 2:16) porque tinha sido um, ou talvez tivesse erguido a sua reputação desde o princípio por meio dos seus encantos mágicos, como Simão, o Mago, que enfeitiçou o povo a tal ponto que foi chamado “o grande poder de Deus”, Atos 8:10.

Maldições pronunciadas pelos profetas de Deus em nome do Senhor têm efeitos maravilhosos, como as de Noé (Gênesis 9:25) e as de Eliseu, 2 Reis 2:24. Mas “a maldição sem causa não virá” (Provérbios 26:2), tampouco a de Golias, quando amaldiçoou Davi pelos seus deuses, 1 Samuel 17:43.

Desejemos ter a nosso favor as orações dos ministros e do povo de Deus, e receemos tê-las contra nós; pois elas são muito consideradas por aquele que abençoa de fato e amaldiçoa de fato.

Mas Balaque não pode confiar nesses elogios como suficientes para conseguir o intento com Balaão; o principal incentivo ainda vem depois (v. 7): tomaram nas suas mãos as recompensas da adivinhação, o “salário da injustiça”, que ele amou, 2 Pedro 2:15.

IV. A restrição que Deus impõe a Balaão, proibindo-o de amaldiçoar Israel.

É muito provável que Balaão, sendo um homem curioso e inquiridor, não fosse estranho à situação e ao caráter de Israel, mas tivesse ouvido que Deus estava de fato com eles, de modo que deveria ter dado logo aos mensageiros a sua resposta, de que jamais amaldiçoaria um povo a quem Deus tinha abençoado.

Mas ele hospeda os mensageiros e toma o tempo de uma noite para considerar o que fará e para receber instruções de Deus, v. 8.

Quando começamos a parlamentar com as tentações, corremos grande perigo de ser vencidos por elas.

De noite Deus vem a ele, provavelmente em sonho, e indaga que assunto aqueles estranhos tinham com ele. Ele o sabe, mas o saberá dele. Balaão lhe dá o relato da missão deles (vv. 9-11) e Deus então lhe ordena que não vá com eles nem tente amaldiçoar aquele povo abençoado, v. 12.

Assim Deus, por vezes, para a preservação do seu povo, teve por bem falar a homens maus, como a Abimeleque (Gênesis 20:3) e a Labão, Gênesis 31:24. E lemos de alguns que eram obreiros da iniquidade e, contudo, em nome de Cristo profetizaram e fizeram muitas obras maravilhosas.

É ordenado a Balaão não só que não vá a Balaque, mas que não se proponha a amaldiçoar este povo, o que poderia ter tentado à distância; e o motivo é dado: “Eles são abençoados.” Isso fazia parte da bênção de Abraão (Gênesis 12:3): “Amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar”; de modo que uma tentativa de amaldiçoá-los seria não só infrutífera, mas perigosa.

Israel tinha provocado Deus muitas vezes no deserto, contudo ele não permitirá que os inimigos deles os amaldiçoem, pois não os recompensa segundo as suas iniquidades. A bem-aventurança daqueles cujo pecado é coberto vem sobre eles, Romanos 4:6, 7.

V. O retorno dos mensageiros sem Balaão:

  1. Balaão não é fiel ao transmitir aos mensageiros a resposta de Deus, v. 13. Ele só lhes diz: “O Senhor recusa dar-me licença para ir convosco.”

Não lhes disse, como deveria ter feito, que Israel era um povo abençoado e não devia de modo algum ser amaldiçoado; pois então o desígnio teria sido esmagado e a tentação não teria sido renovada:

Mas ele, na prática, pediu-lhes que apresentassem os seus humildes respeitos a Balaque e o fizessem saber que aplaudia o seu projeto e ficaria muito contente em satisfazê-lo, mas que, na verdade, tinha o caráter de profeta e não podia ir sem licença de Deus, a qual ainda não obtivera, e por isso, por ora, devia ser dispensado.

Repare: são um bom alvo para a tentação de Satanás aqueles que falam de modo depreciativo das proibições divinas, como se elas não passassem da negação de uma permissão, e como se ir contra a lei de Deus fosse apenas ir sem licença dele.

  1. Os mensageiros não são fiéis ao transmitir a Balaque a resposta de Balaão. Todo o relato que dão dela é: “Balaão recusa vir conosco” (v. 14), dando a entender que ele só queria mais cortejo e propostas mais altas; mas não querem que Balaque saiba que Deus tinha manifestado a sua desaprovação da tentativa.

Assim os grandes homens são miseravelmente enganados pelas lisonjas dos que os cercam, os quais fazem tudo o que podem para impedir que vejam as suas próprias faltas e insensatezes.

Versículos 15 a 21

A Segunda Mensagem de Balaque a Balaão. (a.C. 1452.)

Temos aqui uma segunda embaixada enviada a Balaão, para buscá-lo e fazê-lo vir amaldiçoar Israel. Seria bom para nós se fôssemos tão fervorosos e constantes em levar adiante uma boa obra, apesar das decepções, quanto Balaque foi em perseguir este mau desígnio.

Os inimigos da igreja são inquietos e incansáveis nas suas tentativas contra ela; mas aquele que está sentado nos céus ri deles. Observe:

I. A tentação que Balaque pôs diante de Balaão. Ele maquinou tornar este assalto mais vigoroso do que o primeiro.

É muito provável que tenha mandado dinheiro em dobro nas mãos dos seus mensageiros; mas, além disso, agora o atraiu com honras, armou uma isca não só para a cobiça dele, mas para o orgulho e a ambição dele. Com quanto fervor devemos pedir a Deus diariamente que mortifique em nós estes dois membros do velho homem!

Os que sabem olhar com santo desprezo para as riquezas e os cargos mundanos não acharão tão árduo quanto a maioria dos homens acha manter uma boa consciência. Veja com que arte Balaque conduziu a tentação:

  1. Os mensageiros que enviou eram mais numerosos e mais honrados, v. 15. Enviou a este feiticeiro com tanto respeito e deferência à condição dele como se fosse um príncipe soberano, supondo talvez que Balaão se tivesse julgado menosprezado pelo pequeno número e pela pouca importância dos mensageiros anteriores.

  2. O pedido foi muito urgente. Este poderoso príncipe se torna um suplicante junto a ele: “Que nada, rogo-te, te impeça (v. 16), não, nem mesmo Deus, nem a consciência, nem qualquer temor ou de pecado ou de vergonha.”

  3. As propostas foram altas: “Eu te promoverei a muito grande honra entre os príncipes de Moabe;” ou melhor, dá-lhe um papel em branco, e ele escreverá os seus próprios termos: “Farei tudo o que disseres”, isto é, “Eu te darei tudo o que desejares e cumprirei tudo o que ordenares; a tua palavra será uma lei para mim”, v. 17.

Assim os pecadores não medem esforços, não poupam custo algum e não se importam em quão baixo se rebaixam, para a satisfação ou da sua luxúria ou da sua malícia; seremos nós, então, rígidos e de mão fechada no nosso cumprimento das leis da virtude? Deus nos livre.

II. A aparente resistência de Balaão a esta tentação, mas a sua real cedência a ela. Podemos discernir aqui em Balaão uma luta entre os seus convencimentos e as suas corrupções:

  1. Os seus convencimentos lhe ordenavam que se apegasse ao mandamento de Deus, e ele falou a linguagem deles, v. 18. Nem poderia homem algum ter falado melhor: “Se Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, e isso é mais do que ele pode dar ou eu posso pedir, não posso ir além da palavra do Senhor meu Deus.”

Veja com que honra ele fala de Deus; ele é Jeová, meu Deus. Repare: muitos chamam Deus de seu sem serem dele, na verdade não são dele, porque não são somente dele; juram pelo Senhor e por Malcã.

Veja com que respeito fala da palavra de Deus, como quem está resolvido a se apegar a ela e em nada variar dela, e com quão pouco caso da riqueza deste mundo, como se o ouro e a prata nada fossem para ele em comparação com o favor de Deus; e contudo, ao mesmo tempo, aquele que sonda os corações sabia que ele amava o salário da injustiça.

Repare: é fácil para homens maus dizer palavras muito boas e, com a sua boca, fazer demonstração de piedade. Não há como julgar os homens pelas suas palavras. Deus conhece o coração.

  1. As suas corrupções, ao mesmo tempo, o inclinavam fortemente a ir contra o mandamento. Ele pareceu recusar a tentação, v. 18. Mas mesmo então não expressou aversão alguma a ela, como Cristo fez quando lhe ofereceram os reinos do mundo (“Vai-te daqui, Satanás”), e como Pedro fez quando Simão, o Mago, lhe ofereceu dinheiro: “O teu dinheiro pereça contigo.”

Mas parece (v. 19) que tinha forte inclinação a aceitar a oferta; pois quis ainda dar ouvidos, para saber o que Deus lhe diria, esperando que Deus pudesse mudar de ideia e lhe desse licença para ir.

Isso era um vil descrédito lançado sobre Deus Todo-Poderoso, como se ele pudesse mudar de ideia e agora, por fim, permitir que fossem amaldiçoados aqueles a quem tinha declarado abençoados, e como se pudesse ser levado a consentir no que já tinha declarado ser mal. Certamente pensava que Deus era inteiramente igual a ele mesmo.

Já lhe tinha sido dito qual era a vontade de Deus, na qual deveria ter aquiescido, e não ter pedido uma nova audiência daquela causa que já estava tão claramente decidida. Repare: é uma afronta muito grande a Deus, e evidência certa do domínio da corrupção no coração, pedir licença para pecar.

III. A permissão que Deus lhe deu para ir, v. 20. Deus veio a ele, provavelmente por meio de um anjo, e disse-lhe que podia, se quisesse, ir com os mensageiros de Balaque. Assim o entregou à concupiscência do seu próprio coração.

“Já que tens tanta vontade de ir, vai mesmo; contudo sabe que a jornada que empreendes não será para a tua honra; pois, embora tenhas licença para ir, não terás, como esperas, licença para amaldiçoar, porque a palavra que eu te disser, essa farás.”

Repare: Deus tem os homens ímpios acorrentados; até aqui virão com a permissão dele, mas não além do que ele lhes permite. Assim ele faz a cólera do homem louvá-lo e, contudo, ao mesmo tempo, restringe o resto dela.

Foi com ira que Deus disse a Balaão: “Vai com eles”, e temos razão de pensar que o próprio Balaão assim o entendeu, pois não o vemos apelando a essa concessão quando Deus o censurou por ir. Repare: assim como Deus às vezes nega as orações do seu povo com amor, assim às vezes concede os desejos dos ímpios com cólera.

IV. A sua partida em viagem, v. 21.

Deus lhe deu licença para ir se os homens o chamassem, mas ele estava tão afeiçoado à viagem que não vemos que tenha esperado que o chamassem, mas ele mesmo se levantou de manhã, aprontou tudo com toda a pressa e foi com os príncipes de Moabe, que estavam bastante orgulhosos de terem conseguido o seu intento.

O apóstolo descreve aqui o pecado de Balaão como sendo o de ter corrido avidamente a um erro por recompensa, Judas 1:11. O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal.

O Desagrado de Deus contra Balaão; O Protesto da Jumenta de Balaão; O Anjo Aparece a Balaão. (a.C. 1452.)

Versículos 22 a 35

Temos aqui o relato da oposição que Deus fez a Balaão na sua viagem rumo a Moabe. Provavelmente os príncipes tinham ido adiante, ou ido por outro caminho, e Balaão tinha indicado onde os encontraria, ou onde deviam esperá-lo, pois nada lemos deles nesta parte da nossa narrativa.

Só que Balaão, como uma pessoa de certa posição, era acompanhado dos seus dois homens — honra suficiente, ao que se poderia pensar, para um homem assim, que não precisava ficar em dívida com Balaque por uma promoção.

I. Aqui está o desagrado de Deus contra Balaão por empreender esta viagem: “A ira de Deus se acendeu porque ele foi”, v. 22. Repare:

  1. O pecado dos pecadores não deve ser tido por menos provocante a Deus porque ele o permite. Não devemos pensar que, porque Deus não restringe os homens do pecado por meio da sua providência, por isso ele o aprova, ou que por isso ele não lhe é odioso; ele permite o pecado, e contudo se ira contra ele.

  2. Nada é mais desagradável a Deus do que os desígnios maliciosos contra o seu povo; quem toca neles toca a menina do seu olho.

II. O modo que Deus tomou para fazer Balaão saber o desagrado de Deus contra ele: um anjo se pôs no caminho por adversário. Agora Deus cumpriu a sua promessa a Israel (Êxodo 23:22): “Serei inimigo dos teus inimigos.”

Os santos anjos são adversários do pecado e talvez sejam empregados mais do que estamos cientes para evitá-lo, em particular ao se oporem àqueles que têm quaisquer maus desígnios contra a igreja e o povo de Deus, em favor dos quais Miguel, nosso príncipe, se levanta, Daniel 12:1; 10:21.

Que conforto é este para todos os que querem bem ao Israel de Deus, de que ele nunca permite que homens ímpios formem uma tentativa contra eles sem enviar os seus santos anjos para quebrar a tentativa e pôr a salvo os seus pequeninos!

Quando o profeta viu os quatro chifres que dispersaram Judá, ao mesmo tempo viu quatro carpinteiros que deviam espantar aqueles chifres, Zacarias 1:18, etc. Quando o inimigo vem como uma enchente, o Espírito do Senhor levantará um estandarte contra ele.

Este anjo era adversário de Balaão porque Balaão o tinha por seu adversário; do contrário, são realmente os nossos melhores amigos, e assim devemos considerá-los, aqueles que detêm o nosso progresso num caminho pecaminoso.

O anjo estava de pé com a sua espada desembainhada (v. 23), uma espada flamejante, como a que estava nas mãos dos querubins (Gênesis 3:24), girando em todas as direções. Repare: os santos anjos estão em guerra com aqueles com quem Deus está irado, pois são os ministros da justiça dele. Observe:

  1. Foi dada a Balaão notícia do desagrado de Deus por meio da jumenta, e isso não o sobressaltou. A jumenta viu o anjo, v. 23.

Quão em vão Balaão se gabou de ser um homem cujos olhos estavam abertos e que via as visões do Todo-Poderoso (Números 24:3, 4), quando a jumenta em que montava via mais do que ele, com os olhos de Balaão cegados pela cobiça e pela ambição e ofuscados pelas recompensas da adivinhação!

Repare: muitos têm Deus contra si, e os seus santos anjos, mas não estão cientes disso. A jumenta conhece o seu dono, vê o seu perigo, mas Balaão não conhece, não considera, Isaías 1:3. “Senhor, quando a tua mão está levantada, eles não verão”, Isaías 26:11.

Ninguém se envaideça com a presunção de visões e revelações, quando até uma jumenta viu um anjo; e contudo envergonhem-se da sua própria estupidez, pior do que a das bestas que perecem, os que, quando lhes é dito da espada da cólera de Deus desembainhada contra eles, enquanto persistem em caminhos ímpios, ainda assim prosseguem:

A jumenta entendia melhor do que isso a lei da autoconservação; pois, para salvar tanto a si mesma quanto o seu cavaleiro irrefletido:

(1.) Ela se desviou do caminho, v. 23. Balaão deveria ter captado a indicação disso e considerado se não estava fora do caminho do seu dever; mas, em vez disso, a fez voltar a pancadas ao caminho. Assim os que, por pecado deliberado, correm de cabeça para a perdição se irritam com os que quereriam evitar a sua ruína.

(2.) Não tinha ido muito mais longe quando viu o anjo de novo e então, para se esquivar dele, correu para junto de um muro e esmagou o pé do seu cavaleiro, v. 24, 25.

A quantos maus acidentes estamos sujeitos ao viajar pela estrada, dos quais, se somos preservados, devemos reconhecer as nossas obrigações para com a divina Providência, que, pelo ministério dos anjos, nos guarda em todos os nossos caminhos, para que não batamos o pé numa pedra.

Mas, se em algum momento nos deparamos com um desastre, isso deve nos levar a indagar se o nosso caminho é reto aos olhos de Deus ou não. O esmagamento do pé de Balaão, embora fosse o que lhe salvou a vida, o provocou tanto que ele feriu a sua jumenta pela segunda vez; tão irados costumamos ficar com aquilo que, embora seja um incômodo do momento, contudo é uma bondade real.

(3.) No encontro seguinte com o anjo, a jumenta caiu por terra debaixo de Balaão, v. 26, 27. Ele deveria ter considerado que havia certamente algo de extraordinário nisso; pois a sua jumenta não era refratária, nem costumava servi-lo assim:

Mas é comum que aqueles cujo coração está inteiramente disposto neles a fazer o mal avancem com violência e atropelem todas as dificuldades que a Providência põe no caminho deles para lhes dar um freio e detê-los na sua carreira.

Balaão feriu a sua jumenta pela terceira vez, embora ela agora lhe tivesse prestado o melhor serviço que já lhe prestara, salvando-o da espada do anjo e, ao cair, ensinando-o a fazer o mesmo.

(4.) Quando tudo isso não surtiu efeito nele, Deus abriu a boca da jumenta, e ela lhe falou uma vez e outra; e contudo nem isso o comoveu: “O Senhor abriu a boca da jumenta”, v. 28.

Este foi um grande milagre, muito acima do poder da natureza e operado pelo poder do Deus da natureza, que fez a boca do homem e lhe ensinou a falar, pois de outro modo (já que aprendemos a falar unicamente por imitação, e por isso os que nascem surdos são por consequência mudos) o primeiro homem jamais teria falado, nem ninguém da sua descendência.

Aquele que fez o homem falar podia, quando quisesse, fazer a jumenta falar “com voz de homem”, 2 Pedro 2:16.

Aqui o Sr. Ainsworth observa que o diabo, quando tentou os nossos primeiros pais ao pecado, empregou uma serpente sutil, mas que Deus, quando quis convencer Balaão, empregou uma jumenta tola, criatura embotada e estúpida a ponto de virar provérbio.

Pois Satanás corrompe as mentes dos homens pela astúcia dos que se põem à espreita para enganar, mas Cristo escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios. Por uma jumenta muda Deus repreende a loucura do profeta, pois nunca lhe faltarão censores, mas, quando quiser, pode fazer as pedras clamarem como testemunhas dele, Lucas 19:40; Habacuque 2:11.

[1.] A jumenta queixou-se da crueldade de Balaão (v. 28): “Que te fiz eu, que me feriste?”

Repare: o Deus justo não ficará vendo os mais ínfimos e os mais fracos serem maltratados; mas ou lhes será dado falar em sua própria defesa, ou ele falará em favor deles de um jeito ou de outro. Se Deus não quis permitir que uma besta fosse injustiçada, muito menos um homem, um cristão, um filho seu próprio.

Não podemos abrir a boca do mudo, como Deus fez aqui, mas podemos e devemos abrir a nossa boca em favor do mudo, Provérbios 31:8; Jó 31:13. A queixa da jumenta era justa: “Que fiz eu?”

Repare: quando somos impelidos a ferir alguém com a mão ou com a língua, devemos considerar o que eles nos fizeram e que provocação nos deram. Nós não o ouvimos, mas assim toda a criação geme, sobrecarregada, Romanos 8:22.

Foi de admirar que Balaão não ficasse espantado ao ouvir a sua jumenta falar, e posto em confusão; mas alguns pensam que não era coisa nova para ele (sendo um feiticeiro) ser assim interpelado pelos seus espíritos familiares.

Outros preferem pensar que a sua paixão grosseira e obstinada o cegou de tal modo que ele não pôde observar nem considerar a estranheza do fato. Nada entorpece mais os homens do que a ira desenfreada.

Balaão, na sua fúria, desejou ter uma espada com que matar a sua jumenta, v. 29. Veja a sua impotência; pode ele pensar em fazer dano a Israel com as suas maldições, ele que não tem em seu poder matar a sua própria jumenta?

Isso ele não pode fazer, e contudo de bom grado o faria; e que ganharia com isso, senão ficar tanto mais pobre (como muitos fazem), para satisfazer a sua paixão e vingança? Tal era a loucura deste falso profeta.

Aqui o bispo Hall observa: “É mau cair nas mãos daqueles que as criaturas brutas acham sem misericórdia; pois o homem bom atenta para a vida do seu animal.”

[2.] A jumenta arrazoou com ele, v. 30. Deus capacitou não só uma criatura muda a falar, mas uma criatura embotada a falar ao ponto.

Ela argumenta com ele a partir de três coisas: Em primeiro lugar, a propriedade dele sobre ela: “Não sou eu a tua jumenta?” Repare:

  1. Deus deu ao homem domínio sobre as criaturas: elas são entregues à sua mão para serem usadas e postas debaixo dos seus pés para serem governadas.

  2. Até as pessoas ímpias têm título sobre as posses que Deus lhes dá, das quais não devem ser lesadas.

  3. O domínio que Deus nos deu sobre as criaturas é bom motivo para que não abusemos delas. Somos os seus senhores, e por isso não devemos ser tiranos.

Em segundo lugar, a serventia dela para ele: “Sobre a qual cavalgaste.” Repare: é bom para nós considerar com frequência quão úteis as criaturas inferiores são, e têm sido, para nós, a fim de que sejamos gratos a Deus e ternos com elas.

Em terceiro lugar, que ela não costumava fazer isso com ele, e nunca antes lhe tinha esmagado o pé, nem caído debaixo dele; ele poderia, portanto, concluir que havia algo mais do que o comum que a fazia agir assim agora. Repare:

  1. A raridade de uma ofensa deve moderar o nosso desagrado contra o ofensor.

  2. Quando as criaturas se afastam da sua habitual obediência a nós, devemos indagar a causa dentro de nós mesmos e humilhar-nos por causa do nosso pecado.

  3. Balaão, por fim, teve notícia do desagrado de Deus por meio do anjo, e isso o sobressaltou. Quando Deus lhe abriu os olhos, viu o anjo (v. 31), e então ele mesmo caiu com o rosto por terra, em reverência àquele glorioso mensageiro e por temor da espada que via na mão dele.

Deus tem muitos modos de quebrantar e abater o coração duro e não humilhado.

(1.) O anjo o censurou pelo seu descomedimento (v. 32, 33): “Por que feriste a tua jumenta?” Quer o consideremos, quer não, é certo que Deus nos chamará a contas pelos abusos feitos às suas criaturas.

Ou melhor, mostra-lhe quanto mais razão tinha para bater no peito e condenar a si mesmo do que para investir assim contra a sua jumenta (“O teu caminho é perverso diante de mim, e então como podes esperar prosperar?”), e quanto mais sábia era a sua jumenta do que ele, e quanto ele estava em dívida com ela por ter se desviado.

Foi pela segurança dele, e não pela dela própria, pois, se ela tivesse seguido em frente, ele teria sido abatido, e ela teria sido salva com vida.

Repare: quando os nossos olhos forem abertos veremos em que perigo estamos num caminho pecaminoso, e quanto foi para a nossa vantagem sermos contrariados nele, e que tolos fomos em ter desavença com as nossas contrariedades, que ajudaram a salvar as nossas vidas.

(2.) Balaão então pareceu abrandar-se (v. 34): “Pequei, pequei em empreender esta viagem, pequei em avançar tão violentamente;” mas desculpou o seu pecado com isto: que não via o anjo; contudo, agora que de fato o via, estava disposto a voltar de novo.

O que desagradava a Deus não era tanto o fato de ele ir quanto o fato de ir com um desígnio malicioso contra Israel, e com uma secreta esperança de que, apesar da ressalva de que a sua permissão vinha onerada, ele pudesse conseguir o intento de amaldiçoá-los, e assim satisfazer a Balaque e obter um cargo sob Balaque.

Não parece que ele tivesse consciência dessa maldade do seu coração, ou estivesse disposto a reconhecê-la; mas, quando vê que não pode ir adiante, ficará contente (já que não há remédio) em voltar. Aqui não há sinal de que o seu coração se voltou, mas, se as suas mãos estão atadas, ele não tem como evitar.

Assim muitos deixam os seus pecados só porque os seus pecados os deixaram. Parece haver uma reforma da vida, mas de que valerá isso se não houver renovação do coração?

(3.) O anjo, contudo, manteve a sua permissão: “Vai com os homens, v. 35. Vai, se tens vontade de ser feito de tolo e de ser envergonhado diante de Balaque e de todos os príncipes de Moabe.”

“Vai, somente a palavra que eu te disser, essa falarás, queiras ou não,” pois isto parece não ser um preceito, mas uma predição do desfecho, de que ele não só não poderia amaldiçoar Israel, mas seria forçado a abençoá-los, o que seria mais para a glória de Deus e para a confusão dele mesmo do que se tivesse voltado.

Assim Deus lhe deu um aviso justo, mas ele não quis aceitá-lo; foi com os príncipes de Balaque. Por causa da iniquidade da cobiça de Balaão, Deus se encolerizou e o feriu, mas ele seguiu adiante rebeldemente, Isaías 57:17.

Versículos 36 a 41

O Encontro entre Balaque e Balaão. (a.C. 1452.)

Temos aqui o encontro entre Balaque e Balaão, inimigos confederados do Israel de Deus; mas aqui parecem diferir nas suas expectativas quanto ao sucesso.

  1. Balaque fala disso com confiança, não duvidando de alcançar o seu intento agora que Balaão tinha chegado.

Na expectativa disso, saiu ao encontro dele, até mesmo à fronteira mais extrema do seu país (v. 36), em parte para satisfazer o seu próprio desejo impaciente de ver alguém de quem tinha tão grandes expectativas, e em parte para honrar Balaão e assim empenhá-lo a servi-lo com todo o seu poder.

Veja que respeito os príncipes pagãos prestavam aos que tinham apenas o nome e a aparência de profetas e alegavam ter alguma influência no céu; e quão bem-vindo era aquele que vinha com a boca cheia de maldições.

Que vergonha é então que os embaixadores de Cristo sejam tão pouco respeitados pela maioria, tão desprezados por alguns, e que sejam tão friamente acolhidos os que trazem notícias de paz e de bênção!

Balaque agora não tem do que se queixar senão de que Balaão não veio mais cedo, v. 37.

E Balaque acha que Balaão deveria ter considerado a importunação que Balaque usara: “Não enviei eu com fervor a ti?” (e a importunação de pessoas inferiores aos reis tem prevalecido sobre muitos contra as suas inclinações), e que também deveria ter considerado as intenções de Balaque a respeito dele: “Não sou eu capaz de te promover a honra?”

Balaque, como rei, era no seu próprio reino a fonte da honra, e Balaão teria a sua escolha de todos os cargos que estavam ao dispor de Balaque; por isso ele se considera afrontado pelas demoras de Balaão, que pareciam indicar que Balaão julgava as honras que Balaque preparava indignas da sua aceitação.

Repare: a promoção à honra é uma isca muito atraente para muita gente; e seria bom se nos deixássemos levar ao serviço de Deus pela honra que ele põe diante de nós. Por que demoramos em vir a ele? Não é ele capaz de nos promover a honra?

  1. Balaão fala com dúvida quanto ao resultado e pede a Balaque que não dependa demais dele (v. 38): “Tenho eu agora algum poder sequer para dizer alguma coisa? Vim, mas em que estou mais perto? De bom grado amaldiçoaria Israel; mas não devo, não posso, Deus não me permitirá.”

Parece falar com irritação por causa do anzol no seu nariz e do freio nas suas mandíbulas, do tipo com que Senaqueribe foi atado, Isaías 37:29.

  1. Eles se põem com toda a pressa ao negócio. Balaão é nobremente acolhido durante a noite, um sacrifício de ação de graças é oferecido aos deuses de Moabe pela chegada segura deste bem-vindo hóspede, e ele é tratado com um banquete do sacrifício, v. 40.

E na manhã seguinte, para que nenhum tempo fosse perdido, Balaque leva Balaão no seu carro aos lugares altos do seu reino, não só porque a santidade deles (tal como era), pensava ele, poderia dar alguma vantagem às suas adivinhações, mas a altura deles poderia lhe dar uma vista conveniente do acampamento de Israel, que era o alvo ou a mira em que ele devia lançar as suas flechas envenenadas.

E agora Balaão está realmente tão ansioso em agradar a Balaque quanto já alegara estar em agradar a Deus. Veja que necessidade temos de orar todos os dias: “Pai nosso no céu, não nos conduzas à tentação.”


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra