Neemias 5
Argumento
Lemos no capítulo anterior com que coragem Neemias, como governador sábio e fiel, se manteve em guarda contra os ataques dos inimigos de fora. Aqui o vemos não menos ousado e ativo para reparar os agravos dentro de casa e, depois de impedir que fossem destruídos pelos inimigos, impedir que destruíssem uns aos outros. Aqui está:
I. A queixa que os pobres lhe apresentaram das grandes agruras impostas pelos ricos, dos quais eram obrigados a tomar dinheiro emprestado, vv. 1-5. II. As medidas eficazes que Neemias tomou tanto para corrigir os opressores quanto para socorrer os oprimidos, vv. 6-13.
III. O bom exemplo de compaixão e ternura que ele próprio, como governador, lhes deu, vv. 14-19.
Versículos 1 a 4
As Queixas dos Pobres. (a.C. 445.)
Temos aqui as lágrimas dos oprimidos, às quais Salomão prestou atenção (Eclesiastes 4:1). Consideremo-las como foram derramadas diante de Neemias. Como governador, cabia-lhe livrar o pobre e o necessitado, e arrancá-los das mãos dos opressores perversos (Salmos 82:4). Tempos difíceis e corações duros tornaram os pobres miseráveis.
I. Os tempos em que viviam eram difíceis. Havia escassez de cereais (v. 3), provavelmente por falta de chuva. Com ela, Deus havia castigado a negligência deles para com a sua casa (Ageu 1:9-11) e o não pagamento das contribuições devidas ao culto (Malaquias 3:9, 10).
Assim, homens insensatos e pecadores trazem sobre si os juízos de Deus e depois se irritam e se queixam deles. Quando os preços sobem e os mantimentos são escassos e caros, os pobres logo sentem os efeitos e passam necessidade. Bendito seja Deus pela misericórdia da fartura de pão, e que Deus nos livre do pecado da fartura de pão (Ezequiel 16:49).
O que tornava mais grave a escassez de que se queixavam era que seus filhos e filhas eram muitos, v. 2. As famílias mais necessitadas eram as mais numerosas; havia bocas, mas onde estava o alimento? Alguns têm propriedades, mas nenhum filho para herdá-las; outros têm filhos, mas nenhuma propriedade para lhes deixar.
Os que têm ambas as coisas têm motivos para agradecer; os que não têm nenhuma das duas podem mais facilmente estar contentes. Aqueles que têm famílias grandes e poucos recursos precisam aprender a viver pela fé na providência e na promessa de Deus. E aqueles que têm famílias pequenas e muitos recursos precisam usar sua abundância para suprir as carências alheias.
Mas não era só isso: assim como os cereais eram caros, os impostos eram altos; era preciso pagar o tributo do rei, v. 4. Essa marca do cativeiro ainda permanecia sobre eles. Talvez fosse exigido um imposto por pessoa; nesse caso, por serem muitos os seus filhos e filhas, o valor aumentava. Quanto mais pessoas tinham de sustentar (que situação difícil!), mais tinham de pagar.
Ao que parece, não tinham recursos próprios para comprar cereais e pagar impostos, e por isso precisavam tomar empréstimos. Suas famílias haviam saído pobres da Babilônia; tinham gastado muito para construir suas casas e ainda não haviam recuperado as forças quando esses novos encargos vieram sobre elas.
As dificuldades dos chefes de famílias pobres, que mal conseguem ganhar a vida honestamente e às vezes carecem do necessário para si e para os seus, merecem muito a atenção compassiva daqueles que, por sua riqueza ou seu poder, têm condições de ajudá-los.
II. As pessoas com quem tinham de lidar eram duras. Precisavam de dinheiro, mas tinham de tomá-lo emprestado. Os que lhes emprestavam, aproveitando-se da necessidade deles, eram muito duros e faziam deles sua presa.
- Cobravam-lhes juros de doze por cento, a centésima parte a cada mês, v. 11. Se alguém toma grandes somas emprestadas para negociar, ampliar seu capital ou comprar terras, não há motivo para que o credor não participe dos lucros do devedor. Ou, se toma para gastar com os próprios prazeres, ou repor o que assim dissipou, por que não pagaria por seus excessos?
Mas, se os pobres tomam emprestado para sustentar suas famílias e temos condições de ajudá-los, certamente devemos emprestar-lhes gratuitamente o que precisam ou, se não houver probabilidade de que possam pagar, dar-lhes livremente alguma coisa para essa necessidade.
Ou melhor: 2. Eles os obrigavam a hipotecar suas terras e casas como garantia do dinheiro (v. 3). Não apenas isso: também tomavam os rendimentos dessas propriedades como juros (v. 5; compare com o v. 11), de modo que, aos poucos, se tornassem donos de tudo o que os pobres possuíam.
Mas isso ainda não era o pior. 3. Tomavam-lhes os filhos como servos por dívida, para escravizá-los ou vendê-los à vontade, v. 5. É disso que os pobres se queixam com maior dor, pois os atingia numa parte sensível. E agravam a queixa com estas palavras:
“Nossos filhos são como os filhos deles, tão queridos para nós quanto os deles são para eles. Não só compartilham a mesma natureza humana e têm direito às honras e às liberdades que ela confere (Malaquias 2:10; Jó 31:15), mas pertencem à mesma nação santa: são israelitas nascidos livres e dignificados pelos mesmos privilégios.”
“Nossa carne traz o selo sagrado da aliança da circuncisão, assim como a carne de nossos irmãos. No entanto, nossos herdeiros têm de ser escravos deles, e não está ao nosso alcance resgatá-los.”
Apresentaram humildemente essa queixa a Neemias não só porque viam nele um grande homem capaz de socorrê-los, mas também um homem bom disposto a fazê-lo. Para onde os pobres injustiçados iriam em busca de socorro, senão aos escudos da terra? Para onde, senão à chancelaria, à caridade no coração do rei e daqueles que ele encarregou de prestar auxílio contra o summum jus, o rigor extremo da lei?
Por fim, deixaremos Neemias ouvindo a queixa e investigando a verdade das alegações dos que reclamavam (pois os clamores dos pobres nem sempre são justos), enquanto nos sentamos para olhar: (1.) Com compaixão piedosa para os oprimidos, lamentando as agruras sob as quais muitos no mundo gemem.
Ponhamos nossa alma no lugar da alma deles e lembremo-nos, em nossas orações e em nossa ajuda, dos que suportam fardos, como se os suportássemos com eles. (2.) Com indignação piedosa contra os opressores e aversão ao seu orgulho e à sua crueldade, pois bebem as lágrimas, o sangue, daqueles que mantêm debaixo dos pés.
Mas aqueles que não mostram misericórdia esperem juízo sem misericórdia. Agravava o pecado desses judeus opressores o fato de que eles próprios haviam sido libertados havia tão pouco tempo da casa da servidão. Por gratidão, tinham a obrigação de desfazer os fardos pesados (Isaías 58:6).
Versículos 6 a 13
A Reparação dos Agravos dos Pobres. (a.C. 445.)
Parece que a queixa anterior foi apresentada a Neemias quando sua cabeça e suas mãos estavam tão ocupadas quanto possível com a obra pública de construir o muro. Ainda assim, ao perceber que era justa, não a rejeitou por ter chegado em hora inconveniente.
Não altercou com os suplicantes nem se irritou por o perturbarem quando viam quanto tinha a fazer, falha em que homens ocupados incorrem com frequência. Tampouco adiou a audiência da causa ou as providências a respeito dela até que tivesse mais tempo. O caso exigia intervenção rápida, e ele se dedicou imediatamente a examiná-lo.
Sabia que, por mais altos, grossos e fortes que construísse os muros de Jerusalém, a cidade não poderia estar segura enquanto abusos como aqueles fossem tolerados. Observe agora o método que adotou para reparar esse agravo tão ameaçador ao bem público.
I. Ficou muito irado (v. 6); manifestou grande desagrado com aquilo, por ser algo muito mau. Repare: convém aos governantes mostrar ira contra o pecado, para que a própria ira os estimule ao dever e sua expressão dissuada os outros do mal.
II. Ponderou consigo mesmo, v. 7. Isso mostra que sua ira não era excessiva, mas estava sob controle: embora seu espírito tivesse sido provocado, ele não disse nem fez nada sem pensar. Antes de repreender os nobres, ponderou o que dizer, quando e como dizê-lo.
Repare: as censuras devem ser feitas com muita reflexão, para que uma boa intenção não deixe de alcançar seu objetivo por falta de cuidado na maneira de agir. É a censura que instrui que dá vida. Até os sábios às vezes perdem o benefício de sua sabedoria por não consultarem a si mesmos nem reservarem tempo para deliberar.
III. Repreendeu os nobres e governantes, os homens de dinheiro, cujo poder talvez os tornasse mais ousados para oprimir. Repare: até nobres e governantes, quando fazem o mal, devem ser advertidos por pessoas apropriadas. Ninguém imagine que sua dignidade o coloca acima da censura.
IV. Reuniu uma grande assembleia contra eles. Convocou o povo para testemunhar o que ele dizia e depor contra as opressões e extorsões cometidas pelos governantes (algo que o povo, em geral, prontamente fará), v. 12.
Esdras e Neemias eram ambos homens muito sábios, bons e úteis. No entanto, diante de casos semelhantes, agiram de modos muito diferentes. Quando Esdras soube do pecado dos governantes que se casaram com mulheres estrangeiras, rasgou as vestes, chorou e orou. Mal se deixou convencer a tentar uma reforma, pois temia que fosse impraticável: era um homem de espírito brando e terno.
Quando Neemias soube de algo igualmente ruim, inflamou-se imediatamente, lançou em rosto aos culpados a falta que cometeram e incitou o povo contra eles. Não descansou até obrigá-los, por todos os meios severos que podia empregar, a corrigir sua conduta, pois era um homem de espírito ardente e impetuoso.
Repare: 1. Homens muito santos podem diferir muito entre si em seu temperamento natural e nas outras coisas que resultam dele. 2. A obra de Deus pode ser feita, bem feita e com êxito, ainda que se adotem métodos diferentes para realizá-la.
Essa é uma boa razão para não censurarmos a maneira como outros agem nem fazermos da nossa maneira um padrão. Há diversidade de modos de agir, mas o mesmo Espírito.
V. Argumentou com eles de modo justo e lhes mostrou o mal que faziam. O caminho regular para corrigir a vida das pessoas é procurar, antes de tudo, convencer-lhes a consciência. Apresentou-lhes diversos pontos para consideração, tão pertinentes e justos que era evidente ter ponderado consigo mesmo. Ele lhes mostra:
Que os oprimidos eram seus irmãos: “Cada um de vocês faz cobranças ao seu irmão.” Já seria suficientemente mau oprimir estrangeiros, mas era muito pior oprimir seus irmãos pobres, de quem a lei divina não lhes permitia cobrar juros (Deuteronômio 23:19, 20).
Que eles haviam sido resgatados das mãos dos pagãos havia pouco tempo. O povo em conjunto havia sido resgatado pela admirável providência de Deus. Também o haviam sido algumas pessoas em particular que, além de sua parte no cativeiro geral, estiveram sujeitas a senhores pagãos e foram libertadas mediante resgate pago por Neemias e outras pessoas piedosas e bem-dispostas.
“Agora”, diz ele, “passamos por todo esse trabalho para obter a liberdade deles das mãos dos pagãos, e seus próprios governantes vão escravizá-los? Que absurdo! Teremos de enfrentar o mesmo trabalho e despesa para resgatá-los de vocês que enfrentamos para resgatá-los da Babilônia?” v. 8.
Aqueles que Deus libertou por sua graça não devem ser submetidos novamente a um jugo de escravidão (Gálatas 5:1; 1 Coríntios 7:23).
- Que oprimir os pobres desse modo era um grande pecado (v. 9): “O que vocês fazem não é bom; embora ganhem dinheiro com isso, também contraem culpa. Vocês não deveriam andar no temor de Deus? Certamente deveriam, pois professam a religião e sua relação com ele. Se andarem no temor de Deus, não cobiçarão o lucro deste mundo nem serão cruéis com seus irmãos.”
Aqueles que andam no temor de Deus não ousarão fazer algo perverso (Jó 31:13, 14, 23).
- Que isso era um grande escândalo e trazia descrédito à profissão de fé deles: “Considerem o descrédito diante dos pagãos, nossos inimigos, inimigos nossos, do nosso Deus e da nossa santa religião.”
“Eles ficarão contentes com qualquer oportunidade de falar contra nós, e isso lhes dará ampla ocasião. Dirão: ‘Estes judeus, que professam tanta devoção a Deus, vejam como são bárbaros uns com os outros.’”
Repare: (1.) Todos os que professam a religião devem ter muito cuidado para não fazer nada que os exponha ao descrédito dos que estão de fora, para que a religião não seja ferida através deles. (2.) Nada expõe mais a religião ao descrédito de seus inimigos do que o apego ao mundo e a dureza de coração dos que a professam.
- Que ele próprio lhes havia dado exemplo melhor (v. 10), como explica mais adiante (v. 14, etc.). Aqueles que insistem rigorosamente em seus próprios direitos terão muito pouca autoridade moral para persuadir outros a abrir mão dos seus.
VI. Insistiu com eles para que não só deixassem de impor negócios tão duros aos vizinhos pobres, mas também restituíssem o que haviam tomado deles, v. 11. Veja como fala com familiaridade: “Deixemos de cobrar esses juros.” Inclui a si mesmo, como convém a quem repreende, embora estivesse longe de ser culpado desse crime de qualquer modo.
Veja com que insistência e, ao mesmo tempo, humildade os persuade: “Peço-lhes que parem”; e “peço-lhes que restituam”. Embora tivesse autoridade para ordenar, preferiu suplicar por amor. Veja como insiste em detalhes para que sejam bondosos com os pobres: que desistam das hipotecas, devolvam-lhes a posse de seus bens, perdoem os juros e lhes deem tempo para pagar o principal.
Insistiu para que aceitassem um prejuízo, mas, por insistir no cumprimento do dever, isso acabaria por lhes trazer vantagem. O que perdoamos por caridade será lembrado e recompensado, assim como aquilo que damos por caridade.
VII. Impôs-lhes todas as obrigações possíveis para que fizessem o que lhes havia pedido. 1. Obteve deles uma promessa (v. 12): “Restituiremos.” 2. Mandou chamar os sacerdotes para que lhes tomassem o juramento de cumprir essa promessa. Agora que estavam fortemente convencidos e pareciam decididos, queria mantê-los firmes no compromisso.
- Vinculou-os por uma maldição ou imprecação solene, esperando que isso lhes incutisse algum temor: “Assim sacuda Deus todo homem que não cumprir esta promessa”, v. 13. Era uma ameaça de que Deus certamente faria isso.
O povo respondeu “Amém”, como às maldições do monte Ebal (Deuteronômio 27), para que, caso faltassem ao compromisso, sua própria língua lhes cortasse a garganta e o temor disso os mantivesse fiéis à promessa.
Com esse “Amém”, o povo louvou o Senhor. Estavam tão longe de prometer a contragosto que o fizeram com todas as expressões possíveis de alegria e gratidão. Assim Davi, quando assumiu seus votos para com Deus, cantou e deu louvor (Salmos 56:12).
Essa alegria ao prometer era boa, mas melhor foi o que veio depois: fizeram conforme a promessa e permaneceram fiéis ao que haviam feito. Não foram como seus antepassados em caso semelhante, que escravizaram novamente aqueles a quem pouco antes haviam libertado (Jeremias 34:10, 11). Boas promessas são boas coisas, mas o cumprimento delas é o que realmente importa.
Versículos 14 a 19
A Generosidade de Neemias. (a.C. 445.)
Neemias havia mencionado sua própria conduta para incentivar os nobres a não sobrecarregar os pobres, não, nem mesmo com exigências justas. Aqui relata mais detalhadamente como agia, não por orgulho ou vanglória, nem para elogiar a si mesmo, mas para incentivar tanto seus sucessores quanto os magistrados de posição inferior a poupar, tanto quanto possível, o povo de encargos.
I. Ele indica como haviam agido seus antecessores, v. 15. Não os nomeia, porque o que tinha a dizer sobre eles não lhes traria honra, e nesse caso é bom poupar os nomes. Mas o povo sabia quanto haviam custado e quão caro o país pagara por todos os benefícios de seu governo.
O governo lhes concedia quarenta siclos de prata, quase cinco libras (provavelmente por dia). Além disso, obrigavam o povo a lhes fornecer pão e vinho, que exigiam como vantagens do cargo. Não só isso: permitiam que seus servos espremessem o povo e lhe tirassem tudo o que pudessem.
Repare: 1. Não é novidade que pessoas em cargos públicos busquem o próprio interesse mais do que o bem público; ou melhor, que se beneficiem à custa do prejuízo público. 2. Os senhores devem responder por todos os atos de fraude e injustiça, violência e opressão que toleram em seus servos.
II. Ele nos conta como ele próprio havia agido.
- Em geral, não fez como os governadores anteriores; não quis, não ousou, por causa do temor de Deus. Tinha reverência pela majestade divina e receio de sua cólera. E (1.) o temor de Deus o impediu de oprimir o povo. Aqueles que realmente temem a Deus não ousarão fazer nada cruel ou injusto.
(2.) Foi somente esse temor que o impediu. Era generoso, não para receber louvor dos homens nem para tirar proveito da influência que tinha junto ao povo, mas apenas por motivo de consciência, por causa do temor de Deus. Esse princípio será não só poderoso, mas também aceitável, tanto para a justiça quanto para a caridade.
As propriedades que seus antecessores acumularam mostravam o bom proveito que haviam tirado do cargo. Neemias, por sua vez, nada obteve além da satisfação de fazer o bem: “Nem compramos terra alguma”, v. 16. Portanto, não digam que era mau administrador, mas que era bom governador e não buscava forrar seu próprio ninho.
Lembremo-nos das palavras do Senhor: “É mais bem-aventurado dar do que receber” (Atos 20:35).
- Mais especificamente, observe aqui: (1.) Quão pouco Neemias recebeu do que poderia ter exigido. Exerceu o trabalho de governador, mas não comeu o pão de governador (v. 14) nem o exigiu, v. 18. Estava tão longe de extorquir mais do que lhe cabia que nunca exigiu sequer o que lhe era devido.
Viveu do que havia adquirido na corte do rei da Pérsia e de suas próprias terras na Judeia. A razão que apresenta para essa renúncia é: “Porque a servidão pesava sobre o povo.” Poderia ter usado a desculpa comum para a severidade nesses casos: que seria injusto com seus sucessores se não exigisse seus direitos. Mas que eles cuidassem de si mesmos.
Ele levou em conta a condição aflitiva dos judeus. Enquanto gemiam sob tantas agruras, não teve coragem de aumentar-lhes o fardo; preferia diminuir seu próprio patrimônio a arruiná-los. Repare: em nossas exigências, devemos considerar não só se são justas, mas também a capacidade daqueles a quem as fazemos. Onde não há nada que se possa obter, sabemos quem perde o direito.
(2.) Quanto ele deu do que poderia ter retido. [1.] O trabalho de seus servos, v. 16. Os servos dos príncipes julgam-se dispensados do trabalho, mas os servos de Neemias, sem dúvida por ordem dele, foram todos reunidos para a obra. Aqueles que têm muitos servos devem pensar em como fazer o bem com a ajuda deles e mantê-los bem ocupados.
[2.] Seu próprio alimento, v. 17, 18. Mantinha uma mesa muito bem servida, não apenas em certos dias, mas continuamente. Tinha muitos convidados de honra, pelo menos 150 de seus compatriotas, pessoas da mais alta posição, além dos estrangeiros que o procuravam por negócios.
Dispunha de abundância de provisões para os convidados: carne de boi, de carneiro, aves e todo tipo de vinho. Que os ocupantes de cargos públicos se lembrem de que foram elevados para fazer o bem, não para enriquecer; e que as pessoas em posições mais humildes aprendam a ser hospitaleiras umas com as outras sem reclamar (1 Pedro 4:9).
III. Ele conclui com uma oração (v. 19): “Lembra-te de mim, meu Deus, para o bem.” 1. Neemias menciona aqui o que fizera por esse povo, não por orgulho, como quem se vangloria, nem por irritação, como quem o repreende. Tampouco parece que tivesse motivo para fazê-lo em defesa própria, como Paulo teve ao relatar sua semelhante ternura abnegada para com os coríntios.
Faz isso para envergonhar os governantes por suas opressões. Que aprendam com ele a não ser gananciosos em suas exigências nem mesquinhos em suas despesas. Assim terão o crédito e o consolo de sua generosidade, como Neemias teve.
- Ele menciona isso a Deus em oração, não porque pensasse ter merecido assim algum favor divino como dívida, mas para mostrar que não esperava dos homens recompensa por sua generosidade. Dependia somente de Deus para lhe restituir o que perdera e gastara para a honra divina, e considerava o favor de Deus recompensa suficiente.
“Se Deus ao menos se lembrar de mim para o bem, tenho o bastante.” Os pensamentos de Deus a nosso respeito são a nossa felicidade (Salmos 40:5). Confia a Deus a decisão de recompensá-lo como quiser. “Se os homens se esquecerem de mim, que o meu Deus se lembre de mim; nada mais desejo.”