Neemias 8
Argumento
Esdras veio da Babilônia treze anos antes de Neemias. No entanto, temos aqui uma boa obra que Esdras realizou e que poderia ter sido feita antes, mas só aconteceu depois da chegada de Neemias. Embora não fosse tão erudito nem tão versado em teologia quanto Esdras, nem um escriba como ele na lei de seu Deus, ainda assim Neemias tinha um espírito mais vivo e ativo.
Seu zelo pôs o saber de Esdras em ação, e então grandes coisas foram feitas, como vemos aqui: I. A leitura e exposição públicas e solenes da lei, vv. 1-8. II. A alegria que o povo recebeu ordem de expressar naquela ocasião, vv. 9-12. III. A celebração solene da festa dos tabernáculos conforme a lei, vv. 13-18.
Versículos 1 a 8
A Explicação da Lei. (a.C. 444.)
Temos aqui o relato de uma assembleia religiosa solene e da boa obra realizada nela, para a honra de Deus e a edificação da igreja.
I. O momento foi o primeiro dia do sétimo mês, v. 2. Era o dia da festa das trombetas, chamado de sábado, no qual deviam realizar uma santa convocação (Levítico 23:24; Números 29:1).
Mas havia mais: foi naquele dia que o altar foi erguido e eles começaram a oferecer holocaustos depois de voltar do cativeiro, misericórdia recente na memória de muitos dos que ainda viviam.
É provável que, em grata lembrança disso, desde então celebrassem essa festa com solenidade maior que a habitual. Os favores divinos ainda vivos na memória e dos quais nós mesmos fomos testemunhas devem nos tocar mais profundamente, como geralmente acontece.
II. O lugar era a praça diante da porta das Águas (v. 1), ampla o bastante para conter uma multidão tão grande, ao contrário do pátio do templo. Provavelmente esse pátio ainda não havia sido construído com dimensões próximas às que tivera no tempo de Salomão.
Sacrifícios deviam ser oferecidos apenas à porta do templo, mas oração, louvor e pregação eram, e continuam sendo, práticas religiosas realizadas de modo igualmente aceitável num lugar ou em outro. Quando essa congregação se reuniu assim na praça da cidade, sem dúvida Deus estava com ela.
III. Os que se reuniram eram todo o povo. Não foram obrigados a vir: reuniram-se voluntariamente, de comum acordo, como um só homem. Vieram não só os homens, mas também as mulheres e as crianças, todos os que eram capazes de compreender o que ouviam.
Os chefes de família devem trazer consigo suas famílias para o culto público a Deus. Mulheres e crianças têm almas a salvar e, portanto, precisam conhecer a palavra de Deus e participar dos meios de conhecimento e graça. Os pequeninos, à medida que começam a usar a razão, devem ser formados nas práticas da religião.
IV. Quem dirigia essa assembleia era Esdras, o sacerdote; ele presidia esse serviço. Ninguém mais apto a expor e pregar do que alguém tão hábil como escriba na lei de seu Deus.
Seu chamado para esse serviço era muito claro. Como exercia o ofício de sacerdote e tinha a capacidade de escriba, o povo lhe pediu que trouxesse o livro da lei e o lesse para eles, v. 1. Deus lhe deu capacidade e autoridade; então o povo lhe deu oportunidade e convite. O conhecimento é esmola espiritual que os capazes devem dar a todo aquele que precisa e a todo aquele que pede.
O lugar em que ficou era muito apropriado. Ficou num púlpito, ou torre, de madeira, que haviam feito para a palavra (assim está no original), para a pregação da palavra. Desse modo, suas palavras seriam transmitidas com mais dignidade e ouvidas com mais clareza, e os olhos dos ouvintes estariam postos nele, o que prenderia a atenção deles, como em Lucas 4:20.
Tinha diversos auxiliares. Alguns ficaram com ele (v. 4), seis à sua direita e sete à esquerda. Ou seu púlpito fora construído para acomodá-los todos em fila, como numa galeria (mas então dificilmente seria chamado de torre), ou eles tinham tribunas em nível um pouco mais baixo.
Alguns pensam que Esdras os designou para ler quando se cansasse. Ao menos, ao tê-los consigo como assessores, honrou-os diante do povo, para que fossem empregados no mesmo serviço em outra ocasião.
Outros mencionados (v. 7) parecem ter sido empregados ao mesmo tempo em lugares próximos, para ler e explicar a lei àqueles que não conseguiam ouvir Esdras. Entre eles também havia treze sacerdotes, cujos lábios deviam guardar o conhecimento (Malaquias 2:7).
É grande misericórdia para um povo estar assim provido de ministros aptos a ensinar. Feliz era Esdras por ter auxiliares como esses, e felizes eram eles por ter um guia como Esdras.
V. As práticas religiosas realizadas nessa assembleia não eram cerimoniais, mas morais: oração e pregação. Esdras, como presidente da assembleia, era: 1. A boca do povo diante de Deus; e o povo se uniu afetuosamente a ele, v. 6.
Ele bendisse ao Senhor como o grande Deus, dando-lhe honra ao louvar suas perfeições e orar pelo seu favor. Como sinal de que acompanhavam tanto as orações quanto os louvores, as pessoas disseram “Amém, amém” e ergueram as mãos, indicando que seu desejo se dirigia a Deus e que dele esperavam tudo.
Inclinaram a cabeça como sinal de reverência e sujeição a ele. Assim devemos adorar a Deus e nos dirigir a ele quando vamos ler e ouvir sua palavra, como pessoas que nela veem Deus muito grande e muito bom.
- A boca de Deus diante do povo; e todos o escutaram atentamente. Essa era a atividade principal da solenidade. Observe: (1.) Esdras levou a lei à congregação, v. 2. Cuidara de obter os exemplares melhores e mais corretos da lei. O que havia guardado para uso e satisfação próprios ele agora tirava do seu tesouro, como um bom chefe de família, para benefício da igreja.
Observe: [1.] O livro da lei não deve ficar restrito às salas de estudo dos escribas; deve ser levado à congregação e lido a ela em sua própria língua. [2.] Quando vão ao púlpito, os ministros devem levar suas Bíblias consigo. Esdras o fez; delas devem tirar seu conhecimento, segundo a regra delas devem falar e devem mostrar que assim fazem. Veja 2 Crônicas 17:9.
(2.) Abriu o livro com grande reverência e solenidade diante de todo o povo, v. 5. Trouxe-o reconhecendo a grande misericórdia de Deus para com eles ao lhes dar aquele livro. Abriu-o reconhecendo a misericórdia divina de lhes permitir lê-lo: não era uma nascente fechada nem uma fonte selada.
Vemos que tomar os livros e abrir os selos são atos celebrados com alegria e louvor (Apocalipse 5:9). Aprendamos a começar as práticas religiosas com paradas e pausas solenes, em vez de realizá-las precipitadamente.
Pensemos no que fazemos quando tomamos o livro de Deus nas mãos e o abrimos, e também quando dobramos os joelhos em oração. Façamos deliberadamente o que fizermos (Eclesiastes 5:1).
(3.) Esdras e outros leram no livro da lei desde a manhã até o meio-dia (v. 3), e leram distintamente, v. 8. A leitura das Escrituras nas assembleias religiosas é uma ordenança de Deus, pela qual ele é honrado e sua igreja, edificada.
Em ocasiões especiais, devemos estar dispostos a dedicar muitas horas seguidas à leitura e à explicação da palavra de Deus. Aqueles de quem se fala aqui fizeram isso por seis horas.
Os que leem e pregam a palavra também devem aprender a se expressar com clareza, como pessoas que entendem o que dizem e são tocadas por isso, e que desejam que seus ouvintes entendam, retenham e sejam igualmente tocados pelo que ouvem. É uma armadilha para alguém devorar o que é santo.
(4.) Explicaram o que leram, mostrando a intenção e o sentido do texto e como ele deveria ser aplicado. Deram o sentido em outras palavras para fazer o povo entender a leitura, v. 7, 8.
Repare: [1.] É necessário que os ouvintes entendam a palavra; do contrário, ela não passa de um som vazio para eles (Mateus 24:15). [2.] Por isso, exige-se dos que têm o ofício de ensinar que expliquem a palavra e apresentem seu sentido.
“Entendes o que lês?” e “Compreendestes todas estas coisas?” são boas perguntas para fazer aos ouvintes. Mas há uma pergunta igualmente apropriada para eles dirigirem aos mestres: como poderíamos entender se ninguém nos guiasse? (Atos 8:30, 31).
Ler é bom, pregar é bom, mas explicar une a leitura à pregação e, assim, torna a leitura mais compreensível e a pregação mais convincente.
(5.) O povo se comportou de modo muito apropriado quando a palavra lhe foi lida e explicada. [1.] Com grande reverência. Quando Esdras abriu o livro, todos ficaram de pé (v. 5), demonstrando respeito tanto por Esdras quanto pela palavra que ele ia ler. Convém aos servos ficarem de pé quando seu senhor lhes fala, para honrá-lo e mostrar prontidão em fazer o que ele mandar.
[2.] Com grande firmeza e serenidade. Ficaram em seus lugares (v. 7). Diversos ministros liam e explicavam a certa distância uns dos outros, e cada pessoa permaneceu em seu posto. Ninguém ia ouvir primeiro um e depois outro para fazer comentários sobre eles; cada um ficou em seu lugar para não perturbar os demais nem ser perturbado.
[3.] Com grande atenção e plena dedicação da mente: “Os ouvidos de todo o povo estavam voltados para o livro da lei” (v. 3); estavam até acorrentados a ele. Escutavam prontamente e prestavam atenção a cada palavra. A palavra de Deus exige atenção e a merece. Se, por descuido, deixarmos escapar muito enquanto ouvimos, corremos o risco de, por esquecimento, deixar escapar tudo depois de ouvir.
Versículos 9 a 12
Podemos observar aqui:
I. Como o povo foi ferido pelas palavras da lei que lhe foram lidas. A lei opera a morte e anuncia terror, mostra às pessoas seus pecados, sua miséria e o perigo em que estão por causa do pecado, e troveja uma maldição contra todo aquele que não persevera em cada parte do seu dever.
Por isso, quando ouviram a lei, todos choraram (v. 9). Era bom sinal de que tinham o coração sensível, como Josias quando ouviu as palavras da lei. Choraram ao pensar em como haviam ofendido a Deus e se exposto ao perigo por suas muitas transgressões da lei. Quando alguns choraram, todos choraram, pois todos se viam culpados diante de Deus.
II. Como foram curados e consolados pelas palavras de paz que lhes foram ditas. Era bom que a palavra de Deus os tivesse tocado tanto e deixado suas marcas neles, mas não deviam entregar-se sem medida ao luto, especialmente naquela ocasião, porque o dia era santo ao Senhor.
Era uma das festas solenes, em que tinham o dever de se alegrar. Até a tristeza pelo pecado não deve impedir nossa alegria em Deus, mas, antes, conduzir-nos a ela e preparar-nos para ela.
- Os dirigentes da assembleia procuraram acalmá-los e animá-los. Só agora Neemias aparece neste capítulo; ele reparou no choro do povo. Esdras se alegrou por vê-los tão tocados pela palavra, mas Neemias lhe ponderou que aquele não era o momento apropriado, e Esdras concordou.
O dia era santo (é chamado de sábado em Levítico 23:24) e, portanto, deveria ser celebrado com alegria e louvor, não como um dia para afligir a própria alma. (1.) Eles proibiram o povo de lamentar e chorar (v. 9): Não se entristeçam (v. 10); “Aquietai-vos, nem vos aflijais”, v. 11.
Tudo é belo a seu tempo. Assim como não devemos nos regozijar quando Deus nos chama ao luto, também não devemos nos amedrontar e afligir quando ele nos dá motivo para alegrar-nos. Até a tristeza pelo pecado não deve crescer ao ponto de impedir nossa alegria em Deus e a disposição alegre em servi-lo.
(2.) Ordenaram-lhes que manifestassem alegria e vestissem as roupas de louvor em lugar do espírito abatido. Consentiram que, como sinal de sua alegria, se banqueteassem, comendo e bebendo melhor que nos outros dias, comendo a gordura e bebendo o doce. Mas isso deveria acontecer:
[1.] Com caridade para com os pobres: “Enviai porções àqueles para quem nada foi preparado”, para que a abundância de vocês supra a falta deles, para que se alegrem com vocês e seus lombos abençoem vocês. Cristo orienta os que oferecem banquetes a convidar seus vizinhos pobres (Lucas 14:13).
Mas é dever especial tanto de uma festa religiosa quanto de um jejum religioso estender a alma ao faminto (Isaías 58:7, 10). A generosidade de Deus deve tornar-nos generosos.
Muitos comerão a gordura e beberão o doce eles próprios, até em excesso, mas nunca consentirão em dar porções aos pobres e quase não lhes darão migalhas. Esses podem ler sua própria condenação na parábola do rico (Lucas 16:19, etc.). Mas não sabem, ou não consideram, para que Deus lhes deu seus bens.
Observe: não devemos dar apenas àqueles que vêm até nós, mas enviar também aos que estão fora de vista. O generoso planeja coisas generosas e procura pessoas a quem ajudar.
[2.] Com piedade e devoção: “A alegria do Senhor é a vossa força.” Que não seja uma alegria carnal e sensual, mas santa e espiritual: a alegria do Senhor, alegria na bondade de Deus, sob a direção e o governo da graça divina, alegria que nasce de nossa participação no amor e no favor de Deus e dos sinais desse favor.
Essa alegria será a força de vocês; por isso, animem-na. Será sua força, Primeiro, para cumprir os outros deveres da festa. Quanto mais alegres estivermos em nossas práticas religiosas, mais nos dedicaremos a elas. Em segundo lugar, para tudo o que precisam fazer em obediência à lei de Deus que lhes foi lida. A santa alegria será óleo nas rodas da nossa obediência.
Em terceiro lugar, para resistir aos inimigos que tramam contra vocês. A alegria do Senhor nos armará contra os ataques dos nossos inimigos espirituais e tirará de nossa boca o gosto pelos prazeres com que o tentador põe isca em seus anzóis.
- A assembleia seguiu as orientações recebidas. Seu choro cessou (v. 11) e fizeram grande regozijo, v. 12. Repare: devemos ter sempre tamanho domínio de cada paixão que, mesmo quando se manifesta, logo possamos contê-la e recolhê-la ao percebermos que é descabida ou inoportuna. Quem exerce esse domínio sobre o próprio espírito é melhor que o poderoso.
Observe: (1.) Depois de chorar, alegraram-se. O luto santo abre caminho para o regozijo santo. Os que semeiam com lágrimas colherão com alegria; os que tremem diante do convencimento produzido pela palavra podem triunfar em suas consolações.
(2.) O motivo da alegria era muito bom. Alegraram-se não por terem gordura para comer, algo doce para beber e muita boa companhia, mas porque compreenderam as palavras que lhes haviam sido anunciadas.
Repare: [1.] Ter conosco as santas Escrituras e ajuda para compreendê-las é uma misericórdia muito grande, pela qual temos motivos de sobra para nos alegrar. Bíblias e ministros são a alegria do Israel de Deus.
[2.] Quanto melhor compreendemos a palavra de Deus, mais consolo encontramos nela, pois a escuridão da tribulação nasce da escuridão da ignorância e do erro.
Quando as palavras lhes foram anunciadas pela primeira vez, choraram; mas, quando as compreenderam, alegraram-se. Por fim, encontraram promessas preciosas feitas aos que se arrependeram e se reformaram e viram que, portanto, havia esperança em Israel.
Versículos 13 a 18
A Alegria do Povo. (a.C. 444.)
Temos aqui:
I. A renovada atenção do povo à palavra. Haviam passado a maior parte de um dia orando e ouvindo, mas estavam tão longe de se cansar daquela lua nova e daquele sábado que, no dia seguinte, embora não fosse dia de festa, os principais entre eles se reuniram novamente para ouvir a exposição de Esdras (v. 13). Achavam isso mais agradável e proveitoso do que qualquer prazer ou ganho deste mundo.
Repare: quanto mais temos comunhão com a palavra de Deus, se a entendemos corretamente e somos tocados por ela, mais desejaremos ter comunhão com ela e aprofundar nosso conhecimento dela, dizendo: Como são doces suas palavras para minha boca! Aqueles que compreendem bem as Escrituras desejarão continuamente compreendê-las melhor.
Agora os próprios sacerdotes e levitas vieram com os principais do povo a Esdras, esse príncipe dos expositores, para compreender as palavras da lei ou, como diz a nota à margem, para instruir nas palavras da lei. Vieram para que a eles próprios fosse ensinado, para que estivessem preparados para ensinar aos outros.
Observe: 1. Embora, no primeiro dia, a humildade de Esdras os tivesse colocado à sua direita e à sua esquerda, como mestres com ele (v. 4, 7), ainda assim, agora mais conscientes que nunca, por experiência, de suas próprias deficiências e das excelências de Esdras, no segundo dia a humildade deles os colocou aos pés de Esdras, como seus alunos.
- Os que desejam ensinar a outros precisam eles próprios receber instrução. Aos sacerdotes e levitas deve primeiro ser ensinado, e depois eles devem ensinar.
II. A pronta obediência do povo à palavra num caso particular, assim que tomou consciência do seu dever. É provável que Esdras, segundo a sabedoria de seu Deus que estava em sua mão (Esdras 7:25), quando o procuraram no segundo dia do sétimo mês para pedir instrução na lei, lhes tenha lido as leis relativas às festas daquele mês.
Entre elas estava a lei da festa dos tabernáculos (Levítico 23:34; Deuteronômio 16:13). Os ministros devem pregar não só o que é verdadeiro e bom, mas também o que é oportuno, orientando para a tarefa de cada dia em seu próprio dia. Aqui está:
- A designação divina da festa dos tabernáculos novamente examinada, v. 14, 15. Encontraram na lei um mandamento a respeito dela. Aqueles que exploram diligentemente as Escrituras encontrarão nelas coisas escritas que haviam esquecido ou não haviam considerado devidamente.
Essa festa era uma lembrança da vida do povo em tendas no deserto, uma representação da nossa vida em tendas neste mundo e uma figura da santa alegria da igreja do evangelho. A conversão das nações à fé em Cristo é anunciada sob a figura dessa festa (Zacarias 14:16): elas virão celebrá-la, pois não têm aqui cidade permanente.
A festa devia ser proclamada em todas as suas cidades. O próprio povo deveria buscar ramos de árvores (os de Jerusalém os trouxeram do monte das Oliveiras) e fazer com eles cabanas, ou abrigos de ramos. Neles deveriam ficar alojados, tanto quanto o tempo permitisse, e festejar durante a celebração.
- Essa designação observada com devoção, v. 16, 17. Lemos e ouvimos a palavra de modo aceitável e proveitoso quando fazemos o que está escrito nela, quando o dever que se revela a nós volta a ser praticado depois de negligenciado.
(1.) Observaram a cerimônia: sentaram-se em cabanas que os sacerdotes e levitas ergueram nos pátios do templo. Quem tinha casa própria levantou cabanas no telhado ou no pátio; quem não dispunha dessas comodidades as levantou nas ruas.
Essa festa costumava ser celebrada (2 Crônicas 5:3; Esdras 3:4), mas desde o tempo de Josué nunca o fora com tanta solenidade quanto agora. Naquela época, haviam acabado de se estabelecer em Canaã, assim como agora acabavam de se restabelecer ali.
Ama demais a própria casa quem não encontra disposição para deixá-la por algum tempo em obediência ou a uma ordenança ou a uma providência de Deus.
(2.) Atentaram para a substância, pois, do contrário, a cerimônia, por mais significativa que fosse, não teria significado. [1.] Fizeram isso com alegria, com alegria muito grande, alegrando-se em Deus e em sua bondade para com eles. Todas as suas festas santas, mas essa especialmente, deviam ser celebradas com alegria, para grande honra de Deus e ânimo deles no serviço divino.
[2.] Acompanharam a leitura e a explicação da palavra de Deus durante todos os dias da festa, v. 18. Aproveitaram seu tempo livre para essa boa obra. Não há melhor uso para as horas vagas do que estudar as Escrituras e ter comunhão com elas.
Nessa festa dos tabernáculos, Deus havia designado a leitura da lei uma vez a cada sete anos. Não está claro se aquele era o ano da remissão em que esse serviço devia ser realizado (Deuteronômio 31:10, 11). De qualquer modo, passaram todos os dias da festa nessa boa obra.
No oitavo dia houve uma assembleia solene, como Deus havia designado, e assim concluíram a celebração no vigésimo segundo dia do mês. Ainda assim, não se dispersaram, pois o vigésimo quarto dia estava reservado ao jejum e à oração. A alegria santa não deve nos indispor à tristeza piedosa, assim como a tristeza piedosa não deve nos indispor à alegria santa.