Matthew Henry

Lucas 8

Argumento

A maior parte deste capítulo é repetição de diversas passagens da pregação e dos milagres de Cristo que tivemos antes em Mateus e Marcos. Todas têm tal peso que merecem ser repetidas. Por isso são repetidas, para que pela boca não apenas de duas, mas de três testemunhas cada palavra seja estabelecida. Aqui está:

I. Um relato geral da pregação de Cristo, e de como obtinha sustento para si e para sua numerosa família pelas contribuições caridosas de pessoas boas, vv. 1-3.

II. A parábola do semeador e dos quatro tipos de terreno, com sua exposição e algumas inferências dela, vv. 4-18.

III. A preferência que Cristo deu aos seus discípulos obedientes sobre seus parentes mais próximos segundo a carne, vv. 19-21.

IV. O acalmar de uma tempestade no mar por Cristo, com uma palavra, vv. 22-25.

V. A sua expulsão de uma legião de demônios de um homem possuído por eles, vv. 26-40.

VI. A sua cura da mulher que tinha fluxo de sangue e a ressurreição da filha de Jairo, vv. 41-56.

Versículos 1 a 3

O Ministério de Cristo.

Aqui nos é dito:

I. O que Cristo tomou como ocupação constante de sua vida: era pregar. Nessa obra era incansável e andava fazendo o bem (v. 1), depois, en to kathexes, ordine, no tempo ou método apropriado.

Cristo se dedicava à obra que tinha diante de si e a realizava de modo ordenado. Observava uma sequência ou ordem de trabalho, de modo que o fim de uma boa obra era o começo de outra. Agora observe aqui:

  1. Onde pregava: andava, diodeue, peragrabat. Era pregador itinerante, não se limitava a um lugar, mas difundia os raios de sua luz. Circumibat: fazia seu circuito, como juiz, tendo encontrado sua pregação talvez mais aceitável onde era nova.

Andava por todas as cidades, para que ninguém pudesse alegar ignorância. Por isso deu exemplo aos seus discípulos: eles devem atravessar as nações da terra, como ele atravessou as cidades de Israel.

Tampouco se limitou às cidades, mas foi às aldeias, entre o povo simples do campo, para pregar aos habitantes das aldeias, Juízes 5:11.

  1. O que pregava: anunciava as boas notícias do reino de Deus, que agora seria estabelecido entre eles. Notícias do reino de Deus são boas notícias, e essas Jesus Cristo veio trazer.

Veio dizer aos filhos dos homens que Deus estava disposto a tomar sob sua proteção todos os que estavam dispostos a voltar a ser leais a ele. Era boa notícia para o mundo haver esperança de sua reforma e reconciliação.

  1. Quem o acompanhava: os doze estavam com ele, não para pregar se ele estivesse presente, mas para aprender com ele o que e como pregar depois e, se houvesse ocasião, ser enviados aos lugares aonde não podia ir. Felizes eram esses seus servos que ouviam sua sabedoria.

II. De onde tirava o sustento necessário à vida: vivia da bondade dos seus amigos. Havia certas mulheres que frequentemente acompanhavam seu ministério e lhe serviam com seus bens, v. 2, 3.

Algumas são nomeadas. Mas havia muitas outras que eram zelosas pela doutrina de Cristo e se julgavam obrigadas, por justiça, a apoiá-la, tendo elas próprias encontrado benefício, e por caridade, esperando que muitos outros também pudessem encontrar benefício por ela.

  1. Eram, em sua maior parte, pessoas que haviam sido pacientes de Cristo e eram monumentos do seu poder e misericórdia. Haviam sido curadas por ele de espíritos maus e enfermidades.

Algumas haviam sido perturbadas na mente, haviam sido melancólicas; outras, aflitas no corpo. Ele lhes fora poderoso curador. É médico tanto do corpo quanto da alma, e os que foram curados por ele devem empenhar-se em saber o que lhe retribuirão.

Somos obrigados, por interesse, a acompanhá-lo, para estarmos prontos a nos dirigir a ele por auxílio em caso de recaída. Somos obrigados, pela gratidão, a servir a ele e ao seu evangelho, ele que nos salvou, e o fez por meio desse evangelho.

  1. Uma delas era Maria Madalena, de quem haviam sido expulsos sete demônios: um número definido em lugar de um indefinido. Alguns pensam que fora muito perversa, e então podemos supor que seja a mulher que era pecadora mencionada logo antes, Lucas 7:37.

O dr. Lightfoot, encontrando em alguns escritos dos talmudistas que Maria Madalena significava Maria, a trançadora de cabelos, pensa ser aplicável a ela, pois fora conhecida, nos dias de sua iniquidade e infâmia, por aquele trançar dos cabelos que se opõe ao traje modesto, 1 Timóteo 2:9.

Mas, embora tivesse sido mulher imodesta, mediante seu arrependimento e reforma encontrou misericórdia e se tornou zelosa discípula de Cristo. Repare: os maiores pecadores não devem perder a esperança de perdão. Quanto piores foram antes de sua conversão, mais devem empenhar-se em fazer por Cristo depois.

Ou, antes, fora alguém muito melancólica. Então, provavelmente, era Maria, irmã de Lázaro, que era mulher de espírito triste e que poderia ter sido originalmente de Magdala, mas se mudara para Betânia.

Essa Maria Madalena estava presente junto à cruz e ao sepulcro de Cristo. Se não era Maria, irmã de Lázaro, ou aquela amiga e favorecida particular de Cristo não esteve presente então, ou os evangelistas não repararam nela, e nenhuma das duas coisas podemos supor. Assim argumenta o dr. Lightfoot.

Contudo, há esta objeção contra isso: Maria Madalena é contada entre as mulheres que seguiram Jesus da Galileia (Mateus 27:55, 56), ao passo que Maria, irmã de Lázaro, residia em Betânia.

  1. Outra delas era Joana, mulher de Cuza, administrador de Herodes. Fora sua mulher (segundo alguns), mas agora era viúva e fora deixada em boa situação.

Se era então sua mulher, temos motivo para pensar que seu marido, embora tivesse sido elevado a um cargo na corte de Herodes, recebera o evangelho e estava muito disposto a que sua mulher fosse tanto ouvinte de Cristo quanto contribuinte para ele.

  1. Havia muitas delas que serviam a Cristo com seus bens. Era exemplo da pobreza daquela condição à qual nosso Salvador se humilhou que precisasse disso, e de sua grande humildade e condescendência que o aceitasse. Embora fosse rico, contudo por causa de nós se tornou pobre e viveu de esmolas.

Que ninguém diga que despreza depender da caridade dos seus vizinhos quando a Providência o trouxe a dificuldades. Mas que a peça e agradeça por ela como favor.

Cristo preferia depender dos seus amigos conhecidos para sustento de si e dos seus discípulos a ser oneroso aos estranhos nas cidades e aldeias aonde vinha pregar.

Repare: é dever daqueles a quem a palavra é ensinada repartir com os que os ensinam todas as coisas boas. Os que nisso são generosos e alegres honram o Senhor com seus bens e trazem bênção sobre eles.

Versículos 4 a 21

A Parábola do Semeador.

O parágrafo anterior começou com um relato da diligência de Cristo em pregar (v. 1). Este começa com um relato da diligência do povo em ouvir, v. 4. Ele ia a todas as cidades para pregar.

Assim, pensaria alguém, deveriam ter se contentado em ouvi-lo quando viesse à sua própria cidade (conhecemos os que o fariam). Mas havia aqui os que vinham a ele de todas as cidades: não queriam esperar até que viesse a eles, nem pensavam ter bastante quando os deixava, mas o encontravam quando vinha em sua direção e o seguiam quando se afastava deles.

Tampouco se dispensou de ir às cidades por haver alguns moradores delas que vinham a ele. Pois, embora houvesse, a maioria não tinha zelo suficiente para vir até ele. Por isso, tal é sua maravilhosa condescendência que irá até eles, pois é encontrado pelos que não o procuravam, Isaías 65:1.

Havia aqui, ao que parece, vasta afluência: muito povo se reunia, abundância de peixes entre os quais lançar sua rede. Ele estava tão pronto e disposto a ensinar quanto eles a ser ensinados. Agora nestes versículos temos:

I. Regras e advertências necessárias e excelentes para ouvir a palavra, na parábola do semeador e sua explicação e aplicação, tudo o que tivemos duas vezes antes mais extensamente. Quando Cristo expôs essa parábola:

  1. Os discípulos perguntavam com interesse sobre seu significado, v. 9. Perguntaram-lhe: “Que seria esta parábola?” Repare: devemos desejar intensamente conhecer a verdadeira intenção e a plena extensão da palavra que ouvimos, para que nosso conhecimento não seja nem equivocado nem deficiente.

  2. Cristo os fez perceber que grande vantagem lhes era ter oportunidade de conhecer o mistério e significado de sua palavra, o que outros não tinham: “A vós é dado”, v. 10.

Repare: os que querem receber instrução de Cristo devem conhecer e considerar que privilégio é ser instruídos por ele, que privilégio distintivo ser conduzidos à luz, a tal luz, quando outros são deixados em trevas, em tais trevas.

Felizes somos, e para sempre devedores à graça gratuita, se a mesma coisa que é parábola para outros, com a qual apenas se entretêm, é verdade clara para nós, pela qual somos iluminados e governados e ao molde da qual somos entregues.

Agora, da própria parábola e sua explicação, observe:

(1.) O coração do homem é como solo para a semente da palavra de Deus. É capaz de recebê-la e produzir seus frutos. Mas, a menos que essa semente seja nele semeada, não produzirá nada valioso.

Por isso, nosso zelo deve ser juntar a semente e o solo. De que nos serve ter a semente na Escritura, se não for semeada? E de que nos serve ter o solo em nossos próprios corações, se não for semeado com essa semente?

(2.) O sucesso da semeadura é muito conforme a natureza e temperamento do solo, e conforme esteja ou não disposto a receber a semente. A palavra de Deus é para nós, conforme somos, cheiro de vida para vida ou de morte para morte.

(3.) O diabo é inimigo sutil e rancoroso, que faz sua ocupação estorvar nosso proveito pela palavra de Deus. Tira a palavra dos corações dos ouvintes sem zelo, para que não creiam e sejam salvos, v. 12. Isso é acrescentado aqui para nos ensinar:

[1.] Que não podemos ser salvos a menos que creiamos. A palavra do evangelho não será para nós palavra salvadora, a menos que seja misturada com fé.

[2.] Que, por isso, o diabo faz tudo o que pode para impedir que creiamos, para nos fazer não crer na palavra quando a lemos e ouvimos. Ou, se a atendemos por enquanto, para nos fazer esquecê-la de novo e deixá-la escapar (Hebreus 2:1).

Ou, se a lembramos, para criar preconceitos em nossas mentes contra ela, ou desviar nossas mentes dela para outra coisa. Tudo é para que não creiamos e sejamos salvos, para que não creiamos e nos alegremos, ao passo que ele crê e treme.

(4.) Onde a palavra de Deus é ouvida sem zelo, normalmente também é desprezada. Acrescenta-se aqui na parábola que a semente que caiu à beira do caminho “foi pisada”, v. 5. Os que voluntariamente fecham seus ouvidos contra a palavra, na prática a pisam sob seus pés: desprezam o mandamento do Senhor.

(5.) Aqueles em quem a palavra causa algumas impressões, mas não profundas e duráveis, mostrarão sua hipocrisia num tempo de prova, como a semente semeada sobre a rocha, onde não ganha raiz, v. 13.

Estes creem por algum tempo, por pouco tempo. Sua profissão promete alguma coisa, mas no tempo de tentação se afastam dos seus bons começos. Quer a tentação nasça dos sorrisos ou das carrancas do mundo, são facilmente vencidos por ela.

(6.) Os prazeres desta vida são espinhos tão perigosos e danosos para sufocar a boa semente da palavra quanto quaisquer outros. Isso é acrescentado aqui (v. 14), o que não estava nos outros evangelistas.

Os que não estão enredados nas preocupações desta vida, nem iludidos pela falsidade das riquezas, mas se gabam de estar mortos para elas, podem contudo ser impedidos de chegar ao céu por indolência cultivada e amor ao conforto e ao prazer. Os deleites dos sentidos podem arruinar a alma, até deleites lícitos, cultivados e apreciados demais.

(7.) Não basta que o fruto seja produzido, mas deve chegar à perfeição, deve amadurecer plenamente. Se não chega, é como se nenhum fruto fosse produzido. Pois o que em Mateus e Marcos se diz ser infrutífero é o mesmo que aqui se diz não levar nenhum fruto à perfeição.

Pois factum non dicitur quod non perseverat: a perseverança é necessária à perfeição de uma obra.

(8.) O bom terreno, que produz bom fruto, é um coração honesto e bom, bem disposto a receber instrução e mandamento (v. 15). Coração livre de contaminações pecaminosas, firmemente fixado para Deus e o dever, coração reto, coração sensível e coração que treme diante da palavra é coração honesto e bom.

Tendo ouvido a palavra, a entende (assim está em Mateus), a recebe (assim está em Marcos) e a conserva (assim está aqui), como o solo não só recebe, mas conserva a semente. E o estômago não só recebe, mas conserva o alimento ou remédio.

(9.) Onde a palavra é bem conservada, há fruto produzido com paciência. Isso também é acrescentado aqui. Deve haver tanto paciência para suportar quanto paciência para esperar: paciência para sofrer a tribulação e perseguição que podem surgir por causa da palavra; paciência para continuar até o fim em fazer o bem.

(10.) Em consideração a tudo isso, devemos tomar cuidado com a maneira como ouvimos (v. 18). Tomar cuidado com as coisas que estorvarão nosso proveito pela palavra que ouvimos, vigiar nossos corações ao ouvir e tomar cuidado para que não nos traiam.

Tomar cuidado para não ouvirmos sem zelo e superficialmente, para não alimentarmos, por qualquer motivo, preconceito contra a palavra que ouvimos. E tomar cuidado com a disposição do nosso espírito depois de ouvir a palavra, para não perdermos o que ganhamos.

II. Instruções necessárias dadas aos que são designados a pregar a palavra, e também aos que a ouviram:

  1. Os que receberam o dom devem ministrá-lo. Ministros aos quais foi confiada a distribuição do evangelho, pessoas que tiraram proveito da palavra e por ela são capacitadas a beneficiar outros, devem considerar-se velas acesas.

Os ministros devem, em pregação solene e revestida de autoridade, e as pessoas em discurso familiar fraterno, difundir sua luz. Pois uma vela não deve ser coberta com vasilha nem posta debaixo de uma cama, v. 16.

Ministros e cristãos devem ser luzes no mundo, apresentando a palavra da vida. Sua luz deve brilhar diante dos homens. Devem não apenas ser bons, mas fazer o bem.

  1. Devemos esperar que o que agora se faz em segredo e de fontes invisíveis em breve seja manifestado e conhecido, v. 17. O que lhes é confiado em segredo deve ser manifestado por vocês. Pois seu Mestre não lhes deu talentos para serem enterrados, mas para negociar com eles.

Que o que agora está oculto seja conhecido. Pois, se não for manifestado por vocês, será manifestado contra vocês, será produzido como prova da sua traição.

  1. Os dons que temos ou nos serão mantidos ou nos serão tirados, conforme os usamos, ou não os usamos, para a glória de Deus e a edificação dos nossos irmãos: “A quem tem, será dado”, v. 18.

Quem tem dons e faz bem com eles terá mais. Quem enterra seu talento o perderá. “Daquele que não tem será tirado até o que tem”, assim está em Marcos; “o que parece ter”, assim está em Lucas.

Repare: a graça perdida era apenas graça aparente, nunca foi verdadeira. Os homens apenas parecem ter o que não usam, e as aparências de religião serão perdidas e confiscadas. Saíram de nós porque não eram de nós, 1 João 2:19.

Cuidemos de ter graça em sinceridade, encontrada em nós a raiz da questão. Essa é boa parte que nunca será tirada daqueles que a têm.

III. Grande ânimo dado aos que se mostram ouvintes fiéis da palavra por serem praticantes da obra, num exemplo particular do respeito de Cristo aos seus discípulos, preferindo-os até aos seus parentes mais próximos (vv. 19-21). Tivemos essa passagem da história duas vezes antes. Observe:

  1. Que aperto havia atrás de Cristo. Não se podia chegar perto pela multidão que o acompanhava, que, por mais que fosse apertada, não se deixava afastar de sua congregação pelo aperto.

  2. Alguns dos seus parentes mais próximos eram os menos ansiosos por ouvi-lo pregar. Em vez de entrar, como facilmente poderiam ter feito se tivessem vindo a tempo, desejando ouvi-lo, ficaram do lado de fora, desejando vê-lo.

Provavelmente, por medo insensato de que se esgotasse com falar demais, tinham apenas o desígnio de interrompê-lo e obrigá-lo a parar.

  1. Jesus Cristo preferia estar ocupado em sua obra a ter comunhão com seus amigos. Não quis abandonar sua pregação para falar com sua mãe e seus irmãos, pois estar assim ocupado era seu alimento e bebida.

  2. Cristo tem por bem reconhecer como seus parentes mais próximos e queridos os que ouvem a palavra de Deus e a praticam. São para ele mais que sua mãe e seus irmãos.

Versículos 22 a 39

O Poder de Cristo sobre os Ventos; o Poder de Cristo sobre os Demônios.

Temos aqui duas provas ilustres do poder de nosso Senhor Jesus que tivemos antes: seu poder sobre os ventos e seu poder sobre os demônios. Veja Marcos 4; 5.

I. Seu poder sobre os ventos, aqueles poderes do ar que são tanto terror para os homens, especialmente no mar, e ocasionam a morte de tais multidões. Observe:

  1. Cristo ordenou aos seus discípulos que se lançassem ao mar, para mostrar sua glória sobre a água ao acalmar as ondas e fazer um ato de bondade a um pobre possesso do outro lado da água: “Entrou num barco com seus discípulos”, v. 22.

Os que observam as ordens de Cristo podem assegurar-se da sua presença. Se Cristo envia seus discípulos, vai com eles. Os que têm Cristo os acompanhando podem aventurar-se em qualquer lugar com segurança e ousadia.

Disse: “Passemos para o outro lado”, pois tinha ali uma boa obra a fazer. Poderia ter ido por terra, dando uma pequena volta. Mas escolheu ir por água para mostrar suas maravilhas nas profundezas.

  1. Os que se lançam ao mar em calmaria, sim, e ainda à palavra de Cristo, devem contudo preparar-se para tempestade e para o maior perigo nessa tempestade: “Desceu uma tempestade de vento sobre o lago” (v. 23), como se estivesse ali e em nenhum outro lugar.

Imediatamente o seu barco foi tão agitado que se encheu de água, e a vida deles corria perigo. Talvez o diabo, que é príncipe do poder do ar e levanta ventos pela permissão de Deus, tivesse alguma suspeita, por algumas palavras que Cristo poderia ter deixado escapar, de que agora atravessava o lago de propósito para expulsar aquela legião de demônios.

Ela estava no pobre homem do outro lado. Por isso, o diabo derramou essa tempestade sobre o barco em que Cristo estava, com o desígnio, se possível, de afundá-lo e impedir aquela vitória.

  1. Cristo dormia na tempestade, v. 23. Devia ter algum refrigério corporal e escolheu tomá-lo quando fosse o menor estorvo para ele em sua obra.

Os discípulos de Cristo podem realmente ter sua presença graciosa consigo no mar e numa tempestade, e contudo ele parecer dormir. Pode não aparecer imediatamente para aliviá-los, não, nem mesmo quando as coisas parecem trazidas até à última extremidade.

Assim provará sua fé e paciência, e os estimulará a despertá-lo pela oração, e tornará seu livramento mais bem-vindo quando vier por fim.

  1. Uma queixa a Cristo do nosso perigo e da angústia em que está sua igreja basta para comprometê-lo a despertar e aparecer em nosso favor, v. 24. Clamaram: “Mestre, Mestre, perecemos!” O caminho para silenciar nossos temores é trazê-los a Cristo e colocá-los diante dele.

Os que sinceramente chamam Cristo de Mestre e com fé e fervor o invocam como seu Mestre podem estar certos de que não os deixará perecer. Não há alívio para as pobres almas sob consciência de culpa e medo da cólera como este: ir a Cristo, chamá-lo de Mestre e dizer: “Estou perdido se não me ajudares”.

  1. A ocupação de Cristo é aquietar tempestades, como a de Satanás é levantá-las. Pode fazê-lo, fez e se agrada de fazê-lo, pois veio proclamar paz na terra.

“Repreendeu o vento e a fúria da água”, e imediatamente cessaram (v. 24). Não, como em outras ocasiões, por graus, mas de repente houve grande calmaria. Assim Cristo mostrou que, embora o diabo alegue ser príncipe do poder do ar, contudo até ali o tem numa corrente.

  1. Quando nossos perigos passam, convém-nos tomar para nós a vergonha dos nossos próprios temores e dar a Cristo a glória do seu poder. Quando Cristo transformou a tempestade em calmaria, “alegraram-se porque ficaram quietos”, Salmos 107:30. E então:

(1.) Cristo lhes dá uma repreensão pelo medo desordenado: “Onde está a vossa fé?”, v. 25. Repare: muitos que têm fé verdadeira precisam procurá-la quando têm ocasião de usá-la. Tremem e ficam desanimados se causas secundárias os olham com desaprovação. Uma pequena coisa os desalenta. E onde está então sua fé?

(2.) Dão-lhe a glória do seu poder: “Temendo, admiraram-se”. Os que temeram a tempestade, agora que o perigo passara, com bom motivo temiam aquele que a acalmara e diziam uns aos outros: “Que espécie de homem é este!”

Poderiam igualmente ter dito: “Quem é Deus como tu?” Pois é prerrogativa de Deus acalmar “o ruído dos mares, o ruído das suas ondas”, Salmos 65:7.

II. Seu poder sobre o diabo, o príncipe do poder do ar. Na passagem seguinte da história, entra num confronto mais direto com ele do que quando ordenou aos ventos.

Imediatamente depois de acalmados os ventos, foram trazidos ao seu porto desejado e chegaram à região dos gadarenos, e ali desembarcaram (v. 26, 27). Logo encontrou a tarefa pela qual fizera a travessia e que julgava valer a pena enfrentar uma tempestade para cumprir.

Podemos aprender muito dessa história acerca desse mundo de espíritos infernais e malignos. Embora não operem agora habitualmente da mesma maneira que aqui, contudo todos devemos, em todo tempo, manter-nos em guarda contra eles.

  1. Esses espíritos malignos são muito numerosos. Os que haviam tomado posse desse único homem chamavam-se Legião (v. 30), porque muitos demônios haviam entrado nele. Tinha demônios havia muito tempo, v. 27.

Mas talvez os que o possuíam havia muito tempo, prevendo de algum modo a vinda de nosso Salvador para atacá-los e descobrindo que não podiam impedi-la pela tempestade que levantaram, mandaram buscar recrutas.

Tinham a intenção de fazer disso uma batalha decisiva e esperavam agora ser fortes demais para aquele que expulsara tantos espíritos imundos e derrotá-lo.

Ou eram, ou ao menos queriam ser considerados, uma legião, temível como um exército com bandeiras. Agora, ao menos, queriam ser o que a vigésima legião do exército romano, que esteve muito tempo aquartelada em Chester, era chamada: legio victrix, legião vitoriosa.

  1. Têm inimizade inveterada contra o homem e todas as suas comodidades e consolos. Esse homem de quem os demônios haviam tomado posse e a conservaram por muito tempo, sob sua influência, “não usava roupas nem morava em casa alguma” (v. 27), embora roupa e habitação sejam dois sustentáculos necessários desta vida.

Ou melhor: porque o homem tem pavor natural das habitações dos mortos, forçaram esse homem a morar nos sepulcros, para torná-lo tanto mais terror para si e para todos ao redor.

Assim sua alma tinha tanto motivo quanto qualquer homem jamais tivera para cansar-se da sua vida e preferir o estrangulamento e a morte.

  1. São muito fortes, ferozes e indisciplinados, e odeiam e desprezam ser contidos: “Era guardado, preso com correntes e grilhões”, para não ser danoso ou a outros ou a si mesmo, mas “rompeu as amarras”, v. 29.

Repare: os que são ingovernáveis por qualquer outro mostram, por isso, estar sob o governo de Satanás. Essa é a linguagem dos que assim estão, até acerca de Deus e Cristo, seus melhores amigos, que não os impediriam de coisa alguma nem os obrigariam a coisa alguma senão para seu próprio bem: rompamos suas amarras.

Era impelido pelo diabo. Os que estão sob o governo de Cristo são suavemente conduzidos com cordas de homem e amarras de amor. Os que estão sob o governo do diabo são impelidos furiosamente.

  1. Estão muito enfurecidos contra nosso Senhor Jesus e têm grande pavor e horror dele. Quando o homem de quem tinham posse, e que falava como queriam, viu Jesus, rugiu como alguém em agonia e caiu diante dele para suplicar que afastasse sua cólera.

Reconheceu-o como Filho do Deus Altíssimo, que estava infinitamente acima dele e era forte demais para ele. Mas protestou contra ter qualquer pacto ou confederação com ele (o que poderia ter silenciado suficientemente as objeções blasfemas dos escribas e fariseus): “Que tenho eu contigo?”

Os demônios não têm inclinação para servir a Cristo nem expectativa de receber benefício dele: “Que temos nós contigo?” Mas temiam seu poder e cólera: “Suplico-te, não me atormentes”. Não dizem: “Suplico-te, salva-me”, mas apenas: “Não me atormentes”.

Veja de quem falam a linguagem os que têm apenas pavor do inferno como lugar de tormento, mas nenhum desejo do céu como lugar de santidade e amor.

  1. Estão perfeitamente sob o comando e poder de nosso Senhor Jesus, e o sabiam. Pois lhe suplicaram que não lhes ordenasse ir eis ton abysson, às profundezas, o lugar do seu tormento, o que reconhecem que poderia fácil e justamente fazer.

Ó, que consolo é isso para o povo do Senhor: todos os poderes das trevas estão sob o controle e domínio do Senhor Jesus! Tem todos eles numa corrente. Pode enviá-los ao seu próprio lugar quando lhe agrada.

  1. Gostam de fazer dano. Quando descobriram que não havia remédio senão deixar sua posse desse pobre homem, pediram permissão para tomar posse de uma manada de porcos, v. 32.

Quando o diabo primeiro trouxe o homem a um estado miserável, trouxe igualmente maldição sobre toda a criação, que se tornou sujeita à inimizade. Aqui, como exemplo dessa sua inimizade extensa, quando não podia destruir o homem, queria destruir os porcos.

Se não podia feri-los nos corpos, queria feri-los nos bens, que às vezes se mostram grande tentação aos homens para afastá-los de Cristo, como aqui.

Cristo lhes permitiu entrar nos porcos para convencer a região do dano que o diabo poderia fazer nela, se lhe permitisse. Assim que os demônios tiveram permissão, entraram nos porcos. Assim que entraram neles, a manada desceu correndo violentamente por um lugar íngreme até o lago e se afogou.

Pois é milagre de misericórdia se os que Satanás possui não são trazidos à destruição e perdição. Este e outros exemplos mostram que aquele leão rugidor e dragão vermelho procura o que e quem pode devorar.

  1. Quando o poder do diabo é quebrado em alguma alma, ela se recupera e retorna à disposição correta. Isso supõe que os que Satanás passa a possuir são postos fora da posse de si mesmos: o homem de quem os demônios haviam saído sentava-se aos pés de Jesus, v. 35.

Enquanto estava sob o poder do diabo, estava pronto a atacar Jesus. Mas agora se senta aos seus pés, sinal de que voltou ao seu juízo. Se Deus nos possui, preserva para nós o governo e o desfrute de nós mesmos. Mas, se Satanás nos possui, rouba-nos ambos.

Por isso, que o poder de Satanás em nossas almas seja derrubado, venha aquele a quem nossos corações pertencem por direito, e entreguemos nossos corações a ele. Pois nunca pertencemos mais a nós mesmos do que quando somos dele.

Vejamos agora qual foi o efeito desse milagre de expulsar a legião de demônios desse homem:

(1.) Que efeito teve sobre o povo daquela região, que por ele perdera seus porcos. Os guardadores dos porcos foram e contaram “tanto na cidade quanto no campo” (v. 34), talvez com o desígnio de inflamar as pessoas contra Cristo.

Contaram por que meio o possesso dos demônios foi curado (v. 36): enviando os demônios aos porcos. Isso podia ser apresentado de maneira a despertar hostilidade, como se Cristo não pudesse ter livrado o homem das mãos deles senão entregando os porcos nelas.

O povo saiu para ver o que fora feito e perguntar sobre isso. “Temiam” (v. 35), “foram tomados de grande medo” (v. 37), ficaram surpresos e espantados, e não sabiam o que dizer disso.

Pensaram mais na destruição dos porcos que no livramento do seu pobre vizinho aflito, e da região do terror do seu frenesi, que se tornara transtorno público. Por isso toda a multidão suplicou a Cristo que se afastasse deles, por medo de trazer algum outro julgamento sobre eles.

Ao passo que, de fato, ninguém precisa ter medo de Cristo se está disposto a abandonar seus pecados e entregar-se a ele. Mas Cristo lhes fez a vontade: entrou no barco e voltou de novo. Os que amam mais seus porcos perdem seu Salvador e suas esperanças nele.

(2.) Que efeito teve sobre o pobre homem que, por ele, se recuperara. Desejava a companhia de Cristo tanto quanto outros a temiam. Suplicou a Cristo que pudesse estar com ele, como outros curados por ele de espíritos maus e fraquezas (v. 2), para que Cristo lhe fosse protetor e mestre e ele fosse para Cristo nome e louvor.

Relutava em ficar entre aqueles gadarenos rudes e grosseiros que desejavam que Cristo se afastasse deles. Ó, não reúna minha alma com esses pecadores!

Mas Cristo não quis levá-lo consigo. Enviou-o para casa, para publicar entre os que o conheciam as grandes coisas que Deus fizera por ele, para que assim pudesse ser bênção à sua região, como lhe fora fardo.

Às vezes devemos negar-nos a satisfação até dos benefícios e consolos espirituais para ganhar oportunidade de ser úteis às almas dos outros. Talvez Cristo soubesse que, quando passasse um pouco o ressentimento pela perda dos seus porcos, estariam mais bem dispostos a considerar o milagre.

Por isso deixou o homem entre eles para ser monumento permanente e alguém que os lembrasse disso.

Versículos 40 a 56

O Fluxo de Sangue Curado; a Filha do Governante Ressuscitada.

Cristo foi expulso pelos gadarenos. Estavam cansados dele e dispostos a se livrar dele. Mas, quando atravessou a água e voltou aos galileus, receberam-no alegremente, desejaram e esperaram seu retorno, e o acolheram de todo o coração quando de fato voltou, v. 40.

Se alguns não querem aceitar os favores que Cristo lhes oferece, outros querem. Se os gadarenos não são reunidos, contudo há muitos entre os quais Cristo será glorioso.

Quando Cristo terminou sua obra do outro lado da água, voltou e encontrou obra a fazer no lugar de onde viera, nova obra. Os que se dispõem a fazer o bem nunca terão falta de ocasião para isso. Os necessitados vocês sempre têm consigo.

Temos aqui dois milagres entrelaçados, como estavam em Mateus e Marcos: a ressurreição da filha de Jairo e a cura da mulher que tinha fluxo de sangue, enquanto ele ia em meio à multidão para a casa de Jairo. Temos aqui:

I. Um pedido público feito a Cristo por um governante da sinagoga, cujo nome era Jairo, em favor de uma filhinha sua que estava muito enferma e, na compreensão de todos ao redor dela, estava morrendo.

Esse pedido era muito humilde e reverente. Jairo, embora governante, caiu aos pés de Jesus, reconhecendo-o como governante acima dele. Era muito insistente. Suplicou-lhe que viesse à sua casa, não tendo a fé, ao menos não tendo o pensamento, do centurião, que desejou que Cristo apenas falasse a palavra de cura à distância.

Mas Cristo atendeu seu pedido: foi junto com ele. A fé forte será aplaudida, e contudo a fé fraca não será rejeitada. Nas casas onde há enfermidade e morte, é muito desejável ter a presença de Cristo.

Quando Cristo ia, o povo o apertava, alguns por curiosidade de vê-lo, outros por afeição a ele. Não nos queixemos de multidão, aperto e correria enquanto estamos no caminho do nosso dever e fazendo o bem. Mas, de outro modo, todo homem sábio se manterá fora disso tanto quanto puder.

II. Aqui está um pedido secreto feito a Cristo por uma mulher enferma de fluxo de sangue, que consumira seu corpo e também sua bolsa. Pois gastara todo seu sustento com médicos e nada melhorara, v. 43.

A natureza da sua doença era tal que não desejava fazer queixa pública dela (convinha à modéstia do seu sexo ter muita reserva ao falar dela). Por isso aproveitou essa oportunidade de vir a Cristo numa multidão. Quanto mais pessoas estivessem presentes, mais provável pensava ser que ficaria oculta.

Sua fé era muito forte. Pois não duvidava de que, pelo toque na orla da sua roupa, obteria dele virtude curadora suficiente para seu alívio. Considerava-o fonte tão cheia de misericórdias que roubaria uma cura e ele não sentiria falta dela.

Assim muitas pobres almas são curadas, auxiliadas e salvas por Cristo, perdidas numa multidão e nas quais ninguém repara. A mulher percebeu em si uma mudança imediata para melhor e que sua doença estava curada, v. 44.

Assim como os crentes têm comunhão consoladora com Cristo, assim têm comunicações consoladoras dele incognito, secretamente: alimento para comer que o mundo não conhece, e alegria de que um estranho não participa.

III. Aqui está uma revelação dessa cura secreta, para a glória tanto do médico quanto da paciente:

  1. Cristo repara que houve uma cura: “Virtude saiu de mim”, v. 46. Os que foram curados por virtude obtida de Cristo devem reconhecê-lo, pois ele o sabe.

Fala disso aqui, não em forma de queixa, como se fosse por isso ou enfraquecido ou prejudicado, mas em forma de satisfação. Era seu prazer que virtude saísse dele para fazer algum bem, e não a negava ao mais humilde. Eram tão bem-vindos a ela quanto à luz e calor do sol.

Tampouco tinha menos virtude em si por sair dele a virtude, pois é fonte transbordante.

  1. A pobre paciente reconhece sua situação e o benefício que recebera: “Quando viu que não estava oculta, veio e caiu diante dele”, v. 47.

Repare: considerar que não podemos estar ocultos de Cristo deve comprometer-nos a derramar nossos corações diante dele e mostrar diante dele todo nosso pecado e toda nossa perturbação. Veio tremendo, e contudo sua fé a salvou, v. 48. Repare: pode haver tremor onde contudo há fé salvadora.

Declarou diante de todo o povo por que motivo o tocara: porque cria que um toque a curaria, e assim aconteceu. Os pacientes de Cristo devem comunicar suas experiências uns aos outros.

  1. O grande médico confirma sua cura e a despede com o consolo dela: “Tem bom ânimo; tua fé te tornou sã”, v. 48. Jacó obteve a bênção de Isaque clandestinamente e por artifício. Mas, quando a fraude foi descoberta, Isaque a ratificou deliberadamente.

Foi obtida furtivamente e às escondidas, mas assegurada e secundada abertamente. Assim foi a cura aqui. Ele é abençoado e será abençoado. Assim aqui: ela é curada e será curada.

IV. Aqui está um ânimo para Jairo não desconfiar do poder de Cristo, embora sua filha estivesse agora morta e os que lhe trouxeram a notícia o aconselhassem a não dar ao Mestre qualquer perturbação ulterior acerca dela: “Não temas”, diz Cristo, “apenas crê”.

Repare: nossa fé em Cristo deve ser ousada e atrevida, assim como nosso zelo por ele. Os que estão dispostos a fazer qualquer coisa por ele podem depender de que fará grandes coisas em favor deles, acima do que são capazes de pedir ou pensar.

Quando o paciente está morto, não há espaço para oração ou uso de meios. Mas aqui, embora a criança esteja morta, contudo creia, e tudo estará bem. Post mortem medicus, chamar o médico depois da morte, é absurdo. Mas não post mortem Christus, chamar Cristo depois da morte.

V. Os preparativos para sua ressurreição:

  1. A escolha que Cristo fez de testemunhas que veriam o milagre realizado. Uma multidão o seguiu, mas talvez fossem rudes e barulhentos. Contudo, não era apropriado deixar tal multidão entrar na casa de um cavalheiro, especialmente agora que toda a família estava em tristeza.

Por isso os mandou de volta, e não por temer deixar que o milagre passasse pelo exame deles, pois ressuscitou Lázaro e o filho da viúva publicamente.

Não levou consigo ninguém senão Pedro, Tiago e João, aquele triunvirato de seus discípulos com quem tinha maior intimidade. Tinha o desígnio de que esses três, com os pais, fossem os únicos espectadores do milagre, sendo número suficiente para atestar a sua verdade.

  1. A repreensão que fez aos pranteadores. Todos choravam e a lamentavam. Pois, ao que parece, era criança muito agradável e promissora, querida não apenas aos pais, mas a todos os vizinhos.

Mas Cristo lhes mandou não chorar, pois “não está morta, mas dorme”. Quer dizer, quanto ao seu caso peculiar, que não estava morta definitiva e completamente, mas que agora em breve seria ressuscitada. Assim, para seus amigos seria como se tivesse dormido apenas algumas horas.

Mas é aplicável a todos os que morrem no Senhor. Por isso não devemos entristecer-nos por eles como os que não têm esperança, porque a morte é apenas sono para eles, não apenas como descanso de todos os trabalhos dos dias do tempo, mas como haverá ressurreição, um despertar e levantar-se de novo para todas as glórias dos dias da eternidade.

Essa foi palavra consoladora que Cristo disse a esses pranteadores. Contudo, perversamente a ridicularizaram e riram dele com desprezo por ela. Aqui estava uma pérola lançada diante de porcos.

Eram ignorantes das Escrituras do Antigo Testamento os que zombavam disso como absurdo, chamar a morte de sono. Contudo, esse bem saiu daquele mal: por isso a verdade do milagre foi evidenciada.

Pois sabiam que ela estava morta, tinham certeza disso. Por isso nada menos que poder divino poderia restaurá-la à vida. Não encontramos qualquer resposta que lhes desse. Mas logo se explicou, espero que para seu convencimento, para que nunca mais rissem de qualquer palavra sua.

Mas pôs todos para fora, v. 54. Eram indignos de ser testemunhas dessa obra de maravilha. Os que, em meio ao seu luto, estavam tão alegremente dispostos a rir dele pelo que disse talvez tivessem encontrado algo para rir no que fez, e por isso são justamente excluídos.

VI. Seu retorno à vida depois de breve visita à congregação dos mortos: tomou-a pela mão (como fazemos a alguém que queremos despertar do sono e ajudar a levantar-se) e chamou, dizendo: “Menina, levanta-te”, v. 54.

Assim a mão da graça de Cristo acompanha os chamados da sua palavra para torná-los eficazes. Aqui se expressa o que era apenas implícito nos outros evangelistas: seu espírito veio de novo, sua alma voltou de novo para animar seu corpo.

Isso prova claramente que a alma existe e age num estado de separação do corpo e, por isso, é imortal; que a morte não apaga essa lâmpada do Senhor, mas a tira de uma lanterna escura.

Não é, como Grotius bem observa, a krasis, ou temperamento do corpo, ou alguma coisa que morre com ele. Mas é anthypostaton ti, algo que subsiste por si mesmo, que depois da morte está em outro lugar que não onde está o corpo.

Onde a alma dessa criança estava nesse intervalo não nos é dito. Estava na mão do Pai dos espíritos, a quem todas as almas retornam na morte. Quando seu espírito voltou, ela se levantou e mostrou estar viva pelo seu movimento, assim como também pelo seu apetite, pois Cristo ordenou dar-lhe alimento.

Assim como criancinhas recém-nascidas, assim os recém-ressuscitados desejam alimento espiritual para que cresçam por ele. No último versículo, não precisamos nos admirar de encontrar seus pais espantados.

Mas, se isso implica que apenas eles ficaram assim, e não os outros presentes, que riram de Cristo com desprezo, bem podemos nos admirar da sua estupidez. Talvez fosse o motivo de Cristo não querer que fosse proclamado, além de querer dar um exemplo da sua humildade.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra