Matthew Henry

Mateus 3

Argumento

No início deste capítulo, ao tratar do batismo de João, começa o evangelho (Marcos 1:1). O que veio antes é apenas prefácio ou introdução; este é “o princípio do evangelho de Jesus Cristo”.

Pedro observa o mesmo ponto de partida, Atos 1:22: começando pelo batismo de João, pois então Cristo começou primeiro a aparecer nele, depois a aparecer a ele e, por meio dele, ao mundo. Aqui está:

I. O glorioso surgimento da estrela da manhã, João Batista, v. 1:

  1. A doutrina que pregava, v. 2.

  2. O cumprimento da Escritura nele, v. 3.

  3. Seu modo de vida, v. 4.

  4. A afluência de multidões a ele e sua submissão ao seu batismo, v. 5, 6.

  5. Seu sermão aos fariseus e saduceus, no qual procura levá-los ao arrependimento (vv. 7-10) e, assim, levá-los a Cristo, v. 11, 12.

II. O resplandecer ainda mais glorioso do Sol da justiça, logo depois. Aqui temos:

  1. A honra que ele concedeu ao batismo de João, vv. 13-15.

  2. A honra que lhe foi concedida pela descida do Espírito sobre ele e por uma voz do céu, v. 16, 17.

Versículos 1 a 6

A Pregação de João Batista.

Temos aqui o relato da pregação e do batismo de João, que foram a aurora do dia do evangelho. Observe:

I. O tempo em que ele apareceu. “Naqueles dias” (v. 1), ou depois daqueles dias, muito depois dos acontecimentos registrados no capítulo anterior, que deixou o menino Jesus na infância.

“Naqueles dias”: no tempo designado pelo Pai para o início do evangelho, quando chegou a plenitude do tempo, tantas vezes anunciada assim no Antigo Testamento: “Naqueles dias”. Então começou a última das semanas de Daniel, ou melhor, a segunda metade da semana, quando o Messias confirmaria a aliança com muitos, Daniel 9:27.

Todas as manifestações de Cristo acontecem no devido tempo. Coisas gloriosas foram ditas tanto sobre João quanto sobre Jesus, por ocasião de seu nascimento e antes dele. Isso poderia levar à expectativa de manifestações extraordinárias da presença e do poder divinos neles desde muito jovens; mas ocorreu exatamente o contrário.

À parte a discussão de Cristo com os doutores aos doze anos, não aparece nada de notável acerca de nenhum dos dois até que tivessem cerca de trinta anos. Nada se registra de sua infância e juventude; a maior parte da vida deles é tempos, adelon, envolta em trevas e obscuridade.

Esses meninos diferiam pouco, na aparência exterior, das demais crianças, assim como o herdeiro, enquanto menor de idade, em nada difere de um servo, embora seja senhor de tudo. Isso serviu para mostrar:

  1. Que, mesmo quando Deus age como o Deus de Israel, o Salvador, ainda assim ele é, na verdade, um Deus que se esconde (Isaías 45:15). “O Senhor está neste lugar, e eu não o sabia”, Gênesis 28:16. Nosso amado permanece atrás do muro muito antes de olhar pelas janelas, Cantares de Salomão 2:9.

  2. Que nossa fé deve olhar principalmente para Cristo em seu ofício e na missão que assumiu, pois aí se manifesta seu poder; em sua pessoa, porém, seu poder está oculto. Durante todo esse tempo, Cristo era Deus-homem; contudo, não nos é dito o que falou ou fez até aparecer como profeta. Então: “Ouvi-o”.

  3. Que os jovens, ainda que bem preparados, não devem apressar-se a apresentar-se para o serviço público, mas ser humildes, modestos e desconfiados de si mesmos, prontos para ouvir e tardios para falar.

Mateus nada diz sobre a concepção e o nascimento de João Batista, amplamente relatados por São Lucas. Encontra-o já adulto, como se tivesse caído das nuvens para pregar no deserto.

Por mais de trezentos anos, a igreja estivera sem profetas; aquelas luzes haviam sido apagadas havia muito tempo, para que fosse mais desejado aquele que seria o grande profeta. Depois de Malaquias não houve profeta, nem alguém que alegasse ter o dom da profecia, até João Batista.

Por isso o profeta Malaquias aponta para ele mais diretamente do que qualquer dos profetas do Antigo Testamento fizera (Malaquias 3:1): “Envio o meu mensageiro”.

II. O lugar em que apareceu primeiro: no deserto da Judeia. Não era uma região desabitada, mas uma parte da terra menos povoada e menos dividida em campos e vinhas que as outras. Era um deserto que continha seis cidades e seus povoados, nomeados em Josué 15:61, 62.

João pregava nessas cidades e nesses povoados, pois até então vivera nas redondezas, tendo nascido perto dali, em Hebrom. Suas atividades começaram onde ele passara muito tempo em contemplação. Mesmo quando se mostrou a Israel, demonstrou quanto amava o retiro, na medida em que isso era compatível com seu trabalho.

A palavra do Senhor encontrou João ali, no deserto. Repare: nenhum lugar é tão remoto que nos impeça de receber as visitas da graça divina. Ou melhor: geralmente é quando estão mais afastados do ruído deste mundo que os santos desfrutam da mais doce comunhão com o Céu.

Foi nesse deserto de Judá que Davi compôs o Salmo 63, que tanto fala da doce comunhão que então tinha com Deus, Oseias 2:14. Num deserto foi dada a lei; e, assim como o Israel do Antigo Testamento, o do Novo foi encontrado primeiro na terra deserta. Ali Deus o conduziu de um lado para outro e o instruiu, Deuteronômio 32:10.

João Batista era sacerdote da ordem de Arão. No entanto, nós o encontramos pregando no deserto, nunca ministrando no templo. Cristo, que não era filho de Arão, é encontrado muitas vezes no templo, sentado ali como quem tem autoridade. Assim fora predito, Malaquias 3:1: “O Senhor, a quem buscais, virá de repente ao seu templo”; não o mensageiro que prepararia seu caminho.

Isso indicava que o sacerdócio de Cristo substituiria o de Arão e o expulsaria para o deserto.

O começo do evangelho num deserto traz consolo aos desertos do mundo gentílico. Agora devem cumprir-se as profecias: “Plantarei no deserto o cedro”, Isaías 41:18, 19. “O deserto se tornará campo fértil”, Isaías 32:15. E “O ermo se alegrará”, Isaías 35:1, 2.

A Septuaginta diz “os desertos do Jordão”, o próprio deserto em que João pregou. Na igreja romana há os que se chamam eremitas e alegam seguir João. Mas, quando disserem a respeito de Cristo: “Eis que ele está no deserto”, “não saiais”, Mateus 24:26. Houve um sedutor que levou seus seguidores ao deserto, Atos 21:38.

III. Sua pregação. Fez dela sua ocupação. Veio não para lutar nem para disputar, mas para pregar (v. 1); pois é pela loucura da pregação que o reino de Cristo deve ser estabelecido.

  1. A doutrina que pregava era a do arrependimento (v. 2): “Arrependei-vos”. Pregou-a na Judeia, entre os chamados judeus, que professavam a religião; pois até eles precisavam arrepender-se.

Pregou-a não em Jerusalém, mas no deserto da Judeia, entre as pessoas simples do campo. Mesmo os que se julgam mais distantes das tentações e das vaidades e vícios da cidade não podem lavar as mãos em inocência: devem lavá-las no arrependimento.

A tarefa de João Batista era chamar os homens ao arrependimento de seus pecados. Metanoeite: reconsiderem. “Admiti um segundo pensamento, para corrigir os erros do primeiro, uma reflexão posterior. Examinai vossos caminhos, mudai de ideia; pensastes de modo errado; pensai novamente e pensai corretamente.”

Repare: os verdadeiros arrependidos passam a pensar de outro modo sobre Deus e Cristo, o pecado e a santidade, este mundo e o outro, e a ter outra disposição para com eles. A mudança da mente produz mudança de caminho. Os que na verdade lamentam o mal que praticaram tomarão cuidado para não repeti-lo.

Esse arrependimento é dever necessário, em obediência à ordem de Deus (Atos 17:30), e preparação e condição necessárias para receber os consolos do evangelho de Cristo. Se o coração humano tivesse permanecido íntegro e imaculado, poderia ter recebido o consolo divino sem essa operação dolorosa prévia.

Mas, sendo pecaminoso, precisa primeiro sentir dor antes de encontrar alívio; precisa trabalhar antes de descansar. A ferida precisa ser examinada, ou não poderá ser curada. “Eu firo e eu curo.”

  1. A razão com que reforçava esse chamado era: “Porque o reino dos céus está próximo”. Os profetas do Antigo Testamento convocavam o povo ao arrependimento para obter e preservar misericórdias nacionais temporais e prevenir ou remover juízos nacionais temporais.

Agora, embora o dever exigido seja o mesmo, o motivo é novo e puramente evangélico. Os homens são considerados em sua condição pessoal, não tanto na condição social e política de antes.

Agora: “Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo”: a dispensação evangélica da aliança da graça, a abertura do reino dos céus a todos os crentes pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. É um reino do qual Cristo é o Soberano, e devemos ser seus súditos voluntários e leais.

É reino dos céus, não deste mundo, reino espiritual: sua origem é o céu, e para o céu ele conduz. João pregava que estava próximo: então estava à porta. Para nós já veio, pelo derramamento do Espírito e pela plena manifestação das riquezas da graça do evangelho. Agora:

(1.) Esta é uma grande razão para nos arrependermos. Nada se compara à consideração da graça divina para quebrantar o coração, tanto pelo pecado quanto para afastá-lo do pecado. O arrependimento evangélico nasce da contemplação de Cristo, da percepção de seu amor e das esperanças de indulto e perdão por meio dele.

A bondade conquista; a bondade abusada humilha e enternece. Que miserável fui ao pecar contra tamanha graça, contra a lei e o amor de tal reino!

(2.) É também grande ânimo para nos arrependermos: “Arrependei-vos, pois vossos pecados serão perdoados quando vos arrependerdes. Voltai a Deus pelo caminho do dever, e ele, por meio de Cristo, voltará a vós pelo caminho da misericórdia.”

A proclamação do perdão revela e traz de volta o malfeitor que antes fugia e se escondia. Assim somos atraídos com cordas humanas e laços de amor.

IV. A profecia que se cumpriu nele, v. 3. É dele que se fala no início daquela parte da profecia de Isaías que é predominantemente evangélica e aponta para os tempos e a graça do evangelho; veja Isaías 40:3, 4. João é descrito aqui:

  1. Como “a voz do que clama no deserto”. O próprio João o reconheceu (João 1:23): “Eu sou a voz”, e nada mais. Deus é quem fala e revela seus pensamentos por meio de João, assim como o homem se expressa por meio da voz.

A palavra de Deus deve ser recebida como tal (1 Tessalonicenses 2:13); que mais são Paulo e Apolo, senão a voz? João é chamado de voz, phone boontos, a voz de alguém que clama em alta voz, despertando e sobressaltando. Cristo é chamado de Palavra, que, sendo distinta e articulada, instrui mais.

João, como voz, despertou os homens; depois Cristo, como Palavra, ensinou-os. Assim vemos em Apocalipse 14:2: a voz de muitas águas e de um grande trovão abriu caminho para a voz melodiosa dos harpistas e para o cântico novo, v. 3.

Alguns observam que, assim como a mãe de Sansão não devia tomar bebida forte, embora ele estivesse destinado a ser homem forte, o pai de João Batista ficou mudo, embora João estivesse destinado a ser a voz do que clama. Quando a voz do arauto nasce de pai mudo, fica claro que a excelência desse poder vem de Deus, não do homem.

  1. Como alguém cuja tarefa era preparar o caminho do Senhor e endireitar suas veredas. Antes mesmo de seu nascimento fora dito que prepararia para o Senhor um povo disposto (Lucas 1:17), como arauto e precursor de Cristo.

Sua figura indicava a natureza do reino de Cristo: não veio com o traje vistoso de um arauto de armas, mas com a roupa simples de um eremita. Enviavam-se oficiais à frente dos grandes homens para desobstruir o caminho; assim João prepara o caminho do Senhor.

(1.) Ele próprio fez isso entre os homens daquela geração. Na igreja e na nação judaica de então, tudo estava fora da ordem: havia grande decadência da piedade, e as tradições e imposições dos anciãos haviam corrompido e consumido o âmago da religião.

Os escribas e fariseus, isto é, os maiores hipócritas do mundo, tinham presas ao cinto as chaves do conhecimento e do governo. Em geral, o povo era extremamente orgulhoso de seus privilégios, confiante na justificação pela própria justiça e insensível ao pecado.

Mesmo submetidos então às providências mais humilhantes, pois pouco antes se haviam tornado província do Império Romano, continuavam sem humildade. Sua disposição era muito semelhante à que tinham no tempo de Malaquias: insolentes, altivos e prontos a contradizer a palavra de Deus.

João foi enviado para nivelar esses montes, abater a elevada opinião que tinham de si mesmos e mostrar-lhes seus pecados, para que a doutrina de Cristo fosse recebida com mais disposição e produzisse mais efeito.

(2.) Sua doutrina de arrependimento e humilhação continua tão necessária hoje quanto era então para preparar o caminho do Senhor. Repare: muito precisa ser feito para abrir caminho para Cristo entrar numa alma e inclinar-lhe o coração a receber o Filho de Davi (2 Samuel 19:14).

Para isso, nada é mais necessário que revelar o pecado e convencer-nos de que nossa própria justiça é insuficiente. Aquilo que detém continuará a deter até ser removido do caminho. Os preconceitos precisam ser afastados; os pensamentos altivos, abatidos e levados cativos à obediência de Cristo.

Portas de bronze precisam ser quebradas e barras de ferro, cortadas, antes que se abram as portas eternas para a entrada do Rei da glória. O caminho do pecado e de Satanás é tortuoso; para preparar o caminho de Cristo, é preciso endireitar as veredas, Hebreus 12:13.

V. O traje com que apareceu, a figura que apresentava e seu modo de vida, v. 4. Os que esperavam o Messias como príncipe terreno julgariam que seu precursor chegaria com grande pompa e esplendor e que seu séquito seria magnífico e vistoso; mas ocorreu exatamente o contrário.

Ele seria grande aos olhos do Senhor, mas insignificante aos olhos do mundo e, como o próprio Cristo, sem aparência nem formosura. Isso indicava desde cedo que a glória do reino de Cristo seria espiritual e que seus súditos, encontrados ou transformados por esse reino, seriam em geral pobres e desprezados. De outro mundo receberiam suas honras, seus prazeres e suas riquezas.

  1. Suas roupas eram simples. Esse mesmo João vestia roupas de pelos de camelo e um cinto de couro ao redor da cintura. Não usava vestes longas, como os escribas, nem roupas macias, como os cortesãos, mas a roupa de um lavrador do campo; pois vivia numa região rural e adequava o traje à morada.

Repare: convém adaptarmo-nos ao lugar e à condição em que Deus, por sua providência, nos colocou. João apareceu com esse traje:

(1.) Para mostrar que, como Jacó, era homem simples, mortificado para este mundo e para seus prazeres e brilhos. “Eis um verdadeiro israelita!” Os humildes de coração devem demonstrá-lo por santa despreocupação e indiferença quanto ao traje. Não devem fazer do vestir-se seu adorno, nem avaliar os outros pelas roupas.

(2.) Para mostrar que era profeta, pois os profetas, como homens mortificados, vestiam roupas ásperas (Zacarias 13:4). Em particular, para mostrar que era o Elias prometido: registra-se expressamente que Elias era homem peludo, o que alguns entendem das roupas de pelos que usava, e que trazia um cinto de couro ao redor da cintura, 2 Reis 1:8.

João Batista não parece de modo algum inferior a ele na mortificação; portanto, este é o Elias que viria.

(3.) Para mostrar que era homem decidido. Seu cinto não era fino, como os comumente usados naquele tempo; era resistente, um cinto de couro. E bem-aventurado o servo cujo senhor, quando vier, encontrar com os lombos cingidos, Lucas 12:35; 1 Pedro 1:13.

  1. Sua alimentação era simples; seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre. Isso não significa que jamais comesse outra coisa, mas que frequentemente se alimentava deles e com eles fazia muitas refeições ao retirar-se para lugares solitários e ali permanecer por longo tempo em contemplação.

Os gafanhotos eram uma espécie de inseto voador, muito boa para comer e permitida como alimento puro (Levítico 11:22). Exigiam pouco preparo, eram leves e fáceis de digerir. Por isso se conta entre as fraquezas da velhice o fato de o gafanhoto então ser um peso para o estômago, Eclesiastes 12:5.

O mel silvestre era aquele do qual Canaã manava, 1 Samuel 14:26. Ou era colhido diretamente ao cair com o orvalho ou, mais provavelmente, era encontrado nas cavidades das árvores e das rochas, onde as abelhas faziam seus favos. Elas não estavam, como as de colmeia, sob o cuidado e a vigilância dos homens.

Isso indica que ele comia pouco; bastava-lhe uma pequena porção. Um homem demoraria a encher o estômago de gafanhotos e mel silvestre. João Batista veio “nem comendo nem bebendo” (Mateus 11:18), sem a sofisticação, a cerimônia e a familiaridade com que outras pessoas o fazem.

Estava tão inteiramente ocupado com as coisas espirituais que raramente encontrava tempo para uma refeição regular. Ora:

(1.) Isso condizia com a doutrina de arrependimento e de frutos dignos do arrependimento que pregava. Repare: os que têm por tarefa chamar outros a lamentar o pecado e mortificá-lo devem também levar uma vida séria, de renúncia a si mesmos, mortificação e desprezo pelo mundo.

João Batista demonstrava assim quão profundamente percebia a maldade do tempo e do lugar em que vivia, que tornava necessária a pregação do arrependimento. Para ele, todos os dias eram dias de jejum.

(2.) Isso condizia com seu ofício de precursor de Cristo. Por essa prática mostrou que sabia o que era o reino dos céus e experimentara seu poder. Repare: os que conhecem os prazeres divinos e espirituais não podem deixar de olhar com santa indiferença para todos os prazeres e adornos dos sentidos; conhecem coisas melhores.

Ao dar esse exemplo aos outros, ele preparou o caminho para Cristo. Repare: a convicção da vaidade do mundo e de tudo o que nele há é a melhor preparação para acolher o reino dos céus no coração. “Bem-aventurados os pobres em espírito.”

VI. As pessoas que o procuravam e afluíam atrás dele (v. 5): “Então saíam a ter com ele Jerusalém e toda a Judeia”. Grandes multidões vinham da cidade e de todas as partes da região: pessoas de todas as classes, homens e mulheres, jovens e velhos, ricos e pobres, fariseus e publicanos.

Assim que ouviram sua pregação sobre o reino dos céus, saíram para ouvi-lo e conhecer aquilo de que tanto se falava. Ora:

  1. Foi grande honra prestada a João que tantos o procurassem, e com tanto respeito. Repare: muitas vezes recebem a honra mais verdadeira justamente os que menos procuram sua aparência.

Os que levam vida mortificada, são humildes e renunciam a si mesmos, mortos para o mundo, despertam respeito. Os homens têm por eles uma estima e reverência secretas, maiores do que eles próprios imaginariam.

  1. Isso deu a João grande oportunidade de fazer o bem e evidenciou que Deus estava com ele. O povo então começou a aglomerar-se e a entrar com ímpeto no reino dos céus (Lucas 16:16).

Que cena bendita era ver o orvalho da juventude gotejar do ventre da manhã do evangelho (Salmos 110:3) e ver a rede lançada onde havia tantos peixes!

  1. Isso evidenciava que era tempo de grande expectativa. Pensava-se em geral que o reino de Deus apareceria imediatamente (Lucas 19:11). Assim, quando João se mostrou a Israel, vivendo e pregando daquela maneira tão diferente dos escribas e fariseus, estavam prontos a dizer que ele era o Cristo (Lucas 3:15). Isso ocasionou tamanha afluência de pessoas ao seu redor.

  2. Os que quisessem beneficiar-se do ministério de João precisavam sair até ele no deserto e partilhar do descrédito que sofria. Repare: os que na verdade desejam o leite puro da palavra, se ele não lhes for levado, irão procurá-lo. E os que querem aprender a doutrina do arrependimento precisam afastar-se da agitação deste mundo e aquietar-se.

  3. Pelo desfecho se vê que, entre os muitos que vieram ao batismo de João, poucos permaneceram fiéis a ele; é testemunho disso a fria acolhida dada a Cristo na Judeia e nas proximidades de Jerusalém.

Repare: pode haver multidão de ouvintes ávidos onde só há poucos crentes verdadeiros. A curiosidade e o gosto pela novidade e pela variedade podem levar muitos a ouvir boa pregação e a ser tocados por ela por algum tempo, embora nunca se submetam ao seu poder, Ezequiel 33:31, 32.

VII. O rito, ou cerimônia, pelo qual admitia discípulos, v. 6. Os que recebiam sua doutrina e se submetiam à sua disciplina eram batizados por ele no Jordão, professando assim seu arrependimento e sua fé de que o reino do Messias estava próximo.

  1. Testemunhavam seu arrependimento confessando os pecados. Provavelmente faziam a João uma confissão geral de que eram pecadores, estavam contaminados pelo pecado e precisavam de limpeza. A Deus, porém, confessavam pecados específicos, pois ele é a parte ofendida.

Os judeus haviam sido ensinados a justificar-se; João, porém, ensina-os a acusar-se. Ensina-os também a não se contentar, como costumavam fazer, com a confissão geral de pecados apresentada em favor de todo o Israel uma vez ao ano, no dia da expiação.

Cada um devia reconhecer particularmente a praga do próprio coração. Repare: a confissão penitente dos pecados é necessária para a paz e o perdão. Só estão preparados para receber Jesus Cristo como sua Justiça os que são levados a reconhecer, com tristeza e vergonha, a própria culpa, 1 João 1:9.

  1. Os benefícios do reino dos céus, agora próximo, foram então selados a eles pelo batismo. João os lavava com água como sinal de que Deus os limparia de todas as suas iniquidades.

Era costume entre os judeus batizar os que admitiam como prosélitos de sua religião, sobretudo os chamados prosélitos da porta, que não eram circuncidados como os prosélitos da justiça.

Alguns pensam que também era costume pessoas de grande reputação religiosa, que se apresentavam como líderes, admitir alunos e discípulos por meio do batismo. A pergunta de Cristo sobre o batismo de João, “Era do céu ou dos homens?”, dava a entender que havia batismos de homens que não alegavam ter missão divina.

João seguiu esse costume, mas seu batismo vinha do céu e distinguia-se de todos os outros por este caráter: era o batismo do arrependimento, Atos 19:4. Todo o Israel foi batizado em Moisés, 1 Coríntios 10:2.

A lei cerimonial consistia em diversas lavagens ou batismos (Hebreus 9:10), mas o batismo de João dizia respeito à lei que oferece remédio, a lei do arrependimento e da fé.

Diz-se que ele os batizava no Jordão, rio famoso pela travessia de Israel e pela cura de Naamã. É provável, porém, que João a princípio não batizasse nesse rio, mas que depois, quando se tornou grande o número dos que vinham ao seu batismo, tenha se mudado para o Jordão.

Pelo batismo, João os comprometia a levar uma vida santa, conforme a profissão que assumiam. Repare: a confissão dos pecados deve sempre vir acompanhada de resoluções santas, tomadas na força da graça divina, de não voltar a cometê-los.

Versículos 7 a 12

A Pregação de João Batista.

A doutrina pregada por João era a do arrependimento, em vista da proximidade do reino dos céus. Aqui vemos agora a aplicação dessa doutrina. A aplicação é a vida da pregação, e assim era na pregação de João. Observe:

  1. A quem ele a aplicou: aos fariseus e saduceus que vieram ao seu batismo, v. 7. Aos outros julgava suficiente dizer: “Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo”. Mas, ao ver os fariseus e saduceus aproximarem-se, achou necessário explicar-se e falar-lhes mais diretamente.

Essas eram duas das três seitas conhecidas entre os judeus daquele tempo. A terceira era a dos essênios, dos quais nunca lemos nos evangelhos, pois prezavam o retiro e evitavam envolver-se nos assuntos públicos.

Os fariseus eram zelosos das cerimônias, do poder da igreja e das tradições dos anciãos. Os saduceus haviam ido ao extremo oposto e pouco diferiam dos deístas, negando a existência dos espíritos e de um estado futuro.

Era estranho que viessem ao batismo de João, mas a curiosidade os trouxe para ouvi-lo. É provável que alguns deles aceitassem ser batizados; certo é que a maioria não o fez. Pois Cristo diz (Lucas 7:29, 30) que, enquanto os publicanos declaravam Deus justo e eram batizados por João, os fariseus e doutores da lei rejeitavam para si o desígnio de Deus, não sendo batizados por ele.

Repare: muitos comparecem às ordenanças, mas não se submetem ao seu poder. A eles João se dirige aqui com plena fidelidade; e o que lhes disse, disse também à multidão (Lucas 3:7), pois todos tinham parte no que ele dizia.

  1. Qual foi a aplicação. É clara, direta e dirigida à consciência deles. Ele fala como quem veio não para pregar diante deles, mas para pregar a eles. Embora sua formação tivesse sido reservada, não se mostrou tímido ao aparecer em público, nem temeu o rosto dos homens, pois estava cheio do Espírito Santo e de poder.

I. Aqui há uma palavra de convencimento e despertamento. Ele começa com severidade: não os chama de rabi nem lhes dá os títulos, muito menos os aplausos, a que estavam acostumados.

  1. O título que lhes dá é “Ó geração de víboras”. Cristo lhes deu o mesmo título, Mateus 12:34; 23:33. Eram como víboras: embora aparentassem ser bons, ainda assim eram venenosos, peçonhentos e cheios de malícia e inimizade contra tudo o que era bom.

Eram ninhada de víboras, semente e descendência de pessoas que tinham o mesmo espírito. Isso lhes estava entranhado nos ossos. Orgulhavam-se de ser descendentes de Abraão; João, porém, mostrou que eram descendentes da serpente (compare Gênesis 3:15), filhos do Diabo, João 8:44.

Formavam um bando de víboras, todos semelhantes. Embora fossem inimigos uns dos outros, ainda assim se uniam para causar dano. Repare: uma geração perversa é geração de víboras e precisa ouvir isso. Cabe aos ministros de Cristo mostrar com ousadia aos pecadores seu verdadeiro caráter.

  1. O alarme que lhes dá é: “Quem vos avisou a fugir da cólera vindoura?” Isso indica que corriam perigo dessa cólera e que sua situação estava quase sem esperança. Seu coração estava tão endurecido no pecado, os fariseus pela exibição de religiosidade e os saduceus pelos argumentos contra a religião, que produzir entre eles algo promissor seria quase um milagre.

“O que vos traz aqui? Quem esperava ver-vos neste lugar? Que susto levastes para que agora pergunteis pelo reino dos céus?” Repare:

(1.) Há uma cólera vindoura. Além da cólera presente, cujas taças se derramam agora, há uma cólera futura, cujas reservas estão guardadas para depois.

(2.) É do maior interesse de cada um de nós fugir dessa cólera.

(3.) É maravilhosa misericórdia recebermos aviso claro para fugir dela. Pensemos: quem nos avisou? Deus, que não se alegra com nossa ruína. Ele avisa pela palavra escrita, pelos ministros e pela consciência.

(4.) Esses avisos às vezes sobressaltam os que pareciam muito endurecidos em sua falsa segurança e na boa opinião que tinham de si mesmos.

II. Aqui há uma palavra de exortação e orientação (v. 8): “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. Portanto, já que fostes avisados a fugir da cólera vindoura, deixai que os terrores do Senhor vos persuadam a levar vida santa.”

Ou: “Portanto, já que professais arrependimento e vos aplicais à doutrina e ao batismo do arrependimento, demonstrai que sois verdadeiros penitentes.”

O arrependimento reside no coração. Ali está como raiz; mas é inútil alegarmos que o temos ali se não produzimos seus frutos numa reforma completa da vida, abandonando todo pecado e apegando-nos ao que é bom. São esses os frutos, axious tes metanoias, dignos de arrependimento.

Repare: não são dignos do nome nem dos privilégios de penitentes os que dizem lamentar seus pecados e, contudo, persistem neles. Os que professam arrependimento, como todos os batizados, devem ser e agir como convém a penitentes, sem jamais fazer algo impróprio para um pecador arrependido.

Convém aos penitentes ser humildes e pequenos aos próprios olhos, agradecer pela menor misericórdia, ser pacientes sob a maior aflição, vigiar contra toda aparência de pecado e contra qualquer aproximação dele, ser abundantes em todo dever e generosos ao julgar os outros.

III. Aqui há uma palavra de cautela: não devem confiar nos privilégios exteriores para se esquivarem desses chamados ao arrependimento (v. 9): “Não penseis em dizer dentro de vós mesmos: Temos Abraão por pai”.

Repare: há muita coisa que o coração carnal tende a dizer dentro de si para afastar o poder convincente e imperativo da palavra de Deus. Os ministros devem procurar encontrar e antecipar esses pensamentos vãos que habitam naqueles que são chamados a lavar o coração, Jeremias 4:14.

Me doxete: não aleguem, não presumam dizer dentro de si mesmos. Não pensem que isso os salvará; não acolham tal ideia. “Não vos contenteis com dizer isso”, segundo alguns; “não vos embaleis no sono com isso, nem vos lisonjeeis até entrar no paraíso dos tolos”.

Repare: Deus repara no que dizemos dentro de nós e não ousamos dizer em voz alta. Conhece todos os falsos descansos da alma e os enganos com que ela se ilude, mas que não quer revelar, para não ser desenganada.

Muitos escondem na mão direita e reviram debaixo da língua a mentira que os arruína, por terem vergonha de admiti-la. Permanecem a serviço do Diabo ao guardar os conselhos dele. João lhes mostra agora:

  1. Qual era a alegação deles: “Temos Abraão por pai; não somos pecadores dentre os gentios. É justo que eles sejam chamados ao arrependimento, mas nós somos judeus, nação santa, povo peculiar; o que isso tem a ver conosco?”

Repare: a palavra não nos faz bem quando nos recusamos a recebê-la como dirigida a nós e aplicável a nós. “Não penseis que, por serdes descendentes de Abraão, portanto”:

(1.) “Não precisais arrepender-vos, como se nada tivésseis de que vos arrepender. Vosso parentesco com Abraão e vossa participação na aliança feita com ele vos tornam tão santos que não há motivo para mudardes de pensamento ou de caminho.”

(2.) “Portanto, vos irá suficientemente bem mesmo que não vos arrependais. Não penseis que isso vos livrará no juízo e vos protegerá da cólera vindoura, nem que Deus tolerará vossa falta de arrependimento por serdes descendentes de Abraão.”

Repare: é presunção vã pensar que bons parentes nos salvarão, ainda que nós mesmos não sejamos bons. E se descendermos de antepassados piedosos, recebermos educação religiosa, vivermos em famílias onde predomina o temor de Deus e tivermos bons amigos que nos aconselham e oram por nós?

De que nos servirá tudo isso se não nos arrependermos e levarmos uma vida de arrependimento? “Temos Abraão por pai e, portanto, direito aos privilégios da aliança feita com ele. Como seus descendentes, somos filhos da igreja, o templo do Senhor”, Jeremias 7:4.

Repare: multidões, por descansarem nas honras e vantagens da participação visível na igreja, ficam aquém do céu.

  1. Quanto essa alegação era tola e infundada. Pensavam que, por serem descendentes de Abraão, eram o único povo de Deus no mundo e que, se fossem eliminados, ele ficaria sem igreja. João lhes mostra a tolice dessa ideia:

“Eu vos digo”, não importa o que digam dentro de si mesmos, “que Deus pode destas pedras suscitar filhos a Abraão”. João batizava então no Jordão, em Betábara (João 1:28), a casa da travessia, por onde os filhos de Israel passaram.

Ali estavam as doze pedras, uma por tribo, que Josué erguera como memorial, Josué 4:20. Não é improvável que João apontasse para essas pedras, que Deus poderia transformar, de modo mais que figurado, nas doze tribos de Israel.

Ou talvez aludisse a Isaías 51:1, onde Abraão é chamado de rocha da qual foram talhados. Aquele Deus que fez nascer Isaque de tal rocha pode, se necessário, fazer o mesmo outra vez, pois nada lhe é impossível.

Alguns pensam que apontava para os soldados pagãos presentes, dizendo aos judeus que Deus suscitaria para si uma igreja entre os gentios e lhes transmitiria a bênção de Abraão. Assim, quando nossos primeiros pais caíram, Deus poderia tê-los deixado perecer e suscitado das pedras outro Adão e outra Eva.

Ou entenda-se assim: “As próprias pedras seriam reconhecidas como descendência de Abraão antes que pecadores duros, secos e estéreis como vós”.

Repare: assim como humilha a confiança dos pecadores de Sião, também anima a esperança dos filhos de Sião saber que, aconteça o que acontecer à geração presente, nunca faltará a Deus uma igreja no mundo. Se os judeus se afastarem, os gentios serão enxertados, Mateus 21:43; Romanos 11:12, etc.

IV. Aqui há uma palavra de terror para os fariseus e saduceus descuidados e seguros de si, e para os demais judeus que não reconheciam os sinais dos tempos nem o dia de sua visitação, v. 10. “Agora olhai ao redor, agora que o reino de Deus está próximo, e tomai consciência”:

  1. “Quão rigorosa e breve é vossa prova. Agora o machado é levado diante de vós; agora está posto à raiz da árvore. Agora vos é dada uma oportunidade de mostrar boa conduta, mas por pouco tempo. Agora estais marcados para a ruína, e só podeis evitá-la mediante arrependimento rápido e sincero.”

“Deveis esperar que Deus execute seus juízos contra vós mais depressa do que antes e que eles comecem pela casa de Deus: ‘Onde Deus concede mais meios, concede menos tempo'.” “Eis que venho sem demora.” Estavam agora diante da última prova: agora ou nunca.

  1. “Quão penosa e severa será vossa condenação se não aproveitardes esta oportunidade.” Ela é anunciada agora com o machado à raiz, mostrando que Deus fala seriamente ao declarar que toda árvore, por mais elevada em dons e honras e por mais verde na profissão e na prática exteriores, será cortada se não produzir bons frutos, frutos dignos de arrependimento.

Deixará de ser reconhecida como árvore da vinha de Deus, indigna de ocupar lugar ali, e será lançada no fogo da cólera divina, o lugar mais apropriado para árvores estéreis. Para que mais servem? Se não servem para dar fruto, servem de combustível.

Provavelmente isso se refere à destruição de Jerusalém pelos romanos. Ao contrário de outros juízos, ela não seria como podar os galhos ou cortar o tronco, deixando a raiz para brotar de novo. Seria a extirpação total, definitiva e irrecuperável daquele povo, na qual pereceriam todos os que permanecessem sem arrependimento. Agora Deus poria fim a tudo; a cólera chegava sobre eles até o máximo.

V. Uma palavra de instrução a respeito de Jesus Cristo, em quem se concentrava toda a pregação de João. Os ministros de Cristo não pregam a si mesmos, mas a ele. Aqui está:

  1. A dignidade e a superioridade de Cristo em relação a João. Veja como João fala humildemente de si mesmo para engrandecer Cristo (v. 11): “Eu, de fato, vos batizo com água”; isso é o máximo que posso fazer.

Repare: a eficácia dos sacramentos não vem de quem os administra. Essas pessoas só podem aplicar o sinal; cabe exclusivamente a Cristo conceder aquilo que o sinal representa, 1 Coríntios 3:6; 2 Reis 4:31. “Mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu.”

Embora João tivesse muito poder, pois veio no espírito e no poder de Elias, Cristo tem mais. Embora João fosse, na verdade, grande, grande aos olhos do Senhor, e não tivesse nascido de mulher alguém maior que ele, ainda assim se considerava indigno até da posição mais humilde no serviço de Cristo: “Não sou digno de levar suas sandálias”. Ele reconhece:

(1.) Quanto Cristo é mais poderoso do que ele. Repare: é grande consolo para os ministros fiéis saber que Jesus Cristo é mais poderoso que eles e pode fazer em favor deles, e por meio deles, aquilo que eles não podem fazer. Seu poder se aperfeiçoa na fraqueza deles.

(2.) Quanto ele próprio é humilde em comparação com Cristo: nem digno de carregar as sandálias dele! Repare: os que Deus honra tornam-se, por isso mesmo, muito humildes e pequenos aos próprios olhos, dispostos a ser rebaixados para que Cristo seja engrandecido, a ser alguma coisa ou nada, contanto que Cristo seja tudo.

  1. O desígnio e a intenção da manifestação de Cristo, que eles logo deveriam esperar. Quando se profetizou que João seria enviado como precursor de Cristo (Malaquias 3:1, 2), logo se acrescentou: “O Senhor, a quem buscais, virá de repente e se assentará como refinador”, v. 3.

E, depois da vinda de Elias, chegaria o dia que arderia como forno (Malaquias 4:1); a isso o Batista parece referir-se aqui. Cristo virá fazer uma distinção:

(1.) Pela atuação poderosa de sua graça: “Ele vos batizará”, isto é, a alguns de vocês, “com o Espírito Santo e com fogo”. Repare: [1.] Batizar com o Espírito Santo é prerrogativa de Cristo.

Ele o fez pelos dons extraordinários do Espírito concedidos aos apóstolos, aos quais o próprio Cristo aplica essas palavras de João, Atos 1:5. Também o faz pelas graças e consolações do Espírito dadas aos que lhe pedem, Lucas 11:13; João 7:38, 39; veja Atos 11:16.

[2.] Os batizados com o Espírito Santo são batizados como que com fogo. Os sete espíritos de Deus aparecem como sete lâmpadas de fogo, Apocalipse 4:5. O fogo ilumina? Assim também o Espírito é Espírito de iluminação.

O fogo aquece? E não arde o coração deles dentro de si? O fogo consome? E o Espírito de juízo, como Espírito de ardor, não consome a escória de suas corrupções? O fogo torna semelhante a si tudo de que se apodera? E sobe para o alto?

Assim também o Espírito torna a alma santa como ele próprio, e a inclina para o céu. Cristo diz: “Vim lançar fogo”, Lucas 12:49.

(2.) Pelas decisões definitivas de seu juízo (v. 12): “A pá de joeirar está em sua mão”. Sua capacidade de distinguir, como sabedoria eterna do Pai que vê tudo à luz verdadeira, e sua autoridade para distinguir, como aquele a quem foi entregue todo o julgamento, são a pá de joeirar que tem na mão, Jeremias 15:7.

Agora ele está assentado como Refinador. Observe aqui: [1.] A igreja visível é a eira de Cristo: “Ó minha debulha e o grão da minha eira”, Isaías 21:10. O templo, figura da igreja, foi construído sobre uma eira.

[2.] Nessa eira há mistura de trigo e palha. Os verdadeiros crentes são como o trigo: têm substância, utilidade e valor. Os hipócritas são como a palha: leves, vazios, inúteis e sem valor, levados por todo vento. Hoje se misturam bons e maus sob a mesma profissão exterior e na mesma comunhão visível.

[3.] Virá o dia em que a eira será limpa e o trigo, separado da palha. Algo desse tipo ocorre muitas vezes neste mundo, quando Deus chama seu povo a sair da Babilônia, Apocalipse 18:4.

Mas o dia do juízo final será o grande dia da joeira e da separação. Determinará infalivelmente o que são as doutrinas e obras (1 Coríntios 3:13) e quem são as pessoas (Mateus 25:32, 33), quando santos e pecadores serão separados para sempre.

[4.] O Céu é o celeiro no qual Jesus Cristo em breve recolherá todo o seu trigo, sem que se perca um único grão: ele os recolherá como se recolhem frutos maduros. A foice da morte é usada para reuni-los a seu povo.

No céu, os santos estão reunidos e já não dispersos; seguros e já não expostos; separados tanto dos vizinhos corrompidos de fora quanto dos afetos corrompidos de dentro. Entre eles não há palha. São recolhidos não apenas ao galpão (Mateus 13:30), mas ao celeiro, onde são completamente purificados.

[5.] O inferno é o fogo inextinguível que queimará a palha e será certamente a parte, o castigo e a destruição eterna dos hipócritas e incrédulos. Assim, vida e morte, bem e mal estão postos diante de nós: conforme somos agora no campo, seremos então na eira.

Versículos 13 a 17

O Batismo de Jesus.

Desde a infância até agora, quando tinha quase trinta anos, nosso Senhor Jesus estivera oculto na Galileia, como que sepultado vivo. Mas agora, após uma noite longa e escura, eis que o Sol da justiça nasce em glória.

Chegara a plenitude do tempo para Cristo assumir seu ofício profético. Escolheu fazê-lo não em Jerusalém, embora provavelmente fosse até lá nas três festas anuais, como os outros, mas no lugar onde João batizava. Pois a João acorriam os que esperavam a consolação de Israel, os únicos que acolheriam Cristo com alegria.

João Batista era seis meses mais velho que nosso Salvador. Supõe-se que começara a pregar e batizar cerca de seis meses antes de Cristo aparecer. Durante todo esse tempo dedicou-se a preparar-lhe o caminho na região ao redor do Jordão; nesses seis meses fez-se mais nesse sentido do que havia sido feito em várias épocas anteriores.

A vinda de Cristo da Galileia ao Jordão para ser batizado nos ensina a não recuar diante de dor e fadiga para termos oportunidade de nos aproximar de Deus numa ordenança. Devemos estar dispostos a percorrer longa distância para não perder a comunhão com Deus. Quem quer encontrar precisa buscar.

No relato do batismo de Cristo, podemos observar:

I. Como foi difícil convencer João a admiti-lo, v. 14, 15. Cristo demonstrou grande humildade ao apresentar-se para ser batizado por João: aquele que não conhecia pecado submeteu-se ao batismo do arrependimento.

Repare: assim que começou a pregar, Cristo pregou a humildade. Pregou-a pelo exemplo, a todos, sobretudo aos jovens ministros. Estava destinado às maiores honras, mas logo em seu primeiro passo humilhou-se desse modo. Repare: quem deseja subir alto deve começar por baixo. Antes da honra vem a humildade.

Foi grande respeito prestado a João que Cristo viesse até ele; também foi a retribuição pelo serviço que João lhe prestou ao anunciar sua aproximação. Repare: Deus honrará os que o honram. Temos aqui:

  1. A objeção que João apresentou contra batizar Jesus, v. 14. João procurou impedi-lo, como Pedro fez quando Cristo quis lavar-lhe os pés, João 13:6, 8.

Repare: as condescendências graciosas de Cristo são tão surpreendentes que, de início, parecem incríveis até aos crentes mais firmes. São tão profundas e misteriosas que mesmo os que conhecem bem sua vontade não conseguem logo compreender seu significado e, pela falta de luz, levantam objeções à vontade de Cristo.

Em sua modéstia, João julga que essa honra é grande demais para ele e fala a Cristo exatamente como sua mãe falara à mãe de Cristo (Lucas 1:43): “De onde me vem isto, que a mãe do meu Senhor venha a mim?”

João já alcançara grande reputação e era respeitado por todos. Veja, porém, como continuava humilde! Repare: Deus reserva honras ulteriores para aqueles cujo espírito permanece humilde quando sua reputação cresce.

(1.) João considera necessário ser batizado por Cristo: “Eu preciso ser batizado por ti”, com o batismo do Espírito Santo, como que com fogo, pois esse era o batismo de Cristo, v. 11.

[1.] Embora João estivesse cheio do Espírito Santo desde o ventre materno (Lucas 1:15), reconhece que precisava ser batizado com esse batismo. Repare: os que têm muito do Espírito de Deus reconhecem, enquanto vivem neste estado imperfeito, que precisam de mais e devem recorrer a Cristo para recebê-lo.

[2.] João precisava ser batizado, embora fosse o maior de todos os nascidos de mulher. Por ter nascido de mulher, porém, estava contaminado, como os demais descendentes de Adão, e reconhecia sua necessidade de limpeza.

Repare: as almas mais puras são as que melhor percebem a impureza que ainda resta nelas e as que mais ardentemente buscam a lavagem espiritual.

[3.] Ele precisava ser batizado por Cristo, que pode fazer em nosso favor o que ninguém mais pode, e que precisa ser feito em nosso favor, sob pena de estarmos perdidos. Repare: os melhores e mais santos homens precisam de Cristo; quanto melhores são, mais percebem essa necessidade.

[4.] João disse isso diante da multidão, que o venerava muito e estava pronta a acolhê-lo como Messias. Ainda assim, reconheceu publicamente que precisava ser batizado por Cristo. Repare: não diminui o maior dos homens confessar que, sem Cristo e sua graça, está perdido.

[5.] João era precursor de Cristo e, contudo, reconheceu que precisava ser batizado por ele. Repare: mesmo os que nasceram antes de Cristo no tempo dependiam dele, recebiam dele e tinham os olhos postos nele.

[6.] Enquanto João tratava os outros a respeito da alma deles, observe com quanto sentimento fala da condição de sua própria alma: “Eu preciso ser batizado por ti”.

Repare: os ministros que pregam aos outros e batizam os outros precisam cuidar de pregar a si mesmos e de ser eles próprios batizados com o Espírito Santo. Tome cuidado primeiro consigo mesmo; salve a si mesmo, 1 Timóteo 4:16.

(2.) Por isso João considera extremamente impróprio e absurdo que Cristo seja batizado por ele: “Tu vens a mim?” O santo Jesus, separado dos pecadores, vem para ser batizado por um pecador, como se fosse pecador e entre pecadores? Como pode ser isso? Como explicá-lo? Repare: é natural maravilhar-nos com a vinda de Cristo até nós.

  1. A superação dessa objeção (v. 15): Jesus disse: “Deixa que seja assim por agora”. Cristo aceitou sua humildade, mas não sua recusa. Quis que aquilo fosse feito. Convém que Cristo siga seu próprio método, mesmo quando não o entendemos nem sabemos explicá-lo. Veja:

(1.) Como Cristo insistiu: “Deve ser assim agora”. Não nega que João precise ser batizado por ele; contudo, agora quer ser batizado por João. Aphes arti: “Deixa que seja assim por enquanto; deixa por agora”. Repare: cada coisa é bela em seu tempo. Mas por que agora? Por que por enquanto?

[1.] Cristo está agora em condição de humilhação: esvaziou-se e fez-se sem reputação. Não apenas foi encontrado em forma humana, mas também se fez em semelhança de carne pecaminosa. Por isso, agora deve ser batizado por João, como se precisasse ser lavado, embora fosse perfeitamente puro. Assim ele foi feito pecado por nós, embora não conhecesse pecado.

[2.] O batismo de João goza de reconhecimento agora; é por meio dele que Deus realiza sua obra neste momento. Essa é a dispensação presente; por isso Jesus será agora batizado com água. Seu batismo com o Espírito Santo, porém, está reservado para depois, dentro de muitos dias, Atos 1:5.

O batismo de João tem agora o seu dia; por isso deve receber honra neste momento, e os que dele participam devem ser animados. Repare: mesmo os que mais avançaram em dons e graças devem, no lugar que lhes cabe, dar testemunho das ordenanças instituídas, participando delas com humildade e diligência e oferecendo bom exemplo aos outros.

Devemos reconhecer o que vemos Deus reconhecer, enquanto o vemos fazê-lo. João crescia naquele momento; por isso, por enquanto, as coisas deviam ser assim. Em breve ele diminuiria, e então seriam diferentes.

[3.] Deve ser assim agora porque chegou o tempo de Cristo aparecer em público, e essa seria boa oportunidade para isso; veja João 1:31-34. Assim ele seria manifestado a Israel e assinalado por maravilhas do céu naquele ato seu em que mais condescendia e se humilhava.

(2.) O motivo que Cristo apresenta: “Assim nos convém cumprir toda a justiça”. Repare: [1.] Havia conveniência em tudo o que Cristo fez por nós; tudo era apropriado (Hebreus 2:10; 7:26).

Devemos procurar fazer não só o que devemos, mas o que nos convém; não só o indispensável, mas também o que é belo e digno de boa reputação.

[2.] Nosso Senhor Jesus considerou apropriado cumprir toda a justiça. Isto é, conforme explica o Dr. Whitby, reconhecer cada instituição divina e mostrar-se pronto a obedecer a todos os justos preceitos de Deus.

Assim lhe convinha reconhecer a justiça de Deus e aprovar sua sabedoria ao enviar João para preparar-lhe o caminho mediante o batismo do arrependimento. Assim nos convém apoiar e animar tudo o que é bom, pelo exemplo e pelo preceito.

Cristo falou muitas vezes com honra sobre João e seu batismo; para poder fazê-lo ainda melhor, ele próprio foi batizado. Assim Jesus começou primeiro a fazer e depois a ensinar, e seus ministros devem seguir o mesmo método.

Assim Cristo completou a justiça da lei cerimonial, que consistia em diversas lavagens. Assim também recomendou à sua igreja a ordenança evangélica do batismo, honrou-a e mostrou o poder que pretendia conferir-lhe.

Convinha a Cristo submeter-se à lavagem de João com água, pois era instituição divina. Mas também lhe convinha opor-se à lavagem com água dos fariseus, pois era invenção e imposição humanas; e ele justificou seus discípulos por se recusarem a praticá-la.

João ficou inteiramente satisfeito com a vontade de Cristo e com o motivo apresentado e então o permitiu. A mesma modéstia que de início o fizera recusar a honra oferecida por Cristo agora o levou a prestar-lhe o serviço ordenado. Repare: nenhuma alegação de humildade deve nos levar a recusar nosso dever.

II. Com quanta solenidade o Céu teve por bem honrar o batismo de Cristo mediante uma manifestação especial de glória (v. 16, 17): depois de batizado, Jesus subiu imediatamente para fora da água.

Os outros batizados ficavam para confessar os pecados (v. 6), mas Cristo, que não tinha pecados a confessar, subiu imediatamente para fora da água. Assim lemos o texto, mas não corretamente, pois é apo tou hydatos, “da água”: da margem do rio, à qual desceu para ser lavado com água, isto é, para que lhe fossem lavados a cabeça ou o rosto (João 13:9).

Não se menciona aqui que ele tenha tirado ou vestido suas roupas; esse detalhe não teria sido omitido se tivesse sido batizado nu. Ele subiu imediatamente, como quem começa o trabalho com a maior alegria e determinação: não queria perder tempo. Como estava angustiado até que tudo se cumprisse!

Ora, quando ele subia da água e todos o observavam:

  1. Eis que os céus se abriram para ele, revelando algo acima e além do firmamento estrelado, ao menos a ele. Isso aconteceu:

(1.) Para animá-lo a prosseguir no trabalho assumido, tendo diante de si a perspectiva da glória e da alegria que o aguardavam. O céu se abre para recebê-lo quando tiver concluído a obra que agora começa.

(2.) Para animar-nos a recebê-lo e submeter-nos a ele. Repare: em Jesus Cristo e por meio dele, os céus estão abertos aos filhos dos homens. O pecado fechou o céu e interrompeu toda a comunhão amistosa entre Deus e o homem; Cristo, porém, abriu agora o reino dos céus a todos os crentes.

A luz e o amor divinos são lançados sobre os filhos dos homens, e temos liberdade para entrar no lugar santíssimo. Recebemos misericórdia de Deus e lhe retribuímos com o cumprimento de nosso dever, tudo por meio de Jesus Cristo.

Ele é a escada cujo pé estava na terra e cujo topo chegava ao céu. Só por meio dele podemos ter uma relação consoladora com Deus ou esperar chegar por fim ao céu. Os céus foram abertos quando Cristo foi batizado, para nos ensinar que, ao participar devidamente das ordenanças de Deus, podemos esperar comunhão com ele e receber o que ele nos comunica.

  1. Ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba, ou à maneira de uma pomba, e vir pousar sobre ele. Cristo o viu (Marcos 1:10) e João também o viu (João 1:33, 34); é provável que todos os presentes o tenham visto, pois essa seria sua investidura pública. Observe:

(1.) Ele viu o Espírito de Deus descer e pousar sobre ele. No início do mundo antigo, o Espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas (Gênesis 1:2), pairando como ave sobre o ninho.

Assim também aqui, no começo deste novo mundo, Cristo, como Deus, não precisava receber o Espírito Santo; mas fora predito que o Espírito do Senhor repousaria sobre ele (Isaías 11:2; 61:1), e assim aconteceu. Pois:

[1.] Ele seria Profeta, e os profetas sempre falavam pelo Espírito de Deus que vinha sobre eles. Cristo exerceria o ofício profético não por sua natureza divina, segundo o Dr. Whitby, mas pela inspiração do Espírito Santo.

[2.] Ele seria Cabeça da igreja. O Espírito desceu sobre ele para, por meio dele, ser transmitido a todos os crentes nos dons do Espírito, graças e consolações. O óleo da cabeça escorreu até a orla das vestes. Cristo recebeu dons em favor dos homens para dar dons aos homens.

(2.) O Espírito desceu sobre ele como uma pomba. Não se sabe se era uma pomba verdadeira e viva ou, como costumava ocorrer nas visões, uma representação ou semelhança de pomba.

Se precisava haver uma forma corpórea (Lucas 3:22), não podia ser a de homem, pois aparecer em figura humana era próprio da segunda pessoa. Assim, nenhuma forma era mais adequada que a de uma das aves do céu, já que o céu estava então aberto; e, entre todas as aves, nenhuma era tão significativa quanto a pomba.

[1.] O Espírito de Cristo é semelhante à pomba: não à pomba tola e sem entendimento (Oseias 7:11), mas à pomba inocente, sem fel. O Espírito não desceu na forma de águia, ave régia, mas de rapina; veio na forma de pomba, criatura das mais inofensivas e incapazes de fazer mal.

Assim era o Espírito de Cristo: “Não contenderá nem clamará”. Assim devem ser os cristãos, inofensivos como pombas. A pomba se destaca pelos olhos. Tanto os olhos de Cristo (Cantares de Salomão 5:12) quanto os da igreja (Cantares de Salomão 1:15; 4:1) são comparados a olhos de pomba, pois ambos têm o mesmo espírito.

A pomba geme muito (Isaías 38:14). Cristo chorou muitas vezes, e as almas arrependidas são comparadas a pombas dos vales.

[2.] A pomba era a única ave oferecida em sacrifício (Levítico 1:14), e Cristo, pelo Espírito, o Espírito eterno, ofereceu a si mesmo sem mancha a Deus.

[3.] Uma pomba trouxe, com uma folha de oliveira no bico, a notícia de que o dilúvio de Noé estava diminuindo. É apropriado, portanto, que o Espírito, como pomba, traga as boas-novas de paz com Deus.

Isso anuncia a boa vontade de Deus para com os homens: seus pensamentos a nosso respeito são pensamentos de bem, não de mal. A paráfrase caldaica entende que a voz da rola ouvida em nossa terra (Cantares de Salomão 2:12) é a voz do Espírito Santo.

Que Deus está em Cristo reconciliando o mundo consigo é uma mensagem alegre, que chega até nós sobre asas, asas de pomba.

  1. Para explicar e completar essa solenidade, veio uma voz do céu, que temos motivo para pensar ter sido ouvida por todos os presentes. O Espírito Santo se manifestou na semelhança de uma pomba; Deus Pai, porém, manifestou-se por uma voz.

Quando a lei foi dada, eles não viram forma alguma, apenas ouviram uma voz (Deuteronômio 4:12). Assim veio este evangelho, e evangelho ele é de fato, a melhor notícia que já chegou do céu à terra, pois fala de modo claro e pleno do favor de Deus por Cristo e por nós nele.

(1.) Veja aqui como Deus reconhece nosso Senhor Jesus: “Este é meu Filho amado”. Observe: [1.] Sua relação com ele: ele é seu Filho. Jesus Cristo é Filho de Deus por geração eterna, pois foi gerado pelo Pai antes de todos os mundos (Colossenses 1:15; Hebreus 1:3), e por concepção sobrenatural.

Por isso foi chamado Filho de Deus: foi concebido pelo poder do Espírito Santo (Lucas 1:35). Mas isso não é tudo. É Filho de Deus também por designação especial para a obra e o ofício de Redentor do mundo.

Foi santificado, selado e enviado nessa missão; foi criado junto ao Pai para ela (Provérbios 8:30) e designado para ela: “Farei dele meu Primogênito”, Salmos 89:27.

[2.] A afeição que o Pai tinha por ele: ele é seu Filho amado, seu Filho querido, o Filho de seu amor (Colossenses 1:13). Desde toda a eternidade esteve em seu seio (João 1:18) e sempre foi sua alegria (Provérbios 8:30).

Mas foi especialmente como Mediador, ao assumir a obra da salvação humana, que era seu Filho amado. Ele é o Eleito do Pai, “em quem minha alma se agrada”. Veja Isaías 42:1. Porque anuiu à aliança da redenção e teve prazer em fazer essa vontade de Deus, o Pai o amou, João 10:17; 3:35.

Vejam, então, vejam e admirem que tipo de amor o Pai nos concedeu: entregou aquele que era o Filho de seu amor para sofrer e morrer pelos que eram a geração de sua cólera. Ou melhor: amou-o por isso mesmo, porque deu a vida pelas ovelhas!

Agora sabemos que ele nos amou, pois não reteve seu Filho, seu único Filho, seu Isaque a quem amava, mas o entregou como sacrifício por nosso pecado.

(2.) Veja aqui como ele está pronto a reconhecer-nos em Cristo: ele é seu Filho amado, não só com quem, mas em quem se agrada. Agrada-se de todos os que estão nele e a ele se unem pela fé.

Até então Deus estivera desgostoso com os filhos dos homens; mas agora sua ira se desviou, e ele nos fez “aceitos no Amado”, Efésios 1:6. Saiba o mundo inteiro que ele é o Pacificador, o Árbitro que pôs a mão sobre ambas as partes, e que ninguém vem a Deus como Pai senão por meio dele como Mediador, João 14:6.

Nele nossos sacrifícios espirituais são aceitáveis, pois ele é o Altar que santifica cada oferta, 1 Pedro 2:5. Fora de Cristo, Deus é fogo consumidor; em Cristo, é Pai reconciliado.

Este é o resumo de todo o evangelho: é afirmação fiel e digna de toda aceitação que Deus declarou, por uma voz do céu, que Jesus Cristo é seu Filho amado, em quem se agrada. A isso devemos concordar alegremente pela fé e dizer que ele é nosso Salvador amado, em quem nos agradamos.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra