Levítico 18
Argumento
Aqui está:
I. Uma lei geral contra toda conformidade com os usos corrompidos dos pagãos, vv. 1-5.
II. Leis particulares:
Contra o incesto, vv. 6-18.
Contra concupiscências bestiais e idolatrias bárbaras, vv. 19-23.
III. A imposição destas leis a partir da ruína dos cananeus, vv. 24-30.
Versículos 1 a 5
Advertências contra as Práticas Idólatras. (a.C. 1490.)
Depois de diversas instituições cerimoniais, Deus volta aqui a impor os preceitos morais. As primeiras continuam sendo úteis para nós como tipos; os últimos continuam obrigando como leis. Temos aqui:
- A autoridade sagrada com que estas leis são promulgadas: “Eu sou o Senhor vosso Deus” (v. 1, 4, 30), e “Eu sou o Senhor”, v. 5, 6, 21.
“O Senhor, que tem direito de governar a todos; o vosso Deus, que tem direito peculiar de governar a vós.” Jeová é a fonte do ser, e portanto a fonte do poder, de quem somos, a quem estamos obrigados a servir, e que é capaz de punir toda desobediência.
“O vosso Deus, a quem destes vosso consentimento, em quem sois felizes, para com quem tendes as maiores obrigações imagináveis, e a quem deveis prestar contas.”
- Uma advertência severa para se acautelarem de reter os resquícios das idolatrias do Egito, onde haviam habitado, e de receber a infecção das idolatrias de Canaã, para onde iam agora, v. 3.
Agora que Deus, por Moisés, lhes ensinava as suas ordenanças, havia aliquid dediscendum — algo a desaprender, que eles haviam sorvido com o leite no Egito, país notório pela idolatria: não deveriam agir segundo os costumes da terra do Egito.
Seria o maior absurdo em si reter tal afeição pela sua casa de servidão a ponto de serem governados nas suas devoções pelos usos dela, e a maior ingratidão para com Deus, que os havia libertado de modo tão maravilhoso e gracioso.
Ou melhor: como se governados por um espírito de contradição, eles corriam o risco, mesmo depois de terem recebido estas ordenanças de Deus, de admitir os usos perversos dos cananeus e de herdar os vícios deles junto com a terra deles.
Deste perigo eles são aqui advertidos: não deveriam andar nas ordenanças dos cananeus. Tão tirano é o costume que as práticas deles são chamadas de ordenanças, e elas se tornaram rivais até das ordenanças de Deus, e o povo que professa a Deus corria o risco de receber lei delas.
- Uma ordem solene para que guardem os juízos, estatutos e ordenanças de Deus, v. 4, 5. A esta ordem, e a muitas semelhantes, Davi parece referir-se nas muitas orações e declarações que faz a respeito das leis de Deus no Salmo 119. Observe aqui:
(1.) A grande regra da nossa obediência — os estatutos e juízos de Deus. A estes devemos guardar para neles andar. Devemos guardá-los nos nossos livros, e guardá-los nas nossas mãos, para que os pratiquemos no coração e na vida.
Devemos lembrar os mandamentos de Deus para cumpri-los, Salmos 103:18. Devemos guardar-nos neles como o caminho por onde viajar, ater-nos a eles como à nossa regra de trabalho, guardá-los como o nosso tesouro, como a menina dos nossos olhos, com o máximo cuidado e apreço.
(2.) A grande vantagem da nossa obediência: “os quais, se o homem os fizer, neles viverá”, isto é, “ele será feliz aqui e no além.” Temos motivo para agradecer a Deus:
[1.] Que isto continua em vigor como promessa, com uma interpretação muito favorável da condição. Se guardarmos os mandamentos de Deus com sinceridade, ainda que fiquemos aquém da perfeição sem pecado, veremos que o caminho do dever é o caminho do consolo, e será o caminho da felicidade.
A piedade tem a promessa da vida, 1 Timóteo 4:8. A Sabedoria disse: “Guardai os meus mandamentos e vivei”; e se pelo Espírito mortificarmos os feitos do corpo (que são para nós o que os usos do Egito eram para Israel), viveremos.
[2.] Que isso não vigora como aliança a ponto de a menor transgressão nos excluir para sempre desta vida. O apóstolo cita isto duas vezes como oposto à fé que o evangelho revela.
É a descrição da justiça que vem da lei: o homem que os fizer viverá en autois — neles (Romanos 10:5); e é alegada para provar que “a lei não é da fé”, Gálatas 3:12.
A alteração que o evangelho fez está na última palavra: ainda o homem que os faz viverá, mas não viverá neles; porque a lei não podia dar vida, visto que não podíamos guardá-la perfeitamente.
Ela era fraca pela carne, não em si mesma; mas agora o homem que os faz viverá pela fé do Filho de Deus. Ele deverá a sua vida à graça de Cristo, e não ao mérito das suas próprias obras; veja Gálatas 3:21, 22. Os justos viverão, mas viverão pela fé, em virtude da sua união com Cristo, que é a vida deles.
Versículos 6 a 18
O Incesto Definido e Proibido; Contra o Casamento entre Parentes Próximos. (a.C. 1490.)
Estas leis dizem respeito ao sétimo mandamento e, sem dúvida, obrigam-nos debaixo do evangelho, porque estão de acordo com a própria luz e lei da natureza.
Um dos artigos, o de um homem ter a mulher de seu pai, o apóstolo o menciona como pecado que nem sequer se nomeia entre os gentios, 1 Coríntios 5:1.
Ainda que alguns dos incestos aqui proibidos fossem praticados por certas pessoas entre os pagãos, eram desaprovados e detestados, salvo entre aquelas nações que se tinham tornado bárbaras e estavam de todo entregues a paixões vis. Observe:
I. O que se proíbe quanto aos parentes aqui especificados é chegar-se a eles para “descobrir a sua nudez”, v. 6:
- A intenção principal é proibir o casamento com qualquer destes parentes. O casamento é uma instituição divina; esta e o sábado, as mais antigas de todas, da mesma idade que o homem sobre a terra.
Destina-se ao conforto da vida humana e à propagação decente e honrosa da raça humana, tal como convinha à dignidade da natureza do homem acima da dos animais. É honroso entre todos, e estas leis existem para sustentar essa honra.
Era necessário que uma ordenança divina estivesse sujeita a regras e restrições divinas, sobretudo porque diz respeito a uma coisa em que a natureza corrompida do homem é tão propensa quanto em qualquer outra a ser obstinada e impetuosa nos seus desejos, e impaciente de freio.
Contudo, estas proibições, além de serem promulgadas por uma autoridade incontestável, são em si mesmas altamente razoáveis e justas.
(1.) Pelo casamento dois deviam tornar-se uma só carne; por isso os que antes já eram, em certo sentido, uma só carne por natureza não podiam, sem o maior dos absurdos, tornar-se uma só carne por instituição, pois a instituição foi feita para unir os que antes não estavam unidos.
(2.) O casamento põe igualdade entre marido e mulher. Não é ela a tua companheira, tirada do teu lado?
Portanto, se os que antes eram superior e inferior se casassem entre si (que é o caso da maioria dos exemplos aqui apresentados), a ordem da natureza seria abolida por uma instituição positiva, o que de modo algum se pode permitir.
A desigualdade entre senhor e servo, entre nobre e plebeu, funda-se no consentimento e no costume, e nenhum mal se faz se ela for abolida pela igualdade do casamento.
Mas a desigualdade entre pais e filhos, entre tios e sobrinhas, entre tias e sobrinhos, seja por sangue seja por casamento, funda-se na natureza e é por isso perpétua, e não pode, sem confusão, ser abolida pela igualdade do casamento, cuja instituição, ainda que antiga, é posterior à ordem da natureza.
(3.) Nenhum parente que seja igual é proibido, exceto irmãos e irmãs, por sangue inteiro ou meio sangue, ou por casamento; e nisto não há o mesmo absurdo natural que no caso anterior, porque os filhos de Adão tiveram por força de casar com as próprias irmãs.
Mas era necessário que isso se tornasse, por lei positiva, ilícito e detestável, para impedir familiaridades pecaminosas entre os que, nos dias da sua juventude, se supõe que morem juntos numa casa, e que no entanto não podem casar entre si sem frustrar uma das intenções do casamento, que é o alargamento da amizade e do interesse.
Se cada homem casasse com a própria irmã (como estariam propensos a fazer de geração em geração, se fosse lícito), cada família seria um mundo à parte, e se esqueceria que somos membros uns dos outros.
É certo que isto sempre foi tido pelos pagãos mais sóbrios como coisa das mais infames e abomináveis; e os que não tinham esta lei eram, ainda assim, lei para si mesmos nisto.
Servir-se da ordenança do casamento para dar respaldo a uniões incestuosas está tão longe de justificá-las ou de atenuar-lhes a culpa que acrescenta a culpa de profanar uma ordenança de Deus e de prostituir aos mais vis propósitos aquilo que foi instituído para os mais nobres fins. Mas:
- A impureza cometida com qualquer destes parentes fora do casamento também é, sem dúvida, proibida aqui, e não menos visada que a anterior: como também toda conduta lasciva, todo galanteio desregrado e tudo o que tem a aparência deste mal.
Os parentes devem amar-se uns aos outros e ter entre si trato livre e familiar, mas isso tem de ser com toda a pureza.
E quanto menos os outros suspeitam de mal nisso, tanto mais cuidado devem ter as próprias pessoas para que Satanás não leve vantagem contra elas, porque ele é um inimigo muito sutil e busca todas as ocasiões contra nós.
II. Os parentes proibidos estão, na sua maior parte, claramente descritos; e estabelece-se em geral como regra que os mesmos parentes que um homem está impedido de desposar entre os seus próprios lhe são igualmente proibidos entre os da sua mulher, porque os dois são um só.
A lei que proíbe casar com a mulher do irmão (v. 16) tinha uma exceção própria do estado judaico: se um homem morresse sem filhos, o seu irmão ou o parente mais próximo deveria casar-se com a viúva e levantar descendência ao falecido (Deuteronômio 25:5), por razões que só valiam naquela república.
E por isso, agora que essas razões cessaram, cessa a exceção, e a lei está em vigor: que um homem em caso nenhum pode casar com a viúva do seu irmão.
O artigo (v. 18) que proíbe um homem de “tomar uma mulher juntamente com a sua irmã” supõe uma tolerância com a poligamia, como algumas outras leis então supunham (Êxodo 21:10; Deuteronômio 21:15).
Mas proíbe que um homem case com duas irmãs, como Jacó fez, porque entre as que antes tinham sido iguais seriam mais propensos a surgir ciúmes e animosidades maiores do que entre mulheres que não fossem parentes tão próximas.
Se a irmã da mulher for tomada por concubina, ou segunda mulher, nada pode ser mais atormentador em vida dela, ou enquanto ela viver.
Versículos 19 a 30
Leis contra a Iniquidade. (a.C. 1490.)
Aqui está:
I. Uma lei para preservar a honra do leito conjugal, para que não fosse usado fora de tempo (v. 19), nem invadido por um adúltero, v. 20.
II. Uma lei contra aquilo que era a idolatria mais desnaturada: fazer os seus filhos passarem pelo fogo a Moloque, v. 21.
Moloque (como alguns pensam) era o ídolo no qual e pelo qual eles adoravam o sol, aquele grande fogo do mundo.
Por isso, no culto a ele, faziam dos próprios filhos ou sacrifícios a este ídolo, queimando-os até a morte diante dele, ou devotos a ele, fazendo-os passar entre dois fogos, como alguns pensam, ou ser lançados através de um, para a honra desta pretensa divindade.
Imaginavam que consagrar apenas um dos seus filhos desse modo a Moloque conseguiria boa sorte para todos os demais filhos.
Os idólatras davam assim os próprios filhos a deuses falsos, e nós julgaremos que alguma coisa é cara demais para ser dedicada ao Deus verdadeiro, ou para dela nos separarmos por causa dele?
Veja como este pecado de Israel (do qual depois foram culpados, apesar desta lei) é agravado pela relação em que eles e os seus filhos estavam para com Deus.
Ezequiel 16:20 apresenta a acusação divina: tomaste os teus filhos e as tuas filhas, que me geraste, e os sacrificaste.
Por isso é aqui chamado de profanar o nome do seu Deus, porque parecia que eles se julgavam sob obrigações maiores para com Moloque do que para com Jeová; pois a este ofereciam apenas o seu gado, mas a Moloque, os seus filhos.
III. Uma lei contra concupiscências desnaturadas, sodomia e bestialidade, pecados que não devem ser nomeados nem pensados sem o maior horror imaginável, v. 22, 23.
Outros pecados nivelam os homens com os animais, mas estes os afundam muito mais baixo. Que alguma vez tenha havido ocasião para se fazerem estas leis, e que, depois de publicadas, elas alguma vez tenham sido quebradas, é a censura e o escândalo perpétuos da natureza humana.
E o entregar os homens a estas paixões vis foi muitas vezes o castigo das suas idolatrias; é o que o apóstolo mostra, Romanos 1:24.
IV. Argumentos contra estas e semelhantes maldades abomináveis.
Aquele que tem direito incontestável de nos ordenar, contudo, porque quer tratar conosco como com homens, e atrair com cordas de homem, condescende em raciocinar conosco.
- Os pecadores se contaminam com estas abominações: “Não vos contamineis com nenhuma destas coisas”, v. 24.
Todo pecado contamina a consciência, mas estes são pecados que têm em si uma torpeza peculiar. O nosso Pai celestial, por bondade para conosco, exige de nós que nos conservemos limpos e não nos revolvamos na sujeira.
- As almas que os cometem serão eliminadas, v. 29. E com justiça; porque, “se alguém contaminar o templo de Deus, Deus o destruirá”, 1 Coríntios 3:17.
As concupiscências carnais guerreiam contra a alma, e certamente serão a ruína dela se a misericórdia e a graça de Deus não se anteciparem.
- A terra é contaminada, v. 25. Se maldades como estas forem praticadas e toleradas, a terra fica por isso imprópria para ter em si o tabernáculo de Deus, e o Deus puro e santo retirará dela os sinais da sua presença graciosa.
Ela também se torna insalubre para os habitantes, que ficam com isso infectados de pecado e expostos a pragas; e é realmente nauseante e repugnante a todas as pessoas boas que nela estão, como a maldade de Sodoma era para a alma do justo Ló.
- Estas têm sido as abominações dos antigos habitantes, v. 24, 27. Por isso era necessário que estas leis fossem feitas, assim como antídotos e preservativos contra a peste são necessários quando entramos num lugar infectado.
E por isso eles não deviam praticar tais coisas, porque as nações que as haviam praticado jaziam agora sob a maldição de Deus, e deviam em breve cair pela espada de Israel.
Não podiam deixar de perceber quão odiosos se haviam tornado aqueles que se revolviam neste lodo, e como eles fediam nas narinas de todas as pessoas boas; e um povo santificado e dignificado como Israel se tornará assim vil?
Quando observamos como o pecado fica mal nos outros, devemos usar isto como argumento conosco mesmos para preservar a nossa pureza com o máximo cuidado e cautela.
- Por estes e semelhantes pecados os cananeus deviam ser destruídos; estes encheram a medida da iniquidade dos amorreus (Gênesis 15:16), e fizeram descer aquela destruição de tantos reinos populosos, dos quais os israelitas deviam agora em breve ser não só os espectadores, mas os instrumentos: “Portanto eu visito sobre ela a sua iniquidade”, v. 25.
Repare: os juízos tremendos de Deus, executados sobre os que são atrevidamente profanos e ateus, são destinados como avisos aos que professam religião, para que se acautelem de tudo o que tenha a menor aparência de profanidade ou de ateísmo, ou a menor tendência para eles. Até a ruína dos cananeus é uma admoestação aos israelitas para não fazerem como eles.
Ou melhor: para mostrar que não só o Criador é provocado, mas a criação é sobrecarregada por abominações como estas, acrescenta-se (v. 25): “A própria terra vomita os seus habitantes.”
O próprio chão que pisavam, por assim dizer, gemia debaixo deles, e estava enjoado deles, e não tinha sossego enquanto não se descarregasse destes inimigos do Senhor, Isaías 1:24.
Isto denuncia a repugnância extrema do pecado; o homem pecador, de fato, bebe a iniquidade como água, mas a parte inofensiva da criação até sente ânsias de vômito diante dele e se levanta contra ele.
Muitas casas e muitas cidades vomitaram os seus habitantes perversos, por assim dizer, com horror, Apocalipse 3:16. Portanto, tomem cuidado, diz Deus, “para que a terra não os vomite também”, v. 28.
Ela lhes estava assegurada e vinculada a eles por herança, e ainda assim deviam esperar que, se fizessem seus os vícios dos cananeus, junto com a terra deles a sua sorte seria a mesma.
Repare: os israelitas perversos são tão abomináveis a Deus quanto os cananeus perversos, e mais ainda, e serão vomitados tão depressa quanto eles, ou mais depressa.
Um aviso como o que aqui foi dado aos israelitas é dado pelo apóstolo aos convertidos gentios, com referência aos judeus rejeitados, em cujo lugar foram substituídos (Romanos 11:19, etc.); eles devem tomar cuidado para não cair seguindo o mesmo exemplo de incredulidade, Hebreus 4:11.
Aplique isto de modo mais geral: considerar quantas pessoas esses caminhos já arruinaram deve afastar-nos eficazmente de todos os caminhos pecaminosos.
Encoste o ouvido da fé às portas do abismo sem fundo, e ouça os gritos lúgubres e os clamores dos pecadores condenados, que a terra vomitou e o inferno engoliu, e que se veem perdidos, perdidos para sempre, pelo pecado; e trema, para que esta não seja afinal a sua porção.
As ameaças e os juízos de Deus devem nos incutir temor e, por meio desse temor, afastar-nos do pecado.
V. O capítulo conclui com um antídoto soberano contra esta infecção: “Portanto guardareis a minha ordenança, para que não cometais nenhum destes costumes abomináveis”, v. 30.
Este é o remédio prescrito. Repare:
Costumes pecaminosos são costumes abomináveis, e o fato de serem comuns e estarem na moda não os torna nem um pouco menos abomináveis, nem devemos por isso abominá-los menos, mas mais; porque quanto mais habituais são, mais perigosos são.
É de consequência perniciosa admitir e permitir um único costume pecaminoso, porque um abrirá caminho para muitos: Uno absurdo dato, mille sequuntur — admita um só absurdo, e você convida mil. O caminho do pecado é ladeira abaixo.
Uma adesão estreita e constante às ordenanças de Deus é o preservativo mais eficaz contra a infecção do pecado grosseiro.
Quanto mais provamos da doçura e sentimos do poder das ordenanças santas, menos inclinação teremos pelos prazeres proibidos dos costumes abomináveis dos pecadores.
É só a graça de Deus que nos guardará, e essa graça só se deve esperar no uso dos meios de graça.
Deus jamais entrega alguém às concupiscências do próprio coração sem que essa pessoa primeiro o tenha abandonado, a ele e às suas instituições.