Matthew Henry

Lucas 13

Argumento

Neste capítulo temos:

I. O bom aproveitamento que Cristo fez de uma notícia que lhe trouxeram acerca de alguns galileus recentemente massacrados por Pilatos enquanto sacrificavam no templo em Jerusalém, vv. 1-5.

II. A parábola da figueira infrutífera, pela qual somos avisados a produzir frutos dignos daquele arrependimento ao qual nos chamou na passagem anterior, vv. 6-9.

III. A cura de uma pobre mulher enferma por Cristo no dia de sábado, e a defesa que ele fez de si mesmo por isso, vv. 11-17.

IV. Uma repetição das parábolas do grão de mostarda e do fermento, vv. 18-22.

V. Sua resposta à pergunta acerca do número dos salvos, vv. 23-30.

VI. O desprezo que mostrou pela malícia e pelas ameaças de Herodes, e a sentença de condenação pronunciada contra Jerusalém, vv. 31-35.

Versículos 1 a 5

Os Galileus Assassinados.

Temos aqui:

I. Notícias trazidas a Cristo da morte recente de alguns galileus, cujo sangue Pilatos mesclara com seus sacrifícios, v. 1. Consideremos:

  1. O que foi essa história trágica. É contada brevemente aqui e não se encontra em nenhum dos historiadores daqueles tempos.

Josefo de fato menciona que Pilatos matou alguns samaritanos que, sob a condução de um líder faccioso, iam tumultuosamente ao monte Gerizim, onde ficava o templo dos samaritanos; mas de modo algum podemos admitir que aquela história seja a mesma que esta.

Alguns pensam que esses galileus eram da facção de Judas Gaulonita, também chamado Judas da Galileia (Atos 5:37), que rejeitava a autoridade de César e recusava pagar-lhe tributo.

Ou talvez esses, por serem galileus, apenas fossem suspeitos para Pilatos de pertencer àquela facção, e foram barbaramente assassinados porque aqueles que estavam em pacto com aquele que alegava autoridade estavam fora de seu alcance.

Sendo os galileus súditos de Herodes, é provável que esse ultraje cometido contra eles por Pilatos ocasionasse a desavença entre Herodes e Pilatos da qual lemos em Lucas 23:12.

Não nos é dito quantos eram, talvez apenas uns poucos, contra os quais Pilatos tinha algum ressentimento particular (e por isso Josefo passa por cima da história); mas a circunstância mencionada é que mesclou seu sangue com seus sacrifícios no pátio do templo.

Embora talvez tivessem motivo para temer a malícia de Pilatos, ainda assim não quiseram, sob a alegação desse temor, manter-se afastados de Jerusalém, para onde a lei os obrigava a subir com seus sacrifícios.

O dr. Lightfoot considera provável que eles mesmos estivessem matando seus sacrifícios (o que era consentido, pois o trabalho do sacerdote, diziam, começava com a aspersão do sangue), e que os oficiais de Pilatos os surpreendessem justamente quando estavam desprevenidos (pois, de outro modo, os galileus eram homens corajosos e geralmente andavam bem armados).

Mesclaram o sangue dos sacrificadores com o sangue dos sacrifícios, como se fosse igualmente aceitável a Deus. Nem a santidade do lugar nem a do trabalho os protegeria da fúria de um juiz injusto, que nem temia a Deus nem respeitava o homem.

O altar, que costumava ser um santuário e lugar de abrigo, tornou-se agora um laço e uma armadilha, um lugar de perigo e matança.

  1. Por que foi contado nessa ocasião a nosso Senhor Jesus:

(1.) Talvez meramente como uma notícia que supunham que não tivesse ouvido antes, e como algo que lamentavam e criam que ele também lamentaria; pois os galileus eram seus compatriotas.

Repare: devemos observar as tristes providências e comunicar o conhecimento delas a outros, para que eles e nós sejamos apropriadamente tocados por elas e façamos bom uso delas.

(2.) Talvez se destinasse a confirmar o que Cristo dissera no fim do capítulo anterior acerca da necessidade de fazer nossa paz com Deus a tempo, antes de sermos entregues ao oficial, isto é, à morte, e assim lançados na prisão; então será tarde demais para fazer acordos.

“Agora”, dizem, “Mestre, aqui está um exemplo recente de alguns que foram muito repentinamente entregues ao oficial, que foram levados pela morte quando pouco a esperavam; por isso todos precisamos estar prontos”.

Repare: será de boa utilidade para nós tanto explicar a palavra de Deus quanto aplicá-la a nós mesmos com força observando as providências de Deus.

(3.) Talvez quisessem estimulá-lo, por ser ele mesmo da Galileia, profeta e alguém que tinha grande influência naquela região, a encontrar um caminho para vingar em Herodes a morte desses galileus.

Se tinham pensamentos desse tipo, estavam inteiramente enganados; pois Cristo agora subia a Jerusalém para ser entregue às mãos de Pilatos e ter seu sangue, não mesclado com seu sacrifício, mas o próprio sangue feito um sacrifício.

(4.) Talvez isso fosse contado a Cristo para dissuadi-lo de subir a Jerusalém para adorar (v. 22), para que Pilatos não o tratasse como tratara aqueles galileus.

Poderia alegar contra ele, como provavelmente insinuara contra aqueles galileus para justificar sua crueldade, que vinham sacrificar como Absalão, com um desígnio sedicioso, sob o pretexto de sacrificar, para levantar uma rebelião.

Agora, para que Pilatos, tendo começado, não fosse mais longe, consideram aconselhável que Cristo por enquanto se mantenha fora do caminho.

(5.) A resposta de Cristo indica que lhe contaram isso com uma insinuação rancorosa: que, embora Pilatos fosse injusto ao matá-los, ainda assim, sem dúvida, eram homens secretamente maus; de outro modo, Deus não teria tolerado que Pilatos os eliminasse tão barbaramente.

Era muito maldoso: em vez de admitirem que eram mártires, embora morressem sacrificando e talvez sofressem por sua devoção, suporiam, sem qualquer aparência de prova, que eram malfeitores.

Talvez por nenhum outro motivo senão não pertencerem ao seu partido e denominação, diferirem deles ou terem diferenças com eles. Esse destino deles, capaz de uma interpretação não só favorável, mas honrosa, será chamado justo julgamento de Deus sobre eles, embora não saibam por quê.

II. A resposta de Cristo a esse relato, na qual:

  1. Acrescentou outra história que, como essa, dava um exemplo de pessoas levadas por morte repentina. Não faz muito tempo que a torre de Siloé caiu, e dezoito pessoas foram mortas e enterradas em suas ruínas.

A conjectura do dr. Lightfoot é que essa torre ficava junto ao tanque de Siloé, que era o mesmo tanque de Betesda, e que pertencia àqueles pórticos junto ao tanque, nos quais deitavam os incapacitados que esperavam o movimento da água (João 5:3).

Os mortos seriam alguns deles ou alguns dos que costumavam se purificar nesse tanque para o serviço do templo, pois ficava perto do templo.

Fossem quem fossem, era uma história triste; contudo, frequentemente ouvimos de acidentes tão melancólicos: pois, como as aves são apanhadas num laço, assim são os filhos dos homens enlaçados num tempo mau, quando cai repentinamente sobre eles, Eclesiastes 9:12. Torres construídas para segurança frequentemente acabam sendo a destruição dos homens.

  1. Acautelou seus ouvintes para não fazer mau uso desses e de semelhantes acontecimentos, nem tirar daí ocasião para censurar os que sofrem muito, como se por isso devessem ser considerados grandes pecadores.

Supõem vocês que esses galileus, abatidos enquanto sacrificavam, eram pecadores acima de todos os galileus porque sofreram tais coisas? Digo-lhes: não, v. 2, 3.

Talvez aqueles que lhe contaram a história dos galileus fossem judeus e se alegrassem com qualquer coisa que lhes fornecesse assunto para censurar os galileus; por isso Cristo lhes devolveu a história dos homens de Jerusalém que chegaram a um fim prematuro; pois, com a medida desse tipo com que medimos, nos será medido de volta.

“Agora supondes que aqueles dezoito que encontraram sua morte pela torre de Siloé, enquanto talvez esperassem sua cura pelo tanque de Siloé, eram devedores à justiça divina acima de todos os homens que habitavam em Jerusalém? Digo-vos: não”.

Seja isso favorável ou desfavorável a nós, devemos permanecer nesta regra: não podemos julgar os pecados dos homens por seus sofrimentos neste mundo; pois muitos são lançados na fornalha como ouro para ser purificado, não como escória e palha para serem consumidas.

Por isso não devemos ser duros em nossas censuras àqueles que são mais aflitos que seus vizinhos, como os amigos de Jó foram em suas censuras a ele, para que não condenemos a geração dos justos, Salmos 73:15.

Se queremos julgar, temos bastante que fazer julgando a nós mesmos; nem de fato podemos conhecer amor ou ódio por tudo que está diante de nós, pois todas as coisas acontecem igualmente a todos, Eclesiastes 9:1, 2.

Poderíamos com igual justiça concluir que os opressores, e Pilatos entre os demais, do lado de quem estão poder e sucesso, são os maiores santos, assim como concluir que os oprimidos, e aqueles galileus entre os demais, todos em lágrimas e sem consolador, não, nem mesmo os sacerdotes e levitas que serviam ao altar, são os maiores pecadores.

Em nossas censuras a outros, façamos como desejaríamos que nos fizessem; pois como fazemos nos farão: “Não julgueis, para que não sejais julgados”, Mateus 7:1.

  1. Sobre essas histórias fundou um chamado ao arrependimento, acrescentando a cada uma esta palavra despertadora: “Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”, vv. 3-5:

(1.) Isso indica que todos merecemos perecer tanto quanto eles, e, se tivéssemos sido tratados segundo nossos pecados, segundo a iniquidade de nossas coisas santas, nosso sangue teria sido mesclado com nossos sacrifícios pela justiça de Deus muito antes disso.

Deve moderar nossa censura o fato de sermos não só pecadores, mas pecadores tão grandes quanto eles, e de termos tanto pecado de que nos arrepender quanto eles tinham pelo qual sofrer.

(2.) Que, por isso, todos devemos nos arrepender, lamentar o que fizemos de errado e não fazê-lo mais. Os julgamentos de Deus sobre outros são apelos fortes ao arrependimento.

Veja como Cristo aproveitou tudo para insistir naquele grande dever para o qual veio não só ganhar espaço e dar esperanças, mas nos ordenar: arrepender-nos.

(3.) Que o arrependimento é o caminho para escapar de perecer, e é um caminho seguro: assim a iniquidade não será sua ruína, mas sob nenhuma outra condição.

(4.) Que, se não nos arrependermos, certamente pereceremos, como outros fizeram antes de nós. Alguns dão ênfase à palavra igualmente e a aplicam à destruição que vinha sobre o povo dos judeus, e particularmente sobre Jerusalém.

Foram destruídos pelos romanos na época de sua Páscoa, e assim, como os galileus, tiveram seu sangue mesclado com seus sacrifícios; muitos deles, tanto em Jerusalém quanto em outros lugares, foram destruídos pela queda de muros e edifícios derrubados em torno deles, como aqueles que morreram pela queda da torre de Siloé.

Mas certamente vai mais longe; se não nos arrependermos, pereceremos eternamente, como eles pereceram deste mundo.

O mesmo Jesus que nos chama a nos arrepender porque o reino do céu está próximo nos manda arrepender porque, de outro modo, pereceremos; assim pôs diante de nós vida e morte, bem e mal, e nos colocou diante da escolha.

(5.) O perecimento em sua impenitência daqueles que foram os mais duros e severos ao julgar outros será agravado de maneira particular.

Versículos 6 a 9

A Figueira Infrutífera.

Essa parábola se destina a reforçar a palavra de aviso que vem imediatamente antes: “Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis; se não vos reformardes, sereis arruinados, como a árvore infrutífera, se não produzir fruto, será cortada”.

I. Essa parábola se refere primeiramente à nação e ao povo dos judeus. Deus os escolheu para seus, fez deles um povo próximo a ele, deu-lhes vantagens para conhecê-lo e servi-lo acima de qualquer outro povo e esperava deles retribuições correspondentes de dever e obediência, que, resultando em seu louvor e honra, teria considerado fruto.

Mas decepcionaram suas expectativas: não cumpriram seu dever; eram um descrédito em vez de um crédito para sua profissão de fé.

Diante disso, justamente decidiu abandoná-los e eliminá-los, privá-los de seus privilégios, retirar-lhes a condição de igreja e de povo; mas, pela intercessão de Cristo, como antigamente pela de Moisés, graciosamente lhes deu tempo ulterior e misericórdia ulterior.

Provou-os, por assim dizer, outro ano, enviando seus apóstolos entre eles para chamá-los ao arrependimento e, em nome de Cristo, oferecer-lhes perdão mediante arrependimento.

Alguns deles foram levados a se arrepender e produzir fruto, e com eles tudo foi bem; mas o corpo da nação continuou impenitente e infrutífero, e ruína sem remédio veio sobre eles.

Cerca de quarenta anos depois, foram cortados e lançados no fogo, como João Batista lhes dissera (Mateus 3:10), cuja declaração essa parábola desenvolve.

II. Contudo, sem dúvida, tem uma referência ulterior e se destina a despertar todos os que desfrutam dos meios de graça e dos privilégios da igreja visível para que vejam se a disposição de sua mente e o curso de sua vida correspondem às suas profissões de fé e oportunidades, pois esse é o fruto exigido. Agora observe aqui:

  1. As vantagens que essa figueira tinha. Estava plantada numa vinha, em solo melhor, onde se tinha mais cuidado e trabalho com ela do que com outras figueiras, que geralmente cresciam, não em vinhas (estas são para videiras), mas à beira do caminho, Mateus 21:19.

Essa figueira pertencia a certo homem, que era seu dono e fazia despesas com ela. Repare: a igreja de Deus é sua vinha, distinta do terreno comum e cercada, Isaías 5:1, 2.

Somos figueiras plantadas nessa vinha por nosso batismo; temos lugar e nome na igreja visível, e isso é nosso privilégio e felicidade. É um favor distintivo: não tratou assim outras nações.

  1. A expectativa do dono acerca dela: veio e procurou fruto nela, e tinha motivo para esperá-lo. Não mandou alguém, mas veio pessoalmente, indicando seu desejo de encontrar fruto. Cristo veio a este mundo, veio aos seus, aos judeus, procurando fruto.

Repare: o Deus do céu exige e espera fruto daqueles que têm lugar em sua vinha. Tem seus olhos sobre os que desfrutam do evangelho para ver se vivem à altura dele; procura evidências de obterem bem pelos meios de graça que desfrutam.

Folhas não bastarão, clamar: “Senhor, Senhor”; flores não bastarão, começar bem e dar boas esperanças; deve haver fruto. Nossos pensamentos, palavras e ações devem estar de acordo com o evangelho, a luz e o amor.

  1. A decepção de sua expectativa: não encontrou nenhum, nenhum mesmo, nem um figo. Repare: é triste pensar quantos desfrutam dos privilégios do evangelho e contudo nada fazem para a honra de Deus nem para corresponder à finalidade de lhes confiar esses privilégios; isso é uma decepção para ele e uma dor para o Espírito de sua graça.

(1.) Aqui se queixa disso ao cultivador da vinha: venho procurando fruto, mas fico decepcionado; não encontro nenhum, procurando uvas, mas eis uvas silvestres. Está entristecido com tal geração.

(2.) Agrava isso com duas considerações:

[1.] Que esperara muito tempo e contudo ficara decepcionado. Assim como não exigia muito em suas expectativas, esperava apenas fruto, não muito fruto, assim não era apressado: veio três anos, ano após ano.

Aplicando aos judeus, veio durante um prazo antes do cativeiro, outro depois dele e outro na pregação de João Batista e do próprio Cristo; ou pode aludir aos três anos do ministério público de Cristo, que agora terminavam.

Em geral, ensina-nos que a paciência de Deus se estende à longanimidade com muitos que desfrutam do evangelho e não produzem seus frutos; essa paciência é miseravelmente abusada, o que provoca Deus a severidade tanto maior.

Quantas vezes três anos Deus veio a muitos de nós procurando fruto, mas não encontrou nenhum, ou quase nenhum, ou pior que nenhum!

[2.] Que essa figueira não só não produzia fruto, mas causava prejuízo; ocupava inutilmente o solo; tomava o espaço de uma árvore frutífera e era prejudicial a tudo ao seu redor.

Repare: aqueles que não fazem bem geralmente causam prejuízo pela influência de seu mau exemplo; entristecem e desanimam os bons; endurecem e animam os maus. O dano é maior e o solo mais inutilmente ocupado se for uma árvore alta, grande e espalhada, e se for uma árvore antiga, de longa existência.

  1. A condenação proferida contra ela: “Corta-a”. Diz isso ao cultivador da vinha, a Cristo, a quem todo julgamento é confiado, aos ministros que devem declarar essa condenação em seu nome.

Repare: nada mais se pode esperar acerca de árvores infrutíferas senão que sejam cortadas. Assim como a vinha infrutífera é desmantelada e aberta ao terreno comum (Isaías 5:5, 6), assim as árvores infrutíferas na vinha são lançadas para fora dela e secam, João 15:6.

É cortada pelos julgamentos de Deus, especialmente julgamentos espirituais, como aqueles sobre os judeus que não creram, Isaías 6:9, 10.

É cortada pela morte e lançada no fogo do inferno; com bom motivo, pois por que ocupa inutilmente o solo? Que motivo há para ter lugar na vinha sem propósito?

  1. A intercessão do cultivador em favor dela. Cristo é o grande Intercessor; vive sempre, intercedendo. Os ministros são intercessores; aqueles que cultivam a vinha devem interceder por ela; devemos orar por aqueles a quem pregamos, pois devemos nos dedicar à palavra de Deus e à oração. Agora observe:

(1.) Aquilo pelo que ora, e é uma suspensão da condenação: “Senhor, deixa-a também este ano”. Não ora: “Senhor, que nunca seja cortada”, mas: “Senhor, agora não. Senhor, não retires o cultivador, não retenhas os orvalhos, não arranques a árvore”. Repare:

[1.] É desejável obter uma suspensão para uma árvore infrutífera. Alguns não têm graça para se arrepender, contudo é misericórdia para eles terem prazo para se arrepender, como foi para o mundo antigo serem-lhe concedidos 120 anos para fazer sua paz com Deus.

[2.] Devemos a Cristo, o grande Intercessor, que árvores infrutíferas não sejam cortadas imediatamente: se não fosse por sua intervenção, o mundo inteiro teria sido cortado pelo pecado de Adão; mas disse: “Senhor, deixa-a”; é ele quem sustenta todas as coisas.

[3.] Somos animados a orar a Deus pela suspensão misericordiosa da condenação das figueiras infrutíferas: “Senhor, deixa-as; conserva-as um pouco mais em sua prova; suporta-as um pouco mais e espera para ser gracioso”. Assim devemos permanecer na brecha para afastar a cólera.

[4.] As suspensões de misericórdia são apenas por um tempo: “Deixa-a também este ano”, tempo curto, mas suficiente para fazer a prova. Quando Deus suportou por muito tempo, podemos esperar que suporte um pouco mais, mas não podemos esperar que suporte sempre.

[5.] Suspensões podem ser obtidas pelas orações de outros em nosso favor, mas não perdões; deve haver nossa própria fé, arrependimento e orações, senão nenhum perdão.

(2.) Como promete aproveitar essa suspensão, se for obtida: “Até que eu cave ao seu redor e a adube”. Repare:

[1.] Em geral, nossas orações devem sempre ser acompanhadas de nossos esforços. O cultivador parece dizer: “Senhor, talvez eu tenha sido faltoso no que é minha parte; mas deixa-a este ano, e farei mais do que fiz em favor de sua frutificação”.

Assim, em todas as nossas orações devemos pedir a graça de Deus com uma resolução humilde de cumprir nosso dever; de outro modo, zombamos de Deus e mostramos que não valorizamos corretamente as misericórdias pelas quais oramos.

[2.] Em particular, quando oramos a Deus por graça para nós mesmos ou outros, devemos seguir nossas orações com diligência no uso dos meios de graça. O cultivador da vinha se compromete a fazer sua parte e nisso ensina os ministros a fazer a deles.

Cavará ao redor da árvore e a adubará. Os cristãos infrutíferos devem ser despertados pelos terrores da lei, que revolvem o terreno não cultivado, e então animados pelas promessas do evangelho, que aquecem e enriquecem como adubo para a árvore.

Os dois métodos devem ser tentados; um prepara para o outro, e tudo mal basta.

(3.) Em que termos deixa a questão: “Provemo-la e tentemos o que podemos fazer com ela mais um ano; e, se produzir fruto, bem” (v. 9). “É possível, ou melhor: há esperança de que ainda possa ser frutífera”.

Nessa esperança, o dono terá paciência com ela, e o cultivador terá trabalho com ela; se tiver o sucesso desejado, ambos ficarão satisfeitos por não ter sido cortada.

A palavra bem não está no original, mas a expressão é abrupta: “Se produzir fruto!” Complemente como quiser, de modo a expressar quão maravilhosamente satisfeitos ficarão tanto o dono quanto o cultivador.

Se produzir fruto, haverá motivo de alegria; temos o que desejávamos. Mas não pode ser melhor expresso que como fazemos: bem.

Repare: aqueles que professam a religião sem fruto, se depois de longa esterilidade se arrependerem, se corrigirem e produzirem fruto, encontrarão tudo bem. Deus ficará satisfeito, pois será louvado; as mãos dos ministros serão fortalecidas, e tais penitentes serão sua alegria agora e sua coroa em breve.

Ou melhor: haverá alegria no céu por isso; o solo não será mais inutilmente ocupado, mas melhorado, a vinha embelezada e as boas árvores nela melhoradas.

Quanto à própria árvore, será bom para ela; não só não será cortada, mas receberá bênção de Deus (Hebreus 6:7); será podada e produzirá mais fruto, pois o Pai é seu agricultor (João 15:2); por fim será transplantada da vinha na terra ao paraíso acima.

Mas acrescenta: “Se não, então depois disso tu a cortarás”. Observe aqui:

[1.] Que, embora Deus suporte por muito tempo, não suportará sempre os que professam sem fruto; sua paciência terá fim e, se for abusada, dará lugar àquela cólera que não terá fim. Árvores infrutíferas certamente serão cortadas por fim e lançadas no fogo.

[2.] Quanto mais tempo Deus esperou e quanto mais despesa fez com elas, maior será sua destruição: ser cortada depois disso, depois de todas essas expectativas acerca dela, desses debates sobre ela, desse cuidado com ela, será de fato triste e agravará a condenação.

[3.] Cortar, embora seja trabalho que será feito, é trabalho no qual Deus não tem prazer; pois observe aqui: o dono disse ao cultivador: “Corta-a tu, pois ocupa inutilmente o solo”.

“Ou melhor”, disse o cultivador, “se deve ser feito por fim, tu a cortarás; que minha mão não esteja sobre ela”.

[4.] Aqueles que agora intercedem por árvores infrutíferas e têm trabalho com elas, se persistirem em sua esterilidade, ficarão até satisfeitos em vê-las cortadas e não terão uma palavra mais para dizer em seu favor.

Seus melhores amigos aceitarão, ou melhor: aprovarão e aplaudirão o justo julgamento de Deus no dia de sua manifestação, Apocalipse 15:3, 4.

Versículos 10 a 17

A Mulher Enferma Curada.

Aqui está:

I. A cura milagrosa de uma mulher que havia muito estava sob um espírito de enfermidade. Nosso Senhor Jesus passava seus sábados nas sinagogas, v. 10.

Devemos fazer disso um dever de consciência quando tivermos oportunidade, e não pensar que podemos passar o sábado igualmente bem em casa lendo um bom livro; pois as assembleias religiosas são uma instituição divina da qual devemos dar nosso testemunho, embora sejam de apenas dois ou três.

E, quando estava nas sinagogas no dia de sábado, ensinava ali: en didaskon. Denota um ato contínuo; continuamente ensinava conhecimento ao povo. Estava em seu elemento quando ensinava.

Agora, para confirmar a doutrina que pregava e recomendá-la como fiel e bem digna de toda aceitação, operou um milagre, um milagre de misericórdia.

  1. O objeto de caridade que se apresentou era uma mulher na sinagoga que tinha um espírito de enfermidade havia dezoito anos, v. 11.

Tinha uma enfermidade que um espírito mau, por permissão divina, trouxera sobre ela, tal que estava encurvada por fortes convulsões e de modo algum podia se levantar; tendo estado assim tanto tempo, a doença era incurável; não podia ficar ereta, o que é considerado a honra do homem acima dos animais.

Observe: embora estivesse sob essa enfermidade, pela qual era muito deformada e tinha aparência abatida, e não só isso, mas, como se supõe, o movimento lhe fosse muito doloroso, ainda assim ia à sinagoga no dia de sábado.

Repare: até as enfermidades corporais, a menos que sejam de fato muito graves, não deveriam nos afastar da adoração pública nos dias de sábado; pois Deus pode nos ajudar além de nossa expectativa.

  1. A oferta dessa cura a alguém que não a procurava revela a misericórdia e a graça de Cristo que se antecipam: “Quando Jesus a viu, chamou-a a si”, v. 12.

Não aparece que ela lhe tenha feito qualquer pedido ou tivesse qualquer expectativa dele; mas, antes que chamasse, ele respondeu. Veio a ele para ser instruída e obter bem para sua alma, e então Cristo deu esse auxílio à sua enfermidade corporal.

Repare: aqueles cujo primeiro e principal cuidado é com sua alma também favorecem melhor os verdadeiros interesses de seu corpo, pois outras coisas lhes serão acrescentadas.

Cristo em seu evangelho chama e convida a vir a ele para cura aqueles que sofrem de enfermidades espirituais; se nos chama, sem dúvida nos ajudará quando formos a ele.

  1. A cura operada eficaz e imediatamente revela seu poder onipotente. Pôs suas mãos sobre ela e disse: “Mulher, estás livre de tua enfermidade; embora há muito tenhas sofrido sob ela, estás enfim liberta dela”.

Não desesperem aqueles cuja doença é inveterada, que há muito estão em aflição. Deus pode por fim auxiliá-los; por isso, embora demore, esperem por ele. Embora estivesse sob o poder de um espírito de enfermidade, um espírito mau, Cristo tem poder superior ao de Satanás, é mais forte que ele.

Embora de modo algum pudesse se levantar, Cristo podia levantá-la e capacitá-la a levantar-se. Aquela que fora encurvada foi imediatamente endireitada, e a Escritura se cumpriu (Salmos 146:8): “O Senhor levanta aqueles que estão encurvados”.

Essa cura representa a obra da graça de Cristo sobre a alma das pessoas:

(1.) Na conversão dos pecadores. Corações não santificados estão sob esse espírito de enfermidade; estão distorcidos, as faculdades da alma estão inteiramente fora de lugar e de ordem; estão encurvados em direção às coisas de baixo. O curvæ in terram animæ!

De modo algum podem se levantar para Deus e o céu; a inclinação da alma em seu estado natural segue o caminho inteiramente contrário.

Almas assim encurvadas não procuram Cristo; mas ele as chama a si, põe sobre elas a mão de seu poder e graça, fala-lhes uma palavra curadora pela qual as livra de sua enfermidade, endireita a alma, a põe em ordem, a levanta acima das considerações mundanas e dirige suas afeições e alvos para o céu.

Embora o homem não possa endireitar aquilo que Deus fez torto (Eclesiastes 7:13), ainda assim a graça de Deus pode endireitar aquilo que o pecado do homem fez torto.

(2.) Na consolação das pessoas boas. Muitos dos filhos de Deus ficam por muito tempo sob um espírito de enfermidade, um espírito de escravidão; por dor e temor predominantes, sua alma está abatida e inquieta dentro deles, estão perturbados, estão muito encurvados, andam lamentando todo o dia, Salmos 38:6.

Mas Cristo, por seu Espírito de adoção, os livra dessa enfermidade no devido tempo e os levanta.

  1. O efeito imediato dessa cura sobre a alma da paciente, assim como sobre seu corpo. Glorificou a Deus, deu o louvor de sua cura àquele a quem todo louvor é devido. Quando almas encurvadas são endireitadas, o mostrarão glorificando a Deus.

II. A ofensa que o chefe da sinagoga sentiu com isso, como se nosso Senhor Jesus tivesse cometido algum crime hediondo ao curar essa pobre mulher. Ficou indignado porque foi no dia de sábado, v. 14.

Pensaríamos que o milagre deveria tê-lo convencido e que a circunstância de ser feito no dia de sábado não poderia ter servido para contrariar o convencimento; mas que luz pode brilhar tão clara, tão forte, que um espírito de fanatismo e inimizade contra Cristo e seu evangelho não sirva para fechar os olhos dos homens contra ela?

Nunca a sinagoga da qual era chefe recebera honra como a que Cristo agora lhe dera; contudo, ficou indignado com isso. De fato não teve a impudência de entrar em desavença com Cristo; mas disse ao povo, censurando Cristo no que dizia:

“Há seis dias em que os homens devem trabalhar; neles, portanto, vinde e sede curados, e não no dia de sábado”.

Veja aqui como fez pouco caso dos milagres que Cristo operava, como se fossem coisas corriqueiras e nada mais que aquilo que charlatães e embusteiros faziam todo dia: “Podeis vir e ser curados qualquer dia da semana”. As curas de Cristo se tornaram, aos seus olhos, coisas baratas e comuns.

Veja também como estende a lei além de sua intenção ou de qualquer interpretação justa que se pudesse lhe dar, tratando como trabalho proibido no sábado tanto curar quanto ser curado por um toque da mão ou uma palavra.

Isso era evidentemente obra de Deus; quando Deus nos impediu de trabalhar naquele dia, impediu a si mesmo? A mesma palavra em hebraico significa tanto piedoso quanto misericordioso (chesed), para indicar que obras de misericórdia e caridade são, de certa forma, obras de piedade (1 Timóteo 5:4) e, por isso, muito apropriadas nos dias de sábado.

III. A justificação de Cristo de si mesmo no que fizera (v. 15): “O Senhor então lhe respondeu”, como respondera a outros que de modo semelhante faziam objeções capciosas contra ele: “Hipócrita”.

Cristo, que conhece o coração dos homens, pode chamar de hipócritas aqueles a quem seria presunção nossa chamar assim. Devemos julgar com caridade e só podemos julgar segundo a aparência exterior.

Cristo sabia que tinha verdadeira inimizade contra ele e seu evangelho, que apenas a encobria com um zelo alegado pelo dia de sábado e que, quando mandou o povo vir nos seis dias e ser curado, realmente não queria que fossem curados em dia algum.

Cristo poderia ter lhe dito isso, mas se digna discutir a questão com ele; e:

  1. Recorre à prática comum entre os judeus, nunca proibida, de dar água a seu gado no dia de sábado. Os animais mantidos no estábulo são constantemente soltos da baia no dia de sábado e levados para beber água.

Seria bárbaro não fazê-lo; pois um homem misericordioso considera a vida de seu animal, seu próprio animal que o serve.

Deixar os animais descansar no dia de sábado, como a lei ordenava, seria pior que fazê-los trabalhar se devessem ser obrigados a jejuar naquele dia, como os animais dos ninivitas em seu dia de jejum, aos quais não era tolerado comer nem beber água, Jonas 3:7.

  1. Aplica isso ao caso presente (v. 16): “Devem o boi e o jumento receber compaixão no dia de sábado e receber tanto tempo e trabalho todo sábado para ser soltos da baia, levados talvez muito longe até a água e depois trazidos de volta?”

“E não deveria esta mulher, apenas com um toque da mão e uma palavra, ser liberta de um sofrimento muito maior que aquele que os animais suportam quando ficam um dia sem água? Pois considerai”:

(1.) “Ela é uma filha de Abraão, de cuja descendência todos vos orgulhais; é vossa irmã, e lhe será negado um favor que concedeis a um boi ou a um jumento, afrouxando um pouco o suposto rigor do dia de sábado? É uma filha de Abraão e, por isso, tem direito às bênçãos do Messias, ao pão que pertence aos filhos”.

(2.) “Ela é alguém a quem Satanás prendeu. Teve parte na aflição, e por isso não foi só um ato de caridade para com a pobre mulher, mas de piedade para com Deus, quebrar o poder do diabo e frustrá-lo”.

(3.) “Ela está nesta condição deplorável, eis, há dezoito anos; por isso, agora que há uma oportunidade de livrá-la, isso não deveria ser adiado mais um dia, como desejais, pois qualquer um de vós teria considerado dezoito anos de aflição tempo mais que suficiente”.

IV. O efeito diferente que isso teve sobre os que o ouviram. Demonstrara suficientemente não só que era lícito, mas que era muito adequado e apropriado curar essa pobre mulher no dia de sábado, e assim publicamente na sinagoga, para que todos pudessem ser testemunhas do milagre. Agora observe:

  1. Que confusão isso trouxe à malícia de seus perseguidores: “Quando disse essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados” (v. 17); foram silenciados e ficaram contrariados por isso, por não terem uma palavra para dizer em sua defesa.

Não foi uma vergonha que produziu arrependimento, mas antes indignação. Repare: mais cedo ou mais tarde, todos os adversários de Cristo, de sua doutrina e milagres serão envergonhados.

  1. Que confirmação isso trouxe à fé de seus amigos: todo o povo, que tinha melhor percepção das coisas e julgava mais imparcialmente que seus chefes, se alegrou por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.

A vergonha de seus inimigos foi a alegria de seus seguidores; o crescimento de sua influência era aquilo com que uns se irritavam e em que outros triunfavam.

As coisas que Cristo fez eram coisas gloriosas; todas eram assim e, embora agora obscurecidas, talvez apareçam como tais, e devemos nos alegrar nelas. Tudo que é a honra de Cristo é o consolo dos cristãos.

Versículos 18 a 22

As Parábolas do Grão de Mostarda e do Fermento.

Aqui está:

I. O progresso do evangelho predito em duas parábolas que tivemos antes, Mateus 13:31-33. O reino do Messias é o reino de Deus, pois promove sua glória; esse reino era um mistério, e as pessoas geralmente estavam no escuro e sob enganos acerca dele.

Agora, quando queremos descrever algo àqueles que o desconhecem, escolhemos fazê-lo por semelhanças. “Não conheceis tal pessoa, mas vos direi com quem se parece”; assim Cristo se propõe aqui a mostrar com que se parece o reino de Deus (v. 18):

“A que compararei o reino de Deus? v. 20. Será uma coisa inteiramente diferente do que esperais, e operará e alcançará seu objetivo de maneira inteiramente diferente”:

  1. “Esperais que apareça grande e chegue à perfeição de repente; mas estais enganados: é como um grão de mostarda, uma coisa pequena, ocupa pouco espaço, causa pouca impressão e promete pouco; contudo, quando semeado em solo apropriado para recebê-lo, torna-se uma grande árvore”, v. 19.

Muitos talvez tivessem preconceito contra o evangelho e relutassem em obedecer-lhe porque seu começo era tão pequeno; estavam prontos a dizer de Cristo: “Pode esse homem nos salvar?” E de seu evangelho: “É provável que algum dia chegue a ser alguma coisa?”

Agora Cristo queria remover esse preconceito, assegurando-lhes que, embora seu começo fosse pequeno, seu estado final seria muito maior; assim muitos viriam, viriam voando, voariam como uma nuvem, para se alojar em seus ramos com maior segurança e satisfação que nos ramos da árvore de Nabucodonosor, Daniel 4:21.

  1. “Esperais que abra seu caminho por meios externos, subjugando nações e vencendo exércitos, embora opere como fermento, silenciosa e imperceptivelmente, e sem qualquer força ou violência, v. 21”.

“Um pouco de fermento leveda toda a massa; assim a doutrina de Cristo difundirá extraordinariamente seu sabor pelo mundo da humanidade; nisso triunfa: o aroma de seu conhecimento é inexplicavelmente manifestado em todo lugar, além do que se poderia esperar, 2 Coríntios 2:14”.

“Mas deveis lhe dar tempo, esperar o resultado da pregação do evangelho ao mundo, e descobrireis que faz maravilhas e transforma a natureza das almas dos homens. Aos poucos, o todo será levedado, tantos quantos, como a farinha para o fermento, estejam preparados para receber seu sabor”.

II. O avanço de Cristo em direção a Jerusalém registrado: “Passava pelas cidades e aldeias, ensinando e viajando”, v. 22.

Aqui encontramos Cristo como itinerante, mas pregador itinerante, viajando em direção a Jerusalém para a festa da dedicação, que era no inverno, quando viajar era incômodo; contudo, queria tratar dos negócios de seu Pai.

Por isso, quaisquer cidades ou aldeias que pudesse alcançar em seu caminho, dava-lhes um sermão ou dois, não só nas cidades, mas nas aldeias do campo. Onde quer que a Providência nos leve, devemos procurar fazer todo o bem que pudermos.

Versículos 23 a 29

A Curiosidade Contida; a Condenação dos Pecadores que Professam.

Temos aqui:

I. Uma pergunta feita a nosso Senhor Jesus. Não nos é dito quem a fez, se amigo ou inimigo; pois ele tanto dava grande liberdade para lhe fazer perguntas quanto respondia aos pensamentos e intenções do coração.

A pergunta era: “São poucos os que são salvos?”, v. 23: ei oligoi hoi sozomenoi: “Se os salvos são poucos? Mestre, ouvi dizer que afirmas isso; é verdade?”:

  1. Talvez fosse uma pergunta capciosa. Fez-lhe a pergunta tentando-o, com um desígnio de enredá-lo e diminuir sua reputação. Se dissesse que muitos seriam salvos, o desacreditariam como permissivo demais, tornando a salvação barata; se poucos, o desacreditariam como rigoroso e estreito demais.

Os doutores judeus diziam que todo Israel teria lugar no mundo vindouro; ousaria contradizer isso? Aqueles que absorveram uma noção corrompida estão prontos a torná-la o padrão pelo qual medir os julgamentos de todos os homens; em nada os homens revelam mais sua ignorância, presunção e parcialidade que ao julgar a salvação dos outros.

  1. Talvez fosse uma pergunta curiosa, uma especulação minuciosa sobre a qual recentemente disputara com seus companheiros, e todos concordaram em remetê-la a Cristo.

Repare: muitos são mais inquisitivos acerca de quem será salvo e quem não será do que acerca do que devem fazer para ser salvos. Frequentemente se pergunta: “Podem tais e tais ser salvos?” Mas é bom que possamos ser salvos sem saber isso.

  1. Talvez fosse uma pergunta admirada. Reparara quão rigorosa era a lei de Cristo e quão mau era o mundo e, comparando essas coisas, exclama: “Quão poucos serão salvos!”

Repare: temos motivo para nos admirar de que, dos muitos a quem a palavra de salvação é enviada, haja tão poucos para quem seja de fato uma palavra salvadora.

  1. Talvez fosse uma pergunta investigativa: “Se há poucos que são salvos, e então? Que influência isso deveria ter sobre mim?” Repare: interessa a todos nós aproveitar seriamente a grande verdade do pequeno número daqueles que são salvos.

II. A resposta de Cristo a essa pergunta, que nos orienta sobre que uso fazer dessa verdade. Nosso Salvador não deu resposta direta a essa pergunta, pois veio guiar a consciência dos homens, não satisfazer sua curiosidade.

Não pergunte: “Quantos serão salvos?” Mas, sejam muitos ou poucos: “Serei um deles?” Não: “Que acontecerá a tais e tais, e que fará esse homem?” Mas: “Que farei, e que acontecerá comigo?” Agora, na resposta de Cristo, observe:

  1. Uma exortação e orientação vivificadoras: “Contendei para entrar pela porta estreita”. Isso é dirigido não só àquele que fez a pergunta, mas a todos, a nós; está no plural: “Contendei vós”. Repare:

(1.) Todos os que serão salvos devem entrar pela porta estreita, devem passar por uma mudança do homem inteiro, tal que equivale a nada menos que nascer de novo, e devem se submeter a uma disciplina rigorosa.

(2.) Aqueles que querem entrar pela porta estreita devem contender para entrar. É uma questão árdua chegar ao céu, um objetivo que não será alcançado sem muito cuidado e esforço, dificuldade e diligência.

Devemos contender com Deus em oração, lutar como Jacó, contender contra o pecado e Satanás. Devemos contender em cada dever da religião; contender com nosso próprio coração, agonizesthe: “Estai em agonia; contendei como aqueles que correm por um prêmio; estimulemo-nos e esforcemo-nos ao máximo”.

  1. Diversas considerações despertadoras para reforçar essa exortação. Que todos sejamos despertados e vivificados por elas! São considerações que servirão para responder à pergunta: “São poucos os que serão salvos?”:

(1.) Pense quantos fazem algum esforço pela salvação e contudo perecem porque não fazem o suficiente, e você dirá que há poucos que serão salvos e que muito nos interessa contender: “Muitos procurarão entrar e não poderão”; procuram, mas não contendem.

Repare: o motivo de muitos não alcançarem graça e glória é descansarem numa busca preguiçosa daquilo que não será alcançado sem uma contenda trabalhosa.

Têm boa disposição para com a felicidade e boa opinião da santidade, e dão alguns bons passos em direção a ambas. Mas seus convencimentos são fracos; não consideram o que sabem e creem e, consequentemente, seus desejos são frios e seus esforços fracos, e não há força nem firmeza em suas resoluções.

Assim ficam aquém e perdem o prêmio porque não avançam. Cristo afirma isso por sua própria palavra: “Digo-vos”; podemos aceitá-lo sob sua palavra, pois conhece tanto os conselhos de Deus quanto o coração dos filhos dos homens.

(2.) Pense no dia de distinção que vem e nas decisões daquele dia, e você dirá que há poucos que serão salvos e que nos interessa contender: “O dono da casa se levantará e fechará a porta”, v. 25.

Cristo é o dono da casa, que tomará conhecimento de todos os que frequentam sua casa e estão ligados a ela, examinará os que vêm e vão e os que passam e tornam a passar.

Agora parece deixar as coisas abertas; mas vem o dia em que se levantará e fechará a porta. Que porta?

[1.] Uma porta de distinção. Agora, dentro do templo da igreja, há os que professam carnalmente e adoram no pátio exterior, e os que professam espiritualmente e adoram dentro do véu; entre esses, a porta está agora aberta, e se encontram misturados nas mesmas práticas externas.

Mas, quando o dono da casa se levantar, a porta será fechada entre eles, para que aqueles que estão no pátio exterior sejam mantidos fora e deixados para ser pisados pelos gentios, Apocalipse 11:2.

Quanto aos que são imundos, fechem a porta sobre eles e deixem que continuem imundos; para que aqueles que estão dentro sejam mantidos dentro, para que os santos continuem santos.

A porta se fecha para separar o precioso do vil, para que os pecadores não permaneçam mais na congregação dos justos. Então vocês voltarão e discernirão entre eles.

[2.] Uma porta de recusa e exclusão. A porta de misericórdia e graça ficou aberta para eles por muito tempo, mas não quiseram entrar por ela, não quiseram depender do favor daquela porta; esperavam subir por outro caminho e chegar ao céu por seus próprios méritos.

Por isso, quando o dono da casa se levantar, justamente fechará aquela porta; que não esperem entrar por ela, mas recorram aos seus próprios meios. Assim, quando Noé estava seguro na arca, Deus fechou a porta para excluir todos os que dependiam de abrigos próprios no dilúvio que se aproximava.

(3.) Pense quantos estavam muito confiantes de que seriam salvos e serão rejeitados no dia da prova, e suas confianças os enganarão, e você dirá que há poucos que serão salvos e que interessa a todos nós contender. Considere:

[1.] A certeza que tinham da admissão e até onde sua esperança os levou, até a porta do céu. Ali ficam e batem, batem como se tivessem autoridade, batem como aqueles que pertencem à casa, dizendo: “Senhor, Senhor, abre-nos, pois pensamos ter direito de entrar; recebe-nos entre os salvos, pois nos juntamos a eles”.

Repare: muitos são arruinados por uma esperança mal fundada do céu, da qual nunca desconfiaram nem puseram em dúvida, e por isso concluem que seu estado é bom porque nunca duvidaram dele.

Chamam Cristo de Senhor, como se fossem seus servos; ou melhor: como sinal de sua insistência, repetem: “Senhor, Senhor”; agora desejam entrar por aquela porta da qual antes fizeram pouco caso e agora alegremente entrariam entre aqueles cristãos sérios que secretamente desprezaram.

[2.] Os fundamentos que tinham para essa confiança. Vejamos qual é sua alegação, v. 26:

Primeiro, tinham sido hóspedes de Cristo, tido comunhão íntima com ele e participado de seus favores: “Comemos e bebemos em tua presença”, à tua mesa. Judas comeu pão com Cristo, mergulhou com ele no prato.

Os hipócritas, sob o disfarce de sua profissão externa, recebem a ceia do Senhor e nela participam do pão dos filhos, como se fossem filhos.

Segundo, tinham sido ouvintes de Cristo, recebido instrução dele e conheciam bem sua doutrina e lei: “Ensinaste em nossas ruas: um favor distintivo que poucos tiveram, e certamente poderia ser tomado como penhor de favor distintivo agora; pois nos ensinarias e não nos salvarias?”

[3.] Como sua confiança lhes falhará e todas as suas alegações serão rejeitadas como frívolas. Cristo lhes dirá: “Não vos conheço, de onde sois”, v. 25. Outra vez (v. 27): “Digo-vos, não vos conheço”, “afastai-vos de mim”.

Não nega que o que alegaram era verdade; tinham comido e bebido em sua presença, como prova o fato de que, mal comeram de seu pão, levantaram o calcanhar contra ele. Ensinara em suas ruas, como prova o fato de que tinham desprezado sua instrução e não quiseram se submeter a ela. Por isso:

Primeiro, rejeita reconhecê-los: “Não vos conheço; não pertenceis à minha família”. O Senhor conhece os que são seus, mas os que não são ele não conhece, nada tem com eles: “Não vos conheço, de onde sois. Não sois de mim, não sois de cima, não sois ramos de minha casa, de minha videira”.

Segundo, os descarta: “Afastai-vos de mim”. É o inferno do inferno afastar-se de Cristo, a parte principal da miséria dos condenados. “Afastai-vos de minha porta, aqui não há nada para vós, não, nem uma gota de água”.

Terceiro, dá-lhes uma caracterização que é o motivo dessa condenação: “Sois trabalhadores da iniquidade”. Essa é sua ruína: sob uma alegação de piedade, mantiveram práticas ocultas de pecado e fizeram o trabalho servil do diabo usando a libré de Cristo.

[4.] Quão terrível será seu castigo (v. 28): “Haverá choro e ranger de dentes”, o grau máximo de dor e indignação; aquilo que o causa e contribui para ele é a visão da felicidade dos salvos: “Vereis os patriarcas e profetas no reino de Deus e vós mesmos lançados fora”. Observe aqui:

Primeiro, que os santos do Antigo Testamento estão no reino de Deus; aqueles que morreram antes de sua vinda receberam benefício pelo Messias, pois viram seu dia à distância, e ele refletiu consolo sobre eles.

Segundo, que os pecadores do Novo Testamento serão lançados fora do reino de Deus. Indica que tentarão entrar e presumirão sua admissão, mas em vão; serão lançados fora com vergonha, como quem não tem parte nem sorte na questão.

Terceiro, que a visão da glória dos santos será grande agravamento da miséria dos pecadores; verão o reino de Deus até esse ponto: verão nele os profetas que odiaram e desprezaram, e a si mesmos, embora se considerassem certos dele, lançados fora. É por isso que rangerão seus dentes, Salmos 112:10.

(4.) Pense quem são aqueles que serão salvos, apesar disso: virão do oriente e do ocidente; e os últimos serão primeiros, v. 29, 30:

[1.] Pelo que Cristo disse, parece que poucos serão salvos dentre aqueles que consideramos mais prováveis e que mais prometem para isso. Contudo, não diga então que o evangelho é pregado em vão; pois, embora Israel não seja reunido, Cristo será glorioso.

Virão muitos de todas as partes do mundo gentio que serão admitidos no reino da graça neste mundo e da glória no outro.

Em termos claros, quando chegarmos ao céu, encontraremos muitos ali que pouco pensávamos encontrar e sentiremos a falta de muitos que na verdade esperávamos encontrar ali.

[2.] Aqueles que se sentam no reino de Deus são tais que tiveram trabalho para chegar ali, pois vieram de longe: do oriente e do ocidente, do norte e do sul; atravessaram climas diferentes, venceram muitas dificuldades e desânimos.

Isso mostra que aqueles que querem entrar naquele reino devem contender, como a rainha de Sabá, que veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Aqueles que agora viajam no serviço de Deus e da religião em breve se sentarão para descansar no reino de Deus.

[3.] Muitos que tinham boas perspectivas do céu ficaram aquém, e outros que pareciam deixados para trás e inteiramente postos fora do caminho conquistarão e ostentarão esse prêmio; por isso nos interessa contender para entrar.

Sejamos provocados, como Paulo deseja que os judeus fossem, a uma santa emulação pelo entusiasmo e prontidão dos gentios, Romanos 11:14. Serei ultrapassado pelos mais novos que eu? Eu, que comecei primeiro e estava mais perto, deixarei de alcançar o céu quando outros, menos prováveis, entrarem nele? Se é obtido por contender, por que eu não contenderia?

Versículos 31 a 35

A Mensagem de Cristo a Herodes.

Aqui está:

I. Uma insinuação a Cristo de seu perigo por parte de Herodes, agora que estava na Galileia, na jurisdição de Herodes (v. 31).

Certos fariseus (pois havia membros daquela seita espalhados por toda a nação) vieram a Cristo, alegando amizade e interesse por sua segurança, e disseram: “Sai desta região e parte daqui, pois, de outro modo, Herodes te matará, como matou João”.

Alguns pensam que esses fariseus não tinham fundamento algum para isso, que Herodes não dissera palavras nesse sentido, mas que inventaram essa mentira para expulsá-lo da Galileia, onde tinha influência grande e crescente, e empurrá-lo à Judeia, onde sabiam que havia aqueles que realmente procuravam sua vida.

Mas, sendo a resposta de Cristo dirigida ao próprio Herodes, ao que parece, os fariseus tinham fundamento para o que disseram, e Herodes estava enfurecido contra Cristo e planejava causar-lhe dano pelo testemunho honroso que dera a João Batista e à doutrina do arrependimento que João pregava.

Herodes estava disposto a se livrar de Cristo em seus domínios; quando não ousava matá-lo, esperava amedrontá-lo para que fosse embora, enviando-lhe essa mensagem ameaçadora.

II. Seu desafio à fúria de Herodes e também à dos fariseus; não teme nem um nem outro: vão e digam isso àquela raposa, v. 32.

Ao chamá-lo raposa, lhe dá sua verdadeira caracterização; pois era astuto como uma raposa, conhecido por seus ardis, traição e baixeza, e por buscar presas (como se diz de uma raposa) mais longe de sua própria toca.

Embora seja uma caracterização negra e feia, ainda assim não era impróprio que Cristo a desse a ele, nem era nele uma violação daquela lei de não falar mal do governante de seu povo.

Pois Cristo era profeta, e os profetas sempre tiveram liberdade de falar ao censurar príncipes e grandes homens.

Ou melhor: Cristo era mais que profeta, era rei, era Rei dos reis, e os maiores dos homens eram responsáveis diante dele; por isso lhe convinha chamar esse rei orgulhoso por seu próprio nome; mas não devemos tomar isso como exemplo.

“Ide e dizei àquela raposa, sim, e ainda a esta raposa também” (pois assim está no original, te alopeki taute); “àquele fariseu, seja quem for, que sussurra isso em meu ouvido, fazei saber que não o temo nem considero suas ameaças. Pois”:

  1. “Sei que devo morrer, e devo morrer em breve; espero isso e conto com isso, ao terceiro dia”, isto é, “muito em breve; minha hora está próxima”.

Repare: ajudará muito a nos elevar acima do temor da morte e daqueles que têm o poder da morte torná-la familiar a nós, esperá-la, pensar nela, conviver com ela e vê-la à porta. “Se Herodes me matar, não me surpreenderá”.

  1. “Sei que a morte não só não me será prejudicial, mas será minha elevação a um cargo; por isso dizei-lhe que não o temo; quando morrer, serei aperfeiçoado. Então terei concluído a parte mais árdua de meu empreendimento; terei completado meu trabalho”; teleioumai: serei consagrado.

Quando Cristo morre, se diz que santificou a si mesmo; consagrou-se ao seu ofício sacerdotal com seu próprio sangue.

  1. “Sei que nem ele nem qualquer outro pode me matar até que tenha feito meu trabalho. Ide e dizei-lhe que não dou valor à sua fúria impotente. Expulsarei demônios e farei curas hoje e amanhã”, isto é, “agora e por um pequeno prazo por vir, apesar dele e de todas as suas ameaças”.

“Devo andar, devo prosseguir na viagem que pretendo, e não está em seu poder me impedir. Devo andar por aí, como faço, pregando e curando hoje, amanhã e no dia seguinte”.

Repare: é bom considerarmos o tempo que temos diante de nós como apenas um pouco, dois ou três dias talvez sejam o máximo, para que assim sejamos vivificados para fazer o trabalho do dia em seu dia.

É um consolo para nós, quanto ao poder e à malícia de nossos inimigos, que não possam ter poder para nos eliminar enquanto Deus tiver algum trabalho para fazermos. As testemunhas não foram abatidas até terminarem seu testemunho.

  1. “Sei que Herodes não pode causar-me prejuízo, não só porque meu tempo não chegou, mas porque o lugar designado para minha morte é Jerusalém, que não está em sua jurisdição: Não pode ser que um profeta pereça fora de Jerusalém”, isto é, “em qualquer lugar senão em Jerusalém”.

Se um verdadeiro profeta era executado, era processado como falso profeta.

Agora ninguém se propunha a julgar profetas e decidir acerca deles senão o grande Sinédrio, que sempre se reunia em Jerusalém; era uma causa da qual os tribunais inferiores não tomavam conhecimento e, por isso, se um profeta fosse executado, isso teria de ocorrer em Jerusalém.

III. Sua lamentação por Jerusalém e sua denúncia de cólera contra aquela cidade, v. 34, 35. Tivemos isso em Mateus 23:37-39.

Talvez isso não fosse dito agora na Galileia, mas o evangelista, não tendo o desígnio de trazê-lo em seu lugar apropriado, o insere aqui por ocasião da menção que Cristo faz de ser morto em Jerusalém. Repare:

  1. A maldade de pessoas e lugares que professam religião e relação com Deus mais destacadamente que outros é, de maneira particular, provocadora e entristecedora para o Senhor Jesus. Com quanta emoção fala do pecado e da ruína daquela cidade santa! “Ó Jerusalém! Jerusalém!”

  2. Aqueles que desfrutam de grande abundância dos meios de graça, se não recebem proveito deles, frequentemente têm preconceito contra eles. Aqueles que não quiseram ouvir os profetas nem acolher os que Deus lhes enviara os mataram e apedrejaram. Se as corrupções dos homens não são vencidas, são provocadas.

  3. Jesus Cristo se mostrou disposto, livremente disposto, a receber e acolher pobres almas que vêm a ele e se põem sob sua proteção: “Quantas vezes quis reunir teus filhos, como uma galinha reúne sua ninhada debaixo de suas asas”, com tanto cuidado e ternura!

  4. O motivo de os pecadores não serem protegidos e providos pelo Senhor Jesus, como os pintinhos pela galinha, é que não querem: eu quis, frequentemente quis, e vocês não quiseram. A disposição de Cristo agrava a indisposição dos pecadores e deixa seu sangue sobre suas próprias cabeças.

  5. A casa que Cristo deixa é deixada desolada. O templo, embora ricamente adornado, embora muito frequentado, ainda assim é desolado se Cristo o abandonou.

Deixa-o para eles; haviam feito dele um ídolo, e que o tomem para si e o aproveitem como puderem; Cristo não o perturbará mais.

  1. Cristo justamente se retira daqueles que o afastam de si. Não quiseram ser reunidos por ele, e por isso diz que não o verão nem o ouvirão mais, como Moisés disse a Faraó quando este o proibiu de vir à sua presença, Êxodo 10:28, 29.

  2. O julgamento do grande dia convencerá eficazmente os incrédulos que agora não quiseram ser convencidos: “Então direis: Bendito aquele que vem”, isto é, “ficareis felizes por estar entre aqueles que dizem isso e não reconhecereis que sou o Messias até então, quando for tarde demais”.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra