Matthew Henry

Levítico 19

Argumento

Há neste capítulo alguns preceitos cerimoniais, mas a maior parte deles é moral.

Causa admiração que, enquanto algumas das matérias mais leves da lei recebem grande desenvolvimento (veja os dois longos capítulos a respeito da lepra), muitas das matérias mais graves sejam postas em pequeno espaço:

Diversos versículos isolados deste capítulo contêm leis inteiras a respeito do juízo e da misericórdia; porque estas são coisas que se manifestam na consciência de todo homem; os próprios pensamentos dos homens são capazes de explicá-las e de comentá-las.

I. As leis deste capítulo que eram peculiares aos judeus são:

  1. A respeito das suas ofertas pacíficas, vv. 5-8.

  2. A respeito da respiga dos seus campos, v. 9, 10.

  3. Contra as misturas do seu gado, da sua semente e do seu tecido, v. 19.

  4. A respeito das suas árvores, vv. 23-25.

  5. Contra alguns usos supersticiosos, vv. 26-28.

II. Mas a maior parte destes preceitos nos obriga, porque são exposições da maior parte dos dez mandamentos.

  1. Aqui está o prefácio dos dez mandamentos, “Eu sou o Senhor”, repetido quinze vezes.

  2. Um resumo dos dez mandamentos. Toda a primeira tábua nisto: “Sede santos”, v. 2. Toda a segunda tábua nisto: “Amarás o teu próximo” (v. 18), e uma resposta à pergunta “Quem é o meu próximo?”, v. 33, 34.

  3. Algo de cada mandamento:

(1.) O primeiro mandamento, implícito naquilo que muitas vezes se repete aqui: “Eu sou o vosso Deus”. E aqui está uma proibição do encantamento (v. 26) e da feitiçaria (v. 31), que fazem do diabo um deus.

(2.) A idolatria, contra o segundo mandamento, é proibida, v. 4.

(3.) A profanação do nome de Deus, contra o terceiro, v. 12.

(4.) A santificação do sábado é inculcada, v. 3, 30.

(5.) Os filhos são obrigados a honrar os seus pais (v. 3), e os idosos, v. 32.

(6.) O ódio e a vingança são aqui proibidos, contra o sexto mandamento, v. 17, 18.

(7.) O adultério (vv. 20-22), e a prostituição, v. 29.

(8.) A justiça é aqui exigida no juízo (v. 15), o furto é proibido (v. 11), a fraude e a retenção do que é devido (v. 13), e os pesos falsos, v. 35, 36.

(9.) A mentira, v. 11. A calúnia, v. 14. O mexerico, e o dar falso testemunho, v. 16.

(10.) O décimo mandamento põe um freio sobre o coração; assim faz também aquele (v. 17): “Não odiarás a teu irmão no teu coração”.

E aqui está uma ordem solene de observar todos estes estatutos, v. 37.

Ora, estas são coisas que não precisam de muita ajuda para serem entendidas, mas exigem cuidado e vigilância constantes para serem observadas.

Bom entendimento têm todos os que cumprem estes mandamentos.

Versículos 1 a 10

Leis Cerimoniais e Morais. (a.C. 1490.)

Moisés recebe ordem de expor o resumo das leis a toda a congregação dos filhos de Israel (v. 2); não a Arão e aos seus filhos apenas, mas a todo o povo, porque a todos eles importava conhecer o seu dever.

Mesmo nas eras mais escuras da lei, não podia ser de Deus a religião que se gabava da ignorância como sua mãe. Moisés deve tornar conhecidos os estatutos de Deus a toda a congregação, e proclamá-los por todo o arraial.

Estas leis, provavelmente, ele as expôs pessoalmente a tantos do povo quantos pudessem estar ao alcance da voz de uma vez, e assim, aos poucos, em diversas ocasiões, a todos eles.

Muitos dos preceitos aqui dados eles já tinham recebido antes, mas era necessário que fossem repetidos, para que fossem lembrados. Preceito sobre preceito, e linha sobre linha, e tudo isso ainda é pouco. Nestes versículos:

I. Exige-se que Israel seja um povo santo, porque o Deus de Israel é um Deus santo, v. 2. O serem distinguidos de todos os outros povos por leis e costumes peculiares visava ensinar-lhes uma separação real do mundo e da carne, e uma dedicação inteira a Deus.

E esta é agora a lei de Cristo (que o Senhor traga todo pensamento dentro de nós à obediência a ela!): devemos ser santos, porque Deus é santo, 1 Pedro 1:15, 16.

Somos seguidores do santo Jesus, e por isso devemos ser, conforme a nossa capacidade, consagrados à honra de Deus, e conformados à sua natureza e à sua vontade.

Israel era santificado pelos tipos e sombras (Levítico 20:8), mas nós somos santificados pela verdade, ou substância de todas essas sombras, João 17:17; Tito 2:14.

II. Que os filhos sejam obedientes aos pais: “Cada um temerá a sua mãe e o seu pai”, v. 3.

  1. O temor aqui exigido é o mesmo que a honra ordenada pelo quinto mandamento; veja Malaquias 1:6. Ele inclui reverência e estima interiores, expressões exteriores de respeito, obediência às ordens legítimas dos pais, cuidado e empenho para agradá-los e deixá-los tranquilos, e para evitar tudo o que possa ofendê-los e afligi-los, e atrair o desagrado deles.

Os doutores judeus perguntam: “Que temor é este que se deve a um pai?” E respondem: “É não ficar no caminho dele nem sentar no lugar dele, não contradizer o que ele diz nem implicar com isso, não chamá-lo pelo nome, vivo ou morto, mas ‘Meu pai' ou ‘Senhor'; é prover para ele se for pobre, e coisas assim.”

  1. Os filhos, quando crescem e se tornam homens, não devem julgar-se dispensados deste dever: todo homem, ainda que seja sábio e grande, deve reverenciar os seus pais, porque são os seus pais.

  2. A mãe vem em primeiro lugar, o que não é usual, para mostrar que o dever é igualmente devido a ambos; se a mãe sobreviver ao pai, ainda assim ela deve ser reverenciada e obedecida.

  3. Acrescenta-se: “e guardareis os meus sábados”. Se Deus provê pela sua lei que se preserve a honra dos pais, os pais devem usar a sua autoridade sobre os filhos para preservar a honra de Deus, particularmente a honra dos seus sábados, cuja guarda é em grande parte confiada aos pais pelo quarto mandamento: “Tu, e teu filho, e tua filha”.

Tem-se observado muitas vezes que a ruína dos jovens começa no desprezo pelos pais e na profanação do dia de sábado. Com razão, portanto, estes dois preceitos são aqui postos juntos no começo deste resumo dos estatutos: “Cada um temerá a sua mãe e o seu pai, e guardareis os meus sábados”.

São filhos promissores, e com boa perspectiva de irem bem, os que fazem consciência de honrar os pais e de guardar santo o dia de sábado.

  1. A razão acrescentada a estes dois preceitos é: “Eu sou o Senhor vosso Deus”; ele é o Senhor do sábado e o Deus dos pais deles.

III. Que só Deus seja adorado, e não por meio de imagens (v. 4): “Não vos volteis para os ídolos, para os Elilim, para vaidades, coisas sem poder algum, sem valor algum, deuses que não são deuses.”

“Não vos volteis do Deus verdadeiro para deuses falsos, do Deus poderoso para deuses impotentes, do Deus que vos fará santos e felizes para aqueles que vos enganarão, vos corromperão, vos arruinarão e vos farão miseráveis para sempre.”

“Não volteis os olhos para eles, muito menos o coração. Não façais para vós deuses, criaturas da vossa própria fantasia, nem penseis adorar o Criador por meio de deuses de fundição.”

“Vós sois obra das mãos de Deus; não sejais tão absurdos a ponto de adorar deuses que são obra das vossas próprias mãos.” Os deuses de fundição são especificados por causa do bezerro de fundição.

IV. Que os sacrifícios das suas ofertas pacíficas sempre fossem oferecidos, e comidos, segundo a lei, vv. 5-8. Havia alguma razão particular, é provável, para a repetição desta lei em vez de qualquer outra relativa aos sacrifícios.

O comer das ofertas pacíficas era a parte do povo, e era feito fora do alcance do olhar dos sacerdotes; e talvez alguns deles tivessem guardado a comida fria das suas ofertas pacíficas, como tinham feito com o maná (Êxodo 16:20), por mais tempo do que o determinado, o que deu ocasião a esta advertência; veja a própria lei antes, Levítico 7:16-18.

Deus quer que a sua própria obra seja feita no seu próprio tempo. Ainda que o sacrifício fosse oferecido segundo a lei, se não fosse comido segundo a lei, ele não era aceito.

Ainda que os ministros façam a sua parte, de que serve, se o povo não faz a sua? Há trabalho a ser feito depois dos nossos sacrifícios espirituais, no devido aproveitamento deles; e, se isso é negligenciado, tudo é em vão.

V. Que deixassem as respigas da sua colheita e da sua vindima para os pobres, v. 9, 10. Repare: as obras de piedade devem sempre vir acompanhadas de obras de caridade, conforme a nossa capacidade.

Quando recolhiam o seu cereal, deviam deixar algum em pé no canto do campo; os doutores judeus dizem: “Deve ser a sexagésima parte do campo”; e deviam também deixar as respigas e os cachos pequenos das suas uvas, que a princípio passaram despercebidos.

Esta lei, embora não obrigue hoje na letra dela, ainda assim nos ensina:

  1. Que não devemos ser cobiçosos e agarrados, nem ávidos de tudo a que possamos ter algum direito; nem insistir no nosso direito em coisas pequenas e triviais.

  2. Que devemos ficar bem contentes de ver os pobres supridos e reanimados com o fruto dos nossos trabalhos. Não devemos julgar perdido tudo o que vai para fora de nós, nem desperdiçado nada do que vai para os pobres.

  3. Que os tempos de alegria, como é o tempo da colheita, são tempos próprios para a caridade; que, quando nos alegramos, os pobres se alegrem conosco, e que, quando o nosso coração está bendizendo a Deus, os lombos deles nos bendigam.

Versículos 11 a 17

Somos ensinados aqui:

I. A ser honestos e verdadeiros em todas as nossas transações, v. 11.

Deus, que designou pela sua providência a propriedade de cada homem, proíbe pela sua lei que se invada essa designação, seja por furto declarado — “Não furtareis” —, seja por negociação fraudulenta: não devemos usar de embuste nem tratar com falsidade.

Seja o que for que tenhamos no mundo, temos de cuidar para que venha por meio honesto, porque não podemos ser verdadeiramente ricos, nem ricos por muito tempo, com aquilo que não vem por meio honesto.

O Deus da verdade, que requer a verdade no íntimo (Salmos 51:6), requer-a também na língua: “Nem mentireis uns aos outros”, seja ao negociar, seja no convívio comum.

Esta é uma das leis do cristianismo (Colossenses 3:9): “Não mintais uns aos outros”.

Os que não falam a verdade não merecem que se lhes diga a verdade; os que pecam mentindo sofrem justamente por isso.

Por isso somos proibidos de mentir uns aos outros; porque, se mentimos aos outros, ensinamo-los a mentir para nós.

II. A manter um respeito muito reverente pelo sagrado nome de Deus (v. 12), e a não chamá-lo por testemunha:

  1. Nem para uma mentira: “Não jurareis falso”. É mau contar uma mentira, mas é muito pior jurá-la.

Ou, 2. Nem para uma ninharia e para qualquer coisa fora de propósito: “Nem profanarás o nome do teu Deus”, desviando-o para qualquer outro fim que não aquele para o qual deve ser usado religiosamente.

III. A não tomar nem reter de ninguém aquilo que lhe é de direito, v. 13.

Não devemos tomar o que não é nosso, seja por fraude, seja por roubo; nem reter o que pertence a outro, em particular o salário do assalariado: “não ficará contigo toda a noite”.

Que o diarista receba o seu salário assim que houver terminado o trabalho do dia, se o desejar.

É grande pecado negar o seu pagamento; ou melhor, adiá-lo, em dano dele, é pecado que clama ao céu por vingança, Tiago 5:4.

IV. A ser particularmente cuidadosos com a boa fama e a segurança daqueles que não podem valer-se a si mesmos, v. 14:

  1. A boa fama do surdo: “Não amaldiçoarás o surdo”. Isto é, não só os que são naturalmente surdos, que não podem ouvir coisa alguma, mas também os que estão ausentes e, no momento, fora do alcance da maldição.

E assim não podem manifestar o seu ressentimento, devolver a afronta, nem fazer justiça a si mesmos; e também os que são pacientes, que fazem como se não ouvissem e não estão dispostos a reparar nisso, como Davi, Salmos 38:13.

Não prejudique pessoa alguma por ela não estar disposta, ou não ser capaz, de vingar-se, porque Deus vê e ouve, ainda que ela não o faça.

  1. Da segurança do cego devemos igualmente ser cuidadosos, e não pôr tropeço diante dele; porque isto é acrescentar aflição ao aflito, e fazer da providência de Deus serva da nossa malícia.

Esta proibição implica um preceito de ajudar os cegos e de remover os tropeços do caminho deles.

Os escritores judeus, achando impossível que alguém fosse tão bárbaro a ponto de pôr um tropeço no caminho do cego, entenderam-no figuradamente: que proíbe dar mau conselho aos que são simples e facilmente iludidos, pelo qual podem ser levados a fazer algo em prejuízo próprio.

Devemos cuidar de não fazer coisa alguma que possa ocasionar a queda do nosso irmão fraco, Romanos 14:13; 1 Coríntios 8:9.

Acrescenta-se, como resguardo contra estes pecados, o dever de temer a Deus. “Tu não temes o surdo e o cego, que não podem fazer justiça a si mesmos; mas lembra-te de que é glória de Deus socorrer os desamparados, e ele defenderá a causa deles.”

Repare: o temor de Deus nos refreará de fazer aquilo que não nos expõe ao ressentimento dos homens.

V. Os juízes e todos os que estão em autoridade recebem aqui a ordem de dar veredicto e juízo sem parcialidade (v. 15).

Quer fossem constituídos juízes por nomeação, quer feitos tais num caso particular pelo consentimento de ambas as partes, como árbitros ou arbitradores, não devem fazer injustiça a nenhum dos lados.

Mas devem, no limite da sua perícia, proceder segundo as regras da equidade, tendo respeito puramente ao mérito da causa, e não à condição da pessoa.

A justiça nunca deve ser pervertida:

  1. Nem por pena do pobre: “Não farás acepção da pessoa do pobre”, Êxodo 23:3.

Por mais que se possa dar a um homem pobre como esmola, não lhe seja adjudicado nada como direito seu senão aquilo a que legalmente tem direito, nem a sua pobreza o escuse de qualquer justo castigo por uma falta.

Ou, 2. Nem por veneração ou temor dos poderosos, em cujo favor os juízes mais frequentemente se inclinariam.

Os judeus dizem: “Os juízes eram obrigados por esta lei a ser tão imparciais que não deixassem uma das partes contendoras sentar-se enquanto a outra ficava de pé, nem permitissem que uma dissesse o que quisesse e mandassem a outra ser breve”; veja Tiago 2:1-4.

VI. Somos todos proibidos de fazer qualquer coisa que prejudique o bom nome do nosso próximo (v. 16):

  1. No convívio comum: “Não andarás de um lado para outro como mexeriqueiro”.

Não há ofício pior em que um homem se possa meter do que o de ser o pregoeiro das faltas de cada um, divulgando o que era segredo, agravando os delitos e dando a pior interpretação a tudo o que ia mal, com o desígnio de arrasar e arruinar a reputação dos homens, e de semear discórdia entre os próximos.

A palavra usada para mexeriqueiro significa um mascate, ou pequeno negociante ambulante, os intrusos do comércio; porque os mexeriqueiros recolhem histórias maldosas numa casa e as despejam noutra, e comumente trocam calúnias à guisa de escambo.

Veja este pecado condenado em Provérbios 11:13; 20:19; Jeremias 9:4, 5; Ezequiel 22:9.

Ou, 2. No testemunho: ninguém deve se pôr como testemunha contra o sangue do seu próximo, se o sangue dele for inocente, nem entrar em conluio com aqueles homens sanguinários que ali são descritos, Provérbios 1:11, 12.

Os doutores judeus dão a isto um sentido ainda mais amplo: “Não ficarás parado vendo o teu irmão em perigo, mas virás em socorro e auxílio dele, ainda que seja com risco da tua própria vida ou de um membro”; acrescentam: “Aquele que pode, com o seu testemunho, inocentar um acusado é obrigado por esta lei a fazê-lo”; veja Provérbios 24:11, 12.

VII. Recebemos a ordem de repreender o nosso próximo em amor (v. 17): “De qualquer modo repreenderás o teu próximo”.

  1. Antes repreenda-o do que odiá-lo por uma injúria feita a você mesmo.

Se supomos que o nosso próximo nos fez algum agravo, não devemos conceber contra ele um rancor secreto, nem nos afastarmos dele, não lhe falando nem mal nem bem, como é o costume de alguns, que têm a arte de esconder o seu desgosto até terem oportunidade de uma vingança completa (2 Samuel 13:22).

Mas devemos antes dar vazão ao nosso ressentimento com a mansidão da sabedoria, esforçar-nos por convencer o nosso irmão do agravo, discutir o caso com ele lealmente, e assim pôr fim à aversão concebida: esta é a regra que o nosso Salvador dá neste caso, Lucas 17:3.

  1. Portanto, repreenda-o pelo seu pecado contra Deus, porque você o ama; esforce-se por levá-lo ao arrependimento, para que o seu pecado seja perdoado, e ele se aparte dele, e não se permita que fique sobre ele.

Repare: a repreensão amiga é um dever que devemos uns aos outros, e devemos tanto dá-la quanto recebê-la em amor.

Que o justo me fira, e será uma bondade, Salmos 141:5. Fiéis e proveitosas são aquelas feridas de um amigo, Provérbios 27:5, 6.

Aqui isso é estritamente ordenado: de qualquer modo devemos fazê-lo e não omiti-lo sob pretexto algum. Considere:

(1.) A culpa em que incorremos por não repreender: ela é interpretada aqui como um ódio ao nosso irmão.

Estamos prontos a argumentar assim: “Fulano é um amigo que eu amo, portanto não o deixarei constrangido dizendo-lhe das suas faltas”; mas antes deveríamos dizer: “portanto lhe farei a bondade de dizer-lhe delas”.

O amor cobre o pecado diante dos outros, mas não diante do próprio pecador.

(2.) O mal que fazemos por não repreender: permitimos o pecado sobre ele.

Devemos socorrer o jumento de um inimigo que caiu debaixo da sua carga, e não socorreremos a alma de um amigo? Êxodo 23:5.

E, ao permitir o pecado sobre ele, corremos o risco de carregar o pecado por ele, como diz a margem.

Se não repreendemos as obras infrutuosas das trevas, temos sociedade com elas e nos tornamos cúmplices ex post facto — depois do fato, Efésios 5:11.

É o seu irmão, o seu próximo, que está em causa; e foi Caim que disse: “Sou eu o guarda do meu irmão?”.

VIII. Somos aqui obrigados a despir toda a malícia e a vestir o amor fraternal, v. 18.

  1. Não devemos estar mal dispostos para com ninguém: “Não te vingarás, nem guardarás rancor algum”; no mesmo sentido daquilo do v. 17: “Não odiarás a teu irmão no teu coração”; porque a malícia é homicídio começado.

Se o nosso irmão nos fez uma injúria, não devemos devolvê-la sobre ele — isso é vingar-se; não devemos, a cada ocasião, lançá-la no rosto dele — isso é guardar rancor.

Mas devemos tanto perdoá-la quanto esquecê-la, porque é assim que somos perdoados por Deus.

É coisa da pior índole, e a ruína da amizade, reter o ressentimento das afrontas e das injúrias, e deixar que aquela espada devore para sempre.

  1. Devemos estar bem dispostos para com todos: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Muitas vezes fazemos mal a nós mesmos, mas logo perdoamos a nós mesmos esses males, e eles não diminuem em nada o nosso amor por nós mesmos; e do mesmo modo devemos amar o nosso próximo.

O nosso Salvador fez deste o segundo grande mandamento da lei (Mateus 22:39), e o apóstolo mostra como ele é o resumo de todas as leis da segunda tábua, Romanos 13:9, 10; Gálatas 5:14.

Devemos amar o nosso próximo tão verdadeiramente quanto amamos a nós mesmos, e sem fingimento.

Devemos evidenciar o nosso amor ao próximo do mesmo modo por que evidenciamos o amor a nós mesmos, prevenindo o dano dele e procurando o bem dele, no limite do nosso poder.

Devemos fazer ao nosso próximo como quereríamos que nos fizessem (Mateus 7:12), pondo a nossa alma no lugar da alma dele, Jó 16:4, 5.

Mais que isso, em muitos casos devemos negar a nós mesmos pelo bem do nosso próximo, como Paulo, 1 Coríntios 9:19, etc.

Nisto o evangelho vai além até daquele excelente preceito da lei; porque Cristo, ao dar a sua vida por nós, nos ensinou até mesmo a dar a nossa vida pelos irmãos, em alguns casos (1 João 3:16), e assim a amar o nosso próximo mais do que a nós mesmos.

Versículos 19 a 29

Aqui está:

I. Uma lei contra as misturas, v. 19.

Deus no princípio fez o gado segundo a sua espécie (Gênesis 1:25), e devemos aquiescer na ordem da natureza que Deus estabeleceu, crendo que ela é a melhor e suficiente, e não cobiçar monstros.

Não acrescente às obras dele, para que ele não o repreenda; porque é a excelência da obra de Deus que nada se lhe pode acrescentar nem dela tirar sem torná-la pior, Eclesiastes 3:14.

Assim como o que Deus juntou não devemos separar, também o que ele separou não devemos juntar.

A semeadura de grão misturado e o uso de vestes de lã com linho são proibidos, seja como costumes supersticiosos dos pagãos, seja para dar a entender quão cuidadosos deviam ser em não se misturar com os pagãos nem tecer qualquer dos usos dos gentios nas ordenanças de Deus.

Ainsworth sugere que era para levar Israel à simplicidade e à sinceridade da religião, e a todas as partes e doutrinas da lei e do evangelho nas suas espécies distintas.

Assim como a fé é necessária, as boas obras são necessárias; mas misturar as duas na causa da nossa justificação diante de Deus é proibido, Gálatas 2:16.

II. Uma lei para punir o adultério cometido com uma escrava que estava desposada, vv. 20-22.

Se ela não tivesse sido desposada, a lei não fixava punição alguma; sendo desposada, se não fosse escrava, a punição não teria sido menor que a morte.

Mas, sendo ainda escrava (embora, antes de completados os seus esponsais, devesse ter sido feita livre), a pena capital é dispensada, e os dois serão açoitados; ou, como alguns pensam, somente a mulher, e o homem devia trazer um sacrifício.

Era pela honra do casamento, ainda que apenas iniciado pelo desposório, que o crime devia ser punido; mas era pela honra da liberdade que ele não fosse punido como o era a corrupção de uma mulher livre.

Tão grande era a diferença que então se fazia entre escravo e livre (Gálatas 4:30); mas o evangelho de Cristo não conhece tal distinção, Colossenses 3:11.

III. Uma lei a respeito das árvores frutíferas: que, nos três primeiros anos depois de plantadas, se por acaso fossem tão adiantadas a ponto de dar fruto nesse tempo, ainda assim nenhum uso se fizesse do fruto, vv. 23-25.

Era, portanto, prática dos judeus arrancar o fruto das suas árvores novas assim que o percebiam vingado, como os jardineiros às vezes fazem, porque o dar fruto cedo atrapalha o crescimento delas.

Se algum chegasse à perfeição, não devia ser usado no serviço nem de Deus nem do homem; mas o que dessem no quarto ano devia ser santo ao Senhor, ou dado aos sacerdotes, ou comido diante do Senhor com alegria, como era o seu segundo dízimo, e daí em diante era todo deles. Ora:

  1. Alguns pensam que isto lhes ensinava a não seguir o costume dos pagãos, que, segundo dizem, consagravam aos seus ídolos os primeiríssimos produtos das suas árvores frutíferas, dizendo que de outro modo todos os frutos seriam fulminados.

  2. Esta lei, no caso das árvores frutíferas, parece ser paralela à do caso dos animais: que nenhuma criatura fosse aceita como oferta antes de passados oito dias de idade, e nem antes desse dia deviam as crianças ser circuncidadas; veja Levítico 22:27.

Deus queria as primícias das suas árvores; mas, porque nos três primeiros anos elas eram tão insignificantes quanto um cordeiro ou um bezerro com menos de oito dias, por isso Deus não as queria, pois é justo que ele tenha cada coisa no seu melhor.

E, contudo, ele não permitia que fossem usadas, porque as suas primícias ainda não tinham sido oferecidas: deviam, portanto, ser tidas por incircuncisas, isto é, como um animal com menos de oito dias, impróprio para qualquer uso.

  1. Somos aqui ensinados a não ser precipitados demais em agarrar qualquer consolo, mas a estar dispostos a esperar com paciência o tempo de desfrutá-lo.

E, particularmente, a reconhecer que não somos dignos do produto da terra: nossos primeiros pais perderam o direito aos frutos dela ao comerem do fruto proibido, e só pela palavra de Deus e pela oração somos restaurados a esse direito, 1 Timóteo 4:5.

IV. Uma lei contra os usos supersticiosos dos pagãos, vv. 26-28:

  1. O comer sobre o sangue, como faziam os gentios, que ajuntavam o sangue dos seus sacrifícios num vaso para os seus demônios beberem (como imaginavam), e depois se sentavam em volta dele, comendo eles mesmos a carne, significando a sua comunhão com os diabos ao banquetearem-se com eles.

Não se use esse costume, porque o sangue dos sacrifícios de Deus devia ser aspergido sobre o altar, e depois derramado ao pé dele, e levado embora.

  1. O encantamento e a adivinhação, e uma observação supersticiosa dos tempos, sendo alguns dias e horas de sorte e outros de azar.

É provável que artes curiosas desse gênero tivessem sido inventadas havia pouco pelos sacerdotes egípcios, para iludir o povo e sustentar a própria boa fama. Os israelitas as tinham visto praticadas, mas de modo nenhum deviam imitá-las.

Seria imperdoável, naqueles a quem foram confiados os oráculos de Deus, pedir conselho ao diabo, e pior ainda nos cristãos, a quem o Filho de Deus é manifestado, o qual destruiu as obras do diabo.

Que os cristãos mandem levantar o seu horóscopo e ouçam dizer a sua sorte, usem esconjuros e amuletos para a cura de doenças e para expulsar os espíritos malignos, se deixem impressionar pela queda do sal, por uma lebre cruzando o caminho, por dias aziagos, ou coisa semelhante — tudo isso é uma afronta intolerável ao Senhor Jesus.

É um esteio do paganismo e da idolatria, e uma vergonha tanto para eles mesmos quanto para aquele nome digno pelo qual são chamados.

E devem ser grosseiramente ignorantes, tanto da lei quanto do evangelho, os que perguntam: “Que mal há nessas coisas?”

Não é mal nenhum, para os que têm sociedade com Cristo, ter sociedade com os diabos, ou aprender os caminhos dos que a têm? Certamente não foi assim que aprendemos a Cristo.

  1. Havia uma superstição até no modo de se arrumarem, usada pelos pagãos, que não devia ser imitada pelo povo de Deus: “Não arredondareis os cantos da vossa cabeça”.

Os que adoravam as hostes do céu, em honra delas, cortavam o cabelo de modo que a cabeça se assemelhasse ao globo celeste; mas, assim como o costume era em si tolo, também, sendo feito com respeito aos seus falsos deuses, era idólatra.

  1. Os ritos e cerimônias pelos quais exprimiam a sua tristeza nos funerais não deviam ser imitados, v. 28.

Não deviam fazer cortes ou marcas na sua carne pelos mortos; porque os pagãos assim faziam para aplacar as deidades infernais que imaginavam, e para torná-las propícias aos seus amigos falecidos.

Cristo, pelos seus sofrimentos, alterou a natureza da morte e fez dela uma verdadeira amiga de todo verdadeiro israelita; e agora, assim como nada é preciso para tornar a morte propícia a nós (porque, se Deus o é, a morte o é por consequência), assim não nos entristecemos como os que não têm esperança.

Aqueles a quem o Deus de Israel separou para si não devem receber a imagem e a inscrição destas divindades de esterqueira.

Por último, a prostituição das suas filhas para a impureza, que aqui é proibida (v. 29), parece ter sido praticada pelos pagãos nos seus cultos idólatras, porque com tais abominações se comprazavam aqueles espíritos impuros que adoravam.

E, quando a lascívia vigorava como rito religioso, e era cometida nos seus templos, não admira que a terra ficasse cheia dessa maldade, que, ao entrar pelas portas do templo, se espalhou pela terra como uma torrente poderosa, e derrubou todas as cercas da virtude e do pudor.

O próprio diabo não poderia ter trazido tais abominações às suas vidas se não as tivesse primeiro trazido aos seus cultos.

E com justiça foram entregues a paixões vis os que abandonaram o Deus santo e deram honras divinas a espíritos impuros. Aos que desonram a Deus é assim permitido desonrar a si mesmos e às suas famílias.

Versículos 30 a 37

Leis Morais. (a.C. 1490.)

Aqui está:

I. Uma lei para preservar a honra do tempo e do lugar destinados ao serviço de Deus, v. 30. Isso seria um meio de guardá-los tanto das idolatrias e superstições dos pagãos quanto de todas as imoralidades de conduta.

  1. Os sábados devem ser observados religiosamente, e não aqueles tempos mencionados (v. 26) aos quais os pagãos tinham um respeito supersticioso.

  2. O santuário deve ser reverenciado: é preciso grande cuidado para se aproximar do tabernáculo com a pureza e a preparação que a lei exigia, e para participar ali com a humildade, a decência e a atenção concentrada que lhes convinham na presença direta de tão imponente majestade.

Embora agora não haja lugar santo por instituição divina, como o tabernáculo e o templo então eram, esta lei ainda assim nos obriga a respeitar as assembleias solenes dos cristãos para o culto religioso, por serem realizadas sob a promessa da presença especial de Cristo nelas.

E nos obriga a nos portar com o devido decoro enquanto, nessas assembleias, assistimos à administração das ordenanças santas, Eclesiastes 5:1.

II. Uma cautela contra toda comunhão com feiticeiros, e com os que estavam em pacto com espíritos familiares:

“Não os tenhas em conta, não os procures, não temas mal algum da parte deles nem esperes deles bem algum.”

“Não tenhas em conta as suas ameaças, promessas ou predições; não os procures para revelação nem para conselho, porque, se o fizeres, ficas contaminado por isso, e te tornas abominável tanto para Deus quanto para a tua própria consciência.”

Este foi o pecado que completou a maldade de Saul, e por ele foi rejeitado de Deus, 1 Crônicas 10:13.

III. Uma ordem aos jovens para mostrarem respeito aos idosos: “Diante das cãs te levantarás”, v. 32. A idade é honrosa, e aquele que é o Ancião de dias exige que se lhe preste honra. As cãs são coroa de glória.

Aqueles a quem Deus honrou com a bênção comum de vida longa nós devemos honrar com as expressões distintivas da civilidade; e os que na velhice são sábios e bons são dignos de dobrada honra.

Mais respeito se deve a esses homens idosos do que simplesmente levantar-se diante deles: deve-se zelar cuidadosamente pela boa fama e pelo conforto deles, aproveitar-lhes a experiência e as observações, e pedir e ouvir os seus conselhos, Jó 32:6, 7.

Alguns entendem que o homem idoso cujo rosto ou presença se deve honrar é o ancião em ofício, assim como pelas cãs se entende o ancião em idade; ambos devem ser respeitados como pais, e no temor de Deus, que pôs algo da sua honra sobre os dois.

Repare: a religião ensina bons modos, e nos obriga a dar honra àqueles a quem a honra é devida.

É sinal de grande degeneração e desordem numa terra quando “o menino se porta com soberba contra o ancião, e o vil contra o honrado”, Isaías 3:5; Jó 30:1, 12.

Convém aos idosos receber essa honra, e aos mais novos dá-la; porque é ornamento, e também dever, da juventude deles portar-se com humildade e reverência diante de todos os seus superiores.

IV. Uma ordem aos israelitas para serem muito cuidadosos com os estrangeiros, v. 33, 34. Tanto a lei de Deus quanto a sua providência tinham dignificado Israel imensamente acima de qualquer outro povo.

Ainda assim, não deviam por isso julgar-se autorizados a pisar toda a humanidade fora os da sua própria nação, e a insultá-la a seu bel-prazer; não deviam afligir o estrangeiro, mas amá-lo como a si mesmos e como a alguém do seu próprio povo.

Supõe-se que esse estrangeiro não era idolatra, e sim adorador do Deus de Israel, ainda que não circuncidado — prosélito da porta ao menos, ainda que não prosélito da justiça.

Se um assim peregrinasse entre eles, não deviam afligi-lo, nem oprimi-lo, nem lográ-lo num negócio, tirando proveito da ignorância dele quanto às leis e aos costumes deles.

Deviam ter por pecado tão grande levar um estrangeiro por embuste quanto levar um israelita; “ou melhor” (dizem os doutores judeus) “não devem sequer censurá-lo por ser estrangeiro, e por ter sido antes idolatra.”

Os estrangeiros são objeto do cuidado particular de Deus, como o são a viúva e o órfão, porque é honra dele socorrer o desamparado, Salmos 146:9. Corremos perigo, portanto, se lhes fizermos qualquer injustiça ou lhes impusermos qualquer dureza.

Os estrangeiros serão bem-vindos à graça de Deus, e por isso devemos fazer o que pudermos para convidá-los a ela, e para recomendar a religião à boa opinião deles.

Mostra uma disposição generosa, e um respeito piedoso a Deus como Pai comum, ser bondoso com os estrangeiros; porque os de países, costumes e línguas diferentes são todos feitos de um só sangue.

Mas aqui há uma razão acrescentada, peculiar aos judeus: eles foram estrangeiros na terra do Egito. Deus então os favoreceu; portanto, deviam favorecer os estrangeiros e fazer-lhes como então desejavam que lhes fizessem.

Eles foram estrangeiros e, no entanto, agora estavam tão elevados; portanto, não sabiam a que poderiam chegar aqueles estrangeiros que eram propensos a desprezar.

V. A justiça em pesos e medidas é aqui ordenada. Que não haja embuste neles, v. 35. Que sejam bem exatos, v. 36.

Ao pesar e ao medir, alegamos o desígnio de dar a cada um com quem tratamos o que é seu; mas, se os pesos e as medidas forem falsos, é como uma corrupção no juízo: leva por embuste sob a cor da justiça. E enganar assim um homem para prejuízo dele é pior do que bater-lhe a carteira ou roubá-lo na estrada.

Quem vende está obrigado a dar a mercadoria por inteiro, e quem compra, o preço ajustado por inteiro, o que não se pode fazer sem balanças, pesos e medidas justos.

Que ninguém oprima nem defraude a seu irmão, porque, ainda que esteja oculto ao homem, se achará que Deus é o vingador de todas essas coisas.

VI. O capítulo conclui com uma ordem geral (v. 37): “Guardareis todos os meus estatutos, e os cumprireis.” Repare:

  1. Não é provável que cumpramos os estatutos de Deus, a não ser que os guardemos com grande cuidado e consideração.

  2. Contudo, não basta apenas guardar os preceitos de Deus: temos de fazer consciência de obedecer-lhes. De que nos valerá sermos apurados nas nossas noções, se não formos conscienciosos na nossa conduta?

  3. Um coração reto tem respeito a todos os mandamentos de Deus, Salmos 119:6. Ainda que em muitos casos a mão falhe em fazer o que devia ser feito, o olho observa todos os estatutos de Deus.

Não nos é permitido escolher a dedo o nosso dever, mas devemos visar a estar perfeitos em toda a vontade de Deus.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra