Matthew Henry

Marcos 8

Argumento

Neste capítulo, temos:

I. A alimentação milagrosa de quatro mil com sete pães e alguns peixinhos por Cristo, vv. 1-9.

II. Sua recusa de dar aos fariseus um sinal do céu, vv. 10-13.

III. Seu aviso aos discípulos para tomarem cuidado com o fermento do farisaísmo e do herodianismo, vv. 14-21.

IV. Sua concessão de vista a um homem cego em Betsaida, vv. 22-26.

V. A confissão de Pedro a seu respeito, vv. 27-30.

VI. A notícia que deu aos seus discípulos dos seus próprios sofrimentos que se aproximavam (vv. 31-33), e o aviso que lhes deu para se prepararem igualmente para sofrimentos, vv. 34-38.

Versículos 1 a 9

Cristo Alimenta os Quatro Mil.

Tivemos antes a história de um milagre muito semelhante a este, neste evangelho (Marcos 6:35), e deste mesmo milagre (Mateus 15:32). E aqui há pouco ou nenhum acréscimo ou alteração quanto às circunstâncias. Contudo, observe:

  1. Que nosso Senhor Jesus era muito seguido. A multidão era muito grande (v. 1). Apesar dos artifícios perversos dos escribas e fariseus para manchá-lo e destruir sua influência, o povo comum, que tinha mais honestidade, e, por isso, mais verdadeira sabedoria que seus líderes, conservava seu elevado conceito dele.

Podemos supor que essa multidão era, em geral, das camadas mais humildes. Com essas pessoas Cristo convivia e tinha familiaridade. Pois assim se humilhava e se fazia sem reputação, e assim animava os mais humildes a virem a ele por vida e graça.

  1. Os que o seguiam passavam por muita dificuldade ao segui-lo. Estavam com ele havia três dias, e nada tinham para comer. Isso era serviço árduo. Nunca deixe o fariseu dizer que os discípulos de Cristo não jejuam.

Provavelmente havia os que trouxeram algum alimento de casa consigo. Mas, a esta altura, tudo tinha acabado, e tinham um longo caminho para casa. E contudo continuavam com Cristo, e não falavam em deixá-lo até que ele falasse em dispensá-los.

Repare: o verdadeiro zelo não faz caso das agruras no caminho do dever. Os que têm um pleno banquete para suas almas podem contentar-se com escassa provisão para seus corpos. Era um antigo dito entre os puritanos: “Pão escuro e o evangelho são boa comida”.

  1. Assim como Cristo tem compaixão de todos os que estão em carências e apertos, assim tem um interesse especial pelos que são reduzidos a apertos pelo seu zelo e diligência em se aplicarem a ele. Cristo disse: “Tenho compaixão da multidão”.

Aqueles a quem os fariseus orgulhosos olhavam com desdém, o humilde Jesus olhava com compaixão e ternura. E assim precisamos honrar todos os homens. Mas o que principalmente considera é: “Estão comigo há três dias, e nada têm para comer”.

Quaisquer perdas que soframos, ou agruras pelas quais passemos, por causa de Cristo e por amor a ele, ele cuidará para que nos sejam compensadas de um modo ou de outro. Os que buscam o Senhor não terão por muito tempo falta de qualquer coisa boa, Salmos 34:10.

Observe com que compaixão Cristo diz (v. 3): “Se os mandar em jejum para suas próprias casas, desfalecerão pelo caminho”, de fome. Cristo conhece e considera nossa estrutura. Ele também cuida do corpo; se o glorificarmos, certamente seremos alimentados.

Considerava que muitos deles vinham de longe, e tinham um longo caminho para casa. Quando vemos multidões se aplicando à palavra pregada, é consolador pensar que Cristo sabe de onde todos eles vêm, embora nós não saibamos.

“Conheço tuas obras, e onde habitas”, Apocalipse 2:13. Cristo de modo nenhum queria que fossem para casa em jejum. Pois não é costume dele despedir de sua presença de mãos vazias os que o procuram da maneira correta.

  1. As dúvidas dos cristãos às vezes são levadas a contribuir para o engrandecimento do poder de Cristo. Os discípulos não podiam imaginar de onde tantos homens seriam saciados com pão aqui no deserto, v. 4.

Por isso, aquilo que os discípulos consideravam impossível precisava necessariamente ser maravilhoso, e parecer tanto mais assim.

  1. O tempo de Cristo para agir pelo alívio do seu povo é quando as coisas são levadas ao último extremo. Quando estavam prestes a desfalecer, Cristo proveu em seu favor.

Para que não os convidasse a segui-lo pelos pães, não os supriu senão quando estavam totalmente reduzidos à carência, e então os enviou embora.

  1. A generosidade de Cristo é inesgotável. E, para evidenciá-lo, Cristo repetiu este milagre, para mostrar que continua sendo o mesmo para o socorro e suprimento do seu povo que se aplica a ele. Seus favores são renovados, assim como se renovam nossas carências e necessidades.

No milagre anterior, Cristo usou todo o pão que tinha, que eram cinco pães, e alimentou todos os convidados que tinha, que eram cinco mil. E assim fez agora.

Embora pudesse ter dito: “Se cinco pães alimentariam cinco mil, quatro podem alimentar quatro mil”, tomou todos os sete pães e com eles alimentou os quatro mil. Pois queria ensinar-nos a tomar as coisas como são e acomodar-nos a elas; a usar o que temos e aproveitar ao máximo o que existe.

Aqui foi como na distribuição do maná: “Quem recolheu muito nada teve de sobra, e quem recolheu pouco não teve falta”.

  1. Na casa do nosso Pai, na casa do nosso Mestre, há pão suficiente, e de sobra. Há uma plenitude em Cristo, que comunica a tudo o que passa por suas mãos. De modo que dela recebemos, e “graça por graça”, João 1:16. Não precisam temer a falta aqueles que têm Cristo para lhes sustentar a vida.

  2. É bom que os que seguem Cristo se mantenham juntos. Estes seguidores de Cristo continuaram num só corpo, quatro mil deles juntos, e Cristo alimentou todos eles. As ovelhas de Cristo precisam permanecer junto ao rebanho, e sair seguindo suas pegadas, e certamente serão alimentadas.

Versículos 10 a 21

O Fermento de Herodes e dos Fariseus; Cristo Censura Seus Discípulos.

Cristo continua em movimento. Agora visita as partes de Dalmanuta, para que nenhum canto da terra de Israel pudesse dizer que não tivera sua presença consigo. Veio para lá de barco (v. 10).

Mas, encontrando ali ocasiões de disputa, e não oportunidades de fazer o bem, entrou no barco novamente (v. 13) e voltou. Nestes versículos, é-nos dito:

I. Como recusou satisfazer os fariseus, que o desafiaram a dar-lhes um sinal do céu. Saíram de propósito para questioná-lo. Não para lhe propor perguntas, para que aprendessem dele, mas para submetê-lo a perguntas capciosas, para que o apanhassem numa armadilha:

  1. Exigiam dele um sinal do céu, como se os sinais que lhes dava na terra, que lhes eram mais familiares, e podiam ser mais bem examinados e investigados, não fossem suficientes.

Houve um sinal do céu no seu batismo, na descida da pomba, e na voz (Mateus 3:16, 17). Foi público o suficiente. E, se tivessem participado do batismo de João como deveriam ter feito, eles mesmos poderiam tê-lo visto.

Depois, quando foi pregado à cruz, prescreveram um novo sinal: “Desça da cruz, e creremos nele”. Assim a infidelidade obstinada continuamente terá algo a dizer, por mais desarrazoado que seja.

Exigiam este sinal, pondo-o à prova. Não na esperança de que lhes desse, para que ficassem satisfeitos, mas na esperança de que não o desse, para que pudessem imaginar ter uma alegação para sua infidelidade.

  1. Negou-lhes sua exigência. “Suspirou profundamente no seu espírito”, v. 12. Gemeu (assim alguns), entristecido pela dureza dos seus corações, e pela pouca influência que sua pregação e seus milagres tinham tido sobre eles.

A infidelidade dos que por muito tempo desfrutaram dos meios de convencimento é uma grande dor para o Senhor Jesus. Perturba-o que os pecadores assim bloqueiem a luz para si mesmos, e ponham uma tranca na sua própria porta:

(1.) Argumenta com eles sobre esta exigência. “Por que esta geração busca um sinal? Esta geração, que é tão indigna de ter o evangelho levado a ela, e de ter qualquer sinal a acompanhá-lo.”

“Esta geração, que tão avidamente engole as tradições dos anciãos, sem a confirmação de qualquer sinal que seja. Esta geração, na qual, pelo cálculo dos tempos previamente fixados no Antigo Testamento, poderiam facilmente perceber que ocorreria a vinda do Messias.”

“Esta geração, que teve tal abundância de sinais palpáveis e misericordiosos dados a eles na cura dos seus doentes? Que absurdo é desejarem um sinal!”

(2.) Recusa atender à sua exigência. Na verdade, digo-lhes, nenhum sinal, nenhum sinal desse tipo, será dado a esta geração.

Quando Deus falava a pessoas particulares num caso particular, fora do caminho da sua dispensação comum, elas eram animadas a pedir um sinal, como Gideão e Acaz.

Mas, quando fala em geral a todos, como na lei e no evangelho, enviando cada qual com sua própria evidência, é presunção prescrever outros sinais além dos que ele deu. Alguém ensinará conhecimento a Deus?

Negou-lhes, e então os deixou, como homens com quem não era adequado conversar. Se não quiserem ser convencidos, não serão. Deixe-os com seus fortes enganos.

II. Como avisou seus discípulos contra o fermento dos fariseus e de Herodes. Observe aqui:

  1. Qual era o aviso (v. 15). “Tomem cuidado, acautelem-se, para que não participem do fermento dos fariseus, para que não abracem a tradição dos anciãos, à qual estão tão presos, para que não sejam orgulhosos, e hipócritas, e cerimoniosos, como eles.”

Mateus acrescenta: e dos saduceus. Marcos acrescenta: e de Herodes. Daí alguns concluem que Herodes e seus cortesãos eram em geral saduceus, isto é, deístas, homens sem religião.

Outros dão este sentido: os fariseus exigiam um sinal do céu, e Herodes havia muito desejava ver algum milagre realizado por Cristo (Lucas 23:8), do tipo que o próprio Herodes prescrevesse. De modo que o fermento de ambos era o mesmo.

Estavam insatisfeitos com os sinais que tinham, e queriam outros da sua própria invenção. “Tomem cuidado com este fermento” (diz Cristo), “sejam convencidos pelos milagres que viram, e não cobicem ver mais”.

  1. Como entenderam mal este aviso. Parece que, ao se lançarem ao mar desta vez, esqueceram de levar pão, e não tinham no seu barco mais que um pão, v. 14.

Por isso, quando Cristo lhes mandou acautelar-se do fermento dos fariseus, entenderam isso como indicação de não recorrerem a nenhum dos fariseus por alívio quando chegassem ao outro lado. Pois recentemente eles tinham se sentido ofendidos com os discípulos por comerem sem lavar as mãos.

Raciocinavam entre si sobre qual seria o significado deste aviso, e concluíram: “É porque não temos pão. Ele diz isto para nos censurar por sermos tão descuidados a ponto de ir ao mar, e ir para junto de estranhos, com apenas um pão.”

“Ele, na prática, nos diz que precisamos ser reduzidos a uma ração curta, e precisamos comer nosso pão por peso.” Raciocinavam sobre isso, dielogizonto, disputavam a respeito.

Um dizia: “Foi por sua causa”. E o outro dizia: “Foi por sua causa que estamos tão mal providos para esta viagem”. Assim, a desconfiança de Deus faz os discípulos de Cristo terem desavenças entre si.

  1. A censura que Cristo lhes deu por sua inquietação nesta matéria, pois indicava uma descrença do seu poder de supri-los, apesar da abundante experiência que tinham tido dele.

A censura é dada com algum calor, pois conhecia seus corações, e sabia que precisavam ser repreendidos com firmeza. “Ainda não percebem, nem entendem aquilo de que tiveram tantas demonstrações?”

“Continuam com seus corações endurecidos, de tal modo que nada lhes fará qualquer impressão, ou os levará à conformidade com os desígnios do seu Mestre? Tendo olhos, não veem aquilo que está claro diante dos seus olhos?”

“Tendo ouvidos, não ouvem aquilo que lhes foi dito tantas vezes? Quão extraordinariamente estúpidos e irrefletidos vocês são! Não se lembram do que foi feito apenas outro dia, quando parti os cinco pães entre os cinco mil, e logo depois os sete pães entre os quatro mil?”

“Não se lembram de quantos cestos cheios de pedaços recolheram?” Sim: lembravam, e podiam dizer que tinham recolhido doze cestos cheios numa vez, e sete em outra.

“Por que, então”, disse ele, “como é que não entendem?” Era como se aquele que multiplicou cinco pães e sete não pudesse multiplicar um.

Pareciam suspeitar que um só não era matéria suficiente para trabalhar, se ele quisesse alimentar seus ouvintes uma terceira vez. E, se esse era seu pensamento, era de fato muito irrefletido.

Como se não fosse tudo igual para o Senhor, salvar por muitos ou poucos, e tão fácil fazer um pão alimentar cinco mil como cinco. Por isso, era apropriado lembrar-lhes não só a suficiência, mas o excedente das refeições anteriores.

E com justiça foram repreendidos por não entenderem o que Cristo nisso tinha como desígnio, e o que poderiam ter aprendido daí. Repare:

(1.) As experiências que tivemos da bondade de Deus para conosco no caminho do dever agravam grandemente nossa desconfiança dele, que é, por isso, muito provocadora ao Senhor Jesus.

(2.) Nosso não entendimento da verdadeira intenção e significado dos favores de Deus para conosco equivale ao nosso não nos lembrarmos deles.

(3.) Por isso, somos oprimidos pelas preocupações e desconfianças presentes, porque não entendemos nem nos lembramos do que conhecemos e vimos do poder e da bondade do nosso Senhor Jesus.

Seria grande sustento para nós considerar os dias antigos, e falhamos tanto para com Deus quanto para conosco mesmos se não o fazemos.

(4.) Quando assim esquecemos as obras de Deus, e desconfiamos dele, devemos nos repreender severamente por isso, como Cristo faz com seus discípulos aqui: “Estou assim sem entendimento? Como é que meu coração está assim endurecido?”

Versículos 22 a 26

Um Homem Cego com a Vista Restaurada.

Esta cura é relatada apenas por este evangelista, e há algo singular nas circunstâncias.

I. Aqui está um homem cego trazido a Cristo pelos seus amigos, com o desejo de que o tocasse, v. 22. Aqui aparece a fé dos que o trouxeram: não duvidavam de que um toque da mão de Cristo lhe recuperaria a vista.

Mas o próprio homem não mostrou aquele fervor pela cura, ou aquela expectativa dela, que outros cegos mostraram. Se os que são espiritualmente cegos não oram em favor de si mesmos, contudo seus amigos e parentes orem em favor deles, para que Cristo tenha por bem tocá-los.

II. Aqui está Cristo conduzindo este homem cego, v. 23. Não mandou seus amigos conduzi-lo, mas (o que demonstra sua maravilhosa condescendência) ele mesmo o tomou pela mão e o conduziu, para nos ensinar a ser como Jó era, “olhos para os cegos”, Jó 29:15.

Nunca um pobre cego teve tal Guia. Conduziu-o para fora da cidade. Se nisso tivesse apenas como desígnio a privacidade, poderia tê-lo conduzido para uma casa, para um aposento interior, e tê-lo curado ali.

Mas pretendia com isso repreender Betsaida pelas obras poderosas que tinham sido feitas nela em vão (Mateus 11:21). E lhe dizia, na prática, que era indigna de ter mais alguma realizada dentro dos seus muros.

Talvez Cristo tenha levado o cego para fora da cidade a fim de lhe dar, nos campos abertos, um campo de visão mais amplo para testar a vista do que teria nas ruas estreitas.

III. Aqui está a cura do cego por aquele bendito Oculista, que veio ao mundo pregar “a recuperação da vista aos cegos” (Lucas 4:18), e dar o que pregava. Nesta cura podemos observar:

  1. Que Cristo usou um sinal. Cuspiu sobre seus olhos (cuspiu dentro deles, assim alguns), e pôs sua mão sobre ele. Poderia tê-lo curado, como fez com outros, falando uma palavra. Mas assim teve por bem auxiliar sua fé, que era muito fraca, e ajudá-lo contra sua incredulidade. E esta saliva indicava o colírio com que Cristo unge os olhos dos que são espiritualmente cegos, Apocalipse 3:18.

  2. Que a cura foi realizada gradualmente, o que não era usual nos milagres de Cristo. Perguntou-lhe se via alguma coisa, v. 23. Que ele diga em que condição estava sua vista, para esclarecer os que estavam ao seu redor.

E olhou para cima. Recuperou sua vista a ponto de poder abrir seus olhos, e disse: “Vejo homens como árvores andando”. Não podia distinguir homens de árvores, senão por discernir que se moviam.

Tinha alguns vislumbres de visão, e entre ele e o céu podia perceber um homem ereto como uma árvore, mas não podia discernir sua forma, Jó 4:16. Mas:

  1. Logo foi completada. Cristo nunca faz sua obra pela metade, nem a deixa até poder dizer: “Está terminado”. Pôs suas mãos novamente sobre seus olhos, para dispersar a escuridão restante, e então lhe mandou olhar para cima novamente. E viu cada homem claramente, v. 25. Ora, Cristo tomou este caminho:

(1.) Porque não queria prender-se a um método, mas queria mostrar com que liberdade agia em tudo que fazia. Não curava mecanicamente, por assim dizer, nem seguia uma trilha fixa, mas variava como julgava adequado. A Providência alcança o mesmo fim por caminhos diferentes, para que os homens acompanhem seus movimentos com uma fé implícita.

(2.) Porque seria para o paciente segundo sua fé. E talvez a fé deste homem fosse a princípio muito fraca, mas depois ganhou força, e sua cura foi correspondente. Não que Cristo sempre seguisse esta regra, mas assim às vezes queria dar uma repreensão aos que vinham a ele duvidando.

(3.) Assim Cristo queria mostrar como, e por que método, são curados por sua graça aqueles que por natureza são espiritualmente cegos. A princípio seu conhecimento é confuso; veem homens como árvores andando.

Mas, como a luz da manhã, ele brilha mais e mais até o dia perfeito, e então veem todas as coisas claramente, Provérbios 4:18.

Investiguemos então se vemos alguma coisa daquelas coisas das quais a fé é a substância e evidência. E, se pela graça vemos algo delas, podemos esperar que veremos ainda mais e mais. Pois Jesus Cristo aperfeiçoará para sempre aqueles que são santificados.

IV. As instruções que Cristo deu ao homem que curara, de não contá-lo a ninguém na cidade de Betsaida, nem sequer entrar na cidade. Ali provavelmente havia alguns esperando que voltasse, que tinham visto Cristo conduzi-lo para fora da cidade.

Mas, tendo sido testemunhas oculares de tantos milagres, não tinham sequer a curiosidade de segui-lo. Que não sejam satisfeitos com a visão dele quando curado aqueles que não queriam mostrar tanto respeito a Cristo quanto dar um passo para fora da cidade para ver esta cura ser realizada.

Cristo não o proíbe de contá-lo a outros, mas não deve contá-lo a ninguém na cidade. Desdenhar os favores de Cristo é perder o direito a eles.

Cristo fará com que aqueles que não queriam reconhecer o valor dos seus privilégios de outro modo o reconheçam pela falta deles. Betsaida, no dia da sua visitação, não queria conhecer as coisas que pertenciam à sua paz, e agora estão ocultas dos seus olhos. Não querem ver e, por isso, não verão.

Versículos 27 a 37

O Testemunho Esclarecido de Pedro; Pedro Repreendido.

Lemos muito da doutrina que Cristo pregava, e dos milagres que realizava, que eram muitos, e extraordinários, e bem atestados, de várias espécies, e realizados em diversos lugares, para o espanto das multidões que foram suas testemunhas oculares.

Agora é tempo de pausarmos um pouco, e considerarmos o que estas coisas significam. As obras maravilhosas cuja publicação Cristo então proibia, sendo registradas nestes escritos sagrados, são assim publicadas a todo o mundo, a nós, a todas as épocas. Ora, o que pensaremos delas?

O registro dessas coisas tem como desígnio apenas um entretenimento, ou fornecer-nos matéria para discursos? Não: certamente estas coisas estão escritas para que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (João 20:31).

E este discurso que Cristo teve com seus discípulos nos auxiliará a fazer as reflexões necessárias sobre os milagres de Cristo, e um uso correto deles. Três coisas nos são aqui ensinadas a deduzir dos milagres que Cristo realizou:

I. Provam que ele é o verdadeiro Messias, o Filho de Deus e Salvador do mundo. Isso as obras que fez testemunhavam a seu respeito. E nisso seus discípulos, que foram as testemunhas oculares dessas obras, aqui professam sua crença. Isso não pode deixar de ser satisfação para nós ao fazermos a mesma dedução delas:

  1. Cristo lhes perguntou quais eram as opiniões das pessoas a seu respeito: quem os homens diziam que ele era? v. 27. Repare: embora seja coisa pequena para nós sermos julgados pelos homens, contudo às vezes pode nos fazer bem saber o que as pessoas dizem de nós.

Não para que busquemos nossa própria glória, mas para que ouçamos nossas faltas. Cristo lhes perguntou, não para ser informado, mas para que eles mesmos o observassem, e informassem uns aos outros.

  1. O relato que lhe deram indicava claramente a elevada opinião que as pessoas tinham dele. Embora não alcançassem a verdade, contudo estavam convencidas pelos seus milagres de que era uma pessoa extraordinária, enviada do mundo invisível com uma comissão divina.

É provável que o tivessem reconhecido como o Messias se não tivessem sido tomados, pelos seus mestres, pela noção de que o Messias precisava ser um Príncipe temporal, aparecendo em pompa e poder exteriores. A aparência que Cristo tinha não se harmonizava com isso.

Contudo (fosse o que fosse que os fariseus dissessem, cujos direitos adquiridos eram atingidos pelo rigor e pela espiritualidade da sua doutrina), ninguém do povo disse que era um Enganador. Mas alguns diziam que era João Batista, outros Elias, outros um dos profetas, v. 28. Todos concordavam que era alguém ressuscitado dos mortos.

  1. O relato que lhe deram das suas próprias opiniões a respeito dele indicava sua abundante satisfação nele, e em terem deixado tudo para segui-lo. Agora, depois de algum tempo de prova, não veem motivo para se arrependerem disso.

“Mas quem dizeis vós que eu sou?” Para isso têm uma resposta pronta: “Tu és o Cristo”, o Messias tantas vezes prometido, e por muito tempo esperado, v. 29.

Ser cristão de fato é crer sinceramente que Jesus é o Cristo e agir em conformidade. E que ele é assim aparece claramente pelas suas obras maravilhosas. Isso eles sabiam e em breve teriam de publicá-lo e sustentá-lo.

Mas, por enquanto, precisam mantê-lo em segredo (v. 30), até que sua prova fosse completada, e fossem completamente qualificados para sustentá-lo pelo derramamento do Espírito Santo.

E então “saiba com certeza toda a casa de Israel que Deus fez a este mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, tanto Senhor quanto Cristo”, Atos 2:36.

II. Estes milagres de Cristo removem o escândalo da cruz, e nos asseguram que Cristo nela não foi vencido, mas Vencedor. Agora que os discípulos estão convencidos de que Jesus é o Cristo, podem suportar ouvir falar de seus sofrimentos, dos quais Cristo agora começa a lhes dar notícia, v. 31:

  1. Cristo ensinou aos seus discípulos que precisava sofrer muitas coisas. Embora tivessem superado o erro popular de que o Messias seria um Príncipe temporal, a ponto de crerem que seu Mestre era o Messias, apesar da sua presente condição humilde, contudo continuavam a conservá-lo.

A ponto de esperarem que em breve aparecesse em pompa e grandeza exteriores, e restaurasse o reino a Israel. E, por isso, para corrigir aquele erro, Cristo aqui lhes dá uma perspectiva do contrário.

Ele precisava ser rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, de quem os discípulos esperavam reconhecimento e preferência para ele. Em vez de ser coroado, precisava ser morto, precisava ser crucificado.

E depois de três dias precisava ressuscitar para uma vida celestial, e não estar mais neste mundo. Isso falou abertamente (v. 32), parresia. Disse-o livre e claramente, e não o envolveu em expressões ambíguas.

Os discípulos poderiam facilmente entendê-lo, se não estivessem muito sob o poder do preconceito. Ou isso indica que o falou alegremente e sem qualquer terror, e queria que o ouvissem assim.

Falou aquele dito ousadamente, como alguém que não só sabia que precisava sofrer e morrer, mas estava resolvido a fazê-lo, e o fazia seu próprio ato e ação.

  1. Pedro se opôs. “Tomou-o, e começou a repreendê-lo”. Aqui Pedro mostrou mais amor do que discernimento, um zelo por Cristo e sua segurança, mas não segundo o conhecimento. “Tomou-o”, proslabomenos auton.

Agarrou-o, como que para detê-lo e impedi-lo, tomou-o nos seus braços e o abraçou (assim alguns entendem). Lançou-se ao seu pescoço, sem paciência para ouvir que seu querido Mestre sofreria coisas tão duras. Ou o tomou de lado, em particular, e começou a repreendê-lo.

Essa linguagem não vinha nem da menor autoridade, mas do maior afeto, daquele zelo pelo bem-estar dos que amamos, que é forte como a morte. Nosso Senhor Jesus consentia que seus discípulos fossem livres com ele, mas Pedro aqui tomou liberdade grande demais.

  1. Cristo o corrigiu por sua oposição (v. 33). Voltou-se, como alguém ofendido, e olhou para seus discípulos, para ver se o restante deles tinha a mesma mente, e concordava com Pedro nisso, para que, se concordassem, pudessem tomar para si a censura que agora estava prestes a dar a Pedro. E disse: “Vai para trás de mim, Satanás”.

Pedro não esperava receber repreensão tão cortante por dissuasão tão bondosa. Mas talvez esperasse agora tanto elogio pelo seu amor quanto recentemente tivera pela sua fé.

Repare: Cristo vê erros no que dizemos e fazemos dos quais nós mesmos não estamos conscientes. E sabe de que espécie de espírito somos, quando nós mesmos não sabemos:

(1.) Pedro falou como alguém que não entendia corretamente, nem tinha considerado devidamente, os propósitos e conselhos de Deus. Quando via provas como as que via todos os dias do poder de Cristo, podia concluir que ele não podia ser obrigado a sofrer.

Os inimigos mais poderosos não podiam dominar aquele a quem doenças e mortes, a quem ventos e ondas e os próprios diabos eram forçados a obedecer e ceder.

E, quando via tanto da sabedoria de Cristo todos os dias, podia concluir que não escolheria sofrer senão por alguns propósitos muito grandes e gloriosos. E, por isso, não deveria assim tê-lo contradito, mas ter concordado.

Considerava sua morte apenas como um martírio, como o dos profetas, que pensava poder ser evitado se ou ele zelasse um pouco para não provocar os principais sacerdotes, ou se mantivesse fora do caminho.

Mas não sabia que isso era necessário para a glória de Deus, a destruição de Satanás e a salvação do homem. Que o Capitão da nossa salvação precisa ser aperfeiçoado por sofrimentos, e assim precisa levar muitos filhos à glória.

Repare: a sabedoria do homem é perfeita insensatez quando pretende ditar normas aos conselhos divinos. A cruz de Cristo, a grande demonstração do poder e da sabedoria de Deus, era para alguns pedra de tropeço, e para outros insensatez.

(2.) Pedro falou como alguém que não entendia corretamente, nem tinha considerado devidamente, a natureza do reino de Cristo. Considerava-o temporal e humano, ao passo que é espiritual e divino.

“Não saboreias as coisas que são de Deus, mas aquelas que são dos homens”. Ou phroneis, não atentas. Assim a palavra é traduzida, Romanos 8:5.

Pedro parecia atentar mais às coisas que se relacionam ao mundo inferior, e à vida que agora existe, do que àquelas que se relacionam ao mundo superior, e à vida futura.

Atentar às coisas dos homens mais que às coisas de Deus, ao nosso próprio crédito, conforto e segurança mais que às coisas de Deus, e sua glória e reino, é um pecado muito grande, e a raiz de muito pecado, e muito comum entre os discípulos de Cristo.

Isso aparecerá em tempos de sofrimento, aqueles tempos de tentação em que os que deixam as coisas dos homens prevalecer em si correm perigo de se afastar.

Non sapis, “Não és sábio” (assim pode ser lido), nas coisas de Deus, mas nas coisas dos homens. É importante considerar em que geração parecemos sábios, Lucas 16:8.

Parece sagacidade evitar aflições, mas, se com isso evitamos o dever, é “sabedoria carnal” (2 Coríntios 1:12), e será insensatez no fim.

III. Estes milagres de Cristo devem levar todos nós a segui-lo, custe o que custar, tanto por confirmarem sua missão quanto por explicarem seu desígnio e a tendência da graça que veio trazer.

Indicam claramente que, por seu Espírito, faria em favor das nossas almas cegas, surdas, aleijadas, leprosas, doentes e possessas aquilo que fez pelos corpos dos muitos que, nessas aflições, recorreram a ele.

Frequentemente se tinha reparado na grande afluência que havia a ele por ajuda em vários casos. Ora, isso está escrito para que creiamos que é o grande Médico das almas, e possamos nos tornar seus pacientes, e nos submeter ao seu regime.

E aqui nos diz sob quais termos podemos ser admitidos. E chamou todo o povo para junto de si, para ouvir isso. Eles modestamente ficavam a alguma distância quando ele estava em conversa particular com seus discípulos.

Isso é o que cabe a todos conhecer e considerar, se esperam que Cristo cure suas almas:

  1. Não devem ser indulgentes com o conforto do corpo. Pois (v. 34): “Quem quiser vir após mim por curas espirituais, como estas pessoas vêm por curas corporais, negue-se a si mesmo, e viva uma vida de abnegação, mortificação e desprezo pelo mundo.”

“Não alegue ser seu próprio médico, mas renuncie a toda confiança em si mesmo e na sua própria justiça e força. E tome sua cruz, conformando-se ao padrão de um Jesus crucificado, e acomodando-se à vontade de Deus em todas as aflições sob as quais se encontra.”

“E assim continue a seguir-me”, como fizeram muitos daqueles que Cristo curou. Os que querem ser pacientes de Cristo precisam se aplicar a ele, ter comunhão com ele, receber instrução e censura dele, como fizeram os que o seguiam. E precisam resolver que nunca o abandonarão.

  1. Não devem ser ansiosos, não, nem mesmo pela vida do corpo, quando não podem conservá-la sem abandonar Cristo, v. 35. Somos convidados pelas palavras e obras de Cristo a segui-lo?

Sentemo-nos e calculemos o custo: se podemos preferir as vantagens que Cristo nos oferece à própria vida e suportar pensar em perder a vida por causa de Cristo e do evangelho.

Quando o diabo atrai discípulos e servos após si, oculta o pior disso. Fala-lhes apenas do prazer, mas nada do perigo, do seu serviço: “Certamente não morrereis”.

Mas o que há de perturbação e perigo no serviço de Cristo ele nos conta de antemão. Conta-nos que sofreremos e talvez morreremos por sua causa.

Apresenta os motivos de desânimo não como menores, mas maiores do que geralmente se mostram, para deixar claro que nos trata com justiça e não teme que saibamos o pior; pois as vantagens do seu serviço bastam de sobra para compensá-los, se os compararmos imparcialmente. Em resumo:

(1.) Não devemos temer a perda das nossas vidas, desde que seja na causa de Cristo (v. 35). Quem quiser salvar sua vida recusando Cristo, e recusando vir a ele, ou renegando-o e negando-o depois de ter vindo a Cristo em profissão, a perderá.

Perderá o conforto da sua vida natural, a raiz e fonte da sua vida espiritual, e todas as suas esperanças de vida eterna. Tal mau negócio fará para si mesmo.

Mas quem perder sua vida, estará na verdade disposto a perdê-la, a arriscará, a entregará quando não puder conservá-la sem negar Cristo, a salvará. Terá um ganho indescritível. Pois a perda da sua vida lhe será compensada numa vida melhor.

Considera-se alguma espécie de recompensa aos que perdem suas vidas no serviço do seu príncipe e país ter suas memórias honradas e suas famílias sustentadas. Mas o que é isso diante da recompensa que Cristo concede na vida eterna a todos os que morrem por sua causa?

(2.) Precisamos temer a perda das nossas almas, mesmo que ganhássemos o mundo inteiro com isso (v. 36, 37). Pois que aproveitará a um homem se ganhar o mundo inteiro, e toda a riqueza, honra e prazer nele, negando Cristo, e perder sua própria alma?

“É verdade”, disse o bispo Hooper, na noite anterior ao seu martírio, “que a vida é doce, e a morte é amarga, mas a morte eterna é mais amarga, e a vida eterna é mais doce”.

Assim como a felicidade do céu com Cristo é suficiente para compensar a perda da própria vida por Cristo, assim o ganho de todo o mundo em pecado não é suficiente para compensar a ruína da alma pelo pecado.

O que os homens fazem para salvar suas vidas e ganhar o mundo, ele nos diz (v. 38), e de que consequência fatal será para eles: “Por isso, quem se envergonhar de mim, e das minhas palavras, nesta geração adúltera e pecadora, dele se envergonhará o Filho do homem”.

Tivemos algo semelhante em Mateus 10:33. Mas aqui é expresso mais plenamente. Repare:

[1.] A desvantagem que pesa sobre a causa de Cristo neste mundo é que ela deve ser reconhecida e professada numa geração adúltera e pecadora. Tal é a geração da humanidade, que se prostituiu afastando-se de Deus, nos abraços impuros do mundo e da carne, jazendo na maldade.

Algumas épocas, alguns lugares, são mais especialmente adúlteros e pecadores, como era aquele em que Cristo viveu. Numa geração assim a causa de Cristo é combatida e derrubada, e os que a reconhecem são expostos a descrédito e desprezo, e em toda parte ridicularizados e malfalados.

[2.] Há muitos que, embora não possam deixar de reconhecer que a causa de Cristo é uma causa justa, se envergonham dela por causa do descrédito que acompanha professá-la. Envergonham-se da sua relação com Cristo, e envergonham-se do crédito que não podem deixar de dar às suas palavras.

Não podem suportar ser olhados com reprovação e desprezados, e, por isso, descartam sua profissão, e descem a corrente de uma apostasia predominante.

[3.] Vem um dia em que a causa de Cristo aparecerá tão brilhante e ilustre quanto agora parece insignificante e desprezível, quando o Filho do homem vier na glória do seu Pai com seus santos anjos, como a verdadeira Shechinah, o brilho da glória do seu Pai e o Senhor dos anjos.

[4.] Dos que se envergonham de Cristo neste mundo onde é desprezado, ele se envergonhará naquele mundo onde é eternamente adorado. Não participarão com ele da sua glória então aqueles que não estavam dispostos a participar com ele da sua desonra agora.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra