Levítico 16
Argumento
Neste capítulo temos a instituição da solenidade anual do dia da expiação, ou propiciação, que tinha em si tanto de evangelho quanto talvez qualquer das determinações da lei cerimonial, como se vê pela referência que o apóstolo faz a ela, Hebreus 9:7, etc.
Antes tivemos diversas leis a respeito de ofertas pelo pecado para pessoas particulares, e para serem oferecidas em ocasiões particulares; mas esta diz respeito ao sacrifício fixo, no qual a nação inteira tinha interesse.
Todo o serviço do dia é confiado ao sumo sacerdote.
I. Ele nunca deve entrar no lugar santíssimo senão neste dia, v. 1, 2.
II. Ele deve vir vestido com vestes de linho, v. 4.
III. Ele deve trazer uma oferta pelo pecado e um holocausto em favor de si mesmo (v. 3), oferecer a sua oferta pelo pecado (vv. 6-11), depois entrar para dentro do véu com um pouco do sangue da sua oferta pelo pecado, queimar incenso e aspergir o sangue diante do propiciatório, vv. 12-14.
IV. Dois bodes devem ser providos em favor do povo, e sortes lançadas sobre eles:
Um deles deve ser oferta pelo pecado em favor do povo (v. 5, 7-9), e o sangue dele deve ser aspergido diante do propiciatório (vv. 15-17), e então um pouco do sangue de ambas as ofertas pelo pecado deve ser aspergido sobre o altar, v. 18, 19.
O outro deve ser bode emissário (v. 10), os pecados de Israel devem ser confessados sobre ele, e então ele deve ser enviado ao deserto (vv. 20-22), e aquele que o levou embora deve ficar cerimonialmente imundo, v. 26.
V. Os holocaustos deviam então ser oferecidos, a gordura das ofertas pelo pecado queimada sobre o altar, e a carne delas queimada fora do arraial, vv. 23-25, 27, 28.
VI. O povo devia observar o dia religiosamente, com repouso santo e pranto santo pelo pecado; e isto devia ser estatuto para sempre, v. 29, etc.
Versículos 1 a 4
O Grande Dia da Expiação. (a.C. 1490.)
Aqui está:
I. A data desta lei a respeito do dia da expiação: foi depois da morte dos dois filhos de Arão (v. 1), que lemos em Levítico 10:1.
- Para que Arão não tema que alguma culpa restante daquele pecado se apegue à sua família, ou (visto que os sacerdotes eram tão propensos a ofender) que algum pecado posterior dos seus outros filhos seja a ruína da sua família, ele é instruído sobre como fazer expiação em favor da sua casa, para que ela se conserve em boa relação com Deus.
Porque a expiação em favor dela seria o seu estabelecimento, e preservaria o vínculo hereditário da bênção sobre ela.
- Advertidos os sacerdotes pela morte de Nadabe e Abiú a que se aproximassem de Deus com reverência e temor piedoso (sem os quais vinham a seu próprio risco), são aqui dadas instruções sobre como a aproximação mais estreita poderia ser feita, não só sem perigo, mas para proveito e consolo indizíveis, se as instruções fossem observadas.
Quando eles foram cortados por uma aproximação indevida, os demais não devem dizer: “Então não nos aproximaremos de modo algum”, mas: “Então o faremos conforme a regra”.
Eles morreram pelo seu pecado; por isso Deus provê graciosamente para os demais, para que não morram. Assim os juízos de Deus sobre uns devem ser instruções para outros.
II. O desígnio desta lei. Uma das intenções dela era preservar a veneração pelo lugar santíssimo, dentro do véu, onde a Shechinah, ou glória divina, se agradou de habitar entre os querubins: “Fala a Arão, que não entre em todo tempo no lugar santo”, v. 2.
Diante do véu alguns dos sacerdotes vinham todos os dias queimar incenso sobre o altar de ouro, mas para dentro do véu ninguém jamais devia entrar, senão o sumo sacerdote somente, e ele apenas num dia do ano, e com grande cerimônia e cautela. Aquele lugar onde Deus manifestava a sua presença especial não devia ser feito comum.
Se ninguém, sem ser chamado, deve entrar na câmara de audiências de um rei terreno, não, nem mesmo a própria rainha, sob pena de morte (Ester 4:11), não era necessário que o mesmo respeito sagrado fosse prestado ao Rei dos reis?
Mas veja que mudança abençoada é feita pelo evangelho de Cristo: todos os bons cristãos têm agora “ousadia para entrar no santíssimo”, através do véu, todos os dias (Hebreus 10:19, 20); e nos aproximamos com ousadia (não como Arão devia, com temor e tremor) “do trono da graça”, ou propiciatório, Hebreus 4:16.
Enquanto as manifestações da presença e da graça de Deus eram perceptíveis aos sentidos, era necessário que fossem assim confinadas e mantidas em reserva, porque os objetos dos sentidos, quanto mais familiares se tornam, menos temíveis ou deleitáveis ficam.
Mas agora que são puramente espirituais é de outro modo, porque os objetos da fé, quanto mais se tem comunhão com eles, mais manifestam da sua grandeza e da sua bondade.
Por isso agora somos bem-vindos a entrar em todo tempo no lugar santo não feito por mãos, porque somos feitos assentar juntamente com Cristo nos lugares celestiais pela fé, Efésios 2:6.
Então Arão não devia se aproximar em todo tempo, para que não morresse; nós agora devemos nos aproximar em todo tempo, para que vivamos: é só a distância que é a nossa morte.
Então Deus aparecia na nuvem sobre o propiciatório, mas agora, “com o rosto descoberto”, contemplamos, não numa nuvem escura, mas num espelho claro, “a glória do Senhor”, 2 Coríntios 3:18.
III. A pessoa a quem a obra deste dia foi confiada, e era o sumo sacerdote somente: “Assim entrará Arão no lugar santo”, v. 3.
Ele devia fazer tudo por si mesmo no dia da expiação; só que havia um segundo providenciado para ser o seu substituto, ou apoio, caso alguma coisa lhe sobreviesse, quer de doença, quer de imundícia cerimonial, de modo que não pudesse cumprir o serviço do dia.
Todos os cristãos são sacerdotes espirituais, mas Cristo somente é o sumo sacerdote, e é ele só quem faz a expiação, nem precisou ele de auxiliar nem de substituto.
IV. O traje do sumo sacerdote neste serviço. Ele não devia ser paramentado com as suas vestes ricas, que lhe eram próprias: não devia pôr o éfode, com as pedras preciosas nele, mas somente as roupas de linho que usava em comum com os sacerdotes inferiores, v. 4.
Aquele traje mais humilde melhor lhe convinha neste dia de humilhação; e, sendo mais delgado e mais leve, nele ele estaria mais desembaraçado para a obra, ou serviço, do dia, que devia passar todo pelas suas mãos.
Cristo, o nosso sumo sacerdote, fez expiação pelo pecado na nossa natureza; não nas vestes da sua glória peculiar, mas nas vestes de linho da nossa mortalidade, limpas, é verdade, mas humildes.
Versículos 5 a 14
Os escritores judeus dizem que, nos sete dias que antecediam o dia da expiação, o sumo sacerdote devia retirar-se da sua própria casa e morar num aposento do templo, para se preparar para o serviço deste grande dia.
Durante esses sete dias ele mesmo fazia o trabalho dos sacerdotes inferiores quanto aos sacrifícios, ao incenso, etc., para ganhar prática para este dia. A instituição devia ser lida para ele repetidas vezes, para que ficasse plenamente inteirado de todo o método.
- Ele devia começar o serviço do dia bem cedo, com o sacrifício matutino de costume, depois de ter lavado primeiro o corpo inteiro, antes de se vestir, e depois de novo as mãos e os pés.
Em seguida queimava o incenso diário, arrumava as lâmpadas e oferecia o sacrifício extraordinário determinado para este dia (não aqui, mas em Números 29:8): um novilho, um carneiro e sete cordeiros, todos para holocaustos. Supõe-se que fazia isto com as suas vestes de sumo sacerdote.
- Agora ele deve despir as suas ricas vestes, banhar-se, pôr as vestes de linho e apresentar ao Senhor o seu próprio novilho, que devia ser oferta pelo pecado em favor de si mesmo e da sua própria casa, v. 6.
O novilho era posto entre o templo e o altar, e a oferta dele mencionada neste versículo consistia em fazer uma confissão solene dos seus pecados e dos pecados da sua casa, orando com fervor pelo perdão deles, e isto com as mãos sobre a cabeça do novilho.
- Ele deve então lançar sortes sobre os dois bodes, que deviam constituir (os dois juntos) uma só oferta pelo pecado em favor da congregação.
Um destes bodes devia ser morto, em sinal de uma satisfação a ser feita à justiça de Deus pelo pecado; o outro devia ser enviado embora, em sinal da remissão, ou afastamento, do pecado pela misericórdia de Deus.
Os dois deviam ser apresentados juntos a Deus (v. 7) antes de se lançar a sorte sobre eles, e depois o bode emissário sozinho, v. 10.
Alguns pensam que se escolheram bodes para a oferta pelo pecado porque, pelo caráter desagradável do seu cheiro, se representa o quanto o pecado é ofensivo.
Outros pensam que foi porque se dizia que os demônios que os pagãos então adoravam apareciam muitas vezes aos seus adoradores em forma de bodes. Deus obrigou, portanto, o seu povo a sacrificar bodes, para que nunca fossem tentados a sacrificar a bodes.
- A coisa seguinte a fazer era matar o novilho da oferta pelo pecado em favor de si mesmo e da sua casa, v. 11.
“Agora”, dizem os judeus, “ele deve pôr de novo as mãos sobre a cabeça do novilho, repetir a confissão e a súplica que antes fizera e matar o novilho com as próprias mãos, para fazer expiação primeiro em favor de si mesmo.”
“Pois como faria ele reconciliação pelos pecados do povo enquanto ele mesmo não estivesse primeiro reconciliado? Deve fazer expiação também em favor da sua casa, não só da própria família, mas de todos os sacerdotes, que são chamados de casa de Arão”, Salmos 135:19.
Esta caridade deve começar em casa, embora não deva terminar aí. Morto o novilho, ele deixava um dos sacerdotes mexendo o sangue, para que não engrossasse, e então:
- Ele tomava numa das mãos um incensário de brasas acesas (que não fizessem fumaça) e na outra um prato cheio do incenso aromático, e então entrava no santo dos santos através do véu, subia em direção à arca, punha as brasas no chão e espalhava o incenso sobre elas, de modo que o aposento logo ficava cheio de fumaça.
Os judeus dizem que ele devia entrar de lado, para não olhar diretamente para a arca, onde estava a glória divina, até que ela estivesse coberta de fumaça; depois devia sair de costas, por reverência à majestade divina.
E, após uma oração breve, devia apressar-se para fora do santuário, para se mostrar ao povo, a fim de que não suspeitassem que ele se tinha portado mal e morrido diante do Senhor.
- Ele então ia buscar o sangue do novilho com o sacerdote a quem tinha deixado mexendo-o, e o levava consigo pela segunda vez ao santo dos santos, que agora estava cheio da fumaça do incenso.
E aspergia com o dedo daquele sangue sobre o propiciatório, ou antes, em direção a ele, uma vez defronte do topo dele e depois sete vezes em direção à parte de baixo dele, v. 14.
Mas as gotas de sangue (como os judeus o explicam) caíam todas no chão, e nenhuma tocava o propiciatório.
Feito isto, ele saía do lugar santíssimo, punha a bacia de sangue no santuário e saía.
Versículos 15 a 19
Quando o sacerdote tinha saído da aspersão do sangue do novilho diante do propiciatório:
- Ele deve em seguida matar o bode que era a oferta pelo pecado em favor do povo (v. 15) e entrar pela terceira vez no santo dos santos, para aspergir o sangue do bode, como fizera com o do novilho; e assim devia fazer expiação em favor do lugar santo (v. 16).
Isto é: como o povo, pelos seus pecados, tinha provocado Deus a tirar aqueles sinais da sua presença favorável e tornado até aquele lugar santo impróprio para ser a habitação do Deus santo, por este meio era feita expiação pelo pecado, para que Deus, reconciliado com eles, continuasse entre eles.
- Ele deve então fazer pela parte de fora do tabernáculo o mesmo que fizera pelo aposento de dentro, aspergindo primeiro o sangue do novilho e depois o do bode, fora do véu, onde ficavam a mesa e o altar do incenso, oito vezes cada um como antes.
A razão insinuada é que o tabernáculo permanecia entre eles no meio da sua imundícia, v. 16.
Deus queria por este meio mostrar-lhes o quanto os seus corações precisavam ser purificados, quando até o tabernáculo, só por estar no meio de um povo tão impuro e pecador, precisava desta expiação; e também que até as suas devoções e os seus exercícios religiosos tinham muita coisa errada em si, pela qual era necessário que se fizesse expiação.
Durante esta solenidade, nenhum dos sacerdotes inferiores deve entrar no tabernáculo (v. 17), mas, ficando do lado de fora, deve reconhecer-se indigno e inapto para ministrar ali, porque as suas loucuras, e defeitos, e as múltiplas impurezas no seu ministério tinham tornado necessária esta expiação do tabernáculo.
- Ele deve então pôr um pouco do sangue, tanto do novilho quanto do bode, misturados, sobre as pontas do altar que está diante do Senhor, v. 18, 19. É certo que sobre o altar do incenso se punha este sangue, pois assim está expressamente ordenado (Êxodo 30:10).
Mas alguns pensam que isto encaminha o sumo sacerdote ao altar dos holocaustos, pois este também é aqui chamado “o altar diante do Senhor” (v. 12), porque se diz que ele sai para lá, e porque se pode presumir que este também tinha necessidade de uma expiação; pois a ele eram trazidos todos os dons e ofertas dos filhos de Israel, de cuja imundícia se diz aqui que o altar é santificado.
Versículos 20 a 28
Tendo o sumo sacerdote apresentado ao Senhor os sacrifícios expiatórios, pela aspersão do sangue deles, cujo restante é provável que ele derramasse ao pé do altar de bronze:
- Ele deve em seguida confessar os pecados de Israel, com ambas as mãos sobre a cabeça do bode emissário, v. 20, 21.
E sempre que se impunham as mãos sobre a cabeça de algum sacrifício, isso se fazia sempre com confissão, conforme a natureza do sacrifício; e, sendo este uma oferta pelo pecado, tinha de ser confissão de pecado.
Nas idades posteriores e mais degeneradas da igreja judaica havia uma fórmula fixa de confissão preparada para o sumo sacerdote, mas Deus não prescreveu nenhuma aqui; pois se podia supor que o sumo sacerdote estivesse tão inteirado do estado do povo, e tivesse por ele um cuidado tão terno, que não precisava de fórmula alguma.
A confissão devia ser tão particular quanto ele pudesse fazê-la, não só de “todas as iniquidades dos filhos de Israel”, mas de “todas as suas transgressões em todos os seus pecados”.
Num só pecado pode haver muitas transgressões, pelas diversas circunstâncias agravantes dele; e nas nossas confissões devemos reparar nelas, e não dizer apenas: “Pequei”, mas, com Acã: “Assim e assim eu fiz.”
Por esta confissão ele devia pôr os pecados de Israel sobre a cabeça do bode; isto é, exercendo fé na determinação divina que instituía tal transferência, devia transferir dos pecadores para o sacrifício a pena incorrida, o que teria sido apenas um gracejo, ou melhor, uma afronta a Deus, se ele mesmo não a tivesse ordenado.
- O bode devia então ser enviado embora imediatamente pela mão de uma pessoa apta, escolhida para esse fim, a um deserto, a uma terra não habitada.
E Deus lhes permitiu dar a isso esta interpretação: que o enviar embora do bode era o enviar embora dos pecados deles, por uma remissão livre e plena. “Ele levará sobre si todas as iniquidades deles”, v. 22.
A perda do bode era para eles um sinal de que os pecados de Israel seriam “procurados, e não achados”, Jeremias 50:20.
Os judeus posteriores tinham o costume de atar uma tira de pano escarlate aos chifres do bode e outra à porta do templo, ou ao topo do rochedo onde o bode se perdia; e concluíam que, se ela ficasse branca, como dizem que costumava ficar, os pecados de Israel estavam perdoados, como está escrito: ainda que os vossos pecados tenham sido como a escarlata, serão como a lã.
E acrescentam que, durante quarenta anos antes da destruição de Jerusalém pelos romanos, o pano escarlate nunca mudou de cor de modo algum, o que é uma franca confissão de que, tendo rejeitado a substância, a sombra de nada lhes serviu.
- O sumo sacerdote devia então despir as suas vestes de linho no tabernáculo, e deixá-las ali — os judeus dizem que nunca mais seriam usadas por ele nem por outro, pois faziam novas a cada ano.
E devia banhar-se em água, pôr as suas ricas vestes, e então oferecer tanto os seus próprios holocaustos quanto os do povo, v. 23, 24.
Quando temos o consolo do nosso perdão, Deus deve ter a glória dele. Se temos o benefício do sacrifício da expiação, não devemos regatear os sacrifícios de reconhecimento.
E, ao que parece, a queima da gordura da oferta pelo pecado foi adiada até agora (v. 25), para que fosse consumida junto com os holocaustos.
- A carne de ambas aquelas ofertas pelo pecado cujo sangue foi levado para dentro do véu devia ser toda queimada, não sobre o altar, mas a distância, fora do arraial.
Isso significava tanto o nosso afastamento do pecado pelo verdadeiro arrependimento e pelo espírito de ardor quanto o afastamento do pecado por Deus mediante uma plena remissão, de modo que ele nunca se levante em juízo contra nós.
- Aquele que levava o bode emissário ao deserto, e os que queimavam a oferta pelo pecado, deviam ser tidos por cerimonialmente imundos, e não podiam entrar no arraial enquanto não tivessem lavado as suas roupas e banhado a sua carne em água.
Isso significava a natureza contaminadora do pecado; até o sacrifício que apenas era feito pecado contaminava. Significava também a imperfeição dos sacrifícios legais: eles estavam tão longe de tirar o pecado que até deixavam alguma mancha sobre os que os tocavam.
- Feito tudo isto, o sumo sacerdote entrava outra vez no lugar santíssimo para buscar o seu incensário, e assim voltava para a sua própria casa com alegria, porque tinha cumprido o seu dever e não morrera.
Versículos 29 a 34
I. Temos aqui algumas instruções adicionais a respeito desta grande solenidade, em particular:
- O dia marcado para esta solenidade. Ela deve ser observada todo ano no décimo dia do sétimo mês, v. 29.
O sétimo tinha sido contado como o primeiro mês, até que Deus determinou que o mês em que os filhos de Israel saíram do Egito fosse dali em diante contado e chamado o primeiro mês.
Alguns imaginaram que este décimo dia do sétimo mês era o dia do ano em que os nossos primeiros pais caíram, e que ele era guardado como jejum em lembrança da queda deles.
O Dr. Lightfoot calcula que este era o dia em que Moisés desceu do monte pela última vez, quando trouxe consigo as tábuas renovadas, e as garantias de que Deus estava reconciliado com Israel, e o seu rosto resplandecia.
Aquele dia devia ser dia de expiação por todas as suas gerações; pois a lembrança de que Deus lhes perdoara o pecado do bezerro de ouro podia encorajá-los a esperar que, mediante o arrependimento deles, ele lhes perdoaria todas as transgressões.
- O dever do povo neste dia:
(1.) Eles devem descansar de todos os seus trabalhos: “Será um sábado de repouso”, v. 31.
A obra do dia era em si mesma bastante, e um bom dia de trabalho se fosse bem feita; por isso não deviam fazer nenhuma outra obra.
A obra de humilhação pelo pecado exige uma aplicação tão estreita da mente, e um empenho tão fixo do homem inteiro, que não nos permite desviar para nenhuma outra obra.
O dia da expiação parece ser aquele sábado de que fala o profeta (Isaías 58:13), pois é o mesmo que o jejum de que se fala nos versículos anteriores.
(2.) Eles devem afligir as suas almas. Devem abster-se de todos os confortos e prazeres do corpo, em sinal de humilhação interior e de contrição de alma pelos seus pecados.
Todos jejuavam neste dia, abstendo-se de alimento (exceto os doentes e as crianças), e punham de lado os seus enfeites, e não se ungiam, como Daniel, Daniel 10:3, 12.
Davi castigou a sua alma com jejum, Salmos 35:13. E isso significava a mortificação do pecado e o apartar-se dele, “soltar as ataduras da maldade”, Isaías 58:6, 7.
Os doutores judeus aconselhavam que naquele dia não se lessem aquelas porções da Escritura próprias para tocá-los com deleite e alegria, porque era um dia para afligir as suas almas.
- A perpetuidade desta instituição: “será estatuto para sempre”, v. 29, 34.
Ela não deve ser interrompida em nenhum ano, nem jamais abandonada até que aquela constituição fosse dissolvida e o tipo fosse suplantado pelo antítipo.
Enquanto estivermos continuamente pecando, devemos estar continuamente nos arrependendo e recebendo a expiação.
A lei de afligir as nossas almas pelo pecado é estatuto para sempre, que continuará em vigor até chegarmos onde todas as lágrimas, mesmo as do arrependimento, serão enxugadas dos nossos olhos.
O apóstolo observa, como evidência da insuficiência dos sacrifícios legais para tirar o pecado e purificar dele a consciência, que neles se fazia uma lembrança do pecado todo ano, no dia da expiação, Hebreus 10:1-3.
A repetição anual dos sacrifícios mostrava que neles havia apenas um esforço fraco e débil no sentido de fazer expiação.
Isso só podia ser feito eficazmente pela oferta do corpo de Cristo de uma vez por todas, e aquela vez foi suficiente; aquele sacrifício não precisava ser repetido.
II. Vejamos o que havia de evangelho em tudo isto.
- Aqui estão tipificados os dois grandes privilégios evangélicos da remissão do pecado e do acesso a Deus, ambos os quais devemos à mediação do nosso Senhor Jesus. Vejamos aqui, então:
(1.) A expiação da culpa que Cristo fez em nosso favor. Ele mesmo é tanto o autor quanto a matéria da expiação; pois ele é:
[1.] O sacerdote, o sumo sacerdote, que faz reconciliação pelos pecados do povo, Hebreus 2:17.
Ele, e só ele, é par negotio — apto para a obra e digno da honra: ele é designado pelo Pai para fazê-la, o qual o santificou e o enviou ao mundo com este propósito, para que Deus nele reconciliasse consigo o mundo.
Ele tomou a obra sobre si, e por amor de nós santificou-se e separou-se para ela, João 17:19.
O sumo sacerdote banhar-se com frequência neste dia, e cumprir o serviço dele em linho fino, limpo e branco, significava a santidade do Senhor Jesus, a sua perfeita isenção de todo pecado, e o seu estar embelezado e adornado com toda graça.
Ninguém devia estar com o sumo sacerdote quando ele fazia expiação (v. 17); pois o nosso Senhor Jesus devia pisar o lagar sozinho, e do povo não devia haver ninguém com ele (Isaías 63:3).
Por isso, quando ele entrou nos seus sofrimentos, todos os seus discípulos o abandonaram e fugiram; pois, se algum deles tivesse sido preso e morto com ele, teria parecido que eles haviam ajudado a fazer a expiação.
Ninguém senão ladrões, a respeito dos quais não podia haver tal suspeita, devia sofrer com ele.
E repare qual era a extensão da expiação que o sumo sacerdote fazia: era em favor do santuário santo, em favor do tabernáculo, em favor do altar, em favor dos sacerdotes e em favor de todo o povo, v. 33.
A satisfação de Cristo é o que expia os pecados tanto dos ministros quanto do povo, as iniquidades das nossas coisas santas (e das nossas coisas não santas).
O direito que temos aos privilégios das ordenanças, o nosso consolo neles e o proveito que deles tiramos são todos devidos à expiação que Cristo fez.
Mas, ao passo que a expiação que o sumo sacerdote fazia dizia respeito apenas à congregação de Israel, Cristo é a propiciação, não somente pelos pecados dos que são judeus, mas pelos pecados de todo o mundo gentio.
E nisto também Cristo excedeu infinitamente a Arão: que Arão precisava oferecer primeiro sacrifício pelo seu próprio pecado, do qual devia fazer confissão sobre a cabeça da sua oferta pelo pecado; mas o nosso Senhor Jesus não tinha pecado próprio por que responder.
“Um sumo sacerdote assim nos convinha”, Hebreus 7:26. E por isso, quando ele foi batizado no Jordão, ao passo que os outros ficavam na água confessando os seus pecados (Mateus 3:6), ele subiu logo da água (Mateus 3:16), não tendo pecados a confessar.
[2.] Assim como ele é o sumo sacerdote, também é o sacrifício com que se faz a expiação; pois ele é tudo em todas as coisas na nossa reconciliação com Deus.
Assim ele foi prefigurado pelos dois bodes, que ambos formavam uma só oferta: o bode morto era tipo de Cristo morrendo pelos nossos pecados, e o bode emissário, tipo de Cristo ressuscitando para a nossa justificação.
Era determinado por sorte, cuja disposição vinha do Senhor, qual bode devia ser morto; pois Cristo foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus.
Primeiro, diz-se que a expiação se completava ao pôr os pecados de Israel sobre a cabeça do bode.
Eles mereciam ter sido abandonados e enviados para uma terra de esquecimento, mas aquela pena foi aqui transferida para o bode que levava os pecados deles.
Com referência a isso, diz-se que Deus fez cair sobre o nosso Senhor Jesus (a substância de todas estas sombras) “a iniquidade de todos nós” (Isaías 53:6), e se diz que ele levou os nossos pecados, até a pena deles, “no seu próprio corpo sobre o madeiro”, 1 Pedro 2:24.
Assim ele foi “feito pecado por nós”, isto é, sacrifício pelo pecado, 2 Coríntios 5:21.
Ele sofreu e morreu, não só para o nosso bem, mas em nosso lugar, e foi abandonado, e pareceu ser esquecido por um tempo, para que nós não fôssemos abandonados e esquecidos para sempre.
Alguns homens doutos calcularam que o nosso Senhor Jesus foi batizado por João no Jordão no décimo dia do sétimo mês, que era justamente o dia da expiação.
Então ele entrou no seu ofício de Mediador, e foi imediatamente impelido pelo Espírito ao deserto, uma terra não habitada.
Segundo, a consequência disto foi que todas as iniquidades de Israel foram levadas para uma terra de esquecimento.
Assim Cristo, o Cordeiro de Deus, “tira o pecado do mundo”, tomando-o sobre si, João 1:29.
E, quando Deus perdoa o pecado, diz-se que não se lembra mais dele (Hebreus 8:12), que o lança para trás das suas costas (Isaías 38:17), “nas profundezas do mar” (Miquéias 7:19), e que o afasta “tanto quanto o oriente está longe do ocidente”, Salmos 103:12.
(2.) A entrada no céu que Cristo fez em nosso favor é aqui tipificada pela entrada do sumo sacerdote no lugar santíssimo. Isto o apóstolo expôs (Hebreus 9:7, etc.), e mostra:
[1.] Que o céu é o Santo dos Santos, mas não daquele edifício, e que o caminho para ele pela fé, pela esperança e pela oração, por meio de um Mediador, não era então tão claramente manifestado como é para nós agora pelo evangelho.
[2.] Que Cristo, o nosso sumo sacerdote, entrou no céu na sua ascensão de uma vez por todas, como representante, em nome de todo o seu Israel espiritual, e através do véu da sua carne, que foi rasgado com esse propósito, Hebreus 10:20.
[3.] Que ele entrou pelo seu próprio sangue (Hebreus 9:12), levando consigo ao céu as virtudes do sacrifício que ofereceu na terra, e assim aspergindo o seu sangue, por assim dizer, diante do propiciatório, onde ele fala melhores coisas do que podia falar o sangue de touros e de bodes.
Por isso se diz que ele aparece no meio do trono “como um cordeiro que tinha sido morto”, Apocalipse 5:6.
E, ainda que não tivesse pecado próprio a expiar, foi contudo pelo seu próprio mérito que ele obteve para si uma restauração à sua antiga glória (João 17:4, 5), assim como uma redenção eterna em nosso favor, Hebreus 9:12.
[4.] O sumo sacerdote queimava incenso no lugar santo, o que tipificava a intercessão que Cristo vive continuamente para fazer em nosso favor dentro do véu, em virtude da sua satisfação.
E não poderíamos esperar viver, não, nem mesmo diante do propiciatório, se ele não estivesse coberto com a nuvem deste incenso. A mera misericórdia em si não nos salvará, sem a interposição de um Mediador.
A intercessão de Cristo é ali posta diante de Deus como incenso, como este incenso.
E, assim como o sumo sacerdote intercedia primeiro por si mesmo, depois pela sua casa, e então por todo o Israel, assim o nosso Senhor Jesus, no capítulo 17 de São João (que foi uma amostra da intercessão que ele faz no céu), recomendou primeiro a si mesmo ao Pai.
Depois recomendou os seus discípulos, que eram a sua casa, e então todos os que haviam de crer nele por meio da palavra deles, como todo o Israel.
E, tendo assim apontado para os usos e as intenções da sua oferta, ele foi imediatamente preso e crucificado, conforme essas intenções.
[5.] Nisto a entrada que Cristo fez excedeu em muito a de Arão: que Arão não podia conseguir admissão, não, nem mesmo para os seus próprios filhos, no lugar santíssimo.
Mas o nosso Senhor Jesus consagrou também para nós um caminho novo e vivo para o santíssimo, de modo que nós também temos ousadia para entrar, Hebreus 10:19, 20.
[6.] O sumo sacerdote devia sair de novo, mas o nosso Senhor Jesus vive para sempre, fazendo intercessão, e sempre aparece na presença de Deus em nosso favor, aonde, como precursor, ele entrou por nós, e onde, como agente, ele continua a residir por nós.
- Aqui estão igualmente tipificados os dois grandes deveres evangélicos da fé e do arrependimento, pelos quais somos qualificados para a expiação e chegamos a ter direito ao benefício dela.
(1.) Pela fé devemos pôr as nossas mãos sobre a cabeça da oferta, confiando em Cristo como o Senhor nossa Justiça, alegando a satisfação dele como aquilo que era o único capaz de expiar os nossos pecados e obter-nos perdão.
“Tu responderás, Senhor, por mim. Isto é tudo que tenho a dizer por mim mesmo: Cristo morreu, ou, antes, ressuscitou; à sua graça e ao seu governo eu me submeto inteiramente, e nele eu recebo a expiação”, Romanos 5:11.
(2.) Pelo arrependimento devemos afligir as nossas almas; não só jejuando por um tempo dos deleites do corpo, mas entristecendo-nos interiormente pelos nossos pecados, e vivendo uma vida de abnegação e de mortificação.
Devemos também fazer uma confissão penitente do pecado, com o olhar posto em Cristo, a quem traspassamos, pranteando por causa dele e pondo a mão da fé sobre a expiação, assegurando-nos de que, se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Por último, no ano do jubileu, a trombeta que proclamava a liberdade recebeu ordem de soar no fim do dia da expiação, Levítico 25:9.
Pois a remissão da nossa dívida, a libertação do nosso cativeiro e o nosso retorno à nossa herança são todos devidos à mediação e à intercessão de Jesus Cristo.
Pela expiação obtemos repouso para as nossas almas, e todas as gloriosas liberdades dos filhos de Deus.