Lucas 17
Argumento
Neste capítulo temos:
I. Alguns discursos particulares que Cristo teve com seus discípulos, nos quais lhes ensina a tomar cuidado para não causar ofensa e a perdoar as injúrias que lhes fazem (vv. 1-4), anima-os a orar pelo aumento de sua fé (v. 5, 6) e então lhes ensina humildade, qualquer que fosse o serviço que tivessem prestado a Deus, vv. 7-10.
II. A purificação de dez leprosos por Cristo e o agradecimento que recebeu de apenas um deles, um samaritano, vv. 11-19.
III. Seu discurso com seus discípulos, por ocasião de uma pergunta dos fariseus sobre quando o reino de Deus apareceria, vv. 20-37.
Versículos 1 a 10
O Tratamento das Ofensas.
Aqui nos é ensinado:
I. Que causar ofensas é um grande pecado, e aquilo que cada um de nós deve evitar e contra o que deve vigiar zelosamente, v. 1, 2. Não podemos esperar senão que venham ofensas, considerando a perversidade e obstinação que estão na natureza do homem e o sábio propósito e conselho de Deus, que prosseguirá sua obra até por essas ofensas e tirará bem do mal.
É quase impossível que não venham ofensas e, por isso, precisamos nos preparar para isso. Mas ai daquele por quem vêm. Sua condenação será pesada (v. 2), mais terrível do que a dos piores malfeitores condenados a ser lançados ao mar, pois perecem sob uma carga de culpa mais pesada do que a de pedras de moinho. Isso inclui um ai:
Aos perseguidores, que fazem qualquer injúria ao menor dos pequeninos de Cristo, em palavra ou ação, pela qual são desanimados de servir a Cristo e cumprir seu dever, ou ficam em perigo de ser afastados dele.
Aos sedutores, que corrompem as verdades de Cristo e suas ordenanças e assim perturbam as mentes dos discípulos, pois são aqueles por quem vêm ofensas.
Aos que, sob a profissão do nome cristão, vivem escandalosamente e com isso enfraquecem os laços e entristecem os corações do povo de Deus. Pois por eles vem a ofensa, e o fato de ser impossível que não venham ofensas não diminui sua culpa nem diminuirá seu castigo.
II. Que perdoar ofensas é um grande dever, e aquilo de que cada um de nós deve fazer questão de consciência (v. 3): “Tomai cuidado convosco”. Isso pode se referir ou ao que vem antes, ou ao que segue: tomem cuidado para não ofender um destes pequeninos.
Os ministros devem ter muito cuidado para não dizer ou fazer nada que possa desanimar os cristãos fracos. Há necessidade de grande precaução, e devem falar e agir muito ponderadamente por medo disso.
Ou: “Quando seu irmão transgride contra você, lhe faz alguma injúria, lhe mostra qualquer desprezo ou afronta, se participa de qualquer dano causado a seus bens ou à sua reputação, tome cuidado consigo mesmo em tal ocasião, para não se deixar dominar pela ira.
“Para que, quando seu espírito for provocado, você não fale sem ponderação e faça precipitadamente um voto de vingança (Provérbios 24:29): ‘Farei assim a ele como ele fez a mim’. Tome cuidado com o que diz em tal ocasião, para não dizer algo errado”.
- Se lhe é concedido repreendê-lo, você é aconselhado a fazê-lo. Não sufoque o ressentimento, mas dê-lhe vazão. Diga-lhe suas falhas. Mostre-lhe em que não agiu bem nem com justiça com você.
Talvez você perceba (e deve estar muito disposto a perceber) que o entendeu mal, que não era uma transgressão contra você, ou não era intencional, mas um descuido. Então lhe pedirá perdão por entendê-lo mal, como em Josué 22:30, 31.
- Mediante seu arrependimento, você recebe a ordem de perdoá-lo e ficar perfeitamente reconciliado com ele: “Se ele se arrepender, perdoa-lhe”. Esqueça a injúria, nunca pense nela novamente, muito menos a lance em seu rosto.
Embora ele não se arrependa, você não deve por isso alimentar malícia contra ele nem meditar vingança. Mas, se ele ao menos não disser que se arrepende, você não é obrigado a ter com ele a mesma liberdade e proximidade de antes.
Se for culpado de um pecado grave que ofenda a comunidade cristã de que é membro, seja repreendido por seu pecado com seriedade e brandura e, mediante seu arrependimento, recebido novamente em amizade e comunhão. Isso o apóstolo chama de perdão, 2 Coríntios 2:7.
- Você deve repetir isso toda vez que ele repetir sua transgressão, v. 4. “Se fosse possível supor que ele fosse ou tão negligente, ou tão insolente a ponto de transgredir contra você sete vezes num dia, e tantas vezes professar tristeza por sua falha e prometer não ofender novamente de modo semelhante, continue a perdoá-lo”.
Humanum est errare: errar é humano. Repare: os cristãos devem ter um espírito perdoador, disposto a interpretar todos da melhor maneira e a deixar à vontade todos ao seu redor. Devem estar prontos a atenuar falhas, e não a agravá-las, e se esforçar tanto para mostrar que perdoaram uma injúria quanto outros se esforçam para mostrar que se ressentem dela.
III. Que todos precisamos ter nossa fé fortalecida, porque, à medida que essa graça cresce, todas as outras graças crescem. Quanto mais firmemente cremos na doutrina de Cristo e mais confiantemente nos apoiamos na graça de Cristo, melhor estaremos em todos os aspectos. Agora observe aqui:
- O pedido que os discípulos fizeram a Cristo para o fortalecimento de sua fé, v. 5. Os próprios apóstolos, assim são chamados aqui, embora fossem os principais ministros de Estado no reino de Cristo, ainda assim reconheceram a fraqueza e deficiência de sua fé e viram sua necessidade da graça de Cristo para seu aperfeiçoamento.
Disseram ao Senhor: “Aumenta nossa fé e aperfeiçoa o que nela falta”. Sejam as manifestações da fé mais claras, os desejos da fé mais fortes, os atos de confiança da fé mais firmes e fixos, as dedicações da fé mais inteiras e resolutas, e os deleites da fé mais agradáveis.
Repare: o aumento de nossa fé é o que devemos desejar ardentemente, e devemos oferecer esse desejo a Deus em oração. Alguns pensam que fizeram essa oração a Cristo por ocasião de sua insistência com eles no dever de perdoar injúrias: “Senhor, aumenta nossa fé, ou nunca seremos capazes de praticar um dever tão difícil quanto este”.
A fé na misericórdia perdoadora de Deus nos capacitará a vencer as maiores dificuldades no caminho de perdoarmos nosso irmão. Outros pensam que foi em alguma outra ocasião, quando os apóstolos encontraram dificuldade ao realizar algum milagre e foram censurados por Cristo pela fraqueza de sua fé, como em Mateus 17:16, etc.
Devem recorrer àquele que os censurou para receber a graça que os aperfeiçoe. A ele clamam: “Senhor, aumenta nossa fé”.
- A garantia que Cristo lhes deu da maravilhosa eficácia da fé verdadeira (v. 6). Se vocês tivessem fé como um grão de mostarda, tão pequena quanto um grão de mostarda, mas a sua é ainda menor do que a menor, ou tão picante quanto um grão de mostarda, tão pungente, tão estimulante para todas as outras graças quanto a mostarda para os espíritos animais.
Por isso é usada nas paralisias. Vocês poderiam fazer maravilhas muito além do que agora fazem. Nada seria árduo demais para vocês que fosse apropriado fazer para a glória de Deus e a confirmação da doutrina que pregam, sim, e ainda, embora fosse transplantar uma árvore da terra para o mar. Veja Mateus 17:20.
Assim como para Deus nada é impossível, assim todas as coisas são possíveis àquele que pode crer.
IV. Que, qualquer coisa que façamos no serviço de Cristo, devemos ser muito humildes e não imaginar que podemos merecer qualquer favor de sua mão ou reivindicá-lo como dívida. Até os próprios apóstolos, que fizeram tanto mais em favor de Cristo do que outros, não devem pensar que com isso o tornaram seu devedor.
Todos somos servos de Deus (seus apóstolos e ministros o são de maneira especial) e, como servos, somos obrigados a fazer tudo que pudermos para sua honra. Toda nossa força e todo nosso tempo devem ser empregados em favor dele, pois não somos nossos próprios, nem estamos ao nosso próprio dispor, mas ao do nosso Senhor.
Como servos de Deus, convém-nos preencher nosso tempo com o dever, e temos uma variedade de trabalho designado para fazer. Devemos fazer do fim de um serviço o começo de outro. O servo que esteve arando ou alimentando o gado no campo, quando chega em casa à noite, ainda tem trabalho a fazer. Deve servir à mesa, v. 7, 8.
Quando estivermos ocupados com os deveres de uma conduta religiosa, isso não nos dispensará dos exercícios de devoção. Quando tivermos trabalhado para Deus, ainda devemos esperar nele, continuamente.
- Nosso principal cuidado aqui deve ser cumprir os deveres próprios de nossa condição de servos e deixar ao nosso Senhor a decisão de nos dar o conforto desse serviço quando e como achar apropriado. Nenhum servo espera que seu senhor lhe diga: vá sentar-se para comer. Há tempo suficiente para isso quando terminamos nosso trabalho do dia.
Tenhamos o cuidado de terminar nosso trabalho e fazê-lo bem, e então a recompensa virá no devido tempo.
- É apropriado que Cristo seja servido antes de nós: “Prepara com que eu possa cear” e “depois comerás e beberás”. Os cristãos que duvidam dizem que não podem dar a Cristo a glória de seu amor como deveriam, porque ainda não obtiveram seu conforto. Mas isso está errado.
Primeiro, demos a Cristo a glória pelo seu amor e sirvamos a ele com nossos louvores. Então comeremos e beberemos no conforto desse amor, e nisso há um banquete.
- Os servos de Cristo, quando devem servi-lo, precisam se cingir, livrar-se de tudo que enreda e embaraça e preparar-se, com a mente concentrada, para prosseguir e concluir seu trabalho. Devem cingir os lombos de sua mente.
Quando preparamos o acolhimento de Cristo, deixamos pronto com que ele possa cear, devemos então nos cingir para servi-lo. Isso é esperado dos servos, e Cristo poderia exigir de nós, mas não insiste nisso.
Ele estava entre seus discípulos como alguém que servia e não veio, como outros senhores, assumir pompa e ser servido, mas servir. Testemunhe isso seu ato de lavar os pés de seus discípulos.
- Os servos de Cristo nem sequer merecem seu agradecimento por qualquer serviço que lhe façam. “Ele agradece àquele servo? Considera-se devedor dele por isso? Não: de modo algum”. Nenhuma boa obra nossa pode merecer nada da mão de Deus.
Esperamos o favor de Deus, não porque por nossos serviços o tornamos nosso devedor, mas porque ele por suas promessas se tornou devedor de sua própria honra. Podemos apelar a ele por isso, mas não mover ação por um quantum meruit, segundo o mérito.
- Qualquer coisa que façamos em favor de Cristo, embora talvez seja mais do que alguns outros façam, ainda assim não é mais do que nosso dever fazer. Embora façamos todas as coisas que nos são ordenadas, e ai! em muitas coisas ficamos aquém disso, ainda assim não há obra de supererogação.
É apenas aquilo a que somos obrigados pelo primeiro e grande mandamento de amar a Deus com todo nosso coração e alma, que inclui o máximo.
- Os melhores servos de Cristo, até quando fazem os melhores serviços, devem reconhecer humildemente que são servos inúteis. Embora não sejam aqueles servos inúteis que enterram seus talentos e serão lançados nas trevas exteriores, ainda assim, quanto a Cristo e qualquer vantagem que possa lhe resultar de seus serviços, são inúteis.
Nossa bondade não se estende a Deus, nem, se somos justos, ele fica melhor, Salmos 16:2; Jó 22:2; 35:7. Deus não pode ganhar por nossos serviços e, por isso, não pode ser feito devedor por eles. Não tem necessidade de nós, nem nossos serviços podem acrescentar nada às suas perfeições.
Convém-nos, portanto, chamar a nós mesmos de servos inúteis, mas chamar seu serviço de serviço proveitoso, pois Deus é feliz sem nós, mas estamos arruinados sem ele.
Versículos 11 a 19
Os Dez Leprosos.
Temos aqui um relato da cura de dez leprosos, que não tivemos em nenhum outro dos evangelistas. A lepra era uma doença que os judeus supunham ser infligida como castigo de algum pecado particular e ser, mais do que outras doenças, uma marca do desagrado de Deus.
Por isso Cristo, que veio tirar o pecado e afastar a cólera, teve cuidado especial em purificar os leprosos que encontrava pelo caminho. Cristo estava agora a caminho de Jerusalém, por volta da metade do percurso, onde tinha poucos conhecidos em comparação com os que tinha em Jerusalém ou na Galileia.
Estava agora na região fronteiriça, nas terras entre Samaria e Galileia. Foi por aquela estrada para encontrar esses leprosos e curá-los, pois é encontrado por aqueles que não o buscaram. Observe:
I. O pedido desses leprosos a Cristo. Eram dez numa companhia, pois, embora fossem excluídos do convívio com outros, ainda assim os infectados tinham liberdade de ter comunhão uns com os outros.
Isso lhes seria algum conforto, dando-lhes oportunidade de comparar informações e se compadecer uns dos outros. Agora observe:
Encontraram Cristo quando ele entrava em certa aldeia. Não esperaram até que ele se revigorasse por algum tempo depois da fadiga de sua viagem, mas o encontraram quando entrava na cidade, cansado como estava. Contudo, ele não os dispensou nem adiou sua causa.
Mantiveram-se à distância, sabendo que, pela lei, sua doença os obrigava a isso. A consciência de nossa lepra espiritual deve nos tornar muito humildes em todas as nossas aproximações de Cristo. Quem somos nós para nos aproximarmos daquele que é infinitamente puro? Somos impuros.
Seu pedido era unânime e muito insistente (v. 13): “Levantaram suas vozes”, estando à distância, e clamaram: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós”. Aqueles que esperam ajuda de Cristo devem tomá-lo por seu Mestre e estar ao seu comando.
Se for Mestre, será Jesus, um Salvador, e não de outro modo. Não pedem particularmente para ser curados de sua lepra, mas: “Tem misericórdia de nós”. Basta nos entregarmos à compaixão de Cristo, pois ela não falha.
Ouviram a fama desse Jesus (embora ele não tivesse convivido muito com as pessoas daquela região), e ela era tal que os animava a se dirigir a ele. Se apenas um deles começasse um pedido tão simples e sem custo, todos se juntariam.
II. Cristo os enviou ao sacerdote para serem examinados por ele, que era o juiz da lepra. Não lhes disse positivamente que seriam curados, mas lhes mandou ir mostrar-se aos sacerdotes, v. 14. Isso era uma prova de sua obediência, e era apropriado que fosse assim provada, como a de Naamã num caso semelhante: vá lavar-se no Jordão.
Repare: aqueles que esperam os favores de Cristo devem recebê-los pelo caminho e pelo método que ele determina. Alguns desses leprosos talvez estivessem prontos a contestar a prescrição: “Ou ele cure, ou diga que não quer, e não nos envie aos sacerdotes numa missão inútil”.
Mas, vencidos pela opinião dos demais, todos foram ao sacerdote. Como a lei cerimonial ainda vigorava, Cristo cuidou para que fosse observada, sua reputação mantida e a devida honra prestada aos sacerdotes nas coisas relativas à sua função.
Mas provavelmente tinha aqui um desígnio ulterior: ter o juízo do sacerdote sobre a perfeição da cura e seu testemunho dela. Queria também despertar o sacerdote e, por meio dele, outros, para que perguntassem por alguém que tinha tal poder de comando sobre doenças do corpo.
III. Enquanto iam, foram limpos e assim se tornaram aptos a ser examinados pelo sacerdote e a ter dele um certificado de que estavam limpos. Observe: então podemos esperar que Deus nos encontre com misericórdia quando somos encontrados no caminho do dever.
Se fazemos o que podemos, Deus não faltará em fazer em nosso favor aquilo que não podemos. Vá, aplique-se às ordenanças instituídas. Vá orar e ler as Escrituras. Vá mostrar-se aos sacerdotes, vá expor sua situação a um ministro fiel.
Embora os meios não o curem por conta própria, Deus o curará no uso diligente desses meios.
IV. Um deles, e apenas um, retornou para agradecer, v. 15. Quando viu que estava curado, em vez de prosseguir até o sacerdote para ser por ele declarado limpo e assim liberado de seu confinamento, que era tudo que os demais visavam, voltou para aquele que era o Autor de sua cura.
Desejava que Cristo recebesse a glória pela cura antes que ele próprio recebesse o benefício dela. Parece ter sido muito sincero e afetuoso em suas ações de graças. “Com voz alta glorificou a Deus”, reconhecendo que a cura vinha originalmente dele, e ergueu a voz em seus louvores, como havia feito em suas orações, v. 13.
Aqueles que receberam misericórdia de Deus devem anunciá-la a outros, para que também louvem a Deus e possam ser animados por suas experiências a confiar nele.
Mas também dirigiu um agradecimento especial a Cristo (v. 16): “Caiu aos seus pés”, colocou-se na postura mais humilde e reverente que podia, e lhe agradeceu.
Repare: devemos agradecer pelos favores que Cristo nos concede, e particularmente pela recuperação de doenças. Devemos ser rápidos em nossos retornos de louvor e não os adiar, para que o tempo não desgaste o senso da misericórdia.
Convém-nos também ser muito humildes em nossas ações de graças, assim como em nossas orações. Convém que os descendentes de Jacó, como ele, reconheçam ser menores que a menor das misericórdias de Deus, tanto quando as recebem como quando as buscam.
V. Cristo reparou nesse um que assim se distinguira, pois, ao que parece, era samaritano, ao passo que os demais eram judeus, v. 16. Os samaritanos eram separatistas da igreja judaica e não tinham entre si um conhecimento e uma adoração de Deus tão puros quanto os dos judeus.
Contudo, foi um deles que glorificou a Deus, quando os judeus esqueceram ou, quando lhes foi proposto, se recusaram a fazê-lo. Agora observe aqui:
- A atenção particular que Cristo lhe deu, ao retorno agradecido que fez e à ingratidão daqueles que partilhavam com ele da misericórdia. Aquele que era estrangeiro à comunidade de Israel foi o único que retornou para dar glória a Deus, v. 17, 18. Veja aqui:
(1.) Quão rico Cristo é em fazer o bem: “Não foram dez limpos?” Aqui estava uma cura por atacado, um hospital inteiro curado por uma única palavra.
Repare: há abundância de virtude curativa e purificadora no sangue de Cristo, suficiente para todos os seus pacientes, por mais numerosos que sejam. Aqui dez de uma vez são purificados. Nunca teremos menos graça porque outros a partilham.
(2.) Quão pouco oferecemos em retorno: “Onde estão os nove? Por que não retornaram para agradecer?” Isso indica que a ingratidão é um pecado muito comum.
Dos muitos que recebem misericórdia de Deus, há apenas poucos, muito poucos, que retornam para agradecer de maneira correta (dificilmente um em dez), que retribuem segundo o benefício que lhes foi feito.
(3.) Como frequentemente se mostram mais agradecidos aqueles de quem menos se esperava isso. Um samaritano agradece, e um judeu não. Assim, muitos que professam religião revelada são superados e inteiramente envergonhados por alguns que são governados apenas pela religião natural, não apenas em valor moral, mas em piedade e devoção.
Isso serve aqui para agravar a ingratidão daqueles judeus dos quais Cristo fala, pois ele se sentiu muito ofendido por sua bondade ser tão desprezada. Indica como ele se ressente, com toda justiça, da ingratidão do mundo dos homens, em favor de quem fizera tanto e de quem recebeu tão pouco.
- O grande ânimo que Cristo lhe deu, v. 19. Os demais tiveram sua cura, e não a tiveram revogada, como justamente poderia ter sido, por sua ingratidão, embora tivessem diante de si tão bom exemplo de gratidão.
Mas ele teve sua cura confirmada particularmente com um elogio: “Tua fé te fez são”. Os demais foram feitos sãos pelo poder de Cristo, em compaixão por sua angústia e em resposta à sua oração. Mas ele foi feito são por sua fé, pela qual Cristo o viu distinguido dos demais.
Repare: as misericórdias temporais são então duplicadas e adoçadas para nós quando são trazidas pelas orações da fé e devolvidas pelos louvores da fé.
Versículos 20 a 37
O Progresso do Reino de Cristo; a Destruição de Jerusalém.
Temos aqui um discurso de Cristo acerca do reino de Deus, isto é, o reino do Messias, que agora seria estabelecido em breve e pelo qual havia grande expectativa.
I. Aqui está a pergunta dos fariseus a respeito dele, que ocasionou esse discurso. Perguntaram quando o reino de Deus viria, formando dele uma noção como reino temporal, que elevaria a nação judaica acima das nações da terra.
Estavam impacientes para ouvir alguma notícia de sua aproximação. Talvez entendessem que Cristo havia ensinado seus discípulos a orar por sua vinda, e por muito tempo eles haviam pregado que estava perto. “Agora”, dizem os fariseus, “quando se abrirá aquela visão gloriosa? Quando veremos esse reino há muito esperado?”
II. A resposta de Cristo a essa pergunta, dirigida primeiro aos fariseus e depois aos seus próprios discípulos, que sabiam melhor como entendê-la (v. 22). O que disse a ambos, diz a nós:
- Que o reino do Messias seria um reino espiritual, e não temporal e exterior. Perguntaram quando viria. “Vocês não sabem o que pedem”, diz Cristo. “Pode vir, e vocês não estarem cientes disso”.
Pois não tem uma exibição exterior, como outros reinos, cujos avanços e revoluções são observados pelas nações da terra e enchem os jornais. Esperavam que assim fizesse esse reino de Deus. “Não”, diz Cristo:
(1.) “Terá uma entrada silenciosa, sem pompa, sem ruído”. “Não vem com observação”, meta paratereseos, com exibição exterior. Desejavam ter sua curiosidade satisfeita acerca de seu tempo, ao que Cristo não lhes dá resposta alguma, mas quer que seus equívocos acerca de sua natureza sejam retificados.
“Não é para vocês saberem os tempos desse reino. Essas são coisas secretas, que não pertencem a vocês. Mas as grandes intenções desse reino, essas são coisas reveladas”.
Quando o Messias, o Príncipe, vier estabelecer seu reino, não dirão: “Eis aqui”, ou: “Eis ali”, como quando um príncipe vai em viagem visitar seus territórios, está na boca de todos: “Ele está aqui”, ou: “Ele está ali”. Pois onde está o rei, ali está a corte.
Cristo não virá com toda essa conversa. O reino não será estabelecido neste ou naquele lugar particular, nem a corte daquele reino será aqui ou ali.
Nem será aqui ou ali quanto ao país de que os homens são ou ao lugar em que moram, como se isso os colocasse mais perto ou mais longe daquele reino.
Aqueles que limitam o cristianismo e a igreja a este lugar ou àquele partido clamam: “Eis aqui”, ou: “Eis ali”, e nada é mais contrário aos desígnios do cristianismo católico. Assim também fazem os que tornam a prosperidade e a pompa exterior uma marca da igreja verdadeira.
(2.) “Tem uma influência espiritual”: “O reino de Deus está dentro de vós”. Não é deste mundo, João 18:36. Sua glória não impressiona a imaginação dos homens, mas afeta seus espíritos, e seu poder é sobre suas almas e consciências. Delas recebe homenagem, e não apenas de seus corpos.
O reino de Deus não mudará a condição exterior dos homens, mas seus corações e vidas. Então vem quando torna humildes, sérios e celestiais aqueles que eram orgulhosos, vãos e carnais, quando desapega do mundo aqueles que estavam casados com o mundo.
Por isso procurem o reino de Deus nas revoluções do coração, não do governo civil. O reino de Deus está entre vocês, assim alguns leem. “Vocês perguntam quando virá e não estão cientes de que já começou a ser estabelecido em seu meio.
“O evangelho é pregado, é confirmado por milagres, é abraçado por multidões, de modo que está em sua nação, embora não em seus corações”. Repare: é a insensatez de muitos investigadores curiosos acerca dos tempos futuros procurar adiante aquilo que já está entre eles.
- Que estabelecer esse reino era uma obra que encontraria muita oposição e interrupção, v. 22. Os discípulos pensavam que venceriam todas as resistências e esperavam uma série constante de sucesso em seu trabalho. Mas Cristo lhes diz que seria de outro modo.
“Virão os dias, antes que vocês tenham terminado seu testemunho e feito seu trabalho, quando desejarão ver um dos dias do Filho do homem” (um dia tal como agora temos), “de prosperidade e progresso do evangelho, e não o verão.
“A princípio, de fato, terão um sucesso maravilhoso” (assim tiveram, quando milhares foram acrescentados à igreja num dia). “Mas não pensem que será sempre assim. Não: vocês serão perseguidos e dispersos, silenciados e presos, de modo que não terão oportunidades de pregar o evangelho sem medo, como agora têm.
“As pessoas esfriarão para com ele, quando o tiverem desfrutado por algum tempo, de modo que depois não verão tais colheitas de almas reunidas a Cristo como a princípio, nem tais multidões afluindo a ele como pombas às suas janelas”.
Isso também diz respeito aos seus discípulos de épocas posteriores. Devem esperar muita decepção. O evangelho nem sempre será pregado com igual liberdade e sucesso. Ministros e igrejas às vezes estarão sob restrições exteriores. Mestres serão relegados a lugares afastados, e assembleias solenes, dispersas.
Então desejarão ver tais dias de oportunidade como antes desfrutavam, dias de sábado, dias de sacramento, dias de pregação, dias de oração. São dias do Filho do homem, nos quais ouvimos sua voz e conversamos com ele. Pode vir o tempo em que em vão desejaremos tais dias.
Deus nos ensina a conhecer o valor de tais misericórdias pela falta delas. Compete-nos, enquanto continuam, aproveitá-las e, nos anos de fartura, guardar provisão para os anos de fome.
Às vezes estarão sob restrições interiores. Não terão tais sinais da presença do Filho do homem com eles como tiveram. O Espírito é retirado deles. Não veem seus sinais. O anjo não desce para agitar as águas.
Há grande torpor entre os filhos dos homens e grande mornidão entre os filhos de Deus. Então desejarão ver tais dias vitoriosos e triunfantes do Filho do homem como às vezes viram, quando ele saiu cavalgando com seu arco e sua coroa, vencendo e para vencer, mas não os verão.
Repare: não devemos pensar que a igreja e a causa de Cristo estão perdidas porque nem sempre são igualmente visíveis e prevalecentes.
- Que Cristo e seu reino não devem ser procurados neste ou naquele lugar particular, mas sua aparição será geral, em todos os lugares de uma vez (v. 23, 24). “Dirão a vocês: ‘Veja aqui’, ou: ‘Veja ali’.
“Aqui está alguém que livrará os judeus das mãos dos romanos opressores, ou ali está alguém que livrará os cristãos das mãos dos judeus opressores. Aqui está o Messias, e ali seu profeta. Aqui neste monte, ou ali em Jerusalém, vocês encontrarão a igreja verdadeira.
“Não vão após eles nem os sigam, não prestem atenção a tais sugestões. O reino de Deus não foi destinado a ser a glória de apenas um povo, mas a dar luz aos gentios.
“Pois, assim como o relâmpago que ilumina de uma parte debaixo do céu e brilha de súbito irresistivelmente até a outra parte debaixo do céu, assim também será o Filho do homem em seu dia”.
(1.) “Os juízos que destruirão a nação judaica, a devastarão e livrarão os cristãos dela voarão como relâmpago pela terra, devastarão tudo de uma extremidade à outra. Aqueles que são marcados para essa destruição não podem evitá-la nem se opor a ela mais do que podem a um clarão de relâmpago”.
(2.) “O evangelho que estabelecerá o reino de Cristo no mundo voará como relâmpago pelas nações. O reino do Messias não será uma coisa local, mas se espalhará amplamente por toda a face da terra. Brilhará de Jerusalém para todas as partes ao redor, e isso num instante.
“Os reinos da terra serão fermentados pelo evangelho antes que estejam cientes disso”. Os troféus das vitórias de Cristo serão erguidos sobre as ruínas do reino do diabo, até naqueles países que nunca puderam ser submetidos ao jugo romano.
O desígnio de estabelecer o reino de Cristo não era tornar grande uma nação, mas tornar boas todas as nações, alguns, ao menos, de todas as nações. Esse ponto será alcançado, embora as nações se enfureçam e os reis da terra se coloquem com toda sua força contra ele.
- Que o Messias deve sofrer antes de reinar (v. 25). “Primeiro deve sofrer muitas coisas, muitas coisas duras, e ser rejeitado por esta geração. Se ele for assim tratado, seus discípulos devem esperar apenas sofrer e ser rejeitados também por sua causa”.
Pensavam em ter o reino do Messias estabelecido em esplendor exterior. “Não”, diz Cristo, “devemos ir pela cruz à coroa. O Filho do homem deve sofrer muitas coisas. Dor, vergonha e morte são aquelas muitas coisas.
“Deve ser rejeitado por esta geração de judeus incrédulos antes de ser abraçado por outra geração de gentios crentes, para que seu evangelho tenha a honra de triunfar sobre a maior oposição daqueles que deveriam lhe ter dado a maior assistência.
“Assim aparecerá que a excelência do poder é de Deus, e não do homem. Pois, embora Israel não seja reunido, ainda assim ele será glorioso até os confins da terra”.
- Que estabelecer o reino do Messias introduziria a destruição da nação judaica, que encontraria num profundo sono de segurança e afogada em sensualidade, como o mundo antigo nos dias de Noé e Sodoma nos dias de Ló, v. 26, etc. Observe:
(1.) Como havia sido com os pecadores anteriormente e em que postura os juízos de Deus, dos quais tinham sido devidamente avisados, por fim os encontraram. Olhe tão longe para trás quanto o mundo antigo, quando toda carne havia corrompido seu caminho e a terra estava cheia de violência.
Venha um pouco mais adiante e pense como era com os homens de Sodoma, que eram perversos e pecadores diante do Senhor em extremo. Agora observe acerca de ambos:
[1.] Que lhes foi dado devido aviso da ruína que vinha sobre eles por seus pecados. Noé era pregador da justiça ao mundo antigo, assim como Ló aos sodomitas. Deram-lhes aviso oportuno do que haveria no fim de seus caminhos perversos e de que não estava longe.
[2.] Que não consideraram o aviso que lhes foi dado nem lhe deram crédito ou atenção. Viviam em falsa segurança, prosseguiam em seus negócios tão despreocupados quanto se pode imaginar. Comiam, bebiam, satisfaziam-se em seus prazeres e não cuidavam de nada mais senão de fazer provisão para a carne.
Contavam com a perpetuidade de seu atual estado florescente e, por isso, casavam com mulheres e eram dados em casamento, para que suas famílias fossem edificadas. Estavam todos muito alegres. Assim estavam os homens de Sodoma e, contudo, também muito ocupados: compravam, vendiam, plantavam, edificavam.
Essas eram coisas lícitas, mas a falha era ocupar-se delas desordenadamente e ter seus corações inteiramente fixos nelas, de tal modo que não tinham coração algum para se preparar contra os juízos ameaçados.
Quando deveriam, como os homens de Nínive, estar jejuando e orando, arrependendo-se e reformando-se, mediante aviso de um juízo próximo, prosseguiam seguros, “comendo carne e bebendo vinho”, quando Deus chamou “ao pranto e ao luto”, Isaías 22:12, 13.
[3.] Que continuaram em sua segurança e sensualidade até vir o juízo ameaçado. Até o dia em que Noé entrou na arca e Ló saiu de Sodoma, nada que lhes foi dito ou feito serviu para alarmá-los ou despertá-los.
Repare: embora o torpor dos pecadores num caminho pecaminoso seja tão estranho quanto indesculpável, ainda assim não devemos achá-lo estranho, pois não é sem exemplo. É o antigo caminho que os perversos trilharam, que foram dormitando ao inferno, como se sua condenação dormisse enquanto eles dormiam.
[4.] Que Deus cuidou da preservação daqueles que eram seus, que criam e temiam e tomavam eles próprios o aviso que davam a outros. Noé entrou na arca e ali estava seguro. Ló saiu de Sodoma e assim ficou fora de perigo.
Se alguns correm desatentos e precipitadamente para a destruição, isso não será prejuízo à salvação dos que creem.
[5.] Que foram surpreendidos pela ruína que não queriam temer e foram engolidos nela, para seu indescritível horror e espanto. O dilúvio veio e destruiu todos os pecadores do mundo antigo. Fogo e enxofre vieram e destruíram todos os pecadores de Sodoma.
Deus tem muitas flechas em sua aljava e usa as que quiser ao fazer guerra contra seus súditos rebeldes, pois pode tornar eficazes as que quiser. Mas o que se pretende especialmente aqui é mostrar que terrível surpresa será a destruição para aqueles que são seguros e sensuais.
(2.) Como ainda será com os pecadores (v. 30): “Assim será no dia em que o Filho do homem for revelado”. Quando Cristo vier destruir a nação judaica pelos exércitos romanos, a maioria dessa nação estará dominada por essa mesma falsa segurança e esse mesmo torpor.
Agora têm aviso dado por Cristo, e o terão repetido pelos apóstolos depois dele, como tiveram por Noé e Ló. Mas tudo será em vão. Continuarão seguros, prosseguirão em sua negligência e oposição a Cristo e seu evangelho até todos os cristãos serem retirados de seu meio e terem ido ao lugar de refúgio.
Deus proverá para eles do outro lado do Jordão. Então um dilúvio de juízos fluirá sobre os judeus e destruirá todos os judeus incrédulos.
Poderíamos pensar que esse discurso de nosso Salvador, que era público e pouco depois publicado ao mundo, deveria tê-los despertado. Mas não o fez, pois os corações daquele povo foram endurecidos, para sua destruição.
De modo semelhante, quando Jesus Cristo vier julgar o mundo no fim do tempo, os pecadores serão encontrados na mesma postura de falsa segurança e descuido, inteiramente indiferentes ao juízo que se aproxima, que por isso virá sobre eles como uma armadilha.
De modo semelhante, os pecadores de todas as épocas prosseguem em falsa segurança em seus caminhos maus e não se lembram de seu último fim nem da prestação de contas que devem fazer. Ai daqueles que assim estão tranquilos em Sião.
- Que seus discípulos e seguidores deveriam ter o cuidado de se distinguir dos judeus incrédulos naquele dia e, deixando-os com sua cidade e seu país entregues à própria sorte, fugir ao sinal dado, conforme a orientação recebida. Retirem-se, como Noé para sua arca e Ló para sua Zoar.
Vocês teriam curado Jerusalém, como antigamente Babilônia, mas ela não é curada. Por isso, abandonem-na, fujam do meio dela e que cada um livre a própria alma, Jeremias 51:6, 9.
Essa fuga deles de Jerusalém deve ser rápida e não deve ser retardada por qualquer preocupação com seus assuntos mundanos (v. 31).
“Aquele que estiver no terraço, quando for dado o alarme, não desça para tirar seus pertences, tanto porque não pode dispensar tanto tempo quanto porque levar seus bens apenas o embaraçará e retardará sua fuga”.
Não considere seus pertences em tal ocasião, quando será quase um milagre de misericórdia ter sua vida dada como presa. Será melhor deixar seus pertences para trás do que ficar para cuidar deles e perecer com os que não creem.
Será sua preocupação fazer como Ló e sua família receberam ordem de fazer: “Escapa por tua vida”. “Salvai-vos desta geração perversa”.
(2.) Quando tiverem escapado, não devem pensar em retornar (v. 32): “Lembrai-vos da mulher de Ló”. Tomem aviso por ela, não apenas para fugir desta Sodoma (pois assim Jerusalém se tornou, Isaías 1:10), mas para perseverar em sua fuga e não olhar para trás, como ela fez.
Não relutem em deixar um lugar marcado para destruição, sejam quais forem as pessoas ou as coisas que deixem para trás, por mais queridas que lhes sejam. Aqueles que deixaram a Sodoma de um estado natural prossigam e nem sequer lancem um olhar afetuoso para ela.
Não olhem para trás, para não serem atraídos a voltar. Ou melhor: para que isso não seja interpretado como voltar de coração, ou como evidência de que o coração foi deixado para trás.
A mulher de Ló foi transformada numa coluna de sal para permanecer como monumento duradouro do desagrado de Deus contra os apóstatas, que começam no espírito e terminam na carne.
(3.) Não haveria outra maneira de salvar suas vidas senão deixando os judeus. Se pensassem em se salvar por uma coalizão com eles, descobririam que estavam enganados (v. 33). “Quem procurar salvar sua vida, afastando-se de seu cristianismo e se submetendo aos judeus, a perderá com eles e perecerá na calamidade comum”.
“Mas quem estiver disposto a arriscar sua vida com os cristãos, no mesmo navio em que eles a arriscam, para ter sua sorte com eles na vida e na morte, preservará sua vida”.
“Pois terá certeza da vida eterna e terá, naquele tempo, mais chance de salvar a vida do que aqueles que embarcam num navio judaico ou fazem seguro apoiados nas garantias deles”. Repare: agem melhor em benefício próprio aqueles que confiam em Deus no caminho do dever.
- Que todos os bons cristãos certamente escapariam daquela destruição, mas muitos deles por muito pouco, vv. 34-36. Quando os juízos de Deus estiverem devastando tudo, ele tomará um caminho eficaz para preservar os que são seus, por providências notáveis que os distinguirão até das pessoas mais próximas deles.
“Dois numa cama, um tomado e o outro deixado”. Um arrebatado do incêndio e levado a um lugar seguro, ao passo que o outro é deixado para perecer na ruína comum.
Repare: embora a espada devore um assim como outro, e todas as coisas pareçam vir igualmente a todos, ainda assim mais cedo ou mais tarde aparecerá que o Senhor conhece os que são seus e os que não são, e como tirar o precioso do vil.
Temos certeza de que o Juiz de toda a terra fará o que é certo. Por isso, quando envia um juízo de propósito para vingar a morte de seu Filho sobre aqueles que o crucificaram, cuidará para que nenhum daqueles que o glorificaram e se gloriaram em sua cruz seja levado por aquele juízo.
- Que essa obra de distinguir, dividir e discriminar será feita em todos os lugares, até onde o reino de Deus se estender, v. 37. “Onde, Senhor?” Haviam perguntado acerca do tempo, e ele não quis satisfazer sua curiosidade com informação alguma sobre isso.
Por isso lhe fizeram outra pergunta: “Onde, Senhor? Onde estarão seguros os que são tomados? Onde perecerão os que são deixados?” A resposta é proverbial e pode ser explicada para responder a cada lado da pergunta: “Onde quer que esteja o corpo, ali se reunirão as águias”:
(1.) Onde quer que estejam os perversos, que são marcados para perdição, serão encontrados pelos juízos de Deus, assim como, onde quer que haja uma carcaça morta, as aves de rapina a farejarão e farão presa dela.
Os judeus se fizeram uma carcaça morta e putrefata, odiosa à santidade de Deus e exposta à sua justiça. Onde quer que esteja alguém daquela geração incrédula, os juízos de Deus se prenderão a eles, como as águias à presa.
“Tua mão encontrará todos os teus inimigos” (Salmos 21:8), embora ponham seus ninhos entre as estrelas, Obadias 1:4. Os soldados romanos caçarão os judeus de todos os seus esconderijos e fortalezas, e nenhum escapará.
(2.) Onde quer que estejam os piedosos, que são marcados para preservação, serão encontrados felizes no desfrute de Cristo. Assim como a dissolução da igreja judaica se estenderá a todas as partes, assim também a constituição da igreja cristã.
Onde quer que esteja Cristo, os crentes afluirão a ele e se encontrarão nele, como águias ao redor da presa, sem serem dirigidos ou terem o caminho mostrado, pelo instinto da nova natureza.
Ora, Cristo está onde estão seu evangelho, suas ordenanças e sua igreja. Pois onde dois ou três se reúnem em seu nome, ali está ele no meio deles, e para ali, por isso, outros serão reunidos a ele.
O reino do Messias não terá um lugar particular para sua metrópole, como Jerusalém era para a igreja judaica, ao qual todos os judeus deviam recorrer. Mas, onde quer que esteja o corpo, onde quer que o evangelho seja pregado e as ordenanças ministradas, para ali recorrerão as almas piedosas.
Ali encontrarão Cristo e pela fé se banquetearão nele. Onde quer que Cristo registre seu nome, encontrará seu povo e os abençoará, João 4:21, etc.; 1 Timóteo 2:8.
Muitos bons intérpretes entendem isso como a reunião dos santos a Cristo no reino da glória: “Não perguntem onde estará a carcaça e como encontrarão o caminho até ela, pois estarão sob direção infalível.
“Àquele que é sua Cabeça viva e vivificadora e o centro de sua unidade, a ele se reunirá o povo”.