Marcos 15
Argumento
O que lemos dos sofrimentos de Cristo no capítulo anterior era apenas o prólogo ou introdução; aqui temos sua conclusão. Deixamo-lo condenado pelos principais sacerdotes, mas eles só podiam mostrar os dentes, não podiam morder. Aqui o temos:
I. Formalmente processado e acusado perante Pilatos, o governador romano, vv. 1-5.
II. Alvo dos gritos do povo comum, por instigação dos sacerdotes, vv. 6-14.
III. A condenação à crucificação imediata, v. 15.
IV. A zombaria e os maus-tratos dos soldados romanos ao rei de zombaria, vv. 16-19.
V. A condução ao lugar da execução da sentença, com toda a ignomínia e desonra possíveis, vv. 20-24.
VI. Pregado à cruz entre dois ladrões, vv. 25-28.
VII. Os insultos e maus-tratos de todos os que passavam, vv. 29-32.
VIII. O abandono temporário por seu pai, vv. 33-36.
IX. A morte de Cristo e o rasgamento do véu, v. 37, 38.
X. A confirmação e o testemunho do centurião e de outros, vv. 39-41.
XI. O sepultamento no sepulcro de José de Arimateia, vv. 42-47.
Versículos 1 a 14
Cristo Levado Perante Pilatos.
I. Aqui temos uma consulta do grande Sinédrio para processar eficazmente nosso Senhor Jesus. Reuniram-se de manhã cedo para isso e formaram uma grande comissão, para descobrir maneiras e meios de conseguir que fosse morto. Não perderam tempo, mas prosseguiram seriamente em seu ataque, para que não houvesse tumulto entre o povo.
A diligência incansável dos perversos em fazer o mal deve nos envergonhar de nossa relutância e preguiça no bem. Os que guerreiam contra Cristo e contra a sua alma levantam-se cedo. Até quando você dormirá, ó preguiçoso?
II. Sua entrega como prisioneiro a Pilatos: amarraram-no. Seria o grande sacrifício, e os sacrifícios devem ser amarrados com cordas, Salmos 118:27. Cristo foi amarrado para tornar as amarras fáceis para nós e nos capacitar, como Paulo e Silas, a cantar presos.
É bom lembrarmos frequentemente as amarras do Senhor Jesus, como presos com aquele que foi preso por nós. Levaram-no pelas ruas de Jerusalém para expô-lo ao desprezo, ele que, apenas um ou dois dias antes, enquanto ensinava no templo, era venerado.
E podemos imaginar quão miserável era sua aparência depois do tratamento daquela noite, tão esbofeteado, cuspido e maltratado. Sua entrega ao poder romano era um tipo da ruína de sua igreja, que assim mereceram e trouxeram sobre si.
Significava que a promessa, a aliança, os oráculos de Deus e a igreja visível estabelecida, que eram a glória de Israel e estiveram tanto tempo em sua posse, seriam agora entregues aos gentios. Entregando o rei, na prática entregam o reino de Deus, que, portanto, como que por sua própria anuência, lhes é tirado e dado a outra nação.
Se tivessem entregado Cristo para satisfazer os desejos dos romanos ou dissipar quaisquer suspeitas deles a seu respeito, teria sido outra questão. Mas voluntariamente traíram aquele que era a coroa de Israel, entregando-o aos que eram o jugo de Israel.
III. O exame de Cristo por Pilatos mediante perguntas (v. 2): “És tu o rei dos judeus? Alegas sê-lo, ser aquele Messias que os judeus esperam como príncipe temporal?” “Sim”, diz Cristo, “é como dizes; sou aquele Messias, mas não do tipo que esperam.”
É o rei que governa e protege seu Israel segundo o espírito, os que são judeus interiormente pela circuncisão do espírito. É também o rei que refreará e castigará os judeus carnais que continuam na incredulidade.
IV. Os artigos de acusação apresentados contra ele e seu silêncio sob a imputação e acusação. Os principais sacerdotes esqueceram a dignidade de seu cargo quando se tornaram denunciantes e acusaram pessoalmente Cristo de muitas coisas (v. 3), testemunhando contra ele, v. 4.
Muitos profetas do Antigo Testamento acusam os sacerdotes de sua época de grande perversidade. Nisso bem profetizaram desses sacerdotes; veja Ezequiel 22:26; Oseias 5:1; 6:9; Miquéias 3:11; Sofonias 3:4; Malaquias 1:6; 2:8. Diz-se que a destruição de Jerusalém pelos caldeus ocorreu pela iniquidade dos sacerdotes que derramaram o sangue dos justos, Lamentações 4:13.
Repare: sacerdotes perversos geralmente são os piores dos homens. Quanto melhor algo é, pior se torna quando corrompido. Os perseguidores leigos geralmente se mostraram mais compassivos que os eclesiásticos. Esses sacerdotes eram muito ávidos e barulhentos em sua acusação, mas Cristo nada respondeu, v. 3.
Quando Pilatos o instou a defender-se e desejava que o fizesse (v. 4), contudo continuou mudo (v. 5), nada respondeu; isso Pilatos achou muito estranho. Deu a Pilatos uma resposta direta (v. 2), mas não quis responder aos acusadores e testemunhas, porque o que alegavam era notoriamente falso, e sabia que o próprio Pilatos estava convencido disso.
Repare: assim como Cristo falava de modo admirável, também guardava silêncio de modo admirável.
V. A proposta de Pilatos ao povo de soltar-lhes Jesus, pois era costume da festa honrar a solenidade com a soltura de um prisioneiro. O povo esperava e exigia que fizesse como sempre lhes fizera (v. 8). Não era um mau costume, mas queriam que continuasse.
Pilatos percebeu que os principais sacerdotes entregaram Jesus por inveja, porque alcançara tal reputação entre o povo que eclipsava a deles, v. 10. Comparando a avidez dos acusadores com a fragilidade das provas, era fácil ver que não era sua culpa, mas sua bondade, que os provocava.
Não era algo danoso ou escandaloso, mas algo meritório e glorioso. Portanto, ouvindo quanto era querido da multidão, pensou que poderia seguramente recorrer dos sacerdotes ao povo e que estes se orgulhariam de resgatá-lo das mãos dos sacerdotes.
Propôs um expediente para que o fizessem sem perigo de tumulto: pedissem sua soltura, e Pilatos estaria pronto a fazê-lo, calando os sacerdotes com isto, que o povo insistia em sua soltura. Havia, de fato, outro prisioneiro, Barrabás, que tinha influência e receberia alguns votos; mas não duvidava de que Jesus receberia mais votos que ele.
VI. Os clamores unânimes e furiosos do povo para que Cristo fosse morto, especialmente crucificado. Foi grande surpresa para Pilatos encontrar o povo tão sujeito à influência dos sacerdotes que todos concordavam em pedir que Barrabás fosse solto, v. 11.
Pilatos se opôs o quanto pôde: “Que quereis que eu faça àquele a quem chamais Rei dos Judeus? Não quereis, então, que ele também seja solto?”, v. 12. Não: dizem eles: “Crucifica-o.” Os sacerdotes lhes haviam posto isso na boca, e eles insistem nisso.
Quando Pilatos objetou: “Pois que mal fez?”, pergunta muito importante em tal caso, nem sequer tentaram respondê-la. Mas clamaram ainda mais, sendo cada vez mais instigados e irritados pelos sacerdotes: “Crucifica-o, crucifica-o.”
Os sacerdotes estavam muito ocupados em espalhar-se, e espalhar seus dependentes, entre a turba para manter o clamor. Esperavam que isso influenciasse Pilatos de duas maneiras a condená-lo:
- Poderia incliná-lo a crer que Cristo era culpado, havendo clamor tão geral contra ele. “Certamente”, poderia pensar Pilatos, “deve ser mau um homem de quem todo o mundo está cansado.” Agora concluiria que fora mal informado ao lhe dizerem quanta influência Cristo tinha sobre o povo e que a questão não era assim.
Mas os sacerdotes haviam acelerado o processo com tanta rapidez que podemos supor que os amigos de Cristo, que se oporiam a esse clamor, estavam no outro extremo da cidade e nada sabiam do assunto. Repare: é artifício comum de Satanás dar má fama a Cristo e sua religião, para assim derrubá-los.
Uma vez que essa seita, como a chamavam, passa a ser malfalada em toda parte, embora sem causa, isso é considerado motivo suficiente para condená-la. Mas julguemos pessoas e coisas por seu mérito e pelo padrão da palavra de Deus, sem prejulgar pela fama corrente e pelo clamor do país.
- Poderia induzi-lo a condenar Cristo para agradar às pessoas e, de fato, por medo de desagradá-las. Embora não fosse tão fraco a ponto de ser governado pela opinião deles e crer que era culpado, contudo foi tão perverso a ponto de se deixar levar por sua fúria e condená-lo, embora o considerasse inocente.
Foi induzido a isso por razões de Estado e pela sabedoria do mundo. Nosso Senhor Jesus, morrendo como sacrifício pelos pecados de muitos, caiu como sacrifício à fúria de muitos.
Versículos 15 a 21
Cristo Insultado e Condenado.
I. Aqui Pilatos, para satisfazer a malícia dos judeus, entrega Cristo para ser crucificado, v. 15. Querendo contentar o povo, fazer o suficiente por eles, como significa a palavra, e deixá-los satisfeitos para mantê-los tranquilos, soltou-lhes Barrabás, que era o escândalo e a praga de sua nação.
Entregou Jesus para ser crucificado, ele que era a glória e a bênção de sua nação. Embora antes o tivesse açoitado, esperando que isso os contentasse e sem ter então o desígnio de crucificá-lo, contudo prosseguiu até crucificá-lo. Não admira que quem conseguiu persuadir-se a castigar um inocente (Lucas 23:16) pudesse aos poucos persuadir-se a crucificá-lo.
Cristo foi crucificado, pois essa era:
- Uma morte sangrenta, e sem sangue não há remissão, Hebreus 9:22. O sangue é a vida (Gênesis 9:4); é o veículo dos espíritos animais que ligam a alma e o corpo, de modo que o esgotamento do sangue é o esgotamento da vida. Cristo entregaria sua vida por nós e, por isso, derramou seu sangue.
O sangue fazia expiação pela alma (Levítico 17:11); portanto, em todo sacrifício de propiciação havia ordem especial para derramar o sangue e aspergi-lo diante do Senhor. Para corresponder a todos esses tipos, Cristo derramou seu sangue.
- Era uma morte dolorosa. As dores eram intensas e agudas, pois a morte atacava os órgãos vitais pelas partes exteriores, que são as mais sensíveis. Cristo morreu de modo a sentir-se morrer, porque seria tanto o sacerdote como o sacrifício; assim poderia agir ao morrer, porque faria de sua alma uma oferta pelo pecado.
Cícero chama a crucificação de teterrimum supplicium, um castigo tremendamente terrível. Cristo enfrentaria a morte em seu maior terror e assim a venceria.
- Era uma morte vergonhosa, a morte dos escravos e dos mais vis malfeitores; assim era considerada entre os romanos. A cruz e a vergonha são colocadas juntas. Deus fora ofendido em sua honra pelo pecado humano; é em sua honra que Cristo lhe oferece satisfação.
Faz isso não só negando a si mesmo, por algum tempo, as honras devidas à sua natureza divina e despojando-se delas, mas submetendo-se ao maior descrédito e ignomínia de que a natureza humana podia ser carregada. Contudo, isso não era o pior.
- Era uma morte maldita; assim a lei judaica a marcava (Deuteronômio 21:23): “O que é pendurado é maldito de Deus”, está sob uma marca particular do desagrado de Deus. Foi a morte dada aos filhos de Saul, quando a culpa da casa sanguinária de seu pai devia ser expiada, 2 Samuel 21:6.
Hamã e seus filhos foram enforcados, Ester 7:10; 9:13. Não lemos de nenhum profeta do Antigo Testamento que tenha sido enforcado. Mas agora, tendo Cristo se submetido a ser pendurado numa árvore, o descrédito e a maldição desse tipo de morte foram inteiramente removidos.
Portanto, isso não deve ser obstáculo algum ao consolo dos que morrem inocentemente ou arrependidos, nem diminuir, mas antes acrescentar à glória dos que morrem mártires por Cristo, sendo, como ele, pendurados numa árvore.
II. Pilatos, para satisfazer o humor brincalhão dos soldados romanos, entregou-o a eles para ser maltratado e tratado com malícia enquanto preparavam a execução da sentença. Convocaram todo o regimento que então estava de serviço e entraram numa sala interior.
Ali maltrataram ignominiosamente nosso Senhor Jesus como rei, assim como, no salão do sumo sacerdote, seus servos o haviam maltratado ignominiosamente como Profeta e Salvador:
Os reis usam mantos de púrpura ou escarlate? Vestiram-no de púrpura. Esse maltrato a Cristo em suas roupas deve indicar aos cristãos que não façam do vestir roupas seu adorno, 1 Pedro 3:3. Será motivo de orgulho para um cristão um manto púrpura ou escarlate, que foi motivo de descrédito e vergonha para Cristo?
Os reis usam coroas? Trançaram uma coroa de espinhos e a puseram em sua cabeça. Uma coroa de palha ou juncos já seria zombaria suficiente; mas esta também causava dor. Usou a coroa de espinhos que merecêramos, para que usássemos a coroa de glória que ele mereceu.
Sejamos ensinados por esses espinhos, como Gideão ensinou os homens de Sucote, a odiar o pecado, sentir incômodo sob ele e amar Jesus Cristo, que aqui é um lírio entre espinhos. Se alguma vez formos afligidos por um espinho na carne, console-nos que nosso sumo sacerdote se compadece de nossas enfermidades, tendo conhecido o que significam espinhos na carne.
Os reis são acompanhados pelas aclamações de seus súditos: “Ó rei, vive para sempre”? Isso também é imitado; saudaram-no: “Salve, Rei dos Judeus; tal príncipe e tal povo são bem dignos um do outro.”
Aos reis são postos cetros na mão, marcas de domínio, como a coroa é de dignidade. Para imitar isso, puseram uma cana em sua mão direita. Os que desprezam a autoridade de Jesus Cristo, como se não devesse ser respeitada e obedecida, não atendendo nem aos preceitos de sua palavra nem às ameaças de sua cólera, na prática põem uma cana em sua mão.
Ou melhor: como estes aqui, batem-lhe na cabeça com ela, tamanha é a indignidade que lhe fazem.
Os súditos, ao jurar lealdade, costumavam beijar seu soberano. Propuseram-se a fazer isso, mas, em vez disso, cuspiram nele.
Costumava-se dirigir-se aos reis de joelhos. Também trouxeram isso para a zombaria: dobraram os joelhos e o adoraram. Fizeram isso por escárnio, para fazer rir a si mesmos e uns aos outros.
Pelo pecado, ficáramos sujeitos a vergonha e desprezo eternos. Para nos livrar deles, nosso Senhor Jesus se submeteu a essa vergonha e desprezo por nós. Foi assim escarnecido com roupas de outro, em vez de suas próprias, para indicar que não sofria por seu próprio pecado. O crime era nosso, a vergonha dele.
Os que alegam sujeitar-se a Cristo, mas ao mesmo tempo se entregam ao serviço do mundo e da carne, na prática fazem o mesmo que os que dobraram os joelhos diante dele por zombaria e o maltrataram com “Salve, Rei dos Judeus”, quando diziam: “Não temos rei senão César.”
Os que dobram os joelhos a Cristo, mas não dobram a alma, que se aproximam dele com a boca e o honram com os lábios, mas têm o coração longe dele, fazem-lhe a mesma afronta que estes aqui fizeram.
III. Os soldados, na hora designada, levaram-no do tribunal de Pilatos ao lugar da execução da sentença (v. 20), como uma ovelha ao matadouro. Foi levado com os que praticam iniquidade, embora não tivesse cometido pecado.
Mas, para que sua morte sob o peso da cruz que deveria carregar não impedisse as crueldades adicionais que pretendiam, obrigaram um certo Simão de Cirene a carregar sua cruz por ele. Passava ali, vindo do campo ou das lavouras, sem pensar em nada disso. Repare: não devemos estranhar se cruzes nos sobrevêm de repente e somos surpreendidos por elas.
A cruz era um peso muito incômodo e difícil de manejar. Mas quem a carregou por alguns minutos teve a honra de ter seu nome registrado no livro de Deus, embora de outro modo fosse pessoa obscura. Portanto, onde quer que este evangelho seja pregado, isso será contado para sua memória.
Da mesma maneira, embora nenhuma aflição, nenhuma cruz, no presente seja motivo de alegria, mas de tristeza, contudo depois produz uma coroa de glória para os que por ela são exercitados.
Versículos 22 a 31
A Crucificação.
Temos aqui a crucificação de nosso Senhor Jesus.
I. O lugar onde foi crucificado era chamado Gólgota, lugar de uma caveira. Alguns pensam que era por causa das cabeças dos malfeitores ali decapitados. Era o lugar comum da execução da sentença, como Tyburn, pois em todos os aspectos foi contado com os transgressores.
Não sei como dar crédito a isso, mas diversos antigos mencionam como tradição corrente que nesse lugar nosso primeiro pai, Adão, foi sepultado. Consideram muito apropriado que Cristo fosse ali crucificado, pois, assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos serão vivificados.
Tertuliano, Orígenes, Crisóstomo e Epifânio, grandes nomes, reparam nisso. Ou melhor: Cipriano acrescenta: Creditur à piis, muitas pessoas boas creem que o sangue de Cristo crucificado escorreu sobre a caveira de Adão, sepultado no mesmo lugar.
Um pouco mais digna de crédito é a tradição de que esse monte Calvário era aquele monte na terra de Moriá, no qual Isaque seria oferecido e o carneiro foi oferecido em seu lugar. Certamente ficava na terra de Moriá, pois assim era chamada a região ao redor de Jerusalém.
Então Abraão tinha em vista este dia de Cristo quando chamou o lugar de Jeová-Jiré, o Senhor proverá, esperando que assim se visse no monte do Senhor.
II. O momento em que foi crucificado era a terceira hora, v. 25. Foi levado perante Pilatos por volta da sexta hora (João 19:14), segundo o modo romano de contar, que João usa e com o qual concorda o nosso hoje, isto é, às seis da manhã.
Então, à terceira hora segundo o modo judeu de contar, isto é, por volta das nove da manhã ou pouco depois, pregaram-no na cruz. O dr. Lightfoot pensa que a terceira hora é mencionada aqui para indicar algo que agravava a perversidade dos sacerdotes.
Estavam levando o processo contra Cristo até a morte, embora fosse depois da terceira hora, quando deveriam estar ocupados com o serviço do templo e oferecendo os sacrifícios pacíficos. Era o primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando deveria haver santa convocação.
Naquele exato momento, quando, segundo o dever de seu cargo, deveriam estar presidindo as devoções públicas, davam vazão à sua malícia contra o Senhor Jesus. Contudo, esses eram os homens que pareciam tão zelosos pelo templo e condenaram Cristo por falar contra ele.
Repare: muitos alegam estar a favor da igreja e, contudo, não se importam com quão raramente vão à igreja.
III. As indignidades feitas a ele quando foi pregado na cruz. Como se isso não fosse suficientemente ignominioso, acrescentaram diversas coisas à sua ignomínia:
Sendo costume dar vinho aos que seriam mortos, mesclaram o dele com mirra, que era amarga e o tornava nauseante. Provou-o, mas não quis bebê-lo; estava disposto a admitir sua amargura, mas não seu benefício.
Sendo as roupas dos crucificados, como entre nós, a remuneração dos carrascos, os soldados lançaram sortes sobre suas roupas (v. 24), jogaram dados por elas, como nossos soldados fazem sobre a pele de um tambor. Assim se divertiam com sua miséria, sentados a jogar enquanto ele estava pendurado sofrendo.
Colocaram uma inscrição acima de sua cabeça, com a qual pretendiam desacreditá-lo, mas realmente lhe fizeram tanto justiça como honra: “O Rei dos Judeus”, v. 26. Nenhum crime era alegado aqui, mas sua soberania era reconhecida.
Talvez Pilatos pretendesse desonrar Cristo como rei derrotado, ou os judeus, que, por sua insistência, o haviam obrigado a condenar Cristo contra sua consciência, como povo que não merecia rei melhor do que ele parecia ser.
De qualquer modo, Deus pretendia que isso fosse a proclamação de Cristo, até mesmo na cruz, como rei de Israel. Embora Pilatos não soubesse o que escrevia, assim como Caifás não soubera o que dizia, João 11:51.
Cristo crucificado é rei de sua igreja, seu Israel espiritual. Mesmo quando pendurado na cruz, era como rei, vencendo os inimigos dele e de seu povo e triunfando sobre eles, Colossenses 2:15. Agora escrevia suas leis com seu próprio sangue e preparava seus favores para seus súditos.
Sempre que olhamos para Cristo crucificado, devemos lembrar a inscrição acima de sua cabeça, de que é rei, e entregar-nos para ser seus súditos, como verdadeiros israelitas.
- Crucificaram dois ladrões com ele, um à direita, outro à esquerda, e ele no meio, como o pior dos três (v. 27). Tão grande desonra pretendiam fazer-lhe com isso. Sem dúvida, isso também lhe causou perturbação.
Alguns presos nas cadeias comuns pelo testemunho de Jesus se queixaram mais da companhia de presos que amaldiçoavam e juravam que de qualquer outro sofrimento da prisão. Nosso Senhor Jesus foi crucificado no meio de tais pessoas.
Enquanto viveu, associou-se a pecadores, havendo ocasião, para lhes fazer bem. Agora, ao morrer, foi unido a eles com o mesmo propósito. Pois veio ao mundo e saiu dele para salvar pecadores, até os piores. Mas este evangelista repara particularmente no cumprimento das Escrituras nisso, v. 28.
Naquela famosa predição dos sofrimentos de Cristo (Isaías 53:12), fora predito que seria contado com os transgressores, porque foi feito pecado por nós.
- Os espectadores, isto é, a maioria deles, em vez de se compadecerem dele em sua miséria, acrescentaram-lhe mais, insultando-o. Certamente nunca houve tal exemplo de bárbara desumanidade para com o mais vil malfeitor. Mas assim o diabo mostrou sua máxima fúria contra ele, e assim ele se submeteu às maiores desonras que lhe podiam fazer:
(1.) Até os que passavam, sem ter qualquer envolvimento, o insultavam, v. 29. Se tinham o coração tão endurecido que sua compaixão não era movida por tal espetáculo, contudo deveriam ter considerado suficiente satisfazer sua curiosidade. Mas isso não lhes basta.
Como se não só estivessem despojados de toda a humanidade, mas fossem demônios em forma humana, zombavam dele. Expressavam a máxima detestação por ele e indignação contra ele, lançando densamente suas flechas, palavras amargas.
Sem dúvida, os principais sacerdotes lhes puseram esses sarcasmos na boca: “Tu que destróis o templo e o edificas em três dias, agora, se podes, salva-te a ti mesmo e desce da cruz.” Triunfam como se, agora que o tinham na cruz, não houvesse perigo de destruir o templo.
Entretanto, o templo de que falava ele agora destruía e, dentro de três dias, o edificou. O templo de que eles falavam ele destruiu, não muitos anos depois, por homens que eram sua espada e sua mão.
Quando pecadores seguros de si pensam que o perigo passou, é então que está mais pronto a apanhá-los. O dia do Senhor vem como ladrão sobre os que negam sua vinda e dizem: “Onde está a promessa dela?” Muito mais sobre os que desafiam sua vinda e dizem: “Apresse-se ele e faça depressa sua obra.”
(2.) Até os principais sacerdotes, tirados dentre os homens e ordenados em favor dos homens, deveriam ter compaixão até dos que estão fora do caminho e ser ternos com os que sofrem e morrem (Hebreus 5:1,2). Contudo, derramaram vinagre em suas feridas, em vez de óleo.
Falavam para aumentar a dor daquele a quem Deus ferira (Salmos 69:26), zombavam dele. Diziam: “Salvou outros, curou-os e ajudou-os, mas agora parece que não foi por seu próprio poder, pois não pode salvar a si mesmo.” Desafiavam-no a descer da cruz, se pudesse, v. 32.
Se ao menos vissem isso, creriam. Entretanto, não quiseram crer quando lhes deu sinal mais convincente que esse, quando se levantou do túmulo. Seria de pensar que esses principais sacerdotes agora encontrassem outro trabalho para fazer.
Se não quisessem cumprir seu dever no templo, contudo poderiam ocupar-se numa tarefa não estranha à sua profissão. Embora não quisessem oferecer conselho ou consolo ao Senhor Jesus, poderiam ter ajudado os ladrões em seus momentos finais.
Os monges e sacerdotes nos países papistas são muito solícitos com os criminosos supliciados na roda, morte muito semelhante à da cruz. Mas não consideram isso seu trabalho.
(3.) Até os que foram crucificados com ele o vituperavam (v. 32). Um deles o fez, tão miseravelmente estava seu coração endurecido, mesmo na profundidade da miséria e à porta da eternidade.
Versículos 33 a 40
A Crucificação.
Aqui temos um relato da morte de Cristo, de como seus inimigos o maltrataram e Deus o honrou em sua morte.
I. Houve densas trevas sobre toda a terra, alguns pensam que sobre o mundo inteiro, durante três horas, do meio-dia às três da tarde. Agora se cumpriu a Escritura (Amós 8:9): “Farei que o sol se ponha ao meio-dia e escurecerei a terra em pleno dia”; e Jeremias 15:9: “Pôs-se o seu sol quando era ainda dia.”
Os judeus muitas vezes haviam exigido de Cristo um sinal do céu. Agora tiveram um, mas um que significava o cegamento de seus olhos. Era sinal das trevas que haviam vindo e vinham sobre a igreja e a nação judaicas.
Faziam o máximo para extinguir o Sol da justiça, que agora se punha e cujo novo nascer nunca reconheceriam. Que se poderia, então, esperar entre eles senão trevas piores que as do Egito?
Isso lhes indicava que as coisas pertencentes à sua paz estavam agora ocultas de seus olhos, e que o dia do Senhor estava próximo, que seria para eles dia de trevas e escuridão, Joel 2:1,2. Estavam agora sob o poder das trevas e praticavam obras das trevas. Tal devia ser, com justiça, a condenação dos que amavam mais as trevas que a luz.
II. Perto do fim dessas trevas, nosso Senhor Jesus, na agonia de sua alma, clamou: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”, v. 34. As trevas significavam a nuvem presente sob a qual estava a alma humana de Cristo, quando a fazia oferta pelo pecado.
O sr. Fox, em seus Atos e Monumentos (volume 3, p. 160), conta de um certo dr. Hunter, mártir no tempo da rainha Maria, que, amarrado à estaca para ser queimado, fez esta breve oração: “Filho de Deus, brilha sobre mim.” Imediatamente, o sol no firmamento saiu da nuvem escura e brilhou tão plenamente em seu rosto que teve de olhar para outro lado.
Isso lhe foi muito consolador. Mas nosso Senhor Jesus, ao contrário, teve negada a luz do sol em seus sofrimentos, para significar a retirada da luz do rosto de Deus. Disso se queixou mais que de qualquer coisa; não se queixou do abandono de seus discípulos, mas do de seu Pai:
Porque isso feriu seu espírito, coisa árdua de suportar (Provérbios 18:14); fez as águas entrarem em sua alma, Salmos 69:1-3.
Porque nisso especialmente foi feito pecado por nós. Nossas iniquidades mereceram indignação e cólera sobre a alma (Romanos 2:8). Portanto, Cristo, feito sacrifício, suportou disso tanto quanto era capaz.
Não podia deixar de pesar duramente, de fato, sobre aquele que repousara no seio do Pai desde a eternidade e sempre fora sua luz. Esses sinais da cólera divina, sob os quais Cristo esteve em seus sofrimentos, eram como o fogo do céu enviado, às vezes em casos extraordinários, para consumir os sacrifícios.
Assim ocorreu em Levítico 9:24; 2 Crônicas 7:1; 1 Reis 18:38. Era sempre sinal da aceitação de Deus. O fogo que cairia sobre o pecador, se Deus não tivesse sido aplacado, caía sobre o sacrifício como sinal de que ele fora aplacado. Por isso, caiu agora sobre Cristo e dele arrancou esse alto e amargo clamor.
Quando Paulo seria oferecido como sacrifício a serviço dos santos, podia alegrar-se e regozijar-se (Filipenses 2:17). Mas é outra coisa ser oferecido como sacrifício pelo pecado dos pecadores.
Agora, da sexta hora até a nona, o sol foi escurecido por eclipse extraordinário. Se é verdade, como alguns astrônomos calculam, que na tarde desse dia em que Cristo morreu houve eclipse da lua, natural e esperado, no qual sete dígitos da lua foram escurecidos, durando das cinco às sete, isso é notável.
E é mais um sinal das trevas daquele tempo. Quando o sol for escurecido, a lua também não dará sua luz.
III. A oração de Cristo foi escarnecida pelos que estavam ao lado (v. 35,36). Porque clamou Eli, Eli, ou, como Marcos registra segundo o dialeto siríaco, Eloí, Eloí, diziam: “Ele chama Elias.” Contudo, sabiam muito bem o que dissera e o que significava: Deus meu, Deus meu.
Assim o apresentavam como alguém que orava aos santos, ou porque abandonara Deus ou porque Deus o abandonara. Com isso, queriam torná-lo cada vez mais odioso ao povo. Um deles encheu de vinagre uma esponja e a ergueu até ele numa cana: “Que refresque a boca com isso; é bebida suficientemente boa para ele”, v. 36.
Isso visava uma ulterior afronta e maltrato. Quem quer que tivesse censurado aquele que fez isso apenas acrescentou ao descrédito: “Deixa-o; chamou Elias. Vejamos se Elias virá tirá-lo; se não, podemos concluir que ele também o abandonou.”
IV. Cristo clamou novamente em alta voz e assim entregou o espírito, v. 37. Agora entregava sua alma às mãos de seu Pai. Embora Deus não seja movido por exercício corporal algum, essa voz alta significava a grande força e o ardor de afeto com que o fazia.
Ensinava-nos, em tudo o que tratamos com Deus, a empregar nosso máximo vigor e cumprir todos os deveres da religião, especialmente o da entrega de nós mesmos, com todo o coração e toda a alma. Então, embora a fala falhe e não possamos clamar em alta voz como Cristo, contudo, se Deus for a força do coração, essa não falhará.
Cristo estava real e verdadeiramente morto, pois entregou o espírito. Sua alma humana partiu para o mundo dos espíritos, deixando seu corpo como um torrão de barro sem respiração.
V. No exato instante em que Cristo morreu no monte Calvário, o véu do templo foi rasgado em dois, de alto a baixo, v. 38. Isso expressava muito:
- Do terror dos judeus incrédulos. Pois era prenúncio da destruição completa de sua igreja e nação, que se seguiu não muito depois. Era como o corte do bordão Formosura, pois esse véu era extraordinariamente esplêndido e glorioso, Êxodo 26:31.
Isso foi feito na mesma ocasião em que deram como seu preço trinta moedas de prata (Zacarias 11:10,12), para quebrar a aliança feita com aquele povo. Agora era hora de clamar: “Icabô, foi-se a glória de Israel.”
Alguns pensam que a história relatada por Josefo, da porta do templo que se abriu por si mesma, com aquela voz, “Vamos partir daqui”, alguns anos antes da destruição de Jerusalém, é a mesma que esta. Mas isso não é provável. Contudo, tinha o mesmo significado, conforme Oseias 5:14: “Despedaçarei e me retirarei.”
- Expressa muito consolo para todos os cristãos crentes. Pois significa a consagração e abertura para nós de um caminho novo e vivo para o lugar santíssimo pelo sangue de Jesus.
VI. O centurião que comandava o destacamento encarregado de supervisionar a execução da sentença ficou convencido e confessou que esse Jesus era o Filho de Deus, v. 39. Uma coisa que o convenceu foi clamar assim e entregar o espírito: alguém prestes a entregar o espírito poder clamar desse modo era muito surpreendente.
Entre todos os tristes espetáculos desse tipo, nunca observara algo semelhante. Também o admirou que alguém com força para clamar tão alto, contudo, entregasse imediatamente o espírito. Disse, para honra de Cristo e vergonha dos que o maltratavam: “Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus.” Mas que motivo tinha para dizer isso? Respondo:
Tinha motivo para dizer que sofria injustamente e recebia grande injustiça. Repare: sofreu por dizer que era o Filho de Deus, e era verdade que o dizia. Portanto, se sofria injustamente, como era evidente em todas as circunstâncias de seu sofrimento, o que dizia era verdadeiro, e ele era de fato o Filho de Deus.
Tinha motivo para dizer que era um favorito do céu, em favor de quem o poder onipotente se empenhava particularmente, vendo como o Céu o honrou em sua morte e mostrou desagrado para com seus perseguidores. “Certamente”, pensa ele, “este deve ser alguma pessoa divina, muito amada de Deus.”
Expressa isso com palavras que denotam sua geração eterna como Deus e sua designação especial ao ofício de Mediador, embora não pretendesse esse sentido. Nosso Senhor Jesus, mesmo na profundidade de seus sofrimentos e humilhação, era o Filho de Deus e foi declarado como tal com poder.
VII. Alguns de seus amigos o acompanhavam, especialmente as boas mulheres (v. 40,41). Havia mulheres olhando de longe. Os homens não ousavam ser vistos de modo algum, tão furiosa era a turba. Currenti cede furori, ceda à torrente furiosa, pensavam ser bom conselho naquele momento.
As mulheres não ousavam aproximar-se, mas ficavam à distância, esmagadas pela dor. Algumas dessas mulheres são nomeadas aqui. Maria Madalena era uma; fora sua paciente e devia todo o seu consolo ao poder e à bondade dele, que a resgataram da possessão de sete demônios.
Em gratidão por isso, pensava que nunca poderia fazer o suficiente por ele. Maria também estava ali, mãe de Tiago, o pequeno, Jacobus parvus, assim é a palavra. Provavelmente era assim chamado porque, como Zaqueu, era pequeno de estatura. Essa Maria era esposa de Cleofas ou Alfeu, irmã da virgem Maria.
Essas mulheres haviam seguido Cristo desde a Galileia, embora não fossem obrigadas a comparecer à festa, como os homens. Mas provavelmente vieram esperando que seu reino temporal fosse agora estabelecido em breve, cheias de esperanças de cargos para si mesmas e seus parentes sob ele.
É evidente que assim pensava a mãe dos filhos de Zebedeu (Mateus 20:21). Agora, ver numa cruz aquele que esperavam ver num trono não podia deixar de ser grande decepção para elas. Repare: os que seguem Cristo esperando grandes coisas neste mundo por ele e pela profissão de sua religião bem podem viver para se ver tristemente decepcionados.
Versículos 42 a 47
O Sepultamento de Cristo; As Mulheres no Sepulcro.
Aqui acompanhamos o funeral de nosso Senhor Jesus, um funeral solene e doloroso. Que pela graça sejamos plantados na semelhança dele! Observe:
I. Como foi pedido o corpo de Cristo. Estava, como os corpos dos malfeitores, à disposição do governo. Os que o levaram às pressas à cruz tinham o desígnio de que fizesse sua sepultura com os perversos. Mas Deus tinha o desígnio de que a fizesse com o rico (Isaías 53:9), e assim fez. Aqui nos é dito:
- Quando o corpo de Cristo foi pedido para ser sepultado e por que se apressaram tanto com o funeral. Chegara a tarde, e era a preparação, isto é, o dia antes do sábado, v. 42. Os judeus eram mais rigorosos na observância do sábado que de qualquer outra festa.
Portanto, embora esse próprio dia fosse festivo, contudo o observavam mais religiosamente como véspera do sábado, quando preparavam suas casas e mesas para a esplêndida e alegre celebração do dia de sábado.
Repare: o dia anterior ao sábado deve ser dia de preparação para ele, não de nossas casas e mesas, mas de nosso coração. Este, tanto quanto possível, deve estar livre dos cuidados e negócios do mundo, fixado e disposto para o serviço e desfrute de Deus.
Há tal trabalho a fazer e tais vantagens a obter no dia de sábado que é necessário nos prepararmos um dia antes. Ou melhor: a semana inteira deve ser dividida entre o aproveitamento do sábado anterior e a preparação para o seguinte.
- Quem pediu o corpo e cuidou de seu sepultamento decoroso: José de Arimateia, chamado aqui de conselheiro honrado (v. 43), pessoa de caráter e distinção, num cargo de confiança pública. Alguns pensam que era no Estado e que era um dos conselheiros privados de Pilatos.
Seu posto parece antes ter sido na igreja; era membro do grande Sinédrio dos judeus ou do conselho do sumo sacerdote. Era euschemon bouleutes, um conselheiro que se conduzia em seu cargo como lhe convinha. São verdadeiramente honrados, e só eles, nos lugares de poder e confiança, os que fazem questão de cumprir seu dever por consciência e cuja conduta concorda com seu cargo.
Mas aqui lhe é atribuído caráter mais brilhante: era alguém que esperava o reino de Deus, o reino da graça na terra e da glória no céu, o reino do Messias.
Repare: os que esperam o reino de Deus e esperam participar de seus privilégios devem demonstrá-lo por sua prontidão em reconhecer a causa e os interesses de Cristo, mesmo quando parecem esmagados e derrubados. Observe: até entre os conselheiros honrados havia alguns, ao menos um, que esperava o reino de Deus.
Sua fé condenará a incredulidade de todos os demais. Deus levantou esse homem para esse serviço necessário quando nenhum discípulo de Cristo podia ou ousava assumi-lo, não tendo nem dinheiro, nem influência, nem coragem para isso.
José entrou ousadamente até Pilatos. Embora soubesse quanto ofenderia os principais sacerdotes, que haviam carregado Cristo de tanto descrédito, ver qualquer honra feita a ele, contudo revestiu-se de coragem. Talvez a princípio tivesse algum medo, mas tolmesas, tomando ânimo, resolveu mostrar esse respeito aos restos do Senhor Jesus, acontecesse o pior.
- Que surpresa foi para Pilatos ouvir que estava morto, talvez esperando que salvasse a si mesmo e descesse da cruz. Especialmente surpreendeu-o que já estivesse morto, que alguém que parecera ter vigor maior que o comum tão cedo cedesse à morte.
Todas as circunstâncias da morte de Cristo eram maravilhosas; pois, do começo ao fim, seu nome era chamado Maravilhoso. Pilatos duvidava, assim alguns entendem, se já estava morto ou não, temendo ser iludido e que o corpo fosse retirado ainda vivo e reanimado, quando a sentença, como entre nós, era ficar pendurado até morrer.
Portanto, chamou o centurião, seu próprio oficial, e perguntou se já estava morto havia algum tempo (v. 44). Se fazia tanto tempo desde que perceberam nele algum sinal de vida, alguma respiração ou movimento, que podiam concluir que estava morto sem possibilidade de retorno.
O centurião podia assegurar-lhe isso, pois observara particularmente como entregou o espírito, v. 39. Houve nisso uma providência especial: Pilatos examinar isso tão rigorosamente que não houvesse alegação de ter sido sepultado vivo, para assim negar a verdade de sua ressurreição.
Isso foi tão plenamente determinado que a objeção nunca foi levantada. Assim, às vezes, a verdade de Cristo recebe confirmação até de seus inimigos.
II. Como o corpo de Cristo foi sepultado. Pilatos concedeu a José que tirasse o corpo e fizesse com ele o que quisesse. Era admirável que os principais sacerdotes não o tivessem precedido nem pedido primeiro o corpo a Pilatos, para expô-lo e arrastá-lo pelas ruas.
Mas Deus conteve esse resto de sua cólera e deu esse prêmio inestimável a José, que sabia valorizá-lo. O coração dos sacerdotes foi influenciado de modo que não se opuseram. Sit divus, modo non sit vivus: não nos importa que seja adorado, contanto que não reviva.
José comprou linho esmerado para envolver o corpo, embora nesse caso se pudesse considerar suficiente linho velho, usado. Ao prestar respeito a Cristo, convém sermos generosos e servi-lo com o melhor que se possa obter, não com o que se possa obter pelo menor preço.
Tirou o corpo, dilacerado e macerado como estava, e o envolveu no linho como tesouro de grande valor. Nosso Senhor Jesus ordenou que ele próprio nos fosse entregue sacramentalmente na ordenança da Ceia do Senhor. Devemos recebê-lo de maneira que melhor expresse nosso amor àquele que nos amou e morreu por nós.
Colocou-o num sepulcro seu, em lugar reservado. Na história dos reis de Judá, às vezes encontramos como mancha na memória dos reis perversos que não foram sepultados nos sepulcros dos reis. Nosso Senhor Jesus, embora não fizesse mal, mas muito bem, e recebesse o trono de Davi, seu pai, contudo foi sepultado nas sepulturas do povo comum.
Pois seu repouso era glorioso no outro mundo, em vez de neste. O sepulcro pertencia a José. Abraão, quando não tinha outra posse na terra de Canaã, contudo tinha lugar de sepultamento, mas Cristo não tinha nem isso.
Esse sepulcro fora escavado numa rocha. Pois Cristo morreu para fazer da sepultura refúgio e abrigo para os santos, e, escavada numa rocha, é refúgio forte. Quem dera você me escondesse na sepultura! O próprio Cristo é esconderijo para seu povo, isto é, como a sombra de uma grande rocha.
Rolou uma pedra para a entrada do sepulcro, pois assim era a maneira judaica de sepultar. Quando Daniel foi posto na cova dos leões, uma pedra foi colocada à boca para mantê-lo dentro, como aqui na entrada do sepulcro de Cristo. Mas nenhuma delas pôde impedir as visitas dos anjos aos prisioneiros.
Algumas das boas mulheres acompanharam o funeral e observaram onde fora colocado, para que pudessem vir depois do sábado ungir o corpo morto, porque agora não tinham tempo de fazê-lo. Quando Moisés, mediador e legislador da igreja judaica, foi sepultado, cuidou-se de que ninguém soubesse de seu sepulcro (Deuteronômio 34:6).
Pois o respeito do povo por sua pessoa deveria morrer com ele. Mas, quando nosso grande Mediador e Legislador foi sepultado, reparou-se especialmente em seu sepulcro, porque ressuscitaria. O zelo por seu corpo indica o zelo que ele próprio terá por seu corpo, a igreja.
Mesmo quando parece corpo morto, como vale cheio de ossos secos, será preservado para a ressurreição. Assim também serão os corpos mortos dos santos, com cujo pó existe uma aliança em vigor que não será esquecida.
Nossas meditações sobre o sepultamento de Cristo devem nos levar a pensar no nosso e ajudar-nos a tornar a sepultura familiar, para assim tornar confortável aquela cama que em breve faremos nas trevas. Pensar nela frequentemente não só retiraria seu pavor e terror, mas nos estimularia a preparar-nos para as sepulturas, pois estão sempre prontas para nós, Jó 17:1.