Matthew Henry

Marcos 3

Argumento

Neste capítulo, temos: I. A cura de um homem que tinha a mão ressequida, por Cristo, no sábado, e a conspiração dos seus inimigos contra ele por causa disso, vv. 1-6.

II. A afluência geral de pessoas de todas as partes até ele, para serem curadas, e o alívio que todas encontraram nele, vv. 7-12.

III. A designação dos seus doze apóstolos para acompanhá-lo e pregar o seu evangelho, vv. 13-21.

IV. A resposta dele às objeções blasfemas dos escribas, que atribuíam o seu poder de expulsar demônios a um conluio com o príncipe dos demônios, vv. 22-30.

V. O reconhecimento dos seus discípulos como seus parentes mais próximos e queridos, vv. 31-35.

Versículos 1 a 12

A Mão Ressequida Restaurada; Multidões Curadas.

Aqui, como antes, vemos nosso Senhor Jesus trabalhando primeiro na sinagoga e depois à beira-mar, para nos ensinar que a sua presença não deve ficar restrita a um lugar ou ao outro; onde quer que alguns estejam reunidos em seu nome, seja na sinagoga ou em qualquer outro lugar, ele está no meio deles.

Em todo lugar onde registra o seu nome, ele se encontrará com o seu povo e o abençoará; é da sua vontade que as pessoas orem em todo lugar. Aqui temos agora um relato do que ele fez.

I. Quando entrou outra vez na sinagoga, aproveitou a ocasião para fazer o bem e, sem dúvida, depois de pregar ali um sermão, realizou um milagre para confirmá-lo, ou pelo menos para confirmar esta verdade: é lícito fazer o bem no sábado. Já tivemos o relato em Mateus 12:9.

  1. A situação do enfermo era lamentável: ele tinha uma mão ressequida, que o incapacitava para trabalhar e ganhar o sustento; e os que estão nessa condição são os objetos mais apropriados de caridade. Ajudem-se os que não podem ajudar a si mesmos.

  2. Os espectadores foram muito cruéis, tanto com o enfermo quanto com o Médico. Em vez de intercederem por um vizinho pobre, fizeram o que puderam para impedir a cura, pois deram a entender que, se Cristo o curasse naquele momento, no sábado, iriam acusá-lo de violar o sábado.

Já seria muito desarrazoado que se opusessem a um médico ou cirurgião que ajudasse uma pessoa pobre e aflita por meios comuns; muito mais absurdo, porém, era oporem-se àquele que curava sem trabalho algum, apenas com uma palavra.

  1. Cristo tratou os espectadores com toda a justiça e começou por eles para evitar, se possível, a ofensa.

(1.) Esforçou-se para convencê-los no entendimento. Mandou que o homem se levantasse diante de todos (v. 3), para que, ao vê-lo, fossem movidos de compaixão por ele e, por vergonha, não considerassem a sua cura um crime.

Então apelou à própria consciência deles; embora o fato falasse por si, ainda assim ele teve por bem expressá-lo: é lícito fazer o bem nos sábados, como me proponho a fazer, ou fazer o mal, como vocês se propõem a fazer? O que é melhor: salvar uma vida ou matar? Que pergunta mais justa poderia ser feita?

E, no entanto, como viram que a resposta se voltaria contra eles, ficaram calados. Repare: são de fato obstinados na incredulidade os que, quando não conseguem dizer nada contra uma verdade, nada dizem a favor dela; e, quando não conseguem resistir, ainda assim não cedem.

(2.) Quando se rebelaram contra a luz, ele lamentou a obstinação deles (v. 5): olhou ao redor para eles com ira, entristecido pela dureza do coração deles. O pecado a que ele atentava era a dureza do coração, a insensibilidade às evidências dos seus milagres e a decisão inflexível de persistir na incredulidade.

Nós ouvimos o que se diz de errado e vemos o que se faz de errado; Cristo, porém, olha para a raiz amarga no coração, para a cegueira e a dureza dele. Observe: [1.] Como o pecado o provocou.

Olhou ao redor para eles, pois eram muitos e tinham se posicionado de tal maneira que o rodeavam; olhou com ira — é provável que ela se manifestasse no semblante. A ira dele, como a de Deus, não lhe causava a menor perturbação, mas nós lhe dávamos grande motivo para ela.

Repare: o pecado dos pecadores desagrada muito a Jesus Cristo; e o modo de sentir ira sem pecar é irar-se, como Cristo, apenas contra o pecado. Que os pecadores de coração duro tremam ao pensar na ira com que ele olhará ao redor para eles em breve, quando chegar o grande dia da sua cólera. [2.] Como se compadeceu dos pecadores.

Ficou entristecido pela dureza do coração deles, assim como Deus ficou entristecido durante quarenta anos pela dureza do coração dos seus antepassados no deserto.

Repare: é grande tristeza para nosso Senhor Jesus ver pecadores decididos à própria ruína e obstinadamente contrários aos meios de convencê-los e restaurá-los, pois ele não quer que ninguém pereça. Eis uma boa razão para que a dureza do nosso próprio coração e a do coração dos outros nos entristeçam.

  1. Cristo tratou o enfermo com muita bondade: mandou que estendesse a mão, e ela foi restaurada imediatamente.

Agora, (1.) Cristo nos ensinou por esse meio a prosseguir resolutamente no caminho do dever, por mais violenta que seja a oposição que encontremos. Às vezes devemos renunciar ao nosso conforto, prazer e conveniência, em vez de ofender até mesmo os que se ofendem sem motivo; mas não devemos renunciar à satisfação de servir a Deus e fazer o bem, ainda que alguém se ofenda injustamente.

Ninguém teve mais cuidado de não causar ofensa do que Cristo; contudo, em vez de mandar aquele homem pobre embora sem curá-lo, arriscou-se a ofender todos os escribas e fariseus que o cercavam.

(2.) Com isso ele nos deu uma amostra das curas que a sua graça realiza em almas pobres: nossas mãos estão ressequidas espiritualmente; os poderes da nossa alma foram enfraquecidos pelo pecado e incapacitados para o que é bom.

O grande dia da cura é o sábado, e o lugar da cura, a sinagoga; o poder que cura é o de Cristo.

A ordem do evangelho é como a que está registrada aqui, e é racional e justa: embora nossas mãos estejam ressequidas e não possamos estendê-las por nós mesmos, devemos tentar fazê-lo; devemos, da melhor maneira que pudermos, levantá-las a Deus em oração, apegar-nos a Cristo e à vida eterna e empregá-las em boas obras.

Se fizermos o esforço, o poder acompanha a palavra de Cristo, e ele realiza a cura. Embora nossas mãos estejam ressequidas, se não quisermos tentar estendê-las, a culpa de não sermos curados é nossa; mas, se tentamos e somos curados, toda a glória deve ser dada a Cristo, ao seu poder e à sua graça.

  1. Os inimigos de Cristo agiram com muita barbárie para com ele. Uma obra de misericórdia assim deveria ter conquistado o amor deles por ele, e uma obra tão maravilhosa, a fé deles nele.

Em vez disso, os fariseus, que alegavam ser oráculos na igreja, e os herodianos, que alegavam ser os sustentáculos do Estado, embora tivessem interesses opostos entre si, reuniram-se em conselho contra ele para decidirem como poderiam destruí-lo. Repare: os que sofrem por fazer o bem sofrem como o seu Mestre.

II. Quando se retirou para junto do mar, também fez o bem ali. Enquanto os inimigos procuravam destruí-lo, ele deixou aquele lugar, ensinando-nos a procurar segurança em tempos difíceis. Mas veja:

  1. Como o seguiram até o seu retiro. Alguns tinham tanta inimizade contra ele que o expulsaram da região; outros tinham tanta estima por ele que o seguiram aonde quer que fosse, e a hostilidade dos líderes deles contra Cristo não esfriou o respeito que lhe tinham.

Grandes multidões o seguiram de todas as partes do país: do norte, da Galileia; do sul, da Judeia e de Jerusalém; e também da Idumeia; do leste, da região além do Jordão; e do oeste, dos arredores de Tiro e Sidom (v. 7, 8). Observe: (1.) O que os levou a segui-lo: as notícias das grandes coisas que fazia por todos os que recorriam a ele.

Alguns queriam ver alguém que fizera coisas tão extraordinárias; outros esperavam que ele fizesse grandes coisas por eles. Repare: considerar as grandes coisas que Cristo fez deve nos levar até ele. (2.) O motivo pelo qual o seguiram (v. 10): “Amontoavam-se ao seu redor para tocá-lo todos os que sofriam flagelos”.

As doenças são chamadas aqui de flagelos, mastigas — correções, castigos; assim devem ser: foram destinadas a nos fazer sentir a dor dos nossos pecados, para que nos arrependamos deles e sejamos advertidos a não voltar a eles.

Os que sofriam esses açoites foram a Jesus; é para isso que a doença é enviada, para nos estimular a buscar Cristo e recorrer a ele como nosso Médico. Amontoavam-se ao seu redor, cada um tentando chegar mais perto e ser atendido primeiro.

Prostravam-se diante dele (segundo o Dr. Hammond), como suplicantes que buscavam o seu favor; pediam permissão apenas para tocá-lo, crendo que seriam curados não só se ele os tocasse, mas também se o tocassem.

Sem dúvida, tinham visto muitos casos assim. (3.) O que ele providenciou para estar pronto a atendê-los (v. 9): falou com os seus discípulos, que eram pescadores e tinham barcos à disposição, para que uma pequena embarcação ficasse sempre esperando por ele, a fim de transportá-lo de um lugar a outro naquela mesma costa.

Assim, depois de realizar num lugar a tarefa necessária, poderia ir facilmente a outro onde a sua presença fosse necessária, sem ter de abrir caminho entre as multidões que o seguiam por curiosidade. Os sábios evitam uma multidão, tanto quanto podem.

  1. A grande quantidade de bem que fez no seu retiro.

Não se retirou para ficar ocioso nem mandou embora os que, de modo inconveniente, se aglomeraram atrás dele quando se retirou; antes, recebeu isso com bondade e deu-lhes o que tinham vindo buscar, pois nunca disse a ninguém que o buscasse diligentemente que o buscava em vão.

(1.) As doenças foram curadas com eficácia: curou muitos, enfermos de vários tipos de doença; embora fossem numerosos e as doenças, variadas, ele os curou.

(2.) Os demônios foram vencidos com eficácia: aqueles que os espíritos imundos haviam possuído, ao vê-lo, tremiam diante da sua presença e também se prostravam diante dele, não para suplicar o seu favor, mas para afastar a sua cólera; e, aterrorizados, eram obrigados a reconhecer que ele era o Filho de Deus (v. 11).

É triste que filhos dos homens, que poderiam receber o benefício dessa grande verdade, a neguem, quando tantas vezes ela foi arrancada dos demônios, que não podem receber benefício algum dela.

(3.) Ao realizar essas grandes coisas, Cristo não buscava aplausos para si.

Ordenou rigorosamente àqueles em favor de quem as fizera que não o tornassem conhecido (v. 12); que não se empenhassem em divulgar as suas curas, como se publicassem anúncios nos jornais, mas deixassem que as próprias obras o louvassem e que as notícias se espalhassem e abrissem o próprio caminho.

Que os curados não se apressem a divulgar o que aconteceu, para que isso não alimente o orgulho de quem recebeu tamanho favor; que os que estavam por perto levem a notícia. Quando fazemos algo digno de louvor sem desejar ser louvados pelas pessoas, temos em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.

Versículos 13 a 21

O Chamado dos Apóstolos.

Nestes versículos, temos:

I. A escolha que Cristo fez dos doze apóstolos para serem seus seguidores e acompanhantes constantes e serem enviados quando surgisse a ocasião, a fim de pregarem o evangelho. Observe:

  1. A introdução a esse chamado ou promoção dos discípulos: ele sobe a um monte, e o motivo de ir até lá era orar. Os ministros devem ser separados para o serviço com oração solene, pedindo que o Espírito seja derramado sobre eles; embora Cristo tivesse autoridade para conferir os dons do Espírito Santo, orou por eles para nos dar o exemplo.

  2. A regra pela qual se guiou na escolha, que foi o seu próprio beneplácito: chamou para si aqueles que quis. Não escolheu os que nós consideraríamos mais aptos, olhando para a aparência e para a estatura; escolheu os que julgou adequados para o chamado e decidiu capacitar para o serviço a que os chamou.

Assim é, bendito Jesus, porque isso pareceu bom aos seus olhos. Cristo chama quem quer, pois é um Agente livre, e a sua graça lhe pertence.

  1. A eficácia do chamado: chamou-os para que se afastassem da multidão e ficassem junto dele, e eles foram até ele. Cristo chama os que lhe foram dados (João 17:6), e todos os que o Pai lhe deu irão até ele (João 6:37). Aqueles que era da vontade dele chamar, ele tornou dispostos a vir; o seu povo estará disposto no dia do seu poder.

Talvez tenham ido até ele com bastante prontidão porque esperavam reinar com ele em pompa e poder terrenos; mas, quando depois foram esclarecidos nesse ponto, receberam tal perspectiva de coisas melhores que não quiseram dizer que tinham sido enganados pelo Mestre nem se arrependeram de ter deixado tudo para estar com ele.

  1. O fim e o propósito desse chamado: ele os constituiu (provavelmente pela imposição das mãos, cerimônia usada entre os judeus) para que estivessem constantemente com ele, como testemunhas da sua doutrina, conduta e paciência, a fim de conhecê-las plenamente e poderem dar testemunho delas; especialmente para atestarem a verdade dos seus milagres.

Deviam estar com ele para receber instruções e, assim, estarem habilitados a instruir outros.

Seria necessário tempo para prepará-los para a tarefa que ele lhes destinava, pois deviam ser enviados a pregar; não deviam pregar antes de serem enviados, nem ser enviados antes de estarem preparados por uma convivência longa e íntima com Cristo. Repare: os ministros de Cristo devem passar muito tempo com ele.

  1. O poder que lhes deu para fazer milagres; com isso, conferiu-lhes uma honra muito grande, superior à dos grandes homens da terra. Ordenou-os para curarem doenças e expulsarem demônios.

Isso mostrou que o poder de Cristo para fazer milagres era original; ele não o tinha como Servo, mas como Filho na sua própria casa, pois podia conferi-lo a outros e investi-los desse poder. Há uma máxima na lei: Deputatus non potest deputare — quem foi apenas delegado não pode delegar outro.

Mas nosso Senhor Jesus tinha vida em si mesmo e o Espírito sem medida, pois podia dar esse poder até aos fracos e tolos do mundo.

  1. O número e os nomes deles: ordenou doze, conforme o número das doze tribos de Israel. Aqui são nomeados numa ordem um pouco diferente daquela de Mateus, e não em pares como lá; mas, como lá, Pedro aparece primeiro e Judas por último.

Aqui Mateus vem antes de Tomé, provavelmente porque foi chamado nessa ordem; mas, no catálogo que o próprio Mateus organizou, ele se põe depois de Tomé, tão pouco insistia na precedência da sua consagração. O que só Marcos observa nesta lista dos apóstolos é que Cristo chamou Tiago e João de Boanerges, isto é, Filhos do Trovão.

Talvez se destacassem pela voz alta e imponente e fossem pregadores trovejantes; ou, antes, isso denote o zelo e o fervor do espírito deles, que os tornariam mais ativos por Deus do que os seus irmãos.

Esses dois (diz o Dr. Hammond) seriam ministros especialmente eminentes do evangelho, que é chamado de voz que abala a terra (Hebreus 12:26). No entanto, João, um desses filhos do trovão, era cheio de amor e ternura, como mostram as suas epístolas, e era o discípulo amado.

  1. O recolhimento deles com o Mestre e a estreita adesão a ele: foram para uma casa. Agora que esse júri havia sido constituído, ficaram juntos para ouvir as provas. Foram juntos à casa para estabelecer as regras do seu colégio nascente; e, ao que parece, foi então que Judas recebeu a bolsa, o que o agradou e o deixou satisfeito.

II. As multidões contínuas que acompanhavam os deslocamentos de Cristo (v. 20): a multidão voltou a se reunir, sem que a chamassem e num momento inoportuno, pressionando-o com pedidos variados; assim, ele e os discípulos não conseguiam nem sequer parar para comer pão, muito menos fazer uma refeição completa.

Ainda assim, ele não fechou a porta aos que lhe pediam ajuda; deu-lhes boas-vindas e respondeu a cada um com palavras de paz.

Repare: aqueles cujo coração se amplia na obra de Deus suportam com facilidade grandes inconvenientes pessoais ao realizá-la e preferem perder uma refeição a qualquer momento a deixar passar uma oportunidade de fazer o bem. É feliz quando ouvintes zelosos e pregadores zelosos se encontram assim e encorajam uns aos outros.

O reino de Deus estava sendo pregado, e as pessoas se esforçavam para entrar nele (Lucas 16:16). Aquela era uma ocasião favorável que valia a pena aproveitar; e os discípulos podiam muito bem adiar a refeição para agarrá-la. É bom bater o ferro enquanto está quente.

III. A preocupação dos seus parentes a respeito dele (v. 21): quando os seus amigos em Cafarnaum souberam que tanta gente o seguia e quanto ele se esforçava, saíram para segurá-lo e levá-lo para casa, pois diziam: “Está fora de si”.

  1. Alguns entendem isso como uma preocupação absurda e descabida, que tinha mais de descrédito do que de respeito por ele; e assim devemos entender as palavras como estão: “Está fora de si”.

Ou eles mesmos suspeitaram disso, ou alguém lhes sugeriu essa ideia, e acreditaram que ele tinha enlouquecido; por isso os amigos deveriam amarrá-lo e colocá-lo num quarto escuro, para que recobrasse o juízo.

Muitos dos seus parentes tinham uma opinião ruim dele (João 7:5), estavam dispostos a aceitar essa interpretação maldosa do seu grande zelo e a concluir que ele perdera a razão; sob esse pretexto, tentariam afastá-lo do seu trabalho. Os profetas eram chamados de homens loucos (2 Reis 9:11).

  1. Outros entendem isso como uma preocupação bem-intencionada; nesse caso, leem exeste: “Está exausto, não tem tempo nem para comer pão, e por isso as forças lhe faltarão; a multidão vai sufocá-lo, seu ânimo ficará completamente esgotado de tanto falar e pelo poder que sai dele nos milagres.”

“Por isso, vamos usar de uma violência amigável com ele e arranjar-lhe um pouco de tempo para respirar.” Tanto no trabalho de pregação quanto no sofrimento, ele foi confrontado com: “Mestre, poupa-te a ti mesmo”.

Repare: os que prosseguem com vigor e zelo na obra de Deus devem esperar obstáculos, tanto da aversão infundada dos inimigos quanto do afeto equivocado dos amigos; e precisam manter-se atentos a ambos.

Versículos 22 a 30

A Blasfêmia dos Escribas.

I. Aqui temos a acusação insolente e ímpia que os escribas lançaram contra Cristo por expulsar demônios, para escapar da convicção que esse fato trazia e invalidá-la, tendo assim uma desculpa fraca para não ceder a ela. Esses escribas vieram de Jerusalém (v. 22).

Ao que parece, fizeram essa longa viagem de propósito para impedir o avanço da doutrina de Cristo; tanto esforço faziam para causar dano. Como vinham de Jerusalém, onde estavam os escribas mais polidos e instruídos e onde tinham oportunidade de conspirar juntos contra o Senhor e o seu Ungido, podiam causar ainda mais dano.

A reputação dos escribas de Jerusalém influenciaria não só o povo do interior, mas também os escribas locais; eles nem sequer tinham pensado nessa vil insinuação contra os milagres de Cristo até os escribas de Jerusalém lhes porem a ideia na cabeça.

Não podiam negar que ele expulsava demônios, o que claramente indicava que fora enviado por Deus; mas insinuaram que Beelzebu estava do lado dele, que estavam aliados e que ele expulsava demônios pelo príncipe dos demônios. O caso tinha um truque: Satanás não era expulso, apenas saía por acordo.

Nada na maneira como Cristo expulsava os demônios dava motivo para suspeitar disso; ele agia com autoridade. Mas é assim que querem interpretar os que decidiram não acreditar nele.

II. A resposta racional que Cristo deu a essa objeção, demonstrando o seu absurdo:

  1. Satanás é tão astuto que nunca abrirá mão voluntariamente do que possui: “Se Satanás expulsa Satanás, o seu reino está dividido contra si mesmo e não pode subsistir” (vv. 23-26).

Ele os chamou para perto, desejoso de convencê-los; tratou-os com toda a franqueza, cordialidade e familiaridade; dignou-se a argumentar com eles, para que toda boca se cale.

Era evidente que a doutrina de Cristo guerreava contra o reino do diabo e tendia diretamente a quebrar o seu poder e destruir a sua influência sobre a alma das pessoas. Também era evidente que expulsá-lo do corpo delas confirmava aquela doutrina e lhe dava força.

Portanto, não se pode imaginar que ele entrasse num plano assim; todos sabem que Satanás não é tolo e não age de modo tão contrário aos próprios interesses.

  1. Cristo é tão sábio que, estando em guerra com Satanás, atacará as suas forças onde quer que as encontre, seja no corpo, seja na alma das pessoas (v. 27). É evidente que o propósito de Cristo é entrar na casa do valente, tomar posse da influência que ele exerce no mundo, saquear os seus bens e convertê-los ao próprio serviço.

Por isso, é natural supor que ele amarre o valente, impeça-o de falar quando quiser e de ficar onde quiser, e assim mostre que obteve vitória sobre ele.

III. O aviso solene que Cristo lhes deu: tomassem cuidado com o que diziam ao proferir palavras tão perigosas. Ainda que as tratassem com leviandade, como meras conjecturas e linguagem de livre-pensamento, se persistissem nisso, teriam consequências fatais. Seria um pecado contra o último recurso e, por isso, imperdoável.

Que possibilidade haveria de levá-los ao arrependimento pelo pecado de blasfemar contra Cristo, se eles afastavam uma convicção tão forte com uma desculpa tão fraca? É verdade que o evangelho promete perdão para os maiores pecados e pecadores, porque Cristo o conquistou (v. 28).

Muitos dos que vituperaram Cristo na cruz — o que foi uma blasfêmia contra o Filho do Homem, agravada ao extremo — receberam misericórdia, e o próprio Cristo orou: “Pai, perdoa-lhes”.

Mas eles blasfemavam contra o Espírito Santo, pois foi pelo Espírito Santo que Cristo expulsou demônios, e eles disseram que fora pelo espírito imundo (v. 30). Com esse método, tentariam rejeitar a convicção produzida por todos os dons do Espírito Santo depois da ascensão de Cristo e invalidá-los.

Depois disso, não restaria outra prova; por isso nunca receberiam perdão e estariam sujeitos à condenação eterna. Corriam perigo iminente daquele castigo eterno do qual não há redenção, interrupção nem remissão.

Versículos 31 a 35

A Família de Cristo.

Temos aqui, 1. O desrespeito que os parentes de Cristo segundo a carne lhe demonstraram enquanto ele pregava (e eles sabiam muito bem que, naquele momento, ele estava em seu elemento).

Não só ficaram do lado de fora, sem desejo de entrar e ouvi-lo, como também mandaram um recado para chamá-lo até eles (v. 31, 32), como se ele tivesse de abandonar o seu trabalho para atender às impertinências deles. É provável que não tivessem assunto algum com ele; apenas o chamaram de propósito para obrigá-lo a parar, temendo que acabasse morrendo de exaustão.

Ele sabia até onde as suas forças chegavam e preferia a salvação de almas à própria vida; pouco depois, demonstrou isso de maneira incontestável.

Portanto, era inútil que, sob o pretexto de poupá-lo, eles o interrompessem; e era pior ainda se realmente tinham algum assunto com ele, sabendo que, como Salvador, ele preferia tanto a sua missão a qualquer outro assunto.

  1. O respeito que Cristo demonstrou aos seus parentes espirituais nessa ocasião. Agora, como em outras ocasiões, ele deu à sua mãe uma posição comparativamente inferior, o que parece ter sido feito de propósito para prevenir o respeito exagerado que, em tempos posteriores, as pessoas tenderiam a lhe prestar.

Nosso respeito deve ser guiado e governado pelo de Cristo. A virgem Maria, ou mãe de Cristo, não é igualada aos crentes comuns, mas colocada abaixo deles; a estes Cristo confere aqui uma honra suprema.

Ele olhou para os que estavam ao seu redor e declarou que aqueles entre eles que não apenas ouviam, mas faziam a vontade de Deus, eram para ele como irmão, irmã e mãe: tão estimados, amados e cuidados quanto os seus parentes mais próximos (vv. 33-35).

Eis uma boa razão para honrarmos os que temem o Senhor e os escolhermos como nosso povo; e para não sermos apenas ouvintes da palavra, mas praticantes da obra, a fim de compartilharmos essa honra com os santos.

Certamente é bom ser parente daqueles que estão tão estreitamente ligados a Cristo e ter comunhão com os que têm comunhão com Cristo.

Ai dos que odeiam e perseguem os parentes de Cristo, que são os seus ossos e a sua carne, cada um deles semelhante aos filhos de um rei (veja Juízes 8:18, 19), pois ele defenderá a causa deles com zelo e vingará o sangue deles.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra