Números 21
Argumento
Os exércitos de Israel começam agora a emergir do deserto e a entrar numa terra habitada, a entrar em ação e a tomar posse das fronteiras da terra da promessa. Uma campanha gloriosa cuja história este capítulo nos dá, especialmente na parte final. Aqui está:
I. A derrota de Arade, o cananeu, vv. 1-3.
II. O castigo do povo com serpentes ardentes por causa das suas murmurações, e o alívio concedido a eles, diante da sua submissão, por uma serpente de bronze, vv. 4-9.
III. Diversas marchas para a frente e algumas ocorrências pelo caminho, vv. 10-20.
IV. A célebre conquista de Seom, rei dos amorreus (vv. 21-32), e de Ogue, rei de Basã (vv. 33-35), e a tomada de posse da terra deles.
Versículos 1 a 3
Arade Subjugado. (a.C. 1452.)
Aqui está:
- A descida que Arade, o cananeu, fez sobre o acampamento de Israel, ao ouvir que vinham pelo caminho dos espias; pois, embora os espias que Moisés tinha enviado trinta e oito anos antes tivessem passado e repassado sem ser notados, contudo a sua vinda e a sua missão, é provável, foram depois conhecidas dos cananeus.
Elas lhes deram um alarme e os levaram a ficar de olho em Israel e a obter informações de todos os seus movimentos.
Ora, quando compreenderam que eles se voltavam para Canaã, este Arade, julgando sagaz manter a guerra à distância, investiu contra eles e lutou com eles. Mas o resultado foi que ele se meteu para o seu próprio dano; se tivesse ficado quieto, o seu povo poderia ter sido o último de todos os cananeus a ser destruído, mas agora foram os primeiros.
Assim os que são ímpios em excesso morrem antes do seu tempo, Eclesiastes 7:17.
- O seu sucesso, no começo, nesta tentativa. As suas vanguardas apanharam alguns israelitas desgarrados e os fizeram prisioneiros, v. 1.
Isto, sem dúvida, o encheu de orgulho, e ele começou a pensar que teria a honra de esmagar este temível corpo e de salvar o seu país da ruína que ele ameaçava. Foi também uma prova para a fé dos israelitas e um freio para eles por causa das suas desconfianças e descontentamentos.
- A humilde petição de Israel a Deus nesta ocasião, v. 2. Foi uma tentação para eles murmurarem como os seus pais, e desesperarem de tomar posse de Canaã; mas Deus, que assim os provou pela sua providência, os capacitou pela sua graça a se portarem bem na prova e a confiar nele para o alívio contra este feroz e poderoso agressor.
Eles, por meio dos seus anciãos, em oração por êxito, fizeram um voto. Repare: quando estamos desejando e esperando misericórdia da parte de Deus, devemos vincular as nossas almas por um compromisso de que cumpriremos fielmente o nosso dever para com ele, particularmente de que o honraremos com a misericórdia que estamos buscando.
Assim Israel aqui prometeu destruir as cidades destes cananeus, como devotadas a Deus, e não tomar o despojo delas para o seu próprio uso. Se Deus lhes desse a vitória, ele teria todo o louvor, e eles não fariam disso um lucro para si. Quando estamos nesta disposição, estamos preparados para receber misericórdia.
- A vitória que os israelitas obtiveram sobre os cananeus, v. 3. Foi enviado um forte destacamento, provavelmente sob o comando de Josué, que não só fez recuar estes cananeus, mas os seguiu até as suas cidades, que provavelmente ficavam na orla do deserto, e as destruiu por completo, e assim voltou ao acampamento.
Vincimur in prælio, sed non in bello — perdemos uma batalha, mas triunfamos por fim. O que se diz da tribo de Gade é verdade de todo o Israel de Deus: uma tropa pode vencê-los, mas eles vencerão por fim.
O lugar foi chamado Hormá, como memorial da destruição, para terror dos cananeus e, provavelmente, como aviso à posteridade para que não tentasse reconstruir estas cidades, que foram destruídas como devotadas a Deus e sacrifícios à justiça divina.
E pelo exemplo de Jericó se vê que a lei a respeito de tais cidades era que nunca fossem reconstruídas. Parece haver uma alusão a este nome na profecia da queda da Babilônia do Novo Testamento (Apocalipse 16:16), onde se diz que as suas forças são reunidas num lugar chamado Armagedom — a destruição de uma tropa.
Versículos 4 a 9
A Serpente de Bronze. (a.C. 1452.)
Aqui está:
I. A fadiga de Israel numa longa marcha ao redor da terra de Edom, porque não conseguiram obter passagem por ela pelo caminho mais curto: “A alma do povo ficou muito desanimada por causa do caminho”, v. 4.
Talvez o caminho fosse áspero e irregular, ou imundo e lamacento; ou o que os irritava era ter de dar uma grande volta, e que não lhes fosse permitido forçar a passagem pelo país dos edomitas. Os que têm um espírito irritadiço e descontente sempre acharão alguma coisa ou outra para deixá-los inquietos.
II. A sua incredulidade e murmuração nesta ocasião, v. 5. Embora tivessem acabado de obter uma gloriosa vitória sobre os cananeus e prosseguissem conquistando e para conquistar, contudo falam com muito descontentamento do que Deus tinha feito por eles e com desconfiança do que faria.
Estavam aborrecidos por terem sido trazidos para fora do Egito, por não terem pão e água como os outros povos tinham, pelo seu próprio cuidado e esforço, mas por milagre, sem saberem como.
Têm pão suficiente e de sobra; e no entanto se queixam de que não há pão, porque, embora comam alimento de anjos, contudo estão cansados dele; o próprio maná é detestado e chamado de pão leve, próprio para crianças, não para homens e soldados.
Com o que se contentarão aqueles a quem o maná não agrada? Os que estão inclinados a ter desavença acharão defeito onde não há defeito algum a achar. Assim os que há muito gozam dos meios da graça tendem a empanturrar-se até do maná celestial e a chamá-lo de pão leve.
Mas não deixemos que o desprezo que alguns lançam sobre a palavra de Deus nos faça valorizá-la menos: ela é o pão da vida, pão substancial, e nutrirá para a vida eterna os que dela se alimentam pela fé, quem quer que a chame de pão leve.
III. O justo juízo que Deus trouxe sobre eles por causa da sua murmuração, v. 6. Ele enviou serpentes ardentes no meio deles, que morderam ou picaram muitos deles até a morte. O deserto pelo qual tinham passado estava infestado, o tempo todo, por aquelas serpentes ardentes, como se vê em Deuteronômio 8:15.
Mas até então Deus tinha preservado maravilhosamente o seu povo de sofrer dano da parte delas, até agora, quando murmuraram; para castigá-los por isso, estes animais, que até então tinham evitado o acampamento deles, agora o invadem. Com justiça são levados a sentir os juízos de Deus os que não são agradecidos pelas suas misericórdias.
Estas serpentes são chamadas de ardentes, pela sua cor, ou pela sua fúria, ou pelos efeitos das suas mordidas, inflamando o corpo, pondo-o logo numa febre alta, queimando-o com uma sede insaciável.
Tinham se queixado injustamente por falta de água (v. 5); para castigá-los por isso, Deus envia sobre eles esta sede, que nenhuma água extinguiria. Os que gritam sem causa recebem com justiça causa para gritar.
Concluíram com desconfiança que deviam morrer no deserto, e Deus os tomou pela palavra, escolheu as suas ilusões e trouxe sobre eles os seus temores incrédulos; muitos deles de fato morreram.
Tinham voado descaradamente na cara do próprio Deus, e o veneno de áspides estava debaixo dos seus lábios; e agora estas serpentes ardentes (que, ao que parece, eram serpentes voadoras, Isaías 14:29) voaram na cara deles e os envenenaram.
Eles, no seu orgulho, tinham se levantado contra Deus e Moisés, e agora Deus os humilhou e mortificou, fazendo destes animais desprezíveis uma praga para eles. Volta-se agora contra eles aquela artilharia que antes fora empregada em defesa deles contra os egípcios.
Aquele que trouxe codornizes para banqueteá-los fez-lhes saber que podia trazer serpentes para mordê-los; toda a criação está em guerra com os que estão em armas contra Deus.
IV. O arrependimento e a súplica deles a Deus sob este juízo, v. 7. Confessam a sua culpa: “Temos pecado.” São específicos na confissão: “Temos falado contra o Senhor e contra ti.” É de temer que não teriam reconhecido o pecado se não tivessem sentido o ardor; mas abrandam-se sob a vara; quando ele os matou, então o buscaram.
Pedem as orações de Moisés em favor deles, conscientes, em si mesmos, da sua própria indignidade de serem ouvidos e convencidos da grande influência que Moisés tinha no céu. Quão depressa o tom deles é alterado!
Os que pouco antes tinham tido desavença com ele como o seu pior inimigo agora lhe fazem a corte como ao seu melhor amigo e o escolhem como advogado deles junto a Deus.
As aflições muitas vezes mudam os sentimentos dos homens a respeito do povo de Deus e os ensinam a valorizar aquelas orações que, num tempo anterior, tinham escarnecido.
Moisés, para mostrar que os tinha perdoado de coração, abençoa os que o tinham amaldiçoado e ora pelos que o tinham maltratado. Nisto ele foi um tipo de Cristo, que intercedeu pelos seus perseguidores, e um exemplo para nós, para que vamos e façamos o mesmo, e assim mostremos que amamos os nossos inimigos.
V. A maravilhosa provisão que Deus fez para o alívio deles. Ele não empregou Moisés para convocar o juízo, mas, a fim de recomendá-lo à boa afeição do povo, fez dele instrumento do alívio deles, v. 8, 9.
Deus ordenou a Moisés que fizesse a representação de uma serpente ardente, o que ele fez, em bronze, e a ergueu sobre uma haste muito longa, para que pudesse ser vista de todas as partes do acampamento, e todo aquele que era picado por uma serpente ardente era sarado ao olhar para esta serpente de bronze.
O povo orou para que Deus tirasse as serpentes de junto deles (v. 7), mas Deus achou conveniente não fazer isto: pois ele dá alívio eficaz do melhor modo, ainda que não do nosso modo.
Assim os que não morreram por causa da sua murmuração tiveram, contudo, de sentir o ardor dela, para que se arrependessem e se humilhassem por ela com mais sentimento; também tiveram de receber a sua cura de Deus, pela mão de Moisés, para que fossem ensinados, se possível, a nunca mais falar contra Deus e Moisés.
Este método de cura foi inteiramente miraculoso, e ainda mais maravilhoso se for verdade o que dizem alguns naturalistas: que olhar para bronze reluzente e polido é danoso aos que são picados por serpentes ardentes. Deus pode realizar os seus propósitos por meios contrários.
Os próprios judeus dizem que não foi a visão da serpente de bronze que os curou, mas que, ao olharem para ela, olhavam para Deus como o Senhor que os sarava. Mas havia muito de evangelho nesta ordenança.
O nosso Salvador nos disse isso (João 3:14, 15), que “assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim o Filho do homem deve ser levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça”. Observe, então, uma semelhança:
- Entre a doença deles e a nossa. O diabo é a antiga serpente, uma serpente ardente; por isso ele aparece (Apocalipse 12:3) como um grande dragão vermelho. O pecado é a mordida desta serpente ardente; é doloroso para a consciência sobressaltada e venenoso para a consciência cauterizada.
As tentações de Satanás são chamadas os seus dardos ardentes, Efésios 6:16. A concupiscência e a paixão inflamam a alma, e o mesmo fazem os terrores do Todo-Poderoso, quando se põem em formação. No fim, o pecado morde como uma serpente e pica como uma víbora; e até as suas doçuras se convertem em fel de áspides.
- Entre o remédio deles e o nosso:
(1.) Foi o próprio Deus quem concebeu e prescreveu este antídoto contra as serpentes ardentes; assim a nossa salvação por Cristo foi o engenho da Sabedoria Infinita; o próprio Deus achou o resgate.
(2.) Era um método de cura muito improvável; assim a nossa salvação pela morte de Cristo é para os judeus pedra de tropeço e para os gregos loucura.
Foi Moisés quem levantou a serpente no deserto; assim a lei é um aio para nos conduzir a Cristo, e Moisés escreveu a respeito dele, João 5:46. Cristo foi levantado pelos governantes dos judeus, que eram os sucessores de Moisés.
(3.) Aquilo que curava foi moldado à semelhança daquilo que feria. Assim Cristo, embora ele mesmo perfeitamente livre de pecado, contudo foi feito “em semelhança de carne pecaminosa” (Romanos 8:3), tão parecido que se dava por certo que este homem era um pecador, João 9:24.
(4.) A serpente de bronze foi levantada; e assim foi Cristo. Ele foi levantado sobre a cruz (João 12:33, 34), pois foi feito espetáculo para o mundo. Foi levantado pela pregação do evangelho.
A palavra aqui usada para haste significa um estandarte, ou bandeira, pois Cristo crucificado está como bandeira do povo, Isaías 11:10.
Alguns fazem do levantar da serpente uma figura do triunfo de Cristo sobre Satanás, a antiga serpente, cuja cabeça ele feriu, quando na sua cruz fez um espetáculo público dos principados e potestades que tinha despojado e destruído, Colossenses 2:15.
- Entre a aplicação do remédio deles e a do nosso. Olhavam e viviam, e nós, se cremos, não pereceremos; é pela fé que olhamos para Jesus, Hebreus 12:2. “Olhai para mim, e sede salvos”, Isaías 45:22.
Devemos sentir a nossa ferida e o perigo que ela nos traz, receber o testemunho que Deus deu a respeito do seu Filho e apoiar-nos na garantia que ele nos deu de que seremos sarados e salvos por ele se nos entregarmos à sua direção.
O fato de a serpente de bronze ser levantada não curaria se não fosse olhada. Se alguns ficavam absortos na sua ferida e não queriam olhar para a serpente de bronze, morriam inevitavelmente.
Se menosprezavam este método de cura, e recorriam a medicamentos naturais, e confiavam neles, pereciam com justiça; assim, se os pecadores ou desprezam a justiça de Cristo ou desesperam de tirar proveito dela, a sua ferida será, sem dúvida, fatal.
Mas todo aquele que olhava para este sinal que sarava, ainda que da parte mais remota do acampamento, ainda que com olho fraco e lacrimejante, era certamente sarado; assim todo aquele que crê em Cristo, ainda que por ora apenas fraco na fé, não perecerá. Há irmãos fracos por quem Cristo morreu.
Talvez por algum tempo depois de a serpente ser erguida o acampamento de Israel tenha sido molestado pelas serpentes ardentes.
E é conjetura provável de alguns que levaram consigo esta serpente de bronze pelo resto da jornada, e a erguiam onde quer que acampassem, e, quando se estabeleceram em Canaã, a fixaram em algum lugar dentro dos limites da terra.
Pois não é provável que os filhos de Israel fossem tão longe, deserto adentro, quanto esta estava, para queimar incenso a ela, como vemos que fizeram, 2 Reis 18:4.
Até os que são libertados da morte eterna, que é o salário do pecado, devem esperar sentir a dor e o ardor dele enquanto estiverem aqui neste mundo; mas, se não for culpa nossa própria, podemos ter a serpente de bronze a nos acompanhar, para ser continuamente olhada em todas as ocasiões, trazendo conosco constantemente a morte do Senhor Jesus.
Versículos 10 a 20
A Mudança do Acampamento. (a.C. 1452.)
Temos aqui o relato das diversas etapas e mudanças dos filhos de Israel, até que chegaram às planícies de Moabe, das quais por fim passaram o Jordão para Canaã, como lemos no começo de Josué. Os movimentos naturais são mais rápidos quanto mais perto estão do seu centro.
Os israelitas agora se aproximavam do descanso prometido, e agora se puseram a caminho, como diz a expressão, v. 10.
Seria bom que fizéssemos assim no nosso caminho para o céu, vencêssemos terreno no fim da nossa jornada e, quanto mais perto chegássemos do céu, fôssemos tanto mais ativos e abundantes na obra do Senhor.
Duas coisas, sobretudo, podem ser observadas no breve relato aqui dado destas mudanças:
- O maravilhoso sucesso com que Deus abençoou o seu povo, junto aos ribeiros de Arnom, vv. 13-15. Tinham agora contornado a terra de Edom (que não deviam invadir, nem sequer perturbar, Deuteronômio 2:4, 5), e tinham chegado à fronteira de Moabe. É bom que haja mais de um caminho para Canaã.
Os inimigos do povo de Deus podem retardar a passagem deles, mas não podem impedir a sua entrada no descanso prometido.
Tem-se o cuidado de nos fazer saber que os israelitas, na sua marcha, observaram religiosamente as ordens que Deus lhes deu de não usar hostilidade nenhuma contra os moabitas (Deuteronômio 2:9), porque eram a posteridade do justo Ló.
Por isso acamparam do outro lado do Arnom (v. 13), aquele lado que estava agora na posse dos amorreus, uma das nações devotadas, embora antes tivesse pertencido a Moabe, como se vê aqui, v. 26, 27.
Este cuidado deles de não fazer violência aos moabitas é usado como apelo por Jefté muito depois, no seu protesto contra os amonitas (Juízes 11:15, etc.), e redundou para eles em testemunho.
Quais foram os feitos deles, agora que acamparam às margens do rio Arnom, não nos é dito em particular, mas somos remetidos ao livro das guerras do Senhor, talvez aquele livro que foi iniciado com a história da guerra contra os amalequitas, Êxodo 17:14.
“Escreve-o” (disse Deus) “para memorial num livro”, ao qual foram acrescentadas todas as outras batalhas que Israel lutou, em ordem, e, entre elas, as suas ações no rio Arnom, em Vaebe, em Sufa (como lê a nossa margem) e outros lugares às margens desse rio.
Ou, como alguns leem, será dito, na recitação ou comemoração das guerras do Senhor, o que ele fez no Mar Vermelho, quando tirou Israel do Egito, e o que fez nos ribeiros de Arnom, pouco antes de fazê-los entrar em Canaã.
Repare: ao celebrar os memoriais dos favores de Deus para conosco, é bom observar a série deles, e como a bondade e a misericórdia divinas nos seguiram constantemente, desde o Mar Vermelho até os ribeiros de Arnom.
Em cada etapa das nossas vidas, ou melhor, em cada passo, devemos reparar no que Deus operou por nós; o que ele fez em tal tempo, e o que em tal lugar, deve ser lembrado distintamente.
- O maravilhoso suprimento com que Deus abençoou o seu povo em Beer (v. 16), que significa o poço ou a fonte. Diz-se (v. 10) que acamparam em Obote, que significa odres, assim chamado talvez porque ali encheram os seus odres de água, que devia durar-lhes algum tempo.
Mas a esta altura, podemos supor, acontecia com eles o que aconteceu com Hagar (Gênesis 21:15): “A água se gastou no odre”.
Contudo não vemos que murmurassem, e por isso Deus, em compaixão por eles, levou-os a um poço de água, para animá-los a aguardar nele em humilde silêncio e expectativa e a crer que ele, graciosamente, tomaria conhecimento das carências deles, embora não se queixassem delas.
Neste mundo, no máximo, apenas acampamos em Obote, onde os nossos consolos ficam em vasos estreitos e escassos; quando chegarmos ao céu nos mudaremos para Beer, o poço da vida, a fonte de águas vivas.
Até agora temos visto que, quando foram supridos com água, eles a pediram com injusto descontentamento, e Deus a deu com justo desagrado; mas aqui vemos:
(1.) Que Deus a deu por amor (v. 16): “Ajunta o povo”, para serem testemunhas do prodígio e coparticipantes do favor, “e eu lhes darei água.” Antes de orarem, Deus concedeu, e os antecipou com as bênçãos da sua bondade.
(2.) Que a receberam com alegria e gratidão, o que tornou a misericórdia duplamente doce para eles, v. 17. Então cantaram este cântico, para a glória de Deus e o ânimo uns dos outros, “Brota, ó poço!”
Assim oram para que brote, pois as misericórdias prometidas devem ser buscadas pela oração; triunfam por ele brotar de fato, e o recebem com as suas aclamações alegres. Com alegria devemos tirar água dos poços da salvação, Isaías 12:3.
Assim como a serpente de bronze foi uma figura de Cristo, que é levantado para a nossa cura, assim este poço é uma figura do Espírito, que é derramado para o nosso consolo, e do qual fluem para nós rios de águas vivas, João 7:38.
Este poço brota nas nossas almas? Devemos cantar-lhe; tomar o consolo para nós e dar a glória a Deus; despertar este dom, cantar-lhe, “Brota, ó poço! Tu, fonte dos jardins, para regar a minha alma” (Cantares de Salomão 4:15), apelar à promessa, que talvez alude a esta história (Isaías 41:17, 18), “Farei do deserto poços de água.”
(3.) Que, enquanto antes a lembrança do milagre era perpetuada nos nomes dados aos lugares, os quais significavam a contenda e a murmuração do povo, agora era perpetuada num cântico de louvor, que preservou em registro o modo como foi feito (v. 18):
“Os príncipes cavaram o poço”, os setenta anciãos, é provável, “por direção do legislador” (isto é, Moisés, sob Deus) “com os seus cajados”; isto é, com os seus cajados fizeram buracos no terreno mole e arenoso, e Deus fez a água brotar milagrosamente nos buracos que eles fizeram.
Assim os israelitas piedosos, muito tempo depois, ao passar pelo vale de Baca, lugar seco e sedento, fizeram poços, e Deus, com chuva do céu, encheu os tanques, Salmos 84:6. Observe:
[1.] Deus prometeu dar-lhes água, mas eles deviam abrir o chão para recebê-la e lhe dar vazão. Os favores de Deus devem ser esperados no uso dos meios que estão ao nosso alcance, mas continua sendo de Deus a excelência do poder.
[2.] Os nobres de Israel se dispuseram a pôr as mãos nesta obra e usaram os seus cajados, provavelmente os que eram as insígnias da sua honra e poder, para o serviço público, e isso está registrado em honra deles.
E podemos supor que foi uma grande confirmação para eles nos seus ofícios, e um grande consolo para o povo, terem sido usados pelo poder divino como instrumentos deste suprimento miraculoso. Com isso se viu que o espírito de Moisés, que devia morrer em breve, repousava em certa medida sobre os nobres de Israel.
Moisés não golpeou o chão ele mesmo, como antes a rocha, mas lhes deu a direção de fazê-lo, para que os seus cajados participassem da honra da sua vara e eles pudessem esperar com consolo que, quando ele os deixasse, Deus contudo não os deixaria, mas que eles também, na sua geração, seriam bênçãos públicas, e pudessem esperar a presença divina com eles enquanto agissem pela direção do legislador.
Pois o consolo deve ser procurado somente no caminho do dever; e, se queremos participar das alegrias divinas, devemos seguir com cuidado a direção divina.
Versículos 21 a 34
Seom e Ogue Derrubados. (a.C. 1452.)
Temos aqui o relato das vitórias obtidas por Israel sobre Seom e Ogue, que devem ser consideradas distintamente, não só porque são aqui relatadas distintamente, mas porque muito tempo depois o memorial delas é celebrado distintamente, e são atribuídas separadamente como exemplos de misericórdia perpétua.
“Ele matou Seom, rei dos amorreus, porque a sua misericórdia dura para sempre”, e “Ogue, rei de Basã, porque a sua misericórdia dura para sempre”, Salmos 136:19, 20.
I. Israel enviou uma mensagem pacífica a Seom, rei dos amorreus (v. 21), mas recebeu uma resposta nada pacífica, pior do que a dos edomitas à mesma espécie de mensagem, Números 20:18, 20.
Pois os edomitas apenas lhes recusaram passagem e se puseram na sua própria defesa para mantê-los fora; mas Seom saiu com as suas forças contra Israel no deserto, para fora das suas próprias fronteiras, sem que lhe fosse dada provocação alguma (v. 23), e assim se lançou à sua própria ruína.
Jefté dá a entender que ele foi levado a isto pela sua política (Juízes 11:20), “Seom não confiou em Israel para que passasse pelo seu território”; mas a sua política o enganou, pois Moisés diz: “Deus endureceu o seu espírito e tornou obstinado o seu coração, para que o entregasse na mão de Israel”, Deuteronômio 2:30.
Os inimigos da igreja de Deus muitas vezes são tomados de desatino nos mesmos conselhos que julgam mais sabiamente tomados. O exército de Seom foi posto em fuga e não só isso, mas todo o seu país passou à posse de Israel, v. 24, 25. Esta tomada de posse é justificada:
- Contra os próprios amorreus, pois eles foram os agressores e provocaram os israelitas à batalha; e ainda assim, talvez, isso não teria bastado para dar a Israel direito à terra deles, se não fosse por Deus mesmo, o Rei das nações, o Senhor de toda a terra, lhes ter dado uma concessão dela.
Os amorreus formavam uma das nações devotadas cuja terra Deus tinha prometido a Abraão e à sua semente, promessa que seria cumprida quando a iniquidade dos amorreus estivesse cheia, Gênesis 15:16. Jefté insiste nesta concessão como o título deles, Juízes 11:23, 24.
A vitória que Deus lhes deu sobre os amorreus os pôs na posse, e então, tendo a promessa feita aos seus pais lhes dado um direito, em virtude disso mantiveram a posse.
- Contra os moabitas, que antes tinham sido os senhores proprietários deste país.
Se algum dia reivindicassem a terra e apelassem para o fato de que Deus mesmo tinha providenciado que nenhuma parte da terra deles fosse dada a Israel por possessão (Deuteronômio 2:9), Moisés aqui fornece à posteridade uma réplica ao apelo deles, e Jefté a usa contra os amonitas 260 anos depois, quando o título de Israel a este país foi questionado.
(1.) A própria justificação é que, embora fosse verdade que este país pertencera aos moabitas, contudo os amorreus o tinham tomado deles algum tempo antes e estavam agora em plena e tranquila posse dele, v. 26.
Os israelitas não a tiraram das mãos dos moabitas; estes a tinham perdido antes para os amorreus e foram obrigados a renunciar às suas pretensões a ela; e, quando Israel a tomou dos amorreus, não tinham obrigação nenhuma de devolvê-la aos moabitas, cujo título sobre ela estava extinto havia muito.
Veja aqui a incerteza das posses mundanas, quantas vezes elas mudam de donos, e com que rapidez podemos ser privados delas, mesmo quando nos julgamos mais seguros delas; elas fazem asas para si. É, portanto, sabedoria nossa assegurar a boa parte que não nos pode ser tirada.
Veja também a sabedoria da divina Providência e a sua perfeita previsão, pela qual se faz preparação muito antes para o cumprimento de todos os propósitos de Deus a seu tempo.
Sendo este país destinado a Israel no devido tempo, é colocado de antemão nas mãos dos amorreus, que pouco pensam que o têm apenas como depositários até que Israel atinja a maioridade, e então terão de cedê-lo.
Nós não compreendemos os vastos alcances da Providência, mas conhecidas de Deus são todas as suas obras, como se vê neste exemplo: que “ele fixou os limites do povo segundo o número dos filhos de Israel”, Deuteronômio 32:8. Toda aquela terra que ele destinava ao seu povo escolhido ele pôs na posse das nações devotadas, que deviam ser expulsas.
(2.) Como prova da alegação, ele remete aos registros autênticos do país, pois assim eram os seus provérbios ou cânticos, um dos quais ele cita algumas passagens (vv. 27-30), o que prova suficientemente o que se afirma, a saber:
[1.] Que tais e tais lugares aqui nomeados, embora estivessem na posse dos moabitas, tinham passado, por direito de guerra, ao domínio de Seom, rei dos amorreus. Hesbom tinha se tornado a cidade dele, e ele obteve dela tão tranquila posse que ela foi edificada e preparada para ele (v. 27), e o país até Dibom e Nofa foi igualmente subjugado e anexado ao reino dos amorreus, v. 30.
[2.] Que os moabitas estavam totalmente incapacitados de jamais recuperar a posse. Até Ar de Moabe, embora não tomada nem atacada por Seom, mas continuando a ser a metrópole de Moabe, contudo ficou tão devastada por esta perda que nunca poderia levantar a cabeça, v. 28.
Os moabitas estavam desfeitos, e até Quemos, o seu deus, tinha desistido deles, por incapaz de livrá-los das mãos de Seom, v. 29. Por tudo isto se vê que a reivindicação dos moabitas a este país estava barrada para sempre.
Pode haver um motivo ulterior para a inclusão deste poema amorreu, a saber, mostrar que o triunfo dos ímpios é breve. Os que tinham conquistado os moabitas e tripudiado sobre eles foram agora, eles mesmos, conquistados e tripudiados pelo Israel de Deus.
É muito provável que o mesmo Seom, rei dos amorreus, que tinha obtido este país dos moabitas, o tenha perdido agora para os israelitas; pois, embora se diga que foi tirado de um antigo rei de Moabe (v. 26), contudo não por um antigo rei dos amorreus.
E então isso mostra como às vezes a justiça faz os homens verem a perda daquilo que obtiveram pela violência e de cujo ganho se ensoberbeceram. “São exaltados apenas por um pouco de tempo”, Jó 24:24.
II. Ogue, rei de Basã, em vez de ser avisado pelo destino dos seus vizinhos a fazer as pazes com Israel, é instigado por ele a fazer guerra contra eles, o que se mostra do mesmo modo ser a sua destruição.
Ogue era também um amorreu, e por isso talvez se julgasse mais capaz de lidar com Israel do que os seus vizinhos, e mais provável de conseguir o intento, por causa da sua própria força e estatura gigantescas, nas quais Moisés repara, Deuteronômio 3:11, onde dá um relato mais completo desta história. Observe aqui:
- Que o amorreu começa a guerra (v. 33): “Ele saiu para a batalha contra Israel.” O país dele era muito rico e aprazível.
Basã era famosa pela melhor madeira (testemunhem os carvalhos de Basã) e pela melhor raça de gado, testemunhem os touros e as vacas de Basã, e os cordeiros e carneiros daquele país, que são celebrados, Deuteronômio 32:14.
Os ímpios fazem o máximo para pôr a salvo a si mesmos e as suas posses contra os juízos de Deus, mas tudo em vão, quando chega o dia deles, no qual devem cair.
Que Deus se interessa pela causa, manda Israel não temer esta força ameaçadora e promete uma vitória completa: “Eu o entreguei na tua mão (v. 34); a coisa já está tão boa quanto feita, tudo é teu, entra e toma posse.” Os gigantes não passam de vermes diante do poder de Deus.
Que Israel é mais que conquistador, não só põe em fuga o exército inimigo, mas ganha o país inimigo, que depois foi parte da herança das duas tribos e meia que primeiro se assentaram do outro lado do Jordão.
Deus deu a Israel estes sucessos enquanto Moisés ainda estava com eles, tanto para o consolo dele (para que visse o começo daquela obra gloriosa, cujo fim ele não devia viver para ver) quanto para o ânimo do povo na guerra de Canaã sob Josué.
Embora isto fosse para eles, em comparação, apenas como o dia das coisas pequenas, contudo era uma garantia de grandes coisas.