Marcos 9
Argumento
Neste capítulo temos:
I. A transfiguração de Cristo no monte, vv. 1-13. II. A expulsão do diabo de uma criança por ele, quando os discípulos não podiam fazê-lo, vv. 14-29. III. A sua previsão dos seus próprios sofrimentos e morte, vv. 30-32.
IV. A censura que deu aos seus discípulos por disputarem quem seria o maior (vv. 33-37); e a João por repreender alguém que expulsava diabos em nome de Cristo e não os acompanhava, vv. 38-41.
V. O discurso de Cristo com os seus discípulos sobre o perigo de ofender um dos seus pequeninos (v. 42), e de tolerar em nós mesmos aquilo que é uma ofensa e uma ocasião de pecado para nós (vv. 43-50); a maioria dessas passagens tivemos antes, Mateus 17; 18.
Versículos 1 a 13
A Transfiguração.
Aqui está:
I. Uma previsão do reino de Cristo, agora próximo de chegar, v. 1. Aquilo que é predito é:
Que o reino de Deus viria, e viria de modo a ser visto. O reino do Messias será estabelecido no mundo pela destruição completa da organização política judaica, que se punha no seu caminho; isso era a restauração do reino de Deus entre os homens, que, de certo modo, se perdera pela lamentável degeneração tanto dos judeus quanto dos gentios.
Que viria com poder, de modo a abrir o seu próprio caminho e derrubar a oposição que lhe era feita. Veio com poder quando se executou a vingança contra os judeus por crucificarem Cristo, e quando venceu a idolatria do mundo gentio.
Que viria enquanto alguns dos então presentes estivessem vivos; há alguns aqui presentes que não provarão a morte até que o vejam; isso diz o mesmo que Mateus 24:34: “Esta geração não passará até que todas estas coisas se cumpram”.
Aqueles que estavam aqui com Cristo o veriam, quando os outros não poderiam discernir que era o reino de Deus, pois não veio com aparência exterior.
II. Uma amostra desse reino na transfiguração de Cristo, seis dias depois de Cristo ter dito essa previsão.
Ele começara a avisar os seus discípulos da sua morte e dos seus sofrimentos; e, para evitar que se ofendessem com isso, lhes dá esse vislumbre da sua glória, para mostrar que os seus sofrimentos eram voluntários, e que eficácia a dignidade e a glória da sua pessoa lhes dariam, e para evitar a ofensa da cruz.
- Foi no topo de um monte alto, como a comunhão que Moisés teve com Deus, que foi no topo do monte Sinai, e a sua vista de Canaã do topo do monte Pisga.
A tradição diz que foi no topo do monte Tabor que Cristo foi transfigurado; e, se foi assim, cumpriu-se a Escritura: “Tabor e Hermom se regozijarão em teu nome”, Salmos 89:12.
O dr. Lightfoot, observando que o último lugar onde encontramos Cristo foi na região de Cesareia de Filipe, que ficava longe do monte Tabor, pensa antes que foi um monte alto de que Josefo fala, perto de Cesareia.
- As testemunhas foram Pedro, Tiago e João; estes eram os três que deviam dar testemunho na terra, correspondendo a Moisés, Elias e à voz do céu, os três que deviam dar testemunho do alto.
Cristo não levou todos os discípulos consigo, porque isso devia ser mantido muito em particular. Assim como há favores distintivos que são dados aos discípulos, e não ao mundo, assim há os que são dados a alguns discípulos, e não a outros.
Todos os santos são um povo próximo de Cristo, mas alguns repousam no seu peito. Tiago foi o primeiro de todos os doze a morrer por Cristo, e João sobreviveu a todos eles, para ser a última testemunha ocular dessa glória.
Ele deu testemunho (João 1:14): Vimos a sua glória; e assim também Pedro, 2 Pedro 1:16-18.
- A maneira como aconteceu: Foi transfigurado diante deles; apareceu de maneira diferente da habitual. Isso foi uma mudança dos acidentes, permanecendo a substância a mesma, e foi um milagre.
Mas a transubstanciação, a mudança da substância, permanecendo todos os acidentes os mesmos, é uma fraude e impostura, e não um milagre, uma obra como Cristo nunca realizou.
Veja de que grande mudança os corpos humanos são capazes quando Deus tem por bem conceder-lhes honra, como fará com os corpos dos santos na ressurreição.
Foi transfigurado diante deles; a mudança, é provável, foi gradual, de glória em glória, de modo que os discípulos, que estavam de olho nele o tempo todo, tiveram a evidência mais clara e mais certa que poderiam ter de que essa aparição gloriosa não era outro senão o próprio bendito Jesus, e não havia ilusão nisso.
João parece se referir a isso (1 João 1:1) quando fala da palavra da vida como aquilo que eles tinham visto com os seus olhos e contemplado.
As suas vestes se tornaram brilhantes; de modo que, embora provavelmente fossem de cor escura, se não pretas, contudo, agora eram excessivamente brancas como a neve, além do que a arte do lavandeiro podia fazer para branqueá-las.
- Os seus companheiros nessa glória eram Moisés e Elias (v. 4); apareceram falando com ele, não para ensiná-lo, mas para testemunhar a respeito dele e serem ensinados por ele.
Por isso parece que há comunhão e intercâmbio entre os santos glorificados; eles têm maneiras de falar uns com os outros que não entendemos. Moisés e Elias viveram a uma grande distância de tempo um do outro, mas isso não causa desacordo no céu, onde os primeiros serão últimos e os últimos primeiros, isto é, todos um em Cristo.
- O grande deleite que os discípulos tiveram em ver essa visão e ouvir esse discurso é expresso por Pedro, a boca dos demais; ele disse: “Mestre, é bom para nós estarmos aqui”, v. 5.
Embora Cristo estivesse transfigurado e discursasse com Moisés e Elias, contudo, deu a Pedro licença de falar com ele e de ficar tão à vontade com ele quanto antes. Repare: Nosso Senhor Jesus, na sua exaltação e glória, não diminui de modo algum a sua bondade condescendente para com o seu povo.
Muitos, quando estão na sua grandeza, obrigam os seus amigos a manter distância; mas os verdadeiros crentes têm acesso até mesmo ao Jesus glorificado, com ousadia e liberdade para falar com ele.
Até nesse discurso celestial houve espaço para Pedro inserir uma palavra; e é esta: “Senhor, é bom estar aqui, é bom para nós estarmos aqui; aqui façamos tabernáculos; seja este o nosso repouso para sempre”. Repare:
As almas agraciadas consideram bom estar em comunhão com Cristo, bom estar perto dele, bom estar no monte com ele, embora seja um lugar frio e solitário; é bom estar aqui, retirado do mundo e sozinho com Cristo: e, se é bom estar com Cristo transfigurado só num monte com Moisés e Elias, como será bom estar com Cristo glorificado no céu com todos os santos!
Mas observe: Enquanto Pedro queria ficar aqui, esqueceu-se da necessidade da presença de Cristo e da pregação dos seus apóstolos entre o povo. Nesse exato momento, os outros discípulos precisavam muito deles, v. 14. Repare:
Quando tudo vai bem conosco, temos propensão a não pensar nos outros e, na plenitude dos nossos prazeres, a esquecer as necessidades dos nossos irmãos. Foi uma fraqueza de Pedro preferir a comunhão particular com Deus à utilidade pública.
Paulo está disposto a permanecer na carne, em vez de partir para o monte da glória (embora isso seja muito melhor), quando vê que é necessário para a igreja, Filipenses 1:24, 25.
Pedro falou em fazer três tabernáculos distintos para Moisés, Elias e Cristo, o que não foi bem concebido. Pois há uma harmonia tão perfeita entre a lei, os profetas e o evangelho que um tabernáculo conterá todos eles; habitam juntos em unidade.
Mas, fosse o que fosse de incongruente naquilo que disse, ele pode ser desculpado, pois todos estavam muito amedrontados; e ele, de sua parte, não sabia o que dizer (v. 6), sem saber qual seria o fim daquilo.
- A voz que veio do céu era uma atestação da mediação de Cristo, v. 7. Havia uma nuvem que os cobria e lhes servia de abrigo. Pedro falara em fazer tabernáculos para Cristo e os seus amigos.
Mas, enquanto ele ainda falava, veja como o seu projeto foi substituído; essa nuvem lhes serviu de abrigo em lugar de tabernáculos (Isaías 4:5). Enquanto falava dos seus tabernáculos, Deus criou o seu tabernáculo não feito por mãos.
Agora, dessa nuvem (que era só uma sombra para a glória excelente de que Pedro fala, de onde veio essa voz) foi dito: “Este é o meu Filho amado, ouvi-o”.
Deus o reconhece e o aceita como o seu Filho amado, e está pronto a nos aceitar nele. Devemos, então, reconhecê-lo e aceitá-lo como o nosso Salvador amado, e devemos nos entregar para sermos governados por ele.
- A visão, destinada apenas a introduzir a voz, quando esta foi proferida, desapareceu (v. 8); de repente, quando olharam ao redor, como homens espantados procurando ver onde estavam, tudo havia desaparecido; não viam mais ninguém.
Elias e Moisés tinham desaparecido da vista, e só Jesus permaneceu com eles, sem estar transfigurado, mas como costumava ser. Repare: Cristo não deixa a alma quando alegrias e consolações extraordinárias a deixam.
Embora comunicações mais palpáveis e arrebatadoras possam ser retiradas, os discípulos de Cristo têm, e terão, a sua presença habitual com eles sempre, até o fim do mundo, e nisso devemos confiar. Agradeçamos a Deus pelo pão diário e não esperemos uma festa contínua deste lado do céu.
- Temos aqui o discurso entre Cristo e os seus discípulos, enquanto desciam do monte:
(1.) Ordenou-lhes que mantivessem esse assunto muito em particular, até que ele tivesse ressuscitado dos mortos, o que completaria a prova da sua missão divina. E então isso devia ser apresentado junto com o restante da evidência, v. 9.
E, além disso, estando agora num estado de humilhação, não queria que se reparasse publicamente em nada que pudesse parecer incompatível com tal estado; pois queria se acomodar a ele em tudo.
Essa ordem de silêncio aos discípulos também lhes seria útil, para evitar que se gabassem da intimidade à qual foram admitidos, para que não se ensoberbecessem com a abundância das revelações. É uma mortificação para um homem ficar impedido de contar dos seus progressos, e pode ajudar a esconder dele o orgulho.
(2.) Os discípulos não sabiam o que significaria ressuscitar dos mortos; não podiam formar nenhuma noção da morte do Messias (Lucas 18:34). E por isso estavam dispostos a pensar que a ressurreição de que ele fala era figurada, a sua elevação do seu presente estado inferior e baixo à dignidade e ao domínio que esperavam.
Mas, se assim fosse, aqui está outra coisa que os embaraça (v. 11): Por que dizem os escribas que, antes da aparição do Messias na sua glória, segundo a ordem estabelecida nas profecias do Antigo Testamento, Elias deve vir primeiro?
Mas Elias se fora, e Moisés também. Agora, o que levantou essa dificuldade foi que os escribas lhes ensinaram a esperar a pessoa de Elias, ao passo que a profecia pretendia alguém no espírito e poder de Elias. Repare: A má compreensão da Escritura é um grande prejuízo para a acolhida da verdade.
(3.) Cristo lhes deu uma chave para a profecia a respeito de Elias (v. 12, 13): De fato está profetizado que Elias virá, restaurará todas as coisas e as porá em ordem; e (embora vocês não queiram entender isso) também está profetizado do Filho do homem que deve sofrer muitas coisas e ser reduzido a nada, deve ser alvo de descrédito por parte dos homens e desprezado pelo povo.
E, embora os escribas não lhes digam isso, as Escrituras dizem, e vocês têm tanta razão para esperar isso quanto aquilo, e não deveriam estranhá-lo tanto.
Mas, quanto a Elias, digo-lhes que veio; e, se vocês considerarem um pouco, entenderão a quem me refiro: é alguém a quem fizeram tudo o que quiseram. Isso era muito aplicável ao mau tratamento que deram a João Batista.
Muitos dos antigos, e os escritores papistas em geral, pensam que, além da vinda de João Batista no espírito de Elias, deve-se esperar o próprio Elias em pessoa, com Enoque, antes da segunda aparição de Cristo, na qual a profecia de Malaquias terá um cumprimento mais pleno do que teve em João Batista.
Mas isso é uma fantasia sem fundamento; o verdadeiro Elias, assim como o verdadeiro Messias prometido, veio, e não devemos esperar nenhum outro. Estas palavras, “como está escrito dele”, não se referem a terem feito com ele tudo o que quiseram (isso vem num parêntese), mas apenas à sua vinda. Ele veio, esteve aqui e agiu conforme estava escrito a respeito dele.
Versículos 14 a 29
A Expulsão de um Espírito Mau.
Temos aqui a história de Cristo expulsando o diabo de uma criança, relatada um pouco mais plenamente do que em Mateus 17:14, etc. Observe aqui:
I. O retorno de Cristo aos seus discípulos, e a perplexidade em que os encontrou. Pôs de lado as suas vestes de glória, e veio olhar pela sua família, e perguntar o que fora feito deles. A glória de Cristo acima não o faz esquecer das questões da sua igreja abaixo, que visita em grande humildade, v. 14.
E veio muito oportunamente, quando os discípulos estavam embaraçados e encalhados. Os escribas, que eram inimigos jurados tanto dele quanto deles, tinham obtido uma vantagem contra eles.
Uma criança possessa por um diabo lhes foi trazida, e não podiam expulsar o diabo. Por isso, os escribas os insultavam, e lançavam descrédito sobre o seu Mestre, e triunfavam como se o dia fosse deles.
Encontrou os escribas questionando-os, aos ouvidos da multidão, alguns dos quais talvez começassem a ficar abalados com isso. Assim Moisés, quando desceu do monte, encontrou o acampamento de Israel em grande desordem. Tão depressa se sentia a falta de Cristo e de Moisés.
O retorno de Cristo era muito bem-vindo, sem dúvida, aos discípulos, e indesejado pelos escribas. Mas repara-se particularmente que foi muito surpreendente para as pessoas, que talvez estivessem prontas a dizer: Quanto a este Jesus, não sabemos o que foi feito dele.
Mas, quando o viram vindo a eles novamente, ficaram muito espantados (algumas cópias acrescentam kai exephobethesan, e ficaram com medo). E, correndo a ele (algumas cópias, em lugar de prostrechontes, leem proschairontes, congratulando-o, ou dando-lhe boas-vindas), o saudaram.
É fácil dar um motivo para ficarem contentes de vê-lo. Mas por que estariam espantados, muito espantados, quando o viram?
Provavelmente poderia restar algo incomum no seu semblante, assim como o rosto de Moisés brilhava quando desceu do monte, o que fez as pessoas terem medo de se aproximar dele, Êxodo 34:30.
Assim talvez fosse o rosto de Cristo, em alguma medida. Ao menos, em vez de parecer fatigado, apareciam maravilhosa vivacidade e animação no seu aspecto, que os espantavam.
II. O caso que deixava os discípulos perplexos, trazido diante dele. Perguntou aos escribas, que, como sabia, sempre eram importunos aos seus discípulos, e os molestavam em toda ocasião: “O que questionais com eles? Qual é a desavença agora?”
Os escribas não responderam, pois estavam confundidos na sua presença. Os discípulos não responderam, pois estavam consolados, e agora deixavam tudo a ele. Mas o pai da criança expôs o caso, v. 17, 18:
- A sua criança está possessa por um espírito mudo. Tem epilepsia, e nas suas crises fica sem fala. O seu caso é muito triste, pois, onde quer que a crise a apanhe, o espírito a rasga, lança-a em convulsões tão violentas que quase a despedaçam.
E, o que é muito doloroso para ela mesma, e assustador aos que estão ao seu redor, espuma pela boca, e range os dentes, como alguém com dor e em grande miséria.
E, embora as crises passem imediatamente, contudo a deixam tão fraca que definha, é reduzida a um esqueleto. A sua carne se seca. Assim a palavra significa, Salmos 102:3-5. Isso era uma aflição constante para um pai terno.
- Os discípulos não podem lhe dar nenhum alívio. “Desejei que o expulsassem, como tinham feito com muitos, e de boa vontade o teriam feito, mas não puderam. E, por isso, nunca poderias ter vindo em melhor hora; Mestre, eu o trouxe a ti.”
III. A repreensão que deu a todos eles (v. 19): “Ó geração sem fé, até quando estarei convosco? Até quando vos suportarei?”
O Dr. Hammond entende isso como dito aos discípulos, censurando-os por não exercerem o poder que lhes dera, e porque não jejuavam e oravam, como em alguns casos os instruíra a fazer.
Mas o Dr. Whitby o toma como repreensão aos escribas, que se gloriavam nesta frustração que os discípulos encontraram, e esperavam derrubá-los com ela. A eles chama geração sem fé, e fala como alguém cansado de estar com eles, e de suportá-los.
Nunca o ouvimos queixar-se: “Até quando estarei nesta condição baixa, e suportarei isso?” Mas: “Até quando estarei entre estas pessoas sem fé, e as suportarei?”
IV. A condição deplorável em que a criança realmente estava quando foi trazida a Cristo, e a representação dolorosa que o pai fez dela. Quando a criança viu Cristo, caiu numa crise.
O espírito imediatamente a rasgou, ferveu dentro dela, perturbou-a (assim o Dr. Hammond), como se o diabo desafiasse Cristo, e esperasse ser forte demais para ele também, e conservar a sua posse apesar dele.
A criança caiu no chão, e se revolvia espumando. Podemos dar outra interpretação a isso: que o diabo se enfurecia, e tinha tanto maior cólera, porque sabia que o seu tempo era curto, Apocalipse 12:12.
Cristo perguntou: “Há quanto tempo isso lhe veio?” E, ao que parece, a doença era antiga. Veio-lhe desde criança (v. 21), o que tornava o caso mais triste, e a cura mais difícil.
Todos somos por natureza filhos da desobediência, e nesses o espírito mau opera, e tem feito isso desde a nossa infância. Pois a insensatez está presa no coração de uma criança, e nada senão a poderosa graça de Cristo pode expulsá-la.
V. As insistentes solicitações que o pai da criança faz a Cristo por uma cura (v. 22): “Muitas vezes o lançou no fogo, e nas águas, para destruí-lo”.
Repare: o diabo visa à ruína daqueles em quem governa e opera, e busca a quem possa devorar. “Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.”
O leproso estava confiante no poder de Cristo, mas colocou um se sobre sua vontade (Mateus 8:2): “Se quiseres, podes”. Este pobre homem entregou-se à sua boa vontade, mas colocou um se sobre seu poder, porque seus discípulos, que expulsavam diabos em seu nome, tinham sido postos sem saída neste caso.
Assim Cristo sofre na sua honra pelas dificuldades e insensatezes dos seus discípulos.
VI. A resposta que Cristo deu ao seu pedido (v. 23): “Se podes crer, todas as coisas são possíveis àquele que crê”. Aqui:
- Ele contém tacitamente a fraqueza da sua fé. O sofredor colocou a questão sobre o poder de Cristo: “Se podes fazer alguma coisa”, e lançou descrédito sobre a falta de poder dos discípulos.
Mas Cristo a volta sobre ele, e o leva a questionar sua própria fé, e quer que atribua a frustração à falta dela: “Se podes crer”.
- Ele anima graciosamente a força do seu desejo. “Todas as coisas são possíveis, parecerão possíveis, àquele que crê no poder onipotente de Deus, ao qual todas as coisas são possíveis.”
Ou: “Será feito pela graça de Deus, em favor dos que creem na promessa de Deus, aquilo que parecia totalmente impossível”. Repare: no trato com Cristo, muito se coloca sobre o nosso crer, e muito se promete a ele.
Você pode crer? Ousa crer? Está disposto a arriscar tudo o que é seu nas mãos de Cristo? A arriscar todas as suas questões espirituais com ele, e todas as suas questões temporais em seu favor? Pode achar no seu coração disposição para fazer isso?
Se assim for, não é impossível que, embora tenha sido um grande pecador, possa ser reconciliado. Embora seja de condição muito inferior e indigno, é possível que chegue ao céu.
Se pode crer, é possível que seu coração duro seja amolecido, suas doenças espirituais sejam curadas; e que, fraco como você é, possa ser capaz de perseverar até o fim.
VII. A profissão de fé que o pobre homem então fez (v. 24). Clamou: “Senhor, creio; estou plenamente persuadido tanto do teu poder quanto da tua piedade; minha cura não será impedida pela falta de fé; Senhor, creio”.
Acrescenta uma oração por graça para capacitá-lo a confiar mais firmemente nas garantias que tinha da capacidade e disposição de Cristo para salvar: “Ajuda a minha incredulidade”. Repare:
Até os que pela graça podem dizer: “Senhor, creio”, têm motivo para queixar-se da sua incredulidade: não podem tão prontamente aplicar a si mesmos, e ao seu próprio caso, a palavra de Cristo como deveriam, nem depender dela tão alegremente.
Os que se queixam de incredulidade precisam olhar para Cristo por graça que os ajude contra ela, e sua graça será suficiente para eles. “Ajuda minha incredulidade, ajuda-me a obter um perdão por ela, ajuda-me com poder contra ela.”
“Supre o que falta na minha fé com tua graça, cuja força é aperfeiçoada na nossa fraqueza.”
VIII. A cura da criança, e a vitória sobre este diabo enfurecido na criança. Cristo viu as pessoas vindo correndo juntas, esperando ver o desfecho desta prova de habilidade.
E, por isso, não as manteve mais em suspense, mas repreendeu o espírito imundo; o espírito impuro, assim deve ser traduzido, como em outros lugares. Observe:
- Qual era a ordem que Cristo deu a este espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, que fazes a pobre criança muda e surda, mas tu mesmo serás levado a ouvir tua condenação, e não poderás dizer coisa alguma contra ela, sai dela imediatamente, e não entres mais nela.”
“Que não só seja tirada desta crise, mas que suas crises nunca voltem.” Repare: a quem Cristo cura, cura eficazmente. Satanás pode sair por si mesmo, e contudo recuperar a posse. Mas, se Cristo o expulsar, o manterá fora.
- Como o espírito impuro o recebeu: Tornou-se ainda mais violento, gritou, e a rasgou gravemente, deu-lhe tamanho puxão ao partir que ficou como um morto. Tão relutante estava em soltar seu domínio, tão exasperado com o poder superior de Cristo, tão malicioso para com a criança, e tão desejoso de matá-la.
Muitos disseram: “Está morto”. Assim o abalo em que uma alma está na quebra do poder de Satanás nela pode talvez ser assustador por enquanto, mas abre a porta para consolo duradouro.
- Como a criança foi perfeitamente restaurada (v. 27): Jesus a tomou pela mão, kratesas, agarrou-a firmemente, e a sustentou com força. E ela se levantou e se recuperou, e tudo estava bem.
IX. O motivo que deu aos discípulos para não poderem expulsar este diabo. Perguntaram-lhe em particular por que não podiam, para que aquilo em que eram deficientes pudesse ser suprido em outra ocasião, e não fossem novamente assim envergonhados em público.
E lhes disse (v. 29): “Esta espécie não pode sair por nada senão oração e jejum”. Qualquer outra diferença que realmente pudesse haver, nenhuma aparece entre esta e outras espécies, senão que o espírito impuro tinha tido posse deste pobre paciente desde criança, e isso fortalecia sua influência, e confirmava seu domínio.
Quando hábitos viciosos são enraizados pelo longo uso, e começam a alegar prescrição, como doenças crônicas que dificilmente são curadas. Pode o etíope mudar sua pele?
Os discípulos não devem pensar em fazer a sua obra sempre com igual facilidade. Alguns serviços os chamam a fazer esforços maiores que os comuns. Mas Cristo pode fazer, falando uma palavra, aquilo para cuja realização precisam conseguir o intento por oração e jejum.
Versículos 30 a 40
Os Apóstolos Censurados.
Aqui:
I. Cristo prevê seus próprios sofrimentos que se aproximam. Passou pela Galileia com mais rapidez que de costume, e não queria que ninguém o soubesse (v. 30). Porque tinha feito muitas obras poderosas e boas entre eles em vão, não serão convidados a vê-las e ter seu benefício, como tinham sido.
O tempo dos seus sofrimentos se aproximava, e, por isso, estava disposto a estar em particular por algum tempo, e ter comunhão apenas com seus discípulos, para prepará-los para a prova que se aproximava, v. 31.
Disse-lhes que o Filho do homem é entregue, pelo conselho determinado e presciência de Deus, nas mãos dos homens (v. 31), e eles o matarão.
Se tivesse sido entregue nas mãos de diabos, e eles o tivessem atacado, não teria sido tão estranho. Mas que os homens, que têm razão, e deveriam ter amor, fossem assim rancorosos para com o Filho do homem, que veio resgatá-los e salvá-los, é inexplicável.
Mas ainda assim é digno de observação que, quando Cristo falava da sua morte, sempre falava da sua ressurreição. Isso tirava o descrédito dela de si mesmo, e deveria ter tirado sua dor dos seus discípulos.
Mas “não entendiam aquele dito”, v. 32. As palavras eram bastante claras, mas não podiam se reconciliar com a coisa. E, por isso, queriam supor que tinham algum significado místico que não entendiam, e tinham medo de perguntar-lhe.
Não porque fosse difícil de acessar, ou severo com os que o consultavam, mas ou porque relutavam em saber a verdade, ou porque esperavam que ele altercasse com eles pela sua relutância em recebê-la. Muitos permanecem ignorantes porque têm vergonha de perguntar.
II. Repreende seus discípulos por se engrandecerem. Quando veio a Cafarnaum, perguntou em particular aos seus discípulos o que disputavam entre si pelo caminho, v. 33.
Sabia muito bem qual era a disputa, mas queria sabê-lo deles, e queria que confessassem a sua falta e insensatez nela. Repare:
Todos precisamos esperar ser chamados a prestar contas pelo nosso Senhor Jesus a respeito do que acontece enquanto estamos a caminho neste estado de passagem e prova.
Seremos chamados de modo particular a prestar contas dos nossos discursos entre nós. Pois por nossas palavras seremos justificados ou condenados.
Assim como nossos outros discursos entre nós pelo caminho, assim especialmente nossas disputas serão todas revistas, e seremos chamados a prestar contas delas.
De todas as disputas, Cristo certamente acertará contas com seus discípulos por suas disputas sobre precedência e superioridade. Esse era o assunto do debate aqui: quem seria o maior, v. 34.
Nada podia ser mais contrário às duas grandes leis do reino de Cristo, lições da sua escola, e instruções do seu exemplo, que são humildade e amor, do que desejar cargo no mundo, e disputar por ele.
Ele aproveitava todas as ocasiões para conter essa má disposição. Fazia isso tanto porque surgia de uma noção errada do seu reino, como se fosse deste mundo, quanto porque tendia tão diretamente ao rebaixamento da honra e à corrupção da pureza do seu evangelho. E, como previa, ela seria tão grande ruína da igreja. Agora:
(1.) Estavam dispostos a cobrir esta falta (v. 34). “Mantiveram silêncio”. Assim como não queriam perguntar (v. 32), porque tinham vergonha de reconhecer sua ignorância, assim aqui não queriam responder porque tinham vergonha de reconhecer seu orgulho.
(2.) Ele estava disposto a corrigir esta falta neles, e levá-los a uma disposição melhor. E, por isso, sentou-se, para que pudesse ter um discurso solene e completo com eles sobre esta matéria. Chamou os doze para junto de si, e lhes disse:
[1.] Que ambição e busca de dignidade e domínio, em vez de lhes ganhar cargos no seu reino, apenas adiariam seus cargos. Se algum homem desejar e visar ser o primeiro, será o último. Quem se exalta será rebaixado, e o orgulho dos homens os fará descer.
[2.] Que não há cargo a obter sob ele, senão uma oportunidade para, e uma obrigação de, tanto mais trabalho e condescendência. Se algum homem desejar ser o primeiro, quando assim for, precisa ser muito mais ocupado e prestativo a todos.
Quem deseja o ofício de bispo deseja uma boa obra. Pois precisa, como São Paulo fez, trabalhar mais abundantemente, e fazer-se servo de todos.
[3.] Que os mais humildes e abnegados mais se assemelham a Cristo, e serão por ele reconhecidos com a maior ternura. Isso lhes ensinou por um sinal. Tomou nos seus braços uma criança, que nada tinha em si de orgulho e ambição.
“Olhem”, diz ele, “quem receber alguém como esta criança recebe a mim. Os de disposição humilde, mansa e suave são os que reconhecerei e favorecerei, e animarei todos os outros a fazerem isso também.”
“E tomarei o que for feito a eles como feito a mim mesmo. E assim meu Pai também fará, pois quem assim me recebe recebe aquele que me enviou, e isso será posto na sua conta, e retribuído com juros.”
III. Repreende-os por depreciar todos, exceto a si mesmos. Ao passo que contendem sobre qual deles seria o maior, não consentirão que os que não estão em comunhão com eles sejam alguma coisa. Observe:
- O relato que João lhe deu da restrição que tinham imposto a alguém no uso do nome de Cristo, porque não era do seu convívio.
Embora tivessem vergonha de reconhecer suas disputas por cargos, parecem gabar-se deste exercício da sua autoridade. E esperavam que seu Mestre não só os justificasse nisso, mas os elogiasse por isso.
E esperavam que não os culpasse por desejarem ser grandes, quando assim usariam seu poder para manter a honra do colégio sagrado. “Mestre”, diz João, “vimos alguém expulsando diabos em teu nome, mas ele não nos segue”, v. 38:
(1.) Era estranho que alguém que não era discípulo e seguidor declarado de Cristo, contudo tivesse poder para expulsar diabos em seu nome. Pois isso parecia ser peculiar aos que chamou, Marcos 6:7.
Mas alguns pensam que era discípulo de João, que usava o nome do Messias, não como vindo, mas como próximo, sem saber que Jesus era ele. Antes parece que usava o nome de Jesus, crendo que era o Cristo, como os outros discípulos.
E por que não receberia esse poder de Cristo, cujo Espírito, como o vento, sopra onde quer, sem tal chamado exterior como os apóstolos tiveram? E talvez houvesse muitos mais assim. A graça de Cristo não está presa à igreja visível.
(2.) Era estranho que alguém que expulsava diabos no nome de Cristo não se juntasse aos apóstolos, e não seguisse Cristo com eles, mas continuasse a agir em separação deles.
Não sei de nada que pudesse impedi-lo de segui-los, senão porque relutava em deixar tudo para segui-los. E, se assim fosse, esse era um princípio mau. A coisa não parecia bem, e, por isso, os discípulos o proibiram de usar o nome de Cristo como faziam, a menos que o seguisse como eles.
Isso era como a proposta que Josué fez a respeito de Eldade e Medade, que profetizavam no acampamento, e não subiram com o restante à porta do tabernáculo: “Meu senhor Moisés, proíbe-os (Números 11:28); restringe-os, silencia-os, pois é um cisma”.
Assim somos inclinados a imaginar que não seguem Cristo de modo nenhum os que não o seguem conosco, e que nada fazem bem os que não fazem exatamente como nós.
Mas o Senhor conhece os que são seus, por mais dispersos que estejam. E este exemplo nos dá um aviso necessário, de tomar cuidado para não sermos levados, por excesso de zelo pela unidade da igreja, e pelo que temos certeza ser certo e bom, a nos opor ao que contudo pode tender à ampliação da igreja e ao avanço dos seus verdadeiros interesses por outro caminho.
- A repreensão que lhes deu por isso (v. 39): Jesus disse que não o proibissem, nem a qualquer outro que fizesse igualmente. Isso era como a contenção que Moisés deu a Josué: “Tens inveja por minha causa?”
Repare: o que é bom, e faz o bem, não deve ser proibido, embora haja algum defeito ou irregularidade no modo de fazê-lo.
Expulsar diabos, e assim destruir o reino de Satanás, fazê-lo no nome de Cristo, e assim reconhecê-lo como enviado por Deus, e dar-lhe honra como a Fonte da graça, pregar contra o pecado e a favor de Cristo, são coisas boas, muito boas. Não devem ser proibidas a ninguém apenas porque não seguem conosco.
Se Cristo é pregado, Paulo nisso se alegra e se alegrará, embora seja eclipsado por isso, Filipenses 1:18. Cristo dá dois motivos pelos quais esses não devem ser proibidos:
(1.) Porque não podemos supor que algum homem que usa o nome de Cristo na realização de milagres blasfeme seu nome, como faziam os escribas e fariseus.
Havia de fato os que no nome de Cristo expulsavam diabos, e contudo em outros aspectos eram praticantes de iniquidade. Mas não falavam mal de Cristo.
(2.) Porque os que diferiam em comunhão, ao passo que concordavam em lutar contra Satanás sob a bandeira de Cristo, deveriam olhar uns aos outros como do mesmo lado, apesar daquela diferença.
“Quem não é contra nós é da nossa parte.” Quanto à grande controvérsia entre Cristo e Belzebu, dissera: “Quem não está comigo está contra mim”, Mateus 12:30. Quem não quiser reconhecer Cristo reconhece Satanás.
Mas, quanto aos que reconhecem Cristo, embora não nas mesmas circunstâncias, que o seguem, embora não conosco, precisamos considerar que, embora difiram de nós, não são contra nós. E, por isso, estão da nossa parte, e não devemos ser nenhum impedimento à sua utilidade.
Versículos 41 a 50
A Dor Deve Ser Preferida ao Pecado.
Aqui:
I. Cristo promete uma recompensa a todos aqueles que, de qualquer maneira, são bondosos para com os seus discípulos (v. 41): “Quem lhes der um copo de água, quando precisarem dele e ele lhes servir de refrigério, porque vocês pertencem a Cristo e são da sua família, não perderá a sua recompensa”. Repare:
É a honra e felicidade dos cristãos pertencerem a Cristo; uniram-se a ele e são reconhecidos por ele. Vestem a sua libré e são servidores da sua família; ou melhor: têm uma relação mais próxima, são membros do seu corpo.
Aqueles que pertencem a Cristo às vezes podem ser reduzidos a apertos tais que se alegrem com um copo de água fria.
O socorro aos pobres de Cristo nas suas angústias é uma boa ação e dará um bom retorno; ele o aceita e o recompensará.
A bondade feita aos pobres de Cristo deve ser feita a eles por causa dele e porque pertencem a ele; pois isso santifica a bondade e lhe dá valor aos olhos de Deus.
Essa é uma razão pela qual não devemos desaprovar e desanimar aqueles que estão servindo aos interesses do reino de Cristo, embora não sejam, em tudo, da nossa opinião e maneira de agir.
Isso entra aqui como uma razão pela qual não devem ser impedidos aqueles que expulsam diabos em nome de Cristo, embora não o seguissem. Pois (como o dr. Hammond o parafraseia): “Não são apenas as grandes realizações eminentes feitas por vocês, meus constantes acompanhantes e discípulos, que são aceitas por mim.”
“Mas todo o menor grau de fé sincera e realização cristã, proporcional apenas à expressão da menor bondade, como dar um copo de água a um discípulo meu por ser tal, será aceito e recompensado.”
Se Cristo considera a bondade para conosco como serviços a ele, devemos considerar os serviços a ele como bondades para conosco, e animá-los, embora feitos por aqueles que não nos acompanham.
II. Ele ameaça aqueles que ofendem os seus pequeninos, que deliberadamente são ocasião de pecado ou de perturbação para eles, v. 42.
Quem causar dor a quaisquer cristãos verdadeiros, embora sejam dos mais fracos, se opuser à sua entrada nos caminhos de Deus, ou desanimar e obstruir o seu progresso nesses caminhos, ou os impedir de fazer o bem, ou os atrair a cometer pecado, seria melhor para ele que uma pedra de moinho fosse pendurada ao seu pescoço e ele fosse lançado ao mar.
O seu castigo será muito grande, e a morte e ruína da sua alma mais terríveis do que tal morte e ruína do seu corpo seriam. Veja Mateus 18:6.
III. Ele avisa todos os seus seguidores para tomarem cuidado para não arruinar as suas próprias almas. Essa caridade deve começar em casa.
Se devemos tomar cuidado para não fazer nada que impeça os outros do bem e ocasione o seu pecado, muito mais zelosos devemos ser para evitar tudo que nos afaste do nosso dever ou nos leve ao pecado; e devemos nos separar daquilo que faz isso, por mais querido que nos seja.
Tivemos isso duas vezes em Mateus, Mateus 5:29, 30; 18:8, 9. Aqui se insiste nisso um pouco mais extensamente e com maior pressão; certamente isso exige a nossa séria atenção, pois tanto se insiste nisso. Observe:
- O caso suposto: que a nossa própria mão, ou olho, ou pé nos ofenda; que a corrupção impura que toleramos seja tão querida para nós quanto um olho ou uma mão, ou que aquilo que para nós é como um olho ou uma mão tenha se tornado uma tentação invisível para o pecado ou uma ocasião dele.
Suponha que o amado tenha se tornado pecado, ou o pecado, amado. Suponha que não possamos conservar aquilo que nos é querido sem que seja um laço e uma pedra de tropeço; suponha que devamos nos separar disso ou nos separar de Cristo e de uma boa consciência.
- O dever prescrito nesse caso: Arranque o olho, corte a mão e o pé, mortifique a concupiscência favorita, mate-a, crucifique-a, faça-a morrer de fome, não faça provisão para ela.
Sejam lançados fora, como coisas detestáveis, os ídolos que foram coisas deleitáveis; mantenha distância daquilo que é uma tentação, por mais agradável que seja. É necessário que a parte gangrenada seja retirada para a preservação do todo.
Immedicabile vulnus ense recidendum est, ne pars sincera trahatur: A parte incuravelmente ferida deve ser cortada, para que as partes sãs não sejam corrompidas.
Devemos nos submeter à dor para não nos levarmos à ruína; o próprio eu deve ser negado, para que não seja destruído.
- A necessidade de fazer isso. A carne deve ser mortificada para que possamos entrar na vida (v. 43, 45), no reino de Deus, v. 47.
Embora, abandonando o pecado, possamos, por enquanto, sentir-nos como se fôssemos coxos e mutilados (pode parecer uma violência imposta a nós mesmos e pode nos criar algum desconforto), contudo, é pela vida; e tudo que os homens têm darão pela sua vida.
É por um reino, o reino de Deus, que não podemos obter de outra maneira; essas condições de coxos e mutilados serão as marcas do Senhor Jesus, serão nesse reino cicatrizes de honra.
- O perigo de não fazer isso. A questão chega a este desfecho: ou o pecado deve morrer, ou nós devemos morrer. Se quisermos pôr essa Dalila no nosso peito, ela nos trairá; se formos governados pelo pecado, inevitavelmente seremos arruinados por ele; se devemos conservar as nossas duas mãos, dois olhos e dois pés, devemos ser lançados com eles no inferno.
Nosso Salvador frequentemente insistia no nosso dever a partir da consideração dos tormentos do inferno, aos quais nós mesmos nos lançamos se continuarmos no pecado.
Com que ênfase de terror essas palavras são repetidas três vezes aqui: “Onde o seu verme não morre, e o fogo não é apagado”! As palavras são citadas de Isaías 66:24.
(1.) As reflexões e recriminações da própria consciência do pecador são o verme que não morre; ele se agarrará à alma condenada como os vermes ao corpo morto, se alimentará dela e nunca a deixará até que seja completamente devorada.
“Filho, lembra-te”, porá esse verme a roer; e como morderá terrivelmente aquela palavra (Provérbios 5:12, 23): “Como odiei a instrução!” A alma que é alimento para esse verme não morre; e o verme é gerado nela e é um com ela, e por isso ele também não morre.
Os pecadores condenados estarão, pela eternidade, acusando, condenando e repreendendo a si mesmos pelas suas próprias insensatezes, que, por mais que agora as amem, por fim morderão como uma serpente e picarão como uma víbora.
(2.) A cólera de Deus, agarrando-se a uma consciência culpada e contaminada, é o fogo que não é apagado; pois é a cólera do Deus vivo, do Deus eterno, em cujas mãos é uma coisa terrível cair.
Não há operações do Espírito da graça sobre as almas dos pecadores condenados, e por isso não há nada que altere a natureza do combustível, que deve permanecer para sempre combustível.
Nem há qualquer aplicação do mérito de Cristo a eles, e por isso não há nada que aplaque ou apague a violência do fogo. O dr. Whitby mostra que a eternidade dos tormentos do inferno não era apenas a fé constante da igreja cristã, mas também fora a da igreja judaica.
Josefo diz que os fariseus sustentavam que as almas dos perversos deviam ser castigadas com castigo perpétuo, e que lhes era designada uma prisão perpétua. E Fílon diz que o castigo dos perversos é viver morrendo para sempre e estar para sempre em dores e pesares que nunca cessam.
Os dois últimos versículos são um tanto difíceis, e os intérpretes não concordam sobre o seu sentido; pois cada um, em geral, ou antes, cada um daqueles que são lançados no inferno, “será salgado com fogo, e todo sacrifício será salgado com sal”. Por isso, “Tende sal em vós mesmos”.
[1.] Era designado pela lei de Moisés que todo sacrifício fosse salgado com sal, não para preservá-lo (pois devia ser consumido imediatamente), mas porque era o alimento da mesa de Deus e nenhuma carne é comida sem sal. Por isso era particularmente exigido nas ofertas de alimentos, Levítico 2:13.
[2.] A natureza do homem, sendo corrupta e, como tal, chamada carne (Gênesis 6:3; Salmos 78:39), deve, de uma maneira ou de outra, ser salgada para ser um sacrifício a Deus. A salga do peixe (e, penso, de outras coisas) chamam de cura dele.
[3.] A nossa principal preocupação é nos apresentarmos como sacrifícios vivos à graça de Deus (Romanos 12:1), e, para sermos aceitáveis, devemos ser salgados com sal; os nossos afetos corruptos devem ser subjugados e mortificados, e devemos ter nas nossas almas um sabor de graça.
Assim, diz-se que a oferta ou sacrifício dos gentios é “aceitável, sendo santificada pelo Espírito Santo”, como os sacrifícios eram salgados, Romanos 15:16.
[4.] Aqueles que têm o sal da graça devem tornar aparente que o têm; que têm sal em si mesmos, um princípio vivo de graça nos seus corações, que elimina todas as disposições corruptas e tudo na alma que tende à putrefação e ofenderia o nosso Deus ou as nossas próprias consciências, como faz o alimento sem sabor.
A nossa fala deve ser sempre com graça, temperada com esse sal, para que nenhuma comunicação corrupta saia da nossa boca, mas que possamos detestá-la tanto quanto detestaríamos pôr alimento pútrido nas nossas bocas.
[5.] Assim como esse sal da graça conservará as nossas próprias consciências livres de ofensa, assim conservará a nossa conduta com os outros, para que não ofendamos nenhum dos pequeninos de Cristo, mas possamos estar em paz uns com os outros.
[6.] Não devemos só ter esse sal da graça, mas devemos sempre reter o seu gosto e sabor. Pois, se esse sal perder a sua salinidade, se um cristão se revoltar contra o seu cristianismo, se perder o sabor dele e não estiver mais sob o seu poder e influência, o que pode recuperá-lo, ou com que vocês o temperarão? Isso foi dito em Mateus 5:13.
[7.] Aqueles que não se apresentam como sacrifícios vivos à graça de Deus serão feitos sacrifícios eternamente moribundos à sua justiça; e, visto que não quiseram dar-lhe honra, ele obterá para si honra sobre eles.
Não quiseram ser salgados com o sal da graça divina, não quiseram admitir que ele subjugasse os seus afetos corruptos; não: não quiseram se submeter à operação, não podiam suportar os corrosivos que eram necessários para corroer a carne excessiva. Para eles isso era como cortar uma mão ou arrancar um olho.
E por isso, no inferno, serão salgados com fogo; brasas de fogo serão espalhadas sobre eles (Ezequiel 10:2), como sal sobre o alimento, e enxofre (Jó 18:15), como fogo e enxofre foram chovidos sobre Sodoma. Os prazeres em que viveram comerão a sua carne, como se fosse com fogo, Tiago 5:3.
A dor de mortificar a carne agora não pode ser comparada com o castigo por não mortificá-la, assim como salgar não pode ser comparado com queimar.
E, visto que ele dissera que o fogo do inferno não será apagado, mas podia-se objetar que o combustível não durará sempre, ele aqui indica que, pelo poder de Deus, o combustível será feito durar sempre.
Pois aqueles que são lançados no inferno descobrirão que o fogo tem não só a qualidade corrosiva do sal, mas a sua qualidade preservadora; por isso ele é usado para significar aquilo que é duradouro.
Uma aliança de sal é uma aliança perpétua, e a transformação da mulher de Ló numa coluna de sal fez dela um monumento permanente da vingança divina.
Agora, visto que essa será certamente a condenação daqueles que não crucificam a carne com os seus afetos e concupiscências, sejamos, conhecendo esse terror do Senhor, persuadidos a fazê-lo.