Marcos 2
Argumento
Neste capítulo temos:
I. A cura de um homem paralítico por Cristo, vv. 1-12.
II. Seu chamado de Mateus, que estava na coletoria, sua refeição, nessa ocasião, com publicanos e pecadores, e sua defesa de agir assim, vv. 13-17.
III. Sua defesa dos discípulos por não jejuarem tanto quanto os que arrancavam espigas no sábado, vv. 23-28. Todas essas passagens já vimos em Mateus 9 e 12.
Versículos 1 a 12
A Cura de um Paralítico.
Depois de algum tempo pregando pelo interior, Cristo volta a Cafarnaum, seu quartel-general, e aparece ali, na esperança de que, a essa altura, os comentários e a multidão tivessem diminuído um pouco. Observe:
I. A grande afluência de pessoas a ele. Embora estivesse dentro de casa, fosse a casa de Pedro ou algum alojamento que obtivera para si, as pessoas foram até ele assim que se espalhou a notícia de que estava na cidade. Não esperaram que aparecesse na sinagoga, o que podiam ter certeza de que faria no sábado; logo muitos se reuniram junto dele.
Onde está o rei, ali está a corte; onde está Siló, ali se reunirão os povos. Ao aproveitar as oportunidades para a nossa alma, precisamos tomar cuidado para não perder tempo. Um convidou outro: “Venha, vamos ver Jesus”; assim, a casa não podia comportar os visitantes. Não havia espaço para recebê-los, tantos eram, nem mesmo perto da porta.
Que visão abençoada ver as pessoas voando assim como uma nuvem para a casa de Cristo, embora fosse apenas uma casa pobre, e como pombas para as suas janelas!
II. A boa acolhida que Cristo lhes deu, a melhor que sua casa podia oferecer, e melhor do que qualquer outra: pregou-lhes a palavra, v. 2. Talvez muitos tenham vindo apenas para serem curados, e muitos talvez só por curiosidade, para vê-lo; mas, quando os reuniu, pregou a eles.
Embora a porta da sinagoga estivesse aberta para ele nos horários apropriados, não considerou de modo algum impróprio pregar numa casa, num dia de semana, embora alguns pudessem julgar que tanto o lugar quanto o horário eram impróprios. “Bem-aventurados sois vós que semeais junto a todas as águas” (Isaías 32:20).
III. A apresentação de um pobre homem paralítico a ele, para que o ajudasse. O paciente sofria de paralisia; ao que parece, não estava, como aquele de Mateus 8:6, terrivelmente atormentado, mas completamente incapacitado, a ponto de ser carregado por quatro pessoas numa cama, como se fosse num esquife.
Era sua desgraça precisar ser carregado assim, o que mostra o estado calamitoso da vida humana; era a caridade deles carregá-lo, o que mostra a compaixão que se espera, com razão, que os seres humanos tenham pelos semelhantes em sofrimento, pois não sabemos quão cedo o sofrimento pode ser nosso.
Esses parentes ou vizinhos bondosos pensaram que, se conseguissem levar aquele pobre homem a Cristo uma vez, não precisariam carregá-lo outra vez. Por isso se esforçaram muito para levá-lo até ele; e, quando não conseguiram chegar por outro caminho, destelharam o teto onde Jesus estava, v. 4.
Não vejo necessidade de concluir que Cristo pregava num cômodo no andar de cima, embora os judeus que tinham casas imponentes tivessem ali seus lugares de oração; pois, nesse caso, para que a multidão ficaria diante da porta, como os que buscavam audiência com a Sabedoria costumavam fazer? (Provérbios 8:34).
Prefiro conjecturar que a casa em que ele estava era tão pequena e modesta, de acordo com sua condição naquele momento, que não tinha andar superior, mas o térreo era aberto até o teto.
Esses intercessores pelo paralítico, resolvidos a não se deixar frustrar, não conseguiram passar pela multidão na porta e, por algum meio, levaram o amigo ao telhado da casa, tiraram algumas telhas e o desceram em sua cama, com cordas, para dentro da casa onde Cristo pregava. Isso demonstrou tanto a fé quanto o fervor com que se dirigiam a Cristo.
Ficou claro que estavam decididos, que não iriam embora nem deixariam Cristo partir sem uma bênção (Gênesis 32:26).
IV. A palavra bondosa que Cristo disse àquele pobre paciente. Ele viu a fé deles; talvez não tanto a do próprio homem, pois a enfermidade o impedia de exercer a fé, mas a dos que o trouxeram. Ao curar o servo do centurião, Cristo observou como sinal da fé dele que não trouxera o servo, mas acreditava que Cristo podia curá-lo à distância.
Aqui elogiou a fé deles, porque trouxeram o amigo apesar de tanta dificuldade. Repare: a fé verdadeira e forte pode agir de vários modos, vencendo às vezes as objeções da razão, às vezes as dos sentidos; mas, de qualquer forma que se manifeste, será aceita e aprovada por Jesus Cristo.
Cristo disse: “Filho, os teus pecados estão perdoados.” O tratamento é muito afetuoso: “Filho”, indicando cuidado e preocupação paternais por ele. Cristo reconhece os verdadeiros crentes como seus filhos: um filho, e ainda assim paralítico. Nisso Deus trata vocês como filhos. O remédio é muito precioso: “Os teus pecados estão perdoados.” Repare:
O pecado é a causa que provoca todas as nossas dores e enfermidades. A palavra de Cristo visava tirar os pensamentos do homem da doença, que era o efeito, e conduzi-los ao pecado, que era a causa, para que se preocupasse mais com o pecado e procurasse obter seu perdão.
Deus afasta bondosamente o aguilhão e a malignidade da doença quando perdoa o pecado.
A recuperação da doença é então uma bênção de fato, quando o caminho para ela é aberto pelo perdão do pecado. Veja Isaías 38:17; Salmos 103:3. Para remover o efeito, é preciso eliminar a causa. O perdão do pecado ataca a raiz de todas as doenças e ou as cura ou muda sua natureza.
V. A objeção dos escribas ao que Cristo disse e a demonstração de que ela era irracional. Eles eram intérpretes da lei, e sua doutrina era verdadeira: é blasfêmia uma criatura pretender perdoar pecados; esse direito pertence a Deus (Isaías 43:25). Mas, como é comum entre tais mestres, aplicaram mal a doutrina, por ignorância e hostilidade a Cristo.
É verdade que ninguém pode perdoar pecados senão Deus; mas é falso concluir daí que Cristo não pode, pois ele já havia provado abundantemente que tinha poder divino. Cristo percebeu em seu espírito que raciocinavam assim consigo mesmos.
Isso prova que ele é Deus e, portanto, confirma o que se precisava provar: que tinha autoridade para perdoar pecados, pois sonda o coração e sabe o que há no ser humano (Apocalipse 2:23). As prerrogativas de Deus são inseparáveis: quem podia conhecer os pensamentos também podia perdoar pecados.
Isso engrandece a graça de Cristo ao perdoar o pecado: ele conhecia os pensamentos dos homens e, portanto, sabe mais do que qualquer outro sobre a pecaminosidade e os detalhes dos pecados deles; ainda assim, está pronto a perdoar. Agora ele prova seu poder para perdoar pecados demonstrando seu poder para curar o paralítico, vv. 9-11.
Não teria alegado poder fazer uma coisa se não pudesse fazer a outra. Para que vocês saibam que o Filho do Homem, o Messias, tem poder na terra para perdoar pecados, que eu tenho esse poder: você, que está paralítico, levante-se e pegue a sua cama.
- Esse argumento era adequado em si.
Ele não poderia ter curado a doença, que era o efeito, se não pudesse remover o pecado, que era a causa. Além disso, curar doenças era figura de perdoar pecados, pois o pecado é a doença da alma; quando é perdoado, ela é curada. Quem podia realizar o sinal com uma palavra certamente podia realizar o que ele significava.
- O argumento era adequado a eles. Esses escribas carnais seriam mais tocados por um efeito apropriado do perdão, como a cura da doença, e mais facilmente convencidos por ele do que por consequências mais espirituais. Portanto, era bastante apropriado perguntar se é mais fácil dizer “Os teus pecados estão perdoados” ou “Levanta-te e anda”.
Remover a punição como tal era perdoar o pecado; quem pôde avançar tanto na cura certamente podia completá-la. Veja Isaías 33:24.
VI. A cura do doente e a impressão que causou no povo, v. 12. Ele não apenas se levantou da cama, perfeitamente curado; para mostrar que recuperara plenamente as forças, tomou a cama, pois ela estava no caminho, e saiu diante de todos.
Todos ficaram admirados, como era natural, e glorificaram a Deus, como de fato deviam, dizendo: “Nunca vimos nada assim; nunca se fizeram maravilhas como estas em nossos dias.” Repare: as obras de Cristo não tinham precedentes. Quando vemos o que ele faz ao curar almas, precisamos reconhecer que nunca vimos nada igual.
Versículos 13 a 17
Cristo entre Publicanos e Pecadores.
Aqui temos:
I. Cristo pregando à beira-mar (v. 13). Foi para lá a fim de ter espaço, pois, depois de tentar outra vez, percebeu que nenhuma casa ou rua era grande o suficiente para comportar seus ouvintes; na praia, porém, podiam vir quantos quisessem.
Isso parece indicar que nosso Senhor Jesus tinha voz forte, podia e costumava falar alto, pois a sabedoria clama nas ruas e nos lugares movimentados. Aonde quer que vá, mesmo à beira-mar, multidões vão até ele.
Onde quer que a doutrina de Cristo seja pregada fielmente, ainda que seja empurrada para cantos escondidos ou para desertos, precisamos segui-la.
II. O chamado de Levi, o mesmo que Mateus, que tinha um posto na coletoria de Cafarnaum e por isso era chamado publicano. Seu posto o fixava à beira da água, e Cristo foi até lá para encontrá-lo e chamá-lo eficazmente. Diz-se aqui que Levi era filho de Alfeu ou Cleofas, marido daquela Maria que era irmã ou parente próxima da virgem Maria.
Se assim foi, era irmão de sangue de Tiago, o menor, de Judas e de Simão, o Cananeu; portanto, havia quatro irmãos entre os apóstolos. É provável que Mateus fosse um jovem leviano e extravagante; caso contrário, sendo judeu, jamais teria sido publicano. Seja como for, Cristo o chamou para segui-lo.
Paulo, embora fariseu, fora um dos principais pecadores e ainda assim foi chamado para ser apóstolo. Com Deus, por meio de Cristo, há misericórdia para perdoar os maiores pecados e graça para santificar os maiores pecadores. Mateus, que fora publicano, tornou-se evangelista, o primeiro a escrever, e o mais completo ao registrar a vida de Cristo.
Grandes pecados e escândalos antes da conversão não impedem grandes dons, graças e avanços depois dela; pelo contrário, Deus pode ser ainda mais glorificado. Cristo se antecipou a ele com esse chamado. Em geral, as pessoas o procuravam para curas físicas; nessas curas espirituais, porém, ele foi encontrado por aqueles que não o buscavam.
Pois este é o grande mal e perigo da doença do pecado: os que sofrem dela não desejam ser curados.
III. Seu convívio próximo com publicanos e pecadores, v. 15. Contam-nos aqui: 1. Cristo sentou-se à mesa na casa de Levi, que o convidou, junto com seus discípulos, para a festa de despedida que ofereceu aos amigos quando deixou tudo para acompanhar Cristo.
Deu uma festa como Eliseu fez (1 Reis 19:21), para mostrar não apenas a alegria com que ele próprio renunciava a tudo, mas também sua gratidão a Deus por isso, em resposta ao chamado de Cristo. Fez bem em transformar em dia de festa o dia de seu casamento com Cristo.
A festa também demonstrava seu respeito por Cristo e a gratidão que sentia por sua bondade ao arrebatá-lo da coletoria como um tição tirado do fogo. 2. Muitos publicanos e pecadores sentaram-se com Cristo na casa de Levi, pois havia muitos ligados àquela coletoria, e o seguiram.
Alguns entendem que seguiram Levi, supondo que, como Zaqueu, ele fosse chefe dos publicanos e rico; por essa razão, os de posição inferior o acompanhariam pelo que pudessem obter. Prefiro entender que seguiram Jesus por causa do que haviam ouvido a respeito dele.
Não deixaram tudo por consciência para segui-lo; vieram à festa de Levi por curiosidade, para vê-lo. Seja qual for o motivo que os trouxe, estavam sentados com Jesus e seus discípulos. Aqui e em outros lugares os publicanos aparecem ao lado dos pecadores, os piores pecadores:
(1.) Porque em geral eram assim.
A corrupção na execução desse ofício era tão generalizada: oprimiam, cobravam além do devido, aceitavam subornos ou cobravam taxas extorsivas e faziam falsas acusações (Lucas 3:13-14).
Um publicano honesto e justo era tão raro até em Roma que, após a morte de certo Sabino, que manteve uma reputação limpa no ofício, honraram-no com esta inscrição: Kalos telonesanti — “Aqui jaz um publicano honesto.”
(2.) Porque os judeus tinham antipatia particular por eles e pelo ofício, visto como afronta à liberdade nacional e sinal de sua escravidão.
Por isso lhes davam má fama e consideravam escandaloso ser vistos em sua companhia. Foi com gente assim que nosso bendito Senhor teve por bem conviver quando apareceu em semelhança de carne pecaminosa.
IV. A ofensa que os escribas e fariseus sentiram por causa disso, v. 16. Não quiseram ouvi-lo pregar, embora sua pregação pudesse tê-los convencido e edificado; mas foram vê-lo sentado com publicanos e pecadores, o que os provocaria.
Tentaram fazer os discípulos perderem a admiração pelo Mestre, como se ele não tivesse a santidade e a severidade de conduta próprias de sua posição; por isso fizeram a pergunta a eles: “Como é que ele come e bebe com publicanos e pecadores?” Repare: não é novidade que algo bem-feito e bem-intencionado seja deturpado e usado para envergonhar os homens mais sábios e melhores.
V. A defesa de Cristo por agir assim, v. 17. Sustentou o que fizera e não recuou, embora os fariseus se ofendessem, como Pedro recuaria mais tarde (Gálatas 2:12). Repare: zelam demais pela própria reputação os que deixam de fazer uma boa obra para preservá-la diante de algumas pessoas exigentes. Cristo não fez isso.
Eles achavam que os publicanos deviam ser odiados. “Não”, diz Cristo, “eles devem ser alvo de compaixão; estão doentes e precisam de médico. São pecadores e precisam de Salvador.” Pensavam que a posição de Cristo devia mantê-lo afastado deles. “Não”, diz Cristo, “minha missão me envia a eles. Não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.”
“Se o mundo fosse justo, não haveria necessidade de eu vir, nem para pregar arrependimento nem para comprar remissão. Fui enviado a um mundo pecador, e por isso meu trabalho se concentra sobretudo nos maiores pecadores que nele há.” Ou assim: “Não vim chamar os justos.”
“Os fariseus orgulhosos se consideram justos e perguntam: ‘Em que havemos de voltar?’ (Malaquias 3:7), ‘Do que devemos nos arrepender?’ Vim chamar os pobres publicanos, que reconhecem ser pecadores e ficam contentes por serem convidados e encorajados a se arrepender.” É bom lidar com aqueles em quem há esperança.
Há mais esperança para um tolo do que para quem é sábio aos próprios olhos (Provérbios 26:12).
Versículos 18 a 28
O Rigor Hipócrita dos Fariseus.
Cristo teve de se justificar por conviver com publicanos e pecadores; agora precisa justificar seus discípulos. Naquilo que fazem segundo a vontade dele, ele os justificará e os defenderá.
I. Ele os justifica por não jejuarem, atitude que os fariseus usaram para censurá-los. “Por que os fariseus e os discípulos de João jejuam?” Os fariseus costumavam jejuar; jejuavam duas vezes por semana (Lucas 18:12), e provavelmente os discípulos de João também.
Ao que parece, aquele mesmo dia em que Cristo e seus discípulos festejavam na casa de Levi era dia de jejum para eles, pois o termo é nesteuousi: eles jejuam, ou estão jejuando, o que agravava a ofensa.
Como os que professam rigorosamente a religião tendem a fazer da própria prática um padrão e a censurar e condenar os que não a seguem por inteiro!
Insinuavam maliciosamente que, se Cristo se aproximava dos pecadores para lhes fazer bem, como alegara, ainda assim os discípulos iam para satisfazer o apetite, pois nunca souberam o que era jejuar ou negar a si mesmos. Repare: a má vontade sempre suspeita do pior.
Cristo apresenta dois motivos para desculpar os discípulos por não jejuarem:
- Que aqueles eram dias tranquilos para eles, e o jejum não era tão apropriado naquele momento quanto seria depois, vv. 19-20. Há um tempo para cada coisa. Quem entra no estado de casado deve esperar cuidados e tribulações na carne; ainda assim, durante a celebração das bodas, alegra-se e considera correto fazê-lo.
Era muito absurdo a noiva de Sansão chorar diante dele durante os dias da festa (Juízes 14:17). Cristo e seus discípulos tinham acabado de se casar; o noivo ainda estava com eles, as bodas ainda eram celebradas, sobretudo as de Mateus.
Quando o noivo fosse tirado deles e partisse para um país distante a tratar de seus assuntos, então seria apropriado sentarem-se como viúva, em solidão e jejum.
- Que aqueles eram os primeiros dias deles, e ainda não tinham condições de praticar os severos exercícios da religião como teriam mais tarde. Os fariseus há muito se acostumavam a tais austeridades, e João Batista veio sem comer nem beber.
Desde o começo, seus discípulos se habituaram às dificuldades e, por isso, achavam mais fácil suportar jejuns rigorosos e frequentes. Não era assim com os discípulos de Cristo. Seu Mestre comia e bebia, e ainda não os havia preparado para os difíceis deveres da religião, pois tudo tem seu tempo.
Submetê-los a jejuns tão frequentes no início os desanimaria e talvez os afastasse de seguir Cristo; seria tão prejudicial quanto colocar vinho novo em odres velhos ou costurar pano novo em roupa gasta e puída, vv. 21-22. Repare: Deus considera bondosamente a condição dos cristãos novos, fracos e sensíveis, e nós também devemos fazê-lo.
Não devemos esperar mais do que o trabalho do dia em cada dia, e que esse dia corresponda às forças disponíveis, pois não está em nossas mãos dar força conforme a necessidade do dia. Muitos passam a detestar certo tipo de alimento, que em si é bom, por terem comido demais quando jovens.
Do mesmo modo, muitos criam preconceito contra os exercícios de devoção por terem sido sobrecarregados com eles e obrigados a servir com uma oferta ao começar sua jornada. Cristãos fracos precisam tomar cuidado para não exigir demais de si mesmos nem tornar o jugo de Cristo diferente do que é: fácil, suave e agradável.
II. Ele os justifica por arrancarem espigas no sábado, coisa que, posso garantir, um discípulo dos fariseus não ousaria fazer, pois contrariava uma tradição expressa dos anciãos. Nesse caso, como no anterior, criticam a disciplina da escola de Cristo como se não fosse tão rigorosa quanto a deles.
É comum que aqueles que negam o poder da piedade tenham zelo pela forma e critiquem os que não adotam a forma deles.
Observe: 1. Que pobre desjejum os discípulos de Cristo tiveram numa manhã de sábado, quando iam à igreja (v. 23): arrancaram espigas, e essa foi a melhor refeição que tiveram. Estavam tão concentrados nas iguarias espirituais que se esqueceram até do alimento necessário; a palavra de Cristo lhes servia de alimento, e o zelo por ela os consumia.
Os judeus consideravam ato de religião comer comida requintada no sábado, mas os discípulos se contentavam com qualquer coisa.
- Como os fariseus ainda lhes censuraram até isso, supondo que arrancar espigas no sábado não fosse permitido e constituísse trabalho servil tanto quanto colher (v. 24): “Por que fazem no sábado o que não é permitido?” Repare: se os discípulos de Cristo fazem algo ilícito, Cristo será censurado e repreendido por isso, como foi aqui, e seu nome será desonrado.
É curioso que, quando os fariseus pensavam que Cristo fazia algo errado, falavam aos discípulos (v. 16); agora, quando julgavam que os discípulos erravam, falaram a Cristo. Agiam como fomentadores de discórdia, fazendo o que podiam para semear desavença entre Cristo e seus discípulos e provocar uma ruptura na família.
- Como Cristo os defendeu pelo que fizeram.
(1.) Com um exemplo.
Tinham um bom precedente no fato de Davi comer os pães da proposição quando estava com fome e não havia outro pão disponível (vv. 25-26): “Nunca lestes?” Repare: muitos dos nossos erros seriam corrigidos e nossas críticas injustas aos outros, reparadas, se nos lembrássemos do que lemos nas Escrituras; apelar a elas é muito convincente.
“Vocês leram que Davi, o homem segundo o coração de Deus, quando teve fome, não hesitou em comer os pães da proposição, que, pela lei, ninguém podia comer exceto os sacerdotes e suas famílias.” Repare: observâncias rituais devem ceder às obrigações morais. Em caso de necessidade, pode-se fazer algo que em outras circunstâncias não se poderia.
Diz-se que Davi fez isso nos dias do sumo sacerdote Abiatar; ou pouco antes dos dias de Abiatar, que sucedeu imediatamente a seu pai, Abimeleque, no sacerdócio e provavelmente era então substituto ou assistente do pai no ofício. Foi ele quem escapou do massacre e levou o éfode a Davi.
(2.) Com um argumento. Para convencê-los de que os discípulos podiam arrancar espigas, que considerassem:
[1.] Para quem o sábado foi feito (v. 27): “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Essa afirmação não aparece em Mateus. O sábado é uma instituição sagrada e divina, mas precisamos recebê-lo e acolhê-lo como privilégio e benefício, não como tarefa e trabalho penoso.
Primeiro: Deus nunca pretendeu impô-lo como peso sobre nós; por isso não devemos transformá-lo em peso para nós mesmos. O homem não foi feito por causa do sábado, pois foi criado um dia antes de o sábado ser instituído.
O homem foi feito para Deus, para sua honra e seu serviço, e deve preferir morrer a negá-lo; mas não foi feito para o sábado de modo que sua lei o impedisse de fazer o necessário para sustentar a vida.
Segundo: Deus pretendeu que o sábado fosse uma vantagem para nós; é assim que devemos recebê-lo e aproveitá-lo. Ele o fez por causa do homem.
- Considerou nosso corpo ao instituí-lo, para que descansasse e não se cansasse com os afazeres constantes deste mundo (Deuteronômio 5:14): “Para que o teu servo e a tua serva descansem.” Se Deus destinou o descanso do sábado ao repouso do corpo, certamente não pretendeu que ele nos impedisse, em caso de necessidade, de providenciar o sustento indispensável do corpo.
A lei deve ser interpretada de modo que não contradiga a si mesma: para edificação, não para destruição.
- Considerou muito mais a nossa alma. O sábado foi feito dia de descanso apenas para que fosse dia de trabalho santo, de comunhão com Deus, de louvor e gratidão.
O descanso dos afazeres mundanos é necessário para que nos dediquemos a esse trabalho e passemos nele todo o tempo, em público e em particular. Mas nos é permitido fazer o necessário para preparar o corpo a servir à alma no serviço de Deus e permitir que acompanhe a alma nesse trabalho. Veja aqui:
(1.) Que bom Senhor servimos!
Todas as suas instituições visam ao nosso benefício. Se formos sábios e as observarmos, seremos sábios para nosso próprio bem; não é ele, mas nós, que lucramos com nosso serviço.
(2.) O que devemos buscar no trabalho do sábado: o bem da nossa alma.
Se o sábado foi feito por causa do homem, à noite devemos perguntar a nós mesmos: “Em que melhorei com este dia de sábado?”
(3.) Quanto cuidado devemos ter para não transformar em peso para nós ou para os outros os exercícios religiosos que Deus instituiu como bênçãos.
Não devemos acrescentar à ordem um rigor irrazoável nem ceder às corrupções que se opõem a ela, pois, ao fazer isso, transformamos os exercícios devotos numa penitência para nós mesmos, quando seriam um prazer.
[2.] Por quem o sábado foi feito (v. 28): “O Filho do Homem também é Senhor do sábado”; portanto, não permitirá que as intenções bondosas da instituição sejam frustradas pelas imposições de vocês. Repare: os sábados pertencem ao Filho do Homem; ele é o Senhor do dia, que deve ser observado para sua honra.
Deus fez os mundos por meio dele, portanto foi por meio dele que o sábado foi instituído. Deus deu a lei no monte Sinai por meio dele; assim, o quarto mandamento era lei dele. A pequena mudança que logo seria feita, transferindo o sábado um dia adiante, para o primeiro dia da semana, serviria para lembrar sua ressurreição.
Por isso o sábado cristão seria chamado “dia do Senhor” (Apocalipse 1:10), o dia do Senhor Cristo. O Filho do Homem, Cristo, como Mediador, deve sempre ser reconhecido como Senhor do sábado. Ele desenvolve amplamente esse argumento em sua própria defesa quando é acusado de violar o sábado (João 5:16).