Matthew Henry

Malaquias 4

Argumento

Recebemos aqui instruções apropriadas (muito apropriadas para encerrar o cânon do Antigo Testamento): I. A respeito do estado de recompensa e retribuição que está diante de nós, da miséria dos ímpios e da felicidade dos justos nesse estado, vv. 1-3.

Isso nos é apresentado sob uma profecia da destruição de Jerusalém e dos judeus incrédulos com ela, e das consolações e dos triunfos daqueles entre eles que receberam o evangelho.

II. A respeito do estado de prova e preparação em que estamos agora, no qual somos orientados a atentar para a revelação divina e a segui-la; eles deviam então permanecer fiéis à lei de Moisés (v. 4) e esperar uma revelação ulterior da vontade de Deus por meio do profeta Elias, isto é, por meio de João Batista, o precursor do Messias, v. 5, 6.

O último capítulo do Novo Testamento tem propósito muito semelhante: põe diante de nós o céu e o inferno no outro mundo e nos obriga a permanecer fiéis à palavra de Deus neste mundo.

Versículos 1 a 3

Predições Evangélicas. (a.C. 400.)

O grande e terrível dia do Senhor é aqui profetizado. Como a coluna de nuvem e fogo, ele terá um lado escuro voltado para os egípcios que lutam contra Deus e um lado luminoso voltado para os israelitas fiéis que o seguem: “O dia vem”, isto é, o Senhor vem, o dia do Senhor.

Refere-se tanto à primeira como à segunda vinda de Jesus Cristo; o dia de ambas foi determinado e corresponderia à descrição que aqui se faz dele.

I. Em ambas, Cristo é um fogo consumidor para os que se rebelam contra ele. O dia da sua vinda arderá como um forno; será um dia de cólera, de indignação ardente. Isso foi predito a respeito do Messias, Salmos 21:8-9: a mão dele achará todos os seus inimigos e os tornará como um forno de fogo no tempo da sua ira.

Será um dia de terror e destruição como o incêndio de uma cidade ou, antes, de uma floresta, cujas árvores estão murchas e secas, pois a alusão parece ser a isso.

Assim diz Isaías 10:17, 18: A luz de Israel será por fogo, e o seu Santo por chama, e consumirá a glória da sua floresta e do seu campo frutífero. Observe aqui:

  1. Quem servirá de combustível a esse fogo: todos os orgulhosos de coração, cujas palavras foram duras contra Deus, e cujo pescoço é rígido e pouco disposto a ceder ao jugo dos seus mandamentos. São todos os que, no orgulho do seu semblante, não buscam a Deus nem se submetem à graça e ao governo de Jesus Cristo, todos os que dizem com orgulho que não querem que Cristo reine sobre eles.

Também todos os que praticam a iniquidade nos seus afetos e na sua conduta, que persistem deliberadamente no pecado, desprezando e contrariando a lei de Deus. São os que praticam a iniquidade contra a aliança, como outro profeta havia expresso pouco antes, Daniel 11:32.

Deus, que conhece perfeitamente o caráter de cada pessoa, sabe quem são os orgulhosos; e, conhecendo os atos de cada um, sabe quem são os que praticam a iniquidade.

Eles serão como restolho para esse fogo; serão consumidos por ele, consumidos facilmente e por completo. E devem inteiramente a si mesmos esse destino, pois fazem de si mesmos restolho, isto é, matéria combustível para esse fogo.

Se não fossem restolho, ele não os queimaria; pois o fogo será para cada pessoa conforme ela e as suas obras forem achadas. Se forem madeira, feno e restolho, serão consumidas; mas, se forem ouro, prata e pedras preciosas, resistirão ao fogo e por ele serão purificadas, 1 Coríntios 3:13-15.

Os que, por sua incredulidade, se opõem a Cristo põem-se, com isso, como sarças e espinhos diante de um fogo devorador, Isaías 27:4, 5.

  1. Qual será a força e qual o resultado desse fogo: “O dia que vem os queimará”, tanto os aterrorizará como os arruinará, e não lhes deixará “nem raiz nem ramo”, nem filho nem sobrinho (assim diz a paráfrase caldaica). Nem eles nem a sua posteridade serão poupados; serão inteiramente arrancados e exterminados. Quem conhece o poder da ira de Deus?

Os orgulhosos e os que praticam a iniquidade não a temerão, mas serão levados a senti-la. Onde estão agora os que chamavam felizes os orgulhosos, quando estes são feitos tão completamente miseráveis? Não resta ramo algum da sua felicidade para desfrutarem agora, nem raiz alguma da qual ela possa brotar de novo. Ora, isso se cumpriu:

(1.) Quando Cristo, em sua doutrina, anunciou terror e condenação aos fariseus orgulhosos e aos outros judeus que praticavam a iniquidade; quando lançou sobre a terra aquele fogo que queimou a palha das tradições dos anciãos e das interpretações corruptas que haviam acrescentado à lei de Deus.

(2.) Quando Jerusalém foi destruída pelos romanos e a nação dos judeus, enquanto nação, foi inteiramente apagada de debaixo do céu, sem que lhes restasse raiz nem ramo. Isso parece ser o principal sentido aqui; nosso Salvador diz que aqueles seriam os dias da vingança, quando se cumpriria tudo o que fora escrito a esse respeito, Lucas 21:22.

Então os judeus incrédulos eram como restolho para o fogo devorador dos juízos de Deus, que se juntaram sobre eles como as águias ao redor do cadáver.

(3.) Aplica-se certamente, e deve ser aplicado, ao dia do juízo, ao juízo particular na morte (alguns dos doutores judeus o relacionam ao castigo que sobrevém às almas dos ímpios assim que deixam o corpo), mas especialmente ao juízo geral, no fim dos tempos, quando Cristo será revelado em fogo flamejante para executar o juízo sobre os orgulhosos e todos os que praticam a iniquidade.

O mundo inteiro arderá então como um forno, e todos os filhos deste mundo, que nele põem o coração e nele escolhem a sua porção, serão arruinados com ele; e o fogo então aceso jamais se apagará.

II. Em ambas, Cristo é uma luz que alegra os que o servem fielmente, os que temem o seu nome e lhe dão a glória devida a ele (v. 2), os que reverenciam esse seu nome, que os ímpios profanam e pisam. Aqui estão reservadas misericórdia e consolação para todos os que temem o Senhor e pensam no seu nome. Observe:

  1. De onde lhes virão essa misericórdia e essa consolação: “Para vós que temeis o meu nome nascerá o Sol da justiça, trazendo cura em suas asas”. O dia que vem será tempestuoso para os ímpios: um dia em que Deus fará chover sobre eles fogo e enxofre e uma tempestade horrível, como fez com Sodoma (Salmos 11:6); um dia de nuvens e densas trevas (Amós 5:18, 20).

Mas para os que temem a Deus será um dia belo e luminoso, tão revigorante como o nascer do sol para a terra. Menciona-se especialmente que o sol nasceu sobre Zoar quando ela foi misericordiosamente distinguida das cidades da planície, consumidas pelo fogo; veja Gênesis 19:23. Assim se fala de consolação aos que temem a Deus.

Quando o coração dos outros desfalecer de medo, que eles levantem a cabeça de alegria, pois se aproxima a sua redenção, Lucas 21:28.

Mas, pelo Sol da justiça, certamente devemos entender aqui Jesus Cristo. No dia da destruição geral dos judeus, ele se encarregaria de impedir que o remanescente crente perecesse com os demais e de consolá-lo naquele dia de aflição e perplexidade com suas consolações.

Ele orientou os que estavam na Judeia a fugir para os montes (Mateus 24:16); eles o fizeram e ficaram todos seguros e tranquilos em Pela. Mas a expressão deve ser aplicada de maneira mais ampla:

(1.) À vinda de Cristo em carne para buscar e salvar os que estavam perdidos; então o Sol da justiça nasceu sobre este mundo escuro. Cristo é a luz do mundo, a verdadeira luz, a grande luz que faz o dia e governa o dia (João 8:12), como o sol. Ele é a luz dos homens (João 1:4); é para a alma humana o que o sol é para o mundo visível, que sem ele seria uma masmorra.

Assim a humanidade seria a própria escuridão sem a luz da glória de Deus brilhando na face de Cristo. Cristo é o Sol que tem luz em si mesmo e é a fonte da luz (Salmos 19:4-6); ele é o Sol da justiça, pois é, ele próprio, um Salvador justo. A justiça é tanto a luz quanto o calor desse Sol; assim é a palavra da sua justiça: guia, instrui e vivifica. Assim é também a justiça eterna que ele trouxe.

Deus o fez justiça para nós; ele é o Senhor, justiça nossa, e por isso é apropriadamente chamado de Sol da justiça. Por meio dele somos justificados e santificados e, assim, levados a ver a luz. Esse Sol da justiça, na plenitude dos tempos, nasceu sobre o mundo, e com ele a luz veio ao mundo (João 3:19), uma grande luz, Mateus 4:16.

Nele a aurora do alto nos visitou, para iluminar os que se assentam nas trevas, Lucas 1:78, 79. Justiça às vezes significa misericórdia ou benignidade, e foi em Cristo que a terna misericórdia do nosso Deus nos visitou.

(2.) A expressão aplica-se às graças e consolações do Espírito Santo, trazidas à alma humana. Grotius a entende como a dádiva, por Cristo, do Espírito aos que lhe pertencem, para brilhar no coração deles e ser-lhes consolador, sol e escudo.

Os que são possuídos e governados por um santo temor de Deus e pela reverência à sua majestade terão também o seu amor derramado no coração pelo Espírito Santo. Então se poderá dizer que o sol nasce ali, trazendo consigo tanto um dia agradável quanto uma primavera frutífera.

(3.) A segunda vinda de Cristo será um nascer do sol glorioso e bem-vindo a todos os que temem o seu nome. Será aquela manhã da ressurreição em que os retos terão domínio, Salmos 49:14. O dia que arderá como um forno para os ímpios será luminoso como a manhã para os justos; é por ele que esperam, mais do que os que esperam pela manhã.

  1. O que essa misericórdia e essa consolação lhes trarão: ele nascerá trazendo cura debaixo das suas asas, ou nos seus raios ou feixes de luz, que são como as asas do sol. Cristo veio, como o sol, para trazer não apenas luz a um mundo escuro, mas saúde a um mundo enfermo e adoecido.

Os judeus (diz o doutor Pocock) têm um dito proverbial: “Quando o sol nasce, as enfermidades diminuem”; as flores que murcharam e perderam o vigor durante toda a noite revivem de manhã.

Cristo veio ao mundo para ser o grande médico, sim, e ainda: também o grande remédio, tanto o bálsamo de Gileade quanto o médico que ali está. Quando esteve na terra, percorreu o mundo como o sol no seu circuito, fazendo esse bem: curou toda espécie de enfermidades e doenças entre o povo; curou em grande escala, como faz o sol.

“Ele nascerá trazendo cura nas orlas de suas vestes”; assim alguns leem a passagem e a aplicam à história da mulher que tocou a orla da sua roupa e, com isso, foi curada, e de como ele percebeu que dele saíra poder, Marcos 5:28-30.

Mas a cura que ele trouxe às doenças do corpo era uma amostra do seu grande desígnio ao vir ao mundo: curar as doenças da alma humana e pô-la num bom estado de saúde, para que as pessoas possam servir e desfrutar tanto de Deus como de si mesmas.

  1. Que bom efeito isso terá sobre eles:

(1.) Isso os tornará vigorosos em si mesmos: “Saireis, como saem os que foram curados e voltam às suas ocupações”. As almas sairão do corpo na morte, e os corpos sairão do sepulcro na ressurreição, como prisioneiros saem das masmorras; tanto as almas quanto os corpos verão a luz e receberão a liberdade.

“Saireis como plantas da terra, quando o sol voltar na primavera”. Alguns entendem isso como a saída dos cristãos de Jerusalém e a fuga pela qual escaparam da sua destruição.

Assim também as almas sobre as quais nasce o Sol da justiça saem do mundo, saem de Babilônia, como aqueles que de fato foram libertados. “Também crescereis; restituídos à saúde e à liberdade, aumentareis em conhecimento, graça e força espiritual”.

As almas sobre as quais nasce o Sol da justiça crescem em direção ao homem perfeito; os que pela graça de Deus se tornam sábios e bons, pela mesma graça se tornam mais sábios e melhores.

O caminho deles, como o do sol nascente, brilha cada vez mais até o dia perfeito, Provérbios 4:18. Seu crescimento é comparado ao dos bezerros do estábulo: crescimento rápido, forte e útil.

“Crescereis, não como a flor do campo, que é frágil, fraca, de pouca utilidade e murcha logo depois de crescer, mas como os bezerros do estábulo”; estes, conforme explica um dos rabinos, crescem em carne e gordura, com as quais são abastecidos tanto os altares de Deus como as mesas dos homens.

Assim, o crescimento dos santos, sobre os quais nasce o Sol da justiça, honra tanto a Deus quanto aos homens. Alguns leem, em lugar de “Crescereis”, “Vós vos movereis” ou “saltareis de alegria”; serão tão brincalhões quanto os bezerros do estábulo quando soltos no campo aberto.

Isso expressa a alegria dos santos, que se alegram em Cristo Jesus; saltarão até de alegria, pois são sempre levados a triunfar.

(2.) Isso os fará vitoriosos sobre os seus inimigos (v. 3): “Pisareis os ímpios”. Houve um tempo em que os ímpios os pisavam e diziam às suas almas: “Curva-te, para que passemos por cima”; mas virá o dia em que eles pisarão os ímpios.

Feitos escabelo de Cristo, os ímpios são feitos escabelo deles também (Salmos 110:1), e vêm adorar diante dos pés da igreja, Apocalipse 3:9. O mais velho servirá ao mais novo.

Quando os crentes, pela fé, vencem o mundo, quando reprimem os seus próprios apetites e paixões corruptos, quando o Deus de paz esmaga Satanás debaixo dos pés deles, então pisam os ímpios.

Quando chegou a vez de os cristãos triunfarem sobre os judeus que os haviam insultado, então se cumpriu esta promessa: “Eles serão cinzas debaixo das plantas dos vossos pés”. Não serão apenas pisados, mas reduzidos a pó. Quando o dia que vem os houver queimado, serão pisados como cinzas.

Quando os justos ressurgirem para a vida eterna, os ímpios ressurgirão para o desprezo eterno. E, embora não triunfem sobre eles, triunfarão no Deus cuja justiça é glorificada na destruição deles. Diz-se que aos santos na glória é dado poder sobre as nações, para as governarem com vara de ferro, Apocalipse 2:26, 27.

Vocês farão isso no dia em que eu fizer isso. Repare: todos os triunfos dos santos se devem às vitórias de Deus; não são eles que fazem isso, mas Deus, que o faz em favor deles e diz: “Vinde, ponde os pés sobre o pescoço destes reis”.

Alguns leem: “No dia que eu faço ou farei, o grande dia que tornarei notável, do qual direis com alegria: Este é o dia que o Senhor fez”. O dia da destruição de Jerusalém é chamado de grande e notável dia do Senhor (Atos 2:20). Nosso Salvador, ao predizer essa destruição, usou expressões que, como estas, também poderiam ser aplicadas ao fim do mundo e ao juízo final.

Pois foi uma revelação tão terrível da cólera de Deus vinda do céu e causou na terra uma cena de horror tal que podia servir apropriadamente como figura daquela transação gloriosa que será a saída dos dias do tempo e a entrada nos dias da eternidade.

Pelo cumprimento dessas profecias na ruína da nação judaica, nossa fé deve ser confirmada nas garantias que Cristo nos deu a respeito da dissolução de todas as coisas.

“Certamente venho depressa”; assim diz Cristo, o Senhor dos Exércitos, a quem foi confiado todo o poder no céu e na terra.

Versículos 4 a 6

Predições Evangélicas. (a.C. 400.)

Isso sem dúvida se destina a ser uma conclusão solene, não só desta profecia, mas do cânon do Antigo Testamento. Informa claramente que eles não deveriam esperar mais declarações nem escritos por inspiração divina, nem mais ditames do Espírito de profecia, até o começo do evangelho do Messias.

Isso exclui os livros apócrifos como parte das Sagradas Escrituras; por isso os judeus nunca os receberam.

Agora que a profecia cessa e está prestes a ser selada, duas coisas são exigidas do povo de Deus que vivia naquele tempo:

I. Devem manter uma veneração obediente à lei de Moisés (v. 4): “Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo”, e observem-na, isto é, aquela lei que ordenei a ele em Horebe, a lei de fogo destinada a todo o Israel, com os estatutos e juízos. Não era só a lei dos dez mandamentos, mas todas as outras determinações cerimoniais e judiciais dadas naquele tempo e lugar. Observe aqui:

  1. A menção honrosa que, em Malaquias, o último escritor do Antigo Testamento, se faz de Moisés, o primeiro escritor. Deus, por meio dele, o chama “Moisés, meu servo”, pois os justos serão lembrados para sempre.

Veja como os escritores das Escrituras, embora vivessem em épocas muito distantes entre si (houve mais de 1.200 anos de Moisés a Malaquias), concordavam todos na mesma coisa e se apoiavam mutuamente, movidos e guiados pelo mesmo Espírito.

  1. A menção honrosa que se faz da lei de Moisés: foi o próprio Deus quem a ordenou; ele a reconhece como sua lei e a ordenou para todo o Israel como lei civil do seu reino. Assim Deus engrandecerá a sua lei e a tornará honrosa. Repare: devemos guardar a lei porque Deus a ordenou e a ordenou para nós, pois somos o Israel espiritual.

Se esperamos o benefício da aliança com Israel (Hebreus 8:10), devemos observar os mandamentos dados a Israel, aqueles que se destinavam a ter vigência perpétua.

  1. O resumo do nosso dever com respeito à lei: devemos lembrar-nos dela. O esquecimento da lei está na raiz de todas as nossas transgressões contra ela; se dela nos lembrássemos devidamente, não poderíamos deixar de nos conformar a ela.

Devemos lembrar-nos dela quando temos ocasião de usá-la, lembrando tanto os próprios mandamentos quanto as sanções que os reforçam. A função da consciência é mandar-nos lembrar da lei. Mas por que essa ordem de lembrar a lei de Moisés aparece aqui?

(1.) Esse profeta os havia censurado por muitas corrupções e irregularidades graves, tanto no culto como na conduta. Agora, para reformar e corrigir o que estava errado, ele só lhes ordena que se lembrem da lei de Moisés: “Permanecei fiéis a essa regra e fareis tudo o que deveis fazer”. Ele não lhes imporá outro encargo além do que receberam; apeguem-se a isso, Apocalipse 2:24, 25.

Repare: as igrejas corrompidas devem ser reformadas pela palavra escrita e reconduzidas à ordem por serem reconduzidas ao padrão da lei e do testemunho; veja 1 Coríntios 11:23.

(2.) A igreja desfrutara por muito tempo do benefício dos profetas, mensageiros extraordinários de Deus, e agora tinha um livro completo das profecias reunidas.

Mas não devia pensar que, por isso, a lei de Moisés havia sido substituída e se tornara como um almanaque ultrapassado, como se agora ela houvesse subido a uma classe mais elevada e pudesse esquecer a lei. Não: os profetas apenas confirmam e aplicam a lei e insistem em que ela seja observada; portanto, ainda devem lembrar-se da lei.

Repare: mesmo depois de fazermos progressos consideráveis no conhecimento, devemos conservar os primeiros princípios da religião prática e decidir permanecer neles. Os que estudam os escritos dos profetas e o Apocalipse devem ainda lembrar-se da lei de Moisés e dos quatro evangelhos.

(3.) A profecia agora cessaria na igreja por alguns séculos, e o Espírito de profecia não retornaria até o começo do evangelho. Agora eles são instruídos a lembrar-se da lei de Moisés: que vivam segundo as regras dela e se sustentem nas suas promessas. Repare: não precisamos lamentar a falta de visões e revelações enquanto tivermos a palavra escrita e o cânon completo das Escrituras como guia.

Pois ela é a palavra profética mais segura e a pedra de toque pela qual devemos provar os espíritos. Embora não tenhamos profetas, ainda assim, enquanto tivermos Bíblias poderemos manter nossa comunhão com Deus e permanecer no seu caminho.

(4.) Eles deviam esperar a vinda do Messias, a pregação do seu evangelho e o estabelecimento do seu reino. Nessa expectativa, deviam lembrar-se da lei de Moisés e viver em obediência a ela; então poderiam esperar as consolações que o Messias traria aos dispostos e obedientes.

Que observem a lei de Moisés e vivam conforme a luz que ela lhes deu; então poderão esperar o benefício do evangelho de Cristo. Pois ao que tem, e usa bem o que tem, mais será dado, e ele terá em abundância.

II. Devem manter uma expectativa crente do evangelho de Cristo e buscar o seu início no aparecimento do profeta Elias (v. 5, 6): “Eis que vos envio o profeta Elias. Embora o Espírito de profecia cesse por algum tempo, e tenhais apenas a lei para consultar, ainda assim ele reviverá em alguém enviado no espírito e poder de Elias”, Lucas 1:17.

A lei e os profetas duraram até João (Lucas 16:16); continuaram a ser as únicas luzes da igreja até o aparecimento daquela estrela da manhã. Repare: assim como Deus nunca ficou sem testemunha no mundo, tampouco ficou sem testemunha na igreja; conforme surgia a necessidade, levou a luz da revelação divina cada vez mais adiante, até o dia perfeito.

Eles tinham agora Moisés e os profetas e podiam ouvi-los; mas Deus irá além: ele lhes enviará Elias. Observe:

  1. Quem é esse profeta que será enviado: é Elias. Os doutores judeus insistem em que seja o mesmo Elias que profetizou em Israel nos dias de Acabe, e que ele virá de novo como precursor do Messias. Outros, porém, dizem que não será a mesma pessoa, mas outra com o mesmo espírito.

Parece que tinham essas opiniões diferentes quando perguntaram a João: Você é Elias ou aquele profeta que deveria levar o nome dele?, João 1:19-21.

Mas nós, cristãos, sabemos muito bem que João Batista era o Elias que viria, Mateus 17:10-13. E Mateus 11:14 diz de modo bem expresso: “Este é Elias, que havia de vir”; e v. 10 diz que é o mesmo de quem está escrito: “Eis que envio o meu mensageiro”, Malaquias 3:1.

Elias era um homem de grande austeridade e mortificação, zeloso por Deus, ousado ao censurar o pecado e ativo em reconduzir um povo apóstata a Deus e ao seu dever. João Batista era animado pelo mesmo espírito e poder, e pregava arrependimento e reforma, como Elias fizera.

Todos o tinham por profeta, assim como tinham Elias em seus dias, e reconheciam que o seu batismo vinha do céu, não dos homens.

Repare: quando Deus tem uma obra semelhante à que precisou realizar antes, pode levantar homens semelhantes aos que levantou antes para realizá-la e pode pôr num João Batista o espírito de um Elias.

  1. Quando será enviado: antes do aparecimento do Messias. Como esse aparecimento foi o julgamento deste mundo e introduziu a ruína da igreja e da nação judaicas, é aqui chamado de vinda do grande e terrível dia do Senhor. João Batista lhes deu aviso claro disso ao lhes falar da cólera futura, daquela cólera extrema que se apressava contra eles, e lhes mostrar um meio de escapar dela.

Também os avisou quando lhes falou da pá na mão de Cristo, com a qual Cristo limparia inteiramente a sua eira; veja Mateus 3:7, 10, 12. O dia de Cristo, quando veio pela primeira vez, foi como será o dia da sua segunda vinda: embora seja um grande e alegre dia para os que o acolhem, ainda assim será grande e terrível para os que se opõem a ele.

João Batista foi enviado antes da vinda desse dia para avisar as pessoas, a fim de que se preparassem e saíssem ao seu encontro.

  1. Para que missão será enviado: Ele converterá o coração dos pais aos seus filhos, e o coração dos filhos aos seus pais. Isto é: “Será empregado nessa obra e procurará realizá-la; sua doutrina e seu batismo tenderão diretamente a esse fim e serão bem-sucedidos com muitos.”

“Será um instrumento nas mãos de Deus para converter muitos à justiça, ao Senhor, seu Deus, e assim preparar para ele um povo pronto”, Lucas 1:16, 17.

Repare: a conversão das almas a Deus e ao seu dever é a melhor preparação para o grande e terrível dia do Senhor. Promete-se a respeito de João:

(1.) Que dará outro rumo às coisas, resistindo corajosamente à forte torrente de pecado e impiedade que encontrou em pleno vigor entre os filhos do seu povo e que derrubava tudo à sua frente. Isso é chamado de sua vinda para restaurar todas as coisas (Mateus 17:11), para pô-las em ordem, de modo que voltem a correr no curso certo.

(2.) Que pregará uma doutrina que alcançará o coração dos homens, exercerá influência sobre eles e operará neles uma mudança. A palavra de Deus em sua boca será viva e poderosa, discernindo os pensamentos e intenções do coração. Muitos tiveram a consciência despertada pelo seu ministério, embora não fossem inteiramente transformados; tanto espírito e poder havia nele.

(3.) Que converterá o coração dos pais com os filhos, e o dos filhos com os pais (pois assim alguns leem a passagem), a Deus e ao seu dever. Chamará jovens e idosos ao arrependimento e não trabalhará em vão, pois muitos pais, que estão partindo, e muitos filhos, que estão crescendo, serão alcançados pelo seu ministério.

(4.) Que, assim, será um instrumento para reviver e confirmar o amor e a união entre parentes. Ele os aproximará e os unirá mais firmemente uns aos outros ao aproximá-los e uni-los a seu Deus. Preparará o caminho para aquele reino dos céus que fará todos os seus súditos fiéis serem de um coração e uma alma (Atos 4:32), um reino de amor que abaterá todas as inimizades.

  1. Com que propósito será enviado nessa missão: “Para que eu não venha e fira a terra”, isto é, a terra de Israel, o corpo da nação judaica (que era da terra, terreno), “com maldição”. Por sua impiedade e por persistirem nela sem arrependimento, eles se expuseram à maldição de Deus, que é uma separação para todo mal.

Deus estava pronto a feri-los com essa maldição, a trazer-lhes ruína completa, a golpeá-los em cheio, a matá-los com ela.

Mas ainda os provará mais uma vez, para ver se se arrependerão e voltarão, impedindo assim a maldição. Por isso envia João Batista para lhes pregar arrependimento, a fim de que a conversão deles impeça a sua ruína; tão pouco quer Deus que alguém pereça e tão disposto está a desviar deles a sua ira.

Se todos se tivessem arrependido e se reformado, seu arrependimento teria produzido esse efeito desejado.

Mas, como em geral rejeitaram o conselho de Deus no batismo de João, isso acabou por prejudicá-los (Lucas 7:30), e a sua terra foi ferida com a maldição sob a qual ela e eles permanecem até hoje. Repare: os que não se voltam para aquele que os fere com uma vara, com uma cruz, devem esperar ser feridos com uma espada, com uma maldição, Isaías 9:13.

O machado já está posto à raiz da árvore, diz João Batista, e ela está prestes a ser golpeada, derrubada, sob maldição; portanto, produzam frutos dignos de arrependimento. Alguns observam que a última palavra do Antigo Testamento é uma maldição que ameaça a terra (Zacarias 5:3). Devemos tomar consciência de que a merecemos, para podermos acolher Cristo, que vem com uma bênção.

É com uma bênção, com a mais preciosa das bênçãos, que termina o Novo Testamento. Com ela nos armemos, ou melhor, que Deus nos arme, contra essa maldição. “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos nós. Amém.”


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra