Malaquias 3
Argumento
Neste capítulo temos: I. Uma promessa da vinda do Messias e de seu precursor. A missão para a qual ele vem é aqui descrita em particular: tanto a consolação que sua vinda traz à sua igreja e ao seu povo quanto o terror que trará aos perversos, vv. 1-6.
II. Uma repreensão aos judeus por corromperem as ordenanças de Deus e roubarem sacrilegamente o que lhe é devido, acompanhada de uma ordem para corrigirem isso e da promessa de que, se o fizessem, Deus voltaria a eles com misericórdia, vv. 7-12.
III. Uma descrição da perversidade dos perversos que falam contra Deus (vv. 13-15) e da justiça dos justos que falam a favor dele, com as preciosas promessas feitas a eles, vv. 16-18.
Versículos 1 a 6
Predições Evangélicas; A Vinda de Cristo Predita. (a.C. 400.)
As primeiras palavras deste capítulo parecem uma resposta direta à exigência profana e ateia dos zombadores daqueles dias, que encerrou o capítulo anterior: “Onde está o Deus do juízo?”
A isso se responde prontamente: “Aqui está ele; já se encontra à porta; o Messias há tanto esperado está prestes a aparecer; e ele diz: Para juízo vim a este mundo, para aquele juízo que vocês desafiaram com tanta insolência.”
Um dos rabinos diz que isso significa que Deus levantará um Rei justo para pôr as coisas em ordem, o rei Messias. E se afirma expressamente que o início do evangelho de Cristo é o cumprimento desta promessa, com a qual o Antigo Testamento termina, Marcos 1:1, 2.
Assim, por meio dela, os dois Testamentos são, por assim dizer, costurados um ao outro e postos em correspondência. Agora temos aqui:
I. Uma profecia do aparecimento de seu precursor, João Batista, que o profeta Isaías havia predito (Isaías 40:3) como o preparo do caminho do Senhor. É a isso que esta passagem parece se referir, pois as palavras dos profetas posteriores confirmaram as dos anteriores: “Eis que enviarei o meu mensageiro”, ou “eu o envio”, ou “estou enviando-o”.
“Estou decidido a enviá-lo. Ele virá em breve e não virá sem ser enviado, embora venha sem ser solicitado por uma geração descuidada.” Observe: 1. Ele é o mensageiro de Deus; esse é seu ofício. Ele é Malaquias (esse é o significado da palavra), o mesmo nome deste profeta; é meu anjo, meu embaixador.
João Batista recebeu sua comissão do céu, não dos homens. Todos consideravam João Batista um profeta, pois ele era mensageiro de Deus, como os profetas, e veio ao mundo com a mesma missão para a qual eles foram enviados: chamar as pessoas ao arrependimento e à reforma.
- Ele é o arauto de Cristo: “Preparará o caminho diante de mim”, chamando as pessoas aos deveres que as habilitam a receber as consolações do Messias e de sua vinda, e afastando-as da confiança em sua relação com Abraão como pai, que, pensavam elas, bastaria sem um salvador.
Também anunciaria que o Messias estava próximo, despertando assim a expectativa das pessoas por ele e dispondo-as prontamente a aderir às medidas que tomaria para estabelecer seu reino no mundo. Repare: Deus segue um método em sua obra e, antes de vir, cuida para que seu caminho seja preparado.
Isso é como dar um sinal. Muito antes, foi dito à igreja que o Messias viria; aqui se acrescenta que, pouco antes de seu aparecimento, um sinal será dado. Surgirá um grande profeta que anunciará sua aproximação e chamará as portas e os portões eternos a levantar a cabeça e permitir sua entrada.
O cumprimento disso prova que Jesus é o Cristo, aquele que devia vir, e que não devemos esperar nenhum outro. Pois tal mensageiro foi enviado à sua frente e preparou “um povo preparado para o Senhor”, Lucas 1:17.
Os escritores judeus recorrem a grandes absurdos para escapar da força convincente dessa prova. Alguns dizem que esse mensageiro é o anjo da morte, que tirará os perversos desta vida para serem enviados aos tormentos do inferno. Outros dizem que é o Messias, filho de José, que aparecerá antes do Messias, filho de Davi.
Outros dizem que é este próprio profeta; outros, um anjo do céu. A tais enganos chegam os que não querem receber a verdade.
II. Uma profecia do aparecimento do próprio Messias: “O Senhor, a quem buscais, virá de repente ao seu templo”, o próprio Deus do juízo, que vocês pensam ter abandonado a terra e de quem não sabem o paradeiro. “O Messias há muito é chamado aquele que deveria vir, e vocês podem ter certeza de que virá em breve.”
Ele é o Senhor, Adonai, a base e o fundamento sobre os quais o mundo está firmado e fixado, o dirigente e governante de todos, aquele único Senhor sobre todos (Atos 10:36), a quem foi entregue todo o poder (Mateus 28:18) e que reinará para sempre sobre a casa de Jacó, Lucas 1:33.
Ele é o Mensageiro da aliança, ou o anjo da aliança, aquele bendito que foi enviado do céu para negociar a paz e estabelecer uma relação entre Deus e o ser humano. Ele é o anjo, o arcanjo, o Senhor dos anjos, que recebeu do Pai a comissão de trazer de volta a Deus, por uma aliança de graça, a humanidade que se rebelara contra ele ao violar a aliança da inocência.
Cristo é o anjo dessa aliança, estabelecida e realizada por sua mediação, assim como a aliança de Deus com Israel foi feita por intermédio de anjos, Atos 7:53; Gálatas 3:19. Cristo, como profeta, é o mensageiro e mediador da aliança; ou melhor, foi dado como aliança, Isaías 49:8.
Aquela aliança que é toda a nossa salvação começou a ser anunciada pelo Senhor, Hebreus 2:3. Embora ele seja o príncipe da aliança (como alguns leem), condescendeu em ser seu mensageiro, para que tivéssemos plena certeza da boa vontade de Deus para com a humanidade, com base em sua palavra.
- Ele é aquele “a quem buscais”, “em quem tendes prazer”, aquele que os judeus piedosos esperam e desejam, e cuja vinda contemplam com muito prazer. Ao procurá-lo e aguardá-lo, esperavam “a redenção em Jerusalém” e “a consolação de Israel”, Lucas 2:25, 38.
Cristo seria “o desejo de todas as nações”, desejável a todos (Ageu 2:7); mas era de fato o desejo da nação judaica, porque a promessa de sua vinda havia sido feita a ela. Repare: os que buscam Jesus encontrarão prazer nele. Se ele for o desejo de nosso coração, será a alegria de nosso coração.
Temos razão para nos alegrar nele, que é o mensageiro da aliança, e para dar boas-vindas àquele que veio até nós com missão tão bondosa.
- Ele “virá de repente”; sua vinda se aproxima, e não a vemos a uma distância tão grande quanto a viram os patriarcas. Ou virá imediatamente após o aparecimento de João Batista, seguindo bem de perto seu precursor. Quando surgir essa estrela da manhã, creiam que o Sol da justiça não está longe.
Ou virá de repente, isto é, quando muitos não o esperarem. Assim como será sua segunda vinda, também foi a primeira: à meia-noite, quando alguns já haviam deixado de esperá-lo, pois “achará ele fé na terra?”, Lucas 18:8.
Os judeus contam o Messias entre as coisas que chegam sem aviso, segundo o Dr. Pocock. E se diz que a vinda do Filho do Homem em seu dia é como “o relâmpago”, que causa grande surpresa, Lucas 17:24.
- Ele “virá ao seu templo”, este templo de Jerusalém, construído recentemente, aquela última casa cuja glória ele seria. É seu templo porque é a casa de seu Pai, João 2:16. Aos quarenta dias de vida, Cristo foi apresentado no templo, e Simeão foi até lá pelo Espírito, conforme a indicação desta profecia, para vê-lo, Lucas 2:27.
Aos doze anos, estava no templo tratando dos assuntos de seu Pai, Lucas 2:49. Quando entrou triunfalmente em Jerusalém, parece que foi diretamente ao templo (Mateus 21:12), e para lá vieram os cegos e os coxos a fim de serem curados (Mateus 21:14). Ali pregou muitas vezes, muitas vezes debateu e muitas vezes realizou milagres.
Disso se vê que o Messias viria enquanto aquele templo ainda existisse. Portanto, visto que ele foi destruído há muito tempo, devemos concluir que o Messias já veio e que não devemos esperar nenhum outro. Repare: os que desejam conhecer Cristo e obter seu favor devem encontrá-lo em seu templo, pois ali ele faz lembrar seu nome e abençoa seu povo.
Ali devemos receber seus oráculos e prestar-lhe nossa homenagem. 6. A promessa dessa vinda é repetida e ratificada: “Eis que ele virá, diz o Senhor dos Exércitos”. Podemos confiar na palavra daquele que não pode mentir: ele virá, certamente virá e não tardará.
III. Um relato dos grandes fins e propósitos de sua vinda, v. 2. Ele é alguém que buscam e em quem têm prazer; contudo, “quem suportará o dia da sua vinda?”
Isso deve ser considerado com grande seriedade, santo temor e reverência. Pois “quem permanecerá em pé quando ele aparecer?”, embora não venha para condenar o mundo, mas para que o mundo tenha vida por meio dele. Isso pode se referir:
Aos terrores de seu aparecimento. Mesmo nos dias de sua vida terrena houve manifestações de sua glória e de seu poder diante das quais ninguém conseguia permanecer em pé. Testemunham-no sua transfiguração e os prodígios que acompanharam sua morte; e lemos sobre alguns que tremeram diante dele, como em Marcos 5:33.
Aos tempos conturbados que viriam logo depois. Os mestres judeus falam das dores ou dos sofrimentos do Messias, referindo-se, segundo dizem, às grandes aflições que viriam sobre Israel no tempo de sua chegada. Ele próprio fala da grande tribulação então próxima, “como não houve desde o princípio do mundo, nem haverá jamais”, Mateus 24:21.
À prova que sua vinda faria dos filhos dos homens. Ele será como o fogo do refinador, que separa o ouro da escória ao fundir o minério, ou como o sabão do lavadeiro, que, com muita fricção, remove as manchas do tecido.
Cristo veio revelar as pessoas, para que os pensamentos de muitos corações fossem manifestos (Lucas 2:35); veio distingui-las, separando o precioso do vil, pois tem a pá em sua mão (Mateus 3:12).
Veio lançar fogo sobre a terra, não paz, mas antes divisão (Lucas 12:49, 51), e abalar o céu e a terra, para que os perversos fossem sacudidos para fora (Jó 38:13) e permanecesse o que não pode ser abalado, Hebreus 12:27.
Veja qual será o efeito da prova que o evangelho fará:
(1.) O evangelho produzirá o bem naqueles que estão dispostos a ser bons; para eles será cheiro de vida para vida (v. 3): “Ele se assentará como refinador”. Cristo, por seu evangelho, purificará e reformará sua igreja; e, por seu Espírito agindo com o evangelho, regenerará e limpará cada alma.
Pois para isso ele se entregou pela igreja: para santificá-la e limpá-la “com a lavagem da água pela palavra” (Efésios 5:26) e purificar para si um povo que lhe pertence, Tito 2:14. Cristo é o grande refinador. Observe: [1.] Quem são os que ele purificará: os filhos de Levi, todos os que se dedicam ao seu louvor e servem a ele, como fazia a tribo de Levi.
São aqueles que ele se propõe a tornar sacerdotes espirituais para nosso Deus (Apocalipse 1:6), “um sacerdócio santo”, 1 Pedro 2:5. Repare: todos os verdadeiros cristãos são filhos de Levi, separados para Deus a fim de servir em seu santuário e combater o bom combate.
[2.] Como ele os purificará: ele os depurará como ouro e prata, isto é, os santificará interiormente. Não apenas lavará as manchas que adquiriram de fora, mas removerá a escória que se encontra neles. Separará deles as corrupções que neles habitam, que tornavam suas faculdades sem valor e sem utilidade, e assim os fará como ouro refinado, valiosos e úteis.
Ele os depurará com fogo, como se depuram ouro e prata, pois batiza com o Espírito Santo e com fogo (Mateus 3:11), com o Espírito Santo agindo como fogo. Ele os depurará por meio de aflições e de diversas tentações, para que a prova da fé deles seja achada para louvor e honra, 1 Pedro 1:6, 7. Ele os depurará para torná-los um povo precioso para si.
[3.] Qual será o efeito disso: “Para que ofereçam ao Senhor uma oferta em justiça”. Isto é, para que se convertam sinceramente a Deus e sejam consagrados ao seu louvor. Daí lemos que os gentios foram oferecidos, ou sacrificados, a Deus quando foram santificados pelo Espírito Santo, Romanos 15:16.
E para que adorem a Deus de maneira espiritual, segundo a vontade dele, e ofereçam “sacrifícios de justiça” (Salmos 4:5), a oferta da oração, do louvor e do amor santo. Assim poderão ser os verdadeiros adoradores, que adoram o Pai “em espírito e em verdade”, João 4:23, 24.
Repare: não podemos apresentar ao Senhor nenhum ato religioso correto se nossa pessoa não for justificada e santificada. Enquanto nós mesmos não formos refinados e purificados pela graça de Deus, não poderemos fazer nada que redunde para a glória dele.
Deus primeiro atentou para Abel e depois para a oferta dele; por isso, purifica seu povo, para que lhe ofereça suas ofertas em justiça, Sofonias 3:9. Ele torna boa a árvore para que o fruto seja bom. E então vem a consequência (v. 4): “A oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor”.
Ela deixará de ser ofensiva, como foi quando, nos dias antigos, adoravam outros deuses junto com o Deus de Israel, ou quando, nos dias atuais, traziam para sacrifício o animal dilacerado, o coxo e o doente. Antes, será aceitável; ele se agradará dos ofertantes e de suas ofertas, “como nos dias antigos” e “como nos anos passados”.
Será como nos primeiros tempos da igreja, quando Deus atentou para o sacrifício de Abel, sentiu o aroma de descanso do sacrifício de Noé e acendeu com fogo do céu o sacrifício de Arão. Quando o Messias vier, primeiro, por sua graça neles, fará que sejam aceitáveis. Depois de purificá-los e refiná-los, oferecerão sacrifícios que Deus exige e aceita.
Segundo, por sua intercessão em favor deles, fará que sejam aceitos. Ele os recomendará a Deus, junto com seus atos de culto, de modo que suas orações, perfumadas pelo incenso de sua intercessão, serão agradáveis ao Senhor. Pois ele nos fez aceitos no Amado, e nele se agrada dos que estão nele (Mateus 3:17) e dão fruto nele.
(2.) O evangelho servirá de testemunho contra os que estão decididos a persistir em sua perversidade, v. 5. Esta é a resposta direta ao desafio deles: “Onde está o Deus do juízo? Vocês saberão onde ele está, e o saberão para seu terror e confusão, pois me aproximarei de vocês para juízo, de vocês que desafiam a justiça divina.”
Para eles, o evangelho de Cristo será cheiro de morte para morte. Ele os sujeitará à condenação e os julgará no grande dia, João 12:48. Vejamos aqui: [1.] Quem são os pecadores que terão de comparecer para ser julgados pelo evangelho de Cristo.
São os feiticeiros, que se dedicam à perversidade espiritual, abandonando os oráculos do Deus da verdade para consultar o pai da mentira; e os adúlteros, que se revolvem nos desejos da carne, aqueles adúlteros acusados de agir traiçoeiramente (Malaquias 2:15).
São também os que juram falsamente, profanando o nome de Deus e afrontando sua justiça ao invocá-lo como testemunha de uma mentira; e os opressores, que ferem barbaramente e pisoteiam os que estão à sua mercê e não podem defender-se.
Eles defraudam o trabalhador contratado em seu salário e não lhe dão o que foi combinado. Esmagam a viúva e o órfão e não lhes pagam as dívidas justas, porque eles não conseguem prová-las ou não têm meios para cobrá-las em juízo.
Também desviam de seu direito o estrangeiro pobre, que não tem amigo que o defenda e desconhece as leis do país; assim, ele não consegue conservar ou recuperar o que é seu. A raiz de tudo isso é: “Não me temem, diz o Senhor dos Exércitos”.
A transgressão do perverso declara claramente que não há temor de Deus diante de seus olhos. Onde não existe temor de Deus, não se pode esperar bem algum. [2.] Quem comparecerá contra eles: “Eu me aproximarei”, diz Deus, “e serei testemunha rápida contra eles”.
Eles se justificam e, como esconderam habilmente seus pecados, esperam escapar da punição por falta de provas. Mas Deus, que vê e conhece todas as coisas, será ele próprio testemunha contra eles. Sua onisciência vale por mil testemunhas, pois a ela a própria consciência do pecador será obrigada a dar assentimento, e assim toda boca será calada.
Ele será testemunha rápida. Embora o considerem lento e demorado e perguntem “Onde está o Deus do juízo?” e onde está a promessa de sua vinda, descobrirão que ele não tarda no cumprimento de suas ameaças, assim como não tarda no de suas promessas.
O julgamento contra esses pecadores não será adiado por falta de provas, pois ele será testemunha rápida. Seu juízo os alcançará, e lhes será impossível fugir dele. O mal persegue os pecadores.
IV. A confirmação de tudo isso (v. 6): “Pois eu sou o Senhor; não mudo; por isso, vós, filhos de Jacó, não sois consumidos.” Temos aqui: 1. A imutabilidade de Deus, afirmada por ele mesmo e exaltada: “Eu sou o Senhor; não mudo; portanto, nenhuma palavra que proferi deixará de cumprir-se.”
Deus é o justo vingador dos que se rebelam contra ele? É o generoso recompensador dos que o buscam diligentemente? Em ambos os casos ele é imutável. Embora a sentença proferida contra as más obras (v. 5) não seja executada rapidamente, será executada, pois ele é o Senhor e não muda.
Ele é tão inimigo do pecado quanto sempre foi, e os pecadores impenitentes o descobrirão. Não é necessário nenhum scire facias — uma ordem judicial para alguém apresentar sua defesa — para reativar o juízo de Deus. Esse juízo nunca prescreve nem perde a validade.
Mas, contra os que persistem continuamente em suas transgressões, a maldição de sua lei continua em pleno vigor, força e eficácia. 2. Uma prova particular disso, tirada da experiência consoladora que o povo de Israel tivera. Tinham razão em dizer que ele era um Deus imutável, pois fora fiel à aliança que fizera com eles e com seus pais.
Se ele não se tivesse mantido fiel a essa aliança, há muito teriam sido consumidos e deixado de ser um povo. Eles haviam sido infiéis e inconstantes em sua conduta para com ele; por isso, Deus poderia tê-los abandonado com justiça. Nesse caso, logo teriam sido consumidos e arruinados.
Mas, porque ele se lembrou de sua aliança e não quis violá-la nem alterar o que saíra de seus lábios, eles foram preservados da ruína e resgatados quando estavam à beira dela. Isso ocorreu exclusivamente porque ele seria fiel à sua palavra, Deuteronômio 7:8; Levítico 26:42.
Assim como Deus os preservou da ruína enquanto vigorava a aliança que os distinguia como seu povo, unicamente por ser fiel a ela e por mostrar que “não é homem, para que minta” (Números 23:19), também, quando essa aliança fosse substituída e posta de lado pelo Novo Testamento e eles, ao rejeitarem suas bênçãos, se expusessem às maldições, Deus mostraria a mesma firmeza.
Nas decisões de sua cólera, assim como nas de sua misericórdia, ele “não é homem, para que se arrependa”, mas será então tão fiel às suas ameaças quanto até ali tinha sido às suas promessas; veja 1 Samuel 15:29.
Todos podemos aplicar isso a nós mesmos de maneira bem concreta: é porque lidamos com um Deus que não muda que não somos consumidos, e porque “suas compaixões não falham; renovam-se a cada manhã; grande é sua fidelidade”, Lamentações 3:22, 23.
Versículos 7 a 12
Os Pecados do Povo; Incentivos ao Arrependimento. (a.C. 400.)
Temos aqui a controvérsia de Deus com os homens daquela geração, por abandonarem seu serviço e o roubarem. De fato, eram servos perversos: não apenas fugiram de seu Senhor, mas fugiram levando os bens dele.
I. Eles haviam fugido de seu Senhor e abandonado o trabalho que ele lhes dera para fazer (v. 7): “Afastastes-vos das minhas ordenanças e não as guardastes.” As ordenanças do culto de Deus eram a tarefa a que, como servos, deviam dedicar-se, os talentos com que deviam negociar e o encargo que lhes fora confiado para guardar.
Mas se afastaram delas, cansaram-se delas e tiraram o pescoço de sob aquele jugo. Desviaram-se da regra que Deus lhes prescrevera e traíram o encargo recebido. Haviam se rebelado contra Deus não só no culto, mas também na conduta: não guardaram suas ordenanças.
Essa desobediência lhes podia ser imputada, e eram culpados dela desde os dias de seus pais. Isso pode significar desde os dias dos antigos pais, enviados ao cativeiro por sua desobediência, ou que, por algumas gerações, haviam abandonado a condição em que estavam quando voltaram do cativeiro.
Esdras reconhece isso num caso particular: “Desde os dias de nossos pais estamos em grande culpa até hoje”, Esdras 9:7. Observe: 1. O bondoso convite que Deus lhes faz para voltarem e se arrependerem: “Voltem para mim e para seu dever; voltem ao meu serviço; voltem à fidelidade que me devem.”
“Voltem como um viajante que perdeu o caminho, como um soldado que abandonou sua bandeira, como uma esposa infiel que se afastou do marido. Volte, Israel rebelde, volte para mim; então voltarei para vocês e me reconciliarei com vocês, retirarei os juízos sob os quais estão e impedirei os que temem.”
Há muito esse era o refrão (Zacarias 1:3), e continua a ser. 2. A resposta mal-humorada que dão a esse convite bondoso: “Mas vocês disseram com desprezo, disseram aos profetas que os chamavam, uns aos outros e ao próprio coração, para abafar as convicções que sentiam: Em que devemos voltar?”
Repare: Deus percebe que respostas nosso coração dá aos chamados de sua palavra, o que dizemos e pensamos depois de ouvir um sermão e que resposta damos à mensagem que nos é enviada. Quando Deus nos chama a voltar, devemos responder como aqueles de Jeremias 3:22: “Eis que vimos.” Não como estes: “Em que devemos voltar?”
(1.) Eles consideram afronta que lhes apontem os erros e os chamem a corrigi-los. Estão prontos a dizer: “Por que esses profetas fazem tanto alvoroço sobre voltar e arrepender-se? Por que somos assim desacreditados e perturbados, e nossa consciência e nossos vizinhos incitados contra nós?”
Vai mal quem assim considera as repreensões afrontas e recalcitra contra os aguilhões. (2.) São tão ignorantes a respeito de si mesmos e do rigor, da extensão e da natureza espiritual da lei divina que não veem em si nada de que se arrepender ou que reformar. São puros aos próprios olhos e pensam não precisar de arrependimento.
(3.) Estão tão firmemente resolvidos a persistir no pecado que encontram mil desculpas tolas e frívolas para esquivar-se do arrependimento e rejeitar os chamados que lhes são feitos a arrepender-se. Parecem falar apenas como quem precisava ter algo a dizer; é mera evasiva, uma zombaria do profeta e um desafio para que entre em detalhes.
Repare: muitos arruínam a própria alma ao frustrar os chamados que lhes são feitos para arrepender-se de seus pecados.
II. Eles haviam roubado seu Senhor e desviado os bens dele. Tinham perguntado: “Em que devemos voltar? Que fizemos de errado?” E ele logo lhes diz. Observe: 1. A grave acusação que o profeta apresenta contra o povo em nome de Deus. São denunciados por roubo, por sacrilégio, o pior dos roubos: “Vós me roubastes.”
Deus os confronta: “O homem ousará roubar a Deus?” O ser humano, criatura fraca que não pode resistir ao poder de Deus, pensará em roubá-lo vi et armis — pela força? O ser humano, exposto ao conhecimento de Deus e incapaz de se esconder dele, pensará em roubá-lo clam et secreto — às escondidas?
O ser humano, que depende de Deus e dele recebe tudo o que tem, roubará seu benfeitor? Isso é de fato ingrato, injusto e desprovido de bondade. Também é muita insensatez provocar assim aquele de quem procede nosso juízo. “O homem fará violência a Deus?”, leem alguns. “O homem o limitará ou restringirá?”, leem outros. Roubar a Deus é crime hediondo.
- A ousada contestação do povo em resposta à acusação: “Mas vós dizeis: Em que te roubamos?” Alegam inocência e exigem que Deus prove o contrário. Repare: roubar a Deus é crime tão hediondo que os culpados não querem reconhecer sua culpa. Roubam a Deus e não sabem o que fazem.
Roubam-lhe a honra, aquilo que lhe foi dedicado para ser empregado em seu serviço, a si mesmos, o tempo do sábado e o que é dado para sustentar a religião. Não lhe dão o que lhe é devido de seus bens e, ainda assim, perguntam: “Em que te roubamos?”
- A prova evidente da acusação, em resposta a essa contestação: é nos dízimos e nas ofertas. Deles os sacerdotes e levitas recebiam sustento para si e para suas famílias. Mas o povo os retinha, defraudava os sacerdotes, não pagava os dízimos, ou não os pagava integralmente, ou não entregava o melhor.
Não traziam as ofertas que Deus exigia ou traziam animais dilacerados, coxos e doentes, impróprios para o uso. Todos eram culpados desse pecado, a nação inteira, como se estivessem aliados contra Deus e se houvessem unido para roubá-lo do que lhe era devido e defender uns aos outros depois disso.
Por isso estavam “amaldiçoados com maldição”, v. 9. Deus os puniu com fome e escassez, por meio de clima fora de época ou de insetos que devoravam os frutos da terra. Antes os havia punido assim por negligenciarem a construção do templo (Ageu 1:10, 11); agora, por não sustentarem o serviço do templo.
Repare: os que negam a Deus sua parte de seus bens podem esperar, com justiça, uma maldição sobre a parte que lhes pertence: “Vós sois amaldiçoados com maldição por me roubardes e, ainda assim, continuais a fazê-lo.” Repare: a persistência no pecado, apesar das repreensões da Providência sofridas por causa dele, agrava muito a culpa.
Ou melhor, parece que, porque Deus os punira com escassez de pão, usaram isso como pretexto para roubá-lo. Diziam que, agora empobrecidos, não podiam dar-se ao luxo de trazer dízimos e ofertas, mas precisavam guardá-los para ter pão para suas famílias.
Repare: revela grande perversidade no pecado usar como desculpa para pecar as mesmas aflições enviadas para separar as pessoas de seus pecados. Como tinham apenas pouco, deveriam ter feito mais bem com aquele pouco; esse teria sido o caminho para aumentá-lo.
Mas o estado do paciente é ruim quando aquilo que deveria curar a doença serve apenas para aliviar seus sintomas e impedir que ela seja examinada. 4. Uma exortação fervorosa a corrigir essa situação, com a promessa de que, se o fizessem, os juízos sob os quais estavam logo seriam retirados.
(1.) Que cuidem de cumprir seu dever (v. 10): “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro.” Haviam trazido alguns, mas, como Ananias e Safira, retiveram parte do valor, alegando que não podiam dispensar tanto quanto se exigia e que a necessidade não conhece lei.
Mas até a necessidade deve observar esta lei, que remediaria a própria aflição deles: “Tragam integralmente os dízimos, até o máximo exigido pela lei, para que haja alimento na casa de Deus para os que servem ao altar, quer haja alimento em suas casas, quer não.”
Repare: Deus deve ser servido em primeiro lugar, e devemos contribuir com nossa parte para o sustento da religião onde vivemos, para que seu nome seja santificado, venha seu reino e se faça sua vontade, antes mesmo de providenciarmos nosso pão de cada dia. Pois os interesses de nossa alma devem ter prioridade sobre os de nosso corpo.
(2.) Que então confiem em Deus para prover o sustento e a consolação deles: “Sirvam primeiro a Deus e, então, provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu.” Eles diziam: “Que Deus nos devolva a fartura de antes e nos ponha à prova: então veremos se não lhe traremos os dízimos e as ofertas como fazíamos antes.”
“Não”, diz Deus, “tragam primeiro todos os dízimos à medida que se tornem devidos, bem como tudo o que deixaram de entregar no passado, e ponham-me à prova para ver se não lhes restituirei a fartura.” Repare: quem trata com Deus precisa fazê-lo na confiança.
Todos podemos nos arriscar a isso, pois, embora muitos tenham sofrido perdas por amor a ele, ninguém acabou perdendo por causa dele. É justo que nos arrisquemos primeiro, pois sua recompensa está com ele, mas sua obra está diante dele. Devemos primeiro fazer a obra que nos cabe e depois prová-lo e confiar nele quanto à recompensa.
Elias colocou a viúva de Sarepta nessa ordem quando disse (1 Reis 17:13): “Faze-me primeiro um pequeno bolo”; depois ela deveria pô-lo à prova para ver se não haveria o suficiente, mais tarde, para ela e seu filho.
O que desanima as pessoas de arcar com os custos da caridade é a fraqueza de sua fé quanto aos ganhos e benefícios dela: não conseguem crer que obterão algo por meio dela.
Mas a exigência que Deus faz aqui é razoável: “Provai-me agora; há algo a ganhar com a caridade? Venham e vejam.” Quem nada arrisca nada ganha. Confiem em sua palavra de honra: “E descobrirão”: [1.] que, ao passo que os céus estiveram fechados e não houve chuva, agora Deus lhes abrirá “as janelas do céu”.
Pois a chave das nuvens está em sua mão, e eles terão chuva na estação certa. Ou a expressão é figurada: como toda boa dádiva vem do alto, Deus derramará abundantemente sobre eles os benefícios de sua providência. A abertura das janelas do céu expressa uma fartura muito repentina, 2 Reis 7:2.
Vemos as janelas do céu abertas para derramar um dilúvio de cólera no tempo de Noé, Gênesis 7:11. Mas aqui se abrem para derramar bênçãos em tal medida que não haverá espaço suficiente para recebê-las. O solo produzirá tão abundantemente que eles serão tentados a derrubar seus celeiros e construir outros maiores, por falta de espaço, Lucas 12:18.
Ou, conforme explica o Dr. Pocock: “Derramarei sobre vocês uma bênção que não será só o bastante, nem meramente suficiente, mas mais e cada vez mais do que suficiente”; isto é, um grande acréscimo. O azeite multiplicado não cessará enquanto houver vasos para recebê-lo, 2 Reis 4:6.
Repare: Deus não apenas se reconciliará com os pecadores que se arrependem e se reformam, mas também será benfeitor deles, um benfeitor generoso. Nunca somos limitados nele, mas com frequência o somos em nosso próprio coração. Deus tem bênçãos prontas para nos conceder, mas, por causa da fraqueza de nossa fé e da estreiteza de nossos desejos, não temos espaço para recebê-las.
[2.] Que, ao passo que gafanhotos e lagartas haviam devorado os frutos do solo, Deus agora retiraria esse juízo (v. 11): “Repreenderei o devorador por amor de vós” e deterei o avanço desses animais destruidores, para que não destruam mais os produtos da terra nem os frutos das árvores.
Deus tem todas as criaturas à sua disposição; pode ordená-las e mandá-las de volta como quiser. “Nem a videira lançará seu fruto antes do tempo”; ele não será crestado nem arrancado pelo vento. Ou, como alguns leem: “Nem o devorador tornará estéril a vossa videira”, como fizeram os gafanhotos, Joel 1:7.
[3.] Que, ao passo que seus vizinhos os haviam repreendido por causa da escassez, e eles carregavam o descrédito da fome, ainda mais penoso porque seu país costumava ser celebrado pela fartura, agora “todas as nações vos chamarão bem-aventurados”. Falarão deles com honra e reconhecerão que são um povo feliz.
[4.] Que, ao passo que o pecado deles tornara sua terra desagradável a Deus (até seu templo, seus altares e suas ofertas o eram, Malaquias 2:13), e os juízos divinos a haviam tornado desagradável e muito triste para eles, “agora sereis uma terra agradável”. Seu país agradará a Deus e lhes trará consolação.
Repare: o reavivamento da religião num país fará dele, de fato, uma terra agradável tanto a Deus quanto a todas as pessoas boas. Deus dirá: “Este é meu repouso para sempre; aqui habitarei”; e eles dirão o mesmo, Isaías 62:4; Deuteronômio 11:12.
Parece que essa ordem de trazer os dízimos teve bom efeito, pois lemos (Neemias 13:12) que todo o Judá trouxe seus dízimos aos tesouros. Sem dúvida, beneficiaram-se dessas promessas com a volta da fartura logo depois de voltarem ao dever.
Assim puderam discernir claramente por que o mal havia caído sobre eles: retirada a causa, retirou-se o mal. Também puderam ver quão plenamente Deus se reconciliara com eles depois de seu arrependimento e como a transgressão deles já não era lembrada. Pois a maldição não foi apenas retirada, mas transformada em bênção abundante.
A Conduta Perversa Censurada; As Máximas Más dos Pecadores; O Convívio Piedoso Recomendado; Promessas aos Piedosos. (a.C. 400.)
Versículos 13 a 17
Entre os judeus daquele tempo, embora todos desfrutassem dos mesmos privilégios e vantagens, havia pessoas de caráter muito diferente, como sempre houve e sempre haverá no mundo e na igreja. Eram como os figos de Jeremias: alguns muito bons, outros muito ruins; alguns pareciam claramente filhos de Deus, e outros se mostravam com igual clareza filhos do maligno.
Há joio e trigo no mesmo campo, palha e cereal na mesma eira; aqui temos um relato de ambos.
I. Aqui está a atenção indignada que Deus dá à conversa insolente e blasfema dos pecadores de Sião e sua justa indignação diante dela. É provável que houvesse entre eles um grupo aliado contra a religião, que se fazia passar por gente espirituosa e empregava seu engenho em desacreditá-la e ridicularizá-la, fortalecendo assim uns aos outros. Aqui está:
- Uma acusação formal contra eles pelas palavras de traição que disseram contra o Rei dos reis: “Vossas palavras foram duras contra mim, diz o Senhor.” Falaram contra Deus, difamando-o e contradizendo-o, como seus pais no deserto (Salmos 78:19); sim, falaram contra Deus.
Opunham-se ao que ele dizia e planejava, como se tivessem sido contratados como conselheiros contra ele e sua causa. Suas palavras contra Deus eram duras: nasciam do orgulho, da arrogância e do desprezo por ele. Falavam alto contra Deus, como se não se importassem com quem os ouvisse; não tinham vergonha do que diziam.
Desejavam espalhar suas ideias ateias e contaminar com elas a mente de outros. Falavam com ousadia, como pessoas decididas a sustentar o que diziam e sem receio de prestar contas. Falavam com orgulho, insolência e desprezo, rejeitando o controle e o governo divinos. Fortaleciam-se; queriam ser valentes contra o Todo-Poderoso, Jó 15:25.
- Sua defesa diante dessa acusação. Perguntavam: “Que temos falado tanto contra ti?” Negam as palavras e exigem que o profeta as prove. Ou, se as disseram, alegam que não pretendiam falar contra Deus e, por isso, não reconhecem mal algum nelas. Ao menos minimizam o assunto: “Que temos falado tanto contra ti para que se faça tamanho alvoroço?”
Não podem negar que falaram contra Deus, mas fazem pouco caso disso e se admiram de que alguém repare: “Palavras”, dizem, “não passam de vento; outros disseram mais e fizeram pior. Se não somos tão bons quanto deveríamos, esperamos ao menos não ser tão maus quanto dizem.”
Repare: é comum que os pecadores não convencidos nem humilhados neguem ou minimizem as faltas que lhes são imputadas com justiça e insistam em justificar-se contra as repreensões da palavra e da própria consciência. Mas isso de nada lhes servirá.
- As próprias palavras de que são acusados. Deus registra o que as pessoas dizem, assim como o que fazem, e lhes mostrará que o faz. Esquecemos depressa o que dissemos e estamos prontos a negar o que dissemos de errado, mas Deus pode dizer: “Vocês disseram isto e aquilo.” Eles o disseram como juízo refletido.
(1.) Que não há nada a ganhar no serviço de Deus, embora seja um serviço que sujeita as pessoas a trabalho e sofrimento. Diziam: “É inútil servir a Deus”, ou: “Quem serve a Deus é tolo; trabalha em vão e sem propósito. Tem como recompensa apenas o trabalho que fez e, por isso, é tolo por fazê-lo.”
“Que proveito há em guardarmos suas ordenanças, ou sua observância, em observarmos o que ele nos ordenou observar?” Que mamom, ou riqueza, ganhamos, diz o texto caldeu, dando a entender, segundo o Dr. Pocock, que serviam a Deus somente por causa de mamom. Na verdade, não serviam a Deus, mas a mamom.
“Andamos pesarosos, ou vestidos de preto, com grande gravidade e tristeza diante do Senhor dos Exércitos; afligimos nossa alma nos tempos marcados para isso e, ainda assim, não melhoramos nossa condição.” Talvez essa afirmação explique por que não quiseram confiar que Deus lhes daria prosperidade se trouxessem os dízimos (v. 10).
“Pois”, dizem, “nós o provamos em outras coisas e saímos perdendo ao lidar com ele.” É uma crítica muito injusta e sem razão ao serviço de Deus, e podemos chamar testemunhas suficientes para refutar a calúnia.
[1.] Queriam fazer crer que tinham servido a Deus e guardado suas ordenanças, quando na verdade só haviam mantido a observância externa delas e eram completamente alheios à parte interior do dever. Por isso, podiam dizer que era inútil. O próprio Deus o diz (Mateus 15:9): os que dele se aproximam com a boca, enquanto o coração está longe, adoram-no em vão.
Mas de quem é a culpa? Não de Deus, que recompensa os que o buscam diligentemente, e sim daqueles que o buscam com descuido. [2.] Insistiam muito em que andavam pesarosos diante de Deus, quando ele lhes ordenara servi-lo com alegria e andar alegremente em sua presença.
Por suas próprias superstições, tornaram o serviço de Deus uma tarefa penosa e uma servidão para si mesmos; depois reclamaram dele como serviço pesado. O jugo de Cristo é suave; o jugo do anticristo é que é pesado.
[3.] Reclamavam de nada ter ganhado com sua religião; continuavam na pobreza e na aflição e ficavam para trás no mundo. Essa impiedade é antiga. Jó 21:14, 15 pergunta: “Que proveito teremos se orarmos a ele?” Eliú acusa Jó de dizer algo semelhante, Jó 34:9: “Nada aproveita ao homem deleitar-se em Deus.”
Os inimigos da religião apenas levantam contra ela antigas objeções, respondidas e refutadas há muito. Talvez isso se refira aos erros da seita dos saduceus, que foi o escândalo da igreja judaica em seus últimos dias. Negavam a existência de um estado futuro e então diziam que era inútil servir a Deus.
Isso tem alguma aparência de razão, pois, se apenas nesta vida tivéssemos esperança em Cristo, seríamos os mais miseráveis de todos os homens, 1 Coríntios 15:19. Repare: prejudicam muito a honra de Deus os que dizem que a religião é inútil ou desagradável. A verdade não é essa: os caminhos da sabedoria são agradáveis, e seus ganhos são melhores que os do ouro fino.
(2.) Afirmavam que a perversidade era o caminho da prosperidade, pois haviam observado que os praticantes da perversidade eram exaltados no mundo e que os que tentavam a Deus eram livrados, v. 15. A prosperidade exterior dos pecadores em seus pecados enfraqueceu as mãos dos piedosos em sua piedade (Salmos 73:13) e fortaleceu as mãos dos perversos em sua perversidade.
Repare: [1.] Os que praticam a perversidade tentam a Deus com pecados presunçosos. É como se o pusessem à prova para ver se ele pode e quer puni-los, como disse em sua palavra, e, na prática, o desafiassem a fazer o pior, provocando-o ao máximo.
[2.] Os que tentam a Deus por suas obras perversas muitas vezes são tanto livrados da adversidade a que foram submetidos com justiça quanto elevados à prosperidade, da qual eram inteiramente indignos.
Não são exaltados uma vez só. Quando pensávamos que chegara o dia de sua queda, e estavam em dificuldades, eram livrados e exaltados de novo; tão estranhamente a Providência parecia sorrir para eles.
[3.] Embora seja assim, ainda assim isso não nos autoriza a chamar os orgulhosos de felizes. Eles podem ser livrados e exaltados por algum tempo, mas ficará evidente que Deus lhes resiste e que seu orgulho é o prelúdio da queda. Nesse caso, são realmente miseráveis, e é insensato chamá-los de felizes e abençoar os que o Senhor abomina.
Esperem um pouco, e verão os praticantes da perversidade erguidos como alvo das flechas da vingança de Deus, e os que tentam a Deus entregues aos algozes. Julguem as coisas como logo se mostrarão, quando a condenação desses pecadores orgulhosos, descrita adiante (Malaquias 4:1), for executada até o fim.
II. Aqui está a atenção bondosa que Deus dá à conversa piedosa dos santos de Sião e a bondosa recompensa que lhes concede. Mesmo nessa época corrompida e degenerada, quando havia um declínio tão grande, ou melhor, tamanho desprezo pela piedade sincera, alguns ainda conservavam sua integridade e seu zelo por Deus. Vejamos:
- Como se distinguiam e qual era seu caráter: o contrário do caráter daqueles que tanto falavam contra Deus. Pois, (1.) temiam ao Senhor. Esse é o princípio da sabedoria e a raiz de toda religião. Reverenciavam a majestade de Deus, submetiam-se à sua autoridade e temiam sua cólera em tudo o que pensavam e diziam.
Obedeciam humildemente a Deus e nunca proferiam palavras duras contra ele. Em todas as épocas houve um remanescente que temia ao Senhor, ainda que às vezes fosse bem pequeno. (2.) Pensavam em seu nome. Consideravam seriamente e meditavam com frequência nas revelações que Deus fizera de si em sua palavra e por suas providências.
Sua meditação sobre ele lhes era agradável e os influenciava. Pensavam em seu nome: buscavam a honra de Deus e faziam dela seu fim último em tudo o que realizavam. Repare: os que conhecem o nome de Deus devem pensar nele com frequência e nele demorar seus pensamentos.
É um assunto vasto e digno de exame atento, e pensar nele muitas vezes contribuirá muito para nossa comunhão com Deus e para despertar nossos sentimentos de devoção por ele. (3.) Falavam muitas vezes uns com os outros sobre o Deus a quem temiam e o nome em que tanto pensavam.
Pois a boca fala da abundância do coração, e uma pessoa boa tira coisas boas do bom tesouro que tem nele. Os que temiam ao Senhor permaneciam juntos, como pessoas que faziam companhia umas às outras. Falavam uns aos outros com bondade e afeto, para preservar e promover o amor mútuo, a fim de que ele não esfriasse quando a iniquidade assim se multiplicava.
Falavam uns aos outros com discernimento e de modo edificante, para aumentar e aperfeiçoar a fé e a santidade. Falavam a linguagem dos que temem ao Senhor e pensam em seu nome: a língua de Canaã. Quando a profanação chegou ao ponto de pisotear tudo o que é sagrado, os que temiam ao Senhor falavam muitas vezes uns com os outros.
[1.] Quando a iniquidade era atrevida e descarada, o povo de Deus tomou coragem e se animou: “o inocente se levantará contra o hipócrita”, Jó 17:8. Quanto piores forem os outros, melhores devemos ser nós; quando o vício for ousado, que a virtude não se esconda com medo.
[2.] Quando a religião era difamada e mal representada, seus amigos faziam tudo o que podiam para preservar sua reputação e sustentá-la diante dos outros. Espalhara-se a ideia de que os caminhos de Deus eram sombrios e desagradáveis, solitários e tristes.
Por isso, os que temiam a Deus procuravam provar o contrário pela alegria no amor mútuo e no convívio, para calar a ignorância das pessoas insensatas. [3.] Quando os sedutores se empenhavam em enganar almas desprevenidas e enchê-las de preconceitos contra a religião, os que temiam a Deus trabalhavam para armar a si mesmos e uns aos outros contra o contágio.
Faziam isso por meio de instruções, estímulos e ânimo mútuos, fortalecendo uns aos outros. Assim como a comunicação má corrompe a boa mente e os bons costumes, a boa comunicação os confirma.
- Como Deus os honrou, e que maior honra e favor pretendia conceder-lhes. Os que falavam duramente contra Deus sem dúvida olhavam com desprezo e desagrado para os que o temiam, intimidando-os e zombando deles. Mas estes tinham pouca razão para dar importância a isso ou se perturbar, pois Deus lhes mostrava seu favor.
(1.) Deus reparou nas conversas piedosas deles e esteve bondosamente presente em seus colóquios: “O Senhor atentou e ouviu isso”, e isso lhe agradou. Deus diz (Jeremias 8:6) que atentou e ouviu o que os maus diziam, e eles não falavam corretamente; aqui atentou e ouviu o que diziam os bons, pois estes falavam corretamente.
Repare: o Deus bondoso observa todas as palavras de graça que saem da boca de seu povo. Eles não precisam desejar que outros as ouçam e as elogiem; não devem buscar por meio delas o louvor humano nem querer chamar a atenção das pessoas.
Que lhes baste saber que, por mais privado que seja o colóquio, Deus vê e ouve em segredo e recompensará abertamente. Quando os dois discípulos a caminho de Emaús conversavam sobre Cristo, ele atentou e ouviu, juntou-se a eles e tornou-se o terceiro, Lucas 24:15.
(2.) Ele manteve um registro deles: “Um livro de memória foi escrito diante dele.” Não que a Mente Eterna precise de livros e escritos para se lembrar das coisas; a expressão segue a maneira humana de falar.
Indica que seus sentimentos piedosos e seus atos são lembrados com tanta exatidão e detalhe como se fossem escritos num livro, como se houvesse diários de todos os seus colóquios.
Grandes reis mandavam escrever livros de memória e lê-los diante deles. Nesses livros eram registrados todos os serviços que lhes haviam sido prestados, quando e por quem, como em Ester 2:23. Deus também se lembra dos serviços de seu povo para que, ao examiná-los, possa dizer: “Muito bem; entra no gozo do teu Senhor.”
Deus tem um livro para os suspiros e as lágrimas dos que choram (Salmos 56:8), quanto mais para as alegações dos que o defendem. Nunca uma boa palavra foi dita a respeito de Deus ou em favor dele, com coração sincero, sem ser registrada, para que fosse recompensada na ressurreição dos justos e de modo algum perdesse sua recompensa.
(3.) Ele lhes promete participação em sua glória futura (v. 17): “Serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia em que reunirei minhas joias.” Quando Deus eliminar completamente a igreja e a nação judaicas por sua incredulidade, o remanescente que creu em sua palavra, esperou a consolação de Israel e acolheu o Messias ao chegar será recebido na igreja cristã.
Tornar-se-ão um povo especial para Deus. Ele cuidará deles para que não pereçam com os incrédulos, mas fiquem escondidos no dia da cólera do Senhor contra aquela nação. “Serão minha segullah”, meu tesouro particular (essa é a palavra usada em Êxodo 19:5), “no dia em que eu fizer o que disse e planejei fazer”; assim leem alguns.
Esses piedosos receberão para si todos os gloriosos privilégios do Israel de Deus, que neles se concentrarão. Serão agora seu tesouro particular, quando os demais forem rejeitados; serão agora vasos de misericórdia e honra, enquanto os demais se tornam vasos de cólera e desonra, vasos nos quais não há prazer.
Isso pode ser aplicado a todo o povo fiel de Deus e à distinção que ele fará entre eles e os demais no grande dia. Repare: [1.] Os santos são joias de Deus. Ele os estima muito e os tem como preciosos; são belos com a beleza que ele lhes concede, e ele se agrada em gloriar-se neles. São um diadema real em sua mão, Isaías 62:3.
Ele os considera seus bens próprios, seus bens escolhidos, seu tesouro guardado em seu cofre e os objetos que adornam seu aposento particular, Salmos 135:4. O resto do mundo não passa de entulho em comparação com eles. [2.] Virá um dia em que Deus reunirá suas joias.
Elas serão retiradas da sujeira em que agora são lançadas e reunidas de todos os lugares por onde estão espalhadas. Ele enviará seus anjos para reunir seus eleitos, suas joias, dos quatro ventos do céu (Mateus 24:31), para recolhê-las à sua casa de joias, como se recolhe ao celeiro o trigo de vários campos.
Todos os santos serão então reunidos a Cristo; ninguém além dos santos, e santos aperfeiçoados. Então as joias de Deus formarão um conjunto, como pedras numa coroa e estrelas numa constelação. [3.] Os que agora reconhecem Deus como seu, ele então reconhecerá como seus e confessará publicamente diante dos anjos e dos homens:
“Serão meus; sua santificação será completada, e assim pertencerão perfeita e inteiramente a mim, sem que lhes reste nenhum interesse pelo mundo ou pela carne.” Sua relação com Deus e o direito que ele tem sobre eles serão reconhecidos. Deus os separará dos que não lhe pertencem e lhes dará uma parte entre os que são dele.
Pois a estes se dirá: “Vinde, benditos de meu Pai, herdai o reino preparado para vós.” Às vezes tinham dúvida se pertenciam a Deus ou não; então a questão ficará esclarecida. O próprio Deus lhes dirá: “Vocês são meus.” Agora sua relação com Deus é motivo de censura, mas então será motivo de glória; o próprio Deus se gloriará nela.
(4.) Ele lhes promete participação em sua graça agora: “Eu os pouparei, como um homem poupa o próprio filho que o serve.” Deus prometera reconhecê-los como seus e acolhê-los junto de si. Mas poderiam desanimar ao pensar que o tinham ofendido e que ele poderia, com justiça, deixar de reconhecê-los e rejeitá-los.
Quanto a isso, Deus diz: “Eu os pouparei; não os tratarei como merecem. Eu me alegrarei com eles” (assim interpretam alguns), “como o noivo com sua noiva”, Isaías 62:5; Sofonias 3:17. Mas a palavra geralmente significa poupar com comiseração e compaixão, como um pai se compadece de seus filhos, Salmos 103:13.
Repare: [1.] Temos o dever de servir a Deus com disposição de filhos. Devemos ser seus filhos, participar da natureza divina por meio de um novo nascimento, anuir à aliança de adoção e receber o espírito de adoção. E devemos ser seus servos: Deus não quer que seus filhos sejam criados na ociosidade.
Eles precisam servi-lo e fazê-lo por amor, com alegria e prazer, como quem nisso serve também ao próprio interesse verdadeiro. É assim que um filho serve ao pai, Filipenses 2:22. [2.] Se servirmos a Deus com disposição de filhos, ele nos poupará com a ternura e a compaixão de um Pai.
Até os filhos de Deus que o servem precisam da misericórdia que poupa, a misericórdia à qual devemos o fato de não sermos consumidos e que nos mantém longe do inferno. Neemias havia feito muito bem; no entanto, sabia que não há justo na terra que faça o bem sem pecar e que todo pecado merece a cólera de Deus.
Por isso orou ao Senhor: “Poupa-me segundo a grandeza da tua misericórdia”; veja Neemias 13:22. E Deus, como Pai, lhes mostrará essa misericórdia. Não levará ao extremo o exame de nossas faltas; antes, considerará da melhor maneira possível a nós e aos nossos pobres atos de serviço.
Ele atenuará as aflições pelas quais seus filhos passam e os salvará da ruína que merecem. Um pai continua a poupar o filho e o faz com satisfação, porque o filho é seu. Assim Deus poupará os penitentes humildes que lhe apresentam seus pedidos, como um homem poupa o filho que o serve, embora lhe prestemos tão pouco serviço; mais que isso, embora lhe causemos tamanho desserviço.
- Como assim se distinguirão dos filhos deste mundo (v. 18): “Então voltareis e discernireis entre o justo e o perverso, entre pecadores e santos, entre os que servem a Deus e cumprem conscienciosamente seu dever para com ele e os que não o servem, mas desprezam seu serviço.”
“Vocês, que agora falam contra Deus como se ele não fizesse distinção entre bons e maus e por isso dizem: É inútil servi-lo (v. 14), serão levados a enxergar seu erro.”
“Vocês, que gostariam de falar a favor de Deus, mas não sabem o que dizer diante da aparente igualdade de destino entre justos e perversos e de que tudo parece acontecer igualmente a todos, verão então a questão sob sua verdadeira luz e, para sua satisfação eterna, distinguirão o justo do perverso.”
“Então voltarão, isto é, mudarão de opinião e chegarão ao entendimento correto da questão.”
Isso diz respeito, em primeiro lugar, à diferença visível que a providência divina fez entre os judeus crentes e os que persistiram na incredulidade, quando os romanos destruíram Jerusalém e a igreja e a nação judaicas. Mas seu cumprimento pleno virá na segunda vinda de Jesus Cristo e naquele grande dia de separação, quando será fácil distinguir entre o justo e o perverso.
Repare: (1.) Todos os filhos dos homens são justos ou perversos, servem a Deus ou não o servem. Essa é a divisão da humanidade que durará para sempre e determinará seu estado eterno: todos caminham para o céu ou para o inferno.
(2.) Neste mundo, muitas vezes é difícil distinguir entre justos e perversos. Estão misturados como peixes bons e ruins na mesma rede. Os justos são tão sujeitos a falhas, e os perversos tão disfarçados, que muitas vezes nos enganamos ao julgar uns e outros.
Há muitos que julgamos servir a Deus, mas, como seu coração não é reto para com ele, se descobrirá que não são servos dele. Por outro lado, muitos serão reconhecidos como servos fiéis que, por não nos acompanharem, julgávamos não servir a Deus.
Mas a maior dificuldade aqui era que a providência divina parecia não fazer diferença entre justos e perversos. Não se identificavam os perversos pelo rosto fechado de Deus para eles, pois em geral prosperavam no mundo; nem os justos por seu sorriso, pois enfrentavam com os outros a mesma calamidade comum.
Agora ninguém conhece o amor ou o ódio de Deus por tudo o que está diante de si, Eclesiastes 9:1. (3.) Diante do tribunal de Cristo, no juízo final, será fácil distinguir entre justos e perversos. Então o caráter de cada pessoa estará completo e será revelado por completo; cada qual aparecerá com suas verdadeiras cores, sem disfarces.
Os pecados de alguns, de fato, vêm antes deles, e já podemos perceber quem é perverso; os de outros vêm depois. No grande dia, porém, veremos quem era justo e quem era perverso. Também a condição de cada pessoa estará completa e decidida para sempre: os justos serão perfeitamente felizes, e os perversos perfeitamente miseráveis, sem mistura nem atenuante.
Quando todos os justos estiverem à direita de Cristo e forem convidados a vir para receber uma bênção, e todos os perversos estiverem à sua esquerda e receberem a ordem de partir com uma maldição, será fácil distingui-los. Quanto a nós, portanto, devemos pensar em qual grupo teremos nossa parte; quanto aos outros, não devemos julgar nada antes do tempo.