Lucas 23
Argumento
Este capítulo prossegue e conclui a história dos sofrimentos e da morte de Cristo. Temos aqui:
I. Sua acusação formal perante Pilatos, o governador romano, vv. 1-5.
II. Seu interrogatório perante Herodes, que era tetrarca da Galileia, também sob os romanos, vv. 6-12.
III. A luta de Pilatos com o povo para libertar Jesus, seus repetidos testemunhos da inocência dele e, por fim, sua rendição à insistência do povo, condenando-o a ser crucificado, vv. 13-25.
IV. Um relato do que se passou quando o levaram para ser crucificado e de seu discurso ao povo que o seguia, vv. 26-31.
V. Um relato do que se passou no lugar da execução e das indignidades que ali lhe fizeram, vv. 32-38.
VI. A conversão de um dos ladrões enquanto Cristo estava pendurado na cruz, vv. 39-43.
VII. A morte de Cristo e os prodígios que a acompanharam, vv. 44-49.
VIII. Seu sepultamento, vv. 50-56.
Versículos 1 a 12
Cristo perante Pilatos e Herodes; Cristo Acusado e Insultado.
Nosso Senhor Jesus foi condenado como blasfemo no tribunal religioso, mas a malícia que movia esse tribunal era tão impotente quanto possível. Depois de condená-lo, sabiam que não podiam matá-lo e, por isso, tomaram outro caminho.
I. Acusaram-no perante Pilatos. Toda aquela multidão se levantou quando viu que, em seu tribunal, não podia ir mais longe contra ele, e o levou a Pilatos, embora não fosse dia de julgamento nem houvesse audiência ou sessão do tribunal.
Exigiram justiça contra ele, não como blasfemo, pois esse não era um crime sob a jurisdição de Pilatos, mas como alguém contrário ao governo romano. No íntimo, eles próprios não consideravam isso crime algum; e, se o fosse, eram muito mais culpados dele do que Jesus. Mas a acusação serviria e atenderia ao propósito de sua malícia.
É digno de nota que o suposto crime pelo qual empregaram o poder romano para destruir Cristo foi o crime real pelo qual esse mesmo poder, não muito tempo depois, os destruiu.
- Eis a acusação formulada contra ele (v. 2). Fingiam zelo por César apenas para obter o favor de Pilatos; tudo, porém, era malícia contra Cristo, e nada mais. Apresentaram-no falsamente:
(1.) Como alguém que incitava o povo à rebelião contra César. Era verdade, e Pilatos sabia, que havia entre o povo um descontentamento generalizado sob o jugo romano e que só lhes faltava uma oportunidade para sacudi-lo.
Agora queriam fazer Pilatos crer que Jesus fomentava ativamente esse descontentamento geral, do qual, se a verdade fosse conhecida, eles próprios eram os incentivadores e cúmplices: “Achamos este homem pervertendo a nação”. Como se converter as pessoas ao governo de Deus fosse afastá-las do governo civil!
Contudo, nada contribui mais para fazer dos homens bons súditos do que torná-los seguidores fiéis de Cristo.
Cristo havia ensinado expressamente que deviam pagar tributo a César, embora soubesse que alguns se ofenderiam com ele por isso. Ainda assim, aqui o acusam falsamente de proibir o pagamento de tributo a César. A inocência não protege contra a calúnia.
(2.) Como alguém que se fazia rival de César. No entanto, a própria razão pela qual o rejeitaram e não quiseram reconhecê-lo como o Messias era que ele não se apresentava com pompa e poder mundanos, nem se propunha a ser um príncipe temporal ou a fazer coisa alguma contra César.
Mesmo assim, foi isso que lhe imputaram: dizia ser ele próprio o Cristo, um rei. Ele de fato disse que era o Cristo e, sendo assim, um rei, mas não um rei que pudesse vir a perturbar César. Quando seus seguidores quiseram fazê-lo rei (João 6:15), ele recusou, embora os muitos milagres que realizou mostrassem que, se quisesse competir com César, seria forte demais para ele.
- Sua alegação diante da acusação: Pilatos lhe perguntou: “És tu o rei dos judeus?” (v. 3). Ele respondeu: “Tu o dizes”; isto é: “É como dizes: tenho direito ao governo da nação judaica, mas em oposição aos escribas e fariseus, que a tiranizam em questões religiosas, não em oposição a César, cujo governo trata apenas de seus interesses civis”.
O reino de Cristo é inteiramente espiritual e não interferirá na jurisdição de César. Ou: “Tu o dizes; mas podes prová-lo? Que prova tens disso?” Todos os que o conheciam sabiam o contrário: ele nunca alegou ser rei dos judeus em oposição a César como autoridade suprema, nem aos governadores enviados por ele; antes, o contrário.
A declaração de Pilatos sobre a inocência de Jesus (v. 4): ele disse aos principais sacerdotes e ao povo que parecia juntar-se a eles na acusação: “Não acho culpa alguma neste homem. Não me cabe investigar que violações da vossa lei ele possa ter cometido; mas nada vejo provado contra ele que o torne sujeito ao julgamento de nosso tribunal”.
A fúria e o tumulto persistentes dos acusadores (v. 5). Em vez de se moderarem diante da declaração de Pilatos sobre a inocência de Jesus e considerarem, como deveriam, se não estavam atraindo sobre si a culpa de sangue inocente, ficaram ainda mais exasperados, mais furiosos.
Não vemos que tenham algum fato específico a apresentar, muito menos provas para comprová-lo. Estão decididos, porém, a prevalecer por meio do alarde e da confiança com que falam, afirmando, embora não consigam provar, que ele incita o povo à rebelião contra César, ensinando por toda a Judeia, desde a Galileia até aqui.
Ele de fato incitava o povo, mas não para nada faccioso ou sedicioso; incitava-o a tudo quanto era virtuoso e digno de louvor. Ele de fato ensinava, mas não podiam acusá-lo de ensinar qualquer doutrina que tendesse a perturbar a paz pública ou a inquietar e despertar suspeitas no governo.
II. Acusaram-no perante Herodes:
- Pilatos transferiu Jesus e sua causa para o tribunal de Herodes. Os acusadores mencionaram a Galileia, a parte norte de Canaã. “Ora”, disse Pilatos, “ele é daquela região? É galileu?” (v. 6). “Sim”, disseram eles, “é lá que fica sua base; lá ele passou a maior parte do tempo.”
“Então vamos enviá-lo a Herodes”, disse Pilatos, “pois Herodes está na cidade e é apropriado que conheça de sua causa, visto que esse homem pertence à sua jurisdição.” Pilatos já estava cansado da causa e desejava livrar-se dela; essa parece ter sido a verdadeira razão para enviá-lo a Herodes.
Deus, porém, dispôs assim as coisas para que se cumprisse de modo mais evidente a Escritura, como se vê em Atos 4:26, 27. Ali se diz expressamente que as palavras de Davi (Salmos 2:2), os reis da terra e os governantes se levantaram contra o Senhor e seu Ungido, cumpriram-se em Herodes e Pôncio Pilatos.
- Herodes tinha grande vontade de interrogá-lo (v. 8). Ao ver Jesus, alegrou-se muito, talvez ainda mais por vê-lo prisioneiro, acorrentado. Ouvira muitas coisas sobre ele na Galileia, onde seus milagres, por muito tempo, foram assunto de toda a região.
Desejava vê-lo, não por afeição a ele ou à sua doutrina, mas por pura curiosidade. Só para satisfazê-la esperava presenciar algum milagre feito por Jesus, do qual poderia falar pelo resto da vida. Com esse propósito, fez-lhe muitas perguntas, esperando levá-lo enfim a alguma situação em que mostrasse seu poder.
Talvez tentasse arrancar-lhe informações sobre coisas secretas, sobre o futuro ou sobre a cura de doenças. Jesus, porém, não lhe respondeu coisa alguma, nem o satisfez realizando sequer um milagre.
Nunca se negou um milagre ao mais pobre mendigo que o pedisse para aliviar sua necessidade; mas ele foi negado a esse príncipe orgulhoso, que o pedia apenas para satisfazer sua curiosidade. Herodes poderia ter visto Cristo e suas obras maravilhosas muitas vezes na Galileia, mas não quis.
Por isso, diz-se com justiça: agora queria vê-las, mas não as veria; estavam ocultas aos seus olhos porque ele não conheceu o dia de sua visitação. Herodes pensou que, tendo Jesus acorrentado, podia ordenar-lhe um milagre. Mas os milagres não devem ser banalizados, nem a Onipotência está à disposição do maior dos potentados.
- Seus acusadores compareceram diante de Herodes, pois não descansavam na perseguição: ficaram ali e o acusaram com veemência (v. 10), com insolência e ousadia, como indica a palavra. Queriam fazer Herodes crer que Jesus também havia contaminado a Galileia com suas ideias sediciosas.
Repare: não é novidade que homens bons e bons ministros, verdadeiros e úteis amigos do governo civil, sejam falsamente acusados de facciosos e sediciosos, inimigos do governo.
- Herodes o insultou gravemente. Ele, com seus soldados, seus auxiliares, oficiais e homens importantes, desprezou Jesus. Agiram como se ele não fosse coisa alguma; esse é o sentido da expressão. Que maldade horrenda: tratar como nada aquele que fez todas as coisas!
Riram dele como de um tolo: sabiam que havia realizado muitos milagres para ajudar outros e perguntavam por que agora não realizava um para ajudar a si mesmo. Ou riram dele como de alguém que perdera seu poder e se tornara fraco como os demais homens.
Herodes, que conhecera João Batista e sabia mais sobre Cristo do que Pilatos, insultou Cristo mais do que Pilatos. O conhecimento sem graça apenas torna os homens mais engenhosos na maldade.
Herodes vestiu Cristo com uma roupa esplêndida, um traje vistoso e colorido, como se fosse um rei de brincadeira. Assim ensinou os soldados de Pilatos a infligir-lhe depois a mesma indignidade; foi o instigador dessa afronta.
- Herodes o enviou de volta a Pilatos, e isso serviu de ocasião para que se tornassem amigos, pois havia algum tempo estavam em desavença. Herodes não conseguiu ver um milagre, mas tampouco quis condená-lo como malfeitor; por isso o enviou novamente a Pilatos (v. 11).
Assim retribuiu a cortesia e o respeito de Pilatos ao lhe enviar o prisioneiro. Esse favor recíproco, junto com as mensagens que trocaram na ocasião, fez com que se entendessem melhor do que vinham se entendendo ultimamente (v. 12).
Havia inimizade entre eles, provavelmente porque Pilatos matara os galileus, súditos de Herodes (Lucas 13:1), ou por alguma outra disputa do tipo que costuma surgir entre príncipes e homens importantes.
Observe como aqueles que tinham desavenças entre si puderam unir-se contra Cristo. Assim também Gebal, Amom e Amaleque, embora divididos uns contra os outros, aliaram-se contra o Israel de Deus (Salmos 83:7). Cristo é o grande pacificador; tanto Pilatos como Herodes reconheceram sua inocência, e a concordância entre ambos nesse ponto resolveu a discordância que tinham em outros assuntos.
Versículos 13 a 25
Barrabás Preferido a Cristo.
Temos aqui o bendito Jesus vencido pela turba e arrastado para a cruz em meio à tempestade de gritos e tumulto popular, provocada pela malícia e pelos artifícios dos principais sacerdotes, agentes do príncipe da potestade do ar.
I. Pilatos declara solenemente crer que Jesus nada fez que mereça morte ou prisão. Se assim cria, deveria tê-lo libertado imediatamente. Mais que isso, deveria tê-lo protegido da fúria dos sacerdotes e da ralé e exigido dos acusadores uma garantia de boa conduta por seu comportamento insolente.
Mas, sendo ele próprio um homem mau, não tinha bondade para com Cristo e, como se tornara exposto por outros motivos, temia desagradar ao imperador ou ao povo. Por falta de integridade, convocou os principais sacerdotes, os líderes e o povo, quando deveria tê-los dispersado como uma reunião tumultuosa e sediciosa, proibindo-os de se aproximar dele.
Dispôs-se a ouvir aqueles a quem deveria ter recusado audiência, pois via claramente o espírito que os movia (v. 14): “Trouxestes”, disse ele, “este homem a mim. Por respeito a vós, examinei-o em vossa presença e ouvi tudo quanto alegais contra ele, mas nada encontro: não acho culpa nele; não podeis provar as acusações que lhe fazeis”.
II. Recorre ao parecer de Herodes a respeito de Jesus (v. 15): “Enviei-vos a Herodes, que supostamente o conhecia melhor que eu. Ele o mandou de volta sem condená-lo por coisa alguma nem demonstrar-lhe qualquer sinal de desagrado. A seu ver, os crimes desse homem não merecem a pena de morte. Ridicularizou-o como homem fraco, mas não o marcou como homem perigoso”.
Pilatos considerou o hospício de Bedlam lugar mais adequado para ele do que o patíbulo de Tyburn.
III. Propõe libertá-lo, se ao menos anuírem nisso. Deveria ter feito isso sem pedir-lhes permissão: Fiat justitia, ruat coelum, que a justiça siga seu curso, ainda que os céus sejam desolados.
Mas o temor dos homens leva muitos a esta armadilha: embora a justiça deva prevalecer mesmo que céu e terra se choquem, preferem fazer algo injusto, contra a própria consciência, a fazer uma velha casa desabar sobre suas cabeças.
Pilatos declara Jesus inocente e, portanto, deseja libertá-lo. Para agradar ao povo, porém:
Vai libertá-lo na condição de malfeitor, pois precisava necessariamente soltar um prisioneiro (v. 17). Assim, embora Jesus devesse ser libertado por um ato de justiça, sem dever agradecimento a ninguém, Pilatos queria que fosse solto por um ato de clemência, e não ficasse por isso em dívida com o povo.
Vai castigá-lo e soltá-lo. Se não se encontra culpa nele, por que castigá-lo? Há tanta injustiça em açoitar um inocente quanto em crucificá-lo. Tampouco se pode justificá-la sob o pretexto de que satisfaria os clamores do povo e tornaria objeto de compaixão aquele que não deveria ser objeto de inveja. Não devemos fazer o mal para que venha o bem.
IV. O povo prefere que Barrabás seja libertado, um miserável cuja única recomendação ao favor deles era a ousadia de seus crimes. Fora preso por uma sedição ocorrida na cidade e por homicídio, de todos os crimes entre os homens o menos perdoável. Ainda assim, foi esse criminoso que preferiram a Cristo: “Fora com este homem! Solta-nos Barrabás” (v. 18, 19).
Não admira que tal homem fosse o favorito e querido de uma turba como aquela: preferiram o homem realmente sedicioso àquele que era verdadeiramente leal e falsamente acusado de sedição.
V. Quando Pilatos insistiu pela segunda vez em libertar Cristo, gritaram: “Crucifica-o! Crucifica-o!” (v. 20, 21). Não queriam apenas que morresse, mas que sofresse uma morte tão terrível. Nada menos os satisfaria: tinha de ser crucificado. “Crucifica-o! Crucifica-o!”
VI. Quando Pilatos argumentou com eles pela terceira vez para mostrar como aquilo era irracional e injusto, tornaram-se mais obstinados e violentos (v. 22): “Por quê? Que mal fez ele? Dizei qual é o seu crime. Não encontrei causa para condená-lo à morte, e vós não podeis dizer que causa encontrastes nele. Portanto, se apenas disserdes a palavra, vou castigá-lo e soltá-lo”.
Mas a fúria popular se torna mais feroz quanto mais se procura agradá-la. Eles insistiam aos altos brados, com grandes ruídos ou clamores, não pedindo, mas exigindo, que fosse crucificado; como se, durante a festa, tivessem tanto direito de exigir a crucificação de um inocente quanto a libertação de um culpado.
VII. Por fim, Pilatos cede à insistência deles. Os gritos do povo e dos principais sacerdotes prevaleceram e se mostraram fortes demais para Pilatos. Sobrepuseram-se a ele, fazendo-o contrariar as próprias convicções e inclinações. Não teve coragem de ir contra uma corrente tão forte e sentenciou que se fizesse como exigiam (v. 24).
Aqui o juízo recua e a justiça fica de longe, por medo da fúria popular. “A verdade caiu na rua, e a equidade não pode entrar” (Isaías 59:14). Esperava-se o juízo, mas eis a opressão; a justiça, mas eis o clamor (Isaías 5:7).
Isso se repete no v. 25, com a circunstância agravante da libertação de Barrabás: “Soltou-lhes aquele que, por sedição e homicídio, fora lançado na prisão”. Esse homem se endureceria ainda mais na maldade e faria maior dano, pois era ele quem haviam pedido, alguém inteiramente semelhante a eles próprios.
“Mas entregou Jesus à vontade deles.” Não poderia tê-lo tratado com mais barbárie do que entregando-o à vontade daqueles que o odiavam com ódio absoluto e cujas ternas misericórdias eram crueldade.
Versículos 26 a 31
A Crucificação.
Temos aqui o bendito Jesus, o Cordeiro de Deus, levado como cordeiro ao matadouro, ao sacrifício. É surpreendente a rapidez com que concluíram seu julgamento. Como puderam fazer tanto em tão pouco tempo, embora tivessem de lidar com tantos homens importantes, cujo atendimento geralmente exige tempo?
Foi levado aos principais sacerdotes ao romper do dia (Lucas 22:66); depois, a Pilatos; em seguida, a Herodes; e, então, novamente a Pilatos. Ao que parece, houve ali uma longa disputa entre Pilatos e o povo a seu respeito.
Foi açoitado, coroado de espinhos e tratado de modo insultuoso, e tudo isso aconteceu em quatro ou cinco horas, seis no máximo, pois foi crucificado entre as nove horas e o meio-dia. Os perseguidores de Cristo resolveram não perder tempo, receando que seus amigos, no outro lado da cidade, soubessem do que faziam e se levantassem para resgatá-lo.
Nunca ninguém foi tão perseguido para fora deste mundo como Cristo. Mas foi o que ele próprio disse: “Ainda um pouco, e não me vereis”; um tempo realmente muito curto. Enquanto o conduziam à morte, encontramos:
I. Alguém que carregou a sua cruz: Simão de nome, um cireneu. Provavelmente era amigo de Cristo e assim conhecido, e fizeram isso para cobri-lo de vergonha.
Puseram sobre ele a cruz de Cristo, para que a levasse atrás de Jesus (v. 26), receando que Jesus desfalecesse sob o peso dela e morresse antes, frustrando os novos atos de malícia que planejavam. Foi compaixão, mas uma compaixão cruel, que lhe deu esse alívio.
II. Muitos que o pranteavam, e o faziam sinceramente. Seguiam-no, chorando e lamentando por ele. Não eram apenas seus amigos e simpatizantes, mas pessoas comuns que não lhe eram inimigas. Tinham ouvido falar dele e de que homem excelente e útil era, compadeciam-se dele e tinham razões para pensar que sofria injustamente.
Isso atraiu atrás dele uma grande multidão, como costuma acontecer nas execuções, especialmente de pessoas de destaque: uma grande companhia de gente o seguia, sobretudo mulheres (v. 27). Algumas eram movidas pela compaixão, outras pela curiosidade; mas elas também, assim como seus amigos e conhecidos mais próximos, choravam e o lamentavam.
Embora muitos o desacreditassem e vituperassem, havia alguns que o estimavam, dele tinham pena e por ele se entristeciam, participando de seus sofrimentos. A morte do Senhor Jesus talvez desperte sentimentos naturais em muitos que desconhecem os sentimentos devotos. Muitos choram por Cristo sem crer nele e o lamentam sem amá-lo acima de tudo.
Agora se nos conta o que Cristo disse a esses que choravam. Poderíamos pensar que estivesse inteiramente absorvido por suas próprias questões, mas encontrou tempo e disposição para reparar nas lágrimas deles. Cristo morreu sendo pranteado e tem um frasco para guardar as lágrimas dos que o prantearam.
Voltou-se para eles, embora fossem desconhecidos, e lhes disse que não chorassem por ele, mas por si mesmos. Deu outro rumo à sua lamentação (v. 28).
- Dá-lhes uma orientação geral a respeito de suas lamentações: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim”. Não é que devessem ser censuradas por chorar por ele; antes, mereciam elogio. Muito duros seriam os corações que não se comovessem com os sofrimentos de alguém assim.
Mas não deviam chorar apenas por ele, pois aquelas lágrimas seriam inúteis. Deviam, antes, chorar por si mesmas e por seus filhos, tendo em vista a destruição que viria sobre Jerusalém. Algumas poderiam viver para vê-la e sofrer suas calamidades; pelo menos seus filhos as sofreriam, e elas deviam preocupar-se com eles.
Repare: quando contemplamos pela fé Cristo crucificado, devemos chorar, não por ele, mas por nós mesmos. Não devemos sentir a morte de Cristo como a morte de uma pessoa comum, de cuja desgraça temos pena, ou de um amigo comum, de quem estamos prestes a nos separar.
A morte de Cristo foi singular: foi sua vitória e seu triunfo sobre os inimigos; foi nossa libertação e a aquisição da vida eterna para nós. Por isso, choremos, não por ele, mas pelos nossos pecados e pelos pecados de nossos filhos, que foram a causa de sua morte.
Choremos também de temor, pois eram desse tipo as lágrimas aqui prescritas, pelas desgraças que atrairemos sobre nós se desprezarmos seu amor e rejeitarmos sua graça, como fez a nação judaica, trazendo sobre si a ruína aqui anunciada.
Quando nossos parentes e amigos queridos morrem em Cristo, não temos motivo para chorar por eles: deixaram o peso da carne, foram aperfeiçoados em santidade e entraram no descanso e na alegria perfeitos. Choremos, porém, por nós e por nossos filhos, que ficamos num mundo de pecados, tristezas e armadilhas.
- Dá-lhes uma razão específica para chorar por si mesmas e por seus filhos: “Pois vede: tempos tristes se aproximam da vossa cidade. Ela será destruída, e sereis atingidas pela destruição geral”. Quando os próprios discípulos de Cristo se entristeceram de modo piedoso porque ele os deixaria, enxugou-lhes as lágrimas com a promessa de que ele os veria novamente e eles se alegrariam (João 16:22).
Mas, quando essas filhas de Jerusalém o lamentaram apenas com uma tristeza mundana, deu outro rumo às suas lágrimas e lhes disse que teriam por que chorar. “Afligi-vos, lamentai e chorai” (Tiago 4:9). Pouco antes ele mesmo chorara por Jerusalém; agora manda que elas chorem por ela. As lágrimas de Cristo devem levar-nos às lágrimas.
Que as filhas de Sião, que reconhecem Cristo como seu rei, se alegrem nele, pois ele vem salvá-las. As filhas de Jerusalém, porém, que apenas choram por ele sem aceitá-lo como rei, devem chorar e tremer ao pensar em sua vinda para julgá-las.
A destruição de Jerusalém é aqui anunciada por dois ditos proverbiais que então cabiam bem. Ambos a apresentam como tão terrível que o povo desejaria aquilo que normalmente teme: ser contado entre os que não têm filhos e ser sepultado vivo.
(1.) Desejariam ser contados entre os que não têm filhos. Em geral, os que não têm filhos invejam os que têm, como Raquel invejou Leia. Então, porém, os que tivessem filhos veriam neles tamanho peso ao tentar fugir e tamanha dor ao vê-los desfalecer de fome ou cair à espada que invejariam quem não os tivesse.
Dirão: “Bem-aventuradas as estéreis e os ventres que nunca geraram”, que não têm filhos para entregar ao assassino nem para arrancar de suas mãos. Não apenas seria terrível para as grávidas e as que amamentassem naquele tempo, como Cristo já dissera (Mateus 24:19), mas também para aquelas que haviam dado à luz e amamentado filhos que ainda viviam. Veja Oseias 9:11-14.
Veja a vaidade das coisas criadas e a incerteza dos consolos que elas oferecem. A Providência pode trazer mudanças tais à nossa vida que justamente aquilo em que nos alegramos como a maior bênção se torne os maiores fardos, preocupações e dores.
(2.) Desejariam ser sepultados vivos: “Começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos!” (v. 30). Isso também remete a uma passagem da mesma profecia que a anterior (Oseias 10:8). Desejarão esconder-se nas cavernas mais escuras para escapar ao ruído dessas calamidades.
Aceitarão abrigo a qualquer preço, ainda que corram o risco de ser esmagados. Essa será especialmente a linguagem dos grandes e poderosos (Apocalipse 6:16). Aqueles que não quiserem fugir para Cristo como refúgio nem se colocar sob sua proteção chamarão em vão pelos outeiros e montes para que os abriguem de sua cólera.
- Ele mostra como era natural que deduzissem essa desolação de seus sofrimentos: “Se fazem estas coisas numa árvore verde, que se fará na seca?” (v. 31). Alguns julgam que isso foi tomado de Ezequiel 20:47: “O fogo consumirá em ti toda árvore verde e toda árvore seca”. Essas palavras podem ser aplicadas:
(1.) Em particular, à destruição de Jerusalém. Cristo a anuncia aqui, e os judeus a atraíram sobre si ao matá-lo.
“Se eles, os judeus e habitantes de Jerusalém, fazem essas coisas à árvore verde, se maltratam assim uma pessoa inocente e excelente por suas boas obras, como podem esperar que Deus os trate por isso, já que se fizeram árvore seca, geração corrupta, perversa e inútil? Se esse é o pecado deles, qual pensam que será a punição?”
Ou entendamos assim: “Se eles, os romanos, seus juízes e soldados, maltratam desse modo a mim, que não lhes dei motivo algum para isso e sou para eles como uma árvore verde, contra a qual vós pareceis tão enfurecidos, o que farão a Jerusalém e à nação judaica, que os provocarão tanto e se farão árvore seca, combustível para o fogo do ressentimento deles?”
“Se Deus permite que me façam essas coisas, o que designará que seja feito àquelas árvores estéreis das quais tantas vezes se disse que seriam cortadas e lançadas ao fogo?” (Mateus 3:10; 7:19).
(2.) Podem ser aplicadas, de modo mais geral, a todas as revelações da cólera de Deus contra o pecado e os pecadores: “Se Deus me entrega a tais sofrimentos porque fui feito sacrifício pelo pecado, o que fará aos próprios pecadores?”
Cristo era árvore verde, frutífera e florescente. Se tais coisas lhe foram feitas, podemos deduzir o que teria acontecido a toda a raça humana se ele não tivesse intervindo.
Podemos também deduzir o que acontecerá aos que continuam árvores secas apesar de tudo quanto se fez para torná-los frutíferos. Se Deus fez isso ao Filho do seu amor quando encontrou nele apenas o pecado que lhe foi imputado, o que fará à geração de sua cólera quando encontrar nela o pecado reinando?
Se ao Pai agradou fazer essas coisas à árvore verde, por que haveria de hesitar em fazê-las à seca? Repare: a consideração dos amargos sofrimentos de nosso Senhor Jesus deve levar-nos a temer a justiça de Deus e a tremer diante dele.
Os melhores santos, comparados com Cristo, são árvores secas; se ele sofreu, por que não deveriam esperar sofrer também? Que será, então, da condenação dos pecadores?
Versículos 32 a 43
A Crucificação.
Nestes versículos temos:
I. Diversas passagens que já tivemos em Mateus e Marcos a respeito dos sofrimentos de Cristo:
- Que dois outros, malfeitores, foram conduzidos com ele ao lugar da execução. É provável que já estivessem havia algum tempo sob sentença de morte e estivessem destinados a ser executados naquele dia.
Isso provavelmente foi o pretexto para tanta pressa no processo contra Cristo, para que ele e esses dois malfeitores fossem executados juntos e uma única solenidade servisse.
- Que ele foi crucificado num lugar chamado Calvário, Kranion, o nome grego de Gólgota, o lugar de uma caveira: um lugar ignominioso, para aumentar o descrédito de seus sofrimentos, mas significativo, pois ali triunfou sobre a morte, por assim dizer, no próprio monturo dela.
Ele foi crucificado. Suas mãos e seus pés foram pregados à cruz enquanto ela estava deitada no chão; depois ela foi levantada e fixada na terra, ou em algum encaixe feito para recebê-la. Essa era uma morte mais dolorosa e vergonhosa que qualquer outra.
Que ele foi crucificado no meio, entre dois ladrões, como se fosse o pior dos três. Assim, não apenas foi tratado como transgressor, mas contado entre eles, como o pior deles.
Que os soldados empregados na execução tomaram suas vestes como pagamento e as dividiram entre si por sorteio: “Repartiram suas vestes e lançaram sortes”. Elas valiam tão pouco que, se fossem divididas, cada parte equivaleria a quase nada; por isso lançaram sortes sobre elas.
Que ele foi vituperado e desacreditado, tratado com todo o escárnio e desprezo imagináveis quando foi levantado na cruz. Era estranho encontrar tanta barbaridade na natureza humana: o povo observava sem a menor compaixão; antes, divertia-se com o espetáculo.
E os governantes, que, pelo cargo que ocupavam, alguém julgaria homens sensatos e honrados, estavam entre a ralé e zombavam dele, para estimular os que estavam ao redor a fazer o mesmo. Diziam: “Salvou outros; salve-se a si mesmo”.
Assim, foi repreendido pelas boas obras que fizera, como se fosse de fato por elas que o crucificavam. Triunfavam sobre ele como se o tivessem vencido, quando ele próprio era então mais que vencedor. Desafiavam-no a salvar-se da cruz, quando ele estava salvando outros pela cruz: “Se é o Cristo, o escolhido de Deus, salve-se a si mesmo”.
Sabiam que o Cristo era o escolhido de Deus, destinado por ele e querido por ele. “Se ele, como Cristo, libertaria nossa nação dos romanos (e não conseguiam formar outra ideia do Messias), liberte-se dos romanos que agora o têm em suas mãos”.
Assim, os governantes judeus escarneciam dele como alguém subjugado pelos romanos, em vez de subjugá-los. Os soldados romanos escarneciam dele como o Rei dos judeus: “Um povo bem adequado a tal príncipe, e um príncipe bem adequado a tal povo”.
Zombavam dele (v. 36, 37); divertiam-se com ele e faziam de seus sofrimentos uma piada. E, enquanto eles próprios bebiam vinho muito azedo, como o que geralmente lhes era fornecido, perguntavam-lhe triunfantemente se brindaria com eles ou beberia em sua companhia.
E diziam: “Se tu és o Rei dos judeus, salva-te a ti mesmo”. Pois, assim como os judeus o processavam sob a ideia de um alegado Messias, os romanos o faziam sob a ideia de um alegado rei.
- Que a inscrição sobre sua cabeça, que declarava seu crime, era: “Este é o Rei dos judeus”, v. 38. Ele é morto por alegar ser o rei dos judeus; era esse o sentido que lhe davam. Mas Deus pretendia que fosse uma declaração do que ele realmente era, apesar de sua desonra presente: ele é o rei dos judeus, o rei da igreja, e sua cruz é o caminho para sua coroa.
Isso foi escrito nas que eram chamadas as três línguas eruditas: grego, latim e hebraico, pois os mais eruditos são os que aprenderam Cristo. Foi escrito nessas três línguas para que a inscrição fosse conhecida e lida por todos os homens.
Mas, com isso, Deus tinha o desígnio de significar que o evangelho de Cristo seria pregado a todas as nações, começando em Jerusalém, e lido em todas as línguas. A filosofia gentílica tornou a língua grega famosa; as leis e o governo romanos fizeram o mesmo com a língua latina; e o hebraico superou a todas por causa do Antigo Testamento.
Nessas três línguas Jesus Cristo é proclamado rei. Os jovens estudantes que se esforçam na escola para dominar essas três línguas devem ter este alvo: que, usando-as, aumentem seu conhecimento de Cristo.
II. Aqui há duas passagens que não tivemos antes, e são muito notáveis:
- A oração de Cristo por seus inimigos (v. 34): “Pai, perdoa-lhes”. Cristo pronunciou sete palavras notáveis depois de ser pregado à cruz e antes de morrer, e esta é a primeira.
Um motivo pelo qual morreu a morte de cruz foi poder ter liberdade de falar até o fim e, assim, glorificar seu Pai e edificar os que estavam ao redor. Assim que foi fixado à cruz, ou enquanto o pregavam, fez esta oração, na qual observe:
(1.) A petição: “Pai, perdoa-lhes”. Alguém pensaria que deveria ter orado: “Pai, consuma-os; o Senhor olhe para isto e lhes dê a paga”. O pecado de que agora eram culpados poderia, com justiça, ter sido tornado imperdoável, e, com justiça, eles poderiam ter sido excluídos nominalmente do ato de anistia. Não: é particularmente por eles que se ora.
Agora ele fez intercessão em favor dos transgressores, como fora predito (Isaías 53:12), e isso deve ser acrescentado à sua oração (João 17), para completar a amostra que deu de sua intercessão dentro do véu: aquela em favor dos santos, esta em favor dos pecadores.
Ora, as palavras de Cristo na cruz, assim como seus sofrimentos, tinham uma intenção maior do que pareciam ter. Esta era uma palavra de mediação, que explicava o intento e o significado de sua morte: “Pai, perdoa-lhes, não somente a estes, mas a todos os que se arrependerem e crerem no evangelho”.
E ele não pretendia que estes fossem perdoados sob quaisquer outras condições. “Pai, aquilo por que agora estou sofrendo e morrendo tem este fim: que pobres pecadores sejam perdoados”. Repare:
[1.] A grande coisa que Cristo morreu para adquirir e obter para nós é o perdão do pecado.
[2.] É por isso que Cristo intercede em favor de todos os que se arrependem e creem na eficácia de sua satisfação; seu sangue diz isto: “Pai, perdoa-lhes”.
[3.] Os maiores pecadores podem, por meio de Cristo, ao se arrependerem, esperar encontrar misericórdia. Embora fossem seus perseguidores e assassinos, ele orou: “Pai, perdoa-lhes”.
(2.) O apelo: “Pois não sabem o que fazem”; porque, se soubessem, não o teriam crucificado, 1 Coríntios 2:8. Havia um véu sobre sua glória e sobre o entendimento deles; e como poderiam enxergar através de dois véus?
Desejaram que seu sangue caísse sobre eles e seus filhos; mas, se soubessem o que faziam, teriam desfeito esse desejo. Repare:
[1.] Os que crucificam Cristo não sabem o que fazem. Os que falam mal da religião falam mal daquilo que não conhecem, e isso acontece porque não querem conhecê-la.
[2.] Há uma espécie de ignorância que em parte desculpa o pecado: a ignorância por falta dos meios de conhecimento ou da capacidade de receber instrução, pelas infelicidades da educação ou por inadvertência.
Os que crucificaram Cristo foram mantidos na ignorância por seus governantes, que lhes incutiram preconceitos contra ele, de modo que, naquilo que fizeram contra Cristo e sua doutrina, julgavam prestar serviço em favor de Deus, João 16:2. Pessoas assim devem receber compaixão e orações.
Essa oração de Cristo foi respondida pouco depois, quando muitos dos que participaram de sua morte foram convertidos pela pregação de Pedro. Isso também foi escrito como exemplo para nós.
Primeiro, devemos, na oração, chamar Deus de Pai e chegar a ele com reverência e confiança, como filhos a um pai.
Segundo, a grande coisa que devemos suplicar a Deus, tanto por nós mesmos como por outros, é o perdão dos pecados.
Terceiro, devemos orar em favor de nossos inimigos e dos que nos odeiam e perseguem; devemos atenuar suas ofensas, e não agravá-las, como devemos fazer com as nossas próprias (não sabem o que fazem; talvez tenha sido um descuido).
E devemos pedir fervorosamente a Deus o perdão dos pecados deles, inclusive dos cometidos contra nós. Assim Cristo exemplifica sua própria regra: “Amai os vossos inimigos” (Mateus 5:44, 45).
Isso reforça muito a regra: se Cristo amou tais inimigos e orou por eles, que inimigos poderíamos ter a quem não devêssemos amar e por quem não devêssemos orar?
- A conversão do ladrão na cruz, que é um exemplo ilustre do triunfo de Cristo sobre principados e potestades, mesmo quando parecia que eles triunfavam sobre ele.
Cristo foi crucificado entre dois ladrões, e neles foram representados os diferentes efeitos que a cruz de Cristo teria sobre os filhos dos homens, dos quais ela seria aproximada na pregação do evangelho. Todos eles eram malfeitores, todos culpados diante de Deus.
Ora, a cruz de Cristo é para alguns aroma de vida para vida, e para outros, de morte para morte. Para os que perecem, é loucura; mas para os que são salvos, é a sabedoria de Deus e o poder de Deus.
(1.) Aqui estava um desses malfeitores que permaneceu endurecido até o fim. Perto da cruz de Cristo, insultava-o como os outros faziam (v. 39); dizia que, se ele fosse o Cristo, como diziam que era, salvasse a si mesmo e a eles.
Embora agora estivesse em dor e agonia, no vale da sombra da morte, isso não humilhou seu espírito orgulhoso nem lhe ensinou a falar de modo respeitoso, não, nem com seu companheiro de sofrimento. “Ainda que pises o insensato num almofariz, contudo sua insensatez não se apartará dele”.
As adversidades, por si mesmas, não produzirão mudança alguma num coração ímpio; às vezes, porém, elas irritam a corrupção que alguém pensaria que deveriam mortificar. Ele desafia Cristo a salvar tanto a si mesmo como a eles.
Repare: há alguns que têm a impudência de insultar Cristo e, ainda assim, a confiança de esperar ser salvos por ele. Ou melhor: chegam a concluir que, se ele não os salvar, não deve ser considerado o Salvador.
(2.) Aqui estava o outro deles, que foi abrandado no fim. Em Mateus e Marcos se diz que os ladrões, até os que foram crucificados com ele, o vituperavam. Alguns pensam que isso, por uma figura de linguagem, se refere a um deles; outros, porém, pensam que ambos o vituperaram a princípio, até que o coração de um deles foi maravilhosamente mudado, e com ele sua linguagem, de repente.
Esse malfeitor, quando estava prestes a cair nas mãos de Satanás, foi arrebatado como um tição do fogo e feito um monumento da misericórdia e da graça divinas; e Satanás ficou rugindo como um leão frustrado em sua presa.
Isso não dá a ninguém ânimo para adiar seu arrependimento até o leito de morte, nem para esperar que então encontrará misericórdia. Pois, embora seja certo que o verdadeiro arrependimento nunca chega tarde demais, é igualmente certo que o arrependimento tardio raramente é verdadeiro.
Ninguém pode ter certeza de que terá tempo para se arrepender na morte; mas todo homem pode ter certeza de que não poderá ter as vantagens que esse ladrão penitente teve, cujo caso foi inteiramente extraordinário.
Antes daquele momento, ele nunca tivera qualquer oferta de Cristo, nem dia de graça. Estava destinado a tornar-se um exemplo singular do poder da graça de Cristo agora, num tempo em que Cristo era crucificado em fraqueza.
Cristo, tendo vencido Satanás na destruição de Judas e na preservação de Pedro, ergue este novo troféu de sua vitória sobre ele na conversão desse malfeitor, como amostra do que faria. Veremos que o caso é extraordinário se observarmos:
[1.] As extraordinárias operações da graça de Deus sobre ele, que apareceram no que disse. Aqui foram dadas, em pouco tempo, tantas evidências de uma bendita mudança operada nele que não se poderiam dar mais em tão pequeno espaço.
Primeiro, veja o que disse ao outro malfeitor, v. 40, 41:
- Ele o censurou por insultar Cristo, como alguém destituído do temor de Deus e sem qualquer senso de religião: “Não temes a Deus?” Isso implica que foi o temor de Deus que o impediu de seguir a multidão na prática desse mal. “Eu temo a Deus, e por isso não ouso fazê-lo; e você não teme?”
Todos os que têm os olhos abertos veem que isto está na raiz da maldade dos ímpios: não têm o temor de Deus diante dos olhos. “Se você tivesse alguma humanidade, não insultaria alguém que é seu companheiro de sofrimento; você está na mesma condição; também é um homem que está morrendo”.
“Portanto, façam o que fizerem essas pessoas ímpias, não fica bem a você maltratar um homem que está morrendo”.
- Ele reconhece que merece o que lhe foi feito: “Nós, de fato, com justiça”. É provável que ambos sofressem por um único e mesmo crime; por isso ele falou com maior segurança: recebemos a devida recompensa de nossos atos. Isso engrandece a graça divina, que atua de modo a fazer distinção.
Esses dois foram companheiros no pecado e no sofrimento, e, ainda assim, um é salvo e o outro perece; dois que até aqui haviam caminhado juntos o tempo todo, e, contudo, agora um é tomado e o outro deixado. Ele não diz: “Você, de fato, com justiça”, mas: “Nós”.
Repare: os verdadeiros penitentes reconhecem a justiça de Deus em todas as punições de seu pecado. Deus agiu corretamente, mas nós agimos impiamente.
- Ele crê que Cristo sofreu injustamente. Embora tenha sido condenado em dois tribunais e atacado como se fosse o pior dos malfeitores, contudo esse ladrão penitente está convencido, pela conduta de Cristo em seus sofrimentos, de que ele nada fez de errado: ouden atopon, nada absurdo ou impróprio de seu caráter.
Os principais sacerdotes queriam que fosse crucificado entre os malfeitores, como um deles; mas esse ladrão tem mais discernimento que eles e reconhece que Cristo não é um deles.
Não se vê se antes ele ouvira falar de Cristo e de suas obras maravilhosas; mas o Espírito da graça o iluminou com esse conhecimento e o capacitou a dizer: “Este homem nada fez de errado”.
Segundo, veja o que disse ao nosso Senhor Jesus: “Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino”, v. 42. Essa é a oração de um pecador moribundo a um Salvador moribundo. Era uma honra para Cristo que lhe orassem assim, embora na cruz fosse desacreditado e vituperado.
Era a felicidade do ladrão orar assim; talvez nunca tivesse orado antes, e, contudo, agora foi ouvido e salvo no último suspiro. Enquanto há vida, há esperança, e, enquanto há esperança, há espaço para oração.
- Observe sua fé nessa oração. Em sua confissão de pecado (v. 41), manifestou arrependimento para com Deus. Nessa petição, manifestou fé para com nosso Senhor Jesus Cristo.
Reconhece que ele é Senhor, que tem um reino, que estava indo para esse reino, que teria autoridade nesse reino e que seriam felizes aqueles a quem favorecesse; e crer e confessar tudo isso era algo grandioso àquela altura.
Cristo estava agora no ponto mais profundo da desonra, abandonado pelos próprios discípulos, vituperado por sua própria nação, sofrendo como um pretenso Messias e sem ser libertado pelo Pai.
Ele fez essa profissão antes de acontecerem aqueles prodígios que honraram os sofrimentos de Cristo e assustaram o centurião; contudo, na verdade, não encontramos tão grande fé, não, nem em Israel.
Ele cria em outra vida depois desta e desejava ser feliz nessa vida, não como o outro ladrão, que queria ser salvo da cruz, mas para que lhe fosse assegurado todo o necessário quando a cruz tivesse feito o pior que podia.
- Observe sua humildade nessa oração. Todo o seu pedido é: “Senhor, lembra-te de mim”. Não ora: “Senhor, dê-me uma posição de destaque” (como fizeram eles, Mateus 20:21).
Embora tivesse a honra, que nenhum dos discípulos tivera, de beber do cálice de Cristo e ser batizado com seu batismo, ou à sua direita ou à sua esquerda em seus sofrimentos, quando os próprios discípulos de Cristo o haviam abandonado, poderia ter tido alguma justificativa para pedir, como eles, que se assentasse à sua direita e à sua esquerda em seu reino.
O companheirismo no sofrimento às vezes garantiu tal favor (Jeremias 52:31, 32). Ele, porém, está longe de pensar nisso. Tudo quanto pede é: “Senhor, lembra-te de mim”, deixando a Cristo a escolha de como o faria.
É um pedido como o de José ao copeiro-mor: “Lembra-te de mim” (Gênesis 40:14), e teve melhor êxito: o copeiro-mor se esqueceu de José, mas Cristo se lembrou desse ladrão.
- Há um tom de insistência e fervor nessa oração. É como se nela ele exalasse sua alma: “Senhor, lembre-se de mim, e tenho o suficiente; não desejo mais; em suas mãos entrego meu caso”.
Repare: ser lembrados por Cristo, agora que ele está em seu reino, é o que devemos desejar e pedir fervorosamente, e isso bastará para assegurar nosso bem-estar na vida e na morte. Cristo está em seu reino, intercedendo. “Senhor, lembre-se de mim e interceda por mim”.
Ele está ali governando. “Senhor, lembre-se de mim e governe em mim por seu Espírito”. Ele está ali preparando lugares para os que são seus. “Senhor, lembre-se de mim e prepare um lugar para mim; lembre-se de mim na morte, lembre-se de mim na ressurreição”. Veja Jó 14:13.
[2.] As extraordinárias concessões do favor de Cristo a ele. Jesus lhe disse, em resposta à sua oração: “Na verdade te digo: eu, o Amém, a Testemunha fiel, digo amém a esta oração e a confirmo com meu fiat. Ou melhor: terás mais do que pediste: hoje estarás comigo no paraíso” (v. 43). Observe:
Primeiro, a quem isso foi dito: ao ladrão penitente, a ele, e não ao seu companheiro. Cristo na cruz é como Cristo no trono, pois agora é o juízo deste mundo: um parte com uma maldição, o outro com uma bênção.
Embora o próprio Cristo estivesse agora na maior luta e agonia, contudo tinha uma palavra de conforto para dizer a um pobre penitente que se entregava a ele.
Repare: até grandes pecadores, se forem verdadeiros penitentes, obterão por meio de Cristo não apenas o perdão dos pecados, mas também um lugar no paraíso de Deus (Hebreus 9:15). Isso engrandece a riqueza da graça gratuita: rebeldes e traidores não apenas serão perdoados, mas também serão elevados, assim elevados.
Segundo, por quem isso foi dito. Essa foi outra palavra de mediação que Cristo pronunciou, embora numa ocasião particular, contudo com uma intenção geral de explicar o verdadeiro intento e significado de seus sofrimentos: assim como morreu para adquirir para nós o perdão dos pecados (v. 34), também morreu para adquirir para nós a vida eterna.
Por essa palavra somos levados a entender que Jesus Cristo morreu para abrir o reino dos céus a todos os crentes penitentes e obedientes.
- Cristo aqui nos faz saber que ele próprio estava indo para o paraíso, para o hades, o mundo invisível. Sua alma humana estava se transferindo ao lugar das almas separadas, não ao lugar dos condenados, mas ao paraíso, o lugar dos bem-aventurados.
Com isso, assegura-nos que sua satisfação foi aceita e que o Pai se agradou dele; caso contrário, não teria ido para o paraíso. Esse era o começo da alegria que lhe estava proposta, com cuja perspectiva se confortava.
Ele foi pela cruz à coroa, e não devemos pensar em ir por qualquer outro caminho, nem em ser aperfeiçoados senão pelos sofrimentos.
- Ele faz todos os crentes penitentes saberem que, quando morrerem, irão estar com ele ali. Agora, como sacerdote, estava adquirindo essa felicidade para eles e está pronto, como rei, para lhes conferi-la quando estiverem preparados e prontos para ela. Veja aqui como a felicidade do céu nos é apresentada:
(1.) É o paraíso, um jardim de prazer, “o paraíso de Deus” (Apocalipse 2:7), em alusão ao jardim do Éden, no qual nossos primeiros pais foram colocados quando eram inocentes. No segundo Adão, somos restituídos a tudo o que perdemos no primeiro Adão, e mais: a um paraíso celestial em vez de um terreno.
(2.) É estar com Cristo ali. Essa é a felicidade do céu: ver Cristo, assentar-se com ele e participar de sua glória (João 17:24).
(3.) Isso acontece imediatamente após a morte: “Hoje estarás comigo”, nesta noite, antes de amanhã. As almas dos fiéis, depois de serem libertadas do fardo da carne, estão imediatamente em alegria e felicidade; os espíritos dos justos são imediatamente aperfeiçoados.
Lázaro parte e é imediatamente consolado; Paulo parte e está imediatamente com Cristo (Filipenses 1:23).
Versículos 44 a 49
A Crucificação.
Nestes versículos temos três coisas:
I. A morte de Cristo engrandecida pelos prodígios que a acompanharam. Apenas dois são mencionados aqui, dos quais já tivemos notícia:
O escurecimento do sol ao meio-dia. Era por volta da hora sexta, isto é, pelo nosso modo de contar, doze horas, e houve trevas sobre toda a terra até a hora nona. O sol se eclipsou e, ao mesmo tempo, o céu ficou extremamente nublado. Ambos os fenômenos contribuíram para essas densas trevas, que duraram três horas, não três dias como as do Egito.
O rasgar do véu do templo. O primeiro prodígio ocorreu nos céus; este, no templo. Ambos são casas de Deus e, quando o Filho de Deus foi assim maltratado, não puderam deixar de sentir a afronta e de manifestar desse modo sua indignação.
O rasgar do véu significava a remoção da lei cerimonial, que era uma parede de separação entre judeus e gentios, e de todas as outras dificuldades e causas de desânimo na nossa aproximação de Deus. Agora, portanto, podemos chegar com confiança ao trono da graça.
II. A morte de Cristo explicada (v. 46) pelas palavras com que entregou sua alma. Jesus havia clamado em alta voz ao dizer: “Por que me desamparaste?” Assim nos contam Mateus e Marcos. Ao que parece, também disse estas palavras em alta voz, para mostrar sua intensidade e para que todo o povo as notasse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.
- Tomou emprestadas essas palavras de seu pai Davi (Salmos 31:5). Não que precisasse de alguém que lhe pusesse palavras na boca, mas escolheu usar as palavras de Davi para mostrar que o Espírito de Cristo testificava nos profetas do Antigo Testamento e que ele veio cumprir a Escritura.
Cristo morreu com a Escritura nos lábios. Assim nos orienta a usar a linguagem da Escritura quando nos dirigimos a Deus.
Ao dirigir-se a Deus, chama-o de Pai. Quando se queixou de estar abandonado, clamou: “Eli, Eli, meu Deus, meu Deus”. Aqui, porém, chama Deus de Pai, mostrando que aquela terrível agonia de sua alma já havia terminado. Ao entregar por nós sua vida e sua alma, chamou Deus de Pai em nosso favor, para que por meio dele recebêssemos a adoção de filhos.
Cristo usou essas palavras num sentido próprio dele como Mediador. Agora faria de sua alma uma oferta pelo nosso pecado (Isaías 53:10), daria sua vida em resgate por muitos (Mateus 20:28) e, pelo Espírito eterno, ofereceria a si mesmo (Hebreus 9:14).
Ele próprio era ao mesmo tempo o sacerdote e o sacrifício. Nossas almas haviam sido perdidas, e a dele precisava ser entregue para resgatá-las. O preço tinha de ser pago nas mãos de Deus, a parte ofendida pelo pecado, a quem Cristo se comprometera a satisfazer plenamente.
Por essas palavras, ofereceu o sacrifício, como que pondo a mão sobre a cabeça dele e entregando-o: tithemi, “Eu o deposito, eu o pago em tuas mãos. Pai, aceita minha vida e minha alma em lugar das vidas e almas dos pecadores por quem morro”.
O animus offerentis, a boa vontade de quem oferece, era necessário para que a oferta fosse aceita. Cristo expressa aqui sua disposição alegre para oferecer a si mesmo, como já fizera quando isso lhe foi proposto pela primeira vez (Hebreus 10:9, 10): “Eis que venho para fazer a tua vontade”, “pela qual vontade somos santificados”.
- Cristo mostra assim sua dependência do Pai para sua ressurreição, mediante a reunião de sua alma com seu corpo. Entrega seu espírito nas mãos do Pai para que seja recebido no paraíso e devolvido no terceiro dia.
Isso mostra que nosso Senhor Jesus tinha não só um corpo verdadeiro, mas também uma alma racional, que existiu separada do corpo. Assim se fez semelhante a seus irmãos. Depositou essa alma nas mãos do Pai, confiando-a à sua custódia, na esperança de que ela não ficaria no hades, separada do corpo, nem sequer pelo tempo suficiente para que o corpo visse a corrupção.
- Cristo deixou-nos, assim, um exemplo. Aplicou aquelas palavras de Davi aos santos que morrem e, por assim dizer, santificou-as para seu uso. Na morte, nossa grande preocupação deve ser com nossa alma.
Não podemos cuidar dela de modo mais eficaz do que confiando-a agora às mãos de Deus como Pai, para ser santificada e governada por seu Espírito e sua graça; e, na morte, confiando-a às suas mãos para ser aperfeiçoada em santidade e felicidade.
Devemos mostrar que aceitamos morrer de livre vontade, que cremos firmemente em outra vida depois desta e que a desejamos, dizendo: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.
III. A morte de Cristo aproveitada por meio das impressões que causou nos presentes:
- O centurião que comandava a guarda ficou profundamente comovido pelo que viu (v. 47). Era romano, gentio, estranho às consolações de Israel; ainda assim, glorificou a Deus. Nunca havia visto manifestações tão surpreendentes do poder divino e, por isso, aproveitou a ocasião para adorar a Deus como o Todo-Poderoso.
Também deu testemunho daquele que sofria com paciência: “Certamente este homem era justo e foi morto injustamente”. A manifestação tão evidente do poder de Deus para honrá-lo era prova clara de sua inocência.
Em Mateus e Marcos, o testemunho do centurião vai além: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus”. No caso dele, porém, isso equivale à mesma coisa. Se Jesus era um homem justo, dizia a verdade quando afirmava ser o Filho de Deus. Logo, é preciso aceitar o testemunho que deu sobre si mesmo; se fosse falso, não teria sido um homem justo.
- Os espectadores sem interesse pessoal não puderam deixar de se abalar. Isso é registrado somente aqui (v. 48). Todo o povo que se reunira para ver aquele espetáculo, como costuma acontecer nessas ocasiões, contemplou o que se passou e não pôde deixar de ir embora muito sério naquele momento, qualquer que tenha sido seu estado ao chegar em casa: “Batiam nos peitos e voltavam”.
(1.) Naquele momento, levaram o acontecimento muito a sério. Consideraram perverso matá-lo e não puderam deixar de pensar que algum juízo de Deus viria sobre a nação por isso.
Provavelmente essas mesmas pessoas estavam entre as que haviam gritado “Crucifica-o! Crucifica-o!” e, quando ele foi pregado na cruz, o vituperaram e blasfemaram contra ele. Agora, porém, estavam tão aterrorizadas pelas trevas, pelo terremoto e pelo modo incomum como ele expirou que não apenas emudeceram, mas tiveram a consciência despertada.
Com remorso pelo que haviam feito, batiam no peito como o publicano, golpeavam o próprio coração como pessoas indignadas consigo mesmas. Alguns pensam que esse foi um feliz passo rumo à boa obra realizada mais tarde nelas, quando ficaram compungidas no coração (Atos 2:37).
(2.) Ao que parece, porém, a impressão logo se desfez: “Batiam nos peitos e voltavam”. Não deram nenhum outro sinal de respeito a Cristo, nem procuraram saber mais sobre ele; foram para casa. Temos razão para temer que, em pouco tempo, se esquecessem completamente do ocorrido.
Assim também muitos que veem Cristo claramente apresentado como crucificado diante deles na palavra e nos sacramentos se comovem um pouco por um momento, mas a comoção não dura: batem no peito e voltam. Veem o rosto de Cristo no espelho das ordenanças e o admiram; depois se vão e logo esquecem que tipo de pessoa ele é e quantos motivos têm para amá-lo.
- Seus amigos e seguidores precisaram manter distância, mas chegaram tão perto quanto puderam e ousaram, para ver o que acontecia (v. 49). Todos os seus conhecidos, que o conheciam e eram conhecidos por ele, ficaram de longe, por receio de que, se estivessem perto, fossem presos como seus partidários.
Isso fez parte dos sofrimentos de Cristo, como fizera dos de Jó (Jó 19:13): “Pôs longe de mim os meus irmãos, e os meus conhecidos estão verdadeiramente afastados de mim”. Veja Salmos 88:18.
As mulheres que o haviam acompanhado juntas desde a Galileia contemplavam essas coisas, sem saber o que pensar delas e sem estar tão prontas como deveriam para vê-las como prenúncios seguros de sua ressurreição. Agora Cristo foi posto como um sinal contra o qual se falaria, conforme Simeão predissera, para que se revelassem os pensamentos de muitos corações (Lucas 2:34, 35).
Versículos 50 a 56
O Sepultamento de Cristo.
Temos aqui o relato do sepultamento de Cristo, pois ele devia ser levado não só à morte, mas também ao “pó da morte” (Salmos 22:15), conforme a sentença: “Ao pó tornarás” (Gênesis 3:19). Observe:
I. Quem o sepultou. Seus conhecidos estavam de longe. Não tinham dinheiro para arcar com as despesas nem coragem para suportar a hostilidade que um sepultamento decoroso lhes traria. Deus, porém, levantou alguém que tinha ambas as coisas: um homem chamado José (v. 50).
Seu caráter era o de “um homem bom e justo”, de reputação imaculada em virtude e piedade. Não era apenas justo com todos, mas bom para com todos os que precisavam dele. Cuidar do sepultamento dos mortos, como convém à esperança da ressurreição deles, é um exemplo de bondade e beneficência.
Era um homem de posição, conselheiro, senador, membro do Sinédrio, um dos anciãos da igreja judaica. Dito isso, é preciso acrescentar que, embora pertencesse ao grupo que matara Cristo, não anuíra no conselho nem no ato deles (v. 51). Ainda que a maioria tivesse decidido assim, José registrou seu protesto e não seguiu a multidão para fazer o mal.
Repare: o conselho mau ou a ação má em que não anuímos não serão considerados atos nossos. Ou melhor, não apenas divergiu abertamente dos inimigos de Cristo, mas anuiu em segredo com os amigos dele: ele próprio esperava o reino de Deus. Cria nas profecias do Antigo Testamento acerca do Messias e de seu reino e aguardava seu cumprimento.
Foi esse o homem que, nessa ocasião, demonstrou verdadeiro respeito pelo Senhor Jesus. Repare: há muitos que defendem de coração os interesses de Cristo e que, embora não façam alarde disso em sua profissão exterior, estarão mais prontos a prestar-lhe um serviço real quando surgir a ocasião do que outros que fazem mais figura e barulho.
II. O que fez para sepultá-lo:
Foi a Pilatos, o juiz que o condenara, e pediu o corpo de Jesus, pois este estava sob a autoridade dele. Embora pudesse ter reunido gente suficiente para retirar o corpo à força, preferiu seguir o caminho regular e agir pacificamente.
Desceu o corpo, ao que parece com as próprias mãos, e o envolveu em linho. Dizem-nos que era costume dos judeus enfaixar os mortos como fazemos com as crianças pequenas em panos, e que a palavra empregada aqui tem esse sentido. Assim, o tecido de linho fino que comprara inteiro, cortou-o em muitas faixas para esse fim.
Acerca de Lázaro se diz que estava “ligado de pés e mãos” (João 11:44). Para os santos, as vestes mortuárias são como faixas de criança: eles crescerão para além delas e as deixarão para trás quando chegarem à plena maturidade.
III. Onde foi sepultado. Num sepulcro escavado na pedra, para que a prisão da sepultura fosse sólida. Assim também, quando foi levada às trevas, a igreja teve seu caminho fechado com pedras lavradas (Lamentações 3:2, 9).
Mas era um sepulcro em que ninguém jamais fora posto. Ele foi sepultado por uma razão pela qual ninguém antes dele o fora: somente para ressuscitar ao terceiro dia por seu próprio poder. Triunfaria sobre a sepultura como nenhum homem jamais triunfara.
IV. Quando foi sepultado. No dia da preparação, quando o sábado se aproximava (v. 54). Essa é a razão da pressa com que realizaram o funeral: o sábado se aproximava e exigia que se dedicassem a outra tarefa, preparando-se para ele e saindo para recebê-lo.
Repare: o choro não deve impedir a semeadura. Embora estivessem em lágrimas pela morte de Cristo, precisavam dedicar-se à santificação do sábado. Quando o sábado se aproxima, é preciso preparar-se. Devemos organizar nossos assuntos terrenos para que não impeçam nossos deveres sabáticos e estimular os sentimentos santos para que nos movam a cumpri-los.
V. Quem acompanhou o funeral. Nenhum dos discípulos, somente as mulheres que vieram com ele da Galileia (v. 55). Assim como permaneceram perto dele enquanto estava pendurado na cruz, seguiram-no, sem dúvida em lágrimas. Viram onde ficava o sepulcro, o caminho até ele e como o corpo de Jesus foi ali depositado.
Não foram movidas pela curiosidade, mas por sua afeição pelo Senhor Jesus, forte como a morte e que muitas águas não podiam apagar. Foi um funeral silencioso, não solene; ainda assim, seu descanso foi glorioso.
VI. A preparação feita para embalsamar seu corpo depois do sepultamento (v. 56). Elas voltaram e prepararam especiarias e unguentos, o que demonstrava mais seu amor do que sua fé. Se tivessem lembrado e crido no que ele tantas vezes lhes dissera, que ressuscitaria no terceiro dia, teriam poupado as despesas e o trabalho.
Saberiam que, em pouco tempo, a glória da ressurreição traria ao corpo dele uma honra maior do que a que poderiam dar com os unguentos mais preciosos. Mas, por mais ocupadas que estivessem com os preparativos, descansaram no sábado e nele não fizeram nenhum desse trabalho servil.
Agiram assim não apenas segundo o costume de sua nação, mas conforme os mandamentos de seu Deus, que, embora o dia seja alterado, continuam plenamente em vigor: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”.