Números 11
Argumento
Até aqui as coisas tinham ido bastante bem em Israel; pouca interrupção se dera aos métodos do favor de Deus para com eles desde o episódio do bezerro de ouro; o povo parecia dócil ao dispor em ordem e purificar o acampamento, os príncipes devotos e generosos ao dedicar o altar, e havia boa esperança de que estariam em Canaã imediatamente.
Mas neste capítulo começa uma cena melancólica; as medidas estão todas rompidas, Deus se tornou inimigo deles e luta contra eles, e é o pecado que causa todo esse dano.
I. As murmurações deles acenderam um fogo entre eles, o qual, contudo, logo foi extinto pela oração de Moisés, vv. 1-3.
II. Não bem se extinguiu o fogo do juízo e já o fogo do pecado irrompe de novo, e Deus toma ocasião dele para engrandecer tanto a sua misericórdia quanto a sua justiça.
O povo se inquieta por falta de carne, vv. 4-9.
Moisés se inquieta por falta de ajuda, vv. 10-15. Ora:
(1.) Deus promete satisfazer a ambos: designar ajuda para Moisés (v. 16, 17) e dar carne ao povo, vv. 18-23.
(2.) E imediatamente cumpre ambas essas promessas. Pois:
[1.] O Espírito de Deus habilita os setenta anciãos para o governo, vv. 24-30.
[2.] O poder de Deus traz codornizes para banquetear o povo, v. 31, 32.
[3.] Contudo, a justiça de Deus os castigou com pragas por causa das suas murmurações, v. 33, etc.
Versículos 1 a 3
As Murmurações dos Israelitas. (a.C. 1490.)
Aqui temos:
I. O pecado do povo. Eles se queixaram, v. 1. Eram, por assim dizer, queixosos. Assim está na margem. Havia entre eles alguns rancores e descontentamentos secretos, que até então não tinham irrompido em motim aberto. Mas quão grande coisa este pequeno fogo acendeu!
Tinham recebido de Deus leis e ordenanças excelentes, e ainda assim, mal tinham partido do monte do Senhor, já começaram a entrar em desavença com o próprio Deus. Veja nisto:
A pecaminosidade do pecado, que toma ocasião do mandamento para ser ainda mais provocante.
A fraqueza da lei por meio da carne, Romanos 8:3. A lei revelava o pecado, mas não podia destruí-lo; refreava-o, mas não podia vencê-lo.
Eles se queixaram. Os intérpretes indagam de que se queixaram; e, na verdade, tendo eles tanta matéria de ação de graças, pode-se com razão estranhar onde acharam matéria de queixa; é provável que os que se queixaram nem todos concordassem quanto à causa.
Alguns talvez se queixassem de que tinham sido retirados do monte Sinai, onde haviam repousado por tanto tempo, outros de que não tinham partido mais cedo; uns se queixaram do tempo, outros dos caminhos; alguns talvez achassem que uma jornada de três dias era marcha longa demais, outros que não era longa o bastante, porque não os levava a Canaã.
Quando consideramos como o acampamento deles era guiado, guardado, agraciado, que bons mantimentos tinham e que boa companhia, e que cuidado se tinha com eles nas suas marchas, para que os seus pés não inchassem nem as suas roupas se gastassem (Deuteronômio 8:4), podemos perguntar: “Que mais se poderia ter feito por um povo para deixá-lo tranquilo?” E ainda assim se queixaram.
Repare: os que têm um espírito inquieto e descontente sempre encontrarão alguma coisa com que entrar em desavença, por mais favoráveis que sejam as circunstâncias da sua condição exterior.
II. O justo ressentimento de Deus pela afronta que este pecado lhe fez: “O Senhor o ouviu”, embora não pareça que Moisés o tenha ouvido. Repare: Deus conhece as inquietações e murmurações secretas do coração, ainda que sejam escondidas dos homens com todo o empenho.
Aquilo em que ele reparou, muito o desagradou, e a sua ira se acendeu. Repare: embora Deus, em sua graça, nos dê licença para nos queixarmos a ele quando há motivo (Salmos 142:2), ele é com justiça provocado, e leva muito a mal, se nos queixamos dele quando não há motivo; conduta assim da parte dos nossos inferiores nos provoca.
III. O juízo com que Deus os castigou por este pecado: “O fogo do Senhor ardeu entre eles”, tais clarões de fogo saídos da nuvem como os que tinham consumido Nadabe e Abiú. O fogo da cólera deles contra Deus ardeu nas mentes deles (Salmos 39:3), e com justiça o fogo da cólera de Deus se prende aos corpos deles.
Lemos das murmurações deles diversas vezes, quando saíram do Egito pela primeira vez, Êxodo 15; 16; 17. Mas não lemos de nenhuma praga infligida a eles por causa das suas murmurações, como houve agora; pois agora já tinham tido grande experiência do cuidado de Deus com eles, e por isso desconfiar dele agora era tanto mais indesculpável.
Agora “um fogo se acendeu contra Jacó” (Salmos 78:21), mas, para mostrar quão pouco disposto Deus estava a contender com eles, prendeu-se só aos que estavam nas partes mais extremas do acampamento. Assim os juízos de Deus vieram sobre eles gradualmente, para que acolhessem o aviso.
IV. O clamor deles a Moisés, que era o seu intercessor comprovado, v. 2. Quando Deus os abateu, então o buscaram, e recorreram a Moisés para que fosse amigo deles. Repare:
Quando nos queixamos sem motivo, é justo da parte de Deus dar-nos motivo de queixa.
Os que menosprezam os amigos de Deus quando estão em prosperidade ficariam contentes de fazê-los seus amigos quando estão em angústia. “Pai Abraão, envia Lázaro.”
V. A força da intercessão de Moisés em favor deles: “Quando Moisés orou ao Senhor” (ele estava sempre pronto a pôr-se na brecha para desviar a cólera de Deus), Deus teve consideração por ele e pela sua oferta, e o fogo se extinguiu.
Daí se vê que Deus não tem prazer em castigar, pois, quando começa a sua controvérsia, logo se deixa persuadir a deixá-la cair. Moisés foi um daqueles valorosos que pela fé extinguiram a violência do fogo.
VI. Um novo nome dado por isso ao lugar, para perpetuar a vergonha de um povo murmurador e a honra de um Deus justo; o lugar foi chamado Taberá, um incêndio (v. 3), para que outros ouvissem, e temessem, e acolhessem o aviso para não pecar como eles, para que não padecessem como eles, 1 Coríntios 10:10.
Versículos 4 a 15
Estes versículos representam as coisas tristemente desconjuntadas e fora de ordem em Israel, tanto o povo quanto o príncipe desassossegados.
I. Aqui está o povo inquieto e falando contra o próprio Deus (como é interpretado em Salmos 78:19), não obstante as suas manifestações gloriosas tanto a eles quanto em favor deles. Observe:
- Quem eram os criminosos:
(1.) A multidão mista começou: “puseram-se a cobiçar”, v. 4. A ralé que veio com eles do Egito, esperando somente a terra da promessa, mas não um estado de provação no caminho até ela.
Eram agregados, que se agarraram às orlas dos judeus e só queriam ir com eles porque não sabiam viver em casa e estavam dispostos a buscar a sua fortuna (como dizemos) no estrangeiro. Eram as ovelhas sarnentas que infectavam o rebanho, o fermento que fermentava toda a massa.
Repare: umas poucas pessoas facciosas, descontentes e de mau gênio podem causar grande dano nos melhores convívios, se não se tem grande cuidado de recusar-lhes o apoio. Pessoas assim são uma “geração perversa”, da qual é sabedoria nossa salvar-nos, Atos 2:40.
(2.) Até os filhos de Israel contraíram o contágio, como somos informados, v. 4. A semente santa se juntou ao povo destas abominações.
A multidão mista de que se fala aqui não era contada entre os filhos de Israel, mas era posta de lado como um povo de que Deus não fazia caso; e ainda assim os filhos de Israel, esquecendo o seu próprio caráter e distinção, ajuntaram-se em rebanho com eles e aprenderam o seu jeito, como se a escória e os rejeitados do acampamento devessem ser os conselheiros privados dele.
Os filhos de Israel, um povo próximo de Deus e altamente privilegiado, e contudo arrastados à rebelião contra ele! Ó, quão pouca honra Deus tem no mundo, quando até o povo que formou para si, para anunciar o seu louvor, era tanto uma desonra para ele!
Por isso ninguém pense que as suas profissões externas e os seus privilégios serão a sua segurança ou contra as tentações de Satanás para o pecado ou contra os juízos de Deus pelo pecado. Veja 1 Coríntios 10:1, 2, 12.
- Qual foi o crime: cobiçaram e murmuraram. Embora tivessem sido corrigidos havia pouco por este pecado, e muitos deles subvertidos por causa dele, como Deus subverteu Sodoma e Gomorra, e o cheiro do fogo continuasse nas suas narinas, contudo voltaram a ele. Veja Provérbios 27:22.
(1.) Engrandeceram a fartura e as iguarias que tinham tido no Egito (v. 5), como se Deus lhes tivesse feito grande injustiça ao tirá-los de lá.
Enquanto estavam no Egito, suspiravam por causa das suas cargas, pois as suas vidas eram amargadas com dura servidão; e contudo agora falam do Egito como se todos tivessem vivido lá como príncipes, quando isso lhes serve de pretexto para o seu descontentamento presente.
Mas com que cara podem falar de comer peixe no Egito “de graça”, ou por nada, como se nada lhes custasse, quando o pagaram tão caro com o seu duro serviço?
Lembram-se dos pepinos, e dos melões, e dos alhos-porros, e das cebolas, e dos alhos (coisa preciosa, de fato, para se afeiçoar a ela!), mas não se lembram das olarias e dos feitores, da voz do opressor e da ardência do açoite. Não: isso é esquecido por esse povo ingrato.
(2.) Estavam enjoados da boa provisão que Deus tinha feito para eles, v. 6. Era pão do céu, comida de anjos. Para mostrar quão sem razão era a queixa deles, o maná é aqui descrito, vv. 7-9.
Era bom para comer e agradável aos olhos, cada grão como uma pérola do Oriente; era um alimento saudável e nutritivo; não se podia chamar de pão seco, pois tinha gosto de óleo fresco.
Era agradável (dizem os judeus, Sabedoria 16:20) ao paladar de cada um, e tinha o gosto que cada um queria; e, embora fosse continuamente o mesmo, pelos diferentes modos de prepará-lo lhes dava uma grata variedade.
Não lhes custava dinheiro nem preocupação, pois caía de noite, enquanto dormiam; e o trabalho de recolhê-lo não valia a pena mencionar; eram sustentados gratuitamente, e contudo podiam falar do baixo custo do Egito e do peixe que ali comiam de graça.
Ou melhor: o que era muito mais valioso do que tudo isso, o maná vinha do poder e da generosidade diretos de Deus, não da providência comum, mas do favor especial. Era, como a compaixão de Deus, novo a cada manhã, sempre fresco, não como a comida dos que vivem a bordo de navios.
Enquanto viviam de maná, pareciam estar isentos da maldição que o pecado trouxe sobre o homem: que no suor do seu rosto comeria o pão. E ainda assim falam do maná com tanto desdém, como se não fosse bom o bastante para ser alimento de porcos: “A nossa alma se seca.”
Falam como se Deus os tratasse com dureza por não lhes conceder comida melhor. No começo o admiravam (Êxodo 16:15): “Que é isto?” “Que coisa primorosa e preciosa é esta!” Mas agora o desprezavam.
Repare: as mentes ranzinzas e descontentes acharão defeito naquilo que não tem defeito algum senão o de ser bom demais para elas. É muito provocante para Deus subestimar os seus favores e pôr um “mas” nas nossas misericórdias comuns. “Nada senão maná!”
Os que poderiam ser muito felizes muitas vezes se fazem muito miseráveis pelos seus descontentamentos.
(3.) Não podiam ficar satisfeitos se não tivessem carne para comer.
Trouxeram do Egito rebanhos e manadas em grande abundância; mas ou eram avarentos e não tinham coração para matá-los, para que não diminuíssem os seus rebanhos (precisavam ter carne tão barata quanto tinham o pão, ou não ficariam contentes), ou então eram exigentes: carne de boi e de carneiro não os agradavam; precisavam ter algo mais fino e delicado, como o peixe que comiam no Egito.
Comida não bastava; precisavam ser banqueteados. Tinham banqueteado com Deus nas ofertas pacíficas de que tinham a sua parte; mas ao que parece Deus não mantinha uma mesa boa o bastante para eles: precisavam ter petiscos mais finos do que qualquer um dos que chegavam ao seu altar.
Repare: é evidência do domínio da mente carnal quando estamos ansiosos por ter todos os deleites e satisfações dos sentidos levados ao ápice do prazer. “Não sejas desejoso de iguarias”, Provérbios 23:1-3. Se Deus nos dá comida conveniente, devemos ser gratos, ainda que não comamos as gorduras nem bebamos as doçuras.
(4.) Desconfiaram do poder e da bondade de Deus como insuficientes para o suprimento deles: “Quem nos dará carne a comer?”, dando por certo que Deus não podia.
Assim esta pergunta é comentada em Salmos 78:19, 20: “Poderá ele também prover carne?” embora ele lhes tivesse dado carne com o pão uma vez, quando julgou conveniente (Êxodo 16:13), e eles pudessem ter esperado que ele o fizesse de novo, e por misericórdia, se, em vez de murmurar, tivessem orado.
Repare: é uma ofensa a Deus deixar que os nossos desejos vão além da nossa fé.
(5.) Eram sôfregos e importunos nos seus desejos; cobiçaram uma cobiça, assim diz a palavra, cobiçaram com intensidade e avidez, até chorarem de novo de aborrecimento.
Tão infantis eram os filhos de Israel, e tão caprichosos, que choramingavam por não terem o que queriam e quando queriam. Não apresentaram este desejo a Deus, mas preferiam dever favor a qualquer outro que a ele.
Não devemos entregar-nos a nenhum desejo que não possamos, em fé, converter em oração, como não podemos quando pedimos alimento para a nossa cobiça, Salmos 78:18.
Por este pecado a ira do Senhor se acendeu grandemente contra eles, o que está escrito para a nossa advertência, para que “não cobicemos as coisas más como eles cobiçaram”, 1 Coríntios 10:6.
(6.) A carne é boa comida, e é lícito comê-la; contudo se diz que eles cobiçaram coisas más. O que é lícito em si mesmo torna-se mau para nós quando é algo que Deus não nos destina e, ainda assim, o desejamos ardentemente.
II. O próprio Moisés, embora homem tão manso e bom, está desassossegado nesta ocasião: “Moisés também se desagradou.” Ora:
- Deve-se confessar que a provocação foi muito grande.
Estas murmurações deles lançavam grande desonra sobre Deus, e Moisés levava a peito os descréditos lançados sobre ele mesmo; eles sabiam que ele fazia o máximo pelo bem deles e que nada fazia nem podia fazer sem uma designação divina; e ainda assim ser continuamente atormentado e vociferado contra por um povo irrazoável e ingrato quebraria o temperamento até do próprio Moisés.
Deus levou isso em conta, e por isso não encontramos que tenha altercado com ele por causa do seu desassossego.
- Contudo Moisés se expressou de modo diferente do que lhe convinha nesta provocação, e ficou aquém do seu dever tanto para com Deus quanto para com Israel nestes protestos.
(1.) Ele subestima a honra que Deus lhe tinha conferido ao fazê-lo o ilustre ministro do seu poder e da sua graça, no livramento e na condução daquele povo peculiar, honra que poderia ter bastado para contrabalançar o fardo.
(2.) Queixa-se demais de um agravo palpável e leva demasiado a peito um pouco de barulho e de fadiga. Se não podia suportar a labuta do governo, que era só correr com os que vão a pé, como suportaria os terrores da guerra, que era contender com cavalos?
Ele poderia facilmente ter-se munido de considerações suficientes para capacitá-lo a menosprezar os clamores deles e a reduzi-los a nada.
(3.) Ele engrandece as suas próprias realizações: que todo o fardo do povo recaía sobre ele; ao passo que o próprio Deus, na prática, o aliviava de todo o fardo.
Moisés não precisava preocupar-se em providenciar-lhes alojamento nem mantimentos; Deus fazia tudo. E, se acontecesse algum caso difícil, não precisava ficar em nenhuma perplexidade, enquanto tinha o oráculo a consultar e, nele, a sabedoria divina para dirigi-lo, a autoridade divina para respaldá-lo e sustentá-lo, e o próprio poder todo-poderoso para dispensar recompensas e castigos.
(4.) Ele não tem tanta consciência quanto devia da obrigação em que se achava, em virtude da comissão e do mandato divinos, de fazer o máximo que pudesse pelo seu povo, quando sugere que, por não serem filhos do seu corpo, não lhe cabia tomar por eles um cuidado de pai, embora o próprio Deus, que podia empregá-lo como bem lhe aprouvesse, o tivesse designado para ser pai deles.
(5.) Toma demais para si quando pergunta: “Donde teria eu carne para dar a eles?” (v. 13), como se ele fosse o mordomo, e não Deus. Moisés não lhes deu o pão, João 6:32.
Nem se esperava que ele lhes desse a carne, senão como instrumento na mão de Deus; e, se queria dizer: “De onde teria Deus carne para eles?”, limitou demais o poder do Santo de Israel.
(6.) Fala com desconfiança da graça divina quando desespera de poder suportar todo este povo, v. 14. Tivesse o trabalho sido muito menor, não o teria podido levar a cabo com a sua própria força; mas, tivesse sido muito maior, com Deus a fortalecê-lo, ele poderia tê-lo feito.
(7.) O pior de tudo foi desejar com arrebatamento a morte e querer ser morto sem demora, porque justamente nesta hora a sua vida lhe fora tornada um pouco incômoda, v. 15. É este Moisés? É este o mais manso de todos os homens da terra? Os melhores têm as suas debilidades e falham às vezes no exercício daquela graça pela qual são mais eminentes.
Mas Deus, em sua graça, deixou passar o arrebatamento de Moisés desta vez, e por isso não devemos ser severos nas nossas censuras a ele, mas orar: “Senhor, não nos induzas à tentação.”
Versículos 16 a 23
Assistência Providenciada a Moisés. (a.C. 1490.)
Temos aqui a resposta graciosa de Deus a ambas as queixas anteriores, na qual a sua bondade toma ocasião da maldade do homem para aparecer tanto mais ilustre.
I. Faz-se provisão para a reparação dos agravos de que Moisés se queixa. Se ele acha que o peso do governo lhe pesa demais, embora tenha sido um pouco arrebatado demais na sua reclamação, ainda assim será aliviado, não por ser ele mesmo afastado do governo, como com justiça poderia ter sido se Deus tivesse sido rigoroso em observar o que ele disse de errado.
Mas será aliviado por lhe serem designados assistentes, que seriam, como diz o apóstolo (1 Coríntios 12:28), “socorros, governos” (isto é, socorros no governo), não para diminuir nem eclipsar de modo algum a sua honra, mas para tornar o trabalho mais fácil para ele e levar com ele o fardo do povo.
E para que esta provisão fosse tanto agradável quanto realmente proveitosa:
- Moisés recebe a ordem de nomear as pessoas, v. 16. O povo era exaltado, impetuoso e tumultuoso demais para que se lhe confiasse a eleição; Moisés devia satisfazer-se a si mesmo na escolha, para que não se queixasse depois.
O número que devia escolher era de setenta homens, conforme o número das almas que desceram ao Egito. Devia escolher os que ele sabia serem anciãos, isto é, homens sábios e experientes.
Os que tinham se saído melhor, como chefes de milhares e de centenas (Êxodo 18:25), granjeiam agora para si esta boa posição. “Escolhe os que sabes serem anciãos de fato, e não só de nome, oficiais que exercem o seu ofício.”
Lemos do mesmo número de anciãos (Êxodo 24:1) que subiram com Moisés ao monte Sinai, mas eles foram distinguidos só para aquela ocasião, estes em caráter perpétuo; e, conforme esta constituição, o Sinédrio, ou grande conselho dos judeus, que em épocas posteriores se reunia em Jerusalém e era o mais alto tribunal de juízo entre eles, compunha-se de setenta homens.
O nosso Salvador parece ter tido isto em vista na escolha de setenta discípulos, que deviam ser assistentes dos apóstolos, Lucas 10.
- Deus promete habilitá-los. Se não fossem achados aptos para o encargo, seriam tornados aptos; do contrário, poderiam vir a ser mais um estorvo do que uma ajuda para Moisés, v. 17.
Embora Moisés tivesse falado com ousadia demais com Deus, ainda assim Deus não rompe por isso a comunhão com ele; ele suporta muito de nós, e nós devemos suportar uns aos outros: “Descerei” (disse Deus) “e falarei contigo, quando estiveres mais calmo e sereno; e tomarei do mesmo espírito de sabedoria, e de piedade, e de coragem, que está sobre ti, e o porei sobre eles.”
Não que Moisés tivesse menos do Espírito por causa da partilha deles, nem que eles fossem com isso igualados a ele; Moisés continuava sem igual (Deuteronômio 34:10), mas eles foram revestidos de um espírito de governo proporcional ao seu lugar, e de um espírito de profecia para provar o seu chamado divino ao governo, sendo o governo uma Teocracia. Repare:
(1.) Aqueles a quem Deus emprega em algum serviço, ele os habilita para ele, e os que não estão em alguma medida habilitados não podem julgar-se devidamente chamados.
(2.) Todas as boas habilitações vêm de Deus; todo dom perfeito vem do Pai das luzes.
II. Até o capricho do povo descontente será satisfeito também, para que toda boca seja calada. Manda-se que se santifiquem (v. 18), isto é, que se ponham em disposição de receber uma prova do poder de Deus que fosse sinal tanto de misericórdia quanto de juízo. “Prepara-te para te encontrares com o teu Deus, ó Israel”, Amós 4:12.
- Deus promete (devo dizer?), ou antes ameaça, que eles terão a sua fartura de carne, que por um mês inteiro serão não só alimentados, mas banqueteados, com carne, além do seu maná de cada dia; e, se não tiverem melhor governo dos seus apetites do que agora parece que têm, ficarão empanturrados dela (v. 19, 20): “Comereis até que vos saia pelas narinas e vos seja repugnante.” Veja aqui:
(1.) A vaidade de todos os deleites dos sentidos; eles enfastiam, mas não satisfazem: os prazeres espirituais são o contrário. Assim como o mundo passa, assim passam as cobiças dele, 1 João 2:17. O que foi ambicionado com avidez passa, em pouco tempo, a causar náusea.
(2.) Que pecados bestiais (e piores que bestiais) são a gula e a embriaguez; violentam a natureza e fazem ser doença do corpo aquilo que devia ser a sua saúde; são pecados que são o seu próprio castigo, e ainda assim não o pior que os acompanha.
(3.) Que coisa justa é da parte de Deus tornar repugnante aos homens aquilo que eles cobiçaram desordenadamente. Deus podia fazê-los desprezar a carne tanto quanto tinham desprezado o maná.
- Moisés objeta a improbabilidade de se cumprir esta palavra, v. 21, 22. É uma objeção como a que os discípulos fizeram, Marcos 8:4: “Donde poderá alguém satisfazer a estes homens?”
Alguns desculpam Moisés aqui e entendem o que ele diz como apenas uma indagação modesta sobre por que via se deve esperar o suprimento; mas isso tem sabor demais de receio e de desconfiança de Deus para ser justificado.
Ele objeta o número do povo, como se aquele que providenciou pão para todos eles não pudesse, pelo mesmo poder ilimitado, providenciar carne também. Ele dá por certo que teria de ser carne ou de bestas ou de peixes, por serem os mais volumosos dos animais, mal imaginando que a carne de aves, de avezinhas, serviria ao propósito.
Deus não vê como o homem vê, mas os seus pensamentos estão acima dos nossos. Ele objeta a avidez dos desejos do povo naquela expressão: “para lhes bastar”.
Repare: até os crentes verdadeiros e grandes às vezes acham difícil confiar em Deus sob os desânimos das causas segundas e, contra a esperança, crer em esperança. O próprio Moisés mal podia abster-se de dizer: “Poderá Deus preparar uma mesa no deserto?” quando este se tornara o clamor comum. Sem dúvida esta era a sua debilidade.
- Deus dá uma resposta breve mas suficiente à objeção naquela pergunta: “A mão do Senhor se encurtou?” v. 23.
Se Moisés se tivesse lembrado dos anos da destra do Altíssimo, não teria levantado todas estas dificuldades; por isso Deus lhe faz lembrar desses anos, dando a entender que esta objeção lançava descrédito sobre o poder divino, do qual ele mesmo tinha sido tantas vezes não só testemunha, mas instrumento.
Teria ele esquecido as maravilhas que o poder divino tinha operado em favor daquele povo, quando infligiu as pragas do Egito, dividiu o mar, abriu a rocha e fez chover pão do céu? Aquele poder tinha diminuído? Era Deus mais fraco do que costumava ser? Ou estava cansado do que tinha feito?
Seja o que for que os nossos corações incrédulos possam sugerir em contrário, é certo:
(1.) Que a mão de Deus não é curta; o seu poder não pode ser refreado no seu exercício por nada senão a sua própria vontade; para ele nada é impossível. Não é curta a mão que mede as águas, mede os céus a palmos (Isaías 40:12) e agarra os ventos, Provérbios 30:4.
(2.) Que ela não se encurtou. Ele é tão forte quanto sempre foi, não desfalece nem se cansa. E isto basta para silenciar todas as nossas desconfianças quando os meios nos faltam: “Há alguma coisa demasiado difícil para o Senhor?”
Deus aqui leva Moisés a este primeiro princípio, faz Moisés voltar atrás na sua lição, para aprender o antigo nome de Deus, o Senhor Deus Todo-Poderoso, e põe a prova no desfecho: “Verás se a minha palavra se cumprirá ou não.”
Isto engrandece a palavra de Deus acima de todo o seu nome: que as suas obras nunca ficam aquém dela. Se ele fala, está feito.
Deus Promete Carne ao Povo; o Caso de Eldade e Medade. (a.C. 1490.)
Versículos 24 a 30
Temos aqui o cumprimento da palavra de Deus a Moisés, de que ele teria ajuda no governo de Israel.
I. Aqui está o caso dos setenta conselheiros privados em geral. Moisés, embora um pouco perturbado pelo tumulto do povo, ainda assim foi inteiramente acalmado pela comunhão que teve com Deus, e logo voltou a si. E conforme o assunto fora concertado:
- Ele fez a sua parte; apresentou os setenta anciãos diante do Senhor, ao redor do tabernáculo (v. 24), para que ali ficassem prontos a receber a graça de Deus, no lugar onde ele se manifestava, e para que o povo também fosse testemunha da solene vocação deles.
Repare: os que esperam favor de Deus devem oferecer-se humildemente a ele, com o seu serviço.
- Deus não deixou de fazer a sua parte. Deu do seu Espírito aos setenta anciãos (v. 25), o que capacitou aqueles cujas capacidades e educação os punham apenas no nível dos seus vizinhos a dizer e fazer de repente o que era extraordinário, e que provou serem eles movidos por inspiração divina: “profetizaram, e não cessaram” todo aquele dia, e (alguns pensam) só aquele dia.
Falavam ao povo das coisas de Deus, e talvez comentassem a lei que tinham recebido havia pouco com admirável clareza, e plenitude, e prontidão, e propriedade de expressão, de modo que todos os que os ouviam pudessem ver e dizer que Deus estava com eles em verdade; veja 1 Coríntios 14:24, 25.
Assim, muito tempo depois, Saul foi marcado para o governo pelo dom de profecia, que veio sobre ele por um dia e uma noite, 1 Samuel 10:6, 11. Quando Moisés ia tirar Israel do Egito, Arão foi designado para ser o seu profeta, Êxodo 7:1.
Mas, agora que Deus tinha chamado Arão a outra obra, no lugar dele Moisés tem setenta profetas para assisti-lo. Repare: os mais indicados para governar no Israel de Deus são os que conhecem bem as coisas divinas e são aptos para ensinar para edificação.
II. Aqui está o caso particular de dois deles, Eldade e Medade, provavelmente dois irmãos.
- Foram nomeados por Moisés para serem assistentes no governo, mas “não saíram para o tabernáculo” como os demais, v. 26.
Calvino conjectura que a convocação lhes foi enviada, mas que não os encontrou, por estarem em algum lugar fora do caminho; de modo que, embora estivessem inscritos, ainda assim não foram chamados.
A maioria pensa que eles recusaram vir ao tabernáculo por excesso de modéstia e humildade; conscientes da sua própria fraqueza e indignidade, desejavam ser dispensados de entrar no governo. O seu princípio era o seu louvor, mas a sua prática de não obedecer às ordens era a sua culpa.
- O Espírito de Deus os achou no acampamento, onde estavam escondidos entre a bagagem, e ali profetizaram, isto é, exerceram o seu dom de orar, pregar e louvar a Deus, em alguma tenda particular.
Repare: o Espírito de Deus não está preso ao tabernáculo, mas, como o vento, sopra onde quer, João 3:8. Para onde podemos ir para longe daquele Espírito?
Houve nisto uma providência especial, a de que estes dois estivessem ausentes, pois assim se mostrou que era de fato um Espírito divino que movia os anciãos, e que Moisés não lhes deu aquele Espírito, mas o próprio Deus.
Recusaram modestamente o cargo, mas Deus o impôs a eles; ou melhor: têm a honra de serem nomeados, o que os outros não têm; pois os que se humilham serão exaltados, e os mais aptos para o governo são os menos ambiciosos dele.
- Foi dada informação disto a Moisés (v. 27): “Eldade e Medade profetizam no acampamento; há um conventículo em tal tenda, e Eldade e Medade estão ali pregando, fora da inspeção e da presidência de Moisés, e fora da comunhão dos demais anciãos.”
Quem quer que fosse a pessoa que levou as notícias, parece ter visto nisso uma irregularidade.
- Josué propôs que fossem silenciados: “Meu senhor Moisés, proíbe-os”, v. 28. É provável que o próprio Josué fosse um dos setenta, o que o tornava tanto mais cioso da honra da ordem deles.
Ele dá por certo que eles não estavam sob nenhum impulso irresistível, pois o espírito dos profetas está sujeito aos profetas, e por isso queria que ou não profetizassem de todo ou viessem ao tabernáculo e profetizassem em concerto com os demais.
Ele não deseja que sejam punidos pelo que tinham feito, mas apenas refreados para o futuro. Esta proposta ele a fez por bom princípio, não por qualquer antipatia pessoal a Eldade e Medade, mas por um zelo honesto por aquilo que ele entendia ser a unidade da igreja, e por preocupação com a honra de Deus e de Moisés.
- Moisés rejeitou a proposta e censurou aquele que a fez (v. 29): “Invejas tu por amor de mim? Não sabes de que espécie de espírito és.”
Embora Josué fosse amigo particular e confidente de Moisés, embora tivesse dito isto por respeito a Moisés, cuja honra ele muito relutava em ver diminuída pelo chamado daqueles anciãos, ainda assim Moisés o censura, e nele todos os que mostram tal espírito.
(1.) Não devemos entristecer-nos em segredo com os dons, as graças e a utilidade dos outros. Foi culpa dos discípulos de João terem invejado a honra de Cristo porque ela fazia sombra à do seu mestre, João 3:26, etc.
(2.) Não devemos deixar-nos arrebatar em ardores contra as fraquezas e debilidades dos outros. Admitindo que Eldade e Medade fossem culpados de uma irregularidade, ainda assim Josué foi precipitado demais e caloroso demais com eles.
O nosso zelo deve ser sempre temperado com a mansidão da sabedoria: a justiça de Deus não precisa da cólera do homem, Tiago 1:20.
(3.) Não devemos fazer nem os melhores e mais úteis homens cabeças de um partido. Paulo não queria que o seu nome fosse usado para patrocinar uma facção, 1 Coríntios 1:12, 13.
(4.) Não devemos ser apressados em condenar e silenciar os que divergem de nós, como se não seguissem a Cristo porque não o seguem conosco, Marcos 9:38. Rejeitaremos aqueles a quem Cristo reconheceu, ou impediremos alguém de fazer o bem porque não pensa em tudo como nós?
Moisés era de outro espírito; longe de silenciar estes dois e extinguir o Espírito neles, desejou que todo o povo do Senhor fosse profeta, isto é, que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles.
Não que quisesse que alguém se apresentasse como profeta sem estar devidamente habilitado, nem que esperasse que o Espírito de profecia se tornasse assim comum; mas assim ele expressa o amor e a estima que tinha por todo o povo do Senhor, o contentamento que tinha nos dons dos outros, e quão longe estava de se desagradar de que Eldade e Medade profetizassem fora da sua vista.
Tão excelente era o espírito do bendito Paulo, alegrando-se de que Cristo fosse pregado, ainda que por aqueles que com isso queriam acrescentar aflição às suas amarras, Filipenses 1:16.
Devemos ficar contentes de que Deus seja servido e glorificado, e de que se faça o bem, ainda que para a diminuição do nosso crédito e do crédito do nosso caminho.
- Os anciãos, agora recém-ordenados, entraram logo na sua administração (v. 30); quando o seu chamado foi suficientemente atestado pelo seu profetizar, foram com Moisés ao acampamento e se aplicaram aos negócios.
Tendo recebido o dom, administraram-no como bons despenseiros. E agora Moisés ficou contente por ter tantos para partilhar com ele o seu trabalho e a sua honra.
(1.) E seja crido o testemunho de Moisés, pelos que desejam estar no poder, de que o governo é um fardo. É um fardo de preocupação e de transtorno para os que têm escrúpulo do dever dele; e para os que não têm será um fardo mais pesado no dia da prestação de contas, quando caírem sob a condenação do servo inútil que enterrou o seu talento.
(2.) Seja imitado o exemplo de Moisés pelos que estão no poder; não desprezem o conselho e a assistência dos outros, mas desejem-nos e sejam gratos por eles, não ambicionando monopolizar a sabedoria e o poder. Na multidão de conselheiros há segurança.
Versículos 31 a 34
As Codornizes. (a.C. 1490.)
Deus, tendo cumprido a sua promessa a Moisés ao dar-lhe assessores no governo, provando assim o poder que tem, pelo seu Espírito, sobre os espíritos dos homens, aqui cumpre a sua promessa ao povo ao dar-lhes carne, provando com isso o seu poder sobre as criaturas inferiores e o seu domínio no reino da natureza. Observe:
- Como o povo foi satisfeito com carne em abundância: “Um vento” (um vento sudeste, como se vê em Salmos 78:26) “trouxe codornizes”, v. 31.
É incerto que tipo de animais eram; o salmista as chama “aves emplumadas”, ou aves de asa. O erudito bispo Patrick se inclina a concordar com alguns escritores modernos, que pensam que eram gafanhotos, uma espécie de comida deliciosa muito conhecida naquelas regiões, tanto mais porque foram trazidos por um vento, jaziam em montes e eram secos ao sol para uso.
Fossem o que fossem, atenderam à intenção, serviram de banquete de um mês para Israel, tão indulgente Pai era Deus para com a sua família obstinada. Gafanhotos, que tinham sido uma praga para o Egito fértil, alimentando-se dos seus frutos, foram uma bênção para um deserto estéril, sendo eles mesmos alimento.
- Quão ávidos foram desta carne que Deus lhes enviou. Lançaram-se sobre o despojo com um apetite insaciável, sem levar em conta o que Moisés lhes dissera da parte de Deus, que se empanturrariam dela, v. 32.
Dois dias e uma noite estiveram nisso, recolhendo carne, até que cada chefe de família tivesse levado para casa dez hômeres (isto é, dez cargas de jumento) pelo menos.
Davi ansiou pela água do poço de Belém, mas não quis bebê-la quando a teve, porque fora conseguida com risco.
Muito mais motivo tinham estes israelitas de recusar esta carne, que foi obtida por murmuração e que, como podiam facilmente perceber pelo que Moisés disse, lhes era dada em ira; mas os que estão sob o poder de uma mente carnal terão as suas cobiças cumpridas, ainda que seja com estrago certo e ruína das suas preciosas almas.
- Quão caro pagaram pelos seus banquetes, quando chegou o ajuste de contas: O Senhor os feriu com uma praga muito grande (v. 33), alguma doença do corpo, que provavelmente foi o efeito do seu empanturramento e foi a morte de muitos deles, e estes, é provável, os cabecilhas do motim.
Repare: Deus muitas vezes concede os desejos do seu próprio povo em amor. “Deu-lhes o que pediram, mas enviou magreza à sua alma”, Salmos 106:15.
Por tudo o que lhes foi dito, eles não foram afastados das suas cobiças, e por isso, enquanto o alimento estava nas suas bocas, a cólera de Deus veio sobre eles, Salmos 78:30, 31.
O que desejamos desordenadamente, se o obtivermos (temos motivo de temer), será de um modo ou de outro uma dor e uma cruz para nós. Deus primeiro os saciou e depois os castigou com pragas:
(1.) Para salvar a reputação do seu próprio poder, para que não se pudesse dizer: “Ele não os teria eliminado se tivesse sido capaz de supri-los.”
(2.) E para nos mostrar o sentido da prosperidade dos pecadores; é a preparação deles para a ruína, são alimentados como um boi para o matadouro.
Por fim, a lembrança disto é preservada no nome dado ao lugar, v. 34. Moisés o chamou Quibrote-Hataavá, as sepulturas dos cobiçadores ou da cobiça.
E bem teria sido se estas sepulturas dos cobiçadores de Israel tivessem se mostrado as sepulturas da cobiça de Israel: o aviso foi destinado a ser assim, mas não teve o seu devido efeito, pois em seguida se diz (Salmos 78:32): “Com tudo isto, pecaram continuamente.”