Números 15
Argumento
Este capítulo, que trata sobretudo de sacrifício e oferta, vem no meio da história de duas rebeliões (uma em Números 14, a outra em Números 16), para significar que essas instituições legais eram típicas dos dons que Cristo devia receber até mesmo para os rebeldes, Salmos 68:18.
No capítulo anterior, diante da provocação de Israel, Deus tinha determinado destruí-los e, em sinal da sua ira, os tinha sentenciado a perecer no deserto.
Mas, por intercessão de Moisés, disse: “Perdoei”; e, em sinal dessa misericórdia, neste capítulo ele repete e explica algumas das leis sobre as ofertas, para mostrar que estava reconciliado com eles, apesar da severa dispensação em que se achavam, e que não os privaria da condição de igreja. Aqui está:
I. A lei sobre as ofertas de manjares e as ofertas de libação (vv. 1-12), tanto para israelitas quanto para estrangeiros (vv. 13-16), e uma lei sobre as ofertas alçadas da primeira porção da sua massa, vv. 17-21.
II. A lei sobre os sacrifícios por pecados de ignorância, vv. 22-29.
III. A punição dos pecados de presunção (v. 30, 31), e um exemplo dado no violador do sábado, vv. 32-36.
IV. Uma lei sobre franjas, para lembretes, nas bordas das suas vestes, v. 37, etc.
Versículos 1 a 21
Leis sobre os Sacrifícios. (a.C. 1490.)
Aqui temos:
I. Instruções completas dadas a respeito das ofertas de manjares e das ofertas de libação, que eram apêndices de todos os sacrifícios de animais.
O início desta lei é muito animador: “Quando entrardes na terra da vossa habitação que eu vos dou”, então fareis isto e aquilo, v. 2.
Isto era uma insinuação clara, não só de que Deus estava reconciliado com eles, apesar da sentença proferida contra eles, mas de que ele garantiria a terra prometida à descendência deles, apesar da sua propensão a se rebelar contra ele.
Podiam pensar que, uma hora ou outra, seriam culpados de uma falta que lhes seria fatal e os excluiria para sempre, como a última o tinha feito a uma geração. Mas isto dá a entender a certeza de que seriam preservados de provocar a Deus a tal ponto que isso equivalesse a uma perda de direitos; pois este estatuto dá por certo que alguns deles entrariam em Canaã no devido tempo.
As ofertas de manjares eram de dois tipos: umas se ofereciam sozinhas, e a lei sobre essas temos em Levítico 2:1, etc. Outras eram acrescentadas aos holocaustos e às ofertas pacíficas e as acompanhavam constantemente, e é sobre essas que aqui se dá a orientação.
Era indispensável, uma vez que os sacrifícios de reconhecimento (especificados no v. 3) se destinavam a ser a comida da mesa de Deus, que houvesse uma provisão constante de pão, azeite e vinho, qualquer que fosse a carne.
Os abastecedores ou fornecedores do templo de Salomão providenciavam farinha fina, 1 Reis 4:22. E era conveniente que Deus mantivesse uma boa casa, que a sua mesa fosse provida de pão e também de carne, e que o seu cálice transbordasse. Na casa do meu Pai há pão suficiente.
Ora, o intuito desta lei é indicar que proporção a oferta de manjares e a oferta de libação deviam guardar com os diversos sacrifícios a que eram anexadas.
Se o sacrifício fosse um cordeiro ou um cabrito, a oferta de manjares devia ser uma décima parte de farinha, isto é, um ômer, que continha cerca de cinco pintas; esta devia ser misturada com azeite, a quarta parte de um him (um him continha cerca de cinco quartilhos), e a oferta de libação devia ser a mesma quantidade de vinho, cerca de um quartilho e meia pinta, vv. 3-5.
Se fosse um carneiro, a oferta de manjares era dobrada, duas décimas partes de farinha, cerca de cinco quartilhos, e a terça parte de um him de azeite (que para eles era o que a manteiga é para nós) misturada com ela; e a mesma quantidade de vinho como oferta de libação, v. 6, 7.
Se o sacrifício fosse um novilho, a oferta de manjares devia ser triplicada, três ômeres, com cinco pintas de azeite, e a mesma quantidade de vinho como oferta de libação, vv. 8-10.
E assim para cada sacrifício, fosse oferecido por uma pessoa em particular ou à custa comum. Repare: os nossos serviços religiosos devem ser governados, assim como por outras regras, assim pela regra da proporção.
II. Nativos e estrangeiros são aqui postos em pé de igualdade, nisto como em outras matérias (vv. 13-16): “Uma só lei será para vós e para o estrangeiro que se fez prosélito da religião judaica.” Ora:
- Isto era um convite aos gentios para se tornarem prosélitos e abraçarem a fé e o culto do verdadeiro Deus.
Nas coisas civis havia diferença entre os estrangeiros e os israelitas de nascimento, mas não nas coisas de Deus: como vocês são, assim será o estrangeiro perante o Senhor, pois para com ele não há acepção de pessoas. Veja Isaías 56:3.
Isto era uma obrigação para os judeus de serem bondosos com os estrangeiros e não os oprimirem, porque os viam reconhecidos e aceitos por Deus. A comunhão na religião é um grande compromisso com a afeição mútua e deve matar todas as inimizades.
Isto era uma mortificação para o orgulho dos judeus, que tendem a se ensoberbecer com os privilégios de nascença. “Somos descendência de Abraão.”
Deus lhes fez saber que os filhos do estrangeiro lhe eram tão bem-vindos quanto os filhos de Jacó; o nascimento ou a ascendência de ninguém será nem de vantagem nem de prejuízo na sua aceitação por Deus.
Isto também dava a entender que, assim como os estrangeiros crentes seriam contados por israelitas, assim os israelitas incrédulos seriam contados por estrangeiros.
- Isto era um feliz presságio do chamado dos gentios e da sua admissão na igreja. Se a lei fazia tão pouca diferença entre judeu e gentio, muito menos faria o evangelho, que derrubou o muro de separação e reconciliou ambos com Deus num só sacrifício, sem a observância das cerimônias legais.
III. Uma lei para a oferta da primeira porção da sua massa ao Senhor.
Esta, como a anterior, parte da suposição consoladora de que tinham entrado na terra prometida, v. 18.
Visto que agora viviam do maná, não precisavam de um reconhecimento tão expresso do direito de Deus ao seu pão de cada dia e da sua dependência dele para tê-lo; a coisa falava por si mesma.
Mas em Canaã, onde comeriam o fruto do seu próprio trabalho, Deus exigia ser reconhecido como o seu senhorio e o seu grande benfeitor.
Não deviam apenas oferecer-lhe as primícias e os dízimos do grão dos seus campos (estes já tinham sido reservados).
Mas, quando o tivessem em casa, na sua masseira, quase pronto para ser posto sobre a mesa, Deus devia receber um tributo ulterior de reconhecimento, parte da sua massa (os judeus dizem que a quadragésima parte, pelo menos, de toda a massa) devia ser alçada, ou oferecida a Deus (v. 20, 21), e o sacerdote devia tê-la para o uso da sua família.
Assim deviam reconhecer a sua dependência de Deus quanto ao pão de cada dia, mesmo quando o tinham em casa com eles; deviam então esperar em Deus pelo uso confortável dele; pois lemos daquilo que foi trazido para casa e, no entanto, Deus soprou sobre isso, e resultou em pouco, Ageu 1:9.
Cristo nos ensinou a orar não “Dá-nos neste ano a nossa colheita anual”, mas “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”.
Com esta lei Deus disse ao povo, como o profeta muito tempo depois disse à viúva de Sarepta (1 Reis 17:13): “Somente faze-me disso primeiro um pequeno bolo.”
Esta oferta foi expressamente mantida pelas leis do templo visionário de Ezequiel, e é um mandamento com promessa de misericórdias para a família (Ezequiel 44:30): “Dareis ao sacerdote a primeira porção da vossa massa, para que faça repousar a bênção em tua casa”; pois, quando Deus recebeu o que lhe é devido das nossas posses, podemos esperar o conforto do que nos cabe.
Versículos 22 a 29
Sacrifícios por Pecados de Ignorância. (a.C. 1490.)
Temos aqui as leis sobre os sacrifícios por pecados de ignorância; os judeus entendem que se trata da idolatria, ou falso culto, por erro dos seus mestres. O caso aqui suposto é que não tinham observado todos estes mandamentos, v. 22, 23.
Se tivessem falhado nas ofertas do seu reconhecimento e não as tivessem trazido conforme a lei, então deviam trazer uma oferta de expiação, sim, e ainda que a omissão tivesse sido por esquecimento ou por equívoco.
Se tivessem falhado numa parte da cerimônia, deviam compensá-la pela observância de outra parte, o que era da natureza de uma lei reparadora.
- Põe-se o caso de um pecado nacional, cometido por ignorância e tornado costumeiro por um erro vulgar (v. 24): a congregação, isto é, o corpo do povo, pois assim se explica (v. 25): “Toda a congregação dos filhos de Israel.”
As observâncias cerimoniais eram tão numerosas e tão variadas que se podia facilmente supor que algumas delas, aos poucos, seriam esquecidas e deixadas em desuso, como em particular aquela logo antes, sobre a oferta alçada da sua massa.
Ora, se, com o correr do tempo, ao consultar a lei, parecesse ter havido uma negligência geral quanto a essa ou a qualquer outra instituição, então se devia oferecer um sacrifício por toda a congregação, e o descuido seria perdoado (v. 25, 26) e não punido, como merecia, com algum juízo nacional.
A oferta do sacrifício segundo o modo, ou ordenança, refere-se claramente a um estatuto anterior, do qual este é a repetição.
E o mesmo novilho que ali se chama oferta pelo pecado (Levítico 4:13, 21) aqui se chama holocausto (v. 24), porque era inteiramente queimado, embora não sobre o altar, contudo fora do arraial. E aqui há o acréscimo de um cabrito das cabras como oferta pelo pecado.
Conforme esta lei, vemos que Ezequias fez expiação pelos erros do reinado de seu pai com sete novilhos, sete carneiros, sete cordeiros e sete bodes, que ofereceu como oferta pelo pecado “pelo reino, e pelo santuário, e por Judá” (2 Crônicas 29:21), e por todo o Israel, v. 24. E vemos coisa semelhante feita depois do retorno do cativeiro, Esdras 8:35.
- Supõe-se igualmente o caso de uma pessoa em particular: “Se alguma alma pecar por ignorância” (v. 27), negligenciando alguma parte do seu dever, devia trazer a sua oferta, conforme estava ordenado, Levítico 4:27, etc. Assim se fará expiação pela alma que peca, quando peca por ignorância, v. 28. Observe:
(1.) Os pecados cometidos por ignorância precisam que se faça expiação por eles; pois, embora a ignorância desculpe em certa medida, não justifica os que poderiam ter conhecido a vontade do seu Senhor e não a fizeram.
Davi orou para ser purificado das suas “faltas ocultas”, isto é, daqueles pecados de que ele mesmo não tinha consciência, dos erros que não entendia, Salmos 19:12.
(2.) Os pecados cometidos por ignorância serão perdoados, por meio de Cristo, o grande sacrifício, que, ao se oferecer a si mesmo uma vez por todas na cruz, pareceu explicar a intenção da sua oferta naquela oração: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”
E Paulo parece aludir a esta lei sobre os pecados de ignorância (1 Timóteo 1:13): “Alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente e na incredulidade.”
Era favorável aos gentios o fato de esta lei de expiação por pecados de ignorância se estender expressamente àqueles que eram estranhos à comunidade de Israel (v. 29), mas que se supõe serem prosélitos da justiça. Assim a bênção de Abraão vem sobre os gentios.
Versículos 30 a 36
A Condenação dos Pecadores Presunçosos. (a.C. 1490.)
Aqui está:
I. A condenação geral proferida contra os pecadores presunçosos:
- Devem ser considerados pecadores presunçosos os que pecam “com mão levantada”, como diz a expressão original (v. 30), isto é, os que enfrentam abertamente a autoridade de Deus e põem a sua própria cobiça em rivalidade com ela, os que pecam por pecar, em contradição com o preceito da lei e em desafio à pena, os que lutam contra Deus e o desafiam a fazer o pior; veja Jó 15:25.
Não é apenas pecar contra o conhecimento, mas pecar de propósito contra a vontade e a glória de Deus.
- Pecados assim cometidos são extremamente pecaminosos. Aquele que assim quebra o mandamento:
(1.) Insulta o Senhor (v. 30); diz dele o pior que pode, e da maneira mais injusta. A linguagem do pecado de presunção é: “A verdade eterna não é própria para ser crida, o Senhor de tudo não é próprio para ser obedecido, e o poder todo-poderoso não é próprio nem para ser temido nem para se confiar nele.”
Atribui loucura à Sabedoria Infinita e iniquidade ao justo Juiz do céu e da terra; tal é a malignidade do pecado deliberado.
(2.) Despreza a palavra do Senhor, v. 31. Há os que, em muitos casos, ficam aquém de cumprir a palavra e, no entanto, têm grande apreço por ela e têm a lei por honrosa; mas os pecadores presunçosos a desprezam, achando-se grandes demais, bons demais e sábios demais para serem governados por ela.
Quem é o Todo-Poderoso, para que o sirvamos? Seja o que for o pecado em si, é a contumácia que incorre no anátema. É a rebelião acrescentada ao pecado que é como feitiçaria, e a obstinação como idolatria.
- A sentença proferida contra tais pecadores é terrível. Não resta sacrifício por esses pecados; a lei não previu nenhum: “Essa alma será extirpada do meio do seu povo” (v. 30), “inteiramente extirpada” (v. 31); e para que Deus seja para sempre justificado e o pecador para sempre confundido, “a sua iniquidade será sobre ele”, e não é preciso mais nada para afundá-lo no mais profundo inferno.
Assim entendem os doutores judeus: que a iniquidade se apegará à alma depois de ela ser extirpada, e que o homem dará o relato do seu pecado no grande dia do juízo.
Talvez o tipo de ofensa pudesse ser tal que não expusesse o ofensor à censura do magistrado civil, mas, se fosse feita com presunção, o próprio Deus tomaria a punição dela nas suas próprias mãos, e nelas é coisa horrível cair.
No Novo Testamento encontramos semelhante sentença de exclusão de todo benefício do grande sacrifício proferida contra a blasfêmia contra o Espírito Santo e contra a apostasia total do cristianismo.
II. Um exemplo particular de presunção no pecado de violar o sábado:
- A ofensa foi o ajuntamento de gravetos no dia de sábado (v. 32), os quais, é provável, eram destinados a fazer fogo, ao passo que lhes fora ordenado assar e cozer no dia anterior aquilo de que tivessem necessidade, Êxodo 16:23.
Isto parecia só uma ofensa pequena, mas era uma violação da lei do sábado e, por isso, um desprezo tácito pelo Criador, a cuja honra o sábado foi dedicado, e uma incursão sobre toda a lei, em torno da qual o sábado se destinava a ser uma cerca. E pelo contexto parece ter sido feito com presunção, e em afronta tanto à lei quanto ao Legislador.
- O ofensor foi detido, v. 33, 34.
Os que o encontraram apanhando gravetos, no seu zelo pela honra do sábado, o levaram a Moisés, a Arão e a toda a congregação, o que dá a entender que, sendo dia de sábado, a congregação estava naquela hora reunida junto a Moisés e Arão, para receber instrução deles e unir-se a eles no culto religioso.
Ao que parece, até os israelitas comuns, embora houvesse muita coisa errada entre eles, contudo não queriam ver de bom grado o sábado profanado, o que era um bom sinal de que não tinham abandonado de todo a Deus, nem estavam totalmente abandonados por ele.
- Deus foi consultado, porque não estava declarado o que se devia fazer com ele.
A lei já tinha feito da profanação do sábado um crime capital (Êxodo 31:14; 35:2); mas estavam em dúvida, ou quanto à ofensa (se isto que ele fizera devia ser tido por profanação ou não), ou quanto à punição, de que morte devia morrer. Deus era o Juiz, e diante dele levaram esta causa.
- A sentença foi proferida; o prisioneiro foi declarado violador do sábado, segundo a intenção daquela lei, e como tal devia ser morto; e, para mostrar quão grande era o crime e quão desagradável a Deus, e para que os outros ouvissem e temessem e não fizessem da mesma maneira com presunção, lhe é designada a morte que se tinha pela mais terrível: “Ele deve ser apedrejado com pedras”, v. 35.
Repare: Deus é zeloso pela honra dos seus sábados e não terá por inocentes, façam os homens o que fizerem, os que os profanam.
- A execução foi feita de acordo com a sentença, v. 36. Ele foi apedrejado até a morte pela congregação. Todos os que puderam foram empregados na execução, para que ao menos estes tivessem medo de violar o sábado, os que tinham atirado uma pedra neste violador do sábado.
Isto dá a entender que a profanação pública do sábado é um pecado que deve ser punido e reprimido pelo magistrado civil, que, no que toca aos atos manifestos, é guardião de ambas as tábuas. Veja Neemias 13:17.
Alguém pensaria que não podia haver grande mal em apanhar uns poucos gravetos, em qualquer dia que fosse, mas Deus visou à punição exemplar daquele que o fez, como advertência permanente para todos nós, para termos consciência de guardar santo o sábado.
Versículos 37 a 41
A Lei sobre as Franjas. (a.C. 1490.)
Há pouco a lei tinha providenciado o perdão dos pecados de ignorância e de fraqueza; agora aqui se providencia um expediente para evitar esses pecados. Recebem ordem de fazer franjas nas bordas das suas vestes, que deviam ser lembretes do seu dever, para que não pequem por esquecimento.
- O sinal designado é uma franja de seda, ou de fio, ou de lã penteada, ou a própria veste desfiada na barra, e uma fita azul atada por cima dela para mantê-la apertada, v. 38.
Sendo os judeus um povo peculiar, eram assim distinguidos dos seus vizinhos no vestuário, assim como na alimentação, e ensinados, por tais pequenos exemplos de singularidade, a não se conformar com o modo dos pagãos em coisas maiores.
Assim também se declaravam judeus onde quer que estivessem, como quem não se envergonhava de Deus e da sua lei.
Nosso Salvador, feito sob a lei, usava estas franjas; daí lermos da orla, ou borda, da sua veste, Mateus 9:20. Estas bordas os fariseus alargavam, para serem tidos por mais santos e devotos que os outros.
Os filactérios eram coisas diferentes; estes eram invenção deles, as franjas eram uma instituição divina. Os judeus de hoje as usam, dizendo, quando as põem: “Bendito seja aquele que nos santificou para si e nos mandou usar franjas.”
- A intenção disso era lembrar-lhes que eram um povo peculiar. Não foram instituídas para enfeitar e adornar as suas roupas, mas para despertar as suas mentes puras por meio de lembrança (2 Pedro 3:1), para que olhassem para a franja e se lembrassem dos mandamentos.
Muitos olham para os seus enfeites para alimentar o seu orgulho, mas estes enfeites eles têm de olhar para despertar as suas consciências para a percepção do seu dever, para que a sua religião os cerque constantemente e eles a levem consigo, como levam as suas roupas, aonde quer que vão.
Se fossem tentados a pecar, a franja lhes serviria de admoestadora para não quebrarem os mandamentos de Deus; se deixassem de cumprir um dever no tempo devido por esquecimento, a franja os lembraria dele.
Esta instituição, embora não seja uma imposição sobre nós, é uma instrução para nós: lembrar-nos sempre dos mandamentos do Senhor nosso Deus, para que os façamos, entesourá-los na nossa memória e aplicá-los a casos particulares conforme houver ocasião de usá-los.
Destinava-se particularmente a ser um preservativo contra a idolatria: para que vocês não corram atrás do seu próprio coração e dos seus próprios olhos no culto religioso.
Contudo pode estender-se também a toda a conduta, pois nada é mais contrário à honra de Deus e ao nosso próprio verdadeiro interesse do que andar no caminho do nosso coração e à vista dos nossos olhos; porque a imaginação do coração é má, e assim é a concupiscência dos olhos.
Depois da repetição de algumas instituições cerimoniais, o capítulo se encerra com aquela grande e fundamental lei da religião: “Sede santos para o vosso Deus”, purificados do pecado e sinceramente devotados ao seu serviço; e aquela grande razão de todos os mandamentos é inculcada vez após vez: “Eu sou o Senhor vosso Deus.”
Se crêssemos mais firmemente e considerássemos com mais frequência e seriedade que Deus é o Senhor, e nosso Deus e Redentor, veríamos a nós mesmos obrigados, por dever, por interesse e por gratidão, a guardar todos os seus mandamentos.