Matthew Henry

Números 13

Argumento

É uma história memorável e muito melancólica a que se conta neste capítulo e no seguinte: a do retorno de Israel desde as fronteiras de Canaã, quando estava prestes a pôr o pé nela, e da sentença que o condenou a vagar e perecer no deserto por causa da sua incredulidade e da sua murmuração.

Ela é mencionada em Salmos 95:7, etc., e aproveitada como advertência aos cristãos, Hebreus 3:7, etc. Neste capítulo temos:

I. O envio de doze espias adiante deles a Canaã, vv. 1-16.

II. As instruções dadas a esses espias, vv. 17-20.

III. A execução da incumbência que receberam, conforme as instruções, e o seu retorno da exploração, vv. 21-25.

IV. O relatório que trouxeram de volta ao acampamento de Israel, v. 26, etc.

Versículos 1 a 20

As Missões dos Doze Espias. (a.C. 1490.)

Temos aqui:

I. Ordens dadas para enviar espias a fim de explorar a terra de Canaã.

Aqui se diz que Deus orientou Moisés a enviá-los (v. 1, 2), mas pela repetição da história mais adiante (Deuteronômio 1:22) vê-se que a iniciativa veio, na origem, do povo: eles se aproximaram de Moisés e disseram: “Enviaremos homens adiante de nós”; e isso foi fruto da sua incredulidade.

Eles não quiseram aceitar a palavra de Deus de que era uma boa terra e de que ele, sem falta, os poria na posse dela. Não puderam confiar na coluna de nuvem e de fogo para lhes mostrar o caminho até ela, mas tinham melhor opinião da sua própria sagacidade do que da sabedoria de Deus.

Que absurdo foi eles mandarem explorar uma terra que o próprio Deus tinha espiado para eles, e indagarem o caminho até ela quando o próprio Deus se comprometera a mostrar-lhes o caminho!

Mas assim nos arruinamos: dando mais crédito aos relatos e às representações dos sentidos do que à revelação divina; andamos por vista, e não por fé; ao passo que, se estamos dispostos a receber o testemunho dos homens, sem dúvida o testemunho de Deus é maior.

Como o povo fez essa proposta a Moisés, ele (talvez sem perceber a incredulidade que estava no fundo dela) consultou a Deus sobre o caso, e Deus lhe mandou atender o povo nisto e enviar espias adiante deles: “Que andem nos seus próprios conselhos.”

Contudo, Deus de modo nenhum foi cúmplice do pecado que se seguiu; pois o envio desses espias estava tão longe de ser a causa do pecado que, se os espias tivessem cumprido o seu dever, e o povo o seu, poderia ter sido a confirmação da sua fé e de bom serviço para eles.

II. As pessoas nomeadas para serem empregadas neste serviço (v. 4, etc.), uma de cada tribo, para que parecesse ser ato do povo em geral; e líderes, pessoas de destaque nas suas respectivas tribos, alguns deles líderes de milhares ou de centenas, para dar maior crédito à sua embaixada.

Isto foi planejado para o melhor, mas teve o mau efeito de que a qualidade das pessoas fez com que o relatório mau que trouxeram fosse mais acreditado e o povo fosse mais influenciado por ele. Alguns pensam que todos são nomeados por causa dos dois bons que havia entre eles, Calebe e Josué.

Toma-se nota da mudança do nome de Josué nesta ocasião, v. 16. Ele era ministro de Moisés, mas tinha sido empregado, embora da tribo de Efraim, como general das forças enviadas contra Amaleque.

O nome pelo qual ele era geralmente chamado e conhecido na sua própria tribo era Oseias, mas Moisés o chamou de Josué, em sinal da sua afeição por ele e do seu poder sobre ele; e agora, ao que parece, ordenou aos outros que o chamassem assim, e fixou esse como o seu nome dali em diante.

Oseias significa uma oração por salvação, “Salva tu”; Josué significa uma promessa de salvação, “Ele salvará”, em resposta a essa oração: tão próxima é a relação entre orações e promessas. As orações obtêm promessas, e as promessas dirigem e animam as orações.

Alguns pensam que Moisés tinha em mente, ao tomar a primeira sílaba do nome Jeová e antepô-la ao nome dele, o que transformou Oseias em Jeosua, conferir-lhe uma honra e animá-lo neste e em todos os seus serviços futuros com as garantias da presença de Deus.

Contudo, depois disto ele é chamado Oseias, Deuteronômio 32:44. Jesus é o mesmo nome que Josué, e é o nome do nosso Senhor Cristo, de quem Josué foi um tipo como sucessor de Moisés, capitão de Israel e conquistador de Canaã.

Houve outro do mesmo nome, que também foi um tipo de Cristo, Zacarias 6:11. Josué foi o salvador do povo de Deus dos poderes de Canaã, mas Cristo é o seu Salvador dos poderes do inferno.

III. As instruções dadas a esses espias. Foram enviados à terra de Canaã pelo caminho mais próximo, para percorrer o país e fazer o levantamento do seu estado atual, v. 17.

Foram-lhes confiados dois tópicos de investigação:

  1. Quanto à própria terra: ver como ela é (v. 18, e de novo, v. 19), ver “se é boa ou má”, e (v. 20) “se é gorda ou magra”. Nem todas as partes da terra participam igualmente da bênção da fertilidade; alguns países são abençoados com solo mais rico do que outros.

O próprio Moisés estava plenamente satisfeito de que Canaã era uma terra muito boa, mas enviou esses espias para trazerem um relato dela, para satisfação do povo; assim como João Batista mandou perguntar a Jesus se ele era o Cristo, não para se informar a si mesmo, mas para informar os que enviou.

Deviam reparar se o ar era saudável ou não, como era o solo e quais eram os produtos; e, para melhor satisfação do povo, deviam trazer consigo alguns dos frutos.

  1. Quanto aos habitantes: o seu número, poucos ou muitos; o seu tamanho e estatura, se eram homens fortes e robustos ou fracos; as suas habitações, se viviam em tendas ou em casas, em aldeias abertas ou em cidades muradas; se as matas estavam de pé, como nos países incultos por inabilidade e preguiça dos habitantes, ou se estavam derrubadas e o país feito planície para a comodidade do cultivo.

Estas eram as coisas sobre as quais deviam indagar. Talvez, nos últimos anos, não tivesse havido entre o Egito e Canaã o comércio que havia no tempo de Jacó; do contrário poderiam ter-se informado dessas coisas sem enviar homens expressamente para explorar.

Veja a vantagem que podemos tirar dos livros e do estudo, que põem os curiosos e indagadores a par do estado de países estrangeiros, a uma distância muito maior do que a que agora separava Canaã de Israel, sem este incômodo e despesa.

IV. Moisés despede os espias com este encargo: “Tende bom ânimo”, dando a entender não só que eles mesmos deviam sentir-se animados diante das dificuldades desta expedição, mas que deviam trazer ao povo um relato animador e tirar o melhor de tudo.

Não era só uma grande empreitada a que foram postos, que exigia boa condução e resolução, mas uma grande confiança que neles se depositava, que exigia que fossem fiéis.

Versículos 21 a 25

Temos aqui um breve relato do reconhecimento que os espias fizeram da terra prometida.

  1. Percorreram-na de ponta a ponta, desde Zim, no sul, até Reobe, perto de Hamate, no norte, v. 21. Veja Números 34:3, 8.

É provável que não tenham ido todos juntos, num só corpo, para não serem tidos por suspeitos e detidos, perigo que seria tanto maior se os cananeus soubessem (e se diria que não podiam deixar de saber) quão perto deles estavam os israelitas; mas se dividiram em diversas companhias, e assim passaram sem despertar suspeita, como viajantes.

  1. Repararam de modo particular em Hebrom (v. 22), provavelmente porque perto dali ficava o campo de Macpela, onde os patriarcas estavam sepultados (Gênesis 23:2), cujos corpos mortos, por assim dizer, mantinham a posse daquela terra para a sua posteridade.

Fizeram uma visita particular a esse sepulcro, e encontraram a cidade vizinha na posse dos filhos de Anaque, que aqui são nomeados.

Naquele lugar onde esperavam os maiores motivos de ânimo, encontraram os maiores motivos de desânimo. Onde os corpos dos seus antepassados mantinham a posse em favor deles, os gigantes mantinham a posse contra eles.

Subiram pelo sul e chegaram a Hebrom, isto é, a “Calebe”, dizem os judeus, “em particular”, pois à presença dele ali encontramos referência expressa, Josué 14:9, 12, 13. Mas que outros dos espias estiveram ali também vê-se pela descrição que fazem dos anaquins, v. 33.

  1. Trouxeram consigo um cacho de uvas e alguns outros dos frutos da terra, como prova da extraordinária bondade do país. Provavelmente se abasteceram desses frutos quando estavam deixando o país e voltando.

O cacho de uvas era tão grande e tão pesado que o penduraram numa vara e o carregaram entre dois deles, v. 23, 24. O lugar de onde o tiraram foi, por essa circunstância, chamado vale do cacho, aquele famoso cacho que foi para Israel tanto a garantia quanto a amostra de todos os frutos de Canaã.

Tais são os consolos presentes que temos na comunhão com Deus, antegozos da plenitude de alegria que esperamos na Canaã celestial. Por eles podemos ver o que é o céu.

Versículos 26 a 33

É de admirar como o povo de Israel teve paciência de esperar quarenta dias pela volta dos seus espias, quando estava prestes a entrar em Canaã, com todas as garantias de sucesso que podia ter do poder divino e de uma série constante de milagres que até então o haviam acompanhado.

Mas desconfiaram do poder e da promessa de Deus, e estavam dispostos a ser mantidos em suspense pelos seus próprios conselhos, em vez de serem levados à certeza pela aliança de Deus. Quanta sombra fazemos à nossa própria luz pela nossa incredulidade! Pois bem, por fim os mensageiros voltam, mas não concordam no seu relatório.

I. A maior parte desanima o povo de avançar para Canaã; e com justiça são os israelitas deixados a esta tentação, por depositarem tanta confiança no juízo dos homens, tendo a palavra de Deus em que confiar. É coisa justa da parte de Deus entregar a fortes ilusões os que não querem receber a sua verdade com amor por ela.

  1. Observe o relatório deles.

(1.) Não podiam negar que a terra de Canaã era uma terra muito fértil; o cacho de uvas que trouxeram consigo era uma demonstração ocular disso, v. 27.

Deus lhes tinha prometido uma terra que mana leite e mel, e os próprios espias maus reconhecem que é uma terra assim. Assim, até pela boca de adversários Deus será glorificado e a verdade da sua promessa, atestada.

E contudo, depois, contradizem-se, quando dizem (v. 32): “É uma terra que devora os seus habitantes”; como se, embora tivesse leite, e mel, e uvas, contudo lhe faltasse outra provisão necessária.

Alguns pensam que havia uma grande peste no país na ocasião em que o reconheceram, a qual deveriam ter imputado à sabedoria da divina Providência, que assim diminuía o número dos seus inimigos para facilitar as conquistas deles.

Mas imputaram-na malignamente à insalubridade do ar, e daí tomaram ocasião de depreciar o país. Por este medo irrazoável de uma peste em Canaã, foram com justiça exterminados sem demora por uma peste no deserto, Números 14:37.

(2.) Mas representaram a conquista dela como inteiramente impraticável, e disseram que não valia a pena tentá-la. O povo é forte (v. 28), “homens de grande estatura” (v. 32), “mais fortes do que nós”, v. 31. As cidades são representadas como fortalezas inexpugnáveis: são muradas e muito grandes, v. 28.

Mas nada serviu mais ao mau propósito deles do que uma descrição dos gigantes, sobre os quais insistem muito: “Vimos ali os filhos de Anaque” (v. 28) e, de novo, “vimos os gigantes”, aqueles homens de tamanho prodigioso, “os filhos de Anaque, que descendem dos gigantes”, v. 33.

Falavam como se estivessem prestes a tremer só de mencioná-los, como haviam feito ao vê-los. “Ó, esses gigantes tremendos! Quando estávamos perto deles, éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos, não só pequenos e fracos, mas trêmulos e intimidados.” Compare Jó 39:20: “Podes tu fazê-lo temer como um gafanhoto?”

“Ou melhor: e assim éramos aos olhos deles; olhavam para nós com tanto desprezo e desdém quanto nós olhávamos para eles com medo e tremor.” De modo que, no conjunto, deram como seu juízo: não somos capazes de subir contra eles (v. 31) e, portanto, precisamos pensar em tomar algum outro rumo.

  1. Ora, mesmo que tivessem de julgar apenas por probabilidades humanas, não poderiam ser eximidos da imputação de covardia. Não eram muito numerosas as hostes de Israel?

Seiscentos mil homens aptos, bem ordenados e organizados, estreitamente reunidos em corpo e inteiramente unidos em interesse e afeição, constituíam um exército tão temível quanto talvez qualquer outro que já se levou a campo.

Muitos exércitos menores realizaram feitos maiores do que talvez tenha sido a conquista de Canaã, prova disso o exército de Alexandre. Moisés, seu comandante-em-chefe, era sábio e valente; e se o povo tivesse se revestido de resolução e se portado com bravura, o que poderia ter resistido a eles?

É verdade que os cananeus eram fortes, mas estavam dispersos (v. 29): uns habitavam no sul e outros nos montes; de modo que, por causa da distância, não podiam juntar-se depressa, e, por causa dos seus interesses divididos, não podiam permanecer juntos por muito tempo para se opor a Israel.

O país, sendo farto, sustentaria um exército; e, embora as cidades fossem muradas, se pudessem vencê-los em campo aberto, as fortalezas cairiam naturalmente nas mãos deles. E, por fim, quanto aos gigantes, a sua estatura desmedida só os tornaria melhor alvo, e os homens mais corpulentos nem sempre têm o melhor brio.

  1. Mas, embora merecessem ser expostos como covardes, esse não era o pior: a Escritura os marca como incrédulos. Não eram quaisquer probabilidades humanas em que se lhes exigia que confiassem, mas (1.) tinham os sinais manifestos e palpáveis da presença de Deus com eles, e o compromisso do seu poder em favor deles.

Os cananeus eram mais fortes do que Israel; suponhamos que fossem, mas eram mais fortes do que o Deus de Israel? Não somos capazes de lidar com eles, mas não é capaz o Deus Todo-Poderoso? Não o temos no meio de nós? Não vai ele adiante de nós? E há alguma coisa difícil demais para ele?

Éramos como gafanhotos diante dos gigantes, e não são eles menos que gafanhotos diante de Deus? As cidades deles são muradas contra nós, mas podem ser muradas contra o céu?

(2.) Além disso, tinham tido experiência muito grande do alcance e da força do braço de Deus, erguido e desnudado em favor deles. Não eram os egípcios tão mais fortes do que eles quanto os cananeus eram?

E contudo, sem que Israel sacasse uma espada nem desferisse um golpe, os carros e cavaleiros do Egito foram completamente desbaratados e arruinados; os amalequitas os apanharam em grande desvantagem, e ainda assim foram derrotados.

Os milagres eram, naquele tempo, o seu pão de cada dia; ainda que não houvesse mais nada, um exército tão bem abastecido como o deles, tão constantemente, tão fartamente e tudo sem custo, teria poderosa vantagem contra qualquer outra força.

(3.) Ou melhor, tinham promessas particulares de vitória e sucesso nas suas guerras contra os cananeus. Deus tinha dado a Abraão todas as garantias possíveis de que poria a sua descendência na posse daquela terra, Gênesis 15:18; 17:8.

Prometera-lhes expressamente por Moisés que expulsaria os cananeus de diante deles (Êxodo 33:2), e que o faria pouco a pouco, Êxodo 23:30. E, depois de tudo isso, dizerem eles que não eram capazes de subir contra eles era, na prática, dizer: “O próprio Deus não é capaz de cumprir as suas palavras.”

Era, na prática, desmenti-lo, e dizer-lhe que se comprometera com mais do que podia levar a termo. Temos um breve relato do seu pecado, com o qual infectaram toda a congregação, Salmos 106:24. “Desprezaram a terra, não creram na sua palavra.”

Embora, ao explorá-la, a tivessem achado tão boa quanto ele dissera, uma terra que mana leite e mel, contudo não quiseram crer que fosse tão certa quanto ele dissera, mas desesperaram de possuí-la, embora a própria verdade eterna se tivesse comprometido a dá-la a eles. E esta é agora a representação dos espias maus.

II. Calebe os animou a avançar, embora só tenha sido apoiado por Josué (v. 30): “Calebe aquietou o povo”, que ele viu já posto em fermentação mesmo diante do próprio Moisés, cujo rosto resplandecente não podia intimidá-los quando começaram a ficar indisciplinados.

Calebe significa todo coração, e ele correspondeu ao seu nome, foi ele mesmo animoso, e teria feito o povo assim se lhe tivessem dado ouvidos. Se Josué tivesse começado a conter a maré, teria sido suspeito de parcialidade para com Moisés, de quem era ministro.

E por isso, prudentemente, deixou isso à condução de Calebe no início, que era da tribo de Judá, a tribo dirigente, e por isso o mais apto a ser ouvido. Calebe tinha visto e observado a força dos habitantes tanto quanto os seus companheiros, e, no conjunto:

  1. Fala com muita confiança do sucesso: somos bem capazes de vencê-los, por mais fortes que sejam.

  2. Anima o povo a prosseguir e, tendo-lhe cabido a vanguarda, fala como quem está resolvido a conduzi-lo com bravura: “Subamos de uma vez; um passo ousado, um golpe ousado a mais, resolverá o nosso caso; é tudo nosso, se ao menos tivermos coragem de fazer que seja: subamos e possuamo-la.”

Ele não diz: “Subamos e conquistemo-la”; tem isso por tão bom quanto já feito; mas: “Subamos e possuamo-la; não há nada a fazer senão entrar e tomar a posse que Deus, nosso grande Senhor, está pronto a nos dar.”

Repare: os justos são ousados como um leão. As dificuldades que se postam no caminho da salvação diminuem e se desvanecem diante de uma fé viva e ativa no poder e na promessa de Deus. Todas as coisas são possíveis, se ao menos forem prometidas, ao que crê.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra