Matthew Henry

Lucas 6

Argumento

Neste capítulo temos a exposição de Cristo da lei moral, que ele veio não destruir, mas cumprir e completar por seu evangelho.

I. Aqui está uma prova da legitimidade das obras de necessidade e misericórdia no dia de sábado: as primeiras na defesa de seus discípulos por arrancarem espigas, as últimas na defesa de si mesmo por curar a mão ressequida naquele dia, vv. 1-11.

II. Seu retiro para oração secreta, v. 12.

III. Seu chamado dos seus doze apóstolos, vv. 13-16.

IV. Sua cura das multidões dos que sofriam de diversas doenças e se dirigiram a ele, vv. 17-19.

V. O sermão que pregou aos seus discípulos e à multidão, instruindo-os em seu dever tanto para com Deus quanto para com o homem, vv. 20-49.

Versículos 1 a 11

Obras de Misericórdia Apropriadas ao Sábado.

Tivemos esses dois episódios da história tanto em Mateus quanto em Marcos, e ali foram postos juntos (Mateus 12:1; Marcos 2:23; 3:1).

Pois, embora tivessem ocorrido com alguma distância de tempo um do outro, ambos tinham o desígnio de corrigir os enganos dos escribas e fariseus a respeito do dia de sábado, em cujo descanso corporal punham maior ênfase e exigiam maior rigor do que o Legislador pretendia. Aqui:

I. Cristo justifica seus discípulos numa obra de necessidade para si mesmos naquele dia, que era arrancar espigas quando estavam com fome naquele dia. Essa história aqui tem uma data que não tivemos nos outros evangelistas: foi “no segundo sábado depois do primeiro” (v. 1).

Isto é, como o Dr. Whitby pensa ser bastante claro, o primeiro sábado depois do segundo dia dos pães sem fermento, a partir do qual contavam as sete semanas até a festa de Pentecostes; ao primeiro deles chamavam Sabbaton deuteroproton, ao segundo, deuterodeuteron, e assim por diante.

Bendito seja Deus, não precisamos examinar minuciosamente essa questão. Não importa se essa circunstância é mencionada para dar a entender que se atribuía alguma honra peculiar a esse sábado, o que agravava a ofensa dos discípulos, ou se apenas dá a entender que, sendo o primeiro sábado depois da oferta das primícias, era a época do ano em que os cereais estavam quase maduros. Podemos observar:

  1. Os discípulos de Cristo não devem ser exigentes e meticulosos em sua alimentação em tempo algum, especialmente nos dias de sábado, mas contentar-se com o mais fácil de obter e ser agradecidos.

Esses discípulos “arrancaram as espigas e comeram” (v. 1); pouco lhes bastava, e algo que não tinha requinte algum.

  1. Muitos que são eles próprios culpados dos maiores crimes estão prontos a censurar outros pelas ações mais inocentes e inofensivas, v. 2. Os fariseus entraram em desavença com eles por fazerem o que não era legítimo fazer nos dias de sábado, quando sua própria prática era comer iguarias nos sábados, mais que em todos os outros dias.

  2. Jesus Cristo justificará seus discípulos quando forem injustamente censurados, e os reconhecerá e aceitará em muitas coisas que os homens lhes dizem não lhes ser legítimo fazer. Como é bom para nós que os homens não sejam nossos juízes, e que Cristo seja nosso Advogado!

  3. As determinações cerimoniais podem ser dispensadas em casos de necessidade; como foi dispensada a reserva do pão da proposição aos sacerdotes quando Davi, pela Providência, foi levado a tal aperto que devia ter ou aquilo ou nada, v. 3, 4.

E, se as próprias determinações de Deus podiam ser assim deixadas de lado por um bem maior, muito mais podem as tradições dos homens.

  1. As obras de necessidade são particularmente consentidas no dia de sábado; mas devemos tomar cuidado para não transformar essa liberdade em licenciosidade e abusar das concessões e condescendências favoráveis de Deus em prejuízo do trabalho do dia.

  2. Jesus Cristo, embora consentisse obras de necessidade no dia de sábado, contudo quer que saibamos e lembremos que é seu dia, e por isso deve ser empregado em seu serviço e para sua honra (v. 5): “O Filho do homem é Senhor também do sábado”.

No reino do Redentor, o dia de sábado deve ser transformado em dia do Senhor; seu caráter deve, em alguns aspectos, ser alterado, e deve ser observado principalmente em honra do Redentor, como antes em honra do Criador, Jeremias 16:14, 15.

Como sinal disso, terá não só um novo nome, o dia do Senhor, contudo sem esquecer o antigo, pois continua sendo sábado de descanso, mas será transferido para um novo dia, o primeiro dia da semana.

II. Ele se justifica ao fazer obras de misericórdia para outros no dia de sábado. Observe nisto:

  1. Cristo, no dia de sábado, entrou na sinagoga. Repare: É nosso dever, conforme temos oportunidade, santificar os sábados em assembleias religiosas. No sábado deve haver uma santa convocação; e nosso lugar não deve estar vazio sem um motivo muito bom.

  2. Na sinagoga, no dia de sábado, ele ensinou. Dar e receber instrução de Cristo é trabalho muito apropriado para um dia de sábado e para uma sinagoga. Cristo aproveitou todas as oportunidades para ensinar não só seus discípulos, mas a multidão.

  3. O paciente de Cristo era um de seus ouvintes. Um homem cuja mão direita estava ressequida veio aprender de Cristo. Não fica claro se tinha alguma expectativa de ser curado por ele. Mas os que querem ser curados pela graça de Cristo devem estar dispostos a aprender a doutrina de Cristo.

  4. Entre os ouvintes da excelente doutrina de Cristo e as testemunhas oculares de seus gloriosos milagres, havia alguns que vinham sem outro desígnio senão procurar desavenças com ele, v. 7.

Os escribas e fariseus não quiseram, como convinha a adversários generosos, dar-lhe aviso leal de que, se curasse no dia de sábado, interpretariam isso como violação do quarto mandamento.

Deviam tê-lo feito por honra e justiça, porque era um caso sem precedente, pois ninguém jamais curara como ele. Mas vilmente o observavam, como o leão observa sua presa, para ver se curaria no dia de sábado, a fim de encontrarem uma acusação contra ele e surpreendê-lo com um processo.

  1. Jesus Cristo não se envergonhava nem temia reconhecer os propósitos de sua graça diante daqueles que sabia que os enfrentavam, v. 8. Conhecia as faltas e os desígnios deles, e mandou o homem levantar-se e pôr-se à frente, para assim provar a fé e a ousadia do paciente.

  2. Ele recorreu aos próprios adversários e às convicções da consciência natural: seria o desígnio do quarto mandamento impedir os homens de fazer o bem no dia de sábado, aquele bem que sua mão encontra para fazer, para o qual têm oportunidade e que não pode tão bem ser adiado para outra ocasião?

“É legítimo fazer o bem ou o mal nos dias de sábado?” (v. 9). Nenhum homem perverso é tão absurdo e desarrazoado como os perseguidores, que se empenham em fazer mal aos homens por fazerem o bem.

  1. Ele curou o pobre homem e lhe restituiu o uso imediato de sua mão direita com uma palavra, embora soubesse que seus inimigos não só se sentiriam ofendidos, mas aproveitariam isso contra ele, v. 10. Não sejamos afastados ou de nosso dever ou de nossa utilidade pela opressão que encontramos neles.

  2. Seus adversários ficaram, por isso, tanto mais enfurecidos contra ele, v. 11. Em vez de serem convencidos por esse milagre, como deviam ter sido, de que era um mestre vindo de Deus, em vez de serem levados a amá-lo como benfeitor da humanidade, ficaram cheios de loucura.

Estavam aborrecidos por não poderem amedrontá-lo para deixar de fazer o bem, ou impedir o crescimento de sua influência sobre os afetos do povo. Estavam loucos contra Cristo, loucos contra o povo, loucos contra si mesmos.

A ira é uma loucura breve, a malícia é uma longa; malícia impotente, especialmente malícia frustrada; assim era a deles.

Quando não puderam impedir que realizasse esse milagre, consultaram uns aos outros sobre o que poderiam fazer a Jesus, que outro caminho poderiam tomar para derrubá-lo.

Bem podemos ficar admirados de que os filhos dos homens sejam tão perversos que ajam assim, e de que o Filho de Deus seja tão paciente que o permita.

Versículos 12 a 19

Os Doze Apóstolos Escolhidos.

Nestes versículos temos nosso Senhor Jesus em segredo, em sua família e em público; e nas três situações agindo de modo próprio a ele.

I. Em segredo, nós o vemos orando a Deus, v. 12. Este evangelista repara com frequência nos retiros de Cristo, para nos dar exemplo de oração secreta, pela qual devemos manter nossa comunhão com Deus diariamente e sem a qual é impossível que a alma prospere.

Naqueles dias, quando seus inimigos estavam cheios de loucura contra ele e maquinavam o que fazer-lhe, ele saiu para orar, a fim de corresponder ao tipo de Davi (Salmos 109:4): “Por meu amor, são meus adversários; mas eu me entrego à oração”. Observe:

  1. Ele estava sozinho com Deus; saiu para um monte para orar, onde não receberia perturbação nem interrupção; nunca estamos menos sozinhos que quando assim estamos sozinhos.

Se havia algum lugar conveniente construído nesse monte para pessoas devotas se retirarem a suas devoções particulares, como alguns pensam, e se esse oratório, ou lugar de oração, é o que se entende aqui por he proseuche tou theou, parece-me muito incerto.

Ele foi a um monte para ter privacidade, e por isso provavelmente não iria a um lugar frequentado por outros.

  1. Ele esteve muito tempo sozinho com Deus: “Continuou a noite inteira em oração”. Consideramos meia hora muito tempo para gastar nos deveres do quarto secreto; mas Cristo continuou uma noite inteira em meditação e oração secreta.

Temos muita ocupação no trono da graça e devemos ter grande prazer na comunhão com Deus; por ambas essas coisas podemos às vezes ser mantidos por muito tempo em oração.

II. Em sua família, nós o vemos nomeando seus acompanhantes diretos, que seriam ouvintes constantes de sua doutrina e testemunhas oculares de seus milagres, para depois poderem ser enviados como apóstolos, seus mensageiros ao mundo, para pregar-lhe seu evangelho e plantar nele sua igreja, v. 13.

Depois de ter continuado a noite inteira em oração, alguém teria pensado que, quando fosse dia, ele descansaria e dormiria um pouco. Não: Assim que alguém começou a se mover, chamou a si seus discípulos.

Ao servir a Deus, nosso grande zelo deve ser não perder tempo, mas fazer do fim de um bom dever o começo de outro. Os ministros devem ser ordenados com oração mais solene que de costume. O número dos apóstolos era doze.

Seus nomes são registrados aqui; é a terceira vez que os encontramos, e em cada um dos três lugares sua ordem difere, para ensinar tanto ministros quanto cristãos a não serem meticulosos na precedência, nem em dá-la, muito menos em tomá-la, mas a considerá-la algo em que não vale a pena reparar; que seja como acontecer.

Aquele que em Marcos foi chamado Tadeu, em Mateus, Lebeu, cujo sobrenome era Tadeu, aqui é chamado Judas, irmão de Tiago, o mesmo que escreveu a epístola de Judas.

Simão, que em Mateus e Marcos foi chamado o cananeu, aqui é chamado Simão Zelote, talvez por seu grande zelo na religião.

A respeito desses doze aqui nomeados, temos motivo para dizer como a rainha de Sabá dos servos de Salomão: “Felizes são teus homens, e felizes estes teus servos, que estão continuamente diante de ti e ouvem tua sabedoria”.

Nunca homens tiveram tantos privilégios, e contudo um deles tinha um diabo e se mostrou traidor (v. 16); contudo Cristo, quando o escolheu, não se enganou nele.

III. Em público, nós o vemos pregando e curando, as duas grandes obras entre as quais dividia seu tempo, v. 17. Desceu com os doze do monte e ficou na planície, pronto para receber os que o procuravam.

Imediatamente reuniram-se ao redor dele não só a companhia de seus discípulos, que costumavam acompanhá-lo, mas também uma grande multidão de pessoas, uma multidão mista de toda a Judeia e Jerusalém.

Embora houvesse algumas dezenas de milhas de Jerusalém àquela parte da Galileia onde Cristo estava agora, embora em Jerusalém tivessem abundância de rabinos famosos, de grandes nomes e grande influência, contudo vieram ouvir Cristo.

Vieram também do litoral de Tiro e Sidom. Embora os que moravam ali fossem em geral homens de negócios, e embora fossem vizinhos dos cananeus, contudo havia alguns afeiçoados a Cristo; pessoas assim estavam dispersas por todas as partes, aqui e ali uma.

  1. Vieram ouvi-lo e ele lhes pregou. Os que não têm boa pregação perto de si fariam melhor em viajar longe por ela que ficar sem ela. Vale a pena ir muito longe ouvir a palavra de Cristo e deixar de lado outras ocupações por ela.

  2. Vieram para ser curados por ele, e ele os curou. Alguns estavam perturbados no corpo, e alguns na mente; alguns tinham doenças, alguns tinham diabos; mas tanto uns quanto outros, ao se dirigirem a Cristo, foram curados, pois ele tem poder sobre doenças e diabos (v. 17, 18), sobre os efeitos e sobre as causas.

Ou melhor: Ao que parece, os que não tinham doenças particulares de que se queixar contudo encontraram grande fortalecimento e renovação de sua saúde e vigor corporal ao participar da virtude que saía dele.

Pois (v. 19) toda a multidão procurava tocá-lo, os que tinham saúde assim como os doentes, e todos, de uma maneira ou outra, ficaram melhores por ele: ele curou a todos. E quem há que não precise, por um motivo ou outro, ser curado?

Há uma plenitude de graça em Cristo, e virtude curadora nele, pronta para sair dele, que é suficiente para todos, suficiente para cada um.

Versículos 20 a 26

Bênçãos e Ais.

Aqui começa um discurso prático de Cristo, que continua até o fim do capítulo, cuja maior parte se encontra no sermão do monte, Mateus 5 e 7.

Alguns pensam que foi pregado em outra ocasião e lugar, e há outros exemplos de Cristo pregar as mesmas coisas, ou com o mesmo sentido, em ocasiões diferentes; mas é provável que seja apenas o resumo daquele sermão feito pelo evangelista, e talvez também o de Mateus seja apenas um resumo.

O começo e a conclusão são muito semelhantes; e a história da cura do servo do centurião o segue imediatamente tanto lá quanto aqui, mas isso não importa. Nestes versículos temos:

I. Bênçãos pronunciadas sobre santos sofredores como pessoas felizes, embora o mundo tenha pena deles (v. 20): “Levantou seus olhos para seus discípulos”, não só os doze, mas toda a companhia deles (v. 17), e dirigiu seu discurso a eles.

Pois, depois de curar os doentes na planície, subiu novamente ao monte para pregar. Ali se sentou como quem tem autoridade; para lá vêm a ele (Mateus 5:1), e a eles dirigiu seu discurso, a eles o aplicou e os ensinou a aplicá-lo a si mesmos.

Depois de estabelecer como verdade: “Benditos são os pobres em espírito”, acrescentou: “Benditos sois vós, pobres”. Todos os crentes que tomam para si os preceitos do evangelho e vivem por eles podem tomar para si as promessas do evangelho e viver delas.

E a aplicação, como está aqui, parece ter especialmente o desígnio de animar os discípulos com referência às agruras e dificuldades que provavelmente encontrariam ao seguir Cristo.

  1. “Vós sois pobres, deixastes tudo para me seguir, contentais-vos em viver de esmolas comigo, nunca deveis esperar qualquer cargo mundano em meu serviço. Deveis trabalhar arduamente e viver com agruras, como fazem os pobres.”

“Mas sois benditos em vossa pobreza, ela não prejudicará em nada vossa felicidade; ou melhor, sois benditos por ela, todas as vossas perdas vos serão abundantemente compensadas, pois vosso é o reino de Deus.”

“São vossos todos os consolos e graças de seu reino aqui e todas as glórias e alegrias de seu reino depois; vosso será, ou melhor, vosso é.” Os pobres de Cristo são ricos na fé, Tiago 2:5.

  1. “Tendes fome agora (v. 21), não sois alimentados até a saciedade como outros, frequentemente vos levantais com fome, tão escassas são vossas porções. Ou estais tão concentrados em vosso trabalho que não tendes tempo de comer pão, alegrais-vos com umas poucas espigas como alimento de uma refeição.”

“Assim tendes fome agora neste mundo, mas no outro mundo sereis saciados, não tereis mais fome nem mais sede.”

  1. “Chorais agora, estais frequentemente em lágrimas, lágrimas de arrependimento, lágrimas de solidariedade; sois daqueles que pranteiam em Sião. Mas benditos sois; vossas tristezas presentes não prejudicam vossa alegria futura, mas a preparam: rireis.”

“Tendes triunfos em reserva; apenas semeais em lágrimas e em breve colhereis em alegria”, Salmos 126:5, 6. Os que agora se entristecem de maneira piedosa acumulam consolos para si ou, antes, Deus acumula consolos para eles. E vem o dia em que sua boca será cheia de riso e seus lábios de alegria, Jó 8:21.

  1. “Agora suportais a má vontade do mundo. Deveis esperar todo o tratamento vil que um mundo malicioso pode vos dar por causa de Cristo, porque servis a ele e aos seus interesses. Deveis esperar que homens perversos vos odeiem, porque vossa doutrina e vida os declaram culpados e os condenam.”

“Aqueles que têm poder na igreja em suas mãos vos separarão, vos forçarão a separar-vos e então vos excomungarão por isso, e vos sujeitarão às censuras mais vergonhosas. Pronunciarão anátemas contra vós como infratores escandalosos e incorrigíveis.”

“Farão isso com toda a gravidade e solenidade possíveis, e com pompa e ostentação de apelos ao Céu, para fazer o mundo crer, e quase vós mesmos também, que é ratificado no céu. Assim se empenharão em tornar-vos odiosos aos outros e um terror para vós mesmos.”

Supõe-se ser esse o sentido próprio de aphorisosin hymas, eles expulsarão vocês de suas sinagogas.

“E os que não têm esse poder não deixarão de mostrar sua malícia até o limite de seu poder; pois vos lançarão descrédito, vos acusarão dos crimes mais negros, dos quais sois perfeitamente inocentes, vos atribuirão as caracterizações mais negras, que não mereceis.”

“Rejeitarão vosso nome como mau, vosso nome como cristãos, como apóstolos; farão tudo o que puderem para tornar esses nomes odiosos.” Essa é a aplicação da oitava bem-aventurança, Mateus 5:10-12.

“Tal tratamento parece árduo; mas benditos sois quando sois assim tratados. Está tão longe de vos privar de vossa felicidade que a aumentará grandemente. É honra para vós, como é para um herói valente ser empregado nas guerras, no serviço de seu príncipe.”

“Por isso, alegrai-vos naquele dia e saltai de alegria, v. 23. Não apenas o suporteis, mas triunfai nele. Pois:”

(1.) “Por isso sois altamente dignificados no reino da graça, pois sois tratados como os profetas antes de vós; por isso não só não precisais vos envergonhar disso, mas podeis justamente vos alegrar nisso.”

“Pois será evidência para vós de que andais no mesmo espírito e nos mesmos passos, estais empenhados na mesma causa e empregados no mesmo serviço que eles.”

(2.) “Por isso sereis abundantemente recompensados no reino da glória; não só vossos serviços para Cristo, mas vossos sofrimentos entrarão na conta: vossa recompensa é grande no céu.”

“Arriscai-vos em vossos sofrimentos, crendo plenamente que a glória do céu compensará abundantemente todas essas agruras; de modo que, embora possais perder por causa de Cristo, por ele não tereis perdas no fim.”

II. Ais denunciados contra pecadores prósperos como pessoas miseráveis, embora o mundo os inveje. Não tivemos esses em Mateus. Ao que parece, a melhor exposição desses ais, comparados às bênçãos anteriores, é a parábola do rico e Lázaro.

Lázaro tinha a bem-aventurança dos que agora são pobres, têm fome e choram, pois no seio de Abraão todas as promessas feitas aos que assim faziam foram cumpridas para ele. Mas o rico tinha os ais que aqui se seguem, pois tinha o caráter daqueles a quem esses ais são vinculados por herança.

  1. Aqui está um ai aos ricos, isto é, aos que confiam nas riquezas, têm abundância da riqueza deste mundo e, em vez de servir a Deus com ela, servem às suas concupiscências com ela; ai deles, pois receberam sua consolação, aquilo em que punham sua felicidade e com que estavam dispostos a se contentar como porção, v. 24.

Em sua vida receberam suas coisas boas, que, segundo sua avaliação, eram as melhores coisas, e todas as coisas boas que provavelmente chegarão a receber de Deus.

“Vós que sois ricos estais em tentação de pôr vosso coração num mundo sorridente e dizer: Alma, descansa em seus abraços; Este é meu descanso para sempre, aqui habitarei; e então ai de vós.”

(1.) É a insensatez dos mundanos carnais fazer das coisas deste mundo sua consolação, quando eram destinadas apenas à sua comodidade. Agradam-se delas, orgulham-se delas e fazem delas seu céu na terra; e para eles as consolações de Deus são pequenas e sem importância.

(2.) É sua miséria que sejam despachados com elas como sua consolação. Que saibam, para seu terror: quando forem separados dessas coisas, haverá um fim para todo seu consolo, um fim definitivo, e nada lhes restará senão miséria e tormento eternos.

  1. Aqui está um ai aos saciados (v. 25), que são alimentados até a saciedade e têm mais do que o coração poderia desejar (Salmos 73:7), que têm sua barriga cheia dos tesouros escondidos deste mundo (Salmos 17:14).

Quando têm abundância dessas coisas, ficam saciados e pensam ter o suficiente, não precisam de mais, não desejam mais, Apocalipse 3:17. “Agora estais saciados, agora sois ricos”, 1 Coríntios 4:8. Estão cheios de si mesmos, sem Deus e Cristo.

Ai desses, pois terão fome, em breve serão despojados e esvaziados de todas as coisas de que tanto se orgulham. Quando tiverem deixado no mundo todas aquelas coisas que são sua plenitude, levarão consigo apetites e desejos para os quais o mundo a que se mudam não lhes oferecerá satisfações.

Pois todos os prazeres dos sentidos, de que agora estão tão cheios, serão negados no inferno e substituídos no céu.

  1. Aqui está um ai aos que riem agora, que têm sempre disposição para se divertir e sempre algo com que se divertir; que não conhecem outra alegria senão a carnal e sensual, e não conhecem outro uso do bem deste mundo senão satisfazer puramente aquela alegria carnal e sensual.

Essa alegria expulsa a tristeza, até a tristeza piedosa, de suas mentes, e estão sempre se entretendo com o riso do insensato. Ai desses, pois é só agora, por pouco tempo, que riem; em breve prantearão e chorarão, prantearão e chorarão eternamente, num mundo onde não há nada senão choro e lamento, tristeza sem fim, sem alívio e sem remédio.

  1. Aqui está um ai àqueles de quem todos os homens falam bem, isto é, que fazem de ganhar o louvor e o aplauso dos homens seu grande e único zelo, que se valorizam por isso mais que pelo favor de Deus e sua aceitação (v. 26):

“Ai de vós; isto é, seria mau sinal de não serdes fiéis ao vosso encargo e às almas dos homens se pregásseis de tal modo que ninguém ficasse desgostoso; pois vossa tarefa é falar às pessoas de suas faltas, e, se o fizerdes como deveis, ganhareis aquela má vontade que nunca fala bem.”

“Os falsos profetas, de fato, que bajulavam vossos pais em seus caminhos perversos, que lhes profetizavam coisas suaves, eram acariciados e bem falados; e, se de igual maneira fordes exaltados, sereis justamente suspeitos de tratar enganosamente como eles.”

Devemos desejar ter a aprovação dos sábios e bons e não ser indiferentes ao que as pessoas dizem de nós; mas, assim como devemos desprezar os descréditos, assim devemos também desprezar os louvores dos insensatos em Israel.

Versículos 27 a 36

Exortações à Justiça e à Misericórdia.

Estes versículos concordam com Mateus 5:38 até o fim daquele capítulo: “Digo a vós que ouvis” (v. 27), a todos vocês que ouvem, não só aos discípulos, pois são lições de interesse universal. Quem tem ouvidos, ouça.

Os que escutam Cristo diligentemente descobrirão que ele tem algo a lhes dizer que vale muito a pena ouvir. Agora, as lições que Cristo aqui nos ensina são:

I. Que devemos dar a todos o que lhes é devido e ser honestos e justos em todo o nosso trato (v. 31): “Como quereis que os homens vos façam, fazei vós também a eles da mesma maneira”; pois isso é amar o próximo como a nós mesmos.

O que deveríamos esperar, com razão, que os outros fizessem a nós, ou em justiça ou em caridade, se estivessem em nossa condição e nós na deles, é o que, na situação presente, devemos fazer a eles.

Devemos pôr nossas almas no lugar das almas deles e então ter piedade e socorrê-los, como desejaríamos e justamente esperaríamos receber nós mesmos piedade e socorro.

II. Que devemos ser liberais em dar aos que precisam (v. 30): “Dá a todo homem que te pede, a todo aquele que é objeto apropriado de caridade, a quem falta o necessário, que tens meios de suprir com teu supérfluo. Dá aos que não podem ajudar a si mesmos, aos que não têm parentes em condições de ajudá-los.”

Cristo quer que seus discípulos estejam prontos a distribuir e dispostos a repartir, conforme suas possibilidades nos casos comuns e além delas nos extraordinários.

III. Que devemos ser generosos em perdoar os que de alguma maneira foram injuriosos para conosco:

  1. Não devemos ser extremos em exigir nosso direito quando nos é negado: “Àquele que tira teu manto, ou pela força ou pela fraude, não impeças por nenhum meio violento que tire também tua túnica, v. 29. Deixa-o ter também isso, em vez de lutar por isso.”

“E (v. 30) àquele que toma teus bens”, como o Dr. Hammond pensa que se deve ler, “que os toma emprestados ou os recebe de ti a crédito, desses não os exijas; se a Providência os tornou insolventes, não uses contra eles a vantagem da lei, mas prefere perder esses bens a pegá-los pela garganta, Mateus 18:28.”

“Se um homem foge devendo-te e leva teus bens consigo, não te perturbes nem te enfureças contra ele.”

  1. Não devemos ser rigorosos em vingar uma injustiça quando nos é feita: “Ao que te fere numa face, em vez de mover uma ação contra ele, mandar buscar uma ordem judicial contra ele ou trazê-lo diante de um juiz, oferece também a outra”.

Isto é: “Deixa passar, embora assim corras o perigo de trazer sobre ti outra indignidade semelhante, o que habitualmente é alegado como desculpa para usar a vantagem da lei em tal caso. Se alguém te fere na face, em vez de dar-lhe outro golpe, está pronto para receber dele outro”.

Isto é: “Deixa a Deus defender tua causa e senta-te em silêncio sob a afronta”. Quando fazemos assim, Deus ferirá nossos inimigos, na medida em que são seus, no osso da face, de modo a quebrar os dentes dos ímpios (Salmos 3:7).

Pois ele disse: “A vingança é minha”, e mostrará que assim é quando deixarmos a ele tomar vingança.

  1. Ou melhor: Devemos fazer o bem aos que nos fazem o mal. É isso que nosso Salvador, nestes versículos, tem principalmente o desígnio de nos ensinar, como lei peculiar à sua religião e ramo de sua perfeição.

(1.) Devemos ser bondosos com aqueles de quem recebemos injúrias. Devemos não só amar nossos inimigos e ter boa vontade para com eles, mas fazer-lhes bem, estar tão prontos a lhes prestar qualquer bom serviço como a qualquer outra pessoa, se seu caso o exigir e estiver no poder de nossas mãos fazê-lo.

Devemos nos empenhar em tornar evidente, por atos concretos, se houver oportunidade para eles, que não temos malícia contra eles nem buscamos vingança. Amaldiçoam-nos, falam mal de nós e nos desejam mal? Tratam-nos com maldade, em palavra ou ação? Empenham-se em nos tornar desprezíveis ou odiosos?

Que os abençoemos e oremos por eles, falemos bem deles, o melhor que pudermos, desejemos-lhes bem, especialmente às suas almas, e sejamos intercessores junto a Deus em favor deles. Isso é repetido, v. 35: amem seus inimigos e façam-lhes bem.

Para recomendar-nos esse dever difícil, ele é representado como algo generoso e uma conquista a que poucos chegam. Amar os que nos amam não tem nada incomum, nada peculiar aos discípulos de Cristo, pois os pecadores amarão os que os amam.

Não há nisso nenhuma negação de si; é apenas seguir a natureza, mesmo em seu estado corrupto, e não faz violência alguma a ela (v. 32): não há mérito nosso em amar os que dizem e fazem exatamente como queremos.

“E (v. 33), se fazeis bem aos que vos fazem bem e retribuís suas bondades, é a partir de um princípio comum de costume, honra e gratidão; por isso, que agradecimento tendes? Que crédito dais ao nome de Cristo, ou que reputação lhe trazeis?”

“Pois também os pecadores, que nada sabem de Cristo e sua doutrina, fazem o mesmo. Mas convém-vos fazer algo mais excelente e eminente, nisso superar vossos vizinhos, fazer o que os pecadores não farão, e que nenhum princípio deles pode alegar alcançar: deveis retribuir bem por mal.”

Não que algum agradecimento nos seja devido, mas então somos para nosso Deus um nome e um louvor, e ele terá o agradecimento.

(2.) Devemos ser bondosos com aqueles de quem não esperamos nenhuma espécie de vantagem (v. 35): “Emprestai, sem esperar nada de volta”.

Refere-se aos ricos emprestarem aos pobres um pouco de dinheiro para sua necessidade, para comprar pão diário para si e suas famílias ou para mantê-los fora da prisão.

Nesse caso, devemos emprestar com a resolução de não exigir juros pelo que emprestamos, como podemos muito justamente daqueles que tomam dinheiro emprestado para fazer compras ou comerciar.

Mas isso não é tudo; devemos emprestar embora tenhamos motivo para suspeitar que perderemos o que emprestamos, emprestar aos tão pobres que não é provável que possam nos pagar de volta.

Esse preceito será melhor ilustrado por aquela lei de Moisés (Deuteronômio 15:7-10), que os obriga a emprestar a um irmão pobre tanto quanto ele precisasse, embora o ano da remissão estivesse próximo. Aqui estão dois motivos para essa caridade generosa:

[1.] Redundará em nosso proveito; pois nossa recompensa será grande, v. 35. O que é dado, gasto, ou emprestado e perdido na terra, a partir de um verdadeiro princípio de caridade, nos será compensado no outro mundo, com vantagem indescritível para nós.

“Não só sereis pagos de volta, mas recompensados, grandemente recompensados; ser-vos-á dito: Vinde, benditos, herdai o reino.”

[2.] Redundará em nossa honra; pois nisso nos assemelharemos a Deus em sua bondade, que é a maior glória: “Sereis os filhos do Altíssimo, sereis reconhecidos por ele como seus filhos, sendo semelhantes a ele”.

É a glória de Deus ser bondoso com os ingratos e maus, conceder os dons da providência comum até aos piores homens, que todos os dias o provocam, se rebelam contra ele e usam esses próprios dons para sua desonra.

Daí ele deduz (v. 36): “Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso”; isso explica Mateus 5:48: “Sede perfeitos, como nosso Pai é perfeito. Imitai vosso Pai naquelas coisas que são suas perfeições mais brilhantes”.

Os que são misericordiosos como Deus é misericordioso, até com os maus e ingratos, são perfeitos como Deus é perfeito; assim ele tem por bem aceitá-lo graciosamente, embora nossa misericórdia fique infinitamente aquém. A caridade é chamada “vínculo da perfeição”, Colossenses 3:14.

Isso deve nos impelir fortemente a ser misericordiosos para com nossos irmãos, até os que foram injuriosos para conosco, não só porque Deus é assim para com outros, mas porque é assim para conosco, embora tenhamos sido e sejamos maus e ingratos; é por suas misericórdias que não somos consumidos.

Versículos 37 a 49

Exortações à Justiça e à Sinceridade.

Tivemos antes todas essas palavras de Cristo em Mateus; algumas em Mateus 7, outras em outros lugares. Eram palavras que Cristo usava com frequência; bastava mencioná-las, era fácil aplicá-las.

Grotius pensa que não precisamos ser minuciosos aqui ao procurar a conexão: são sentenças de ouro, como os provérbios ou parábolas de Salomão. Observemos aqui:

I. Devemos ser muito benevolentes em nossas censuras aos outros, porque nós mesmos precisamos de pequenas concessões:

“Por isso, não julgueis os outros, porque então vós mesmos não sereis julgados; por isso, não condeneis os outros, porque então vós mesmos não sereis condenados, v. 37. Exercei para com os outros aquela caridade que não pensa mal, que suporta todas as coisas, crê e espera todas as coisas.”

“Então os outros exercerão essa caridade para convosco. Deus não vos julgará nem condenará, os homens não o farão.” Os que são misericordiosos para com o nome de outras pessoas encontrarão outros misericordiosos para com o seu.

II. Se temos um espírito que dá e perdoa, nós mesmos colheremos seu benefício: “Perdoai e sereis perdoados”. Se perdoamos as injúrias que outros nos fizeram, outros perdoarão nossas inadvertências. Se perdoamos as transgressões dos outros contra nós, Deus perdoará nossas transgressões contra ele.

Ele não será menos atento aos generosos que planejam atos de generosidade (v. 38): “Dai, e vos será dado”. Deus, em sua providência, o recompensará a vocês; é emprestado a ele, e ele não é injusto para esquecê-lo (Hebreus 6:10), mas o pagará novamente.

Os homens o devolverão ao seu colo; pois Deus frequentemente usa homens como instrumentos, não só de sua justiça vingadora, mas de sua justiça recompensadora.

Se de maneira correta damos aos outros quando precisam, Deus inclinará o coração de outros a nos dar quando precisarmos, e a dar liberalmente, boa medida apertada e sacudida. Os que semeiam abundantemente colherão abundantemente. Aqueles a quem Deus recompensa, ele recompensa abundantemente.

III. Devemos esperar ser tratados como tratamos os outros: “Com a mesma medida com que medis, vos será medido novamente”.

Os que tratam os outros duramente devem reconhecer, como fez Adoni-Bezeque (Juízes 1:7), que Deus é justo se outros os tratam duramente, e podem esperar ser pagos em sua própria moeda.

Mas os que tratam os outros bondosamente têm motivo para esperar que, quando tiverem necessidade, Deus lhes suscite amigos que os tratarão bondosamente.

Embora a Providência nem sempre siga essa regra, porque as retribuições plenas e exatas estão reservadas para outro mundo, contudo normalmente observa uma proporção suficiente para nos deter de todos os atos de rigor e nos animar em todos os atos de beneficência.

IV. Os que se põem sob a orientação dos ignorantes e dos que estão no erro provavelmente perecerão com eles (v. 39): “Pode o cego guiar o cego?” Podem os fariseus, cegados por orgulho, preconceito e fanatismo, guiar o povo cego no caminho certo? “Não cairão ambos juntos na vala?” Como podem esperar outra coisa?

Os que são guiados pela opinião, pelo curso e pelo costume comuns deste mundo são eles próprios cegos, são guiados por cegos e perecerão com o mundo que se assenta nas trevas.

Os que, ignorantemente e ao acaso, seguem a multidão para fazer o mal seguem os cegos no caminho largo que leva os muitos à destruição.

V. Os seguidores de Cristo não podem esperar melhor tratamento no mundo que seu Mestre teve, v. 40. Que não prometam a si mesmos mais honra ou prazer no mundo que Cristo teve, nem visem à pompa e à grandeza mundanas que ele nunca ambicionou, mas sempre recusou.

Nem desejem aquele poder nas coisas seculares que ele não quis assumir; mas todo aquele que quer mostrar-se perfeito, discípulo estabelecido, seja como seu Mestre, morto para o mundo e tudo nele, como seu Mestre é.

Viva uma vida de trabalho e negação de si como seu Mestre vive, e faça-se servo de todos; abaixe-se, labute e faça todo o bem que puder, e então será discípulo completo.

VI. Os que tomam sobre si repreender e reformar outros devem cuidar para que eles próprios sejam irrepreensíveis, inofensivos e sem repreensão, v. 41, 42:

  1. Fica muito mal aos que não estão cientes de suas próprias faltas censurar as dos outros. É muito absurdo alguém alegar ter vista tão aguda que espie pequenas faltas nos outros, como um cisco no olho, quando ele próprio perdeu tão completamente a sensibilidade que não percebe uma trave em seu próprio olho.

  2. São inteiramente incapazes de ajudar a reformar outros aqueles cuja caridade reformadora não começa em casa. Como você pode oferecer seu serviço a seu irmão para tirar o cisco do olho dele, o que exige um bom olho assim como uma boa mão, quando você mesmo tem uma trave em seu próprio olho e não se queixa disso?

  3. Por isso, os que querem ser úteis às almas dos outros devem primeiro tornar evidente que são cuidadosos com suas próprias almas. Ajudar a tirar o cisco do olho de nosso irmão é uma boa obra; mas então devemos nos capacitar para ela começando conosco mesmos.

Nossa reforma de nossas próprias vidas pode, pela influência do exemplo, contribuir para que outros reformem as suas.

VII. Podemos esperar que as palavras e ações dos homens sejam conforme eles são, conforme são seus corações e conforme são seus princípios:

  1. O coração é a árvore, e as palavras e ações são fruto segundo a natureza da árvore, v. 43, 44.

Se um homem é realmente bom, se tem um princípio de graça em seu coração, e a inclinação e tendência predominantes da alma são para Deus e o céu, embora talvez não seja abundante em fruto, embora alguns de seus frutos sejam estragados, e embora às vezes seja como árvore no inverno, contudo não produz fruto corrupto.

Embora não lhe faça todo o bem que deveria, contudo não lhe causará prejuízo em nenhum aspecto importante. Se não pode reformar os maus costumes, não corromperá os bons costumes.

Se o fruto que um homem produz é corrupto, se a devoção de um homem tende a corromper a mente e a conduta, se a conduta de um homem é viciosa, se é bêbado ou fornicador, se é alguém que jura levianamente ou um mentiroso, se em algum aspecto é injusto ou sem humanidade, seu fruto é corrupto, e você pode ter certeza de que não é árvore boa.

Por outro lado, uma árvore corrupta não produz bom fruto, embora possa produzir folhas verdes; pois os homens não colhem figos de espinhos, nem colhem uvas de uma sarça.

Você pode, se quiser, prender figos nos espinhos e pendurar um cacho de uvas numa sarça, mas não são, nem podem ser, o produto natural das árvores; assim, tampouco pode esperar qualquer boa conduta daqueles que merecidamente têm má reputação.

Se o fruto é bom, você pode concluir que a árvore o é; se a conduta é santa, celestial e regular, embora não possa conhecer infalivelmente o coração, contudo pode esperar benevolentemente que seja reto com Deus; pois toda árvore é conhecida por seu fruto.

Mas “a pessoa vil falará vilania” (Isaías 32:6), e a experiência dos modernos nisso concorda com o provérbio dos antigos de que “a perversidade procede dos perversos”, 1 Samuel 24:13.

  1. O coração é o tesouro, e as palavras e ações são os gastos ou produtos daquele tesouro, v. 45. Tivemos isso em Mateus 12:34, 35.

O predomínio do amor a Deus e a Cristo no coração caracteriza um homem como bom; e é um bom tesouro do qual um homem pode tirar aquilo que é bom. Mas, onde o amor ao mundo e à carne domina, há um tesouro mau no coração, do qual um homem mau continuamente tira aquilo que é mau.

Pelo que é tirado você pode saber o que está no coração, como pode saber o que está num recipiente, água ou vinho, pelo que dele se retira, João 2:8.

Da abundância do coração a boca fala; o que a boca habitualmente fala, fala com gosto e prazer, geralmente concorda com o que é mais íntimo e predominante no coração: aquele que fala da terra é terreno, João 3:31.

Não que um homem bom não possa talvez deixar escapar uma palavra má, e um homem perverso usar uma palavra boa para atender a um fim mau; mas, em geral, o coração é como as palavras, vão ou sério; por isso nos cabe ter nossos corações cheios, não só de bem, mas de abundância dele.

VIII. Não basta ouvir as palavras de Cristo, mas devemos praticá-las; não basta professar relação com ele como seus servos, mas devemos ser conscienciosos em obedecer-lhe:

  1. É uma afronta a ele chamá-lo “Senhor, Senhor”, como se estivéssemos inteiramente sob seu comando e nos tivéssemos dedicado ao seu serviço, se não somos conscienciosos em conformar-nos à sua vontade e servir aos interesses de seu reino.

Apenas zombamos de Cristo, como os que disseram com desprezo: “Salve, Rei dos judeus”, se o chamamos quantas vezes for “Senhor, Senhor”, e contudo seguimos o caminho de nossos próprios corações e o que agrada a nossos próprios olhos.

Por que o chamamos “Senhor, Senhor” em oração (compare Mateus 7:21, 22), se não obedecemos aos seus mandamentos? Quem desvia seu ouvido de ouvir a lei, sua oração será abominação.

  1. É praticar um embuste contra nós mesmos pensar que uma mera profissão de religião nos salvará, que ouvir as palavras de Cristo nos levará ao céu sem praticá-las. Ele ilustra isso com uma comparação (vv. 47-49), que mostra:

(1.) Que somente fazem trabalho seguro para suas almas e a eternidade, e tomam o caminho que lhes será útil num tempo de prova, os que não só vêm a Cristo como seus alunos e ouvem suas palavras, mas as praticam, que pensam, falam e agem em tudo segundo as regras estabelecidas de sua santa religião.

São como uma casa construída sobre uma rocha. Esses são os que se esforçam na religião, como fazem, que cavam fundo, que fundamentam sua esperança em Cristo, que é a Rocha dos séculos, e ninguém pode lançar outro fundamento.

Esses são os que providenciam para o futuro, se preparam para o pior, que acumulam em reserva “um bom fundamento para o tempo vindouro”, para a eternidade vindoura, 1 Timóteo 6:19. Os que assim fazem agem bem para si mesmos; pois:

[1.] Manterão sua integridade em tempos de tentação e perseguição; quando outros caem de sua própria firmeza, como a semente no terreno pedregoso, eles permanecerão firmes no Senhor.

[2.] Manterão seu consolo, paz, esperança e alegria em meio às maiores angústias. As tempestades e correntes de aflição não os abalarão, pois seus pés estão postos sobre uma rocha, uma rocha mais alta que eles.

[3.] Seu bem-estar eterno está assegurado. Na morte e no juízo estão seguros. Os crentes obedientes são guardados pelo poder de Cristo, mediante a fé, para a salvação, e nunca perecerão.

(2.) Que os que descansam no mero ouvir das palavras de Cristo e não vivem à altura delas estão apenas se preparando para uma decepção fatal: “quem ouve e não pratica”, que conhece seu dever mas vive na negligência dele, é como um homem que construiu uma casa sem fundamento.

Ele se satisfaz com esperanças para as quais não tem base, e suas esperanças lhe falharão quando mais precisar de seu consolo e quando esperar seu coroamento.

Quando a corrente bate violentamente contra sua casa, ela se foi; a areia sobre a qual foi construída é levada, e imediatamente cai. Assim é a esperança do hipócrita, embora tenha ganhado, quando Deus tira sua alma; é como a teia de aranha e o entregar do espírito.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra