Lucas 3
Argumento
Nada se relata acerca de nosso Senhor Jesus desde o seu décimo segundo ano até a sua entrada no trigésimo. Muitas vezes pensamos que nos teria dado prazer e vantagem possuir diários, ou ao menos anais, dos acontecimentos relativos a ele.
Mas temos tanto quanto a Sabedoria Infinita julgou adequado comunicar-nos. E, se não aproveitamos isso, tampouco teríamos aproveitado mais, caso o tivéssemos recebido.
A grande intenção dos evangelistas era dar-nos o relato do evangelho de Cristo, no qual devemos crer e pelo qual esperamos a salvação. Ora, ele começou no ministério e no batismo de João. Por isso, eles se apressam em dar-nos o relato disso.
Talvez pudéssemos desejar que Lucas tivesse deixado inteiramente de lado o que Mateus e Marcos relataram e tivesse escrito apenas o que era novo, como fez nos seus dois primeiros capítulos.
Mas foi a vontade do Espírito que algumas coisas fossem estabelecidas pela boca não apenas de duas, mas de três testemunhas. Não devemos considerar isso repetição desnecessária, nem o faremos se renovarmos as nossas meditações sobre essas coisas, com sentimentos adequados. Neste capítulo temos:
I. O começo do batismo de João, e o seu alcance e intenção, vv. 1-6. A sua exortação à multidão (vv. 7-9) e as instruções particulares que deu aos que desejavam que lhes fosse dito o seu dever, vv. 10-14.
II. O aviso que lhes deu da aproximação do Messias (vv. 15-18), ao qual se acrescenta (embora tenha acontecido depois do que se segue) a menção de sua prisão, vv. 19-20.
III. A vinda de Cristo para ser batizado por João, e a sua entrada, nesse ato, na execução do seu ofício profético, v. 21, 22.
IV. A sua linhagem e genealogia registradas até Adão, vv. 23-38.
Versículos 1 a 14
Ministério de João Batista.
Como o batismo de João introduzia uma nova dispensação, era necessário termos um relato particular dele. Coisas gloriosas foram ditas acerca de João: quão distinto favorecido do Céu ele seria, e quão grande bênção para esta terra (Lucas 1:15, 17).
Mas o perdemos nos desertos, e ali ele permanece até o dia de sua manifestação a Israel, Lucas 1:80. E agora, finalmente, esse dia amanhece. Foi um dia bem-vindo aos que o esperavam mais que aqueles que esperavam pela manhã. Observe aqui:
I. A data do começo do batismo de João, quando ele apareceu. Aqui se repara nisso, o que os outros evangelistas não fizeram, para que a verdade do acontecimento fosse confirmada pela fixação exata do tempo. E ele é datado:
- Pelo governo dos pagãos, sob o qual estavam os judeus, para mostrar que eram um povo conquistado. Por isso, era tempo de o Messias vir estabelecer um reino espiritual, e eterno, sobre as ruínas de toda a dignidade e domínio temporais de Davi e Judá.
(1.) É datado pelo reinado do imperador romano. Foi no décimo quinto ano de Tibério César, o terceiro dos doze Césares, um homem muito mau, entregue à cobiça, à embriaguez e à crueldade.
Tal homem é mencionado primeiro (diz o Dr. Lightfoot), como que para nos ensinar o que esperar daquela cidade cruel e abominável, onde Satanás reinou em todas as épocas e sucessões.
O povo dos judeus, depois de longa luta, fora recentemente transformado em província do império e estava sob o domínio desse Tibério. Aquele país, que antes tivera tão grande projeção, e muitas nações tributárias nos reinados de Davi e Salomão, é agora parte insignificante e desprezível do império romano, mais pisoteada que celebrada em triunfo.
----En quo discordia cives,
Perduxit miseros----
Que terríveis efeitos decorrem da discórdia civil!
O legislador agora se afastara de entre os pés de Judá. Como prova disso, os seus atos públicos são datados pelo reinado do imperador romano. Por isso, Siló agora deve vir.
(2.) É datado pelos governos dos vice-reis que governavam as diversas partes da Terra Santa sob o imperador romano, outra marca de sua servidão, pois eram todos estrangeiros.
Isso revela uma triste mudança naquele povo cujos governadores costumavam sair de seu próprio meio (Jeremias 30:21), o que era a sua glória. Como se tornou opaco o ouro!
[1.] Aqui se diz que Pilatos era governador, presidente ou procurador da Judeia. Alguns outros escritores dão este retrato dele: era um homem perverso, que não tinha escrúpulo em mentir.
Governou mal e, por fim, foi destituído por Vitélio, presidente da Síria, e enviado a Roma para responder por sua má administração.
[2.] Os outros três são chamados tetrarcas. Alguns pensam que o nome vinha dos países que comandavam: cada um governava a quarta parte daquilo que estivera inteiramente sob o governo de Herodes, o Grande.
Outros pensam que eram assim chamados pelo posto de honra que ocupavam no governo. Tinham o quarto lugar, ou eram governadores de quarta categoria: o imperador era o primeiro; o procônsul, que governava uma província, o segundo; um rei, o terceiro; e um tetrarca, o quarto. Assim diz o Dr. Lightfoot.
- Pelo governo dos judeus entre si, para mostrar que eram um povo corrupto e que, por isso, era tempo de o Messias vir reformá-los, v. 2. Anás e Caifás eram os sumos sacerdotes.
Deus designara que houvesse apenas um sumo sacerdote de cada vez, mas aqui havia dois, para atender a algum mau propósito: um servia num ano, e o outro no ano seguinte; assim pensam alguns.
Um era o sumo sacerdote, e o outro o sagan, como os judeus o chamavam, para oficiar em seu lugar quando estivesse impedido. Ou, como outros dizem, um era sumo sacerdote e representava Arão, e esse era Caifás. Anás, o outro, era nasi, ou chefe do sinédrio, e representava Moisés. Mas para nós há apenas um sumo sacerdote, um Senhor de todos, a quem todo julgamento foi confiado.
II. A origem e a tendência do batismo de João:
- A sua origem era do céu: “A palavra de Deus veio a João”, v. 2. Ele recebeu de Deus plena comissão e plenas instruções para fazer o que fez.
É a mesma expressão usada acerca dos profetas do Antigo Testamento (Jeremias 1:2). Pois João era profeta, sim, e ainda mais que profeta, e nele reviveu a profecia, havia muito suspensa.
Não nos é dito como a palavra do Senhor veio a João: se por um anjo, como ao seu pai, ou por sonho, visão ou voz. Mas isso o satisfez, e deve satisfazer-nos.
João é aqui chamado filho de Zacarias, para nos remeter ao que o anjo disse ao seu pai, quando lhe assegurou que teria esse filho. A palavra do Senhor veio a ele no deserto, pois Deus encontrará aqueles que ele capacita, onde quer que estejam.
Assim como a palavra do Senhor não está presa numa prisão, também não se perde num deserto. A palavra do Senhor chegou a Ezequiel entre os cativos junto ao rio Quebar, e a João na ilha de Patmos.
João era filho de sacerdote e agora entrava no trigésimo ano de sua idade. Por isso, segundo o costume do templo, agora devia ser admitido no serviço do templo, onde deveria ter servido como candidato cinco anos antes.
Mas Deus o chamara para um ministério mais honroso. Por isso, o Espírito Santo o registra aqui, visto que não fora registrado nos arquivos do templo: João, filho de Zacarias, começou o seu serviço em tal tempo.
- O seu alcance e desígnio eram afastar todo o povo de seu país dos seus pecados e conduzi-lo de volta ao seu Deus, v. 3. Ele veio primeiro a toda a região ao redor do Jordão, a vizinhança em que residia, a parte do país da qual Israel tomou posse primeiro, quando entrou na terra da promessa sob a direção de Josué.
Ali foi desfraldada primeiro a bandeira do evangelho. João residia na parte mais solitária do país. Mas, quando a palavra do Senhor veio a ele, deixou os seus desertos e veio à região habitada.
Os que mais se agradam de seus retiros devem trocá-los alegremente quando Deus os chama a lugares de afluência. Ele saiu do deserto para toda a região, com algumas marcas de distinção, pregando um novo batismo; não uma seita ou partido, mas uma profissão, ou marca distintiva.
O sinal, ou cerimônia, era o que se usava habitualmente entre os judeus: lavagem com água, pela qual às vezes se admitiam prosélitos, ou discípulos de algum grande mestre. Mas o seu significado era arrependimento para remissão dos pecados. Isto é, todos os que se submetiam ao seu batismo:
(1.) Eram por ele obrigados a arrepender-se dos seus pecados, lamentar o que haviam feito de errado e não fazê-lo mais. Professavam o primeiro e deviam empenhar-se em ser sinceros nas suas profissões. Prometiam o segundo e deviam empenhar-se em cumprir o que prometiam.
Ele os obrigava, não a observâncias cerimoniosas impostas pela tradição dos anciãos, mas a mudar a sua mente e mudar o seu caminho, afastar de si todas as suas transgressões, fazer para si novos corações e viver novas vidas.
O desígnio do evangelho, que agora começava, era tornar os homens devotos e piedosos, santos e celestiais, humildes e mansos, sóbrios e castos, justos e honestos, caridosos e bondosos, e bons em toda relação, quando antes haviam sido muito diferentes. Isso é arrepender-se.
(2.) Por ele, recebiam a garantia do perdão dos seus pecados, mediante o seu arrependimento. Assim como o batismo que ele administrava os obrigava a não se submeterem ao poder do pecado, também lhes selava uma absolvição graciosa e invocável da culpa do pecado.
“Desviai-vos de todas as vossas transgressões, assim a iniquidade não será a vossa ruína”. Isso concordava com a palavra do Senhor pelos profetas do Antigo Testamento, Ezequiel 18:30.
III. O cumprimento das Escrituras no ministério de João. Os outros evangelistas nos remeteram ao mesmo texto citado aqui, o de Isaías 40:3.
Está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que ele ouviu de Deus e falou por Deus, aquelas suas palavras que foram escritas para as gerações futuras. Entre elas se encontra que deveria haver “a voz de alguém clamando no deserto”.
João é essa voz: uma voz clara e distinta, uma voz alta, uma voz articulada. Ele clama: “Preparai o caminho do Senhor e fazei retas as suas veredas”.
A tarefa de João é abrir caminho para a acolhida do evangelho nos corações do povo, levá-los a tal disposição e temperamento que Cristo pudesse ser bem-vindo a eles, e eles a Cristo.
Lucas prossegue na citação além do que fizeram Mateus e Marcos, e aplica também as palavras seguintes ao ministério de João (v. 5, 6): “Todo vale será preenchido”.
O Dr. Hammond entende isso como predição da desolação que viria sobre o povo dos judeus por sua incredulidade. A terra seria aplainada pelos sapadores para o exército romano, e por ele devastada. Então seria feita uma distinção visível entre os impenitentes de um lado e os que recebiam o evangelho do outro. Mas parece referir-se antes ao evangelho de Cristo, do qual aquilo era a introdução.
Os humildes, por ele, serão enriquecidos com graça: todo vale que fica baixo e úmido será preenchido e elevado.
Os orgulhosos, por ele, serão humilhados. Os autoconfiantes, que se apoiam na sua própria base, e os presunçosos, que erguem o seu próprio topo, serão desprezados: “Todo monte e colina serão rebaixados”. Se se arrependerem, serão levados ao pó; se não, ao mais profundo inferno.
Os pecadores serão convertidos a Deus: os caminhos tortuosos e os espíritos tortuosos serão endireitados. Pois, embora ninguém possa endireitar “o que Deus fez torto” (Eclesiastes 7:13), contudo Deus, pela sua graça, pode endireitar o que o pecado fez torto.
Serão removidas as dificuldades que estorvavam e desanimavam no caminho para o céu: “Os caminhos ásperos serão suavizados”. Os que amam a lei de Deus terão grande paz, e nada os fará tropeçar. O evangelho tornou o caminho para o céu claro e fácil de encontrar, suave e fácil de percorrer.
A grande salvação será revelada mais plenamente que nunca, e a sua revelação se espalhará mais longe (v. 6): “Toda carne verá a salvação de Deus”; não apenas os judeus, mas os gentios.
Todos a verão: ela será posta diante deles e lhes será oferecida, e alguns de todas as classes a verão, a desfrutarão e terão o seu benefício.
Quando se abre caminho para o evangelho no coração, pelo cativeiro dos pensamentos elevados e por trazê-los à obediência a Cristo, pelo nivelamento da alma e pela remoção de todos os obstáculos que se interpõem no caminho de Cristo e de sua graça, então prepare-se para acolher a salvação de Deus.
IV. Os avisos e exortações gerais que deu aos que se submetiam ao seu batismo, vv. 7-9. Em Mateus, diz-se que ele pregou essas mesmas coisas a muitos fariseus e saduceus que vinham ao seu batismo (Mateus 3:7-10). Mas aqui se diz que as falou à multidão que saía para ser batizada por ele, v. 7.
Esse era o conteúdo de sua pregação a todos os que vinham a ele. Não o alterou por formalidade para com os fariseus e saduceus quando vieram, mas tratou-os com tanta franqueza quanto a qualquer outro de seus ouvintes.
E assim como não bajulava os grandes, também não elogiava os muitos nem lhes fazia a corte. Mas dava à multidão as mesmas censuras do pecado e avisos da cólera que dava aos saduceus e fariseus. Pois, se não tinham as mesmas faltas, tinham outras igualmente más. Agora observe aqui:
- Que a raça culpada e corrompida da humanidade se tornou uma geração de víboras: não apenas envenenada, mas venenosa; odiosa a Deus, odiando uns aos outros.
Isso engrandece a paciência de Deus em conservar a raça humana sobre a terra e não destruir esse ninho de víboras. Ele o fez uma vez pela água, e o fará de novo pelo fogo.
- Essa geração de víboras recebe claro aviso para fugir da cólera vindoura, que certamente está diante deles se continuarem assim. Ser uma multidão em nada lhes dará segurança, pois não será descrédito nem perda para Deus eliminá-los.
Não apenas somos avisados dessa cólera, mas somos postos num caminho para escapar dela, se olharmos ao redor a tempo.
Não há caminho para fugir da cólera vindoura senão pelo arrependimento. Os que se submetiam ao batismo de arrependimento evidenciavam, com isso, que haviam sido avisados para fugir da cólera vindoura e aceitaram o aviso. Pelo nosso batismo, professamos ter fugido de Sodoma, por medo do que vem sobre ela.
Os que professam arrependimento devem empenhar-se muito em viver como penitentes (v. 8): “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; do contrário, apesar das vossas profissões de arrependimento, não podeis escapar da cólera vindoura”.
Pelos frutos do arrependimento se saberá se ele é sincero ou não. Pela mudança do nosso caminho deve ser evidenciada a mudança da nossa mente.
- Se não somos realmente santos, tanto no coração quanto na vida, a nossa profissão de religião e relação com Deus e sua igreja de nada nos servirão.
Não comecem agora a formular desculpas para fugir deste grande dever do arrependimento, dizendo dentro de si: temos Abraão por nosso pai. De que nos valerá ser filhos de pais piedosos se não somos piedosos, estar dentro dos limites da Igreja se não somos trazidos ao vínculo da aliança?
- Por isso, não temos motivo para depender dos nossos privilégios externos e profissões de religião. Pois Deus não precisa de nós nem dos nossos serviços, mas pode assegurar eficazmente a sua própria honra e interesse sem nós.
Se fôssemos eliminados e arruinados, ele poderia suscitar para si uma igreja a partir dos mais improváveis: filhos a Abraão até mesmo de pedras.
- Quanto maiores forem as nossas profissões de arrependimento, e maiores as ajudas e os ânimos que nos são dados para o arrependimento, mais próxima e mais dolorosa será a nossa destruição se não produzirmos frutos dignos de arrependimento.
Agora que o evangelho começa a ser pregado, agora que o reino do céu está próximo, agora que o machado é posto à raiz da árvore, as ameaças aos perversos e impenitentes são mais terríveis que antes, assim como os ânimos aos penitentes são mais consoladores agora. “Agora que estais sob avaliação de vossa conduta, olhai por vós mesmos”.
- As árvores estéreis, por fim, serão lançadas no fogo. É o lugar mais adequado para elas: toda árvore que não produz fruto, fruto bom, é cortada e lançada no fogo. Se não serve para fruto, para honra da graça de Deus, que sirva para combustível, para honra de sua justiça.
V. As instruções particulares que deu a diversas classes de pessoas que lhe perguntavam sobre o seu dever: o povo, os publicanos e os soldados.
Alguns dos fariseus e saduceus vieram ao seu batismo. Mas não os encontramos perguntando: “Que faremos?” Pensavam que sabiam o que tinham de fazer tão bem quanto ele poderia lhes dizer, ou estavam decididos a fazer o que lhes agradasse, fosse o que fosse que ele lhes dissesse.
Mas o povo, os publicanos e os soldados sabiam que haviam feito o que era errado e que deviam fazer melhor. Tinham consciência de sua grande ignorância e desconhecimento da lei divina, e perguntavam com particular interesse: “Que faremos?” Repare:
Deve ser dado ensino aos que são batizados, e os que os batizaram devem empenhar-se, conforme tenham oportunidade, em ensiná-los, Mateus 28:19, 20.
Os que professam e prometem arrependimento em geral devem evidenciá-lo por exemplos particulares de reforma, conforme sejam a sua posição e condição.
Os que querem cumprir o seu dever devem desejar conhecer o seu dever e perguntar sobre ele. A primeira boa palavra que Paulo disse, quando se converteu, foi: “Senhor, que queres que eu faça?”
Estes aqui não perguntam: “Que fará este homem?”, mas: “Que faremos? Que frutos dignos de arrependimento produziremos?” Agora João dá resposta a cada um segundo a sua posição e situação.
(1.) Ele diz ao povo o seu dever, que é ser caridoso (v. 11). Quem tem duas túnicas e, consequentemente, uma de sobra, que dê, ou ao menos empreste, a quem não tem nenhuma, para aquecê-lo.
Talvez visse entre os seus ouvintes alguns sobrecarregados de roupas, ao passo que outros estavam a ponto de perecer em trapos. Leva os que tinham coisas supérfluas a contribuir para aliviar os que não tinham o necessário.
O evangelho exige misericórdia, e não sacrifício. O seu desígnio é comprometer-nos a fazer todo o bem que pudermos. Alimento e vestuário são os dois sustentáculos da vida.
Quem tem alimento de sobra, que dê a quem está privado do alimento diário, assim como quem tem roupas de sobra. Somos apenas administradores do que temos e devemos usá-lo, portanto, conforme o nosso Mestre orienta.
(2.) Ele diz aos publicanos, os coletores da receita do imperador, o seu dever (v. 13): “Não exijais mais do que aquilo que vos é designado”.
Devem fazer justiça entre o governo e o comerciante, e não oprimir o povo na cobrança dos impostos, nem de modo algum torná-los mais pesados ou mais onerosos do que a lei os fizera.
Não devem pensar que, por ser o seu ofício zelar para que o povo não defraude o príncipe, poderiam, por isso, pelo poder que tinham, pesar duramente sobre o povo. Pois aqueles que possuem qualquer pequena parcela de poder são propensos a abusar dela.
“Não: limitai-vos ao vosso livro de taxas e considerai bastante recolher para César as coisas que são de César; não vos enriqueçais cobrando mais”.
As receitas públicas devem ser aplicadas ao serviço público, e não à satisfação da avareza de particulares. Observe: ele não orienta os publicanos a deixar os seus cargos e não mais ir à coletoria. O emprego é, em si, lícito e necessário; mas que sejam justos e honestos nele.
(3.) Ele diz aos soldados o seu dever, v. 14. Alguns pensam que esses soldados eram da nação e religião judaicas; outros, que eram romanos. Pois não era provável ou que os judeus servissem aos romanos ou que os romanos confiassem nos judeus em suas guarnições na própria nação deles.
Nesse caso, é um exemplo precoce de gentios abraçando o evangelho e submetendo-se a ele. Os militares raramente parecem inclinados à religião. Contudo, estes se submeteram até à profissão rigorosa do Batista e desejaram receber dele a palavra de comando: “Que devemos fazer?”
Aqueles que, mais que outros homens, têm a sua vida nas mãos e frequentemente estão em perigo de morte devem empenhar-se em perguntar o que farão para que sejam encontrados em paz.
Em resposta a essa pergunta, João não lhes manda depor as armas e abandonar o serviço, mas os adverte contra os pecados de que os soldados habitualmente eram culpados. Pois isto é fruto digno de arrependimento: guardar-nos da nossa iniquidade.
[1.] Não devem ser injuriosos ao povo entre o qual estavam aquartelados, e sobre o qual de fato estavam postos: “Não façais violência a homem algum. A vossa tarefa é conservar a paz e impedir que os homens façam violência uns aos outros; mas não façais violência a ninguém”.
“Não sacudais homem algum” (assim significa a palavra). “Não ponhais o povo em medo; pois a espada da guerra, assim como a da justiça, deve ser terror apenas para os malfeitores, mas proteção para os que fazem o bem”.
“Não sejais duros nos vossos alojamentos; não arranqueis dinheiro do povo amedrontando-o. Não derrameis o sangue da guerra em paz; não trateis sem humanidade nem homem nem mulher, nem participeis das devastações bárbaras que os exércitos às vezes fazem”.
Tampouco devem acusar falsamente alguém perante o governo, para assim se fazerem temíveis e obterem subornos.
[2.] Não devem ser injuriosos aos seus companheiros soldados. Pois alguns pensam que aquela advertência para não acusar falsamente se refere especialmente a eles.
“Não vos apresseis em queixar-vos uns dos outros aos vossos oficiais superiores, para vos vingardes daqueles contra quem tendes ressentimento, ou solapar os que estão acima de vós e entrar em seus cargos”.
Não oprimam ninguém: assim alguns pensam que a palavra aqui significa, conforme usada pelos LXX em diversas passagens do Antigo Testamento.
[3.] Não devem ser dados ao motim nem contender com os seus generais acerca do seu pagamento: “Contentai-vos com os vossos salários. Enquanto recebeis aquilo pelo qual vos ajustastes, não murmureis por não ser mais”.
O descontentamento com o que têm torna os homens opressores e injuriosos. Os que nunca pensam ter bastante para si não terão escrúpulos em recorrer a quaisquer práticas das mais irregulares para aumentar o que têm, defraudando outros.
É regra para todos os servos que se contentem com os seus salários. Pois os que se entregam a descontentamentos se expõem a muitas tentações, e é sabedoria tirar o melhor proveito daquilo que existe.
Versículos 15 a 20
Prisão de João Batista.
Agora nos aproximamos da manifestação pública de nosso Senhor Jesus. O Sol não demorará depois da estrela da manhã. Aqui nos é dito:
I. Como o povo tomou ocasião, a partir do ministério e batismo de João, para pensar no Messias, e pensar nele como estando à porta, como já chegado. Assim foi preparado o caminho do Senhor, e o povo foi preparado para acolher Cristo.
Pois, quando se elevam as expectativas dos homens, aquilo que esperam se torna duplamente aceitável. Agora, quando observaram que excelente doutrina João Batista pregava, que poder divino a acompanhava, e que tendência ela tinha para reformar o mundo:
- Começaram imediatamente a considerar que agora era o tempo de o Messias aparecer. O cetro se afastara de Judá, pois não tinham rei senão César. Ou melhor: também o legislador se fora de entre os seus pés, pois Herodes matara recentemente o sinédrio.
As setenta semanas de Daniel agora se encerravam. Por isso, foi apenas três ou quatro anos depois disso que esperavam que o reino do céu aparecesse imediatamente, Lucas 19:11.
Nunca o estado corrupto dos judeus precisou mais de reforma, nem o seu estado angustiado precisou mais de libertação, que agora.
- O seu pensamento seguinte foi: “Não é este aquele que deveria vir?” Todos os homens que refletiam ponderavam, ou raciocinavam, nos seus corações acerca de João, se ele era o Cristo ou não.
Ele de fato não tinha nada da pompa e grandeza externas nas quais geralmente esperavam que o Messias aparecesse. Mas a sua vida era santa e rigorosa, a sua pregação poderosa e com autoridade.
Por isso: “Por que não podemos pensar que ele é o Messias e que em breve deixará esse disfarce e aparecerá em maior glória?” Repare: aquilo que leva as pessoas a considerar, a raciocinar consigo mesmas, prepara o caminho para Cristo.
II. Como João negou todas as alegações à honra de ser ele próprio o Messias, mas os confirmou nas suas expectativas daquele que realmente era o Messias, v. 16, 17.
O ofício de João, como anunciador ou arauto, era dar aviso de que o reino de Deus e o Rei desse reino estavam próximos. Por isso, quando disse separadamente a toda classe de pessoas o que deviam fazer (“Vocês devem fazer isto, e vocês devem fazer aquilo”), diz-lhes mais uma coisa que todos devem fazer: esperar que o Messias apareça em breve.
Isso serve de resposta às suas ponderações e debates acerca dele próprio. Embora não conhecesse os seus pensamentos, contudo, declarando isso, respondeu-lhes.
Declara que o máximo que podia fazer era batizá-los com água. Não tinha acesso ao Espírito, nem podia comandá-lo ou agir sobre ele. Só podia exortá-los a arrepender-se e assegurar-lhes o perdão mediante o arrependimento. Não podia operar arrependimento neles nem lhes conferir remissão.
Confia-os e entrega-os, por assim dizer, a Jesus Cristo, para quem fora enviado a preparar o caminho e a quem estava pronto a transferir todo o interesse que possuía nos afetos do povo. Queria que não mais debatessem se João era o Messias ou não, mas procurassem aquele que realmente o era.
(1.) João reconhece que o Messias tem maior excelência que ele, e que em todas as coisas lhe é superior. Ele é alguém cuja correia do sapato não se julga digno de soltar. Não se julga digno de ser o mais humilde dos seus servos, de ajudá-lo a calçar e tirar os seus sapatos.
João era profeta, sim, e ainda mais que profeta, mais que qualquer dos profetas do Antigo Testamento. Mas Cristo era profeta mais que João. Pois foi tanto pelo Espírito de Cristo quanto pela graça de Cristo que todos os profetas profetizaram, e João entre os demais, 1 Pedro 1:10, 11.
Essa era uma grande verdade que João veio pregar. Mas a maneira de expressá-la revela a sua humildade, e nela ele não apenas faz justiça ao Senhor Jesus, mas também lhe dá honra: “Ele é alguém de quem não sou digno de me aproximar, ou chegar perto, não, nem mesmo como servo”. Convém-nos falar de Cristo de modo tão elevado, e de nós mesmos de modo tão humilde.
(2.) Reconhece que ele tem maior energia que a sua: “Ele é mais poderoso que eu e faz aquilo que não posso fazer, tanto para consolo dos fiéis quanto para terror dos hipócritas e dissimulados”.
Pensavam que um poder maravilhoso acompanhava João. Mas o que era isso comparado ao poder de que Jesus viria revestido?
[1.] João não pode fazer mais que batizar com água, em sinal de que deveriam purificar-se e limpar-se. Mas Cristo pode, e irá, batizar com o Espírito Santo.
Ele pode dar o Espírito para limpar e purificar o coração, não apenas como a água lava a sujeira por fora, mas como o fogo expurga a escória que está dentro e derrete o metal para que seja lançado num novo molde.
[2.] João só pode pregar uma doutrina distintiva e, por palavra e sinal, separar o precioso do vil. Mas Cristo tem a sua pá na mão, com a qual pode, e irá, separar perfeitamente o trigo da palha.
Ele expurgará inteiramente a sua eira. Ela é sua própria e, por isso, ele a expurgará, lançará fora de sua igreja os judeus incrédulos e impenitentes, e confirmará na sua igreja todos os que o seguem fielmente.
[3.] João só pode falar consolo aos que recebem o evangelho e, como outros profetas, dizer aos justos que lhes irá bem. Mas Jesus Cristo lhes dará consolo. João só pode prometer-lhes que estarão seguros; mas Cristo os tornará seguros: reunirá o trigo no seu celeiro.
As pessoas boas, sérias e sólidas, ele as reunirá agora na sua igreja na terra, que será composta delas. Em breve as reunirá na sua igreja no céu, onde estarão abrigadas para sempre.
[4.] João só pode ameaçar os hipócritas e dizer às árvores estéreis que serão cortadas e lançadas no fogo. Mas Cristo pode executar essa ameaça. Os que são como palha, leves, vãos e sem valor, ele queimará com fogo inextinguível.
João se refere aqui a Malaquias 3:18; 4:1, 2. Então, quando a eira for expurgada, “voltareis e discernireis entre o justo e o perverso”, pois “vem o dia que arderá como um forno”.
O evangelista conclui o seu relato da pregação de João com um et cætera (v. 18): “Muitas outras coisas, em sua exortação, pregava ao povo”, que não são registradas.
Primeiro, João era pregador afetuoso. Era parakalon, exortando, suplicando. Aplicava as coisas com força aos seus ouvintes, acompanhava de perto a sua doutrina, como alguém empenhado.
Segundo, era pregador prático. Muito da sua pregação era exortação, estimulando-os ao seu dever, orientando-os nele, e não entretendo-os com questões de especulação minuciosa.
Terceiro, era pregador popular. Embora tivesse escribas e fariseus, homens de instrução refinada, acompanhando o seu ministério, e saduceus, homens de pensamento livre, como alegavam, contudo se dirigia ao povo, pros ton laon, aos leigos, e se acomodava à capacidade deles, esperando o melhor sucesso entre eles.
Quarto, era pregador evangélico, pois assim significa a palavra usada aqui, euengelizeto: pregava o evangelho ao povo. Em todas as suas exortações, dirigia o povo a Cristo e despertava e animava as suas expectativas dele.
Quando insistimos no dever junto às pessoas, devemos dirigi-las a Cristo, tanto para justiça quanto para força.
Quinto, era pregador abundante: muitas outras coisas pregava, polla men kai hetera, muitas coisas, e diferentes. Pregava muito, não evitava declarar todo o conselho de Deus. Variava na sua pregação para que aqueles que não fossem alcançados, tocados e influenciados por uma verdade pudessem sê-lo por outra.
III. Como a pregação de João foi completamente interrompida. Quando estava em meio à sua utilidade, prosseguindo assim com sucesso, foi preso pela malícia de Herodes (v. 19, 20).
Herodes, o tetrarca, foi censurado por ele, não apenas por viver em incesto com a mulher de seu irmão Filipe, mas pelos muitos outros males que Herodes fizera. Pois aqueles que são perversos num aspecto habitualmente o são em muitos outros.
Ele não pôde suportar isso, mas adquiriu antipatia por João por sua franqueza, e acrescentou esta perversidade a todas as demais, que de fato estava acima de todas: encerrou João na prisão, pôs aquela luz ardente e brilhante debaixo de um cesto.
Porque não pôde suportar as suas censuras, outros seriam privados do benefício das suas instruções e conselhos. Ele poderia fazer algum pequeno bem aos que tinham acesso a ele quando estava preso. Mas nada comparado ao que poderia ter feito se tivesse tido liberdade para percorrer toda a região, como fizera.
Não podemos pensar em Herodes fazer isso sem a maior compaixão e lamentação, nem em Deus tolerá-lo sem admirar a profundidade dos conselhos divinos, que não podemos explicar.
Deve ser silenciado aquele que é a voz de alguém clamando no deserto? Deve ser encerrado na prisão tal pregador, que deveria ter sido colocado nos pátios do templo?
Mas assim a fé dos seus discípulos deve ser provada. Assim a incredulidade dos que o rejeitaram deve ser punida. Assim ele deve ser precursor de Cristo no sofrimento, assim como na pregação.
Assim, tendo preparado o povo para Cristo por cerca de um ano e meio, deve agora dar lugar a ele. E, tendo nascido o Sol, a estrela da manhã deve naturalmente desaparecer.
Versículos 21 a 38
A Genealogia de Cristo.
O evangelista mencionou a prisão de João antes do batismo de Cristo, embora tenha ocorrido quase um ano depois dele, porque queria terminar a história do ministério de João e então introduzir a de Cristo. Agora temos aqui:
I. Um breve relato do batismo de Cristo, que fora relatado mais plenamente por São Mateus. Jesus veio para ser batizado por João, e o foi, v. 21, 22:
- Aqui se diz que, “quando todo o povo foi batizado”, então Jesus foi batizado: todos os que estavam presentes naquele momento. Cristo quis ser batizado por último, entre o povo comum, e na retaguarda deles.
Assim se humilhou e se fez sem reputação, como um dos menores, ou melhor, como menor que o menor. Viu que multidões eram assim preparadas para recebê-lo, e então apareceu.
- Aqui se repara que Cristo orava quando foi batizado, o que não estava em Mateus: “sendo batizado e orando”. Ele não confessou pecado, como os outros, pois não tinha nenhum a confessar. Mas orou, como os outros, pois assim queria manter a comunhão com o seu Pai.
Repare: a graça interior e espiritual, da qual os sacramentos são sinais exteriores e visíveis, deve ser obtida pela oração. Por isso, a oração deve sempre acompanhá-los.
Temos motivo para pensar que Cristo agora orou por essa manifestação do favor de Deus para com ele, que se seguiu imediatamente. Orou pela revelação do favor de seu Pai para com ele e pela descida do Espírito.
O que foi prometido a Cristo, ele deve obter pela oração: “Pede-me, e eu te darei”, etc. Assim queria honrar a oração, vincular-nos a ela e animar-nos nela.
- Quando ele orou, “o céu foi aberto”. Aquele que pelo seu poder separou as águas para abrir caminho através delas até Canaã, agora pelo seu poder separou o ar, outro elemento fluido, para abrir uma comunicação com a Canaã celestial.
Assim foi aberto a Cristo, e por ele a nós, um caminho novo e vivo para o santíssimo. O pecado fechara o céu, mas a oração de Cristo o abriu de novo. A oração é uma ordenança que abre o céu: “Batei, e vos será aberto”.
- “O Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal como uma pomba”. Nosso Senhor Jesus agora devia receber medidas maiores do Espírito que antes, para capacitá-lo para o seu ofício profético, Isaías 61:1. Quando começa a pregar, “o Espírito do Senhor está sobre ele”.
Agora isso é expresso aqui por uma evidência palpável, para o seu ânimo no seu trabalho e para a satisfação de João Batista. Pois lhe fora dito antes que, por esse sinal, lhe seria indicado quem era o Cristo.
O Dr. Lightfoot sugere que o Espírito Santo desceu em forma corporal para que pudesse ser revelado como substância pessoal, e não meramente uma operação da Divindade. Assim (diz ele) foi feita uma demonstração plena, clara e palpável da Trindade no começo do evangelho.
Isso é feito muito adequadamente no batismo de Cristo, que faria da ordenança do batismo uma marca da profissão dessa fé na doutrina da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
- Veio uma voz do céu, de Deus Pai, “da glória excelente” (assim se expressa, 2 Pedro 1:17): “Tu és meu Filho amado”. Aqui, e em Marcos, expressa-se como dita a Cristo; em Mateus, como dita acerca dele: “Este é meu Filho amado”.
Tudo equivale ao mesmo. Destinava-se a ser uma notificação a João e, como tal, expressava-se adequadamente por: “Este é meu Filho amado”. Era igualmente resposta à sua oração e, assim, expressa-se da maneira mais adequada por: “Tu és”.
Foi predito acerca do Messias: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”, 2 Samuel 7:14. “Eu o farei meu Primogênito”, Salmos 89:27.
Também foi predito que ele seria o eleito de Deus, em quem a sua alma se deleitava (Isaías 42:1). De acordo com isso, declara-se aqui: “Tu és meu Filho amado, em quem tenho grande agrado”.
II. Um longo relato da linhagem de Cristo, que fora relatada mais brevemente por São Mateus. Aqui está:
- A sua idade: Ele agora começava a ter cerca de trinta anos de idade. José tinha essa idade quando esteve diante de Faraó (Gênesis 41:46), Davi quando começou a reinar (2 Samuel 5:4). Nessa idade, os sacerdotes deviam entrar na plena execução do seu ofício, Números 4:3.
O Dr. Lightfoot pensa que é claro, pela maneira de expressão aqui, que ele tinha exatamente vinte e nove anos completos e entrava no seu trigésimo ano, no mês de Tisri. Depois disso, viveu três anos e meio e morreu quando tinha trinta e dois anos e meio.
Três anos e meio, o tempo do ministério de Cristo, é um período de tempo muito notável na Escritura. Por três anos e seis meses os céus estiveram fechados no tempo de Elias, Lucas 4:25; Tiago 5:17. Essa era a meia semana em que o Messias devia confirmar a aliança, Daniel 9:27.
Esse período é expresso nos escritos proféticos por “um tempo, tempos e metade de um tempo” (Daniel 12:7; Apocalipse 12:14), e por “quarenta e dois meses” e “mil duzentos e sessenta dias”, Apocalipse 11:2, 3.
É o tempo fixado para as testemunhas profetizarem em pano de saco, em conformidade com a pregação de Cristo na sua humilhação durante exatamente esse tempo.
- A sua linhagem, v. 23, etc. Mateus nos dera algo disso. Não vai além de Abraão, mas Lucas a leva até Adão. Mateus tinha o desígnio de mostrar que Cristo era filho de Abraão, em quem todas as famílias da terra são abençoadas, e que era herdeiro do trono de Davi.
Por isso, começa com Abraão e faz a genealogia descer até Jacó, que era pai de José e herdeiro masculino da casa de Davi. Mas Lucas, com o desígnio de mostrar que Cristo era a descendência da mulher, que quebraria a cabeça da serpente, traça a sua linhagem para cima até Adão.
Começa-a com Eli, ou Heli, que era pai, não de José, mas da virgem Maria. Alguns sugerem que o suplemento que os nossos tradutores inserem aqui ao longo de todo o texto não é correto, e que não se deveria ler “o qual”, isto é, o qual José era filho de Heli, mas o qual Jesus.
Ele era filho de José, de Eli, de Matate, etc. E ele, isto é, Jesus, era filho de Sete, de Adão, de Deus, v. 38.
A diferença entre os dois evangelistas na genealogia de Cristo tem sido pedra de tropeço para os incrédulos que levantam objeções à palavra. Mas é uma que foi removida pelos trabalhos de homens instruídos, tanto nas primeiras épocas da igreja quanto nos tempos posteriores, aos quais nos remetemos.
Mateus traça a linhagem a partir de Salomão, cuja linha natural terminou em Jeconias. O direito legal foi transferido a Salatiel, que era da casa de Natã, outro filho de Davi, linha que Lucas segue aqui, deixando assim de fora todos os reis de Judá.
É bom para nós que a nossa salvação não dependa de sermos capazes de resolver todas essas dificuldades, nem a autoridade divina dos evangelhos é de modo algum enfraquecida por elas.
Pois não se supõe que os evangelistas escrevam essas genealogias ou por seu próprio conhecimento ou por inspiração divina, mas que as tenham copiado dos registros autênticos das genealogias entre os judeus, os livros dos arautos, que, por isso, eram obrigados a seguir.
Neles encontraram a linhagem de Jacó, pai de José, tal como é exposta em Mateus, e a linhagem de Heli, pai de Maria, tal como é exposta aqui em Lucas.
Esse é o significado de hos enomizeto (v. 23), não “como se supunha”, referindo-se apenas a José, mas uti sancitum est lege, como está inscrito nos livros, como o encontramos no registro.
Por ele aparecia que Jesus era, tanto pelo lado do pai quanto pelo lado da mãe, Filho de Davi. Testemunha-o este extrato dos seus próprios registros, que qualquer pessoa naquele tempo poderia ter liberdade de comparar com o original. Os evangelistas não precisavam ir além disso.
Ou melhor: se tivessem divergido disso, não teriam conseguido o seu intento. Não ter sido contestado naquele tempo nos dá satisfação bastante agora de que é cópia verdadeira.
Também é digno de observação que, quando esses registros das genealogias judaicas continuaram por trinta ou quarenta anos depois desses extratos deles, tempo suficiente para justificar os evangelistas nisso, foram todos perdidos e destruídos com o estado e a nação judaicos. Pois agora não havia mais ocasião para eles.
Uma dificuldade ocorre entre Abraão e Noé, que nos dá alguma perplexidade, v. 35, 36. Diz-se que Salá era filho de Cainã, e este filho de Arfaxade, ao passo que Salá era filho de Arfaxade (Gênesis 10:24; 11:12), e nenhum homem chamado Cainã é encontrado ali.
Mas, quanto a isso, basta dizer que os Setenta Intérpretes, que, antes do tempo de nosso Salvador, traduziram o Antigo Testamento para o grego, por motivos mais bem conhecidos por eles próprios, inseriram esse Cainã.
São Lucas, escrevendo entre os judeus helenistas, era obrigado a fazer uso dessa tradução e, por isso, tomá-la como a encontrou.
A genealogia conclui com isto: “que era filho de Adão, filho de Deus”.
(1.) Alguns o referem a Adão. Ele era de maneira peculiar filho de Deus, sendo, mais diretamente que qualquer dos seus descendentes, descendência de Deus pela criação.
(2.) Outros o referem a Cristo, e assim fazem as últimas palavras dessa genealogia indicar a sua natureza divina e humana. Ele era tanto Filho de Adão quanto Filho de Deus, para que pudesse ser Mediador apropriado entre Deus e os filhos de Adão, e pudesse levar os filhos de Adão a serem, por ele, filhos de Deus.