Malaquias 2
Argumento
Há duas grandes instituições que a sabedoria divina estabeleceu. Neste capítulo, lamenta-se e censura-se severamente a deplorável profanação de ambas.
I. A instituição do ministério, própria da igreja e destinada a mantê-la e preservá-la. Ela foi profanada pelos que receberam a honra desse ministério e a incumbência de seus deveres. Os sacerdotes profanaram as coisas santas de Deus. Aqui são acusados disso, seu pecado é agravado e eles são severamente ameaçados por ele, vv. 1-9.
II. A instituição do casamento, comum a toda a humanidade e estabelecida para mantê-la e preservá-la. Foi profanada tanto pelos sacerdotes quanto pelo povo: ao se casarem com estrangeiras (v. 11, 12), tratarem suas esposas sem bondade (v. 13), repudiarem-nas (v. 16) e, em tudo isso, agirem traiçoeiramente, v. 10, 14, 15.
Na raiz dessa e de outras manifestações de profanação e puro ateísmo estava a ideia de que Deus era inteiramente como eles próprios. Na prática, isso equivalia a dizer: “Não há Deus”, v. 17. Essas censuras dirigidas a eles são avisos para nós.
O Ofício do Sacerdócio; Acusação contra os Sacerdotes; Os Sacerdotes Censurados e Ameaçados. (a.C. 400.)
Versículos 1 a 9
O que se disse no capítulo anterior foi dirigido aos sacerdotes (Malaquias 1:6): Assim diz o Senhor dos Exércitos a vocês, ó sacerdotes que desprezam meu nome. Mas eles eram culpados dos delitos ali imputados a eles como sacrificadores. Quanto a isso, poderiam achar que lhes servia de desculpa oferecerem o que o povo trazia.
Assim, se as ofertas não eram tão boas quanto deveriam, a culpa seria do povo, não deles. Por isso, as corrupções ali denunciadas são agora seguidas até sua fonte e origem: as faltas que os sacerdotes cometiam como mestres do povo e expositores da lei e dos oráculos vivos.
Essa parte de seu ofício ainda permanece nas mãos dos ministros do evangelho, designados pastores e mestres como os sacerdotes sob a lei, embora, diferentemente deles, não sejam sacrificadores. Por isso, devem dar atenção especial à advertência aqui apresentada.
Se os sacerdotes tivessem dado melhores instruções ao povo, este teria trazido melhores ofertas. Portanto, a culpa volta aos sacerdotes: “E agora, ó sacerdotes, este mandamento é exclusivamente para vós (v. 1), que deveríeis ter ensinado ao povo o bom conhecimento do Senhor e como adorá-lo corretamente”.
Repare: os governantes das igrejas estão sob o governo de Deus e terão de prestar contas a ele. Até para aqueles que mandam, Deus tem mandamentos. Ou melhor: Vocês saberão que enviei esses mandamentos para vocês (v. 4). Deveriam sabê-lo de uma ou de outra maneira:
- Pelo poder do Espírito, que age junto com a palavra para convencê-los e reformá-los: “Conhecereis a origem dela por sua eficácia, de onde ela vem pelo que ela faz”. Quando a palavra de Deus dirigida a nós produz e leva adiante a obra de Deus em nós, não podemos deixar de saber que ele a enviou a nós.
Sabemos então que ela não é palavra de Malaquias, mensageiro de Deus, mas, de fato, palavra de Deus. E foi enviada não apenas a todos em geral, mas a nós em particular.
Ou, 2. Pelo cumprimento das ameaças anunciadas contra eles: “Sabereis, à vossa custa, que enviei este mandamento para vós e que ele não voltará vazio”.
Vejamos agora qual é este mandamento dirigido aos sacerdotes, que eles precisam saber que lhes foi enviado. Ponhamos em ordem os pormenores da acusação.
I. Temos aqui uma recapitulação da aliança que Deus fez com aquela tribo sagrada, que era a comissão para sua obra e o título de sua honra. O Senhor dos Exércitos lhes enviou um mandamento para estabelecer essa aliança (v. 4), pois se diz que sua aliança é a palavra que ele ordenou (Salmos 105:8).
Por meio do profeta, ele enviou agora esse mandamento para restabelecê-la, a fim de que não fosse interrompida pela persistência deles em violá-la. Saibam, pois, os filhos de Levi, sobretudo os de Arão, quanta honra Deus concedeu à sua família e quanta confiança depositou neles (v. 5): “A minha aliança com ele foi de vida e paz”.
Além da aliança especial feita com toda a casa de Israel, houve uma aliança de sacerdócio com uma família. Seus membros deveriam realizar os serviços do ofício sacerdotal e, sob essa condição, gozar de todos os seus privilégios.
Assim como Israel era uma nação especial, um reino de sacerdotes, a casa de Arão seria uma família de sacerdotes, separada para o serviço e a honra de Deus. Sustentaria o seu nome naquela nação, como a nação deveria sustentá-lo entre os povos. Em diferentes graus, ambos deveriam dar glória ao nome de Deus, v. 2.
Deus fez aliança com eles como seus servos domésticos: obrigou-os a realizar sua obra e prometeu reconhecê-los e aceitá-los nela. Ela se chama aliança de vida e paz porque se destinava a sustentar a religião, que traz vida e paz às almas humanas: vida aos mortos e paz aos aflitos.
Ou se chama assim porque essa aliança prometia vida e paz aos sacerdotes que cumprissem seu dever com fidelidade e consciência. Terão paz, que implica segurança contra todo mal, e vida, que reúne em si todo bem.
O que se diz aqui da aliança do sacerdócio também é verdadeiro acerca da aliança da graça feita com todos os crentes, como sacerdotes espirituais. É uma aliança de vida e paz. Garante a todos os crentes vida e paz, paz eterna e vida eterna, toda felicidade tanto neste mundo quanto no vindouro.
Essa aliança foi feita com toda a tribo de Levi quando ela foi distinguida das demais tribos. Seus membros não foram contados com elas, mas tomados de seu meio e postos sobre o tabernáculo do testemunho (Números 1:49, 50). Em virtude dessa designação, Deus diz: “Os levitas serão meus” (Números 3:12).
Foi feita com Arão quando ele e seus filhos foram tomados para ministrar ao Senhor no ofício sacerdotal, Êxodo 28:1. Por isso, Arão é chamado “o santo do Senhor”, Salmos 106:16. Foi feita com Fineias e sua família, ramo da de Arão, em ocasião particular, Números 25:12, 13.
Ali, a aliança do sacerdócio é chamada, como aqui, aliança de paz, porque por meio dela a paz foi feita e mantida entre Deus e Israel. Deus deu a ele, a Levi, a Arão e a Fineias essas grandes bênçãos de vida e paz, contidas naquela aliança.
Prometeu vida e paz a eles e a seus descendentes e lhes confiou esses benefícios para uso e proveito do Israel de Deus. Receberam para poder dar, como o próprio Cristo fez, Salmos 68:18. Para explicar melhor essa aliança, observe:
- As razões em que ela se fundamentava: Foi pelo temor com que ele me temeu e se assombrou diante do meu nome. A tribo de Levi deu prova notável de seu santo temor de Deus e reverência por seu nome quando se ergueu com tanta coragem contra os adoradores do bezerro de ouro (Êxodo 32:26).
Por seu zelo nesse assunto, Deus lhes concedeu essa bênção e os convidou a se consagrarem a ele. Fineias também se mostrou zeloso no temor de Deus e de seus juízos quando, para deter a praga, traspassou Zinri e Cosbi, Salmos 106:30, 31.
Repare: somente os que temem o nome de Deus podem esperar o benefício da aliança de vida e paz. Os que dão provas de seu zelo por Deus serão, sem falta, recompensados com os gloriosos privilégios do sacerdócio cristão.
Alguns leem isso não como a razão da concessão, mas como sua condição: Eu as dei a ele, contanto que me temesse. Se Deus nos concede vida e paz, espera que o temamos.
- A confiança depositada nos sacerdotes por essa aliança, v. 7. Por ela, tornaram-se mensageiros do Senhor dos Exércitos, mensageiros daquela aliança de vida e paz. Não eram mediadores dela, apenas mensageiros ou embaixadores, encarregados de tratar dos termos da paz entre Deus e Israel.
Os sacerdotes eram a boca de Deus para o seu povo, da qual este devia receber instrução conforme os oráculos vivos. Foi a esse ofício que Levi foi elevado. Por seu zelo por Deus, não reconheceu seus irmãos nem conheceu seus próprios filhos; por isso, eles ensinarão a Jacó os juízos de Deus, Deuteronômio 33:9, 10.
Repare: é uma honra para os servos de Deus serem empregados como seus mensageiros e enviados em seus encargos. Os anjos recebem daí o seu nome. Ageu foi chamado mensageiro do Senhor. Sendo esse o ofício deles, observe:
(1.) Qual é o dever dos ministros: Os lábios dos sacerdotes devem guardar o conhecimento; não guardá-lo longe do povo, mas conservá-lo para o povo. Os ministros precisam ser homens de conhecimento. Como poderiam ensinar aos outros as coisas de Deus se eles mesmos não as conhecem ou não estão preparados para expô-las?
Devem guardar o conhecimento, prover-se dele e reter o que adquiriram, para serem como o bom dono de casa que tira de seu tesouro coisas novas e velhas. Não só a cabeça, mas também os lábios devem guardar o conhecimento. Não basta possuí-lo: devem tê-lo pronto, à mão, na ponta da língua, como dizemos, para comunicá-lo aos outros quando houver ocasião.
Assim, lemos sobre a sabedoria nos lábios daquele que tem entendimento, com a qual eles alimentam a muitos, Provérbios 10:13, 21.
(2.) Qual é o dever do povo: Da sua boca devem buscar a lei. Devem consultar os sacerdotes como mensageiros de Deus e não só ouvir a mensagem, mas fazer perguntas a respeito dela, para melhor compreendê-la e para prevenir e corrigir equívocos.
Todos nós precisamos conhecer plenamente a vontade do Senhor, de maneira clara e certa. Devemos desejar conhecê-la e, por isso, indagar a respeito dela: “Senhor, que queres que eu faça?” Devemos consultar não só a palavra escrita, “à lei e ao testemunho”, mas também recorrer aos mensageiros de Deus.
Devemos pedir a eles instrução e conselho nos assuntos de nossa alma, assim como procuramos médicos e advogados para questões do corpo e do patrimônio. Isso não significa que os ministros não devam apresentar a lei de Deus aos que não perguntam por ela nem desejam conhecê-la.
Devem instruir os que se opõem a si mesmos (2 Timóteo 2:25), bem como os que se apresentam. Mas é dever do povo procurá-los em busca de instrução: não apenas ouvir, mas fazer perguntas. “Guarda, que resta da noite?” Assim, “se quiserdes perguntar, perguntai”; veja Isaías 21:8, 11, 12.
O povo não deve buscar apenas consolo na boca de seus ministros; também deve buscar ali a lei. Pois, se nos acharmos no caminho do dever, descobriremos que ele é o caminho do consolo.
II. Temos aqui a lembrança da fidelidade e do zelo de muitos dos predecessores deles no ofício sacerdotal. Eles são mencionados para agravar o pecado daqueles que se afastaram de antepassados tão honrados e abandonaram exemplos tão ilustres.
Também justificam Deus ao retirar dos sacerdotes atuais os sinais de sua presença que concedera aos que permaneceram junto dele. Veja aqui (v. 6) como era bom o sacerdote piedoso, cujos passos deveriam ter seguido, e quanto bem ele fez, com a graça de Deus operando com ele.
- Veja como era bom. Estava pronto e era poderoso nas Escrituras: “A lei da verdade estava em sua boca”, para benefício dos que buscavam a lei em sua boca. Em todos os seus discursos aparecia, em maior ou menor medida, a lei da verdade. Tudo o que dizia estava sob o governo dessa lei, e por meio dela governava os outros.
Falava como quem tinha autoridade — cada palavra era uma lei — e como quem possuía tanto sabedoria quanto integridade. Era uma lei de verdade; e a verdade é lei, tem poder para mandar. É pela verdade que Cristo governa.
“A lei da verdade estava em sua boca”, porque suas respostas aos casos de consciência que lhe eram apresentados eram dignas de confiança; seu parecer tinha força de boa lei. “Não se achou iniquidade em seus lábios”. Ele não manejava enganosamente a palavra de Deus para agradar aos homens, atender a um interesse passageiro ou conquistar influência para si.
Antes, dizia a todos os que o consultavam o que a lei determinava, fosse agradável ou desagradável. Não declarava impuro o que era puro, nem puro o que era impuro, como explica um dos rabinos. Sua conduta também condizia com sua doutrina.
O próprio Deus lhe presta este testemunho honroso: “Andou comigo em paz e equidade”. Ele não achava suficiente falar de Deus; andava com ele. A disposição de sua mente e o curso de sua vida condiziam com sua doutrina e profissão.
Vivia em comunhão com Deus e fazia de agradá-lo seu cuidado e ocupação constantes. Vivia como um sacerdote escolhido para andar diante de Deus, 1 Samuel 2:30. Sua conduta era tranquila: era manso e gentil com todos, exemplo e promotor do amor.
Andava com Deus em paz; ele próprio era pacífico e grande promotor da paz. Sua conduta também era honesta: não fazia mal a ninguém e se preocupava, por consciência, em dar a cada um o que lhe era devido. “Andou comigo em equidade”, ou retidão.
Não devemos transgredir as regras da equidade em nome da paz; devemos preservá-la até onde a justiça permitir. A sabedoria do alto é primeiro pura, depois pacífica. Os ministros, mais que todos, precisam andar com Deus em paz e equidade para servirem de exemplo ao rebanho.
- Veja o bem que ele fez: cumpriu os fins para os quais foi elevado àquele ofício. “Desviou muitos da iniquidade”. Fez do bem sua ocupação, e Deus coroou seus esforços com êxito admirável. Ajudou a salvar da morte muitas almas, e há agora multidões no céu bendizendo a Deus por tê-lo conhecido.
Os ministros devem dedicar-se ao máximo à conversão dos pecadores. Mesmo entre os que têm o nome de israelitas há necessidade de conversão: muitos precisam ser desviados da iniquidade. Os ministros devem considerar uma honra e uma rica recompensa por seu trabalho se puderem ao menos servir de instrumento para isso.
Só Deus, por sua graça, pode desviar os homens da iniquidade. Ainda assim, diz-se aqui que um ministro piedoso e diligente os desviou da iniquidade, como cooperador de Deus e instrumento em suas mãos. Os que converterem muitos à justiça brilharão como as estrelas, Daniel 12:3.
Repare: somente os ministros que pregam sã doutrina e levam uma boa vida, ambas conforme a Escritura, têm probabilidade de desviar os homens da iniquidade. Como observa aqui um dos rabinos: “Quando o sacerdote é íntegro, muitos serão íntegros”.
III. Temos aqui uma grave acusação contra os sacerdotes da época, que violaram a aliança do sacerdócio e agiram diretamente contra as regras e os exemplos apresentados a eles. Vimos muitos pormenores de seus pecados no capítulo anterior.
Também vemos (Neemias 13) que, naquele tempo, muitas corrupções tinham penetrado na igreja dos judeus: casamentos mistos, admissão de estrangeiros na casa de Deus e profanação do sábado. Tudo isso se devia à negligência e à infidelidade dos sacerdotes. Aqui a acusação contra eles é formulada em termos gerais:
Que transgrediram a regra: “Vós vos desviastes do caminho” (v. 8), do bom caminho que Deus lhes prescrevera e pelo qual seus antepassados piedosos andaram antes deles. Vai mal um povo quando aqueles cujo ofício é guiá-lo no caminho se desviam dele: “Não guardastes os meus caminhos, nem vós mesmos permanecestes neles nem fizestes vossa parte para manter os outros neles” (v. 9).
Que traíram a confiança recebida: “Vós corrompestes a aliança de Levi, a violastes, contrariastes seus grandes propósitos e fizestes tudo o que podíeis para frustrá-los e derrotá-los. Exercestes vosso ofício como se ele se destinasse apenas a engordar-vos e engrandecer-vos, e não à glória de Deus e ao bem das almas humanas”.
Isso era corromper a aliança de Levi: perverter os fins do ofício e submetê-lo às coisas sensuais e mundanas sobre as quais ele deveria sempre exercer domínio. Assim, perderam o direito ao benefício daquela aliança e a corromperam para si próprios. Anularam-na e perderam a vida e a paz que ela lhes assegurava.
Não temos motivo para esperar que Deus cumpra sua parte da aliança se não nos preocuparmos, por consciência, em cumprir a nossa. Outro exemplo da traição dessa confiança foi que agiam com parcialidade na lei, v. 9.
Na lei que lhes fora dada, escolhiam a dedo quais deveres cumpririam. Fariam isto e deixariam de fazer aquilo, conforme lhes agradasse. É assim que agem os hipócritas, ao passo que os de coração reto para com Deus têm respeito por todos os seus mandamentos.
Ou, antes, a parcialidade estava na lei que deviam apresentar ao povo. Nela, conheciam rostos — assim diz a palavra —, isto é, favoreciam pessoas. Interpretavam e aplicavam a lei deliberadamente de modo errado, seja para contrariar aqueles contra os quais tinham ressentimento, seja para apoiar aqueles por quem tinham afeição.
Fechavam os olhos, em alguns, para pecados que censuravam severamente em outros, conforme seu interesse ou inclinação os conduzisse. Deus não favorece pessoas ao fazer sua lei nem o fará ao pedir contas pela violação dela. Não considera o rico mais que o pobre.
Portanto, seus sacerdotes e ministros o representam falsamente e o desonram muito quando favorecem pessoas na doutrina ou na disciplina. Veja 1 Timóteo 5:21.
- Que causaram grande dano às almas que deveriam ter ajudado a salvar: “Fizestes muitos tropeçar na lei”. Não só cair na lei, como diz a leitura à margem, ao serem ensinados e animados a transgredi-la pelo exemplo dos sacerdotes, mas tropeçar na lei ao adquirir preconceitos contra ela, como se a lei servisse ao pecado e o apoiasse.
Assim, Hofni e Fineias, por sua perversidade, fizeram com que os sacrifícios do Senhor fossem desprezados, 1 Samuel 2:17. Para muitos, a lei de Deus é pedra de tropeço, o evangelho de Cristo é cheiro de morte para morte e o próprio Cristo é pedra de escândalo.
Nada contribui mais para isso do que a vida viciosa dos que professam a religião, pela qual os homens são levados a dizer: “Tudo isso é uma brincadeira”. Isso é, propriamente, um escândalo, uma pedra de tropeço. Ninguém tem bom motivo para tropeçar assim, mas ai daqueles por meio dos quais vem esse escândalo.
- Que, quando eram repreendidos pela palavra e pela providência de Deus por causa disso, não queriam ouvir, isto é, não prestavam atenção nem levavam a sério. Não sentiam tristeza nem vergonha por seu pecado, nem eram tocados pelos sinais do desagrado de Deus sob os quais se encontravam.
O que ouvimos não nos faz bem algum se não o levarmos a sério e permitirmos que nos marque: “Não o levareis a sério, para dar glória ao meu nome”, pelo arrependimento e pela reforma. Devemos, pois, levar a sério as coisas de Deus para dar glória ao seu nome e louvá-lo em tudo e por tudo aquilo por meio de que se deu a conhecer.
É ruim que qualquer pessoa roube a honra de Deus, mas é pior ainda quando o fazem os ministros, cujo ofício e dever são sustentar o seu nome e dar-lhe a glória que lhe é devida.
IV. Temos aqui o registro dos juízos que Deus trouxe sobre esses sacerdotes por sua profanação e pela profanação das coisas santas.
- Perderam seu consolo (v. 2): “Já amaldiçoei as vossas bênçãos”. Não tinham o consolo de seu trabalho, isto é, a satisfação de fazer o bem. Quanto às bênçãos com que, como sacerdotes, abençoavam o povo, Deus estava tão longe de lhes dizer amém que as transformou em maldições, assim como transformara em bênçãos as maldições de Balaão.
Desse modo, nem o povo profano teria o favor de receber as bênçãos de Deus, nem aqueles sacerdotes profanos teriam a honra de conferi-las e transmiti-las. Ambos ficariam sob os sinais da cólera divina.
Tampouco tinham o consolo de seu pagamento. As bênçãos com que Deus os abençoava transformaram-se em maldição para eles porque abusaram delas. Não podiam recebê-las como dons de seu favor, pois se expuseram ao seu desagrado ao não levarem a sério as censuras que receberam.
- Perderam seu prestígio (v. 9): “Por isso também vos fiz desprezíveis e vis diante de todo o povo”. Enquanto glorificavam a Deus, ele os honrava e sustentava sua reputação. Tinham grande lugar no amor e na estima do povo enquanto cumpriam seu dever e andavam com Deus em paz e equidade.
Todos lhes atribuíam valor e os reverenciavam; eram, na verdade, chamados de reverendos, os sacerdotes. Mas, ao abandonarem os caminhos de Deus e corromperem a aliança de Levi, tornaram-se não só insignificantes, mas vis até aos olhos do povo comum.
Quanto mais esse povo honrava a ordem sacerdotal, mais odiava os homens que a desonravam. Sua conduta, sua má conduta, levava diretamente a isso. Deus reconhece que sua mão agiu nesse resultado e quer que ele seja visto como justo juízo seu contra eles.
Esse juízo não apenas foi produzido pelo pecado deles, mas também correspondia a ele. Eles desonraram a Deus e fizeram desprezíveis sua mesa e o fruto dela (Malaquias 1:12). Por isso, com justiça, Deus os desonrou e os fez desprezíveis. Eles se expuseram; por isso, Deus os expôs.
Repare: assim como o pecado traz descrédito a qualquer povo, traz ainda mais aos sacerdotes. Não há criatura mais desprezível na face da terra do que um ministro profano, perverso e escandaloso.
V. Temos aqui uma sentença de cólera proferida contra eles. É por ela que o profeta começa, v. 2, 3. Mas a sentença é condicional: “Se não o levardes a sério”. Isso implica: “Se o fizerdes, a ira de Deus se afastará e tudo ficará bem. Mas, se persistirdes nesses caminhos perversos, ouvi vossa condenação: vosso pecado será vossa ruína”.
Cairão e permanecerão sob a maldição de Deus: “Enviarei uma maldição sobre vós”. A cólera de Deus se revelará contra eles, conforme as ameaças da palavra escrita. Repare: os que violam os mandamentos da lei se colocam sob as maldições da lei.
Nem seus empregos nem aquilo de que desfrutam, como sacerdotes, lhes serão puros: “Amaldiçoarei as vossas bênçãos, de modo que nem vós sereis abençoados, nem sereis bênção para o povo. Até vossa abundância será uma praga para vós, e vós sereis pragas para vossa geração”.
Os frutos da terra, dos quais recebiam o dízimo, não lhes trariam consolo: “Eis que corromperei a vossa semente. O cereal que semeardes apodrecerá debaixo da terra e jamais brotará”. A consequência inevitável seria fome e escassez de provisões. Por isso, nenhuma oferta de alimentos seria levada ao altar, perda que os sacerdotes logo sentiriam.
Ou isso pode se referir à semente da palavra que pregavam. Deus ameaça negar sua bênção às instruções que davam ao povo, de modo que seu trabalho seria perdido, como o do lavrador quando a semente se corrompe. Assim, concorda com aquela ameaça: “De nenhum proveito serão a este povo” (Jeremias 23:32).
- Eles e seus serviços serão rejeitados por Deus. Longe de sentir prazer neles, ele os abominará e detestará: “Espalharei esterco sobre vossos rostos, o esterco de vossas festas solenes”. Ele se refere aos sacrifícios oferecidos nessas festas.
Em vez de se agradar da gordura dos sacrifícios, demonstrará seu desagrado lançando-lhes o esterco no rosto. É o que faz, na prática, quando diz: “Não tragais mais ofertas vãs; o vosso incenso é para mim abominação”.
Repare: os que depositam sua confiança nos atos externos da religião, que deveriam considerar apenas esterco para ganhar a Cristo, não só deixarão de ser aceitos por Deus por meio deles, mas ficarão cheios de vergonha e confusão por sua loucura.
- Por fim, tudo terminará em sua ruína completa: “Alguém vos levará com ele”. Ficarão tão cobertos pelo esterco dos próprios sacrifícios que serão levados com ele ao monturo, como se fossem parte dele. Qualquer pessoa servirá para levá-los, até um simples varredor de rua.
Os homens os chamarão “prata reprovada” e os tratarão como tal, porque o Senhor os rejeitou.
Casamentos Ilícitos; Violação da Aliança do Casamento; Acusação de Princípios Corruptos. (a.C. 400.)
Versículos 10 a 17
Práticas corruptas são fruto e resultado natural de princípios corruptos. A maldade do coração e da vida dos homens provém de certas ideias frouxas e ateias que adotaram e pelas quais se conduzem. Nestes versículos, temos um exemplo disso: homens agem falsamente uns com os outros porque pensam falsamente a respeito de seu Deus. Observe:
I. Como eram corruptas suas práticas. De modo geral, cada um agia traiçoeiramente contra seu irmão, v. 10. Não se pode esperar que quem é infiel a Deus seja fiel ao amigo. Eles tinham agido traiçoeiramente com Deus em seus dízimos e ofertas e o tinham defraudado.
Assim, sua consciência fora corrompida, suas amarras e seus laços rompidos e uma porta aberta para toda espécie de injustiça e desonestidade. Também se romperam os vínculos de parentesco e afeto natural, sem que fizessem disso qualquer dificuldade.
Alguns pensam que os atos traiçoeiros aqui censurados são os mesmos exemplos de opressão e extorsão denunciados a Neemias por volta dessa época, Neemias 5:3-7. Nisso, esqueceram-se do Deus e da aliança de seus pais e tornaram suas ofertas inaceitáveis, Isaías 1:11.
Mas o texto parece referir-se antes aos erros em seus casamentos, também denunciados em Neemias 13:23. Nesse assunto, são acusados de duas coisas que provocavam muito a Deus: tomar esposas estrangeiras de nações pagãs e maltratar e repudiar as esposas que tinham de sua própria nação.
Em ambos os casos, agiram traiçoeiramente e violaram uma aliança sagrada: o primeiro ato desprezava a aliança que os distinguia; o segundo, a aliança do casamento.
- Em desprezo da aliança que Deus fez com Israel como povo especial para si, casaram-se com esposas estrangeiras, algo expressamente proibido e prevenido naquela aliança, Deuteronômio 7:3. Observe aqui:
(1.) Que boas razões tinham para agir com fidelidade a Deus e uns aos outros naquela aliança e para não se casar com os pagãos.
[1.] Foram expressamente excluídos de tais casamentos pela aliança. Deus comprometeu-se a lhes fazer o bem sob a condição de não se mesclarem com os pagãos. Essa era a aliança de seus pais, feita com eles, o que indica sua antiguidade e autoridade e o fato de ser a grande carta pela qual aquela nação foi constituída.
Tinham todos os motivos possíveis para observá-la rigorosamente; ainda assim, profanaram-na como se não estivessem obrigados por ela. Os que vivem desobedecendo ao mandamento do Deus de seus pais profanam a aliança de seus pais.
[2.] Eram um povo especial, unido num só corpo, e por isso deveriam unir-se para preservar a honra de sua condição especial: “Não temos todos um só Pai?” Sim: temos, pois “não nos criou um só Deus?” Não somos todos seus descendentes? E não somos feitos de um só sangue? Sim: certamente somos.
Deus é Pai comum de toda a humanidade e, por isso, todos somos irmãos e membros uns dos outros. Devemos, portanto, abandonar a mentira (Efésios 4:25) e não agir traiçoeiramente, nem mesmo um homem contra seu irmão.
Aqui, porém, a referência parece ser à nação judaica: Não temos todos um só pai, Abraão ou Jacó? Eles se orgulhavam disso: “Temos Abraão por pai”. Mas esse fato agora é usado contra eles para agravar seu pecado de trair a honra da nação por meio de casamentos com pagãos.
“Não nos criou um só Deus?” Isto é: “Não nos formou ele como povo, não nos fez nação à parte e não nos deu uma vida distinta da das outras nações? Isso não deveria nos obrigar a preservar a dignidade de nossa condição?”
Repare: a consideração da unidade da igreja em Cristo, seu fundador e Pai, deveria nos levar a preservar com cuidado a pureza da igreja e a protegê-la contra toda corrupção.
[3.] Além de distintos das nações vizinhas, eram dedicados a Deus. Israel era “santidade ao Senhor” (Jeremias 2:3), acolhido em aliança com ele e separado por ele para si, a fim de ser para ele motivo de renome e louvor. Por isso, Deus os amava e neles se agradava.
O santuário estabelecido entre eles era a santidade do Senhor, que ele amava e sobre a qual disse: “Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei”. Mas, ao se casarem com esposas estrangeiras, profanaram essa santidade e lançaram sua honra ao pó.
Repare: os que são dedicados a Deus e amados por ele devem preservar sua integridade, para não se afastarem de seu amor nem perderem a honra de sua dedicação a ele ou frustrarem seu propósito.
(2.) Como agiram traiçoeiramente, apesar disso. Profanaram a si mesmos exatamente naquilo que lhes fora prescrito para preservar a honra de sua singularidade: “Judá se casou com a filha de um deus estranho”.
O prejuízo não estava tanto em ela ser filha de uma nação estrangeira, pois Deus fez todas as nações dos homens e é ele próprio o Rei das nações, mas ser filha de um deus estranho. Fora criada no serviço e na adoração de falsos deuses, estava à disposição deles, como uma filha à disposição do pai, e deles dependia.
Por isso, alguns dos rabinos citados pelo Dr. Pocock dizem: “Aquele que se casa com uma mulher pagã é como se se tornasse genro de um ídolo”. A corrupção do mundo antigo começou com os casamentos dos filhos de Deus com as filhas dos homens, Gênesis 6:2.
É a mesma coisa denunciada aqui, mas a forma de expressá-la soa pior: os filhos de Deus se casaram com as filhas de um deus estranho. Diz-se que Judá agiu traiçoeiramente nisso, porque eles traíram vergonhosamente sua própria honra e profanaram aquela santidade do Senhor que deveriam ter amado, segundo a leitura de alguns.
Também se diz que foi uma abominação cometida em Israel e em Jerusalém. Era odiosa a Deus e muito imprópria para os que eram chamados pelo seu nome. Repare: é abominável que os que professam a santidade do Senhor a profanem, especialmente ao se colocarem em jugo desigual com os incrédulos.
(3.) Com que severidade Deus os julgaria por isso (v. 12): “O Senhor eliminará o homem que fizer isso”, que se casar com a filha de um deus estranho. Na prática, ele próprio se separou da nação santa e se juntou a estrangeiros e alheios à comunidade de Israel; portanto, essa será sua condenação.
Deus o eliminará, a ele e a tudo o que lhe pertence, como sugere o original. Será excluído de Israel e de Jerusalém e não será inscrito entre os que ali vivem. O Senhor eliminará tanto o mestre quanto o discípulo culpados desse pecado, tanto os que ensinam quanto os que aprendem.
Os guias cegos e os seguidores cegos cairão juntos na cova: “tanto o que desperta como o que responde”, segundo a leitura à margem. Pois o mestre convoca seu discípulo para o trabalho e o incita a fazê-lo. Juntos serão eliminados das tendas de Jacó. Deus já não os reconhecerá como membros de sua nação.
Além disso, o sacerdote que oferece uma oferta ao Senhor, se se casar com uma estrangeira — como muitos sacerdotes fizeram, Esdras 10:18 —, tampouco escapará. A oferta que apresentar não fará expiação por ele; será excluído do templo do Senhor, como os outros das tendas de Jacó.
Neemias expulsou de sua presença e do sacerdócio um dos filhos do sumo sacerdote que encontrou culpado desse pecado, Neemias 13:28.
- Em desprezo da aliança do casamento, que Deus instituiu para o benefício comum da humanidade, maltrataram e repudiaram as esposas que tinham de sua própria nação. Talvez o fizessem para abrir espaço para aquelas estrangeiras, quando casar-se com elas estava na moda (v. 13): “Também fizestes isto”. É o segundo ponto da acusação.
Pois o caminho do pecado é uma descida, e uma violação da aliança abre caminho para outra.
(1.) Vejamos o que aqui se denuncia. Eles não se comportavam com as esposas como deveriam.
[1.] Eram ríspidos com elas, obstinados e irritadiços, e lhes amarguravam a vida. Assim, quando iam com suas esposas e famílias adorar a Deus nas festas solenes, ocasião em que deveriam se alegrar, todos estavam mal-humorados.
As pobres esposas estavam prestes a ter o coração partido e, sem ousar contar sua situação a mais ninguém, queixavam-se a Deus. Cobriam o altar do Senhor com lágrimas, com choro e com clamores.
Isso é ilustrado pelo caso de Ana. Como seu marido tinha outra esposa, embora em outros aspectos fosse bondoso, ela sofria o descontentamento resultante disso. Sempre que iam à casa do Senhor para adorar, ela se afligia e chorava, tinha a alma amargurada e não comia, 1 Samuel 1:6, 7, 10.
Assim acontecia com essas esposas. Isso era tão contrário à alegria que Deus exige dos que o adoram que prejudicava a aceitação de suas devoções: Deus já não considerava suas ofertas. Veja como é bom o Senhor a quem servimos: ele não quer o altar coberto de lágrimas, mas cercado de cânticos.
Isso condena os que abandonaram sua adoração pela dos ídolos. Entre os ritos desta, encontramos mulheres chorando por Tamuz (Ezequiel 8:14) e o sangue dos adoradores jorrando sobre o altar, 1 Reis 18:28.
Veja também como é perverso deixar os outros sem disposição para a adoração alegre a Deus. Embora a irritação deles próprios os torne indispostos para o dever, é muito maior a culpa dos que os provocaram a se irritar.
Essa é uma razão apresentada para que os cônjuges vivam em santo amor e alegria: para que suas orações não sejam impedidas, 1 Pedro 3:7.
[2.] Agiram traiçoeiramente com elas, vv. 14-16. Não cumpriam as promessas que lhes fizeram: privavam-nas de seu sustento ou dote, ou tomavam concubinas para dividir o afeto devido apenas às esposas.
[3.] Repudiavam-nas, davam-lhes carta de divórcio e as dispensavam. Talvez até fizessem isso sem a formalidade prescrita pela lei de Moisés, v. 16.
[4.] Em tudo isso, cobriam a violência com sua roupa. Maltratavam as esposas e lhes causavam aflição; no entanto, aos olhos dos outros, alegavam ser muito afetuosos e ternos com elas, como se as cobrissem com a aba do manto.
É comum os que praticam violência apresentarem alguma alegação enganosa para encobri-la como se fosse uma roupa.
(2.) Vejamos a prova da acusação e as circunstâncias que a agravam.
[1.] O testemunho do próprio Deus a comprova suficientemente: “O Senhor foi testemunha entre ti e a esposa da tua mocidade” (v. 14).
Foi testemunha da aliança de casamento entre você e ela, pois você recorreu a ele para atestar sua sinceridade e fidelidade à aliança. Testemunhou todas as violações dela e todos os seus atos traiçoeiros em desprezo dela, e está pronto a julgar entre você e ela.
Repare: o fato de o próprio Deus ser testemunha de todas as nossas alianças e de todas as violações delas deve nos levar a ser fiéis tanto a ele quanto a todos aqueles com quem nos relacionamos. E Deus é uma testemunha contra a qual não cabe contestação.
[2.] A acusação se agrava muito quando se considera a pessoa lesada e maltratada. Primeiro: “Ela é tua esposa, tua própria esposa, osso dos teus ossos e carne da tua carne, a mais próxima de ti entre todas as pessoas com quem tens relação no mundo, aquela a quem deves unir-te deixando as demais”.
Segundo: “Ela é a esposa da tua mocidade”. Recebeu seu afeto quando ele era mais forte, foi sua primeira escolha e vive com você há muito tempo. Não transforme a querida de sua mocidade no objeto de desprezo e repulsa de sua velhice.
Terceiro: “Ela é tua companheira. Há muito compartilha contigo, em condição de igualdade, teus cuidados, dores e alegrias”. A esposa deve ser vista não como serva, mas como companheira do marido. Com ela, ele deve ter livre convívio, trocar conselhos agradáveis como com uma amiga e desfrutar de sua companhia mais que de qualquer outra.
Pois não foi ela designada para ser sua companheira? Quarto: “Ela é a esposa da tua aliança, a quem estás tão firmemente ligado que, enquanto ela permanecer fiel, não podes ser desligado dela, pois essa aliança é para toda a vida”.
“É a esposa com quem fizeste aliança e que a fez contigo. Há entre vós um juramento diante de Deus que não pode ser tratado como brincadeira nem observado e desfeito conforme a conveniência”.
Os casados devem lembrar-se com frequência de seus votos matrimoniais e revê-los com toda seriedade, como pessoas que se preocupam, por consciência, em cumprir o que prometeram.
(3.) Vejamos as razões apresentadas para que marido e mulher permaneçam juntos até o fim da vida, em santo amor e paz, sem entrar em desavença nem se separar.
[1.] Porque Deus os uniu (v. 15): “Não fez ele um só?” Uma Eva para um Adão, para que Adão nunca tomasse outra além dela, causando-lhe aflição (Levítico 18:18), nem a repudiasse para dar lugar a outra.
É grande perversidade queixar-se da lei do casamento como se fosse uma prisão, quando Adão, em inocência, em honra, no Éden, no jardim dos prazeres, estava limitado a uma só esposa. Contudo, Deus ainda tinha o restante do Espírito: poderia ter feito outra Eva, tão amável quanto aquela que fez.
Mas, tendo o desígnio de dar a Adão uma ajudadora adequada a ele, deu-lhe uma só esposa. Se lhe tivesse dado mais, não teria tido uma ajudadora adequada. E por que fez apenas uma mulher para um homem? Para buscar uma descendência piedosa, uma descendência de Deus — assim diz a palavra —, que trouxesse a imagem de Deus, fosse empregada em seu serviço e dedicada à sua glória e honra.
Assim, cada homem teria sua própria esposa e apenas uma, segundo a lei (1 Coríntios 7:2). Poderiam viver em amor casto e santo, sob a orientação e os limites da lei divina, não sob o domínio da luxúria como os animais irracionais.
Desse modo, poderiam propagar a natureza humana de maneira mais propícia à participação na natureza divina. Nascidos no santo matrimônio, instituição de Deus pela qual as inclinações naturais são mantidas sob as normas do mandamento divino, os filhos poderiam se tornar uma descendência que o servisse.
Seriam, então, criados sob sua direção e seu domínio, assim como já teriam nascido sob eles. Repare: formar uma descendência piedosa, considerada pelo Senhor como uma geração, é um dos grandes fins da instituição do casamento. Isso é uma boa razão para manter puro o leito conjugal e inviolável o vínculo matrimonial.
Por isso, maridos e esposas devem viver no temor de Deus, para que sua descendência seja piedosa. Caso contrário, os filhos seriam impuros; mas agora são santos, como filhos da aliança, a aliança do casamento.
Essa aliança era um símbolo da aliança da graça. A união conjugal, quando preservada íntegra desse modo, simbolizava a união mística entre Cristo e sua igreja, na qual ele busca e assegura para si uma descendência piedosa. Veja Efésios 5:25, 32.
[2.] Porque ele se desagrada muito dos que tentam separar o que ele uniu (v. 16): “O Deus de Israel diz que odeia o repúdio”. É verdade que o permitiu aos judeus por causa da dureza de seu coração; ou, antes, impôs-lhe limites e dificuldades (Mateus 19:8).
Mas ele o odiava, especialmente quando era praticado por aqueles que repudiavam as esposas por qualquer motivo, Mateus 19:3.
Saibam disso as esposas que fogem dos maridos e se separam por conta própria; os maridos cruéis que dispensam as esposas ou retiram delas o afeto e o dirigem a outras mulheres; e também os maridos e as esposas que, por falta de amor mútuo, vivem separados por anuência. Saibam todos eles que o Deus de Israel odeia tais práticas, por mais que homens fúteis zombem delas.
(4.) Vejamos a advertência tirada de tudo isso. Ela aparece duas vezes (v. 15): “Portanto, tomai cuidado com vosso espírito, e ninguém aja traiçoeiramente contra a esposa de sua mocidade”; e de novo no v. 16.
Repare: os que desejam ser guardados do pecado devem tomar cuidado com seu espírito, pois é nele que todo pecado começa. Devem guardar o coração com toda diligência, vigiá-lo com atenção e disciplina e ficar atentos aos primeiros sinais do pecado que nele surgirem.
Agiremos conforme a disposição de nosso espírito. Por isso, para governar nossos atos, devemos considerar que espécie de espírito temos. Precisamos tomar cuidado com nosso espírito no que diz respeito às nossas relações particulares e verificar se nutrimos por elas os sentimentos corretos e temos boa disposição.
Caso contrário, correremos o risco de agir traiçoeiramente. Se nosso próprio coração age traiçoeiramente conosco, com quem deixará de agir assim?
II. Observe como eram corruptos seus princípios, dos quais provinham todas essas práticas corruptas. Sigamos os cursos d'água até a fonte (v. 17): “Cansastes o Senhor com vossas palavras”.
Pensavam escapar da convicção trazida pela palavra e justificar-se levantando objeções aos procedimentos de Deus. Mas sua defesa era sua ofensa, e a tentativa de se inocentar agravava seu crime. Afrontavam o Senhor com suas palavras, repetindo-as tantas vezes e persistindo tanto tempo em suas contradições que até o cansavam. Veja Isaías 7:13.
Faziam-no cansar-se de lhes fazer o bem como antes, e interrompiam o fluxo de seus favores. Ou o representavam como cansado de governar o mundo e disposto a abandoná-lo e a deixar de cuidar dele.
Repare: até para o próprio Deus é cansativo ouvir pessoas insistirem em justificar suas práticas corruptas e perversas e invocarem princípios ateus para defendê-las.
Mas, como se Deus por meio de seu profeta os tivesse tratado injustamente, veja com que atrevimento perguntam: “Em que o cansamos?” Que palavras irritantes eram aquelas com que o cansaram? Repare: palavras pecaminosas ofendem o Deus do céu mais do que geralmente se pensa.
Deus, porém, tem as provas à mão: haviam dito duas coisas, ao menos no coração — e para Deus pensamentos são palavras —, com as quais o cansaram:
- Negaram que ele fosse um Deus santo e afirmaram a seu respeito o contrário direto da doutrina de sua santidade. Sendo santo, ele odeia o pecado; seus olhos são puros demais para contemplá-lo e não suporta olhar para ele, Habacuque 1:13. Não é um Deus que tenha prazer na perversidade, Salmos 5:4.
Apesar disso, tiveram o atrevimento de dizer, em direta contradição com tais verdades: “Todo o que faz o mal é bom aos olhos do Senhor, e neles ele se agrada”. Tiraram essa conclusão perversa, sem fundamento algum, da prosperidade dos pecadores em seus caminhos de pecado. Veja Malaquias 3:15.
Era como se o amor ou o ódio de Deus pudessem ser conhecidos pelo que está diante de nós e como se os ricos neste mundo tivessem de ser considerados bons aos olhos do Senhor.
Ou diziam isso porque desejavam que fosse assim. Estavam decididos a fazer o mal e, ainda assim, a se considerar bons aos olhos do Senhor e a crer que ele se agradava deles. Por isso, sob a alegação de apresentar Deus como menos severo do que geralmente se dizia, falavam dele como desejavam que fosse e pensavam que ele era inteiramente como eles.
Repare: os que consideram Deus amigo do pecado o afrontam e enganam a si mesmos.
- Negaram que ele fosse o justo governador do mundo. Ainda que ele não se agradasse do pecado e dos pecadores, serviria aos propósitos deles acreditar que jamais puniria um ou outro.
Diziam: “Onde está o Deus do juízo? Aquele Deus de quem tantas vezes nos disseram que nos chamaria a prestar contas do que dissemos e fizemos, onde está ele? Abandonou a terra e não repara no que nela se diz e se faz. Disse que virá para julgar; mas onde está a promessa de sua vinda? Podemos fazer o que quisermos: ele não nos vê nem se ocupará de nós”.
Esse desafio ao Juiz de toda a terra afronta sua justiça e, na prática, o provoca a fazer o pior que puder. Houve escarnecedores assim nos últimos dias da igreja judaica, e haverá outros nos últimos dias da igreja cristã.
Mas a incredulidade deles não anulará a promessa de Deus, pois o dia do Senhor virá. Eis que o Juiz está à porta; o Deus do juízo está perto.