Marcos 13
Argumento
Temos aqui a substância daquele sermão profético que o nosso Senhor Jesus pregou, apontando para a destruição de Jerusalém e a consumação de todas as coisas.
Foi um dos seus últimos sermões, e não ad populum, ao povo, mas ad clerum, ao clero; foi particular, pregado apenas a quatro dos seus discípulos, com quem estava o seu segredo. Aqui está:
I. A ocasião da sua previsão: a admiração dos seus discípulos pelo edifício do templo (v. 1, 2), e a sua investigação sobre o tempo da sua desolação, v. 3, 4.
II. As próprias previsões: 1. Do surgimento de enganadores, v. 5, 6, 21-23. 2. Das guerras das nações, v. 7, 8. 3. Da perseguição aos cristãos, vv. 9-13. 4. Da destruição de Jerusalém, vv. 14-20. 5. Do fim do mundo, vv. 24-27.
III. Algumas indicações gerais sobre o tempo delas, vv. 28-32. IV. Algumas inferências práticas de tudo, vv. 33-37.
Versículos 1 a 3
A Destruição do Templo Predita.
Podemos ver aqui:
I. Como muitos dos próprios discípulos de Cristo têm propensão a idolatrar coisas que parecem grandes e há muito são consideradas sagradas.
Tinham ouvido Cristo se queixar daqueles que fizeram do templo um covil de ladrões; e, contudo, quando o deixou pela perversidade que permanecia nele, tentam persuadi-lo a amar tanto quanto eles a sua estrutura imponente e o seu adorno.
Um deles lhe disse: “Veja, Mestre, que espécie de pedras e que edifícios há aqui, v. 1. Nunca vimos coisa igual na Galileia; ah, não deixe este lugar esmerado”.
II. Quão pouco Cristo valoriza a pompa exterior onde não há pureza real: “Vês estes grandes edifícios”, diz Cristo, “e os admiras? Digo-te que está próximo o tempo em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada”, v. 2.
E a suntuosidade da estrutura não lhe dará segurança, não, nem despertará qualquer compaixão no Senhor Jesus para com ela. Ele olha com compaixão para a ruína de almas preciosas e chora por elas, pois lhes deu grande valor.
Mas não o encontramos olhando com qualquer compaixão para a ruína de uma casa magnífica quando o pecado o expulsa dela, pois ela tem pequeno valor para ele.
Com quão pouca preocupação diz: Não ficará pedra sobre pedra! Muito da força do templo estava na grandeza das pedras; e, se estas forem derrubadas, não permanecerá vestígio nem lembrança dele.
Enquanto qualquer parte permanecesse em pé, poderia haver algumas esperanças da sua reparação; mas que esperança há quando não fica pedra sobre pedra?
III. Como nos é natural desejar saber as coisas que virão e os seus tempos; temos propensão a ser mais indagadores sobre isso do que sobre o nosso dever.
Os seus discípulos não sabiam como digerir essa doutrina da ruína do templo, que julgavam dever ser o palácio real do seu Mestre e no qual esperavam o seu cargo e ocupar os postos de honra.
E por isso ficaram ansiosos até conseguirem tê-lo sozinho e obter dele mais a respeito desse assunto. Por isso, enquanto voltava a Betânia, sentou-se no monte das Oliveiras, diante do templo, de onde tinha uma vista completa dele.
E ali quatro deles combinaram de lhe perguntar em particular o que queria dizer com a destruição do templo, que não entendiam mais do que as previsões da morte do próprio Cristo, tão incompatível era ela com o seu esquema.
Provavelmente, embora esses quatro propusessem a pergunta, contudo, o discurso de Cristo em resposta a ela foi ouvido pelos demais discípulos; contudo, em particular, isto é, à parte da multidão.
A pergunta deles é: “Quando serão estas coisas?” Não questionarão, ao menos não parecerão questionar, se acontecerão ou não (pois o seu Mestre disse que acontecerão), mas estão dispostos a esperar que esteja muito distante.
Contudo, não perguntam precisamente o dia e o ano (nisso foram modestos), mas dizem: “Dize-nos qual será o sinal quando todas estas coisas se cumprirem? Que presságios haverá delas, e como podemos prognosticar a sua aproximação?”
Versículos 5 a 12
Grandes Aflições Preditas.
Nosso Senhor Jesus, em resposta à pergunta deles, dedica-se não tanto a satisfazer a sua curiosidade quanto a dirigir as suas consciências. Deixa-os continuamente no escuro sobre os tempos e estações que o pai guardou no seu próprio poder e que não lhes cabia conhecer; mas lhes dá as cautelas necessárias com referência aos desfechos que agora em breve aconteceriam.
I. Devem tomar cuidado para não serem enganados pelos sedutores e impostores que agora em breve surgiriam (v. 5, 6): “Tomem cuidado para que ninguém os engane, para que, tendo encontrado o verdadeiro Messias, não o percam novamente na multidão dos que alegam ser o Messias, nem sejam seduzidos a abraçar outros em rivalidade com ele.”
“Muitos virão em meu nome (não no nome de Jesus), mas dizendo: Eu sou o Cristo, e assim reivindicando as dignidades às quais só eu tenho direito.”
Depois que os judeus rejeitaram o verdadeiro Cristo, foram iludidos e assim expostos por muitos falsos Cristos, mas nunca antes. Esses falsos Cristos enganaram muitos; por isso, tomem cuidado para que não os enganem. Repare: Quando muitos são enganados, isso deve nos despertar para olhar por nós mesmos.
II. Devem tomar cuidado para não se perturbarem com o ruído de guerras, com o qual seriam alarmados, v. 7, 8. O pecado introduziu as guerras, e elas vêm das concupiscências dos homens.
Mas, em algumas épocas, as nações são mais transtornadas e devastadas por guerras do que em outras; assim será agora. Cristo nasceu no mundo quando havia uma paz geral, mas logo depois que saiu do mundo houve guerras gerais; nação se levantará contra nação, e reino contra reino.
E o que será então daqueles que devem pregar o evangelho a todas as nações? Inter arma silent leges: Em meio ao choque das armas, a voz da lei não é ouvida. “Mas não se perturbem com isso.”
“Não seja isso surpresa para vocês; foi-lhes dito que o esperassem, e tais coisas necessariamente devem acontecer, pois Deus as designou para um cumprimento ulterior dos seus propósitos, e pelas guerras dos judeus”, das quais Josefo nos deu um longo relato, “Deus castigará a perversidade dos judeus”.
“Não seja isso terror para vocês, como se os seus interesses corressem perigo de ser derrubados, ou o seu trabalho obstruído por essas guerras; vocês não têm envolvimento nelas e por isso não precisam recear qualquer estrago por elas.”
Repare: Aqueles que desprezam os sorrisos do mundo e não os cortejam nem cobiçam podem desprezar os rostos fechados do mundo e não precisam temê-los. Se não buscamos subir com aqueles que sobem no mundo, por que temeríamos cair com aqueles que caem no mundo?
“Não se considere isso um presságio do fim próximo do mundo, pois ainda não é o fim, v. 7. Não pensem que essas guerras levarão o mundo ao fim; não, há outros conselhos intermediários a cumprir entre aquele fim e o fim de todas as coisas, destinados a prepará-los para o fim, mas não a apressá-lo antes do tempo devido.”
“Não se considere isso como se nessas coisas Deus tivesse feito o seu pior; não, tem mais flechas na sua aljava, e elas são ordenadas contra os perseguidores; não se perturbem com as guerras de que ouvirão, pois são só o começo das dores.”
“E por isso, em vez de se perturbarem com elas, devem se preparar para o pior; pois também haverá terremotos em diversos lugares, que sepultarão multidões nas ruínas das suas próprias casas. E haverá fomes, pelas quais muitos dos pobres perecerão por falta de pão, e perturbações e comoções.”
“De modo que não haverá paz para quem sai ou entra. O mundo estará cheio de perturbações, mas vocês não se perturbem; por fora há lutas, por dentro há medos, mas vocês não temam o medo deles.”
Repare: Os discípulos de Cristo, se não for culpa deles próprios, podem desfrutar uma santa segurança e serenidade de mente quando tudo ao seu redor está na maior desordem.
III. Devem tomar cuidado para não serem afastados de Cristo e do seu dever para com ele pelos sofrimentos que encontrariam por causa de Cristo. Novamente ele diz: “Tomem cuidado com vocês mesmos, v. 9.”
“Embora possam escapar da espada da guerra melhor que alguns dos seus vizinhos, porque não se envolvem nas desavenças públicas, contudo, não se sintam seguros; estarão mais expostos que outros à espada da justiça, e os partidos que contendem uns com os outros se unirão contra vocês.”
“Por isso tomem cuidado para não se enganarem com esperanças de prosperidade exterior e de um reino temporal como aquele com que têm sonhado, quando é por muitas tribulações que devem entrar no reino de Deus.”
“Tomem cuidado para não se exporem desnecessariamente à perturbação e atraí-la sobre a sua própria cabeça. Tomem cuidado com o que dizem e fazem, pois terão muitos olhos sobre vocês.” Observe:
- Qual é a perturbação que devem esperar:
(1.) Serão odiados por todos os homens; perturbação suficiente! Os pensamentos de ser odiado são dolorosos para um espírito terno, e os frutos desse ódio necessariamente serão uma vexação constante; aqueles que são maliciosos farão dano.
Não era por qualquer coisa errada neles ou feita erradamente por eles que eram odiados, mas por causa do nome de Cristo, porque eram chamados pelo seu nome, invocavam o seu nome, pregavam o seu nome e realizavam milagres no seu nome. O mundo os odiava porque ele os amava.
(2.) Os seus próprios parentes os trairão, aqueles a quem eram mais intimamente ligados e de quem por isso dependiam para proteção: “Eles os trairão, os denunciarão e serão os seus acusadores”.
Se um pai tem um filho cristão, ficará sem afeição natural; ela será tragada pelo fanatismo, e trairá o seu próprio filho aos perseguidores como se fosse adorador de outros deuses, Deuteronômio 13:6-10.
(3.) Os seus governantes da igreja lhes imporão as suas censuras: “Vocês serão entregues ao grande Sinédrio em Jerusalém e aos tribunais e consistórios inferiores nas outras cidades, e serão açoitados nas sinagogas com quarenta golpes de cada vez, como ofensores contra a lei que era lida na sinagoga”.
Não é novidade que a artilharia da igreja, pela traição dos seus oficiais, se volte contra alguns dos seus melhores amigos.
(4.) Governantes e reis usarão o seu poder contra eles. Porque os judeus não têm poder para matá-los, inflamarão as autoridades romanas contra eles, como fizeram com Herodes contra Tiago e Pedro; e farão que vocês sejam mortos como inimigos do império. Devem resistir até o sangue e continuamente resistir.
- O que terão para se consolar em meio a essas perturbações grandes e dolorosas:
(1.) Que a obra para a qual foram chamados prosseguiria e prosperaria, apesar de toda essa oposição que encontrariam nela (v. 10): “O evangelho, apesar de tudo isso, será publicado entre todas as nações.”
“E, antes da destruição de Jerusalém, o seu som sairá por toda a terra; não só por toda a nação dos judeus, mas para todas as nações da terra.”
É consolo para aqueles que sofrem pelo evangelho que, embora possam ser esmagados e abatidos, o evangelho não pode; manterá o seu terreno e triunfará.
(2.) Que os seus sofrimentos, em vez de obstruírem a sua obra, a promoveriam: “Serem vocês levados diante de governantes e reis será para um testemunho dirigido a eles (assim alguns leem, v. 9); lhes dará uma oportunidade de pregar o evangelho àqueles diante de quem são levados como criminosos, aos quais de outro modo não poderiam ter acesso”.
Assim, ser São Paulo levado diante de Félix, Festo, Agripa e Nero foi um testemunho a eles a respeito de Cristo e do seu evangelho. Ou, como lemos, será um testemunho contra eles, tanto contra os juízes quanto contra os acusadores, que perseguem com a máxima fúria aqueles que, ao serem examinados, mostram-se pessoas não só inocentes, mas excelentes.
O evangelho é um testemunho a nós a respeito de Cristo e do céu. Se o recebemos, será um testemunho em nosso favor: nos justificará e salvará; se não, será um testemunho contra nós no grande dia.
(3.) Que, quando fossem levados diante de reis e governantes por causa de Cristo, teriam assistência especial do céu para defender a causa de Cristo e a sua própria (v. 11): “Não pensem de antemão no que falarão, não fiquem ansiosos sobre como se dirigir aos grandes homens de modo a obter o seu favor.”
“A sua causa é justa e gloriosa, e não precisa ser sustentada por discursos e arengas premeditados; mas tudo que lhes for dado naquela hora, tudo que lhes for sugerido e posto na sua mente e na sua boca”, pro re natâ, no impulso da ocasião, “isso falem.”
“E não receiem quanto ao resultado do que dizem por ser de improviso, pois não são vocês que falam puramente pela força da sua própria sabedoria, consideração e resolução, mas é o Espírito Santo.”
Repare: Aqueles que Cristo chama para serem seus defensores serão providos de instruções completas. E, quando estamos empenhados no serviço de Cristo, podemos depender dos auxílios do Espírito de Cristo.
(4.) Que o céu, por fim, compensaria tudo: “Vocês encontrarão muitas agruras no seu caminho, mas tenham bom ânimo nisso; a sua guerra será completada e o seu testemunho terminado, e aquele que perseverar até o fim, esse será salvo”, v. 13.
A perseverança ganha a coroa. A salvação aqui prometida é mais que um livramento do mal; é uma bem-aventurança eterna, que será uma recompensa abundante por todos os seus serviços e sofrimentos. Temos tudo isso em Mateus 10:17, etc.
Versículos 14 a 23
A Destruição do Templo Predita.
Os judeus, ao se rebelarem contra os romanos e perseguirem os cristãos, apressavam rapidamente a sua própria ruína, tanto a causando quanto a merecendo; punham tanto Deus quanto o homem contra eles; veja 1 Tessalonicenses 2:15.
Agora temos aqui uma previsão daquela ruína que lhes sobreveio menos de quarenta anos depois disso; já a tivemos em Mateus 24:15, etc. Observe:
I. O que aqui é predito a respeito dela:
- Que os exércitos romanos fariam uma incursão na Judeia e sitiariam Jerusalém, a cidade santa. Esses eram a abominação da desolação, que os judeus abominavam e pela qual seriam desolados.
O país do seu inimigo é chamado “a terra que aborreces”, Isaías 7:16. Por isso era abominação, porque trazia consigo apenas desolação. Tinham rejeitado Cristo como abominação, ele que teria sido a sua salvação.
E agora Deus lhes trouxe uma abominação que seria a sua desolação, assim mencionada por Daniel, o profeta (Daniel 9:27), como aquilo pelo qual esse sacrifício e oferta cessariam.
Esse exército estava onde não devia, dentro e ao redor da cidade santa, da qual os pagãos não deviam ter se aproximado, nem lhes teria sido permitido aproximar-se, se Jerusalém não tivesse primeiro profanado a coroa da sua santidade.
Disso a igreja se queixa, Lamentações 1:10: “Os pagãos entraram no seu santuário, a quem ordenaste que não entrassem na congregação”; mas o pecado abriu a brecha pela qual a glória saiu, e a abominação da desolação irrompeu e ficou onde não devia.
Agora, quem lê isso o entenda e se esforce para apreendê-lo corretamente. As profecias não devem ser claras demais e, contudo, devem ser inteligíveis para aqueles que as exploram; e são mais bem entendidas comparando-as primeiro umas com as outras e, por fim, com o desfecho.
- Que, quando o exército romano viesse ao país, não haveria segurança em lugar algum, senão deixando o país, e isso com toda a rapidez possível. Será em vão lutar, os inimigos serão fortes demais para eles; em vão esconder-se, os inimigos os descobrirão; e em vão capitular, os inimigos não lhes darão quartel.
Um homem não pode ter nem sequer a sua vida dada como despojo, senão fugindo para os montes fora da Judeia; e atenda ao primeiro alarme e se apresse pelo caminho.
Se estiver no terraço, tentando dali descobrir os movimentos do inimigo, e os avistar vindo, não desça para tirar qualquer coisa da casa. Pois isso lhe ocasionará perda de tempo, que é mais precioso que os seus melhores bens, e só o sobrecarregará e embaraçará a sua fuga.
Se estiver no campo e ali descobrir a aproximação do inimigo, vá embora como está e não volte para apanhar a sua veste, v. 16.
Se puder salvar a sua vida, considere que é um bom negócio, embora não possa salvar nada mais; e agradeça a Deus que, embora tenha sido reduzido, não foi eliminado.
- Que naquele tempo seria muito difícil para as pobres mães e amas (v. 17): “Ai das que estão grávidas, que não ousam ir a lugares estranhos, que não podem se virar sozinhas nem se apressar como outras podem. E ai das que amamentam, que não sabem como deixar os tenros bebês para trás nem como levá-los consigo.”
Tal é a vaidade da criatura que muitas vezes pode chegar o tempo em que os maiores confortos se mostrem os maiores fardos.
Também seria muito desconfortável se fossem forçados a fugir no inverno (v. 18), quando o tempo e os caminhos estivessem ruins, quando as estradas seriam dificilmente transitáveis, especialmente nos montes para os quais deveriam fugir.
Se não há remédio, senão que a perturbação deve vir, contudo, podemos desejar e orar para que, se for a vontade de Deus, as suas circunstâncias sejam de tal maneira ordenadas que a mitiguem. E, quando as coisas estão ruins, devemos considerar que poderiam ter sido piores. É ruim ser forçado a fugir, mas teria sido pior se tivesse sido no inverno.
- Que por todo o país dos judeus haveria tal destruição e desolação que não poderiam ser igualadas em história alguma (v. 19). Naqueles dias haverá aflição tal como não houve desde o começo do tempo, isto é, da criação que Deus criou, pois o tempo e a criação têm a mesma data, até este dia, nem haverá até o fim do tempo.
Tal combinação de misérias, e de tal duração. A destruição de Jerusalém pelos caldeus foi muito terrível, mas essa a excedeu. Ameaçava uma matança universal de todo o povo dos judeus.
Devoravam-se uns aos outros tão barbaramente, e os romanos devoravam todos eles, que, se as suas guerras tivessem continuado um pouco mais, nenhuma carne poderia ter sido salva, nem um judeu poderia ter sido deixado vivo. Mas, em meio à cólera, Deus se lembrou da misericórdia; e:
(1.) Abreviou os dias; abandonou a sua controvérsia antes de ter feito um fim completo. Como igreja e nação, a ruína foi completa, mas muitas pessoas particulares tiveram as suas vidas dadas como despojo porque a tempestade amainou quando amainou.
- Foi por causa dos eleitos que aqueles dias foram abreviados; muitos entre eles ficaram em melhor situação por causa dos poucos entre eles que criam em Cristo e lhe eram fiéis.
Havia uma promessa de que um remanescente seria salvo (Isaías 10:22) e de que Deus, por causa dos seus servos, não destruiria todos eles (Isaías 65:8); e essas promessas devem ser cumpridas. Os próprios eleitos de Deus clamam dia e noite a ele, e as suas orações devem ser respondidas, Lucas 18:7.
II. Que orientações são dadas aos discípulos com referência a isso:
- Devem procurar meios de salvar suas vidas: “Quando virem o país invadido e a cidade sitiada, não se iludam com pensamentos de que o inimigo se retirará ou de que possam sustentar a sua posição contra eles.”
“Mas, sem deliberação ou demora ulterior, aqueles que estão na Judeia fujam para os montes, v. 14. Não se intrometam na contenda que não lhes pertence; os cacos contendam com os cacos da terra.”
“Mas vocês saiam do navio quando o virem afundando, para que não morram a morte dos incircuncisos de coração.”
- Devem prover a segurança das suas almas: “Os sedutores estarão ocupados naquele tempo, pois gostam de pescar em águas turvas, e por isso devem então dobrar a sua guarda.”
“Então, se alguém lhes disser: Eis que aqui está o Cristo, ou: Eis que está ali, vocês sabem que está no céu e virá novamente no fim do tempo para julgar o mundo, e por isso não creiam neles.”
“Tendo recebido Cristo, não sejam atraídos aos laços de qualquer anticristo; pois surgirão falsos Cristos e falsos profetas”, v. 22.
Quando o reino do evangelho estava sendo estabelecido, Satanás reuniu toda a sua força para se opor a ele e usou todas as suas astúcias. E Deus o tolerou para a prova da sinceridade de alguns, a descoberta da hipocrisia de outros e a confusão daqueles que rejeitaram Cristo quando lhes foi oferecido.
Surgirão falsos Cristos e falsos profetas que os pregarão; ou aqueles que, embora não aleguem ser Cristos, se apresentam como profetas e se comprometem a predizer coisas que virão, e mostrarão sinais e prodígios mentirosos; tão cedo o mistério da iniquidade começou a operar, 2 Tessalonicenses 2:7.
Seducirão, se fosse possível, os próprios eleitos; tão plausíveis serão as suas alegações e tão diligentes serão em iludir as pessoas que afastarão muitos que eram professantes ativos e zelosos da religião, muitos que tinham grande probabilidade de perseverar.
Pois nada será eficaz para manter os homens seguros, senão aquele fundamento de Deus que permanece imutavelmente firme: “O Senhor conhece os que são seus”, que serão preservados quando a fé de alguns for transtornada, 2 Timóteo 2:18, 19.
Seducirão, se fosse possível, os próprios eleitos; mas não é possível seduzi-los; a eleição terá êxito, quaisquer que sejam os cegados, Romanos 11:7.
Mas, considerando isso, os discípulos sejam cautelosos sobre a quem dão crédito (v. 23): “Mas tomai cuidado”. Cristo sabia que eram dos eleitos, que não podiam de modo algum ser seduzidos, e, contudo, lhes disse: “Tomai cuidado”.
Uma certeza de perseverança e cautelas contra a apostasia podem muito bem coexistir. Embora Cristo lhes dissesse: “Tomai cuidado”, não se segue, por isso, que a sua perseverança fosse duvidosa, pois eram guardados pelo poder de Deus.
E, embora a sua perseverança estivesse assegurada, contudo, não se segue, por isso, que essa cautela fosse desnecessária, porque devem ser guardados no uso dos meios apropriados. Deus os guardará, mas devem guardar a si mesmos.
“Predisse-lhes todas as coisas; predisse-lhes esse perigo para que, sendo prevenidos, possam estar preparados; predisse todas as coisas que vocês precisavam que lhes fossem preditas, e por isso tomem cuidado ao dar ouvidos àqueles que alegam ser profetas e predizer mais do que eu predisse.” A suficiência da Escritura é uma boa razão contra ouvir aqueles que alegam inspiração.
Versículos 24 a 27
As Aflições dos Judeus Preditas.
Esses versículos parecem apontar para a segunda vinda de Cristo, para julgar o mundo. Os discípulos, na sua pergunta, confundiram a destruição de Jerusalém e o fim do mundo (Mateus 24:3), o que se fundava num engano, como se o templo necessariamente devesse permanecer enquanto o mundo permanecesse.
Cristo corrige esse engano e mostra que o fim do mundo naqueles dias, aqueles outros dias sobre os quais vocês perguntam, o dia da vinda de Cristo e o dia do julgamento, será depois daquela tribulação e não coincidirá com ela.
Aqueles que viverem para ver a nação judaica destruída tomem cuidado para não pensar que, porque o Filho do homem não vem visivelmente nas nuvens então, nunca virá assim; não, virá depois disso. E aqui prediz:
- A dissolução final da presente armação e estrutura do mundo; até daquela parte dele que parece menos sujeita à mudança, a parte superior, a parte pura e mais refinada.
O sol será escurecido, e a lua não dará mais a sua luz; pois a glória do Filho do homem os ofuscará completamente, Isaías 24:23.
As estrelas do céu, que desde o princípio tinham conservado o seu lugar e movimento regular, cairão como folhas no outono; e os poderes que estão no céu, os corpos celestiais, as estrelas fixas, serão abalados.
- A aparição visível do Senhor Jesus, a quem será confiado o julgamento daquele dia (v. 26): “Então verão o Filho do homem vindo nas nuvens”.
Provavelmente virá sobre aquele exato lugar onde estava sentado quando disse isso; pois as nuvens estão na região inferior do ar. Virá com grande poder e glória, como será apropriado ao encargo pelo qual vem. Todo olho então o verá.
- A reunião de todos os eleitos a ele (v. 27); enviará os seus anjos e reunirá os seus eleitos a ele, “para encontrá-lo no ar”, 1 Tessalonicenses 4:17.
Serão buscados de uma extremidade do mundo à outra, de modo que nenhum falte naquela assembleia geral. Serão buscados da parte mais extrema da terra, a mais distante dos lugares onde o tribunal de Cristo será estabelecido, e serão levados à parte mais extrema do céu.
O seu transporte será tão certo, tão rápido, tão fácil, que nenhum deles deixará de chegar, embora devessem ser levados da parte mais extrema da terra numa direção à parte mais extrema do céu noutra direção.
Um israelita fiel será levado em segurança, embora fosse da fronteira mais distante da terra da servidão à fronteira mais distante da terra da promessa.
Versículos 28 a 37
A Vigilância Inculcada.
Temos aqui a aplicação desse sermão profético; agora aprendam a olhar adiante de maneira correta.
I. “Quanto à destruição de Jerusalém, esperem que venha muito em breve; assim como, quando o ramo da figueira fica tenro e as folhas brotam, esperam que o verão venha em breve, v. 28. Quando as causas secundárias começam a operar, esperam os seus efeitos na sua ordem e tempo apropriados.”
“Assim, quando virem essas coisas acontecer, quando virem a nação judaica envolvida em guerras, transtornada por falsos Cristos e profetas e atraindo sobre si o desagrado dos romanos, especialmente quando os virem perseguindo vocês por causa do seu Mestre.”
“E, por isso, sustentando o que fizeram quando o mataram, repetindo-o e assim enchendo a medida da sua iniquidade, então digam que a sua ruína está próxima, até à porta, e tomem providências para vocês mesmos de acordo com isso.”
Os próprios discípulos, de fato, todos eles, exceto João, foram retirados do mal que viria. Mas a geração seguinte, que deviam formar, viveria para vê-lo; e por essas instruções que Cristo deixou seria guardada de participar dele.
“Essa geração que agora está surgindo não estará toda extinta antes de acontecerem todas essas coisas que lhes disse a respeito de Jerusalém, e elas começarão a ter efeito agora em breve. E, assim como essa destruição está próxima e ao alcance da vista, assim é certa. O decreto saiu, é uma consumação determinada”, Daniel 9:27.
Cristo não diz essas coisas apenas para amedrontá-los; não, são declarações do propósito fixo de Deus: “Céu e terra passarão no fim do tempo; mas as minhas palavras não passarão (v. 31), nenhuma dessas previsões deixará de ter um cumprimento exato”.
II. “Quanto ao fim do mundo, não perguntem quando virá, pois não é uma pergunta apropriada para se fazer; pois daquele dia e daquela hora ninguém sabe. É uma coisa a grande distância; o tempo exato está fixado no conselho de Deus, mas não é revelado por nenhuma palavra de Deus, nem aos homens na terra nem aos anjos no céu.”
“Os anjos terão aviso a tempo de se prepararem para comparecer naquele dia, e será publicado, quando vier aos filhos dos homens, com som de trombeta. Mas, no presente, homens e anjos são mantidos no escuro sobre o seu tempo preciso, para que ambos possam se aplicar aos seus serviços apropriados no dia presente.”
Mas segue-se: “Nem o Filho”; mas há alguma coisa da qual o Filho seja ignorante? Lemos de fato de um livro que estava selado até que o Cordeiro abriu os selos; mas ele não sabia o que havia nele antes de os selos serem abertos? Não estava a par da sua escrita?
Havia aqueles, nos tempos primitivos, que ensinavam a partir desse texto que havia algumas coisas das quais Cristo, como homem, era ignorante; e por isso eram chamados Agnoetæ.
Diziam: “Não era mais absurdo dizer isso do que dizer que a sua alma humana sofreu dor e medo”; e muitos dos pais ortodoxos aprovaram isso.
Alguns queriam evitá-lo, dizendo que Cristo falou isso por uma economia prudencial, para desviar os discípulos de uma investigação ulterior. Mas a isso um dos antigos responde: Não é apropriado falar com minúcia demais nesse assunto, ou dei pany akribologein, assim Leontius no dr. Hammond.
“É certo”, diz o arcebispo Tillotson, “que Cristo, como Deus, não podia ser ignorante de coisa alguma. Mas a sabedoria divina que habitava no nosso Salvador se comunicava à sua alma humana segundo o beneplácito divino, de modo que a sua natureza humana às vezes podia não saber algumas coisas.”
“Por isso se diz que Cristo cresce em sabedoria (Lucas 2:52), o que não se poderia dizer que fazia se a natureza humana de Cristo necessariamente soubesse todas as coisas pela virtude da sua união com a divindade.”
O dr. Lightfoot explica assim: Cristo se chama o Filho como Messias. Agora, o Messias, como tal, era o servo do pai (Isaías 42:1), enviado e delegado por ele; e, como tal, refere-se frequentemente à vontade e ordem do seu Pai, e reconhece que nada fazia por conta própria (João 5:19).
De maneira semelhante, podia-se dizer que nada sabia por conta própria. A revelação de Jesus Cristo era aquilo que Deus lhe deu, Apocalipse 1:1.
Lightfoot pensa, por isso, que devemos distinguir entre aquelas excelências e perfeições dele que resultavam da união pessoal entre a natureza divina e humana, e aquelas que fluíam da unção do Espírito.
Da primeira fluía a dignidade infinita da sua perfeita liberdade de todo pecado; mas da última fluíam o seu poder de realizar milagres e a sua presciência das coisas que virão.
Por isso, aquilo que devia ser revelado por ele à sua igreja, diz ele, teve por bem tomar, não da união da natureza humana com a divina, mas da revelação do Espírito, pela qual, contudo, não sabia isso, mas só o Pai o sabe; isto é, só Deus, a Divindade.
Pois, como o arcebispo Tillotson o explica, isso não é usado aqui pessoalmente, em distinção do Filho e do Espírito Santo, mas como o Pai é Fons et Principium Deitatis, a Fonte da Divindade.
III. “Quanto a ambos, o seu dever é vigiar e orar. Por isso o tempo é mantido em segredo, para que vocês se empenhem em estar sempre de guarda (v. 33).”
“Tomem cuidado com tudo que os tornaria indispostos para a vinda do seu Mestre e tornaria as suas contas embaraçadas, e os seus espíritos também; vigiem pela sua vinda, para que em tempo algum ela lhes seja uma surpresa.”
“E orem por aquela graça que é necessária para qualificá-los para ela, pois não sabem quando é o tempo; e devem estar prontos todos os dias para aquilo que pode vir em qualquer dia.”
Isso ele ilustra, no fecho, por uma parábola:
- O nosso Mestre foi embora e nos deixou algo em confiança, sob encargo, de que devemos prestar contas, v. 34. É como um homem fazendo uma longa viagem; pois se foi para ficar ausente por muito tempo.
Deixou a sua casa na terra e os seus servos nos seus ofícios, dando autoridade a alguns, que devem ser supervisores, e trabalho a outros, que devem ser trabalhadores.
Aqueles a quem foi dada autoridade receberam nisso trabalho designado, pois aqueles que têm o maior poder têm mais ocupação; e àqueles a quem deu trabalho deu alguma espécie de autoridade para fazer esse trabalho.
E, quando se despediu pela última vez, designou o porteiro para vigiar, para assegurar-se de estar pronto a lhe abrir na sua volta; e, nesse meio-tempo, tomar cuidado com a quem abria as suas portas, não a ladrões e assaltantes, mas só aos amigos e servos do seu Mestre.
Assim o nosso Senhor Jesus, quando subiu ao alto, deixou algo para todos os seus servos fazerem, esperando que todos lhe prestassem serviço na sua ausência e estivessem prontos para recebê-lo na sua volta. Todos são designados a trabalhar, e alguns autorizados a governar.
- Devemos estar sempre na nossa vigília, na expectativa da sua volta, vv. 35-37:
(1.) Nosso Senhor virá, e virá como Mestre da casa, para tomar contas dos seus servos, do seu trabalho e do aproveitamento que fizeram.
(2.) Não sabemos quando virá; e, muito sabiamente, ele nos manteve na incerteza, para que todos estivéssemos sempre prontos. Não sabemos quando virá, exatamente em que tempo preciso.
O Mestre da casa talvez venha ao anoitecer, às nove da noite; ou talvez à meia-noite, ou ao canto do galo, às três da manhã, ou talvez não antes das seis.
Isso se aplica à sua vinda a nós em particular, na nossa morte, assim como ao julgamento geral. A nossa vida presente é uma noite, uma noite escura, comparada com a outra vida.
Não sabemos em que vigília da noite o nosso Mestre virá, se nos dias da juventude, na meia-idade ou na velhice. Mas, assim que nascemos, começamos a morrer, e por isso, assim que somos capazes de esperar qualquer coisa, devemos esperar a morte.
(3.) O nosso grande zelo deve ser que, quando quer que o nosso Senhor venha, não nos encontre dormindo, seguros em nós mesmos, fora da nossa guarda, entregando-nos à comodidade e preguiça, sem pensar na nossa obra e dever nem na vinda do nosso Senhor; prontos a dizer: “Ele não virá”, e despreparados para encontrá-lo.
(4.) A sua vinda será de fato repentina; será uma grande surpresa e terror para aqueles que são descuidados e dormem; virá sobre eles como um ladrão na noite.
(5.) É, por isso, o dever indispensável de todos os discípulos de Cristo vigiar, estar despertos e permanecer despertos: “O que digo a vocês quatro (v. 37) digo a todos os doze; ou antes, a vocês doze digo a todos os meus discípulos e seguidores.”
“O que digo a vocês desta geração digo a todos os que crerão em mim pela sua palavra, em todas as épocas: Vigiem, vigiem, esperem a minha segunda vinda, preparem-se para ela, para que sejam encontrados em paz, sem mancha e irrepreensíveis.”