Mateus 17
Argumento
Neste capítulo temos: I. Cristo transfigurado em sua magnificência e glória (vv. 1-13). II. Cristo em seu poder e graça, expulsando o demônio de uma criança (vv. 14-21). E III. Cristo em sua pobreza e grande humilhação: 1. A predição de seus próprios sofrimentos (v. 22, 23). 2. O pagamento do tributo (vv. 24-27).
Assim, temos aqui Cristo, o Resplendor da glória de seu Pai, purificando por si mesmo nossos pecados, pagando nossas dívidas e destruindo em nosso favor aquele que detinha o poder da morte, isto é, o diabo. Desse modo, as diversas indicações das intenções misericordiosas de Cristo estavam admiravelmente entrelaçadas.
Versículos 1 a 13
A Transfiguração de Cristo.
Temos aqui o relato da transfiguração de Cristo. Ele havia dito que o Filho do Homem viria em breve em seu reino, e todos os três evangelistas ligam cuidadosamente este relato àquela promessa, como se a transfiguração de Cristo devesse ser uma amostra e uma garantia antecipada do reino de Cristo, bem como de sua luz e de seu amor que nele se manifestam aos seus escolhidos e santificados.
Pedro fala disso como “o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus” (2 Pedro 1:16), pois foi uma emanação de seu poder e um anúncio prévio de sua vinda, adequadamente introduzida por tais prelúdios.
Quando Cristo estava aqui em sua humilhação, embora seu estado fosse, em essência, de rebaixamento e aflições, ainda assim havia nele alguns vislumbres de sua glória entremeados, para que ele próprio recebesse mais ânimo em seus sofrimentos e os outros se escandalizassem menos.
Seu nascimento, seu batismo, sua tentação e sua morte foram as manifestações mais notáveis de sua humilhação; cada uma delas foi acompanhada por alguns sinais extraordinários de glória e pelos sorrisos do céu. Mas, como a sequência de seu ministério público era uma humilhação contínua, surge aqui, bem no meio dela, esta revelação de sua glória.
Assim como agora, no céu, ele tem seus atos de condescendência, quando estava na terra teve seus momentos de exaltação. Quanto à transfiguração de Cristo, observe:
I. As circunstâncias dela, aqui assinaladas (v. 1):
- O tempo: seis dias depois do solene colóquio que teve com seus discípulos (Mateus 16:21). São Lucas diz que foi cerca de oito dias depois, havendo seis dias completos entre os acontecimentos, e sendo este o oitavo dia, uma semana depois daquele dia.
Não se registra nada que nosso Senhor Jesus tenha dito ou feito nos seis dias anteriores à transfiguração. Assim, antes de algumas grandes manifestações, “houve silêncio no céu pelo prazo de meia hora” (Apocalipse 8:1). Então, quando Cristo parecer nada fazer por sua igreja, espere algo extraordinário em breve.
- O lugar: foi no alto de um monte elevado, à parte. Cristo escolheu um monte, (1.) como lugar secreto. Ele se retirou; pois, embora uma cidade sobre um monte dificilmente possa ser escondida, duas ou três pessoas sobre um monte dificilmente podem ser encontradas. Por isso, seus oratórios particulares ficavam geralmente nos montes.
Cristo escolheu um lugar retirado para transfigurar-se, porque sua manifestação pública em sua glória não convinha a seu estado presente. Desse modo, mostraria sua humildade e nos ensinaria que a privacidade favorece muito nossa comunhão com Deus.
Os que desejam manter comunhão com o Céu precisam afastar-se com frequência das conversas e dos negócios deste mundo. Descobrirão que nunca estão menos sós do que quando estão a sós, pois o Pai está com eles.
(2.) Como lugar elevado, acima das coisas de baixo. Repare: os que desejam uma comunhão transformadora com Deus não devem apenas retirar-se, mas subir: elevar seus corações e buscar as coisas do alto. O chamado é: “Sobe aqui” (Apocalipse 4:1).
- As testemunhas dela. Ele levou consigo Pedro, Tiago e João. (1.) Levou três, número suficiente para testemunhar o que veriam, pois pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra será confirmada.
Cristo torna suas manifestações suficientemente certas, mas não excessivamente comuns: “não a todo o povo, mas a testemunhas” (Atos 10:41), para que fossem bem-aventurados os que não viram e, contudo, creram.
(2.) Levou esses três porque eram os principais entre seus discípulos, os três primeiros dos valentes do Filho de Davi. Provavelmente se destacavam em dons e graças; eram os favorecidos de Cristo, escolhidos para testemunhar seus momentos de retiro.
Estiveram presentes quando ele devolveu a vida à menina (Marcos 5:37). Mais tarde seriam testemunhas de sua agonia, e esta visão devia prepará-los para isso.
Repare: contemplar a glória de Cristo enquanto estamos neste mundo é boa preparação para nossos sofrimentos com ele, assim como esses sofrimentos nos preparam para contemplar sua glória no outro mundo. Paulo, que teve abundância de dificuldades, teve abundância de revelações.
II. A maneira como ocorreu (v. 2): “Foi transfigurado diante deles”. A substância de seu corpo permaneceu a mesma, mas seus acidentes e aparências mudaram grandemente. Ele não se transformou em espírito; mas seu corpo, que havia aparecido em fraqueza e desonra, apareceu agora em poder e glória.
Ele foi transfigurado, metamorphothe, foi metamorfoseado. Os poetas profanos entretinham e enganavam o mundo com histórias vãs e extravagantes de metamorfoses, especialmente as de seus deuses, histórias que os rebaixavam e diminuíam, tão falsas quanto ridículas.
Alguns pensam que Pedro alude a essas histórias quando, prestes a mencionar essa transfiguração de Cristo, diz que não seguimos fábulas engenhosamente inventadas quando lhes demos isso a conhecer (2 Pedro 1:16).
Cristo era tanto Deus quanto homem; mas, nos dias de sua carne, assumiu “a forma de um servo”, morphen doulou (Filipenses 2:7). Ele pôs um véu sobre a glória de sua divindade; mas agora, em sua transfiguração, retirou esse véu, apareceu en morphe theou, “na forma de Deus” (Filipenses 2:6), e deu a seus discípulos um vislumbre de sua glória, que não podia deixar de mudar sua forma.
A grande verdade que declaramos é que “Deus é luz” (1 João 1:5), habita na luz (1 Timóteo 6:16) e se cobre de luz (Salmos 104:2). Por isso, quando Cristo quis aparecer em forma de Deus, apareceu em luz, a mais gloriosa de todas as coisas visíveis, primogênita da criação e a que mais se assemelha ao Pai eterno.
Cristo é a Luz. Enquanto estava no mundo, resplandecia nas trevas, e por isso o mundo não o conheceu (João 1:5, 10); mas, nessa ocasião, a Luz resplandeceu para fora das trevas. Sua transfiguração manifestou-se em duas coisas:
- Seu rosto resplandeceu como o sol. O rosto é a parte principal do corpo, pela qual somos reconhecidos. Por isso, tal brilho foi posto no rosto de Cristo, o mesmo rosto que mais tarde ele não escondeu da vergonha e dos cuspes.
Resplandeceu como o sol quando sai em sua força, tão claro, tão brilhante, pois ele é o Sol da justiça, a Luz do mundo. O rosto de Moisés brilhava apenas como a lua, com uma luz emprestada e refletida; o de Cristo, porém, brilhava como o sol, com luz inata e inerente.
Essa luz era ainda mais perceptivelmente gloriosa porque surgiu de repente, como que de trás de uma nuvem negra.
- Suas vestes ficaram brancas como a luz. Todo o seu corpo mudou, assim como o rosto, de modo que os raios de luz, saindo de todas as partes através das roupas, as tornaram brancas e resplandecentes. O brilho do rosto de Moisés era tão fraco que um véu fino podia facilmente escondê-lo; a glória do corpo de Cristo, porém, era tal que iluminava suas roupas.
III. Os companheiros dela. Por fim, ele virá com dezenas de milhares de seus santos; e, como amostra disso, apareceram-lhes agora Moisés e Elias conversando com ele (v. 3). Observe: 1. Havia santos glorificados acompanhando-o, para que, enquanto três davam testemunho na terra, Pedro, Tiago e João, outros também dessem testemunho do céu.
Assim, havia aqui uma viva representação do reino de Cristo, formado por santos no céu e santos na terra, ao qual pertencem os espíritos dos justos aperfeiçoados. Vemos aqui que os que adormeceram em Cristo não pereceram, mas existem em estado separado e se apresentarão quando houver ocasião.
- Esses dois eram Moisés e Elias, homens muito eminentes em seus dias. Ambos jejuaram quarenta dias e quarenta noites, como Cristo, realizaram outros milagres e foram notáveis tanto ao deixar este mundo quanto ao viver nele. Elias foi levado ao céu num carro de fogo e não morreu.
O corpo de Moisés nunca foi encontrado; possivelmente foi preservado da corrupção e reservado para esta aparição. Os judeus tinham grande respeito pela memória de Moisés e Elias; por isso, eles vieram dar testemunho de Cristo e levar notícias a respeito dele ao mundo celestial. Neles, a lei e os profetas honraram Cristo e deram testemunho dele.
Moisés e Elias apareceram aos discípulos; eles os viram e ouviram conversar e, seja pelo que diziam, seja por informação de Cristo, souberam que eram Moisés e Elias. Os santos glorificados conhecerão uns aos outros no céu.
Eles conversaram com Cristo. Repare: Cristo tem comunhão com os bem-aventurados e não será estranho a nenhum membro daquela comunidade glorificada.
Cristo estava prestes a receber o selo de seu ofício profético; por isso, esses dois grandes profetas eram os mais adequados para acompanhá-lo, transferindo-lhe toda a sua honra e influência, pois nestes últimos dias Deus nos fala por seu Filho (Hebreus 1:2).
IV. O grande prazer e a satisfação que os discípulos tiveram ao contemplar a glória de Cristo. Pedro, como de costume, falou pelos demais: “Senhor, é bom estarmos aqui”. Pedro expressa aqui:
- O deleite que tinham nessa comunhão: “Senhor, é bom estar aqui”. Embora estivessem num monte alto, que podemos supor áspero e desagradável, exposto ao vento e frio, ainda assim era bom estar ali. Ele expressa o sentimento de seus condiscípulos: “É bom não só para mim, mas para nós”. Não desejava monopolizar esse favor; de bom grado os incluiu nele.
Ele diz isso a Cristo. Afetos piedosos e devotos gostam de derramar-se diante do Senhor Jesus. A alma que ama Cristo e ama estar com ele ama ir e dizer-lhe isso: “Senhor, é bom estarmos aqui”. Isso sugere um reconhecimento agradecido de sua bondade ao admiti-los a esse favor.
Repare: a comunhão com Cristo é o deleite dos cristãos. Todos os discípulos do Senhor Jesus consideram bom estar com ele no monte santo. É bom estar aqui onde Cristo está e aonde ele nos leva por sua designação; é bom estar aqui, retirados e a sós com Cristo, onde podemos contemplar a beleza do Senhor Jesus (Salmos 27:4).
É agradável ouvir Cristo comparar suas palavras com as de Moisés e dos profetas, ver como todas as instituições da lei e todas as predições dos profetas apontavam para Cristo e se cumpriam nele.
- O desejo de que essa comunhão continuasse: “Façamos aqui três tendas”. Nisso havia, como em muitas outras falas de Pedro, uma mistura de fraqueza e boa vontade, mais zelo do que discernimento.
(1.) Havia aqui zelo por essa comunhão com as coisas celestiais, um contentamento louvável diante da glória de Cristo que contemplavam. Repare: os que pela fé contemplam a beleza do Senhor em sua casa não podem deixar de desejar habitar ali todos os dias de sua vida.
É bom ter um prego no lugar santo de Deus (Esdras 9:8), uma morada permanente; estar nas ordenanças sagradas como quem está em casa, não como viajante. Pedro achou que aquele monte era um excelente terreno para construir e queria erguer tendas ali, assim como Moisés, no deserto, fez um tabernáculo para a Shechinah, ou glória divina.
Revelava grande respeito por seu Mestre e pelos hóspedes celestiais, com algum louvável esquecimento de si mesmo e de seus condiscípulos, querer tendas para Cristo, Moisés e Elias, mas nenhuma para si. Ele se contentaria em deitar ao ar livre, no chão frio, em tão boa companhia; contanto que seu Mestre tivesse onde reclinar a cabeça, pouco lhe importava se ele próprio teria ou não.
(2.) Contudo, nesse zelo ele revelou muita fraqueza e ignorância. Que necessidade tinham Moisés e Elias de tendas? Eles pertenciam ao mundo bem-aventurado, onde não passam mais fome, nem o sol os abrasa.
Cristo havia recentemente predito seus sofrimentos e dito aos discípulos que esperassem o mesmo. Pedro se esquece disso ou, para impedi-lo, insiste em construir tendas no monte da glória, fora do caminho das dificuldades. Continua insistindo na mesma tecla: “Mestre, poupa-te”, embora tivesse sido repreendido por isso tão recentemente.
Repare: há nos homens bons uma propensão a esperar a coroa sem a cruz. Pedro queria apoderar-se dela como prêmio, embora ainda não tivesse combatido seu combate nem terminado sua própria carreira, como aqueles outros discípulos (Mateus 20:21).
Erramos o alvo se esperamos encontrar um céu aqui na terra. Não cabe a estrangeiros e peregrinos, como somos mesmo nas melhores circunstâncias deste mundo, falar em construir nem esperar uma cidade permanente.
Ainda assim, há alguma desculpa para a inadequação da proposta de Pedro: ele não apenas não sabia o que dizia (Lucas 9:33), mas também submeteu a proposta à sabedoria de Cristo: “Se quiseres, façamos tendas”. Repare: quaisquer que sejam as tendas que nos propomos construir para nós mesmos neste mundo, devemos sempre lembrar-nos de pedir a permissão de Cristo.
Não se deu resposta alguma ao que Pedro disse; o desaparecimento da glória logo responderia. Os que prometem a si mesmos grandes coisas na terra logo serão desenganados por sua própria experiência.
V. O glorioso testemunho que Deus Pai deu de nosso Senhor Jesus. Nele, Jesus recebeu do Pai honra e glória (2 Pedro 1:17), quando veio esta voz da magnífica glória.
Foi como proclamar os títulos de honra ou o tratamento régio de um príncipe quando, em sua coroação, ele aparece com os trajes de gala. E saiba-se, para consolo da humanidade, que o tratamento régio de Cristo procede de sua mediação. Assim, numa visão, ele apareceu com um arco-íris, selo da aliança, em torno de seu trono (Apocalipse 4:3), pois sua glória é ser nosso Redentor.
Quanto a esse testemunho vindo do céu a respeito de Cristo, observe:
- Como veio e de que maneira foi introduzido:
(1.) Havia uma nuvem. Encontramos com frequência no Antigo Testamento uma nuvem como sinal visível da presença de Deus. Ele desceu sobre o monte Sinai numa nuvem (Êxodo 19:9), e assim veio a Moisés (Êxodo 34:5; Números 11:25).
Tomou posse do tabernáculo numa nuvem e, mais tarde, do templo. Onde Cristo estava em sua glória, ali estava o templo, e ali Deus manifestou sua presença. Não conhecemos o equilíbrio das nuvens, mas sabemos que grande parte do intercâmbio e da comunicação entre o céu e a terra se mantém por meio delas.
Pelas nuvens, sobem os vapores e descem as chuvas; por isso se diz que Deus faz das nuvens seus carros. Assim fez aqui, quando desceu sobre este monte.
(2.) Era uma nuvem brilhante. Sob a lei, era geralmente uma nuvem espessa e escura que Deus fazia sinal de sua presença. Ele desceu sobre o monte Sinai numa nuvem espessa (Êxodo 19:16) e disse que habitaria na densa escuridão; veja 1 Reis 8:12.
Mas agora não chegamos ao monte coberto de trevas espessas e escuridão (Hebreus 12:18), e sim ao monte coroado por uma nuvem brilhante. Tanto a dispensação do Antigo Testamento quanto a do Novo Testamento tinham sinais da presença de Deus; mas aquela era uma dispensação de escuridão, terror e escravidão, e esta, de luz, amor e liberdade.
(3.) Ela os cobriu com sua sombra. Essa nuvem destinava-se a atenuar a força daquela grande luz que, de outro modo, teria vencido os discípulos e sido insuportável; era como o véu que Moisés pôs sobre o rosto quando este brilhava. Ao manifestar-se a seu povo, Deus leva em conta sua condição.
Essa nuvem era para os olhos deles o que as parábolas eram para seu entendimento: transmitia coisas espirituais por meio de coisas perceptíveis, conforme podiam suportá-las.
(4.) Veio uma voz de dentro da nuvem, e era a voz de Deus, que agora, como antigamente, falou na coluna de nuvem (Salmos 99:7). Não houve aqui trovão, relâmpago nem som de trombeta, como quando a lei foi dada por Moisés, mas apenas uma voz, uma voz mansa e baixa.
Tampouco foi precedida por vento forte, terremoto ou fogo, como quando Deus falou a Elias (1 Reis 19:11, 12). Moisés e Elias foram, então, testemunhas de que nestes últimos dias Deus nos falou por seu Filho de modo diferente daquele em que lhes falara antes.
Essa voz veio da magnífica glória (2 Pedro 1:17), a glória superior, diante da qual a anterior não tinha glória. Embora a magnífica glória estivesse encoberta pela nuvem, dali veio uma voz, pois a fé vem pelo ouvir.
- Qual foi esse testemunho do céu: “Este é meu Filho amado; ouvi-o”. Aqui temos:
(1.) O grande mistério do evangelho revelado: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo”. Foi exatamente o mesmo que se disse do céu em seu batismo (Mateus 3:17), e foi a melhor notícia que já veio do céu à terra desde que o homem pecou.
Tem o mesmo sentido daquela grande doutrina (2 Coríntios 5:19): “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo”. Moisés e Elias eram grandes homens e favorecidos do Céu; contudo, não passavam de servos, e servos dos quais Deus nem sempre se agradou: Moisés falou sem refletir, e Elias era um homem sujeito às paixões.
Cristo, porém, é Filho, e nele Deus sempre se agradou. Moisés e Elias foram por vezes instrumentos de reconciliação entre Deus e Israel: Moisés foi um grande intercessor, e Elias, um grande reformador; mas em Cristo Deus está reconciliando o mundo. Sua intercessão consegue mais o intento que a de Moisés, e sua reforma é mais eficaz que a de Elias.
A repetição da mesma voz que viera do céu no batismo não foi uma repetição vã. Como a duplicação do sonho de Faraó, serviu para mostrar que a coisa estava estabelecida. Não há dúvida de que Deus confirmará o que falou uma vez, sim, duas vezes, e ele espera que reparemos nisso.
Foi dito em seu batismo porque ele começava então sua tentação e seu ministério público; repetiu-se agora porque começava seus sofrimentos, que devem ser datados desse momento. Pois só agora, e não antes, ele começou a predizê-los; logo após sua transfiguração se diz que havia chegado o tempo de ele ser recebido no alto (Lucas 9:51).
Por isso, a declaração se repetiu naquele momento, a fim de armá-lo contra o terror da cruz e de armar seus discípulos contra o escândalo dela. Quando os sofrimentos começam a abundar, as consolações são dadas com abundância ainda maior (2 Coríntios 1:5).
(2.) O grande dever do evangelho exigido, condição para que recebamos os benefícios de Cristo: “Ouvi-o”. Deus não se agrada em Cristo de ninguém além dos que o ouvem. Não basta apenas escutar o que ele diz, pois de que isso nos serviria? Devemos ouvi-lo e crer nele como o grande Profeta e Mestre; ouvi-lo e ser governados por ele como o grande Príncipe e Legislador; ouvi-lo e dar-lhe atenção.
Quem quiser conhecer a mente de Deus deve dar ouvidos a Jesus Cristo, pois por meio dele Deus nos falou nestes últimos dias. Essa voz do céu tornou todas as palavras de Cristo tão autênticas quanto se tivessem sido pronunciadas daquela maneira, de dentro de uma nuvem.
Deus aqui, por assim dizer, nos remete a Cristo para todas as revelações de sua mente. Isso se refere à predição acerca do Profeta que Deus levantaria semelhante a Moisés (Deuteronômio 18:18): “A ele ouvireis”.
Cristo apareceu então em glória. Quanto mais virmos da glória de Cristo, mais motivos veremos para dar-lhe ouvidos. Os discípulos, porém, estavam fitando a glória dele que viam; por isso lhes é ordenado que não olhassem para ele, mas o ouvissem.
A nuvem logo lhes encobriu a visão de sua glória, mas seu dever era ouvi-lo. Andamos pela fé, que vem pelo ouvir, e não pela vista (2 Coríntios 5:7).
Moisés e Elias estavam com ele naquele momento: a lei e os profetas. Até então se dizia: “Ouvi-os” (Lucas 16:29). Os discípulos estavam prontos a equipará-los a Cristo, querendo construir tendas tanto para eles como para ele.
Eles haviam conversado com Cristo, e provavelmente os discípulos desejavam muito saber o que tinham dito e ouvir mais alguma coisa deles. Não: diz Deus, ouçam a Cristo, e isso basta. Ouçam a ele, não a Moisés e Elias, que estavam presentes e cujo silêncio manifestou concordância com essa voz. Nada tinham a dizer em contrário.
Qualquer influência que tivessem no mundo como profetas, estavam dispostos a vê-la toda transferida a Cristo, para que em todas as coisas ele tivesse a preeminência. Não se aflijam porque Moisés e Elias permanecem tão pouco tempo com vocês: ouçam Cristo, e não sentirão falta deles.
VI. O medo que essa voz causou aos discípulos e o ânimo que Cristo lhes deu:
- Os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito amedrontados. A intensidade e a surpresa da luz talvez tivessem sobre eles o efeito natural de desalentá-los. Mas não foi só isso.
Desde que o homem pecou e ouviu a voz de Deus no jardim, as manifestações extraordinárias de Deus têm sido terríveis para o homem; sabendo que não tem motivo para esperar nada de bom, ele tem medo de ouvir algo diretamente de Deus.
Repare: mesmo quando o bom tempo vem do lugar secreto, ainda assim “com Deus há uma majestade terrível” (Jó 37:22). Veja que efeito assustador produz a voz do Senhor (Salmos 29:4). É bom para nós que Deus nos fale por pessoas semelhantes a nós, cujo terror não nos fará temer.
- Cristo bondosamente os ergueu, com grande ternura. Repare: a glória e a exaltação de nosso Senhor Jesus em nada diminuem sua atenção e seu cuidado por seu povo, cercado de fraquezas. É reconfortante pensar que agora, em seu estado exaltado, ele tem compaixão do mais humilde dos verdadeiros crentes e condescende com ele.
Observe aqui: (1.) O que ele fez: veio e os tocou. Sua aproximação dissipou os medos deles; quando perceberam que Cristo os havia alcançado, nada mais era necessário para tranquilizá-los. Cristo pôs sua mão direita sobre João em caso semelhante, e também sobre Daniel (Apocalipse 1:17; Daniel 8:18; 10:18).
Os toques de Cristo muitas vezes curavam; aqui, fortaleceram e consolaram. (2.) O que ele disse: “Levantai-vos e não temais”. Repare: embora o temor reverente em nossa comunhão com o Céu agrade a Cristo, o medo que causa assombro não lhe agrada; devemos combatê-lo.
Cristo disse: “Levantai-vos”. Repare: é Cristo, por sua palavra e pelo poder de sua graça que a acompanha, quem ergue as pessoas boas de seu abatimento e silencia seus medos; ninguém além de Cristo pode fazer isso: “Levantai-vos, não temais”.
Repare: medos sem motivo logo desapareceriam se não cedêssemos a eles nem nos deixássemos prostrar por eles, mas nos levantássemos e fizéssemos o que pudéssemos contra eles. Considerando o que tinham visto e ouvido, os discípulos tinham mais motivo para alegrar-se do que para temer, e, mesmo assim, parece que precisavam dessa advertência.
Repare: pela fraqueza da carne, muitas vezes nos amedrontamos com aquilo que deveria dar-nos ânimo. Observe: depois de receberem do céu a ordem expressa de ouvir Cristo, a primeira palavra que ouviram dele foi: “Não temais”. Ouçam isso.
Repare: a missão de Cristo ao mundo era levar consolo às pessoas boas, para que, libertas das mãos de seus inimigos, servissem a Deus sem medo (Lucas 1:74, 75).
VII. O desaparecimento da visão (v. 8). Eles se levantaram e então ergueram os olhos, mas não viram ninguém, exceto Jesus. Moisés e Elias haviam partido, e os raios da glória de Cristo haviam sido postos de lado ou novamente encobertos.
Esperavam que aquele fosse o dia em que Cristo entraria em seu reino e apareceria publicamente com o esplendor externo com que sonhavam; mas veja como ficaram decepcionados. Repare: não é sábio elevar muito nossas expectativas neste mundo, pois nossas glórias e alegrias mais valiosas aqui são passageiras.
Até as alegrias da comunhão íntima com Deus passam: não são um banquete contínuo, mas um banquete que logo passa. Se às vezes somos favorecidos com manifestações especiais da graça divina, vislumbres e garantias da glória futura, ainda assim nos são retirados imediatamente. Esperar dois céus é demais para quem não merece sequer um.
Agora não viam ninguém, exceto Jesus. Repare: Cristo permanecerá conosco quando Moisés e Elias se forem. Os profetas não vivem para sempre (Zacarias 1:5), e vemos o fim da vida de nossos ministros; mas “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:7, 8).
VIII. A conversa entre Cristo e seus discípulos enquanto desciam do monte (vv. 9-13).
Observe: 1. Eles desceram do monte. Repare: devemos descer dos montes santos, onde temos comunhão com Deus e encontramos contentamento nela, e dos quais dizemos: “É bom estar aqui”. Mesmo ali não temos uma cidade permanente.
Bendito seja Deus: há diante de nós um monte de glória e alegria do qual jamais desceremos. Mas observe: quando os discípulos desceram, Jesus desceu com eles. Repare: quando voltamos ao mundo após uma ordenança sagrada, devemos cuidar de levar Cristo conosco; então poderemos ter o consolo de que ele está conosco.
- Enquanto desciam, conversavam sobre Cristo. Repare: ao voltarmos de uma ordenança sagrada, é bom entreter-nos e uns aos outros com conversas adequadas à obra de que acabamos de participar. A comunicação que serve para edificar é especialmente oportuna nesse momento; em contrapartida, a comunicação corrupta é então pior do que em outra ocasião.
Aqui está: (1.) A ordem dada por Cristo aos discípulos de manter a visão em segredo por enquanto (v. 9): Não a contem a ninguém até que o Filho do Homem tenha ressuscitado. Se a tivessem proclamado, a credibilidade dela teria sido abalada pelos sofrimentos de Cristo, que já se aproximavam.
Mas a divulgação devia ser adiada até depois de sua ressurreição; então, esse acontecimento e a glória que se seguiria seriam uma grande confirmação da visão. Repare: Cristo seguiu um método ao manifestar-se. Queria que suas obras fossem vistas em conjunto, explicando-se e ilustrando-se mutuamente, para que aparecessem com toda a sua força e poder de convencer.
Tudo é belo em sua ocasião. A ressurreição de Cristo foi propriamente o começo do estado e do reino do evangelho; tudo o que a precedeu foi preparação e prefácio.
Por isso, embora essa visão tivesse ocorrido antes, não devia ser apresentada como prova até então. E naquele momento parece ter sido muito invocada (2 Pedro 1:16-18), quando a religião que ela devia confirmar havia adquirido plena consistência e maturidade. O tempo de Cristo é o melhor e mais apropriado para sua manifestação; devemos esperá-lo.
(2.) Uma objeção que os discípulos fizeram a algo que Cristo dissera (v. 10): “Por que, então, dizem os escribas que Elias deve vir primeiro?”
“Se Elias permanece tão pouco tempo e parte tão de repente, e se não devemos dizer nada sobre ele, por que fomos ensinados pela lei a esperar sua aparição pública no mundo pouco antes do estabelecimento do reino do Messias? A vinda de Elias, que todos esperam, deve ser secreta?”
Ou, de outra forma: “Se a ressurreição do Messias e, com ela, o começo de seu reino estão próximos, que será daquele glorioso prefácio e daquela introdução que esperamos com a vinda de Elias?”
Os escribas, expositores públicos da lei, diziam isso de acordo com a Escritura (Malaquias 4:5): “Eis que vos envio o profeta Elias”. Os discípulos falavam conforme o costume dos judeus, que atribuíam aos escribas o que a Escritura dizia.
Quanto àquilo que os ministros nos dizem de acordo com a palavra de Deus, porém, deveríamos dizer: “Deus fala conosco, não os ministros”, pois não devemos recebê-lo como palavra de homens (1 Tessalonicenses 2:13).
Observe: quando os discípulos não conseguiam conciliar o que Cristo dizia com o que haviam ouvido do Antigo Testamento, pediram-lhe que explicasse. Repare: quando dificuldades nas Escrituras nos deixam perplexos, devemos recorrer a Cristo em oração para que seu Espírito abra nosso entendimento e nos conduza a toda a verdade.
(3.) A solução dessa objeção. Peçam, e lhes será dado; peçam instrução, e lhes será dada.
[1.] Cristo confirma a predição (v. 11): “Elias na verdade virá primeiro e restaurará todas as coisas; até aqui vocês estão certos”. Cristo não veio alterar nem invalidar nada do que foi predito no Antigo Testamento.
Repare: interpretações corruptas e equivocadas podem ser devidamente rejeitadas e desacreditadas sem diminuir ou depreciar a autoridade ou a dignidade do texto sagrado. As profecias do Novo Testamento são verdadeiras e boas; devem ser recebidas e aproveitadas, ainda que alguns homens tolos e exaltados as tenham interpretado mal e delas tirado conclusões erradas.
Ele virá e restaurará todas as coisas; não as devolverá ao estado anterior, pois João Batista não se ocupou disso, mas cumprirá todas as coisas, como também se pode ler: todas as coisas que foram escritas a respeito dele, todas as predições da vinda de Elias.
João Batista veio restaurar as coisas espiritualmente, reavivar a religião que definhava e converter o coração dos pais aos filhos, o que significa o mesmo que ele restaurará todas as coisas. João pregou o arrependimento, e isso restaura todas as coisas.
[2.] Ele afirma o cumprimento. Os escribas dizem a verdade: Elias já veio (v. 12). Repare: as promessas de Deus muitas vezes se cumprem sem que as pessoas o percebam; elas perguntam “Onde está a promessa?”, quando ela já foi cumprida.
Elias veio, e não o reconheceram; não o reconheceram como o Elias prometido, precursor do Messias. Os escribas se ocupavam em analisar minuciosamente a Escritura, mas não discerniam, pelos sinais dos tempos, o cumprimento dela.
Repare: é mais fácil explicar a palavra de Deus do que aplicá-la e fazer dela uso correto. Não é de admirar, porém, que a estrela da manhã não tenha sido percebida quando aquele que é o próprio Sol estava no mundo, e o mundo não o conheceu.
Porque não o reconheceram, fizeram-lhe tudo o que quiseram. Se o tivessem reconhecido, não teriam crucificado Cristo nem decapitado João (1 Coríntios 2:8). Ridicularizaram João, perseguiram-no e por fim o mataram.
Isso foi obra de Herodes, mas aqui se atribui a toda a geração de judeus incrédulos, particularmente aos escribas. Embora não pudessem processar João por conta própria, ficaram satisfeitos com o que Herodes fez.
Cristo acrescenta: “Da mesma forma, também o Filho do Homem sofrerá às mãos deles”. Não se admirem de que Elias tenha sido maltratado e morto por aqueles que alegavam esperá-lo com grande reverência, quando o próprio Messias receberá tratamento semelhante.
Repare: os sofrimentos de Cristo tiraram o caráter surpreendente de todos os outros sofrimentos (João 15:18). Depois de mancharem as mãos com o sangue de João Batista, estavam prontos a fazer o mesmo com Cristo.
Repare: como os homens tratam os servos de Cristo, assim tratariam o próprio Cristo; e os que estão embriagados com o sangue dos mártires continuam a clamar: “Dá, dá” (Atos 12:1-3).
(4.) A satisfação dos discípulos com a resposta de Cristo à sua objeção (v. 13): entenderam que ele lhes falava de João Batista. Cristo não o chamou pelo nome, mas lhes dá uma descrição que os faria lembrar do que antes lhes havia dito a seu respeito: “Este é Elias”.
Essa é uma maneira proveitosa de ensinar: envolve os pensamentos dos próprios aprendizes e faz deles, se não os seus próprios mestres, ao menos aqueles que despertam a própria memória. Assim, o conhecimento se torna fácil para quem entende. Quando usamos diligentemente os meios de conhecer, de modo surpreendente se dissipam as névoas e se corrigem os erros!
Versículos 14 a 21
A Expulsão de um Demônio.
Temos aqui a cura milagrosa de uma criança lunática e atormentada por um demônio. Observe:
I. O triste relato da situação dessa criança, apresentado a Cristo pelo pai aflito. Isso aconteceu logo depois que ele desceu do monte onde havia sido transfigurado.
Repare: as glórias de Cristo não o fazem esquecer-se de nós, de nossas necessidades e de nossas misérias. Quando desceu do monte, onde estivera em colóquio com Moisés e Elias, não se mostrou pomposo: continuou tão acessível aos pobres suplicantes e tão próximo da multidão quanto sempre fora.
O pedido daquele pobre homem era muito insistente: aproximou-se de Cristo de joelhos. Repare: a consciência da miséria leva as pessoas a ajoelhar-se. Quem reconhece sua necessidade de Cristo o busca com empenho e sinceridade; ele se agrada dessa luta em súplica.
O pai da criança queixou-se de duas coisas:
- O sofrimento do filho (v. 15): “Senhor, tem misericórdia de meu filho”. O sofrimento dos filhos não pode deixar de afetar os pais amorosos, pois eles são parte de si mesmos. Os pais devem apresentar a Deus a situação dos filhos aflitos em oração fiel e fervorosa.
Provavelmente, a doença impedia a criança de orar por si mesma. Repare: os pais têm duplo motivo para orar pelos filhos, não só pelos fracos que não conseguem orar por si, mas sobretudo pelos que se entregam ao mal e não querem fazê-lo.
Agora: (1.) A natureza da doença da criança era muito triste: “É lunático e está muito atormentado”. Lunático é, propriamente, aquele cuja doença afeta o cérebro e volta com as mudanças da lua.
Por permissão divina, o diabo causou essa enfermidade ou, no mínimo, contribuiu para agravá-la. A criança sofria de epilepsia, e a mão de Satanás estava nisso: por meio dela, ele a atormentava e tornava a doença muito mais grave do que de costume.
Satanás afligia aqueles de quem se apossava com as doenças do corpo que mais afetam a mente, pois era à alma que pretendia causar dano.
Em sua queixa, o pai disse: “É lunático”, descrevendo o efeito. Cristo, porém, ao curá-lo, repreendeu o diabo e assim atingiu a causa. É desse modo que também realiza as curas espirituais.
(2.) Os efeitos da doença eram deploráveis: “Muitas vezes cai no fogo e muitas vezes na água”. Se a força da doença o fazia cair, a malícia do diabo o fazia cair no fogo ou na água. Tão prejudicial é ele quando se apodera de uma alma e exerce poder sobre ela. Procura devorar (1 Pedro 5:8).
- A frustração de sua expectativa em relação aos discípulos (v. 16): “Eu o trouxe aos teus discípulos, e eles não puderam curá-lo”. Cristo havia dado aos discípulos poder para expulsar demônios (Mateus 10:1, 8), e eles haviam tido êxito nisso (Lucas 10:17).
Naquela ocasião, porém, não conseguiram realizar a cura, embora nove deles estivessem juntos e diante de uma grande multidão. Cristo permitiu isso (1.) para conservá-los humildes e mostrar que dependiam dele, pois sem ele nada podiam fazer; e (2.) para glorificar a si mesmo e a seu próprio poder.
É uma honra para Cristo socorrer no momento decisivo, quando os demais não conseguem ajudar. O cajado de Eliseu na mão de Geazi não ressuscitaria a criança: ele próprio precisava ir. Repare: há favores especiais cuja concessão Cristo reserva para si.
Às vezes deixa vazia a cisterna para nos levar a si mesmo, a Fonte. Os fracassos dos instrumentos, porém, não impedirão as operações de sua graça: se ela não agir por meio deles, agirá sem eles.
II. As repreensões que Cristo dirigiu primeiro ao povo e depois ao demônio:
- Ele repreendeu os que o cercavam (v. 17): “Ó geração incrédula e perversa!” Não falou isso aos discípulos, mas ao povo e talvez especialmente aos escribas mencionados em Marcos 9:14, que, ao que parece, zombavam dos discípulos por terem encontrado um caso difícil demais para eles.
O próprio Cristo não pôde fazer muitas obras poderosas entre pessoas dominadas pela incredulidade. Por causa da falta de fé daquela geração, não receberam bênçãos de Deus que poderiam ter recebido; por causa da fraqueza da fé dos discípulos, estes não realizaram obras para Deus que poderiam ter realizado.
Eram incrédulos e perversos. Repare: os incrédulos se tornarão perversos, e a perversidade é pecado em sua pior forma. A fé é conformar-se a Deus; a incredulidade é oposição e contradição a ele. O antigo Israel era perverso por ser incrédulo (Salmos 95:9), obstinado porque nele não havia fé (Deuteronômio 32:20).
Cristo os repreende por duas coisas. (1.) Por estar com eles havia tanto tempo: “Até quando estarei convosco? Precisarão sempre de minha presença corporal? Nunca amadurecerão o bastante para que eu possa deixar o povo sob a direção dos discípulos e os discípulos sob a direção do Espírito e da comissão que receberam?”
“A criança precisará sempre ser carregada? Nunca aprenderá a andar sozinha?” (2.) Por ter suportado o comportamento deles durante tanto tempo: “Até quando vos suportarei?”
Repare: [1.] A incredulidade e a perversidade daqueles que dispõem dos meios da graça causam grande tristeza ao Senhor Jesus. Foi assim que Deus suportou a conduta do antigo Israel (Atos 13:18).
[2.] Quanto mais tempo Cristo suporta um povo perverso e incrédulo, mais se desagrada de sua perversidade e incredulidade. Ele, porém, é Deus, e não homem; caso contrário, não suportaria por tanto tempo nem aguentaria tanto quanto aguenta.
- Ele curou o menino e o restabeleceu. Ordenou: “Trazei-o aqui a mim”. Embora o povo fosse perverso e Cristo estivesse provocado, o menino recebeu cuidado.
Repare: Cristo pode irar-se, mas nunca deixa de ser bondoso. Mesmo em seu maior desagrado, não fecha as entranhas de sua compaixão aos miseráveis: “Trazei-o a mim”. Repare: quando todos os outros recursos e socorros falham, Cristo nos recebe, e podemos confiar nele, em seu poder e em sua bondade.
Veja aqui uma imagem da obra de Cristo como nosso Redentor:
(1.) Ele quebra o poder de Satanás (v. 18). Jesus repreendeu o diabo como quem tem autoridade e pode fazer cumprir, pela força, sua ordem. Repare: as vitórias de Cristo sobre Satanás são obtidas pelo poder de sua palavra, a espada que sai de sua boca (Apocalipse 19:21).
Satanás não resiste às repreensões de Cristo, por mais tempo que tenha possuído alguém. É consolador para os que lutam contra principados e potestades saber que Cristo os despojou (Colossenses 2:15). O Leão da tribo de Judá vencerá o leão que ruge e procura devorar.
(2.) Ele remedia os sofrimentos dos filhos dos homens: a criança ficou curada naquela mesma hora. A cura foi imediata e completa. Isso anima os pais a levar a Cristo seus filhos cuja alma está sob o poder de Satanás. Ele é capaz de curá-los e tão disposto a isso quanto capaz.
Não basta levá-los a Cristo por meio da oração; é preciso levá-los também à palavra de Cristo, o meio habitual pelo qual as fortalezas de Satanás são derrubadas na alma. As repreensões de Cristo, quando alcançam o coração, destroem ali o poder de Satanás.
III. O discurso de Cristo com seus discípulos depois desse acontecimento:
- Eles perguntam por que não conseguiram expulsar o demônio naquela ocasião (v. 19): aproximaram-se de Jesus à parte. Repare: os ministros que atuam publicamente por Cristo precisam manter comunhão particular com ele.
Assim, em segredo, onde ninguém os vê, podem lamentar suas fraquezas e limitações, suas insensatezes e falhas no trabalho público, e investigar suas causas. Devemos aproveitar a liberdade de aproximar-nos de Jesus à parte, para falar-lhe com franqueza e precisão.
As perguntas que os discípulos fizeram a Cristo também devemos fazer a nós mesmos ao conversar com nosso coração em nosso leito: “Por que fomos tão desatentos e negligentes naquela ocasião? Por que ficamos tão aquém do que devíamos naquele dever?” Depois de descoberto, o que está errado pode ser corrigido.
- Cristo lhes apresenta duas razões para o fracasso:
(1.) A incredulidade deles (v. 20). Ao falar com o pai da criança e com o povo, Cristo atribuiu o problema à incredulidade deles; ao falar com os discípulos, atribuiu-o à incredulidade destes. Na verdade, havia falhas de ambos os lados.
Contudo, devemos nos interessar mais por nossas próprias faltas do que pelas dos outros e atribuir a nós, antes que a eles, aquilo que vai mal. Quando a pregação da palavra parece produzir menos resultados do que em outras ocasiões, o povo tende a atribuir toda a culpa aos ministros, e os ministros, ao povo.
Seria mais adequado que cada parte reconhecesse sua própria falha e dissesse: “A culpa é minha”. Ao censurar, os ministros devem aprender a dar a cada um sua porção da palavra e afastar as pessoas da prática de julgar os outros, ensinando a todos a julgar a si mesmos: “É por causa de vossa incredulidade”.
Embora tivessem fé, ela era fraca e ineficaz. Repare: [1.] Na medida em que a fé não alcança a força, o vigor e a atividade que deveria ter, pode-se dizer com verdade: “Há incredulidade”. Muitos são culpados de incredulidade, embora não devam ser chamados incrédulos.
[2.] É por causa de nossa incredulidade que realizamos tão pouco na religião e tantas vezes fracassamos e ficamos aquém na prática do bem.
Nosso Senhor Jesus aproveita a ocasião para mostrar-lhes o poder da fé, a fim de que da próxima vez não falhassem nisso como falharam então: se vocês tiverem fé como um grão de mostarda, farão maravilhas (v. 20).
Alguns entendem que a comparação se refere à qualidade do grão de mostarda, que, ao ser esmagado, se torna picante e penetrante: “Se tiverem uma fé ativa e crescente, não morta, sem vigor ou insossa, não serão frustrados dessa maneira”.
É mais provável, porém, que se refira à quantidade: “Se tivessem ao menos um grão de fé verdadeira, mesmo tão pequeno quanto o menor de todas as sementes, fariam maravilhas”.
A fé, em geral, é aceitação firme, obediência e confiança em toda a revelação divina. A fé requerida aqui tinha por objeto a revelação específica pela qual Cristo deu aos discípulos poder para realizar milagres em seu nome, confirmando a doutrina que pregavam.
Foi nessa fé que lhes faltou firmeza. Talvez duvidassem da validade de sua comissão, temessem que a autoridade recebida tivesse terminado com o primeiro envio e não continuasse quando voltassem a acompanhar o Mestre, ou imaginassem que de algum modo a haviam perdido ou que lhes fora retirada.
Talvez a ausência do Mestre com os três discípulos principais, acompanhada da ordem para que os demais não os seguissem, lhes causasse dúvidas acerca do próprio poder, ou melhor, acerca do poder do Senhor com eles para realizar aquela cura.
De qualquer modo, naquele momento não dependiam efetivamente da promessa da presença de Cristo com eles nem nela confiavam com a firmeza que deveriam. É bom desconfiar de nós mesmos e de nossas forças; desagrada a Cristo, porém, quando desconfiamos de algum poder que procede dele ou que ele concedeu.
Se tiverem ainda que seja um pouco dessa fé sincera, se confiarem de verdade nos poderes que lhes foram confiados, dirão a este monte: “Move-te”. É uma expressão proverbial que significa apenas o que vem a seguir: “Nada vos será impossível”.
Eles tinham autoridade plena para, entre outras coisas, expulsar demônios sem exceção. Mas, como aquele demônio era extraordinariamente malicioso e persistente, desconfiaram do poder recebido e fracassaram. Para convencê-los disso, Cristo lhes mostrou o que poderiam ter feito.
Repare: a fé ativa pode remover montanhas, não por si mesma, mas pela força do poder divino garantido por uma promessa divina. A fé se apega tanto a esse poder quanto à promessa.
(2.) Havia algo na natureza da enfermidade que tornava a cura mais difícil do que de costume (v. 21): “Esta espécie não sai senão por oração e jejum”.
Essa possessão, que se manifesta como epilepsia, ou essa espécie de demônios tão furiosos, em geral só é expulsa mediante grandes atos de devoção, nos quais os discípulos falharam.
Repare: [1.] Embora todos os adversários contra os quais lutamos sejam principados e potestades, alguns são mais fortes do que outros, e seu poder é mais difícil de quebrar.
[2.] O poder extraordinário de Satanás não deve desanimar nossa fé, mas despertar-nos para exercê-la com mais intensidade e orar a Deus com mais fervor para que ele a aumente.
Alguns entendem assim a passagem: “Esta espécie de fé, que remove montanhas, não procede de Deus, nem é obtida dele, nem chega ao pleno crescimento ou ao exercício efetivo, senão por oração fervorosa”.
[3.] O jejum e a oração são meios adequados para derrubar o poder de Satanás contra nós e obter a ajuda do poder divino. O jejum fortalece a oração: é sinal e expressão da humilhação necessária para orar, ajuda a mortificar certos hábitos corrompidos e dispõe o corpo a servir à alma na oração.
Quando a influência do diabo na alma se fortalece pelo temperamento e pela constituição do corpo, é preciso unir o jejum à oração para manter o corpo sob domínio.
Versículos 22 a 23
Os Sofrimentos de Cristo São Preditos.
Cristo prediz aqui seus próprios sofrimentos. Já começara a fazer isso (Mateus 16:21) e, percebendo que seus discípulos achavam difícil aceitar essas palavras, julgou necessário repeti-las. Há coisas que Deus diz uma vez, e até duas, sem que o ser humano as perceba. Observe aqui:
- O que predisse a respeito de si mesmo: que seria traído e morto. Ele sabia de antemão, perfeitamente, tudo o que lhe aconteceria e, ainda assim, assumiu a obra de nossa redenção, o que engrandece muito seu amor. Mais ainda: a clara previsão dessas coisas teria sido uma espécie de sofrimento antecipado, se seu amor pelas pessoas não lhe tivesse tornado tudo fácil.
(1.) Diz-lhes que seria traído e entregue às mãos dos homens. Poderia ler-se “será entregue” e entender-se que o Pai o entregaria segundo seu conselho determinado e sua presciência (Atos 2:23; Romanos 8:32). Mas, como a frase está traduzida, refere-se à traição de Judas, que o entregaria aos sacerdotes, e à traição destes, que o entregariam aos romanos.
Foi traído e entregue às mãos de homens: homens aos quais estava ligado por natureza e dos quais, portanto, poderia esperar compaixão e ternura; homens que se comprometera a salvar e dos quais, portanto, poderia esperar honra e gratidão. Ainda assim, são eles seus perseguidores e assassinos.
(2.) Que eles o matariam. Nada menos que isso satisfaria sua fúria; tinham sede de seu sangue, de seu precioso sangue. “Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo.” Nada menos que isso satisfaria a justiça de Deus e cumpriria a missão que Cristo assumira: se era um Sacrifício de expiação, precisava ser morto; sem sangue não há remissão.
(3.) Que seria ressuscitado ao terceiro dia. Sempre que falava de sua morte, dava também uma indicação de sua ressurreição: a alegria posta diante dele, na expectativa da qual suportou a cruz e desprezou a vergonha.
Isso dava ânimo não apenas a ele, mas também aos discípulos. Se ressuscitasse ao terceiro dia, sua ausência não seria longa, e seu retorno a eles seria glorioso.
- Como os discípulos receberam a notícia: ficaram profundamente tristes. Nisso se manifestou seu amor pela pessoa do Mestre, mas também sua ignorância e seu equívoco a respeito da obra dele.
Pedro não ousou dizer nada contra isso, como fizera antes (Mateus 16:22), pois naquela ocasião fora severamente repreendido. Ele e os demais, porém, lamentaram muito, por verem nisso uma perda para si mesmos, a dor de seu Mestre e o pecado e a ruína dos que o matariam.
Versículos 24 a 27
O Pagamento de Tributo por Nosso Senhor.
Temos aqui o relato do pagamento de tributo por Cristo.
I. Observe como o tributo foi cobrado (v. 24). Cristo estava então em Cafarnaum, sua sede, onde residia a maior parte do tempo. Não se manteve afastado para evitar que lhe cobrassem o que devia; ao contrário, foi para lá, pronto a pagar.
- O tributo exigido não era um pagamento civil às autoridades romanas, cobrado rigorosamente pelos publicanos, mas uma contribuição para o culto: meio siclo, cerca de quinze pence, exigido de cada pessoa para o serviço do templo e para custear as despesas do culto ali prestado.
É chamado de resgate pela alma (Êxodo 30:12, etc.). Naquela época, não era cobrado com tanto rigor quanto em outros tempos, sobretudo na Galileia.
- A cobrança foi muito discreta. Por causa de suas obras poderosas, os cobradores tinham tanto respeito por Cristo que não ousaram falar-lhe a respeito. Dirigiram-se a Pedro, cuja casa ficava em Cafarnaum e onde Cristo provavelmente se hospedava.
Como responsável pela casa, Pedro era a pessoa mais apropriada para receber a pergunta, e eles supunham que conhecesse a posição de seu Mestre. Perguntaram: “O vosso Mestre não paga o tributo?”
Alguns pensam que buscavam um pretexto contra Cristo: caso se recusasse, o apresentariam como contrário ao serviço do templo e a seus seguidores como gente sem respeito à lei, que não pagaria imposto, tributo nem taxa (Esdras 4:13).
Parece mais provável, porém, que perguntaram com respeito, dando a entender que, se Cristo tivesse algum privilégio que o isentasse do pagamento, não insistiriam em cobrá-lo.
Pedro prontamente deu sua palavra pelo Mestre: “Sim, certamente; meu Mestre paga tributo. É seu princípio e sua prática; não precisam temer falar-lhe disso”.
(1.) Cristo foi posto sob a lei (Gálatas 4:4); portanto, de acordo com essa lei, pagou-se por ele quando tinha quarenta dias (Lucas 2:22), e agora ele próprio pagava. Em seu estado de humilhação, havia assumido a forma de servo (Filipenses 2:7, 8).
(2.) Foi feito pecado por nós e enviado em semelhança da carne do pecado (Romanos 8:3). Ora, o tributo pago ao templo é chamado de expiação pela alma (Êxodo 30:15). Cristo o pagou para parecer em tudo semelhante aos pecadores, embora não tivesse pecado algum pelo qual precisasse fazer expiação.
(3.) Desse modo, convinha-lhe cumprir toda a justiça (Mateus 3:15). Fez isso para dar exemplo: [1.] De dar a todos o que lhes é devido, tributo a quem é devido tributo (Romanos 13:7).
Como o reino de Cristo não é deste mundo, seus favorecidos e oficiais estão tão longe de receber, por essa condição, o poder de cobrar tributos das pessoas que os próprios bens deles ficam sujeitos às autoridades constituídas.
[2.] De contribuir para sustentar o culto público a Deus nos lugares onde vivemos. Se colhemos coisas espirituais, é justo retribuir com coisas materiais.
O templo havia se tornado um covil de ladrões, e o culto ali prestado servia de pretexto para a oposição dos principais sacerdotes a Cristo e à sua doutrina; ainda assim, Cristo pagou esse tributo.
Repare: contribuições para o culto, legalmente impostas, devem ser pagas apesar da corrupção na igreja. Devemos cuidar para não usar nossa liberdade como disfarce para a avareza ou a maldade (1 Pedro 2:16). Se Cristo paga tributo, quem pode alegar isenção?
II. Como a questão foi discutida (v. 25): não com os cobradores, para não irritá-los, mas com Pedro, a fim de que ele compreendesse por que Cristo pagava o tributo e não tirasse conclusão errada.
Pedro trouxe os cobradores para dentro da casa, mas Cristo se adiantou a ele para lhe dar uma prova de sua onisciência e mostrar que nenhum pensamento lhe pode ser ocultado. Os discípulos de Cristo nunca são atacados sem que ele saiba.
Agora, 1. Cristo recorre ao costume dos reis da terra: cobrar tributo dos estranhos, seja dos súditos de seu reino, seja dos estrangeiros que negociam com eles, mas não de seus próprios filhos, membros da família.
Entre pais e filhos há tal comunhão de bens e tal interesse comum no que possuem que seria absurdo os pais cobrarem impostos dos filhos ou exigirem deles qualquer pagamento. Seria como uma mão tributar a outra.
- Cristo aplica isso a si: “Logo, os filhos estão livres”. Ele é o Filho de Deus e Herdeiro de todas as coisas. O templo é seu templo (Malaquias 3:1), a casa de seu Pai (João 2:16), onde ele é fiel como Filho em sua própria casa (Hebreus 3:6). Portanto, não é obrigado a pagar esse tributo para o serviço do templo.
Cristo afirma assim seu direito, para que ninguém se aproveite do pagamento para enfraquecer seu título de Filho de Deus e Rei de Israel, nem pense que, ao pagar, ele próprio renunciou a esse título.
Essas isenções dos filhos não devem ser estendidas além de nosso Senhor Jesus. Pela graça e pela adoção, os filhos de Deus são libertos da escravidão do pecado e de Satanás, mas não de sua sujeição aos magistrados civis em assuntos civis.
Aqui a lei de Cristo é expressa: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores”; as almas santificadas não são exceção. “Dai a César o que é de César.”
III. Como o tributo foi pago apesar disso (v. 27).
- Por que Cristo abriu mão do privilégio e pagou o tributo, embora tivesse direito à isenção: “Para que não os escandalizemos”. Poucos sabiam, como Pedro, que ele era o Filho de Deus. Invocar agora essa grande verdade, ainda mantida em segredo, para uma finalidade como essa diminuiria sua honra.
Por isso, Cristo deixa de lado esse argumento e considera que, se recusasse pagar, aumentaria o preconceito das pessoas contra ele e sua doutrina e afastaria o afeto delas. Resolve, portanto, pagar.
Repare: a prudência e a humildade cristãs nos ensinam, em muitos casos, a abrir mão de um direito em vez de causar ofensa por insistir nele. Nunca devemos deixar de cumprir um dever por medo de causar ofensa. A pregação e os milagres de Cristo os ofendiam, mas ele continuou a realizá-los (Mateus 15:12, 13); é melhor ofender pessoas do que a Deus.
Às vezes, porém, devemos negar-nos a nós mesmos no que diz respeito a nossos interesses materiais, em vez de causar ofensa, como Paulo fez (1 Coríntios 8:13; Romanos 14:13).
- Como providenciou o pagamento: obteve o dinheiro da boca de um peixe (v. 27). Nisso aparecem:
(1.) A pobreza de Cristo. Não tinha à mão quinze pence para pagar seu tributo, embora tivesse curado tantos enfermos; pelo visto, fazia tudo de graça. Por nós, tornou-se pobre (2 Coríntios 8:9).
Para as despesas habituais, vivia de doações (Lucas 8:3); para as extraordinárias, de milagres. Não mandou Judas pagar com a bolsa que levava: aquele dinheiro se destinava ao sustento de todos, e Cristo não quis usá-lo para seu benefício particular.
(2.) O poder de Cristo em retirar dinheiro da boca de um peixe para esse fim. Não importa se sua onipotência pôs a moeda ali ou se sua onisciência sabia que ela estava ali: em ambos os casos, isso comprovava sua divindade e que ele é Senhor dos exércitos.
Até os seres mais distantes das pessoas obedecem a Cristo; mesmo os peixes do mar estão sob seus pés (Salmos 8:6-8). Para demonstrar seu domínio sobre este mundo inferior e acomodar-se a seu estado presente de humilhação, escolheu tirar o dinheiro da boca de um peixe, embora pudesse tê-lo recebido da mão de um anjo. Observe agora:
[1.] Pedro devia pescar o peixe com anzol. Mesmo em seus milagres, Cristo usava meios que estimulassem o trabalho e o esforço. Pedro tinha algo a fazer, e justamente no exercício de sua profissão, para nos ensinar diligência no trabalho para o qual fomos chamados e no qual recebemos o chamado. Esperamos que Cristo nos dê algo? Estejamos prontos a trabalhar para ele.
[2.] O peixe subiu com dinheiro na boca, o que nos representa a recompensa da obediência dentro da própria obediência. O trabalho que fazemos por ordem de Cristo traz consigo a própria remuneração: no cumprimento dos mandamentos de Deus, assim como depois dele, há grande recompensa (Salmos 19:11).
Pedro fora feito pescador de homens, e aqueles que assim pescava vinham à tona: onde o coração se abre para receber a palavra de Cristo, a mão se abre para sustentar seus ministros.
[3.] A moeda bastava exatamente para pagar o tributo de Cristo e de Pedro. Pedro encontraria um estáter, equivalente a um siclo judaico, suficiente para o tributo de duas pessoas, pois cada uma devia meio siclo (Êxodo 30:13).
Cristo poderia ter ordenado com a mesma facilidade que aparecesse uma bolsa de dinheiro em vez de uma única moeda. Quis, porém, ensinar-nos a não cobiçar o supérfluo, mas a contentar-nos com o bastante para as necessidades presentes, sem desconfiar de Deus, ainda que vivamos apenas com o necessário para cada dia.
Cristo fez do peixe seu guardador de dinheiro; por que não podemos fazer da providência de Deus nosso armazém e tesouro? Se temos o suficiente para hoje, deixemos que o amanhã cuide do que lhe pertence.
Cristo pagou por si e por Pedro porque é provável que, naquela ocasião, só Pedro tenha sido incluído na cobrança, e o tributo foi exigido dele. Talvez os demais já tivessem pago ou devessem pagar em outro lugar.
Os papistas fazem grande mistério do fato de Cristo ter pago por Pedro, como se isso fizesse dele a cabeça e o representante de toda a igreja. Contudo, o pagamento do tributo por Pedro era antes sinal de sujeição que de superioridade. Seus supostos sucessores não pagam tributo; exigem-no.
Pedro pescou o dinheiro, e por isso uma parte foi usada em seu benefício. Os que trabalham com Cristo para ganhar almas brilharão com ele. Pedro devia entregar a moeda por si e por Cristo. O que Cristo pagou por si foi considerado dívida; o que pagou por Pedro foi uma gentileza para com ele.
Repare: é desejável, se Deus assim quiser, ter bens deste mundo não só para ser justo, mas também para ser bondoso; não só para praticar a caridade com os pobres, mas também para ser atencioso com os amigos. Para que serve uma grande fortuna, senão para permitir que alguém faça ainda mais bem?
Por fim, observe: o evangelista registra aqui as ordens dadas por Cristo a Pedro, a autorização. O resultado não é mencionado em particular, mas dado como certo, e com razão: para Cristo, dizer e fazer são a mesma coisa.