Matthew Henry

Lucas 18

Argumento

Neste capítulo temos:

I. A parábola da viúva insistente, destinada a nos ensinar fervor na oração, vv. 1-8.

II. A parábola do fariseu e do publicano, destinada a nos ensinar humildade e humilhação pelo pecado na oração, vv. 9-14.

III. O favor de Cristo às crianças pequenas que lhe foram trazidas, vv. 15-17.

IV. A prova de um rico que tinha vontade de seguir Cristo, para ver se amava mais Cristo ou suas riquezas; seu fracasso naquela prova; e o discurso de Cristo com seus discípulos naquela ocasião, vv. 18-30.

V. A predição de Cristo de sua própria morte e sofrimentos, vv. 31-34.

VI. Sua restauração da vista a um cego, vv. 35-43. Tivemos essas quatro passagens antes em Mateus e Marcos.

Versículos 1 a 8

O Juiz Injusto.

Essa parábola tem sua chave pendurada à porta; seu sentido e desígnio vêm primeiro. Cristo a contou com esta intenção: ensinar que “os homens devem sempre orar e não desfalecer”, v. 1.

Supõe que todo o povo de Deus é povo que ora; todos os filhos de Deus mantêm correspondência tanto constante quanto ocasional com ele, enviam-lhe mensagens regularmente e em cada emergência.

É nosso privilégio e honra podermos orar. É nosso dever; devemos orar, pecamos se negligenciamos isso. Deve ser nosso trabalho constante; devemos sempre orar, é aquilo que o dever de cada dia exige.

Devemos orar e nunca nos cansar de orar, nem pensar em abandonar isso até que seja absorvido no louvor eterno.

Mas aquilo que parece particularmente destinado aqui é ensinar constância e perseverança em nossos pedidos por algumas misericórdias espirituais que buscamos, relativas ou a nós mesmos ou à igreja de Deus.

Quando oramos por força contra nossos inimigos espirituais, nossas concupiscências e corrupções, que são nossos piores inimigos, devemos continuar insistentes em oração, devemos orar e não desfalecer, pois não buscaremos o rosto de Deus em vão.

Assim também devemos fazer em nossas orações pela libertação do povo de Deus das mãos de seus perseguidores e opressores.

I. Cristo mostra por uma parábola o poder da insistência entre os homens, que serão influenciados por ela, quando nada mais os influenciar, a fazer o que é justo e certo.

Dá a você um exemplo de causa honesta que teve sucesso diante de um juiz injusto, não por sua equidade nem por merecer compaixão, mas puramente à força de insistência. Observe aqui:

  1. O mau caráter do juiz que estava em certa cidade. “Nem temia a Deus nem respeitava o homem”; não tinha preocupação alguma nem por sua consciência nem por sua reputação; não temia nem a cólera de Deus contra ele nem as censuras dos homens acerca dele.

Ou não se preocupava em cumprir seu dever nem para com Deus nem para com o homem; era completamente estranho tanto à piedade quanto à honra e não tinha noção de nenhuma delas.

Não é estranho que aqueles que lançaram fora o temor de seu Criador sejam inteiramente indiferentes às suas semelhantes criaturas; onde não há temor de Deus, não se deve esperar bem algum.

Tal predominância de irreligião e desumanidade é má em qualquer pessoa, mas muito má num juiz, que tem poder em sua mão, em cujo uso deveria ser guiado pelos princípios da religião e justiça; se não for, em vez de fazer bem com seu poder, estará em perigo de fazer prejuízo.

A maldade no lugar do julgamento era um dos males mais dolorosos que Salomão viu debaixo do sol, Eclesiastes 3:16.

  1. A condição angustiada de uma pobre viúva que precisou recorrer a ele, sendo injustiçada por alguém que pensava abatê-la com poder e terror.

Tinha manifestamente o direito de seu lado; mas, ao que parece, ao solicitar justiça, não se prendeu às formalidades da lei, mas fazia um pedido pessoal ao juiz dia após dia em sua própria casa, continuamente clamando: “Vinga-me de meu adversário”.

Isto é, faça-me justiça contra meu adversário; não que desejasse se vingar dele por qualquer coisa que lhe fizera, mas que o adversário fosse obrigado a restituir os bens dela que tinha em suas mãos e impedido de oprimi-la mais.

Repare: as pobres viúvas frequentemente têm muitos adversários que barbaramente se aproveitam de seu estado fraco e desamparado para invadir seus direitos e defraudá-las do pouco que têm.

Os magistrados são particularmente incumbidos não só de não fazer violência à viúva (Jeremias 22:3), mas de “julgar o órfão” e “defender a viúva” (Isaías 1:17), de ser seus patronos e protetores; então são como deuses, pois Deus é assim, Salmos 68:5.

  1. A dificuldade e o desânimo que encontrou em sua causa: “Por algum tempo não quis”. Segundo sua prática habitual, olhou-a com desaprovação, não reparou em sua causa, mas tolerou toda a injustiça que seu adversário lhe fazia.

Pois não tinha suborno para lhe dar nem grande homem a quem temesse para falar em seu favor, de modo que não estava de modo algum inclinado a reparar seus agravos; ele próprio tinha consciência do motivo de sua demora e não podia deixar de reconhecer consigo mesmo que nem temia a Deus nem respeitava o homem.

É triste que um homem conheça tanta coisa errada a respeito de si mesmo e não se preocupe em corrigi-la.

  1. Sua conquista do objetivo ao cobrar continuamente esse juiz injusto (v. 5): “Porque esta viúva me perturba, me dá labuta contínua, ouvirei sua causa e lhe farei justiça; não tanto por temer que seu clamor contra mim me dê má reputação, mas por temer que seu clamor a mim me canse”.

“Pois está decidida a não me dar descanso até que seja feito; por isso o farei para me poupar de mais perturbação; já que terei de fazê-lo, melhor agora do que depois”.

Assim obteve justiça por pedidos contínuos; mendigava à sua porta, seguia-o pelas ruas, solicitava-o em tribunal aberto e continuamente seu clamor era: “Vinga-me de meu adversário”, o que foi obrigado a fazer para se livrar dela; pois sua consciência, por mais mau que fosse, não lhe permitiria mandá-la à prisão por afronta ao tribunal.

II. Aplica isso para ânimo do povo de Deus que ora, para orar com fé e fervor e perseverar nisso:

  1. Assegura-lhes que Deus por fim será gracioso para com eles (v. 6): “Ouvi o que o juiz injusto diz”, como reconhece estar completamente vencido por uma insistência constante; e “não vingará Deus seus próprios eleitos?” Observe:

(1.) Aquilo que desejam e esperam: que Deus vingue seus próprios eleitos. Repare:

[1.] Há um povo no mundo que é povo de Deus, seus eleitos, seus próprios eleitos, um povo seleto, um povo escolhido. Considera isso em tudo que faz por eles; é porque são seus escolhidos e em cumprimento da escolha que fez deles.

[2.] Os próprios eleitos de Deus encontram muita perturbação e oposição neste mundo; há muitos adversários que lutam contra eles; Satanás é seu grande adversário.

[3.] Aquilo de que se precisa e pelo que se espera é Deus preservá-los e protegê-los, e a obra de suas mãos neles; assegurar o interesse da igreja no mundo e sua graça no coração.

(2.) Aquilo que se exige do povo de Deus para obter isso: devem clamar a ele dia e noite; não que precise de suas contestações ou possa ser movido por seus apelos, mas fez disso seu dever e a isso prometeu misericórdia.

Devemos orar especificamente contra nossos inimigos espirituais, como São Paulo fez: “Por isso supliquei ao Senhor três vezes que se afastasse de mim”; como essa viúva insistente. “Senhor, mortifica esta corrupção.” “Senhor, arma-me contra esta tentação.”

Devemos nos interessar pelas igrejas perseguidas e oprimidas e orar para que Deus lhes faça justiça e as ponha em segurança.

Nisso devemos ser muito insistentes; devemos clamar com seriedade, clamar dia e noite, como os que creem que a oração será ouvida por fim; devemos lutar com Deus como aqueles que sabem valorizar a bênção e não aceitarão um não. Ao povo de Deus que ora se diz que não lhe dê descanso, Isaías 62:6, 7.

(3.) Os desânimos que talvez encontrem em suas orações e expectativas. Deus pode demorar muito a agir em favor deles e não aparecer imediatamente em resposta às suas orações.

É makrothymon ep autois: exerce paciência para com os adversários de seu povo e não se vinga deles; exerce a paciência de seu povo e não defende sua causa.

Suportou por muito tempo o clamor do pecado dos egípcios que oprimiam Israel e o clamor das tristezas daqueles que eram oprimidos.

(4.) A certeza que têm de que a misericórdia virá por fim, embora se demore, e como é apoiada pelo que o juiz injusto diz: se essa viúva conseguir o intento por ser insistente, muito mais os eleitos de Deus conseguirão o intento. Pois:

[1.] Essa viúva era estranha, sem relação alguma com o juiz; mas o povo de Deus que ora são seus próprios eleitos, que conhece, ama, em quem se deleita e por quem sempre se interessou.

[2.] Ela era apenas uma, mas o povo de Deus que ora são muitos, todos vêm a ele com a mesma missão e concordam em pedir o que precisam, Mateus 18:19.

Assim como os santos do céu rodeiam o trono da glória com seus louvores unidos, assim os santos na terra cercam o trono da graça com suas orações unidas.

[3.] Veio a um juiz que lhe mandava manter distância; nós viemos a um Pai que nos manda vir ousadamente a ele e nos ensina a clamar: “Aba, Pai”.

[4.] Veio a um juiz injusto; nós viemos a um “Pai justo” (João 17:25), alguém que considera sua própria glória e os consolos de suas pobres criaturas, especialmente as angustiadas, como viúvas e órfãos.

[5.] Veio a esse juiz puramente por sua própria conta; mas o próprio Deus está empenhado na causa que solicitamos; podemos dizer: “Levanta-te, ó Senhor, defende tua própria causa”; e “que farás a teu grande nome?”

[6.] Não tinha amigo para falar em seu favor, acrescentar força à sua petição e usar influência em seu favor além da sua própria; mas temos um Advogado junto ao Pai, seu próprio Filho, que sempre vive para interceder em nosso favor e tem influência poderosa e eficaz no céu.

[7.] Não tinha promessa de sucesso, não, nem incentivo algum para pedir; mas temos o cetro de ouro estendido para nós, somos instruídos a pedir com a promessa de que nos será dado.

[8.] Só podia ter acesso ao juiz em certos momentos; mas podemos clamar a Deus dia e noite, a todas as horas, e por isso ainda mais esperar conseguir o intento pela insistência.

[9.] Sua insistência provocava o juiz, e poderia temer que o voltasse ainda mais contra ela; mas nossa insistência é agradável a Deus; a oração dos retos é seu deleite e, por isso, podemos esperar que seja muito eficaz, se for uma oração eficaz e fervorosa.

  1. Indica-lhes que, apesar disso, começarão a se cansar de esperá-lo (v. 8): “Contudo, embora sejam dadas tais certezas de que Deus vingará seus próprios eleitos, ainda assim, quando vier o Filho do homem, encontrará fé na terra?”

O Filho do homem virá para vingar seus próprios eleitos, defender a causa dos cristãos perseguidos contra os judeus perseguidores; virá em sua providência defender a causa de seu povo injuriado em cada época e no grande dia virá finalmente decidir as controvérsias de Sião.

Agora, quando vier, encontrará fé na terra? A pergunta implica forte negação: não: não encontrará; ele próprio o prevê:

(1.) Isso supõe que é só na terra que há ocasião para fé; pois os pecadores no inferno sentem aquilo em que não quiseram crer, e os santos no céu desfrutam aquilo em que creram.

(2.) Supõe que a fé é a grande coisa que Jesus Cristo procura. Olha de cima para os filhos dos homens e não pergunta: há inocência? Mas: há fé? Perguntava acerca da fé daqueles que se aplicavam a ele para curas.

(3.) Supõe que, se houvesse fé, por menor que fosse, a descobriria e encontraria. Seus olhos estão sobre o crente mais fraco e obscuro.

(4.) É predito que, quando Cristo vier defender a causa de seu povo, encontrará apenas pouca fé em comparação com o que se poderia esperar. Isto é:

[1.] Em geral, encontrará apenas poucas pessoas boas, poucas realmente e na verdade boas. Muitos que têm a forma e a aparência de piedade, mas poucos que têm fé, que são sinceros e honestos; ou melhor: encontrará pouca fidelidade entre os homens; “os fiéis desaparecem”, Salmos 12:1, 2.

Até o fim do tempo haverá continuamente ocasião para a mesma queixa. O mundo não melhorará, não, nem quando se aproxima de seu fim. É mau e será mau, e pior de tudo logo antes da vinda de Cristo; os últimos tempos serão os mais perigosos.

[2.] Em particular, encontrará poucos que têm fé acerca de sua vinda. Quando vem vingar seus próprios eleitos, olha se há alguma fé para ajudar e sustentar e se admira de que não haja nenhuma, Isaías 59:16; 63:5.

Indica que Cristo, tanto em suas vindas particulares para auxílio de seu povo quanto em sua vinda geral no fim do tempo, pode e vai adiar sua vinda tanto que:

Primeiro, as pessoas ímpias começarão a desafiá-la e dizer: “Onde está a promessa de sua vinda?”, 2 Pedro 3:4.

O desafiarão a vir (Isaías 5:19; Amós 5:19); sua demora os endurecerá em sua maldade, Mateus 24:48.

Segundo, até seu próprio povo começará a perder a esperança dela e concluir que nunca virá, pois ultrapassou suas previsões.

O tempo de Deus aparecer em favor de seu povo é quando as coisas chegam ao último extremo e quando Sião começa a dizer: “O Senhor me abandonou”. Veja Isaías 49:14; 40:27.

Mas este é nosso consolo: quando vier o tempo designado, aparecerá que a incredulidade do homem não tornou a promessa de Deus sem efeito.

Versículos 9 a 14

O Fariseu e o Publicano.

O objetivo dessa parábola também vem primeiro, e nos é dito (v. 9) a quem visava e para quem era calculada. Destinou-a ao convencimento de alguns que confiavam em si mesmos como justos e desprezavam os outros. Eram tais que tinham:

  1. Grande presunção de si mesmos e de sua própria bondade; consideravam-se tão santos quanto precisavam ser e mais santos que todos os seus vizinhos, e capazes de servir como exemplos a todos eles. Mas isso não era tudo:

  2. Tinham confiança em si mesmos diante de Deus, e não só tinham alta opinião de sua própria justiça, mas dependiam de seu mérito sempre que se dirigiam a Deus, como seu apelo: confiavam em si mesmos como justos; pensavam ter feito Deus seu devedor e poder exigir dele qualquer coisa; e:

  3. Desprezavam os outros e os olhavam com desdém, como indignos de ser comparados com eles.

Agora Cristo por essa parábola queria mostrar a tais pessoas sua insensatez e que por isso se excluíam da aceitação junto a Deus.

Isso é chamado parábola, embora não haja nada de semelhança nela; mas é antes uma descrição da disposição e linguagem diferentes daqueles que orgulhosamente se justificam e daqueles que humildemente se condenam, e de sua posição diferente diante de Deus. É um fato que ocorre todos os dias.

I. Aqui estão ambos se dirigindo ao dever da oração no mesmo lugar e tempo (v. 10): “Dois homens subiram ao templo” (pois o templo ficava num monte) “para orar”.

Não era a hora de oração pública, mas foram ali oferecer suas devoções pessoais, como era habitual entre pessoas boas naquele tempo, quando o templo não só era o lugar, mas o meio da adoração.

Deus prometera, em resposta ao pedido de Salomão, que qualquer oração feita de maneira certa naquela casa ou em sua direção seria, por isso, ainda mais aceita. Cristo é nosso templo, e devemos considerá-lo em todas as nossas aproximações de Deus.

O fariseu e o publicano foram ambos ao templo para orar. Repare: entre os adoradores de Deus na igreja visível há uma mistura de bons e maus, alguns aceitos por Deus e alguns não; tem sido assim desde que Caim e Abel trouxeram sua oferta ao mesmo altar.

O fariseu, por mais orgulhoso que fosse, não podia se considerar acima da oração; nem o publicano, por mais humilde que fosse, se considerar excluído de seu benefício; mas temos motivo para pensar que foram com intenções diferentes:

  1. O fariseu foi ao templo para orar porque era um lugar público, mais público que os cantos das ruas, e por isso teria muitos olhos sobre ele, que aplaudiriam sua devoção, que talvez fosse mais do que se esperava.

A caracterização que Cristo deu aos fariseus, que faziam todas as suas obras para ser vistos pelos homens, nos dá ocasião para essa suspeita.

Repare: os hipócritas mantêm as práticas externas da religião só para preservar ou ganhar crédito. Há muitos que vemos todos os dias no templo e que, é de temer, não veremos no grande dia à direita de Cristo.

  1. O publicano foi ao templo porque era designado como “casa de oração para todos os povos”, Isaías 56:7.

O fariseu veio ao templo por formalidade, o publicano a negócios; o fariseu para ser visto, o publicano para fazer seu pedido. Agora Deus vê com que disposição e propósito viemos nos aplicar a ele nas santas ordenanças e nos julgará conforme isso.

II. Aqui está a aproximação do fariseu a Deus (pois não posso chamá-la oração): “Estava em pé e orava assim consigo mesmo” (v. 11, 12): estando em pé sozinho, orava assim, como alguns leem.

Estava inteiramente concentrado em si mesmo, nada tinha diante dos olhos senão o eu, seu próprio louvor e não a glória de Deus; ou em pé em algum lugar destacado, onde se distinguia; ou se colocando com grande pompa e formalidade, orava assim.

Agora aquilo que aqui se supõe dizer é aquilo que mostra:

  1. Que confiava em si mesmo como justo. Disse muitas coisas boas de si mesmo, que suporemos verdadeiras.

Estava livre de pecados grosseiros e escandalosos; não era extorsionário, nem usurário, nem opressor de devedores ou arrendatários, mas justo e bondoso com todos os que dependiam dele.

Não era injusto em nenhum de seus negócios; não fazia injustiça a homem algum; podia dizer como Samuel: “De quem tomei boi ou jumento?” Não era adúltero, mas possuíra seu vaso em santificação e honra.

Contudo, isso não era tudo; jejuava duas vezes na semana como ato em parte de temperança, em parte de devoção. Os fariseus e seus discípulos jejuavam duas vezes por semana, segunda e quinta-feira.

Assim glorificava a Deus com seu corpo; contudo, isso não era tudo; dava dízimos de tudo que possuía segundo a lei, e assim glorificava a Deus com seu patrimônio mundano. Agora tudo isso era muito bom e elogiável.

Miserável é a condição daqueles que não alcançam a justiça desse fariseu; contudo, não foi aceito; e por que não?

(1.) Sua ação de graças a Deus por isso, embora em si coisa boa, ainda assim parece mera formalidade. Não diz: “Pela graça de Deus sou o que sou”, como Paulo, mas despacha isso com um leviano “Deus, graças te dou”, destinado apenas a introdução plausível para uma ostentação orgulhosa e vaidosa de si mesmo.

(2.) Vangloria-se disso e se demora com deleite nesse assunto, como se toda a sua ocupação no templo fosse dizer ao Deus Todo-poderoso quão bom era; está pronto a dizer, com aqueles hipócritas de quem lemos (Isaías 58:3): “Por que jejuamos e tu não vês?”

(3.) Confiava nisso como justiça, e não só a mencionava, mas apelava para ela como se por isso tivesse merecido algo das mãos de Deus e o feito seu devedor.

(4.) Aqui não há uma palavra de oração em tudo que diz. Subiu ao templo para orar, mas esqueceu sua missão, estava tão cheio de si mesmo e de sua própria bondade que pensava não precisar de nada, não, nem do favor e graça de Deus, que, ao que parece, não considerava dignos de pedir.

  1. Que desprezava os outros:

(1.) Tinha baixa opinião de toda a humanidade exceto de si mesmo: “Graças te dou porque não sou como os outros homens”. Fala indefinidamente, como se fosse melhor que qualquer um.

Podemos ter motivo para agradecer a Deus por não sermos como alguns homens, notoriamente ímpios e vis; mas falar assim ao acaso, como se só nós fôssemos bons e todos além de nós réprobos, é julgar por atacado.

(2.) Tinha baixa opinião, de maneira particular, desse publicano, que provavelmente deixara atrás no pátio dos gentios e em cuja companhia se encontrara ao vir ao templo.

Sabia que era publicano e por isso muito sem caridade concluiu que era extorsionário, injusto e tudo que é mau. Suponha que fosse assim e que soubesse disso, que tinha a fazer reparando nisso?

Não podia fazer suas orações (e isso era tudo que os fariseus faziam) sem desacreditar seus vizinhos? Ou isso era uma parte de seu “Deus, graças te dou”? Estava tão satisfeito com a maldade do publicano quanto com sua própria bondade?

Não poderia haver evidência mais clara, não só da falta de humildade e caridade, mas de orgulho e malícia dominantes, do que essa.

III. Aqui está a aproximação do publicano a Deus, que era o contrário da do fariseu, tão cheia de humildade e humilhação quanto a dele de orgulho e ostentação; tão cheia de arrependimento pelo pecado e desejo de Deus quanto a dele de confiança em si mesmo e em sua própria justiça e suficiência:

  1. Expressou seu arrependimento e humildade no que fez; seu gesto, quando se dirigiu às suas devoções, expressava grande seriedade e humildade e era a vestimenta própria de um coração quebrantado, penitente e obediente:

(1.) “Ficou de longe”. O fariseu ficou em pé, mas avançou tanto quanto pôde até a parte superior do pátio; o publicano manteve distância sob a percepção de sua indignidade de se aproximar de Deus.

Talvez por temor de ofender o fariseu, que observou olhando-o com desprezo, e de perturbar suas devoções. Assim reconheceu que Deus poderia justamente contemplá-lo de longe e enviá-lo a um estado de distância eterna dele, e que era grande favor Deus ter por bem admiti-lo assim tão perto.

(2.) “Não quis levantar sequer seus olhos ao céu”, muito menos suas mãos, como era habitual na oração.

Levantou seu coração a Deus nos céus em santos desejos, mas, por vergonha e humilhação predominantes, não levantou seus olhos em santa confiança e coragem.

Suas iniquidades passaram acima de sua cabeça como um fardo pesado, de modo que não consegue olhar para cima, Salmos 40:12. O abatimento de sua aparência indica o abatimento de sua mente ao pensar no pecado.

(3.) “Batia em seu peito”, numa santa indignação consigo mesmo pelo pecado: “Assim golpearia este meu coração ímpio, a fonte envenenada de onde fluem todas as correntes de pecado, se pudesse alcançá-lo”.

O coração do pecador primeiro o golpeia numa repreensão penitente, 2 Samuel 24:10. “O coração de Davi o golpeou”. Pecador, o que você fez? Então golpeia seu coração com remorso penitente: “Ó miserável homem que sou!”

Diz-se que Efraim golpeia sua coxa, Jeremias 31:19. Grandes pranteadores são representados batendo em seu peito, Naum 2:7.

  1. Expressou isso no que disse. Sua oração foi curta. O temor e a vergonha o impediram de dizer muito; suspiros e gemidos absorveram suas palavras; mas o que disse foi ao propósito: “Deus, sê misericordioso para comigo, um pecador”.

Bendito seja Deus por termos essa oração registrada como oração respondida e por termos certeza de que aquele que a fez foi para sua casa justificado; assim nós iremos, se a fizermos como ele, mediante Jesus Cristo:

“Deus, sê misericordioso para comigo, um pecador; que o Deus de misericórdia infinita seja misericordioso para comigo, pois, se não for, estou para sempre arruinado, para sempre miserável. Deus, sê misericordioso para comigo, pois fui cruel comigo mesmo”:

(1.) Reconhece ser pecador por natureza, por prática, culpado diante de Deus. “Eis que sou vil, que te responderei?”

O fariseu nega ser pecador; nenhum de seus vizinhos pode acusá-lo, e não vê motivo para acusar a si mesmo de algo errado; é limpo, é puro do pecado. Mas o publicano não dá a si mesmo outra caracterização senão a de pecador, criminoso condenado no tribunal de Deus.

(2.) Não tem dependência senão da misericórdia de Deus; nisso, e só nisso, se apoia. O fariseu insistira no mérito de seus jejuns e dízimos; mas o pobre publicano renuncia a todo pensamento de mérito e foge para a misericórdia como sua cidade de refúgio, e se agarra ao chifre daquele altar.

“A justiça me condena; nada me salvará senão misericórdia, misericórdia”.

(3.) Ora intensamente pelo benefício daquela misericórdia: “Ó Deus, sê misericordioso, sê propício para comigo; perdoa meus pecados; reconcilia-te comigo; recebe-me em teu favor; recebe-me graciosamente; ama-me livremente”.

Vem como mendigo pedir esmola, prestes a morrer de fome. Provavelmente repetiu a oração com afetos renovados e talvez disse mais no mesmo sentido, confessou pecados específicos e mencionou as misericórdias de que precisava e que esperava de Deus. Mas o refrão continuava: “Deus, sê misericordioso para comigo, um pecador”.

IV. Aqui está a aceitação do publicano junto a Deus. Vimos como esses dois se dirigiram diferentemente a Deus; agora vale a pena perguntar como tiveram sucesso.

Havia pessoas que exaltariam o fariseu e olhariam com desprezo para esse publicano servil e choramingas; o fariseu voltaria para casa aplaudido por elas.

Mas nosso Senhor Jesus, a quem todos os corações estão abertos, todos os desejos conhecidos e de quem nenhum segredo é escondido, que conhece perfeitamente todos os procedimentos no tribunal do céu, nos assegura que esse publicano pobre, penitente e de coração quebrantado foi para sua casa justificado, antes que o outro.

O fariseu pensava que, se um deles devesse ser justificado e não o outro, certamente deveria ser ele antes que o publicano.

“Não”, diz Cristo; “eu vos digo, afirmo-o com a máxima certeza e o declaro a vós com a máxima seriedade, eu vos digo, é o publicano antes que o fariseu”.

O fariseu orgulhoso vai embora rejeitado por Deus; suas ações de graças estão tão longe de ser aceitas que são abominação; não é justificado, seus pecados não são perdoados, nem é livrado da condenação; não é aceito como justo aos olhos de Deus porque é tão justo aos seus próprios olhos.

Mas o publicano, mediante essa aproximação humilde ao Céu, obtém a remissão de seus pecados, e aquele a quem o fariseu não colocaria com os cães de seu rebanho Deus coloca com os filhos de sua família.

O motivo dado para isso é que a glória de Deus é resistir aos orgulhosos e dar graça aos humildes:

  1. Homens orgulhosos que exaltam a si mesmos são rivais de Deus e, por isso, certamente serão rebaixados. Deus, em seu discurso com Jó, recorre a essa prova de ser Deus: olha para cada um que é orgulhoso e o abate, Jó 40:12.

  2. Homens humildes que rebaixam a si mesmos são sujeitos a Deus e serão exaltados. Deus tem elevação reservada àqueles que a receberão como favor, não aos que a exigem como dívida.

Será exaltado ao amor de Deus e à comunhão com ele, exaltado à satisfação em si mesmo e exaltado por fim tão alto quanto o céu.

Veja como o castigo corresponde ao pecado: “Aquele que exalta a si mesmo será rebaixado”. Veja como a recompensa corresponde ao dever: “Aquele que humilha a si mesmo será exaltado”.

Veja também o poder da graça de Deus em trazer bem do mal; o publicano fora grande pecador, e da grandeza de seu pecado veio a grandeza de seu arrependimento; do devorador saiu alimento.

Veja, ao contrário, o poder da malícia de Satanás em trazer mal do bem. Era bom o fariseu não ser extorsionário nem injusto; mas o diabo o fez orgulhoso disso, para sua ruína.

Versículos 15 a 17

A Atenção de Cristo às Crianças.

Tivemos essa passagem da história tanto em Mateus quanto em Marcos; segue muito apropriadamente aqui após a história do publicano, como confirmação da verdade que aquela parábola deveria ilustrar: serão aceitos junto a Deus e honrados aqueles que se humilham, e para eles Cristo tem bênçãos reservadas, as mais seletas e melhores bênçãos. Observe aqui:

  1. Aqueles que são eles próprios abençoados em Cristo deveriam desejar que seus filhos também sejam abençoados nele e assim testemunhar a verdadeira honra que têm por Cristo, recorrendo a ele, e o verdadeiro amor que têm por seus filhos, por seu interesse pela alma deles.

Trouxeram-lhe bebês, muito pequenos, incapazes de andar, crianças de peito, como alguns pensam. Ninguém é pequeno demais, novo demais para ser trazido a Cristo, que sabe mostrar bondade àqueles que não são capazes de lhe prestar serviço.

  1. Um toque gracioso de Cristo fará nossos filhos felizes. Trouxeram-lhe bebês para que os tocasse, como sinal da aplicação de sua graça e Espírito a eles, pois isso sempre abre caminho para sua bênção, que também esperavam.

Veja Isaías 44:3: primeiro derramarei meu Espírito sobre sua semente e então minha bênção sobre sua descendência.

  1. Não é estranho aqueles que fazem seu pedido a Jesus Cristo, por si mesmos ou por seus filhos, encontrarem desânimo, até daqueles que deveriam favorecê-los e animá-los.

Quando os discípulos viram isso, pensaram que, se fosse admitido, traria perturbação sem fim sobre seu Mestre; por isso os repreenderam e olharam com desaprovação para eles. A esposa se queixou dos guardas, Cantares de Salomão 3:3; 5:7.

  1. Muitos a quem os discípulos repreendem o Mestre convida: Jesus os chamou a si quando, diante da correção dos discípulos, estavam se retirando. Não recorreram dos discípulos ao Mestre, mas o Mestre acolheu a causa deles, que fora desprezada.

  2. É a vontade de Cristo que crianças pequenas lhe sejam trazidas e apresentadas como sacrifícios vivos à sua honra: “Permiti que as crianças pequenas venham a mim e não as proibais; que nada seja feito para impedi-las, pois serão tão bem-vindas quanto quaisquer outras”.

A promessa é para nós e para nossa semente; por isso aquele a quem cabe conceder as bênçãos prometidas lhes dará boas-vindas a ele conosco.

  1. Os filhos daqueles que pertencem ao reino de Deus também pertencem àquele reino, como os filhos de homens livres são livres. Se os pais são membros da igreja visível, os filhos também o são; pois, se a raiz é santa, os ramos o são.

  2. Tão bem-vindas são as crianças a Cristo que aqueles adultos são mais bem-vindos a ele que mais têm em si a disposição das crianças (v. 17): “Quem não receber o reino de Deus como uma criança pequena”.

Isto é, receber seus benefícios com humildade e gratidão, não alegando merecê-los, como o fariseu, mas reconhecendo alegremente que os deve à graça gratuita, como o publicano; a menos que um homem seja levado a essa disposição de negar a si mesmo, de modo algum entrará naquele reino.

Devem receber o reino de Deus como as crianças recebem seus patrimônios por descendência e herança, não por compra, e chamá-lo dom de seu Pai.

Versículos 18 a 30

As Riquezas, um Impedimento Espiritual.

Nestes versículos temos:

I. O discurso de Cristo com um governante que tinha boa disposição para ser orientado por ele no caminho para o céu, no qual podemos observar:

  1. É uma visão bendita ver pessoas de distinção no mundo se distinguirem das outras de sua posição por seu interesse pela alma e por outra vida.

Lucas repara que era um governante. Poucos dos governantes tinham algum apreço por Cristo, mas aqui estava um que tinha. Não aparece se governante da igreja ou do Estado, mas era alguém revestido de autoridade.

  1. A grande coisa que cada um de nós tem interesse em investigar é o que faremos para chegar ao céu, o que faremos para herdar a vida eterna.

Isso implica uma crença na vida eterna depois desta que ateus e incrédulos não têm; um interesse em assegurá-la que um mundo descuidado e irrefletido não tem; uma disposição para cumprir quaisquer condições para que seja assegurada que aqueles decididamente dedicados ao mundo e à carne não têm.

  1. Aqueles que querem herdar a vida eterna devem se aplicar a Jesus Cristo como seu Mestre, seu Mestre que ensina, assim significa aqui (didaskale), e seu Mestre que governa, e assim certamente o encontrarão.

Não há aprender o caminho para o céu senão na escola de Cristo, por aqueles que entram nela e nela continuam.

  1. Aqueles que vêm a Cristo como seu Mestre devem crer que tem não só uma missão divina, mas uma bondade divina.

Cristo queria que esse governante soubesse que, se entendia a si mesmo corretamente ao chamá-lo bom, na prática o chamava Deus, e de fato era assim (v. 19): “Por que me chamas bom? Sabes que ninguém é bom senão um, isto é, Deus; então me consideras Deus? Se assim for, estás certo”.

  1. Nosso Mestre, o próprio Cristo, não mudou o caminho para o céu em relação ao que era antes de sua vinda, mas apenas o tornou mais claro, fácil e confortador, e providenciou nosso auxílio caso demos algum passo falso. “Conheces os mandamentos”.

Cristo não veio destruir a lei e os profetas, mas estabelecê-los. Você quer herdar a vida eterna? Governe-se pelos mandamentos.

  1. Os deveres da segunda tábua devem ser observados conscienciosamente para nossa felicidade, e não devemos pensar que quaisquer atos de devoção, por mais plausíveis, compensarão sua negligência.

Nem basta nos manter livres das violações grosseiras desses mandamentos, mas devemos conhecer esses mandamentos como Cristo os explicou em seu sermão no monte, em sua extensão e natureza espiritual, e assim observá-los.

  1. Os homens se consideram inocentes porque são ignorantes; assim esse governante fez. Disse: “Todos esses tenho guardado desde minha juventude”, v. 21. Não conhece mais mal de si mesmo do que o fariseu, v. 11.

Vangloria-se de ter começado cedo num curso de virtude, de ter continuado nele até esse dia e de não ter transgredido em nenhum caso.

Se tivesse conhecido a extensão e natureza espiritual da lei divina e os movimentos de seu próprio coração, se ao menos tivesse sido discípulo de Cristo por algum tempo e aprendido dele, teria dito exatamente o contrário: “Todos esses tenho quebrado desde minha juventude, em pensamento, palavra e ação”.

  1. As grandes coisas pelas quais devemos provar nosso estado espiritual são como estamos afetivamente dispostos para com Cristo e nossos irmãos, para com este mundo e o outro; por elas esse homem foi provado. Pois:

(1.) Se tiver verdadeira afeição por Cristo, virá e o seguirá, dará atenção à sua doutrina e se submeterá à sua disciplina, seja qual for o custo.

Ninguém herdará a vida eterna que não esteja disposto a tomar sua sorte com o Senhor Jesus, a seguir o Cordeiro onde quer que vá.

(2.) Se tiver verdadeira afeição por seus irmãos, distribuirá aos pobres conforme houver ocasião; eles recebem, em nome de Deus, o que lhe é devido de nossos bens.

(3.) Se tiver baixa opinião deste mundo, como deveria, não hesitará em vender o que tem se houver necessidade disso para auxílio dos pobres de Deus.

(4.) Se pensar altamente do outro mundo, como deveria, não desejará mais que ter tesouro no céu e considerará isso recompensa suficiente e abundante por tudo que deixou, perdeu ou gastou para Deus neste mundo.

  1. Há muitos que têm muito em si que é muito elogiável e contudo perecem por falta de uma coisa; assim esse governante aqui; rompeu com Cristo por isso, gostou muito de todas as suas condições exceto dessa que o separaria de seu patrimônio: “Nisto, peço-te, considera-me desculpado”. Se esse é o negócio, não é negócio.

  2. Muitos que relutam em deixar Cristo contudo o deixam. Depois de longa luta entre seus convencimentos e suas corrupções, suas corrupções vencem por fim; lamentam muito não poder servir tanto a Deus quanto a Mamom; mas, se um deve ser abandonado, será seu Deus, não seu ganho mundano.

II. O discurso de Cristo com seus discípulos nessa ocasião, no qual podemos observar:

  1. As riquezas são grande impedimento para muitos no caminho para o céu. Cristo reparou na relutância e pesar com que o rico rompeu com ele. Viu que estava muito triste e se entristeceu por ele; mas daí infere: “Com quanta dificuldade entrarão os que têm riquezas no reino de Deus!”, v. 24.

Se esse governante tivesse tão pouco do mundo quanto Pedro, Tiago e João tinham, com toda probabilidade o teria deixado para seguir Cristo, como eles; mas, tendo um grande patrimônio, isso tinha grande influência sobre ele.

Escolheu antes se despedir de Cristo do que se colocar sob obrigação de destinar seu patrimônio a fins caridosos.

Cristo afirma muito enfaticamente a dificuldade da salvação dos ricos: “É mais fácil um camelo passar pelo olho de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus”, v. 25. É expressão proverbial que denota ser a coisa extremamente difícil.

  1. Há no coração de todas as pessoas uma afeição tão geral por este mundo e suas coisas que, visto que Cristo exigiu como necessário à salvação termos pouco apego a este mundo, é realmente muito árduo para qualquer um chegar ao céu.

Se devemos vender tudo ou romper com Cristo, “quem então pode ser salvo?”, v. 26. Não censuram o que Cristo exigiu como árduo e irracional.

Não: é muito apropriado que aqueles que esperam felicidade eterna no outro mundo estejam dispostos a abrir mão de tudo que lhes é querido neste mundo, na expectativa dela.

Mas sabem quão estreitamente o coração da maioria dos homens se apega a este mundo e estão prontos a perder a esperança de algum dia serem levados a isso.

  1. Há tais dificuldades no caminho de nossa salvação que nunca poderiam ser vencidas senão por pura onipotência, por aquela graça de Deus que é todo-poderosa e para a qual é possível aquilo que excede todo poder e sabedoria criados.

“As coisas que são impossíveis aos homens” (e é inteiramente impossível os homens operarem uma mudança em seu próprio espírito que os volte do mundo para Deus, é como dividir o mar e fazer o Jordão voltar), essas coisas são possíveis a Deus.

Sua graça pode operar sobre a alma de modo a alterar sua inclinação e tendência e lhe dar direção contrária; ele opera em nós tanto o querer quanto o fazer.

  1. Há uma propensão em nós a falar demais do que deixamos e perdemos, do que fizemos e sofremos por Cristo. Isso aparece em Pedro: “Eis que deixamos tudo e te seguimos”, v. 28.

Quando teve ocasião, não pôde deixar de engrandecer sua própria afeição e a de seus irmãos por Cristo ao abandonar tudo para segui-lo.

Mas deveríamos estar tão longe de nos vangloriar disso que antes reconhecêssemos não valer a pena reparar nisso, e nos envergonhássemos de nós mesmos por ter havido qualquer pesar e dificuldade em fazê-lo, e quaisquer anseios por aquelas coisas depois.

  1. Tudo que deixamos ou gastamos por Cristo, sem falta, nos será abundantemente compensado neste mundo e no futuro, apesar de nossas fraquezas e enfermidades (v. 29, 30).

Ninguém deixou o conforto de seu patrimônio ou parentes pelo reino de Deus, para que não impedissem seu serviço àquele reino nem seu desfrute dele, sem receber muitas vezes mais neste tempo presente.

Isso nas graças e consolos do Espírito de Deus, nos prazeres da comunhão com Deus e de uma boa consciência, vantagens que, para aqueles que sabem valorizá-las e aproveitá-las, compensarão abundantemente todas as suas perdas.

Contudo, isso não é tudo; no mundo futuro receberão vida eterna, para a qual o governante parecia ter os olhos e o coração voltados.

Versículos 31 a 34

O Sofrimento de Cristo Predito.

Aqui está:

I. A notícia que Cristo deu a seus discípulos de seus sofrimentos e morte que se aproximavam e de seu desfecho glorioso, dos quais ele próprio tinha visão e conhecimento antecipado perfeitos, e considerou necessário avisá-los para que lhes causassem menos surpresa e terror.

Há aqui duas coisas que não tivemos nos outros evangelistas:

  1. Os sofrimentos de Cristo são aqui mencionados como cumprimento das Escrituras, consideração com a qual Cristo se reconciliou com eles e queria reconciliar os discípulos: todas as coisas escritas pelos profetas acerca do Filho do homem, especialmente as agruras que sofreria, serão cumpridas.

Repare: o Espírito de Cristo, nos profetas do Antigo Testamento, testemunhou de antemão seus sofrimentos e a glória que se seguiria, 1 Pedro 1:11.

Isso prova que as Escrituras são a palavra de Deus, pois tiveram seu cumprimento exato e pleno; e que Jesus Cristo foi enviado por Deus, pois tiveram seu cumprimento nele; este era aquele que viria, pois tudo predito acerca do Messias foi verificado nele.

Se submeteria a qualquer coisa para o cumprimento da Escritura, para que nem um jota ou til dela caísse por terra. Isso faz cessar o escândalo da cruz e põe honra sobre ela. Assim foi escrito e assim convinha a Cristo sofrer, assim lhe convinha.

  1. A ignomínia e desonra feitas a Cristo em seus sofrimentos recebem aqui maior ênfase. Os outros evangelistas tinham dito que seria escarnecido; mas aqui se acrescenta: “Será tratado rancorosamente”, hybristhesetai: será carregado de insulto e desprezo, receberá todo descrédito possível.

Essa foi aquela parte de seus sofrimentos pela qual, de maneira espiritual, satisfez a justiça de Deus pela injúria que lhe fizéramos em sua honra pelo pecado.

Aqui está um exemplo particular de desonra feita a ele: foi cuspido, o que fora particularmente predito, Isaías 50:6.

Mas aqui, como sempre, quando Cristo falava de seus sofrimentos e morte, predisse sua ressurreição como aquilo que tirava tanto o terror quanto o descrédito de seus sofrimentos: “No terceiro dia ressuscitará”.

II. A confusão em que os discípulos foram assim colocados. Isso era tão contrário às noções que tinham do Messias e de seu reino, tão frustrante para suas expectativas de seu Mestre e tanto destruía todos os seus planos que não entenderam nenhuma dessas coisas, v. 34.

Seus preconceitos eram tão fortes que não queriam entendê-las literalmente e não podiam entendê-las de outro modo, de modo que não as entendiam de forma alguma.

Era um mistério, era um enigma para eles, tinha de ser assim; mas pensam ser impossível reconciliá-lo com a glória e honra do Messias e o desígnio de estabelecer seu reino.

“Essa palavra estava escondida deles”, kekrymmenon ap auton; era apócrifa para eles, não podiam recebê-la: por sua parte, tinham lido o Antigo Testamento muitas vezes, mas nunca puderam ver nele coisa alguma que fosse cumprida na desonra e morte desse Messias.

Estavam tão concentrados naquelas profecias que falavam de sua glória que passavam por cima das que falavam de seus sofrimentos, nas quais os escribas e doutores da lei deveriam tê-los orientado a reparar e que deveriam ter trazido a seus credos e catecismos, assim como as outras.

Mas não se ajustavam ao seu esquema e, por isso, foram postas de lado. Repare: por isso as pessoas caem em enganos, porque leem suas Bíblias pela metade e são tão parciais nos profetas quanto na lei. Querem só as coisas suaves, Isaías 30:10.

Assim agora somos propensos demais, ao ler as profecias que ainda serão cumpridas, a ter nossas expectativas elevadas do estado glorioso da igreja nos últimos dias.

Mas passamos por cima de seu estado de deserto e pano de saco e estamos dispostos a imaginar que terminou e nada nos é reservado senão dias tranquilos.

Então, quando surgem tribulação e perseguição, não entendemos isso, nem conhecemos as coisas que são feitas, embora nos seja dito tão claramente quanto possível que por muitas tribulações devemos entrar no reino de Deus.

Versículos 35 a 43

A Vista Restaurada ao Cego.

Cristo veio não só trazer luz a um mundo escuro e assim pôr diante de nós os objetos que devemos ter em vista, mas também dar vista a almas cegas e, curando o órgão, capacitá-las a ver aqueles objetos.

Como sinal disso, curou muitos de sua cegueira corporal; agora temos um relato de alguém a quem deu vista perto de Jericó.

Marcos nos dá relato de um, e o nomeia, a quem Cristo curou ao sair de Jericó, Marcos 10:46. Mateus fala de dois a quem Cristo curou quando saíam de Jericó, Mateus 20:30.

Lucas diz que foi en to eggizein auton: quando estava perto de Jericó, o que poderia ser tanto ao sair dela quanto ao entrar nela. Observe:

I. Esse pobre cego sentava-se à beira do caminho, mendigando, v. 35. Parece que não só era cego, mas pobre, não tinha de que subsistir nem parentes que o sustentassem; emblema tanto mais apropriado do mundo da humanidade que Cristo veio curar e salvar.

São por isso infelizes e miseráveis, pois são tanto pobres quanto cegos, Apocalipse 3:17. Sentava-se mendigando, pois era cego e não podia trabalhar para seu sustento.

Repare: devem ser auxiliados pela caridade aqueles que a providência de Deus de alguma forma incapacitou de ganhar seu próprio pão.

Tais objetos de caridade à beira do caminho não devem ser ignorados por nós. Cristo aqui lançou um olhar favorável a um mendigo comum e, embora haja embusteiros entre eles, ainda assim não devem por isso ser todos considerados tais.

II. Ouvindo o barulho de uma multidão que passava, perguntou o que significava, v. 36. Isso não tivemos antes. Ensina-nos que é bom ser inquisitivo e que os que são assim em algum momento encontram seu benefício.

Os que não têm vista devem fazer tanto melhor uso de sua audição e, quando não podem ver com seus próprios olhos, devem, fazendo perguntas, usar os olhos de outras pessoas.

Assim esse cego fez e por esse meio veio a entender que Jesus de Nazaré passava, v. 37. É bom estar no caminho de Cristo e, quando temos uma oportunidade de nos aplicar a ele, não deixá-la escapar.

III. Sua oração tem em si muito tanto de fé quanto de fervor: “Jesus, tu, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, v. 38.

Reconhece que Cristo é o Filho de Davi, o Messias prometido; crê que é Jesus, um Salvador; crê que é capaz de ajudá-lo e socorrê-lo e intensamente pede seu favor: “Tem misericórdia de mim, perdoa meu pecado, tem piedade de minha miséria”.

Cristo é rei misericordioso; aqueles que se aplicam a ele como Filho de Davi o encontrarão assim e pedem suficiente para si mesmos quando oram: “Tem misericórdia de nós”; pois a misericórdia de Cristo inclui tudo.

IV. Aqueles que estão seriamente empenhados nos favores e bênçãos de Cristo não serão afastados de sua busca, embora encontrem oposição e repreensão.

Aqueles que o acompanhavam altercaram com ele como perturbador para o Mestre, barulhento e impertinente, e lhe mandaram ficar calado; mas continuou com sua petição.

Ou melhor: a correção que lhe foi dada era apenas como uma represa numa corrente cheia, que a faz crescer tanto mais; clamou mais alto: “Tu, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”.

Os que querem sucesso na oração devem ser insistentes na oração. Essa história no fim do capítulo indica a mesma coisa que a parábola no início do capítulo: os homens devem sempre orar e não desfalecer.

V. Cristo anima pobres mendigos para quem os homens olham com desaprovação e os convida a vir a ele, e está pronto a acolhê-los e lhes dar boas-vindas: mandou que fosse trazido a ele.

Repare: Cristo tem mais ternura e compaixão por suplicantes angustiados do que qualquer de seus seguidores. Embora estivesse em sua viagem, ainda assim parou, ficou em pé e mandou que fosse trazido a ele. Aqueles que o corrigiram devem agora emprestar suas mãos para conduzi-lo a Cristo.

VI. Embora Cristo conheça todas as nossas carências, quer conhecê-las de nossa própria boca (v. 41): “Que queres que eu te faça?”

Ao expormos nossa condição diante de Deus, especificando nossas carências e fardos, ensinamos a nós mesmos a valorizar a misericórdia que buscamos; é necessário fazê-lo, de outro modo não estamos aptos a recebê-la.

Esse homem derramou sua alma diante de Cristo quando disse: “Senhor, que eu receba minha vista”. Assim devemos ser específicos na oração, em ocasiões específicas.

VII. A oração da fé, guiada pelas promessas animadoras de Cristo e fundamentada nelas, não será em vão; ou melhor: não só receberá uma resposta de paz, mas de honra (v. 42); Cristo disse: “Recebe tua vista, tua fé te salvou”.

A verdadeira fé produzirá fervor na oração, e ambos juntos trarão abundância dos frutos do favor de Cristo; são então duplamente confortadores quando vêm dessa forma, quando somos salvos pela fé.

VIII. A graça de Cristo deve ser reconhecida com gratidão, para a glória de Deus, v. 43:

  1. O próprio pobre mendigo, que teve sua vista restaurada, seguiu Cristo, glorificando a Deus.

Cristo se dedicou a glorificar seu Pai; aqueles que curou o agradavam mais quando louvavam a Deus, como agradarão mais a Deus aqueles que louvam Cristo e lhe prestam honra; pois, confessando que é Senhor, damos glória a Deus Pai.

É para a glória de Deus seguirmos Cristo, como farão aqueles cujos olhos são abertos.

  1. O povo que viu isso não pôde deixar de louvar a Deus, que dera tal poder ao Filho do Homem e por ele concedera tais favores aos filhos dos homens.

Repare: devemos louvar a Deus por suas misericórdias para com outros assim como pelas misericórdias para com nós mesmos.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra