Levítico 14
Argumento
O capítulo anterior orientou os sacerdotes sobre como constatar e declarar a impureza cerimonial de um leproso. Não são dadas prescrições para a cura dele; mas, depois que Deus o tinha curado, os sacerdotes são orientados neste capítulo sobre como purificá-lo.
O remédio aqui só está adaptado à parte cerimonial da doença dele; mas a autoridade que Cristo deu aos seus ministros era para curar os leprosos, e assim purificá-los. Temos aqui:
I. A declaração solene de que o leproso está limpo, com a cerimônia significativa que a acompanha, vv. 1-9.
II. Os sacrifícios que ele devia oferecer a Deus oito dias depois, vv. 10-32.
III. O tratamento de uma casa em que apareciam sinais de lepra, vv. 33-53.
E a conclusão e o resumo de toda esta matéria, v. 54, etc.
Versículos 1 a 9
A Lei a Respeito da Lepra. (a.C. 1490.)
Aqui, I. Supõe-se que a praga da lepra não era doença incurável. A de Uzias, é verdade, continuou até o dia da sua morte, e a de Geazi ficou vinculada à sua descendência; mas a de Miriã durou apenas sete dias: podemos supor que muitas vezes ela passava com o correr do tempo. Ainda que Deus contenda por muito tempo, não contenderá para sempre.
II. O julgamento da cura, assim como o da doença, era remetido ao sacerdote. Ele devia sair do arraial ao encontro do leproso, para ver se a sua lepra estava curada, v. 3.
E podemos supor que o sacerdote não contraía nenhuma imundícia cerimonial ao aproximar-se do leproso, como outra pessoa contrairia. Era em misericórdia para com os pobres leprosos que os sacerdotes em particular tinham ordem de atendê-los, pois os lábios dos sacerdotes devem guardar o conhecimento.
E os que estão em aflição precisam de instrução tanto sobre como suportar as suas aflições quanto sobre como colher proveito delas; precisam da palavra, junto com a vara, para levá-los ao arrependimento.
Por isso é bom para os que estão doentes se tiverem consigo esses mensageiros do Senhor dos exércitos, esses intérpretes, para lhes mostrar a retidão de Deus, Jó 33:23.
Quando o leproso era excluído e não podia ir aos sacerdotes, era bom que os sacerdotes pudessem ir até ele. “Está alguém doente? Que mande chamar os anciãos”, os ministros, Tiago 5:14.
Se aplicarmos isso à lepra espiritual do pecado, fica insinuado que, quando nos afastamos dos que andam desordenadamente, para que se envergonhem, não devemos “tê-los por inimigos, mas admoestá-los como irmãos”, 2 Tessalonicenses 3:15.
E também que, quando Deus pela sua graça trouxe ao arrependimento os que estavam excluídos da comunhão por escândalo, eles devem ser recebidos de volta com ternura, e alegria, e sincero afeto.
Assim Paulo ordena a respeito do coríntio excomungado que, tendo ele dado provas do seu arrependimento, o “perdoassem, e o consolassem, e confirmassem para com ele o seu amor”, 2 Coríntios 2:7, 8.
E os ministros estão incumbidos pelo nosso Mestre do poder declarativo tanto de desligar quanto de ligar. As duas coisas devem ser feitas com grande cautela e deliberação, com imparcialidade e sem acepção de pessoas, com oração fervorosa a Deus pedindo direção e com sincera consideração pela edificação do corpo de Cristo.
Deve-se sempre tomar o devido cuidado para que os pecadores não sejam encorajados por um excesso de brandura, nem os penitentes desencorajados por um excesso de severidade. A sabedoria e a sinceridade são proveitosas para dirigir neste caso.
III. Se se verificava que a lepra estava curada, o sacerdote devia declará-lo com uma solenidade particular.
O leproso ou os seus amigos deviam providenciar duas aves apanhadas para esse fim (qualquer espécie de ave silvestre que fosse limpa), e madeira de cedro, e escarlate, e hissopo; pois tudo isso devia ser usado na cerimônia.
- Devia fazer-se uma preparação de sangue e água, com que o leproso devia ser aspergido.
Uma das aves (e os judeus dizem que, se houvesse diferença, devia ser a maior e a melhor das duas) devia ser morta sobre um vaso de barro com água de nascente, de modo que o sangue da ave tingisse a água.
Isto, como alguns outros tipos, teve o seu cumprimento na morte de Cristo, quando do seu lado traspassado saíram água e sangue, João 19:34.
Assim Cristo entra na alma para a sua cura e purificação, “não por água somente, mas por água e sangue”, 1 João 5:6.
- A ave viva, com um pouco de lã escarlate e um molho de hissopo, devia ser presa a uma vara de cedro e mergulhada na água e no sangue, que assim deviam ser aspergidos sobre aquele que ia ser purificado, v. 6, 7.
A madeira de cedro significava a restauração do leproso à sua força e sanidade, pois é uma espécie de madeira que não se inclina a apodrecer.
A lã escarlate significava que ele recobrava a cor viva, pois a lepra o tornava branco como a neve. E o hissopo insinuava a remoção do cheiro desagradável que comumente acompanhava a lepra.
O cedro, a planta mais imponente, e o hissopo, a mais humilde, são aqui usados juntos neste serviço (veja 1 Reis 4:33); porque os de posição mais baixa na igreja podem ser de utilidade no seu lugar, tanto quanto os mais eminentes, 1 Coríntios 12:22.
Alguns fazem da ave morta a figura de Cristo morrendo pelos nossos pecados, e da ave viva, a de Cristo ressuscitando para a nossa justificação.
O mergulhar da ave viva no sangue da ave morta insinuava que o mérito da morte de Cristo foi o que tornou a sua ressurreição eficaz para a nossa justificação. Ele levou consigo o seu sangue para o lugar santo, e ali apareceu um cordeiro como que morto.
O cedro, a lã escarlate e o hissopo deviam todos ser mergulhados no sangue; pois a palavra e as ordenanças, e todas as operações do Espírito, recebem do sangue de Cristo a sua eficácia para nos purificar.
O leproso devia ser aspergido sete vezes, para significar uma purificação completa, em alusão à qual Davi ora: “Lava-me inteiramente”, Salmos 51:2. Naamã foi mandado lavar-se sete vezes, 2 Reis 5:10.
- A ave viva devia então ser solta em campo aberto, para significar que o leproso, estando purificado, já não estava sob restrição e confinamento, mas podia tomar a sua liberdade de ir aonde quisesse.
Mas, sendo isso significado pelo voo de uma ave rumo ao céu, era uma insinuação para que dali em diante ele buscasse as coisas que são de cima, e não gastasse esta nova vida a que Deus o havia restaurado meramente na busca de coisas terrenas.
Isto era figura daquela liberdade gloriosa dos filhos de Deus a que são elevados os que, pela graça, estão aspergidos de uma consciência má.
Aqueles cujas almas antes “se abatiam até o pó” (Salmos 44:25), em tristeza e temor, agora voam no firmamento aberto do céu e se elevam nas asas da fé e da esperança, e do santo amor e da santa alegria.
- O sacerdote devia, com base nisso, declará-lo limpo.
Era necessário que isso fosse feito com solenidade, para que o próprio leproso ficasse mais tocado pela misericórdia de Deus para com ele na sua recuperação, e para que os outros ficassem satisfeitos em conviver com ele.
Cristo é o nosso sacerdote, a quem o Pai confiou todo julgamento, e em particular o julgamento da lepra.
Pela sentença definitiva dele, os pecadores impenitentes terão a sua porção eterna designada entre os imundos (Jó 36:14), fora da cidade santa; e todos os que pela sua graça são curados e purificados serão recebidos no arraial dos santos, no qual nenhuma coisa imunda entrará.
Limpos de verdade são aqueles a quem Cristo declara limpos, e eles não precisam se importar com o que os homens dizem deles.
Mas, ainda que Cristo fosse o fim desta lei para justiça, nos dias da sua vida terrena ele estava submetido à lei, que ainda não fora revogada. Por isso mandou que os leprosos que curara milagrosamente fossem mostrar-se ao sacerdote e oferecessem pela sua purificação segundo a lei, Mateus 8:4; Lucas 17:14.
O tipo devia ser mantido até que seu antítipo o cumprisse.
- Quando o leproso era declarado limpo, devia lavar o corpo e as suas roupas, e rapar todo o seu cabelo (v. 8), devia ainda permanecer sete dias fora do arraial, e no sétimo dia devia fazê-lo de novo, v. 9.
Tendo o sacerdote declarado que ele estava limpo da doença, ele devia tornar-se tão limpo quanto pudesse de todos os restos dela e de todas as outras contaminações, e devia tomar tempo para fazê-lo.
Assim, os que têm o consolo da remissão dos seus pecados pela aspersão do sangue de Cristo sobre as suas consciências devem, com o máximo cuidado e cautela, purificar-se de toda imundícia tanto da carne quanto do espírito, e purgar-se inteiramente dos seus velhos pecados; pois todo aquele que tem esta esperança nele se empenhará em purificar-se a si mesmo.
Versículos 10 a 20
Observe: I. Para completar a purificação do leproso, no oitavo dia, depois da solenidade anterior realizada fora do arraial e, ao que parece, antes que ele voltasse à sua própria habitação, devia comparecer à porta do tabernáculo e ali ser apresentado ao Senhor, com a sua oferta, v. 11. Observe aqui:
Que as misericórdias de Deus nos obrigam a apresentar-nos a ele, Romanos 12:1.
Quando Deus nos restitui de novo à liberdade das ordenanças, depois de restrição por doença, distância ou outra coisa, devemos aproveitar a primeira oportunidade de testemunhar o nosso respeito a Deus e o nosso afeto ao santuário dele, por um aproveitamento diligente da liberdade a que fomos restituídos.
Quando Cristo tinha curado o homem enfermo, logo depois o encontrou no templo, João 5:14.
Quando Ezequias pergunta: “Qual é o sinal de que subirei à casa do Senhor?”, quer dizer: “Qual é o sinal de que me restabelecerei?”, dando a entender que, se Deus lhe restituísse a saúde, de modo que pudesse sair de casa, a casa do Senhor seria o primeiro lugar aonde iria.
Quando nos apresentamos diante do Senhor, temos de apresentar as nossas ofertas, dedicando a Deus, junto com nós mesmos, tudo o que temos e tudo o que podemos fazer.
Tanto nós quanto as nossas ofertas devemos ser apresentados diante do Senhor pelo sacerdote que nos purificou, isto é, o nosso Senhor Jesus; do contrário, nem nós nem elas podemos ser aceitos.
II. Três cordeiros o leproso purificado devia trazer, com uma oferta de manjares e um logue de azeite, cerca de um quarto de litro. Ora:
- A maior parte da cerimônia própria deste caso girava em torno da oferta pela transgressão, cujo cordeiro era oferecido primeiro, v. 12.
E, além dos ritos usuais com que a oferta pela transgressão era oferecida, parte do sangue devia ser posta sobre a orelha, o polegar e o dedo grande do pé do leproso que devia ser purificado (v. 14) — exatamente a mesma cerimônia que se usava na consagração dos sacerdotes, Levítico 8:23, 24.
Era uma mortificação para eles ver que a mesma purificação necessária para um leproso era necessária para eles.
Os judeus dizem que o leproso ficava fora da porta do tabernáculo e o sacerdote dentro, e assim a cerimônia era feita através da porta, o que significava que agora ele era admitido, com os outros israelitas, a frequentar de novo os átrios da casa do Senhor, e era tão bem-vindo como sempre.
Ainda que tivesse sido leproso, e ainda que talvez o nome lhe ficasse grudado enquanto vivesse (como lemos de um que provavelmente foi purificado pelo nosso Senhor Jesus, e que contudo é chamado depois de Simão, o leproso, Mateus 26:6), ele era admitido tão livremente como sempre à comunhão com Deus e com os homens.
Depois que o sangue da oferta tinha sido posto com o dedo do sacerdote sobre as extremidades do corpo, para abranger o corpo todo, parte do azeite que ele trouxera — azeite que era primeiro movido e depois aspergido diante do Senhor — era do mesmo modo posta nos mesmos lugares, sobre o sangue.
“O sangue” (diz o douto bispo Patrick) “parece ter sido um sinal de perdão, e o azeite, de cura”; porque Deus primeiro perdoa as nossas iniquidades e depois sara as nossas enfermidades, Salmos 103:3. Veja Isaías 38:17.
Onde quer que o sangue de Cristo seja aplicado para justificação, o azeite do Espírito é aplicado para santificação; pois os dois são inseparáveis e ambos necessários à nossa aceitação diante de Deus.
Nem a nossa lepra antiga, se for curada pelo arrependimento, será impedimento algum a estes privilégios gloriosos. Os leprosos purificados são tão bem-vindos ao sangue e ao azeite quanto os sacerdotes consagrados. “Tais foram alguns de vós; mas fostes lavados.”
Quando o leproso era aspergido, a água tinha de ter sangue dentro (v. 5); quando era ungido, o azeite tinha de ter sangue por baixo, para significar que todas as graças e consolações do Espírito, todas as suas influências purificadoras e dignificadoras, se devem à morte de Cristo: é só pelo sangue dele que somos santificados.
- Além disso, tinha de haver uma oferta pelo pecado e um holocausto, um cordeiro para cada, v. 19, 20. Por cada uma destas ofertas, é dito, os sacerdotes farão expiação em favor dele.
(1.) A culpa moral dele será removida; o pecado por causa do qual a lepra foi enviada será perdoado, e também todos os pecados de que ele se tornara culpado no seu estado de aflição.
Repare: a remoção de qualquer mal exterior é duplamente consoladora para nós quando, ao mesmo tempo, Deus nos dá alguma certeza do perdão dos nossos pecados. Se recebemos a expiação, temos razão para nos alegrar, Romanos 5:11.
(2.) A imundícia cerimonial dele será removida, aquela que o mantinha afastado da participação nas coisas santas. E isto é chamado de fazer expiação em favor dele, porque a nossa restauração aos privilégios dos filhos de Deus, aqui tipificada, se deve puramente à grande propiciação.
Quando a expiação é feita em favor dele, ele será limpo, tanto para a sua própria satisfação quanto para a sua reputação entre os vizinhos; recuperará tanto o seu crédito quanto o seu consolo, e a ambos os verdadeiros penitentes adquirem direito — tanto ao alívio quanto à honra — pela parte que têm na expiação.
O holocausto, além da expiação que por meio dele se fazia, era um reconhecimento agradecido da misericórdia de Deus para com ele.
E quanto mais direta era a mão de Deus tanto na doença quanto na cura, mais razão ele tinha de lhe dar glória dessa maneira e, assim, como diz o nosso Salvador (Marcos 1:44), de oferecer, pela sua purificação, “todas aquelas coisas que Moisés ordenou, em testemunho a eles”.
Versículos 21 a 32
Temos aqui a provisão graciosa que a lei fazia para a purificação dos leprosos pobres. Se não podiam trazer três cordeiros e três dízimas de farinha, deviam trazer um cordeiro e uma dízima de farinha e, em lugar dos outros dois cordeiros, duas rolas ou dois pombinhos, v. 21, 22. Veja aqui:
- Que a pobreza da pessoa em causa não a desculparia se ela não trouxesse oferta nenhuma. Que ninguém pense que, por ser pobre, Deus não lhe exige serviço nenhum, já que ele os levou em conta e pede aquilo que está ao alcance do mais pobre dar.
Filho meu, dá-me o teu coração; e, com ele, os bezerros dos teus lábios serão aceitos em lugar dos bezerros do estábulo.
- Que Deus esperava dos que eram pobres apenas segundo a capacidade deles; os seus mandamentos não são pesados, nem nos impõe uma oferta como fardo.
Os pobres são tão bem-vindos ao altar de Deus quanto os ricos; e, se primeiro houver “uma mente disposta” e um coração honesto, dois pombos, quando são o máximo que um homem consegue obter, são tão aceitáveis a Deus quanto dois cordeiros, porque ele exige “segundo o que o homem tem, e não segundo o que não tem”.
Mas é digno de nota que, embora um sacrifício mais modesto fosse aceito dos pobres, ainda assim a mesmíssima cerimônia era usada em favor deles que se usava em favor dos ricos, porque as almas deles são igualmente preciosas, e Cristo e o seu evangelho são os mesmos para uns e outros.
Portanto, não tenhamos “a fé de nosso Senhor Jesus Cristo em acepção de pessoas”, Tiago 2:1.
Versículos 33 a 53
Esta é a lei a respeito da lepra numa casa. Agora que estavam no deserto, moravam em tendas e não tinham casas; por isso a lei é posta apenas como apêndice às leis anteriores sobre a lepra, porque dizia respeito, não ao estado presente deles, mas ao seu estabelecimento futuro.
A lepra numa casa é tão inexplicável quanto a lepra numa roupa; mas, se não vemos que causas naturais se lhe possam atribuir, podemos remetê-la ao poder do Deus da natureza, que aqui diz: “Eu ponho a lepra numa casa” (v. 34), assim como se diz que a maldição dele entra numa casa e a consome com a madeira e as pedras dela, Zacarias 5:4.
- Ora, supõe-se que mesmo na própria Canaã, a terra da promessa, as casas deles pudessem ser infectadas por uma lepra.
Embora fosse uma terra santa, isso não os protegeria desta praga, enquanto muitos dos habitantes fossem tão pouco santos. Assim, um lugar e um nome na igreja visível não protegem os ímpios dos juízos de Deus.
- Do mesmo modo, dá-se por certo que o dono da casa dará conhecimento disso ao sacerdote assim que vir o menor motivo para suspeitar de lepra na sua casa: “Parece-me que há como que uma praga na casa”, v. 35.
O pecado, onde reina numa casa, é uma praga ali, como o é num coração. E os chefes de família devem estar atentos e temerosos diante do primeiro aparecimento de pecado grosseiro nas suas famílias, e afastar a iniquidade, seja ela qual for, para longe das suas tendas, Jó 22:23.
Devem ter ciúme, com ciúme piedoso, por aqueles que estão a seu cargo, para que não sejam arrastados ao pecado, e tomar conselho cedo, se apenas parecer que há uma praga na casa, para que o contágio não se espalhe e muitos não sejam por ele contaminados e destruídos.
- Se o sacerdote, ao examinar, achasse que a lepra tinha entrado na casa, devia tentar curá-la, retirando aquela parte do edifício que estava infectada, v. 40, 41.
Isso era como cortar um membro gangrenado, para a preservação do resto do corpo. A corrupção deve ser expurgada a tempo, antes que se espalhe; porque “um pouco de fermento leveda toda a massa”. “Se a tua mão direita te escandaliza, corta-a”.
- Se ainda assim ela permanecesse na casa, a casa inteira devia ser derrubada, e todos os materiais levados para o monturo, v. 44, 45. Mais valia ao dono ficar sem morada do que viver numa que estivesse infectada.
Repare: a lepra do pecado, se for obstinada sob os métodos de cura, será por fim a ruína de famílias e de igrejas.
Se a Babilônia não quiser ser curada, será desamparada e abandonada, e (segundo a lei a respeito da casa leprosa) “não tomarão dela pedra para esquina, nem pedra para fundamentos”, Jeremias 51:9, 26.
Os restos de pecado e de corrupção nos nossos corpos mortais são como esta lepra na casa; depois de todo o nosso trabalho de raspar e rebocar, nunca ficaremos de todo livres dela, até que a casa terrestre deste tabernáculo seja desfeita e derrubada. Quando estivermos mortos, estaremos livres do pecado, e não antes disso, Romanos 6:7.
- Se a retirada das pedras infectadas curasse a casa, e a lepra não se espalhasse mais, então a casa devia ser purificada; não apenas arejada, para que fosse salubre, mas limpa da poluição cerimonial, para que ficasse apta a ser a habitação de um israelita.
A cerimônia da purificação dela era praticamente a mesma da purificação de um leproso, v. 49, etc. Isso dava a entender que a casa fora ferida por causa do homem (como o bispo Patrick o exprime), e que ele devia considerar-se preservado pela misericórdia divina.
Diz-se que as casas dos israelitas são dedicadas (Deuteronômio 20:5), porque eles eram uma nação santa e, portanto, deviam guardar as suas casas puras de toda poluição cerimonial, para que fossem aptas para o serviço daquele Deus a quem estavam consagrados.
E o mesmo cuidado devemos ter para reformar tudo o que está errado nas nossas famílias, para que nós e as nossas casas sirvamos ao Senhor; veja Gênesis 35:2.
Alguns pensaram que a lepra na casa era figura da idolatria da igreja judaica, que estranhamente se apegava a ela; porque, embora alguns dos reis reformadores tirassem as pedras infectadas, ainda assim ela irrompia de novo, até que, pelo cativeiro da Babilônia, Deus desfez a casa e levou o povo para uma terra imunda.
E isso provou ser cura eficaz da inclinação deles a ídolos e a cultos idolátricos.
Versículos 54 a 57
Esta é a conclusão desta lei a respeito da lepra. Não há repetição dela em Deuteronômio; é dado apenas um lembrete geral (Deuteronômio 24:8): “Toma cuidado na praga da lepra”. Podemos ver nesta lei:
- O cuidado gracioso que Deus teve com o seu povo Israel, pois só a eles pertencia esta lei, e não aos gentios. Quando Naamã, o sírio, foi curado da sua lepra, não lhe foi mandado que se mostrasse ao sacerdote, embora tenha sido curado no Jordão, como foi mandado aos judeus que foram curados pelo nosso Salvador.
Assim, aqueles a quem se confia a chave da disciplina na igreja julgam somente os que estão dentro; mas “os que estão de fora, Deus os julga”, 1 Coríntios 5:12, 13.
- O cuidado religioso que devemos ter de nós mesmos, para guardar as nossas mentes do domínio de todos os afetos e disposições pecaminosos, que são tanto a doença quanto a contaminação delas, para que estejamos aptos para o serviço de Deus.
Devemos também evitar toda má companhia e, na medida do possível, evitar entrar no perigo de sermos infectados por ela. “Não toqueis a coisa imunda, diz o Senhor, e eu vos receberei”, 2 Coríntios 6:17.