Lucas 14
Argumento
Neste capítulo temos:
I. A cura que nosso Senhor Jesus realizou num homem que tinha hidropisia, no sábado, e sua defesa diante dos que se sentiram ofendidos por ele fazer isso naquele dia, vv. 1-6.
II. Uma lição de humildade dada aos que ambicionavam os primeiros lugares, vv. 7-11.
III. Uma lição de caridade aos que ofereciam banquetes aos ricos e não alimentavam os pobres, vv. 12-14.
IV. O sucesso do evangelho agora predito na parábola dos convidados a um banquete, significando a rejeição dos judeus e de todos os outros que põem o coração neste mundo, e o acolhimento dos gentios e de todos os outros que vêm para ser cheios com Cristo, vv. 15-24.
V. A grande lei do discipulado estabelecida, com uma precaução a todos os que serão discípulos de Cristo para que o assumam deliberadamente e com ponderação, e particularmente aos ministros, para que conservem seu sabor, vv. 25-35.
Versículos 1 a 6
Um Homem Curado da Hidropisia.
Nesta passagem da história encontramos:
I. Que o Filho do homem veio comendo e bebendo, tendo comunhão familiar com toda sorte de pessoas. Não evitava o convívio dos publicanos, embora tivessem má fama, nem dos fariseus, embora lhe quisessem mal, mas aceitava os convites amigáveis tanto de uns quanto de outros, para, se possível, fazer bem a ambos.
Aqui entrou na casa de um dos principais fariseus, talvez um governante e magistrado de sua terra, para comer pão no sábado, v. 1. Veja como Deus nos é favorável, pois consente que tenhamos tempo, até em seu próprio dia, para o revigoramento do corpo; e quanto cuidado devemos ter para não abusar dessa liberdade nem transformá-la em licenciosidade.
Cristo foi apenas comer pão, receber o revigoramento necessário no sábado. Nossas refeições de sábado devem, com cuidado especial, ser resguardadas de todo tipo de excesso.
Nos sábados devemos fazer como Moisés e Jetro: “comer pão diante de Deus” (Êxodo 18:12). Como se diz dos primeiros cristãos, no dia do Senhor devemos comer e beber como aqueles que precisam orar novamente antes de descansar, para não ficarmos sem condições de fazê-lo.
II. Que ele andou fazendo o bem. Onde quer que chegasse, procurava oportunidades de fazer o bem, e não apenas aproveitava as que encontrava pelo caminho. Diante dele havia certo homem que tinha hidropisia, v. 2.
Não encontramos que ele se oferecesse, ou que seus amigos o oferecessem, como paciente de Cristo. Mas Cristo se antecipou a ele com as bênçãos de sua bondade e lhe respondeu antes que ele chamasse.
Repare: É uma felicidade estar onde Cristo está, estar presente diante dele, embora não sejamos apresentados a ele. Provavelmente esse homem tinha hidropisia em grau elevado e parecia muito inchado por ela.
Provavelmente era algum parente do fariseu, que agora se hospedava na casa do fariseu, o que é mais provável do que ser um convidado à mesa.
III. Que ele suportou a contradição dos pecadores contra si mesmo: “Eles o vigiavam”, v. 1. Parece que o fariseu o convidara com o desígnio de arranjar alguma desavença com ele. Se assim fosse, Cristo o sabia e, contudo, foi, pois sabia ser capaz de enfrentar o mais astuto deles e sabia como dirigir seus passos tendo em vista aqueles que o vigiavam.
Os que são vigiados precisam ser cautelosos. Como observa o dr. Hammond, procurar uma vantagem contra alguém que você convidou para ser seu hóspede é contrário a todas as leis da hospitalidade, pois você o tomou sob sua proteção.
Esses doutores da lei e fariseus, como o caçador de aves que fica à espreita para capturá-las, guardavam silêncio e agiam muito silenciosamente.
Quando Cristo lhes perguntou se julgavam lícito curar no sábado, não quiseram dizer nem sim nem não. Nisso se diz que ele lhes respondeu, pois era uma resposta a seus pensamentos, e pensamentos são palavras para Jesus Cristo. Seu desígnio era denunciá-lo, não receber informação dele.
Não diriam que era lícito curar, pois então se impediriam de lhe imputar isso como crime. Contudo, a questão era tão clara e evidente por si mesma que, por vergonha, não podiam dizer que não era lícito.
Repare: Homens bons frequentemente foram perseguidos por fazer aquilo que até seus perseguidores, se ao menos dessem à consciência liberdade para falar, não poderiam deixar de reconhecer como lícito e bom. Cristo fez muitas boas obras pelas quais atiraram pedras contra ele e seu nome.
IV. Que Cristo não quis ser impedido de fazer o bem pela oposição e contradição dos pecadores. “Tomou-o, curou-o e o deixou ir”, v. 4. Talvez o tivesse levado à parte, a outro aposento, e curado ali, pois não queria anunciar a si mesmo, tamanha era sua humildade, nem provocar seus adversários, tamanha era sua sabedoria, sua mansidão de sabedoria.
Repare: Embora não devamos ser afastados de nosso dever pela malícia de nossos inimigos, ainda assim devemos ordenar suas circunstâncias de modo a torná-lo o menos ofensivo possível.
Ou: “Tomou-o”, isto é, pôs as mãos sobre ele para curá-lo; epilabomenos, complexus: abraçou-o, tomou-o nos braços, grande e desajeitado como era, pois assim geralmente são os hidrópicos, e lhe devolveu a forma.
Poderíamos pensar que a cura da hidropisia, tanto quanto a de qualquer doença, deveria ser gradual. Contudo, Cristo curou até essa doença, curou-a perfeitamente, num instante.
Então o deixou ir, para que os fariseus não o atacassem por ter sido curado, embora fosse inteiramente passivo. Pois de que absurdos homens como eles não seriam culpados?
V. Que nosso Senhor Jesus não fez nada que não pudesse justificar, para o convencimento e a confusão dos que tinham desavenças com ele, v. 5, 6.
Continuamente respondia a seus pensamentos e fazia guardar silêncio por vergonha aqueles que antes guardavam silêncio por astúcia. Recorria à própria prática deles, como costumava fazer nessas ocasiões, para lhes mostrar como, ao condená-lo, condenavam a si mesmos.
Qual de vocês terá um jumento ou um boi caído por acidente numa cova e não o tirará no sábado, e isso imediatamente, sem esperar o sábado terminar, para que não pereça?
Observe: Fazem isso não tanto por compaixão da pobre criatura quanto por preocupação com seu próprio interesse. É seu próprio boi e seu próprio jumento, que vale dinheiro, para cuja preservação dispensarão a lei do sábado.
Isso era uma evidência de sua hipocrisia e de que não era por qualquer respeito real ao sábado que censuravam Cristo por curar no sábado; isso era apenas a alegação.
Na realidade, estavam irados com as boas obras milagrosas que Cristo realizava, com a prova que assim dava de sua missão divina e com a influência que assim adquiria entre o povo.
Muitos podem facilmente dispensar, por seu próprio interesse, aquilo que não podem dispensar para a glória de Deus e o bem de seus irmãos. Essa pergunta os silenciou: “Não puderam responder-lhe novamente a essas coisas”, v. 6. Cristo será justificado quando falar, e toda boca deverá ser fechada diante dele.
Versículos 7 a 14
A Humildade Recomendada.
Nosso Senhor Jesus nos dá aqui um exemplo de discurso proveitoso e edificante à mesa, quando estamos em companhia de nossos amigos. Encontramos que, quando tinha à mesa apenas seus discípulos, sua própria família, seu discurso com eles era bom e útil para edificar.
Não apenas isso, mas quando estava em companhia de estranhos, ou melhor, de inimigos que o observavam, aproveitava a ocasião para censurar o que via de errado neles e instruí-los.
Embora os ímpios estivessem diante dele, não deixou de falar o bem, ao contrário de Davi, Salmos 39:1, 2. Pois, apesar da provocação que lhe deram, seu coração não se aqueceu dentro dele nem seu espírito se agitou.
Não devemos apenas deixar de consentir em qualquer comunicação corrupta à mesa, como a dos zombadores hipócritas nos banquetes. Precisamos ir além da conversa comum e inofensiva e aproveitar a bondade de Deus para conosco à mesa para falar bem dele e aprender a espiritualizar as coisas comuns.
Os lábios dos justos devem então alimentar muitos. Nosso Senhor Jesus estava entre pessoas de posição; contudo, como alguém que não fazia acepção de pessoas:
I. Aproveita a ocasião para censurar os convidados por contenderem pelos primeiros assentos, e daí nos dá uma lição de humildade:
- Observou como esses doutores da lei e fariseus buscavam os primeiros assentos, perto da cabeceira da mesa, v. 7. Havia acusado essa classe de homens disso em geral, Lucas 11:43. Aqui aplica a acusação a pessoas particulares, pois Cristo dará a cada homem o que lhe pertence.
Reparou em como escolhiam os principais lugares; cada homem, ao entrar, chegava o mais perto possível do melhor assento. Repare: Mesmo nas ações comuns da vida, os olhos de Cristo estão sobre nós. Ele repara no que fazemos, não apenas em nossas reuniões religiosas, mas à mesa, e faz observações a respeito.
- Observou como os que assim ambicionavam frequentemente se expunham e saíam desacreditados, ao passo que os modestos, que se sentavam nos últimos assentos, frequentemente ganhavam respeito por isso:
(1.) Os que, ao entrar, tomam os primeiros assentos talvez sejam rebaixados e obrigados a descer para dar lugar a alguém mais honrado, v. 8, 9.
Repare: Pensar em quantos são mais honrados do que nós, não apenas quanto às dignidades mundanas, mas aos méritos e qualidades pessoais, deveria conter nossa elevada opinião de nós mesmos. Em vez de nos orgulharmos porque tantos nos dão lugar, deveria humilhar-nos haver tantos a quem precisamos dar lugar.
O dono do banquete colocará seus convidados em ordem e não permitirá que o mais honrado fique sem o assento que lhe é devido. Portanto, tomará a liberdade de rebaixar quem o usurpou: “Dá lugar a este homem”. Isso será uma vergonha diante de toda a companhia para quem desejava ser considerado mais digno do que realmente era. Repare: O orgulho terá vergonha e, por fim, cairá.
(2.) Os que, ao entrar, se contentam com os últimos assentos provavelmente serão elevados (v. 10): “Vá e sente-se no último lugar, tendo por certo que seu amigo, que o convidou, tem convidados por chegar de posição e condição melhores que as suas.”
“Mas talvez não seja assim, e então lhe será dito: ‘Amigo, sobe mais alto’. O dono do banquete será tão justo com você que não o conservará na extremidade inferior da mesa porque foi tão modesto a ponto de se sentar ali.”
Repare: O caminho para subir é começar por baixo, e isso recomenda um homem aos que o cercam: “Você terá honra e respeito diante dos que se sentam com você. Verão que você é um homem honrado, mais do que pensaram no princípio; e a honra parece mais brilhante quando sai da obscuridade.”
“Verão também que você é um homem humilde, o que é a maior honra de todas.” Nosso Salvador aqui se refere ao conselho de Salomão (Provérbios 25:6, 7): “Não te ponhas no lugar dos grandes homens, pois melhor é que te digam: Sobe aqui, do que seres rebaixado”.
O dr. Lightfoot cita de um dos rabinos uma parábola um tanto semelhante: “Três homens”, disse ele, “foram convidados para um banquete; um se sentou no primeiro lugar, pois disse: Sou um príncipe. Outro, no lugar seguinte, pois disse: Sou um sábio. O outro, no último lugar, pois disse: Sou um homem humilde. O rei colocou o humilde no primeiro lugar e o príncipe no último.”
- Aplicou isso em geral e queria que todos aprendêssemos a não buscar coisas elevadas, mas a nos contentar com coisas humildes, tanto por outros motivos como por este: o orgulho e a ambição são vergonhosos diante dos homens, pois “quem se exalta será humilhado”.
Mas a humildade e a abnegação são realmente honrosas: “Quem se humilha será exaltado”, v. 11. Vemos em outros casos que o orgulho de um homem o rebaixará, mas a honra sustentará o humilde de espírito, e antes da honra vem a humildade.
II. Aproveita a ocasião para censurar o dono do banquete por convidar tantos ricos, que tinham com que comer muito bem em casa, quando deveria ter convidado os pobres ou, o que daria no mesmo, enviado porções àqueles para quem nada estava preparado e não podiam custear uma boa refeição. Veja Neemias 8:10.
Nosso Salvador nos ensina aqui que empregar o que temos em obras de caridade é melhor e terá melhor resultado do que empregá-lo em obras de generosidade e na hospitalidade suntuosa.
- “Não cobice oferecer refeições aos ricos; não convide seus amigos, irmãos e vizinhos ricos”, v. 12. Isso não proíbe acolher tais pessoas; pode haver ocasião para isso, para cultivar a amizade entre parentes e vizinhos. Mas:
(1.) “Não faças disso um costume habitual; gasta assim o mínimo que puderes, para não ficares incapaz de gastar de maneira muito melhor, dando esmolas. Descobrirás que isso é muito dispendioso e trabalhoso; o custo de um banquete para os ricos daria para muitas refeições dos pobres.”
Salomão diz: “Aquele que dá ao rico certamente chegará à necessidade”, Provérbios 22:16. “Dá”, diz Plínio, Epist., “a teus amigos, mas sejam teus amigos pobres, não os que não precisam de ti”.
(2.) “Não te orgulhes disso.” Muitos fazem banquetes apenas para ostentar, como Assuero (Ester 1:3, 4). Pensam que isso não lhes dá reputação se não tiverem pessoas de posição para comer com eles, e assim roubam suas famílias para satisfazer seus caprichos.
(3.) “Não visem ser pagos novamente em sua própria moeda.” Isso é o que nosso Salvador censura ao fazerem tais recepções: “Vocês geralmente fazem isso esperando ser convidados por eles e assim receber uma recompensa.”
“Serão satisfeitos com iguarias e variedades tais como as que oferecem aos seus amigos. Isso alimentará sua sensualidade e seu luxo, e no fim não terão ganho real algum.”
- “Esteja pronto a auxiliar os pobres (v. 13, 14): quando fizer um banquete, em vez de se prover do que é raro e delicado, ponha à mesa uma quantidade suficiente de alimento simples e saudável, que não será tão dispendioso.”
“Convide os pobres e os mutilados, os que nada têm para viver e não podem trabalhar para ganhar a vida. São alvos da caridade; faltam-lhes coisas necessárias. Forneça-as, e eles o recompensarão com suas orações; elogiarão suas provisões, que talvez os ricos desprezem.”
“Irão embora e agradecerão a Deus por você, enquanto os ricos irão embora e o desacreditarão. Não diga que teve prejuízo por não poderem recompensá-lo, que ficou sem esse dinheiro. Não: é tanto dinheiro aplicado aos melhores juros, com a melhor garantia, pois ‘serás recompensado na ressurreição dos justos’.”
Haverá uma ressurreição dos justos, um estado futuro dos justos. Há um estado de felicidade reservado para eles no outro mundo; e podemos estar certos de que os caridosos serão lembrados na ressurreição dos justos, pois as esmolas são justiça.
Talvez as obras de caridade não sejam recompensadas neste mundo, pois as coisas deste mundo não são as melhores coisas; por isso, Deus não paga aos melhores homens com essas coisas. Mas de modo algum perderão sua recompensa; serão recompensados na ressurreição.
Será descoberto que as viagens mais longas trazem os retornos mais ricos e que os caridosos, tendo sua recompensa adiada até a ressurreição, não terão prejuízo, mas ganhos indizíveis.
Versículos 15 a 24
Os Convites Generosos; o Banquete Negligenciado.
Aqui está outro discurso de nosso Salvador, no qual espiritualiza o banquete para o qual fora convidado. Essa é outra maneira de manter um bom discurso em meio às ações comuns.
I. A ocasião do discurso foi dada por um dos convidados que, enquanto Cristo dava regras sobre banquetes, lhe disse: “Bem-aventurado aquele que comerá pão no reino de Deus” (v. 15). Alguns nos dizem que essa era uma expressão comum entre os rabinos:
- Mas com que desígnio esse homem a introduz aqui?
(1.) Talvez, observando que Cristo censurava primeiro os convidados e depois o dono da casa, temesse que deixasse a companhia de mau humor e introduzisse isso para desviar o discurso para outra coisa.
Ou (2.) admirasse as boas regras de humildade e caridade que Cristo acabara de dar, mas, sem esperança de vê-las praticadas no presente estado degenerado das coisas, anseia pelo reino de Deus, quando essas e outras boas leis prevalecerão, e declara bem-aventurados os que terão lugar nesse reino.
Ou (3.) tendo Cristo mencionado a ressurreição dos justos como recompensa pelos atos de caridade aos pobres, aqui confirma o que ele disse: “Sim, e ainda, Senhor: os que serão recompensados na ressurreição dos justos comerão pão no reino, e essa é uma recompensa maior do que ser convidado novamente à mesa do maior homem da terra”.
Ou (4.) observando que Cristo estava em silêncio depois de dar as lições anteriores, desejava fazê-lo retomar um discurso ulterior, tão maravilhosamente satisfeito estava com o que ele dissera. Não conhecia nada mais provável de envolvê-lo do que mencionar o reino de Deus.
Repare: até os que não são capazes de manter um bom discurso por si mesmos deveriam intervir com uma palavra de vez em quando, para favorecê-lo e ajudá-lo a avançar.
- O que esse homem disse era uma verdade clara e reconhecida, citada muito apropriadamente agora que estavam à mesa. Devemos aproveitar as coisas comuns para pensar e falar daquelas coisas celestiais e espirituais que, nas Escrituras, são comparadas a elas; esse é um propósito de tomar delas as comparações.
Será bom para nós, quando recebermos os dons da providência de Deus, passar por eles à consideração dos dons de sua graça, aquelas coisas melhores. Este pensamento será muito oportuno quando participarmos do revigoramento do corpo: bem-aventurados os que comerão pão no reino de Deus.
(1.) No reino da graça, no reino do Messias, que se esperava fosse estabelecido em breve. Cristo prometeu a seus discípulos que comeriam e beberiam com ele em seu reino. Os que participam da ceia do Senhor comem pão no reino de Deus.
(2.) No reino da glória, na ressurreição. A felicidade do céu é um banquete eterno; bem-aventurados os que se sentarão àquela mesa, da qual não mais se levantarão.
II. A parábola que nosso Senhor Jesus apresentou nessa ocasião, v. 16, etc. Cristo concorda com o que aquele bom homem disse: “É muito verdadeiro: bem-aventurados os que participarão dos privilégios do reino do Messias. Mas quem são os que desfrutarão desse privilégio?
“Vocês, judeus, que pensam ter seu monopólio, geralmente o rejeitarão, e os gentios serão seus maiores participantes.” Ele mostra isso por uma parábola, pois, se o tivesse dito claramente, os fariseus não o teriam suportado. Agora, na parábola podemos observar:
- A graça gratuita e misericórdia de Deus, que brilham no evangelho de Cristo. Elas aparecem:
(1.) Na rica provisão que fez para as pobres almas, para sua nutrição, seu revigoramento e seu acolhimento (v. 16): “Certo homem fez uma grande ceia”. Há em Cristo e na graça do evangelho aquilo que será alimento e banquete para a alma do homem que conhece suas próprias capacidades, para a alma do pecador que conhece suas próprias necessidades e misérias.
É chamada de ceia porque naqueles países a hora da ceia era a principal ocasião dos banquetes, quando os negócios do dia terminavam. A manifestação da graça do evangelho ao mundo foi o entardecer do dia do mundo; e o desfrutar da plenitude dessa graça no céu está reservado para o entardecer de nosso dia.
(2.) No convite gracioso que nos é feito para vir participar dessa provisão. Aqui está:
[1.] Um convite geral: “Convidou muitos”. Cristo convidou toda a nação e o povo dos judeus para participar dos benefícios de seu evangelho. Há provisão suficiente para todos quantos vierem; foi profetizado como “um banquete para todos os povos”, Isaías 25:6. Cristo, no evangelho, assim como mantém uma boa casa, também mantém uma casa aberta.
[2.] Um lembrete particular quando a hora da ceia se aproximava; o servo foi enviado a todos para lembrá-los: “Vinde, pois todas as coisas agora estão prontas”. Quando o Espírito foi derramado e a igreja do evangelho plantada, os antes convidados foram pressionados mais de perto para entrar imediatamente.
Agora tudo está pronto: a plena revelação do mistério do evangelho agora foi feita; todas as ordenanças do evangelho agora foram instituídas; a comunidade dos cristãos agora foi constituída; e, coroando tudo, o Espírito Santo agora foi dado.
Este é o chamado agora feito a nós: “Todas as coisas agora estão prontas; agora é o tempo aceitável. É agora, e não faz muito tempo; é agora, e não durará muito tempo. É uma estação de graça que logo terminará; portanto, venham agora.
“Não adiem; aceitem o convite; creiam que são bem-vindos; comam, ó amigos; bebam, sim, e ainda, bebam abundantemente, ó amados.”
- O frio acolhimento que a graça do evangelho recebe. Os convidados se recusaram a vir. Não disseram direta e claramente que não viriam, mas “todos, de comum acordo, começaram a dar desculpas”, v. 18.
Seria de esperar que todos, de comum acordo, viessem a uma boa ceia, quando haviam sido tão bondosamente convidados. Quem recusaria tal convite? Contudo, ao contrário, todos acharam alguma alegação ou outra para evitar o comparecimento.
Isso revela a negligência geral da nação judaica em se unir a Cristo e aceitar as ofertas de sua graça, e o desprezo com que trataram o convite. Indica também a relutância da maioria das pessoas em aceitar o chamado do evangelho.
Por vergonha, não podem declarar sua recusa, mas desejam ser dispensadas. Todos, ato mias; alguns acrescentam horas: todos imediatamente. Podiam dar uma resposta de improviso, sem precisar pensar nela nem procurar uma desculpa. Outros acrescentam gnomes: eram unânimes nisso, a uma só voz.
(1.) Aqui havia dois compradores com tanta pressa de ir ver suas compras que não encontravam tempo para essa ceia. Um havia comprado terras; comprara um terreno que lhe fora apresentado como bom negócio e precisava ir ver se era assim ou não; portanto: “Peço-te que me tenhas por dispensado”.
Seu coração estava tão voltado para aumentar seu patrimônio que não podia ser cortês com seu amigo nem bondoso consigo mesmo. Repare: Os que têm o coração cheio do mundo e gostam de acrescentar casa a casa e campo a campo têm os ouvidos surdos ao convite do evangelho.
Mas que desculpa frívola! Poderia ter adiado a visita a seu terreno até o dia seguinte e o encontrado no mesmo lugar e na mesma condição em que estava agora, se assim desejasse.
Outro havia comprado gado para sua terra: “Comprei cinco juntas de bois para o arado e preciso ir prová-los agora mesmo, experimentar se são adequados ao meu propósito; portanto, dispensa-me por esta vez”.
O primeiro indica a satisfação desordenada no mundo; o segundo, a preocupação e a inquietação desmedidas com o mundo, que afastam as pessoas de Cristo e de sua graça. Ambos indicam preferência pelo corpo acima da alma e pelas coisas do tempo acima das da eternidade.
Repare: quando somos chamados a algum dever, é muito criminoso dar desculpas por negligenciá-lo. É sinal de que há convencimento de que se trata de um dever, mas nenhuma inclinação para ele. Essas coisas, que aqui serviram de matéria às desculpas, eram:
[1.] Coisas pequenas e de pouca importância. Teria sido mais apropriado dizerem: “Sou convidado a comer pão no reino de Deus e, portanto, preciso ser dispensado de ir ver o terreno ou os bois”.
[2.] Coisas lícitas. Repare: coisas lícitas em si mesmas, quando o coração se apega demais a elas, tornam-se impedimentos fatais na religião: Licitis perimus omnes. É árduo administrar nossos negócios mundanos de modo que não nos desviem das buscas espirituais; e esse deveria ser nosso grande cuidado.
(2.) Aqui havia um recém-casado que não podia deixar a esposa para sair para a ceia, não, nem uma vez (v. 20): “Casei-me com uma esposa e, portanto”, em suma, “não posso ir”. Alega que não pode, quando a verdade é que não quer.
Assim, muitos alegam incapacidade para os deveres religiosos quando, na realidade, têm aversão a eles. Casou-se com uma esposa. É verdade que quem se casava era dispensado pela lei de ir à guerra durante o primeiro ano (Deuteronômio 24:5).
Mas isso o dispensaria de subir às festas do Senhor, a que todos os homens deviam comparecer anualmente? Muito menos o dispensará do banquete do evangelho, do qual as outras eram apenas figuras.
Repare: Nossa afeição por nossos parentes frequentemente se torna um impedimento para nosso dever com Deus. A desculpa de Adão era que a mulher que Deus lhe dera o persuadira a comer; aqui era que a mulher o persuadira a não comer. Poderia ter ido e levado a esposa consigo; ambos seriam bem-vindos.
- O relato que foi levado ao dono do banquete sobre a afronta de seus amigos convidados, que agora mostravam quão pouco o valorizavam (v. 21): “Aquele servo veio e mostrou essas coisas ao seu senhor”. Disse-lhe com surpresa que provavelmente cearia sozinho.
Embora os convidados tivessem recebido aviso oportuno bastante tempo antes, para ordenar seus negócios de acordo com ele, ainda assim estavam agora ocupados com outros negócios. Não fez a questão parecer melhor nem pior, mas a relatou exatamente como era.
Repare: Os ministros precisam dar o relato do sucesso de seu ministério. Devem fazê-lo agora no trono da graça. Se veem o trabalho de sua alma dar fruto, precisam ir a Deus com suas ações de graças; se trabalham em vão, precisam ir a Deus com suas queixas.
Depois o farão no tribunal de Cristo: serão apresentados como testemunhas contra os que persistem e perecem em sua incredulidade, para provar que foram devidamente convidados. Serão testemunhas em favor dos que aceitaram o chamado: eis que estou eu e os filhos que você me deu.
O apóstolo insiste nisso como motivo para o povo ouvir a palavra de Deus que lhe é enviada por seus ministros, pois “velam por vossas almas, como aqueles que precisam prestar contas”, Hebreus 13:17.
- O justo ressentimento do dono diante dessa afronta: “Ficou irado”, v. 21. Repare: A ingratidão dos que desprezam as ofertas do evangelho, e o desprezo que assim mostram pelo Deus do céu, são uma enorme provocação para ele, e justamente.
A misericórdia da qual se abusa se transforma na maior cólera. A condenação que pronunciou sobre eles foi: “Nenhum dos homens que foram convidados provará minha ceia”.
Isso foi como a condenação pronunciada contra o ingrato Israel, quando desprezaram a terra agradável: Deus jurou em sua cólera que não entrariam em seu descanso. Repare: Graça desprezada é graça perdida, como o direito de primogenitura de Esaú.
Os que não querem Cristo quando podem tê-lo não o terão quando o quiserem. Até os convidados, se desprezarem o convite, terão a entrada proibida; quando a porta se fechar, a entrada será negada às virgens insensatas.
- O cuidado de prover a mesa de convidados, assim como de alimento. “Vão”, diz aos servos, “vão primeiro às ruas e vielas da cidade. Convidem, não os mercadores que saem da alfândega nem os comerciantes que fecham suas lojas; desejarão ser dispensados.
“Um vai ao escritório somar seus livros de contas, outro à taverna beber uma garrafa com seu amigo. Mas, para convidar aqueles que terão alegria de vir, tragam aqui os pobres e os mutilados, os coxos e os cegos; recolham os mendigos comuns.”
Os servos não objetam que ter tais convidados à mesa será um rebaixamento para o dono e sua casa, pois conhecem sua mente e logo reúnem grande número deles: “Senhor, está feito como ordenaste”.
Muitos judeus são trazidos, não dos escribas e fariseus, como os que agora comiam com Cristo e se julgavam os mais prováveis convidados à mesa do Messias, mas dos publicanos e pecadores; estes são os pobres e os mutilados.
Contudo, ainda há lugar para mais convidados e provisão suficiente para todos: “Vão, então, em segundo lugar, às estradas e cercas. Saiam ao campo e recolham os vagantes ou aqueles que agora, à tarde, voltam de seu trabalho no campo, de fazer cercas e valas ali.
“Obriguem-nos a entrar, não pela força das armas, mas pela força das razões. Insistam com eles, pois neste caso será necessário convencê-los de que o convite é sincero, e não uma zombaria.
“Serão tímidos e modestos e dificilmente acreditarão que serão bem-vindos; portanto, insistam com eles e não os deixem até conseguirem o intento.” Isso se refere ao chamado dos gentios, para quem os apóstolos deveriam se voltar quando os judeus recusassem a oferta; com eles a igreja foi preenchida. Agora observe aqui:
(1.) Ficará evidente que a provisão feita para as almas preciosas no evangelho de Cristo não foi feita em vão. Pois, se alguns a rejeitarem, ainda assim outros aceitarão agradecidos sua oferta.
Cristo se consola com isso: embora Israel não seja reunido, ainda assim será glorioso, como luz para os gentios, Isaías 49:5, 6. Deus terá uma igreja no mundo, embora haja aqueles que ficam fora da igreja; pois a incredulidade do homem não tornará sem efeito a promessa de Deus.
(2.) Os muito pobres e humildes no mundo serão tão bem-vindos a Cristo quanto os ricos e grandes. Ou melhor: muitas vezes o evangelho tem maior sucesso entre os que sofrem desvantagens mundanas, como os pobres, e enfermidades físicas, como os mutilados, os coxos e os cegos.
Cristo se refere claramente ao que dissera pouco antes para nos orientar a convidar à nossa mesa os pobres e os mutilados, os coxos e os cegos, v. 13. A consideração do favor que o evangelho de Cristo mostra aos pobres deveria nos levar a ser caridosos com eles. Sua condescendência e suas compaixões para com eles deveriam despertar as nossas.
(3.) Muitas vezes o evangelho tem maior sucesso entre os que menos provavelmente receberiam seu benefício e cuja submissão a ele era menos esperada. Os publicanos e as prostitutas entraram no reino de Deus antes dos escribas e fariseus; assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros, os últimos.
Não fiquemos confiantes quanto aos mais adiantados nem percamos a esperança quanto aos menos promissores.
(4.) Os ministros de Cristo devem ser tanto muito rápidos como muito insistentes ao convidar para o banquete do evangelho: “Saiam depressa (v. 21); não percam tempo, pois tudo agora está pronto.
“Chamem-nos para vir hoje, enquanto se chama hoje; e obriguem-nos a entrar, abordando-os bondosamente e atraindo-os com cordas de homem e amarras de amor.”
Nada pode ser mais absurdo do que tirar daqui uma razão para obrigar a consciência dos homens, ou melhor, para obrigar homens a agir contra sua consciência em questões religiosas: “Vocês receberão a ceia do Senhor, ou serão multados, presos e arruinados em seu patrimônio”.
Certamente nada disso era a obrigação aqui pretendida, mas apenas a da razão e do amor, pois as armas de nossa guerra não são carnais.
(5.) Embora muitos tenham sido trazidos para participar dos benefícios do evangelho, ainda assim há lugar para mais. Pois as riquezas de Cristo são insondáveis e inesgotáveis; há nele o suficiente para todos e o suficiente para cada um; e o evangelho não exclui ninguém que não exclua a si mesmo.
(6.) A casa de Cristo, embora grande, por fim será preenchida. Assim será quando o número dos eleitos estiver completo e todos quantos lhe foram dados forem trazidos a ele.
Versículos 25 a 35
A Necessidade da Abnegação.
Veja como Cristo, em sua doutrina, se ajustava àqueles a quem falava e dava a cada um sua porção de alimento. Aos fariseus pregava humildade e caridade.
Nestes versículos dirige seu discurso às multidões que o seguiam em grande número e pareciam zelosas em segui-lo. Sua exortação é que entendam as condições do discipulado antes de assumir sua profissão e ponderem o que fazem. Veja aqui:
I. Quão zelosas as pessoas eram em acompanhar Cristo (v. 25): “Grandes multidões iam com ele”, muitos por amor e mais por companhia, pois onde há muitos haverá mais. Aqui havia uma multidão misturada, como a que saiu do Egito com Israel.
Precisamos esperar que sempre haja tais pessoas na igreja; portanto, será necessário que os ministros separem cuidadosamente o precioso do vil.
II. Quanto queria que ponderassem em seu zelo. Os que se propõem a seguir Cristo precisam contar com o pior e se preparar de acordo com isso:
- Diz-lhes qual é o pior com que precisam contar, muito semelhante ao que ele passara antes deles e em favor deles. Tem por certo que desejavam ser seus discípulos para se qualificar a cargos em seu reino.
Esperavam que dissesse: “Se alguém vier a mim e for meu discípulo, terá riquezas e honra em abundância; deixem comigo a tarefa de torná-lo um grande homem”. Mas lhes diz exatamente o contrário:
(1.) Precisam estar dispostos a deixar aquilo que lhes era muito querido. Portanto, devem vir a ele inteiramente desapegados de todos os confortos desta vida e mortos para eles, de modo a alegremente abandoná-los antes que deixar sua participação em Cristo, v. 26.
Um homem não pode ser discípulo de Cristo sem odiar pai, mãe e sua própria vida. Não é sincero nem será constante e perseverante, a menos que ame Cristo mais do que qualquer coisa neste mundo e esteja disposto a abandonar aquilo que pode e deve deixar.
Ou como sacrifício, quando Cristo puder ser glorificado por nosso abandono dessas coisas, como os mártires, que não amaram sua vida até a morte; ou como tentação, quando seu abandono nos deixa em melhores condições de servir a Cristo.
Assim, Abraão deixou sua própria terra, e Moisés, a corte de Faraó. Casas e terras não são mencionadas aqui; a filosofia ensinará um homem a considerá-las com desprezo, mas o cristianismo vai além:
[1.] Todo homem bom ama seus parentes. Contudo, se for discípulo de Cristo, deve odiá-los comparativamente, amá-los menos do que Cristo, como se diz que Lia era odiada quando Raquel era mais amada.
Não que suas pessoas devam ser odiadas em qualquer grau, mas nosso consolo e satisfação neles devem se perder e ser absorvidos em nosso amor a Cristo, como os de Levi, quando disse a respeito de seu pai: “Não o vi”, Deuteronômio 33:9.
Quando nosso dever para com nossos pais entra em rivalidade com nosso dever evidente para com Cristo, precisamos dar a preferência a Cristo. Se precisamos ou negar Cristo ou ser banidos de nossa família e de nossos parentes, como muitos dos primeiros cristãos, devemos perder seu convívio antes que o favor dele.
[2.] Todo homem ama sua própria vida; nenhum homem jamais a odiou. Não podemos ser discípulos de Cristo se não o amarmos mais do que nossa própria vida, a ponto de preferir que seja amargurada por cruel escravidão, ou melhor, tirada por mortes cruéis, a desonrar Cristo ou abandonar qualquer de suas verdades e caminhos.
A experiência dos prazeres da vida espiritual e as esperanças e perspectivas crentes da vida eterna tornarão fácil essa palavra dura. Quando surgem tribulação e perseguição por causa da palavra, a prova principal é se amamos mais Cristo ou nossos parentes e nossa vida.
Contudo, mesmo nos dias de paz essa questão às vezes é posta à prova. Os que evitam o serviço de Cristo e as oportunidades de ter comunhão com ele, e se envergonham de confessá-lo por medo de desagradar a um parente ou amigo, ou perder um cliente, dão motivo para suspeitar de que o amam mais do que a Cristo.
(2.) Que precisam estar dispostos a carregar aquilo que era muito pesado (v. 27). Quem não carrega sua cruz, como faziam os condenados à crucificação, submetidos à sentença e esperando a execução da sentença, e assim não vem após Cristo para onde quer que ele o conduza, não pode ser seu discípulo.
Isto é, diz o dr. Hammond, não se presta ao serviço de Cristo; e o serviço de Cristo, que certamente trará consigo perseguição, não convém a essa pessoa. Embora nem todos os discípulos de Cristo sejam crucificados, ainda assim todos carregam sua cruz como se contassem com ser crucificados.
Precisam se contentar em receber má fama e ser carregados de infâmia e vergonha, pois nenhum nome é mais ignominioso do que Furcifer: o carregador do patíbulo.
Precisa carregar sua cruz e vir após Cristo; isto é, carregá-la no caminho de seu dever sempre que se encontrar nesse caminho. Precisa carregá-la quando Cristo o chamar a isso e, ao fazê-lo, olhar para Cristo, buscar nele motivos de ânimo e viver na esperança de uma recompensa com ele.
- Manda-lhes contar com isso e então ponderá-lo. Como foi tão justo conosco a ponto de nos dizer claramente que dificuldades encontraremos ao segui-lo, sejamos tão justos conosco mesmos a ponto de pesar seriamente a questão antes de assumir uma profissão religiosa.
Josué obrigou o povo a ponderar o que fazia quando prometia servir ao Senhor, Josué 24:19. É melhor nunca começar do que não prosseguir; portanto, antes de começar, precisamos ponderar o que significa prosseguir.
Isso é agir racionalmente e como convém a homens, e como fazemos em outros casos. A causa de Cristo suportará um exame rigoroso. Satanás mostra o melhor, mas esconde o pior, pois seu melhor não compensará seu pior; mas o melhor de Cristo compensará abundantemente o pior.
Essa ponderação da questão é necessária à perseverança, sobretudo em tempos de sofrimento. Nosso Salvador ilustra sua necessidade por duas comparações: a primeira mostra que precisamos ponderar as despesas de nossa religião; a segunda, seus perigos:
(1.) Quando assumimos uma profissão religiosa, somos como um homem que se propõe a construir uma torre e, portanto, precisa ponderar suas despesas (vv. 28-30). Qual de vocês, pretendendo construir uma torre ou casa imponente para si, não se senta primeiro e calcula o custo?
Precisa contar certamente com muito mais do que seus trabalhadores lhe dirão que custará. Compare a despesa com sua bolsa, para não se tornar alvo de riso por começar a construir o que não pode terminar. Repare:
[1.] Todos os que assumem uma profissão religiosa se propõem a construir uma torre. Não como a torre de Babel, em oposição ao Céu, que por isso ficou inacabada; mas em obediência ao Céu, cuja pedra de acabamento, portanto, será trazida.
Comecem por baixo e ponham o fundamento em profundidade, ponham-no sobre a rocha e façam uma obra segura; então visem tão alto quanto o céu.
[2.] Os que pretendem construir essa torre precisam se sentar e calcular o custo. Ponderem que isso lhes custará mortificar seus pecados, até os desejos mais amados; custará uma vida de abnegação e vigilância e uma prática constante de santos deveres.
Talvez lhes custe sua reputação entre os homens, seus bens e liberdades e tudo o que lhes é querido neste mundo, até a própria vida. Se nos custar tudo isso, o que é isso em comparação com o que custou a Cristo adquirir para nós as vantagens da religião, que nos chegam sem dinheiro e sem preço?
[3.] Muitos que começam a construir essa torre não prosseguem nem perseveram, e isso é sua insensatez. Não têm coragem e resolução, não têm um princípio arraigado e firme, e assim nada realizam.
É verdade que nenhum de nós tem em si mesmo o suficiente para terminar essa torre. Mas Cristo disse: “Minha graça te é suficiente”, e essa graça não faltará a nenhum de nós se a buscarmos e usarmos.
[4.] Nada é mais vergonhoso do que os que começaram bem na religião interromperem o curso; todos justamente zombarão deles por terem perdido todo o seu trabalho até aqui por falta de perseverança. Perdemos as coisas que realizamos (2 João 1:8), e tudo o que fizemos e sofremos é em vão, Gálatas 3:4.
(2.) Quando nos propomos a ser discípulos de Cristo, somos como um homem que vai à guerra e, portanto, precisa ponderar seu risco e as dificuldades que encontrará, v. 31, 32. Um rei que declara guerra a um príncipe vizinho pondera se tem forças para defender sua causa; se não, abandonará seus pensamentos de guerra. Repare:
[1.] O estado de um cristão neste mundo é um estado militar. A vida cristã não é uma guerra? Temos muitas passagens no caminho que precisam ser disputadas a golpes de espada. Ou melhor: precisamos lutar a cada passo que damos, tão incansáveis são nossos inimigos espirituais em sua oposição.
[2.] Antes de nos alistarmos sob a bandeira de Cristo, devemos ponderar se podemos suportar as agruras que um bom soldado de Jesus Cristo precisa esperar e com que precisa contar; se somos capazes de enfrentar as forças do inferno e da terra, que vêm contra nós com vinte mil.
[3.] Das duas opções, é melhor fazer as melhores condições possíveis com o mundo do que alegar que renunciamos a ele e depois, quando surgem tribulação e perseguição por causa da palavra, voltar a ele.
Aquele jovem que não conseguiu decidir abandonar seus bens por Cristo fez melhor em sair triste de sua presença do que se tivesse permanecido com ele dissimulando.
Essa parábola também pode ser aplicada de outro modo: podemos entendê-la como destinada a nos ensinar a começar depressa a ser religiosos, em vez de começar cautelosamente. Pode significar o mesmo que Mateus 5:25: “Concorda depressa com teu adversário”. Repare:
Primeiro, os que persistem no pecado fazem guerra contra Deus, a guerra mais contrária à natureza e injustificável; rebelam-se contra seu soberano legítimo, cujo governo é perfeitamente justo e bom.
Segundo, o pecador mais orgulhoso e atrevido não é adversário à altura de Deus; a desproporção de forças é muito maior do que a aqui suposta entre dez mil e vinte mil. Provocamos ciúmes no Senhor? Somos mais fortes do que ele? Certamente não; quem conhece o poder de sua ira?
Considerando isso, é de nosso interesse fazer paz com ele. Não precisamos enviar alguém para pedir condições de paz; elas nos são oferecidas, são irrepreensíveis e muito vantajosas para nós. Conheçamo-las e estejamos em paz.
Façamos isso a tempo, enquanto o outro ainda está muito longe; pois as demoras nesse caso são altamente perigosas e tornam difíceis os pedidos posteriores.
Mas a aplicação dessa parábola aqui (v. 33) é à ponderação que deve ser exercida quando assumimos uma profissão religiosa. Salomão diz: “Com bom conselho faze a guerra” (Provérbios 20:18), pois quem desembainha a espada joga fora a bainha.
Assim, com bom conselho entrem numa profissão religiosa, sabendo que, se não abandonarem tudo o que têm, não podem ser discípulos de Cristo. Isto é, se não contarem com abandonar tudo e anuírem a isso; pois todos os que viverão piedosamente em Cristo Jesus precisam sofrer perseguição e, contudo, continuar a viver piedosamente.
- Avisa-os contra a apostasia e a degeneração da mente em relação ao espírito e à disposição verdadeiramente cristãos, pois isso os tornaria inteiramente inúteis, v. 34, 35:
(1.) Os bons cristãos são o sal da terra, sobretudo os bons ministros (Mateus 5:13). Esse sal é bom e muito útil; por suas instruções e exemplos temperam todos com quem têm comunhão, para evitar que apodreçam, vivificá-los e torná-los saborosos.
(2.) Os cristãos degenerados, que, em vez de abandonar o que têm no mundo, deixam sua profissão e então naturalmente se tornam carnais, mundanos e inteiramente destituídos de espírito cristão, são como o sal que perdeu seu sabor.
São como aquilo que os químicos chamam de caput mortuum, de que todos os sais foram extraídos, a coisa mais inútil e sem valor do mundo; não há nele qualquer virtude ou boa propriedade:
[1.] Nunca pode ser recuperado: “Com que será temperado?” Você não pode salgá-lo. Isso indica que é extremamente difícil, quase impossível, recuperar um apóstata, Hebreus 6:4-6.
Se o cristianismo não conseguir o intento de curar os homens de seu mundanismo e sensualidade, se esse remédio foi experimentado em vão, seu caso deverá ser considerado mesmo sem esperança.
[2.] Não tem utilidade alguma. Não serve para a terra como o esterco, para adubá-la, nem melhorará se for posto no monte de esterco para apodrecer; nada se pode extrair dele.
Quem professa a religião e tem a mente e os costumes depravados é o animal mais insípido que pode haver. Se fala das coisas de Deus, das quais teve algum conhecimento, faz isso tão desajeitadamente que ninguém melhora por isso; é uma parábola na boca de um insensato.
[3.] É abandonado: “Os homens o lançam fora”, como algo com que não querem mais ter ligação. Aqueles que professam a religião de modo tão escandaloso devem ser expulsos da igreja, não apenas porque perderam todas as honras e privilégios de ser seus membros, mas porque há perigo de que outros sejam infectados por eles.
Nosso Salvador conclui isso chamando todos a reparar no assunto e receber o aviso: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Poderá a faculdade de ouvir ser mais bem empregada do que em prestar atenção à palavra de Cristo, sobretudo aos alarmes que nos deu sobre o perigo em que estamos de apostasia e o perigo em que nos lançamos pela apostasia?