Neemias 10
Argumento
Neste capítulo temos um relato detalhado da aliança que decidiram firmar no fim do capítulo anterior. Bateram o ferro enquanto estava quente e logo puseram em prática aquela boa decisão, enquanto estavam bem-dispostos, para que ela não fosse abandonada por causa da demora. Aqui temos:
I. Os nomes dos que a assinaram e selaram, vv. 1-27. II. Um relato dos que manifestaram sua anuência e concordância, v. 28, 29. III. A própria aliança e seus artigos em geral: eles iriam “guardar os mandamentos de Deus” (v. 29).
Em particular, não se casariam com os pagãos (v. 30), não profanariam o sábado nem seriam rigorosos com seus devedores (v. 31), e pagariam cuidadosamente suas contribuições religiosas para o sustento do serviço do templo, ao qual prometiam permanecer fiéis, vv. 32-39.
Versículos 1 a 31
O Selo da Aliança. (a.C. 444.)
Quando Israel entrou pela primeira vez em aliança com Deus, isso se fez por meio de sacrifício e da aspersão de sangue, Êxodo 24. Aqui, porém, fizeram-no pela maneira mais natural e comum de selar e assinar os artigos escritos da aliança, que não os obrigavam a nada além do que já era seu dever. Temos aqui:
I. Os nomes das pessoas públicas que, como representantes e chefes da congregação, assinaram e selaram essa aliança. Teria sido um trabalho sem fim se cada pessoa em particular o fizesse. Se esses homens de destaque cumprissem sua parte na execução da aliança, seu exemplo exerceria boa influência sobre todo o povo.
Observe: 1. Neemias, que era o governador, assinou primeiro, mostrando sua disposição para essa obra e dando aos outros um bom exemplo, v. 1. Os que estão acima dos demais em dignidade e poder devem ir à frente deles no caminho de Deus.
Depois dele, assinaram vinte e dois sacerdotes. Surpreende-me não encontrar entre eles Esdras, que participou ativamente da solenidade (Neemias 8:2), realizada no primeiro dia daquele mesmo mês; por isso, não podemos pensar que estivesse ausente. Mas ele já havia feito sua parte como escriba e agora deixou que outros fizessem a deles.
Depois dos sacerdotes, dezessete levitas assinaram essa aliança. Entre eles estavam todos, ou quase todos, os que haviam sido a voz da congregação na oração, Neemias 9:4, 5. Isso mostrou que eles próprios haviam sido tocados pelo que disseram e não imporiam aos outros fardos que se recusassem a tocar. Os que conduzem a oração devem conduzir também toda outra boa obra.
Depois dos levitas, quarenta e quatro dos principais homens do povo assinaram por si e por todos os demais, especialmente por aqueles sobre quem tinham influência, declarando que guardariam os mandamentos de Deus.
Seus nomes ficaram registrados aqui para sua honra, como homens dispostos e atuantes em reavivar a religião em seu país e procurar perpetuá-la. A memória de pessoas assim será bendita.
É digno de nota que a maior parte daqueles mencionados em Neemias 7:8, etc. como chefes de famílias ou clãs aparece aqui entre os primeiros dos principais homens do povo que assinaram. O chefe de cada família naquele momento trazia o nome daquele que era chefe quando saíram da Babilônia; eram, portanto, os mais indicados para assinar por todos os membros da casa de seus pais.
Aqui estão Parós, Paate-Moabe, Elão, Zatu, Bani (v. 14), Asgade, Bebai, Bigvai, Adim, Ater, Hasum, Besai, Harife, Anatote e alguns outros nos versículos seguintes, todos presentes naquela lista. Os que têm influência devem usá-la para Deus.
II. A concordância do restante do povo com eles, bem como dos outros sacerdotes e levitas, que manifestaram anuência ao que fizeram seus chefes. A eles se juntaram: 1. Suas mulheres e seus filhos, pois haviam transgredido e precisavam corrigir-se. Todos os que tinham conhecimento e entendimento deviam entrar em aliança com Deus.
Assim que os jovens crescem o bastante para distinguir entre o bem e o mal e agir com discernimento, devem fazer da união com o Senhor um ato e compromisso seus.
- Os prosélitos de outras nações, todos os que se haviam separado dos povos da terra, de seus deuses e de seu culto, para se dedicarem à lei de Deus e à sua observância. Veja o que é a conversão: separar-nos do rumo e dos costumes deste mundo e entregar-nos à direção da Palavra de Deus.
Assim como há uma só lei, há também uma só aliança e um só batismo para o estrangeiro e para o nascido na terra. Observe como se expressa a concordância do povo, v. 29:
(1.) Todos eles se apegaram aos seus irmãos. Aqui, aqueles que a corte abençoou, o povo também abençoou! A gente comum concordou com os nobres nessa boa obra. Os grandes homens nunca parecem tão grandes quanto ao animar a prática da religião e servir-lhe de exemplo.
Assim, tanto quanto por qualquer outra coisa, conquistariam a confiança dos mais valiosos entre os que estavam abaixo deles. Basta que os nobres abracem de coração as causas da religião; talvez descubram que o povo se apega a eles nessas causas mais estreitamente do que imaginam.
Observe: seus nobres são chamados de irmãos, pois, nas coisas de Deus, ricos e pobres, grandes e pequenos, encontram-se.
(2.) Comprometeram-se sob maldição e juramento. Enquanto os nobres confirmaram a aliança com suas assinaturas e selos, o povo o fez com maldição e juramento, apelando solenemente a Deus como testemunha de sua sinceridade e invocando sua justa vingança caso agissem com engano.
Todo juramento traz uma maldição condicional sobre a alma, o que o torna um forte vínculo para ela. Nossa própria língua, se for falsa e mentirosa, cairá, e cairá pesadamente, sobre nós.
III. O teor geral dessa aliança. Não impuseram a si mesmos outro fardo além do que era necessário e a que já estavam obrigados por todos os outros vínculos de dever, interesse e gratidão: andar na lei de Deus e cumprir todos os seus mandamentos, v. 29. Foi assim que Davi jurou guardar os justos juízos de Deus, Salmos 119:106.
Nossa própria aliança nos vincula a isso, se não com mais força, ao menos de modo mais perceptível do que antes. Por isso, não devemos achar inútil assumir tal compromisso. Observe: quando nos comprometemos a cumprir os mandamentos de Deus, comprometemo-nos a cumprir todos, mantendo os olhos nele como o Senhor e como nosso Senhor.
IV. Alguns artigos específicos dessa aliança, adequados às tentações que enfrentavam naquele momento. 1. Não se casariam com pagãos, v. 30. Muitos haviam cometido esse pecado, Esdras 9:1. Em nossas alianças com Deus, devemos comprometer-nos especialmente a resistir aos pecados em que mais vezes caímos e pelos quais mais sofremos danos.
Os que decidem guardar os mandamentos de Deus devem dizer aos malfeitores: “Afastai-vos”, Salmos 119:115.
- Não fariam comércio no sábado nem em qualquer outro dia sobre o qual a lei dissera: “Não fareis nele obra alguma.” Não deixariam apenas de vender mercadorias para lucrar nesse dia; também não animariam os pagãos a vender, comprando deles, nem mesmo alimentos sob o pretexto da necessidade. Em vez disso, comprariam na véspera os mantimentos de suas famílias, v. 31.
Repare: os que se comprometem a guardar todos os mandamentos de Deus devem comprometer-se especialmente a guardar bem os sábados, pois profaná-los abre caminho a outras formas de impiedade. O sábado é dia de mercado para nossa alma, mas não para nosso corpo.
- Não seriam severos ao cobrar suas dívidas, mas observariam o sétimo ano como ano de remissão, conforme a lei, v. 31. Haviam falhado nesse ponto (Neemias 5) e, por isso, agora prometiam corrigir-se. Este era o jejum aceitável: desfazer o fardo pesado e deixar os oprimidos livres, Isaías 58:6.
Era no fim do dia da expiação que soava a trombeta do jubileu. Foi porque deixaram de observar o sétimo ano como ano de descanso para a terra que Deus a fez desfrutar seus sábados durante setenta anos (Levítico 26:35). Por isso, comprometeram-se a observar essa lei. Teimosos são os filhos que não corrigem a falta pela qual foram especialmente disciplinados.
Versículos 32 a 39
A Renovação dos Ritos Sagrados. (a.C. 444.)
Depois de fazer aliança contra os pecados que haviam cometido, passaram a obrigar-se a restaurar e observar os deveres que tinham negligenciado. Não devemos apenas deixar de fazer o mal, mas aprender a fazer o bem.
I. Decidiram, em termos gerais, manter cuidadosamente o serviço do templo e realizar no tempo devido a obra da casa de seu Deus, conforme a lei, v. 33. Nenhum povo deve esperar a bênção de Deus sem considerar um dever de consciência observar suas ordenanças e manter o culto público a ele.
É provável que as coisas vão bem em nossas casas quando zelamos para que a obra da casa de Deus vá bem. Também decidiram que jamais abandonariam a casa de seu Deus (v. 39), como eles e seus pais haviam feito. Não a abandonariam pela casa de qualquer outro deus ou pelos lugares altos, como os idólatras.
Tampouco a abandonariam por suas fazendas e negócios, como faziam os ateus e profanos. Quem abandona o culto a Deus abandona o próprio Deus.
II. Para cumprir essa decisão, resolveram sustentar generosamente o serviço do templo, sem deixá-lo à míngua. Os sacerdotes estavam prontos para fazer sua parte em toda a obra da casa de Deus se o povo fizesse a dele: fornecer-lhes os materiais com que trabalhariam. Chegaram, então, aos seguintes acordos:
- Levantariam um fundo para prover abundantemente a mesa e o altar de Deus. Antes havia tesouros na casa do Senhor para esse fim, mas eles se haviam esgotado, e não existia um fundo permanente para suprir sua falta.
Era uma despesa contínua fornecer os pães da proposição para a mesa, dois cordeiros para as ofertas diárias, quatro para os sábados e sacrifícios mais numerosos e mais caros para outras festas, além de ofertas ocasionais pelo pecado, ofertas de cereais e libações para todos eles.
Não tinham um rei rico que arcasse com essas despesas, como fizera Ezequias. Os sacerdotes tampouco podiam pagá-las, pois seu sustento era muito pequeno. Por isso, o povo concordou em contribuir anualmente, cada pessoa com a terça parte de um siclo, cerca de dez pence por pessoa, para custear essa despesa.
Quando todos participam e todos contribuem para uma boa obra, ainda que com pouco, o total é considerável. O tirsata não impôs esse tributo; o próprio povo o estabeleceu como obrigação e assumiu o encargo, v. 32, 33.
- Teriam zelo especial em prover lenha para o altar, a fim de manter o fogo sempre aceso e de cozinhar as ofertas pacíficas. Todos, sacerdotes e levitas assim como o povo, concordaram em trazer sua parte e sortearam a ordem em que a trariam: qual família viria primeiro e qual viria depois.
Assim haveria provisão constante, sem escassez numa época e excesso em outra, v. 34. Desse modo, providenciaram o fogo e a lenha, assim como os cordeiros para os holocaustos.
- Pagariam devidamente tudo o que a lei divina havia destinado ao sustento dos sacerdotes e levitas. Isso serviria para animá-los a cuidar de seu trabalho e para que não fossem tentados a negligenciá-lo a fim de prover o necessário às suas famílias. A obra da casa de Deus tende a prosperar quando os que servem ao altar vivem, e vivem com conforto, do altar.
As primícias e os dízimos eram então as principais fontes de sustento dos ministros. Decidiram: (1.) Trazer devidamente as primícias: as da terra e das árvores (Êxodo 23:19; Levítico 19:23), os primogênitos de seus filhos (isto é, o dinheiro com que seriam resgatados) e de seus animais, Êxodo 13:2, 11, 12.
Essas ofertas cabiam aos sacerdotes (Números 18:15, 16). Trazeriam também as primícias da massa (Números 15:21), sobre as quais há uma ordem específica na profecia referente ao segundo templo, Ezequiel 44:30.
(2.) Trazer também seus dízimos, devidos aos levitas (v. 37), e dar ao sacerdote a décima parte desses dízimos, v. 38. Essa era a lei (Números 18:21-28), mas tais contribuições haviam sido retidas. Por isso, Deus, por meio do profeta, acusa-os de roubá-lo (Malaquias 3:8, 9).
Ao mesmo tempo, anima-os a ser mais justos com ele e com os que recebem em seu nome, prometendo que, se levarem os dízimos ao depósito, derramará bênçãos sobre eles, Malaquias 3:10. Resolveram, portanto, fazer isso para que houvesse alimento na casa de Deus e abundância nas câmaras do templo onde estavam os utensílios do santuário, v. 39.
Afirmam que fariam isso “em todas as cidades onde cultivamos a terra”, v. 37. “Em todas as cidades da nossa servidão”, assim diz a Septuaginta, pois eram servos em sua própria terra, Neemias 9:36.
Mas, como bem observa o Sr. Poole, embora pagassem altos tributos aos reis da Pérsia e passassem por muitas agruras, não usariam isso como desculpa para deixar de pagar os dízimos, mas entregariam a Deus aquilo que lhe pertencia, assim como a César o que lhe pertencia.
Devemos fazer o que pudermos em obras de piedade e caridade, apesar dos tributos que pagamos ao governo, e cumprir com alegria nosso dever para com Deus mesmo na servidão. Esse será o caminho mais seguro para receber alívio e liberdade no tempo determinado por Deus.