Lucas 5
Argumento
Neste capítulo temos:
I. A pregação de Cristo ao povo, do barco de Pedro, por falta de púlpito melhor, vv. 1-3.
II. A recompensa que deu a Pedro pelo empréstimo de seu barco, numa pesca milagrosa, pela qual indicou a ele e aos seus sócios o seu desígnio de torná-los, como apóstolos, pescadores de homens, vv. 4-11.
III. A sua limpeza do leproso, vv. 12-15.
IV. Um breve relato de sua devoção particular e ministério público, v. 16, 17.
V. A sua cura do homem enfermo de paralisia, vv. 18-26.
VI. O seu chamado a Levi, o publicano, e a sua convivência com publicanos naquela ocasião, vv. 27-32.
VII. A sua justificação dos seus discípulos por não jejuarem tão frequentemente quanto os discípulos de João e os fariseus, vv. 33-39.
Versículos 1 a 11
O Chamado de Pedro, Tiago e João.
Esta passagem da história ocorreu, na ordem do tempo, antes dos dois milagres que tivemos no fim do capítulo anterior. É a mesma que Mateus e Marcos relataram mais brevemente, sobre o chamado de Pedro e André por Cristo para serem pescadores de homens, Mateus 4:18; Marcos 1:16.
Eles não relataram essa pesca milagrosa naquela ocasião, tendo em vista apenas o chamado dos seus discípulos. Mas Lucas nos dá essa história como um dos muitos sinais que Jesus fez na presença dos seus discípulos, que não haviam sido escritos nos livros anteriores, João 20:30, 31. Observe aqui:
I. Que vastas multidões acompanhavam a pregação de Cristo: “O povo o apertava para ouvir a palavra de Deus” (v. 1), de modo que nenhuma casa os conteria. Mas ele foi obrigado a conduzi-los à praia, para que fossem lembrados da promessa feita a Abraão de que sua descendência seria “como a areia à beira do mar” (Gênesis 22:17).
Contudo, deles “apenas um remanescente será salvo”, Romanos 9:27. O povo se aglomerava ao seu redor (assim significa a palavra). Mostravam respeito pela sua pregação, embora não sem alguma dureza para com sua pessoa, o que era muito desculpável, pois o apertavam.
Alguns considerariam isso descrédito para ele: ser assim aclamado pelo povo comum, quando nenhum dos governantes ou dos fariseus cria nele. Mas ele considerava isso honra para si, pois as almas deles eram tão preciosas quanto as almas dos grandes.
É seu alvo trazer a Deus não tanto os filhos poderosos quanto os muitos filhos. Foi predito acerca dele que a ele se reuniria o povo. Cristo era pregador popular. Embora fosse capaz, aos doze anos, de discutir com os doutores, contudo escolheu, aos trinta, pregar conforme a capacidade do povo comum.
Veja como o povo apreciava a boa pregação, embora sob todas as desvantagens externas: apertavam-se para ouvir a palavra de Deus. Podiam perceber que era a palavra de Deus pelo poder e evidência divinos que a acompanhavam. Por isso, desejavam ouvi-la.
II. Que pobres condições Cristo tinha para pregar: “Estava junto ao lago de Genesaré” (v. 1), no mesmo nível da multidão, de modo que não podiam vê-lo nem ouvi-lo. Ele se perdia entre eles e, como cada um se esforçava para chegar perto, era apertado e corria perigo de ser empurrado para dentro da água. O que devia fazer?
Não parece que os seus ouvintes tivessem alguma maquinação para lhe dar vantagem. Mas havia dois barcos, ou embarcações de pesca, trazidos à praia, um pertencente a Simão e André, o outro a Zebedeu e seus filhos, v. 2.
Primeiro Cristo viu Pedro e André pescando a alguma distância (assim Mateus nos conta, Mateus 4:18). Mas esperou até que chegassem à terra e até que os pescadores, isto é, os servos, saíssem deles, tendo lavado as suas redes e deixado-as de lado por aquele momento.
Assim Cristo entrou naquele barco que pertencia a Simão e lhe pediu que o emprestasse como púlpito. Embora pudesse ter-lhe ordenado, contudo, por amor, preferiu pedir-lhe que o afastasse um pouco da terra.
Isso seria pior para ser ouvido, mas Cristo o quis assim para que pudesse ser mais bem visto. É o seu ser elevado que atrai os homens a ele. A Sabedoria clama “no alto dos lugares elevados”, Provérbios 8:2.
Isso indica que Cristo tinha voz forte (forte de fato, pois fez os mortos ouvi-la), e que não desejava poupar-se. Ali se sentou e ensinou ao povo o bom conhecimento do Senhor.
III. Que conhecimento particular Cristo, por isso, passou a ter desses pescadores. Eles haviam tido alguma comunhão com ele antes, que começou no batismo de João (João 1:40, 41). Estiveram com ele em Caná da Galileia (João 2:2) e na Judeia (João 4:3).
Mas até então não haviam sido chamados a acompanhá-lo constantemente. Por isso, aqui os vemos receber esse chamado, e agora foram chamados a uma comunhão mais íntima com Cristo.
- Quando Cristo terminou de pregar, ordenou a Pedro que se aplicasse outra vez ao trabalho da sua profissão: “Faze-te ao largo, e baixai as vossas redes”, v. 4. Não era sábado e, por isso, assim que terminou o discurso, pô-los a trabalhar.
O tempo gasto nos dias de semana nos exercícios públicos de religião pode ser apenas pequeno estorvo para nós quanto ao tempo, e grande auxílio quanto à disposição da mente, em nossos assuntos mundanos.
Com que alegria podemos ocupar-nos dos deveres da nossa profissão quando estivemos no monte com Deus e dali trazemos uma bênção dupla aos nossos empregos mundanos, tendo-os assim santificados para nós pela palavra e pela oração!
É nossa sabedoria e dever administrar os nossos exercícios religiosos de modo que favoreçam os nossos assuntos mundanos, e administrar os nossos assuntos mundanos de modo que não sejam inimigos dos nossos exercícios religiosos.
Como Pedro acompanhou Cristo durante a pregação, Cristo o acompanhará na pesca. Ele ficou com Cristo na praia, e agora Cristo avançará com ele para águas profundas. Repare: os que forem seguidores constantes de Cristo o terão como guia constante.
Cristo ordenou a Pedro e à tripulação do seu barco que lançassem as suas redes no mar. Eles o fizeram, em obediência a ele, embora tivessem trabalhado arduamente nisso a noite toda e nada apanhado, v. 4, 5. Podemos observar aqui:
(1.) Quão melancólico fora agora o seu trabalho: “Mestre, labutamos a noite toda, quando deveríamos estar dormindo nas nossas camas, e nada apanhamos; só nos restou o trabalho, sem resultado algum”.
Alguém pensaria que isso os deveria ter dispensado de ouvir o sermão. Mas tinham tal amor à palavra de Deus que ela era mais refrescante e vivificante para eles, depois de uma noite cansativa, que os sonos mais suaves. Mas mencionam isso a Cristo quando lhes manda ir pescar outra vez. Repare:
[1.] Algumas profissões são muito mais trabalhosas que outras, e mais perigosas. Contudo, a Providência assim ordenou para o bem comum, de modo que não há profissão útil tão desanimadora que alguém não tenha aptidão para ela.
Os que exercem o seu trabalho e ganham abundância com ele com muita facilidade devem pensar com compaixão nos que só podem exercer o seu com grande fadiga e mal conseguem apenas o sustento com ele. Quando descansamos a noite toda, não esqueçamos os que labutaram a noite toda, como Jacó quando guardava as ovelhas de Labão.
[2.] Por mais trabalhosa que seja a profissão, é bom ver as pessoas diligentes nela, tirando dela o melhor proveito. Esses pescadores, que eram assim laboriosos, Cristo separou para serem seus favorecidos. Eram aptos a receber cargos como bons soldados de Jesus Cristo, pois assim aprenderam a suportar agruras.
[3.] Até os mais diligentes no seu trabalho frequentemente encontram decepções: os que labutaram a noite toda, contudo nada apanharam; pois a corrida nem sempre é dos velozes.
Deus quer que sejamos diligentes, puramente por dever ao seu mandamento e dependência da sua bondade, em vez de com garantia de sucesso mundano. Devemos cumprir o nosso dever e então deixar o desfecho com Deus.
[4.] Quando estamos cansados do nosso trabalho mundano e contrariados nos nossos assuntos mundanos, somos bem-vindos para vir a Cristo e expor a nossa situação diante dele, que tomará conhecimento dela.
(2.) Quão pronta era a sua obediência ao mandamento de Cristo: “Contudo, à tua palavra, baixarei a rede”:
[1.] Embora tivessem labutado a noite toda, contudo, se Cristo lhes mandar, renovarão a sua labuta. Pois sabem que os que esperam nele renovarão as suas forças, conforme o trabalho se renova nas suas mãos. Para cada novo serviço terão um novo suprimento de graça suficiente.
[2.] Embora nada tenham apanhado, contudo, se Cristo lhes mandar baixar a rede para uma pesca, esperarão apanhar alguma coisa. Repare: não devemos abandonar abruptamente as profissões nas quais somos chamados porque não temos nelas o sucesso que prometemos a nós mesmos.
Os ministros do evangelho devem continuar a baixar essa rede, embora talvez tenham labutado muito tempo e nada apanhado. Isso é digno de agradecimento: continuar incansáveis nos nossos trabalhos, embora não vejamos o seu sucesso.
[3.] Nisto têm em vista a palavra de Cristo e dependem dela: “À tua palavra, baixarei a rede, porque tu o ordenas e tu o animas”. É provável que então tenhamos bom resultado, quando seguimos a orientação da palavra de Cristo.
- A pesca que apanharam superou tanto tudo o que jamais fora conhecido que constituiu um milagre (v. 6). Encerraram uma grande multidão de peixes, de modo que a sua rede se rompeu. Contudo, o que é estranho, não perderam a sua pesca.
Foi pesca tão grande que não tinham gente suficiente para puxá-la. Mas foram obrigados a fazer sinais aos seus sócios, que estavam à distância, fora do alcance da voz, para virem ajudá-los, v. 7.
Mas a maior prova da vastidão da pesca foi que encheram ambos os barcos de peixes, a tal ponto que os sobrecarregaram, e começaram a afundar. Assim os peixes quase se perderam outra vez pelo seu próprio peso.
Assim, muitos patrimônios que cresceram demais, levantados da água, retornam ao lugar de onde vieram. Supondo que esses barcos fossem apenas de cinco ou seis toneladas cada um, que vasta quantidade de peixes devia haver para carregar, ou melhor, sobrecarregar ambos!
Agora, por essa vasta pesca:
(1.) Cristo tinha a intenção de mostrar o seu domínio nos mares, assim como na terra seca, sobre a sua riqueza assim como sobre as suas ondas. Assim queria mostrar que era aquele Filho do homem sob cujos pés todas as coisas foram postas, e particularmente “os peixes do mar e tudo o que passa pelas veredas do mar”, Salmos 8:8.
(2.) Tinha a intenção, por isso, de confirmar a doutrina que acabara de pregar do barco de Pedro. Podemos supor que o povo na praia, que ouviu o sermão, tendo a noção de que o pregador era profeta enviado por Deus, observou cuidadosamente os seus movimentos depois e ficou demorando-se ali para ver o que faria em seguida.
Esse milagre, seguindo-se imediatamente, seria confirmação para a fé deles de que ele era, ao menos, mestre vindo de Deus.
(3.) Tinha a intenção, por isso, de pagar a Pedro pelo empréstimo do seu barco. Pois o evangelho de Cristo agora, como a sua arca anteriormente na casa de Obede-Edom, certamente recompensará, recompensará ricamente, a sua acolhida bondosa.
Ninguém fechará uma porta ou acenderá fogo na casa de Deus em vão, Malaquias 1:10. As recompensas de Cristo pelos serviços feitos ao seu nome são abundantes, são superabundantes.
(4.) Tinha a intenção, por isso, de dar uma amostra, aos que seriam seus embaixadores ao mundo, do sucesso de sua embaixada. Embora pudessem, por algum tempo e num lugar particular, labutar e nada apanhar, contudo seriam instrumentos para trazer muitos a Cristo e encerrar muitos na rede do evangelho.
- A impressão que essa pesca milagrosa causou em Pedro foi muito notável:
(1.) Todos os envolvidos ficaram espantados, e mais espantados por estarem envolvidos. Toda a tripulação do barco ficou espantada com a pesca que haviam apanhado (v. 9). Todos foram surpreendidos.
Quanto mais a consideravam, e todas as suas circunstâncias, mais ficavam maravilhados, quase disse fulminados, ao pensarem nela. Assim também Tiago e João, que eram sócios de Simão (v. 10) e que, pelo que parece, não conheciam Cristo tão bem antes disso quanto Pedro e André. Agora foram mais afetados por ela:
[1.] Porque a entendiam melhor que os outros. Os que conheciam bem esse mar, e provavelmente haviam trabalhado nele por muitos anos, nunca haviam visto dele tirar tal pesca, nem coisa semelhante, nem coisa próxima disso.
Por isso, não poderiam ser atraídos a diminuí-la, como outros poderiam, sugerindo que fora acidental naquela ocasião e que poderia igualmente ter acontecido em qualquer momento.
Corrobora grandemente a evidência dos milagres de Cristo que aqueles que melhor os conheciam mais os admiravam.
[2.] Porque tinham mais interesse nela e se beneficiavam dela. Pedro e seus coproprietários ganharam com essa grande pesca. Foi rico despojo para eles e, por isso, os arrebatou, e a sua alegria ajudou a sua fé. Repare: quando as obras de maravilha de Cristo são para nós, em particular, obras de graça, então especialmente exigem nossa fé na sua doutrina.
(2.) Pedro, acima de todos os demais, ficou espantado a tal ponto que caiu aos joelhos de Jesus, enquanto este estava sentado na popa do seu barco. Disse, como alguém em êxtase ou arrebatamento, que não sabia onde estava ou o que dizia: “Afasta-te de mim, pois sou homem pecador, ó Senhor”, v. 8.
Não que temesse que o peso dos peixes o afundasse por ser homem pecador, mas que se julgava indigno do favor da presença de Cristo no seu barco, e digno de que isso lhe fosse motivo antes de terror que de consolo.
Essa palavra de Pedro vinha do mesmo princípio dos que, sob o Antigo Testamento, tantas vezes disseram que temiam excessivamente e tremiam diante da extraordinária manifestação da glória e majestade divinas.
Era a linguagem da humildade e abnegação de Pedro, e não tinha o menor traço do dialeto dos demônios: “Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus?”
[1.] O seu reconhecimento era muito justo, e convém a todos nós fazê-lo: “Sou homem pecador, ó Senhor”. Repare: até os melhores homens são homens pecadores e devem estar prontos, em todas as ocasiões, a reconhecê-lo, e especialmente a reconhecê-lo a Jesus Cristo.
Pois a quem mais, senão àquele que veio ao mundo salvar pecadores, devem os homens pecadores dirigir-se?
[2.] A sua inferência disso era o que poderia ter sido justo, embora realmente não o fosse. Se sou homem pecador, como de fato sou, devo dizer: “Vem a mim, ó Senhor, ou deixa-me vir a ti, ou estou perdido, perdido para sempre”.
Mas, considerando o motivo que os homens pecadores têm para tremer diante do santo Senhor Deus e temer a sua cólera, Pedro pode bem ser desculpado se, consciente da sua própria pecaminosidade e vileza, clamou de repente: “Afasta-te de mim”.
Repare: aqueles que Cristo tem o desígnio de admitir ao conhecimento mais íntimo dele, primeiro faz perceber que merecem ser postos à maior distância dele.
Todos devemos reconhecer-nos homens pecadores e que, por isso, Jesus Cristo poderia justamente afastar-se de nós. Mas devemos, por isso, cair aos seus joelhos para lhe pedir que não se afaste. Pois ai de nós se nos deixar, se o Salvador se afastar do homem pecador.
- A ocasião que Cristo tomou disso para indicar a Pedro (v. 10), e logo depois a Tiago e João (Mateus 4:21), o seu propósito de torná-los seus apóstolos e instrumentos de plantar a sua religião no mundo.
Disse a Simão, que estava na maior surpresa de todos eles com essa pesca prodigiosa: “Tu tanto verás quanto farás coisas maiores que estas. Não temas, não deixes que isso te espante”.
“Não tenhas medo de que, depois de te fazer esta honra, ela seja tão grande que nunca mais te farei outra. Não: de agora em diante pescarás homens, encerrando-os na rede do evangelho”.
“Isso será um exemplo maior do poder do Redentor, e de seu favor para contigo, do que este. Será um milagre mais espantoso e infinitamente mais vantajoso que este”.
Quando, pela pregação de Pedro, três mil almas foram, num dia, acrescentadas à igreja, então a figura dessa grande pesca foi abundantemente cumprida.
Por fim, a despedida dos pescadores da sua profissão, para acompanharem Cristo constantemente (v. 11). Quando trouxeram os seus barcos à terra, em vez de ir buscar mercado para os seus peixes, para tirar o melhor proveito possível desse milagre, deixaram tudo e o seguiram.
Estavam mais ansiosos por servir aos interesses de Cristo que por promover quaisquer interesses seculares seus próprios. É observável que deixaram tudo para seguir Cristo quando a sua profissão prosperava nas suas mãos mais que nunca, e haviam tido sucesso incomum nela.
Quando as riquezas aumentam, e por isso estamos mais sujeitos à tentação de pôr nelas o nosso coração, então deixá-las pelo serviço de Cristo é digno de agradecimento.
Versículos 12 a 16
Um Leproso Limpo.
Aqui está:
I. A limpeza de um leproso, vv. 12-14. Tivemos essa narrativa tanto em Mateus quanto em Marcos. Aqui se diz que aconteceu “numa certa cidade” (v. 12). Foi em Cafarnaum, mas o evangelista não quis nomeá-la, talvez porque fosse uma crítica ao governo da cidade permitir que um leproso estivesse nela.
Diz-se que esse homem estava “cheio de lepra”. Tinha essa doença em alto grau, o que representa de modo mais adequado nossa contaminação natural pelo pecado. Estamos cheios dessa lepra: do alto da cabeça à planta do pé não há saúde em nós. Agora aprendamos aqui:
- O que devemos fazer ao sentir nossa lepra espiritual:
(1.) Devemos buscar Jesus, perguntar por ele, conhecê-lo e considerar as revelações de Cristo feitas a nós pelo evangelho as mais aceitáveis e bem-vindas revelações que nos poderiam ser feitas.
(2.) Devemos humilhar-nos diante dele, como esse leproso, que, “vendo Jesus, caiu com o rosto em terra”. Devemos envergonhar-nos da nossa contaminação e, conscientes dela, corar ao levantar nosso rosto diante do santo Jesus.
(3.) Devemos desejar intensamente ser limpos da mácula e curados da doença do pecado, que nos torna inaptos para a comunhão com Deus.
(4.) Devemos crer firmemente na capacidade e suficiência de Cristo para nos limpar: “Senhor, tu podes tornar-me limpo”, embora eu esteja cheio de lepra. Não se deve duvidar do mérito e da graça de Cristo.
(5.) Devemos insistir em oração por misericórdia perdoadora e graça renovadora: “Caiu com o rosto em terra e lhe suplicou”. Os que querem ser limpos devem considerar isso um favor pelo qual vale a pena lutar.
(6.) Devemos entregar-nos à boa vontade de Cristo: “Senhor, se quiseres, tu podes”. Isso não é tanto a linguagem da sua insegurança ou desconfiança da boa vontade de Cristo quanto da sua submissão e entrega de si mesmo e da sua situação à vontade, à boa vontade, de Jesus Cristo.
- O que podemos esperar de Cristo se assim nos dirigirmos a ele:
(1.) O encontraremos muito condescendente e pronto a tomar conhecimento da nossa situação (v. 13): “Estendeu a mão e o tocou”. Quando Cristo visitou este mundo leproso, sem ser solicitado nem procurado, mostrou quão baixo podia se inclinar para fazer o bem.
Seu toque no leproso foi maravilhosa condescendência. Mas é muito maior para nós quando ele próprio é tocado pelo sentimento das nossas fraquezas.
(2.) O encontraremos muito compassivo e pronto a aliviar-nos. Disse: “Quero; nunca duvides disso. Quem quer que venha a mim para ser curado, de modo algum o lançarei fora”. Ele está tão disposto a limpar almas leprosas quanto elas podem estar dispostas a ser limpas.
(3.) O encontraremos todo-suficiente e capaz de curar-nos e limpar-nos, por mais cheios que estejamos dessa repugnante lepra. Uma palavra, um toque de Cristo realizaram a obra: “Imediatamente a lepra se afastou dele”.
Se Cristo diz: “Quero, sê justificado, sê santificado”, está feito. Pois tem poder na terra para perdoar o pecado, e poder para dar o Espírito Santo, 1 Coríntios 6:11.
- O que exige dos que são limpos, v. 14. Cristo enviou a sua palavra e nos curou?
(1.) Devemos ser muito humildes (v. 14): “Ordenou-lhe que não dissesse a ninguém”. Isso, ao que parece, não o proibia de contá-lo para honra de Cristo, mas não devia contá-lo para sua própria honra. Os que Cristo curou e limpou devem saber que o fez de modo que exclui para sempre a vanglória.
(2.) Devemos ser muito agradecidos e fazer um reconhecimento grato da graça divina: “Vai e oferece pela tua limpeza”. Cristo não exigiu que lhe desse pagamento, mas que trouxesse o sacrifício de louvor a Deus. Estava tão longe de usar seu poder em prejuízo da lei de Moisés.
(3.) Devemos apegar-nos ao nosso dever: vá ao sacerdote e aos que o acompanham. O homem que Cristo tornara são, ele o encontrou no templo, João 5:14.
Os que, por alguma aflição, foram impedidos de participar das ordenanças públicas devem, quando a aflição é removida, aplicar-se a elas mais diligentemente e aderir a elas mais constantemente.
- A utilidade pública de Cristo aos homens e a sua comunhão particular com Deus. Essas coisas são postas juntas aqui para dar brilho uma à outra:
(1.) Embora ninguém jamais tivesse tanto prazer nos seus retiros quanto Cristo, contudo ele esteve muito entre a multidão, para fazer o bem, v. 15. Embora o leproso devesse guardar completo silêncio, contudo a coisa não poderia ser escondida: “Tanto mais se espalhava a sua fama”.
Quanto mais procurava ocultar-se sob um véu de humildade, mais o povo reparava nele. Pois a honra é como uma sombra, que foge dos que a perseguem (pois um homem buscar a sua própria glória não é glória), mas segue os que a evitam e dela se afastam.
Quanto menos os homens bons dizem de si mesmos, mais os outros dirão deles. Mas Cristo considerava pequena honra para si que a sua fama se espalhasse. Era muito maior que, por isso, multidões fossem trazidas para receber benefício dele:
[1.] Pela sua pregação. Reuniam-se para ouvi-lo e receber dele instrução acerca do reino de Deus.
[2.] Pelos seus milagres. Vinham para ser curados por ele das suas fraquezas. Isso os convidava a vir ouvi-lo, confirmava a sua doutrina e a recomendava.
(2.) Embora ninguém jamais tivesse feito tanto bem em público, contudo ele encontrava tempo para retiros piedosos e devotos (v. 16): “Retirou-se para o deserto e orava”.
Não que precisasse evitar ou distração ou ostentação, mas queria dar-nos exemplo, pois precisamos ordenar as circunstâncias da nossa devoção de modo a nos guardar contra ambas.
É igualmente nossa sabedoria ordenar nossos assuntos de modo que nosso trabalho público e nosso trabalho secreto não invadam nem interfiram um com o outro. Repare: a oração secreta deve ser feita secretamente. Os que têm por fazer muito do melhor trabalho deste mundo devem manter tempos constantes e fixados para ela.
Versículos 17 a 26
Cura de um Paralítico.
Aqui está:
I. Um relato geral da pregação e dos milagres de Cristo, v. 17:
- Ele ensinava num certo dia, não no sábado, pois então o teria dito, mas num dia de semana. Seis dias você trabalhará, não apenas pelo mundo, mas pela alma e pelo bem-estar dela. Pregar e ouvir a palavra de Deus são boas obras, se forem bem feitas, em qualquer dia da semana, assim como nos sábados.
Não era na sinagoga, mas numa casa particular. Pois mesmo ali, onde habitualmente temos comunhão com nossos amigos, não é impróprio dar e receber boa instrução.
- Ali ensinava e curava (como antes, v. 15): “O poder do Senhor estava para curá-los”, en eis to iasthai autous. Era poderoso para curá-los. Era exercido e empregado para curá-los, para curar os que ensinava (podemos entender assim), para curar suas almas, curá-los das suas doenças espirituais e dar-lhes nova vida, nova natureza.
Repare: os que recebem a palavra de Cristo com fé encontrarão poder divino acompanhando essa palavra, para curá-los. Pois Cristo veio com seus consolos para curar os quebrantados de coração, Lucas 4:18.
O poder do Senhor está presente com a palavra, presente aos que oram por ele e se submetem a ele, presente para curá-los. Ou pode significar (e assim geralmente se entende) a cura dos que estavam enfermos no corpo, que vinham a ele para curas.
Sempre que havia ocasião, Cristo não precisava buscar o seu poder. Ele estava presente para curar.
- Havia algumas pessoas de destaque presentes nessa assembleia e, ao que parece, mais que o habitual: “Havia fariseus e doutores da lei sentados por perto”. Não sentados aos seus pés, para aprender com ele.
Nesse caso, eu estaria disposto a entender a oração seguinte como referente aos que foram mencionados imediatamente antes (o poder do Senhor estava presente para curá-los). E por que a palavra de Cristo não poderia alcançar os seus corações?
Mas, pelo que se segue (v. 21), parece que não foram curados, mas levantaram objeções capciosas a Cristo, o que nos obriga a referir isso a outros, não a eles. Pois estavam sentados por perto como pessoas desinteressadas, como se a palavra de Cristo nada tivesse a ver com eles.
Estavam sentados por perto como espectadores, censores e espias, para apanhar algo em que fundamentar um descrédito ou acusação. Quantos há em meio às nossas assembleias, onde o evangelho é pregado, que não se sentam sob a palavra, mas por perto!
Para eles, é como história que lhes é contada, e não mensagem que lhes é enviada. Estão dispostos a que preguemos diante deles, não a que preguemos a eles.
Esses fariseus e escribas (ou doutores da lei) vieram de todas as cidades da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. Vieram de todas as partes da nação. Provavelmente combinaram encontrar-se nesse tempo e lugar para ver que observações poderiam fazer sobre Cristo e o que dizia e fazia.
Estavam numa confederação, como os que disseram: “Vinde, e maquinemos maquinações contra Jeremias”, e concordaram em feri-lo com a língua, Jeremias 18:18. “Denunciai, e nós denunciaremos”, Jeremias 20:10.
Observe: Cristo prosseguiu em seu trabalho de pregar e curar, embora visse esses fariseus e doutores da igreja judaica sentados por perto. Sabia que o desprezavam e o vigiavam para enredá-lo.
II. Um relato particular da cura do homem enfermo de paralisia, relatada de maneira muito semelhante pelos dois evangelistas anteriores. Por isso, observemos apenas brevemente:
- As doutrinas que nos são ensinadas e confirmadas pela história dessa cura:
(1.) Que o pecado é a fonte de toda enfermidade, e o perdão do pecado é o único fundamento sobre o qual a recuperação de uma enfermidade pode ser construída com consolo.
Apresentaram o enfermo a Cristo, e ele disse: “Homem, teus pecados te são perdoados (v. 20); essa é a bênção que mais deves prezar e buscar”.
“Pois, se teus pecados te são perdoados, embora a enfermidade continue, é em misericórdia. Se não são, embora a enfermidade seja removida, é em cólera”. As cordas da nossa iniquidade são as amarras da nossa aflição.
(2.) Que Jesus Cristo tem poder na terra para perdoar pecados, e sua cura de doenças foi prova incontestável disso. Era isso que se pretendia provar (v. 24).
Para que vocês saibam e creiam que o Filho do homem, embora agora na terra em seu estado de humilhação, tem poder para perdoar pecados e libertar pecadores, nos termos do evangelho, do castigo eterno do pecado, ele diz ao enfermo de paralisia: “Levanta-te e anda”. E ele é curado imediatamente.
Cristo reivindica uma das prerrogativas do Rei dos reis quando se compromete a perdoar o pecado, e espera-se justamente que apresente boa prova disso.
“Bem”, diz ele, “Farei isso depender deste desfecho: aqui está um homem atingido por paralisia, e por seu pecado.”
“Se eu não curar sua doença num instante com uma palavra, o que não pode ser feito pela natureza ou pela arte, mas puramente pelo poder e eficácia diretos do Deus da natureza, então digam que não tenho direito à prerrogativa de perdoar o pecado”.
“Digam que não sou o Messias, que não sou o Filho de Deus e Rei de Israel. Mas, se eu o fizer, vocês devem reconhecer que tenho poder para perdoar pecados”. Assim foi posto à prova justa, e uma palavra de Cristo decidiu.
Ele apenas disse: “Levanta-te, toma a tua cama”, e aquela doença crônica teve cura instantânea. “Imediatamente se levantou diante deles”. Todos devem reconhecer que não poderia haver embuste ou falácia nisso.
Os que o trouxeram podiam atestar quão completamente inválido estava antes. Os que o viram podiam atestar quão completamente são estava agora, de modo que tinha força suficiente para tomar e levar a cama na qual estava deitado.
Como é bom para nós que essa doutrina tão consoladora do evangelho, de que Jesus Cristo, nosso Redentor e Salvador, tem poder para perdoar o pecado, tenha atestação tão plena!
(3.) Que Jesus Cristo é Deus. Isso se evidencia:
[1.] Por conhecer os pensamentos dos escribas e fariseus (v. 22), o que é prerrogativa de Deus fazer. Embora esses escribas e fariseus soubessem tão bem esconder seus pensamentos e conservar a expressão do rosto quanto a maioria dos homens, e provavelmente se empenhassem em fazê-lo naquele momento, pois estavam secretamente à espreita.
[2.] Por fazer aquilo que os pensamentos deles reconheciam que ninguém podia fazer senão Deus somente (v. 21): “Quem pode perdoar pecados”, dizem eles, “senão Deus somente?” “Provarei”, diz Cristo, “que posso perdoar pecados”. E o que se segue, então, senão que é Deus?
De que horrível perversidade, então, foram culpados os que o acusaram de falar as piores blasfêmias, mesmo quando falou as melhores bênçãos: “Teus pecados te são perdoados”!
- Os deveres que nos são ensinados e recomendados por essa história:
(1.) Ao nos dirigirmos a Cristo, devemos insistir muito e com urgência. Isso é evidência de fé, agrada muito a Cristo e consegue o intento com ele. Os amigos desse enfermo procuravam meios de trazê-lo diante de Cristo (v. 18).
Quando foram frustrados no seu esforço, não desistiram da sua causa. Mas, quando não podiam entrar pela porta, de tão cheia que estava, destelharam a casa e baixaram o pobre paciente pelo teto, “para o meio, diante de Jesus”, v. 19. Nisto Jesus Cristo viu a fé deles, v. 20.
Agora nos ensinou aqui (e seria bom se pudéssemos aprender a lição) a dar às palavras e ações a melhor interpretação que comportem.
Quando o centurião e a mulher de Canaã não se preocupavam em trazer à presença de Cristo os pacientes em favor dos quais intercediam, mas criam que podia curá-los à distância, ele elogiou a fé deles.
Mas, embora nestes parecesse haver noção diferente da coisa, e a ideia de que era necessário trazer o paciente à sua presença, contudo ele não censurou nem condenou a sua fraqueza. Não lhes perguntou: “Por que perturbais assim a assembleia?”
“Estais em tal grau de incredulidade que pensais que eu não poderia tê-lo curado, embora tivesse estado do lado de fora?” Mas deu a melhor interpretação a isso, e até nisto viu a fé deles. É consolo para nós servirmos a um Mestre disposto a nos julgar da maneira mais favorável.
(2.) Quando estamos enfermos, devemos ter mais zelo em obter perdão dos nossos pecados que em obter a remoção da nossa enfermidade. Cristo, no que disse a esse homem, nos ensinou, quando buscamos a Deus por saúde, a começar buscando-o por perdão.
(3.) Pelas misericórdias das quais recebemos consolo, Deus deve receber louvor. O homem “foi para sua própria casa, glorificando a Deus”, v. 25. A ele pertencem os livramentos da morte, e neles, por isso, deve ser glorificado.
(4.) Os milagres que Cristo realizou foram espantosos aos que os viram, e devemos glorificar a Deus neles, v. 26. Disseram: “Vimos coisas estranhas hoje, tais como nunca vimos antes, nem nossos pais antes de nós. São inteiramente novas”.
Mas glorificaram a Deus, que enviara ao seu país tal benfeitor. Ficaram cheios de temor, de reverência por Deus, de uma persuasão receosa de que esse era o Messias e que a sua nação não o tratava como devia, o que poderia, no fim, resultar na ruína do seu estado.
Talvez fossem pensamentos como esses que os encheram de temor, e igualmente de preocupação consigo mesmos.
Versículos 27 a 39
O Chamado de Mateus; a Vigilância Ensinada.
Tudo isso, exceto o último versículo, tivemos antes em Mateus e Marcos. Não é a história de algum milagre na natureza realizado por nosso Senhor Jesus, mas um relato de algumas maravilhas da sua graça, que, para os que entendem as coisas corretamente, são provas não menos convincentes de Cristo ser enviado por Deus que as outras.
I. Foi maravilha da sua graça querer chamar um publicano, da coletoria, para ser seu discípulo e seguidor, v. 27. Foi maravilhosa condescendência admitir pobres pescadores a essa honra, homens da categoria mais baixa. Mas muito mais maravilhoso admitir publicanos, homens da pior reputação, homens de má fama.
Nisto Cristo se humilhou e apareceu na semelhança de carne pecaminosa. Por isso se expôs e adquiriu a reputação odiosa de amigo de publicanos e pecadores.
II. Foi maravilha da sua graça que o chamado se tornasse eficaz, e se tornasse assim imediatamente, v. 28. Esse publicano, embora os desse emprego habitualmente tivessem pouca inclinação à religião, por causa da sua religião deixou um bom cargo na alfândega.
Provavelmente era seu sustento, e ali tinha boas perspectivas de cargo melhor. Levantou-se e seguiu Cristo. Não há coração duro demais para o Espírito e a graça de Cristo agirem sobre ele, nem dificuldades no caminho da conversão de um pecador insuperáveis ao seu poder.
III. Foi maravilha da sua graça que não apenas admitisse um publicano convertido na sua família, mas convivesse com publicanos não convertidos, para que tivesse oportunidade de fazer bem às suas almas. Justificou-se nisso como algo de acordo com o grande desígnio da sua vinda ao mundo.
Aqui está de fato uma maravilha da graça: Cristo se compromete a ser Médico de almas adoecidas pelo pecado e prontas a morrer dessa doença (é Curador por ofício, v. 31).
Ele tem consideração particular pelos enfermos, pelos pecadores como seus pacientes, pecadores convencidos e despertados, que veem a sua necessidade do Médico. Veio chamar pecadores, os piores pecadores, ao arrependimento e assegurar-lhes perdão mediante o arrependimento, v. 32. Essas são de fato boas notícias de grande alegria.
IV. Foi maravilha da sua graça suportar tão pacientemente a contradição dos pecadores contra si e seus discípulos, v. 30. Não expressou seu ressentimento pelas objeções dos escribas e fariseus, como justamente poderia ter feito, mas lhes respondeu com razão e mansidão.
Em vez de tomar essa ocasião para mostrar seu desagrado contra os fariseus, como fez depois, ou para recriminá-los, tomou essa ocasião para mostrar sua compaixão pelos pobres publicanos, outra classe de pecadores, e animá-los.
V. Foi maravilha da sua graça que, na disciplina sob a qual educou seus discípulos, considerasse a sua constituição e proporcionasse os seus serviços à sua força e posição, e às circunstâncias em que estavam.
Foi objetado, como mancha na sua conduta, que não fazia seus discípulos jejuarem tão frequentemente quanto os dos fariseus e de João Batista, v. 33. Insistia mais naquilo que é a alma do jejum: a mortificação do pecado, a crucificação da carne e a vida de abnegação, tão melhor que o jejum e as penitências corporais quanto a misericórdia é melhor que o sacrifício.
VI. Foi maravilha da sua graça que Cristo reservasse as provações dos seus discípulos para seus tempos posteriores, quando, pela sua graça, em alguma boa medida estavam mais bem preparados e capacitados para elas que no começo.
Agora eram como os filhos da câmara nupcial quando o noivo está com eles, quando têm abundância e alegria, e cada dia é festa. Cristo era acolhido onde quer que viesse, e eles por causa dele. Até então encontravam pouca ou nenhuma oposição. Mas isso não durará sempre.
Virão os dias em que o noivo será tirado deles, v. 35. Quando Cristo os deixar com seus corações cheios de tristeza, suas mãos cheias de trabalho e o mundo cheio de inimizade e furor contra eles, então jejuarão, não serão tão bem alimentados quanto agora.
“Tanto temos fome quanto sede e estamos nus”, 1 Coríntios 4:11. Então observarão muito mais jejuns religiosos do que agora, pois a Providência os chamará a isso. Então servirão ao Senhor com jejuns, Atos 13:2.
VII. Foi maravilha da sua graça proporcionar os seus exercícios à sua força. Não quis pôr pano novo numa roupa velha (v. 36), nem vinho novo em odres velhos (v. 37, 38).
Não quis, tão logo os tivesse chamado do mundo, submetê-los aos rigores e austeridades do discipulado, para que não fossem atraídos a afastar-se. Quando Deus tirou Israel do Egito, não quis levá-los pelo caminho dos filisteus, para que não se arrependessem ao verem a guerra e voltassem ao Egito, Êxodo 13:17.
Assim Cristo queria educar seus seguidores gradualmente na disciplina da sua família. Pois nenhum homem, tendo bebido vinho velho, de repente, imediatamente desejará novo ou o apreciará, mas dirá: “O velho é melhor”, porque se acostumou a ele, v. 39.
Os discípulos serão atraídos a pensar que seu velho modo de viver é melhor, até que sejam, por graus, educados neste caminho ao qual são chamados. Ou vire isso para o outro lado: “Deixem que se acostumem por algum tempo aos exercícios religiosos, e então abundarão neles tanto quanto vocês. Mas não devemos ser apressados demais com eles”.
Calvino o toma como advertência aos fariseus para não se gabarem do seu jejum, e do barulho e exibição que faziam com ele, nem desprezarem seus discípulos porque não se distinguiam de modo semelhante.
Pois a profissão dos fariseus era de fato pomposa e vistosa, como vinho novo, que é vivo e espumante, ao passo que todos os sábios dizem: “O velho é melhor”. Pois, embora não dê tão bem sua cor no copo, contudo aquece mais no estômago e é mais saudável.
Os discípulos de Cristo, embora não tivessem tanto da forma da piedade, tinham mais do seu poder.