Levítico 6
Argumento
Os sete primeiros versículos deste capítulo poderiam muito bem ter sido acrescentados ao capítulo anterior, por serem continuação da lei da oferta pela transgressão e a apresentação de outros casos em que ela devia ser oferecida.
E com isto terminam as instruções que Deus deu a respeito dos diversos tipos de sacrifícios que deviam ser oferecidos. Então, no v. 8 (que no original começa uma nova seção da lei), ele passa a determinar os diversos ritos e cerimônias a respeito desses sacrifícios que não tinham sido mencionados antes:
I. O holocausto, vv. 8-13.
II. A oferta de manjares (vv. 14-18), particularmente a da consagração do sacerdote, vv. 19-23.
III. A oferta pelo pecado, v. 24, etc.
Versículos 1 a 7
Lei da Oferta pela Transgressão. (a.C. 1490.)
Esta é a segunda parte da lei da oferta pela transgressão. A primeira parte, que tratava das transgressões em coisas santas, tivemos no fim do capítulo anterior; esta trata das transgressões em coisas comuns. Observe aqui:
I. A transgressão suposta, v. 2, 3. Embora todos os casos digam respeito ao nosso próximo, ela é chamada de transgressão contra o Senhor; porque, ainda que o dano seja feito diretamente ao nosso próximo, com isso se faz afronta ao seu Criador e nosso Amo.
Quem fala mal do seu irmão, diz-se que “fala mal da lei”, e, por consequência, do Legislador, Tiago 4:11.
Por mais baixa e desprezível que seja a pessoa lesada, e em tudo inferior a nós, o dano recai sobre aquele Deus que fez do mandamento de amar o nosso próximo o segundo depois do de amar a ele mesmo.
As transgressões especificadas são:
- Negar o depósito confiado: se um homem mentir ao seu próximo a respeito do que lhe foi entregue para guardar, ou, o que é pior, do que lhe foi emprestado para o seu uso.
Se reclamamos como nosso aquilo que foi apenas tomado emprestado, deixado sob a nossa custódia ou confiado ao nosso cuidado, isto é transgressão contra o Senhor, que, para o bem da sociedade humana, quer que a propriedade e a verdade sejam mantidas.
Defraudar o sócio: se um homem mentir em matéria de sociedade, alegando interesse exclusivo naquilo em que tem apenas interesse conjunto.
Desconhecer um agravo manifesto: se um homem tem o atrevimento de mentir a respeito de coisa tomada por violência, que de ordinário não se pode esconder.
Enganar no comércio, ou, como alguns pensam, por falsa acusação; se um homem oprimiu o seu próximo com engano, como alguns leem, ou retendo o que é devido, ou extorquindo o que não é.
Reter o que se achou, e negá-lo (v. 3): se um homem achou o que estava perdido, não deve chamá-lo seu imediatamente, mas esforçar-se por descobrir o dono, a quem tem de ser devolvido; isto é fazer como queremos que nos façam.
Mas quem mente a respeito disso, quem falsamente diz que nada sabe do caso, sobretudo se apoia essa mentira num juramento falso, transgride contra o Senhor, que é testemunha de tudo o que se diz, mas que num juramento é a parte a quem se apela, e é grandemente afrontado quando é chamado a testemunhar uma mentira.
II. A oferta pela transgressão determinada:
- No dia da sua oferta pela transgressão ele deve dar satisfação ao seu irmão. Isto tem de ser feito primeiro, “se o teu irmão tiver alguma coisa contra ti”.
“Porque pecou e está culpado” (v. 4, 5), isto é, é convicto da sua culpa pela própria consciência e está tocado de remorso por ela; vendo-se culpado diante de Deus, restitua fielmente tudo o que obteve por fraude ou opressão, acrescido da quinta parte, para compensar o dono da perda e do incômodo que sofreu nesse meio-tempo. Que preste contas tanto da dívida quanto dos prejuízos.
Repare: onde houve agravo, tem de haver restituição; e, enquanto ela não se fizer até o limite das nossas forças, ou o agravado não aceitar um equivalente, não podemos ter o consolo do perdão do pecado; porque conservar o que foi obtido injustamente é assumir o ato de tomar, e os dois juntos formam um só ato continuado de injustiça.
Arrepender-se é desfazer o que fizemos de errado, e não se pode dizer que o fazemos, aleguemos o que alegarmos, enquanto não restituirmos o que por meio disso foi obtido, como Zaqueu (Lucas 19:8), e não dermos satisfação pelo agravo causado.
- Ele deve então vir e oferecer a sua dádiva, deve trazer a sua oferta pela transgressão ao Senhor a quem ofendeu; e o sacerdote deve fazer expiação por ele, v. 6, 7.
Esta oferta pela transgressão não podia, por si mesma, dar satisfação pelo pecado, nem fazer reconciliação entre Deus e o pecador, senão enquanto significava a expiação que devia ser feita pelo nosso Senhor Jesus, quando ele fizesse “da sua alma uma oferta pelo pecado”, uma oferta pela transgressão; é a mesma palavra que se usa aqui, Isaías 53:10.
As transgressões aqui mencionadas continuam sendo transgressões contra a lei de Cristo, que insiste tanto na justiça e na verdade quanto jamais insistiram a lei da natureza ou a lei de Moisés; e, ainda que hoje possamos tê-las perdoadas sem uma oferta pela transgressão, não, porém, sem verdadeiro arrependimento, restituição, reforma e uma fé humilde na justiça de Cristo.
E, se alguns se atrevem ainda mais a cometer esses pecados por não terem hoje de arcar com a despesa de uma oferta pela transgressão, convertem a graça de Deus em dissolução e assim trazem sobre si uma destruição repentina. “O Senhor é o vingador de todos esses”, 1 Tessalonicenses 4:6.
Versículos 8 a 13
Lei do Holocausto. (a.C. 1490.)
Até aqui tivemos as instruções que Moisés foi encarregado de dar ao povo a respeito dos sacrifícios. Mas aqui começam as instruções que ele devia dar aos sacerdotes: ele deve ordenar a Arão e a seus filhos, v. 9.
Os sacerdotes eram governantes na casa de Deus, mas esses governantes tinham de ser governados; e os que tinham o comando sobre os outros tinham eles mesmos de ser comandados.
Que os ministros lembrem que não só encargos, mas ordens, foram dados a Arão e a seus filhos, que tinham de estar sujeitos a elas.
Nestes versículos temos a lei do holocausto, no que ela era o cuidado próprio dos sacerdotes. O sacrifício diário de um cordeiro, que era oferecido de manhã e à tarde por toda a congregação, é aqui referido principalmente.
I. O sacerdote deve cuidar das cinzas do holocausto, para que sejam descartadas com decência, v. 10, 11.
Ele deve limpar o altar delas toda manhã e pô-las do lado leste do altar, que era o mais distante do santuário. Isso ele deve fazer com a sua veste de linho, que ele sempre usava quando fazia algum serviço no altar.
Depois deve trocar de roupa e vestir outras peças, quer as de uso comum, quer (como alguns pensam) vestes sacerdotais menos honrosas, e levar as cinzas para um lugar limpo fora do arraial. Ora:
- Deus queria que isso fosse feito, pela honra do seu altar e dos sacrifícios que nele eram queimados.
Até as cinzas dos sacrifícios deviam ser preservadas, para testemunhar a consideração que Deus tinha por ele. Pelo holocausto Deus era honrado, e por isso assim o holocausto era honrado.
E alguns pensam que esse cuidado que se tinha com as cinzas do sacrifício prefigurava o sepultamento do nosso Salvador. O corpo morto dele (as cinzas do seu sacrifício) foi cuidadosamente depositado num jardim, num sepulcro novo, que era um lugar limpo.
Também era necessário que o altar fosse mantido o mais limpo possível. O fogo sobre ele arderia tanto melhor, e é decente numa casa ter o canto do fogo limpo.
- Deus queria que os próprios sacerdotes o mantivessem assim, para ensinar a eles e a nós a descer aos mais humildes serviços pela honra de Deus e do seu altar.
O próprio sacerdote deve não só acender o fogo, mas limpar a lareira e levar as cinzas para fora. Os servos de Deus não devem julgar nada abaixo de si senão o pecado.
II. O sacerdote deve cuidar do fogo sobre o altar, para que seja mantido sempre aceso.
Insiste-se muito nisso aqui (v. 9, 12), e é dada esta lei expressa: “O fogo arderá continuamente sobre o altar, nunca se apagará”, v. 13.
Podemos supor que nenhum dia passava sem alguns sacrifícios extraordinários, que eram sempre oferecidos entre o cordeiro da manhã e o da tarde, de modo que da manhã até a noite o fogo do altar se mantinha naturalmente.
Mas conservá-lo a noite toda até a manhã (v. 9) exigia algum cuidado. Os que cuidam bem da casa nunca deixam apagar o fogo da cozinha. Por isso Deus quis dar assim um exemplo de como cuida bem da sua casa.
O primeiro fogo sobre o altar veio do céu (Levítico 9:24), de modo que, mantendo-o continuamente com um suprimento constante de combustível, podia-se dizer que todos os sacrifícios deles, por todas as suas gerações, eram consumidos por aquele fogo vindo do céu, em sinal da aceitação de Deus.
Se, por descuido, alguma vez o deixassem apagar, não podiam esperar que fosse aceso do mesmo modo outra vez. De fato, os judeus nos dizem que o fogo nunca se apagou sobre o altar, até o cativeiro na Babilônia.
Isso é referido em Isaías 31:9, onde se diz que Deus tem “o seu fogo em Sião e a sua fornalha em Jerusalém”.
Por esta lei somos ensinados a manter na nossa mente uma disposição constante para todos os atos de piedade e devoção, uma afeição habitual às coisas divinas, de modo a estarmos sempre prontos para toda boa palavra e obra.
Não devemos apenas não apagar o Espírito, mas devemos avivar o dom que está em nós.
Ainda que não estejamos sempre sacrificando, contudo devemos manter o fogo do santo amor sempre aceso; e assim devemos orar sempre.
Versículos 14 a 23
Lei da Oferta de Manjares. (a.C. 1490.)
A oferta de manjares era ou aquela que o povo oferecia, ou aquela que os sacerdotes ofereciam na sua consagração. Ora:
I. Quanto à oferta de manjares comum:
- Só um punhado dela devia ser queimado sobre o altar; todo o restante era concedido aos sacerdotes para o seu alimento.
A lei dos holocaustos era tal que impunha aos sacerdotes muito cuidado e muito trabalho, mas lhes concedia pouco proveito; porque a carne era queimada por inteiro, e os sacerdotes não tinham nada além da pele. Mas, para compensá-los, a maior parte da oferta de manjares era deles.
A queima de um punhado dela sobre o altar (v. 15) foi ordenada antes, Levítico 2:2, 9. Aqui o restante dela é destinado aos sacerdotes, os servos da casa de Deus: “Eu a dei a eles como a porção deles das minhas ofertas”, v. 17. Repare:
(1.) É a vontade de Deus que os seus ministros sejam bem providos de alimento conveniente; e o que lhes é dado ele aceita como oferecido a si mesmo, se for feito com olho simples.
(2.) Todos os cristãos, sendo sacerdotes espirituais, participam eles mesmos dos sacrifícios espirituais que oferecem.
Não é Deus que ganha com eles; o punhado queimado sobre o altar não valia a pena mencionar, em comparação com a parte dos sacerdotes; nós mesmos é que ganhamos com os nossos serviços religiosos.
Que Deus fique com todo o incenso, e os sacerdotes ficarão com a flor de farinha e o azeite; daquilo de que damos a Deus o louvor e a glória podemos tomar para nós o consolo e o benefício.
- As leis a respeito de comê-la eram estas:
(1.) Que devia ser comida sem fermento, v. 16. O que era oferecido a Deus não podia ter fermento nenhum, e os sacerdotes deviam recebê-la como o altar a recebia, e não de outro jeito. Assim devemos nós celebrar as festas do Senhor com os pães asmos da sinceridade e da verdade.
(2.) Que devia ser comida no átrio do tabernáculo (aqui chamado de lugar santo), em algum aposento preparado ao lado do átrio para esse fim. Era grande crime levar qualquer parte dela para fora do átrio.
O próprio comer dela era um rito sagrado, pelo qual deviam honrar a Deus, e por isso tinha de ser feito de modo religioso e com santa reverência, que era preservada restringindo-o ao lugar santo.
(3.) Que só os homens deviam comer dela, v. 18. Das coisas menos santas, como as primícias e os dízimos, e a espádua e os peitos das ofertas pacíficas, as filhas dos sacerdotes podiam comer, porque essas podiam ser levadas para fora do átrio.
Mas esta era das coisas santíssimas, que, devendo ser comidas somente no tabernáculo, só os filhos de Arão podiam comer.
(4.) Que só os sacerdotes que estivessem ritualmente puros podiam comer dela: “Todo aquele que as tocar será santo”, v. 18. Coisas santas para pessoas santas.
Alguns leem assim: “Toda coisa que a tocar será santa” — todos os utensílios da mesa em que essas coisas santas eram comidas deviam ser destinados só a esse uso, e nunca depois usados como coisas comuns.
II. Quanto à oferta de manjares da consagração, que era oferecida em favor dos próprios sacerdotes, ela devia ser queimada por inteiro, e nada dela comido, v. 23. Entra aqui como exceção à lei anterior.
Ao que parece, esta lei a respeito da oferta de manjares da iniciação não obrigava apenas o sumo sacerdote a oferecê-la, e somente no dia em que era ungido, e assim para os seus sucessores no dia em que fossem ungidos.
Mas os escritores judeus dizem que, por esta lei, todo sacerdote, no dia em que entrava pela primeira vez no seu ministério, era obrigado a oferecer esta oferta de manjares.
Dizem que o sumo sacerdote era obrigado a oferecê-la todos os dias da sua vida, desde o dia em que foi ungido, e que ela devia ser oferecida além da oferta de manjares que acompanhava o sacrifício da manhã e da tarde, porque aqui se diz que é uma “oferta de manjares perpétua”, v. 20.
Josefo diz: “O sumo sacerdote sacrificava duas vezes por dia às suas próprias custas, e este era o sacrifício dele.”
Repare: aqueles a quem Deus elevou acima dos outros em dignidade e poder devem considerar que ele espera deles mais do que dos outros, e devem atentar para cada indicação de serviço a ser feito para ele.
A oferta de manjares do sacerdote devia ser assada como se fosse para ser comida, e mesmo assim tinha de ser queimada por inteiro.
Embora o sacerdote que ministrava devesse ser pago por servir ao povo, não havia razão para que fosse pago por servir ao sumo sacerdote, que era o pai da família dos sacerdotes, e a quem, portanto, qualquer sacerdote deveria ter prazer em servir de graça.
Nem era próprio que os sacerdotes comessem das ofertas de um sacerdote; pois, assim como os pecados do povo eram tipicamente transferidos para os sacerdotes, o que era significado por eles comerem das ofertas deles (Oseias 4:8), assim os pecados dos sacerdotes tinham de ser tipicamente transferidos para o altar, que por isso devia devorar todas as ofertas deles.
Estamos todos perdidos, tanto ministros quanto povo, se tivermos de levar a nossa própria iniquidade; nem poderíamos ter tido consolo ou esperança alguma se Deus não tivesse lançado sobre o seu amado Filho a iniquidade de todos nós, e ele é tanto o sacerdote quanto o altar.
Versículo 24
Lei da Oferta pelo Pecado. (a.C. 1490.)
Temos aqui a parte da lei da oferta pelo pecado que dizia respeito particularmente aos sacerdotes que a ofereciam. A saber:
Que ela devia ser morta no lugar onde o holocausto era morto (v. 25), isto é, no lado norte do altar (Levítico 1:11), o que, segundo alguns pensam, prefigurava a crucificação de Cristo no monte Calvário, que ficava ao norte de Jerusalém.
Que o sacerdote que a oferecia pelo pecador devia (com os seus filhos, ou outros sacerdotes, v. 29) comer a carne dela, depois que o sangue e a gordura tinham sido oferecidos a Deus, no átrio do tabernáculo, v. 26. Com isso eles deviam levar a iniquidade da congregação, como se explica em Levítico 10:17.
O sangue da oferta pelo pecado devia ser lavado com grande reverência das roupas sobre as quais viesse a cair (v. 27), o que significava o respeito temeroso que devemos ter pelo sangue de Cristo, não o tendo por coisa comum: esse sangue deve ser aspergido sobre a consciência, não sobre a veste.
O vaso em que a carne da oferta pelo pecado era cozida devia ser quebrado, se fosse de barro, e, se fosse de bronze, bem lavado, v. 28.
Isso dava a entender que a contaminação não era inteiramente tirada pela oferta, mas antes se apegava a ela: tal era a fraqueza e a deficiência daqueles sacrifícios. Mas o sangue de Cristo purifica completamente de todo pecado, e depois dele não é preciso nenhuma purificação.
- Que tudo isso deve entender-se das ofertas pelo pecado comuns, não das que eram pelo sacerdote ou pelo corpo da congregação, quer ocasionais, quer fixadas no dia da expiação; pois já se ordenara antes, e agora se ratificava, que se o sangue da oferta fosse levado ao lugar santo, como naqueles casos extraordinários, a carne não devia ser comida, mas queimada fora do arraial, v. 30.
Daí o apóstolo infere a vantagem que temos sob o evangelho acima da que eles tinham sob a lei. Pois, ainda que o sangue de Cristo tenha sido levado ao tabernáculo para realizar a reconciliação no lugar santo, temos, pela fé, o direito de comer do altar (Hebreus 13:10-12) e assim receber o consolo da grande propiciação.