Matthew Henry

Números 16

Argumento

A data da história contida neste capítulo é totalmente incerta. Provavelmente estes motins aconteceram depois da sua remoção de volta de Cades-Barneia, quando estavam fixados (se assim posso dizer) na sua peregrinação pelo deserto, e começaram a tomar aquela vida errante como sua morada.

Imediatamente depois de novas leis dadas segue-se a história de uma nova rebelião, como se o pecado tomasse ocasião do mandamento para se tornar pecaminoso em grau ainda mais extremo. Aqui está:

I. Uma rebelião ousada e perigosa levantada contra Moisés e Arão por Coré, Datã e Abirão, vv. 1-15:

  1. Coré e os seus cúmplices disputam o sacerdócio com Arão, v. 3. Moisés raciocina com eles e recorre a Deus para uma decisão da controvérsia, vv. 4-11.

  2. Datã e Abirão entram em desavença com Moisés e se recusam a obedecer à sua convocação, o que o entristece muito, vv. 12-15.

II. O aparecimento solene dos que alegam direito ao sacerdócio diante de Deus, conforme a ordem, e o aparecimento público da glória do Senhor, que teria consumido toda a congregação se Moisés e Arão não tivessem intercedido, vv. 16-22.

III. A decisão da controvérsia e o esmagamento da rebelião, pelo extermínio dos rebeldes:

  1. Os que estavam nas suas tendas foram sepultados vivos, vv. 23-34.

  2. Os que estavam à porta do tabernáculo foram consumidos por fogo (v. 35), e os seus incensários preservados como memorial, vv. 37-40.

IV. Uma nova insurreição do povo, vv. 41-43:

  1. Deus deteve a insurreição por meio de uma praga, v. 45.

  2. Arão deteve a praga oferecendo incenso, vv. 46-50.

O modo e o método de registrar esta história mostram claramente que a efervescência foi muito grande.

Versículos 1 a 11

Coré, Datã e Abirão. (a.C. 1490.)

Aqui está:

I. Um relato dos rebeldes, de quem e do que eram: não, como antes, a multidão mista e a escória do povo, que por isso nunca são nomeados, mas homens de distinção e qualidade, que faziam figura. Coré era o cabeça: formou e chefiou a facção; por isso ela é chamada “a contradição de Coré”, Judas 1:11.

Ele era primo-irmão de Moisés, eram filhos de irmãos, e contudo a proximidade do parentesco não pôde contê-lo de ser insolente e rude com Moisés. Não ache estranho se os inimigos de um homem forem os da sua própria casa.

Juntaram-se a ele Datã e Abirão, homens principais da tribo de Rúben, o filho mais velho de Jacó. Provavelmente Coré estava desgostoso tanto com a promoção de Arão ao sacerdócio quanto com a constituição de Elizafã como chefe dos coatitas (Números 3:30); e talvez os rubenitas estivessem irritados por a tribo de Judá ter o primeiro posto de honra no acampamento.

Om é mencionado (v. 1) como um dos cabeças da facção, mas nunca mais em toda a história, ou porque, como alguns pensam, se arrependeu e os deixou, ou porque não se fez tão notável quanto Datã e Abirão.

Os coatitas acampavam do mesmo lado do tabernáculo que os rubenitas, o que talvez tenha dado a Coré a oportunidade de atraí-los; daí dizerem os judeus: “Ai do ímpio, e ai do seu vizinho, que corre o perigo de ser contagiado por ele.”

E, sendo eles próprios homens de renome, seduziram para a conspiração duzentos e cinquenta príncipes da assembleia (v. 2); provavelmente eram primogênitos, ou pelo menos chefes de família, que, antes da elevação de Arão, tinham eles próprios ministrado nas coisas sagradas.

Repare: o orgulho, a ambição e a emulação dos homens grandes sempre foram a ocasião de muito dano, tanto nas igrejas quanto nos Estados. Que Deus, pela sua graça, torne humildes os homens grandes e assim dê paz no nosso tempo, ó Senhor!

Homens famosos e homens de renome, como estes são descritos, eram os grandes pecadores do mundo antigo, Gênesis 6:4. A fama e o renome que tinham não os contentavam; eram altos, mas queriam ser mais altos, e assim os homens famosos se tornaram infames.

II. O protesto dos rebeldes, v. 3.

Aquilo com que eles têm desavença é o estabelecimento do sacerdócio em Arão e na sua família, honra que julgam grande demais para Moisés dar e Arão aceitar, e assim ambos são acusados de usurpação: “Vós tomais demais sobre vós”; ou: baste-vos ter dominado por tanto tempo, e pensai agora em entregar os vossos cargos àqueles que têm tanto título a eles e são tão capazes de administrá-los.

  1. Eles se gabam com orgulho da santidade da congregação e da presença de Deus nela. Eles são santos, cada um deles, e tão aptos a ser empregados em oferecer sacrifício quanto Arão, e quanto antigamente eram os senhores de família, e o Senhor está no meio deles, para dirigi-los e reconhecê-los.

Pouca razão tinham para se gabar da pureza do povo ou do favor de Deus, visto que o povo tinha sido tantas vezes e tão recentemente poluído pelo pecado, e estava agora sob as marcas do desagrado de Deus, o que deveria tê-los feito agradecidos por haver sacerdotes para mediar entre eles e Deus; mas, em vez disso, eles os invejam.

  1. Acusam injustamente Moisés e Arão de tomarem para si a honra que tinham, quando era evidente, acima de qualquer contestação, que foram chamados por Deus para isso, Hebreus 5:4.

De modo que ou não teriam sacerdotes de modo algum, nem governo algum, ninguém para presidir nem nas coisas civis nem nas sagradas, ninguém sobre a congregação, ninguém acima dela, ou não se conformariam com aquela constituição do governo que Deus tinha designado. Veja aqui:

(1.) De que espírito são os niveladores, e os que desprezam as dominações e resistem aos poderes que Deus pôs sobre eles: são homens orgulhosos, invejosos, ambiciosos, turbulentos, maus e irrazoáveis.

(2.) Que tratamento até os melhores e mais úteis dos homens podem esperar, até mesmo daqueles a quem serviram. Se os que têm os melhores títulos forem apresentados como usurpadores, e os que governam melhor como tiranos, que se lembrem de que Moisés e Arão foram assim ultrajados.

III. A conduta de Moisés quando o protesto deles foi divulgado contra ele. Como ele reagiu?

  1. Ele caiu com o rosto em terra (v. 4), como antes, Números 14:5. Assim mostrou quão disposto estaria a ceder a eles, e com quanta alegria teria renunciado ao seu governo, se isso tivesse sido compatível com o seu dever para com Deus e com a fidelidade ao encargo que lhe fora confiado.

Assim também recorreu a Deus, em oração, pedindo direção sobre o que dizer e fazer nesta triste ocasião. Não quis falar com eles até ter assim humilhado e acalmado o seu próprio espírito (que não podia deixar de começar a se acalorar), e ter recebido instrução de Deus. O coração do sábio, num caso assim, estuda como responder e pede conselho à boca de Deus.

  1. Ele concorda em submeter o caso a Deus e deixar que ele o decida, como quem estava bem seguro da solidez do seu título, e contudo muito disposto a renunciar, se Deus julgasse conveniente, para satisfazer este povo descontente com outra nomeação. Uma causa honesta não teme um julgamento rápido; que seja posta em andamento amanhã mesmo, vv. 5-7.

Que Coré e os seus partidários tragam os seus incensários e ofereçam incenso diante do Senhor e, se ele testemunhar a sua aceitação deles, muito bem; Moisés agora está tão disposto a que todos os do povo do Senhor sejam sacerdotes, se assim aprouvesse a Deus, quanto antes esteve a que fossem todos profetas, Números 11:29.

Mas se Deus, sendo-lhe apresentado o recurso, se pronunciar (como sem dúvida o faria) a favor de Arão, eles achariam altamente perigoso fazer a experiência; e por isso ele a adia para amanhã, para ver se, depois de dormirem sobre o assunto, desistiriam e abririam mão das suas pretensões.

  1. Ele discute o caso com eles de maneira justa, para aquietar o motim com um justo raciocínio, se possível, antes que o recurso chegasse ao tribunal de Deus, pois então sabia que terminaria na confusão dos queixosos.

(1.) Ele os chama de filhos de Levi, v. 7, e de novo v. 8. Eram da sua própria tribo, ou melhor, eram da tribo de Deus; por isso era pior da parte deles amotinar-se assim tanto contra Deus quanto contra ele.

Não fazia muito tempo que os filhos de Levi tinham aparecido corajosamente do lado de Deus, no caso do bezerro de ouro, e obtido honra imortal com isso; e agora aqueles que então eram os únicos inocentes serão os principais criminosos, e perderão toda a honra que tinham ganhado? Podia haver tal palha na eira de Deus? Levitas, e contudo rebeldes?

(2.) Ele retorque a acusação contra eles mesmos. Eles tinham acusado injustamente Moisés e Arão de tomarem demais sobre si, embora não tivessem feito mais do que Deus lhes impôs; ou melhor, diz Moisés: “Vós tomais demais sobre vós, filhos de Levi.”

Repare: os que tomam sobre si controlar e contrariar a designação de Deus tomam demais sobre si. Para nós é suficiente submeter-nos; é demais prescrever.

(3.) Ele lhes mostra o privilégio que tinham como levitas, o qual lhes bastava: não precisavam aspirar à honra do sacerdócio, v. 9, 10. Ele os faz lembrar de quão grande era a honra para a qual tinham sido promovidos, como levitas.

[1.] Foram separados da congregação de Israel, distinguidos deles, dignificados acima deles; em vez de se queixarem de que a família de Arão fora elevada acima da sua, deviam ter sido gratos por a sua tribo ter sido elevada acima do resto das tribos, embora tivessem estado em todos os aspectos no mesmo nível delas.

Repare: ajuda a impedir-nos de invejar os que estão acima de nós considerar devidamente quantos há abaixo de nós.

Em vez de nos irritarmos por alguns serem promovidos à nossa frente em honra, poder, fortuna ou influência, em dons, graças ou utilidade, temos motivo para bendizer a Deus se nós, que somos menos que os menores, não formos postos entre os últimos de todos. Muitos talvez que merecem melhor não são tão bem promovidos.

[2.] Foram separados para honras muito grandes e valiosas: Primeiro, aproximar-se de Deus, mais perto do que os israelitas comuns, embora também estes fossem um povo chegado a ele; quanto mais perto de Deus alguém está, maior é a sua honra.

Segundo, fazer o serviço do tabernáculo. É honra bastante levar os vasos do santuário e ser empregado em qualquer parte do serviço do tabernáculo. O serviço de Deus não é só perfeita liberdade, mas alta promoção.

Terceiro, estar diante da congregação para ministrar-lhes. Repare: são verdadeiramente grandes os que servem ao público, e é honra dos ministros de Deus ser ministros da igreja; ou melhor, o que acrescenta à dignidade que lhes foi conferida:

[3.] Foi o próprio Deus de Israel que os separou. Foi ato e obra dele pô-los no seu lugar, e por isso não deviam ter ficado descontentes; e foi ele igualmente que pôs Arão no seu lugar, e por isso não deviam tê-lo invejado.

(4.) Ele os declara culpados do pecado de subestimar esses privilégios: “Parece-vos coisa pequena?” Como se dissesse: não cai bem a vós, mais que a todos os homens, regatear a Arão o sacerdócio, quando, ao mesmo tempo em que ele foi elevado àquela honra, vós éreis destinados a outra honra que dela depende, e brilhais com raios que dele tomastes emprestados. Repare:

[1.] O privilégio de aproximar-se do Deus de Israel não é coisa pequena em si mesmo, e por isso não deve parecer pequeno a nós. Àqueles que negligenciam as oportunidades de aproximar-se de Deus, que são descuidados e formais nisso, para quem é uma tarefa e não um prazer, podemos com propriedade fazer esta pergunta: parece-vos coisa pequena que Deus vos tenha feito um povo chegado a ele?

[2.] Os que aspiram às honras que lhes são proibidas e as usurpam lançam grande desprezo sobre as honras que lhes são permitidas.

Cada um de nós tem tão boa parte de reputação quanto Deus julga conveniente para nós, e para a qual nos julga aptos, e muito melhor do que merecemos; e devemos ficar satisfeitos com isso, e não, como estes, exercitar-nos em coisas altas demais para nós: “Buscais também o sacerdócio?”

Eles não admitiriam que o buscavam, mas Moisés via que tinham isso em vista; a lei tinha provido muito bem para os que serviam ao altar, e por isso queriam pleitear o ofício.

(5.) Ele interpreta o motim deles como uma rebelião contra Deus (v. 11); ao passo que alegavam afirmar a santidade e a liberdade do Israel de Deus, na verdade pegaram em armas contra o Deus de Israel: estais reunidos contra o Senhor.

Repare: os que contendem contra as ordenanças e as providências de Deus, seja o que for que aleguem, e estejam ou não cientes disso, na verdade contendem com o seu Criador. Resistem ao príncipe os que resistem aos que são por ele encarregados; pois, ai!, diz Moisés: “Que é Arão, para que murmureis contra ele?”

Se os murmuradores e os que se queixam considerassem que os instrumentos com que têm desavença não passam de instrumentos que Deus emprega, e que não são senão o que ele os faz, nem mais nem menos, nem melhores nem piores, não seriam tão ousados e desenvoltos nas suas censuras e recriminações como são.

Os que acharam o sacerdócio, como foi estabelecido, uma bênção devem dar todo o louvor a Deus; mas, se alguém o achou um fardo, nem por isso deve ter desavença com Arão, que é apenas o que foi feito e faz apenas o que lhe é mandado. Assim envolveu Deus na causa, e assim podia ter certeza de sair-se bem no seu recurso.

Versículos 12 a 22

Aqui está:

I. A insolência de Datã e Abirão, e o seu protesto traiçoeiro. Moisés tinha ouvido o que Coré tinha a dizer, e lhe tinha respondido; agora convoca Datã e Abirão para apresentarem as suas queixas (v. 12).

Mas eles não quiseram obedecer à sua convocação, ou porque não podiam, por vergonha, dizer na cara dele o que estavam resolvidos a dizer, e então isso é um exemplo de algum resto de modéstia neles; ou, antes, porque não quiseram reconhecer a sua autoridade a tal ponto, e então é um exemplo do mais alto grau de impudência.

Falaram a linguagem do próprio Faraó, que desafiou Moisés, mas esqueceram quão caro ele pagou por isso. Se as suas cabeças não estivessem miseravelmente acaloradas e os seus corações endurecidos, poderiam ter considerado que, se não davam atenção a estes mensageiros, Moisés poderia logo, em nome de Deus, enviar mensageiros de morte atrás deles.

Mas assim o deus deste mundo cega o entendimento dos que não creem. Mas pelos mesmos mensageiros enviam os seus artigos de denúncia contra Moisés; e a acusação vai muito alto.

  1. Acusam-no de ter feito a eles grande injustiça ao tirá-los do Egito, chamando maliciosamente aquele país de “uma terra que mana leite e mel”, v. 13. Cebolas, e alho, e peixe, isso eles de fato tinham em abundância no Egito, mas o Egito nunca alegou ter leite e mel; só que quiseram assim zombar da promessa de Canaã.

Miseráveis ingratos, ao representarem como injúria a eles aquilo que era, na verdade, o maior favor que já se concedeu a qualquer povo!

  1. Acusam-no de um desígnio contra a vida deles, de que tencionava matá-los no deserto, embora estivessem tão bem providos. E, se foram sentenciados a morrer no deserto, têm de agradecer a si mesmos. Moisés os teria curado, e eles não quiseram ser curados.

  2. Acusam-no de um desígnio contra as liberdades deles, de que queria escravizá-los, fazendo-se príncipe sobre eles. Príncipe sobre eles! Não era ele um pai terno para eles? Ou melhor, o seu dedicado servo por amor do Senhor? Não tinham as suas propriedades garantidas, a sua ordem preservada e a justiça administrada com imparcialidade? Não viviam com sossego e honra?

E contudo se queixam como se o jugo de Moisés fosse mais pesado que o de Faraó. E Moisés se fez príncipe? Longe disso. Com quanta alegria teria recusado o ofício no princípio! Com quanta alegria o teria renunciado muitas vezes desde então! E contudo ele é assim posto sob os mais negros caracteres de tirano e de usurpador.

  1. Acusam-no de embuste, de ter erguido a expectativa deles de uma boa terra e de depois frustrá-la (v. 14): tu não nos trouxeste, como nos prometeste, a uma terra que mana leite e mel; e digam-me: de quem foi a culpa?

Ele os tinha levado até as fronteiras dela, e estava a ponto, sob Deus, de dar-lhes a posse dela; mas eles a repeliram de si e fecharam a porta contra si mesmos; de modo que a culpa era unicamente deles próprios por não estarem agora em Canaã, e contudo Moisés é que tinha de suportar a reprovação.

Assim, quando a estultícia do homem perverte o seu caminho, o seu coração se irrita contra o Senhor, Provérbios 19:3.

  1. Acusam-no, de modo geral, de proceder com deslealdade, de que furou os olhos destes homens e depois queria conduzi-los de olhos vendados como bem lhe aprouvesse. O desígnio de tudo o que fez por eles era abrir-lhes os olhos, e contudo insinuam que ele tencionava furar-lhes os olhos, para que não vissem que estavam sendo iludidos.

Repare: os mais sábios e melhores não podem agradar a todos, nem ganhar a boa palavra de todos. Muitas vezes caem sob as mais pesadas censuras os que mereceram os mais altos aplausos. Muitas boas obras Moisés lhes tinha mostrado da parte do Pai, e por qual delas o recriminam?

II. O justo ressentimento de Moisés diante da insolência deles, v. 15. Moisés, embora o mais manso dos homens, contudo, ao ver Deus recriminado nele, ficou muito irado; não suportava ver um povo, por cuja salvação tinha feito tanto, arruinar-se a si mesmo. Neste desconcerto:

  1. Ele recorre a Deus quanto à sua própria integridade; ao passo que eles o desacreditavam vilmente como ambicioso, cobiçoso e opressor, por fazer-se príncipe sobre eles, Deus era a sua testemunha:

(1.) Que nunca ganhou coisa alguma deles: “Não tomei deles um só jumento”, não só não por meio de suborno e extorsão, mas nem a título de recompensa ou gratificação por todos os bons ofícios que lhes tinha prestado; nunca recebeu o soldo de um general, nem o salário de um juiz, muito menos o tributo de um príncipe.

Ele ganhava mais em bens quando guardava o rebanho de Jetro do que quando veio a ser rei em Jesurum.

(2.) Que eles nunca perderam coisa alguma por causa dele: nem fiz mal a nenhum deles; não, nem mesmo o menor, não, nem mesmo o pior, não, nem mesmo aqueles que tinham sido mais irritadiços e provocantes com ele: nunca abusou do seu poder para sustentar a injustiça.

Repare: os que nunca se mancharam não precisam temer ser difamados por outros; quando os homens nos condenam, podemos ficar tranquilos, se o nosso próprio coração não nos condena.

  1. Ele suplica a Deus que advogue a sua causa e o declare inocente, mostrando o seu desagrado quanto ao incenso que Coré e a sua companhia iam oferecer, com os quais Datã e Abirão estavam em confederação. Senhor, diz ele: “Não atentes tu para a sua oferta.”

Nisto ele parece referir-se à história de Caim, escrita havia pouco por sua própria mão, do qual se diz que Deus “não atentou” para ele nem para a sua oferta, Gênesis 4:5. Os que seguiram “a contradição de Coré” andaram “no caminho de Caim” (estes são postos juntos, Judas 1:11), e por isso ele ora para que fossem olhados com desagrado como Caim foi, e postos na mesma confusão.

III. Fica travada a questão entre Moisés e os seus acusadores. 1. Moisés os desafia a aparecer com Arão na manhã seguinte, na hora de oferecer o incenso da manhã, e a submeter o caso ao juízo de Deus, v. 16, 17.

Como não podia convencê-los com o seu raciocínio calmo e afetuoso, está pronto a empenhar-se formalmente a acatar o laudo de Deus, sem duvidar de que Deus apareceria para decidir a controvérsia. Essa submissão do caso ele já tinha aceitado antes (v. 6, 7), e aqui acrescenta apenas uma cláusula, que revela a sua grande condescendência para com os demandantes:

Que Arão, contra cuja elevação faziam objeção, embora agora elevado por instituição divina à honra de queimar incenso dentro do tabernáculo, contudo, neste julgamento, se colocasse no lugar de um candidato em prova, e ficasse no mesmo nível de Coré, à porta do tabernáculo.

Ou melhor, e o próprio Moisés ficaria com eles, de modo que o queixoso terá todo o proceder leal que puder desejar; e assim toda boca será calada.

  1. Coré aceita o desafio e aparece com Moisés e Arão à porta do tabernáculo, para comprovar as suas pretensões, v. 18, 19. Se não tivesse um grande cabedal de impudência, não poderia ter levado o assunto tão longe.

Não tinha ele visto havia pouco Nadabe e Abiú, os sacerdotes consagrados, fulminados por ousarem oferecer incenso com fogo não santificado? E podiam ele e os seus cúmplices esperar sair-se melhor ao oferecer incenso com mãos não santificadas?

Contudo, para afrontar Moisés e Arão, no auge do seu orgulho ele assim desafia o Céu e alega exigir a aceitação divina sem uma autorização divina; assim miseravelmente o coração é endurecido pelo engano do pecado. “Tomaram cada um o seu incensário.”

Talvez fossem alguns dos incensários de que esses chefes de família se tinham servido nos seus altares de família, antes de esta parte do serviço religioso ser restrita ao sacerdócio e ao altar do tabernáculo (e eles os trariam de novo ao uso e ao prestígio); ou podiam ser braseiros comuns, que eram para o seu uso ordinário.

Agora, para assistir ao julgamento solene e ser testemunha do resultado, seria de pensar que Moisés teria reunido a congregação contra os rebeldes, mas parece que Coré a reuniu contra Moisés (v. 19), o que dá a entender que grande parte da congregação estava do lado de Coré, ao seu aceno, e lhe desejava sucesso, e que as esperanças de Coré eram muito altas de vencer a causa contra Arão.

Pois, se tivesse suspeitado do desfecho, não teria desejado tornar o julgamento tão público: mas pouco pensava ele que estava agora reunindo a congregação para ser testemunha da sua própria confusão!

Repare: os homens orgulhosos e ambiciosos, enquanto projetam a sua própria elevação, muitas vezes se revelam ter estado apressando a sua própria queda vergonhosa.

IV. O juízo instalado, o Juiz assumindo o tribunal e ameaçando proferir sentença contra toda a congregação. 1. A glória do Senhor apareceu, v. 19. A mesma glória que apareceu para empossar Arão no seu ofício no princípio (Levítico 9:23) agora apareceu para confirmá-lo nele, e para confundir os que se opõem a ele e se põem em rivalidade com ele.

A Shechinah, ou Majestade divina, a glória da Palavra eterna, que ordinariamente habitava entre os querubins dentro do véu, foi agora vista publicamente sobre a porta do tabernáculo, para terror de toda a congregação.

Pois, embora não vissem nenhuma espécie de semelhança, contudo, provavelmente as aparências da luz e do fogo eram tais que mostravam claramente que Deus estava irado com eles; como quando ele apareceu, Números 14:10. Nada é mais terrível para os que têm consciência de culpa do que as aparições da glória divina; pois um Ser tão glorioso tem de ser um inimigo temível.

  1. Deus ameaçou consumi-los todos num momento e, para isso, mandou que Moisés e Arão se afastassem do meio deles, v. 21. Assim Deus mostrou o que o pecado deles merecia, e quão provocante era para ele. Veja que coisa perigosa é ter comunhão com pecadores e tomar parte com eles ainda que no mínimo.

Muitos da congregação, é provável, vieram apenas por companhia, seguindo a multidão, ou por curiosidade, para ver o resultado, contudo não vindo, como deviam ter vindo, para dar o seu testemunho contra os rebeldes e declarar-se abertamente por Deus e por Moisés, estiveram a ponto de ser todos consumidos num momento. Se seguimos a manada em que o diabo entrou, é por nossa conta e risco.

V. A humilde intercessão de Moisés e Arão em favor da congregação, v. 22. 1. A sua postura era de importunação: caíram com o rosto em terra, prostrando-se diante de Deus, como suplicantes muito a sério, para que conseguissem o intento quanto à misericórdia que poupa.

Embora o povo os tivesse abandonado de modo traiçoeiro e se juntado aos que estavam em armas contra eles, ainda assim se mostraram fiéis aos encargos que lhes tinham sido confiados, como pastores de Israel, que deviam ficar na brecha quando viam o rebanho em perigo.

Repare: se os outros falham no seu dever para conosco, isso não nos desobriga do nosso dever para com eles, nem tira as obrigações que temos de buscar o seu bem-estar.

  1. A oração deles foi uma oração que pleiteava, e mostrou-se uma que conseguiu o intento. Ora, Deus os teria destruído se Moisés não tivesse desviado a sua ira (Salmos 106:23); contudo, longe de nós imaginar que Moisés fosse mais ponderado ou mais compassivo que Deus num caso como este.

Mas Deus achou por bem mostrar o seu justo desagrado contra o pecado dos pecadores pela sentença e, ao mesmo tempo, mostrar a sua graciosa condescendência para com as orações dos santos, pela revogação da sentença à intercessão de Moisés. Observe na oração:

(1.) O título que dão a Deus: “O Deus dos espíritos de toda a carne.” Veja o que é o homem: é um espírito na carne, uma alma corporificada, uma criatura maravilhosamente composta de céu e terra. Veja o que é Deus: ele é o Deus dos espíritos de toda a humanidade.

Ele forma o espírito, Zacarias 12:1. Ele é o Pai dele, Hebreus 12:9. Ele tem capacidade de moldá-lo (Salmos 33:15) e autoridade para dispor dele, pois disse: “Todas as almas são minhas”, Ezequiel 18:4.

Com isso insinuam que, embora, como Deus dos espíritos de toda a carne, ele pudesse, em soberania, consumir esta congregação num momento, ainda assim era de esperar que a poupasse em misericórdia.

Não só porque eram obra das suas próprias mãos, e ele tinha propriedade sobre eles, mas porque, sendo o Deus dos espíritos, conhecia a constituição deles, e podia distinguir entre os líderes e os liderados, entre os que pecaram com malícia e os que foram arrastados pelas suas astúcias, e faria diferença correspondente nos seus juízos.

(2.) A razão em que insistem; é muito parecida com a que Abraão apresentou na sua intercessão em favor de Sodoma (Gênesis 18:23): “Destruirás tu o justo com o ímpio?” Tal é o apelo aqui: “Pecará um só homem, e tu te irarás contra toda a congregação?”

Não que não fosse pecado de todos eles juntar-se nesta questão, mas a grande transgressão era a daquele que primeiro engendrou a traição.

Repare: seja o que for que Deus possa fazer em soberania e estrita justiça, temos razão para esperar que ele não destruirá uma congregação pelo pecado de um só, mas que, tendo a justiça e a paz se beijado na obra do Redentor, a misericórdia triunfará sobre o juízo.

Moisés sabia que toda a congregação devia perecer no deserto aos poucos, contudo é assim fervoroso na oração para que não fossem consumidos de uma vez, e consideraria um favor obter um adiamento. “Senhor, deixa-a estar este ano.”

Versículos 23 a 34

Temos aqui a resolução da controvérsia com Datã e Abirão, que se rebelaram contra Moisés, assim como, no parágrafo seguinte, a resolução da controvérsia com Coré e a sua companhia, que queriam ser rivais de Arão.

Parece que Datã e Abirão tinham armado um tabernáculo espaçoso no meio das tendas das suas famílias, onde mantinham corte, reuniam-se em conselho e hasteavam a sua bandeira de desafio contra Moisés; ele é aqui chamado “o tabernáculo de Coré, Datã e Abirão”, v. 24, 27.

Ali, como no ponto de encontro, Datã e Abirão ficaram, quando Coré e os seus amigos subiram ao tabernáculo do Senhor, aguardando o resultado do julgamento deles; mas aqui nos é dito como o assunto deles foi liquidado, antes de terminar aquele julgamento. Pois Deus adotará o método que lhe agradar nos seus juízos.

I. É dado aviso público à congregação para que se afaste de imediato das tendas dos rebeldes. 1. Deus manda Moisés falar neste sentido, v. 24. Isto foi em resposta à oração de Moisés. Ele tinha suplicado que Deus não destruísse toda a congregação.

“Pois bem”, diz Deus, “não o farei, contanto que sejam tão sensatos a ponto de tratar da própria segurança e sair do caminho do perigo. Se abandonarem os rebeldes, muito bem, não perecerão com eles; do contrário, que aceitem o que se seguir.”

Repare: não podemos esperar colher benefício das orações dos nossos amigos em favor da nossa salvação, a menos que nós mesmos sejamos diligentes e fiéis em fazer uso dos meios de salvação; pois Deus nunca prometeu salvar por milagres os que não quisessem salvar-se por meios.

Moisés, que tinha orado em favor deles, tem de pregar isto a eles, e avisá-los para que fujam desta ira vindoura.

  1. Moisés, por conseguinte, dirige-se ao quartel-general dos rebeldes, deixando Arão à porta do tabernáculo, v. 25. Datã e Abirão tinham recusado com contumácia subir até ele (v. 12), contudo ele condescende humildemente em descer até eles, para tentar se ainda podia convencê-los e recuperá-los.

Os ministros devem assim, com mansidão, instruir os que se opõem, e não achar abaixo deles condescender com os mais teimosos, para o bem deles. O próprio Cristo estende a mão a um povo rebelde e contradizente.

Os setenta anciãos de Israel acompanham Moisés e a sua guarda, para protegê-lo da insolência da ralé e, com a sua presença, dar-lhe honra e, se possível, incutir temor reverente nos rebeldes. É nosso dever contribuir com tudo o que pudermos para o respaldo e o amparo da inocência e da honra injuriadas.

  1. É feita proclamação de que todo tipo de pessoas, se prezassem a sua própria segurança, se afastassem sem demora das tendas destes homens maus (v. 26), e assim dessem a entender que abandonavam a causa e o partido deles, detestavam os seus crimes e conselhos, e temiam o castigo que vinha sobre eles.

Repare: os que não querem perecer com os pecadores devem sair do meio deles e separar-se. Em vão oramos: não juntes as nossas almas com os pecadores, se não nos salvamos da geração perversa.

O povo de Deus é chamado para fora de Babilônia, para que não venha a ter parte tanto nos pecados dela quanto nas suas pragas, Apocalipse 18:4.

II. A congregação aceita o aviso, mas os próprios rebeldes continuam obstinados, v. 27:

  1. Deus, em misericórdia, inclinou o povo a abandonar os rebeldes: “Levantaram-se do tabernáculo de Coré, Datã e Abirão”, tanto aqueles a quem coube por sorte acampar perto deles (os quais sem dúvida removeram consigo as suas famílias e todos os seus bens) quanto também os que tinham vindo de todas as partes do acampamento para ver o resultado.

Foi em resposta à oração de Moisés que Deus assim despertou os corações da congregação para tratarem da sua própria preservação. Repare: àqueles a quem Deus quer salvar ele dá arrependimento, para que tornem a si, livrando-se do laço do diabo. A graça de separar-se dos que praticam o mal é uma das coisas que acompanham a salvação.

  1. Deus, em justiça, deixou os rebeldes à obstinação e à dureza dos seus próprios corações.

Embora se vissem abandonados por todos os seus vizinhos e postos como alvo das flechas da justiça de Deus, contudo, em vez de prostrar-se e humilhar-se diante de Deus e de Moisés, reconhecendo o seu crime e pedindo perdão, em vez de fugir e dispersar-se para buscar abrigo na multidão, ficaram de pé, impudentemente, às portas das suas tendas.

Era como se quisessem encarar o próprio Deus e desafiá-lo a fazer o seu pior. Assim foram endurecidos os seus corações para a sua própria destruição, e estavam destemidos quando o seu caso era o mais assustador. Mas que lástima que os seus filhinhos, que não eram capazes de culpa nem de temor, fossem, pela presunção dos pais, postos nesta atitude audaciosa!

Felizes os que são ensinados desde cedo a curvar-se diante de Deus, e não, como aqueles pequeninos infelizes, a resistir a ele!

III. A sentença é solenemente proferida contra eles por Moisés em nome do Senhor, e a decisão da controvérsia é posta na execução dessa sentença pelo poder todo-poderoso de Deus.

Moisés, por instinto e direção divinos, quando os olhos de todo o Israel estavam fixos nele, aguardando o desfecho, movido por justa e santa indignação diante da impudência dos rebeldes, submete com ousadia todo o assunto a um resultado surpreendente, vv. 28-30.

  1. Se os rebeldes morrerem morte comum, ele se contentará em ser chamado e tido por impostor; não só se morrerem morte natural, mas se morrerem por qualquer espécie de juízo que antes tenha sido executado sobre outros malfeitores. “Se morrerem pela praga, ou por fogo do céu, ou pela espada, então digam: Deus renegou Moisés.”

  2. Mas se a terra se abrir e os tragar (um castigo sem precedente), então saiba toda a casa de Israel, com certeza, que eu sou servo de Deus, enviado por ele, e empregado por ele, e que os que lutam contra mim lutam contra ele.

O próprio juízo seria prova suficiente do desagrado de Deus contra os rebeldes, e teria dado a todos os homens a entender que tinham provocado o Senhor.

Mas, quando foi assim solenemente predito e invocado por Moisés de antemão, quando não havia a menor indicação prévia dele vinda de fora, a evidência convincente disso foi muito mais forte, e ficou fora de discussão que ele era não só um servo, mas um favorito do Céu, que conhecia tão intimamente os conselhos divinos e podia obter tão extraordinárias manifestações do poder divino em sua defesa.

IV. A execução é feita na mesma hora. Ficou claro que Deus e o seu servo Moisés se entendiam muito bem; pois, assim que Moisés proferiu a palavra, Deus fez a obra: a terra se fendeu (v. 31), abriu a sua boca e os engoliu a todos, eles e os seus (v. 32), e depois fechou-se sobre eles, v. 33. Este juízo foi:

  1. Sem paralelo. Deus, nele, criou uma coisa nova, fez o que nunca tinha feito antes; pois tem muitas flechas na sua aljava; e há diversidades de operações tanto na ira quanto na misericórdia.

Datã e Abirão se julgavam seguros porque estavam longe da shechinah, de onde o fogo do Senhor às vezes saíra, qui procul à Jove (dizem) procul à fulmine — quem está longe de Jove está longe do raio. Mas Deus lhes deu a saber que não estava preso a um só modo de castigar; a terra, quando ele quiser, servirá à sua justiça tão eficazmente quanto o fogo.

  1. Foi muito terrível para os próprios pecadores descer vivos às suas próprias sepulturas, estar mortos e sepultados num instante, descer assim às trancas da cova quando estavam no auge do seu vigor, totalmente à vontade e em sossego.

  2. Foi duro para os seus pobres filhos, que, para maior terror do juízo e mais plena indicação da ira divina, pereceram como parte dos seus pais, no que, embora não possamos dizer em particular quão maus podiam ser para merecê-lo, nem quão bom Deus podia ser de outro modo para com eles para compensá-lo.

Contudo, disto estamos certos em geral: que a Justiça Infinita não lhes fez nenhuma injustiça. Longe esteja de Deus praticar a iniquidade.

  1. Foi inteiramente miraculoso. O fender-se da terra foi tão maravilhoso, e tão acima do poder da natureza, quanto o fender-se do mar, e o fechar-se de novo a terra ainda mais que o fechar-se das águas.

Deus tem todas as criaturas às suas ordens, e pode fazer de qualquer uma delas, quando quiser, instrumentos da sua justiça; nenhuma delas será nossa amiga se ele for nosso inimigo.

Deus agora confirmou a Israel o que Moisés lhes tinha ensinado havia pouco naquela oração sua, Salmos 90:11: “Quem conhece o poder da tua ira?” Ele tem, quando quiser, castigos estranhos para os que praticam a iniquidade, Jó 31:3. Concluamos, portanto: “Quem é capaz de estar em pé diante deste santo Senhor Deus?”

  1. Foi muito significativo. Puseram a sua boca contra os céus, e a sua garganta era um sepulcro aberto; com justiça, portanto, a terra abre a sua boca sobre eles e os engole. Fizeram um rasgo na congregação; com justiça, portanto, a terra se rasga debaixo deles.

Os pecadores presunçosos, que odeiam ser reformados, são um fardo para a terra, e toda a criação geme debaixo deles, o que aqui foi significado pelo fato de a terra ter afundado debaixo destes rebeldes, como que cansada de suportá-los e de estar debaixo deles.

E, considerando como a terra está continuamente, do mesmo modo, carregada com o peso da iniquidade, temos motivo para nos admirar de que esta tenha sido a única vez em que ela chegou a afundar sob a sua carga.

  1. Foi típico da ruína eterna dos pecadores que morrem impenitentes, dos quais, talvez em alusão a isto, se diz que afundam na cova (Salmos 9:15) e que descem depressa ao inferno, Salmos 55:15.

Mas Davi, mesmo quando afunda em lodo profundo, contudo ora com fé: “Que a cova não feche a sua boca sobre mim”, como faz sobre os condenados, entre os quais e a vida há um abismo firmado, Salmos 69:2-15. O caso dele era ruim, mas não, como este, desesperado.

V. Todo o Israel se alarma com o juízo: “Fugiram ao clamor deles”, v. 34. Clamaram por auxílio quando já era tarde demais. Os seus gritos lamentosos, em vez de trazer os vizinhos em seu socorro, os afastaram tanto mais para longe; pois, conhecendo a sua própria culpa e a de uns e outros, apressavam-se uns aos outros, dizendo: “Para que a terra não nos trague também.”

Repare: as ruínas dos outros devem ser os nossos avisos. Se pudéssemos ouvir pela fé os brados dos que desceram ao abismo sem fundo, daríamos mais diligência do que damos para escapar com a vida, para que também nós não viéssemos a essa condenação.

Versículos 35 a 40

Precisamos agora olhar de volta para a porta do tabernáculo, onde deixamos os que alegam direito ao sacerdócio com os seus incensários nas mãos, prontos para oferecer incenso; e aqui encontramos:

I. A vingança tomada contra eles, v. 35. É provável que, quando a terra se abriu no acampamento para engolir Datã e Abirão, saiu um fogo da parte do Senhor e consumiu os 250 homens que ofereciam incenso, ao passo que Arão, que estava com eles, foi preservado vivo.

Este castigo não era, de fato, coisa tão nova quanto o anterior, pois Nadabe e Abiú morreram assim; mas não foi menos estranho nem terrível, e nele se mostrou:

  1. Que o nosso Deus é um fogo consumidor. O trovão é uma indicação palpável do terror da sua voz? O relâmpago é também o poder da sua mão. Devemos ver nisto a sua indignação de fogo que devora os adversários, e inferir daí que coisa assustadora é cair nas mãos do Deus vivo, Hebreus 10:27-31.

  2. Que é por nossa conta e risco se nos intrometemos no que não nos pertence. Deus é zeloso da honra das suas próprias instituições, e não admite que sejam invadidas.

É muito provável que o próprio Coré tenha sido consumido com aqueles 250 que presumiram oferecer incenso; pois o sacerdócio era a coisa que ele almejava, e por isso temos razão para pensar que não abandonaria o seu posto à porta do tabernáculo. Mas eis que são feitos sacrifícios à justiça de Deus os que se lisonjeavam com a esperança de ser sacerdotes.

Se tivessem se contentado com o seu ofício de levitas, que era sagrado e honroso, e melhor do que mereciam, poderiam ter vivido e morrido com alegria e reputação.

Mas, como os anjos que pecaram, deixando o seu primeiro estado e visando às honras que não lhes foram designadas, foram lançados ao Hades, com os incensários arrancados das suas mãos e o fôlego arrancado dos seus corpos, por uma queimadura que tipificava a vingança do fogo eterno.

II. Toma-se cuidado em perpetuar a lembrança desta vingança. Não se faz menção de recolher os cadáveres deles: a escritura os deixa como esterco sobre a face da terra; mas são dadas ordens acerca dos seus incensários:

  1. Que sejam guardados, porque são santificados. Eleazar é encarregado disso, v. 37. Esses invasores do sacerdócio tinham ido tão longe, pela paciência e submissão divinas, a ponto de acender o seu incenso com fogo tirado do altar, que lhes foi permitido usar a título de experimento.

Mas, assim que acenderam o seu fogo, Deus acendeu outro, que pôs um fim fatal e derradeiro às pretensões deles; agora Eleazar recebe ordem de espalhar o fogo, com o incenso que fora aceso com ele, em algum lugar imundo fora do acampamento, para significar o horror que Deus tem à oferta deles como coisa poluída: “O sacrifício dos ímpios é uma abominação ao Senhor.”

Mas ele deve recolher os incensários do meio da queima misturada, o fogo de Deus e o deles, porque são santificados. Tendo sido uma vez postos a um uso santo, e isso por ordem do próprio Deus (embora só como prova), não devem voltar ao serviço comum; assim alguns o entendem; antes, são devotados, são um anátema.

Por isso, como todas as coisas devotadas, devem ser tornadas de algum modo úteis à glória de Deus.

  1. Que sejam usados no serviço do santuário, não como incensários, o que antes teria dado honra aos usurpadores, cuja desonra se tencionava; nem havia ocasião para incensários de bronze, pois o altar de ouro era servido com os de ouro; mas devem ser batidos em placas largas para revestimento do altar de bronze, vv. 38-40.

Estes que alegavam direito ao sacerdócio pensaram em arruinar o altar, tornando comum de novo o sacerdócio; mas, para mostrar que o ofício de Arão estava tão longe de ser abalado pela malícia impotente deles que antes foi confirmado por ela, os incensários deles, que tentaram rivalizar com o dele, foram usados tanto para o adorno quanto para a preservação do altar em que ele ministrava.

Contudo, isto não era tudo; esse revestimento do altar devia ser um memorial para os filhos de Israel, ao longo das suas gerações, desse grande desfecho.

Embora houvesse nele tanta coisa assombrosa, e embora Moisés fosse registrá-lo na sua história, contudo havia perigo de que fosse esquecido com o correr do tempo; as impressões que parecem profundas nem sempre são duráveis.

Por isso era necessário instituir este registro do juízo, para que os levitas que assistiam a este altar, e tinham designados os seus serviços inferiores, aprendessem a manter-se dentro dos seus limites e a ter medo de transgredi-los, para que não fossem feitos como Coré e a sua companhia, que eram levitas e quiseram ser sacerdotes.

Estes incensários foram preservados in terrorem, para que outros ouvissem e temessem, e não agissem mais com presunção. Assim Deus tem provido que as suas obras maravilhosas, tanto em misericórdia quanto em juízo, sejam tidas em lembrança perpétua, para que o seu fim seja cumprido, e elas sirvam de instrução e advertência àqueles a quem chegaram os fins dos séculos.

Versículos 41 a 50

Aqui está:

I. Uma nova rebelião levantada logo no dia seguinte contra Moisés e Arão. Espantem-se, ó céus, com isto, e admire-se, ó terra! Houve algum dia tal exemplo da corrupção incurável dos pecadores? No dia seguinte (v. 41) o corpo do povo se amotinou.

  1. Embora tivessem sido tão recentemente aterrorizados pela visão do castigo dos rebeldes. Os gritos daqueles pecadores que afundavam, daqueles pecadores contra as suas próprias almas, ainda soavam nos seus ouvidos, o cheiro do fogo ainda permanecia, e a terra escancarada mal tinha acabado de fechar-se, e contudo os mesmos pecados foram repetidos e todos estes avisos desprezados.

  2. Embora tivessem sido tão recentemente salvos de participar do mesmo castigo, e os sobreviventes fossem como tições arrancados do fogo, contudo investem contra Moisés e Arão, a cuja intercessão deviam a sua preservação. A acusação deles vai muito alto: “Vós matastes o povo do Senhor.”

Poderia dizer-se algo mais injusta e maliciosamente? Canonizam os rebeldes, chamando de povo do Senhor os que morreram em armas contra ele. Estigmatizam a própria justiça divina.

Era bastante claro que Moisés e Arão não tiveram nenhuma participação na morte deles (fizeram o que puderam para salvá-los), de modo que, ao acusá-los de assassinato, na prática acusavam o próprio Deus disso.

A obstinação contínua deste povo, apesar dos terrores da lei de Deus como foi dada no monte Sinai, e dos terrores dos seus juízos como foram aqui executados sobre os desobedientes, mostra quão necessária é a graça de Deus para a mudança eficaz do coração e da vida dos homens, sem a qual os meios mais promissores jamais alcançarão o fim. O amor fará o que o temor não pôde.

II. O rápido aparecimento de Deus contra os rebeldes. Quando se reuniram contra Moisés e Arão, talvez com o desígnio de depô-los ou assassiná-los, olharam para o tabernáculo, como se as suas consciências apreensivas esperassem dali alguma carranca, e eis que a glória do Senhor apareceu (v. 42), para proteção dos seus servos e confusão dos acusadores e adversários dele e deles.

Moisés e Arão então vieram diante do tabernáculo, em parte para a sua própria segurança (ali se refugiaram no santuário “da contenda das línguas”, Salmos 27:5; 31:20), e em parte para obter conselho, para saber qual era a mente de Deus nesta ocasião, v. 43. A Justiça, então, declara que eles merecem ser consumidos num momento, v. 45.

Por que viveriam mais um dia os que odeiam ser reformados e cujas rebeliões são as suas práticas diárias? Que a justa vingança aconteça e faça a sua obra, e o incômodo logo acabará; só que Moisés e Arão devem primeiro ser postos em segurança.

III. A intercessão que Moisés e Arão fizeram em favor deles. Embora tivessem tanta razão, seria de pensar, quanto Elias teve para interceder contra Israel (Romanos 11:2), contudo perdoam e esquecem as indignidades que lhes foram feitas, e são os melhores amigos que os seus inimigos têm.

  1. Ambos caíram com o rosto em terra, para interceder humildemente junto a Deus por misericórdia, sabendo quão grande fora a provocação. Isto tinham feito diversas vezes antes, em ocasiões semelhantes; e, embora o povo os tivesse retribuído vilmente por isso, contudo, tendo-os Deus aceitado graciosamente, continuamente recorrem ao mesmo método. Isto é orar sempre.

  2. Moisés, percebendo que a praga tinha começado na congregação dos rebeldes (isto é, aquele corpo deles que se reuniu contra Moisés), enviou Arão, por meio de um ato do seu ofício sacerdotal, para fazer expiação em favor deles, v. 46.

E Arão prontamente foi e queimou incenso entre os vivos e os mortos, não para purificar o ar infectado, mas para aplacar um Deus ofendido, e assim deteve o progresso do juízo. Com isto se mostrou:

(1.) Que Arão era um homem muito bom, e um homem que tinha verdadeiro amor pelos filhos do seu povo, embora eles o odiassem e invejassem. Embora Deus estivesse agora vingando a desavença de Arão e advogando a causa do sacerdócio dele, contudo ele se interpõe para desviar a ira de Deus.

Ou melhor, esquecendo a sua idade e gravidade, correu para o meio da congregação para ajudá-los. Ele não disse: “Que sofram um pouco, e então, quando eu chegar, serei mais bem-vindo”; mas, como quem zela pela vida de cada israelita, faz toda a pressa possível para dentro da abertura por onde a morte estava entrando.

Moisés e Arão, que tinham sido acusados de matar o povo do Senhor, poderiam com justiça tê-los repreendido agora; podiam eles esperar que fossem seus salvadores aqueles a quem tinham chamado, de modo tão odioso, de assassinos deles?

Mas esses bons homens nos ensinaram aqui, pelo seu exemplo, a não ficar emburrados com os que são irritadiços conosco, nem a valer-nos da vantagem que os homens nos dão com a sua linguagem provocante para negar-lhes qualquer bondade real que esteja ao alcance das nossas mãos fazer-lhes. Devemos pagar o mal com o bem.

(2.) Que Arão era um homem muito ousado — ousado para aventurar-se no meio de uma ralé enfurecida que se tinha reunido contra ele e que, pelo que ele sabia, poderia estar ainda mais exasperada pela praga que tinha começado.

Ousado para aventurar-se no meio do contágio, onde as flechas da morte voavam mais densas, e centenas, ou melhor, milhares, caíam à direita e à esquerda. Para salvar a vida deles, tomou a própria vida nas mãos, não a tendo por preciosa, contanto que ao menos cumprisse o seu ministério.

(3.) Que Arão era um homem de Deus, e constituído em favor dos homens, nas coisas concernentes a Deus. A sua chamada ao sacerdócio foi com isso abundantemente confirmada e posta acima de toda contestação; Deus não só lhe tinha salvado a vida quando os intrusos foram exterminados, mas agora o fez instrumento para salvar Israel.

Compare o incensário de Arão aqui com os incensários daqueles pecadores contra as suas próprias almas. Aqueles provocaram a ira de Deus, este a aplacou; aqueles destruíram vidas de homens, este as salvou; por isso não resta lugar para duvidar da chamada de Arão ao sacerdócio.

Repare: fazem valer o melhor título a honras públicas os que mais se empenham pelo bem público e alcançam misericórdia do Senhor para serem fiéis e úteis. Se alguém quer ser grande, faça-se servo de todos.

(4.) Que Arão era um tipo de Cristo, que veio ao mundo para fazer expiação pelo pecado e desviar de nós a ira de Deus, e que, pela sua mediação e intercessão, está entre os vivos e os mortos, para assegurar para si o seu Israel escolhido e salvá-los do meio de um mundo infectado pelo pecado e pela maldição.

IV. A consequência e o resultado de todo o assunto. 1. A justiça de Deus foi glorificada na morte de alguns. Grande execução fez a espada do Senhor em muito pouco tempo. Embora Arão fizesse toda a pressa que pôde, contudo, antes que pudesse chegar ao seu posto de serviço, havia 14.700 homens estendidos mortos no local, v. 49.

Foram comparativamente poucos os que morreram na questão de Coré, só os cabeças foram feitos exemplos; mas, não tendo o povo sido levado ao arrependimento pela paciência e tolerância de Deus para com eles, a justiça agora não é tão poupadora do sangue dos israelitas.

Queixaram-se da morte de algumas centenas como uma matança impiedosa feita no meio do povo do Senhor, mas aqui Deus silencia essa queixa com a matança de muitos milhares. Repare: os que têm desavença com juízos menores preparam maiores para si mesmos; pois, quando Deus julga, vencerá.

  1. A sua misericórdia foi glorificada na preservação do resto. Deus lhes mostrou o que podia fazer pelo seu poder, e o que podia fazer em justiça, mas então lhes mostrou o que faria no seu amor e compaixão: apesar de tudo isso, os preservaria como um povo para si em um mediador e por meio dele.

A nuvem do incenso de Arão, saindo da sua mão, deteve a praga. Repare: contribui muito para a glória da bondade de Deus que muitas vezes, até na ira, ele se lembre da misericórdia. E, mesmo quando os juízos começaram, a oração lhes põe um freio; tão pronto está ele a perdoar, e tão pouco prazer tem na morte dos pecadores.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra