Lamentações 2
Argumento
A segunda elegia alfabética segue o mesmo tom pesaroso da anterior, e seu conteúdo é muito semelhante. Começa com Ecah, como a primeira: “Que triste é nossa situação! Ai de nós!”
I. Aqui se repara na ira do Deus de Sião como causa de suas calamidades, vv. 1-9.
II. Aqui se repara na tristeza dos filhos de Sião como efeito de suas calamidades, vv. 10-19.
III. A queixa é apresentada a Deus, e a questão é submetida à sua consideração compassiva, vv. 20-22. A mão que feriu deve curar.
Versículos 1 a 9
Causa, Extensão e Grandeza das Calamidades de Sião. (a.C. 588.)
É muito triste o quadro que aqui se apresenta do estado da igreja de Deus, de Jacó e Israel, de Sião e Jerusalém. Mas a ênfase desses versículos parece recair continuamente sobre a mão de Deus nas calamidades sob as quais gemiam.
A dor não vem tanto do fato de terem acontecido estas ou aquelas coisas, mas de Deus as ter feito, de ele parecer irado contra eles. É ele quem os castiga, e os castiga com cólera e seu ardente desagrado; tornou-se seu inimigo e luta contra eles. Isso, isso é o absinto e o fel da aflição e da miséria.
I. Houve um tempo em que Deus se deleitava em sua igreja e se mostrava a ela e em favor dela como amigo. Agora, porém, seu desagrado está contra ela: ele está irado e se mostra e age contra ela como inimigo. Isso se repete muitas vezes aqui e é lamentado com tristeza.
O que fez, fez em sua ira. Isso torna o dia presente de fato melancólico para nós: é o dia de sua ira (v. 1); mais uma vez, é em sua cólera (v. 2), em sua ira ardente (v. 3), que derrubou e eliminou; e também na indignação de sua ira (v. 6).
Repare: para aqueles que sabem dar valor ao favor de Deus, nada parece mais terrível que sua ira. Correções feitas com amor são suportadas com facilidade, mas repreensões feitas com amor ferem profundamente.
É a cólera de Deus que arde contra Jacó como fogo flamejante (v. 3), um fogo consumidor. Devora ao redor, devora todas as honras dela, todos os seus consolos. Essa é a fúria derramada como fogo (v. 4), como o fogo e o enxofre que choveram sobre Sodoma e Gomorra; mas foi o pecado deles que acendeu esse fogo.
Deus é um Pai tão terno para seus filhos que podemos ter certeza de que nunca se ira com eles sem que o provoquem e lhe deem motivo; tampouco sua ira jamais ultrapassa o motivo que há para ela.
A aliança de Deus com eles era que, se obedecessem à sua voz, ele seria inimigo de seus inimigos (Êxodo 23:22). Assim havia sido enquanto permaneceram próximos dele; agora, porém, é inimigo deles, ou ao menos é como um inimigo, v. 5. “Retesou seu arco como um inimigo”, v. 4.
Postou-se com a mão direita estendida contra eles e com a espada desembainhada nela, como adversário. Deus não é realmente inimigo de seu povo, não, nem mesmo quando se ira com ele e o corrige em sua ira. Podemos estar profundamente desgostosos com nossos amigos e parentes mais queridos sem lhes ter inimizade.
Às vezes, contudo, ele é como um inimigo para eles, quando todas as suas providências a respeito deles parecem, por fora, conduzir à ruína, quando tudo se volta contra eles e nada a seu favor.
Mas, bendito seja Deus, Cristo é nossa paz, nosso pacificador, que matou a inimizade. Nele podemos entrar em acordo com nosso adversário, o que é sábio fazer, pois é inútil contender com ele, e ele nos oferece condições vantajosas de paz.
II. Houve um tempo em que a igreja de Deus parecia muito resplandecente, ilustre e importante entre as nações. Agora, porém, “o Senhor cobriu a filha de Sião com uma nuvem” (v. 1), uma nuvem escura, muito terrível para ela, através da qual não consegue ver o rosto dele.
É uma nuvem espessa, como indica a palavra, uma nuvem negra que eclipsa toda a sua glória e oculta sua excelência. Não é como a nuvem sob a qual Deus os conduziu pelo deserto, nem como aquela em que tomou posse do templo e o encheu de sua glória.
Não: voltou-se para eles agora o lado da nuvem que se voltara para os egípcios no mar Vermelho. A beleza de Israel foi lançada do céu à terra: seus príncipes (2 Samuel 1:19), seu culto, sua beleza de santidade e tudo quanto os recomendava ao afeto e à estima dos vizinhos e os tornava amáveis.
Tudo isso, que os havia elevado ao céu, murchou e desapareceu, porque Deus o cobriu com uma nuvem. “Ele eliminou todo o chifre de Israel” (v. 3): toda a sua beleza e majestade (Salmos 132:17), toda a sua abundância e plenitude, todo o seu poder e autoridade.
Em seu orgulho, eles haviam erguido o chifre contra Deus; por isso, com justiça, Deus o eliminará. Tirou-lhes a capacidade de resistir e enfrentar seus inimigos; fez recuar a mão direita deles, de modo que não podiam levar adiante o golpe que desferiram nem aparar o golpe que receberam.
Que pode a mão direita deles fazer contra o inimigo quando Deus a puxa para trás e a faz murchar, como fez com a de Jeroboão? Assim foi derrubada a beleza de Israel, quando um povo famoso pela coragem não conseguiu manter-se firme nem defender sua posição.
III. Houve um tempo em que Jerusalém e as cidades de Judá eram fortes e bem fortificadas; os habitantes confiavam nelas, e o inimigo as deixava em paz por julgá-las inexpugnáveis. Agora, porém, o Senhor as tragou em sua ira. Desapareceram por completo; fortes e barreiras foram removidos, e os invasores não encontram resistência.
As construções imponentes, que eram sua força e beleza, foram derrubadas e devastadas.
- O Senhor tragou em sua ira todas as moradas de Jacó (v. 2), tanto as cidades quanto as casas de campo. Foram queimadas ou destruídas de outro modo, arruinadas tão completamente que parecem ter sido tragadas, sem que restasse vestígio delas.
“Ele tragou, e não teve compaixão”. Poderíamos pensar que era uma pena que casas tão suntuosas, tão bem construídas e mobiliadas, fossem inteiramente destruídas e que deveria haver alguma compaixão pelos pobres habitantes, desalojados e obrigados a vaguear. Mas a compaixão habitual de Deus parecia faltar: ele tragou Israel como um leão traga sua presa, v. 5.
- Não tragou somente suas moradas comuns, mas seus palácios, todos os seus palácios, as moradas de seus príncipes e homens importantes (v. 5), embora fossem os mais imponentes, sólidos e ricos, e bem guardados.
Quando os juízos de Deus vêm com uma incumbência, nivelam palácios e casebres e os tragam com a mesma facilidade. Se os palácios estiverem contaminados pelo pecado, como estavam os deles, podem esperar a visita de uma maldição que os consumirá com sua madeira e suas pedras, Zacarias 5:4.
- Ele destruiu não só suas moradas, mas também suas fortalezas, seus castelos, cidadelas e lugares de defesa. Derrubou-os em sua cólera e lançou-os ao chão: poderiam ficar no caminho de seus juízos e impedir seu avanço? Não. Que caiam como folhas no outono; que sejam arrasados até os alicerces e façam contato com o chão, v. 2.
E de novo (v. 5): “ele destruiu suas fortalezas”, pois que força poderiam ter contra Deus? Assim aumentou na filha de Judá o luto e a lamentação, pois só podiam ficar profundamente consternados ao ver toda a sua defesa desaparecer. A questão é retomada nos vv. 7-9.
Para tragar seus palácios, entregou às mãos do inimigo as muralhas deles, que eram sua segurança; derrubadas as muralhas, logo se invade o interior. As muralhas dos palácios não os podem proteger se o próprio Deus não for ao redor deles uma muralha de fogo.
Deus fez isso em sua ira, e contudo o fez deliberadamente. É o resultado de um propósito anterior, executado por uma providência sábia e constante. Pois o Senhor teve por propósito destruir a muralha da filha de Sião e trouxe o exército caldeu justamente para executar esse juízo.
Repare: sejam quais forem as desolações que Deus produz em sua igreja, todas seguem seus conselhos. Ele realiza aquilo que foi determinado para nós, até mesmo o que mais se volta contra nós. Mas, quando isso é feito, ele estendeu uma linha, uma linha de medir, para executar a destruição com precisão e medida.
Até aqui ela avançará, e não mais; nada além do que foi marcado será eliminado. Ou significa a linha da confusão (Isaías 34:11), uma linha de nivelar. Pois ele continuará seu trabalho: não retirou sua mão da destruição, aquela direita que estendera contra seu povo como adversário, v. 4.
Até onde foi o propósito, irá a realização; sua mão cumprirá inteiramente seu conselho, sem ser retirada. Por isso, fez o baluarte e a muralha, nos quais o povo se alegrara e sobre os quais talvez festejara, lamentarem e enfraquecerem juntos.
As muralhas e os baluartes, ou as fortificações sobre elas, caíram juntos e ficaram a lamentar a queda uns dos outros. Suas portas desapareceram num instante, de modo que se poderia pensar que afundaram na terra sob seu próprio peso. Ele destruiu e quebrou suas trancas, as trancas das portas de Jerusalém que antes havia fortalecido, Salmos 147:13.
Portas e trancas de nada nos servirão quando Deus retirar sua proteção.
IV. Houve um tempo em que o governo florescia, os príncipes tinham destaque, o reino era grande entre as nações e o equilíbrio do poder lhes era favorável. Agora tudo mudou: “ele contaminou o reino e seus príncipes”, v. 2.
Eles haviam primeiro se contaminado com suas idolatrias; depois, Deus os tratou como coisas contaminadas e os lançou ao monturo, o lugar mais adequado para eles. Entregou sua glória, considerada sagrada — é assim que caracterizamos a majestade —, para ser pisada e profanada.
Não surpreende que o rei e o sacerdote, cujos ofícios sempre foram considerados veneráveis e invioláveis, sejam desprezados por todos, pois Deus, na indignação de sua ira, desprezou o rei e o sacerdote, v. 6.
Ele os abandonou; já não os considera dignos das honras que lhes conferiam as alianças da realeza e do sacerdócio, porque perderam o direito a ambas. Então o rei Zedequias foi tratado de maneira ultrajante, e o sumo sacerdote Seraías foi morto como malfeitor.
A coroa caiu de suas cabeças, pois “o rei e os príncipes dela estão entre os gentios”, prisioneiros, insultados por eles (v. 9). São tratados não só como pessoas comuns, mas como as mais desprezadas, sem respeito algum por sua posição. Repare: é justo que Deus rebaixe com seus juízos aqueles que se rebaixaram pelo pecado.
V. Houve um tempo em que as ordenanças de Deus eram ministradas entre eles com poder e pureza, e possuíam aqueles sinais da presença divina. Agora lhes foram retirados; desapareceu essa parte da beleza de Israel, que era, de fato, a maior de todas.
- A arca era o escabelo de Deus, sob o propiciatório, entre os querubins. Era o mais sagrado de todos os símbolos de sua presença; chama-se seu escabelo em 1 Crônicas 28:2; Salmos 99:5; 132:7. Ali repousava a Shechinah, e em consideração a isso Israel muitas vezes foi protegido e salvo.
Agora, porém, Deus não se lembrou de seu escabelo. Ao que parece, permitiu que a própria arca caísse nas mãos dos caldeus. Irado, lançou-a fora, pois ela não será mais seu escabelo; a terra o será, como antes da existência da arca, Isaías 66:1.
Que pouco valem os sinais de sua presença quando sua presença se foi! Tampouco era essa a primeira vez que Deus entregava a arca ao cativeiro, Salmos 78:61. Deus e seu reino podem subsistir sem aquele escabelo.
- Os que ministravam nas coisas santas eram agradáveis aos olhos no tabernáculo da filha de Sião (v. 4); eram mais puros que a neve, mais brancos que o leite (Lamentações 4:7). Ninguém era mais agradável aos olhos das pessoas de bem do que aqueles que serviam no tabernáculo.
Agora, porém, foram abatidos, e seu sangue é mesclado com seus sacrifícios. Assim o sacerdote é desprezado, assim como o rei. Repare: quando os que eram agradáveis aos olhos no tabernáculo de Sião são abatidos, é preciso reconhecer nisso a mão de Deus: ele o fez.
O fogo que o Senhor acendeu deve ser lamentado por toda a casa de Israel, como no caso de Nadabe e Abiú, Levítico 10:6.
- O templo era o tabernáculo de Deus, assim como o tabernáculo, enquanto existiu, era chamado de seu templo, Salmos 27:4. Deus o arrancou com violência (v. 6): arrancou suas estacas e cortou suas cordas. Ele não será mais um tabernáculo, muito menos o tabernáculo de Deus.
Deus o removeu como o guarda de um jardim tira sua pá ou sua cobertura quando terminou de usá-las e já não precisa delas. Desmontou-o com a mesma facilidade, rapidez e pouca tristeza e relutância com que se desmontaria apenas uma cabana numa vinha ou um abrigo num pepinal (Isaías 1:8), apenas uma barraca feita pelo guarda, Jó 27:18.
Quando as pessoas profanam o tabernáculo de Deus, é justo que ele o retire delas. Com justiça, Deus recusou sentir o aroma de suas assembleias solenes (Amós 5:21); elas o provocaram a afastar-se delas, e não surpreende que tenha destruído seus lugares de reunião.
Que fariam com os lugares, quando os cultos se haviam tornado uma abominação? Ele agora detestou seu santuário (v. 7): o pecado o maculara, e essa é a única coisa que Deus odeia. Por causa dele, detesta até seu santuário, no qual se deleitara e ao qual chamara seu descanso para sempre, Salmos 132:14.
Foi o que fizera com Siló. Agora, os inimigos fizeram na casa do Senhor um ruído de festa e blasfêmia tão grande quanto o que alguma vez se fizera com cantos e música do templo no dia de uma festa solene, Salmos 74:4.
Alguns entendem por lugares de reunião (v. 6) não apenas o templo, mas também as sinagogas e as escolas dos profetas, que o inimigo incendiara, Salmos 74:8.
- As festas solenes e os sábados eram cuidadosamente lembrados, e o povo era constantemente lembrado deles. Agora, porém, o Senhor fez que fossem esquecidos, não só no interior, entre os que moravam longe, mas até na própria Sião.
Não restou ninguém para lembrá-los, nem os lugares onde costumavam ser observados. Com Sião em ruínas, já não havia distinção entre o sábado e os outros dias: todos eram dias de luto, de modo que todas as festas solenes foram esquecidas.
Repare: é justo que Deus prive do benefício e do consolo dos sábados e das festas solenes aqueles que não lhes deram o devido valor nem os observaram com consciência, mas os profanaram. Esse era um dos pecados frequentemente atribuídos aos judeus.
Os que viram os dias do Filho do homem e os desprezaram podem desejar ver um desses dias e não ter permissão, Lucas 17:22.
O altar que santificava suas dádivas é agora rejeitado, pois Deus já não aceitará essas dádivas nem será honrado por seus sacrifícios, v. 7. O altar era a mesa do Senhor, mas ele já não manterá sua casa entre eles: nem lhes dará um banquete nem participará de um com eles.
Haviam sido abençoados com profetas e mestres da lei. Agora, porém, “já não há lei” (v. 9): o povo não a lê mais, os escribas não a explicam mais. As tábuas da lei se foram com a arca; o livro da lei lhes foi tirado, e o povo é proibido de tê-lo.
Que fariam com Bíblias aqueles que não as haviam aproveitado melhor enquanto as possuíam? “Seus profetas também não encontram visão do Senhor”. Deus já não lhes responde por profetas e sonhos, como acontecera tristemente com Saul, 1 Samuel 28:15.
Eles perseguiram os profetas de Deus e desprezaram as visões que recebiam do Senhor; por isso, é justo que Deus determine que já não tenham profetas nem visões. Que recorram aos profetas que os lisonjearam e enganaram com visões de seu próprio coração: pois não terão nenhum de Deus para consolá-los ou dizer-lhes por quanto tempo. Os que fazem mau uso dos profetas de Deus justamente os perdem.
Versículos 10 a 22
Tristezas Complicadas. (a.C. 588.)
Com justiça se chamam Lamentações, e são muito comoventes: expressões acabadas de dor, luto e desgraça, e nada mais, como o conteúdo do rolo de Ezequiel, Ezequiel 2:10.
I. Aqui se apresentam retratos de lamentação pintados com toda a vivacidade.
- Os juízes e magistrados, que costumavam aparecer com vestes oficiais, deixaram-nas de lado, ou melhor, foram despidos delas e vestiram roupas de luto (v. 10).
Os anciãos já não se assentam nos assentos de julgamento, nos tronos da casa de Davi; assentam-se no chão, por não terem assento em que repousar ou como sinal de grande dor, como os amigos de Jó se assentaram com ele sobre o chão, Jó 2:13.
Não abrem a boca à porta, como costumavam fazer para dar seu parecer; ficam calados, esmagados pela dor e sem saber o que dizer. Lançaram pó sobre a cabeça e se cingiram de pano de saco, como faziam os que estavam em luto profundo.
Perderam o poder e a riqueza, e isso os fez sentir dor assim. Ploratur lachrymis amissa pecunia veris — verdadeiras são as lágrimas que derramamos pelos bens perdidos.
As jovens que costumavam vestir-se com tanta riqueza e andar de pescoço estendido (Isaías 3:16) agora foram humilhadas. As virgens de Jerusalém deixam a cabeça pender até o chão. Foram levadas a conhecer a tristeza aquelas que pareciam desafiá-la e estavam sempre dispostas à alegria.
O próprio profeta é modelo para os que lamentam, v. 11. Seus olhos desfalecem de tanto chorar; chorou até não poder mais, quase chorou os olhos para fora, até cegar.
As impressões interiores da dor não são menores que suas manifestações exteriores. Suas entranhas se agitam, como acontecia quando via essas calamidades se aproximarem (Jeremias 4:19, 20). Poderíamos pensar que isso agora o dispensaria da dor.
Mas até ele, que não foi surpreendido pelos acontecimentos, os sentiu como dor insuportável, a ponto de seu fígado se derramar sobre a terra. Sentiu-se inteiramente liquefeito: todas as suas entranhas se derreteram e dissolveram, como em Salmos 22:14.
O próprio Jeremias recebeu tratamento melhor que seus vizinhos e melhor do que antes recebera de seus compatriotas. Ou melhor: a destruição deles foi seu livramento; o cativeiro deles, sua soltura. Os mesmos que os tornaram prisioneiros fizeram dele um favorito.
Apesar disso, seus interesses particulares são absorvidos pela preocupação com o povo, e ele lamenta a destruição da filha de seu povo com tanta sensibilidade como se fosse o maior sofredor daquela calamidade comum.
Repare: devemos lamentar os juízos de Deus sobre nossa terra e nação, embora, de nossa parte, possamos escapar razoavelmente bem.
II. Aqui se fazem chamados à lamentação: o coração do povo clamou ao Senhor, v. 18. Alguns temem que fosse um clamor não de verdadeiro arrependimento, mas de amarga queixa. Seu coração estava tão cheio de dor quanto podia suportar, e eles a extravasavam em gritos e clamores tristes, nos quais usavam o nome de Deus.
Ainda assim, suporemos com caridade que muitos deles clamavam sinceramente a Deus por misericórdia em sua angústia. O profeta os exorta a continuar: Ó muralha da filha de Sião! Ou vocês que estão sobre a muralha, as sentinelas sobre as muralhas (Isaías 62:6), ao verem os inimigos acampados ao redor e se aproximando delas.
Ou então, por causa da muralha, objeto da lamentação, por causa de sua derrubada, que só aconteceu cerca de um mês depois da tomada da cidade. Por causa dessa calamidade ulterior, que a filha de Sião continue a lamentar. Neemias lamentou isso muito tempo depois, Neemias 1:3, 4.
Que as lágrimas corram como um rio dia e noite; chorem sem cessar, não descansem do pranto, não deixem que pare a menina de seus olhos. Isso indica:
Que as calamidades continuariam, os motivos de dor voltariam frequentemente e a cada dia e a cada noite surgiriam novas razões para se lamentarem.
Que, aos poucos, poderiam ficar insensíveis e entorpecidos sob a mão de Deus, precisando ser continuamente chamados a afligir a alma mais e mais, até que seus corações orgulhosos e duros fossem inteiramente humilhados e amolecidos.
III. Aqui se apontam os motivos de lamentação e se descrevem de modo muito particular e comovente as calamidades que devem ser choradas:
- Multidões perecem de fome, um juízo muito penoso, e é digna de compaixão a situação daqueles que sofrem com ele. Algum tempo antes, Deus os havia corrigido com escassez de mantimentos por falta de chuva (Jeremias 14:1).
Esse grau menor do juízo não os levou ao arrependimento; por isso, agora, por meio do aperto do cerco, Deus lhes trouxe a fome em seu grau extremo. Pois:
(1.) As crianças morriam de fome nos braços das mães.
As crianças e os lactentes, cuja condição inocente e indefesa lhes dá direito a socorro tão prontamente quanto a qualquer pessoa, desmaiam nas ruas (v. 11) como os feridos (v. 12), porque não há alimento para eles. Os que morrem de fome morrem tão certamente quanto os que são apunhalados.
Ficam muito tempo clamando às pobres mães por cereal para alimentá-los e vinho para reanimá-los; haviam crescido acostumados ao vinho e agora sentiam sua falta. Mas não há nada para eles. Por fim, sua alma se derrama no regaço das mães, onde dão o último suspiro.
O fato é mencionado de novo (v. 19): desfalecem de fome no alto de todas as ruas. Contudo, isso não é o pior:
(2.) Algumas crianças pequenas foram mortas pelas próprias mães e comidas, v. 20.
Tamanha era a escassez que as mulheres comeram o fruto de seu próprio corpo, até seus filhos quando mediam apenas um palmo, conforme a ameaça de Deuteronômio 28:53. O mesmo aconteceu no cerco de Samaria, 2 Reis 6:29.
A tais extremos, ou melhor, a tais barbaridades, a fome os levou. Em nossa abundância, agradeçamos a Deus por termos alimento adequado não só para nós, mas também para nossos filhos.
- Multidões caem pela espada, que devora uns e outros, sobretudo quando está nas mãos de inimigos tão cruéis quanto os caldeus.
(1.) Não pouparam pessoas de nenhuma posição, não, nem mesmo as mais distintas.
Até o sacerdote e o profeta, que, entre todos os homens, ao que se pensaria, poderiam esperar proteção do céu e veneração na terra, são abatidos. Não acontece fora da cidade, no campo de batalha, onde estão fora de seu lugar, como Hofni e Fineias, mas no santuário do Senhor, lugar de seu trabalho, no qual esperavam encontrar refúgio.
(2.) Não pouparam nenhuma idade, não, nem mesmo aqueles que, pela tenra idade ou pela idade avançada, estavam dispensados de empunhar a espada. Mesmo esses pereceram pela espada.
Os jovens que ainda não têm idade para portar armas e os velhos já dispensados delas jazem no chão, abatidos nas ruas, até que se encontre alguma pessoa bondosa para sepultá-los.
(3.) Não pouparam nenhum sexo: minhas virgens e meus jovens caíram pela espada. Nas execuções militares mais bárbaras de que lemos, as virgens eram poupadas e tomadas como parte do despojo (Números 31:18; Juízes 5:30). Aqui, porém, foram passadas ao fio da espada, assim como os rapazes.
(4.) Isso foi obra do Senhor: ele permitiu que a espada dos caldeus devorasse assim, sem distinção. “Tu os abateste no dia de tua ira”, pois é Deus quem mata, dá vida e conserva vivos, conforme lhe agrada.
Mas o que vem em seguida é muito duro: “Mataste e não tiveste compaixão”, pois sua alma se entristece pela miséria de Israel. Os inimigos que os trataram com tal crueldade foram tanto reunidos quanto convocados por Deus (v. 22).
Você convocou, como num dia solene, meus terrores ao redor, isto é, os caldeus, que me causam tanto terror. Os inimigos se amontoaram em Jerusalém agora tão densamente quanto antes os adoradores num festival solene. Assim os moradores ficaram inteiramente vencidos pelo número dos inimigos, e ninguém escapou nem restou; Jerusalém tornou-se um verdadeiro matadouro.
As mães sentem o coração cortado ao ver aqueles de quem tiveram tanto zelo, com quem tiveram tanto trabalho e por quem foram tão ternas serem tratados de modo tão desumano e eliminados de repente, embora não tenham sido criados depressa.
“Os que envolvi em panos e criei meu inimigo consumiu”, como se tivessem sido trazidos ao mundo para o assassino, como cordeiros para o açougueiro, Oseias 9:13. Sião, que era mãe de todos, lamentou ao ver aqueles que cresceram em seus átrios, sob o ensino de seus oráculos, serem assim transformados em presa.
- Seus falsos profetas os enganaram com embustes, v. 14. Jeremias já havia lamentado isso muito antes e observado o fato com grande preocupação (Jeremias 14:13): “Ah! Senhor Deus, os profetas lhes dizem: Não vereis a espada”. Agora o inclui entre suas lamentações: “Teus profetas viram para ti coisas vãs e insensatas”.
Alegavam primeiro descobrir em favor do povo a mente e a vontade de Deus e depois revelá-las a esse mesmo povo; alegavam ver as visões do Todo-Poderoso e então transmitir suas palavras. Mas tudo era vão e insensato. Suas visões não passavam de fantasias próprias.
Se achavam que tinham alguma visão, ela era apenas produto de uma mente perturbada ou da imaginação exaltada, como mostrava o que expunham: tudo ocioso e sem pertinência.
Ou melhor: é muito provável que eles próprios soubessem que as visões alegadas eram falsificadas e pura impostura. Usavam-nas apenas para encobrir aquilo com que deliberadamente iludiam o povo, a fim de conquistar para si o apoio dele.
São profetas seus, não de Deus. Ele nunca os enviou, nem eram pastores segundo seu coração. O povo, porém, os estabeleceu e lhes disse o que deveriam falar, de modo que eram profetas segundo o coração do povo.
(1.) Os profetas devem dizer ao povo suas faltas, mostrar-lhes os pecados, para levá-lo ao arrependimento e assim impedir sua ruína. Mas esses sabiam que, com isso, perderiam o afeto e as contribuições do povo.
Sabiam também que não podiam censurar seus ouvintes sem lançar descrédito sobre si mesmos ao mesmo tempo. Por isso, “não descobriram tua iniquidade”.
Eles próprios não a viam, ou, caso a vissem, encontravam nela tão pouco mal ou perigo que não quiseram contar-lhes isso, embora isso pudesse ter sido um meio, retirando sua iniquidade, de afastar seu cativeiro.
(2.) Os profetas devem avisar o povo dos juízos de Deus que se aproximam; esses, porém, viram para o povo falsos oráculos.
Sabiam ser falsas as mensagens que alegavam expor-lhes da parte de Deus e falsamente as atribuíam a ele. Ao embalarem o povo numa segurança carnal, causaram o exílio que poderiam ter impedido se tivessem tratado com franqueza.
- Seus vizinhos riram deles (v. 15): “Todos os que passam por ti batem palmas contra ti”. Jerusalém tinha grande destaque, adquirira grande nome e exercera grande influência entre as nações; era a inveja e o terror de todos ao redor.
Quando a cidade ficou assim reduzida, todos, como se costuma fazer nessas circunstâncias, triunfaram com sua queda. Assobiaram e balançaram a cabeça, satisfeitos de ver o quanto ela havia decaído de suas antigas alegações.
É esta a cidade, perguntaram, que chamavam de “perfeição da beleza”? Salmos 50:2. Como é agora a perfeição da deformidade! Onde está toda a sua beleza? É esta a cidade chamada “alegria de toda a terra” (Salmos 48:2), que se alegrava mais que qualquer outro lugar com as dádivas da bondade e da graça de Deus e em que toda a terra se alegrava?
Onde estão agora toda a sua alegria e todo o seu gloriar-se? É grande pecado zombar assim da miséria alheia, e isso aumenta muito a aflição dos aflitos.
- Seus inimigos triunfaram sobre eles, v. 16. Os que desejavam o mal de Jerusalém e de sua paz agora dão vazão ao despeito e à malícia que antes ocultavam. Abrem a boca, ou melhor, escancaram-na; assobiam e rangem os dentes em desprezo e indignação.
Triunfam com o próprio sucesso contra ela e com a rica presa que conseguiram ao tomar Jerusalém: Nós a tragamos; é obra nossa e é ganho nosso. Agora tudo nos pertence por inteiro. Jerusalém nunca mais será cortejada nem temida como antes.
Certamente este é o dia que há tanto esperávamos; nós o encontramos, nós o vimos. Ah! Era assim que queríamos. Repare: os inimigos da igreja tendem a considerar seus abalos como sua ruína e a triunfar por isso, mas descobrirão que se enganaram, pois as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja.
- Em meio a tudo isso, o Deus deles apareceu contra eles (v. 17): “O Senhor fez o que havia planejado.” Os destruidores de Jerusalém não poderiam ter poder contra ela se não lhes fosse dado do alto. São apenas a espada na mão de Deus; é ele quem derrubou e não se compadeceu.
Nesta contenda dele conosco, não recebemos as manifestações habituais de sua compaixão. “Fez teu inimigo exultar sobre ti” (veja Jó 30:11), ergueu o chifre de seus adversários, deu-lhes poder e motivo para se orgulharem.
Essa é, de fato, a maior agravante da tribulação: Deus se tornou inimigo deles. No entanto, também é a razão mais forte para suportá-la com paciência. Temos o dever de nos submeter ao que Deus faz, pois:
(1.) É o cumprimento de seu propósito: “O Senhor fez o que havia planejado.” Fez isso com reflexão e deliberação, não precipitadamente nem por resolução repentina. É o mal que formou (Jeremias 18:11), e podemos ter certeza de que o formou de modo a corresponder exatamente à sua intenção. O que Deus planeja contra seu povo tem um desígnio em favor deles, como se verá no fim.
(2.) É a realização de suas predições, o cumprimento da Escritura. Agora ele executou a palavra que ordenara nos dias antigos.
Quando lhes deu sua lei por meio de Moisés, disse-lhes que juízos certamente lhes imporia se a transgredissem. E agora que se tornaram culpados de transgredir essa lei, ele havia executado sua sentença, conforme Levítico 26:16, etc.; Deuteronômio 28:15.
Repare: em todas as providências de Deus relativas à sua igreja, é bom reparar no cumprimento de sua palavra. Há correspondência exata entre os juízos de sua mão e os juízos de sua boca; comparados, eles se explicam e iluminam mutuamente.
IV. Aqui se procuram e prescrevem consolos para remediar essas lamentações:
- Procuram-se e investigam-se esses consolos, v. 13. O profeta busca palavras adequadas e aceitáveis para lhe dizer nessa situação: Com que poderei consolar você, ó virgem, filha de Sião?
Repare: devemos procurar consolar aqueles cujas calamidades lamentamos. Quando nossas emoções as tiverem pintado da pior maneira, nossa sabedoria deve corrigir isso e empenhar-se em vê-las sob a melhor luz.
Devemos cuidar para que nossa solidariedade com os amigos aflitos lhes traga consolo. Os dois temas mais comuns de consolo no caso de aflição são aqui testados, mas deixados de lado porque não serviriam.
Costumamos tentar consolar os amigos dizendo-lhes: (1.) Que seu caso não é único nem sem precedente; há muitos cuja tribulação é maior e lhes pesa mais que a de nossos amigos. Mas o caso de Jerusalém não admite essa razão:
A que coisa compararei você, ou a que a igualarei, para poder consolá-la? Que cidade, que país, está em situação semelhante à sua? Que testemunha apresentarei para provar um exemplo que alcance seu presente estado calamitoso? Ah! Não há nenhum, nem tristeza como a sua, porque não há ninguém cuja honra tenha sido como a sua.
(2.) Dizemos-lhes que seu caso não é desesperador, mas pode ser facilmente remediado. Contudo, nem isso se pode admitir aqui, diante das probabilidades humanas. Sua brecha é grande como o mar, como a brecha que o mar às vezes abre na terra: ela não pode ser reparada e se alarga cada vez mais.
Você está ferida, e quem a curará? Nenhuma sabedoria ou força humana pode reparar a devastação de um estado assim quebrado e despedaçado. Portanto, não adianta administrar nenhum desses revigorantes habituais. Por isso:
- O método de cura prescrito é dirigir-se a Deus e, por meio de uma oração penitente, confiar-lhe sua causa, orando com insistência e constância (v. 19): Levante-se de seu pó, de seu desalento; clame durante a noite, vigie em oração.
Quando os outros estiverem dormindo, ponha-se de joelhos e peça com insistência a misericórdia de Deus. No começo das vigílias, de cada uma das quatro vigílias da noite (que seus olhos as precedam, Salmos 119:148), derrame então seu coração como água diante do Senhor.
Ore com liberdade e plenitude, com sinceridade e seriedade. Abra sua mente e exponha sua causa diante do Senhor. Erga as mãos para ele em santo desejo e expectativa. Suplique pela vida de suas crianças pequenas. Esses pobres cordeiros, o que fizeram? 2 Samuel 24:17.
Leve consigo palavras, leve estas palavras (v. 20): Olhe, ó Senhor, e considere a quem você fez isso, com quem assim tratou. Não são eles do seu próprio povo, descendência de Abraão, seu amigo, e de Jacó, seu escolhido? Senhor, considere sua causa com compaixão!
Repare: a oração é bálsamo para toda ferida, até a mais dolorosa, e remédio para toda doença, até a mais grave. Nosso dever ao orar não é prescrever, mas aceitar a sabedoria e a vontade de Deus; é entregar-lhe nossa causa e depois deixá-la em suas mãos. Senhor, olhe e considere, e seja feita a sua vontade.