Miquéias 7
Argumento
Neste capítulo, I. O profeta, em nome da igreja, lamenta com tristeza a deplorável decadência da religião na época em que vivia e o dilúvio de impiedade e imoralidade que inundou a nação, apagando as distinções e derrubando as barreiras de tudo o que é justo e sagrado, vv. 1-6.
II. O profeta, em favor da igreja, prescreve consolos que podem ser úteis em tal época e aconselha o que fazer. 1. Devem manter os olhos em Deus, v. 7. 2. Devem resistir corajosamente às insolências do inimigo, vv. 8-10. 3. Devem deitar-se pacientemente sob as repreensões de seu Deus, v. 9.
Não devem esperar outra coisa senão que a aflição dure muito tempo e devem empenhar-se em tirar dela o melhor proveito, vv. 11-13. 5. Devem animar-se com as promessas de Deus, em resposta às orações do profeta, v. 14, 15. 6. Devem antever a queda de seus inimigos, que agora triunfavam sobre eles, v. 16, 17.
Eles próprios devem triunfar na misericórdia e na graça de Deus e em sua fidelidade à aliança (vv. 18-20); com essa palavra consoladora, a profecia termina.
Versículos 1 a 6
Os Pecados do Povo. (a.C. 700.)
Esta é uma descrição de tempos ruins que, segundo alguns, dificilmente corresponderia aos dias de Ezequias, quando este profeta profetizou. Por isso, preferem entendê-la como predição do que aconteceria no reinado de Manassés.
Mas podemos supor, antes, que se refira ao reinado de Acaz (no qual ele profetizou, Miquéias 1:1), ou ao começo do reinado de Ezequias, antes da reforma da qual este foi instrumento. Ou melhor, mesmo nos seus melhores dias, depois de fazer todo o possível para eliminar a corrupção, muita coisa continuava errada.
O profeta exclama: “Ai de mim!” Lamenta que sua sorte tenha sido viver numa época tão degenerada e considera grande infelicidade habitar entre um povo que amadurecia depressa para uma ruína na qual muitos homens bons seriam inevitavelmente envolvidos.
Assim Davi exclama: “Ai de mim, que peregrino em Meseque!” Ele lamenta:
- Que houvesse tão poucas pessoas boas, mesmo entre as que eram povo de Deus; isso lhes servia de descrédito: “O homem bom desapareceu da terra”, ou da região, a terra de Canaã. Era uma boa terra, uma terra de retidão (Isaías 26:10), mas nela havia poucos homens bons, nenhum reto entre eles, v. 2.
O homem bom é piedoso e misericordioso; a palavra significa as duas coisas. São plenamente bons os homens devotos a Deus e compassivos e benéficos para com as pessoas, que amam a misericórdia e andam com Deus.
“Esses desapareceram; aqueles poucos homens honestos que outrora enriqueciam e adornavam nossa terra morreram e se foram. Ninguém surgiu em seu lugar para seguir-lhes os passos; a honestidade foi banida, e já não se encontra coisa alguma que se possa chamar de homem bom.”
“Os que receberam educação religiosa degeneraram e se tornaram tão maus quanto os piores; o homem piedoso deixa de existir”, Salmos 12:1. Isso é ilustrado por uma comparação (v. 1): eram como depois de colhidos os frutos de verão.
Era tão difícil encontrar um homem bom quanto encontrar frutos de verão depois da colheita. Esses eram os mais escolhidos e melhores e, por isso, precisavam ser colhidos com cuidado. O profeta está prestes a dizer, como Elias em seu tempo (1 Reis 19:10): “Eu, somente eu, fiquei”.
Os homens bons, que costumavam pender em cachos, agora são como os rabiscos da vindima: uma baga aqui, outra ali, Isaías 17:6. Não se acham grupos deles como cachos de uvas; os que existem são pessoas isoladas: “Não há cacho para comer”. As uvas melhores e mais cheias são as que crescem em grandes cachos.
Alguns entendem que isso indica não apenas que as pessoas boas eram poucas, mas também que aquelas poucas que restavam, tidas por boas, pouco valiam. Eram como as uvas pequenas e murchas, o refugo deixado para trás tanto pelo colhedor quanto por quem rebuscava.
Ao observar essa degeneração universal, o profeta passou a desejar os primeiros frutos maduros. Queria ver homens bons e dignos como os das gerações anteriores, ornamentos dos tempos primitivos, que superavam os melhores da época presente tanto quanto os primeiros frutos plenamente maduros superam os de crescimento tardio, que nunca amadurecem.
Quando lemos e ouvimos falar da sabedoria e do zelo, do rigor e da consciência, da devoção e da caridade dos que professavam a religião em gerações passadas, e vemos o contrário nos da geração atual, só podemos sentar-nos e suspirar: Ah, se voltasse o cristianismo primitivo!
Onde estão a simplicidade e a integridade dos que nos precederam? Onde estão os verdadeiros israelitas, sem dolo? Nossa alma os deseja, mas em vão. A era de ouro se foi e não pode ser recuperada; precisamos tirar o melhor proveito do presente, pois é improvável que vejamos tempos como os de antes.
- Que houvesse entre eles tantas pessoas perversas e nocivas. Não apenas ninguém fazia o bem, mas multidões causavam todo o dano que podiam: “Todos espreitam para derramar sangue e cada qual caça seu irmão. Para obter riqueza, pouco lhes importa a injustiça ou o dano que causem a seus vizinhos e parentes mais próximos.”
“Agem como se a humanidade estivesse em estado de guerra e a força fosse o único direito. São como feras que caçam seus vizinhos, pois todos espreitam o sangue como leões espreitam a presa. Têm sede dele e não fazem caso de tirar a vida ou os meios de sustento de qualquer pessoa para atender aos próprios interesses; aguardam a oportunidade de fazê-lo.”
“Seus vizinhos são para eles como animais de caça, pois cada qual caça seu irmão com uma rede. Perseguem-nos como criaturas nocivas, dignas de captura e destruição, embora sejam pessoas inocentes e excelentes.” Dizemos do proscrito: Caput gerit lupinum — Ele deve ser caçado como um lobo.
“Ou os caçam como se caça a presa para comê-la. Têm mil artes malditas para enredar as pessoas até a ruína, contanto que lucrem com isso. Assim, praticam o mal com ambas as mãos e com empenho: o coração o deseja, a mente o maquina e, então, ambas as mãos estão prontas para executá-lo.”
Repare: Quanto mais ávidos e determinados os homens estiverem em qualquer empreendimento pecaminoso, e quanto mais esforço dedicarem a ele, mais ofensiva se tornará essa conduta.
- Que os magistrados, cujo cargo os obrigava a amparar e proteger o direito, praticassem e promovessem a injustiça: Para praticar o mal com ambas as mãos e com empenho, estimulando-se e animando-se nisso, o príncipe pede e o juiz pede uma recompensa, um suborno.
Com esse suborno, serão contratados para empregar todo o seu poder em apoiar e executar qualquer desígnio perverso com ambas as mãos. “Praticam bem o mal com ambas as mãos” (assim leem alguns); praticam o mal com muita arte e habilidade e se elogiam por fazê-lo tão bem.
Outros leem assim: “Para fazer o mal, têm ambas as mãos” (agarram qualquer oportunidade de causar dano), mas, para fazer o bem, o príncipe e o juiz pedem uma recompensa. Se prestam algum serviço, agem por dinheiro e precisam receber pagamento.
O homem importante, que dispõe de riqueza e poder para fazer o bem, não se envergonha de expressar seu desejo nocivo em acordo com o príncipe e o juiz, prontos a apoiá-lo e a ficar ao seu lado nisso.
Assim eles enredam a questão; tornam-na confusa, envolvem-na e a complicam (assim alguns entendem), a fim de perder a justiça numa névoa e fazer a causa pender para o lado que quiserem. Vai mal a um povo quando seus príncipes, juízes e homens importantes se aliam para perverter a justiça.
É triste a descrição que se faz deles (v. 4): o melhor é como um espinheiro, e o mais justo é mais agudo que uma cerca de espinhos. É perigoso tratar com eles. Quem os toca precisa estar protegido com ferro (2 Samuel 23:6, 7), pois certamente será arranhado, terá as roupas rasgadas e quase os olhos arrancados.
E, se esse é o caráter do melhor e do mais justo, como serão os piores? Quando as coisas chegam a esse ponto, vem “o dia dos teus vigias”, isto é, como se diz a seguir, “o dia da tua visitação”. Então Deus acertará contas com você por toda essa perversidade.
Esse dia é chamado dia dos vigias porque os profetas, que Deus estabeleceu como vigias sobre eles, muitas vezes os advertiram a respeito dele. Quando toda carne corrompeu o seu caminho, até os melhores e os mais retos, que mais se pode esperar senão um dia de visitação?
Será um dilúvio de juízos, como aquele que afogou o mundo antigo quando a terra se encheu de violência.
- Que não houvesse fidelidade entre as pessoas. Elas se tornaram tão universalmente traiçoeiras que ninguém sabia em quem depositar confiança, v. 5.
“Aqueles em quem ainda resta algum senso de honra ou centelha de virtude respeitam firmemente as leis da amizade. Não revelariam o que se passou numa conversa particular nem divulgariam segredos em prejuízo de um amigo.”
“Mas agora essas coisas se tornaram motivo de zombaria. Você não encontrará amigo em quem ouse confiar, cuja palavra ouse aceitar ou que demonstre alguma ternura ou preocupação por você. Por isso, os sábios tomarão e transmitirão como regra: ‘Não confie no amigo’, pois você descobrirá que ele é falso.”
“Você só poderá confiar nele enquanto puder vigiá-lo; mesmo aquele que passa por homem honesto só se mostrará assim sob estreita vigilância. Além disso, quanto ao que se propõe a ser seu guia, conduzindo você em algum negócio que alega entender melhor que você, não poderá depositar confiança nele.”
“Se puder ganhar alguma coisa com isso, certamente o conduzirá mal.” Alguns entendem por guia o marido, chamado guia da juventude da esposa; isso concorda bastante com o que vem a seguir: “Guarda as portas dos teus lábios daquela que repousa em teu seio”, de sua própria esposa.
“Tome cuidado com o que diz diante dela, para que não o traia, como Dalila traiu Sansão, e não seja ela a ave do céu que leva a voz daquilo que você diz em seu quarto”, Eclesiastes 10:20. É de fato uma época má quando os prudentes se veem obrigados a calar-se até esse ponto.
- Que os filhos maltratassem os pais e os homens não encontrassem consolo nem satisfação na própria família e entre os parentes mais próximos, v. 6. Os tempos são de fato ruins quando o filho desonra o pai, dirige-lhe palavras ofensivas, expõe-no, ameaça-o e planeja prejudicá-lo.
Também quando a filha se levanta em rebelião contra a própria mãe, sem nenhum senso de dever ou afeto natural. Não surpreende que a nora então entre em desavença com a sogra e a aborreça.
Ou não conseguem entrar em acordo quanto aos bens e interesses, ou seus temperamentos e paixões se chocam, ou, por espírito de fanatismo e perseguição, “o irmão entregará o irmão à morte, e o pai, o filho”, Mateus 10:21; Lucas 21:16.
É triste quando os traidores e piores inimigos de um homem são os membros de sua própria casa, seus próprios filhos e servos, que deveriam protegê-lo e ser seus melhores amigos.
Repare: O desprezo e a violação das leis dos deveres familiares são um triste sintoma de corrupção universal dos costumes. Dificilmente chegarão a bom termo aqueles que não cumprem seus deveres para com os pais e procuram provocá-los e contrariá-los.
Versículos 7 a 13
A Busca de Consolo em Deus; Os Pecados do Povo. (a.C. 700.)
Depois de lamentar com tristeza a perversidade da época em que vivia, o profeta se firma aqui em algumas considerações para consolo seu e de seus amigos diante disso. A situação é ruim, mas não desesperada. Ainda há esperança em Israel quanto a isso.
I. “Embora Deus esteja descontente agora, ele se reconciliará conosco; então tudo ficará bem, v. 7, 9. Estamos agora sob a indignação do Senhor; Deus está irado conosco, e com justiça, porque pecamos contra ele.”
Repare: É nosso pecado contra Deus que provoca sua indignação contra nós. Sempre que estivermos sob repreensões divinas, devemos reconhecê-lo e admiti-lo, para justificar a Deus e procurar cumprir o propósito dele ao nos afligir, arrependendo-nos do pecado e abandonando-o.
Agora, numa época assim:
- Precisamos recorrer a Deus em meio às aflições (v. 7): “Por isso, olharei para o Senhor”. Mesmo quando um filho de Deus tem muitas razões para exclamar “Ai de mim!” (como o profeta aqui, v. 1), pode consolá-lo o fato de ter um Deus para quem olhar, a quem recorrer e em quem se refugiar, alegrar-se e encontrar satisfação.
Tudo pode parecer luminoso acima dele quando ao redor tudo parece negro e sombrio. O profeta se queixara de não encontrar consolo nem poder depositar confiança nos amigos e parentes da terra; isso o impele para o seu Deus: “Por isso, olharei para o Senhor”.
Quanto menos motivos temos para nos deleitar em qualquer criatura, mais motivos temos para nos deleitar em Deus. Se não se pode confiar nos príncipes, podemos dizer: “Feliz o homem que tem o Deus de Jacó por seu auxílio”. E feliz sou eu, mesmo em meio aos meus sofrimentos presentes, se ele for o meu auxílio.
Se os homens são falsos, nosso consolo é que Deus é fiel; se os parentes não demonstram bondade, ele é e será gracioso. Olhemos, portanto, para além deles e acima deles, deixemos de lado nossa decepção com eles e olhemos para o Senhor.
- Precisamos nos submeter à vontade de Deus em nossas aflições: “Suportarei a indignação do Senhor”; eu a suportarei pacientemente, sem murmurar nem me queixar, “porque pequei contra ele”.
Repare: Os que de fato se arrependem do pecado terão muitas razões para ser pacientes na aflição. Por que se queixaria um homem do castigo do seu pecado? Quando nos queixamos a Deus da maldade dos tempos, devemos nos queixar de nós mesmos pela maldade do nosso coração.
- Precisamos confiar que Deus operará nosso livramento e dará, no devido tempo, um bom desfecho às nossas aflições. Não devemos apenas olhar para ele, mas esperá-lo: “Esperarei pelo Deus da minha salvação” e por seu gracioso retorno a mim.
Nas maiores angústias, não teremos motivo para desesperar da salvação se, pela fé, olharmos para Deus como o Deus da nossa salvação, capaz de salvar os mais fracos quando lhe apresentam uma petição humilde e disposto a salvar os piores quando se arrependem de verdade.
E, se confiamos em Deus como o Deus da nossa salvação, devemos esperar por ele e por sua salvação, segundo o caminho e no tempo que ele escolher. Vejamos agora o que a igreja aqui aprende a esperar de Deus e a prometer a si mesma, mesmo quando tudo chega ao extremo.
(1.) “Meu Deus me ouvirá”; se o Senhor é nosso Deus, ouvirá nossas orações e lhes dará uma resposta de paz.
(2.) “Quando eu cair e estiver em perigo de ser despedaçado pela queda, ainda assim me levantarei e me recuperarei. Caio, mas não sou inteiramente derrubado”, Salmos 37:24.
(3.) “Quando eu me assentar nas trevas, desolado e inconsolável, melancólico e perplexo, sem saber o que fazer nem para onde olhar em busca de alívio, ainda assim o Senhor será luz para mim. Ele me consolará e reanimará, me instruirá e ensinará, me orientará e guiará, como luz para os meus olhos, luz para os meus pés e luz num lugar escuro.”
(4.) “Ele defenderá a minha causa e executará juízo em meu favor”, v. 9. Se abraçarmos de coração a causa de Deus, a causa justa, porém ofendida, da religião e da virtude, e a fizermos nossa causa, podemos esperar que ele a reconheça e a defenda.
A causa da igreja, embora por algum tempo pareça seguir um rumo desfavorável a ela, por fim será defendida com zelo. O juízo não será apenas pronunciado contra os inimigos dessa causa, mas também executado sobre eles.
(5.) “Ele me fará sair para a luz”, fará que eu brilhe notavelmente ao sair da obscuridade e me torne visível; fará minha justiça brilhar claramente de sob a nuvem escura da calúnia, Salmos 37:6; Isaías 58:10. A manhã do consolo raiará depois da longa e escura noite da aflição.
(6.) “Contemplarei a sua justiça”; verei a equidade de seus procedimentos comigo e o cumprimento de suas promessas a mim.
II. Embora os inimigos triunfem e insultem, serão silenciados e envergonhados, v. 8, 10. Observe aqui:
- Com que orgulho os inimigos do povo de Deus o pisam em sua angústia. Diziam: “Onde está o Senhor, seu Deus?” Era como se, por estarem aflitos, Deus os tivesse abandonado, eles não soubessem onde encontrá-lo por meio de suas orações, e ele não soubesse ajudá-los com seus favores.
Os inimigos de Davi lhe disseram isso, e foi como espada em seus ossos, Salmos 42:10; veja também Salmos 115:2. Assim, ao desacreditar Israel como povo abandonado, lançavam sobre o Deus de Israel a acusação de ser um Deus sem bondade e infiel.
- Como o povo de Deus, pela fé, se sustenta com consolo sob esses insultos (v. 8): “Não se alegre contra mim, ó minha inimiga! Agora estou prostrada, mas não estarei assim para sempre. Quando meu Deus se manifestar em meu favor, aquela que é minha inimiga o verá e ficará envergonhada”.
Ela não apenas terá frustrada a expectativa da ruína completa da igreja, mas receberá em suas mãos o mesmo cálice de tremor. “Então meus olhos a verão na mesma condição deplorável em que me encontro agora; agora ela será pisada.”
Repare: O livramento da igreja será a confusão dos seus inimigos. A vergonha deles será dobrada quando forem pisados assim como pisaram o povo de Deus.
III. Embora a terra continue desolada por muito tempo, por fim voltará a ser povoada, quando chegar o tempo, o tempo determinado, de seu livramento.
- Sua salvação só virá depois de ela ter sido desolada; assim diz a nota à margem do v. 13. Deus tem uma contenda com a terra, que deve permanecer por muito tempo sob suas repreensões por causa de seus habitantes. É a iniquidade deles que torna desolada a sua terra (Salmos 107:34).
Isso acontece pelo fruto de seus atos: tanto os atos maus dos quais eles próprios são culpados quanto o fruto mau desses atos, os pecados de outros para os quais contribuíram com sua má influência e seu mau exemplo. Por isso, devem esperar sofrer por muito tempo; o mundo saberá que Deus odeia o pecado até mesmo em seu próprio povo.
- Quando a salvação vier, será completa. Isso parece referir-se ao livramento da Babilônia por Ciro, do qual Isaías profetizou por volta dessa época, como figura da nossa redenção por Cristo.
(1.) O decreto será afastado para longe. O decreto de Deus a respeito do cativeiro deles e o decreto de Nabucodonosor sobre a perpetuidade desse cativeiro, sua resolução de nunca libertá-los, “serão anulados e revogados, e vocês não voltarão a ouvir falar deles; não pesarão mais como um jugo sobre o seu pescoço”.
(2.) Jerusalém e as cidades de Judá serão reconstruídas: “Então teus muros serão edificados”, muros para habitação, muros para defesa, paredes de casas, muralhas de cidades, muros do templo. É para isso que o decreto é revogado, Isaías 44:28. Embora os muros de Sião possam permanecer em ruínas por muito tempo, virá o dia em que serão reparados.
(3.) Todos os que pertencem à terra de Israel, por mais dispersos e aflitos, espalhados por toda a face da terra, afluirão de novo para ela (v. 12): “Ele virá até ti”. Terão liberdade e disposição para voltar da Assíria, para onde as dez tribos foram levadas, embora seja distante; também virão das cidades fortificadas e da fortaleza, redutos onde seus captores julgavam mantê-los presos.
Pois, quando chega o tempo de Deus, embora Faraó não queira deixar o povo ir, Deus o tira com mão erguida. Virão de todas as regiões distantes, de mar a mar e de monte a monte. Não voltarão atrás por medo de seus obstáculos, mas irão de força em força até chegar a Sião. Assim, no grande dia da redenção, Deus reunirá seus eleitos dos quatro ventos.
Versículos 14 a 20
Perspectivas Encorajadoras; Promessas Encorajadoras. (a.C. 700.)
Aqui está:
I. A oração do profeta a Deus para que cuide de seu próprio povo, da causa e dos interesses dele, v. 14. Quando Deus está prestes a livrar seu povo, ele move seus amigos a orar por ele e derrama um espírito de graça e súplica, Zacarias 12:10.
E, quando vemos Deus vir em nossa direção pelos caminhos da misericórdia, devemos sair ao seu encontro por meio da oração. É uma oração profética, que equivale a uma promessa do bem pelo qual se ora; aquilo que Deus orientou seu profeta a pedir, sem dúvida planejou conceder. Agora:
O povo de Israel é aqui chamado rebanho da herança de Deus, pois são as ovelhas de sua mão, as ovelhas de seu pasto, seu pequeno rebanho no mundo. São também sua herança, sua porção no mundo. Jacó é a parte da sua herança.
Esse rebanho habita solitário no bosque, ou floresta, no meio do Carmelo, um monte alto. Israel era um povo peculiar, que habitava só e não era contado entre as nações, como um rebanho de ovelhas num bosque.
Agora eram um povo desolado (v. 13); estavam na terra de seu cativeiro como ovelhas numa floresta, correndo o risco de perder-se e de tornar-se presa dos animais da floresta. Estão espalhados pelos montes como ovelhas sem pastor.
- Ele ora para que Deus os apascente ali com sua vara, isto é, cuide deles em seu cativeiro, proteja-os, proveja-lhes o necessário e desempenhe para com eles o papel de bom pastor:
“Que tua vara e teu cajado os consolem, mesmo nesse vale sombrio, e que ali mesmo nada lhes falte do que é bom para eles. Que sejam governados por tua vara, não pela vara de seus inimigos, pois são o teu povo.”
- Ele ora para que Deus, no devido tempo, os traga de volta para pastar nas planícies de Basã e Gileade e não mais nos bosques e montes. Que voltem a pastar na própria terra, como nos dias antigos.
Alguns aplicam isso espiritualmente, entendendo-o como oração do profeta a Cristo ou como incumbência que o Pai lhe deu: cuidar de sua igreja como o grande Pastor das ovelhas e entrar e sair adiante delas enquanto estiverem neste mundo como num bosque, para que encontrem pasto como no Carmelo, em Basã e em Gileade.
II. A promessa de Deus em resposta a essa oração. Podemos, com razão, receber as promessas de Deus como respostas reais às orações da fé e acolhê-las como tais, pois, para ele, dizer e fazer não são duas coisas diferentes.
O profeta orou para que Deus os apascentasse e lhes fizesse o bem; mas Deus responde que lhes mostrará coisas maravilhosas (v. 15). Fará por eles mais do que são capazes de pedir ou pensar; superará suas esperanças e expectativas; mostrará sua maravilhosa bondade amorosa, Salmos 17:7.
- Fará por eles algo que repetirá os prodígios e milagres das gerações passadas: “Segundo os dias da tua saída da terra do Egito”. Seu livramento da Babilônia será obra de maravilha e graça não inferior ao livramento do Egito; ou melhor, ofuscará o brilho deste (Jeremias 16:14, 15). Muito mais o fará a obra da redenção por Cristo.
Repare: Os favores anteriores de Deus à sua igreja são modelos de favores futuros e voltarão a repetir-se quando houver ocasião.
- Fará por eles algo que causará admiração e espanto à geração presente, v. 16, 17. As nações vizinhas repararão nisso, e se dirá entre os gentios: “O Senhor fez grandes coisas por eles”, Salmos 126:2.
A impressão que o livramento dos judeus da Babilônia causará nas nações vizinhas redundará em grande honra tanto para Deus quanto para sua igreja.
(1.) Aqueles que insultaram o povo de Deus em sua angústia e se gabaram de que, depois de derrubá-lo, o manteriam prostrado, ficarão confundidos ao vê-lo levantar-se de modo tão surpreendente.
Ficarão confundidos com todo o poder que os cativos agora exercerão, eles que julgavam para sempre incapacitados. Porão então a mão sobre a boca, envergonhados do que disseram e incapazes de continuar a falar em triunfo sobre Israel.
Ou melhor, também seus ouvidos ficarão surdos: tamanha será a vergonha diante do livramento maravilhoso. Taparão os ouvidos, sem querer ouvir mais dos prodígios que Deus operou em favor daquele povo que tanto desprezaram e insultaram.
(2.) Aqueles que enfrentaram impudentemente o próprio Deus serão atingidos pelo temor dele e, por isso, levados a se submeter a ele, ao menos em sua declaração (v. 17): “Lamberão o pó como a serpente”. Estarão tão abatidos como se recebessem a mesma maldição imposta à serpente (Gênesis 3:14): “Sobre teu ventre andarás e pó comerás”.
Serão levados às mais profundas humilhações imagináveis e ficarão tão desalentados que se submeterão a elas sem resistência. “Seus inimigos lamberão o pó”, Salmos 72:9. Ou melhor, lamberão o pó dos pés da igreja, Isaías 49:23.
Os orgulhosos opressores perceberão então quão mesquinhos e pequenos são diante do grande Deus. Com tremor e a mais profunda submissão, sairão dos buracos em que se esconderam (Isaías 2:21), como os vermes da terra que são, envergonhados e temerosos de mostrar a cabeça. A tão baixo estado serão reduzidos, tão desprezíveis se tornarão quando forem humilhados.
Quando Deus operou maravilhas por sua igreja, muitas pessoas da terra se tornaram judias, porque o temor dos judeus e do Deus deles caiu sobre elas, Ester 8:17. É o que se promete aqui: “Temerão o Senhor, nosso Deus”, e terão medo “por causa de ti, ó Israel!”
As submissões forçadas muitas vezes são apenas fingidas. Ainda assim, redundam em glória para Deus e para a igreja, embora não tragam benefício aos próprios dissimuladores.
III. O reconhecimento agradecido do profeta pela misericórdia de Deus, em nome da igreja, com confiança de fé em sua promessa, vv. 18-20. Aqui aprendemos:
- A dar a Deus a glória por sua misericórdia perdoadora, v. 18. Tendo Deus prometido trazer de volta os cativos do seu povo, o profeta, nessa ocasião, admira a misericórdia perdoadora como o fundamento desse livramento.
Assim como o pecado os levou à servidão, foi o perdão que Deus concedeu ao seu pecado que os tirou dela; Salmos 85:1, 2; Isaías 33:24; 38:17; 60:1, 2. O perdão do pecado é o fundamento de todas as outras misericórdias da aliança, Hebreus 8:12.
É isso que deixa o profeta maravilhado, ao passo que as nações em volta se maravilhavam apenas com os livramentos que eram frutos dessa misericórdia. Repare:
(1.) O povo de Deus, o remanescente de sua herança, tem muitas transgressões atribuídas a si. Sendo apenas um remanescente, bem poucos, poderíamos esperar que todos fossem muito bons; mas não são. Os filhos de Deus têm suas manchas e muitas vezes ofendem o Pai.
(2.) O Deus gracioso está pronto a passar por alto e perdoar a iniquidade e a transgressão de seu povo, quando ele se arrepende e volta para Deus. O povo de Deus é um povo perdoado, e a isso deve tudo o que tem.
Quando Deus perdoa o pecado, passa por alto esse pecado, não o pune como poderia fazer com justiça nem trata o pecador segundo o que este merece.
(3.) Embora Deus possa, por algum tempo, sujeitar seu próprio povo aos sinais de seu desagrado, não guardará sua ira para sempre. Ainda que cause dor, terá compaixão; não é implacável. Contudo, contra os que não pertencem ao remanescente de sua herança e não foram perdoados, guardará sua ira para sempre.
(4.) As razões pelas quais Deus perdoa o pecado e não guarda sua ira para sempre vêm todas de dentro dele mesmo. É porque se deleita na misericórdia e tem prazer na salvação dos pecadores, não em sua morte e condenação.
(5.) A glória de Deus ao perdoar o pecado é, como em outras coisas, incomparável e sem igual. Não há Deus como ele nesse aspecto; nenhum magistrado, nenhuma pessoa comum perdoa como Deus perdoa. Nisso seus pensamentos e caminhos estão infinitamente acima dos nossos; nisso ele é Deus, e não homem.
(6.) Todos os que experimentaram a misericórdia perdoadora só podem admirá-la. Se sabemos o que ela é, temos razão para ficar maravilhados. Deus perdoou nossas transgressões? Podemos dizer, com razão: “Quem é Deus como tu?” Nosso santo assombro diante da misericórdia perdoadora será boa prova de que participamos dela.
- A receber para nós o consolo dessa misericórdia e de toda a graça e verdade que a acompanham. Assim como o povo de Deus aqui olha para trás com gratidão pelo perdão dos seus pecados, também olha para diante com confiança no que ele ainda fará por eles.
Sua misericórdia dura para sempre; portanto, assim como ele já demonstrou misericórdia, voltará a demonstrá-la, v. 19, 20.
(1.) Renovará seus favores para conosco: “Voltará; terá compaixão”. Isto é, voltará a ter compaixão de nós, como teve antes; suas compaixões serão novas a cada manhã. Parecia afastar-se de nós em ira, mas voltará e se compadecerá de nós. Ele nos fará voltar para si e, então, voltará para nós e terá misericórdia de nós.
(2.) Ele nos renovará, para preparar-nos e tornar-nos aptos a receber seu favor: “Subjugará as nossas iniquidades”. Quando tira a culpa do pecado, para que ela não nos condene, quebra também o poder do pecado, para que não nos domine, a fim de que não temamos o pecado nem sejamos levados cativos por ele.
O pecado é um inimigo que luta contra nós, um tirano que nos oprime. Nada menos que a graça onipotente pode subjugá-lo, tão grande é seu poder no homem caído e tão longo o tempo durante o qual o dominou.
Mas, se Deus perdoa o pecado que cometemos, subjugará o pecado que habita em nós. Nisso não há ninguém como ele no perdão. Todos aqueles cujos pecados são perdoados desejam ardentemente e esperam ter suas corrupções mortificadas e suas iniquidades subjugadas; alegram-se com essa esperança.
Se formos deixados por nossa conta, nossas iniquidades serão fortes demais para nós. Mas confiamos que a graça de Deus nos bastará para subjugá-las, de modo que não nos governem e, assim, não nos arruínem.
(3.) Confirmará essa boa obra e providenciará eficazmente para que seu ato de graça jamais seja revogado: “Lançarás todos os pecados deles nas profundezas do mar”. Assim, quando os tirou do Egito (livramento ao qual ele alude nas promessas daqui, v. 15), subjugou Faraó e os egípcios e os lançou nas profundezas do mar.
Isso indica que, quando Deus perdoa o pecado, não se lembra mais dele e cuida para que nunca mais seja lembrado contra o pecador. Ezequiel 18:22: “Suas transgressões não lhe serão mencionadas”; foram apagadas como uma nuvem que nunca mais aparece.
Ele as lança no mar, não perto da praia, onde poderiam reaparecer na próxima maré baixa, mas nas profundezas do mar, de onde nunca mais se erguerão. Todos os pecados deles, sem exceção, serão lançados ali, pois, quando Deus perdoa o pecado, perdoa todos.
(4.) Aperfeiçoará o que nos diz respeito e, com essa boa obra, fará por nós tudo o que nossa condição requer e tudo o que ele prometeu (v. 20): “Então cumprirás tua verdade a Jacó e tua misericórdia a Abraão”. É em cumprimento da aliança que nossos pecados são perdoados e nossos desejos pecaminosos, mortificados.
Dessa fonte fluem todas essas correntes, e com essas coisas ele nos dará gratuitamente todas as coisas. Diz-se que a promessa foi misericórdia para Abraão porque, feita primeiro a ele, foi pura misericórdia, misericórdia que se antecipou a ele, considerando a condição em que o encontrou.
Mas foi verdade para Jacó porque a fidelidade de Deus estava empenhada em cumprir a ele e à sua descendência, como herdeiros de Abraão, tudo o que por graça fora prometido a Abraão. Veja aqui:
[1.] Com que solenidade a aliança da graça é ratificada para nós. Ela não foi apenas pronunciada, escrita e selada: como confirmação suprema, foi jurada a nossos pais. Tampouco é um projeto recente; a antiguidade também a confirma. Foi jurada “desde os dias antigos”; é uma carta antiga.
[2.] Com quanta satisfação podemos aplicá-la a nós e nela confiar. Podemos dizer com a mais plena certeza: “Cumprirás a verdade e a misericórdia”; nem um iota nem um til dela cairá por terra. Fiel é aquele que prometeu e que também o fará.