Matthew Henry

Lucas 4

Argumento

Deixamos Cristo recém-batizado e reconhecido por uma voz do céu e pela descida do Espírito Santo sobre ele. Agora, neste capítulo, temos:

I. Uma preparação ulterior dele para seu ministério público por sua tentação no deserto, da qual tivemos antes em Mateus o mesmo relato que temos aqui, vv. 1-13.

II. Sua entrada em seu trabalho público na Galileia (v. 14, 15), particularmente:

  1. Em Nazaré, cidade onde fora criado (vv. 16-30), da qual não tivemos relato antes em Mateus.

  2. Em Cafarnaum, onde, tendo pregado de modo a causar admiração (vv. 31-32), expulsou o diabo de um homem possesso (vv. 33-37), curou a sogra de Pedro de uma febre (v. 38, 39) e muitos outros doentes e possessos (v. 40, 41). E depois foi e fez o mesmo em outras cidades da Galileia, vv. 42-44.

Versículos 1 a 13

A Tentação no Deserto.

As últimas palavras do capítulo anterior, de que Jesus era o Filho de Adão, o mostram como descendência da mulher. Sendo assim, vemo-lo aqui, conforme a promessa, quebrando a cabeça da serpente, frustrando e derrotando o diabo em todas as suas tentações. Ele, por uma só tentação, havia frustrado e derrotado nossos primeiros pais.

Assim, no começo da guerra, Cristo tomou represálias contra ele e conquistou o conquistador. Nesta história da tentação de Cristo, observe:

I. Como ele foi preparado e equipado para ela. Aquele que lhe designou a prova o equipou de acordo. Pois, embora não saibamos que exercícios podem estar diante de nós, nem para que encontros podemos estar reservados, Cristo sabia e foi provido de acordo. E Deus sabe o que nos espera, e esperamos que faça a provisão correspondente:

  1. Ele estava cheio do Espírito Santo, que descera sobre ele como pomba. Tinha agora medidas maiores dos dons, graças e consolos do Espírito Santo do que jamais antes. Repare: estão bem armados contra as tentações mais fortes aqueles que estão cheios do Espírito Santo.

  2. Ele havia acabado de retornar do Jordão, onde foi batizado e reconhecido por uma voz do céu como o Filho amado de Deus. Assim, estava preparado para esse combate.

Repare: quando tivemos a comunhão mais consoladora com Deus e as revelações mais claras de seu favor para conosco, podemos esperar que Satanás nos ataque (o navio mais rico é a presa do pirata), e que Deus lhe permita fazê-lo, para que o poder de sua graça seja manifestado e engrandecido.

  1. Ele foi levado pelo Espírito ao deserto, pelo Espírito bom, que o conduziu como campeão ao campo, para lutar contra o inimigo que tinha certeza de conquistar. Sua condução ao deserto:

(1.) Deu alguma vantagem ao tentador, pois lá o tinha sozinho, sem amigo com ele, por cujas orações e conselhos pudesse ser auxiliado na hora da tentação. Ai daquele que está sozinho! Ele podia dar vantagem a Satanás, pois conhecia sua própria força. Nós não podemos, pois conhecemos nossa própria fraqueza.

(2.) Ele ganhou alguma vantagem para si durante seus quarenta dias de jejum no deserto. Podemos supor que estava inteiramente ocupado em meditação apropriada e na consideração de seu próprio empreendimento e da obra que tinha diante de si.

Podemos supor que passou todo seu tempo em comunhão direta e íntima com seu Pai, como Moisés no monte, sem qualquer desvio, distração ou interrupção. De todos os dias da vida de Cristo na carne, esses parecem chegar mais perto da perfeição angelical e da vida celestial. Isso o preparou para os assaltos de Satanás e o fortaleceu contra eles.

  1. Ele continuou jejuando (v. 2): “Naqueles dias nada comeu”. Esse jejum foi inteiramente milagroso, como os de Moisés e Elias, e o mostra como eles, profeta enviado por Deus. É provável que tenha sido no deserto de Horebe, o mesmo deserto em que Moisés e Elias jejuaram.

Assim como, ao se retirar para o deserto, mostrou-se perfeitamente indiferente ao mundo, assim, pelo seu jejum, mostrou-se perfeitamente indiferente ao corpo. Satanás não pode facilmente se apoderar dos que estão assim soltos do mundo e da carne e mortos para eles.

Quanto mais mantemos o corpo subjugado e o trazemos à sujeição, menos vantagem Satanás tem contra nós.

II. Como ele foi assaltado por uma tentação depois de outra, e como derrotou o desígnio do tentador em cada assalto e se tornou mais que conquistador. Durante os quarenta dias, “foi tentado pelo diabo” (v. 2).

Não por uma sugestão interior, pois o príncipe deste mundo nada tinha em Cristo pelo que pudesse injetar alguma, mas por solicitações exteriores, talvez na semelhança de uma serpente, como tentou nossos primeiros pais.

Mas no fim dos quarenta dias chegou mais perto dele e, por assim dizer, entrou em luta corpo a corpo, quando percebeu que estava com fome, v. 2. Provavelmente, nosso Senhor Jesus começou então a olhar em volta entre as árvores, para ver se podia encontrar algo comestível. Disso o diabo aproveitou a ocasião para lhe fazer a seguinte proposta:

  1. Tentou-o a desconfiar do zelo de seu Pai por ele, a estabelecer-se por sua própria conta e arranjar provisão para si de maneira que seu Pai não lhe designara (v. 3): “Se és o Filho de Deus”, como a voz do céu declarou, “ordena a esta pedra que se torne pão”:

(1.) “Aconselho-te a fazê-lo, pois Deus, se é teu Pai, esqueceu-te, e demorará bastante até enviar ou corvos ou anjos para alimentar-te”.

Se começamos a pensar em servir a nós mesmos e viver por nossa própria previsão, sem depender da providência divina, em obter riqueza por nossa força e pelo poder de nossas mãos, devemos encarar isso como tentação de Satanás e rejeitá-la de acordo. É conselho de Satanás pensar numa independência de Deus.

(2.) “Desafio-te a fazê-lo, se podes. Se não o fizeres, direi que não és o Filho de Deus. Pois João Batista disse recentemente que Deus pode de pedras levantar filhos a Abraão, o que é maior”.

“Por isso, não tens o poder do Filho de Deus se não fazes de pedras pão para ti, quando precisas dele, o que é menor”. Assim o próprio Deus foi tentado no deserto: Pode preparar uma mesa? Pode dar pão? Salmos 78:19, 20. Agora:

[1.] Cristo não cedeu à tentação. Não quis transformar aquela pedra em pão. Não, embora estivesse com fome:

Primeiro, porque não quis fazer o que Satanás lhe mandou, pois isso teria parecido como se houvesse de fato um pacto entre ele e o príncipe dos demônios. Repare: não devemos fazer coisa alguma que pareça dar lugar ao diabo.

Os milagres eram realizados para a confirmação da fé, e o diabo não tinha fé a confirmar. Por isso, Cristo não quis fazê-lo para o diabo. Fez seus sinais na presença de seus discípulos (João 20:30), e especialmente o começo de seus milagres, transformar água em vinho, que fez para que seus discípulos cressem nele (João 2:11). Mas aqui no deserto não tinha discípulos consigo.

Segundo, realizava milagres para a ratificação de sua doutrina. Por isso, até começar a pregar, não quis começar a realizar milagres.

Terceiro, não quis realizar milagres para si e para seu próprio suprimento, para não parecer impaciente com a fome. Ao passo que não veio para agradar a si mesmo, mas para sofrer dor, e aquela dor entre outras.

E, porque mostraria que não agradava a si mesmo, preferiria transformar água em vinho, para o crédito e a comodidade de seus amigos, a transformar pedras em pão, para seu próprio suprimento necessário.

Quarto, reservaria a prova de ser o Filho de Deus para depois e preferiria ser repreendido por Satanás por ser fraco e incapaz de fazê-lo a ser persuadido por Satanás a fazer o que não era apropriado que fizesse.

Assim, foi repreendido por seus inimigos como se não pudesse salvar a si mesmo e descer da cruz, quando poderia ter descido, mas não quis, porque não era apropriado que o fizesse.

Quinto, não quis fazer coisa alguma que parecesse desconfiança de seu Pai, ou agir separado dele, ou alguma coisa incompatível com seu estado presente. Sendo em tudo feito semelhante aos seus irmãos, viveria, como os outros filhos de Deus, na dependência da Providência e da promessa divinas.

Confiaria nele ou para lhe enviar suprimento ao deserto ou para conduzi-lo a uma cidade de habitação onde houvesse suprimento, como costumava fazer (Salmos 107:5-7). E confiaria em que, enquanto isso, Deus o sustentaria, embora tivesse fome, como fizera nesses quarenta dias passados.

[2.] Ele lhe deu uma resposta da Escritura (v. 4): “Está escrito”. Esta é a primeira palavra registrada como falada por Cristo depois de sua investidura no ofício profético. É uma citação do Antigo Testamento, para mostrar que veio afirmar e manter a autoridade da Escritura como incontestável, mesmo pelo próprio Satanás.

Embora tivesse o Espírito sem medida, uma doutrina própria para pregar e uma religião para fundar, ainda assim isso concordava com Moisés e os profetas. Por isso, estabelece seus escritos como regra para si mesmo e os recomenda a nós como resposta a Satanás e suas tentações.

A palavra de Deus é nossa espada, e a fé nessa palavra é nosso escudo. Devemos, por isso, ser poderosos nas Escrituras e ir nessa força, sair e prosseguir em nossa guerra espiritual, conhecer o que está escrito, pois é para nosso aprendizado, para nosso uso.

O texto da Escritura que emprega é citado de Deuteronômio 8:3: “O homem não viverá só de pão. Não preciso transformar a pedra em pão, pois Deus pode enviar maná para minha nutrição, como fez por Israel. O homem pode viver por toda palavra de Deus, por qualquer coisa que Deus designe para que viva por ela”.

Como Cristo viveu, viveu consoladoramente, nesses últimos quarenta dias? Não por pão, mas pela palavra de Deus, pela meditação naquela palavra, pela comunhão com ela e com Deus nela e por ela. Da mesma maneira, podia continuar vivendo, embora agora começasse a ter fome.

Deus tem muitos meios de prover para seu povo sem os meios comuns de subsistência. Por isso, não se deve desconfiar dele em tempo algum, mas depender dele em todo tempo, no caminho do dever.

Se falta alimento, Deus pode retirar o apetite ou dar graus de paciência que capacitem um homem até a rir da destruição e da fome (Jó 5:22). Ou fazer legumes e água mais nutritivos que toda a porção do alimento do rei (Daniel 1:12, 13), e capacitar seu povo a se alegrar no Senhor, quando a figueira não floresce, Habacuque 3:17.

Era uma crente ativa aquela que disse que fizera alimento de muitas refeições das promessas, quando lhe faltava pão.

  1. Tentou-o a aceitar dele o reino que, como Filho de Deus, esperava receber de seu Pai, e a lhe prestar homenagem por ele, vv. 5-7. Este evangelista põe essa tentação em segundo lugar, que Mateus pusera por último e que, ao que parece, foi realmente a última.

Mas Lucas estava cheio dela, como a mais sombria e violenta, e por isso se apressou a ela. Ao tentar nossos primeiros pais, o diabo lhes apresentou o fruto proibido, primeiro como bom para alimento e depois como agradável aos olhos. Foram dominados por ambos esses encantos.

Satanás primeiro tentou aqui Cristo a transformar pedras em pão, o que seria bom para alimento, e depois lhe mostrou os reinos do mundo e sua glória, que eram agradáveis aos olhos. Mas em ambas essas coisas Cristo dominou Satanás, e talvez tendo isso em vista Lucas mude a ordem. Agora observe:

(1.) Como Satanás conduziu essa tentação para conseguir o intento de fazer Cristo tornar-se seu tributário e receber seu reino por delegação dele:

[1.] Deu-lhe uma visão de “todos os reinos do mundo num momento de tempo”, uma representação aérea deles, tal como pensava mais provável impressionar a imaginação e parecer uma visão real. Para ter melhor sucesso, levou-o, com esse propósito, a um monte alto.

E porque, logo depois da tentação, encontramos Cristo do outro lado do Jordão, alguns pensam ser provável que o diabo o tenha levado ao cume do Pisga, de onde Moisés teve uma visão de Canaã.

Que era apenas uma ilusão que o diabo apresentou aqui ao nosso Salvador, como príncipe do poder do ar, é confirmado pela circunstância em que Lucas repara aqui, de que isso foi feito num momento de tempo.

Ao passo que, se um homem contempla apenas um país, precisa fazê-lo sucessivamente, virar-se em círculo e contemplar primeiro uma parte e depois outra. Assim, o diabo pensou iludir nosso Salvador com uma falácia, uma deceptio visus.

Ao fazê-lo crer que podia lhe mostrar todos os reinos do mundo, o atrairia à opinião de que podia lhe dar todos esses reinos.

[2.] Alegou ousadamente que esses reinos lhe foram todos entregues, que tinha poder para dispor deles e de toda sua glória e dá-los a quem quisesse, v. 6.

Alguns pensam que nisso alegava ser anjo de luz e que, como um dos anjos postos sobre os reinos, superara todos os demais ou por compra ou por combate. Assim, recebera o encargo de dispor de todos eles e, em nome de Deus, os daria a Cristo, sabendo que lhe eram destinados.

Mas com o peso desta condição, de que se prostrasse e o adorasse. Um anjo bom estaria tão longe de exigir isso que não o teria admitido, não, nem mesmo ao mostrar coisas muito maiores que essas, como aparece em Apocalipse 19:10; 22:9.

Mas entendo, antes, que reivindicava esse poder como Satanás, e como entregue a ele não pelo Senhor, mas pelos reis e povos desses reinos, que deram seu poder e honra ao diabo, Efésios 2:2. Daí ser chamado o deus deste mundo e o príncipe deste mundo.

Foi prometido ao Filho de Deus que teria os gentios por sua herança, Salmos 2:8. “Ora”, diz o diabo, “os gentios são meus, são meus súditos e devotos. Mas, contudo, serão teus. Eu os darei a ti, sob a condição de que me adores por eles”.

“E que digas que são as recompensas que te dei, como outros fizeram antes de ti (Oseias 2:12), e anuas em tê-los e conservá-los por mim, de mim e sob mim”.

[3.] Exigiu dele homenagem e adoração: “Se me adorares, tudo será teu”, v. 7:

Primeiro, queria que ele próprio o adorasse. Talvez não queira dizer de modo a nunca adorar a Deus, mas que o adorasse junto com Deus. Pois o diabo sabe que, se ao menos puder entrar uma vez como sócio, logo será o único proprietário.

Segundo, faria um contrato com ele para que, quando, conforme a promessa feita a ele, obtivesse posse dos reinos deste mundo, não fizesse neles mudança de religiões. Mas concedesse e permitisse às nações, como tinham feito até então, sacrificar aos demônios (1 Coríntios 10:20).

Que conservasse continuamente a adoração aos demônios no mundo. Então, que tomasse todo o poder e glória dos reinos, se quisesse. Quem quiser que tome a riqueza e a grandeza desta terra.

Satanás tem tudo o que quer se ao menos puder ter o coração, as afeições e as adorações dos homens, se ao menos puder operar nos filhos da desobediência. Pois então efetivamente os devora.

(2.) Como nosso Senhor Jesus triunfou sobre essa tentação. Deu-lhe uma repulsa terminante, rejeitou-a com horror (v. 8): “Para trás de mim, Satanás, não posso suportar a menção disso. O quê! Adorar o inimigo de Deus, a quem vim servir? E do homem, a quem vim salvar? Não, nunca o farei”.

Uma tentação como essa não devia ser discutida, mas recusada imediatamente. Foi imediatamente abatida com uma palavra: “Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus”. Não só isso, mas somente a ele, a ele e a nenhum outro.

Por isso, Cristo não adorará Satanás. Quando receber os reinos do mundo de seu Pai, como espera tê-los em breve, não permitirá que quaisquer restos da adoração do diabo continuem neles. Não: será perfeitamente arrancada e abolida onde quer que venha seu evangelho.

Não fará acordo com ele. O politeísmo e a idolatria devem cair à medida que o reino de Cristo se levanta. Os homens devem ser convertidos do poder de Satanás a Deus, da adoração de demônios à adoração do único Deus vivo e verdadeiro.

Esta é a grande lei divina que Cristo restabelecerá entre os homens e, por sua santa religião, trará os homens à obediência dela: que somente Deus deve ser servido e adorado.

Por isso, todos os que estabelecem alguma criatura como objeto de culto religioso, embora seja um santo ou um anjo, ou a própria virgem Maria, contrariam diretamente o desígnio de Cristo e recaem no paganismo.

  1. Tentou-o a ser seu próprio assassino, numa confiança presunçosa na proteção de seu Pai, tal como não tinha autorização para ter. Observe:

(1.) O que tinha por desígnio nessa tentação: “Se és o Filho de Deus, lança-te abaixo”, v. 9:

[1.] Queria que buscasse nova prova de ser o Filho de Deus, como se a que seu Pai lhe dera pela voz do céu e pela descida do Espírito sobre ele não fosse suficiente. Isso teria sido desonra a Deus, como se não tivesse escolhido o meio mais apropriado de lhe dar a certeza disso.

Teria indicado desconfiança da habitação do Espírito nele, que era a grande e mais convincente prova, para ele próprio, de ser o Filho de Deus, Hebreus 1:8, 9.

[2.] Queria que buscasse novo método de proclamar e publicar isso ao mundo. O diabo, na prática, sugere que foi num canto obscuro que ele foi atestado como Filho de Deus, entre uma companhia de pessoas comuns presentes ao batismo de João, que suas honras foram proclamadas.

Mas, se agora declarasse, do pináculo do templo, entre todas as pessoas importantes que frequentavam o serviço do templo, que era o Filho de Deus e, depois, para prová-lo, se lançasse para baixo sem se ferir, seria imediatamente recebido por todos como mensageiro enviado do céu.

Assim Satanás queria que Cristo buscasse honras inventadas por Satanás (em desprezo das que Deus pusera sobre ele) e se manifestasse no templo de Jerusalém. Ao passo que o desígnio de Deus era que fosse mais manifestado entre os penitentes de João, para quem sua doutrina seria mais bem-vinda do que para os sacerdotes.

[3.] É provável que tivesse alguma esperança de que, embora não pudesse lançá-lo abaixo para lhe causar o menor dano, ainda assim, se ao menos ele próprio se lançasse abaixo, a queda pudesse causar sua morte. Então o teria tirado muito bem do caminho.

(2.) Como apoiou e reforçou essa tentação. Sugeriu: “Está escrito”, v. 10. Cristo citara a Escritura contra ele, e ele pensou que se igualaria a Cristo e mostraria que podia citar a Escritura assim como ele.

Tem sido habitual para hereges e sedutores perverter a Escritura e forçar os escritos sagrados a servir às piores perversidades. “Dará aos seus anjos ordens sobre ti”, se és seu Filho, e “em suas mãos te sustentarão”.

Agora que estava no pináculo do templo, podia especialmente esperar esse ministério de anjos. Pois, se era o Filho de Deus, o templo era o lugar apropriado para estar (Lucas 2:46). E se algum lugar debaixo do sol tinha uma guarda de anjos constantemente, precisava ser aquele, Salmos 68:17.

É verdade, Deus prometeu a proteção de anjos para nos animar a confiar nele, não a tentá-lo. Até onde vai a promessa da presença de Deus conosco, até aí vai a promessa do ministério dos anjos, mas não além.

“Eles te guardarão quando andares no chão, onde passa teu caminho, mas não se presumires voar no ar”.

(3.) Como ele foi frustrado e derrotado na tentação, v. 12. Cristo citou Deuteronômio 6:16, onde se diz: “Não tentarás o Senhor teu Deus”, desejando um sinal para prova da revelação divina quando ele já deu o que é suficiente.

Pois assim Israel fez quando tentou a Deus no deserto, dizendo: Ele nos deu água da rocha, mas pode dar carne também? Disso Cristo seria culpado se dissesse: “De fato provou que sou o Filho de Deus ao enviar o Espírito sobre mim, o que é maior. Mas pode também dar aos seus anjos ordens acerca de mim, o que é menor?”

III. Qual foi o resultado e o desfecho desse combate, v. 13. Nosso Redentor vitorioso manteve sua posição e saiu conquistador, não só para si, mas também para nós:

  1. O diabo esvaziou sua aljava: “Terminou toda a tentação”. Cristo lhe deu oportunidade de dizer e fazer tudo o que pudesse contra ele. Deixou-o provar toda sua força e, contudo, o derrotou.

Cristo sofreu, sendo tentado, até terminar toda a tentação? Não devemos também esperar passar por todas as nossas provas, atravessar a hora de tentação que nos foi atribuída?

  1. Ele então abandonou o campo: “Afastou-se dele”. Viu que de nada adiantava atacá-lo. Nada havia em Cristo em que os dardos de fogo de Satanás pudessem se prender. Cristo não tinha ponto vulnerável, nem parte fraca ou desguarnecida em seu muro. Por isso, Satanás desistiu da causa. Repare: se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós.

  2. Contudo, continuou sua malícia contra ele e partiu resolvido a atacá-lo novamente. Afastou-se apenas por um tempo, achri kairou: até uma ocasião, ou até a ocasião em que devia ser novamente solto contra ele.

Não como tentador, para atraí-lo ao pecado e assim atingir sua cabeça, o que agora era seu alvo e em que foi inteiramente derrotado. Mas como perseguidor, para fazê-lo sofrer por meio de Judas e dos outros instrumentos perversos que empregou, e assim ferir seu calcanhar, o que lhe foi dito (Gênesis 3:15) que teria de fazer e faria, embora isso fosse a quebra de sua própria cabeça.

Afastou-se agora até chegar aquela ocasião que Cristo chama de poder das trevas (Lucas 22:53), e quando o príncipe deste mundo viria novamente, João 14:30.

Versículos 14 a 30

Cristo na Sinagoga de Nazaré; Cristo Expulso de Nazaré.

Depois de Cristo vencer o espírito mau, mostrou quanto estava sob a influência do Espírito bom. Tendo se defendido dos assaltos do diabo, começa agora a agir ofensivamente e a fazer-lhe, por sua pregação e seus milagres, aqueles ataques aos quais ele não podia resistir e que não podia repelir. Observe:

I. O que é dito aqui em geral de sua pregação e do acolhimento que encontrou na Galileia, parte remota do país, distante de Jerusalém. Era parte da humilhação de Cristo começar seu ministério lá. Mas:

  1. Para lá veio no poder do Espírito. O mesmo Espírito que o qualificava para o exercício de seu ofício profético o inclinava fortemente a ele. Não devia esperar um chamado dos homens, pois tinha luz e vida em si mesmo.

  2. Lá ensinava nas sinagogas deles, seus lugares de culto público, onde se reuniam não, como no templo, para serviços cerimoniais, mas para os atos morais de devoção: ler, explicar e aplicar a palavra, orar e louvar, e para a disciplina da igreja. Essas reuniões passaram a ser mais frequentes desde o cativeiro, quando o culto cerimonial estava perto de expirar.

  3. Fazia isso de maneira a conquistar grande reputação. “Sua fama se espalhou por toda aquela região” (v. 14), e era boa fama. Pois (v. 15) “era glorificado por todos”. Todos o admiravam e exaltavam. Nunca tinham ouvido tal pregação em toda a sua vida.

Agora, no começo, não encontrou desprezo nem contradição. Todos o glorificavam, e ainda não havia quem o difamasse.

II. De sua pregação em Nazaré, cidade onde fora criado, e do acolhimento que encontrou lá. Aqui nos é dito como pregou lá e como foi perseguido:

  1. Como pregou lá. Nisso observe:

(1.) A oportunidade que teve para isso. Veio a Nazaré quando conquistara reputação em outros lugares, na esperança de que, por esse meio, ao menos algo do desprezo e preconceito com que seus conterrâneos o olhariam pudesse ser removido. Lá aproveitou a ocasião para pregar:

[1.] Na sinagoga, o lugar apropriado, onde fora seu costume estar presente quando ainda não exercia seu ministério público, v. 16. Devemos nos aplicar ao culto público de Deus conforme tenhamos oportunidade. Mas, agora que entrara em seu ministério público, pregou lá. Onde estavam as grandes quantidades de peixes, ali este sábio Pescador lançaria sua rede.

[2.] No dia de sábado, o tempo apropriado que os judeus piedosos passavam não num simples descanso cerimonial do trabalho mundano, mas nos deveres do culto de Deus. Como antigamente frequentavam as escolas dos profetas nas luas novas e nos sábados. Repare: é bom guardar os sábados em assembleias solenes.

(2.) O chamado que teve para isso:

[1.] “Levantou-se para ler”. Tinham em suas sinagogas sete leitores a cada sábado: o primeiro sacerdote, o segundo levita, e os outros cinco israelitas daquela sinagoga. Muitas vezes encontramos Cristo pregando em outras sinagogas, mas nunca lendo, exceto nesta sinagoga em Nazaré, da qual fora membro por muitos anos.

Agora ofereceu seu serviço como talvez muitas vezes tivesse feito. Leu uma das lições dos profetas, Atos 13:15. Repare: a leitura da Escritura é trabalho muito apropriado para ser feito em assembleias religiosas. O próprio Cristo não considerou que se rebaixava ao realizar esse trabalho.

[2.] “Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías”, ou pelo chefe da sinagoga ou pelo ministro mencionado (v. 20). Assim, não era intruso, mas devidamente autorizado pro hac vice: nesta ocasião. Sendo a segunda lição daquele dia na profecia de Isaías, deram-lhe aquele volume para ler.

(3.) O texto sobre o qual pregou. Levantou-se para ler, para nos ensinar reverência ao ler e ouvir a palavra de Deus. Quando Esdras abriu o livro da lei, “todo o povo se levantou” (Neemias 8:5). Assim Cristo fez aqui quando leu no livro dos profetas. Agora, sendo-lhe entregue o livro:

[1.] “Abriu-o”. Os livros do Antigo Testamento estavam, de certa maneira, fechados até Cristo abri-los, Isaías 29:11. Digno é o Cordeiro que foi abatido de tomar o livro e abrir os selos. Pois pode abrir não só o livro, mas o entendimento.

[2.] Encontrou o trecho designado para ser lido naquele dia, em sequência, sem precisar que lhe indicassem onde estava. Logo o encontrou, leu e tomou por seu texto. Agora seu texto foi tirado de Isaías 61:1, 2, citado aqui extensamente, v. 18, 19.

Havia providência em que aquele trecho da Escritura, que fala tão claramente do Messias, fosse lido naquele dia. Para que ficassem indesculpáveis os que não o conheciam, embora ouvissem as vozes dos profetas lidas a cada sábado, as quais testemunhavam dele, Atos 13:27.

Esse texto dá um relato completo do empreendimento de Cristo e da obra que veio ao mundo fazer. Observe:

Primeiro, como foi qualificado para a obra: “O Espírito do Senhor está sobre mim”. Todos os dons e graças do Espírito lhe foram conferidos, não por medida, como aos outros profetas, mas sem medida, João 3:34. Veio agora no poder do Espírito, v. 14.

Segundo, como foi comissionado: porque me ungiu e me enviou. Sua qualificação extraordinária equivalia a uma comissão. Ser ungido significa tanto ser preparado para o empreendimento quanto chamado a ele. Os que Deus designa para algum serviço, ele unge para ele. “Porque me enviou, enviou seu Espírito comigo”.

Terceiro, qual era sua obra. Foi qualificado e comissionado:

  1. Para ser grande profeta. Foi ungido para pregar. Isso é mencionado três vezes aqui, pois era a obra em que agora entrava. Observe:

(1.) A quem devia pregar: aos pobres. Aos pobres no mundo, cujo ensino os doutores judeus desdenhavam empreender e de quem falavam com desprezo. Aos pobres em espírito, aos mansos e humildes, e aos verdadeiramente entristecidos pelo pecado. A eles o evangelho e sua graça serão bem-vindos, e os terão, Mateus 11:5.

(2.) O que devia pregar. Em geral, deve pregar o evangelho. É enviado euangelizesthai: para evangelizá-los. Não só para pregar-lhes, mas para tornar eficaz essa pregação. Para levá-la não só aos seus ouvidos, mas aos seus corações, e entregá-los para serem moldados por ela. Deve pregar três coisas:

[1.] “Libertação aos cativos”. O evangelho é proclamação de liberdade, como aquela a Israel no Egito e na Babilônia. Pelo mérito de Cristo, os pecadores podem ser soltos das amarras da culpa e, por seu Espírito e graça, da servidão da corrupção.

É libertação da pior das escravidões. Todos aqueles que estão dispostos a fazer Cristo sua Cabeça e a ser governados por ele terão seu benefício.

[2.] “Recuperação da vista aos cegos”. Veio não só, pela palavra de seu evangelho, trazer luz aos que se assentavam no escuro, mas, pelo poder de sua graça, dar vista aos cegos. Não só o mundo gentio, mas toda alma não regenerada, que está não só em servidão, mas em cegueira, como Sansão e Zedequias.

Cristo veio nos dizer que tem colírio para nós, que podemos obter apenas por pedi-lo. Que, se nossa oração for: “Senhor, que nossos olhos sejam abertos”, sua resposta será: “Recebam sua vista”.

[3.] “O ano aceitável do Senhor”, v. 19. Veio fazer o mundo saber que o Deus a quem haviam ofendido estava disposto a se reconciliar com eles e aceitá-los em novos termos. Que ainda havia um meio de tornar seus serviços aceitáveis a ele. Que há agora um tempo de boa vontade para com os homens.

Alude ao ano de libertação, ou ao do jubileu, que era ano aceitável aos servos, então postos em liberdade; aos devedores, contra quem todas as ações eram então encerradas; e aos que haviam hipotecado suas terras, pois então lhes eram novamente devolvidas.

Cristo veio tocar a trombeta do jubileu. Benditos eram os que ouviam “o som alegre”, Salmos 89:15. Era tempo aceitável, pois era dia de salvação.

  1. Cristo veio ser grande Médico. Pois foi enviado para “curar os quebrantados de coração”, consolar e curar consciências aflitas, dar paz aos perturbados e humilhados pelos pecados, sob o pavor da cólera de Deus contra eles por esses pecados. Para trazer ao descanso os cansados e sobrecarregados sob o fardo da culpa e da corrupção.

  2. Para ser grande Redentor. Não só proclama liberdade aos cativos, como Ciro fez aos judeus na Babilônia (quem quiser pode subir), mas “põe em liberdade os feridos”. Por seu Espírito, inclina-os e capacita-os a fazer uso da liberdade concedida, como então ninguém fez senão aqueles cujo espírito Deus despertou, Esdras 1:5.

Veio em nome de Deus para libertar os pobres pecadores que eram devedores e prisioneiros da justiça divina. Os profetas podiam apenas proclamar liberdade. Mas Cristo, como alguém revestido de autoridade, como alguém que tinha poder na terra para perdoar pecados, veio pôr em liberdade. Por isso, essa cláusula é acrescentada aqui.

O dr. Lightfoot pensa que, conforme uma liberdade que os judeus consentiam aos seus leitores, para comparar Escritura com Escritura na leitura, para a explicação do texto, Cristo a acrescentou de Isaías 58:6.

Lá, é estabelecido como dever do ano aceitável “deixar os oprimidos livres”, onde a expressão que a LXX usa é a mesma desta aqui.

(4.) Aqui está a aplicação desse texto a si mesmo por Cristo (v. 21). Depois de lê-lo, enrolou o livro e o devolveu ao ministro, ou secretário, que auxiliava, e se sentou, conforme o costume dos mestres judeus. Sentava-se diariamente no templo, ensinando, Mateus 26:55.

Agora começou seu discurso assim: “Neste dia esta Escritura está cumprida em vossos ouvidos. Isto, que Isaías escreveu como profecia, agora li a vós como história”.

Agora começou a ser cumprida na entrada de Cristo em seu ministério público. Agora, no relato que ouviam de sua pregação e seus milagres em outros lugares. Agora, em sua pregação a eles na sinagoga deles próprios.

É muito provável que Cristo tenha prosseguido e mostrado particularmente como essa Escritura era cumprida na doutrina que pregava sobre o reino dos céus próximo. Que era pregação de liberdade, vista, cura e todas as bênçãos do ano aceitável do Senhor.

Muitas outras palavras graciosas saíram de sua boca, das quais essas eram apenas o começo. Pois Cristo muitas vezes pregava sermões longos, dos quais temos apenas um relato curto. Isso bastava para introduzir muita coisa: “Neste dia esta Escritura está cumprida”. Repare:

[1.] Todas as Escrituras do Antigo Testamento que deviam ser cumpridas no Messias tiveram seu pleno cumprimento no Senhor Jesus. Isso prova abundantemente que este era aquele que devia vir.

[2.] Nas providências de Deus, é apropriado observar o cumprimento das Escrituras. As obras de Deus são o cumprimento não só de sua palavra secreta, mas de sua palavra revelada. A comparação de uma com a outra nos ajudará a entender tanto as Escrituras quanto as providências de Deus.

(5.) Aqui estão a atenção e a admiração dos ouvintes:

[1.] Sua atenção (v. 20). “Os olhos de todos os que estavam na sinagoga” (e provavelmente havia muitos) “estavam fixos nele”, cheios de expectativa pelo que diria, tendo ouvido tanto ultimamente acerca dele.

Repare: é bom, ao ouvir a palavra, manter o olho fixo no ministro por quem Deus fala conosco. Pois, assim como o olho afeta o coração, assim, normalmente, o coração segue o olho e está vagueando ou fixo conforme ele esteja.

Ou, antes, aprendamos daqui a manter o olho fixo em Cristo, que fala conosco no ministro e por ele. O que meu Senhor diz aos seus servos?

[2.] Sua admiração (v. 22). Todos davam testemunho dele, de que falava admiravelmente bem e de modo apropriado. Todos o elogiavam e se admiravam das “palavras graciosas que saíam de sua boca”. Contudo, como aparece pelo que segue, não criam nele.

Repare: é possível que os admiradores de bons ministros e boa pregação ainda assim não sejam eles próprios verdadeiros cristãos. Observe:

Primeiro, o que admiravam: as palavras graciosas que saem de sua boca. As palavras de graça: palavras boas, faladas de maneira cativante e comovente. Repare: as palavras de Cristo são palavras de graça, pois, sendo “derramada graça em seus lábios” (Salmos 45:2), palavras de graça eram derramadas deles.

Essas palavras de graça devem ser admiradas. O nome de Cristo era Maravilhoso, e em nada era mais assim que em sua graça, nas palavras de sua graça e no poder que acompanhava aquelas palavras. Bem podemos nos admirar de que falasse tais palavras de graça a miseráveis tão desprovidos de graça como nós.

Segundo, o que aumentava sua admiração, e era a consideração de sua origem. Diziam: Não é este o filho de José e, por isso, sua linhagem humilde e sua educação humilde?

Talvez alguns aproveitassem essa sugestão para admirar tanto mais suas palavras graciosas, concluindo que precisava ser ensinado por Deus, pois sabiam que ninguém mais o ensinara.

Ao passo que outros, talvez por essa consideração, moderavam sua admiração pelas palavras graciosas dele e concluíam que nada podia haver de realmente admirável nelas, qualquer que fosse a aparência, porque era o Filho de José. Pode alguma coisa grande ou digna de nossa atenção vir de alguém tão humilde?

(6.) A antecipação de uma objeção que Cristo sabia estar na mente de muitos de seus ouvintes. Observe:

[1.] Qual era a objeção (v. 23): “Certamente me direis: Médico, cura-te a ti mesmo. Porque sabeis que sou o Filho de José, vosso vizinho, esperareis que realize milagres entre vós como fiz em outros lugares”.

“Como se esperaria que um médico, se capaz, curasse não só a si mesmo, mas os de sua própria família e fraternidade”. A maioria dos milagres de Cristo eram curas. “Agora, por que os doentes de tua própria cidade não seriam curados assim como os das outras cidades?”

O desígnio desses milagres era curar as pessoas de sua incredulidade. “Agora, por que a doença da incredulidade, se é de fato doença, não seria curada nos de tua própria cidade assim como nos das outras? Tudo o que ouvimos que foi feito em Cafarnaum, de que tanto se falou, faze também aqui em tua própria terra”.

Estavam satisfeitos com as palavras graciosas de Cristo só porque esperavam que fossem apenas introdução a algumas de suas obras maravilhosas. Queriam ter seus aleijados, cegos, doentes e leprosos curados e auxiliados, para aliviar o encargo de sua cidade. Essa era a principal coisa que consideravam.

Pensavam que sua própria cidade era tão digna de ser palco de milagres como qualquer outra. Por que ele não atrairia companhia para ela em vez de para alguma outra? Por que seus vizinhos e conhecidos não teriam o benefício de sua pregação e seus milagres em vez de quaisquer outros?

[2.] Como ele responde a essa objeção contra o rumo que tomou:

Primeiro, por um motivo claro e positivo por que não quis fazer de Nazaré seu quartel-general (v. 24). Porque geralmente vale que “nenhum profeta é aceito em sua própria terra”, ao menos não tão bem, nem com tal probabilidade de fazer o bem, como em alguma outra terra. A experiência confirma isso.

Quando profetas foram enviados com mensagens e milagres de misericórdia, poucos de seus próprios conterrâneos, que haviam conhecido sua linhagem e educação, estavam aptos a recebê-los. Assim o dr. Hammond.

A familiaridade gera desprezo. Somos propensos a ter em baixa estima aqueles a cuja conduta nos acostumamos. Dificilmente serão devidamente honrados como profetas os que eram bem conhecidos quando ainda não exerciam ministério público.

É mais estimado o que vem de longe e é comprado caro do que o criado em casa, embora este seja realmente mais excelente. Isso nasce igualmente da inveja que os vizinhos normalmente têm uns dos outros.

Não podem suportar ver como seu superior aquele que, pouco antes, consideravam em tudo seu inferior. Por esse motivo, Cristo se recusou a realizar milagres ou fazer algo extraordinário em Nazaré, por causa dos preconceitos arraigados que tinham lá contra ele.

Segundo, por exemplos pertinentes de dois dos profetas mais famosos do Antigo Testamento, que escolheram distribuir seus favores entre estrangeiros em vez de entre seus próprios conterrâneos, e isso, sem dúvida, por direção divina:

  1. Elias sustentou uma viúva de Sarepta, cidade de Sidom, alguém estranha à comunidade de Israel, quando havia fome na terra, v. 25, 26. Temos a história em 1 Reis 17:9, etc.

É dito lá que “o céu esteve fechado três anos e seis meses”. Ao passo que se diz, em 1 Reis 18:1, que no terceiro ano Elias se mostrou a Acabe, e houve chuva. Mas não era o terceiro ano da seca, e sim o terceiro ano da permanência de Elias com a viúva de Sarepta.

Assim como Deus mostraria por isso ser Pai dos órfãos e Juiz das viúvas, assim mostraria ser rico em misericórdia para todos, mesmo para os gentios.

  1. Eliseu purificou Naamã, o sírio, de sua lepra, embora fosse sírio e não só estrangeiro, mas inimigo de Israel (v. 27). “Muitos leprosos havia em Israel nos dias de Eliseu”. Quatro, particularmente, que trouxeram a notícia de que os sírios levantaram o cerco de Samaria precipitadamente e deixaram o despojo de suas tendas para enriquecer Samaria.

Eliseu estava ele próprio na cidade sitiada, e isso também era cumprimento de sua profecia. Veja 2 Reis 7:1, 3, etc. Contudo, não encontramos que Eliseu os tivesse purificado, não, nem mesmo por recompensa de seu serviço e das boas notícias que trouxeram, mas só o sírio.

Pois ninguém além dele teve fé para se dirigir ao profeta para cura. O próprio Cristo muitas vezes encontrou fé maior entre gentios do que em Israel. Aqui menciona ambos esses exemplos para mostrar que não distribuía o favor de seus milagres por favoritismo pessoal, mas conforme a sábia designação de Deus.

O povo de Israel poderia, com tanta justiça, ter dito a Elias ou Eliseu quanto os nazarenos a Cristo: “Médico, cura-te a ti mesmo”. Ou melhor: Cristo realizou seus milagres, embora não entre seus concidadãos, ainda assim entre israelitas, ao passo que esses grandes profetas realizaram os seus entre gentios.

Os exemplos dos santos, embora não façam uma ação má ser boa, ainda assim ajudarão a livrar uma ação boa da censura das pessoas que vivem procurando defeitos.

  1. Como foi perseguido em Nazaré:

(1.) O que os provocou foi ele reparar no favor que Deus, por Elias e Eliseu, mostrou aos gentios. “Quando ouviram essas coisas, ficaram cheios de cólera” (v. 28). Todos ficaram assim. Grande mudança desde o v. 22, quando se admiraram das palavras graciosas que saíam de sua boca.

Assim são incertas as opiniões e afeições da multidão, e tão inconstantes. Se tivessem misturado fé com aquelas palavras graciosas de Cristo que admiravam, teriam sido despertados por essas suas últimas palavras a tomar cuidado para não perderem, pelo pecado, suas oportunidades.

Mas aquelas só agradaram o ouvido e não foram além. Por isso, estas feriram o ouvido e irritaram suas corrupções. Estavam irados por ele se comparar, a quem sabiam ser filho de José, com aqueles grandes profetas, e compará-los aos homens daquela era corrupta, quando todos haviam dobrado o joelho a Baal.

Mas o que especialmente os exasperou foi sugerir alguma bondade que Deus tinha reservada para os gentios, pensamento que os judeus não podiam de modo algum suportar, Atos 22:21.

Seus antepassados piedosos se satisfaziam com a esperança de acrescentar os gentios à igreja (testemunham-no muitos dos salmos de Davi e das profecias de Isaías). Mas essa raça degenerada, quando eles próprios perderam o direito à aliança, odiava pensar que quaisquer outros fossem admitidos.

(2.) Foram provocados ao ponto de atentarem contra sua vida. Essa foi uma prova severa, agora no começo, mas uma amostra do tratamento que encontrou quando veio aos seus, e não o receberam:

[1.] Levantaram-se tumultuosamente contra ele, interromperam-no em seu discurso e a si mesmos em suas devoções. Pois não podiam esperar até terminar seu culto na sinagoga.

[2.] Expulsaram-no da cidade, como alguém indigno de morar entre eles, embora tivesse ali estado estabelecido por tanto tempo. Expulsaram de junto de si o Salvador e a salvação, como se fosse a escória de todas as coisas. Com quanta justiça poderia ter pedido fogo do céu sobre eles! Mas esse era o dia de sua paciência.

[3.] Levaram-no à beira do monte, com o propósito de lançá-lo de cabeça para baixo, como alguém indigno de viver. Embora soubessem quão inofensivamente vivera por tantos anos entre eles, quão brilhante fora sua conduta.

Embora tivessem ouvido tal fama dele e acabado de admirar eles próprios suas palavras graciosas. Embora, por justiça, devesse ter sido consentida a ele uma audiência justa e liberdade para se explicar.

Ainda assim, o arrastaram numa fúria popular, ou, melhor, frenesi, para matá-lo da maneira mais bárbara. Às vezes estavam prontos a apedrejá-lo pelas boas obras que fazia (João 10:32). Aqui, por não fazer as boas obras que esperavam dele. A tal altura de perversidade a violência se elevara.

(3.) Contudo, escapou, porque sua hora ainda não chegara. Passou pelo meio deles sem se ferir. Ou cegou seus olhos, como Deus fez aos dos sodomitas e sírios, ou amarrou suas mãos, ou os encheu de confusão, de modo que não podiam fazer o que tinham por desígnio.

Pois sua obra não estava concluída, apenas começara. Sua hora ainda não chegara. Quando chegou, entregou-se livremente. Expulsaram-no de junto de si, e ele seguiu seu caminho. Teria reunido Nazaré, mas eles não quiseram, e por isso sua casa lhes é deixada desolada.

Isso acrescentou ao descrédito de ser Jesus de Nazaré: não só era lugar de onde nada bom se esperava, mas era lugar tão perverso e desumano, e tão sem bondade para com ele.

Contudo, havia providência nisso, de que não fosse muito respeitado pelos homens de Nazaré. Pois isso teria parecido conluio entre ele e seus antigos conhecidos. Mas agora, embora não o recebessem, havia os que o recebiam.

Versículos 31 a 44

A Expulsão de um Demônio; A Partida de Cristo de Cafarnaum.

Quando Cristo foi expulso de Nazaré, veio a Cafarnaum, outra cidade da Galileia. O relato que temos nestes versículos de sua pregação e seus milagres lá tivemos antes, Marcos 1:21, etc. Observe:

I. Sua pregação. “Ensinava-os nos dias de sábado”, v. 31. Ao ouvir a palavra pregada como ordenança de Deus, adoramos a Deus, e é trabalho apropriado para os dias de sábado.

A pregação de Cristo tocou muito o povo (v. 32). Espantavam-se com sua doutrina, havia peso em cada palavra que dizia, e por ela lhes foram feitas revelações admiráveis. A própria doutrina era espantosa, e não só por vir de alguém que não tivera educação liberal.

“Sua palavra era com poder”. Havia nela uma força de comando, e um poder atuante a acompanhava até a consciência dos homens. A doutrina que Paulo pregava provou-se de Deus por isto: que vinha em demonstração do Espírito e de poder.

II. Seus milagres. Destes temos aqui:

  1. Dois particularmente especificados, mostrando Cristo como:

(1.) Controlador e conquistador de Satanás no mundo da humanidade e nas almas das pessoas, por seu poder de expulsá-lo dos corpos daqueles de quem tomara posse. Pois para esse propósito foi manifestado, para destruir as obras do diabo. Observe:

[1.] O diabo é espírito imundo, sua natureza diretamente contrária à do Deus puro e santo, e degenerada do que era no começo.

[2.] Esse espírito imundo opera nos filhos dos homens, nas almas de muitos, como então nos corpos dos homens.

[3.] É possível que os que estão muito sob o poder e a atuação de Satanás ainda assim sejam encontrados na sinagoga, entre os adoradores de Deus.

[4.] Até os demônios sabem e creem que Jesus Cristo é o Santo de Deus, é enviado por Deus e é Santo.

[5.] Creem e tremem. Esse espírito imundo gritou com voz alta, sob certa expectativa temerosa de julgamento, e apreensivo de que Cristo tivesse agora vindo destruí-lo. Os espíritos imundos estão sujeitos a sustos contínuos.

[6.] Os demônios nada têm que ver com Jesus Cristo, nem desejam ter coisa alguma que ver com ele. Pois ele não tomou sobre si a natureza de anjos.

[7.] Cristo mantém o diabo sob controle: “Repreendeu-o, dizendo: Cala-te”. Essa palavra falou com poder, phimotheti: seja amordaçado. Cristo não só lhe ordenou silêncio, mas lhe fechou a boca e o forçou a ficar calado contra sua vontade.

[8.] No quebrar do poder de Satanás, tanto o inimigo conquistado mostra sua malícia quanto Cristo, o conquistador, mostra sua graça que se sobrepõe. Aqui:

Primeiro, o diabo mostrou o que teria feito quando lançou o homem no meio deles, com força e fúria, como se quisesse despedaçá-lo.

Mas, segundo, Cristo mostrou que poder tinha sobre ele, nisto: que não só o forçou a deixar o homem, mas a deixá-lo sem sequer feri-lo, sem lhe dar um golpe de despedida, um aperto de despedida.

A quem Satanás não pode destruir, fará todo o mal que puder. Mas isto é consolo: não pode lhes causar prejuízo além do que Cristo concede. Ou melhor: não lhes fará qualquer prejuízo real.

“Saiu e não o feriu”. Isto é, o pobre homem ficou perfeitamente bem num instante, embora o diabo o deixasse com tanta fúria que todos os presentes pensaram que o despedaçara.

[9.] O poder de Cristo sobre demônios foi universalmente reconhecido e adorado, v. 36. Ninguém duvidou da verdade do milagre. Era evidente além de contradição, e nada foi sugerido para diminuir sua glória. Pois todos se admiravam, dizendo: “Que palavra é esta!”

Os que alegavam expulsar demônios faziam-no com abundância de encantamentos e feitiços, para apaziguar o diabo e, por assim dizer, embalá-lo até dormir. Mas Cristo lhes ordenava com autoridade e poder, que não podiam contradizer nem resistir. Até o príncipe do poder do ar é seu vassalo e treme diante dele.

[10.] Isso, tanto quanto qualquer coisa, conquistou reputação para Cristo e espalhou sua fama. Essa demonstração de seu poder, de que muitos hoje fazem pouco caso, foi então engrandecida pelos que a testemunharam com seus próprios olhos (e tampouco eram tolos, mas homens de discernimento).

Foi vista como algo que muito o engrandecia (v. 37). Por causa disso, sua fama saiu mais que nunca para todo lugar da região ao redor. Nosso Senhor Jesus, quando começou seu ministério público, foi muito comentado, mais que depois, quando a admiração das pessoas se gastou com a novidade da coisa.

(2.) Cristo se mostrou curador de doenças. No anterior, golpeou a raiz da miséria do homem, que era a inimizade de Satanás, origem de todo o dano. Neste, golpeia um de seus ramos mais espalhados, uma das calamidades mais comuns da vida humana, que são as doenças do corpo.

Entraram com o pecado, são as correções mais comuns e palpáveis dele nesta vida e contribuem tanto quanto qualquer coisa para fazer nossos poucos dias cheios de perturbação.

Nosso Senhor Jesus veio retirar delas o ferrão. Como indicação dessa intenção, quando estava na terra, escolheu confirmar sua doutrina principalmente por milagres que retiravam as próprias doenças.

De todas as doenças do corpo, nenhuma é mais comum ou fatal aos adultos do que as febres. Chegam de repente e de repente cortam ao meio o número dos meses dos homens. Às vezes são epidêmicas e abatem seus milhares em pouco tempo.

Agora temos aqui Cristo curando uma febre pela fala de uma palavra. O lugar era a casa de Simão, sua paciente era a mãe da mulher de Simão, v. 38, 39. Observe:

[1.] Cristo é hóspede que pagará bem por seu acolhimento. Os que lhe dão boas-vindas aos seus corações e casas não perderão por ele. Vem com cura.

[2.] Até as famílias que Cristo visita podem ser visitadas pela doença. Casas abençoadas com seus favores distintivos estão sujeitas às calamidades comuns desta vida. A mãe da mulher de Simão estava doente de febre. “Senhor, eis que aquele que amas está doente”.

[3.] Até as pessoas boas podem às vezes ser exercitadas com as aflições mais agudas, mais graves que as de outros. “Foi tomada por uma grande febre”, muito aguda, alta e ameaçadora. Talvez lhe atacasse a cabeça e a fizesse delirar. As febres mais suaves podem, aos poucos, se mostrar perigosas. Mas esta foi desde o começo grande febre.

[4.] Nenhuma idade pode isentar de doenças. É provável que a sogra de Pedro fosse avançada em anos e, contudo, estivesse com febre.

[5.] Quando nossos parentes estão doentes, devemos nos dirigir a Cristo, pela fé e pela oração, em favor deles. “Suplicaram-lhe por ela”. Há promessa particular de que a oração da fé beneficiará os doentes.

[6.] Cristo tem terna preocupação por seu povo quando está em doença e angústia. “Ficou de pé junto dela”, como alguém preocupado com ela e compadecido de seu caso.

[7.] Cristo tinha, e continua tendo, poder soberano sobre doenças do corpo. “Repreendeu a febre” e, pela fala de uma palavra, mandou-a embora, “e ela a deixou”. Diz às doenças: vão, e vão; venham, e vêm. Ainda pode repreender febres, mesmo grandes febres.

[8.] Isto prova que as curas de Cristo são milagrosas: que eram feitas num instante. “Imediatamente ela se levantou”.

[9.] Onde Cristo dá vida nova, na recuperação de doença, tem por desígnio e espera que seja vida nova de fato, passada mais que nunca em seu serviço, para sua glória. Se as enfermidades são repreendidas e nos levantamos de um leito de doença, devemos nos aplicar a ministrar a Jesus Cristo.

[10.] Os que ministram a Cristo devem estar prontos a ministrar a todos os que são dele por causa dele. “Ministrava-lhes”, não só àquele que a curara, mas aos que lhe haviam suplicado por ela. Devemos nos empenhar em ser gratos aos que oraram por nós.

  1. Um relato geral, dado em conjunto, de muitos outros milagres da mesma espécie, que Cristo fez:

(1.) Curou muitos doentes, mesmo todos sem exceção que se dirigiram a ele. Foi quando o sol se punha (v. 40), na tarde daquele sábado que passara na sinagoga.

Repare: é bom fazer o trabalho de um sábado inteiro, abundar na obra do dia, em alguma boa obra ou outra, mesmo até o pôr do sol, como aqueles que chamam o sábado e sua ocupação de prazer.

Observe: curou todos os doentes, pobres assim como ricos, embora estivessem doentes de diversas doenças. Assim, não havia espaço para suspeitar que tivesse apenas um remédio específico para alguma doença. Tinha remédio para cada enfermidade.

O sinal que usava ao curar era pôr suas mãos sobre os doentes, não levantar suas mãos em favor deles, pois curava como alguém revestido de autoridade. Curava por seu próprio poder. Assim, honraria aquele sinal depois usado ao conferir o Espírito Santo.

(2.) Expulsou o diabo de muitos possessos, v. 41. Confissões foram arrancadas dos endemoninhados. Diziam: “Tu és Cristo, o Filho de Deus”. Mas diziam-no gritando com fúria e indignação. Era confissão sob tortura e, por isso, não admitida como prova.

Cristo os repreendeu e não lhes permitiu dizer que sabiam ser ele o Cristo, para que aparecesse, além de toda contradição, que conquistara vitória sobre eles e não fizera pacto com eles.

  1. Aqui está sua partida de Cafarnaum, v. 42, 43:

(1.) Retirou-se por um tempo para um lugar de solidão. Era apenas pouco tempo que consentia a si mesmo para dormir, não só porque pouco lhe bastava, mas porque se satisfazia com pouco e nunca se entregava ao conforto.

Mas, quando era dia, foi a um lugar deserto, não para viver constantemente como eremita, mas para estar às vezes sozinho com Deus. Assim devem estar, e planejar estar, mesmo os mais empenhados no trabalho público. Ou sua obra prosseguirá apenas pobremente, e descobrirão que nunca estão menos sozinhos do que quando assim sozinhos.

(2.) Retornou aos lugares de afluência e ao trabalho que tinha de fazer lá. Embora um lugar deserto possa ser retiro conveniente, ainda assim não é residência conveniente, porque não fomos enviados a este mundo para viver para nós mesmos, não, nem mesmo só para a melhor parte de nós, mas para glorificar a Deus e fazer bem em nossa geração:

[1.] Foi insistentemente solicitado que ficasse em Cafarnaum. O povo gostava extraordinariamente dele. Suspeito que mais por ter curado seus doentes do que por lhes ter pregado arrependimento.

Procuraram-no, indagaram por onde fora e, embora fosse num lugar deserto, vieram até ele. Um deserto não é deserto se estamos com Cristo lá. Detinham-no para que não se afastasse deles, de modo que, se quisesse ir, não fosse por falta de convite.

Seus antigos vizinhos em Nazaré o haviam expulsado de junto de si, mas seus novos conhecidos em Cafarnaum eram muito insistentes para que continuasse com eles. Repare: não deve desanimar os ministros de Cristo que alguns os rejeitem, pois encontrarão outros que acolherão a eles e sua mensagem.

[2.] Preferiu difundir a luz de seu evangelho por muitos lugares a fixá-la em um só, para que ninguém pudesse alegar ser igreja-mãe das demais. Embora fosse bem-vindo em Cafarnaum e tivesse feito abundância de bem lá, ainda assim é enviado a pregar o evangelho também a outras cidades. Cafarnaum não deve insistir em sua permanência lá.

Os que desfrutam o benefício do evangelho devem estar dispostos a que outros também partilhem desse benefício, e não cobiçar seu monopólio. Os ministros que não são expulsos de um lugar ainda assim podem ser atraídos a outro pela perspectiva de maior utilidade.

Cristo, embora não pregasse em vão na sinagoga em Cafarnaum, ainda assim não quis ficar preso a ela, mas pregou nas sinagogas da Galileia, v. 44. Bonum est sui diffusivum: o que é bom difunde a si mesmo.

É bom para nós que nosso Senhor Jesus não se tenha preso a um lugar ou povo específico, mas, onde quer que dois ou três estejam reunidos em seu nome, estará no meio deles. E mesmo na Galileia dos gentios sua presença especial está nas sinagogas cristãs.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra