Matthew Henry

Miquéias 6

Argumento

Depois das preciosas promessas dos dois capítulos anteriores, relacionadas ao reino do Messias, o profeta recebe a ordem de apresentar aos israelitas os seus pecados em sequência, para convencê-los e humilhá-los, como preparação necessária para o consolo da graça do evangelho.

O precursor de Cristo foi um censor e pregou o arrependimento, e assim preparou o caminho dele. Aqui: I. Deus instaura uma ação contra seu povo por sua profunda ingratidão e pelas más retribuições que lhe deram por seus favores, vv. 1-5.

II. Ele mostra o caminho errado que deveriam ter seguido, vv. 6-8.

III. Ele os chama a ouvir a voz de seus juízos (v. 9) e apresenta em sequência os pecados pelos quais ainda prosseguia em sua controvérsia com eles: a injustiça deles (vv. 10-15) e a idolatria (v. 16), pelas quais a ruína viria sobre eles.

Versículos 1 a 5

As Repreensões de Deus ao Seu Povo. (a.C. 710.)

Aqui: I. As introduções à mensagem são muito solenes e capazes de despertar nossa mais séria atenção. 1. O povo recebe a ordem de dar ouvidos: “Ouçam agora o que o Senhor diz.” O que o profeta fala, fala da parte de Deus e em seu nome; por isso, devem ouvir, não como palavra de um homem pecador e mortal, mas do Deus santo e vivo.

Ouçam agora o que ele diz, pois, mais cedo ou mais tarde, ele será ouvido. 2. O profeta recebe a ordem de falar com fervor e dar ênfase ao que dizia: “Levanta-te, contende diante dos montes”, ou com os montes, “e deixa os outeiros ouvirem tua voz”, se isso fosse possível.

Contenda com os montes e outeiros da Judeia, isto é, com os habitantes deles; alguns pensam que a referência é aos montes e outeiros onde adoravam ídolos e que assim foram profanados. É mais provável, porém, que se deva entender de modo geral, como indica o chamado não só aos montes, mas também aos fortes fundamentos da terra, conforme as instruções que recebeu.

Isso serve (1.) para despertar o fervor do profeta: ele deve falar com tanta veemência, como se quisesse fazer até os outeiros e os montes ouvi-lo; deve clamar em alta voz, sem poupar esforços. O que tinha a dizer em nome de Deus deve proclamar publicamente diante dos montes, como alguém que não se envergonha nem teme assumir sua mensagem.

Deve falar como alguém empenhado, desejando tocar o coração, e por isso mostrar que fala de coração.

(2.) Isso serve para expor a estupidez do povo: “Deixe os outeiros ouvirem sua voz, pois este povo irrefletido e descuidado não vai ouvi-la nem lhe dará atenção.

Deixe as rochas, os fundamentos da terra, que não têm ouvidos, ouvirem, já que Israel, que tem ouvidos, não vai ouvir.” É um apelo aos montes e outeiros: que testemunhem que Israel recebeu advertência justa e bom conselho, se ao menos quisesse aceitá-los. Assim Isaías começa: “Ouçam, ó céus! E dê ouvidos, ó terra!” Que eles julguem entre Deus e sua vinha.

II. A mensagem em si é muito comovente. O profeta deve dar a conhecer ao mundo inteiro que Deus tem uma causa contra seu povo, com bons motivos para mover uma ação contra eles. As ofensas são públicas e, por isso, também são públicas as acusações apresentadas contra eles.

Repare: o Senhor tem uma controvérsia com seu povo e pleiteará com Israel; pleiteará por meio de seus profetas e de suas providências, para comprovar a acusação. Repare: 1. O pecado dá origem a uma controvérsia entre Deus e o ser humano. O Deus justo tem uma ação contra todo pecador: uma ação de dívida, uma ação por transgressão e uma ação por difamação. 2.

Se Israel, o próprio povo que professa pertencer a Deus, o provoca com o pecado, ele o fará saber que tem uma controvérsia com ele. Deus vê o pecado em Israel e se desagrada dele; ou melhor, seus pecados lhe desagradam mais do que os pecados dos outros, pois causam maior tristeza ao seu Espírito e desonram o seu nome.

  1. Deus pleiteará com aqueles contra quem tem uma controvérsia; pleiteará com seu povo Israel, para que sejam convencidos e ele seja justificado. No fim do capítulo anterior, pleiteou com os gentios em ira e furor, para levá-los à ruína.

Aqui, porém, pleiteia com Israel com compaixão e ternura, para levá-lo ao arrependimento: “Venham agora, e vamos raciocinar juntos.” Deus raciocina conosco para nos ensinar a raciocinar conosco mesmos.

Veja como a causa de Deus é justa: ela pode ser defendida, e os próprios pecadores serão forçados a reconhecer o veredito e admitir que os caminhos de Deus são justos, mas os deles são injustos (Ezequiel 18:25).

Agora, (1.) Deus os desafia a mostrar o que ele teria feito contra eles que lhes desse motivo para abandoná-lo. Eles se afastaram de Deus e se rebelaram contra ele, mas tinham algum motivo para isso? (v. 3): “Ó meu povo! O que te fiz?

Em que te cansei?” Se os súditos rompem a lealdade ao príncipe, alegam (como fizeram as dez tribos quando se revoltaram contra Roboão) que o jugo dele é pesado demais. Mas você pode alegar algo assim? O que fiz a você que fosse injusto ou cruel? Em que o cansei com as exigências de serviço ou a cobrança de tributos? Fiz vocês servirem com uma oferta? (Isaías 43:23).

“Que iniquidade seus antepassados encontraram em mim?” (Jeremias 2:5). Deus nunca nos enganou nem frustrou as expectativas que depositamos nele; nunca nos fez mal nem nos desonrou. Então, por que fazemos mal e desonramos a ele, frustrando as expectativas que ele tem de nós?

Eis um desafio para todos os que já serviram a Deus: que deem testemunho contra ele, se em alguma coisa o consideraram um Senhor severo ou acharam irracionais suas exigências.

(2.) Já que não podiam apontar coisa alguma que Deus tivesse feito contra eles, ele lhes mostrará muito do que fez em favor deles, o que deveria tê-los levado a servi-lo para sempre (v. 4, 5). Eles, e nós com eles, recebem a instrução de olhar bem para trás ao recordar o favor divino.

Que se lembrem dos dias passados, de seus primeiros dias, quando foram formados como povo, e das grandes coisas que Deus fez por eles: [1.] quando os tirou do Egito, a terra de sua escravidão (v. 4). Eles se conformavam com a servidão e quase amavam as correntes por causa do alho e das cebolas que tinham em abundância.

Deus, porém, os fez subir, inspirou neles o desejo de liberdade e os animou a sacudir as algemas com uma iniciativa corajosa. Os egípcios os mantinham presos e não queriam deixar o povo partir, mas Deus os resgatou, não pagando um preço, e sim pela força, da casa dos servos ou, mais precisamente, da casa da escravidão.

É a mesma palavra usada na introdução aos Dez Mandamentos, o que sugere que, se não aproveitarmos as razões para cumprir nosso dever, elas serão usadas contra nós como agravantes do pecado.

Quando os tirou do Egito e os levou a um vasto deserto uivante, Deus não deixou a si mesmo sem testemunho nem os deixou sem guias: enviou diante deles Moisés, Arão e Miriã, três profetas, segundo o parafrasta caldeu. Moisés, o grande profeta do Antigo Testamento; Arão, profeta de Moisés (Êxodo 7:1); e Miriã, profetisa (Êxodo 15:20).

Repare: quando recordamos as antigas misericórdias de Deus para conosco, não devemos esquecer o favor de bons mestres e governantes quando éramos jovens. Que se mencione, para a glória de Deus, aqueles que foram adiante de nós, dizendo: “Este é o caminho; andem nele.” Foi Deus quem os enviou à nossa frente, para preparar o caminho do Senhor e preparar um povo para ele.

[2.] Quando os levou a Canaã. Deus não glorificou menos a si mesmo nem os honrou menos pelo que fez quando os levou à terra de seu descanso do que pelo que fez ao tirá-los da terra de sua servidão. Moisés, Arão e Miriã morreram, mas eles encontraram o mesmo Deus.

Que se lembrem agora do que Deus fez por eles: primeiro, ao frustrar e derrotar os planos de Balaque e Balaão contra eles, o que fez pelo poder que exerce sobre o coração e a língua das pessoas (v. 5). Que se lembrem do que Balaque, rei de Moabe, planejou, do dano que concebeu e pretendeu causar a Israel quando o povo acampou nas planícies de Moabe.

Seu plano era amaldiçoar Israel, separá-lo de seu Deus e fazer Deus deixar de protegê-lo. Entre os gentios, quando guerreavam contra um povo, tentavam por encantamentos mágicos ou outros meios afastar dele seus deuses protetores, como quando roubaram o Paládio de Troia. Macróbio tem um capítulo chamado de ritu evocandi Deos, sobre a cerimônia solene de convocar os deuses.

Balaque tentaria fazer isso contra Israel. Mas lembrem-se do que Balaão, filho de Beor, lhe respondeu, contrariando sua própria intenção e inclinação: em vez de amaldiçoar Israel, abençoou-o, para a extrema confusão e contrariedade de Balaque. Que se lembrem da maldade dos gentios contra eles e, por isso, nunca aprendam o caminho dos gentios nem se associem a eles.

Que se lembrem da bondade de seu Deus, que transformou a maldição em bênção “porque o Senhor, teu Deus, te amava”, como está em Deuteronômio 23:5; e, por isso, nunca o abandonem.

Repare: a frustração dos planos dos inimigos da igreja deve sempre ser lembrada para a glória de seu protetor, que pode fazer a resposta da língua contradizer diretamente a preparação e a deliberação do coração (Provérbios 16:1).

Em segundo lugar, Deus os trouxe de Sitim, seu último acampamento fora de Canaã, até Gilgal, seu primeiro acampamento em Canaã. Foi entre Sitim e Gilgal que, depois da morte de Moisés, Josué, tipo de Cristo, foi levantado para pôr Israel de posse da terra prometida e lutar suas batalhas. Ali atravessaram o Jordão por entre as águas divididas e renovaram a aliança da circuncisão.

Agora devem recordar essas misericórdias de Deus aos antepassados, para conhecer a retidão do Senhor, sua retidão (é essa a palavra empregada): sua justiça ao destruir os cananeus, sua bondade ao dar descanso a seu povo Israel e sua fidelidade à promessa feita aos antepassados.

A lembrança do que Deus fizera por eles poderia convencê-los de tudo isso e comprometê-los para sempre com o serviço dele.

Ou então essas palavras podem se referir à controvérsia agora pleiteada entre Deus e Israel. Que se lembrem dos muitos favores de Deus a eles e a seus antepassados e comparem-nos com sua conduta indigna e ingrata para com ele. Assim conhecerão a justiça do Senhor ao contender com eles, e ficará claro que, nessa controvérsia, o direito está do lado dele.

Seus caminhos são justos, pois ele será justificado quando falar e ficará inocente quando julgar.

Versículos 6 a 8

A Ansiedade pelo Favor Divino. (a.C. 710.)

Aqui está a proposta de reconciliação entre Deus e Israel, as partes que estavam em conflito no início do capítulo. No julgamento, a sentença é contra Israel: o povo é condenado por injustiça e ingratidão, os crimes de que era acusado. A culpa é evidente demais para ser negada e grande demais para ser desculpada. Por isso:

I. Eles expressam o desejo de estar em paz com Deus sob quaisquer condições (v. 6, 7): “Com que me apresentarei diante do Senhor?” Tendo reconhecido que a controvérsia de Deus com eles era justa e temendo suas consequências, querem saber o que podem fazer para se reconciliar com Deus e torná-lo seu amigo.

Procuram a pessoa certa com essa pergunta: o profeta, mensageiro do Senhor, por cujo ministério foram convencidos. Quem poderia mostrar-lhes melhor o caminho do que aquele que os fizera perceber que tinham se desviado dele?

É digno de nota que cada um fala por si: “Com que me apresentarei?” Cada qual conhece a praga do próprio coração e pergunta não “O que este homem deve fazer?”, mas “O que devo fazer?” Repare: convicções profundas de culpa e ira levam as pessoas a buscar cuidadosamente paz e perdão; só então, e não antes, começa a haver alguma esperança de encontrá-los.

Perguntam com que podem se apresentar diante do Senhor e se curvar diante do Deus Altíssimo. Creem que há um Deus, que ele é Jeová e que é o Deus Altíssimo. Aqueles cuja consciência foi convencida aprendem a falar com grande respeito de Deus, de quem antes falavam com leviandade. 1. Sabemos que devemos nos apresentar diante de Deus: ele é aquele com quem temos de tratar.

Devemos ir como súditos para lhe prestar homenagem, como mendigos para lhe pedir esmolas e até como réus para receber dele a condenação; devemos nos apresentar diante dele como nosso Juiz. 2. Quando nos apresentamos diante dele, devemos nos curvar.

É nosso dever ser muito humildes e reverentes ao nos aproximar dele; e, quando chegamos à sua presença, não há alternativa: temos de nos submeter. Não adianta contender com ele.

  1. Quando nos apresentamos e nos curvamos diante dele, nossa maior preocupação é obter seu favor e ser aceitos por ele. A pergunta é: “O que agradará ao Senhor?” Repare: todos os que entendem corretamente o próprio interesse não podem deixar de se preocupar com o que devem fazer para agradar a Deus, evitar seu desagrado e obter sua boa vontade.

  2. Para agradarmos a Deus, precisamos cuidar para que seja removido o pecado que o desagradou e para que se faça expiação por ele. A pergunta aqui é: “O que darei pela minha transgressão, pelo pecado da minha alma?” Repare: a transgressão de que somos culpados é pecado da alma, pois é ela que o pratica (sem a ação da alma, não há pecado) e é ela que sofre por causa dele.

O pecado é desordem, doença e contaminação da alma, e ameaça ser a morte dela. “O que darei por minhas transgressões? O que será aceito como satisfação à sua justiça e reparação da honra que lhe foi ofendida? O que me protegerá de sua ira?”

  1. Portanto, devemos perguntar: “Com que podemos nos apresentar diante dele?” Não devemos comparecer perante o Senhor de mãos vazias. O que levaremos conosco? De que modo devemos ir? Em nome de quem devemos nos apresentar? Não temos em nós mesmos coisa alguma que nos recomende a ele; precisamos recebê-la de outro. Então, com que justiça nos apresentaremos diante dele?

II. Eles fazem propostas, embora inadequadas, para conseguir isso. A pergunta era boa e correta, e todos devemos fazê-la, mas as propostas revelam ignorância, embora mostrem fervor. Vamos examiná-las:

  1. Eles oferecem muito. Propõem (1.) algo muito rico e caro: milhares de carneiros. Deus exigia um carneiro como oferta pelo pecado; eles oferecem rebanhos inteiros e estão dispostos a entregar todos os seus bens e a tornar-se mendigos, desde que possam estar em paz com Deus. Trazerão o melhor que têm, os carneiros, e em grande quantidade, até chegar aos milhares.

(2.) Oferecem algo muito precioso para eles, de que teriam muita relutância em abrir mão. Estariam dispostos a oferecer o primogênito por suas transgressões, se isso fosse aceito como expiação, e o fruto do próprio corpo pelo pecado da alma.

Para os que se tornaram fúteis em seus pensamentos, isso parecia um meio provável de reparar o pecado, porque nossos filhos são parte de nós mesmos. Por isso os gentios sacrificavam os filhos para apaziguar as divindades ofendidas.

Repare: os que estão plenamente convencidos do pecado, de sua malignidade e da miséria e do perigo que ele lhes traz dariam o mundo inteiro, se o tivessem, para obter paz e perdão.

  1. Ainda assim, não oferecem o que é certo. É verdade que algumas dessas coisas foram instituídas pela lei cerimonial: levar holocaustos ao altar de Deus, bezerros de um ano, carneiros como ofertas pelo pecado e azeite para as ofertas de cereais. Mas elas, por si sós, não os recomendariam a Deus.

Deus já declarara muitas vezes que obedecer é melhor do que sacrificar, e dar ouvidos é melhor do que a gordura dos carneiros; não queria sacrifício nem oferta. Os sacrifícios da lei tinham virtude e valor por causa da instituição e de sua referência a Cristo, a grande propiciação. Fora disso, porém, era impossível que o sangue de touros e bodes removesse o pecado.

Quanto às outras coisas mencionadas: (1.) Algumas são impraticáveis, como rios de azeite. A natureza não os forneceu para satisfazer o luxo humano, mas rios de água para atender às necessidades das pessoas. Todas as propostas de paz que não seguem o evangelho são absurdas. Um só fluxo do sangue de Cristo vale mais que dez mil rios de azeite.

(2.) Algumas são perversas, como entregar à morte o primogênito e o fruto do próprio corpo. Isso só acrescentaria transgressão ao pecado da alma. Aquele que odeia o roubo oferecido como holocausto odiará ainda mais o assassinato, sobretudo esse tipo de assassinato. Que direito temos sobre nosso primogênito e o fruto do nosso corpo? Eles não pertencem a Deus?

Já não são dele e não nasceram para ele? Não são pecadores por natureza, com a vida perdida por causa dos próprios pecados? Como poderiam, então, ser resgate pelos nossos? (3.) Todas são coisas externas, partes de um exercício corporal que pouco aproveita e que não podia aperfeiçoar os que se aproximavam de Deus.

(4.) Todas são insignificantes e insuficientes para alcançar o propósito: não podiam atender às exigências da justiça divina nem reparar a ofensa que o pecado causou à honra de Deus, nem podiam substituir a santificação do coração e a reforma da vida. As pessoas abrirão mão de qualquer coisa, menos dos pecados; mas nada será aceito por Deus se não abrirem mão deles.

III. Deus lhes diz claramente o que exige daqueles que desejam ser aceitos por ele (v. 8). Que o dinheiro deles pereça com eles, os que pensam que podem comprar o perdão dos pecados e o favor de Deus. Não: Deus mostrou a você, ó homem, o que é bom. Aqui aprendemos:

  1. Deus nos revelou sua mente e sua vontade para corrigir nossos enganos e orientar nossa conduta. (1.) Foi o próprio Deus quem nos mostrou o que devemos fazer. Não precisamos nos preocupar em formular propostas: as condições já foram fixadas e expostas. Aquele a quem ofendemos e a quem prestamos contas nos disse sob quais condições se reconciliará conosco.

(2.) Ele mostrou isso ao ser humano: não somente a você, ó Israel, mas a você, ó homem; aos gentios tanto quanto aos judeus. Mostrou aos seres humanos, criaturas racionais capazes de receber essa revelação, e não aos animais; mostrou aos seres humanos, para os quais se providenciou uma solução, e não aos demônios, cuja situação é desesperadora.

O que é dito em geral a todas as pessoas, em toda parte, deve ser aplicado pela fé a nós em particular, como se tivesse sido dito a você, ó homem, pelo nome, e a mais ninguém.

(3.) Ele revelou aquilo que é bom e que o Senhor exige de nós. Mostrou nosso alvo, que devemos buscar, ao nos mostrar o que é bom e em que consiste nossa verdadeira felicidade; mostrou o caminho pelo qual devemos andar para alcançar esse alvo, ao nos mostrar o que exige de nós. Deus requer que façamos algo por ele e nos dediquemos a ele, e isso é bom.

É bom em si mesmo: os deveres morais possuem bondade própria, anterior ao mandamento. Ao contrário das observâncias cerimoniais, não são bons porque foram ordenados; foram ordenados porque são bons e estão de acordo com a regra eterna e a razão do bem e do mal, que não mudam.

Também conduzem diretamente ao nosso bem: nossa conformidade com eles não é só a condição da felicidade futura, mas um meio importante de alcançarmos felicidade no presente. Há grande recompensa em guardar os mandamentos de Deus, assim como depois de guardá-los. (4.) Deus nos mostrou isso.

Não apenas tornou conhecido, mas tornou claro: revelou com evidências tão convincentes que chegam a uma demonstração. “Vejam: examinamos isso, e assim é.”

  1. O que é essa revelação. O bem que Deus exige de nós não é pagar um preço pelo perdão dos pecados e pela aceitação por Deus, mas cumprir o dever que é condição para participarmos do perdão comprado. (1.) Devemos agir com justiça: dar a cada um o que lhe é devido, conforme nossa relação e obrigação para com ele.

Não devemos fazer mal a ninguém, mas fazer o que é certo para todos quanto ao corpo, aos bens e à reputação. (2.) Devemos amar a misericórdia: ter prazer nela como nosso Deus tem, alegrar-nos com a oportunidade de fazer o bem e fazê-lo de boa vontade.

A justiça vem antes da misericórdia, pois não devemos dar esmolas com o que foi obtido injustamente, nem com aquilo que deve ser usado para pagar nossas dívidas. Deus odeia o roubo oferecido como holocausto. (3.) Devemos andar humildemente com nosso Deus. Isso inclui todos os deveres da primeira tábua, assim como os dois deveres anteriores incluem os da segunda.

Devemos tomar o Senhor como nosso Deus na aliança, servi-lo e nos apegar a ele como nosso, e fazer da preocupação constante e da tarefa de agradá-lo o centro de nossa vida.

O andar de Enoque com Deus é explicado como agradar a Deus (Hebreus 11:5). Em todo o curso da nossa conduta, devemos nos conformar à vontade de Deus, manter nossa comunhão com ele e nos esforçar para ser aprovados por ele em nossa integridade. Devemos fazer isso com humildade, submetendo nosso entendimento às verdades de Deus e nossa vontade aos mandamentos e às providências dele.

Devemos nos humilhar para andar com Deus, como diz a nota à margem. Todo pensamento dentro de nós deve ser levado à submissão e à obediência a Deus, se quisermos andar confortados com ele. Isso é o que Deus exige. Sem isso, os serviços mais caros são ofertas inúteis; isso vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

Versículos 9 a 16

Acusações e Ameaças. (a.C. 710.)

Depois de mostrar como era necessário que agissem com justiça, Deus agora mostra como está claro que agiram injustamente. Como não se submeteram à sua controvérsia nem seguiram o caminho certo para encerrá-la, ele agora dá prosseguimento à ação. Observe:

I. Como a ação é instaurada contra eles (v. 9). Deus fala à cidade, a Jerusalém, a Samaria. Sua voz clama a ela por meio de seus servos, os profetas, que deviam clamar em alta voz e sem poupar esforços. Repare: a voz dos profetas é a voz do Senhor, e ela clama à cidade, clama ao país. “Por acaso a sabedoria não clama?” (Provérbios 8:1).

Quando o pecado de uma cidade clama a Deus, a voz dele clama contra a cidade; e, quando os juízos de Deus estão para cair sobre uma cidade, sua voz primeiro clama a ela. Deus adverte antes de ferir, pois não quer que ninguém pereça. Observe agora: 1.

Como alguns discernem a voz de Deus: o homem de sabedoria verá o nome de Deus. Quando a voz de Deus clama a nós, por meio dela podemos ver seu nome, discernir e perceber aquilo pelo qual ele se dá a conhecer. Muitos, contudo, não o veem nem percebem, porque não lhe dão atenção. Deus fala uma vez, e até duas, mas as pessoas não percebem (Jó 33:14).

Os sábios, porém, verão, perceberão e farão bom uso disso. Repare: é sinal de verdadeira sabedoria descobrir o nome de Deus em sua voz e aprender quem ele é pelo que diz. A sabedoria verá o nome de Deus, pois conhecer o Santo é entendimento.

  1. O que essa voz de Deus diz a todos: “Ouçam a vara e quem a designou.” Ouça a vara quando estiver para vir; ouça-a de longe, antes de vê-la e senti-la, e desperte para ir ao encontro do Senhor no caminho de seus juízos.

Ouça a vara quando ela já tiver chegado, quando estiver sobre você e você sentir sua dor; ouça o que ela lhe diz, que convicções, conselhos e advertências transmite. Repare: toda vara tem uma voz, e é a voz de Deus que deve ser ouvida na vara de Deus. Felizes os que entendem sua linguagem; para isso, devemos olhar para aquele que a designou.

Repare também: toda vara é designada, tanto o tipo quanto o lugar em que cairá e o tempo que permanecerá. Em toda aflição, Deus realiza o que foi determinado para nós (Jó 23:14). Por isso, devemos olhar para ele e ouvi-lo; devemos escutar o que nos diz por meio da aflição. “Ouve isso e conhece isso para o teu bem” (Jó 5:27).

O trabalho dos ministros é explicar as providências de Deus e estimular e orientar as pessoas a aprender as lições que elas ensinam.

II. Qual é o fundamento da ação e quais são as acusações contra eles.

  1. Eles são acusados de injustiça, um pecado contra a segunda tábua. Ainda se encontram entre eles sinais e meios de negociações fraudulentas? O quê? Depois de todos os métodos que Deus empregou para ensiná-los a agir com justiça, ainda agem injustamente? Pelo visto, sim (v. 10). Devo considerá-los puros? (v. 11).

Não: esse pecado não combina de modo algum com uma profissão de pureza. Os que são desonestos em suas negociações não têm as marcas dos filhos de Deus e jamais serão considerados puros, por mais sinais de devoção que demonstrem. Não se enganem: de Deus não se zomba. Quando alguém é suspeito de roubo ou fraude, o juiz de paz manda um mandado para revistar sua casa.

É como se Deus aqui revistasse as casas daqueles cidadãos, e lá encontra (1.) tesouros de maldade: grande riqueza, mas mal adquirida e com poucas chances de prosperar, pois os tesouros da maldade não trazem proveito. (2.) Uma medida escassa, com que vendiam aos pobres, explorando-os e enganando-os.

(3.) Eles tinham balanças desonestas e uma bolsa de pesos falsos; fingiam pesar o que vendiam e dar ao comprador o que era correto, mas lhe causavam o maior prejuízo (v. 11).

(4.) Os ricos, que tinham riqueza e poder nas mãos, usavam-nos para oprimir e extorquir: “Os ricos da cidade estão cheios de violência.” Os que já têm muito querem mais e têm como obtê-lo graças ao poder que a abundância de riquezas lhes dá. Estão cheios de violência, isto é, suas casas estão cheias do que foi adquirido pela violência.

(5.) Os que não tinham a vantagem de fazer mal com sua riqueza encontravam meios de defraudar aqueles com quem negociavam: “Os habitantes da cidade falaram mentiras.” Se não conseguem recorrer à força e à violência, recorrem à fraude e ao engano.

“Os habitantes da cidade falaram mentiras, e sua língua é enganosa em sua boca.” Não hesitam em mentir deliberadamente para conseguir um bom negócio.

Alguns entendem que se trata de mentiras a respeito de Deus, como dizer que o Senhor não vê e abandonou a terra (Ezequiel 8:12).

  1. Eles são acusados de idolatria (v. 16): Os estatutos de Onri são guardados, assim como toda a obra da casa de Acabe. Esses dois reis eram perversos e faziam o que era mau aos olhos do Senhor. A maldade que estabeleceram por lei, para a qual fizeram estatutos e que era a obra característica daquela casa, era a idolatria.

Onri andou no caminho de Jeroboão e no pecado de provocar a ira de Deus com suas vaidades (1 Reis 16:26, 31). Acabe introduziu a adoração a Baal. Esses reinados ocorreram séculos antes da época em que o profeta viveu, mas a maldade estabelecida por suas leis e exemplos permaneceu até aquele dia.

Os estatutos ainda eram guardados, a obra ainda era praticada; príncipes e povo continuavam a seguir seus conselhos, adotar as mesmas medidas e governar a si mesmos e ao povo segundo a mesma política. Observe: (1.) A mesma maldade persistiu de uma geração à outra. O pecado é uma raiz amarga, plantada depressa, mas que não é arrancada tão depressa.

Muitas vezes, a iniquidade das gerações passadas é transmitida e imposta às seguintes. Os que criam leis corruptas e introduzem costumes corruptos fazem algo que talvez provoque a ruína dos filhos ainda não nascidos.

(2.) O fato de essa maldade ter sido estabelecida e confirmada pelas leis dos príncipes, pelo exemplo dos grandes e por uma longa tradição não a torna menos perversa, menos provocadora para Deus ou menos perigosa para os pecadores.

Embora a adoração aos ídolos esteja decretada pelos estatutos de Onri, recomendada pela prática da casa de Acabe e justificada como costume de muitas gerações, ainda desagrada a Deus e destrói Israel. Nenhuma lei ou costume prevalece contra o mandamento divino.

III. Qual é a sentença pronunciada contra eles. Como foram considerados culpados desses crimes, a sentença é que lhes sobrevenha aquilo de que Deus os advertira (v. 9): “Por isso também farei você adoecer, ferindo-o.” Assim como feriram os pobres com a vara de suas opressões, Deus também os ferirá de modo que fiquem enfermos, enfermos por causa dos ganhos obtidos injustamente.

Embora tenham engolido riquezas, voltarão a vomitá-las (Jó 20:15). Sua condenação é:

  1. Eles não desfrutarão com satisfação o que têm; isso não lhes fará bem. Apoderaram-se de mais do que o suficiente, mas, quando conseguirem, não terão o bastante para se sentirem tranquilos e felizes. O que se obtém por fraude e opressão não pode ser guardado nem desfrutado com satisfação.

(1.) O alimento não os nutrirá: “Você comerá, mas não ficará satisfeito.” Isso pode ocorrer porque, sem a bênção de Deus, o alimento não será digerido, ou porque a doença tornará o apetite insaciável, sempre faminto: justo castigo para os que eram ávidos por lucro e ampliavam seus desejos como o inferno.

As pessoas podem se empanturrar com as coisas boas deste mundo e, ainda assim, não se satisfazer (Eclesiastes 5:10; Isaías 55:2).

(2.) O país não lhes dará abrigo nem proteção: “Sua queda estará no meio de você”, isto é, você será quebrado e arruinado por conflitos internos; haverá males suficientes dentro de casa para destruí-lo, ainda que nenhuma força estrangeira o invada. Deus pode derrubar uma nação com aquilo que está em seu meio; pode consumi-la com um fogo em suas próprias entranhas.

(3.) Não conseguirão preservar o que têm diante de uma força estrangeira nem recuperar o que perderam: Você agarrará o que está prestes a ser levado, mas não o conservará; tentará apanhá-lo, mas não o salvará nem o recuperará. Isso se refere às esposas e aos filhos, que lhes eram muito queridos.

Eles os agarrariam, decididos a não se separar deles, mas não há saída: terão de ir para o cativeiro. Repare: aquilo a que nos apegamos com mais força costuma ser o que perdemos mais depressa; o que nos é mais querido acaba se mostrando o menos seguro.

(4.) O que conseguirem salvar por algum tempo ficará reservado para um golpe futuro, ainda mais doloroso: O que você salvar das mãos de um inimigo entregarei à espada de outro inimigo. Deus tem muitas flechas na aljava; se uma não atingir o pecador, a seguinte atingirá.

(5.) Não desfrutarão daquilo pelo que trabalharam (v. 15): “Você semeará, mas não colherá.” A plantação será crestada e murchará, sem nada para colher; ou um inimigo virá e colherá para si; ou você será levado ao cativeiro e deixará a colheita sem saber quem a recolherá.

“Você pisará as azeitonas, mas não se ungirá com azeite”, pois não terá ânimo para usar adornos e buscar alívio quando tudo estiver prestes a desmoronar. Você pisará uvas para tirar vinho doce, mas não beberá vinho, pois muitas coisas podem acontecer entre a taça e os lábios. Repare: é muito doloroso ver frustradas nossas expectativas e não desfrutar daquilo pelo qual nos esforçamos.

Esse será o justo castigo dos que frustram as expectativas de Deus e não correspondem ao custo que ele teve com eles. A lei também ameaça com isso (Levítico 26:16; Deuteronômio 28:30, 38 etc.). Compare com Isaías 62:8, 9.

  1. No fim, tudo o que têm lhes será tirado (v. 13): “Você será devastado por causa dos seus pecados”; e (v. 16) haverá devastação e escárnio. O pecado devasta uma nação. Quando um povo antes famoso e próspero é devastado, alguns ficam espantados e outros triunfam; alguns lamentam, outros zombam.

“Assim vocês levarão a desonra do meu povo.” Enquanto se mantinham fiéis ao dever e se conservavam no amor de Deus, ser o povo dele no nome e na profissão de fé era uma honra, e todos os vizinhos pensavam assim. Agora, porém, que se corromperam e arruinaram a si mesmos, que seus pecados e os juízos de Deus devastaram a terra, terem sido antes o povo de Deus só aumenta sua vergonha.

Os inimigos dirão: “Estes são o povo do Senhor” (Ezequiel 36:20). Repare: se os que professam a religião arruinam a si mesmos, sua ruína será a mais vergonhosa de todas; de modo especial, eles ressurgirão no último dia para vergonha e desprezo eternos.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra