Neemias 11
Argumento
Jerusalém estava cercada por um muro, mas ainda não era plenamente habitada e, por isso, era fraca e desprezada. A próxima preocupação de Neemias foi trazer pessoas para morar nela; é disso que temos aqui um relato.
I. Os meios empregados para povoá-la, v. 1, 2. II. As principais pessoas que ali moravam: de Judá e Benjamim (vv. 3-9), e dos sacerdotes e levitas, vv. 10-19. III. As diversas cidades e aldeias de Judá e Benjamim povoadas pelo restante de suas famílias, vv. 20-36.
Versículos 1 a 19
O Repovoamento de Jerusalém. (a.C. 444.)
Jerusalém é chamada aqui de cidade santa (v. 1), porque nela estava o templo, o lugar que Deus escolhera para ali pôr seu nome. Por isso, seria de esperar que toda a santa descendência escolhesse morar nela e disputasse um lugar ali. Mas, ao contrário, parece que evitavam morar na cidade:
- Porque dos moradores de Jerusalém se esperava uma conduta mais rigorosa que a dos demais, e eles não estavam dispostos a corresponder a essa exigência. Quem não se interessa em ser santo evita morar numa cidade santa; por essa razão, nem mesmo na Nova Jerusalém desejaria morar, mas preferiria ter uma cidade permanente aqui na terra.
Ou, 2. Porque Jerusalém, mais que qualquer outro lugar, era odiada pelos pagãos, seus vizinhos, que dirigiam contra ela seus desígnios maliciosos. Isso a tornava um posto de perigo (como costuma ser o posto de honra), e por isso não queriam expor-se ali.
O medo da perseguição e do descrédito, e de se envolver em dificuldades, mantém muitos fora da cidade santa e os faz hesitar em se apresentar em favor de Deus e da religião. Não consideram que, assim como Jerusalém é ameaçada e insultada com especial maldade por seus inimigos, assim é protegida com zelo especial por seu Deus e transformada em morada tranquila (Isaías 33:20; Salmos 46:4, 5).
Ou, 3. Porque morar no campo lhes trazia maior vantagem material. Jerusalém não era cidade comercial; ali não se podia ganhar dinheiro com mercadorias como se podia no campo, com cereais e gado. Repare: “Todos buscam o que é seu, não o que é de Jesus Cristo” (Filipenses 2:21).
É uma queixa geral e justa que a maioria prefira a própria riqueza, o prestígio, o prazer, o conforto e a segurança à glória de Deus e ao bem público. Como o povo hesitava em morar em Jerusalém enquanto ela era pobre, somos informados aqui:
I. Dos meios pelos quais foi povoada. 1. Os governantes moravam ali, v. 1. Era o lugar apropriado para residirem, pois ali estavam estabelecidos os tronos de julgamento (Salmos 122:5), e a eles o povo recorria em última instância nas questões difíceis.
Se morar ali naquela época era prova de grande amor à casa de Deus, ardor pelo bem público, fé, santa coragem e abnegação, os governantes dariam aos seus subordinados o exemplo de todas essas virtudes. Sua residência ali convidaria e animaria outros a morar na cidade.
Magnates magnetes — os magnatas são magnéticos. Quando os grandes homens escolhem a cidade santa para morar, seu exemplo dá prestígio à santidade, e seu ardor estimulará muitos.
- Alguns se ofereceram voluntariamente para morar em Jerusalém, abrindo mão com nobreza dos próprios interesses materiais em favor do bem público, v. 2. Está registrado para sua honra que, enquanto outros receavam enfrentar dificuldades, perdas e perigos, eles buscaram o bem de Jerusalém por causa da casa do Senhor, seu Deus. Prosperarão os que assim amam Sião (Salmos 122:6, 9).
Diz-se que o povo os abençoou. Elogiou-os, orou por eles e louvou a Deus por eles. Muitos que não se mostram dispostos a agir pelo bem público ainda assim falam bem dos que o fazem. Deus e as pessoas abençoarão aqueles que são uma bênção pública; isso deve nos animar a fazer o bem com ardor.
- Percebendo que ainda havia espaço, decidiram fazer um levantamento de todo o povo para trazer uma pessoa em cada dez para morar em Jerusalém. A escolha de quem iria foi feita por sorteio, cujo resultado, todos sabiam, estava nas mãos do Senhor.
Isso evitaria contendas e daria grande satisfação aos sorteados para morar em Jerusalém, pois viam claramente Deus designando os limites de sua habitação. Ao que podemos supor, observaram a proporção de um em dez para manter um equilíbrio justo e igual entre a cidade e o campo.
Parece também uma referência à antiga regra de dar a décima parte a Deus; ele considera dado a si mesmo o que é dado à cidade santa.
II. Das pessoas que a povoaram. Apresenta-se aqui um relato geral dos habitantes de Jerusalém, pois os governantes de Judá os consideravam sua força no Senhor dos Exércitos, seu Deus, e os valorizavam de acordo com isso (Zacarias 12:5).
- Muitos dos filhos de Judá e de Benjamim moravam ali. Desde o princípio, parte da cidade ficava na porção de uma dessas tribos, e parte na da outra. A maior parte, porém, ficava na porção de Benjamim. Por isso encontramos em Jerusalém apenas 468 famílias dos filhos de Judá (v. 6), mas 928 de Benjamim, v. 7, 8.
Seu começo foi modesto, mas mais tarde, antes do tempo de nosso Salvador, a cidade se tornou muito mais populosa. Todos os de Judá descendiam de Perez, ou Fares, aquele filho de Judá do qual Cristo veio segundo a carne.
Embora os benjamitas fossem mais numerosos, ainda assim dos homens de Judá se diz que eram valentes (v. 6), aptos para o serviço e capazes de defender a cidade em caso de ataque. Judá não perdera seu antigo caráter de filhote de leão, ousado e corajoso.
Dos benjamitas que moravam em Jerusalém, somos informados de quem era o supervisor e quem ocupava o segundo posto, v. 9. Para um povo, é tão necessário manter a boa ordem entre si quanto se fortificar contra ataques dos inimigos de fora: precisa tanto de bons magistrados quanto de bons soldados.
- Muitos sacerdotes e levitas também se estabeleceram em Jerusalém. Onde mais deveriam morar homens consagrados a Deus, senão na cidade santa? (1.) Podemos supor que a maioria dos sacerdotes morava ali, pois seu trabalho ficava onde estava o templo.
Dos que realizavam, em seus turnos, o trabalho da casa, havia ali 822 de uma família, 242 de outra e 128 de outra, vv. 12-14. Foi bom que esses trabalhadores não fossem poucos. De alguns se diz que eram homens fortes e valentes (v. 14). Era necessário que o fossem: o sacerdócio não era apenas um trabalho, que exigia força, mas também uma guerra, que exigia valor, especialmente naquela época.
De um desses sacerdotes se diz que era filho de um dos grandes homens. Não era desonra para o maior homem que tinham ver seu filho no sacerdócio. Ele podia engrandecer o próprio ofício, pois o ofício em nada o diminuía.
(2.) Alguns levitas também vieram morar em Jerusalém, mas eram poucos em comparação: 284 ao todo (v. 18), além de 172 porteiros (v. 19). Grande parte do trabalho deles era ensinar o bom conhecimento de Deus por todo o país; para isso, deviam estar espalhados por Israel. Permaneciam em Jerusalém tantos quantos fossem necessários, e os demais faziam o bem em outros lugares.
[1.] De um dos levitas se diz que supervisionava os assuntos externos da casa de Deus, v. 16. Os sacerdotes eram os principais administradores dos serviços dentro dos portões do templo. Esse levita, porém, recebeu a responsabilidade pelos assuntos materiais da casa de Deus, que eram in ordine ad spiritualia — subordinados aos assuntos espirituais.
Entre esses assuntos estavam a arrecadação das contribuições, a obtenção dos materiais para o serviço do templo e tarefas semelhantes. Era necessário supervisioná-los; caso contrário, os serviços internos ficariam sem sustento e parariam.
Os que zelam pelo ta exo — os assuntos externos da igreja, o serviço de suas mesas — são tão necessários em seu lugar quanto os que zelam pelo ta eso — seus assuntos internos —, dedicando-se à palavra e à oração.
[2.] De outro se diz que era o principal responsável por iniciar a ação de graças na oração. Provavelmente tinha bom ouvido e boa voz e era um cantor versado na arte, razão pela qual foi escolhido para conduzir o salmo. Era o mestre de canto do templo.
Observe: a ação de graças é necessária na oração; as duas devem andar juntas. Agradecer pelas misericórdias recebidas é um modo apropriado de pedir outras. No culto público, deve-se zelar para que tudo seja feito da melhor maneira, com decoro e boa ordem: na oração, um fala e os demais o acompanham; no canto, um começa e os demais seguem.
Versículos 20 a 36
A Distribuição do Povo. (a.C. 444.)
Depois de relatar as principais pessoas que moravam em Jerusalém (sobre as quais já havia dado um relato mais amplo em 1 Crônicas 9:2, etc.), Neemias apresenta nestes versículos algumas informações sobre as outras cidades, onde morava o restante de Israel, v. 20.
Era necessário povoar Jerusalém, mas não a ponto de esvaziar o campo. Até o próprio rei depende do campo, que pouco serviço pode prestar se não houver mãos para cultivá-lo. Portanto, não haja contenda, inveja, desprezo nem má vontade entre os moradores das cidades e os das aldeias. Ambos são necessários e úteis; nenhum dos dois pode ser dispensado.
Os netineus, descendentes dos gibeonitas, moravam em Ofel, na muralha de Jerusalém (Neemias 3:26). Como lhes cabiam as tarefas servis do templo, precisavam ficar perto dele para estarem prontos a servir, v. 21.
Embora os levitas estivessem espalhados pelas cidades de Judá, ainda assim tinham um supervisor que morava em Jerusalém, superior de sua ordem e seu dirigente provincial. A ele recorriam em busca de orientação, e ele zelava pelos assuntos deles e observava sua conduta, para verificar se cumpriam o dever, v. 22.
Alguns cantores foram designados para cuidar dos reparos necessários no templo. Eram homens habilidosos e tinham tempo livre entre os períodos de serviço; por isso, estavam encarregados dos assuntos da casa de Deus, v. 22.
Ao que parece, o rei da Pérsia tinha tanta consideração pelo ofício deles que lhes destinou um sustento próprio, além do que recebiam como levitas, v. 23.
- Aparece aqui um comissário do rei em Jerusalém. Era descendente de Zerá (v. 24), pois alguns dessa família de Judá haviam se estabelecido recentemente na cidade; nem todos descendiam de Fares, como mostra a outra lista (1 Crônicas 9:6).
Diz-se que servia aos interesses do rei, ou agia em seu nome, em todas as questões relativas ao povo. Sua função era resolver controvérsias entre os oficiais do rei e seus súditos, verificar se o povo pagava devidamente o que devia ao rei e se era devidamente repassado o que o rei concedia para o serviço do templo. Foi uma felicidade para os judeus que um deles ocupasse esse posto.
- Temos aqui um relato das aldeias, ou povoados do campo, habitados pelo restante de Israel: as localidades em que moravam os filhos de Judá (vv. 25-30), as que eram habitadas pelos filhos de Benjamim (vv. 31-35) e as porções destinadas aos levitas entre ambos, v. 36.
Podemos agora supor que viviam em segurança e conforto, embora fossem poucos e pobres. Pela bênção de Deus, provavelmente cresceriam em riqueza e poder. Teriam ainda mais probabilidade disso se não houvesse entre eles a conduta profana generalizada e a tibieza na religião pelas quais foram censurados em nome de Deus pelo profeta Malaquias.
Supõe-se que Malaquias tivesse profetizado nessa época. Nele a profecia cessou por alguns séculos, até reviver no grande profeta e em seu precursor.