Marcos 11
Argumento
Chegamos agora à Semana da Paixão, a semana em que Cristo morreu, e aos grandes acontecimentos dessa semana:
I. A entrada triunfal de Cristo, montado, em Jerusalém, vv. 1-11. II. A sua maldição da figueira estéril, vv. 12-14. III. A expulsão do templo, por ele, daqueles que o transformavam num mercado, vv. 15-19.
IV. O seu discurso com os seus discípulos sobre o poder da fé e a eficácia da oração, por ocasião do secamento da figueira que amaldiçoara, vv. 20-26. V. A sua resposta àqueles que questionavam a sua autoridade, vv. 27-33.
Versículos 1 a 11
A Entrada de Cristo em Jerusalém.
Temos aqui a história da entrada pública que Cristo fez em Jerusalém, quatro ou cinco dias antes da sua morte. E entrou na cidade dessa maneira tão marcante:
- Para mostrar que não tinha medo do poder e da malícia dos seus inimigos em Jerusalém. Não entrou furtivamente na cidade, incógnito, como alguém que não ousasse mostrar o seu rosto; não, não precisavam enviar espias para procurá-lo, ele entra de maneira visível.
Isso seria um ânimo para os seus discípulos que eram medrosos e intimidados pelo pensamento do poder e da fúria dos seus inimigos; vejam como o seu Mestre desafia a todos eles com bravura.
- Para mostrar que não estava abatido nem inquieto com os pensamentos dos seus sofrimentos que se aproximavam. Veio não só publicamente, mas alegremente e com aclamações de alegria.
Embora agora estivesse apenas entrando em campo e vestindo a armadura, contudo, plenamente certo de uma vitória completa, assim triunfa como se a tivesse tirado.
I. O exterior desse triunfo era muito humilde. Montou num jumentinho que, por ser jumento, tinha aparência desprezível e não tinha imponência. E, por ser só um filhote, no qual nunca homem algum se sentara, podemos supor que fosse áspero e sem trato; e não só isso, mas rude e indomável, e perturbaria e desonraria a solenidade.
Esse jumentinho também era emprestado. Cristo navegou num barco emprestado, comeu a páscoa numa sala emprestada, foi sepultado num sepulcro emprestado e aqui montou num jumento emprestado.
Os cristãos não desprezem ficar em dívida uns com os outros e, quando houver necessidade, pedir emprestado, pois o nosso Mestre não desprezou fazer isso. Não tinha arreios ricos; lançaram as suas roupas sobre o jumentinho, e assim ele se sentou sobre ele, v. 7.
As pessoas que o acompanhavam eram gente humilde; e toda a demonstração que podiam fazer era espalhar as suas vestes pelo caminho (v. 8), como costumavam fazer na festa dos tabernáculos.
Todas essas coisas eram marcas da sua humilhação; mesmo quando queria ser notado, queria ser notado por sua humildade. E são instruções para nós, para não pensarmos nas coisas elevadas, mas condescendermos com os de condição baixa. Como fica mal aos cristãos assumir pompa, quando Cristo estava tão longe de buscá-la!
II. O interior desse triunfo era muito grande. Não só por ser o cumprimento da Escritura (no qual não se repara aqui, como se faz em Mateus), mas por haver diversos raios da glória de Cristo brilhando em meio a toda essa humildade:
Cristo mostrou o seu conhecimento de coisas distantes e o seu poder sobre as vontades dos homens quando enviou os seus discípulos buscar o jumentinho, vv. 1-3. Por isso parece que pode fazer tudo, e nenhum pensamento pode ser ocultado dele.
Mostrou o seu domínio sobre as criaturas ao montar num jumentinho que nunca fora montado. A sujeição da parte inferior da criação ao homem é mencionada com aplicação a Cristo (Salmos 8:5, 6, comparado com Hebreus 2:8).
Pois a ele e à sua mediação se deve que tenhamos qualquer benefício restante da concessão que Deus fez ao homem de uma soberania neste mundo inferior, Gênesis 1:28.
E talvez Cristo, ao montar no jumentinho, quisesse dar uma sombra do seu poder sobre o espírito do homem, que nasce como a cria do jumento selvagem, Jó 11:12.
O jumentinho foi trazido de um lugar onde dois caminhos se encontravam (v. 4), como se Cristo quisesse mostrar que veio dirigir ao caminho certo aqueles que tinham dois caminhos diante de si e corriam perigo de tomar o errado.
Cristo recebeu os hosanas alegres do povo, isto é, tanto as boas-vindas que lhe deram quanto os seus bons votos pela prosperidade do seu reino, v. 9.
Foi Deus que pôs no coração dessas pessoas o clamor de Hosana; elas não foram levadas a isso por artifício e manipulação, como foram aqueles que depois clamaram: “Crucifica, crucifica”.
Cristo se considera honrado pela fé e pelos louvores da multidão, e é Deus que leva as pessoas a lhe dar essa honra além das suas próprias intenções.
(1.) Deram boas-vindas à sua pessoa (v. 9): “Bendito é aquele que vem”, o ho erchomenos, aquele que devia vir, tantas vezes prometido, tão longamente esperado.
Vem em nome do Senhor, como Embaixador de Deus ao mundo; Bendito seja ele; tenha os nossos aplausos e os nossos melhores afetos; ele é Salvador bendito e nos traz bênçãos, e bendito seja aquele que o enviou.
Seja bendito em nome do Senhor, e todas as nações e épocas o chamem Bendito e pensem e falem dele de maneira elevada e honrosa.
(2.) Desejaram o êxito do seu propósito, v. 10. Criam que, por mais humilde que fosse a sua aparência, ele tinha um reino que em breve seria estabelecido no mundo, que era o reino do seu pai Davi (esse pai da sua pátria), o reino prometido a ele e à sua descendência para sempre.
Um reino que vinha em nome do Senhor, sustentado por autoridade divina. Bendito seja esse reino; que aconteça, que ganhe terreno, que venha no seu poder, e seja derrubado todo governo, principado e poder que se oponha; prossiga conquistando e para conquistar.
Hosana a esse reino; tenha prosperidade; toda felicidade o acompanhe. O significado próprio de hosana é aquilo que encontramos em Apocalipse 7:10: “Salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”; sucesso à religião, tanto natural quanto revelada, “Hosana nas alturas”.
Louvores sejam ao nosso Deus, que está nos mais altos céus, acima de todos, Deus bendito para sempre. Ou: Seja ele louvado pelos seus anjos, que estão nos mais altos céus; os nossos hosanas sejam um eco dos deles.
Cristo, assim acompanhado, assim aplaudido, entrou na cidade e foi diretamente ao templo. Aqui não havia banquete de vinho preparado para a sua recepção, nem o menor refrigério; mas imediatamente se aplicou ao seu trabalho, pois esse era o seu alimento e bebida.
Foi ao templo para que a Escritura se cumprisse: O Senhor que vocês buscam virá de repente ao seu templo, sem enviar antes qualquer aviso direto; ele os surpreenderá com um dia de visitação, pois será como o fogo de um refinador e como o sabão do lavandeiro, Malaquias 3:1-3.
Veio ao templo e examinou o seu estado presente, v. 11. Olhou ao redor para todas as coisas, mas, por enquanto, não disse nada. Viu muitas desordens ali, mas manteve silêncio, Salmos 50:21.
Embora pretendesse suprimi-las, não quis começar a fazer tudo de repente, para que não parecesse tê-lo feito precipitadamente. Deixou as coisas como estavam por essa noite, pretendendo, na manhã seguinte, aplicar-se à reforma necessária e aproveitar o dia desde o início.
Podemos estar certos de que Deus vê toda a perversidade que há no mundo, embora não acerte contas por ela imediatamente nem a expulse.
Cristo, tendo feito as suas observações sobre o que viu no templo, retirou-se à noite para a casa de um amigo em Betânia, porque ali ficaria mais afastado do ruído da cidade e evitaria a suspeita de que tencionava chefiar uma facção.
Versículos 12 a 26
A Figueira Estéril Amaldiçoada.
Aqui está:
I. A maldição da figueira sem fruto por Cristo. Tinha um lugar conveniente de repouso em Betânia e por isso ia para lá na hora de repousar. Mas o seu trabalho estava em Jerusalém, e por isso voltava para lá de manhã, na hora de trabalhar.
E estava tão concentrado no seu trabalho que saiu de Betânia sem tomar o café da manhã, cuja falta sentiu antes de ter ido longe, e teve fome (v. 12), pois estava sujeito a todas as fraquezas sem pecado da nossa natureza.
Sentindo necessidade de alimento, foi a uma figueira que viu a alguma distância e que, estando bem adornada de folhas verdes, esperava encontrar enriquecida com alguma espécie de fruto.
Mas não encontrou nada além de folhas; esperava encontrar algum fruto, pois, embora o tempo de recolher figos estivesse próximo, ainda não chegara. De modo que não se podia alegar que tivera fruto, mas que fora recolhido e levado; pois a estação ainda não chegara.
Ou: Não encontrou nenhum, pois de fato não era estação de figos, não era um bom ano de figos. Mas essa era pior que qualquer figueira, pois não se encontrava nela nem sequer um figo, embora estivesse tão cheia de folhas.
Contudo, Cristo estava disposto a fazer dela um exemplo, não para as árvores, mas para os homens daquela geração, e por isso a amaldiçoou com aquela maldição que é o inverso da primeira bênção: “Sede frutíferos”. Disse-lhe: Nunca mais coma homem algum fruto de você para sempre, v. 14.
Doçura e bom fruto são, na parábola de Jotão, a honra da figueira (Juízes 9:11), e sua utilidade nisso para o homem é preferível à promoção ao cargo de governante das árvores. Agora, ser privada disso era uma maldição dolorosa.
Isso se destinava a ser tipo e figura da condenação proferida contra a igreja judaica, à qual ele veio procurando fruto, mas não encontrou nenhum (Lucas 13:6, 7).
E, embora não fosse, segundo a condenação na parábola, imediatamente cortada, contudo, segundo esta na história, cegueira e dureza lhes sobrevieram (Romanos 11:8, 25), de modo que, daí em diante, não serviam para nada.
Os discípulos ouviram a sentença que Cristo proferiu contra essa árvore e repararam nela. Os ais da boca de Cristo devem ser observados e guardados na mente, assim como as bênçãos.
II. A limpeza do templo por ele, retirando os comerciantes que o frequentavam e aqueles que faziam dele uma passagem. Não encontramos que Cristo achasse alimento em outro lugar quando não o encontrou na figueira.
Mas o zelo da casa de Deus o consumia tanto e o fazia esquecer de si que veio, faminto como estava, a Jerusalém, foi diretamente ao templo e começou a reformar aqueles abusos que marcara no dia anterior.
Para mostrar que, quando o Redentor veio a Sião, o seu encargo era afastar de Jacó a impiedade (Romanos 11:26); e que veio, não para destruir o templo, como foi falsamente acusado, mas para purificá-lo e refiná-lo, e reconduzir a sua igreja à sua retidão primitiva.
- Expulsou os compradores e vendedores, derrubou as mesas dos cambistas (e lançou o dinheiro ao chão, o lugar mais apropriado para ele) e derrubou os assentos dos que vendiam pombas. Fez isso como alguém que tem autoridade, como Filho na sua própria casa.
A imundícia da filha de Sião é expurgada, não por força nem por poder, mas pelo espírito de julgamento e pelo espírito de ardor.
E fez isso sem oposição; pois o que fez era manifestamente certo e bom, até nas consciências daqueles que tinham sido coniventes com isso e lhe dado apoio, porque ganhavam dinheiro com isso. Repare:
Pode ser algum ânimo para os reformadores zelosos que, frequentemente, a expurgação das corrupções e a correção dos abusos se mostrem um trabalho mais fácil do que se receava.
Tentativas prudentes às vezes se mostram bem-sucedidas além da expectativa, e não se encontram no caminho aqueles leões que se temia encontrar.
- Não quis permitir que qualquer homem carregasse algum vaso, qualquer espécie de bens ou mercadorias, pelo templo ou por qualquer dos seus pátios, por ser o caminho mais curto e lhes poupar o trabalho de dar a volta, v. 16.
Os judeus reconheciam que uma das expressões da honra devida ao templo era não fazer do monte da casa ou do pátio dos gentios uma estrada ou passagem comum, nem entrar nele com qualquer embrulho.
- Deu uma boa razão para isso, porque estava escrito: “A minha casa será chamada por todas as nações Casa de oração”, v. 17. Assim está escrito, Isaías 56:7. Será conhecida entre todos os povos por esse caráter.
Será a casa de oração para todas as nações; assim era na sua primeira instituição. Quando Salomão a dedicou, teve em vista os filhos dos estrangeiros, 1 Reis 8:41. E foi profetizado que o seria ainda mais. Cristo quer que o templo, como tipo da igreja do evangelho, seja:
(1.) Uma casa de oração. Depois de pôr para fora os bois e pombas, que eram coisas para sacrifício, reavivou a sua designação como casa de oração, para nos ensinar que, quando todos os sacrifícios e ofertas fossem abolidos, os sacrifícios espirituais de oração e louvor continuariam e permaneceriam para sempre.
(2.) Que seja assim para todas as nações, e não só para o povo dos judeus; pois quem invocar o nome do Senhor será salvo, embora não seja da descendência de Jacó segundo a carne.
Era, por isso, intolerável que fizessem dela um covil de ladrões, o que faria aquelas nações terem má opinião dela, justamente as nações que deveriam ter convidado a frequentá-la.
Quando Cristo expulsou os compradores e vendedores no início do seu ministério, só os acusou de fazerem do templo uma casa de comércio (João 2:16). Mas agora os acusa de fazerem dele um covil de ladrões, porque, desde então, tinham tentado duas vezes apedrejá-lo no templo (João 8:59; 10:31).
Ou porque os negociantes ali se tornaram notórios pelos embustes contra os seus clientes e por iludir as pessoas do interior, aproveitando-se da ignorância e da necessidade delas, o que não é melhor que roubo declarado.
Aqueles que permitem que pensamentos mundanos vãos se alojem dentro deles quando estão nas suas devoções transformam a casa de oração numa casa de comércio. Mas aqueles que fazem longas orações como pretexto para devorar as casas das viúvas transformam-na num covil de ladrões.
- Os escribas e os principais sacerdotes ficaram extremamente irritados com isso, v. 18. Odiavam-no e odiavam ser reformados por ele; e, contudo, o temiam, para que em seguida não derrubasse os seus assentos e os expulsasse, conscientes de que profanavam e abusavam do seu poder.
Descobriram que tinha grande influência, que todo o povo estava espantado com a sua doutrina e que tudo que dizia era um oráculo e uma lei para eles. E o que não ousaria tentar, o que não poderia efetuar, sendo assim apoiado?
Por isso procuravam não como poderiam fazer as pazes com ele, mas como poderiam destruí-lo. Era uma tentativa desesperada, que, ao que se pensaria, eles próprios não poderiam deixar de temer que significasse lutar contra Deus. Mas não se importam com o que fazem para sustentar o seu próprio poder e grandeza.
III. O seu discurso com os seus discípulos por ocasião do secamento da figueira que amaldiçoara. À tarde, como de costume, saiu da cidade (v. 19) para Betânia; mas é provável que fosse no escuro, de modo que não pudessem ver a figueira.
Mas, na manhã seguinte, ao passarem, observaram a figueira seca desde as raízes, v. 20. Muitas vezes há mais incluído nas maldições de Cristo do que se expressa, como aparece pelos seus efeitos.
A maldição era apenas que nunca mais desse fruto, mas o efeito vai além: está seca desde as raízes. Se não der fruto, não dará folhas para iludir as pessoas com embustes. Agora observe:
- Como os discípulos foram impressionados com isso. Pedro lembrou-se das palavras de Cristo e disse com surpresa: “Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou”, v. 21.
Repare: As maldições de Cristo têm efeitos maravilhosos e fazem secar imediatamente aqueles que floresciam como o loureiro verde. Aqueles que ele amaldiçoa são de fato amaldiçoados.
Isso representava o caráter e estado da igreja judaica, que, daí em diante, era uma árvore seca desde as raízes, não mais apropriada para alimento, mas só para combustível.
O primeiro estabelecimento do sacerdócio levítico foi ratificado e confirmado pelo milagre de uma vara seca que, numa noite, brotou, floresceu e deu amêndoas (Números 17:8), um feliz presságio da frutificação e florescimento daquele sacerdócio.
E agora, por um milagre contrário, o fim daquele sacerdócio foi significado por uma árvore florescente seca numa noite; o justo castigo daqueles sacerdotes que tinham abusado dele.
E isso parecia muito estranho aos discípulos, e dificilmente crível, que os judeus, que por tanto tempo tinham pertencido ao próprio Deus, sendo o seu único povo professante no mundo, fossem assim abandonados.
Não podiam imaginar como aquela figueira secaria tão depressa. Mas isso vem de rejeitar Cristo e de ser rejeitado por ele.
- As boas instruções que Cristo lhes deu a partir disso, pois até essa árvore seca produzia o fruto dessas instruções:
(1.) Cristo lhes ensina por isso a orar com fé (v. 22): “Tende fé em Deus”. Admiravam o poder da palavra de ordem de Cristo. “Ora”, disse Cristo, “uma fé viva e ativa poria um poder igualmente grande nas suas orações, v. 23, 24.”
“Quem disser a este monte, este monte das Oliveiras, Seja removido e lançado ao mar, se tiver ao menos alguma palavra de Deus, geral ou particular, sobre a qual construir a sua fé, e se não duvidar no seu coração, mas crer que aquelas coisas que diz, segundo a autorização que tem do que Deus disse, acontecerão, terá tudo o que disser.”
Pela força e poder de Deus em Cristo, a maior dificuldade será vencida e a coisa será efetuada. E por isso (v. 24): “Quaisquer coisas que desejarem, quando orarem, creiam que as receberão; ou melhor: creiam que as recebem, e aquele que tem poder para dá-las diz: Vocês as terão.”
“Digo-lhes: Vocês as terão, v. 24. Na verdade lhes digo: Vocês as terão”, v. 23. Agora isso deve ser aplicado:
[1.] Àquela fé de milagres com que os apóstolos e primeiros pregadores do evangelho foram dotados, que fazia maravilhas em coisas naturais, curando os enfermos, ressuscitando os mortos, expulsando os diabos; estes eram, na prática, a remoção de montes.
Os apóstolos falam de uma fé que faria isso e, contudo, poderia ser encontrada onde não houvesse amor santo, 1 Coríntios 13:2.
[2.] Pode ser aplicado àquele milagre da fé de que todos os cristãos verdadeiros são dotados, que faz maravilhas em coisas espirituais.
Ela nos justifica (Romanos 5:1), e assim remove os montes de culpa e os lança nas profundezas do mar, para nunca se levantarem em julgamento contra nós, Miquéias 7:19.
Purifica o coração (Atos 15:9), e assim remove montes de corrupção e os faz planícies diante da graça de Deus, Zacarias 4:7.
Pela fé o mundo é vencido, os dardos inflamados de Satanás são apagados, uma alma é crucificada com Cristo e, contudo, vive. Pela fé pomos o Senhor sempre diante de nós, vemos aquele que é invisível e o temos presente à nossa mente.
E isso é eficaz para remover montes, pois, na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó, os montes foram não só movidos, mas removidos, Salmos 114:4-7.
(2.) A isso se acrescenta aqui aquela qualificação necessária da oração que consegue o intento: que perdoemos livremente aqueles que, de qualquer maneira, nos tenham feito injúria, e estejamos em caridade com todos os homens (v. 25, 26): “Quando estiverdes em pé orando, perdoai”. Repare:
Ficar em pé não é postura imprópria para a oração; era geralmente usada entre os judeus; por isso chamavam as suas orações de suas permanências em pé.
Quando queriam dizer como o mundo se mantinha pela oração, expressavam-no assim: Stationibus stat mundus, o mundo é sustentado pelas permanências em pé.
Mas os cristãos primitivos geralmente usavam o gesto mais humilde e reverente de ajoelhar, especialmente nos dias de jejum, embora não nos dias do Senhor.
Quando estamos em oração, devemos lembrar-nos de orar pelos outros, particularmente pelos nossos inimigos e por aqueles que nos fizeram injustiça. Agora, não podemos orar sinceramente que Deus lhes faça bem se lhes guardamos malícia e lhes desejamos mal.
Se fizemos injúria aos outros, antes de orar devemos ir e nos reconciliar com eles, Mateus 5:23, 24. Mas, se nos fizeram injúria, temos um caminho mais curto a seguir e devemos imediatamente perdoá-los de coração:
[1.] Porque isso é um bom passo para obter o perdão dos nossos próprios pecados: “Perdoai, para que vosso Pai vos perdoe”; isto é, “para que vocês estejam qualificados para receber perdão, para que ele os possa perdoar sem injúria à sua honra”.
“Como seria se permitisse que tivessem tal benefício da sua misericórdia aqueles que estão tão longe de se conformarem ao padrão dessa misericórdia.”
[2.] Porque a falta disso é uma barreira certa para obter o perdão dos nossos pecados: “Se vocês não perdoarem aqueles que lhes fizeram injúria, se odiarem as suas pessoas, lhes guardarem rancor, meditarem vingança e aproveitarem toda ocasião de falar mal deles, tampouco o seu Pai perdoará as suas transgressões”.
Isso deve ser lembrado na oração, porque um grande encargo que temos junto ao trono da graça é orar pelo perdão dos nossos pecados. E o zelo por isso deve ser o nosso zelo diário, porque a oração é parte do nosso trabalho diário.
Nosso Salvador insiste frequentemente nisso, pois era o seu grande desígnio comprometer os seus discípulos a se amarem uns aos outros.
Versículos 27 a 33
Os Fariseus sem Saída.
Temos aqui Cristo interrogado pelo grande Sinédrio a respeito da sua autoridade; pois reivindicavam um poder de chamar os profetas a prestar contas da sua missão.
Vieram procurá-lo enquanto caminhava pelo templo, não por diversão, mas ensinando o povo, primeiro um grupo e depois outro. Os filósofos peripatéticos eram assim chamados pelo costume que tinham de andar quando ensinavam. Os claustros, ou pórticos, nos pátios do templo, eram apropriados para esse propósito.
Os grandes homens estavam irritados de vê-lo seguido e ouvido com atenção, e por isso vieram a ele com alguma solenidade e, por assim dizer, o acusaram formalmente diante do tribunal com esta pergunta: “Por que autoridade fazes estas coisas?”, v. 28. Agora observe:
I. Como tencionavam, com isso, fazê-lo encalhar e embaraçá-lo. Se pudessem demonstrar diante do povo que não tinha uma missão legal, que não fora devidamente ordenado, por mais bem qualificado que fosse e por mais proveitosamente e bem que pregasse, diriam ao povo que não deveria ouvi-lo.
Fizeram disso o último refúgio de uma incredulidade obstinada; porque estavam resolvidos a não receber a sua doutrina, estavam resolvidos a encontrar alguma falha na sua comissão, e concluirão que é inválida se não for apresentada e ratificada no seu tribunal.
Assim os papistas reduzem muito a sua controvérsia conosco à missão dos nossos ministros; e, se tiverem ao menos alguma alegação para derrubá-la, pensam que conseguiram o seu objetivo, por mais que tenhamos a Escritura do nosso lado.
Mas essa é, de fato, uma pergunta para a qual todos os que agem ou como magistrados ou como ministros devem estar providos de uma boa resposta, e que devem frequentemente fazer a si mesmos: “Por que autoridade faço estas coisas?”
Pois como os homens podem pregar se não forem enviados? Ou como podem agir com consolo, confiança ou esperança de sucesso, se não forem autorizados? Jeremias 23:32.
II. Como ele eficazmente os fez encalhar e os embaraçou com esta pergunta: “Quais são os seus pensamentos a respeito do batismo de João? Era do céu ou dos homens? Por que autoridade João pregou, batizou e reuniu discípulos? Respondam-me, v. 30. Ajam com justiça e franqueza e deem uma resposta categórica, de um modo ou de outro.”
Ao reduzir a pergunta deles a essa, o nosso Salvador indica como a sua doutrina e batismo eram intimamente aparentados aos de João; tinham a mesma origem e o mesmo desígnio e tendência, introduzir o reino do evangelho.
Cristo poderia lhes fazer essa pergunta com mais propriedade, porque tinham enviado uma comissão da sua própria casa para interrogar João, João 1:19. “Agora”, diz Cristo, “qual foi o resultado das suas investigações a respeito dele?”
Sabiam qual era sua opinião sobre essa questão; não podiam deixar de pensar que João Batista era um homem enviado por Deus. Mas a dificuldade era o que deveriam dizer disso agora. Os homens que não se obrigam a falar como pensam (o que é uma regra certa) não podem evitar embaraçar-se assim:
- Se reconhecem que o batismo de João é do céu, como realmente era, envergonham a si mesmos. Pois Cristo imediatamente lhes devolverá a questão: Por que então não creram nele e receberam o seu batismo?
Não podiam suportar que Cristo dissesse isso, mas podiam suportar que as suas próprias consciências o dissessem, porque tinham uma arte de sufocá-las e silenciá-las, e porque o que a consciência dizia, embora pudesse feri-los e irritá-los um pouco, não os envergonharia.
E então ficariam bastante bem, eles que não olhavam além do interesse de Saul, quando sua culpa foi exposta: “Honra-me agora diante deste povo”, 1 Samuel 15:30.
- Se dizem: “É dos homens, ele não foi enviado por Deus, mas a sua doutrina e batismo eram invenções suas próprias”, expõem-se; o povo estará pronto a lhes fazer algum dano ou, pelo menos, clamar contra eles.
Pois todos os homens consideravam João como sendo de fato profeta e por isso não podiam suportar que se lançasse descrédito sobre ele. Repare:
Há um medo carnal e servil ao qual estão sujeitos não só súditos perversos, mas igualmente governantes perversos, que Deus usa como meio de manter o mundo em alguma ordem e de suprimir a violência, para que nem sempre cresça até se tornar uma vara de perversidade.
Agora, por esse dilema ao qual Cristo os levou:
(1.) Ficaram confundidos e frustrados, e forçados a fazer uma retirada desonrosa; a alegar ignorância: “Não podemos dizer” (e isso era mortificação suficiente para aqueles homens orgulhosos), mas, na realidade, a revelar a maior malícia e teimosia.
O que Cristo fez pela sua sabedoria devemos nos esforçar para fazer pela nossa prática do bem: “Silenciar a ignorância dos homens insensatos”, 1 Pedro 2:15.
(2.) Cristo saiu com honra e justificou-se ao se recusar a lhes dar uma resposta à sua exigência imperiosa: “Tampouco eu vos digo por que autoridade faço estas coisas”.
Não mereciam que lhes fosse dito; pois era claro que contendiam, não pela verdade, mas pela vitória. Nem precisava lhes dizer, pois suas obras mostravam claramente que tinha autoridade de Deus para fazer o que fazia; visto que ninguém podia fazer aqueles milagres que ele fazia a menos que Deus estivesse com ele.
Esperem só três ou quatro dias, e a sua ressurreição lhes dirá quem lhe deu a sua autoridade. Pois por ela ele será declarado Filho de Deus com poder; e eles, apesar disso, por rejeitá-lo, serão declarados inimigos de Deus.