Miquéias 3
Argumento
O que o apóstolo diz de outro dos profetas é verdadeiro a respeito deste, que também foi seu contemporâneo: “Isaías é muito ousado”, Romanos 10:20.
Assim, neste capítulo, Miquéias é muito ousado ao censurar e ameaçar os grandes homens que eram os chefes do pecado. E ele apresenta o motivo (v. 8) de tamanha ousadia: tinha incumbência e instrução de Deus para dizer o que disse, e era sustentado nisso por um espírito e poder superiores aos seus próprios.
A magistratura e o ministério são duas grandes ordenanças de Deus para o bem de sua igreja. Mas ambas estavam corrompidas, e suas intenções, pervertidas. E o profeta é muito severo, e com justiça, com aqueles que abusavam delas e, assim, por meio delas, abusavam da igreja:
I. Ele lhes dá sua lição separadamente, censurando e ameaçando os príncipes (vv. 1-4) e os falsos profetas bajuladores, vv. 5-7.
II. Ele lhes dá sua lição conjuntamente, reunindo-os como pessoas que agiam em conjunto para a ruína do reino, cujas ruínas veriam, vv. 9-12.
Versículos 1 a 7
Os Crimes dos Príncipes e Profetas. (a.C. 726.)
Príncipes e profetas, quando cumprem fielmente o dever de seu cargo, devem ser altamente honrados acima dos outros homens. Mas, quando traem a confiança que lhes foi depositada e agem contra ela, devem ouvir falar de suas faltas assim como os outros.
E serão levados a saber que existe um Deus acima deles, a quem devem prestar contas. Aqui, diante do tribunal dele e em seu nome, o profeta os acusa formalmente.
I. Que os príncipes ouçam sua acusação e sua condenação. Os chefes de Jacó e os príncipes da casa de Israel são chamados a ouvir o que o profeta tem a lhes dizer, v. 1. A palavra de Deus tem censuras para os maiores dos homens, que os ministros dessa palavra devem aplicar conforme a ocasião.
O profeta encontra aqui consolo ao refletir que, qualquer que fosse o êxito, cumprira fielmente o encargo que lhe fora confiado: E eu disse: Ouçam, ó príncipes! Ele tinha a seu favor o testemunho de sua consciência de que não recuara de seu dever por medo do rosto dos homens. Ele lhes diz:
- O que se esperava deles: “Não vos cabe conhecer o julgamento?” Ele quer dizer praticar o julgamento, pois, de outro modo, conhecê-lo não serve de nada. Não é função de vocês administrar a justiça imparcialmente, sem conhecer rostos (como diz a expressão hebraica para parcialidade e acepção de pessoas), mas conhecer o julgamento e o mérito de cada causa?
Ou pode-se dar por certo que os chefes e governantes conhecem bem as regras da justiça, independentemente dos outros. Pois eles têm esses meios de conhecimento e não têm as desculpas para a ignorância que alguns outros têm, por serem pobres e insensatos (Jeremias 5:4).
E, se assim é, sua transgressão das leis da justiça é ainda mais provocadora a Deus, pois pecam contra o conhecimento. “Não vos cabe conhecer o julgamento?” Sim: cabe. Por isso, fiquem quietos e ouçam o seu próprio julgamento, e julguem se ele não é justo, se alguma coisa pode ser objetada contra ele.
- Como haviam transgredido miseravelmente as regras do julgamento, embora soubessem quais eram. Seu princípio e sua disposição são ruins: Odeiam o bem e amam o mal. Odeiam o bem nos outros e odeiam que ele exerça qualquer influência sobre eles próprios.
Odeiam fazer o bem, odeiam que qualquer bem seja feito e odeiam aqueles que são bons e fazem o bem. E amam o mal, deleitam-se no dano. Sendo esse o seu princípio, sua prática corresponde a ele. São muito cruéis e severos com aqueles que estão sob seu poder, e quem quer que esteja à sua mercê descobrirá que não têm misericórdia.
Devoram barbaramente aqueles que deveriam proteger e, como pastores infiéis, tosquiam o rebanho que deveriam alimentar. Ou melhor: em vez de alimentá-lo, alimentam-se dele, Ezequiel 34:2. De fato, é apropriado que aquele que alimenta um rebanho coma do leite do rebanho (1 Coríntios 9:7), mas isso não os satisfará: Comem a carne do meu povo.
É apropriado que se vistam com a lã, mas isso não lhes bastará: Esfolam-lhes a pele, v. 3. Impondo-lhes impostos mais pesados do que podiam suportar e cobrando-os com rigor, por penalidades pecuniárias, multas e castigos corporais por crimes alegados, arruinaram os bens e as famílias de seus súditos.
Tiraram de alguns a vida, de outros os meios de subsistência, e eram para seus súditos como animais de rapina, em vez de pastores. Quebram seus ossos para chegar à medula e cortam a carne em pedaços, como para a panela. Isso dá a entender que eram:
(1.) Muito vorazes e ávidos em proveito próprio, entregando-se ao luxo e à sensualidade.
(2.) Muito bárbaros e cruéis com aqueles que estavam sob eles, sem se importar com quem reduziriam à mendicância, se ao menos pudessem enriquecer a si próprios. O amor ao dinheiro é a raiz desse mal.
- Como poderiam esperar que Deus os tratasse, já que haviam sido tão cruéis com os súditos dele. A regra é fixa: terão julgamento sem misericórdia aqueles que não mostraram misericórdia (v. 4).
Clamarão ao Senhor, mas ele não os ouvirá no dia de sua angústia, assim como os pobres clamaram a eles no dia de sua prosperidade, e eles não quiseram ouvi-los. Virá um tempo em que os pecadores mais orgulhosos e desdenhosos clamarão ao Senhor e pedirão aquela misericórdia que antes nem valorizavam nem imitavam.
Mas então será em vão. Deus até esconderá deles o seu rosto naquele tempo, quando precisarem de seu favor e perceberem que estão perdidos sem ele. Em outro tempo, eles teriam virado as costas para Deus. Mas naquele tempo ele lhes virará as costas, conforme se comportaram mal em seus atos.
Repare: os homens não podem esperar fazer o mal e passar bem, mas podem esperar que lhes seja feito, como aconteceu a Adoni-Bezeque, aquilo que fizeram aos outros. Pois aquele que toma vingança é justo.
Com o obstinado, Deus se mostrará obstinado. E muitas vezes entrega homens cruéis e sem misericórdia nas mãos de pessoas que são cruéis e sem misericórdia com eles, como eles próprios foram anteriormente com os outros.
Isso concorda com Provérbios 21:13: “Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido”. Mas os misericordiosos têm motivo para esperar que alcançarão misericórdia.
II. Que os profetas ouçam também sua acusação e sua condenação. Eram daqueles que profetizavam falsamente, e os príncipes governavam por meio deles. Observe:
- Qual era seu pecado:
(1.) Faziam da bajulação e do engano do povo sua ocupação: Fazem o meu povo errar. Levam-nos a erros tanto sobre o que deveriam fazer quanto sobre o que Deus faria com eles. Um povo está em má situação quando seus líderes o fazem errar, e aqueles que deveriam guiá-los pelo caminho e ir à sua frente os desviam dele.
Fazem-nos errar proclamando paz, dizendo-lhes que agem bem e que tudo lhes irá bem, quando estão nos caminhos do pecado e a um passo da ruína. Proclamam paz, mas “mordem com os dentes”, o que talvez signifique morderem os próprios lábios, como costumamos fazer quando queremos reprimir algo que estamos prestes a dizer.
Quando proclamavam paz, seus próprios corações os desmentiam, e estavam prestes a engolir suas próprias palavras e contradizer a si mesmos. Mas mordiam com os dentes e se continham. Não eram guias cegos de cegos, pois viam a vala diante deles, e contudo levavam seus seguidores para dentro dela.
(2.) Faziam de saciar a si próprios e servir ao seu próprio ventre todo o seu objetivo, como os sedutores do tempo de São Paulo (Romanos 16:18), pois “o seu deus é o seu ventre”, Filipenses 3:19. “Mordem com os dentes” e “proclamam paz”, isto é, bajularão e elogiarão aqueles que os alimentarem com bons bocados, que lhes derem algo para comer.
Mas, quanto àqueles que “não lhes põem na boca”, que não os empanturram continuamente, consideram-nos seus inimigos. A estes não proclamam paz, como fazem com aqueles que consideram seus benfeitores, mas até “preparam guerra contra eles”.
Contra eles denunciam os julgamentos de Deus, mas conforme estes os tratam, assim como os sacerdotes astutos da igreja de Roma, em alguns lugares, fazem sua imagem sorrir ou franzir a testa ao ofertante conforme a oferta dele.
Com justiça se insiste, como qualificação necessária de um ministro (1 Timóteo 3:3, e novamente Tito 1:7), em que ele “não seja cobiçoso de lucro imundo”.
- Qual é a sentença proferida contra eles por esse pecado, v. 6, 7. Ameaça-se:
(1.) Que serão envolvidos em perturbações e misérias com aqueles a quem haviam proclamado paz: Haverá noite sobre eles, uma noite escura e fria de calamidade, como aquela que, por suas bajulações, levaram o povo a esperar que nunca chegaria.
“Vos será escuro”, mais escuro para vocês do que para os outros. “O sol se porá sobre os profetas”, se porá ao meio-dia. Todo consolo os abandonará, e serão privados de toda esperança dele. “O dia será escuro sobre eles”, no qual se prometeram luz.
Também não serão cercados apenas de perturbações exteriores, mas sua mente estará cheia de confusão e serão levados ao limite de seu entendimento. Suas cabeças estarão nubladas, e seus próprios pensamentos os perturbarão, e isso é perturbação suficiente. Mantiveram os outros no escuro, e agora Deus os levará para o escuro.
(2.) Que, por isso, serão silenciados, e todas as suas alegações de profecia serão para sempre envergonhadas. Nunca tiveram nenhuma visão verdadeira. E agora, com o desfecho desmentindo suas predições de paz, ficará evidente que nunca tiveram nenhuma, que nunca houve uma resposta de Deus para eles, mas tudo era uma farsa, e eram embusteiros e impostores.
Com sua reputação assim completamente afundada, sua confiança naturalmente lhes faltaria. E, com seus espíritos agitados e confusos, sua capacidade de invenção também lhes faltaria. E, por causa dessa escuridão, tanto exterior quanto também interior, não adivinharão.
Não terão nem sequer uma visão falsificada para apresentar. Ficarão envergonhados e confundidos, e cobrirão seus lábios, como homens completamente desconcertados, sem nada a dizer em sua própria defesa. Repare: aqueles que enganam os outros estão apenas preparando confusão para o seu próprio rosto.
Versículos 8 a 12
Os Crimes dos Príncipes e Profetas. (a.C. 726.)
Aqui: I. O profeta experimenta um poder divino que o acompanha em sua obra e faz uma solene profissão e afirmação disso, como aquilo que o justificaria e o sustentaria em sua franqueza com os príncipes e governantes.
Ele não seria tão ousado com os grandes homens, não ousaria sê-lo, se não fosse sustentado nisso por um impulso e uma impressão proféticos. Não era ele quem dizia aquilo, mas Deus por meio dele, e não podia deixar de falar a palavra que Deus punha em sua boca.
Isso aparece igualmente como oposição aos falsos profetas, cheios de vergonha quando viveram para se verem comprovados mentirosos. Nunca tiveram coragem de tratar o povo fielmente, mas o bajulavam em seus pecados. Eram sensuais, sem ter o Espírito, mas “na verdade”, diz Miquéias, “estou cheio de poder pelo Espírito do Senhor”, v. 8.
Tendo em si uma certeza da verdade do que dizia, dizia-o com certeza. Comparem-no com aqueles falsos profetas, e vocês dirão: “Não há comparação entre eles”. “Que é a palha em relação ao trigo?”, Jeremias 23:28. Que é um fogo pintado em relação a um fogo real? Observe aqui:
- Quais eram as qualificações com que esse profeta foi dotado: estava “cheio de poder, de julgamento e de força”. Tinha um amor ardente por Deus e pelas almas dos homens, uma profunda preocupação com a glória dele e com a salvação deles, e um zelo inflamado contra o pecado.
Tinha igualmente coragem para censurá-lo e testemunhar contra ele, sem temer a cólera nem dos grandes homens nem das grandes multidões. Quaisquer que fossem as dificuldades ou os desânimos que encontrasse, não o detinham nem o afastavam de sua obra. Nenhuma dessas coisas o abalava.
E tudo isso era guiado pelo julgamento e pelo discernimento. Era um homem de sabedoria assim como de coragem. Em toda a sua pregação havia luz assim como calor, e um espírito de sabedoria assim como de zelo. Assim, esse homem de Deus estava inteiramente equipado para toda boa palavra que tinha a dizer e toda boa obra que tinha a fazer.
Aqueles a quem pregava não podiam deixar de perceber que estava cheio tanto de poder quanto de julgamento. Pois encontravam tanto seus entendimentos abertos quanto seus corações ardendo dentro deles, com tamanha evidência e demonstração e com tamanho poder lhes vinha a palavra dele.
- De onde tinha essas qualificações: não de si nem por si mesmo, mas estava “cheio de poder pelo Espírito do Senhor”. Sabendo que era de fato o Espírito do Senhor que estava nele e falava por meio dele, que expunha uma revelação divina, falava-a ousadamente e como quem tinha autoridade.
Tornava o seu rosto como pederneira, sabendo que seria justificado e sustentado no que dizia, Isaías 50:7, 8. Repare: aqueles que agem honestamente podem agir ousadamente. E aqueles que têm certeza de que possuem uma incumbência de Deus não precisam temer a oposição dos homens.
Ou melhor: ele não tinha apenas um Espírito de profecia, que era o fundamento de sua ousadia, mas o Espírito de santificação o dotava da ousadia e da sabedoria que lhe eram necessárias. Não era por alguma força de si próprio que ele era forte, pois quem é suficiente para essas coisas?
Mas era no Senhor e no poder de sua força, pois dele vem toda a nossa suficiência. Estamos em algum momento cheios de poder para aquilo que é bom? Isso é puramente pelo Espírito do Senhor, pois, por nós mesmos, somos fracos como água. É o Deus de Israel que dá força e poder tanto ao seu povo quanto aos seus ministros.
- Que uso fazia dessas qualificações, desse julgamento e desse poder: declarava “a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado”. Se a transgressão for encontrada em Jacó e Israel, ela deve lhes ser apontada. E é a ocupação dos profetas de Deus apontá-la, clamar em voz alta e não poupar, Isaías 58:1.
Aqueles que vêm ouvir a palavra de Deus devem estar dispostos a ouvir falar de suas faltas. E devem não apenas dar licença aos seus ministros para tratar com eles de modo franco e fiel, mas receber isso de bom grado e ser agradecidos.
Mas, visto que poucos têm mansidão suficiente para receber censura, aqueles que devem fazer censuras precisam de muita ousadia e devem orar por um espírito tanto de sabedoria quanto de força.
II. O profeta exerce esse poder ao tratar com os chefes da casa de Jacó, tanto os príncipes quanto os profetas, contra os quais havia formulado uma grave acusação na parte anterior do capítulo.
Repete a convocação para que compareçam e prestem atenção (v. 9), a mesma que tínhamos no v. 1, dirigindo-se aos príncipes da casa de Israel, contudo referindo-se aos de Judá. Pois parece (Jeremias 26:18, 19, onde o v. 12 é citado) que isso foi dito no reino de Ezequias.
Mas, tendo as dez tribos ido para o cativeiro, Judá é tudo o que resta agora de Jacó e Israel. O profeta lhes fala respeitosamente (“Ouvi, peço-vos”) e lhes dá seus títulos de chefes e príncipes. Os ministros devem ser fiéis aos grandes homens ao censurá-los por seus pecados, mas não devem ser grosseiros e desumanos com eles. Agora observe aqui:
- A grande maldade da qual esses chefes da casa de Jacó eram culpados, príncipes, sacerdotes e profetas. Em suma, eram cobiçosos e prostituíam seus cargos ao seu amor ao dinheiro:
(1.) Os príncipes abominavam todo julgamento. Não queriam ser governados por nenhuma de suas leis, nem em sua própria prática nem ao proferir sentença sobre os recursos que lhes eram apresentados. Pervertiam toda a equidade e desprezavam a direção ou correção da justiça quando ela não podia se dobrar aos seus interesses seculares.
Quando, sob a alegação de fazer o que era certo, cometiam as injustiças mais palpáveis, então pervertiam a equidade e a faziam servir a um propósito contrário ao objetivo do fundador da magistratura e fonte do poder. São acusados (v. 10) de que “edificam Sião com sangue”.
Alegam, para justificar sua extorsão e suas opressões, que edificam Sião e Jerusalém. Acrescentam novas ruas e praças às cidades santas e as adornam. Estabelecem e promovem os interesses públicos tanto na igreja quanto no Estado, e pensam que nisso prestam um bom serviço a Deus e a Israel.
Mas é com sangue e com iniquidade, e por isso não pode prosperar. Nem suas intenções de bem para a cidade de Deus justificarão suas contradições à lei de Deus. Enganam-se aqueles que pensam que um zelo ardente pela santa igreja e pela propagação da fé servirá para consagrar roubos e assassinatos, massacres e depredações.
Não: os muros de Sião não devem agradecimento àqueles que os edificam com sangue e iniquidade. O pecado do homem não produz a justiça de Deus. O cargo dos príncipes é julgar os recursos que lhes são apresentados, mas “julgam por recompensa” (v. 11).
Dão o julgamento em favor daqueles que oferecem o suborno. A causa mais justa não será ganha sem um pagamento, e por um pagamento a causa mais injusta será ganha. Miserável é a situação do povo quando a pergunta do juiz sobre uma causa não é: “O que deve ser feito nela?”, mas: “O que se pode ganhar com ela?”
(2.) O trabalho dos sacerdotes era ensinar o povo, e para isso a lei lhes havia providenciado um sustento muito honroso e confortável. Mas isso não os satisfará: Ensinam por salário além disso. E serão contratados para ensinar qualquer coisa, como oráculo de Deus, que saibam que agradará e lhes conquistará influência.
(3.) Os profetas, ao que parece, recebiam pagamentos honorários como gratificação (1 Samuel 9:7, 8). Mas esses profetas se governavam em suas profecias pela perspectiva de vantagem temporal, e isso era a principal coisa que tinham em vista: Adivinham por dinheiro.
Suas línguas eram mercenárias. Ou profetizariam ou deixariam de fazê-lo, conforme achassem mais vantajoso para si. E um homem poderia receber deles qualquer oráculo que quisesse, se ao menos lhes pagasse por ele. Assim eram dignos sucessores de Balaão, que amou os salários da injustiça.
Repare: embora aquilo que é mau nunca possa ser consagrado pelo zelo pela igreja, contudo aquilo que é sagrado pode ser, e muitas vezes é, profanado pelo amor ao mundo. Quando os homens fazem aquilo que em si é bom, mas o fazem por lucro imundo, isso perde sua excelência e se torna uma abominação tanto para Deus quanto para o homem.
- Sua vã presunção e confiança carnal, apesar disso. Apoiam-se no Senhor e, porque são, por profissão, seu povo, pensam que não há nem prejuízo nem perigo nessas suas práticas más.
A fé se edifica sobre o Senhor, descansa nele e confia nele como fundamento da alma. A presunção apenas se apoia no Senhor como um suporte, usa-o para atender a uma necessidade, ao passo que o mundo continua sendo o fundamento sobre o qual se edifica. Falam com muita confiança:
(1.) De sua honra: “Não está o Senhor entre nós?” Não temos conosco os sinais de sua presença, seu templo, sua arca, seus oráculos vivos? São altivos por causa do monte santo e de suas dignidades (Sofonias 3:11), como se seus privilégios eclesiásticos atenuassem as piores práticas.
Ou como se a presença de Deus com eles tivesse o objetivo de enriquecer os sacerdotes e o povo com a venda de seus serviços. Era verdade que o Senhor estava entre eles por suas ordenanças, e isso os inflava de orgulho. Mas, se imaginavam que ele estava entre eles por seu favor e amor, estavam enganados.
Mas é um embuste que os filhos dos homens frequentemente praticam contra si mesmos pensar que têm Deus consigo quando, por seu pecado, o provocaram a afastar-se deles.
(2.) Estão confiantes em sua própria segurança: “Nenhum mal pode vir sobre nós”. Muitos são embalados até adormecer numa segurança fatal por seus privilégios eclesiásticos, como se estes os protegessem no pecado e os abrigassem do castigo, quando realmente são, e serão, os maiores agravantes tanto de seu pecado quanto de seu castigo.
Se o fato de os homens terem o Senhor entre eles não os refrear de fazer o mal, nunca poderá garantir que não sofram o mal por fazê-lo. E é muito absurdo que pecadores pensem que sua impudência será sua impunidade.
- A condenação proferida contra eles por sua maldade real, apesar de sua proteção imaginária (v. 12): “Por isso, por vossa causa, Sião será arada como um campo”. Essa é a passagem citada como palavra ousada proferida por Miquéias (Jeremias 26:18).
Contudo, Ezequias e seus príncipes a receberam bem, embora em outro reinado ela pudesse ter chegado perto de lhe custar a cabeça. Ou melhor: arrependeram-se e se reformaram, e assim a execução dessa ameaça foi impedida e não aconteceu naqueles dias.
(1.) É a ruína de lugares santos que aqui é predita, lugares altamente honrados com os sinais da presença de Deus e a realização de seu culto. É Sião que será arada como um campo, a construção queimada até o chão e nivelada com ele.
Alguns observam que isso se cumpriu literalmente na destruição de Jerusalém pelos romanos, quando o terreno onde a cidade se erguia foi arado como sinal de sua completa desolação, e de que nenhuma cidade deveria ser construída naquele terreno sem licença do imperador.
Até Jerusalém, a cidade santa, se tornará montões de ruínas, e o monte da casa, sobre o qual o templo é construído, ficará coberto de sarças e espinhos, como os lugares altos da floresta. Se lugares sagrados forem contaminados pelo pecado, devem esperar ser devastados e arruinados pelos julgamentos de Deus.
(2.) É a maldade daqueles que presidem neles que traz a ruína. É por causa de vocês que Sião será arada como um campo. Alegam edificar Sião, mas, fazendo-o com sangue e iniquidade, vocês a derrubam.
Repare: o pecado dos sacerdotes e príncipes é muitas vezes a ruína de Estados e igrejas. Delirant reges, plectuntur Achivi: os reis agem insensatamente, e o povo sofre por isso.