Matthew Henry

Miquéias 4

Argumento

Comparando este capítulo com o fim do anterior, as promessas consoladoras daqui com as terríveis ameaças de lá, podemos, com o apóstolo, contemplar “a bondade e a severidade de Deus” (Romanos 11:22).

Para com a igreja judaica que caiu, severidade, quando Sião foi arada como um campo; mas para com a igreja cristã, construída sobre suas ruínas, bondade, grande bondade. Pois aqui se promete:

I. Que ela será elevada e ampliada pela entrada das nações nela, v. 1, 2.

II. Que será protegida em tranquilidade e paz, v. 3, 4.

III. Que será mantida perto de Deus, constante e fiel a ele, v. 5.

IV. Que, sob o governo de Cristo, todos os seus males serão reparados, v. 6, 7.

V. Que terá um domínio amplo e florescente, v. 8.

VI. Que suas tribulações finalmente terão um desfecho feliz, v. 9, 10.

VII. Que seus inimigos serão inquietados; ou melhor, serão destruídos em suas tentativas contra ela e por meio delas, vv. 11-13.

Versículos 1 a 7

Predita a Prosperidade da Igreja. (a.C. 726.)

É muito consolador o “mas” com que este capítulo começa, e muito revigorante para aqueles que trazem perto do coração os interesses da igreja de Deus e se preocupam com o bem-estar dela.

Às vezes vemos as corrupções da igreja, especialmente de seus governantes, príncipes, sacerdotes e profetas, que buscam seus próprios interesses e não os de Deus. Logo depois vemos as desolações da igreja, Sião arada como um campo por causa deles.

Estamos prontos a temer que um dia ela pereça entre ambas, que o nome de Israel deixe de ser lembrado; estamos prontos a dar tudo por perdido e concluir que a igreja não terá nem raiz nem ramo sobre a terra.

Mas não deixemos nossa fé falhar nessa questão; das cinzas da igreja surgirá outra fênix. Nas últimas palavras do capítulo anterior, deixamos o monte da casa tão desolado e devastado quanto os lugares altos da floresta. Será possível que um deserto assim volte a ser um campo fértil?

Sim: as primeiras palavras deste capítulo apresentam o monte da casa do Senhor tão dignificado por ser frequentado quanto antes havia sido desonrado por ser abandonado.

Embora Sião seja arada como um campo, Deus não rejeitou seu povo; mas, pela queda dos judeus, a salvação chegou aos gentios, de modo que ela vem a ser a riqueza do mundo, Romanos 11:11, 12.

Esse é o mistério que Deus nos mostra aqui por meio do profeta. Nos três primeiros versículos deste capítulo, ele diz exatamente o que outro profeta disse pela palavra do Senhor ao mesmo tempo (Isaías 2:2-4), para que essas promessas fossem estabelecidas pela boca dessas duas testemunhas.

São promessas muito preciosas, referentes à igreja do evangelho, que se cumpriram em parte e se cumprirão cada vez mais, pois aquele que prometeu é fiel.

I. Que uma igreja para Deus será estabelecida no mundo, depois da apostasia e destruição da igreja judaica, e isso nos últimos dias; isto é, como alguns dos próprios rabinos reconhecem, nos dias do Messias.

O povo de Deus será constituído por uma nova carta de privilégios; será instituída uma nova forma espiritual de culto, e uma nova organização de ofícios para atender a esse culto.

Por essa nova carta serão concedidos privilégios melhores, e serão feitas provisões melhores para ampliar e estabelecer o reino de Deus entre os homens do que as feitas pela constituição do Antigo Testamento.

“O monte da casa do Senhor” voltará a ser terreno firme onde os fiéis adoradores de Deus poderão permanecer, andar e construir, ao se dedicarem a ele, v. 1. E será para eles um centro de unidade; uma igreja será estabelecida no mundo, à qual o Senhor acrescentará diariamente os que serão salvos.

II. Que essa igreja terá fundamentos firmes e será bem construída: “Será estabelecida no cume dos montes”. O próprio Cristo a construirá sobre uma rocha; será uma fortaleza inexpugnável sobre um fundamento imóvel, de modo que as portas do inferno não derrubarão uma nem minarão o outro (Mateus 16:18).

Seus fundamentos continuam “nos montes santos” (Salmos 87:1), os montes eternos, que não podem, que não serão removidos. Será estabelecida, não como o templo, sobre um monte, mas sobre muitos; pois os fundamentos da igreja são tanto seguros quanto amplos.

III. Que ela será muito elevada e se tornará eminente e visível: “Será exaltada acima dos outeiros”, observada com admiração por sua crescente grandeza a partir de pequenos começos.

O reino de Cristo brilhará com maior esplendor do que jamais brilhou qualquer reino da terra. Será como “uma cidade situada sobre um monte”, que não pode ser escondida, Mateus 5:14.

“A glória desta última casa” é maior do que a da primeira, Ageu 2:9. Veja 2 Coríntios 3:7, 8, etc.

IV. Que haverá uma grande entrada de convertidos nela e uma sucessão de convertidos dentro dela. “Os povos afluirão a ela”, como as águas de um rio correm continuamente; haverá uma corrente constante de crentes afluindo de todas as partes à igreja, como o povo judeu afluía ao templo, enquanto ele existia, para adorar ali.

Naquele tempo, muitas tribos vinham ao monte da casa para buscar orientação no templo de Deus; mas, nos tempos do evangelho, muitas nações afluirão à igreja, voarão como uma nuvem e como pombas para suas janelas.

Ministros serão enviados para fazer discípulos de todas as nações, e não trabalharão em vão; pois, sendo multidões levadas a crer no evangelho e abraçar a religião cristã, elas estimularão e animarão umas às outras, e dirão:

“Vinde, e subamos ao monte do Senhor, agora erguido entre nós, à casa do Deus de Jacó, o templo espiritual ao qual não precisamos viajar para longe, pois é trazido às nossas portas e estabelecido em nosso meio.”

Assim o povo se tornará disposto no dia do seu poder (Salmos 110:3), e fará o que puder para tornar outros dispostos, como André convidou Pedro, e Filipe, Natanael, a conhecerem Cristo.

“Chamarão os povos ao monte” (Deuteronômio 33:19), pois em Cristo há o suficiente para todos, o suficiente para cada um. Agora observe:

  1. O que esses convertidos esperam encontrar na casa do Deus de Jacó. Vão ali para receber instrução: “Ele nos ensinará os seus caminhos, o caminho em que deseja que andemos com ele e em que podemos confiar que ele nos encontrará graciosamente”. Repare: onde vamos adorar a Deus, vamos receber dele o ensino.

  2. O que se comprometem a fazer quando são assim ensinados por Deus: “Andaremos nas suas veredas”. Repare: aqueles que estão firmemente resolvidos, por sua graça, a fazer o que lhes é ensinado podem esperar com consolo que Deus os ensine.

V. Que, para isso, uma nova revelação será publicada ao mundo, sobre a qual a igreja será fundada e pela qual multidões serão trazidas a ela: “Pois de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor”.

O evangelho é chamado aqui de palavra do Senhor, pois “o Senhor deu a palavra”, e grande era a companhia dos que a publicavam, Salmos 68:11. Tinha origem divina, autoridade divina; começou a ser anunciado pelo próprio Senhor Cristo, Hebreus 2:3. E é uma lei, uma lei da fé; estamos sujeitos à lei de Cristo.

Ela deveria sair de Jerusalém, de Sião, a metrópole da dispensação do Antigo Testamento, onde estavam o templo, os altares e os oráculos, e aonde os judeus iam de todas as partes para adorar.

Dali o evangelho devia se originar, para mostrar a ligação entre o Antigo Testamento e o Novo: o evangelho não é estabelecido em oposição à lei, mas é uma explicação e ilustração dela, e um ramo que cresce de suas raízes.

Foi em Jerusalém que Cristo pregou e realizou milagres; ali morreu, ressuscitou e ascendeu; ali o Espírito foi derramado. E aqueles que deveriam pregar arrependimento e remissão dos pecados a todas as nações receberam ordem de começar em Jerusalém, de modo que dali fluíram as correntes que deveriam regar o mundo deserto.

VI. Que um poder de convencimento acompanharia o evangelho de Cristo em todos os lugares onde fosse pregado (v. 3): “Ele julgará entre muitos povos”.

O Messias, o legislador (v. 2), é aqui o juiz, pois a ele o Pai confiou todo o julgamento, e para julgamento ele veio a este mundo.

Sua palavra, a palavra do seu evangelho, que deveria sair de Jerusalém, era o cetro de ouro pelo qual ele governará e julgará quando se assentar como rei no santo monte de Sião, Salmos 2:6.

Por ela, ele “repreenderá nações fortes distantes”; pois o Espírito, trabalhando com a palavra, “censurará o mundo”, João 16:8.

É prometido ao Filho de Davi que ele “julgará entre os gentios” (Salmos 110:6), o que faz quando, no carro do seu evangelho eterno, sai e prossegue, vencendo e para vencer.

VII. Que uma disposição para a paz e o amor mútuos será o feliz efeito do estabelecimento do reino do Messias: “Converterão as suas espadas em relhas de arado”.

Isto é, homens irados e impetuosos, que têm sido ferozes e furiosos, serão maravilhosamente abrandados e tornados suaves e mansos, Tito 3:2, 3.

Aqueles que, antes de sua conversão, praticavam injúrias e não suportavam nenhuma, depois de sua conversão podem suportar injúrias, mas não praticarão nenhuma.

À medida que o evangelho prevalece, torna os homens pacíficos, pois assim é a sabedoria do alto: é branda e fácil de persuadir; e, se as nações fossem ao menos levedadas por ela, haveria paz universal.

Quando Cristo nasceu, havia paz universal no Império Romano; os primeiros trazidos à igreja do evangelho eram todos de um coração e de uma alma (Atos 4:32); e se observava como os primeiros cristãos amavam tão bem uns aos outros. No céu, isso terá seu pleno cumprimento. É prometido:

  1. Que ninguém será briguento. A arte da guerra, em vez de ser aperfeiçoada (o que alguns consideram a glória de um reino), será esquecida e deixada de lado como inútil.

“Não aprenderão mais a guerra”, como fizeram, pois não terão necessidade de se defender nem inclinação para atacar seus vizinhos. “Nação não levantará espada contra nação”; não que o evangelho torne os homens covardes, mas os tornará pacíficos.

  1. Que todos estarão tranquilos, tanto livres do mal quanto do medo do mal (v. 4). Sentar-se-ão em segurança, e ninguém os perturbará; sentar-se-ão confiantes, e não se perturbarão, “cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira”, desfrutando seus frutos e sem precisar de outro abrigo além de suas folhas.

“Ninguém os fará ter medo”; não só não haverá nada que possa assustá-los, mas também não estarão inclinados a temer. Sob o domínio de Cristo, como sob o de Salomão, haverá abundância de paz. Embora seus seguidores tenham aflições no mundo, nele desfrutam grande tranquilidade.

Se isso parece improvável, contudo podemos confiar nisso, pois “a boca do Senhor o disse”, e nenhuma palavra sua cairá por terra; o que falou por sua palavra, fará por sua providência e graça.

Aquele que é o Senhor dos exércitos será o Deus da paz; e podem estar tranquilos aqueles cuja proteção o Senhor dos exércitos, de todos os exércitos, assume.

VIII. Que as igrejas serão constantes em seu dever, e assim farão bom uso de sua tranquilidade e não provocarão o Senhor a privá-las dela, v. 5.

Quando as igrejas tiverem descanso, serão edificadas, confirmadas e consoladas, e resolverão ser tão firmes para com seu Deus quanto as outras nações são para com os delas, embora não sejam deuses.

Onde encontramos as promessas anteriores, Isaías 2:2, etc., segue-se (Isaías 2:5): “Ó casa de Jacó! Vinde, e andemos na luz do Senhor”; e aqui: “Andaremos no nome do Senhor, nosso Deus”.

Repare: a paz é de fato uma bênção quando fortalece nossas resoluções de nos apegarmos ao Senhor. Observe:

  1. Como as outras nações eram constantes para com seus deuses: “Todos os povos andarão, cada um no nome do seu deus”; reconhecerão seu deus e se apegarão a ele, adorarão seu deus e o servirão, dependerão dele e nele colocarão confiança.

Seja o que for que os homens transformem em deus, farão uso dele e levarão seu nome consigo em todas as suas ações e negócios. Os marinheiros, numa tempestade, clamaram cada um ao seu deus, Jonas 1:5.

Não se podia encontrar exemplo de uma nação que tivesse mudado seus deuses, Jeremias 2:11. Se os exércitos do céu eram seus deuses, eles os amavam, os serviam e andavam após eles, Jeremias 8:2.

  1. Como o povo de Deus agora resolve ser constante para com ele: “Andaremos no nome do Senhor, nosso Deus, o reconheceremos em todos os nossos caminhos e nos governaremos por uma consideração contínua a ele, nada fazendo senão o que temos autorização dele para fazer, e professando abertamente nossa relação com ele”.

Observe: sua resolução é categórica; não é coisa que precise ser discutida: “Andaremos no nome do Senhor, nosso Deus”. É justa e razoável: ele é nosso Deus.

E é uma resolução para perpetuidade: “Faremos isso para todo o sempre e nunca o deixaremos. Ele será nosso para sempre, e por isso seremos dele, e nunca nos arrependeremos de nossa escolha”.

IX. Que, apesar das dispersões, aflição e fraquezas da igreja, ela será formada e estabelecida, e se tornará muito importante, v. 6, 7:

  1. O estado da igreja tinha sido abatido, fraco e muito desamparado nos últimos tempos do Antigo Testamento, em parte pelas corrupções da nação judaica, e em parte pelas opressões sob as quais gemiam.

Eram como um rebanho de ovelhas mutiladas, maltratadas e dispersas, Ezequiel 34:16; Jeremias 50:6, 17. Os piedosos entre eles e em outros lugares, que tinham boas inclinações, estavam dispersos, eram muito fracos e, de certa maneira, estavam perdidos e lançados para longe.

  1. É prometido que todos esses males serão reparados e a enfermidade curada. O próprio Cristo virá (Mateus 15:24) e enviará seus apóstolos às ovelhas perdidas da casa de Israel, Mateus 10:6.

Dentre os judeus que coxeavam, ou que por falta de forças não podiam andar direitos, Deus reuniu um remanescente (v. 7), aquele remanescente segundo a eleição da graça de que se fala em Romanos 11:7, que abraçou o evangelho de Cristo.

E dentre os gentios que foram lançados para longe (assim são descritos os gentios, Efésios 2:13, Atos 2:39), levantou uma nação forte; um número maior deles foi trazido à igreja do que de judeus, Gálatas 4:27.

E a igreja do evangelho é uma nação tão forte que as portas do inferno nunca poderão prevalecer contra ela. A igreja de Cristo é mais numerosa do que qualquer outra nação, e forte no Senhor e na força do seu poder.

X. Que o Messias será o rei desse reino, o protegerá e governará, e ordenará todos os seus assuntos da melhor maneira, e isso até o fim do tempo.

O Senhor Jesus reinará sobre eles no monte Sião, por sua palavra e Espírito, em suas ordenanças, e isso de agora em diante e para sempre, pois o crescimento do seu governo e da paz não terá fim.

Versículos 8 a 13

Juízos e Misericórdias. (a.C. 726.)

Esses versículos se referem a Sião e Jerusalém, aqui chamada torre do rebanho ou torre de Éder; lemos de um lugar assim (Gênesis 35:21) perto de Belém.

Alguns conjecturam que seja o lugar onde os pastores guardavam seus rebanhos quando os anjos lhes trouxeram notícias do nascimento de Cristo; e alguns pensam que se fala aqui da própria Belém, como no Miquéias 5:2.

Alguns pensam que seja uma torre junto à porta de Jerusalém chamada Porta das Ovelhas (Neemias 3:32), e conjecturam que Cristo entrou por essa porta em triunfo em Jerusalém.

Contudo, parece representar a própria Jerusalém, ou Sião, a torre de Davi. Todas as ovelhas de Israel se reuniam ali três vezes por ano; era a fortaleza (Ofel, que também é o nome de um lugar em Jerusalém, Neemias 3:27), ou castelo, da filha de Sião. Agora, aqui:

I. Temos uma promessa das glórias da Jerusalém espiritual, a igreja do evangelho, que é a torre do rebanho, aquele único aprisco em que todas as ovelhas de Cristo são protegidas sob um único Pastor:

“A ti virá aquilo que por tanto tempo te faltou e desejaste: o primeiro domínio, uma dignidade e poder iguais aos de Davi e Salomão, pelos quais Jerusalém foi primeiramente elevada; esse reino voltará à filha de Jerusalém, do qual foi privada no cativeiro.”

“Ela terá tanta importância e brilhará com tanto esplendor entre as nações, e terá tanta influência sobre elas, quanto jamais teve; esse é o primeiro, ou principal, domínio.”

Ora, isso de maneira nenhuma teve seu cumprimento em Zorobabel; o domínio dele não se parecia com o primeiro domínio, nem quanto ao esplendor e soberania internos, nem quanto à extensão do poder no exterior.

E, por isso, deve se referir ao reino do Messias (ao qual a paráfrase caldeia o refere), e teve seu cumprimento quando Deus deu ao nosso Senhor Jesus o trono de seu pai Davi (Lucas 1:32), o estabeleceu como rei no santo monte de Sião e lhe deu os gentios por herança (Salmos 2:6).

Fez dele, seu primogênito, mais elevado que os reis da terra, Salmos 89:27; Daniel 7:14. Davi, em espírito, o chamou Senhor; e, como observa o Dr. Pocock, Cristo deu testemunho de si próprio, e seu testemunho era verdadeiro, de que era maior do que Salomão; nenhum dos domínios de Davi e Salomão se comparava ao seu em extensão e duração.

O povo comum acolheu Cristo em Jerusalém com hosanas ao Filho de Davi, para mostrar que o primeiro domínio viera à filha de Sião; e o evangelista aplica isso à promessa de que o rei de Sião viria a ela, Mateus 21:5; Zacarias 9:9.

Alguns dão este sentido às palavras: a Sião e Jerusalém, aquela torre do rebanho, à nação dos judeus, veio o primeiro domínio; isto é, ali o reino de Cristo foi primeiramente estabelecido, o evangelho do reino foi primeiramente pregado (Lucas 24:47), ali Cristo foi primeiramente chamado rei dos judeus.

II. Isso é ilustrado por uma predição das calamidades da Jerusalém literal, à qual se concederiam algum favor e alívio, como tipo e figura do que Deus faria pela Jerusalém do evangelho nos últimos dias, apesar de suas aflições. Temos aqui:

  1. Jerusalém posta em dor pelas providências de Deus. “Ela clama em alta voz, para que todos os seus vizinhos percebam suas aflições, porque não há rei nela, nada da honra e do poder que costumava ter.”

“Em vez de governar as nações, como fazia quando se sentava como rainha, é governada por elas e se tornou cativa. Seus conselheiros pereceram; ela já não dispõe de si própria, mas é entregue à vontade de seus inimigos e governada pelos conselheiros deles. Dores se apoderaram dela.”

(1.) Ela é levada cativa à Babilônia, e ali sofre dores de tristeza. “Sai da cidade e é obrigada a morar no campo, exposta a toda espécie de inconvenientes.”

“Vai até a Babilônia, e ali passa setenta anos enfadonhos num cativeiro miserável, durante todo esse tempo em dor, como uma mulher em trabalho de parto, esperando ser libertada e achando o tempo muito longo.”

(2.) Quando é libertada da Babilônia e resgatada da mão de seus inimigos ali, contudo ainda sofre dores de medo. O fim de uma tribulação é apenas o começo de outra; pois agora também, enquanto Jerusalém está sendo reconstruída, “muitas nações estão reunidas contra” ela, v. 11.

Assim foi nos tempos de Esdras e Neemias, quando fizeram tudo o que puderam para impedir a construção do templo e do muro. Assim foi no tempo dos Macabeus; diziam: “Seja ela maculada; seja considerada um lugar contaminado pelo pecado, e seja deixada e abandonada tanto por Deus quanto pelos homens”.

“Sejam profanados seus lugares santos e lançadas ao pó todas as suas honras; olhem nossos olhos para Sião e se deleitem com a visão de suas ruínas”, como se diz de Edom (Obadias 1:12: “Não devias ter olhado para o dia de teu irmão”); “vejam nossos olhos o que desejamos sobre Sião, o dia que por tanto tempo desejamos”.

Quando ouvem os inimigos assim se unirem contra eles e os insultarem, não é de admirar que sintam dor e clamem em alta voz. Por fora há combates, por dentro há temores.

  1. Jerusalém tranquilizada pelas promessas de Deus: “Por que clamas em alta voz?” “Sejam silenciadas tuas aflições e teus temores; não te entregues a eles, pois, embora as coisas estejam mal contigo, terminarão bem”.

“Tuas dores são grandes, mas são como as de uma mulher em trabalho de parto (v. 9), que se esforça para dar à luz (v. 10), cujo desfecho finalmente será bom.”

As dores de Jerusalém não são como agonias de morte, mas como dores de parto, que depois de algum tempo serão esquecidas, pela alegria de que uma criança nasceu no mundo.

A Jerusalém literal se console com isto: sejam quais forem as dificuldades a que possa ser reduzida, continuará até a vinda do Messias, pois ali seu reino deve ser primeiramente estabelecido, e ela não será destruída enquanto essa bênção estiver nela.

E quando, por fim, for arada como um campo e se tornar montões de ruínas (como se ameaça, Miquéias 3:12), contudo seus privilégios serão transferidos à Jerusalém espiritual, e nela se cumprirão as promessas feitas àquela. Jerusalém fique tranquila, então, pois:

(1.) Seu cativeiro na Babilônia terá um fim, um fim feliz (v. 10): “Ali serás libertada, e o Senhor te resgatará da mão dos teus inimigos” ali. Isso foi feito por Ciro, que agiu nisso como servo de Deus.

E aquela libertação era um tipo de nossa redenção por Jesus Cristo e da libertação de nossa escravidão espiritual, proclamada no evangelho eterno, aquele ano aceitável do Senhor, em que o próprio Cristo pregou liberdade aos cativos e abertura da prisão aos que estavam presos, Lucas 4:18, 19.

(2.) Os desígnios dos inimigos contra ela depois disso serão frustrados; ou melhor, voltarão contra eles próprios, v. 12, 13. Eles prometem a si próprios um dia de triunfo, mas ele se mostrará o dia de Deus.

Reúnem-se contra Sião para destruí-la, mas isso resultará na destruição deles próprios, da qual Israel e o Deus de Israel terão a glória.

[1.] Sua reunião contra Sião será a ocasião de sua ruína. Associam-se e se cingem para despedaçar Jerusalém, mas o resultado será que eles serão despedaçados, Isaías 8:9.

“Não conhecem os pensamentos do Senhor.” Quando estão se reunindo, e a Providência os favorece nisso, pouco pensam no que Deus está planejando por esse meio, nem entendem seu conselho.

Sabem o que pretendem ao se reunir, mas não sabem o que Deus pretende ao reuni-los; pretendem a ruína de Sião, mas Deus pretende a deles.

Repare: quando os homens são usados como instrumentos da Providência para realizar seus propósitos, é muito comum que pretendam uma coisa e Deus pretenda exatamente o contrário.

O rei da Assíria deve ser uma vara na mão de Deus para corrigir seu povo, com vistas à reforma deles; “contudo ele não pensa assim, nem o seu coração assim o considera”, Isaías 10:7.

E assim acontece aqui: as nações são reunidas contra Sião como soldados no campo, mas Deus as reúne como feixes na eira, para serem despedaçadas; e não poderiam ter sido destruídas tão facilmente, tão eficazmente, se não tivessem se reunido contra Sião.

Repare: os desígnios dos inimigos para a ruína da igreja muitas vezes resultam na ruína deles próprios; e assim eles se preparam para a destruição e se colocam no caminho dela; são enredados na obra de suas próprias mãos.

[2.] Sião terá a honra de ser vitoriosa sobre eles, v. 13. Quando forem reunidos como feixes na eira, para serem pisados, como o cereal era então pelos bois, então: “Levanta-te e trilha, ó filha de Sião!”.

“Em vez de temê-los e fugir deles, ataca-os com ousadia e aproveita a oportunidade que a Providência te oferece de pisá-los. Não alegues tua própria fraqueza, nem que não podes enfrentar tantos inimigos confederados.”

“Deus fará de ferro o teu chifre, para derrubá-los, e de bronze os teus cascos, para pisá-los quando estiverem caídos; e assim despedaçarás muitos povos, que por tanto tempo te têm despedaçado.”

Assim, quando Deus quer, a filha da Babilônia é transformada numa eira (“é tempo de trilhá-la”, Jeremias 51:33), e o verme Jacó é transformado num instrumento de trilhar, com o qual Deus trilhará os montes e os tornará como palha, Isaías 41:14, 15.

Como os papéis se inverteram de maneira estranha e feliz, considerando que Jacó era a eira e Babilônia o instrumento de trilhar! Isaías 21:10.

Repare: quando Deus tem trabalho de conquista para seu povo fazer, lhes fornecerá força e capacidade para isso, fará o chifre de ferro e os cascos de bronze.

E, quando faz isso, eles devem exercer o poder que lhes dá e executar a comissão; até a filha de Sião deve se levantar e trilhar.

[3.] A glória da vitória redundará para Deus. Sião trilhará esses feixes na eira, mas o cereal trilhado será uma oferta de cereais no altar de Deus: “Consagrarei o ganho deles ao Senhor” (isto é, farei que seja consagrado), “e os seus bens ao Senhor de toda a terra”.

Os despojos obtidos pela vitória de Sião serão trazidos ao santuário e dedicados a Deus, ou em parte, como os de Midiã (Números 31:28), ou inteiramente, como os de Jericó, Josué 6:17.

Deus é Jeová, a fonte do ser; é o Senhor de toda a terra, a fonte do poder; e por isso não precisa de nenhum ganho ou bem nosso, mas pode reivindicar e exigir tudo, se quiser; e devemos dedicar à sua honra tanto a nós mesmos quanto tudo o que temos, para ser empregado conforme ele orienta.

Assim, tudo o que temos deve trazer escrito “Santidade ao Senhor”; todo o nosso ganho e nossos bens devem ser consagrados ao Senhor de toda a terra, Isaías 23:18.

E sucessos extraordinários exigem reconhecimentos extraordinários, sejam despojos de guerra ou ganhos no comércio. É Deus quem nos dá poder para obter riquezas, seja como for que sejam honestamente obtidas, e por isso deve ser honrado com o que obtemos.

Alguns entendem que tudo isso aponta para a derrota de Senaqueribe quando sitiou Jerusalém, outros para a destruição da Babilônia, outros para os sucessos dos Macabeus.

Mas o erudito Dr. Pocock e outros pensam que teve seu pleno cumprimento nas vitórias espirituais obtidas pelo evangelho de Cristo sobre os poderes das trevas que lutaram contra ele.

As nações pensavam arruinar o cristianismo em sua infância, mas ele foi vitorioso sobre elas; aqueles que persistiram em sua inimizade foram despedaçados (Mateus 21:44), particularmente a nação judaica.

Mas multidões, pela graça divina, foram conquistadas para a igreja, e elas e seus bens foram consagrados ao Senhor Jesus, o Senhor de toda a terra.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra