Malaquias 1
Argumento
Malaquias
UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DO LIVRO DO PROFETA
MALAQUIAS.
Os profetas de Deus foram suas testemunhas perante a igreja, cada um em seus dias, ao longo de várias épocas: testemunhas dele e de sua autoridade, testemunhas contra o pecado e os pecadores.
Atestavam os verdadeiros propósitos das providências de Deus no trato com seu povo naquele tempo e os propósitos bondosos de sua graça para com sua igreja nos dias do Messias, de quem todos os profetas deram testemunho, pois concordavam em seu testemunho.
Agora nos resta chamar apenas mais uma testemunha, e nossa apresentação de provas estará concluída. Embora ele seja o último e a profecia tenha cessado com ele, ainda assim o Espírito de profecia brilha nele com tanta clareza, força e esplendor quanto em qualquer um dos que o precederam; seu testemunho exige igual atenção.
Os judeus dizem que a profecia continuou durante quarenta anos sob o segundo templo, e chamam esse profeta de selo da profecia, porque nele se interrompeu a série ou sucessão dos profetas e ela chegou ao fim.
Deus sabiamente dispôs que a inspiração divina cessasse por algumas épocas antes da vinda do Messias, para que aquele grande profeta aparecesse com mais destaque, fosse mais fácil distingui-lo e fosse mais bem acolhido. Consideremos:
I. A pessoa do profeta. Temos apenas seu nome, Malaquias, e nenhum relato de sua terra ou ascendência. Malaquias significa meu anjo, o que deu ensejo à conjectura de que esse profeta fosse de fato um anjo do céu, não um homem, como aquele de Juízes 2:1. Mas não há fundamento justo para essa conjectura.
Os profetas eram mensageiros, mensageiros de Deus; esse profeta também o era. Seu nome é exatamente o mesmo que encontramos no original (Malaquias 3:1) para meu mensageiro. Talvez tenha sido chamado Malaquias por causa dessa palavra, embora provavelmente tivesse outro nome.
A paráfrase caldaica e alguns judeus sugerem que Malaquias fosse Esdras; mas isso também carece de fundamento. Esdras era escriba, porém nunca lemos que tenha sido profeta. Outros, ainda mais longe do provável, afirmam que fosse Mardoqueu.
Mas temos motivo para concluir que era uma pessoa cujo nome próprio era aquele pelo qual é chamado aqui. Segundo a tradição de alguns antigos, era da tribo de Zebulom e morreu jovem.
II. O escopo da profecia. Ageu e Zacarias foram enviados para censurar o povo por adiar a construção do templo. Malaquias foi enviado para censurá-lo por negligenciá-lo depois de construído e por profanar o serviço do templo, pois da idolatria e da superstição passaram ao extremo oposto da impiedade e da irreligião.
Os pecados contra os quais ele testemunha são os mesmos de que encontramos queixas no tempo de Neemias, de quem provavelmente foi contemporâneo. Agora que a profecia estava prestes a cessar, ele fala do Messias, como alguém próximo, com mais clareza do que qualquer outro profeta havia feito.
Conclui orientando o povo de Deus a manter viva a lembrança da lei de Moisés enquanto aguardava o evangelho de Cristo.
Este profeta é enviado primeiro para convencer e depois para consolar; primeiro para revelar o pecado e censurá-lo, e depois para prometer a vinda daquele que tirará o pecado. Esse é o método que o bendito Espírito adota no trato com as almas, João 16:8. Primeiro ele abre a ferida e depois aplica o bálsamo curativo.
Deus havia providenciado, e seria de pensar que de modo eficaz, tanto providências quanto ordenanças para atrair Israel a si. Mas, a julgar pelas queixas feitas aqui contra eles, parece que receberam em vão a graça de Deus em ambas.
I. Eram muito ingratos a Deus por seus favores e não retribuíam conforme o benefício recebido, vv. 1-5.
II. Eram muito descuidados e negligentes em observar suas instituições; os sacerdotes em especial, aos quais essas instituições foram confiadas de modo particular, eram assim, vv. 6-14.
E que diremos daqueles sobre os quais nem providências nem ordenanças surtem efeito e que afrontam a Deus precisamente naquilo em que deveriam honrá-lo?
Versículos 1 a 5
Ingratidão de Israel; Juízos e Misericórdias. (a.C. 400.)
A profecia deste livro recebe o título de “O peso da palavra do Senhor” (v. 1), o que indica: 1. Que tinha grande peso e importância.
O que os falsos profetas diziam era leve como a palha; o que os verdadeiros profetas diziam era pesado como o trigo, Jeremias 23:28. 2. Que devia ser repetida muitas vezes a eles e por eles, como o refrão de uma canção.
Que havia aqueles para quem ela era um peso e uma censura. Estavam cansados dela e se sentiam tão incomodados por ela que não podiam suportá-la. 4. Que, para esses, ela se tornaria de fato um peso, a afundá-los até as profundezas do inferno, a menos que se arrependessem.
Que, para os que a amavam, a acolhiam e lhe davam boas-vindas, embora fosse um peso leve, como o chama nosso Salvador (Mateus 11:30), ainda assim era um peso.
Esse peso da palavra do Senhor foi enviado: 1. A Israel, pois a ele pertenciam os oráculos vivos da profecia, assim como os da palavra escrita. Deus havia enviado muitos profetas a Israel, e agora o provará com mais um.
- Por Malaquias, pela mão de Malaquias, como se não fosse uma mensagem de viva voz, mas uma carta posta em suas mãos, para maior certeza.
Nesses versículos, eles são acusados de ingratidão, por não perceberem devidamente a bondade especial de Deus para com eles. Uma acusação como essa bem pode ser chamada de peso, pois é grave.
I. Deus afirma a grande bondade que tinha por eles e que tantas vezes lhes havia demonstrado (v. 2): “Eu vos amei, diz o Senhor”.
Assim, de forma abrupta, começa o sermão, como se Deus pretendesse, quaisquer que fossem as censuras dirigidas a eles, reconciliá-los com seu amor e cuidar para que continuassem a pensar bem dele. “A todos quantos amo, repreendo e castigo.” Assim, com bondade, começa o sermão.
Deus quer que seu povo esteja certo de que ele o ama e de que sempre se lembra de seu amor. É o mesmo que disse antigamente à virgem de Israel, para atrair a si os afetos dela (Jeremias 31:3, 4): “Sim, com amor eterno te amei”. Nesta única palavra, Deus resume todo o trato gracioso que teve com eles.
O amor foi a fonte de tudo: ele os amou porque quis amá-los (Deuteronômio 7:7, 8), amou-os na infância, Oseias 11:1.
Neles estava seu prazer, Isaías 62:4. “Eu vos amei, mas vós não me amastes, nem me destes retribuição adequada pelo meu amor.” Repare: o povo de Deus precisa ser lembrado muitas vezes do amor que ele lhe tem.
II. Eles questionam seu amor, diminuem suas manifestações e parecem altercar com ele por falar-lhes desse amor: contudo, vocês dizem: “Em que nos amaste?”
Assim como Deus remonta todos os favores que lhes concedeu à fonte, que era seu amor, também remonta todos os pecados deles contra ele à fonte, que era o desprezo que tinham por seu amor.
Em vez de reconhecerem sua bondade e pensarem no que lhe retribuirão, desdenham admitir que lhe devem gratidão. Desafiam-no a apresentar provas substanciais de seu amor e pensam e falam com grande menosprezo das manifestações de bondade que receberam, como se fossem tão poucas e tão pequenas que não valessem atenção.
Tratam-nas como se já as tivessem retribuído suficientemente, ou como se Deus ao menos as tivesse compensado suficientemente com manifestações de sua cólera. “Não fomos devastados, empobrecidos e levados cativos? Em que, então, nos amaste?”
Repare: Deus tem toda a razão de se ofender profundamente quando seus favores são menosprezados como se nem merecessem menção.
É absurdo perguntarmos em que ele nos amou quando, para qualquer lado que olhemos, encontramos provas e manifestações de seu amor por nós.
III. Ele demonstra, sem deixar margem à contradição, que os amou, e os amou de maneira especial, o que lhes impunha uma obrigação particular. Como prova disso, mostra a diferença que fez, e ainda faria, entre Jacó e Esaú, entre israelitas e edomitas.
Alguns leem a pergunta deles como “Por que nos amaste?”, como se de fato admitissem que Deus os amara, mas ao mesmo tempo insinuassem haver uma razão para isso: que os amou porque Abraão, seu pai, o amara.
Assim, não seria amor gratuito, mas amor devido, ao que Deus responde: “Não era Esaú tão próximo de Abraão quanto vós? Não era ele irmão de Jacó, seu próprio irmão, o mais velho?”
“Portanto, se havia algum direito a uma recompensa pelo amor de Abraão, Esaú o tinha. Contudo, odiei Esaú e amei Jacó”.
- Que vejam a diferença que Deus fez entre Jacó e Esaú. Esaú era irmão de Jacó, seu irmão gêmeo: “Contudo, amei Jacó e odiei Esaú”; isto é, acolheu Jacó na aliança e vinculou a bênção a ele e aos seus, mas recusou e rejeitou Esaú.
Repare: os que são acolhidos na aliança com Deus, a quem são confiados os oráculos vivos e os meios da graça, têm motivo para considerar essas coisas sinais de seu amor.
Jacó é amado, pois as possui; Esaú é odiado, pois não as possui. O apóstolo cita isso (Romanos 9:13) e o compara com o que o oráculo disse a Rebeca a respeito dos gêmeos (Gênesis 25:23): “O mais velho servirá ao mais novo”.
Assim ilustra a doutrina da soberania de Deus na distribuição de seus favores, pois não pode ele fazer o que quer com o que é seu?
Esaú foi odiado com justiça, mas Jacó foi amado gratuitamente. Assim foi, Pai, porque isso pareceu bem aos seus olhos, e não nos cabe perguntar por quê ou por qual motivo.
- Que vejam o que ele fazia então, e faria depois, com eles, conforme essa diferença original:
(1.) Os edomitas serão feitos monumentos da justiça de Deus, e ele será glorificado na completa destruição deles: “Pois odiei Esaú; assolei seus montes”, os montes de Seir, que eram sua herança.
Quando toda aquela parte do mundo foi devastada pelo exército caldeu, a terra de Edom, entre outras, foi arruinada e se tornou morada dos dragões do deserto, tamanha era sua desolação, como fora predito, Isaías 34:6, 11.
Os edomitas haviam celebrado a queda de Jerusalém (Salmos 137:7); portanto, era justo que Deus pusesse o mesmo cálice de tremor nas mãos deles. E, embora as ruínas de Edom viessem por último, ainda assim foram duradouras, e sua desolação, permanente.
Nisso se fez a diferença entre Jacó e Esaú, e se faz a diferença entre os justos e os ímpios, aos quais, fora isso, tudo acontece de igual modo e parece haver um só destino.
As cidades de Jacó são devastadas, mas reconstruídas; as de Edom são devastadas e nunca reconstruídas. Os sofrimentos dos justos terão fim e terminarão bem; todos os seus agravos serão reparados e sua tristeza se transformará em alegria.
Já os sofrimentos dos ímpios serão intermináveis e irremediáveis, como as desolações de Edom, v. 4. Observe aqui:
[1.] As vãs esperanças dos edomitas de que suas ruínas serão reparadas, assim como as de Israel, embora não tivessem promessa alguma em que apoiar sua esperança. Dizem: “É verdade que fomos empobrecidos; é a sorte comum, e não há remédio.”
“Mas voltaremos e construiremos os lugares desolados; estamos decididos a fazê-lo” — sem sequer pedir permissão a Deus.
“Faremos isso, quer ele queira, quer não; ou melhor, faremos isso em desafio à maldição de Deus e àquela sentença proferida contra Edom (Isaías 34:10): ‘De geração em geração ficará assolada'.”
Edificam presunçosamente, como Hiel edificou Jericó em contradição direta à palavra de Deus (1 Reis 16:34), e terão o êxito correspondente.
Repare: é comum que aqueles cujo coração não foi humilhado por providências humilhantes pensem poder sustentar sua posição contra o próprio Deus, edificando, plantando e florescendo outra vez tanto quanto antes, embora Deus tenha dito que serão empobrecidos. Mas veja:
[2.] A ruína dessas esperanças e a frustração delas: “Eles dizem: Edificaremos”; mas o que diz o Senhor dos Exércitos? Pois temos certeza de que a palavra dele, e não a deles, permanecerá. Ele diz: Primeiro, suas tentativas serão frustradas: “Eles edificarão, mas eu derrubarei”.
Repare: os que andam em oposição a Deus descobrirão que ele andará em oposição a eles; pois quem alguma vez endureceu o coração contra Deus e prosperou?
Quando os judeus rejeitaram Cristo e seu evangelho, tornaram-se edomitas, e essa palavra se cumpriu neles. Pois, quando, no tempo do imperador Adriano, tentaram reconstruir Jerusalém, Deus derrubou por terremotos e erupções de fogo o que haviam edificado, de modo que foram obrigados a abandonar o empreendimento.
Segundo, todos os considerarão entregues à completa ruína. Todos os que os virem os chamarão de fronteira da perversidade, nação pecadora e incuravelmente assim; por isso, são o povo contra o qual o Senhor tem indignação para sempre. Visto que sua perversidade nunca será corrigida, suas desolações nunca serão reparadas.
Contra Israel Deus esteve um pouco descontente (Zacarias 1:15), mas contra Edom tem indignação e a terá para sempre, pois são o povo de sua maldição, Isaías 34:5.
(2.) Os israelitas serão feitos monumentos de sua misericórdia, e ele será glorificado em sua salvação, v. 5. “Os edomitas serão marcados como povo odiado por Deus, mas vossos olhos verão que vossas dúvidas sobre o amor dele por vós serão silenciadas para sempre.”
“Pois direis, e tereis motivo para dizer: O Senhor é e será engrandecido desde a fronteira de Israel, desde todas as partes e fronteiras da terra de Israel.”
A fronteira de Edom é uma fronteira de perversidade; por isso, o Senhor terá indignação contra ela para sempre. Mas a fronteira de Israel é uma fronteira de santidade, a fronteira do santuário (Salmos 78:54).
Deus, portanto, fará ver, embora ela possa ficar desolada por algum tempo, que lhe reserva misericórdia; dali ele será engrandecido. Dará a seu povo Israel tanto motivo quanto disposição para louvá-lo.
Quando a fronteira de Edom continuar desolada e a de Israel for reparada e repovoada, então se verá que Deus amou Jacó. Repare: [1.] Os que duvidam do amor de Deus por seu povo, mais cedo ou mais tarde, receberão provas convincentes e incontestáveis dele: “Vossos próprios olhos verão o que não quereis crer”.
[2.] Os livramentos das aflições devem ser considerados provas da boa vontade de Deus para com seu povo, embora lhes possa ser permitido cair em aflição, Salmos 34:19. [3.] Os favores especiais impõem grande obrigação.
Se Deus erguer novamente a fronteira de Israel, mas deixar em ruínas a de Edom, nenhum israelita pergunte, por vergonha: “Em que nos amaste?”
[4.] A exaltação de Israel é a exaltação do Deus de Israel e, de um modo ou de outro, Deus receberá honra de seu povo que o professa. [5.] Como a bondade de Deus é sua glória, quando ele nos faz o bem devemos proclamá-lo grande, pois isso é engrandecê-lo.
É uma manifestação de sua bondade que ele tenha prazer na prosperidade de seus servos; por isso os que amam sua salvação dizem: “Engrandecido seja o Senhor”, Salmos 35:27.
Versículos 6 a 14
A Repreensão de Deus aos Sacerdotes; Juízo dos Sacerdotes Perversos. (a.C. 400.)
O profeta, por uma incumbência especial, chama aqui os sacerdotes a prestar contas, embora eles mesmos tivessem sido designados juízes para chamar o povo a prestar contas.
Saibam os governantes da casa de Deus que há alguém acima deles, que lhes cobrará a má administração: “Assim diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes!”, v. 6.
Deus terá algo a dizer aos ministros infiéis. Cabe aos que falam da parte de Deus a seu povo ouvir e atender ao que ele lhes diz, para que salvem a si mesmos em primeiro lugar. De outro modo, como poderiam ajudar a salvar os que os ouvem?
A repreensão aqui dirigida aos sacerdotes por profanarem as coisas santas de Deus que lhes foram confiadas é severa e sem dúvida justa. E, se esse era o crime dos sacerdotes, temos motivo para temer que o povo também fosse culpado dele.
Assim, o que é dito aos sacerdotes é dito a todos; ou melhor, é dito a nós, que, como cristãos, professamos ser não só o povo de Deus, mas também sacerdotes seus. Observe aqui:
I. O que Deus esperava deles, e com quanta razão o esperava (v. 6): Um filho honra seu pai, porque é seu pai. A natureza escreveu essa lei no coração dos filhos antes que Deus a escrevesse no monte Sinai.
Até o servo, embora sua obrigação para com o senhor não seja natural, mas decorra de acordo voluntário, considera seu dever honrá-lo, obedecer a suas ordens e ser fiel a seus interesses.
Filhos e servos respeitam seus pais e senhores; todos censuram sua conduta quando não o fazem, e seu próprio coração também não pode deixar de censurá-los. Assim se mantém a ordem das famílias, para sua beleza e benefício. Mas os sacerdotes, filhos e servos de Deus, não o temem nem o honram.
Eram pais e senhores para o povo, e esperavam ser chamados assim (Juízes 18:19; Mateus 23:7, 10) e, como tais, reverenciados e obedecidos. Mas se esqueceram de seu Pai e Senhor no céu e do dever que lhe deviam. Cada um de nós pode aplicar a si mesmo a acusação feita aqui aos sacerdotes.
Repare: 1. Cada um de nós deve considerar Deus seu Pai e Senhor e a si mesmo filho e servo dele.
Nossa relação com Deus como Pai e Senhor nos obriga fortemente a temê-lo e honrá-lo. Se honramos e tememos os pais de nossa carne, quanto mais o Pai e Senhor de nossos espíritos, Hebreus 12:9.
Há justa razão de queixa e lamento pelo fato de Deus ser tão pouco temido e honrado até por aqueles que o reconhecem como Pai e Senhor. “Onde está sua honra? Onde está seu temor?”
II. Qual foi o desprezo que os sacerdotes demonstraram por Deus.
- Esta é a acusação geral contra eles: (1.) Desprezaram o nome de Deus. A familiaridade que tinham com ele, como sacerdotes, produziu desprezo por ele e lhes serviu apenas para obter veneração para si e para seu próprio nome, enquanto o nome de Deus tinha pouco valor para eles.
O nome de Deus é tudo aquilo por meio do qual se revelou: sua palavra e suas ordenanças. Tinham essas coisas em baixa conta e aviltaram aquilo que era seu dever engrandecer.
Não surpreende que, depois de o desprezarem, fizessem o que o tornava desprezível para outros, levando até os sacrifícios do Senhor a ser detestados, como fizeram os filhos de Eli.
(2.) Profanaram o nome de Deus, v. 12. Contaminaram-no, v. 7. Não só fizeram pouco caso das coisas sagradas, mas também as usaram mal e as perverteram para servir aos propósitos mais vis e desprezíveis: seu próprio orgulho, sua avareza e sua vida de luxo.
Não pode haver provocação maior a Deus do que profanar seu nome, pois ele é santo e venerável.
Sua pureza não pode ser contaminada por nós, pois ele é imaculado; seu nome, porém, pode ser profanado. E nada o profana mais do que a má conduta dos sacerdotes, cujo dever é honrá-lo. Esta é a acusação geral apresentada contra eles.
A isso alegam: “Não somos culpados”, e desafiam Deus a provar a acusação, somando atrevida insolência à atrevida impiedade. Eles dizem: “Em que desprezamos o teu nome?” (v. 6) e “Em que te contaminamos?”, v. 7. É comum que pecadores orgulhosos, ao serem repreendidos, insistam assim em justificar-se.
Esses sacerdotes haviam profanado as coisas sagradas do modo mais horrível; contudo, como a mulher adúltera, diziam que não haviam praticado maldade alguma.
Ou eram tão desatentos a si mesmos que não se lembravam nem refletiam sobre os próprios atos; ou eram tão ignorantes da lei divina que não viam mal neles nem julgavam que o que faziam pudesse ser considerado desprezo ao nome de Deus.
Ou eram tão ateus que imaginavam que, embora conhecessem a própria culpa, Deus não a conhecia; ou eram tão desdenhosos em seu trato com Deus e seus profetas que se orgulhavam de ridicularizar uma repreensão séria e justa e afastá-la com uma piada.
Ou riem da repreensão, como quem a despreza e endurece o coração contra ela, ou a afastam rindo, decididos a não se deixar atingir por ela, ou a não demonstrá-lo.
Seja como for, sua defesa era sua ofensa. Ao se justificarem, sua própria língua os condenou, e sua pergunta “Em que desprezamos o teu nome?” os mostrou orgulhosos e perversos.
Se tivessem feito a pergunta com o humilde desejo de saber mais precisamente em que haviam errado, isso teria sido prova de arrependimento e dado esperança de reforma.
Mas fazê-la assim, em desdém e desafio à palavra de Deus, mostra que seu coração estava inteiramente inclinado a praticar o mal. Repare: os pecadores se arruínam ao tentar frustrar a convicção do próprio pecado, mas descobrirão que é difícil recalcitrar contra os aguilhões.
- A acusação geral já bastaria, com justiça, para declará-los culpados e condená-los, descartando sua defesa como frívola. Mas Deus não quer apenas vencer a causa; quer também mostrar sua justiça ao julgar. Por isso lhes mostra em particular como desprezaram seu nome e qual foi o desprezo que lhe demonstraram.
Como antes, quando os acusou de idolatria, também agora, quando os acusa de profanação, manda que vejam seu caminho no vale e reconheçam o que fizeram, Jeremias 2:23.
(1.) Desprezaram o nome de Deus no que diziam, na baixa opinião que tinham de suas instituições: “Dizeis em vosso coração, e talvez até em voz alta, quando vós, sacerdotes, vos reunis para beber, fora do alcance dos ouvidos do povo: ‘A mesa do Senhor é desprezível'” (v. 7).
E outra vez (v. 12): “Dizeis: ‘A mesa do Senhor está contaminada; não deve ser mais respeitada que qualquer outra mesa'.”
Ou a mesa do templo, onde se colocavam os pães da proposição, era o alvo de seu desprezo (por não entenderem seu mistério, desprezavam-na como coisa insignificante); ou, antes, o altar dos holocaustos é aqui chamado de mesa.
Ali Deus, seus sacerdotes e seu povo, por assim dizer, comiam juntos dos sacrifícios, como sinal de amizade. Essa mesa lhes parecia desprezível.
Antes, nos dias da superstição, ela era considerada desprezível em comparação com os altares idólatras dos pagãos e foi posta de lado para dar lugar a um altar de novo estilo (2 Reis 16:14, 15).
Agora é considerada desprezível em comparação com as mesas deles mesmos e dos homens importantes entre eles: “Seu fruto, até mesmo seu alimento, é desprezível”.
Os que serviam ao altar deviam viver do altar. Mas queixavam-se de que viviam pobremente, em condição humilde, e de que não valia a pena dedicar-se ao serviço do altar por seu fruto e alimento, pois eram muito comuns e sempre iguais: não tinham iguarias, variedades nem pratos finos.
Ou melhor: até a parte dos sacrifícios dada a Deus, o sangue e a banha, eles viam com desprezo, como indigna das muitas leis que Deus estabelecera a seu respeito. Perguntavam: “Para que tanto trabalho para queimar a banha e derramar o sangue?”
Repare: profanam e contaminam gravemente o nome de Deus os que desprezam as atividades da religião, embora muito honrosas, como indignas de esforço, e suas vantagens, embora muito valiosas, como indignas de que se trabalhe por elas.
Os que vivem na negligência descuidada das ordenanças sagradas, que chegam a elas e delas participam sem reverência e saem sem proveito nem preocupação, dizem, na prática: “A mesa do Senhor é desprezível; nela não há virtude nem valor, nem honra nem consolo”.
(2.) Desprezaram o nome de Deus no que faziam, algo coerente com o que diziam e decorrente disso. Princípios e ideias corrompidos são raízes de amargura, que produzem o fel e o absinto de práticas corrompidas. Consideravam desprezíveis a mesa e o altar do Senhor. Então:
[1.] Julgavam que qualquer coisa serviria como sacrifício, por mais grosseira e inferior que fosse. Longe de trazerem o melhor, como deveriam, escolhiam o pior do que possuíam, impróprio tanto para o mercado quanto para suas próprias mesas, e o ofereciam no altar de Deus.
Com cada sacrifício deviam trazer uma oferta de alimentos feita de flor de farinha misturada com azeite; mas traziam pão contaminado (v. 7), pão grosseiro, pão de servos, talvez seco e mofado ou feito do refugo do trigo, que julgavam suficientemente bom para ser queimado no altar. Se fosse melhor, teriam dito: “Para que este desperdício?”
Quanto aos animais que ofereciam, embora a lei fosse explícita em exigir que os destinados ao sacrifício não tivessem defeito, traziam os cegos, os coxos e os doentes (v. 8); e, outra vez (v. 13), os dilacerados, os coxos e os doentes, prestes a morrer por si mesmos.
Só pensavam na queima do sacrifício e alegavam que era pena queimá-lo se ainda servisse para alguma outra coisa.
O povo estava suficientemente convencido de seu dever para trazer sacrifícios; não ousava omiti-lo por completo, mas trazia ofertas vãs, zombando de Deus e enganando a si mesmo ao trazer o pior que tinha. E os sacerdotes, que deveriam tê-lo instruído melhor, recebiam as ofertas trazidas ao altar e ali as ofereciam.
Se as recusassem, o povo nada traria, e eles perderiam os benefícios a que tinham direito. Por isso, mais atentos ao próprio proveito do que à honra de Deus, aceitavam o que sabiam que ele não aceitaria.
Alguns entendem o v. 8 como continuação do que os sacerdotes diziam irreverentemente no v. 7: “Dizeis ao povo: Se oferecerdes um cego em sacrifício, isso não é mau; ou um coxo ou doente, isso não é mau”.
Repare: é muito mau, quer os homens pensem assim, quer não, oferecer em sacrifício a Deus o cego e o coxo, o dilacerado e o doente. Se adoramos a Deus em ignorância e sem entendimento, trazemos o cego como sacrifício.
Se o fazemos com descuido e sem consideração, se somos frios, apáticos e sem vida no culto, trazemos o doente.
Se nos contentamos com o exercício corporal, sem fazer dele uma obra do coração, trazemos o coxo. Se permitimos que pensamentos vãos e distrações habitem em nós, trazemos o dilacerado. E isso não é mau? Não é grande afronta a Deus e grande injustiça e prejuízo para nossa própria alma?
Nossos livros não nos dizem, ou melhor, nosso próprio coração não nos diz que isso é mau? Pois Deus, que é o melhor, deve ser servido com o melhor que temos.
[2.] Não faziam em seu trabalho mais do que aquilo por que recebiam pagamento. Os sacerdotes ofereciam os sacrifícios trazidos ao altar, porque deles tinham sua parte.
Mas, quanto a qualquer outro serviço do templo que não tivesse remuneração específica, não davam um passo nem moviam um dedo; essa era a disposição geral deles, v. 10.
Não havia sacerdote que fechasse as portas ou acendesse um fogo de graça. Se lhe pedissem a menor tarefa, perguntaria: “Quanto receberei por isso?” Nada faziam gratuitamente; todos só pensavam no que poderiam obter, cada um em seu ganho, de sua parte, Isaías 56:11.
Repare: embora Deus tenha ordenado que seus servos sejam bem remunerados neste mundo, não lhe são aceitáveis os servos mercenários que jamais fariam o trabalho se não fosse pelo pagamento.
[3.] Seu trabalho era para eles uma verdadeira labuta (v. 13): “Também dissestes: Eis que canseira é isto!” Sacerdotes e povo pensavam da mesma maneira: julgavam que Deus lhes impunha uma tarefa dura demais. O povo se queixava do custo de fornecer o sacrifício, e os sacerdotes, do esforço de oferecê-lo.
Achavam que as festas do Senhor vinham com frequência excessiva e que eram obrigados a comparecer muitas vezes e por tempo demais nos átrios do Senhor. Os sacerdotes consideravam severa penitência a exigência de purificar-se para servir no altar e comer das coisas santas.
Julgavam cansativos e trabalhosos os deveres de seu ofício e os desdenhavam como desarrazoados e penosos. Cumpriam-nos, mas a contragosto e com relutância. Deus diz, em defesa de sua lei, que não os fez servir com ofertas nem os cansou com incenso, Isaías 43:23. “Em que te cansei?”, Miquéias 6:3.
Mas seu próprio coração perverso fez do serviço uma canseira; eles eram como Doegue, retidos diante do Senhor, e prefeririam estar em qualquer outro lugar. Repare: são profundamente injustos, tanto para com Deus quanto para consigo mesmos, os que se cansam de seu serviço e culto e os desdenham.
III. Observe como Deus protesta e argumenta com eles, para convencê-los e humilhá-los. 1. Ousariam afrontar desse modo um governante terreno?
“Ofereceis a Deus o coxo e o doente; oferece-os agora ao teu governador (v. 8), seja como tributo, seja como presente, quando solicitas seu favor ou agradeces um favor recebido. Ele se agradará de ti? Ou, antes, não se considerará afrontado?”
Repare: os que são descuidados e irreverentes nos deveres do culto religioso deveriam considerar a vergonha de oferecer a seu Deus aquilo que desprezariam oferecer ao governador.
É vergonhoso observar mais as regras de educação e boas maneiras do que as da religião e ter mais medo de ser grosseiro do que de ser profano.
- Poderiam imaginar que sacrifícios assim agradariam a Deus ou cumpririam a finalidade dos sacrifícios? “Deveria eu aceitar isso de vossas mãos?”, diz o Senhor, v. 13. “Tendes motivo para pensar que eu não perceberia a afronta ou não me indignaria com ela, que fecharia os olhos à transgressão de minhas próprias leis?”
“Não (v. 10); não tenho prazer em vós e, portanto, não aceitarei de vossas mãos uma oferta, uma oferta como essa.”
Se Deus não se agrada da pessoa, se ela não está justificada nem santificada, ele não aceitará sua oferta. Deus primeiro atentou para Abel e depois para seu sacrifício.
Repare: para sermos aceitos por Deus, não basta fazer algo bom em si mesmo; devemos fazê-lo a partir de um princípio correto, da maneira correta e com uma finalidade correta.
Esta era a antiga regra estabelecida (Gênesis 4:7): “Se fizeres bem, não serás aceito?” Ora, se Deus não nos aceitar, em vão o adoramos; é todo um trabalho perdido. Ou melhor, estamos completamente perdidos, perdidos para sempre, se não alcançarmos a aceitação de Deus.
Portanto, fazem um mau negócio para si os que, tentando poupar despesas na religião, deixam de alcançar todas as suas finalidades e, pensando em tomar o caminho mais curto, nada realizam.
Os que fazem da aceitação do Senhor sua maior ambição, como todos deveríamos fazer, presentes ou ausentes, não ousarão trazer o dilacerado, o coxo e o doente para o sacrifício.
- Como poderiam esperar conseguir que Deus atendesse a suas intercessões pelo povo quando assim o afrontavam em seus sacrifícios?
Alguns entendem o v. 9 como dito ironicamente: “E agora, se quereis cumprir o dever de sacerdotes e pôr-vos na brecha para afastar os juízos de Deus, que vedes prestes a cair sobre nós, rogo-vos que supliqueis a Deus que seja misericordioso conosco e com nossa terra, quase devorada pelos gafanhotos e pelas lagartas”, como se vê em Malaquias 3:11.
“Experimentai agora a influência que tendes junto ao trono da graça; aproveitai-a para afastar essa praga, pois ela veio por vossa causa: provocastes Deus a enviá-la.”
“Mas, se continuais assim a profanar suas coisas sagradas, ele atentará para vós ou para vossas orações? Não, não conseguireis que ele ordene que a praga se retire.”
Pois, se abrigamos iniquidade no coração, Deus não nos ouvirá, seja quando oramos por nós, seja quando oramos por outros.
- Deus merecia isso das mãos deles? Não. Havia provido bem para eles e lhes dado incentivo suficiente em seu trabalho para que o fizessem com alegria e dedicação. Assim alguns entendem o v. 10: “Quem há entre vós que feche uma porta ou acenda um fogo de graça?”
“Não, Deus não espera que o sirvais sem receber nada. Sois bem pagos por isso e continuareis a sê-lo. Nem mesmo um copo de água fria dado em honra de Deus ficará sem recompensa.”
Repare: a consideração do que continuamente recebemos de Deus e das recompensas presentes da obediência, encontradas na própria obediência, agrava muito nossa preguiça e mesquinhez ao retribuirmos a Deus com o cumprimento de nosso dever.
IV. Ele os chama ao arrependimento por profanarem seu santo nome. Assim podemos entender o v. 9: “Agora, rogo-vos que supliqueis a Deus que seja misericordioso conosco.”
“Humilhai-vos por vosso pecado, clamai intensamente a Deus por perdão e compensai, com a fé e o fervor de vossas orações, o que faltou em mérito e valor a vossos sacrifícios; pois todos os castigos da Providência que sofremos vieram por vossa causa.”
Repare: os que, por seus pecados, ajudaram a acender um fogo têm grande interesse em ajudar a apagá-lo por meio do arrependimento, das orações e da reforma pessoal.
Precisamos reconhecer quanto dos juízos de Deus vem por nossa causa e, assim despertados, suplicar-lhe fervorosamente que volte a nós com misericórdia. Se não tomarmos esse caminho, como poderíamos esperar que ele atentasse para nós?
V. Ele declara sua decisão tanto de garantir a glória de seu próprio nome quanto de chamar a prestar contas os que o profanam. Saibam os que demonstram desprezo por Deus e pela religião e pensam poder desacreditar as coisas sagradas:
- Que não alcançarão seu objetivo. Deus engrandecerá sua lei e a tornará honrosa, embora eles a aviltem e a tornem desprezível. Pois (v. 11): “Desde o nascer do sol até seu ocaso, meu nome será grande entre os gentios”. Poder-se-ia dizer: “Se Deus não aceita estes adoradores, então ele não tem adoradores”.
Como se tivesse de contentar-se com o serviço deles, ou não receberia serviço algum. E, nesse caso, o que faria por seu grande nome? Mas deixemos isso a seu cuidado: embora Israel não seja fiel nem seja reunido, Deus será glorioso.
Embora esses sacerdotes o provoquem a encerrar a ordem cerimonial e abolir aquela lei de mandamentos, incapaz de aperfeiçoar os que dela se aproximavam, ele não sairá perdendo com isso a longo prazo. Pois:
(1.) No lugar daquelas ordenanças carnais que profanavam, será introduzida e estabelecida uma forma espiritual de culto: “Incenso será oferecido ao nome de Deus” (o que significa oração e louvor, Salmos 141:2; Apocalipse 8:3), em vez do sangue e da banha de touros e bodes.
Será uma oferta pura, purificada não só da corrupção que havia na prática dos sacerdotes, mas também do mero exercício corporal presente nas próprias instituições, chamadas de ordenanças carnais, impostas até o tempo da reforma, Hebreus 9:10.
Quando chegou a hora em que os verdadeiros adoradores adoraram o Pai em espírito e em verdade, então esse incenso foi oferecido, essa oferta pura.
(2.) Em vez de ser adorado e servido apenas entre os judeus, um pequeno povo num canto do mundo, ele será servido e adorado em todos os lugares, desde o nascer do sol até seu ocaso.
Em todo lugar, em cada parte do mundo, incenso será oferecido a seu nome; as nações serão feitas discípulas, falarão das maravilhosas obras de Deus e as ouvirão anunciadas em sua própria língua.
Esta é uma clara predição daquela grande transformação no reino da graça pela qual os gentios, antes estranhos e estrangeiros, vieram a ser concidadãos dos santos e membros da família de Deus, tão bem-vindos ao trono da graça quanto os judeus jamais haviam sido.
Diz-se duas vezes, pois a coisa era certa: “Meu nome será grande entre os gentios”; até então, porém, ele só era conhecido em Judá, e ali seu nome era grande, Salmos 76:1. O nome de Deus lhes será anunciado, e esse anúncio será recebido e crido.
Haverá entre os gentios quem engrandeça e glorifique o nome de Deus melhor do que os judeus jamais haviam feito, até mesmo os próprios sacerdotes.
- Que não ficarão impunes, v. 14. Eis a condenação dos que agem como esses sacerdotes, pois a sentença contra eles se aplica a todos os que assim agem. Observe: (1.) A descrição dos adoradores profanos e descuidados.
São os que prometem em voto e sacrificam ao Senhor uma coisa defeituosa quando têm um macho em seu rebanho.
Dispõem do melhor com que servir e honrar a Deus, tão generoso ele foi nos dons que lhes concedeu. Mas procuram contentá-lo com o pior e julgam que isso já lhe basta, tão ingratos são na retribuição que lhe oferecem. Essa era a falha do povo, mas os sacerdotes fechavam os olhos a ela e a toleravam.
Encontramos na lei uma distinção que permitia oferecer como oferta voluntária algo que não seria aceito para cumprir um voto, Levítico 22:23. Mas os sacerdotes o aceitavam, embora Deus não o aceitasse, pretendendo ser mais indulgentes do que ele, pelo que Deus não lhes agradecerá em dia futuro.
(2.) A caracterização desses adoradores. São enganadores: tratam com Deus de modo falso e fraudulento; fazem-se hipócritas diante dele. Alegam honrá-lo ao fazer o voto, mas, quando chega a hora de cumpri-lo, afrontam-no tanto que teria sido melhor não fazer o voto do que fazê-lo e pagá-lo assim.
Mas não se enganem a si mesmos, pois de Deus não se zomba. Os que pensam enganar a Deus acabarão descobrindo que enganaram a própria alma para sua condenação. Os hipócritas são enganadores e se mostrarão enganadores de si mesmos; assim, serão seus próprios destruidores.
(3.) A condenação proferida contra eles: são amaldiçoados. Esperam uma bênção, mas encontrarão uma maldição, os sinais da cólera de Deus, conforme o juízo escrito.
(4.) A razão dessa condenação: “Pois eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, e por isso chamarei a prestar contas os que me tratam como simples homem igual a eles. Meu nome é temível entre os pagãos; portanto, não suportarei que seja desprezível entre meu próprio povo”.
Os pagãos respeitavam seus deuses, embora fossem ídolos, mais do que os judeus respeitavam o seu, embora fosse o único Deus verdadeiro e vivo. Repare: considerar o domínio universal de Deus e o reconhecimento universal desse domínio deve refrear toda irreverência em seu serviço.