Marcos 1
Argumento
Marcos
UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DO EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS.
Ouvimos o testemunho dado pela primeira testemunha da doutrina e dos milagres do nosso Senhor Jesus. E agora se apresenta outra testemunha, que pede a nossa atenção. O segundo ser vivente diz: “Vem e vê”, Apocalipse 6:3. Agora investiguemos um pouco:
I. A respeito desta testemunha. Seu nome é Marcos. Marcus era um nome romano, e muito comum. E, contudo, não temos motivo para pensar que ele não fosse judeu de nascimento.
Mas, assim como Saulo, quando foi para junto das nações, tomou o nome romano de Paulo, assim ele tomou o de Marcos, sendo talvez Mardoqueu o seu nome judeu. Assim diz Grotius.
Lemos de João, cujo sobrenome era Marcos, filho da irmã de Barnabé, com quem Paulo ficou descontente (Atos 15:37, 38), mas por quem depois teve grande bondade. E não só ordenou às igrejas que o recebessem (Colossenses 4:10), mas mandou buscá-lo para ser seu auxiliar, com este elogio: “Ele me é proveitoso para o ministério” (2 Timóteo 4:11).
E ele o considera entre os seus cooperadores, Filemom 1:24. Lemos de Marcos, a quem Pedro chama seu filho, tendo sido instrumento da conversão dele (1 Pedro 5:13). Se esse era o mesmo que o outro e, se não, qual deles foi o escritor deste evangelho, é totalmente incerto.
É uma tradição muito corrente entre os antigos que São Marcos escreveu este evangelho sob a direção de São Pedro, e que ele foi confirmado pela autoridade de Pedro. Assim diz Jerônimo, Catal. Script. Eccles.:
Marcus discipulus et interpres Petri, juxta quod Petrum referentem audierat, legatus Roma à fratribus, breve scripsit evangelium. Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro, sendo enviado de Roma pelos irmãos, escreveu um evangelho conciso.
E Tertuliano diz (Adv. Marcion. lib. 4, cap. 5): Marcus quod edidit, Petri affirmetur, cujus interpres Marcus. Marcos, o intérprete de Pedro, expôs por escrito as coisas que tinham sido pregadas por Pedro.
Mas, como o Dr. Whitby sugere muito bem, por que recorreríamos à autoridade de Pedro para sustentar este evangelho? Ou diríamos, com São Jerônimo, que Pedro o aprovou e o recomendou, por sua autoridade, à igreja para ser lido?
Embora seja verdade que Marcos não era apóstolo, contudo temos todos os motivos do mundo para pensar que tanto ele quanto Lucas estavam entre os setenta discípulos. Estes acompanharam os apóstolos durante todo o tempo (Atos 1:21), tinham uma comissão semelhante à dos apóstolos (Lucas 10:19, comparado com Marcos 16:18).
E é altamente provável que tenham recebido o Espírito Santo quando os apóstolos o receberam (Atos 1:15; 2:1-4). Assim, não diminui em nada a validade ou o valor deste evangelho que Marcos não fosse um dos doze, como Mateus e João eram.
São Jerônimo diz que, depois de escrever este evangelho, ele foi ao Egito e foi o primeiro a pregar o evangelho em Alexandria. Ali fundou uma igreja, para a qual foi um grande exemplo de vida santa.
Constituit ecclesiam tantâ doctrinâ et vitæ continentiâ ut omnes sectatores Christi ad exemplum sui cogeret. Ele adornou de tal modo, por sua doutrina e sua vida, a igreja que fundou, que seu exemplo influenciou todos os seguidores de Cristo.
II. A respeito deste testemunho. O evangelho de Marcos:
É breve, muito mais breve que o de Mateus, não dando um relato tão completo dos sermões de Cristo como aquele deu, mas insistindo principalmente nos seus milagres.
É, em grande parte, uma repetição do que tivemos em Mateus. Acrescentam-se muitas circunstâncias notáveis às histórias ali relatadas, mas não muitas matérias novas.
Quando se chamam muitas testemunhas para provar o mesmo fato, sobre o qual se dará um julgamento, não se considera tedioso, mas altamente necessário, que cada uma delas o relate nas suas próprias palavras, repetidas vezes, para que, pela concordância do testemunho, a coisa seja estabelecida.
E, por isso, não devemos considerar desnecessário este livro da Escritura.
Pois ele foi escrito não só para confirmar a nossa crença de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, mas para nos lembrar das coisas que lemos no evangelho anterior, para que lhes prestemos atenção mais diligente, a fim de que em nenhum momento as deixemos escapar. E até as mentes puras precisam ser assim despertadas por meio da lembrança.
Era adequado que coisas tão grandes como estas fossem faladas e escritas uma vez, sim, e ainda duas, porque o homem é tão pouco disposto a percebê-las, e tão disposto a esquecê-las.
Não há fundamento para a tradição de que este evangelho foi escrito primeiro em latim, embora tenha sido escrito em Roma. Foi escrito em grego, assim como a epístola de São Paulo aos Romanos, sendo o grego a língua mais universal.
A narrativa de Marcos não começa tão cedo quanto as de Mateus e Lucas, no nascimento do nosso Salvador, mas no batismo de João. Deste ele logo passa ao ministério público de Cristo. Assim, neste capítulo, temos:
I. O ofício de João Batista ilustrado pela profecia a seu respeito (vv. 1-3), e pela sua história, vv. 4-8.
II. O batismo de Cristo, e o seu reconhecimento vindo do céu, vv. 9-11.
III. Sua tentação, v. 12, 13.
IV. Sua pregação, v. 14, 15, 21, 22, 38, 39.
V. Seu chamado de discípulos, vv. 16-20.
VI. Sua oração, v. 35.
VII. Sua realização de milagres:
Sua repreensão a um espírito impuro, vv. 23-28.
Sua cura da sogra de Pedro, que estava doente com febre, vv. 29-31.
Sua cura de todos os que vieram a ele, v. 32, 34.
Sua purificação de um leproso, vv. 40-45.
Versículos 1 a 8
O Ministério de João Batista.
Podemos observar aqui:
I. O que é o Novo Testamento. O testamento divino, ao qual aderimos acima de tudo que é humano. O novo testamento, que elevamos acima daquele que era antigo. É “o evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus”, v. 1:
É evangelho. É a palavra de Deus, e é fiel e verdadeira. Veja Apocalipse 19:9; 21:5; 22:6. É uma boa palavra, e bem digna de toda aceitação. Traz-nos boas notícias.
É o evangelho de Jesus Cristo, o Salvador ungido, o Messias prometido e esperado. O evangelho anterior começou com a geração de Jesus Cristo. Aquilo era apenas preliminar; este vai diretamente ao assunto, o evangelho de Cristo.
É chamado dele, não só porque Cristo é seu Autor e o evangelho vem dele, mas porque Cristo é seu Assunto, e trata inteiramente a respeito dele.
- Este Jesus é o Filho de Deus. Essa verdade é o fundamento sobre o qual o evangelho é edificado, e que ele foi escrito para demonstrar. Pois, se Jesus não é o Filho de Deus, a nossa fé é vã.
II. Qual é a relação do Novo Testamento com o Antigo, e sua coerência com ele. O evangelho de Jesus Cristo começa, e assim veremos que prossegue, exatamente “como está escrito nos profetas” (v. 2).
Pois não diz outras coisas senão aquelas que os profetas e Moisés disseram que aconteceriam (Atos 26:22). Isso era o mais apropriado e poderoso para o convencimento dos judeus, que criam que os profetas do Antigo Testamento eram enviados por Deus.
E deveriam ter evidenciado que assim criam, acolhendo o cumprimento das suas profecias na sua época. Mas isso é útil a todos nós, para a confirmação da nossa fé tanto no Antigo Testamento quanto no Novo. Pois a exata harmonia entre ambos mostra que ambos têm a mesma origem divina.
Aqui se tomam citações de duas profecias: a de Isaías, que era a mais longa, e a de Malaquias, que era a mais recente (e havia mais de trezentos anos entre elas). Ambos falaram no mesmo sentido a respeito do começo do evangelho de Jesus Cristo no ministério de João.
- Malaquias, em quem tivemos a despedida do Antigo Testamento, falou muito claramente (Malaquias 3:1) a respeito de João Batista, que daria as boas-vindas do Novo Testamento. “Eis que envio o meu mensageiro diante da tua face”, v. 2.
O próprio Cristo tinha reparado nisso e o aplicado a João (Mateus 11:10), que era o mensageiro de Deus, enviado para preparar o caminho de Cristo.
- Isaías, o mais evangélico de todos os profetas, começa a parte evangélica da sua profecia com isto, que aponta para o começo do evangelho de Cristo (Isaías 40:3): “A voz daquele que clama no deserto”, v. 3.
Mateus tinha reparado nisso e o aplicado a João, Mateus 3:3. Mas, reunindo estas duas aqui, podemos observar:
(1.) Que Cristo, no seu evangelho, vem para junto de nós, trazendo consigo um tesouro de graça e um cetro de governo.
(2.) Tal é a corrupção do mundo que há algo a fazer para lhe dar lugar, e remover aquilo que oferece não só obstáculo, mas oposição ao seu progresso.
(3.) Quando Deus enviou seu Filho ao mundo, ele cuidou de preparar o seu caminho diante dele. E, quando o envia ao coração, cuida, cuida eficazmente, de prepará-lo. Pois os desígnios da sua graça não serão frustrados.
Nem pode alguém esperar os consolos dessa graça, senão aqueles que, pelo convencimento do pecado e pela humilhação por ele, estão preparados para esses consolos e dispostos a recebê-los.
(4.) Quando os caminhos que eram tortuosos são endireitados (os erros do julgamento corrigidos, e os caminhos tortuosos dos afetos), então se abre caminho para os consolos de Cristo.
(5.) É num deserto, pois assim é este mundo, que se prepara o caminho de Cristo e dos que o seguem, como aquele pelo qual Israel passou rumo a Canaã.
(6.) Os mensageiros de convencimento e terror, que vêm preparar o caminho de Cristo, são mensageiros de Deus, que ele envia e reconhecerá, e devem ser recebidos como tais.
(7.) Os enviados para preparar o caminho do Senhor, num deserto tão vasto e uivante como este, precisam clamar em voz alta, e não poupar, e levantar a sua voz como uma trombeta.
III. Qual foi o começo do Novo Testamento. O evangelho começou em João Batista. Pois a lei e os profetas eram, até João, a única revelação divina, mas então o reino de Deus começou a ser pregado, Lucas 16:16. Pedro começa no batismo de João, Atos 1:22.
O evangelho não começou tão cedo quanto o nascimento de Cristo, pois ele tomou tempo para crescer em sabedoria e estatura. Nem tão tarde quanto sua entrada no ministério público, mas meio ano antes, quando João começou a pregar a mesma doutrina que Cristo pregou depois.
Seu batismo foi o amanhecer do dia do evangelho. Pois:
- No modo de viver de João havia o começo de um espírito evangélico. Pois ele indicava grande abnegação, mortificação da carne, santo desprezo pelo mundo e inconformidade com ele. Isso pode, na verdade, ser chamado o começo do evangelho de Cristo em qualquer alma, v. 6.
Ele estava vestido de pelos de camelo, não de roupas macias. Estava cingido, não com um cinto de ouro, mas de couro. E, em desprezo de iguarias e coisas delicadas, seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre.
Repare: quanto mais desprendidos estivermos do corpo, e vivermos acima do mundo, mais bem preparados estaremos para Jesus Cristo.
- Na pregação e no batismo de João havia o começo das doutrinas e ordenanças do evangelho, e os seus primeiros frutos:
(1.) Ele pregava a remissão dos pecados, que é o grande privilégio do evangelho. Mostrava às pessoas sua necessidade dela, que sem ela estavam arruinadas, e que ela podia ser obtida.
(2.) Ele pregava o arrependimento para esse fim. Dizia às pessoas que precisava haver renovação dos seus corações e reforma das suas vidas, que precisavam abandonar seus pecados e voltar-se para Deus. E, nesses termos e em nenhum outro, seus pecados seriam perdoados.
“Arrependimento para remissão dos pecados” era o que os apóstolos foram comissionados a pregar a todas as nações, Lucas 24:47.
(3.) Ele pregava Cristo e dirigia seus ouvintes a esperá-lo aparecer depressa, e a esperar grandes coisas dele. A pregação de Cristo é evangelho puro, e essa era a pregação de João Batista, v. 7, 8. Como verdadeiro ministro do evangelho, ele prega:
[1.] A grande preeminência à qual Cristo é elevado. Tão alto, tão grande é Cristo que João, embora um dos maiores que nasceram de mulheres, considera-se indigno de ser empregado no ofício mais humilde junto dele, até de abaixar-se e desatar os seus sapatos.
Assim ele se empenha em dar-lhe honra, e em levar outros a fazerem isso também.
[2.] O grande poder com que Cristo está investido. Ele vem depois de mim no tempo, mas é mais poderoso do que eu, mais poderoso que os poderosos da terra. Pois é capaz de batizar com o Espírito Santo; pode dar o Espírito de Deus e, por ele, governar os espíritos dos homens.
[3.] A grande promessa que Cristo faz no seu evangelho aos que se arrependeram, e tiveram os seus pecados perdoados. Eles serão batizados com o Espírito Santo, serão purificados pelas suas graças, e revigorados pelos seus consolos.
E, por último, a todos os que receberam sua doutrina e se submeteram à sua instituição, ele batizou com água, como era o costume dos judeus para admitir prosélitos.
Isso era sinal de se limparem pelo arrependimento e pela reforma (que eram os deveres exigidos), e de Deus limpá-los tanto pela remissão quanto pela santificação, que eram as bênçãos prometidas. Ora, isso seria depois elevado a uma ordenança do evangelho, para a qual o uso que João fazia disso era um prefácio.
- No sucesso da pregação de João, e nos discípulos que admitia pelo batismo, havia o começo de uma igreja evangélica. Ele batizava no deserto, e evitava ir às cidades.
Mas “saíam a ter com ele toda a terra da Judeia, e os de Jerusalém”, habitantes tanto da cidade quanto do campo, famílias deles, “e eram todos batizados por ele”.
Eles se inscreviam como seus discípulos, e se obrigavam à sua disciplina. Em sinal disso, confessavam os seus pecados. Ele os admitia como seus discípulos; em sinal disso, batizava-os.
Aqui estavam os elementos vitais da igreja evangélica, “o orvalho da sua juventude, do ventre da manhã”, Salmos 110:3. Muitos destes depois se tornaram seguidores de Cristo e pregadores do seu evangelho, e esse grão de mostarda tornou-se uma árvore.
Versículos 9 a 13
O Batismo de Jesus.
Temos aqui um breve relato do batismo e da tentação de Cristo, que foram relatados extensamente em Mateus 3 e 4.
I. Seu batismo, que foi sua primeira aparição pública, depois de ter vivido muito tempo obscuramente em Nazaré. Ah, quanto valor oculto existe, que neste mundo ou se perde no pó do desprezo e não pode ser conhecido, ou fica envolto no véu da humildade e não será conhecido!
Mas, mais cedo ou mais tarde, será conhecido, como foi o de Cristo:
- Veja quão humildemente ele reconheceu Deus, vindo ser batizado por João. E assim lhe convinha cumprir toda a justiça. Assim tomou sobre si a semelhança da carne pecaminosa, de modo que, embora fosse perfeitamente puro e sem mancha, contudo foi lavado como se tivesse sido contaminado.
E assim, por nossa causa, santificou-se, para que nós também pudéssemos ser santificados, e ser batizados com ele, João 17:19.
- Veja quão honrosamente Deus o reconheceu quando se submeteu ao batismo de João. Aos que justificam Deus, e se diz que o fazem os que foram batizados com o batismo de João, ele glorificará, Lucas 7:29, 30:
(1.) “Ele viu os céus abertos”. Assim foi reconhecido como o Senhor vindo do céu, e teve um vislumbre da glória e da alegria que lhe estavam propostas, e asseguradas, como recompensa do seu empreendimento.
Mateus diz: “Os céus lhe foram abertos”. Marcos diz: “Ele os viu abertos”. Muitos têm os céus abertos para recebê-los, mas não o veem. Cristo tinha uma clara previsão não só dos seus sofrimentos, mas da sua glória também.
(2.) “Ele viu o Espírito, como uma pomba, descendo sobre ele”. Repare: então podemos ver o céu aberto para nós, quando percebemos o Espírito descendo e operando sobre nós.
A boa obra de Deus em nós é a evidência mais segura da sua boa vontade para conosco, e dos seus preparativos em nosso favor. Justino Mártir diz que, quando Cristo foi batizado, acendeu-se um fogo no Jordão. E é uma tradição antiga que uma grande luz brilhou ao redor do lugar, pois o Espírito traz tanto luz quanto calor.
(3.) Ele ouviu uma voz que se destinava a animá-lo a prosseguir no seu empreendimento. E, por isso, ela é aqui expressa como dirigida a ele: “Tu és o meu Filho amado”. Deus lhe dá a conhecer:
[1.] Que não o amava nem um pouco menos por causa daquele estado baixo e humilde ao qual ele agora se rebaixara. “Embora assim esvaziado e reduzido a nenhuma reputação, contudo ele continua sendo meu Filho amado.”
[2.] Que o amava muito mais por causa daquele glorioso e bondoso empreendimento no qual ele agora se envolvera. Deus se agrada dele, como árbitro de todas as questões em controvérsia entre Deus e o homem. E se agrada tanto dele que se agrada de nós nele.
II. Sua tentação. O bom Espírito que desceu sobre ele o levou ao deserto, v. 12. Paulo menciona, como prova de que tinha sua doutrina de Deus, e não do homem, que, assim que foi chamado, não foi a Jerusalém, mas à Arábia, Gálatas 1:17.
O afastamento do mundo é uma oportunidade de comunhão mais livre com Deus. E, por isso, deve às vezes ser escolhido, por algum tempo, até pelos que são chamados às maiores ocupações.
Marcos observa esta circunstância da sua permanência no deserto: que estava com as feras. Foi uma demonstração do zelo de seu Pai por ele que fosse preservado de ser despedaçado pelas feras. Isso o animava tanto mais a confiar que seu Pai proveria em seu favor quando estivesse com fome.
Proteções especiais são garantias de suprimentos oportunos. Era igualmente uma indicação para ele da falta de humanidade dos homens daquela geração, entre os quais viveria. Não eram melhores que as feras no deserto; ou melhor, eram abundantemente piores. Naquele deserto:
- Os espíritos maus se ocupavam com ele. Ele era tentado por Satanás. Não por quaisquer sugestões interiores (o príncipe deste mundo nada tinha nele em que se agarrar), mas por solicitações exteriores. A solidão muitas vezes dá vantagens ao tentador; por isso, dois são melhores que um.
O próprio Cristo foi tentado, não só para nos ensinar que não é pecado ser tentado, mas para nos dirigir aonde ir em busca de socorro quando somos tentados: ao próprio que sofreu, sendo tentado, para que pudesse, por experiência, compadecer-se de nós quando somos tentados.
- Os espíritos bons se ocupavam ao redor dele. Os anjos lhe ministravam, supriam-no com o que precisava, e o atendiam obedientemente. Repare: o ministério dos anjos bons ao nosso redor é motivo de grande consolo diante dos desígnios maliciosos dos anjos maus contra nós.
Mas muito mais nos favorece ter a habitação do espírito em nossos corações. Os que a têm são de tal modo nascidos de Deus que, na medida em que assim o são, o maligno não os toca, muito menos triunfará sobre eles.
Versículos 14 a 22
A Abertura do Ministério de Cristo.
Aqui está:
I. Um relato geral da pregação de Cristo na Galileia. João dá o relato da sua pregação na Judeia, antes disso (João 2; 3), que os outros evangelistas tinham omitido. Eles relatam principalmente o que ocorreu na Galileia, porque isso era o menos conhecido em Jerusalém. Observe:
- Quando Jesus começou a pregar na Galileia. “Depois que João foi posto na prisão”. Quando João terminou seu testemunho, então Jesus começou o seu. Repare: o silenciamento dos ministros de Cristo não será a supressão do evangelho de Cristo.
Se alguns forem postos de lado, outros serão levantados, talvez mais poderosos que eles, para prosseguir na mesma obra.
- O que ele pregava. “O evangelho do reino de Deus”. Cristo veio estabelecer o reino de Deus entre os homens, para que eles pudessem ser levados à sujeição a ele, e pudessem obter salvação nele. E o estabeleceu pela pregação do seu evangelho, e por um poder que a acompanhava. Observe:
(1.) As grandes verdades que Cristo pregava. “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo”. Isso se refere ao Antigo Testamento, no qual o reino do Messias foi prometido, e o tempo fixado para a sua introdução.
Eles não eram tão versados nessas profecias, nem observavam tão bem os sinais dos tempos, a ponto de entendê-lo por si mesmos. E, por isso, Cristo lhes dá aviso disso:
“O tempo previamente fixado agora está próximo; gloriosas revelações de luz, vida e amor divinos serão agora feitas. Uma nova dispensação, muito mais espiritual e celestial do que aquela sob a qual vocês estiveram até aqui, vai agora começar.”
Repare: Deus cumpre o tempo. Quando o tempo está cumprido, o reino de Deus está próximo. Pois a visão é para um tempo designado, que será pontualmente observado, embora se demore além do nosso tempo.
(2.) Os grandes deveres daí deduzidos. Cristo lhes deu a entender os tempos, para que pudessem saber o que Israel devia fazer.
Eles insensatamente esperavam que o Messias aparecesse em pompa e poder exteriores, não só para libertar a nação judaica do jugo romano, mas para fazê-la ter domínio sobre todos os seus vizinhos.
E, por isso, pensavam que, quando aquele reino de Deus estivesse próximo, precisariam preparar-se para a guerra, e para a vitória e os cargos, e grandes coisas no mundo.
Mas Cristo lhes diz que, na perspectiva da aproximação daquele reino, precisam arrepender-se e crer no evangelho. Tinham quebrado a lei moral, e não podiam ser salvos por uma aliança de inocência. Pois tanto o judeu quanto o gentio estão encerrados sob culpa.
Por isso, precisam aproveitar o benefício de uma aliança de graça, precisam submeter-se a uma lei reparadora. E esta é ela: arrependimento para com Deus, e fé para com nosso Senhor Jesus Cristo.
Não tinham feito uso dos meios preventivos prescritos, e, por isso, precisam recorrer aos remédios restauradores prescritos. Pelo arrependimento precisamos lamentar e abandonar nossos pecados, e pela fé precisamos receber o perdão deles.
Pelo arrependimento precisamos dar glória ao nosso Criador, a quem ofendemos. Pela fé precisamos dar glória ao nosso Redentor, que veio salvar-nos dos nossos pecados. Ambos precisam andar juntos.
Não devemos pensar ou que reformar nossas vidas nos salvará sem confiar na justiça e na graça de Cristo, ou que confiar em Cristo nos salvará sem a reforma dos nossos corações e vidas.
Cristo uniu estes dois, e ninguém pense em separá-los. Eles se auxiliarão e favorecerão mutuamente. O arrependimento avivará a fé, e a fé tornará o arrependimento evangélico. E a sinceridade de ambos juntos deve ser evidenciada por uma obediência diligente e conscienciosa a todos os mandamentos de Deus.
Assim começou a pregação do evangelho, e assim ela continua. Continuamente o chamado é: “Arrependam-se, e creiam, e vivam uma vida de arrependimento e uma vida de fé.”
II. Cristo aparecendo como mestre, aqui está em seguida seu chamado de discípulos, vv. 16-20. Observe:
Cristo terá seguidores. Se estabelecer uma escola, terá alunos. Se erguer seu estandarte, terá soldados. Se pregar, terá ouvintes. Ele tomou um caminho eficaz para assegurar isso. Pois todos os que o Pai lhe deu, sem falta, virão a ele.
Os instrumentos que Cristo escolheu empregar no estabelecimento do seu reino foram as coisas fracas e insensatas do mundo. Não foram chamados do grande sinédrio, ou das escolas dos rabinos, mas recolhidos entre os marinheiros à beira-mar, para que a excelência do poder parecesse ser inteiramente de Deus, e de modo nenhum deles.
Embora Cristo não precise de ajuda humana, contudo tem por bem usá-la para estabelecer seu reino, a fim de tratar conosco de modo familiar, em vez de temível, e para que os nobres e governantes de seu reino sejam de nós mesmos (Jeremias 30:21).
Cristo dá honra àqueles que, embora humildes no mundo, são diligentes em sua ocupação, e afetuosos uns para com os outros. Assim eram aqueles que Cristo chamou. Ele os encontrou ocupados, e ocupados juntos.
O empenho e a união são bons e agradáveis, e ali o Senhor Jesus ordena a bênção, até esta bênção: “Segui-me”.
- A ocupação dos ministros é pescar almas e ganhá-las para Cristo. Os filhos dos homens, em sua condição natural, estão perdidos, vagueiam sem fim no grande oceano deste mundo, e são levados corrente abaixo pelo seu curso e caminho. São inúteis.
Como o leviatã nas águas, brincam nelas. E muitas vezes, como os peixes do mar, devoram uns aos outros. Os ministros, ao pregarem o evangelho, lançam a rede nas águas, Mateus 13:47. Alguns são apanhados e levados à praia, mas de longe o maior número escapa.
Os pescadores se esforçam muito, e se expõem a grandes perigos; os ministros também. E precisam de sabedoria. Se muitos lances de rede não trazem nada para casa, contudo precisam continuar.
- Aqueles que Cristo chamou precisam deixar tudo para segui-lo. E, por sua graça, ele os inclina a fazê-lo. Não que precisemos necessariamente sair do mundo imediatamente, mas precisamos estar desprendidos do mundo e abandonar tudo o que é incompatível com nosso dever para com Cristo, e que não pode ser conservado sem prejuízo às nossas almas.
Marcos repara, a respeito de Tiago e João, que deixaram não só seu pai (o que tivemos em Mateus), mas os empregados, a quem talvez amassem como seus próprios irmãos, sendo seus cooperadores e agradáveis camaradas.
Não só parentes, mas companheiros precisam ser deixados por Cristo, e antigos conhecidos. Talvez seja uma indicação do seu zelo por seu pai. Não o deixaram sem assistência; deixaram os empregados com ele.
Grotius pensa que isso é mencionado como evidência de que seu ofício lhes era lucrativo. Pois valia a pena manter empregados pagos para ajudá-los nele, e suas mãos fariam muita falta. E, contudo, eles o deixaram.
III. Aqui está um relato particular da sua pregação em Cafarnaum, uma das cidades da Galileia. Pois, embora João Batista escolhesse pregar num deserto, e fizesse bem, e fizesse o bem, contudo não se segue daí que Jesus precise fazer isso também.
As inclinações e oportunidades dos ministros podem diferir muito, e contudo ambos estar no caminho do seu dever, e ambos ser úteis. Observe:
Quando Cristo veio a Cafarnaum, imediatamente se aplicou à sua obra ali, e aproveitou a primeira oportunidade de pregar o evangelho. Pensarão que lhes cabe não perder tempo aqueles que consideram quanta obra têm a fazer, e quão pouco tempo para fazê-la.
Cristo observava religiosamente o dia de sábado. Embora não se prendesse à tradição dos anciãos em todas as minúcias do descanso sabático, contudo (o que era muito melhor) aplicava-se à obra sabática, e nela abundava. Para essa obra foi instituído o descanso sabático.
Os sábados devem ser santificados em assembleias religiosas, se temos oportunidade. É um dia santo, e deve ser honrado com uma santa convocação. Esse era o bom caminho antigo, Atos 13:27; 15:21.
No dia de sábado, pois sabbasin, nos dias de sábado. A cada dia de sábado, tão regularmente quanto ele voltava, Jesus entrava na sinagoga.
Nas assembleias religiosas nos dias de sábado, o evangelho deve ser pregado, e deve ser ensinada a verdade como ela é em Jesus aos que estão dispostos a aprendê-la.
Cristo era um pregador sem igual. Não pregava como os escribas, que expunham a lei de Moisés de cor, como um escolar recita sua lição, mas nem a conheciam (o próprio Paulo, quando fariseu, era ignorante da lei), nem eram tocados por ela.
Ela não vinha do coração, e, por isso, não vinha com autoridade. Mas Cristo ensinava como alguém que tinha autoridade, como alguém que conhecia a mente de Deus, e era comissionado a declará-la.
- Há muito na doutrina de Cristo que é espantoso. Quanto mais a ouvimos, mais motivo veremos para admirá-la.
Versículos 23 a 27
A Expulsão dos Espíritos Maus.
Assim que Cristo começou a pregar, começou a realizar milagres para a confirmação da sua doutrina. E eles indicavam o desígnio e a tendência da sua doutrina, que eram vencer Satanás e curar almas doentes. Nestes versículos, temos:
I. A expulsão do diabo por Cristo de um homem que estava possesso, na sinagoga de Cafarnaum. Esta passagem não foi relatada em Mateus, mas é depois em Lucas 4:33.
Havia na sinagoga um homem com um espírito impuro, en pneumati akatharto, num espírito impuro. Pois o espírito tinha o homem em sua posse, e o levava cativo à sua vontade. Assim se diz que o mundo inteiro jaz en to ponero, no maligno.
E alguns têm pensado ser mais apropriado dizer que o corpo está na alma, porque é governado por ela, do que a alma no corpo. Ele estava no espírito impuro, como se diz que um homem está numa febre, ou num frenesi, completamente dominado por ele.
Observe: o diabo é aqui chamado espírito impuro, porque perdeu toda a pureza da sua natureza, porque age em oposição direta ao Espírito Santo de Deus, e porque, com suas sugestões, contamina os espíritos dos homens.
Este homem estava na sinagoga. Não veio nem para ser ensinado nem para ser curado, mas, como alguns pensam, para enfrentar Cristo e opor-se a ele, e impedir as pessoas de crerem nele. Ora, aqui temos:
- A fúria que o espírito impuro expressou contra Cristo. Ele gritou, como alguém em agonia, na presença de Cristo, e com medo de ser desalojado. Assim os diabos creem e tremem, têm horror de Cristo, mas nenhuma esperança nele, nem reverência por ele.
É-nos dito o que ele disse, v. 24, onde não tenta negociar com ele nem estabelecer termos (tão longe estava de estar em pacto ou acordo com ele), mas fala como alguém que conhecia sua condenação:
(1.) Ele o chama Jesus de Nazaré. Pelo que se pode ver, foi o primeiro a chamá-lo assim. E fez isso com o desígnio de encher as mentes do povo de pensamentos baixos a seu respeito, porque não se esperava nenhuma coisa boa de Nazaré.
Também encheu suas mentes de preconceitos contra ele como Enganador, porque todos sabiam que o Messias precisava ser de Belém.
(2.) Contudo, uma confissão lhe é arrancada: que ele é o Santo de Deus. Como foi da jovem que tinha o espírito de adivinhação a respeito dos apóstolos: que eles eram os servos do Deus Altíssimo, Atos 16:16, 17.
Aqueles que têm apenas uma noção de Cristo, de que ele é o Santo de Deus, e não têm fé nele, ou amor por ele, não vão além do que o diabo vai.
(3.) Ele, na prática, reconhece que Cristo era forte demais para ele, e que não podia resistir ao poder de Cristo. “Deixa-nos em paz; pois, se nos chamares a prestar contas, estamos arruinados, podes destruir-nos.”
Esta é a miséria daqueles espíritos perversos: persistem na sua rebelião, e contudo sabem que ela terminará na sua destruição.
(4.) Ele deseja nada ter a ver com Jesus Cristo. Pois desespera de ser salvo por ele, e teme ser destruído por ele. “Que temos nós contigo? Se nos deixares em paz, nós te deixaremos em paz.”
Veja a linguagem de quem falam aqueles que dizem ao Todo-Poderoso: “Afasta-te de nós”. Este, sendo um espírito impuro, odiava e temia Cristo porque sabia que ele era um Santo. Pois a mente carnal é inimizade contra Deus, especialmente contra sua santidade.
- A vitória que Jesus Cristo obteve sobre o espírito impuro. Para este propósito se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. E assim ele o faz aparecer. Nem será desviado de prosseguir nesta guerra, ou pelas suas lisonjas ou pelas suas ameaças.
É em vão que Satanás suplica e roga: “Deixa-nos em paz”. Seu poder precisa ser quebrado, e o pobre homem precisa ser aliviado. E, por isso:
(1.) Jesus ordena. Assim como ensinava, assim curava, com autoridade. Jesus o repreendeu; altercou com ele e o ameaçou, impôs-lhe silêncio: “Cala-te”. Phimotheti, seja amordaçado.
Cristo tem uma mordaça para aquele espírito impuro tanto quando ele bajula quanto quando late. Reconhecimentos dele como este, Cristo despreza; tão longe está de aceitá-los.
Alguns confessam Cristo como o Santo de Deus para que, sob a capa dessa profissão, possam prosseguir em desígnios maliciosos e danosos. Mas sua confissão é duplamente uma abominação ao Senhor Jesus, pois pede em seu nome uma licença para pecar. E será, por isso, reduzida ao silêncio e à vergonha.
Mas isso não é tudo: ele precisa não só calar-se, mas sair do homem. Isso era o que temia: ser impedido de fazer dano ulterior. Mas:
(2.) O espírito impuro cede, pois não há remédio (v. 26). Ele o rasgou, lançou-o numa forte convulsão, de modo que alguém poderia pensar que o havia despedaçado. Quando não queria tocar Cristo, em fúria contra ele perturbou gravemente esta pobre criatura.
Assim, quando Cristo, por sua graça, liberta pobres almas das mãos de Satanás, isso não acontece sem um doloroso abalo e tumulto na alma. Pois aquele inimigo rancoroso inquietará os que não pode destruir.
Ele gritou com voz alta, para assustar os espectadores, e fazer-se parecer terrível. Como se quisesse que pensassem que, embora tivesse sido vencido, mal tinha sido vencido, e que espera reunir forças de novo e recuperar seu terreno.
II. A impressão que este milagre fez nas mentes do povo, v. 27, 28:
- Espantou os que o viram. “Todos ficaram admirados”. Era evidente, sem possibilidade de contestação, que o homem estava possesso. Testemunhavam disso o seu dilaceramento e a voz alta com que o espírito gritou. Era evidente que ele fora expulso pela autoridade de Cristo.
Isso os surpreendeu, e os levou a considerar consigo mesmos, e a perguntar uns aos outros: “Que nova doutrina é esta? Pois certamente deve ser de Deus, sendo assim confirmada.”
“Certamente tem autoridade para nos ordenar aquele que tem capacidade de ordenar até aos espíritos impuros. E eles não podem resistir-lhe, mas são forçados a obedecer-lhe.”
Os exorcistas judeus alegavam expulsar espíritos maus por encantamento ou invocação. Mas isso era algo completamente diferente: com autoridade ele lhes ordena. Certamente é do nosso interesse fazê-lo nosso Amigo, aquele que tem o controle dos espíritos infernais.
- Elevou sua reputação entre todos os que ouviram. Imediatamente sua fama se espalhou por toda a região adjacente da Galileia, que era a terça parte da terra de Canaã.
A história imediatamente chegou à boca de todos, e as pessoas a escreveram aos seus amigos por todo o país, junto com a observação feita sobre ela: “Que nova doutrina é esta?”
De modo que se concluiu universalmente que ele era um Mestre vindo de Deus. E, sob esse caráter, brilhou mais intensamente do que se tivesse aparecido em toda a pompa e poder exteriores nos quais os judeus esperavam que seu Messias aparecesse.
E assim preparou seu próprio caminho, agora que João, que era seu precursor, fora preso. E a fama deste milagre se espalhou mais longe porque, até então, os fariseus, que invejavam sua fama e trabalhavam para eclipsá-la, não tinham apresentado sua sugestão blasfema de que ele expulsava diabos por pacto com o príncipe dos diabos.
Versículos 29 a 39
Cristo Curando Muitos Enfermos.
Nestes versículos, temos:
I. Um relato particular de um milagre que Cristo realizou, na cura da sogra de Pedro, que estava doente com febre. Tivemos esta passagem antes, em Mateus. Observe:
- Quando Cristo tinha feito aquilo que espalhou sua fama por todas as partes, não ficou então parado, como alguns pensam que podem permanecer na cama quando seu nome ganha destaque. Não: continuou a fazer o bem, pois era isso que visava, e não sua própria honra.
Ou melhor: os que têm reputação precisam estar ocupados e ser cuidadosos para mantê-la.
Quando saiu da sinagoga, onde tinha ensinado e curado com autoridade divina, contudo conviveu familiarmente com os pobres pescadores que o acompanhavam, e não considerou isso abaixo dele. Esteja em nós a mesma mente, a mesma mente humilde, que estava nele.
Entrou na casa de Pedro, provavelmente convidado ali para a hospitalidade que um pobre pescador poderia lhe oferecer, e a aceitou. Os apóstolos deixaram tudo por Cristo, a ponto de que o que tinham não os impedisse de chegar a ele. Contudo, não de modo que não pudessem usá-lo em favor dele.
Curou a sogra de Pedro, que estava doente. Aonde quer que Cristo venha, vem para fazer o bem, e certamente pagará ricamente por sua hospitalidade. Observe quão completa foi a cura.
Quando a febre a deixou, não a deixou fraca, como de costume. Mas a mesma mão que a curou a fortaleceu, de modo que ela pôde servi-los. A cura visa isso: preparar para a ação, para que possamos servir a Cristo, e aos que são dele por causa dele.
II. Um relato geral de muitas curas que ele realizou: doenças curadas, diabos expulsos. Foi na tarde do sábado, quando o sol se punha, ou se tinha posto. Talvez muitos tivessem escrúpulos de trazer seus doentes a ele até que o sábado terminasse.
Mas sua fraqueza nisso não lhes causava prejuízo ao recorrerem a Cristo. Embora ele tivesse provado ser lícito curar nos dias de sábado, contudo, se alguém tropeçasse nisso, era bem-vindo em outro momento. Agora observe:
- Quão numerosos eram os enfermos. “Toda a cidade estava reunida à porta”, como mendigos em busca de uma esmola. Aquela única cura na sinagoga ocasionou esse aglomerar-se em seu encalço. Outros se darem bem com Cristo deve nos avivar em nossas buscas por ele.
Agora o Sol da justiça se levanta com cura sob suas asas. A ele será o ajuntamento do povo. Observe como acorriam a Cristo numa casa particular, assim como na sinagoga. Onde quer que ele esteja, ali estejam seus servos, seus enfermos.
E, na tarde do sábado, quando o culto público terminou, precisamos continuar a nos aplicar a Jesus Cristo. Ele curava, assim como Paulo pregava, publicamente, e de casa em casa.
- Quão poderoso era o Médico. Ele curou todos os que lhe foram trazidos, por mais numerosos que fossem. Nem foi alguma doença particular que Cristo se propôs a curar, mas curou os que estavam doentes de diversas doenças. Pois sua palavra era um panpharmacon, um bálsamo para toda ferida.
E aquele milagre particular que realizou na sinagoga, repetiu na casa à noite. Pois expulsou muitos diabos, e não permitiu que os diabos falassem, pois lhes fez saber quem era, e isso os silenciou.
Ou: não lhes permitiu dizer que o conheciam (assim se pode ler). Não quis tolerar que mais nenhum deles dissesse, como disseram (v. 24): “Sei quem tu és”.
III. Seu retiro para sua devoção particular (v. 35). Ele orou, orou sozinho, para nos dar um exemplo de oração secreta. Embora, como Deus, recebesse orações, como homem ele orava.
Embora estivesse glorificando Deus, e fazendo o bem, em sua obra pública, contudo encontrou tempo para estar sozinho com seu Pai. E assim lhe convinha cumprir toda a justiça. Agora observe:
- O tempo em que Cristo orou:
(1.) Foi de manhã, na manhã depois do dia de sábado. Repare: quando um dia de sábado terminou e passou, não devemos pensar que podemos interromper nossa devoção até o próximo sábado.
Não: embora não vamos à sinagoga, precisamos ir ao trono da graça, todos os dias da semana. E particularmente na manhã depois do sábado, para que possamos preservar as boas impressões do dia.
Esta manhã era a manhã do primeiro dia da semana, que depois ele santificou, e tornou notável, por outro tipo de levantar-se cedo.
(2.) Foi cedo, muito antes do dia. Quando outros dormiam em suas camas, ele estava orando, como genuíno Filho de Davi, que busca Deus cedo, e dirige sua oração pela manhã. Ou melhor: e à meia-noite se levantará para dar graças.
Tem-se dito: “A manhã é amiga das Musas”, Aurora Musis amica. E não o é menos das Graças. Quando nossos espíritos estão mais frescos e vivos, então devemos reservar tempo para exercícios devotos. Aquele que é o primeiro e o melhor deve ter o primeiro e o melhor.
- O lugar onde orou. Retirou-se para um lugar solitário, ou fora da cidade, ou para algum jardim remoto ou construção separada. Embora não corresse perigo de distração, ou de tentação à vanglória, contudo se retirou para nos dar um exemplo da sua própria regra: “Quando orares, entra no teu aposento”.
A oração secreta deve ser feita secretamente. Os que têm mais ocupações em público, e da melhor espécie, precisam às vezes estar sozinhos com Deus. Precisam retirar-se para a solidão, para ali ter comunhão com Deus, e manter comunhão com ele.
IV. Seu retorno à sua obra pública. Os discípulos pensavam ter-se levantado cedo, mas descobriram que seu Mestre se levantara antes deles. E perguntaram para onde fora, seguiram-no até seu lugar solitário, e ali o encontraram em oração, v. 36, 37.
Disseram-lhe que era muito procurado, que havia muitos enfermos esperando por ele: “Todos te buscam”. Estavam orgulhosos de que seu Mestre já se tornara tão popular, e queriam que aparecesse em público ainda mais naquele lugar, porque era sua própria cidade.
E somos inclinados a ser parciais para com os lugares que conhecemos e nos interessam. “Não”, diz Cristo, “Cafarnaum não deve ter o monopólio da pregação e dos milagres do Messias. Vamos às cidades vizinhas, às aldeias que ficam por aqui, para que eu pregue ali também, e realize milagres ali.”
“Pois para isso saí: para andar fazendo o bem, em vez de residir constantemente num só lugar.” Até os habitantes das aldeias de Israel narrarão os atos justos do Senhor, Juízes 5:11.
Observe: Cristo continuamente tinha em vista o fim para o qual saiu, e o perseguia de perto. Nem será levado, pela insistência ou pelas persuasões dos seus amigos, a desviar-se dele.
Pois (v. 39) pregou nas suas sinagogas por toda a Galileia e, para ilustrar e confirmar sua doutrina, expulsou diabos. Repare: a doutrina de Cristo é a destruição de Satanás.
Versículos 40 a 45
A Cura de um Leproso.
Temos aqui a história da purificação de um leproso por Cristo, que tivemos antes, Mateus 8:2-4. Ela nos ensina:
- Como recorrer a Cristo. Venha como este leproso veio:
(1.) Com grande humildade. Este leproso veio suplicando-lhe, e ajoelhando-se diante dele (v. 40). Quer lhe dando honra divina como Deus, ou antes um grau menor de respeito como grande Profeta, isso nos ensina que os que querem receber graça e misericórdia de Cristo precisam atribuir honra e glória a Cristo, e aproximar-se dele com humildade e reverência.
(2.) Com firme crença no seu poder. “Podes tornar-me limpo”. Embora a aparência exterior de Cristo fosse apenas humilde, contudo ele tinha esta fé no seu poder, que implica sua crença de que era enviado por Deus.
Ele crê nisso com aplicação, não só em geral: “Podes fazer todas as coisas” (como João 11:22), mas: “Podes tornar-me limpo”. Repare: o que cremos do poder de Cristo precisamos aplicar ao nosso caso particular: “Podes fazer isto por mim”.
(3.) Com submissão à vontade de Cristo. “Senhor, se quiseres”. Não como se tivesse alguma dúvida da prontidão de Cristo, em geral, para ajudar os aflitos, mas, com a modéstia que convinha a um pobre suplicante, entrega-lhe seu próprio caso particular.
- O que esperar de Cristo. Que, segundo nossa fé, assim será para nós. Sua fala não está em forma de oração, contudo Cristo a respondeu como um pedido. Repare: profissões afetuosas de fé em Cristo, e entregas a ele, são as petições mais eficazes por sua misericórdia, e terão sucesso correspondente:
(1.) Cristo foi movido de compaixão. Isso é acrescentado aqui, em Marcos, para mostrar que o poder de Cristo é empregado por sua piedade para o alívio de pobres almas. Isso mostra que seus motivos são buscados dentro dele mesmo, e não temos nada em nós para nos recomendar ao seu favor, mas nossa miséria nos torna objetos da sua misericórdia.
E o que faz em nosso favor, faz com toda a ternura possível.
(2.) Ele estendeu sua mão, e o tocou. Exerceu seu poder, e o dirigiu a esta criatura. Ao curar almas, Cristo as toca, 1 Samuel 10:26. Quando a rainha toca para curar a escrófula, diz: “Eu toco, Deus cura”. Mas Cristo toca e cura também.
(3.) Ele disse: “Quero, sê limpo”. O poder de Cristo foi exercido numa palavra e por uma palavra, para indicar de que modo Cristo ordinariamente realizaria curas espirituais. Ele envia sua palavra e cura, Salmos 107:20; João 15:3; 17:17.
O pobre leproso colocou um se sobre a vontade de Cristo: “Se quiseres”. Mas essa dúvida logo é eliminada: “Quero”. Cristo concede de boa vontade favores àqueles que com a maior prontidão se entregam à sua vontade.
Ele estava confiante no poder de Cristo: “Podes tornar-me limpo”. E Cristo mostrará quanto seu poder é levado à ação pela fé do seu povo. E, por isso, fala a palavra como alguém que tem autoridade: “Sê limpo”.
E poder acompanhou esta palavra, e a cura foi perfeita num instante. Imediatamente sua lepra desapareceu, e não restou mais sinal dela, v. 42.
- O que fazer quando recebemos misericórdia de Cristo. Precisamos receber, com seus favores, seus mandamentos. Quando Cristo o curou, deu-lhe uma ordem rigorosa. A palavra aqui é muito significativa: embrimesamenos, graviter interminatus, proibindo com ameaças.
Inclino-me a pensar que isso não se refere às instruções que lhe deu para ocultá-lo (v. 44), pois elas são mencionadas separadamente. Mas penso que esta foi uma ordem como a que deu ao homem incapacitado que curou, João 5:14: “Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior”.
Pois a lepra era ordinariamente o castigo de alguns pecadores particulares, como no caso de Miriã, Geazi e Uzias. Ora, quando Cristo o curou, avisou-o, ameaçou-o com a consequência fatal disso se voltasse ao pecado de novo. Também lhe designou:
(1.) Mostrar-se ao sacerdote, para que o sacerdote, por seu próprio julgamento deste leproso, pudesse ser testemunha em favor de Cristo, de que era o Messias, Mateus 11:5.
(2.) Até ter feito isso, não dizer nada a respeito a nenhum homem. Esta é uma demonstração da humildade de Cristo e da sua abnegação: que não buscava sua própria honra, não contendia nem clamava, Isaías 42:2.
E é um exemplo para nós, de não buscar nossa própria glória, Provérbios 25:27. Ele não devia proclamá-lo, porque isso aumentaria muito a multidão que seguia Cristo, que ele pensava já ser grande demais.
Não como se não estivesse disposto a fazer o bem a todos, a tantos quantos viessem. Mas queria fazê-lo com o menor ruído possível, não queria que se desse ofensa ao governo, nenhuma perturbação da paz pública, nem coisa alguma que parecesse ostentação, ou uma busca de aplauso popular.
O que pensar da publicação disso pelo leproso, e de sua divulgação por toda parte, não sei. A ocultação das boas reputações e das boas obras dos homens bons convém mais a eles do que aos seus amigos. Nem somos sempre obrigados pelos modestos mandamentos de homens humildes.
O leproso deveria ter observado suas ordens. Contudo, sem dúvida, foi com um bom desígnio que proclamou a cura. E ela não teve outro efeito mau senão aumentar as multidões que seguiam Cristo, a ponto de ele não poder mais entrar abertamente na cidade.
Não por causa de perseguição (não havia perigo disso ainda), mas porque a multidão era tão grande que as ruas não a comportavam. Isso o obrigou a ir a lugares desertos, a um monte (Marcos 3:13), à beira-mar, Marcos 4:1.
Isso mostra como era conveniente em nosso favor que Cristo fosse embora, e enviasse o Consolador. Pois sua presença corporal podia estar apenas num lugar de cada vez. E os que vinham a ele de toda parte não podiam chegar perto dele.
Mas, por sua presença espiritual, ele está com seu povo onde quer que estejam, e vem a eles em toda parte.