Lamentações 3
Argumento
O alcance deste capítulo é o mesmo dos dois anteriores, mas a composição é um pouco diferente: aqueles tinham versos longos, este tem versos curtos, outro tipo de metro; aqueles tinham alfabetos simples, este tem um alfabeto triplo. Aqui está:
I. Uma triste queixa do desagrado de Deus e de seus frutos, vv. 1-20.
II. Palavras de consolo ao povo de Deus quando está em tribulação e angústia, vv. 21-36.
III. O dever prescrito neste estado de aflição, vv. 37-41.
IV. A queixa renovada, vv. 42-54.
V. O ânimo encontrado para esperar em Deus e continuar aguardando sua salvação, com um apelo à sua justiça contra os perseguidores da igreja, vv. 55-66.
Alguns entendem que tudo isso foi dito pelo próprio profeta quando estava preso e perseguido. Mas parece antes ter sido dito na pessoa da igreja, agora no cativeiro e de certo modo desolada, e por cujas desolações o profeta se interessava de modo especial.
Mas as queixas aqui são um pouco mais gerais que as do capítulo anterior, adaptadas tanto ao caso de pessoas particulares quanto ao da coletividade, e destinadas ao uso do quarto de oração mais que ao da assembleia solene.
Alguns pensam que Jeremias faz estas queixas não apenas como intercessor por Israel, mas como tipo de Cristo, a quem alguns julgavam ser Jeremias, o profeta que chorava, porque chorava muito (Mateus 16:14); e muitas das passagens aqui podem ser aplicadas a ele.
Versículos 1 a 19
A Aflição Pessoal do Profeta. (a.C. 588.)
O título do Salmo 102 poderia muito apropriadamente ser posto à frente deste capítulo: “A oração do aflito, quando está esmagado e derrama sua queixa diante do Senhor”; pois a queixa aqui é derramada com muito sentimento e fluência. Observemos seus detalhes. O profeta se queixa:
- Que Deus está irado. Isso dá tanto origem quanto amargura à aflição (v. 1): eu sou o homem, o homem notável, que viu aflição e a sentiu intensamente, pela vara de sua cólera.
Repare: Deus às vezes se ira contra seu próprio povo. Contudo, essa ira deve ser objeto de queixa apenas como uma vara para corrigir, não como uma espada para eliminar; é para eles a vara de sua cólera, um castigo que, embora doloroso no presente, no desfecho será vantajoso.
Por essa vara devemos esperar ver aflição. E, se por ela nos for dado ver uma aflição maior que a comum, não devemos contestar, pois temos certeza de que a ira é justa e a aflição branda e misturada com misericórdia.
- Que está perdido e inteiramente no escuro. A escuridão representa grande tribulação e perplexidade, falta tanto de consolo quanto de direção. Era esse o caso de quem se queixava (v. 2): “Ele me conduziu, por sua providência e uma cadeia inexplicável de acontecimentos, à escuridão e não à luz, à escuridão que eu temia, e não à luz que esperava”.
E (v. 6), ele me pôs em lugares escuros, escuros como a sepultura, como aqueles que morreram há muito tempo, que estão completamente esquecidos; ninguém sabe quem ou o que eram. Repare: o Israel de Deus, embora formado por filhos da luz, às vezes anda na escuridão.
- Que Deus aparece contra ele como inimigo, como inimigo declarado. Deus estivera a seu favor, mas agora: “Certamente se voltou contra mim (v. 3), até onde posso discernir; pois sua mão se voltou contra mim o dia inteiro. Sou castigado todas as manhãs”, Salmos 73:14.
E, quando a mão de Deus continuamente se volta contra nós, somos tentados a pensar que seu coração também se voltou contra nós. Deus dissera uma vez (Oseias 5:14): “Serei como um leão à casa de Judá”; e agora cumpriu sua palavra (v. 10).
“Ele foi para mim como um urso de emboscada, surpreendendo-me com seus juízos, e como um leão em lugares secretos. De modo que, por onde quer que eu fosse, tinha medo constante de ser atacado e nunca podia julgar-me seguro.”
Os homens atiram naqueles de quem são inimigos? Ele retesou seu arco, o arco que fora destinado aos perseguidores da igreja e que está retesado contra seus filhos, v. 12. Ele me pôs como alvo para sua flecha, que ele mira em minha direção e que certamente me atingirá.
E então as flechas de sua aljava entram em meus rins, dão-me uma ferida mortal, uma ferida interior, v. 13. Repare: Deus tem muitas flechas em sua aljava; elas voam depressa e penetram fundo.
- Que é como alguém dolorosamente afligido tanto no corpo quanto na mente. O estado dos judeus pode agora ser apropriadamente comparado a um homem enrugado pela idade, para o qual não há remédio (v. 4): “Minha carne e minha pele ele envelheceu; estão gastas e murchas, e pareço alguém prestes a cair na sepultura.”
“Ou melhor: ele quebrou meus ossos e assim me incapacitou para ajudar a mim mesmo, v. 4. Encheu-me de amargura (v. 15), uma amarga percepção de suas calamidades.” Deus tem acesso ao espírito e pode amargurá-lo tanto que, por ele, amarga todos os prazeres; como, quando o estômago está indisposto, tudo o que se come azeda nele.
“Ele me embriagou com absinto, me embriagou tanto com a percepção de minhas aflições que não sei o que dizer ou fazer. Mesclou cascalho ao meu pão, de modo que meus dentes são quebrados por ele (v. 16), e o que como não é agradável nem nutritivo.”
“Cobriu-me de cinzas, como os pranteadores costumavam ser cobertos; ou, como alguns leem, alimentou-me de cinzas. Comi cinzas como pão”, Salmos 102:9.
- Que não consegue discernir nenhum caminho de fuga ou livramento (v. 5): “Ele edificou contra mim, como se edificam fortes e baterias contra uma cidade sitiada. Onde havia um caminho aberto, agora está completamente fechado: cercou-me por todos os lados com fel e trabalho penoso.”
“Eu me aflijo, me irrito e me canso para achar um caminho de fuga, mas não consigo achar nenhum, v. 7. Cercou-me de modo que não posso sair.” Quando Jerusalém foi sitiada, dizia-se que estava cercada por todos os lados, Lucas 19:43.
“Estou acorrentado; e, como alguns malfeitores notórios são presos com duas correntes e carregados de ferros, assim ele tornou pesada minha corrente.”
“Também (v. 9) fechou meus caminhos com pedra lavrada; não apenas cercou meu caminho com espinhos (Oseias 2:6), mas o bloqueou com uma parede de pedra que não pode ser atravessada.”
“De modo que minhas veredas se tornaram tortuosas; vou de um lado para outro, à direita, à esquerda, para tentar avançar, mas continuamente sou feito recuar.”
É justo que Deus faça os que andam nas veredas tortuosas do pecado, contrariando suas leis, percorrer as veredas tortuosas da aflição, contrariando seus desígnios e desfazendo suas medidas.
Assim (v. 11), “Desviou meus caminhos, frustrou todas as minhas deliberações, arruinou meus projetos, de modo que sou obrigado a ceder à minha própria ruína. Despedaçou-me; despedaçou e se foi (Oseias 5:14), e me tornou desolado, privou-me de todo convívio e de todo consolo em minha própria alma.”
- Que Deus fecha os ouvidos às suas orações (v. 8): “Quando clamo e grito, como alguém empenhado, como alguém que quer fazê-lo ouvir, ainda assim ele impede a entrada de minha oração e não permite que tenha acesso a ele.”
O ouvido de Deus costuma estar aberto às orações de seu povo, e sua porta de misericórdia aos que batem nela. Mas agora ambos estão fechados, até para quem clama e grita. Assim, às vezes Deus parece estar irado até contra as orações de seu povo (Salmos 80:4).
E seu caso é de fato deplorável quando lhes são negados não apenas o benefício de uma resposta, mas o consolo da aceitação.
- Que seus vizinhos fazem de suas tribulações motivo de riso (v. 14): “Fui objeto de escárnio para todo o meu povo”, para todos os perversos entre eles, que divertiam a si mesmos e uns aos outros com os juízos públicos e, em especial, com as dores do profeta Jeremias.
Eu sou sua canção, seu neginath, ou instrumento de música tocado com a mão, seu tamborim (Jó 17:6), que tocam, como Nero tocava sua harpa enquanto Roma ardia.
- Que estava prestes a desesperar de alívio e livramento: “Você não apenas tirou de mim a paz, mas afastou minha alma para longe da paz (v. 17), de modo que não está ao meu alcance nem à minha vista. Esqueço a prosperidade; faz tanto tempo que a tive, e é tão improvável que volte a recuperá-la, que perdi a ideia dela.”
“Acostumei-me tanto à tristeza e à servidão que não sei o que significam alegria e liberdade. Até dei tudo por perdido, concluindo: minha força e minha esperança pereceram da parte do Senhor (v. 18).”
“Já não consigo firmar-me em Deus como meu sustento, pois não acho que ele me dê ânimo para isso; nem posso esperar que apareça em meu favor para pôr fim às minhas tribulações, pois o caso parece sem remédio, e até meu Deus, inexorável.”
Sem dúvida, foi sua fraqueza que o fez dizer isso (Salmos 77:10), pois em Deus há força eterna, e ele é a esperança que nunca falha de seu povo, seja o que for que pensem.
- Que a dor voltava a cada lembrança de suas tribulações, e suas reflexões eram tão melancólicas quanto suas perspectivas, v. 19, 20. Procurou, como Jó (Jó 9:27), esquecer sua queixa? Ah, era inútil; lembra-se, em todas as ocasiões, da aflição e da miséria, do absinto e do fel.
Com essa ênfase fala de sua aflição, pois assim pensava nela; tão pesada lhe parecia quando a revia! Era uma aflição que era a própria miséria. Minha aflição e minha transgressão, assim alguns leem, minha tribulação e meu pecado que a trouxe sobre mim; esse era o absinto e o fel na aflição e na miséria.
O pecado faz do cálice da aflição um cálice amargo. “Minha alma continuamente os conserva na lembrança”. Os cativos na Babilônia tinham continuamente na mente todas as misérias do cerco e diante de seus olhos as chamas e ruínas de Jerusalém, e choravam quando se lembravam de Sião.
Ou melhor: nunca podiam esquecer Jerusalém, Salmos 137:1, 5. Minha alma, tendo-os na lembrança, é humilhada em mim, não apenas oprimida pela percepção da tribulação, mas na amargura pelo pecado.
Repare: convém que tenhamos corações humildes sob providências humilhantes e renovemos nossas humilhações penitentes pelo pecado a cada lembrança de nossas aflições e misérias. Assim podemos tirar proveito de correções anteriores e evitar as ulteriores.
Palavras de Consolo a Israel; o Benefício das Aflições; Consolo ao Aflito. (a.C. 588.)
Versículos 21 a 36
Aqui as nuvens começam a dispersar-se e o céu a clarear. A queixa era muito melancólica na primeira parte do capítulo, e contudo aqui a melodia muda, e os pranteadores em Sião começam a parecer um pouco alegres. Sem esperança, o coração se partiria.
Para salvar o coração de ser inteiramente partido, aqui algo é trazido à lembrança, algo que dá fundamento à esperança (v. 21); isso se refere ao que vem depois, não ao que veio antes. Eu faço voltar ao meu coração, assim diz a margem.
O que tivemos em nossos corações e pusemos em nossos corações às vezes parece inteiramente perdido e esquecido, até que Deus, por sua graça, faça isso voltar a nossos corações, para estar à nossa disposição quando tivermos ocasião de usá-lo.
Eu o trago à lembrança; por isso tenho esperança e sou guardado do desespero completo. Vejamos quais são estas coisas que ele traz à lembrança:
I. Que, por piores que sejam as coisas, é pela misericórdia de Deus que não são piores. Somos afligidos pela vara de sua cólera, mas “pelas misericórdias do Senhor não somos consumidos”, v. 22.
Quando estamos em angústia, para o ânimo de nossa fé e esperança devemos observar o que está a nosso favor, assim como o que está contra nós. As coisas estão ruins, mas poderiam ter sido piores; por isso há esperança de que possam melhorar. Observe aqui:
- As correntes de misericórdia reconhecidas: “Não somos consumidos”. Repare: a igreja de Deus é como a sarça de Moisés, ardendo, contudo não consumida; sejam quais forem as agruras que enfrentou ou possa enfrentar, ela existirá no mundo até o fim dos tempos.
É perseguida pelos homens, mas não abandonada por Deus; por isso, embora seja abatida, não é destruída (2 Coríntios 4:9), corrigida, contudo não consumida, refinada na fornalha como prata, mas não consumida como escória.
- Essas correntes seguidas até a fonte: “Pelas misericórdias do Senhor”. Aqui há misericórdias no plural, indicando a abundância e variedade dessas misericórdias. Deus é uma fonte inesgotável de misericórdia, o Pai das misericórdias.
Repare: todos devemos à misericórdia poupadora de Deus o fato de não sermos consumidos. Outros foram consumidos ao nosso redor, e nós próprios estávamos sendo consumidos; e contudo não somos consumidos, estamos fora da sepultura, estamos fora do inferno.
Se tivéssemos sido tratados segundo nossos pecados, teríamos sido consumidos há muito tempo. Mas fomos tratados segundo as misericórdias de Deus, e somos obrigados a reconhecê-lo para seu louvor.
II. Que até no profundo de sua aflição continuam a experimentar a ternura da compaixão divina e a verdade da promessa divina. Queixaram-se diversas vezes de que Deus não tivera compaixão (Lamentações 2:17, 21), mas aqui se corrigem e reconhecem:
- Que as compaixões de Deus não falham; não falham de fato, não, nem mesmo quando, em sua ira, ele parece ter fechado suas ternas misericórdias. Esses rios de misericórdia correm cheios e continuamente, mas nunca secam.
Não: “São novas cada manhã”; a cada manhã temos novas manifestações da compaixão de Deus para conosco. Ele nos visita com elas cada manhã (Jó 7:18); cada manhã traz seu juízo à luz, Sofonias 3:5. Quando nossos consolos falham, ainda assim as compaixões de Deus não falham.
- Que grande é sua fidelidade. Embora a aliança parecesse quebrada, reconheciam que continuava em pleno vigor; e, embora Jerusalém esteja em ruínas, a verdade do Senhor permanece para sempre.
Repare: sejam quais forem as coisas duras que soframos, nunca devemos alimentar pensamentos duros sobre Deus, mas devemos estar continuamente prontos a reconhecer que ele é tanto bondoso quanto fiel.
III. Que Deus é, e sempre será, a felicidade inteiramente suficiente de seu povo, e eles o escolheram e dependem dele para ser assim (v. 24): “O Senhor é minha porção, diz minha alma”; isto é:
“Quando perdi tudo o que tenho no mundo, liberdade, sustento e quase a própria vida, ainda assim não perdi minha participação em Deus.” As porções na terra são coisas perecíveis, mas Deus é porção para sempre.
“Enquanto tenho participação em Deus, nisso tenho o bastante; tenho aquilo que é suficiente para contrabalançar todas as minhas tribulações e compensar todas as minhas perdas.” Seja o que for que nos roubem, nossa porção está segura.
“É nisso que confio e com isso permaneço satisfeito: por isso esperarei nele. Nele me firmarei e nele me animarei quando todos os outros sustentos e motivos de ânimo me falharem.”
Repare: é nosso dever fazer de Deus a porção de nossas almas, e então fazer uso dele como nossa porção e tomar o consolo disso em meio a nossas lamentações.
IV. Que os que tratam com Deus descobrirão que não é inútil confiar nele, pois:
- Ele é bom para os que assim fazem, v. 25. É bom para todos; suas ternas misericórdias estão sobre todas as suas obras, todas as suas criaturas provam sua bondade. Mas é bom de modo especial para os que o aguardam, para a alma que o busca.
Repare: enquanto a tribulação se prolonga e o livramento é adiado, devemos aguardar com paciência a Deus e seu retorno gracioso a nós. Enquanto o aguardamos pela fé, devemos buscá-lo pela oração: nossas almas devem buscá-lo; caso contrário, não buscamos de modo a encontrar.
Nossa busca ajudará a sustentar nossa espera. E Deus será gracioso para os que assim aguardam e buscam; lhes mostrará sua maravilhosa bondade amorosa.
- Os que assim fazem acharão isso bom para eles (v. 26): é bom, é nosso dever e será nosso consolo e satisfação indescritíveis, esperar e aguardar silenciosamente a salvação do Senhor; esperar que venha, embora as dificuldades em seu caminho pareçam insuportáveis.
Aguardar até que venha, embora demore muito; e, enquanto aguardamos, ficar quietos e em silêncio, sem ter desavença com Deus nem nos inquietar, mas concordando com o dispor divino. “Pai, seja feita a sua vontade.” Se trouxermos isso à lembrança, podemos ter esperança de que tudo terminará bem por fim.
V. Que as aflições são de fato boas para nós e, se as suportarmos corretamente, contribuirão muito para nosso bem. Não é apenas bom esperar e aguardar a salvação, mas é bom estar sob a tribulação nesse intervalo (v. 27): “É bom para um homem que suporte o jugo em sua juventude”.
Muitos dos jovens foram levados ao cativeiro. Para tranquilizá-los nele, ele lhes diz que era bom para eles suportar o jugo daquele cativeiro; e assim o achariam, se ao menos se acomodassem à sua condição e trabalhassem para atender aos fins de Deus ao colocar sobre eles aquele jugo pesado.
Isso se aplica muito ao jugo dos mandamentos de Deus. É bom que os jovens tomem sobre si esse jugo em sua juventude; nunca podemos começar cedo demais a ser religiosos. Nosso dever será mais aceitável a Deus e mais fácil para nós se nos empenharmos nele enquanto somos jovens.
Mas aqui parece significar o jugo da aflição. Muitos acharam bom suportá-lo na juventude: tornou humildes e sérios e desmamou do mundo aqueles que, de outro modo, teriam sido orgulhosos e indisciplinados, como um novilho desacostumado ao jugo.
Mas quando suportamos o jugo de modo que seja de fato bom para nós suportá-lo em nossa juventude? Ele responde nos versículos seguintes:
- Quando estamos tranquilos e quietos sob nossas aflições, quando nos sentamos sozinhos e ficamos em silêncio, não correndo de um lado para outro em todas as companhias com nossas queixas, agravando nossas calamidades e tendo desavença com o dispor da Providência a nosso respeito.
Mas nos recolhemos a sós para considerar no dia da adversidade; sentamo-nos sozinhos para ter comunhão com Deus e com o próprio coração, silenciando todos os pensamentos descontentes e desconfiados e pondo a mão sobre a boca, como Arão, que, sob provação muito severa, ficou em silêncio.
Devemos guardar silêncio sob o jugo como quem o recebeu sobre si: sem tê-lo posto deliberadamente sobre o próprio pescoço, submetemo-nos a ele com paciência quando Deus o impõe.
Quando os que são afligidos na juventude se acomodam às suas aflições, ajustam o pescoço ao jugo e procuram atender ao fim de Deus ao afligi-los, então acharão bom suportá-lo; pois produz o fruto pacífico da justiça nos que são assim exercitados por ele.
- Quando somos humildes e pacientes sob nossa aflição. Tira proveito do jugo quem põe a boca no pó, não apenas pondo a mão sobre a boca como sinal de submissão à vontade de Deus na aflição, mas pondo a boca no pó como sinal de tristeza, vergonha e repulsa de si mesmo na lembrança do pecado.
E como alguém inteiramente submetido e recuperado, e levado, como os vencidos, a lamber o pó, Salmos 72:9. E devemos assim nos humilhar, “se porventura houver esperança”; ou, como está no original, talvez haja esperança.
Se há algum modo de adquirir e assegurar uma boa esperança sob nossas aflições, é este; e contudo devemos ser muito modestos ao esperá-la, aguardá-la com um talvez, como quem reconhece ser inteiramente indigno dela.
Repare: os que são na verdade humilhados pelo pecado ficarão felizes em obter uma boa esperança, pela graça, sob quaisquer condições, embora ponham a boca no pó por ela.
E os que querem ter esperança devem fazer assim e atribuí-la à graça gratuita se tiverem quaisquer motivos de ânimo, que podem impedir que seus corações afundem no pó quando põem a boca ali.
- Quando somos mansos e brandos para com os que são instrumentos de nossa tribulação e temos um espírito perdoador, v. 30. Tira proveito do jugo quem dá a face àquele que o fere e prefere voltar a outra face (Mateus 5:39) a devolver o segundo golpe.
Nosso Senhor Jesus nos deixou exemplo disso, pois ofereceu as costas a quem o feria, Isaías 50:6. Quem pode suportar desprezo e descrédito sem retribuir insulto por insulto e amargura por amargura, quem, cheio de descrédito, o guarda para si, sem retrucá-lo e esvaziá-lo de volta sobre os que o encheram dele, mas o derrama diante do Senhor, achará bom suportar o jugo.
Assim fizeram aqueles cujas almas estavam extremamente cheias do desprezo dos orgulhosos (Salmos 123:4); ele achará que isso contribuirá para seu proveito espiritual. O resumo é: se a tribulação produz paciência, essa paciência produzirá experiência, e essa experiência uma esperança que não envergonha.
VI. Que Deus voltará graciosamente a seu povo com consolos oportunos, conforme o tempo em que o afligiu, v. 31, 32. Por isso o sofredor é assim penitente, assim paciente, porque crê que Deus é gracioso e misericordioso, o grande motivo tanto do arrependimento evangélico quanto da paciência cristã. Podemos sustentar-nos nisto:
Que, quando somos abatidos, ainda assim não somos rejeitados; um pai corrigir seu filho não é deserdá-lo.
Que, embora possamos parecer rejeitados por um tempo, enquanto consolos palpáveis são suspensos e salvações desejadas adiadas, ainda assim não somos realmente rejeitados, porque não somos rejeitados para sempre; a contenda conosco não será perpétua.
Que, seja qual for a tristeza em que estejamos, foi Deus quem a destinou a nós, e sua mão está nela. Ele causa dor; por isso podemos ter certeza de que ela é ordenada com sabedoria e graça. E é só por um tempo, e quando necessário, que estamos abatidos, 1 Pedro 1:6.
Que Deus tem compaixões e consolos reservados até para aqueles a quem ele próprio causou dor. Devemos estar longe de pensar que, embora Deus cause dor, o mundo nos aliviará e ajudará. Não: o mesmo que causou a dor deve trazer o favor, ou estamos perdidos.
Una eademque manus vulnus opemque tulit — A mesma mão fez a ferida e a curou. “Ele despedaçou, e nos curará”, Oseias 6:1.
- Que, quando Deus volta a nos tratar graciosamente, não será segundo nossos méritos, mas segundo suas misericórdias, segundo a multidão, a abundância de suas misericórdias.
Somos tão indignos que nada além de uma misericórdia abundante nos aliviará; e dela, o que não podemos esperar? E Deus causar nossa dor não deve ser nenhum desânimo para essas expectativas.
VII. Que, quando Deus causa dor, é para fins sábios e santos, e ele não se agrada de nossas calamidades, v. 33. Ele de fato aflige e causa dor aos filhos dos homens; todos os seus agravos e aflições vêm dele. Mas não faz isso de bom grado, não de coração; assim é a palavra.
Nunca nos aflige, a não ser quando lhe damos motivo para isso. Não distribui seu desagrado como distribui seus favores, ex mero motu — por seu mero beneplácito. Se nos mostra bondade, é porque assim lhe parece bom; mas, se escreve coisas amargas contra nós, é porque tanto as merecemos quanto precisamos delas.
Não aflige com prazer. Não se agrada da morte dos pecadores nem da inquietação dos santos, mas pune com certa relutância. Sai de seu lugar para punir, pois seu lugar é o propiciatório.
Não se agrada da miséria de nenhuma de suas criaturas; mas, no que diz respeito a seu próprio povo, está tão longe disso que em todas as suas aflições ele é afligido, e sua alma sofre dor pela miséria de Israel.
- Conserva sua bondade para seu povo até quando o aflige. Se não causa dor de bom grado aos filhos dos homens, muito menos a seus próprios filhos. Seja como for, ainda assim Deus é bom para eles (Salmos 73:1), e podem, pela fé, ver amor em seu coração até quando veem desagrado em seu rosto e uma vara em sua mão.
VIII. Que, embora use os homens como sua mão, ou antes como instrumentos em sua mão, para corrigir seu povo, ainda assim está longe de agradar-se da injustiça de seus procedimentos e do mal que lhe fazem, vv. 34-36.
Embora Deus sirva a seus próprios propósitos pela violência de homens perversos e irracionais, ainda assim disso não se segue que apoie essa violência, como seu povo oprimido às vezes é tentado a pensar. Habacuque 1:13: “Por que olhas para os que agem traiçoeiramente?”
De dois modos o povo de Deus é injuriado e oprimido por seus inimigos, e o profeta aqui nos assegura que Deus não aprova nenhum deles:
- Se os homens os injuriam pela força das armas, Deus não aprova isso. Ele próprio não esmaga sob seus pés os prisioneiros da terra, mas considera o clamor dos prisioneiros; nem aprova que os homens façam isso. Ou melhor: desagrada-se muito disso.
É bárbaro pisar nos que estão caídos e esmagar os que estão presos e não podem ajudar a si mesmos.
- Se os homens os injuriam sob aparência de lei e na alegada administração da justiça, se desviam o direito de um homem, de modo que não consegue descobrir seus direitos ou alcançá-los, pois ficam fora de seu alcance; se subvertem um homem em sua causa e apresentam um veredicto errado ou proferem um juízo falso, saibam:
(1.) Que Deus os vê. É “diante da face do Altíssimo” (v. 35); é diante de sua vista, sob seu olhar, e lhe desagrada muito. Não podem deixar de saber que é assim; por isso fazem isso desafiando-o.
Ele é o Altíssimo, cuja autoridade sobre eles desprezam ao abusar de sua autoridade sobre seus súditos, sem considerar que “aquele que é mais alto que o mais alto considera”, Eclesiastes 5:8.
(2.) Que Deus não os aprova. Mais se implica do que se expressa. A perversão da justiça e a subversão do justo são uma grande afronta a Deus; e, embora possa usá-los para corrigir seu povo, ainda assim, mais cedo ou mais tarde, ajustará severamente contas com os que assim fazem.
Repare: por mais que Deus permita por um tempo que os malfeitores prosperem e sirva a seus próprios propósitos por meio deles, ainda assim não aprova por isso seus atos maus. Longe de Deus praticar iniquidade ou apoiar os que a praticam.
Versículos 37 a 41
Os Deveres do Aflito. (a.C. 588.)
Para que tenhamos direito aos consolos ministrados ao aflito nos versículos anteriores e provemos sua doçura, aqui nos são prescritos os deveres de um estado de aflição, em cujo cumprimento podemos esperar aqueles consolos.
I. Devemos ver e reconhecer a mão de Deus em todas as calamidades que nos atingem em qualquer tempo, sejam pessoais ou públicas, v. 37, 38. Isso é aqui estabelecido como uma grande verdade, que ajudará a aquietar nossos espíritos sob nossas aflições e a santificá-las para nós:
- Que, sejam quais forem as ações dos homens, Deus se sobrepõe a elas: quem é aquele que diz, e acontece, que tem o desígnio de algo e realiza seus desígnios, se o Senhor não o ordena? Os homens não podem fazer nada senão segundo o conselho de Deus, nem têm qualquer poder ou êxito senão o que lhes é dado do alto.
O coração de um homem planeja seu caminho; projeta e propõe, diz que fará isto e aquilo (Tiago 4:13). Mas o Senhor dirige seus passos de modo muito diverso do que ele planejara, e o que maquinou e esperava não acontece, salvo se a mão e o conselho de Deus já o haviam determinado, Provérbios 16:9; Jeremias 10:23.
Os caldeus disseram que destruiriam Jerusalém, e isso aconteceu, não porque o disseram, mas porque Deus o ordenou e os comissionou para fazê-lo. Repare: os homens são apenas instrumentos que o grande Deus usa e maneja como lhe agrada no governo deste mundo inferior; não podem realizar nenhum de seus desígnios sem ele.
- Que, seja qual for a sorte dos homens, é Deus quem a ordena: “Da boca do Altíssimo não procedem o mal e o bem?” Sim: certamente procedem; e isso é expresso com mais ênfase no original: este mal e este bem não procedem da boca do Altíssimo?
Não é o que ele ordenou e designou para nós? Sim: certamente é. E, para nos reconciliar com nossas próprias aflições, sejam quais forem, essa verdade geral deve ser assim aplicada em particular.
Este consolo recebo da mão de Deus, e não receberei também aquele mal? Assim Jó argumenta, Jó 2:10. Somos saudáveis ou doentes, ricos ou pobres? Temos êxito em nossos desígnios ou somos contrariados neles? Tudo é o que Deus ordena; o juízo de cada homem procede dele.
O Senhor deu, e o Senhor tirou; forma a luz e cria a escuridão, como fez no princípio. Repare: todos os acontecimentos da Providência divina são produtos de um conselho divino. Seja o que for que se faça, Deus dirige tudo, e as obras de suas mãos concordam com as palavras de sua boca.
Ele fala, e é feito; com tanta facilidade, com tanta eficácia todos os seus propósitos são cumpridos.
II. Não devemos ter desavença com Deus por qualquer aflição que em qualquer tempo ponha sobre nós (v. 39): “Por que se queixa um homem vivente?” O profeta aqui parece censurar-se pela queixa que fez na primeira parte do capítulo, na qual parecia apresentar Deus como sem bondade e severo.
“Faço bem em ficar irado? Por que me irrito assim?” Os que, em sua precipitação, altercaram com Deus devem, ao refletir, altercar consigo mesmos por isso. Da doutrina da providência soberana e universal de Deus, que afirmou nos versículos anteriores, tira esta conclusão: “Por que se queixa um homem vivente?”
Não devemos abrir a boca contra o que Deus faz, Salmos 39:9. Os que culpam sua sorte lançam descrédito sobre aquele que a destinou a eles. Os sofredores no cativeiro devem submeter-se à vontade de Deus em todos os seus sofrimentos.
Repare: embora possamos derramar nossas queixas diante de Deus, nunca devemos apresentar quaisquer queixas contra Deus. O quê! Um homem vivente se queixará, um homem pelo castigo de seus pecados? As razões aqui apresentadas são muito fortes:
- Somos homens; mostremo-nos homens nisto. Um homem se queixará? E de novo: um homem! Somos homens, não brutos, criaturas racionais que devem agir com razão, olhar para cima e olhar para a frente; de ambos os modos podemos tirar considerações suficientes para silenciar nossas queixas.
Somos homens, não crianças que choram por tudo que as machuca. Somos homens, não deuses; súditos, não senhores. Não somos nossos próprios mestres nem os que talham nossa própria porção; somos obrigados e devemos obedecer, devemos submeter-nos.
Somos homens, não anjos, e por isso não podemos esperar estar livres de tribulações como eles. Não somos habitantes daquele mundo onde não há tristeza, mas deste, onde não há nada além de tristeza.
Somos homens, não demônios; não estamos no estado deplorável, sem ajuda e sem esperança em que estão, mas temos algo com que nos consolar que eles não têm.
- Somos homens viventes. Pela boa mão de nosso Deus sobre nós continuamos vivos, embora morramos diariamente; e um homem vivente se queixará? Não: tem mais motivo para ser grato pela vida que para se queixar de qualquer dos fardos e calamidades da vida.
Nossas vidas são frágeis e, por nossa culpa, já perdemos o direito a elas; contudo, estamos vivos. Agora, os vivos, os vivos devem louvar, não se queixar (Isaías 38:19). Enquanto há vida, há esperança; por isso, em vez de nos queixar de que as coisas estão ruins, devemos animar-nos com a esperança de que melhorarão.
- Somos homens pecadores, e aquilo de que nos queixamos é o justo castigo de nossos pecados; ou melhor: é muito menor do que nossas iniquidades mereceram. Temos pouco motivo para nos queixar de nossa tribulação, pois é obra nossa; podemos agradecer a nós mesmos.
Nossa própria perversidade nos corrige, Jeremias 2:19. Não temos motivo para ter desavença com Deus, pois ele é justo nisso. Ele é o governador do mundo, e é necessário que preserve a honra de seu governo castigando os desobedientes.
Sofremos por nossos pecados? Então não nos queixemos, pois temos outro trabalho a fazer. Em vez de murmurar, devemos arrepender-nos; e, como evidência de que Deus está reconciliado conosco, devemos procurar reconciliar-nos com sua santa vontade.
Somos punidos por nossos pecados? Nossa sabedoria é então submeter-nos e beijar a vara. Pois, se continuarmos andando contra Deus, ele nos punirá ainda sete vezes mais; pois, quando julga, vencerá.
Mas, se nos ajustarmos à sua vontade, embora sejamos castigados pelo Senhor, não seremos condenados com o mundo.
III. Devemos dedicar-nos a atender à intenção de Deus ao nos afligir: trazer o pecado à nossa lembrança e nos trazer de volta a ele, v. 40. Nossas aflições devem levar-nos a estas duas coisas:
- Uma séria consideração de nós mesmos e reflexão sobre nossas vidas passadas. “Exploremos e provemos nossos caminhos”; exploremos o que foram e então provemos se foram retos e bons ou não. Exploremos como quem procura um malfeitor disfarçado, que foge e se esconde, e então provemos se é culpado ou inocente.
Que a consciência seja empregada tanto para explorar quanto para provar; e que tenha licença para agir com fidelidade, realizar uma exploração diligente e fazer uma prova imparcial.
Provemos nossos caminhos para que por eles provemos a nós mesmos. Pois devemos julgar nosso estado não por nossos desejos fracos, mas por nossos passos.
Não o julgamos por um passo particular, mas por nossos caminhos, pelos fins a que visamos, pelas regras que seguimos e pela concordância do temperamento de nossas mentes e do teor de nossas vidas com esses fins e essas regras.
Quando estamos em aflição, é oportuno considerar nossos caminhos (Ageu 1:5), para que nos arrependamos do que está errado e o corrijamos para o futuro, e assim atendamos à intenção da aflição.
Nos tempos de calamidade pública, tendemos a refletir sobre os caminhos dos outros e culpá-los, ao passo que nosso trabalho é explorar e provar nossos próprios caminhos.
Temos bastante trabalho a fazer em casa; cada um de nós deve dizer: “O que fiz? Com que contribuí para as chamas públicas?” Assim, cada um de nós poderá corrigir a si mesmo, e então todos seremos corrigidos.
- Uma conversão sincera a Deus: “Voltemos novamente ao Senhor, àquele que se voltou contra nós e de quem nos afastamos; a ele voltemos pelo arrependimento e reforma, como a nosso dono e governante. Estivemos com ele, e nunca estivemos bem desde que o abandonamos; por isso voltemos agora novamente a ele.”
Isso deve acompanhar a primeira coisa e ser seu fruto. Por isso devemos explorar e provar nossos caminhos, para que nos voltemos de seu mal a Deus. Esse foi o método de Davi. Salmos 119:59: “Pensei nos meus caminhos, e voltei meus pés aos teus testemunhos”.
IV. Devemos oferecer a nós mesmos a Deus, e nossas melhores afeições e serviços, nas chamas da devoção, v. 41. Quando estamos em aflição:
Devemos olhar para Deus como Deus nos céus, infinitamente acima de nós e com domínio incontestável sobre nós. Pois os céus governam e, por isso, não se deve ter desavença com eles, mas submeter-se a eles.
Devemos orar a ele com fé, esperando receber sua misericórdia. Isso está implícito ao levantarmos as mãos a ele, gesto comum na oração e às vezes usado em seu lugar, como em Salmos 141:2: “Seja o levantar de minhas mãos como o sacrifício da tarde”. Isso significa pedir-lhe misericórdia e estar prontos a recebê-la.
(3.) Nossos corações devem acompanhar nossas orações. Devemos levantar nossos corações com nossas mãos, assim como devemos derramar nossas almas com nossas palavras. É o coração que Deus considera nesse e em todo outro serviço; pois de que servirá um sacrifício sem coração?
Se as impressões interiores não correspondem, em alguma medida, às expressões exteriores, apenas zombamos de Deus e enganamos a nós mesmos. Orar é levantar a alma a Deus (Salmos 25:1), como a nosso Pai nos céus.
E a alma que espera estar com Deus no céu para sempre assim, por frequentes atos de devoção, continuamente aprenderá o caminho para lá e avançará por esse caminho.
Versículos 42 a 54
Queixando-se a Deus. (a.C. 588.)
É mais fácil censurar-nos por nos queixarmos do que fazer a queixa cessar por essa censura. O profeta reconhecera que um homem vivente não deveria queixar-se, como se se censurasse por suas queixas na primeira parte do capítulo.
E contudo aqui as nuvens voltam depois da chuva, e a ferida sangra de novo; pois é preciso muito esforço com um espírito perturbado para trazê-lo ao equilíbrio.
I. Confessam a justiça de Deus ao afligi-los (v. 42): “Transgredimos e nos rebelamos”. Repare: quando estamos em tribulação, convém justificar a Deus reconhecendo nossos pecados e colocando seu peso sobre nós mesmos.
Chame o pecado de transgressão, chame-o de rebelião, e não lhe dá nome errado. Esse é o resultado de explorarem e provarem seus caminhos; quanto mais os investigaram, piores os acharam. Contudo:
II. Queixam-se das aflições sob as quais estão, não sem algumas críticas a Deus, que não devemos imitar; mas, sob as mais agudas provações, devemos sempre pensar e falar dele com grandeza e bondade.
- Queixam-se de suas expressões de desagrado e dos sinais de seu desagrado contra eles. Houve arrependimento de seus pecados, e contudo (v. 42): “Tu não perdoaste”. Não tinham a certeza e o consolo do perdão; os juízos trazidos sobre eles por seus pecados não foram removidos.
Por isso pensavam não poder dizer que o pecado fora perdoado; era um engano, mas um engano comum ao povo de Deus quando suas almas são abatidas e inquietas dentro deles. Seu caso era de fato digno de compaixão; contudo, queixam-se: “Tu não tiveste compaixão”, v. 43.
Seus inimigos os perseguiram e abateram, mas isso não era o pior; eram apenas instrumentos na mão de Deus. “Tu nos perseguiste e nos abateste, embora esperássemos que nos protegesses e livrasses.”
Queixam-se de que havia uma parede de separação entre eles e Deus, e:
(1.) Isso impedia que os favores de Deus descessem sobre eles. Os raios da bondade de Deus refletidos sobre eles costumavam ser a beleza de Israel. Mas agora “tu nos cobriste de ira”, de modo que nossa glória está oculta e perdida; agora Deus está irado conosco, e não parecemos aquele povo ilustre que antes se julgava que fôssemos.
Ou: “Tu nos cobriste como são cobertos e esquecidos os homens que são enterrados.”
(2.) Isso impedia que suas orações subissem a Deus (v. 44): “Cobriste-te com uma nuvem”; não como aquela nuvem brilhante na qual tomou posse do templo, que permitiu que os adoradores se aproximassem dele, mas como aquela na qual desceu sobre o monte Sinai, que obrigou o povo a ficar distante.
Essa nuvem é tão espessa que nossas orações parecem perder-se nela; não podem atravessá-la, não conseguimos uma audiência. Repare: o prolongamento das tribulações às vezes é uma tentação, até para pessoas que oram, de questionar se Deus é o que sempre creram que fosse, um Deus que ouve oração.
- Queixam-se do desprezo de seus vizinhos e do descrédito e da ignomínia sob os quais estavam (v. 45): “Tu nos fizeste como resíduos, ou raspas do primeiro piso, que são lançados ao monturo.” Paulo se refere a isso em seu relato dos sofrimentos dos apóstolos.
1 Coríntios 4:13: “Somos feitos como a sujeira do mundo e somos os resíduos de todas as coisas”. “Somos o refugo, ou escória, no meio do povo, pisados por todos e considerados os mais vis entre as nações, bons só para ser lançados fora como sal que perdeu seu sabor.”
“Nossos inimigos abriram a boca contra nós (v. 46), escancararam-na como leões que rugem, para nos engolir, ou fizeram caretas para nós, ou tomaram a liberdade de dizer de nós o que quiseram.” Tivemos essas queixas antes, Lamentações 2:15, 16.
Repare: é comum homens baixos e de má índole investirem contra os que caíram das alturas da honra nas profundezas da angústia e os depreciar. Mas trouxeram isso sobre si mesmos pelo pecado.
Se não tivessem tornado a si mesmos vis, seus inimigos não poderiam tê-los tornado assim. Mas por isso os homens os chamam prata rejeitada: porque o Senhor os rejeitou por o rejeitarem.
- Queixam-se da lamentável destruição que seus inimigos fizeram deles (v. 47): “Temor e laço vieram sobre nós”. Os inimigos não apenas nos aterrorizaram com aqueles alarmes, mas prevaleceram contra nós por suas estratégias e nos surpreenderam com as emboscadas que nos prepararam.
E então só se seguem desolação e destruição, “a destruição da filha do meu povo” (v. 48), de “todas as filhas de minha cidade”, v. 51. Os inimigos, tendo apanhado alguns como um pássaro num laço, perseguiram outros como um pássaro inofensivo é perseguido por uma ave de rapina (v. 52).
Meus inimigos me perseguiram ferozmente como um pássaro que é enxotado de arbusto em arbusto, como Saul caçava Davi como uma perdiz. Assim incansável era a inimizade de seus perseguidores, e contudo sem causa. Fizeram isso sem causa, sem qualquer provocação que lhes tivesse sido dada.
Embora Deus fosse justo, eles eram injustos. Davi frequentemente se queixa dos que o odiavam sem causa; e assim são os inimigos de Cristo e de sua igreja, João 15:25.
Seus inimigos os perseguiram até que prevaleceram completamente contra eles (v. 53): “Eliminaram minha vida na masmorra”. Fecharam seus cativos em prisões apertadas e escuras, onde estão como que eliminados da terra dos vivos, como no v. 6.
Ou o estado e o reino estão afundados e arruinados, sua vida e existência desapareceram, e estão como que lançados na masmorra ou sepultura, com uma pedra lançada sobre eles, como as que se costumava rolar à porta dos sepulcros.
Consideram a nação judaica morta e enterrada e imaginam que não há possibilidade de sua ressurreição. Assim Ezequiel a viu em visão, um vale cheio de ossos mortos e secos.
Sua destruição é comparada não apenas ao sepultamento de um morto, mas ao afundamento de um homem vivo na água, onde não pode continuar vivo por muito tempo, v. 54. Águas de aflição correram sobre minha cabeça. O dilúvio prevaleceu e os submergiu completamente.
As forças caldaicas irromperam sobre eles como águas que irrompem, que subiram tanto que passaram sobre suas cabeças. Não podiam vadear, não podiam nadar; por isso, inevitavelmente deviam afundar.
Repare: as angústias do povo de Deus às vezes prevalecem a tal ponto que não conseguem encontrar qualquer apoio para sua fé nem manter a cabeça acima da água com qualquer expectativa consoladora.
- Queixam-se de sua própria dor e medo excessivos por causa disso:
(1.) A igreja aflita está afogada em lágrimas, e o profeta por ela (v. 48, 49): “Meu olho escorre com rios de água”, tão abundante era seu choro; goteja e não cessa, tão constante era seu choro, sem qualquer interrupção, não havendo qualquer alívio de suas misérias.
A aflição permanecia continuamente no auge, e não tinham um dia melhor. Acrescenta-se (v. 51): “Meu olho afeta meu coração”. Meu olho que vê afeta meu coração. Quanto mais olho a desolação da cidade e da terra, mais sinto dor.
Para onde quer que lance meu olho, vejo aquilo que renova minha tristeza, até por todas as filhas de minha cidade, todas as cidades vizinhas que eram como filhas para Jerusalém, a cidade-mãe.
Ou: meu olho que chora afeta meu coração; dar vazão à dor, em vez de aliviá-la, só a aumentava e agravava. Ou: meu olho derrete minha alma; chorei até esgotar inteiramente meus espíritos. Não apenas meu olho é consumido pela dor, mas minha alma e minha vida são gastas por ela, Salmos 31:9, 10.
Uma dor grande e longa esgota os espíritos e traz à sepultura não apenas muitas cabeças grisalhas, mas muitas cabeças jovens também. Eu choro, diz o profeta, mais que todas as filhas de minha cidade, assim lê a margem; ultrapassava até as do sexo terno nas expressões de dor.
E não diminui ninguém chorar muito pelos pecados dos pecadores e pelos sofrimentos dos santos; nosso Senhor Jesus assim fez. Pois, quando se aproximou, contemplou esta mesma cidade e chorou por ela, o que as filhas de Jerusalém não fizeram.
(2.) Ela é esmagada pelos medos; não apenas sente dor pelo que existe, mas teme coisa pior e dá tudo por perdido (v. 54): então eu disse: estou eliminado, arruinado, e não vejo esperança de restauração; sou como alguém morto.
Repare: os que são abatidos são comumente tentados a julgar-se rejeitados, Salmos 31:22; Jonas 2:4.
- No meio destas tristes queixas, aqui há uma palavra de consolo pela qual parece que seu caso não era inteiramente tão ruim quanto o apresentavam, v. 50. Continuamos assim chorando até que o Senhor olhe para baixo e contemple do céu. Isso indica:
(1.) Que estavam certos de que a atenção graciosa de Deus a eles em suas misérias seria um remédio eficaz para todos os seus agravos.
Se Deus, que agora se cobre com uma nuvem, como se não reparasse em nossas tribulações (Jó 22:13), ao menos brilhasse, tudo estaria bem; se olhar para nós, seremos salvos, Salmos 80:19; Daniel 9:17. Por pior que seja o caso, um olhar favorável do céu porá tudo em ordem.
(2.) Que tinham esperança de que ele, por fim, olharia graciosamente para eles e os aliviaria. Ou melhor: tomam por certo que o fará: embora contenda por muito tempo, não contenderá para sempre, embora mereçamos que o faça.
(3.) Que, enquanto continuavam chorando, continuavam aguardando, e não esperavam nem queriam esperar alívio e socorro de nenhuma mão senão da dele. Nada os consolará senão seu retorno gracioso, nem coisa alguma enxugará lágrimas de seus olhos até que ele olhe para baixo.
Seus olhos, que agora escorrem com água, aguardarão continuamente o Senhor, seu Deus, até que tenha misericórdia deles, Salmos 123:2.
Versículos 55 a 66
A Bondade de Deus Reconhecida; Um Apelo a Deus. (a.C. 588.)
Podemos observar em todo este capítulo uma luta no peito do profeta entre o que sente e a fé, o medo e a esperança. Queixa-se e então se consola, contudo abandona seus consolos e volta novamente a suas queixas, como em Salmos 42.
Mas, assim como ali, assim aqui a fé tem a última palavra e sai vencedora; pois nestes versículos ele conclui com algum consolo. E aqui estão duas coisas com que se consola:
I. Sua experiência da bondade de Deus até em sua aflição. Isso pode referir-se à experiência pessoal do profeta, com que se anima a respeito das tribulações públicas. Aquele que oportunamente socorreu santos particulares não falhará à igreja em geral.
Ou pode incluir o remanescente de pessoas boas entre os judeus, que descobriram que não era inútil aplicar-se a Deus. Em três coisas o profeta e seus amigos piedosos acharam Deus bom para eles:
- Ele ouvira suas orações. Embora estivessem prestes a temer que a nuvem da cólera fosse tal que suas orações não pudessem atravessá-la (v. 44), ainda assim, numa segunda reflexão, ou ao menos numa prova ulterior, acham que é diferente e que Deus não lhes dissera: “Buscai-me em vão”.
Quando estavam na masmorra profunda, como livres entre os mortos, invocaram o nome de Deus (v. 55); seu choro não impediu a oração. Repare: embora sejamos lançados numa masmorra muito profunda, dela podemos achar um caminho de acesso a Deus nos céus mais altos.
“Das profundezas clamei a ti” (Salmos 130:1), como Jonas do ventre da baleia. E Deus podia ouvi-los da masmorra profunda, e queria ouvi-los? Sim: ouviu. “Ouviste minha voz”; e alguns leem as palavras seguintes como continuação do mesmo reconhecimento grato: você não escondeu seu ouvido ao meu respirar, ao meu clamor.
E o original admite essa leitura. Nós a lemos como pedido de audiência ulterior: “Não escondas teu ouvido”. Deus ter ouvido nossa voz quando clamamos a ele, até da masmorra profunda, é ânimo para esperarmos que não esconderá seu ouvido em tempo algum.
Observe como ele chama a oração de seu respirar; pois na oração respiramos em direção a Deus, respiramos ansiando por ele. Embora sejamos apenas fracos na oração, sem conseguir clamar alto, mas só respirar em gemidos que não podem ser expressos, ainda assim não seremos negligenciados se formos sinceros.
A oração é o fôlego do novo homem, inspirando o ar da misericórdia nos pedidos e devolvendo-o nos louvores. É tanto evidência quanto sustento da vida espiritual. Alguns leem: ao meu arfar. “Quando eu arfava pela vida, prestes a expirar, e pensava dar meu último suspiro, então você reparou em minha angústia.”
- Ele silenciara seus medos e aquietara seus espíritos (v. 57): “Você se aproximou no dia em que o invoquei; graciosamente me assegurou sua presença comigo e me fez vê-lo perto de mim, ao passo que eu pensava que estivesse distante de mim.”
Repare: quando nos aproximamos de Deus pelo caminho do dever, podemos, pela fé, vê-lo aproximar-se de nós pelo caminho da misericórdia. Mas isso não era tudo: “Disseste: Não temas”.
Essa era a linguagem dos profetas de Deus, que lhes pregavam que não temessem (Isaías 41:10, 13, 14); de sua providência, que prevenia as coisas de que tinham medo; e de sua graça, que lhes aquietava a mente e os tranquilizava pelo testemunho de seu Espírito com o espírito deles.
Esse testemunho confirmava que ainda eram seu povo, embora em angústia, e que, por isso, não deveriam temer.
- Ele já começara a aparecer em favor deles (v. 58): “Ó Senhor! Defendeste as causas de minha alma”; isto é, como vem em seguida, você remiu minha vida, a resgatou das mãos dos que a teriam tirado, a salvou quando estava prestes a ser engolida, me deu essa vida como despojo.
E isso é ânimo para esperarem que ele apareceria ainda mais em favor deles: você livrou minha alma da morte e por isso livrará meus pés da queda; defendeu as causas de minha vida e por isso defenderá minhas outras causas.
II. Ele se consola com um apelo à justiça de Deus e, para sua sentença, à sua onisciência:
- Apela ao conhecimento de Deus do fato, de quão rancorosos e maliciosos eram seus inimigos (v. 59): ó Senhor! Você viu a injustiça contra mim, que não fiz injustiça alguma, mas sofro muito. Aquele que sabe todas as coisas conhecia:
(1.) A malícia que tinham contra ele: você viu toda a sua vingança, como desejam fazer-me dano, como se fosse uma represália por alguma grande injúria que lhes fiz.
Repare: devemos considerar, para nosso terror e cautela, que Deus sabe todos os pensamentos vingativos que temos em nossas mentes contra outros; por isso não devemos consentir nesses pensamentos nem abrigá-los.
E que ele sabe todos os pensamentos vingativos que os outros têm sem causa em suas mentes contra nós; por isso não devemos ter medo deles, mas deixar com ele a tarefa de proteger-nos deles.
(2.) Os desígnios e projetos que haviam feito para causar-lhe dano: “Viste todas as suas imaginações contra mim” (v. 60); e de novo, você ouviu todas as suas imaginações contra mim (v. 61), tanto o desejo quanto o plano que têm de arruinar-me.
Quer o desejo e o plano se mostrem em palavra ou ação, Deus os conhece. Ou melhor: embora seus produtos não sejam vistos nem ouvidos, ainda assim seu plano contra mim o dia inteiro é percebido e entendido por aquele para quem todas as coisas estão nuas e abertas.
Repare: as maquinações mais secretas dos inimigos da igreja são perfeitamente conhecidas do Deus da igreja, de quem não podem esconder nada.
(3.) O desprezo e a calúnia com que o carregavam, tudo o que diziam dele com desdém e para seu descrédito: você ouviu seu descrédito (v. 61), todos os retratos desfavoráveis que fazem de mim, acusando-me de coisas que não conheço, todos os métodos que usam para tornar-me odioso e desprezível.
Ouviu também os lábios dos que se levantaram contra mim (v. 62), a linguagem ofensiva que usam sempre que falam de mim. Ao sentarem-se e levantarem-se, ao deitarem-se à noite e erguerem-se de manhã, ao sentarem-se à mesa e na companhia de outros e ao deixarem ambas, continuamente eu sou sua música.
Divertem a si mesmos e uns aos outros com minhas misérias, como os filisteus se divertiam com Sansão. Jerusalém era o tamborim que tocavam.
Talvez tivessem alguma melodia ou peça, alguma ópera ou interlúdio, chamada a destruição de Jerusalém, que, embora fosse por natureza uma tragédia, era muito divertida para os que desejavam mal à cidade santa.
Repare: um dia Deus chamará os pecadores a prestar contas por todas as palavras duras que disseram contra ele e seu povo, Judas 1:15.
- Apela ao juízo de Deus sobre esse fato: Senhor, você viu a injustiça contra mim; não há necessidade de qualquer evidência para prová-la, nem de qualquer acusador para sustentá-la e agravá-la. Você a vê em suas verdadeiras cores; e agora a deixo com você. Julgue minha causa, v. 59. Que sejam tratados:
(1.) “Como merecem (v. 64): dê-lhes uma retribuição segundo a obra de suas mãos. Que sejam tratados como nos trataram; que sua mão seja contra eles como a mão deles foi contra nós. Criaram-nos muita vexação; agora, Senhor, dê-lhes tristeza de coração (v. 65), perplexidade de coração”, assim alguns leem.
“Que sejam cercados de danos ameaçadores por todos os lados e não consigam ver seu caminho de saída. Dê-lhes desalento de coração”, assim outros leem; “que sejam levados ao desespero e se deem por perdidos.” Deus pode confundir a cabeça que se julga a mais lúcida e fazer afundar o coração que se julga o mais corajoso.
(2.) “Que sejam tratados segundo as ameaças: sua maldição para eles; isto é, que sua maldição venha sobre eles, todos os males pronunciados em sua palavra contra os inimigos de seu povo, v. 65.”
“Carregaram-nos de maldições; como amaram amaldiçoar, que a maldição venha sobre eles, sua maldição que os fará na verdade miseráveis. A deles é sem causa e, por isso, sem fruto; não virá. Mas a sua é justa e produzirá efeito. Os que você amaldiçoa são de fato amaldiçoados.”
“Que a maldição seja executada, v. 66. Persiga-os e destrua-os na ira, como nos perseguem e destroem em sua ira. Destrua-os de debaixo dos céus do Senhor; que não tenham benefício da luz e influência dos céus.”
“Destrua-os de tal modo que todos os que o vejam possam dizer: é uma destruição do Todo-Poderoso, que se assenta nos céus e ri deles (Salmos 2:4); e possam reconhecer que os céus governam”, Daniel 4:26.
O que se diz dos ídolos aqui se diz de seus adoradores, que também nisso serão semelhantes a eles: “Perecerão de debaixo destes céus”, Jeremias 10:11.
Não apenas serão excluídos da felicidade dos céus invisíveis, mas eliminados do consolo até destes céus visíveis, que são os céus do Senhor (Salmos 115:16), e de cuja proteção, por isso, são indignos de ser acolhidos aqueles que se rebelam contra ele.